Hoje no Irã
18h45 – O professor Abbas Milani me responde a respeito da notícia abaixo: Este site é um dos sites oficiais do regime. Não vi essa notícia em nenhum outro lugar. Não quer dizer não seja verdade, pode ser. Jamais acreditei que Rafsanjani quisesse derrubar Khamenei. Ele não teria os votos para isso e Rafsanjani jamais entra em batalhas que pode perder.
18h25 – Estou tentando confirmar esta notícia: a Assembléia dos Especialistas teria anunciado, hoje, apoio irrestrito ao aiatolá Khamenei. É o grupo liderado por Rafsanjani que teria algum poder sobre o líder supremo. (Este post explica.)
Se for verdade, esta é uma interpretação possível: o clero se unificou, os líderes políticos como Mousavi e Keroubi estão abandonados à própria sorte. E o povo? Pois é, o povo…
Estou tentando confirmar a confiabilidade deste site, a tradução do persa e encontrar alguém que tente me explicar o contexto da decisão.
16h10 – O Tehran Bureau afirma ter uma fonte no Hospital Fatemiyeh, na capital iraniana. Há entre 30 e 40 mortos lá, 200 feridos.
15h05 – Do Anônimo da Pérsia, nos comentários, direto de Teerã: Olha, o pessoal da minha vizinhança passou mais de uma hora gritando bem alto “Allah-u-Akbar”.
14h55 – Alguns de vocês estão questionando a parcialidade de minha cobertura. Sugerem que a temperatura está alta demais – quiçá sensacionalista.
Cá o Weblog não é a única fonte de informação desta hesitante cobertura ao vivo pela web. Tentamos confirmar as informações como dá, pela confiabilidade que certas fontes no Twitter tiveram no passado ou porque vêm pelos canais oficiais. Tenho procurado fazer uma cobertura mais conservadora, sem publicar a maior parte do que sai na rede. Tudo o que entrou aqui foi publicado também por alguns dos principais veículos jornalísticos do mundo.
Andrew Sullivan, da Atlantic Montly.
New York Times.
Huffington Post.
The Guardian.
Revolutionary Road – este é um blog iraniano, não sei confirmar quão confiável é.
14h40 – Não vou abrir este vídeo, mas cá está o link. Esta moça foi assassinada pela basij há pouco, em Teerã. ATENÇÃO: as imagens são fortes, muito diferente do tipo de coisa que o Weblog costuma publicar. Mas é importante para entender o que está ocorrendo na capital iraniana.
14h20 – A televisão iraniana, informa @iranbaan, está apresentando o depoimento de ‘manifestantes presos’. Um deles informa que estava a serviço dos britânicos e norte-americanos (Vênus) para atiçar tumulto.
14h10 – Tenho evitado de publicar esta informação: Mir Hossein Mousavi, falando aos manifestantes, disse que estava ritualmente preparado para o martírio e que, caso fosse preso ou morresse, a população deveria entrar em greve. A informação agora está em seu Facebook.
13h40 – Este vídeo das demonstrações de hoje foi publicado no Facebook de Mousavi.
12h55 – Helicópteros jogam água que queima, provavelmente com algum agente químico, na população. No Twitter há quem sugira ser gás CR, um lacrimogêneo que provoca forte ardência, principalmente nas mucosas.
12h41 – Noticiário crescente via Twitter de que Mousavi está com os manifestantes.
12h23 –
12h20 – De Al Giordano, via Andrew Sullivan:
A estratégia do governo parece ser bloquuear as várias entradas para a praça Enghalab, onde teria início a marcha. Vários iranianos no Twitter informam que os estudantes universitários têm sua saída dos campi interceptada, eles apanham antes de tomar caminho da passeata.
Se é isto que está ocorrendo, o objetivo é evitar que os manifestantes se agrupem a ponto de formar uma massa crítica de pessoas em um único lugar. Junte-se a prisão de repórteres e a proibição de imagens indicam uma estratégia midiática. Querem evitar que fotos e vídeos apresentem a magnitude dos protestos. Imagens de grupos divididos fugindo de tiros ou de bloqueios da polícia não têm o mesmo impacto emocional do que uma passeata com milhões de pessoas.
Às vezes, em situações assim (caso de Oaxaca, México, 14 de junho de 2006) os grupos divididos acabam conseguindo se encontrar e reunir em um único lugar para poder marchar em massa. Veremos…
12h16 – Várias fontes na Internet afirmam que o ex-prefeito de Teerã e chefe de campanha de Karoubi, Gholamhossein Karbaschi está nas ruas junto ao povo.
12h15 – O blog Revolutionary Road, que diz estar cobrindo ao vivo as manifestações, fala de choques constantes entre as forças de segurança e o público. Os basiji descem o cacete. Gás lacrimogêneo sendo usado. Gente sendo morta.
12h10 – Com franqueza, de tudo o que leio, não sei em que confiar. A Praça Enghelab parece estar fechada, bloqueada pelas forças de segurança. Ainda assim, as pessoas avançam. Uma história que circula fala de um homem-bomba que se explodiu aos pés do monumento ao aiatolá Khomeini.
9h40 – A imprensa estrangeira não consegue confirmar o que ocorre – melhor esperar para saber ao certo.
8h25 – Segundo Fershteh Ghazi, a usuária @iranbaan no Twitter, a Praça Enghelab está cheia de policiais do batalhão de choques, cassetetes à vista. Os celulares foram cortados naquela região. Líderes da oposição estão sendo presos. Ainda assim, as notícias são de que grandes ondas de gente de toda Teerã estão marchando em direção ao ponto de encontro.
8h20 – Gente, direto da fonte, a página no Facebook de Mousavi: as passeatas estão confirmadíssimas.
8h15 – A conspiração que inventa Revoluções de Cores, por George Soros/John McCain/Israel/Casa Branca, tenta derrubar o legítimo governo iraniano.
7h35 – A página de Mir Hossein Mousavi no Facebook amanheceu com este vídeo no ar:
É inspirador, quer levar o povo às ruas. Tenta dar dimensão histórica ao momento – confunde a biografia de Mousavi com a história da Revolução Islâmica. E abaixo do filmete, uma legenda: ‘Os olhos da história estarão sob nós, hoje… 16h, Praça Enghelab.’
O uso da internet neste momento da história iraniana é um dos casos mais impressionantes de uso da rede para política que já vi.
Não há posts relacionados.



É hoje.
O futuro do Irã (e de boa parte da região) nas próximas décadas pode ter um ponto de inflexão a partir do que ocorrerá ou não nas ruas de Teerã.
Acompanhemos.
E uma curiosidade, para o PD ou o Anônimo da Pérsia:
Mais ou menos com 1 minuto do vídeo, começa uma rápida sequencia de imagens de personagens, incluindo Mossadegh e terminando com Khomeini.
Dá para identificar todos os outros?
Estão dizendo no G1 que o Conselho dos Guardiões decidiu recontar 10% dos votos e que os protestos de hoje foram cancelados:
Corrigindo: Conselho de Guardiães.
Interessante mesmo, mas pelo que estão publicando por aí eles deram pra trás devido a ameaças de que os líderes oposicionistas seriam presos caso a manifestação de hoje ocorresse. Parece que a proposta é de recontar aleatoriamente 10% dos votos. Apenas uma daquelas medidas para apaziguar os ânimos, pois se for verdade que em algumas cidades o Ahmadinejad ganhou com tantos eleitores fantasmas, recontar só o fará “ganhar” com menos expressividade - no máximo isso.
André – Se os protestos foram cancelados, o G1 está dando o furo mundial… na minha terra, quando site brasileiro dá furo mundial, a gente chama de barriga ;-)
Pedro,
O livro de 2006 do Castells, “Mobile Communication and Society”, traz alguns exemplos ocorridos no passado, inclusive onde a TI motivou a mudança de governo. Segue um pequeno trecho do capítulo 7:
“The case studies (…) demonstrate the diverse outcomes that the use of communication technologies can generate. In three of the cases (the Philippines, South Korea, and Spain) the outcome was substantial political change, insofar as it affected the choice of a government.” (p. 209) Outros exemplos ainda mais recentes incluem a crise em Myamar e as eleicões americanas.
A importância da TI nos movimentos sociais já é bem discutida na literatura das ciências sociais. Acho que este exemplo Iraniano é mais impressionante por conta da abrangência de acesso às informações em tempo real proporcionada pelo Twitter.
Antes, em alguns dos outros movimentos, este tipo de informação era transmitido via SMS ou e-mail. O público de fora, portanto, ficava sem acesso e dependia de informações consolidadas em blogs ou notícias oficiais.
Ricardo – Sei que é conhecida, estudei a relação de política com tecnologia da informação no último ano. Mas esse é o caso mais impressionante que já vi…
A origem da notícia, segundo a CNN, é a imprensa estatal, por isso é melhor esperar.
Mas parece que as ameaças de banho de sangue estão espantando alguns grupos, que já avisaram que não vão participar dos protestos, se eles ocorrerem.
Eu também acho impressionante, mas não acho tanto assim. Outros movimentos, como 3 dos que citei acima, mudaram inclusive o governo. Este ainda não. :)
É claro que a dimensão é maior neste pela facilidade de transmissão da informação em tempo real a mais gente de fora. Mas a importância para os cidadãos que estão protestando não é tão diferente. Twitter, SMS, e-mail, etc. não importa se a informação está chegando de forma imediata a quem precisa.
Pedro, por que você acha este caso “o” mais impressionante?
Ricardo – Dois motivos.
Primeiro, o fato de que a liderança política abraçou e usa bem o meio adotado por seus seguidores para inspirá-los.
Segundo, porque pela primeira vez o alcance é global. O mundo está olhando e os iranianos o sabem… há uma conversa global ocorrendo.
O vídeo realmente é muito bom. Emocionou a mim, que iria ao protesto se estivesse lá. (bom, acho que ia querer ir mesmo sem o vídeo) Abaixo 3 comentários que peguei no Facebook do Mousavi, que achei emblemáticos. Que Alá esteja com essa tchurma, right now.
Shoresh às 17:49 do dia 19 de junho: “I will participate in the demonstrations tomorrow. Maybe they will turn violent. Maybe I will be one of the people who is going to get killed. I’m listening to all my favorite music. I even want to dance to a few songs. I always wanted to have very narrow eyebrows. Yes, maybe I will go to the salon before I go tomorrow! There are a few great movie … Leia maisscenes that I also have to see. I should drop by the library, too. It’s worth to read the poems of Forough and Shamloo again. All family pictures have to be reviewed, too. I have to call my friends as well to say goodbye. All I have are two bookshelves which I told my family who should receive them. I’m two units away from getting my bachelors degree but who cares about that. My mind is very chaotic. I wrote these random sentences for the next generation so they know we were not just emotional and under peer pressure. So they know that we did everything we could to create a better future for them. So they know that our ancestors surrendered t”;
Aidin, às 18:06 do dia 19 de junho:
“Khamenei committed Political Suicide with his speech declaring war on protesters. Tomorrow will be the start of the revolution. PEOPLE OF IRAN THE VICTORY IS NEAR… THE REVOLUTION HAS BEGUN..”
Christian às 18:14 do dia 19 de junho:
“I can give you for your cause my proxy servers list to avoid to be blocked”
Pedro, essa notíca de recontagem dos votos trouxe-me de novo uma curiosidade. Como foram contados os votos do exterior, principalmente vindos de lugares com a California, onde há muito iranianos e há uma diferença de fuso horário de quase 12 horas em relação a Teerã? Imagino que seja um percentual inexpressivo, mas, em números absolutos, deve haver um bocado de votos prá contar. Se a votação foi em papel e as urnas foram fechadas às 5 da tarde em todos os lugares do mundo, então eles anunciaram a vitória antes dos iranianos da Califonia terminarem de votar?
Luiz - Os personagens que aparecem no vídeo do Mousavi: os dois primeiros parecem ser líderes do movimento constitucionalista de 1906, não sei os nomes. Depois do Mossadegh, um eu acho que são o Aiatolá Montazeri (que ainda está vivo, em prisão domiciliar em Qom) e outro é o Aiatolá Behesti (morto no atentado à bomba de 7 de Tir, em 1981).
Oi Pedro legal o vídeo, fiquei impressionado é com a presença ostensiva do Khtami na propaganda. Até pelas conversa que eu já tive aqui, eu achava que ele fosse um político desprestigiado no Irã.
O engraçado é que durante o seu governo foi quando eu mais acompanhei a política no Irã. Meu interesse sempre veio mais por causa dos filmes do genial Abbas Kiarostami (queria saber o que ele está pensando disso tudo), de Mohsen Makhmalbaf (que fez a defesa do Mousavi no Parlamento Europeu) e de Jafar Panahi.
Você sabe o por que da participação de Khatami, pelo pouco que eu sei, ele é um líder mais progressista e tinha saído da eleição para não dividir os votos reformistas.
Jorge, a versão brasileira da internacional é essa e até condiz mais com a situação deles…
Messias, Deus, chefes supremos,
Nada esperamos de nenhum!
Sejamos nós que conquistemos
A terra mãe livre e comum!
Para não ter protestos vãos,
Para sair deste antro estreito,
Façamos nós por nossas mãos,
Tudo que a nós nos diz respeito!
http://www.nytimes.com/2009/06/20/movies/20cinema.html
Cenário “Praça da Paz Celestial” acontecendo na Enghelab.
Duas explosões ouvidas. Fala-se em atentado ao mausoléu do Khomeini.
Talvez não seja “Praça da Paz Celestial”, no sentido de que não há notícias de mortos a tiros. Mas que a coisa tá feia por lá, isso tá.
Anônimo, tudo certo?
Conta mais, conta mais!
Não quero saber de comentários e análises agora.
Quero saber do que tá rolando.
Em Tian’anmen demorou para o pessoal que não estava na área se ligar nas mortes que tavam rolando. Especialmente porque elas ocorreram nos becos e ruelas ao redor da praça. Parece que na praça mesmo, não morreu ninguém.
Vamos torcer para que NÃO ocorram mais mortes.
Zictor - Não dá para saber muita coisa não. Estou na frente do computador conferindo tudo o que é site e deixei a televisão ligada na Al-Jazeera.
Nunca houve tantos policiais na rua como hoje.
vcs viram isso: http://english.aljazeera.net/news/middleeast/2009/06/2009620132947283202.html
AAAAAAAAHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu sei que Pedro gosta mais quande tentamos melhorar a discussão, mas agora não é momento de discussão, é de ação.
Anônimo, você mora perto da tal praça? Quais as suas fontes de informação? Vou dormir daqui a pouco e não quero!!!!!!!!!!!!!
Putz! Tô muito ansioso!!!!
Tô lendo no site da Al Jazeera e parece que um homem-bomba explodiu perto do santuário do Aiatolá Khomeini. Vcs viram isso?
Não compartilho com o otimismo daqui. O episodio, por enquanto, se assemelha mais à Primavera de Praga.
obs: espero estar enganado.
PD:
Neste blog (tirado do do Andrew Sullivan) tem uma cobertura minuto a minuto dos protestos:
http://shooresh1917.blogspot.com/2009/06/minute-by-minute-with-revolution.html
PD arranja alguém pra traduzir o video vai!
Zictor - As minhas fontes são eu, meus colegas de trabalho e amigos iranianos. Eu moro longe tanto da Engelab quanto da Azadi. Tem dias que eu saio de carro ou a pé depois do trabalho para dar uma conferida in loco no que está acontecendo. Acho que hoje não vai dar.
eu leio, leio , leio os posts aqui e… não consigo saber o que está acontecendo no Irã!
o que está acontecendo em substância, em conteúdo
por exemplo, há uma sublevação pró-ocidental, antiislâmica em curso?
ou é um movimento mais como o dos caras-pintadas contra o Collor?
a imprensa, essa mostra cada vez mais sua insignificância
não tenho “expertise” suficiente para buscar aprofundar a viagem na internet
gostaria de ouvir as opiniões, os blogs, os tuiters pró-ahmadinejad (ou contra todos)
aqui, a posição por uma abordagem é explícita: ahmadinejad, kamenei são o mal
seus seguidores são analfabetos digitais,
a rede pode ser parcial, é o que podemos concluir
será que alguns de nós poderíamos nos ajudar a organizar a obtenção de informações menos preconceituosas e preconcebidas do que as que estamos recebendo aqui?
que outras fontes podemos consultar para outras abordagens?
o fascínio pelo meio, a internet, está sobrepujando o interesse pelo fato
abçs
Segundo, porque pela primeira vez o alcance é global. O mundo está olhando e os iranianos o sabem… há uma conversa global ocorrendo.
chest- ué, PD, não era assunto interno do Irã?
do tehranbureau no twitter: “they’re throwing something, i don’t know what exactly, at people’s bodies” o anonimo poderia explicar isso? bizarro.
Pedro,
Leu seu blog há pouco tempo, recomendado por vários amigos cariocas, mas só agora me animo a agradecer pelas noticias do mundo. Sou colombiana, e andei pelo mundo até parar no Rio que é minha casa. Tenho um vinculo forte com o povo iraniano, pois foi casada com um persa que se exilou na Suécia pelos anos 80 quando tinha apenas 16 anos. Teve que sair como outros milhões durante o violento regime do Khomenei. Acompanhei com emoção a volta dele ao país quase 20 anos depois.
Sei da falta de liberdade, do desespero dos jovens, da resignação dos velhos e principalmente do medo. Minha primeira reação logo após as primeiras passeatas, foi achar que não ia dar em nada, que os caras iam a descer o cacete enseguida. Demorou a reação, e aí a coisa tomou força. Ainda assim, agora Khamenei ameaçou serio. Vamos a ver. Eu acho (ou espero, melhor!) que este seja o começo da queda dos ayatollahs, pois nunca antes vi as pessoas desafiarem o regime com tanta coragem. Já não sei se confio em Mousavi (harina del mismo costal, sabe?) mas pode ser um inicio tímido de liberdade.
Pelo que eu tô leno no twitter, tal substância é água quente. A polícia está atacando toda pessoa que estiver com um celular na mão e parece que algumas forças da polícia estão se recusando a atacar a população.
Para muitos a bomba perto do santuáro Khomeini é só uma estratégia pra justificar a força. A coisa parece que está bem feia.
http://www.youtube.com/watch?v=cw9sIVeuIIo
Parece que mais uma vez o mundo assistirá a um massacre impiedoso de civis por um regima despótico sem fazer nada, sem mover uma palha.
Ruanda, Sudão, Praga, os crimes de Stalim, de mao, de Pol Pot se repetem, e os líderes mundiais se acumpliciam para deixar civis inocetes à sua própria sorte.
um fanatico se explodiu no mausoleu de khomeini!
18 jornalistas foram presos , varios outros, expulsos do pais…
pqp !
odeio assistir isso sem nenhuma possibilidade de fazer algo, qualquer coisa pra impedir o massacre anunciado ! mas quem pode ta na moita ! fala obama, fala sarkozy, fala lula , falem filhos da puta
Confetti, parece que o Obama estava muito ocupado essa noite.
christiane amanpour da cnn parece ainda estar em teheran, mas as imagens divulgadas nao correspondem ao headline…
chesto kkk* ! too hot !
Pois é, apoiam eleição por causa de sex appeal, dá nisso. Na hora de defender sua fêmea, dão no pé.
nao sou obama girl , vc sabe…mas kd hillary e sua realpolitik numa hora dessa ? claro, ninguém vai invadir o iran, mas pq nao ha aliança ocidental pra dizer “stop” pro turbante ?
em algumas semanas vocês sentirão saudades do Baby Bush….
É
o weblog se transformou num espaço da simplificação intelectual conservadora
vou dar um tempo
abçs
parece que a policia ta usando canhoes de agua ( ?)
e gaz lacrimogen tentando dispersar a demo…
a bomba no mausoleu teria matado 2 e ferido um monte
não, isso aqui é coisa de quem não tem coragem de apontar:
- O rei está nu!
O regime teocrático islâmico tem que acabar. Ponto.
rabbit ? que foi ? ta indo pra teheran ver “realmente” o que esta acontecendo ?:))
Por falar nisso, assistindo o fiolme shake hands with the devil você como eles simplesmente ignoraram o massacre em Ruanda, ainda se recusaram a ajudar, espero que não aconteça novamente, mas pelo visto vai ficar por isso mesmo.
http://ghalamnews.org/news-21175.aspx
twittado como uma carta do mousavi para o conselho de guardiães, pela tradução do google fica mais ou menos inteligível, mais sei lá né rs
rabbit – O povo está na rua, a polícia está batendo.
É isso que vc chama de uma visão simplificada e conservadora?
Ou, talvez, seja tudo ilusão, propaganda ianque pois que Ahmadinejad, este bastião da democracia e dos oprimidos jamais estaria do lado da opressão?
O falastrão presidente Obama declarou ontem que o mundo está olhando para o que acontece no Irã. Que autoridade moral tem o líder estadunidense para dizer isso? Pois no mesmo dia o Departamento de Defesa dos EUA declara que “falhas” nos bombardeios criminosos realizados por eles no Afeganistão mataram 26 civis. Isso ocorreu em maio, já sob a batuta do Obama.
Nós sabemos que os civis inocentes assassinados pelos EUA no Afeganistão e no aliado Paquistão não se resumem a esses poucos 26 admitidos, são centenas e centenas.
Só uma pessoa muito ingênua pode achar que o dedo do ocidente não está atuando a todo vapor nos incidentes do Irã. E só uma imprensa igualmente ingênua ou comprometida pode achar que no Irã ocorre uma luta entre a liberdade e a opressão, em vez de uma disputa do poder por facções igualmente capazes de usar o povo como massa de manobra para obter seus intentos.
Muito mais importante do que a comoção no Irã, principalmente para o Brasil, é a brava reação dos povos indígenas do Peru frente a devastação das riquezas naturais peruanas que o Alan Garcia tentou impingir, mercê de mais um tratado bilateral firmado com os EUA. Isto, sim, é o povo lutando diretamente por sua liberdade e por sua terra contra a dominação estrangeira.
Mas isto não interessa ao PD, porque nenhum dos envolvidos falou mal de Israel nem se utilizaram de geringonças como o Twitter e o Youtube. Temo que a questão não seja mais se a Internet vai matar os jornais, mas sim se ela vai matar o jornalismo.
João Daltro, tudo para fugir de enfrentar o assunto Irã, não é?
E cadê o Rafsanjani? Ainda está em conversas intermináveis em Qom ou deu uma sumida pra ver o quê acontece?
JD, NOJENTO!
sim, pd, é exatamente isso que chamo de uma visão simplificada e conservadora!
eu adoro povo na rua, no carnaval, no futebol, na parada gay e lutando por suas idéias
polícia batendo nos outros, invadindo universidade, é comum demais para nós brasileiros; reacionários matando quem pensa diferente (vide a parada gay em SP), idem;
nossa polícia deve ter matado mais ontem que a polícia iraniana; no méxico ontem devem ter morrido 30 membros de gangues de traficantes, não houve um post sobre o massacre no Peru, o exército israelense matou 2000 esse ano…
isso quer dizer que o que acontece no Irã não nos interessa?
claro que nos interessa, mas está difícil entender o monopólio desse fato, especialmente por não ser acompanhado por uma análise rica do que está acontecendo e sim por uma torcida, explícita ou disfarçada, por um massacre
eu sou a favor da revolta, sempre: acho que se os caras estão dispostos a ir até o fim, vamos nessa!
mas, no caso, qual é esse fim que eles perseguem?
isso é que eu queria saber
Que beleza, os aiatolás antiocidentais jogando na galera um gás inventado pelo Ministério da Defesa britânico. No mínimo irônico. Quer dizer, bem mais que irônico pra quem tá tomando gás tóxico na cabeça nas ruas de Teerã, nessa hora.
Coelho, NOJENTO! Análise rica, a favor da revolta? Ora, deixe de ser psicopático.
Na boa? Já encheu esse filhotes da esquerda paranoica tentando reduzir as manifestações iranianas a trabalhinho da CIA.
Os EUA têm interesse na região? Os EUA têm lado a favorecer? Dane-se. Aquelas pessoas na rua encarando porradas e tiros são O QUE IMPORTA.
Não interessa, agora, se elas não falam pelo Irã todo, não importa se o que falam interessa também ao império americano — essas pessoas NÃO SÃO DESPREZÍVEIS, querem ser RESPEITADAS pelo governo e MERECEM isso.
O Irã é governado por CARNICEIROS. A “vontade do povo” só vale quando agrada a esses abutres, caso contrário, é PORRADA E TIRO NO PRÓPRIO POVO.
Isso não é conspiração internacional, mas FATO HISTÓRICO.
rabbit – Talvez vc não tenha percebido, eu explico. Uma análise detalhada não é possível no momento. Ninguém está fazendo.
Sabe por quê?
Porque o bravo e democrático governo Khamenei-Ahmadinejad está cerceando o quanto pode o livre fluxo de informação parque que o que ocorre não fique claro.
Muitas coisas ocorrem no mundo todo dia. Nada, hoje, é mais importante do que a luta por liberdade do povo iraniano, que está sendo massacrado pelas forças de opressão.
Não me importa quais as idéias deles. O que me importa é que tem gente na rua querendo dizer o que pensa politicamente e tem um governo querendo coibir sua expressão ao custo de sangue.
Eu não tenho dúvidas de que lado escolho.
informação útil para o anônimo da pérsia, parece que as embaixadas estão aceitando feridos, dizem que a da austrália já confirmou, mas é informação do twitter né, não dá pra dizer com certeza.
juiamioi
Pois é. Num momento desses são coisas menores os porquês do protesto, se são interessantes para os EUA, diante do drama humano, diante do fato de que os cidadãos do Irã estão sendo espacados e mortos porque “ousaram” divergir do governo…
( chesto, para de chamar nossos colegas de “nojento”!
debate com educaçao, ou entao calaboca…)
a coisa mais indecente nesse momento é a exploração política. Uma maneira de fazer isso é afirmar, ou apenas insinuar, que alguma coisa pode ser interessante para os “EUA”. POr isso concordo com o Astronauta.
Confetti, chamo os nojentos pelo nome. Se você quer dar apelidinho, vá sonhar com o Bananaobama (com duplo sentido).
Engraçado, PD
tirnadoo controle da internet, tudo o que você tem postado indica o contrário!
o povo está na rua!
não houve qualquer massacre, pelo menos até agora!
quanto a tal luta do povo iraniano por liberdade, tomara que seja isso mesmo que está acontecendo…
Parece que chegaram em massa à praça:
http://www.youtube.com/watch?v=sW3HVHGvgkE
chesterton, a Confetti* tem razão. É perfeitamente possível discordar sem ofender.
“tomara que seja isso mesmo que esteja acontecendo”
( chesto, calma….nao me xinga nao hein …))
http://www.youtube.com/watch?v=clTNtoDAPno
Acabou de ser enviado.
Os americanos têm interesse num governo de Mousavi? Sonham com a queda dos aiatolás? Põem sua máquina de espionagem a favor dos supostos reformistas? OK. Mas no que isso tira a legitimidade dos protestos da população iraniana que se ressente da repressão não é de hoje? Alguém aqui, com um mínimo de conhecimento sobre o Irã, duvida desse ressentimento? Ah, mas boa parte do povo iraniano não se importa com a repressão? Isso não apaga o fato de haver outros tantos milhões que se importam, e quem se incomoda tem mesmo é de gritar, manifestar-se, fazer valer seu ponto de vista.
No fim das contas o que esses manifestantes querem? Querem respeito. Querem viver com menos controle, sem serem infernizados por “polícias de comportamento”. Querem viver sob menos tensão diplomática — o Irã pode e deve defender seus interesses sem ostentar agressividade. Querem que os líderes parem de fazê-los de palhaços — se há eleições, é para terem seu resultado efetivamente cumprido.
Se isso interessa aos EUA, melhor para os EUA; mas é, certamente, demanda de iranianos para iranianos.
Não, caro PD, não estou fugindo do enfrentar o assunto Irã. Apenas estou contestando sua maneira de fazer jornalismo. Contra a regra fundamental de que notícias devem ser confirmadas de maneira confiável, você veicula qualquer coisa que algum “anônimo do Irã” (você já pensou que esse anônimo pode estar sentado confortavelmente em qualquer lugar do mundo que não seja o Irã) veicule. Por isso a toda hora tem de se corrigir. Não vejo este clima de armagedon por você pintado nos sítios das principais organizações jornalísticas sérias do mundo. Por que será? Por que eles fazem jornalismo sério? Por que não bastam anônimos iranianos twiterando ou youtubando para fazer uma notícia?
Você e os outros desafetos do Ahmadinejad torcem por um massacre que ainda não ocorreu e se esquecem que, no vizinho Afeganistão, seu querido Obama promoveu, promove e continuará promovendo massacres que já custaram a vida de muito, mas muito mais do que os sete iranianos já mortos no distúrbio. A única diferença é que os afegãos mortos não estavam participando de manifestações políticas, estavam tratando de suas vidas em sua própria terra. Ou seja, em matéria de respeitar o povo o Ahmadinejad pode dar aulas ao seu tão loado Obama.
Você tem todo o direito de não gostar do Ahmadinejad, tem todo o direito de torcer por um lado da disputa do poder no Irã, mas não tem o direito de dizer que isso é jornalismo, porque não é. Pode quando muito ser editorial.
Esse João Daltro é de tirar do sério. Simpatiza com o regime repressor — que, sim, efetivamente espanca e mata gente do povo — e ainda diz que os “desafetos de Ahmadinejad” estão torcendo por um massacre…
A simples existência dos basijs é uma vergonha. Os bloqueios às comunicações, a tentativas de rotular os manifestantes de “vândalos”, a proibição de protestos, isso tudo é uma vergonha por si mesma. E nada disso é coisa inventada pela “conspiração internacional”.
Tenho minhas posições de esquerda, mas me vira o estômago ver gente de esquerda tentando justificar o injustificável e, cinicamente, apelando para teorias de conspiração.
“Não vejo este clima de armagedon por você pintado nos sítios das principais organizações jornalísticas sérias do mundo”
bem, faltam algumas centenas de “organizaçoes jornalisticas”… o “clima” é o mesmo…
http://www.guardian.co.uk/world/2009/jun/20/iran-protest-elections-supreme-leader
http://www.nytimes.com/2009/06/21/world/middleeast/21iran.html?hp
http://www.liberation.fr/monde/0101575222-iran-la-manifestation-de-l-opposition-est-maintenue
http://www.economist.com/opinion/displaystory.cfm?story_id=13856262
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2009/06/20/AR2009062000914.html?hpid=topnews
http://www.corriere.it/esteri/09_giugno_20/iran_manifestazione_fdaa8116-5d64-11de-99a3-00144f02aabc.shtml
Daltro: “Você tem todo o direito de não gostar do Ahmadinejad, tem todo o direito de torcer por um lado da disputa do poder no Irã, mas não tem o direito de dizer que isso é jornalismo, porque não é. Pode quando muito ser editorial.”
Jornalismo deve ser o Granma, ou a Agência Bolivariana de Notícias, ou o Inverta. Saudades do velho Pravda…
Caro Astronaute (que se fosse de esquerda se chamaria Cosmonauta).
Por acaso o que os EUA estão fazendo no Afeganistão é alguma teoria de conspiração? Você acha, sinceramente, que os EUA não estão fazendo nada para desestabilizar o Irã?
não to querendo jogar mal agouro não, mas acho que o regime do khamenei foi pro saco.
well….talvez isso seja apenas um motim. Mas um motim mal solucionado pode levar a uma revolução. O que faz a diferença é a intensidade e a eficiência da repressão.
rabbit, pára de ser chato, ninguém sabe exatamente o que está rolando, somente quem está lá.
Então massa. Quem está certo ou errado, analisa-se depois.
[...] no Irã, não deixem de visistar o blog do jornalista Pedro Dória, especialmente o post ” Hoje no Irâ”, aqui. Jornalismo de primeira. - Para ter uma visão de mundo, ler o livro” Grandes Entrevistas [...]
O que vem me deixando bastante frustrada é mesmo o papel que nós - a imprensa da qual me incluo - vemos fazendo.
Quando fomos sumária e estupidamente banidos da Faixa de Gaza por Israel em janeiro passado durante a guerra, denunciamos, gritamos, contestamos, apelamos, reclamamos, nos mobilizamos.
Hoje a CNN exibiu em frente às câmeras o documento enviado pelo governo iraniano às redações, proibindo a cobertura dos protestos na rua.
E, no entanto, estamos todos calados, acatando as decisões de Khamenei, Ahmnadinejad & cia quietinhos. Faço aqui, como jornalista, a minha mea-culpa. E sinto vergonha.
João Daltro, só para fique claro: eu sei quem é o Anônimo da Pérsia. Sei seu nome, seu telefone, local de trabalho e tenho motivos para crer que ele sabe o que diz saber e, quando diz não saber, é porque é verdade.
Re: 78 - Boa, essa de apelido “esquerdamente correto”…
Daltro, uma coisa é o trabalho da CIA; outra coisa é uma insatisfação popular que existe no Irã faz muito tempo.
Os EUA se aproveitam dessa insatisfação? Naturalmente. Mas você acha que a CIA, no Irã, é tão forte a ponto de levar multidões às ruas mesmo com cortes de comunicação e máquina repressiva toda em movimento? Você acha que aquela quantidade de policiais e milicianos nas ruas de Terã são fotomontagem de espiões???
( pd,libera meu coment cheio de links ai, pls)
( me enganei no link do wa post…eu tava lendo sobre afghanistan…)
PD (69 (NÃO é uma proposta, é o n° do comentário!)), concordo. Mas lendo certos comentários do João Daltro e do Rabbit tenho vontade de chesterizar tambem. Mas não vou fazer isso. Uma vez perdi o controle com o Fabio Passos e me arrependo.
Não torço para que não ocorram mortes-vão ocorrer. Torço para que sejam o mínimo, e que valham a pena.
E torço para que o Anônimo da Persia fique em segurança.
O que mais podemos fazer?
http://www.independent.co.uk/opinion/commentators/fisk/robert-fiskrsquos-world-in-tehran-fantasy-and-reality-make-uneasy-bedfellows-1710762.html
aquele 14h20 la no top, sobre a televisao iraniana e o “agente uk e americano” matou ! :))
gerson, fabinho sumiu !
Em defesa do que pode parecer um jornalismo parcial está o fato da impossibilidade de apuração da informação (promovida pelo regime vigente). O que não podemos desprezar quando da nossa análise, é que a Indústria da informação ocidental tem, sim, um lado. Devemos sempre contextualizar. Na minha opinião, é cedo demais para julgamentos. Não temos ainda subsídios para tanto, só indícios. Há fatos incontestes: o regime é mesmo autoritário, há acusações de fraude, o pau tá comendo nos protestantes oposicionistas. Só queria saber uma coisa: quem ganhou de fato essas eleições? Talvez nunca saibamos. Sem recontagem, nunca saberemos. E a opção por não recontar, não tenha dúvida, é mais um fator que depõe contra o regime. Enquanto assim for, o cheiro de golpe continua no ar. E esse sentimento, não tenha dúvida, será alimentado pelos que tem interesses em depôr o regime (ou ao menos o presidente).
cnn ta passando imagens de porrada, neguinho tacando fogo em motos e carros, um cara caido sendo chutado por varios…nao so jovens…mulheres e velhos tbm….((
Caro PD.
Não acho que o Irã, pelo menos em termos ocidentais, seja uma democracia (explicando o “termos ocidentais”: não podemos esquecer que, no Irã e outros países da região, a religião tem um papel muito mais participante do que no Ocidente). Não acho que o Ahmadinejad seja um presidente democrata porque, da mesmíssima forma que seus adversários na eleição, ele participa do sistema que eu não considero democrata. Mas a resolução desses problemas cabe aos iranianos.
É uma tremenda hipocrisia da parte dos ocidentais, quando suas principais potências não têm pelos povos da região qualquer respeito, qualquer tentativa de tratá-los democraticamente, vir a criticar a república iraniana. Quando os EUA, a Inglaterra, a França, a Alemanha et caterva contribuíram para a democracia no Irã? Muito pelo contrário, sempre contribuíram para a opressão, para a espoliação, para a sufocação cultural.
Ainda hoje o primeiro-ministro autossolúvel Gordon Brown reclamou do Khamenei por ele ter falado na “influência maligna” da Inglaterra nos problemas Irã. Que piada! Os EUA e a Inglaterra podem falar em “Eixo do Mal” e fazer listinhas de países “terroristas”, o Irã não pode falar do mal que a Inglaterra fomenta na região. Parece até que a Inglaterra nunca invadiu, nunca matou, nunca espoliou os países asiáticos.
Muitos blogues, inclusive este aqui, estão cobrindo os acontecimentos do Irã com a isenção de um Ary Barroso narrando jogo do Flamengo na saudosa era do rádio. Não vejo qualquer tentativa de procurar e veicular análises que não endossem as alegações da oposição (e elas existem, é só procurar). Não vejo qualquer cuidado em reproduzir afirmações vagas como “gente sendo morta”, “helicópteros jogam água que queima”. Puxa, até as frases são grotescas.
Você mesmo declara, com acerto: “Com franqueza, de tudo o que leio, não sei em que confiar.” Talvez esse pinga-pinga de coisas alarmantes seja uma nova técnica de jornalismo internético, só que ele me parece muito com o pinga-pinga de notícias sobre a invasão marciana feito pelo Orson Welles no velho rádio. Embora os distúrbios no Irã não sejam imaginação, muito pelo contrário, a descrição dos mesmos é por demais imaginativa.
Prefiro seguir uma outra afirmativa sua: “A imprensa estrangeira não consegue confirmar o que ocorre – melhor esperar para saber ao certo” , que você curiosamente não segue. E torcer para que haja o mínimo possível de incidentes graves, não para proveito do Ahmadinejad, mas para proveito do povo iraniano, ao qual nenhum governo ocidental, nem você, nem eu tem condições de dar aulas de democracia.
Uma voz ditatorial acaba de me convocar para o almoço, é melhor obedecer. Aos que ainda não almoçaram, bom apetite. Aos demais, boa digestão.
jornalista informa ! pd ta exercendo sua profissao contra ventos e marés ! bravo pd e obrigada !
Daltro, questionar Anônimo da Pérsia foi patético.
Vai dizer que eu não moro na China também? Anônimo tá na área faz tempo. Ou vai dizer que ele escreve falso desde sempre?
PD pode saber de onde ele escreve pelo IP dele.
“Não vejo qualquer cuidado em reproduzir afirmações vagas como “gente sendo morta”, “helicópteros jogam água que queima”. Puxa, até as frases são grotescas.”
JD, ja deu uma olhada no video de 14h40 ?
João Daltro – Estou reproduzindo as informações publicadas por iranianos no Twitter. Deixo claro quando há dúvida. Não há nada publicado cá no Weblog que não tenha sido publicado também pelo New York Times, pelo Guardian, pela Altantic Monthly. Alguns sugerem que é água fervendo. Outros que é água com químicos.
Desculpe: não vou ficar batendo boca com vc, hoje. Se prefere outras fontes, vou listar quem mais está cobrindo ao vivo.
Cara Confetti, seguindo seu conselho, que sempre considero importante, olhei o vídeo. É uma coisa horripilante, difícil de ver até o fim. Mas, volto a afirmar, nem um pouco pior do que as cenas horripilantes que EUA, Inglaterra e Israel produzem diariamente.
Caro PD, não creio que chamar nosso diálogo de bate boca seja exatamente uma classificação elegante. Mas seguirei seu desejo e não vou mais atrapalhar seu trabalho. Tchau e boa sorte.
Olha, o pessoal da minha vizinhança passou mais de uma hora gritando bem alto “Allah-u-Akbar”.
João Daltro – Desculpe pelo ‘bater boca’. Não foi educado de minha parte, vc tem toda razão.
Anônimo da Pérsia, você que está in loco, poderia se possível nos explicar como está a divisão da capital iraniana (social, geográfica e economicamente)? Desde já, obrigado.
Caro PD, desculpas aceitas. Reitero meus votos de boa sorte na cobertura. Que Alá, ou quem quer que sejam, zele para que as coisas não fiquem mais feias do que estão.
Esse vídeo foi linkado no Sullivan, é em Shiraz:
http://elections.7rooz.com/link/845/
jd, caro colega,
acho que existe uma hieraquia de acontecimentos…o iran esta em plena mutaçao socio-politica sob nosso olhos…como nao querer participar ? claro, a velocidade da informaçao talvez”dramatize” alguns fatos… nao da tempo de assimilar antes de publicar nem de analisar…
fora os exemplos que vc deu, no gabon, em mogadiscio, en el salvador e nos suburbios do rj tbm estao acontecendo mil coisas, assassinatos, desmandos e abusos de poder ! et alors ? pq nao podemos jogar spot sobre um deles, no caso, teheran ?
vc é residente fixo do weblog, tem todo direito de discordar do enfoque, do tom ou outra coisa que nao lhe convenha, mas nao entendo vc criticar pd pelo trabalho de “hot news” que tem feito ha 1 semana….ja viu o page rank do blog no google ? deveriamos estar curtindo nosso blogueiro estar no mesmo nivel que as
” principais organizaçoes jornalisticas” como vc disse…
eu estou !!
allez…. bon appétit ! sans rancune….
Cara Confetti.
Findo o almoço,aqui volto eu. Você tem razão, eu estava dando uma de chato, reclamando demais da cobertura do PD. Por isso, sem qualquer ressentimento, resolvi não mais intervir, embora de vez em quando volte aqui para ver como as coisas evoluem. Espero, sinceramente, que melhorem, pouco importando quem será o presidente.
PD, uma dúvida surgiu lendo o comentário do nosso amigo aí em cima: por que você não noticiou outras manifestações populares com a mesma empolgação desta do Irã? Pergunto isso com os acontecimentos recentes no Peru em mente. Pela falta de violência não foi, acredito. Foi pela falta de TI envolvida? Algum outro motivo?
Pedro Dória, você acha que seria interessante fazermos uma campanha para que a embaixada brasileira em Teerã abra as portas para receber feridos, a exemplo do que as européias andam fazendo? O e-mail é embassy@braziliran.org!
(com certeza geraria uma saia-justa no nosso MRE…)
a embaixada canadense em teheran, esta recusando receber os feridos….
PC, eu estava no meio de uma viagem internacional quando estourou o Peru. De qq forma, o caso do Irã é maior… é um país mais importante que o Peru por estar no meio de uma controvérsia mundial e pela primeira vez desde a Revolução Islâmica o líder supremo é desafiado de frente.
O problema, no fundo, é esse… sou um só. O Irã é mais importante.
Pedro Gualda - Vou tentar explicar, sem ser chato. Existe uma divisão arbitrária entre o sul e o norte de Teerã, que se consolidou ao longo dos anos. A moderna Teerã surgiu a partir da conurbação de três centros urbanos: Shar-e-Rey, Teerã e Shemiran. O que se chama de norte de Teerã, onde se concentram as residências de classe média alta (o Leblon, Ipanema e São Conrado de Teerã) corresponde, grosso modo a Shemiran. A fronteira entre o norte e o sul não é precisa. Dependendo do critério, pode ser a Praça Vanak ou a Praça Haft-e-Tir. Aquela avenida que mostraram nos protestos de anteontem, a Karimkhan é um boa referência. Um lado da rua é sul, o outro é norte.
Socialmente, a tendência é simplificar demais e dizer, que mora no norte é rico, que mora no sul é pobre. Nada disso. Há várias famílias tradicionais e riquíssimas, sobretudo o pessoal do Bazar, que continuam morando no sul. A maior parte do que hoje se chama norte (Shemiran) na época da Revolução era um pouco como a Barra da Tijuca nos anos 60. O pessoal endinheirado foi se mudando para lá de trinta anos para cá
Algumas dessas áreas onde estão ocorrendo os protestos, como Praça Haft-e-Tir, já foram áreas nobres da cidade que se degradaram.
PD, estou esperando desde ontem aquele meu ex aluno que mora em Haifa entrar no Messenger, a mãe dele é iraniana, ele conversa com primos que moram no Irã.
Se ele entrar pergunto como estão as coisas, se ele autorizar coloco ele na fita pra conversar contigo.
:-)
Mensagem da Casa Branca
(fonte: Andrew Sullivan,
http://andrewsullivan.theatlantic.com/the_daily_dish/2009/06/the-presidents-statement.html
“The Iranian government must understand that the world is watching. We mourn each and every innocent life that is lost. We call on the Iranian government to stop all violent and unjust actions against its own people. The universal rights to assembly and free speech must be respected, and the United States stands with all who seek to exercise those rights.
“As I said in Cairo, suppressing ideas never succeeds in making them go away. The Iranian people will ultimately judge the actions of their own government. If the Iranian government seeks the respect of the international community, it must respect the dignity of its own people and govern through consent, not coercion.
“Martin Luther King once said - “The arc of the moral universe is long, but it bends toward justice.” I believe that. The international community believes that. And right now, we are bearing witness to the Iranian peoples’ belief in that truth, and we will continue to bear witness.”
O regime está mal das pernas, ou já teria conseguido dominar os protestos. Isso é um bom sinal. Ganha quem resiste mais tempo, e o povo verde não parece estar dando sinais de cansaço.
Na verdade, a luta é de Rafsanjani e Mousavi contra Ahmadinejad e Khamenei, e a população no meio. Guerra interna dos mulás. Se Mousavi realmente conseguir tomar o poder, não sei quanto vai realmente mudar, mas o regime já está enfraquecido, é a perestroika iraniana.
O ideal seria o fim do regime islâmico e sua substituição por um regime laico, mas isso não vai acontecer agora não, e provavelmente nunca. Que o pessoal cante “allahuakcbar” é até meio desanimador.
Em LA tá cheio de iranianos ricos que fugiram em 1979.
Viva a luta do povo e especialmente das mulheres iranianas!
viva ! chose :-*
Olá!
lha, o pessoal da minha vizinhança passou mais de uma hora gritando bem alto “Allah-u-Akbar”.
Céus!! Eu ficaria extremamente preocupado se meus vizinhos começassem a gritar isso.
Até!
Quando um regime totalitário e autocrático começa a tomar medidas liberais, é o primeiro passo para sua derrocada, além de dar alguns sinais de que a antiga estrutura já não mais se sustenta como antes.
O único problema é a mentalidade islâmica, que é contra a essência daquilo que tornou o ocidente rico e dominante.
ih… chose e aquele gordo trash, amigo dele ….rsss*
“perestroika iraniana. ” ? tai, original…
Marcelo, nao menos preocupado que eu :D
Aqui em Israel ha um certo ceticismo a respeito do que VAI acontecer (embora esteja todo mundo bem interessado no que ESTA acontecendo). Esta interessante acompanhar a imprensa local.
[...] Hoje no Irã. [...]
Mousavi é o Gorbachov / Yeltsin do Irã?
Não é importante o que ele realmente pensa ou diz ou é, o fato é que foi o catalizador de uma crise do regime, da qual o Khamenei vai sair bem enfraquecido, mesmo que vença a parada.
Quanto à religião islâmica, os persas são menos fanáticos do que os árabes. Acho eu, it’s just a wild guess. Mas que um governo laico seria melhor, isso seria.
um saco essa mania de misturar religiao com estado ! fora os turbantes !
PD, excepcionalmente hoje eu concordo com o Chesterson. O que o João Dalton disse é nojento.
O JD é um cara que (como dizem) não esqueceu nada e não aprendeu nada com o sec XX. De modo geral, as bobagem que ele diz podem ser tomadas como mera auto-paródia verborragica; mas depois de ver aquela menina ser assassinada, e logo em seguida ler o que ele escreveu acima, acho que podemos nos dar o direito de ficar irritados. Só hoje.
Turbante é “obturador de inteligência”.
kkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
:-)))))))
*sei, politicamente incorreto mas, que se lasque.
Anônimo da Pérsia - Obrigado.
Procede então a informação de que, de um modo geral, a classe-média alta, os profissionais liberais e os universitários estão com Mousavi e que o “povão” e as forças de segurança estão com Ahmadinejad?
Eu moro num pais teocrata
(sim, porque quando varias decisoes totalmente ilogicas sao tomadas baseados na visao religiosa e interpretacao da biblia, entao isso eh uma teocracia)
Teocracia so funciona quando religiao eh um tabu. Teocracia so tem poder quando sua (falta de) logia eh tomada a serio. E quando angaria votos. E mesmo quando nao angaria votos, gera um consenso em torno de algumas ideias.
Teocracia eh populista e de facil expansao quando a populacao nao tem ideologia clara, ou baseada em medo/preconceitos. Teocracia eh facilmente palatavel por quem esta acostumado com o poder religioso.
Nao lembro (nao sou um historiador academico) de algum regime teocrata moderno que tenha caido para um lado totalmente laico. Esquecam.
PD, alias, o video no seu link foi retirado. Eis um que funciona (por hora) http://www.youtube.com/watch?v=tE8kE7k5fI0
Fale, Gabriel!
Devo imaginar o quão complicado é conviver com pessoas que, mesmo “tacitamente” (uma parte considerável declara isso de forma bem aberta), querem destruir o Estado israelense — e o mais tosco de tudo é que essa gente nada tem a oferecer para pôr no lugar.
Lugares como Sderot parecem ser um tormento psicológico para a população morar.
Mas, apesar dos pesares, acredito no poder civilizante que Israel representa no Oriente Médio e espero que, um dia, os palestinos tenham a geladeira tão cheia de comida quanto um israelense tem.
Porra, Mr. X! Ahmadinejad disse que queria riscar Israel do mapa. Isso não é fanatismo? É um discurso que encontra eco no povo iraniano.
Que Ahura Mazda proteja a todos nós nesses tempos tão confusos!
Até!
Boa noite, pessoal. Já são 1 da manhã aqui em Teerã… stay tuned, que amanhã tem mais.
buenas pérsio ! amanha tem mais porrada, mais sangue, mais repressao, mais oraçao…pqp
Interessante resposta do último governante da linhagem Sassânida, Yazdgerd III, à uma carta do califa Omar Ibn-Khat’tab.
O califa ordenou que o governante persa se convertesse ao islã e recebeu uma interessante resposta. Link.
Só pra responder ao Pedro Gualda, a afirmação procede como generalização , mas tem gente pobre e classe média baixa que está com o Mousavi.
Cara Confetti*, para eu dormir tranqüilo só faltava que você me perdoasse pela asneira que falei hoje de manhã…
pérsio, vai dormir que amanha temos plantao cedo aqui no blog ! :-))
como na minha cidade ta tudo tranquilo, vou sair pra balada !
70, tá bem, vou ser polido. A opinião deles me dá asco, alías asco= nojo…são asqueirosos, ou melhor: NOJENTOS!
94 Indústria da informação ocidental tem, sim, um lado
chest- a industria de informação ocidental está sendo rapidamente substituída por INTERNET!
112, O Irã é ATÔMICO!
128, vocês andam concordando muito comigo ultimamente. O que está ACONTECENDO?
O que mais tem me chamado a atenção nessa mobilização toda do Irã, é a sensação de que muitas pessoas estão perdidas, porque não conseguem encaixar o que está acontecendo em seus esquemas mentais. O que não é problema, porque também tenho os meus. Apenas, tento ser cautelosa sobre quem está com a razão, se há conspiração (aí, desculpem, acho que estão forçando a mão) .
E depois dessa frase feia, cheia de “ãos”, só uma observação que também peca pelo óbvio: qualquer grande mudança histórica vive de avanços e recuos, como qualquer historiador de respeito, não necessariamente marxista, pode atestar. Isso, em referência às comparações com a Revolução Francesa, no post anterior, que serviram inclusive, aos revolucionários russos, como todos sabemos.
O que vai sair disso tudo, imagino que ninguém em sã consciência possa afirmar, já que as informações são fraturadas. Mas não deixa de ser uma emoção acompanhar o processo, por ingênua que possa me sentir depois, quem sabe?
E sim, obrigada, Anônimo!
:))
Alba, os aiatolás sáo “do capeta”. Chega de relativismo.
As esquerdas é que estão perdidas, pois apóiam teocracias por serem antiamericanas, um ditador de república de bananas porque é antiamericano e outro cretino montado em misseis nucleares ao sul da China porque é antiamericano.
As esquerdas são a favor de quê exatamente? Não basta ser contra, tem que dizer a que veio.
Alô, alô, marciano
A coisa tá ficando russa
Muita patrulha, muita bagunça
O muro começou a pichar
Tem sempre um aiatolá pra atola Alá
Tá cada vez mais down o high society
Down, down, down
O high society
Alô, Alô, Marciano
(Rita Lee / roberto De Carvalho)
Só para constar Chest, você também fala muita bobagem. Em geral eu evito (e pouco me interesso por) discussões sobre comentaristas. Mas hoje o que o JD disse realmenet me deixou bravo.
É tão difícil assim admitir que o regime iraniano está errado? Só porque é dissidente na diplomacia internacional, questionando com dureza os EUA e Israel, podemos perdoar-lhe a brutalidade? E como as atrocidades de americanos, israelenses e europeus tornariam “mais aceitável” a carnificina em Teerã?
Pelamordedeus, depois de tantos registros profissionais e amadores expondo a covardia do regime iraniano, como não dar o braço a torcer??? Que se dane se esses protestos atendem aos interesses dos americanos! Que se dane quem de fato venceu as eleições! Que se danem os conflitos palacianos! O que importa é que acabem essas atrocidades contra o povo!
Vou me unir ao esquerdista Mr X no 118:
Viva a luta do povo iraniano!
Hã? Como?
Os esquerdistas na verdade estão contra o povo iraniano? Ué, eles não estão sempre a favor do povo?
—————————————————————–
O vídeo da moça assassinada é terrível. Não se deve desejar a morte de alguem, mas vendo essas cenas penso como seria melhor se tivesse sido o Khamenei.