Ainda a Petrobras, direto do Panamá
Daqui do bravo Aeropuerto Internacional de Tucumán, não longe da Ciudad de Panamá, não resisti e saquei o computador para fuçar o que se fala por aí.
Tem horas que nada resolve melhor uma discussão do que o bom humor e o blog PetroPerguntas é genial: petroperguntas.blogspot.com.
Todos os jornalistas que cobrem a Petrobras, portanto, que estejam convocados a listar todas as perguntas que a empresa se recusa a responder. Por que seguir apenas metade do caminho da transparência, não é?
Ainda sobre o assunto:
- A Petrobras e a imprensa golpista Na semana passada, acompanhei atento a conversa entre dois amigos – Sergio Leo e Idelber Avelar – sobre a “imprensa...
- Direto da Globo, Futebol 2008 As coisas que circulam nos emails de jornalistas… ou as coisas que jornalistas fazem quando não têm mais o...
- Conversa com a trupe do Blog da Petrobras
Hoje, às 16h, em Porto Alegre Minha conversa com a turma do Blog da Petrobras será às 16h (hora de Brasília). A transmissão ao vivo será... - Bolsas para jornalistas no exterior Como muitos de vocês sabem, estou me mudando para os EUA em algumas semanas para um programa feito para jornalistas...
- Como os jornalistas vêem os blogs Com o intuito de identificar a relação da imprensa com a internet e a web colaborativa, a LVBA Comunicação...



aff, podem baixar as bandeiras corporativistas… a petrobras piscou primeiro, ta la no blog deles, agra só publicam as perguntas no mesmo dia da matéria.
parece que o mimimi generalizado deu certo.
pd, como é esse aeroporto de tucuman ? vende o que no duty free ? as poltronas sao confortaveis ? tem fast food ? :-))
Internet é mesmo um vício desgraçado…
:-)
Confetti*, é um aeroporto miúdo que só. E o Duty Free é daqueles… óculo Ray-Ban, uísque Johnny Walker, câmera digital Sony e umas caixas de som de iPod. Deve existir algum tipo de motim latino-americano que faz todos os duty frees venderem as mesmas 10 coisas…
Luiz: podishcrê… ô vício. E a conexão é ruim pacas. Mas é trabalho basicamente offline. Estou batendo uma matéria… Jornalista tem que viver =)
Uma dúvida geográfica: Tucumán fica perto ou longe do pujante Canal do Panamá?
Peguei no Fiuza:
“…De uma canetada, o governo popular aumentou a Cide – o subsídio tributário à máfia estatal do óleo – em quase 30%. Só no Brasil é possível um aumento de imposto dessa monta sem qualquer explicação. Aumentou porque quis. …”
A CIDE não foi invenção do governo Lula, foi uma das porcarias fiscais criadas por FHC mas, justamente uma das plataformas de campanha do governo Lula que a condenavam e prometiam acabar, assim como a CPMF. Alé de morrer de amores pela CPMF que se puder a ressuscitam a qualquer momento, ainda tem a CIDE quebrando um galhão para a companheirada da Petróbras …..
Fica uma pergunta: onde estavam as manifestações do PT, movimentos sociais, sindicatos, etc. quando a Petrobras foi ocupada militarmente na Bolivia. Por que a resposta do Lula foi tão fraca? Quando são os “companheiro” que atacam a empresa, aí tudo bem.
Com esse pessoal, nunca há princípios, apenas conveniência. Está na cara, a empresa virou uma fonte de financiamento para os canalhas, fonte livre do Tribunal de Contas, e a reação contra a CPI apenas demonstra isso.
Podiamos também fazer um blog com todas as perguntas que gostaríamos fazer para os jornalistas e donos de jornal! Que voces acham? Eu tenho a minha. Que fim levou aquela lista de jornalistas que a Satiagraha apontou como homens do DD? Era falsa, verdadeira? Transparência não vale apenas para a Petrobrás.
Viu, pedro doria, como há respostas inteligentes a atitudes inteligentes
Eu vou lá no blog perguntar coisas à Petrobrás
E vou perguntar também coisas a diversas outras empresas
Vou perguntar por que a FOLHA não publica a entrevista completa do Espinosa
Vou perguntar por que a volkswagen insiste no motor a combustão
Vou perguntar por que a TAM demora atender seus clientes nos aeroportos
Vou perguntar porque ainda há tanta fila no Bradesco
Vou perguntar à Editora Record por que seus livros são caros, vou pedir a planilha de custos
Vou perguntar à AMBEV sua opinião sobre o deputado bêbado que matou duas pessoas
Como você diz, “Por que seguir apenas metade do caminho da transparência, não é?”
Ou só devemos exigir transparência das empresas que peitem a mídia empresarial
“10/06/2009 - 12h44
Brasil emprestará US$ 10 bi ao FMI, diz Lula
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, em entrevista exclusiva à agência de informações Reuters, que o Brasil fará um empréstimo de US$ 10 bilhões ao Fundo Monetário Internacional (FMI)….”
De novo:
“…em entrevista exclusiva à agência de informações Reuters, …”
Vou perguntar no blog do presidente por quê ele dá tanta atenção a mídia imperialista e depois para a nacional.
E o “Fora FMI!” ?!?!?!?!?!? Agora virou sócio?!!?
O final foi uma pergunta
para deixar claro:
A idéia de perguntar à Petrobrás é genial
Vamos seguir o exemplo e perguntar a outras empresas também!
è o que alguns de nós falávamos PD: a internet vai melhorar a transparência na relação de consumidores com empresas, de eleitores e cidadãos com políticos
coisa que a mídia tradicional, ainda que quisesse, tem muito pouca capacidade de conseguir
bem vindo ao Rio
rabbit, eu sou muito pequeno… mas, a mim, vc pode perguntar o que quiser sobre meus métodos que respondo com tanta honestidade quanto me for possível.
Acho isso essencial pro exercício de minha profissão. Mas isso tb quer dizer que jamais vou divulgar qualquer trabalho feito pela metade… que é o que Petrobras estava fazendo, publicando trechos de investigações em curso.
Que a internet tem o potencial de aumentar a transparência por toda parte, não tenho dúvidas.
André o tribunal de contas fiscaliza tudo sobre a Petrobrás, sem chance. Quanto a Bolívia como diria o presidente, a crise parecia um tsunami, virou uma marolinha. É claro que se fosse o Serra é provável que ele declarasse guerra ao país, pois é assim que ele sabe agir em momentos de crise , aumentando a crise e respondendo de forma desproporcional - basta ver a guerra na USP ontem, o conflito entre polícia civil e militar fins de 2008, etc. Ou seja, esse não é um conciliador.
Financiamento de campanha, quem tem que explicar isso agora é o Psdb, pois o assunto está pegando fogo lá no Rio Grande do Sul. Alias, voce é favorável a cpi para investigar a Yeda Crusius?
Não é isso PD
você está sugerindo cobrarmos transparência só à PETROBRÁS?vou ser direto: você acha uma boa e bem humorada idéia criar tamperguntas.blogspot.com.br
ou não, pois ela é uma queridinha da mídia, grande anunciante que é?
Não, rabbit, não estou sugerindo cobrar transparência só à Petrobras. Estou sugerindo apenas que, já que a empresa começou a fazer um discurso de transparência, deve ser de presto cobrada a fazer tantos esclarecimentos quanto possível.
Mas, se vc quiser abrir um blog para questionar a TAM ou qualquer veículo de imprensa, por favor, sinta-se à vontade.
O Senhor Coelho confunde empresas públicas, com empresas privadas e interesse público.
Só faltou dizer que ele vai perguntar no blog da Coca-Cola a fórmula da bebida.
Viver em Wonderland acarreta nisso……..
Pois é PD
atenção: só devemos cobra trasparência às empresas que cobrem transparência da imprensa!
as outras permanecerão tranquilas
não sei não, mas parece uma reação infantil!
eu já mandei perguntas ao blog:
Amigo(s)”
excelente idéia!
mas por que limitá-la à Petrobrás?
não podemos enviar perguntas feita a outras empresas?
por exemplo: qual a causa do desbamento nas obras do metrô em São
Paulo, dirigidas à Mendes Junior
ou: por que as cadeiras não tem mais espaço entre si, dirigidas à TAM
grande abraço”
Agora o Senhor Coelho vai propor um financiamento público para blogs de perguntas às empresas …..
Não seria uma espécie de intimidação: se uma empresa ousar discutir a transparência da mídia, criaremos blogs, sérios ou irônicos, a seu respeito
Repito: os meninos tiveram uma excelente idéia, tão boa que será estendida ao maior número de empresas possível
E no caso do metro, não seria melhor perguntar ao ministério público à quantas anda o processo ? Perguntar a justiça?
E no caso da TAM não deveria ser para a ANAC?! E se eu posso escolher outra empresa, não seria a melhor resposta para a TAM?
Agora
lá no tal blog, eles revelam o e-mail dos funcionários da pétrobrás, mas não revelam os dos perguntadores, que até agora é um repórter
PD
só teve uma pergunta até agora lá?
pela sua divulgação, parece que o petroperguntas já é um sucesso
Vou perguntar ao Senhor Coelho:
Por quê nao coloca o seu nome verdadeiro aqui com telefone e endereço para que suas intervenções possam ser consideradas mais transparentes ?
Isso Antonio M
você pegou o espírito da coisa!
você pergunta aos órgão publicos, eu pergunto às empresas, e a internet mostra sua força
é a tal complementaridade
o segredo só interessa aos capitalistas e aos políticos
Antonio M
eu estava te elogiando… mas… você é cana?
tá apaixonado por mim?
tá precisando de um dinheiro emprestado?
Sei que é má-intenção em vez de ignorância, mas acho que tem que ser dito…
A Folha é uma empresa privada.
A Volkswagen é uma empresa privada.
A TAM é uma empresa privada.
O Bradesco é uma empresa privada.
A Editora Record é uma empresa privada.
A Ambev é uma empresa privada.
A Petrobrás é uma empresa pública.
Apaixonado?!!? Não, nada disso.
Mas quando te vi em “Alice no país das Maravilhas” achei muito engraçado………
Gabriel, permita-me complementar:
A Folha é uma empresa privada. E tem concorrentes.
A Volkswagen é uma empresa privada. E tem concorrentes.
A TAM é uma empresa privada. E tem concorrentes.
O Bradesco é uma empresa privada. E tem concorrentes.
A Editora Record é uma empresa privada. E tem concorrentes.
A Ambev é uma empresa privada. E tem concorrentes.
A Petrobrás é uma empresa pública. E não tem concorrentes.
Gabriel
BRILHANTE!!!!
empresas privadas não precisam ser transparentes!!!
nem os executivos mais reacionários concordariam com você
não adianta… a internet veio pra ficar!!!
rabbit, estamos com algum tipo de dificuldade de comunicação aqui… desde o início estou dizendo que não há problema em cobrar transparência de quem for.
Ih
a moçada foi fazer consultas, procurar argumentos
os psicanalistas falam e os interrogadores falam que em uma conversa rápida aspessoas revelam coisas de si mesmos
Obrigado pelo complemento, Antônio. E Coelho, não dá pra discutir idéias com gente mal-intencionada.
PD
sinto muito, na boa, passou um ar de vingancinha contra a PETROBRÀS no post
desculpe a insistência
mas eu teria feito o post mais ou menos assim
“aproveitando a polêmica com a PETROBRÁS e a discussão sobre transparência empresarial, blogueiros criaram um espaço para perguntas à empresa, o petroperguntas.blogspot.com, inteligente, oportuno e bem humorado
excelente idéia
quem sabe esse exemplo não se estenda a mais empresas”
abçs
Arcanjo e Mister M
minhas intenções são as piores possíveis
Mas que o Mister M é cana, isso ele é!
Já que o assunto são perguntas que não querem calar, vai uma aí:
Pedro,
Cadê o post sobre as eleições no Líbano?
pd, cuidado pra nao perder a conexao hein…rabbit ta tentando te hipnotizarr
eu ia falar anrafa ! hezbollah tomou uma porrada inesperada !
No fim das contas o blog da Petrobrás acabou sendo inócuo. A Petrobras continua com 1150 jornalistas contratados, continua financiando o MST ao subsidiar uma cultura condenada pela ANP, continua intimidando os jornalistas com a ameaça de um processo disciplinar. A mídia gorda não faz errata porque não erra nunca.
ressucitaram walid joumblatt….))
Né não, Confetti
tomara que ele chegue logo: deve estar morrendo de saudade de um bom chopp e de um bolinho de bacalhau
Mas é que parece que o tal blog é de um jornalista da folha e a única postagem desde a inauguração é uma pergunta dele mesmo!
Não entendi ainda, a não ser que eu esteja viajando e o blog seja um sucesso, a divulgação dele pelo PD
para mim ainda é um não-fato
Há um blog clone do da PETROBRÀS, fatos e dados, que, esse sim está fazendo sucesso relativo, também irônico, também recebendo perguntas, muitas vezes não respondidas pela empresa
esse tá começando a bombar
É
o assunto do Líbano é interessante mesmo
O Pedro Dória descobriu que as perguntas não respondidas pela Petrobrás podem ter valor jornalístico. Se a Petrobrás encerrar o blog vai ser uma gritaria contra a falta de transparência da empresa.
Anrafel, mt bem lembrado.
Vou até retirar minhas críticas ao discurso do Obama. Pelo menos no Líbano ainda não estão tratando terrorista como chefe de estado, o que significa que ainda dá pra conversar.
André
é você o organizador do blog de perguntas à PETROBRÁS ?
(agora eu tô dando uma de antônio M)
Transparência é um remédio que todos sabem receitar… para os outros…. né? heim?
No fundo, pouco importa a Petrobrás enquanto corporação… ou, importa muito pouco…
O que importa mesmo é usá-la num jogo político sujo que só tem como objetivo desestabilizar um governo que acabou de obter 81% de aprovação (ótimo+bom) junto a opinião pública, às vésperas de um ano eleitoral.
Isso é jogo político.
Isso é jogo da oposição.
]Isso é jogo de grupelhos golpistas que não confiam na força de suas propostas.
A mídia corporativa e os reporteres obedientes entram no jogo travestidos de incrédulos guerreiros pela moralidade do governo e incansáveis defensores do direito público.
E tome denúncio e tome manipulação da informação pois possuem o poder do microfone e da caneta.
Transparência? heim? onde??
vi não sinhô
rabbit, eu não consegui nem que o Sérgio Leo respondesse minhas perguntas, imagina a Petrobrás.
Tá vendo
racista atirou em três pessoas no museu do holocausto
ISSO É MANCHETE!
exército peruano matou um número desconhecido de índios
ah… deixa pra lá, eram apenas índios
lembrando que estou fazendo uma pesquisa para saber se tenho ascendência judaica, meu sobrenome é comum a famílias judaicas atuais, antes que me chamem de antisemita (anti-semita, antissemita?)
Confetti #37,
Porrada nem tão inesperada assim.
Pelo formato da eleição libanesa, multi-segmentada, o Hizbollah não teria como conseguir sozinho a maioria. Mesmo em coalizão, seria difícil. Se conseguisse, seria apertadíssima.
O discurso do Obama,sem dúvidas, deu uma mão ao atual governo. Mas esse governo, até por ter uma escassa (71 em 128), vai chamar o Hizbollah e aliados para conversar, e deve oferecer cargos em troca de um mínimo de governabilidade.
valeu, André
e com referência ao post anterior, tava achando que isso aqui era um open
… escassa maioria…
Já que estamos falando em perguntas não respondidas eu tenho algumas:
Cadê os indícios de corrupção na Transpetro?
Cadê os 786 arquivos de áudio, 23429 fotos e 763987 documentos com grampos ilegais do Protógenes aos quais a Veja teve acesso?
Cadê o grampo que o Protógenes fez em cima da filha da Eliane Catanhede?
Cadê a maleta da Abin que grampeia até pensamento? Se devidamente conectada a um aparelho auxiliar.
Cadê o Caos Aéreo? O que é feito da Anac?
Decisões importantes exigem maioria de dois terços, o que implica em negociações com o Hezbollah.
Nenhum problema, contanto que o grupo participe de acordo com o que conseguiu em eleições multipartidárias e, segundo observadores, limpas, e não imbuídos de uma perspectiva teocrática/supremacista.
luiz, a maioria de analistas politicos falam em porrada e eu divido completamente…o que pode ter “suavizado” a porrada é joe biden ter estado em beyrouth com o dedinho assim o , dizendo cuidado aê…ou as ameaças de intervençao de israel no caso do hezbollah ter maioria eleita…os libaneses nao sao burros, votaram em massa ( o libano nao permite voto no exterior e “ofereceu” 35 milhoes de euros pra financiar passagens de aviao para os expatriados)…entao, todo mundo votou …))
o voto libanes disse “merda” ao iran e a syria , simples assim ! o povo ta de saco cheio dos chiitas …michel sleiman, o presidente, disse que o libano precisa ” se “leigalizar” para se modernizar”…ta rolando !
Chegando tarde na discussão, mas completando:
A Folha é uma empresa privada. Tem concorrentes. E não tem capital aberto.
A Volkswagen é uma empresa privada. Tem concorrentes. E não tem capital aberto.
A TAM é uma empresa privada. Tem concorrentes. E tem capital aberto.
O Bradesco é uma empresa privada. Tem concorrentes. E tem capital aberto.
A Editora Record é uma empresa privada. Tem concorrentes. E não tem capital aberto.
A Ambev é uma empresa privada. Tem concorrentes. E tem capital aberto.
A Petrobrás é uma empresa pública. Não tem concorrentes. E tem capital aberto.
Por obrigação normativa, seja legal, seja da CVM ou da Bolsa, as empresas de capital aberto são obrigadas a ser transparentes quanto ao seu negócio, porque seus sócios minoritários estão pulverizados na bolsa. As outras não tinham esta obrigação, mas graças à lei 11.638/2007, terão que fazê-lo, que tiverem receita anual superior a R$ 200 milhões.
A transparência não é uma obrigação apenas do Estado, é também das empresas privadas.
rabbit #49,
nao é open , mas acho que podemos conversar sobre varios assuntos sem perder o fio da meada…pd deve estar em plena decolagem…))
vamos tomando conta enquanto ele voa…
é isso Confetti*
ele voa lá e a gente viaja aqui !!
transparentemente…
lesadow ))
Nem critico tanto o blog da Petrobrás. Só estou achando ridículo são as respostas que não respondem absolutamente nada.
O cara pergunta laranja e a PTbrás responde banana.
Se a Folha tivesse um blog o primeiro a mandar perguntas seria o Ombudsman.
Pablo, viu como a transparência é linda. Agora o repórter pode detalhar a pergunta, pode perguntar de novo, pode linkar a resposta. Mas teve gente que só se preocupou em preservar seu furo, ui.
A briga agora é para que todas as estatais (inclusive de São Paulo) abram seus blogs.
http://www.viomundo.com.br/opiniao/eles-ainda-nao-entenderam-pouca-gente-entendeu/
André - Não há transparência nenhuma. Isso é só para boboca acreditar e bater palma feito macaco de auditório.
As “respostas” da Petrobrás imensamente ridículas mas na caixa de comentários ninguém fala nada.
Pior, o monte de bobocas doutrinados que realmente acham que a Petrobrás é do “POVO” vibram como se estivessem em um jogo de futebol.
Isso é partidarismo puro. Só mais uma briguinha PT x PSDB. Mais nada.
Enquanto isso continuamos a pagar uma das gasolinas mais caras do mundo. Já pagávamos quando o barril estava caro e continuamos a pagar enquanto o barril está barato.
Mas o que a patota quer mesmo é pão e circo.
O pão o Bolsa Família dá, o circo a Petrobrás fornece…
E assim seguimos…
Só espero que não seja aquele assessor aloprado da Soninha que usou a internet da mamãe pra criar blog fake…
Genial o blog é.
Pena que seja um RETUMBANTE FRACASSO.
Um post só até quando?
Se exitem perguntas “espinhosas” que passarão a ser feitas agora que a Petrobrás tem um blog, eu pergunto por e elas não foram feitas antes. Ameaça ou tráfico de influência?
Pablo, antes não havia transparência nenhuma, agora há alguma coisa. Precisa melhorar as respostas? Precisa, mas não podemos confundir as coisas. Não é razoável esperar que a empresa cobre mais e mais transparência dela mesma.
Concordo com o teor do que você disse, mas discordo dos adjetivos usados.
André, duvido que algum jornalista mande seus e-mails com perguntas não respondidas para o blog. Tudo que jornalista detesta é admitir fracasso.
O anônimo de São Palo que criou o blog paródia consegiu responder melhor a Petrobras do que todos os jornalões e seus editores desesperados.
Eu não concordo com a posição do cara, mas que ele teve uma boa ideia, ele teve.
Além de um fracasso, por enquanto, o petroperguntas comete a indelicadeza de divulgar o e-mail de um profissional da companhia. Essa NÃO é informação pública.
Que jornais e jornalistas não apreciaram o blog da Petrobras ficou evidente pela cobertura dada a ele, bem como nas opiniões veiculadas em seus blogs particulares. Mas que os leitores tenham percebido isso como censura, ameaça à liberdade de imprensa ou ‘terrorismo de Estado’, aí não tenho tanta certeza.
Gostaria de ver pesquisas (servem as cartas enviadas para os veículos sobre o assunto) sobre isso, mas me parece que de modo geral o público saudou a novidade — e não, não quero dizer com isso que ela esteja certa. Vejam, por exemplo, esta opinião do Júlio Hungria, do BlueBus, um site de propaganda (link aqui http://www.bluebus.com.br/show/1/90840/o_blog_da_petrobras_e_1_perigo_pode_acabar_com_o_monopolio_da_midia): “O blog da Petrobras é um ‘perigo’ pois pode significar que mais pessoas sigam o exemplo da empresa e criem seus próprios canais de informaçao ou opiniao - utilizando ferramentas gratuitas, fáceis e livres como o WordPress ou outras tantas encontradas facilmente na rede - o que acabaria com o monopólio da midia ‘grande’, suas TVs e jornais. Está sendo 1 belo exemplo dos novos tempos. Concorda? ;- ).”
Mais uma vez o que acontece é um divórcio entre a opinião publicada e a pública. Enquanto gente séria da imprensa dizia que o blog acabava com a informação exclusiva minando o trabalho de apuração, os que apoiavam a iniciativa falavam na possibilidade inédita de se ter a informação antes de ela ser editada por um jornalista – como se as respostas do blog não passassem, também, por uma edição da Petrobras.
E o fato de que as pessoas prefiram esta informação dada pelo blog chapa-branca de uma empresa à reportagem apurada pela mídia me parece indicar que há algo de muito errado no relacionamento jornal-leitor.
O interessante seria investigar o motivo disso. Alguém arrisca uma hipótese aí?
Bruno
eu fiz essas ponderações ao PD
e perguntei lá no blog por que ele informa o e-mail do funcionário e não o do “perguntante”
até agora, sem resposta
mas eu também não entendi o marketing pelo PD de um blog que é fiasco total até agora; como eu disse, um não fato
quando ele disse que era bem-humorado, eu achei que já estavam rolando bate-papos engraçados e interessantes
que nada!
PRS
valeu!
Paulo Roberto Silva - Concordo com você. Mas não é questão de admitir fracasso ou não. É respeito a profissão e ao profissionalismo.
André - Dou o braço a torcer e reconheço que exagerei. Quem deve cobrar transparência são os acionistas.
A diferença é que a Petrobrás é monopolista em vários aspectos. Investir lá é retorno garantido. Sendo bem gerida ou não.
O mal da empresa pública é que para todo cargo político criado há que se contratar um técnico para realmente trabalhar.
E, pelo amor de Deus, qual é a justificativa para ter mais de mil funcionários no setor de comunicação?
Saladino
eu arrisco iniciar esse debate
é que todos nós sabemos que as informações prestadas pela Petrobrás PROVAVELMENTE serão editadas por ela, atenderão a interesses dela, não há ilusão de pura objetividade
já as informações da imprensa, disfarçam atodo custo essa parcialidade
assim, é no cotejo entre as duas, e não em uma ou em outra, que nós chegaremos às nossas conclusões
sempre incompletas, sempre passíveis de erro - pois a objetividade total é um mito - mas construidas por nós mesmos, mas não individualmente e sim num ambiente coletivo, muito mais democrático que os gabinetes de uma empresa, seja ela a PETROBRÁS, seja el a FSP ou a GLOBO
abçs
Gente
alguém confirma essa história de haver mais de mil funcionários de comunicação na PETROBRÁS?
Saladino - Deixa eu ver se entendi. O que você quer é que jornalistas pesquisem, apurem e depois façam perguntas à Petrobrás, mas não quer depois “consumir” o material feito pelo jornalista e sim da própria empresa…
Entendo…
Acho que você tem razão… que coisa besta essa jornalista querer trabalhar para ganhar dinheiro. Que vá fazer outra coisa e não fazer perguntas à Petrobrás. Queremos mesmo é quebrar o monopólio da imprensa.
Mas aí quem faria as perguntas???
Xi….
Rabbit - O próprio blog da Petrobrás:
“No total são cerca de 1.150 pessoas, sendo 400 na Comunicação Institucional e 750 nestas outras áreas da empresa entre empregados concursados e profissionais contratados.”
Mas esse coelho dá um trabalho para o PD….
Pablo, você entendeu errado o que eu quis dizer com fracasso. Vou explicar como jornalista de profissão: vários de meus colegas evitam ao máximo se expor a situações que possam apontar suas vulnerabilidades, salvo raras exceções (o Mário Magalhães, ex-ombudsman da Folha, é um exemplo clássico de jornalista que admite erros, o PD aqui é outro caso de quem é aberto a discutir seus pontos de vista). Por isso, vai ser difícil alguém colocar lá um e-mail não respondido pela Petrobrás. A tendência natural do jornalista é esconder este tipo de situação.
PEDRO, você tem lido o que o cara que era da nova corja, o leandro Demori publicou sobre o blog da Petro?
Você deveria botar ele no As Ultimas, cara. As três mtérias dele na minha opinião são as mais coerentes que eu li.
[ps. botei o link do blog dele na assinatrura do meu nome :))]
adoro seu blog, Pedro
amanda vol - alemanha
Pablo, acho que me expressei errado. Não foi isso que quis dizer. Sacumé, a gente vai escrevendo rápido aqui, não relê, o texto pode sair um pouco trucando. Desculpe.
Meu ponto é o seguinte: os jornais e os jornalistas, de modo geral, condenaram a iniciativa da Petrobras. O argumento era que a empresa iria publicar as matérias — os furos — antes, assim prejudicando a apuração. O público, de modo geral, saudou a iniciativa (pelo menos pelas reações que vi, inclusive aqui — a citação do Bluebus é apenas mais um exemplo.) E o argumento era de que, assim, os leitores podem consumir informação antes de ela ser editada por jornalistas.
Agora, o blog também é editado. E editado pela própria empresa!
O que me parece curioso é os leitores preferirem, de modo geral, — pelo menos pelas reações que vi! –, um blog chapa branca à informação apurada e editada pelos jornais. Se isso não é um sintoma da tal crise de credibilidade da imprensa, meu caro, não sei o que seria.
2) Há os que acharam genial que uma estatal tenha criado um blog para publicar as perguntas feitas por jornalistas e suas versões do fato. Acham genial por que, nossa, olha aí a tão pedida transparência. Desiludam-se, farrapos: esse blog não foi criado para dar transparência a absolutamente nada, foi criado, isso sim, para defender a opinião de quem comanda a empresa. No meio de tudo o que será postado haverá tantas verdades, mentiras e omissões quanto há em qualquer um dos jornais que foram expostos no próprio blog.
chest- bom blog mesmo, AMANDA
cnn, pd no OI
Coitado do Pedro Doria… tomou as dores da mídia-corrupta. Vai sofrer um bocado.
A inteligência e o bom humor estão detonando geral na rede… com os pilantras da globo, quadrilha veja, fsp e estadão.
E ainda nem bem começou…
Todo mundo tá ligado que a extrema-direita é a mídia-corrupta.
Saladino - Não foi você que se expressou errado. Ao reler seu post o seu ponto de vista é claro. Eu que interpretei errado. Desculpe.
Paulo Roberto - Mas entenda. Não há o menor sentido para um jornalista colocar seu email lá. Primeiramente que um jornalista é um funcionário de um meio de comunicação. Quando entra em contato com a Petrobrás o faz em nome de seu empregador. Eu acharia o cúmulo um funcionário meu expor a minha empresa dessa maneira. Não é profissional. Só isso. Iria caracterizar que a empresa está descontente com a Petrobrás.
E é exatamente isso que as pessoas que criaram esse blog querem. Tem dúvida que isso tem dedo do Franklin Martins?
Repercussão do pessoal que comenta no Blog da Petrobrás já é mais importante que laura kramer, clovis rossi, diego mainardi…
Lá no Azenha… leiam que é um barato.
Uma leitora dá uma aula prá estes “jornalistas” picaretas da mídia-corrupta:
”
Minha opinião é a seguinte: quem pergunta por e-mail (também vale pra telefonemas, bilhetinhos, papim de orelha, tudo!) PODE, no máximo, PEDIR que o destinatário das perguntas preserve algum sigilo; não pode IMPOR qualquer sigilo nem — muito menos! — pode contar com algum sigilo. Quem deseje sigilo não pergunta: INVESTIGA (em sigilo), no mundo, não por e-mail.
(…)
Em vez de passar o dia no e-mail distribuindo perguntinhas às autoridades para, dia seguinte, manchetarem que alguma autoridade ‘declarou’ X ou Y (e as ‘declarações’, pra piorar, são sempre ‘editadas’ à moda do que mais interesse ao editor, ao jornalista, ao dono do jornal). Isso nem é jornalismo!
”
“Vera Palmer pergunta”
É isso mesmo… esta porcaria de mídia-corrupta nem jornalismo faz!
Saladino - Respondendo sua pergunta. Para mim é por conta da novidade. Apenas isso. Ineditismo. Os famosos 15 minutos de fama. Até porque tudo o que fizeram poderiam fazer dentro do sitio oficial da Petrobrás.
Opa, está na hora de ativar a tecla para ignorar bolivariano chato.
O Blog da Petrobrás é um marco histórico.
Aqui o Leandro Fortes ridiculariza ao extremo a mídia-corrupta…
“… a fórceps e sob bombardeio, o Blog da Petrobras decretou o fim de expedientes obsoletos e, muitas vezes, desonestos, de apuração, edição e publicação de matérias jornalísticas. Colocou o jornal de papel e sua superada pretensão informativa na mesma estante de velharias do século XX onde figuram, lado a lado, a televisão a válvula, a geladeira a querosene e o platinado… ”
Hilário!
O que é a mídia dos marinho, civita, frias e mesquita?
televisão a válvula, a geladeira a querosene e o platinado… peça de museu.
A mídia-corrupta morreu e ainda tem uns tentando ressucitar o defunto.
Nem com ajuda de jesus, rapaz.
Já era…
Aqui o Leandro Fortes dá um alerta pro Pedro Doria se ligar…
“Ao invés de ficar choramingando em editoriais saudosos dos tempos de antanho, os jornais deveriam, finalmente, prestar atenção ao que está acontecendo no mundo…
(…)
As reações (…) ao Blog da Petrobras são, em tudo, emblemáticas. E não têm nada a ver com “vazamento” das perguntas e informações enviadas por e-mail à empresa.
Têm a ver com a perda de poder das redações e com a necessidade de se estabelecer outros paradigmas para o jornalismo…
O jornalismo brasileiro não carece de exclusividade, mas de honestidade e transparência.
”
O que falta prás estas organizações sem credibilidade alguma dos civita, marinho, frias e mesquita?
Competência.
E vergonha na cara…
fhc = globo = artur virgilio = diego mainardi = fsp = heráclito fortes = psdb = clovis rossi = zé serra = estadão = agripino maia = arnaldo jabor = ex-pfl = veja = heráclito fortes = dora kramer = álvaro dias…
A verdade é que os patifes da extrema-direita, que não tem sequer uma proposta pro Brasil, tentaram fazer uma jogada suja contra a Petrobrás.
Tentaram sabotar a Petrobrás…
Abriram guerra contra a Petrobrás…
E contra o Brasil.
Quebraram o rabo!
E já afinaram…
entao quer dizer q a grande sacada da engenhosa acessoria da Petr nao foi isso td?
agora so vao publicar o tira-teima a partir da data q o jornalista informa q sera veiculada a materia.
amanda
realmente, o leandro apresenta posts muito equilibrados a respeito do assunto, ao contrário de outros blogs por aqui, quer dizer, por aí…
Caros PD e comentaristas:
O comentário da acionista abaixo, feito ao post “Respostas da Petrobras - Jornal O Globo, Junho 5, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras”, é muito revelador das gestões da Petrobras e, para mim, explica o porquê desse cêrco que estão tentando fazer contra ela:
“Sonia Montenegro disse (em Junho 7, 2009 às 2:45 pm):
Eu comprei ações da Petrobrás em 1986. De lá para cá, não comprei nem vendi nenhuma ação. Por longos anos, tudo que eu recebi por conta delas foram boletos para fazer pagamento pela custódia (taxa cobrada pelos bancos, para “guardar” as ações).
Planos econômicos se sucederam, e o número de ações que eu possuía foram drasticamente reduzidos.
Após a posse do Lula e a mudança na gestão da Petrobrás, as coisas mudaram de figura. O 1º fato aconteceu quando eu vi um depósito na minha conta bancária que não havia sido feito por mim. Fui ao banco para saber a origem daqueles créditos, recebendo como resposta que haviam sido feitos pela Petrobrás, por conta de dividendos.
Pelo extrato fornecido pela Petrobras para subsidiar o Imposto de Renda de 2009, ano-base 2008, o número de ações que eu possuía em 2002 octuplicaram, nos em 6 anos do governo Lula. Vale dizer que não tive nenhum acréscimo de ações nos 8 anos do governo FHC.
Considero impossível que algum acionista da Petrobras possa estar descontente com a atual administração e afirmo que, se algum tipo de desvio possa ter ocorrido, no que não acredito, não posso nem imaginar o que pode ter acontecido nos anos FHC.”
Agora, a pergunta: quem gere mal?
Eu me lembro perfeitamente do aeroporto do Panamá (onde peguei uma conexão para Havana)… Bem pequeno e quase todo o espaço disponível ocupado por free shops. O desenho lembra um osso de desenho animado, pelo que pude perceber…
Gente, agora vou ter que ir… mas vou contar pra vcs a receita de sucesso da blogosfera. Escolhe um lado, governo ou oposição, e fica nele, não importa o quê.
Fazer blog de sucesso é fácil-fácil.
Vc sempre terá leitores felizes e sempre será considerado inimigo público dentre os máximos da turma do outro lado.
Achar que às vezes um tem razão, mas às vezes outro, achar que a Petrobras está meio certo e meio errada, mas os jornais têm problemas próprios, essas coisas não dão lá muito Ibope. Pois é. Eu sei que tem gente que fala e que eu tinha que aprender com essa gente que fala. Sei de tudo isso. Ouço e leio todo dia sobre isso…
Mas já disse a vcs: não sou esse tipo de jornalista. Não acho que as coisas sejam assim tão simples…
É claro que, no momento, estou cansado pela viagem longa, bolso curto pela minha decisão de deixar de trabalhar diariamente em grande redação dá nisso. Mas ficar apanhando diariamente na caixa de comentários, às vezes, me dá um desânimo… é claro que vai continuar aberta, é claro que não vou mudar, eu *realmente* acredito em transparência e em democracia. Mas todo dia tem um comentário que eu leio, e fecho os olhos, e entendo perfeitamente porque o Nassif, o Idelber, o Reinaldão e tanta gente apaga comentários.
Masoquismo o meu. E uma impressão, sabe, que um dia as pessoas vão aprender que, às vezes, os outros só discordam. Ter opinião diferente não é má fé. Não é mau caratismo. Não é rabo preso. Não é vontade de golpe. É só ter opinião diferente. Democracia é feita disso. E uma democracia funcional, funcional mesmo, é daquelas em que governo e oposição compreendem isso, não se tratam como se bandidos fossem os outros…
Enfim. É tarde. É hora. Vamos que vamos, amanhã estou noutra.
mas isso foi um tapa de luvas!
Ches, um tapa com luvas “de pelica”…
Mas foi bom, PD: prometo não “bater” mais hoje, ok? Boa viagem, e feliz retorno!
# 94
ou a infeliz q postou esse comentario foi enganada, ou ela é muito estupida, ou apenas mentirosa. tb pode ser uma mistura. só para ilustrar o nivel dos absurdos:
1 - anteriormente as açoes de petr eram negociadas em lotes de 1.000 açoes (ate 2000), com um grupamento* passaram a ser negociadas em lote unitario.
*(o numero de açoes é dividido, de forma igual para tds os acionistas, arbitrariamente, por um algarismo e a cia passa a ter menos açoes em seu capital social nao representando isso alteraçao alguma no patrimonio do acionista, pois o valor de cada ação aumentara na proporçao inversa, nesse caso foram de 100 açoes para 1).
2 - como pode ser constatado na propria pagina da empresa houve alguns desdobramentos q significam o inverso da medida anterior, e novamente sem alteraçao de valor para o acionista, mudando apenas a quantidade de açoes.
3 - essa grana q ela recebeu em 2003 foi referente ao ano calendario de 2002. os mesmos tiveram a distribuição decidida em 10/2002. de qq forma nos anos anteriores a empresa distribuiu regiamente dividendos e jcp. sim, se a questao é partidaria, durante tds os anos do gverno anterior.
qq duvida é só recorrer ao site da própria empresa.
Caro Iconoclasta:
Teu post confronta, mas não resolve a situação. Ela pôs seu nome verdadeiro, então seus dados (renda/liquidez) com a estatal podem ser comprovados, facilmente…E ela vem tendo lucros nuais com a estatal, desde 2002.
Mas, vamos analisar teu argumento:
- se ela tivesse - como vc disse - este lucro em 2002 (que vc quer caracterizar como sendo da gestão FHC), foi o primeiro DESDE 1986; então, por um ano a gestão empresarial deOITO foi justificada?
- ela passou - como você poderá comprovar com dados da estatal - a TER LUCRO EM TODOS OS ANOS SUBSEQUENTES, até 2008 (2009 ainda não saiu).
O que há para se discutir? São fatos.
Ainda ressalto que tua postura (de argüir com um pseudônimo) é extremamente deselegante. Tenho nome, declaro fonte com nome e - como ressltou o PD, antes - escolhi um lado. Graças a Deus, acertei na escolha. Abs.
Pedro Doria, você vai ler isso aqui pelo jeito só quando chegar (se veio de Boing).
Bem Vindo!
:-)
*please, bota os Opens aqui de vovo pô!
:-)
#100
“de qq forma nos anos anteriores a empresa distribuiu regiamente dividendos e jcp. sim, se a questao é partidaria, durante tds os anos do gverno anterior.”
anteriores a 2002… naturalmente. lógico q 2002 nao foi o primeiro ano lucrativo desde 86.
o q é q vc nao entendeu?
continua com duvidas corre atras, o endereço da petro vc ja conhece.
nao vejo isso aqui como desfile de moda, ou concurso de beleza.nao tenho preocupaçao alguma em ser elegante. prefiro simplesmente nao mentir nem ser leviano.
Pedro Dória, pare de reclamar, seu blog tem bastante audiência. Quanto a nunca mudar de lado, me diga qual a última vez que você mudou de opinião aqui no blog? Infelizmente os blogs hoje são uma discussão de surdos. Somos todos donos da verdade.
Concordo que nem sempre as coisas são simples, mas as vezes são. E também espero o dia em que se possa discordar sem ser chamado de petralha ou esquerdopata, que os jornais cometam erros em nível federal e estadual, que o contraditório seja sagrado, que os erros sejam seguidos por um pedido de desculpas.
Proftel, é o que eu acho, mas o chefe é teimoso, sacumé, né?
Waldyr Kopezky, seguinte.
Você quer ser acionista da Petrobrás?
Três opções:
1º - Procure uma viúva de Petroleiro antigo e case com ela;
2º - Procure uma filha de petroleiro e se junte com ela (não case senão cê tá frito, ela perde a pensão);
3º - Vire político, se inscreva num partido e curta as benesses d’uma diretoria da.
hehe
André # 103:
Seguinte, o Pedro Doria tem personalidade e retidão no trato.
Já mudou de opinião algumas vezes ao se deparar com prismas distintos e fez de boa.
Já reconheceu que estava errado em algumas observações e, se você tiver paciência, as procure, foram acrescentadas aos posts que ele mesmo escreveu, sempre em notas, sempre sobrepôs, até onde vi nunca apagou o que havia escrito.
Por isso muitos, no mundo inteiro (e não estou brincando), há gente da China, passando pelo Irã, Europa, EUA/Japão/Austrália (esse anda meio sumido) e uma outra pá de países que vêem aqui.
Por falar nisso, onde você mora? Diga aí André?
hehe
Chest, sempre pensei que você era o “lobo mau”, que nada, cê até que é bonzim.
kkkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
:-))))))))))))))
hehehehehe
Brigado, Proftel, mas eu passo…
Mas gostaria de ter tido ações da Petrobrás. Tive chance, porém numa época de grana curta.
Iconoclasta, meu caro: você tá contrariando o depoimento DELA, não o meu. E sem apresentar dados. Eu já os vi, e isso me basta. Não quero convencer mais ninguém. E só. Abs.
Discordo do PD em muitas coisas, mas eu - como qualquer um de nós - tem de admitir: o cara é aberto, democrático: deixa o “pau comer frouxo”, até pro lado dele. Por isso, meus respeitos e o voto de continuar visitando este blog.
Ninguém está nem um pouco preocupado com a Airbus que anda fabricando aviões que de tanta parafernália digital se tornou “inteligente” e adquiriu vontade própria, pena que tenha tendências suicidas… um reverso aqui, uma pane no mostrador de velocidade ali… Morrem 200 aqui outros 200 ali…É só fazer um recall… Ué! Cadê a CPI da Airbus? Os europeus fingem não ver nada, não sabem de nada… Estão envolvidos até o pescoço com essa merda de fabricante… Cadê a mídia? Silencio total…
Cadê a analise da eleição no Líbano PD?
Putz essa historinha da suposta proprietária das ações da Petrobrás foi dose pra leão…
Quer dizer que até Lula chegar a Petrobrás nunca pagou dividendos???
“A Economática indica também, que apesar de ser a mais lucrativa, a Petrobras é a segunda menos rentável dentro do ranking (das 17 de maior lucro). Para chegar a esta conclusão, a consultoria analisou a rentabilidade sobre o patrimônio (ROE - que indica a rentabilidade conseguida pela empresa sobre os recursos investidos pelos sócios) nos nove primeiros meses de 2007.”
Pablo,
A Economática é do HSBC. Este tipo de fonte é duvidosa, porque joga com o mercado.
Cito algumas fontes mais isentas:
1. Economist
2. Counterpunch
3. Truthout
E, olha, não apelei nem pro Vermelho, nem pro resistir.info . Abs.
Ah, caro Pablo. Infelizmente, é verdade:
Até o Lula chegar, a Petrobrás nunca pagou dividendos TÃO ALTOS e substanciosos a seus acionistas.
Outra “pérola” da gestão anterior: quem afundou a P-36 (a maior plataforma do mundo)? E quem a substituiu?
Quem fez a empresa (como bem o iconoclasta citou) ter um lucro de U$ 2,3 bilhões em 2002? E quem fez a empresa lucrar em 2008 U$ 19 bilhões?
Contra números, não há discussão. ABs
Pedro Doria tem uma posição sectária e não arreda pé diante de argumentos que é incapaz de refutar…
Que fazer?
Azar o dele.
Não adianta Pedro Doria ficar chateado porque estão caçoando… é assim mesmo na democracia. Tem de se acostumar.
- Primeiro Pedro Doria tentou, em vão, negar que a mídia é a oposição. Pouco importa a fé cega de Pedro Doria e os dogmas ultrapassados que defende. A realidade concreta mostra o oposto de suas “superstições”.
Qual será a próxima?
Pedro Doria vai afirmar que a terra é o centro do universo?
- Agora Pedro Doria tenta fazer crer que a “receita de sucesso” na rede… é exatamente a prática que destruiu a credibilidade da mídia-corporativa: O apoio sistemático a uma única posição, no caso da mídia-corporativa… a da oposição de extrema-direita!
É… os tempos mudaram, o monopólio da informação está sendo completamente destruído… e o mundo é muito mais complexo do que aparece nas páginas da mídia-corporativa. Que aliás já passou dessa prá melhor.
E o Pedro Doria, mais perdido que cego em tiroteio… já tá chamando jesus de genésio.
A guerrilha já tomou a rede!
E Pedro Doria continua defendendo, sem perceber, um cadáver…
Só deixando as coisas mais claras.
A Folha é uma empresa privada.
A Volkswagen é uma empresa privada.
A Editora Record é uma empresa privada.
Essas próximas não.
A TAM é uma SA.
O Bradesco é uma SA.
A Ambev é uma SA.
A Petrobrás é uma SA.
Empresa pública é os Correios. Ou são os Correios. (maldita concordância)
Waldyr - Realmente. Foi o Lula que ordenou que o preço do petróleo batesse recorde. Tinha esquecido disso.
Qualquer distribuidora de combustível aqui do Brasil (como Shell, Texaco, etc…) pode importar gasolina ou diesel.
A importação é livre. Essa é a concorrência da Petrobrás na venda de combustível no atacado.
Caro Pablo, todo mundo viu q eu tentei…
Fabio Passos, vou bancar o “advogado do diabo” (brincadeirinha): o PD tá na grande imprensa, nós temos que entender a posição dele. A web é uma vitrine, tá todo mundo olhando. A posição dele é, no mínimo, sensível. Já estive lá. Sei a pressão. Durante o tempo em que eu visito este blog, já deu pra perceber que ele é um cara legal, que dá pra conversar. Libera tudo, o q o Noblat não faz - e olha que eu gostaria de debater com ele pacas!
E pra encerrar, antes de ir dormir.
Pra uma mídia que nunca conseguiu reclamar e nem encostar na parede o Maluf, que só respondia “bugalho” quando a pergunta era “alho”, o rei da resposta sem nexo com a pergunta, acho que as respostas da Petrobrás até que estão boas.
Certo que pra mim está claro desde o inicio da “briga” que é a resposta da empresa e não a “verdade revelada”.
Mas quando uma empresa monopolista, chapa branca, estatal, imensa e poderosa, cabide de político, consegue ter mais credibilidade que nossa valorosa imprensa, defensora do estado democrático, de rabo preso com o leitor, sempre em busca da verdade, com toda a imparcialidade possível, alguma coisa está muito errada.
Antonio, concordo contigo em gêmero, número e grau.
Bom dia
acordei e fui lá no petroperguntas
o blogueiro aceitou a sugestão de receber perguntas e respostas referentes a QUALQUER EMPRESA, não só à PETROBRÁS, o que é absolutamente lógico e democrático
legal, né
bom feedback
viva a internet!
!ainda questiono a divulgação do e-mail só do funcionário da empresa e não a do “perguntante”)
mas ainda só tem um post
vou tentar recuperar reclamações que fiz à WAYTV (atual OITV), NET, Telemig Celular (atual VIVO), Banco do Brasil, BHTRANS (empresa publica que cuida do trânsito em BH) e outras e postar lá
a Petrobrás não tem que ser altamente rentável - isso é bom para o acionistas. A Petrobrás tem que ser medianamente rentável e socialmente relevante para o Brasil. Assim, plataformas no Brasil pode diminuir o lucro da empresa, mas é o melhor para o país. Dai porque grandes empresas como a Petrobrás e a Vale não podem ficar presas a lógica do mercado.
Pablo,
você com o seu folclórico e hilário “funcionário público não produz”, ou “ao contratar um funcionário público, há que se contratar um técnico para exercer o trabalho”, etc. responda ao comentário, 94, do Waldyr Kopezky, onde uma pessoa fornece seu nome completo e todo o seus histórico durante os governos FHC e Lula.
Lembro-me uma vez de um professor de faculdade que ao tentar provar a tal tese que você defende, ficou extremamente constrangido, pois todos os resultados mostraram exatamente ao contrário.
Eu conheço os dois lados com longos anos de experiência e digo com conhecimento de causa- a maioria dos funcionários públicos são mais produtivos que os funcionários das empresas privadas.
Q Petrobrás é um excelente exemplo disso.
“…Eu conheço os dois lados com longos anos de experiência e digo com conhecimento de causa- a maioria dos funcionários públicos são mais produtivos que os funcionários das empresas privadas. …”
É. Lá em Wonderland…….
Wonderland…….
Sei Atônio M,
deve ser lá onde mora o Michael Jackson, ter irmãozinho de fé, privatista e irmão camarada.
… e também falido, assim como muitos dos grandes bancos e empresas norte-americanas.
Não, Wonderland é onde a maioria dos funcionários públicos são mais produtivos que os funcionários das empresas privadas, os regimes socialistas funcionam distribuindo riqueza e igualdade para todos, não há guerras ou animosidades, todas as religiões se entendem e não há aquecimento global.
Onde há Bancos e empresas que vão à falência ou prosperam é a realidade……
o Waldyr 108,
sobre ela eu ja falei, mas considero que quem reproduz um lixo desse sem checar é, no minimo irresponsavel. e indolente.
Exercício Social Valor Total Distribuido
2008 9.915
2007 6.738
2006 8.034
2005 7.265
2004 5.228
2003 5.848
2002 2.913
2001 3.852
2000 2.878
1999 1.008
1998 769
1997 395
1996 383
1995 307
1994 123
tem uma continha interessante e simples para fazer ai…
esgotou, ne, delicadinho?
Funcionario público, a geni da direitada!
Como sofre esse Antonio!
Trabalho na Petrobras e sou profissional de comunicação. Posso dizer o seguinte:
O que a Petrobras tem é mais de mil pessoas lotadas em setores de comunicação, gente de formação variada — além de jornalistas, relações públicas e mesmo publicitários, esse setores podem contar com administradores e técnicos de administração, psicólogos, auxiliares de serviços gerais, recepcionistas, advogados, engenheiros… Não existe essa história de “mais de mil jornalistas”, isso aí foi pura malícia d’O Globo.
E por que a Petrobras tem uma estrutura de comunicação com mais de mil pessoas? Entre outras razões, porque é gigante e está presente em muitas cidades, onde a população e os poderes locais demandam muito das unidades da empresa. É preciso manter relacionamento constante com as populações do entorno das unidades industriais, das faixas de dutos, dos canteiros de obras, dos terminais de transporte, e por diversos motivos, inclusive por questões de segurança operacional e responsabilidade social.
Isso é “ajuste fino”, não coisa que possa ser feita da sede. E se não for feito, vira obra embargada pela Justiça, atraso em operações por protestos de comunidades, suspensão de negócios por protestos mal fundamentados, acidentes porque alguém resolveu cavar na área de duto ou foi se meter num canteiro de obras etc.
Ou seja: a estrutura de comunicação da Petrobras não se presta apenas a jornalismo e publicidade; é um serviço de apoio às operações. E a repórter autora desse conto dos mil jornalistas sabe muito bem disso, por é experiente na cobertura do setor de petróleo e gás…
The Observer: se vc quiser conversar comigo por email e escrever o que quiser, ainda que assinando com seu pseudônimo, o espaço do Weblog está aberto a você.
133, The Observer,
ótimo esclarecimento.
Parece que a técnica dos jornalões é a mesma utilizada na notícia “dos jornalistas perseguidos pelo delegado Protógenes”… e o Pedro Doria ainda cai nessas!
Agradeço a atenção e a oferta de espaço. Naturalmente, só posso falar por mim, e minha posição na companhia é ordinária: trabalho em área técnica e operacional, longe do círculo de altos gerentes e dos bastidores do blog.
De todo modo, sugiro a um jornalista bom e honesto pesquisar o modelo de licitação simplificada que a Petrobras adota. Foi estabelecido para dar competitividade à empresa após a queda do monopólio do petróleo, e convenhamos que essa intenção justifica muito bem o uso do modelo, que, ainda assim, não é simples.
Aliás, o recurso à carta-convite está longe de ser um sinônimo automático de mamata. Ele continua a requerer a participação de várias empresas, promovendo competição e, assim, favorecendo a minimização de preços. E exige que os processos de seleção sejam públicos, abertos ao acompanhamento por qualquer pessoa.
O TCU rejeita a licitação simplificada e mantém uma discussão com a Petrobras que se estendeu à Justiça. Mas, pelo que sei, a companhia tem obtido decisões favoráveis nos tribunais superiores (se não me engano, já conseguiu dez pareceres favoráveis no STF).
Só pra encerrar, Iconoclasta (131):
Vc nunca recebeu dividendos de ações de empresas estatais, não é mesmo? Se recebesse, veria o que aconteceu com o pagamento do dinheiro de dividendos até 2000 (R$ 2.878, segundo vc) na Petrobrás. Virou “fumaça”.
Pega alguém que tenha ações, aí você vai saber. Se informe, que vc é muuito mal informado. Abs.
HRP, a questão não é ser contra o funcionário público. Produtivos todos tem que ser. O problema é que o concurso público tem criado castas entre os trabalhadores.
A questão da Petrobrás é que mesmo com a jsutificativa, é muita gente por mais que se queira defender. A justificativa é que atendem o Brasil todo e em outros setores? São todos concursados? O que faz o pessoal de TI? Por falar nisso conheci algum tempo atrás profissionais que são terceirizados em TI na Petrobrás e são os “excluídos”, ganham bem menos e trabalham mais do que os “escolhidos” por isso que na verdade, o nº de mil funcionários em um setor não me assuta, já desconfio do motivo…….
“The Observer // 12/June/2009 às 1:42
Agradeço a atenção e a oferta de espaço. Naturalmente, só posso falar por mim, e minha posição na companhia é ordinária: trabalho em área técnica e operacional, longe do círculo de altos gerentes e dos bastidores do blog….”
Gostei da evasiva!!! Se fosse de alguém que os esquerdopatas não gostassem seria tratada como farsa imperialista. E Patriarca aplaudiu o cara e ainda é o PD que cai em contos do vigário. rsrsrsrsrsrsrsr!!!!!
O Marcelo Tas publicou sua opinião mas, ele tratou a questão como se alguém fosse contra. Não foi o que percebi aqui que alguém fosse contra o que li foi que querem tratar esse blog da Petrobras como o supra-sumo da trasnparência o que na realidade passa longe disso, é apenas mais uma forma de mkt. Suponhamos que o telefone ainda não tivesse sido inventado e a mesma o adotasse e colocasse uma linha, 0800 da vida, a disposição de todos também seria tratada como ícone da transparência? Somente porquê investiu em uma ferramente nova siginifica tanto assim? Manter um blog faz Ahmadinejad mais transparente, moderno e progressita?!?!?!?!?!?!?!?!?
Ué por que está bloqueando se não tem link? Basta parecer que tem? Cou tentar de novo:
—————
“…Observer …
Agradeço a atenção e a oferta de espaço. Naturalmente, só posso falar por mim, e minha posição na companhia é ordinária: trabalho em área técnica e operacional, longe do círculo de altos gerentes e dos bastidores do blog….”
Gostei da evasiva!!! Se fosse de alguém que os esquerdopatas não gostassem seria tratada como farsa imperialista. E Patriarca aplaudiu o cara e ainda é o PD que cai em contos do vigário. rsrsrsrsrsrsrsr!!!!!
O Marcelo Tas publicou sua opinião mas, ele tratou a questão como se alguém fosse contra. Não foi o que percebi aqui que alguém fosse contra o que li foi que querem tratar esse blog da Petrobras como o supra-sumo da trasnparência o que na realidade passa longe disso, é apenas mais uma forma de mkt. Suponhamos que o telefone ainda não tivesse sido inventado e a mesma o adotasse e colocasse uma linha, 0800 da vida, a disposição de todos também seria tratada como ícone da transparência? Somente porquê investiu em uma ferramente nova siginifica tanto assim? Manter um blog faz Ahmadinejad mais transparente, moderno e progressita?!?!?!?!?!?!?!?!?
PS.: Ah sim! e os nacionalistas não vão reclamar do apelido em inglês não ?!?!?!?! Só faltou ele ter colocado como apelido Petrobrax. rsrsrsr!!!
Desculpem-me pessoal, permitam-me corrigir por favor:
“…Não foi o que percebi aqui que alguém fosse contra, o que li foi que querem tratar esse blog da Petrobras como o supra-sumo da trasnparência e na realidade passa longe disso, é apenas mais uma forma de mkt. Suponhamos que o telefone ainda não tivesse sido inventado e o fosse recentemente então, a mesma o adotasse e colocasse uma linha, 0800 da vida, a disposição ….”
obrigado.
Antônio M,
existe pessoas que são daltônicas, enxergam algumas cores como se fosse outras.
Acho que você é um desses casos.
Existem pessoas que são daltônicas, enxergam algumas cores como se fossem outras.
No tempo do famigerado governo Collor, saiu uma notícia, no jornal da minha cidade, que a prefeitura tinha 4.000 empregados.
Um conhecido meu ficou profundamento indignado.
“Como é que cabem 4.000 pessoas naquele prédio? São quase todos fantasmas.”
Por acaso eu tinha um levantamento, onde ficava demonstrado que 82% dos funcionários eram ligados à educação - professores zeladores, pessoal burocrático etc. Haviam também os garis, pessoal da saúde e muitos outros que não “trabalhavam no prédio da prefeitura”.
Expliquei isso ao meu caro amigo, mas a sua resposta foi.
“O jornal dizia que 4.000 pessoas trabalham no prédio da prefeitura”.
Desculpe-me Patriarca mas, te peguei no pulo….
Muito fraquinha o que disse no “causo” acima.
Mas seu amigo ficaria indignado como tantos companheiros (e incompetentes) que Lula colocou em cargos de confiança e nas agências reguladoras, bem mais do que 4.000. Mas, Brasília é grande né ??!?!?!?!?!?!
Não tenho interesse em virar defensor da Petrobras ou inimigo dos privatistas. Só acho por bem esclarecer pontos que aparecem distorcidos na imprensa e nos debates públicos sobre a empresa, usando minha experiência como base. A Petrobras é um dos assuntos prediletos em guerras ideológicas, e isso dá margem a muitos “chutes” motivados por ingenuidade e má-fé.
Independente disso, é lícito a imprensa se interessar pela saúde financeira e administrativa da maior empresa brasileira, como de qualquer outra grande companhia, não importando de S.A., estatal ou privada.
E é salutar que a investigação dos jornalistas denuncie problemas na Petrobras. Mas isso pressupõe uma honestidade que a grande imprensa não tem demonstrado, e esta é uma das causas de queda de credibilidade dos veículos de comunicação.
Hmmmm…….O que a imprensa teria que fazer para que a Varig não falisse então?!?!?
O problema da Petrobras é interno, seu uso político e não é um jornal, ou toda a imprensa que vai detonar um processo de implosão dela, serão os próprios parasitas de lá que farão isso. Já levou um tombo com essa crise, somando aos desmandos um dia a casa cai…….
Antonio M, como você não conhece de perto a Petrobras, superdimensiona a questão do “uso político”. Aliás, com o fim do monopólio sobre o petróleo, muitos profetizaram a derrocada da empresa. Esses profetas a viam como um gigante pesadão (”Petrossauro”), pessimamente administrado e, portanto, incapaz de enfrentar a concorrência privada. Mas a empresa está aí, estável e lucrando, até porque boa parte do capital privado optou por associar-se a ela. As pitonizas superdimensionaram o “peso estatal” e deram pouca atenção à qualidade do corpo de especialistas da companhia. Arrisco dizer que esse erro foi por miopia ideológica e desconhecimento de causa.
“…Aliás, com o fim do monopólio sobre o petróleo, muitos profetizaram a derrocada da empresa. …”
Esses aí eram os representantes de nossa república sindical e companheiros em geral. O que salvou a Petrobrás foram as mudanças feitas no começo da década de 90 na sua gestão profissionalizando. Infelizmente o PT et Caterva, estão querendo destruir isso, entregand0-a, privatizando-a a esses mesmos tão temerosos companheiros que tanto temiam em perder suas boquinhas e não poder criar outras.
Não é à toa que Roger Agnelli saiu do conselho administrativo…….