No ano de 1789, o vice-rei do Brasil disparou uma série de prisões entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. O primeiro homem a cair foi um oficial militar, o alferes Joaquim José da Silva Xavier. Tiradentes. Nos EUA, pela primeira vez na história, um Presidente da República tomara posse fazia poucos meses. Na França, a Bastilha estava a semanas de cair.

QUEM REALMENTE FOI TIRADENTES? As descrições da época falam de um homem feio, já grisalho quando preso, em 1789. À moda dos militares do tempo, devia barbear-se e usar bigodes. Não era pobre. Fazia discursos. Conheça o verdadeiro mártir da Inconfidência. Arte: Cláudio Duarte.

NARRATIVA ÁGIL, TODOS OS FATOS. Pedro Doria mergulhou nos mais recentes estudos dos melhores historiadores brasileiros e estrangeiros. O fruto de uma rigorosa pesquisa reconstrói a era, os personagens e o drama de uma revolução que, por muito pouco,…

NARRATIVA ÁGIL, TODOS OS FATOS. Pedro Doria mergulhou nos mais recentes estudos dos melhores historiadores brasileiros e estrangeiros. O fruto de uma rigorosa pesquisa reconstrói a era, os personagens e o drama de uma revolução que, por muito pouco, não aconteceu.

OS INSPIRADORES. Do autor da Declaração de Independência e terceiro presidente dos EUA, Thomas Jefferson, a um obscuro professor italiano de Coimbra, muitos homens cruzaram o caminho dos inconfidentes. Na rota houve, até, um flerte com a Maçonaria, sociedade secreta iluminista.


Como seria o Brasil de hoje se a Inconfidência Mineira tivesse conseguido a independência? No Marcia Peltier Entrevista.

 
 

A revolução seria apenas mineira? Ou aqueles homens aspiravam a independência de toda colônia portuguesa nas Américas? UnivespTV.

O historiador busca fatos desconhecidos ou novas interpretações. O jornalista procura uma narrativa precisa, mas agradável, com ritmo. Iba/Brasil Post.

 
 

Booktrailer oficial.


O grupo chamava atenção. O homem mais rico do Brasil. O sobrinho do vice-rei mais poderoso do século XVIII. Um padre assassino casado com uma filha de Chica da Silva. O segundo poeta mais vendido em língua portuguesa do século XIX. O dono da maior biblioteca particular de Minas. E Tiradentes.


Papel ou ebook

Livro físico ou ebook

Livraria da Travessa

Amazon

Livraria Cultura


Pedro Doria é editor do Meio, colunista de O GloboO Estado de S. Paulo, além da rádio CBN. É autor de sete livros, os últimos dedicados à história do Brasil. (Saiba mais.)