O adeus a Walter Cronkite (1916-2009)
Walter Cronkite, que morreu ontem aos 92 anos, foi um dos mais importantes nomes do jornalismo norte-americano de tevê. Ele representou, também, uma era que alguns de nós pegamos e muitos só conhecem por livros de história.
Houve o tempo em que veículos noticiosos com alcance nacional eram raros. Por quase vinte anos, entre as décadas de 60 e 70, Cronkite foi o principal âncora do principal telejornal da CBS. Ele anunciou ao vivo o assassinato de John Kennedy em uma das primeiras coberturas ao vivo da história.
No Brasil, o telejornalismo foi até bem tarde coisa para locutores. Cronkite não era do tipo – era repórter. A Guerra do Vietnã acabou de fato para o americano médio quando o veterano jornalista foi ao país e na volta declarou que o conflito havia chegado a um impasse. (O presidente Lyndon Johnson, quando ouviu Cronkite dizendo isso no telejornal, comentou com seus assessores – ‘perdemos a guerra na opinião pública’.)
Ele foi a voz ‘oficial’ dos EUA – uma voz que seguia a tradição de não se curvar ao governo. Era um grande editor de jornal, homem seriíssimo.
É bom que não exista mais ninguém como Cronkite, com tanto poder por representar quase sozinho informação confiável. Por outro lado, no tempo de Internet, com uma multiplicidade de vozes, a cacofonia às vezes faz ficar difícil descobrir que informação é confiável. Tudo parecem versões.
O jovem repórter que a CBS tinha em Dallas quando Cronkite confirmou a morte de Kennedy se chamava Dan Rather. Foi Rather que, em 1979, recebeu o bastão do CBS Evening News de Cronkite. Ele só foi cair em 2004, quando um grupo de blogueiros republicanos o derrubaram durante as eleições que recolocariam George W. Bush no poder. Rather, um repórter ainda mais repórter que Cronkite, veterano de inúmeras coberturas, o primeiro homem a entrar no Afeganistão invadido pelos soviéticos, presente na Queda do Muro de Berlim, na Praça Tiananmen, o homem que desafiou Richard Nixon e George Bush (pai) ao vivo, o homem que caiu porque já não dava para existir um Cronkite nesse mundo.
Cronkite marcou uma era que já não é mais possível.
Ainda sobre o assunto:
- O adeus de Marcos Guterman Um blog como este aqui exige uma grande dedicação, demanda que eu infelizmente não posso mais atender. Este, portanto,...



Outra estrela dessa constelação foi o Peter Jennings, da ABC.
Pedro,
A cobertura da morte do Getulio, 24/8/54, uma terça-feira, foi ao vivo pelo rádio. Pela tv, quase: não tinha câmeras para fazer as externas, mas montaram um laboratório de revelação improvisado e os câmeras filmavam e uma hora depois a tv tupi botava no ar.
Por distração, um link estranho ao meu comentário foi acidentalmente ressuscitado. Pretendi indicar a despedida do Peter Jennings.
[...] tradicional, walter cronkite Se você não é nenhum alienígena, deve ter lido por aí que morreu aos 92 anos Walter Cronkite, um dos mais importantes nomes do telejornalismo norte [...]
+ Adeus ao Cronkite (que só é relevante para poucos, vamos ser sinceros) e nenhuma paravra sobre Michael (que eu tenha visto).
Isso me diz muita coisa.
Post sobre a queda do muro de Berlin, comemoração da queda da Bastilha ( a imagem da semana sobre Versailles foi uma boa referência), o que Cronkite significava, o blog no geral:
Posts e a acontecimentos da semana interessantes.
Isso tudo, se juntar com o fato de que só consigo ler comentários neste blog e no blog do Avelar (embora lá com uma frequencia muito menor), me fazem crer que o Blog está no caminho certo. E o Pedro idem.
Liberdade de expressão com moderação (nos dois sentidos…) na medida certa.
djei, concordo !
a morte de michael foi uma noticia planetaria e nao entendi o silencio do jornalista ! nao se tratava de gostar ou nao do cara, de sentir ou nao a histeria global : foi A noticia sine quoi non do mes passado e o weblog nao “noticiou” !
( eu fiz homenagemzinha na moita com um comentario onde apturei todas as palavras ! kkk )
( num post sobre cronkite, posso falar no iran…atençao : sexta passada dia 17, rafsandjani disse que ” a duvida sobre o resultado das eleiçoes continua e que o pais esta em crise”…isso dito por alguém da alta hierarquia dos turbantes, equivale a um desafio direto a ahmadinejad! na oraçao de sexta, moussavi estava presente e uma multidao o acompanhava…a policia dispersou o pessoal com gaz lacrimogenio e porrada…
la luta continua…)
Morreu um icone do bom jornalismo.
Bom, quando estava pra abrir o último Open lá no Pandorama até pensei em tascar a morte do Cronkite, a notícia que mais me chamou atenção àquela hora.
A patroa não achou legal, argumentou que “muita gente não entenderia” e eu só o “porque hoje é sábado” parafraseando o PD.
Não dá pra fazer uma analogia do Cronkite com o Cid Moreira (pra mim um papagaio) nem com o Casoi bom, sei lá, no fundo gostava do Cronkite.
:-)
e eu só = e eu só tasquei
Taí, por isso tenho gostado mais dos cometaristas do blog do q dos posts… Já tinha me ocorrido esta questão - pq nenhum comentário sobre a morte e a trajetória de MJ? E concordo com a colega Confa - pode-se ou não gostar dele, mas é um personagem mais até do q planetario. É um rs da indústria cultural do século 20, da fase global em que o “showbizz” viro “entertainment”. Mereceria pelo mns um daqueles filminhos…
Parabéns, pois, commander - somente um operativo popculturado levantaria esse ponto.
Pelo jeito o Cronkite e Rather eram assim tipo ‘’só a verdade, nada mais que a verdade” a notícia pura e honesta. Sei não… Não acompanhei a carreira deles em detalhes mas sei lá…
Se eles foram assim - o Rather ainda tá vivo mas não é mais como foi? - então devem ter sido os únicos no mundo.
E de novo aquela história de ”imprensa livre e verdadeira”, que convenhamos é uma rematada utopia asneirenta…
Gente, desculpe… Michael Jackson era pedófilo. Não é gostar ou não gostar. Era um sujeito que deveria ter morrido preso. Estou fora. E não acho ruim de vez em quando haver uns cantos que não falam sobre o que todo mundo fala. A Piauí estava fazendo uma propaganda assim… ‘na edição deste mês, nenhuma linha sobre Michael Jackson’. Não é ruim, não.
Walter Cronkite, jornalismo como era, jornalismo como é atualmente, está na lista dos temas recorrentes do Weblog.
Bitt, não houve post aqui mas, se você buscar lá no Pandorama há um Open “MJ-off” que tem até filminho.
:-)
PD, viu o link do “Passagem para…” do Nachbin?
:-)
Engraçado o passar do tempo, eu que ando me sentindo mais velhinha do que gostaria. A morte é o nosso destino comum (pra ser assim, beeem original), mas é interessante observar o passamento de algumas figuras que plasmaram uma época, como o Cronkite. Assim como lembrar a bendita queda do Muro, pra quem já era adulto pra acompanhar e tentar aquilatar tudo o que significou.
Por fim, só dou um toque ao Antonio M. (perdõe o off-topic, PD). O bitt dedicou a você textos prá lá de interessantes sobre a Coréia, lá no blog dele, o Causa. Só pra que saiba, viu?
PD #14. clap clap clap!
Por estas e outras que este é um blog diferenciado e a gente não sai daqui.
Tinha post do MJ até no blog do Reinaldo Azevedo!
Gostei imenso dos reclamos dos que frequentam habitualmente este espaço por não desgostar tanto assim de M.J. Porém, gostei mais ainda das explicações do Pedro Dória: deve existir liberdade de pauta - além do mais justificada -, mesmo em blogs como esse aqui. Vou já já comprar a Piauí desse mês!
“Por outro lado, no tempo de Internet, com uma multiplicidade de vozes, a cacofonia às vezes faz ficar difícil descobrir que informação é confiável. Tudo parecem versões. ”
Uai, é só investir na formação individual. Cada pessoa saberá selecionar o que é importante.
E tudo que existe são versões, interpretações.
O Frederico Nietzsche me disse isso. = )
+ Desculpe, Pedro Doria, mas a menos que ele enha pessoalmente te aliciado quando jovem não existe nenhuma evidência de que ele fosse pedófilo - no sentido de traçar criancinhas. Ele é culpado de ser MUITO estranho. MUITO MESMO. E só.
Interessante que logo você tenha condenado o cara quando nenhum tribunal o condenou, afinal, voc~e é só um jornalista. E não adianta dizer que ele fez acordo. Se você fosse o pai da criança teria feito algum, por dinheiro que fosse?
Mas, ok… tenho certeza que uma resposta irá surgir na sua mente ao ler (ou não), mas isso realmente faz pensar no quanto seus posts jornalísticos são ou não são influenciados pela sua opinião pessoal dos acontecimentos.
E não se engane, eu não sou nenhum fã.
Apenas gostava da música e do artista.]
Sem mais para o momento.
James, deixe de ser bêsta, o cara se livrou das acusações porque pagou uma grana preta.
Foi pedófilo sim (durante uma fase), se lascou.
Pode ser um cantor revolucinário mas, pra caras de bom senso ele não se presta a exemplo.
Tem dó!
:-/
MJ a parte, alguém pode me explicar a lógica de um cara poder se livrar da acusação de um crime grave como a pedofilia em troca de um punhado de dólares?
prof, valeu. Mas não frequento o Pandorama, e aquele espaço, pelo q entendo, uma criação coletiva. Este aqui mostra as linhas gerais do jornalista Pedro Dória. Tudo bem,certa vez ele disse, não me lembro o motivo,q este espaço é dele. Respeito, é mm. Agora, ach interessante o seguinte lance: a Justiça americana inocentou o cara por um acordo. Em tese,podemos, como diz o proftel, ter certeza q o cara se livrou por ter pago uma grana. Ou seja
1. temos a prova absoluta q na bela democracia q encana gente em Guantánamo pode-se ter uma bela justiça, bastante sendo pagar por isso; o PD está apenas admitindo essa constatação, admissão pela qual deveríamos todos aplaudi-lo;
2. pedofilia é um crime hediondo? Com certeza; mandar policiais espancar um contador por achar q ele o está roubando tamb é? Certamente. Tamb se podia comprar essa bela justiça na “ditabranda”. No entanto, o curioso é q 10X10 jornalistas estão tentando reabilitar Wilson Simonal, coitadinho… Reabitar o artista? Isso será justo - Simonal teve um papel de gde destaque na estrutação da forma de interpretar da música brasileira atual. Mas era,pessoalmente, um dos formatos mais acabados de filhote da ditadura (ou “ditabranda”, pra seguir a tendência)q poderemos achar. Separar a figura civil, a figura pública e o artista é difícil, nesses tempos de “entertainment”, eu concordo. Mas formadores de opinião deveriam poder fazer isso com certa precisão. Os formadores não estão fazendo, e não é por falta de senso crítico, garanto.Virou tendencia usar qq artifício para desqualificar a esquerda - mta gente faz isso aqui o tempo todo, ou seja,deixa q os pps preconceitos orientem o julgamento. Não é o caso do PD - até pelo contrário. Não sei a opinião dele sobre WS. Mas sei q, no caso, o senso crítico dançou. o cmdte Bond percebeu isso com brilhantismo.
+ Para começo de conversa, Proftel… não me lembro de algum dia ter lhe dado essa intimidade de falar assim comigo.
Em segundo lugar, eu não creio que dinheiro nenhum compraria o crime comentido contra um filho meu… então a primeira acusação do pai da criança e sua voz gravada (“If I go through with this, I win big-time. There’s no way I lose. I will get everything I want and they will be destroyed forever … Michael’s career will be over” ) realmente é muito suspeita, mas não cabe a mim dizer ao certo.
O pouco que sei do caso também não se sustenta.
Ele foi a julgamento no segundo porque viu que se não fosse isso nunca teria fim. E foi absolvido, claro.
Em terceiro, porque realmente gente como você e gente como eu não pertencem ao mesmo plano de discussão, considere esta minha última resposta em qualquer outro assunto… have a good life.
+ Obrigado, Bitt… e ainda tenho algo a acrescentar… no meu entender a moral ou honstidade do Pedro Doria não está em questão para mim… apenas visão bidimensional que eu tinha de seu senso crítico.
O espaço é dele e não e por esse post que vou deixar de ler (irei, sim, ignorar alguns comentaristas que nada me acrescentam em minha esfera pessoal) mas acredito que existiu sim, certa parcialidade no momento em que ele escolheu não mencionar um assunto que poderia ser de interesse de alguns e que seu ponto de vista seria esperado.
Respeitando as devidas proporções, é como não falar de Saddam Hussein …“ahh, ele é um assassino miserável e não merece espaço aqui”. S o argumento for que o blog é de política internacional, sabemos que as meninas às segundas não são exatamente assunto de plenário e outros afins.
A escolha do colunista foi interessante apena e abre uma outra tonalidade a se observar nas escolhas de seus assuntos. Apenas isso.
Tire suas dúvidas sobre DAN RATHER aqui:
http://www.mrc.org/notablequotables/2005/nq20050228.asp
e dos professores JUAN M. CLARK e JAIME SUCHLICKI
http://www.fiu.edu/~fcf/dan.castro.html
Em uma entrevista ele diz uma perola de cinismo;
“…you can be an honest person and lie about any number of things.”
Claro que ele estava falando de Bill Clinton, ele caiu por causa de um dossie falso contra o Bush e foi desmascarado.
e outra perola, Castro e o “Cuba’s Elvis!”
http://archive.newsmax.com/archives/articles/2006/8/14/172147.shtml
Dan Rather is guilty of not being skeptical enough about a story that was politically loaded.
Bill O’Reilly
Vocë precisa se informar melhor PDao.
James Bond, só essa inserção:
“+ Para começo de conversa, Proftel… não me lembro de algum dia ter lhe dado essa intimidade de falar assim comigo.”
Bicho, ficou dodói é?
Pisei no seu calinho?
Desculpe, me perdoe.
Com um troço desses acaba o diálogo, falta argumento de sua parte, não é por aí que a gente começa (ou temina) uma conversa.
Bitt, respeito sua posição, só faço uma observação, antigamente você escrevia com mais vagar, dava pra maioria entender.
Bração aí.
:-)
Bom, volto lá prô Pandorama pra conversar, se quizerem quebrar o pau tô por lá.
:-)
E num é de vê que de Cronkite descambamos paras as peferências sexuais do MJ?
E gente pronto prá ir prá pancada a troco disso!!!
Eu queria ver é que tipo de obituário um Mencken faria pra MJ…
MJ? excelente artista, sem dúvida!!!reconheço e admiro a genialidade dele mas como pessoa o cara era por demais de estranho, cheio de neuras, manias e preferências sexuais até agora obscuras (prá não dizer outra coisa!!!)
E convenhamos, a genialidade musical e coreográfica dele não deve obliterar (gostei desta palavra!!) as belas e vastas cagadas (inclusive sexuais)que ele fez …
E PD
Meus parabèns por não ter tascado aqui nada de importante sobre o MJ.
Quem quiser saber dele (MJ) e da morte dele, que vá ler Contigo, ou conhecer Neverland pela revista Caras.
OFF TOPIC:Como esse JM é babaca!
Fala sério ….vai chupar o dedo do gaucho!
Por porcarias como essa é que se percebe o carater do magano…..
Toda força ao Alex!
Se por muito inteligente um borra fraudas desse…..
CRESCE ……
É, por que o PD tem certeza da pedofilia de Michael Jackson? Por quê pagou para não ser preso sei mas, e os pais que aceitaram a grana são o quê? E dizem que um dos garotos admitiu que não foi molestado, a confirmar mas o que disseram é verdade, era esquisito, ficou louco isso ficou. Se era pedófilo poderia ter atacado os próprios filhos nã poderia. E há evidências que tenha feito isso?
Então não pode mais falar nada sobre o Lugo presidente do Paraguay, mentiroso, safado, tarado e pedófilo, esse sim!
Alba, obrigado pelo aviso.
Depois, pela primeira vez, dou um pulinho no blog dele para conferir …..
desculpe off-topic também
” … é só investir na formação individual. Cada pessoa saberá selecionar o que é importante.
E tudo que existe são versões, interpretações.”
Quando a maioria perceber isso … mas de verdade, não só no discurso.
DarthWehmann, o Rather caiu porque caiu numa armadilha plantada pelo Karl Rove. O dossiê era falso, a história verdadeira. O doc falso foi plantado justamente pq, na hora de repercutir, as pessoas martelariam no documento, ignorando o resto. O maior erro do Rather foi não ter percebido como a Internet funcionava. Se ele tivesse reconhecido o erro com o documento imediatamente, mas ressaltado que ele não era a única coisa que sustentava a história, nada teria ocorrido… foi arrogante e não percebeu que o mundo mudara. Acontece.
Mas, perdoe… sobre essa história não preciso me informar mais, não. Conheço cada detalhe dela ;-)
+ que bom que o meu nome é ßønd… Jåµë§ ßønd.
+ E há que se salientar… eu SEMPRE me declarei mau caráter, é só ver meu histórico. Enquanto outros………………… só se revelam momentos de pressão… e sua desgraça é pública.
E eu adoro.
Ahahahahahahhhhhh….
Alex!
Desculpem-me entrar tão tarde na história: concordo com o James. MJ era estranho, tinha um comportamento explicável apenas pela psicanálise. Mas não há provas de que fosse pedófilo. Essa acusação, lançada aqui da forma como foi, apenas sinaliza a forma de pensar e identificar hábitos sexuais de determinadas pessoas. O que lança luz sobre muita coisa.
Pai do PD, nesse caso a a única testemunha ocular da história foi o Buz…
Bond, para sua surpresa, vc não é mal carater, vc é mal educado!
Oi, Chest!
cmdte, o q vc tem feito para merecer tantos elogios?
Tinha posto um outro comentário, mas sumiu. Tb, não era importatante - apontava apenas a incapacidade de algumas pessoas em perceber q existe uma difeença entre a vida privada de um artista e o alcance de sua arte. Paciência…
proftel,
valeu. Li o comentário de novo - de fato, tem algumas letras de mns, mas me pareceu q não chega a estar truncado. De toda maneira, tomarei mais cuidado.
albinha,
vc me superestima! Assim como subestima o bom camarada Antônio. Ele já deve saber q dediquei o artigo sobre análise das duas Coréias à ele.. ;c)
bom camarada Antônio,
vc devia aparecer no causa:: mais vzs. Apesar de ter cara de blog, jeito de blog e roupa de blog, prefiro pensar nele como “recurso de pesquisa”, ou seja, tem textos longos, não-coloquiais e chatos pra caramba, se o sujeito não gostar do assunto. Ah, e o q é melhor: não tem posicionamento político.
1- Pelo que se lê por aqui Wilson Simonal era um belo artista.Mas, segundo os doutos de plantão, era simpatizante de uma ditadura.
Por isso, sempre segundo os doutos, mereceu a morte em vida que lhe deram.
Já Chico Buarque também é um belo artista. E simpatizante declarado de uma diradura. A ponto de assinar manifesto a favor de fuzilamentos da mesma contra quem pesnsa diferente da mesma.
Como os doutos gostam da ditadura que o Chico gosta, ele merece a glória em vida.
Assim caminha a humanidade. Ou pelo menos parte dela.
2- Lançaram em Portugal um filme sobre um agente secreto 100 % lusitano. Na primeira cena ele aparece com uma arma na mão e diz - Meu nome é Well. Manu-el.
Assim como a Xuxa esse agente acredita em duendes, essa gente estranha.
Rir? Chorar?
marco,
vc é sempre ótimo, mas, de vez em qdo, deixa escapar o sentido do texto. WS, segunto ESTE douto q vos fala, ERA MESMO simpatizante da ditadura, assim como pagava policiais para descer o braço em quem o desagradava. E se dizia “homem do regime”. Isto está no filme-biografia dele, de recente exibição. Não o desqualifica como artista e intérprete. É exatamente o caso de Chico Buarque, embora eu não tenha notícias sobre CBH ter mandado espancar alguém - se vc tem essa informação, divulgue-a. Karl Böhm e Herbert von Karajan eram nazistas declarados, assim como Dmitri Shostakovitch era membro ativo do “Comitê de Músicos Socialistas” e escreveu a Sinfonia no 8; Beethoven era simpatizante de Napoleão; Alicia Alonso é uma das maiores bailarinas clássicas vivas e tamb militante apaixonada do regime cubano; Helen Hayes foi uma das maiores atrizes de teatro nascidas nos EUA e militante entusiasmada da ala radical do P Republicano e das “Filhas da Revolução Americana”. Poderia estender a lista durante páginas. Inumeráveis gdes artistas colocaram-se a serviço de uma causa política sem comprometer sua prática artística. A discussão que eu gostaria de ver nem seria por aí, mas este é um aspecto interessante dela, visto a justificativa de PD para ignorar o fato (na minha opinião) jornalístico q foi a morte inglória de um ícone da cultura contemporânea. Espero q fique mais claro agora.
Chico Buarque é uma besta quadrúpede.
Chico Buarque gosta de mulher casada
Erza Pound é um poeta sem igual mas flertou com o nazismo e suas idéias maniaco depressivas!
A diferença entre Chico e WS está na opção:
Um de estar com os fortes e truculentos e que de todas as formas defendiam os ricos e os donos da economia do país, e Chico do lado do povo pobre e da luta por mais justiça social e inclusão social.
Quanto a opção de Chico por Cuba, embora eu admita que Cuba é uma ditadura, sabe-se bem que essa ” ditadura ” cuidou de dividir o pão, dar brilho e cor ao amor próprio de cada um e fazer o homem comum cubano ter vez e voz, além de dar-lhe o direito de explorar seus talentos e dons, desde que se comportasse pelo rumo socialista…..
Não defendo ditaduras, mas sou bem pragmatico nessa situação em evidencia:
Cuba não tinha muitas opções para se colocar como uma forte diante de seus inimigos, talvez Fidel tenha errado, mas pecou bem menos do que lhe imputam, aqui e noutras plagas .
E acertou no item “devolver o sentimento de cidania plena” ao povo cubano.
Assuntinho sempre dificil esse.
Se dizem tão cultos mas não conseguem analisar o lado lógico das coisas, afinal, é mais fácil ir pelo senso comum. Dizem por aí que apurar fatos e ir atrás da verdade - e não se acomodar no seu sofá consumindo lixo que vem de tablóide - é uma das obrigações do ofício de qualquer jornalista que se preze.
Ou qualquer civil que se preste a dar qualquer pitaco sobre qualquer coisa que gere discussão… ao menos saiba do que se está dizendo.
you shoud think for yourself about the facts.
use your brains and not to believe in everything you read.
… closed minds assholes.
chesterton,
não creio q CBH ache vc inteligente pra burro; tb não imagino que ele o ache “uma besta”.
Percebeu o ponto?
Obrigado pelo convite Bitt, aparecerei por lá…
“… diferença entre Chico e WS está na opção:
Um de estar com os fortes e truculentos e que de todas as formas defendiam os ricos e os donos da economia do país, e Chico do lado do povo pobre e da luta por mais justiça social e inclusão social….”
É, o CBH declarou sua simpatia pelo regime cubano em em uma entrevista dada em seu apratamento em Paris avaliado em mais ou menos US$ 1 milhão. Assim até eu sou socialista, quero ver ir lá e cortar cana o mês inteiro a 2 ou 3 dólares por mês.
Quanto a WS, seus maiores defensores pedem para que digam o nome de 1 artista dedurado/prejudicado por ele, e ninguém diz; que tinha amigos à direita e À esquerda. Fez cagada com o chefe de seu escritório e embarcou nessa pensando que sairia numa boa, como o “malandro” carioca e quebrou a cara. A Folha de São Paulo publicou poucas semanas atrás uma série de reportagens e entrevistas, uma delas com o chefe de escritório acusado que disse: “O fato atrapalhou minha vida, e acabou com a dele.”
CBH nunca conseguiu com um maracanãzinho com 20 ou 30 mil pessoas, dividí-las em dois grupos, comandá-los em brincadeiras musicais e com esse público não permitindo que fosse embora, pois estava lá apenas para abrir um show de Sérgio Mendes; quase que virou a atração no lugar dele.
E a partir de 1979 com anistia, CBH foi anistiado e WS qualquer coisa que tenha feito, nunca teve esse direito, nem indenização, nem pensão talvez nem direito à defesa …..
Pedro Doria,
Não tenho visto televisão ultimamente, mas ontem por acaso vi o final da entrevista do Gay Talesse no Roda Viva. O que eu vi achei fantástico. Só que eu não vi nenhuma repercussão da entrevista hoje nos blogs.
Por que esse desconhecimento? Eu não sou da área, mas pelo que ele falou penso que o meio jornalístico deveria ter dado mais atenção e ter divulgado mais.
Clever Mndes de Oliveira
BH, 21/07/2009
bitt 7/21/2009 - 09h33
marco,
vc é sempre ótimo, mas, de vez em qdo, deixa escapar o sentido do texto. WS, segunto ESTE douto q vos fala, ERA MESMO simpatizante da ditadura, assim como pagava policiais para descer o braço em quem o desagradava. E se dizia “homem do regime”. Isto está no filme-biografia dele, de recente exibição. Não o desqualifica como artista e intérprete.
ma- foi condenado e morreu em vida.
bitt- É exatamente o caso de Chico Buarque, embora eu não tenha notícias sobre CBH ter mandado espancar alguém - se vc tem essa informação, divulgue-a.
ma- Com des- prazer. Chico assinou vários manifestos á favor de uma ditadura. Um deles apoiava os fuzilamentos dessa ditadura. No fundo você está com a razão. Chico não mandou espancar alguém. Apoiou quem mandou bala em alguém.
bitt- Alicia Alonso é uma das maiores bailarinas clássicas vivas e tamb militante apaixonada do regime cubanna.
ma- uma de nossas mais conhecidas bailarinas clássicas, em visita a Cuba, ficou espantada com as mordomias da casa de Madame Alonso em contraste com a pobreza franciscana das casas de outras bailarinas( os ) do corpo de baile do Ballet de Cuba.
Na mais inocente das versões Madame, assim como Chico, é uma apaixonada pela ditadura cubana.
Na versão mais cínica, Madame encontrou um jeitinho de viver bem distante do basic cuban way of life by Fidel.
Já Chico aproveita 140 % das benesses do inferno capitalista onde vive. Há muito tempo atrás Rita Lee cantou a Moet Chandon á beira da piscina do rapaz. Que,vez ou outra passa férias em outro lugar de capitalismo imundo, Paris. Aone tem ap. Em bairro chieque, longe das periferias onde bate o verdadeiro coração revolucionário dos excluidos, gente que Chico A D O R A …
fora isso, tudo bem, bitt, caro…
Marco….não força!
52, Bitt, você virou tiete agora?
+ Você sabe, Bitt… fazer amigos é meu ponto forte………. NOT!
E o que eu sei desse povo pelos bastidores é bem diferente da cara que eles mostram aqui.
#42… “olá” para você também, seja lá quem for.
Bitt,
eu não falo com agentes bundas e paxianos. Tampouco discuto MJ, aquele ET de peruca. Mas faço o reparo que Shostakovitch teve uma vida dupla. O compositor mais estimado de Stalin e que foi quase obrigado a assumir a defesa do regime, embora nunca se pronunciasse contrário ao socialismo. Seu diário e muitas de suas composições revelam essa dubiedade e seu horror à ditadura stalinista.
Chico Buarque é outro nível de discussão, não dá para misturar com MJ. Trata-se do maior nome da MPB, um dos responsáveis pela vitalidade da música popular nesse país. Por triste destino, essa mesma MPB se reduziu ao lixo do axé-music e do cornelejo. É a vitória da burrice.
Passar bem, camaradas de ambos os sexos.
marco,
vamos por partes.
1. a “informação” de q eu falava é se CBH alguma vez mandou espancar alguém; o manifesto de q vc fala, assinado por CBH, admitia o direito de Cuba se defender de agressões externas. Mais de 600 personalidades, inclusive diversos detentores de prêmio Nobel, assinaram uma declaração de apoio a Cuba e pedindo aos EUA para respeitar a soberania do país. A declaração foi reação às críticas ao governo cubano pelas condenações à morte de três caras que tentaram seqüestrar um barco e mataram duas pessoas, para fugir para os EUA. Isso aconteceu em 2003. Era a época da invasão do Iraque. Não falava nada de “fuzilamentos” lá.
Como disse o HRP, a diferença entre WS e CBH foi a opção, num momento em q fazer a opção podia significar, para dizer pouco, problemas. Por sinal, assinar um manifesto desses é tamb um ato de coragem, exatamente pelas agressões q um tal ato provoca. Vc disse q Simonal “morreu em vida”. A questão interessante é pq foi possível “matá-lo” na época e imprensa alguma (e havia, compadre, havia…) quis defende-lo. E pq não conseguem “matar” CBH hoje, apesar da inversão dos fatores… garanto q tem mta gente q adoraria - parte considerável dos redatores daqui, não acha?..
2. Que bailarina, marco? Todo mundo q desembarque em Cuba conhece a casa de Alicia, assim como a de Pablo Milanez, por exemplo. Eles tb fazem aqueles “tours” tipo “casas de famosos em Miami”. A casa de Alicia é diferente, de fato, das outras. Mas e daí? Essa tal “nossa bailarina” mora em algum pardieiro num subúrbio de Sampa ou do Rio?
Foi bom vc ter levantado esse pt. Distorções sobre expoentes da esquerda brasileira, como CBH, e mesquinharias tipo “diz que é comuna mas mora num apto de um milhão de dólares” são comuns - é o jogo. Certos jornalistas, tipo o notório “tio Rei” resolveram incensar ainda mais os pps egos experimentando se conseguem crucificar uma figura icônica. Tio Rei andou provocando Caetano Veloso tb, vc sabe… O prob, na minha modesta opinião, é q existem modos mto mais objetivos de criticar Cuba do q dizer q uma bailarina destacada “mora numa mansão”. Não vou discutir o conceito de “mansão” - é subjetivo. O q posso dizer é q existem figuras destacadas aqui, lá e em q lugar; não discutirei questões específicas do socialismo, mas não tem nenhum lugar onde se leia q Lenin, Trotsky ou Ostrovitianov escrevam q numa república socialista competências destacadas não mereçam alguma recompensa, ou q num regime socialista só se aceite a miséria. Tamb não discuto sua noção de “pobreza franciscana” - tb é subjetivo; nem sua noção de “ditadura”.
Tvz nesta, concordemos, mas a questão, aqui, é que sobram argumentos objetivos para q se explique e critique a via socialista, argumentos que poderiam ou não ser respondidos. Esses são argumentos que exigem senso crítico, conhecimento e habilidade retórica. Sei q vc tem essas coisas, mas fico me perguntando pq fica veiculando mesquinharias, meias-verdades e distorções q vc não inventou. Antes de escrever essa chorumela toda, pesquisei na Rede, nas línguas em q consigo me virar, sobre Alicia Alonso e CBH. Este último é mto alvejado por nulidades desconhecidas, aqui no Brasil; Alicia é referida como “comunista” e “castrista”, e foi posta numa lista negra nos EUA. “Morte em vida”? Me parece que não. Afinal, os EUA não são o único lugar do mundo em que se pratica bom balé clássico. Tamb se faz isso em Cuba. E em pça pública.
Pelo que sei, nunca soube que o Chico ganhou dinheiro indevido, ou pediu auxílio governamental como Caê e a Bethania. Só uma toupeira não repara que uma coisa é considerar que o regime cubano foi uma vitória histórica para o povo cubano, e que isso é diferente de querer viver numa região pobre como o Caribe. O que sei é que foi coerente em sua ação política contra a ditadura militar, mais coerente que muita gente exilada por debaixo dos caracóis dos seus cabelos.
Não dá para entender essa beatificação do Simonal. Ele era um arrivista e gente da pior espécie.Bem capaz de ter entregue o pessoal, só que não existem provas disso. Quem conta de forma equilibrada o que era o Simonal é o Aquiles do MPB4, no seu livro Gogó de Aquiles. Quem quiser que confira.
surf,
minha proposta é q se discutisse a deglutição de um ícone da cultura de massas. De certa forma, Walter Kronkite tb era uma dessas figuras, embora consumido de modos diversos por categorias diversas. E fiquei surpreso com a resposta do PD - podeia esperar diversas, mas não a q ele deu.
Não sou conhecedor profundo de música, mas gosto de algumas coisas q Shostakovitch escreveu. Esse lance da vida dupla, sinceramente, não conhecia.
Qto a CBH, resolvi tentar levantar argumentos pq até concordo q se simpatize ou não com o cara, mas tentar nivelar a figura pública dele com a de Wilson Simonal é de uma cretinice ao cubo. E principalmente com argumentos tipo “CBH declarou sua simpatia pelo regime cubano em em uma entrevista dada em seu apratamento em Paris avaliado em mais ou menos US$ 1 milhão”.
Repito aqui - não me recuso a debater Cuba ou a via socialista. Acho q os pts positivos superam em mto os negativos. O problema são os argumentos, que se tornam cd dia mais idiotas, como se a persistência daquele pequeno país perturbe a capacidade de pessoas aparentemente sensatas em raciocinar com clareza.
Chico Buarque de Hollanda!
APT de um mi em Paris…….
Bom, em Paris tudo é muito caro, até os muquifos.
O cara até que não trabalhou na vida, fez a USP(acho que é Usp, nem sei), depois fez umas trocentas canções que quase não fizeram sucesso(Uma até para a filha de um general!)!
Uns showzinhos!
Uns livrinhos!
Não dá para entender porque esse cara tem o que tem( e o reconheciemnto!)….isso por que ele ainda é um p-u-t-a! dum mau exemple!
Meio caridoso demais para meu gosto!
E defensor de pobre!
hummmmmmmmmmm……
Gosto do “som” do Simonal, mas separemos joio do trigo.
Era um cara com um ego gigantesco, deslumbrado com o sucesso.
Basta ler aquela história contada pelos jogadores brasileiros na copa de 70 , lá no México.
O cara acreditou que formaria naquela seleção!, ao lado de Pelé Gerso, Tostão, Rivelino, C.Alberto e Piazza! , pagou um mico danado e foi motivo da pilheria dos jogadores , embora alí fosse considerado um boa praça
Gerson……
surf,
não sou propriamente conhecedor de música, mas gosto do Shostakovitch, bem como de outros compositores q escuto por puro prazer. SInceramente, não conhecia esse lance dos diários e da vida dupla. Suponho q fosse o diabo viver sob Stalin, e q vender a alma fosse a única alternativa possível.
Qto a MJ, o q eu propunha era discutir a deglutição de um ícone da cultura de massa. Fiquei surpreso com a recusa do PD em discutir o tema e pasmo com a justificativa.
Resolvi levantar argumentos pelo CBH em função da tentativa de o nivelar com WS. Existe uma tentativa em curso de linchamento moral das figuras mais representativas da esquerda, através de distorções e meias-verdades - basta ver o caso do manifesto citado acima. Qto a Cuba, não me recuso a debater nem a experiência histórica nem o país: admiro ambos os aspectos e acho q os pontos positivos superam os negativos, mas esses devem ser levantados. O q já está enchendo o saco são os argumentos idiotas e a verborragia iracunda. É como se a teimosia do regime em manter o rumo faça que pessoas aparentemente sensatas se tornem incapazes de raciocinar com alguma clareza.
hrp,
desta vez vc foi tão “fast” q capotou, compadre.
“O cara até que não trabalhou na vida, fez a USP(acho que é Usp, nem sei), depois fez umas trocentas canções que quase não fizeram sucesso(Uma até para a filha de um general!)!
Uns showzinhos!
Uns livrinhos!
Não dá para entender porque esse cara tem o que tem( e o reconheciemnto!)….isso por que ele ainda é um p-u-t-a! dum mau exemple!”
Vc escreveu mesmo essa sandice?
Bitt, concordo em 100% contigo. Debater o MJ como feionômeno de massa é factível e até o talento dele, um excelente dançarino e tinha ritmo. É tema válido. Aliás, para quem luta contra censura de informação, qualquer tema é tema.
O camarada Romeu estava fazendo uma ironia. É o estilo dele. É fã do Chico como nós. Aliás, podem odiar o Chico, pois eu ficarei escutando-o e resta a vcs., que o julgam burro e chato,pilhas de Bruno e Marrone, muitos pagodeiros e Leno e Lilian. Tudo é uma questão de inteligência musical. Bom proveito. Eu sempre achei o Simonal um chato e nem era nascido quando ele fazia sucesso. Acho que mamãe nunca passou açúcar em mim.
Bitt….era só brincadeira!
Ironia!
bitt, vamos lá. Por partes. Seu comentário é longo, tomo a liberdade de destacar algo seu com comentários meus, certo?
1- você - o manifesto de q vc fala, assinado por CBH.
Eu- Bitt, Chico ers, e é, um apaixonado pela ditadura cubana. Sem questionamentos. Inclusive nos fuzilamentos.Passados, presentes. E certamente futuros. O resto é semãntica.
OC, assinou também, esse e outros manisfesros em favor do regime cubano. Nosso Oscar, ao ser indagado pela imprensa ( sempre ela…) por que apoiou o fuzilamento em questão, e outros, afirmou - Não sei os detalhes. Mas se o Fidel fez está direito.
Mais sincero impossível.
você - 2. Essa tal “nossa bailarina” mora em algum pardieiro num subúrbio de Sampa ou do Rio?
eu- Não Bitt. quem mora em condições precárias é a esmagadora maioria do povo cubano. Os menos iguais que os outros. Os mais iguais moram bem. Quis destacar isso: uma casta tem direito a quase tudo. O resto da população tem direito a nada.
você - 3 - Foi bom vc ter levantado esse pt. Distorções sobre expoentes da esquerda brasileira, como CBH, e mesquinharias tipo “diz que é comuna mas mora num apto de um milhão de dólares” são comuns.
eu- Bitt, eu acho que um sujeito que ganha o dele honestamente tem todo direito do mundo em viver num apto de 1 milhão de dólares.
Quem não acha que são eles.
Jorge Amado, que ganhou o dele honestamente, tinha um apto de 2,3 milhões de dólares, de frente para o Sena e a Notre Dame. Tudo bem. Para mim. Para ele não. Entrevista só deotadão na rede de Itapuã. Percebes? Mas isso é mais um papo de Caras do que o nosso, mais sério.( aliás, qualquer papo é mais sério que Caras, Quem, Aonde, Quem…)
você - Tamb não discuto sua noção de “pobreza franciscana” - tb é subjetivo; nem sua noção de “ditadura”.
eu- Bitt, resumindo. Alícia foi uma grande bailarina clássica. Infelizmente foi abatida pela idade e hoje quase já não enxerga. Pena. Mesmo.
Chico é um espetacular compositor. Ouvir suas músicas - e como ouço ! - me emociona. Me faz rir, chorar.
Políticamente,você sabe o que penso dos dois.
Ponto.
Agora, entre nós dois.
” nem sua noção de “ditadura”. ”
Essa sua frase diz tudo. Inclusive a crase na palavra ditadura.
Pensamos diferente, amigo. Galáxias nos separam.
ps- quanto a Michael, repare que o PD também não deu nadica sobre o pouso do Homem na Lua. ( talvez para um Patriarca não gritar de pronto- mentira! )
Vamos compreender o PD. Se ele fosse editor do Estadão, ele simplesmente teria que dar a notícia do MJ. Com todos os detalhes, o show do século, o caixão de ouro, tudo, tudo, tudo. Ou PD seria demitido no dia seguinte. O Estadão é um jornal nacional de informação. Terremotos, ou a morte de celebridades, tem que sair.
A Piauí, de um dono só, um orgão ( epa ! ) meio alternativo, pode se dar a esses luxos. E fica até engraçado.
Já um blog, de um particular, coloca no ar o que quer. E nós, comentaristas, temos o sagrado direito de chiar. E escrever sobre o personagem quanto quisermos.
Não é bonita a liberdade? Sem aspas?
Marco, vc. já nasceu chato assim ou foi desgosto de mãe?
Surf,o que você espera como resposta a uma piada espectral dessa ? ” Desgosto de mãe ” é uma expressão do século retrasado. Do interior. Fogueira, quentão, balão subindo, dente cariado caindo, por aí.
Não seria mais fácil dizer - ei marco, não gostei do que você escreveu - e adorei o que meu amigo do peito, o Bitt, escreveu….
Simples, né?
marco,
Eu realmente não ia me imiscuir nesta discussão, mas quer saber, chato, sim!
Por um lado, este hábito de esquartejar os escritos alheios (seu e de outros), pinçando o que lhe parece interessante e desconsiderando o todo, o que só pode render uma leitura muuuito particular e especial do que foi escrito.
Depois, e espero que me perdõe, porque sempre elogiei a fluencia do seu texto, existe sempre uma tendência a banhar absolutamente QUALQUER discussão objetiva com o mel do sentimentalismo, das questões morais, que nem sempre foram chamadas ao que interessa. O bitt argumenta com consistência e está a anos luz de uma postura dogmática, autoritária. Merece resposta melhor, desculpe novamente.
No mais, o bitt é meu amigo, sim, mas se não fosse, eu faria EXATAMENTE as mesmas observações.
Puxa, a Albita já mandou ver! Não foi por uma questão de ser amigo do camarada Bitt, mas é o que a Albita enxeridamiga escreveu.
Marco, podíamos ser amigos também, mas seu conservadorismo lusco-fusco me impede de chamar-lhe de camarada Marco, ou quem sabe de comandante Marco zapatista. Então, fica Marco Jovem Guarda ié-ié-ié. Só lhe peço para não seguir maus exemplos como o do Tuim da Mortes, que usa unhas compridas como as do pai dele, e passar a usar o “num sei que lá” pouco é bobagem.
Simples assim ou quer que eu desenhe?
Alba 7/22/2009 - 23h18
marco,
Eu realmente não ia me imiscuir nesta discussão, mas quer saber, chato, sim!
Obrigado, Alba. Você sempre gentil e generosa.
Por um lado, este hábito de esquartejar os escritos alheios (seu e de outros), pinçando o que lhe parece interessante e desconsiderando o todo, o que só pode render uma leitura muuuito particular e especial do que foi escrito.
Imagine! Quem esquarteja textos, Alba?
Depois, e espero que me perdõe, porque sempre elogiei a fluencia do seu texto, existe sempre uma tendência a banhar absolutamente QUALQUER discussão objetiva com o mel do sentimentalismo, das questões morais, que nem sempre foram chamadas ao que interessa.
Vou tentar me corrigir, Alba. Meu próximo comentário terá a mesma frieza e distanciamento humano que um médico legista tem ao dissecar o cérebro de MJ, por exemplo. E serei objetivo, assim como uma saudação de punho cerrado á simples menção do B do Bitt.
O bitt argumenta com consistência e está a anos luz de uma postura dogmática, autoritária. Merece resposta melhor, desculpe novamente.
Não precisa se desculpar, Alba. Vou tentar caprichar em produzir respostas melhores para o Bitt. Por favor não deixe de dar sua opinião caso note uma melhora, leve que seja.
No mais, o bitt é meu amigo, sim, mas se não fosse, eu faria EXATAMENTE as mesmas observações.
Claro. Jamais passou pela minha cabeça que pudesse ser diferente, Alba. Até porque o Dia dos Amigos já passou, certo?
Salve, Surf! :))
surf, aceito o desenho.
Desde que seja nas curvas da estrada de Santos, com você de contra piloto, pálido e sem fala , nquanto eu faço voar meu bólido a mil por hora, bicho.
Não quero ser indelicado, mas vou dormir. Amanhã é dia de trabalho. Fomos profundos, hoje, não?
Mais ou menos, Marco. Vc. é que é muito exigente. Cuidado com as curvas da estrada de Santos ao dormir.
Oi, Albita!
Acabei de vê-lo em Milk.
Bom…..mesmo discordando dele, vejo a turma dando um “abafa” no Marco, que não merece isso!
Porque?
Porque o Marco é elegante no seu discordadr…..
Diferentemente de “alguns” que frequentavam ou frequentam por aqui….
O Marco é um pouco realista demais, muito pão pão queijo queijo , mas repito, é elegante.
Continue assim caro Marco, e torcendo para o Peixão que domingo vai estraçalhar o Mengo!
AHAHAHAH sorry Surf….
O WC morreu….o Chico levou bala de todo lado por aqui….mas legal mesmo é saber que Daniel Dantas teve 27 fazendas e 450 mil cabeças de gado arrestados pela justiça federal……
Fora o buraco negro do Sarney essa é uma noticia boa de se ler!
Alba, obrigado!!! É uma honra merecer sua atenção.
O q eu gosto nesses foruns é a possibilidade de debater amigavelmente, como se a gente, q já tem mais de 40, fazia, anos atrás, em mesas de bar. Sinceramente, me emocionam esses encontros.
o método do marco (sujeito q tem a qualidade de argumentar sem insultos e com palavras gentis - se discordamos em qse tudo, paciência)não me incomoda, nem a retórica; me incomoda - e mto - o conteúdo.
hrp,
não tinha entendido a ironia. Retiro o q disse. O chesterton acertou qdo falou q sou tiete do CBH (por isto não respondi), e acho q perco a objetividade qdo falam do cara. Tamb admiro Caetano Veloso: acho q ninguém conseguiu, em tempos recentes, fazer uma síntese da tradição brasileira como ele. É um dos maiores poetas vivos brasileiros. Pessoalmente é um babaca? Tudo bem, todos somos, um pouco. Poetas desse porte merecem tantos aptos de um milhão de dólares qto puderem comprar, com o trabalho absolutamente destacado q realizam.
Esse blog anda muito legal……deu uma revivida enorme.
Porque será?
+ Bitt… eu gosto de muita cois ado Chico Buarque e acho que o pouco que conheço como pessoa ele me agrada também.
No caso do Caetano… já não e bem assim.
Não escutei nada que me emocionasse nos últimos 10, 15 anos. E como pessoa, nossa… não ajuda.
Aliás, mudando de assunto, acha que vou me meter em problemas ensinando os leitores a fazer C-4 em casa na coluna “Uma Arma às Quartas”?!
James, vou ter que concordar contigo, afora esse negócio de C-4. Seria Ak-47? Vamos, peça desculpas ao Proftel, senão ele vai ficar lembrando disso pelo resto da vida.
Mengão vai superar esse momento funério e servir peixada para a torcida. Não se iluda HRP
+ Phala, Surf… muitos compositores/cantores brasileiros sofrem deste mal do ego ultrapassar sua arte. Acho que o Chico é até bem low profile em relação aos outros.
No tocante ao atrito com comentaristas, isso não me diverte, mas também não me aborrece. Até nós dois já tivemos nossas disparidades mas nunca (NUNCA!) trocamos palavras ofensivas. Não é sensibilidade, é permissividade. Se eu dou lberdade pra me chamar de “besta” ou “babaca” e continuar a dar atenção, em breve o tom cai mais um degrau, depois outro. Eu corto logo pela raiz. Não é como se estivessemos falando de “amigos de infância”, ou de gente que conheço pessoalmente e aprecio (Nat, Darwinista, Gwyn, Pax, Ricardo Cabral, etc…) … não é exatamente uma ligação que vou sentir falta… :-j
+ E, sim, Nhé, você também está incluída como “pessoalmente” e “aprecio” antes que abra o bocão pra reclamar… (se bem que acho que ela nem lê mais o blog).
Rancoroso, esse agente secreto…
Nós nos xingamos em alto nível. É como no Congresso Nacional!
Nhé tá no pandorâmico falido e abandonado. Como dissemos ontem, espaço tercerizado pelo PD, que nunca entrou naquele boteco pé-sujo.
Concordo e assino embaixo das obs #87 do cmdte. Manter o nível é manter a possibilidade de continuar o debate. É como dizemos em um gpo de estudos de q participo tem 20 anos: não vou casar com ninguém daqui (até pq já sou casado e, infelizmente, a poligamia é proibida neste país :c[ Depois dizem q é democracia…), podemos discordar sem ficarmos mutuamente estremecidos.
peralá, cmdte!
A nhé lê seu blog, sim. Até travamos uma interessante discussão lá sobre armas curtas de grosso calibre e moças virtuosas porém afoitas.
Pela lei brasileira, vc pode entrar em cana se divulgar métodos para produzir material controlado em casa sem supervisão. Agora, isso cabe para material impresso. Não sei se vale para a Rede…
O PD não é um dos donos do pandorama?
Claro, que vcs. tem razão. Evitar agressões gratuitas é essencial para qualquer diálogo. De vez enquando é necessário desabafar diante de uma escrita contundentemente direitoba. Mas tudo na maior educação, como na Câmara de Deputados ou com a elegância do Ciro Gomes.
Prefiro ficar por aqui, pois o boteco ficou muito exclusivo, são poucas pessoas e falta sustância. Escrevo por solidariedade.
Em falar nisso, será verdadeira a notícia da ida do polêmico Protógenes para o PDT?
Pior, o delega vai para o PDT pelas mãos do “amigo” sindicalista de resultado, o Paulinho. Começo a rever minha confiança no Protógenes.
marco,
Pensei por um momento em continuar a nossa discussão, mas o bitt, elegante como sempre, resumiu, e ainda de forma bem humorada, o conteúdo da coisa toda. Entonces, proponho o seguinte: como é muito difícil, até impossível, emitir posições absolutamente isentas já que temos todos preferências estéticas (pra não falar de outras), sendo que eu faço parte daquela mulherada embevecida que suspira “Chicôô” – nos shows do próprio e também gosto do trabalho do Caetano e do Gil, independente do envolvimento deles com verbas oficiais (isso me incomoda , mas esqueço facinho ouvindo, sei lá, “vaca profana” ou aquela canção fenomenal que ele canta em “Frida”) – vamos deixar de lado mesquinharias como “tem apartamento em Paris”, “mora em mansão” e coisas assim? E bem podíamos deixar a ilha de lado um pouco. Eles já tem lá seus problemas de bom tamanho a resolver, como temos os nossos, némêss?
Por falar em humor, esta sempre foi também uma marca dos seus textos e humor é sempre bem vindo, principalmente quando usado para reconhecer as nossas eternas parcialiades.
A propósito, fiquei agradavelmente surpresa com o escrito pelo Chest sobre o direito das mulheres na nossa sociedade, lá em cima sobre a suruba iraniana – perfeitamente civilizado e bem escrito.
bitt,
Você é sempre encantador, como sabe. Mas senti falta do “Albinha”, viu? :=)
Surf,
Até tu, herético, ímpio e agitador, está nessa maré de boa vontade? Mas ta certinho.
Viuuge! Isso tá parecendo mais aquelas mensagens de fim de ano, némêss? Tudo bem, a gente saúda a pausa nas hostilidades e senta no boteco.
Beijos
+ Surf… sim,nós nos entendemos… (coisa de cariocas?)…
+ Bitt… tentei deixar o texto bem minguado e só deixei o link pra receita. A menos que vire “trendind topic” vai estar tudo ok. Aliás, eu conheci o marido da Nhé, também ciclista praticante. Estava meio emburrado no dia, mas me pareceu gente boa. Se ele tem uma Glock, como a Nhé afirmou, não levou no dia. :-j - ah, eu quis dizer que não sei se ela ê o PD ainda pra ver meu comment. Tem visto por aqui?
+ Alba… Caetano mancomunado com aquela fraude do Almodovar me fez ficar chateado. Eu vi Ata-me, Carne Trêmula, Fale com Ela e Volver… e digo: ele já foi divertido. Hoje é só um fanfarrão.
Clararo, James.
A corrida ao governo de Sum Paulo vai ser animada. Depois do Protógenes no PDT, quem sabe candidato ao governo…, não sei o que acontece com o PT paulista que o Lula já está declarando seu apoio ao Ciro Gomes. Faltam quadros para o PT no principal estado do país, onde nasceu. Parece que só tem a Marta Botox e Genuíno Cuecão no PT de lá. Quem pode explicar isso?
Tem o Pallocci!
Sobre o Pandorama:
No meu caso eu o uso para jogar conversa fora com os afins, mas se os “Cabeças” não investem no negocio só pode naufragar!
Quanto a essa coisa de conhecer alguns participantes ….isso implica numa intimidade que não vim buscar aqui.
Buenas tardes ao Surf! e Alba e todos!
E as tortillas Surf?
James,
Quem é fanfarrão? O Almodovar ou o Caetano? Podem até ser pessoalmente, não discordo, mas gosto de ambos. Do Almodovar, simplesmente ADORO vários filmes, com destaque para Tudo sobre minha mãe e Carne Trêmula. Volver também acho muito bom. O caso é que a canção de que eu falava neste cartão de natal meio fora de época aí em cima, não é a que ele canta em Fale com Ela, mas a que canta em Frida, uma bela biografia de Frida Kahlo, sacumé? (arriscando ouvir o Surf dizer que escolhi logo o pior e tal e coisa)
E, sim, peça desculpas lá ao Proftel, que hoje tô Irmã Paula até as unhas. Não é um “besta” a mais ou a menos que impede uma conversa, némêss? Fosse assim, esta que vos fala, campeã de bestice, tava lanhada. :(
bitt,
Casado, que maravilha! Parabéns à felizarda!
Surf,
Comportamento parlamentar é engraçadissimo: anos atrás, fui ver uma amiga que era assessora de uma vereadora do PT na Câmara em São Paulo e até nos elevadores ecoavam os discursos: “a mãe de V.Exa.”.Hilário
http://www.youtube.com/watch?v=YTMSojPcF1g
O comentário que escrevi acima aguarda moderação porque tem um link, paciência.
Salve, Romeu!
Frio do condor pasa. Estou me mandando. Malas prontas. Rio Home.
Buscar intimidade é em meretrício, por supuesto.
Qualé, sem animosidades. Vamos ao futuro.
Romeu, o Pallocci tá empalhotado na casa da luz vermelha. O problema é que o partido é dominado com mão-de-ferro e não cria quadros, coisa que não se faz da noite para o dia.
Ainda sobre o Chico e Caetano e a mesmiçe da nossa atual MPB:
Gosto muito(e tenho discos) dos antigos com Pixinguinha, Braguinha, Mario Lago, depois Lupicino(sei que vou esqueçer alguns) e depois Chico, meio que definitivo.
Mas há cantores como Carlos Galhardo ,Dick Farney e TITO MADI que são jóias raras , além claro de Dna. Elisete Cardoso e Elis….
Com disco deles eu moraria numa ilha deserta e não precisava de mais nada!
Lá fora discos do Coltrane e um só do Ornete Colleman….
Até mais tarde….
Tudo começou com a morte de W.C.!
Determinados lugares desse hemisfério deviam só receber pinguins.
Pedro Doria,
Puxei o assunto do Gay Talese tentando obter alguma informação sobre a entrevista dele no programa Roda Viva, mas ninguém não se interessou pelo assunto.
Já comentei antes que não tenho nenhuma afinidade com o jornalismo, mas imaginei que a figura do Gay Talese (que em comentário em (54) eu grafei com dois “esses”) fosse de maior interesse dos seus leitores e comentaristas. Você ainda tem a disculpa do sobreencargo de novas tarefas.
E fora do blog também não houve muita repercussão. Há um texto pequeno do Alberto Dines, “Gay Talese está rouco” de 21/07/2009 no Observatório da Imprensa, como sempre muito bem escrito, um tanto crítico ao Gay Talese. Depois atentando para crítica de Alberto Dines em “Sêneca, Sarney e as folhas linguarudas” de 19/07/2009 a José Sarneu pelo fato de o Presidente do Senado ter feito citação de Sêneca, esquecendo da vida que o Sêneca levara e atentando também que ele fizera referência a Gay Talese utilizando uma obra do mesmo autor (The Kingdom and the Power, 1ª edição. The New American Library, 1969, p. 2) pude inferir que Alberto Dines disse mais sobre o jornalista americano do que a primeira vista havia me parecido.
Pelo pouco que vi da entrevista ao Programa Roda Viva penso que deveria haver mais repercussão.
Clever Mendes de Oliveira
BH, 23/07/2009
Alba, de acordo.
Apenas uma explicação para esse papo Caras.
Desconfiança, de tudo e todos - e algum cinismo - são instrumentos necessários para sobreviver nesse mundo aonde todos são probos e principes, e todos, absolutamente todos, estão incondicionalmente ao lado do povo e do bem da nação.
Frequentemente quando ensinamos nossos filhos a não mentir, não levamos em conta que o que vale é o exemplo concreto, e não a palavra.
Mamaê, telefone, é a Tia Silvia, diz o garoto.
Ha! Diz que estou com dor de cabeça, responde a mãe.
Pronto. O ato, o exemplo concreto, mostram ao menino que mamãe mente.
Ou ainda,se maama~e ensinar isso, o garoto fica sabendo que em determinadas ocasiões pode-se mentir. Não falar com uma tia chata e alcoviteira é um sagrado direito. Outro é não magoar a velha.
Procuro sempre exemplos concretos, o que é - e não o que os caras gostariam que nós acreditásse-mos via suas ( deles ) palavras.
Não vou dar exemplos políticos, você os conhece todos.
Acabou. Viu? Sou facinho de ler.
Acreditem querendo. Mas vou sair para trabalhar.
Volto lá pelas dez da noite.
abraços aos que estão embaixo do edredon assistindo rajás e intocavéis na misteriosa India.
Viuuuge! Deu um super xabu! Perdõe, PD e por favor, apague este excesso.
Esse blog anda muito bem frequentado…..
Só isso a dizer!
Beijões a todos!
Teci (essa foi boa) um longo comentário sobre as “galáxias” de distância q (de fato) separam-me do marco. Só q ficou no servidor da universidade. Pego amanhã. Não creio q o marco seja “direitoba”. É liberal, o q pra mim, atualmente, NÃO dá no mm. Nos EUA, isso é qse sinônimo de esquerda, se bem q sabemos todos q esquerda, nos EUA, e mais ou mns uma direita moderada culta,por aqui. Deu pra entender?
mas acho o marco legal, apesar de às vzs exagerar na “defesa da liberdade”. Tudo bem, questão de gosto.
cmdte,
vou dar uma olha lá. Não vejo mta graça em C4 - por sinal, explosivo não é minha praia. C4 e SEMTEK é a mm coisa? Sei q SEMTEK é qse como se fosse massinha de modelar.
Pedro Doria,
Não sou jornalista mas a manipulação da mídia é um assunto que me interessa. É pelo interesse que eu vou transcrever um comentário que eu enviei hoje, 24/07/2009 às 01:24 para o blog do Luis Nassif junto ao post “Globo e Abril: parceiras de empresa “fantasma”” de 23/07/2009 às 19:33. No post há a transcrição da nota à imprensa feita pelas empresas R. A. Brandão Produções Artísticas, Guanumbi Produções e Eventos Ltda. e Sibemol Produções e Eventos Ltda. em que as empresas rebatem reportagem do jornal O Globo e da revista abril.
- - - - - -
- - - - - -
“Luis Nassif,
Vou digitar a seguir uma carta que eu tenho do jornal Folha de S. Paulo da seção intitulada Painel do Leitor.
A carta é do Deputado Federal pelo PTB-SP Vicente Carcione. Uma carta que os cursos de jornalismos deveriam ter no currículo por tratar e demonstrar a manipulação da mídia.
- - - - - - - - - -
“ Quem não recebe a informação correta acaba por construir seu pensamento sobre areia movediça.
O Brasil inteiro viu, na TV e nos jornais, a imagem do deputado Luis Eduardo Magalhães discursando no plenário da Câmara absolutamente vazio. No “Jornal Nacional”, após a noticia, Arnaldo Jabor, como sempre – e só isso -, atacou o Congresso.
O leitor pergunta: a informação não é correta? Aparentemente, sim. O plenário estava, de fato, absolutamente vazio. Luís Eduardo falou para ninguém. Ora, se os fatos são verdadeiros - dirá o leitor -, nesse caso não há areia movediça. Há, sim. A informação está incorreta.
1) Na sexta-feira, como em todos os Parlamentos do mundo, não há sessão.
2) Nas sextas-feiras, no plenário, não se encontra nem um jornalista sequer, uma única câmara de TV, um fotógrafo, um repórter de rádio. Simplesmente porque nada ocorre na Câmara e no Senado. Os parlamentares, na maioria, viajam para seus Estados e retornam na segunda à noite ou na manhã de Terça.
3) Luis Eduardo Magalhães escolheu – por inexplicável razão – o plenário vazio de sexta-feira para falar.
4) Mas não ficou nisso. Montou-se um esquema – por inexplicável razão – para levar à Câmara, numa sexta –feira morta, em que jamais houve sessão, equipes de jornalistas, repórteres, câmaras, radialistas e fotógrafos.
5) Mas ainda não ficou só nisso. Montou-se um esquema – por inexplicável razão – um esquema para todos os telejornais, naquela noite darem destaque à palavra de Luis Eduardo falando para o plenário vazio. No dia seguinte, os principais jornais também ressaltavam a notícia, como se fosse um fato incomum.
6) Mas não foi apenas isso. Por explicáveis razões, o cínico Arnaldo Jabor, cansado de saber que na sexta-feira os Parlamentos não funcionam, já tinha a crítica, na ponta da língua, para o seu comentário no “Jornal Nacional” naquela mesma noite.
O Congresso tem pecados suficiente. Mas é preciso inventar fatos, montar cenários e criar farsas para que o processo de desmoralização que o Palácio do Planalto vem lhe impondo seja ainda mais arrasador”.
- - - - - - - - - - - -
Agora que tenho a carta em arquivo eletrônico eu terei a todo momento oportunidade para reproduzi-la em um blog. Faço agora porque quero chamar a atenção para um fato não muito divulgado e que o deputado Vicente Carcione argutamente destacou. Diz o Vicente Carcione no final da carta:
“Mas é preciso inventar fatos, montar cenários e criar farsas para que o processo de desmoralização que o Palácio do Planalto vem lhe impondo seja ainda mais arrasador”
Em 1997, FHC estava lutando para aprovar a reeleição. Era preciso desmoralizar o Congresso para que a figura soberana de FHC pudesse ser referendada como o único capaz de administrar o Brasil e isso não podia ser impedido pelo Congresso que barganhava ou acabara de barganhar para aprovar a reeleição. Por isso que como venho insistindo aqui no seu blog e também em outros sobre a origem das campanhas de cunho desmoralizante do Congresso Nacional que. Em minha opinião, as notícias todas que desmoralizam o Congresso são criações do Poder Executivo para poder reinar soberano como o único poder não corrompido no país. Foi assim com FHC e tem sido assim com o Lula. Falo isso como um admirador do governo Lula, mas que repudia essa prática malsã de se desacreditar a classe política. Falo isso até com a expectativa de que não seja assim. Toda vez que eu vejo alguém se aproximando da mesma interpretação que eu faço eu procuro contradizê-la. Foi essa a intenção do meu comentário que enviei em 18/07/2009 às 20:07 para o post “Nunca houve neste país” de 16/07/2009 às 08:21 no blog do Claudio Weber Abramo.
As evidências, entretanto, são em sentido contrário ao que eu desejaria. A história dos dólares na cueca quando corria toda a história do mensalão para mim foi organizada pelo próprio PT para desmoralizar mais o Congresso Nacional.
- - - - - - - - - -
- - - - - - - - - -
Trouxe aqui para o post “O adeus a Walter Cronkite (1916-2009)” de 19/074/2009 às 11h29, porque achei o assunto pertinente. Aliás penso que seria mais pertinente se se o post tratasse de Gay Talese, mas você pela falta de tempo e outros blogs por razões desconhecidas não deram o destaque que Gay Talese merecia.
Clever Mendes de Oliveira
BH, 23/07/2009
Em tempo, talvez:
“…É, o CBH declarou sua simpatia pelo regime cubano em em uma entrevista dada em seu apratamento em Paris avaliado em mais ou menos US$ 1 milhão….”
Por quÊ não colocam isso também?
“…Assim até eu sou socialista, quero ver ir lá e cortar cana o mês inteiro a 2 ou 3 dólares por mês….”
Não sou contra quem trabalhe e honestamente tenha apartamento de US$ 1, 2, 10 etc o que eu destaco é a distorção. Como defeneder um regime onde seus companheiros de profissão (lembram do Buena Vista Social Clube?) mal conseguem viver de um trabalho que tão bom quanto o dele, ou melhor, defender um regime desses? Ah sim, pode defender ideologicamente enquanto pragmaticamente ganha como um capitalista qualquer. Isso que CBH faz tem nome. Se chama desonestidade intelectual.
ôps, correção?
“…Não sou contra quem trabalhe e honestamente tenha apartamento de US$ 1, 2, 10 etc o que eu destaco é a distorção. Como defender um regime onde seus companheiros de profissão (lembram do Buena Vista Social Clube?) mal conseguem viver de um trabalho que tão bom quanto o dele, ou melhor até ?!!?!?!?Ah sim, pode defender ideologicamente enquanto pragmaticamente ganha (e acumula!) como um capitalista qualquer. Isso que CBH faz tem nome. Se chama desonestidade intelectual.
pd # 14, so agora li esse coment, viajei entretanto…
cara, que surpresa essa sua resposta !! jornalista nao tem que fazer julgamento moral pra noticiar algo ( “noticiar” nao quer dizer que vc goste, aprove, lamente e os cambaus)sem contar o fato de mj nunca ter sido condenado por pedofilia ! anyway, sua morte foi fato planetario e o blog nao noticiou, nao concordo e nao entendo suas razoes !
divido as opinioes de djei e bitt !
alguém falou em “liberdade de pauta” ? e desde quando isso inclui censura moral ??
marcô, # 71 / 76 / 106 ,
vc é o cara ! queria ter sua elegancia e talento…me da um pouquinho ? :-))