Silvio Berlusconi e a Itália de hoje
Não faz muito tempo – uns vinte anos, talvez? – e qualquer um apostaria com segurança que a Itália seria um grande país e a Espanha, coitada, ainda demoraria um tempo para livrar-se da herança franquista. Nada poderia ser mais distinto da realidade atual.
É Silvio Berlusconi.
Ao público norte-americano, a revista de esquerda The New Republic tenta explicar quem é o estranho premiê italiano:
Será que há lógica para o que parece uma estranha forma de Síndrome de Tourette do premiê? Seus comentários pouco apropriados são o comportamento de um homem tão poderoso em seu próprio país, onde sua riqueza pessoal e poder político estão profundamente conectados, que ele não faz distinção entre comportamento pessoal e público. E não precisa. Ele é cercado de empregados e interesseiros que riem de suas piadas e elogiam cada comentário, além de jornalistas que jamais fazem perguntas difíceis ou embaraçosas. Ele se comporta numa conferência internacional como se estivesse em sua sala de jantar. Ele, aliás, se sente mais confortável recebendo convidados estrangeiros em sua fantástica casa na Sardenha (misturando o público com o privado), onde estrelas de TV e chefes-de-estado se encontram. Nessas horas, Berlusconi diz o que lhe passa à cabeça sem medo de vergonha pública.
Ele também está tão acostumado com o controle quase total da imprensa italiana que reage com raiva quando a imprensa internacional deixa de tratá-lo com deferência equivalente. Quando chamou um deputado alemão de oficial nazista, o comentário foi apresentado em todo mundo, mas não na tevê italiana. O mesmo ocorreu recentemente, quando Berlusconi fez um comentário que parecia indicar que estupro era um produto natural da libido masculina: ‘para impedir o estupro, eu precisaria ter um policial acompanhando cada mulher bonita na Itália.’
Parte da má reputação de Berlusconi no exterior tem a ver com seu desejo de controlar todo o espaço e sua frustração ao sentar na fileira de trás em encontros internacionais. Ao comunicar que não estaria na cerimônia de posse de Obama, em Washington, ele fez um comentário revelador: ‘Não faço papéis secundários, sou o protagonista.’ Berlusconi não gosta que Obama, que acabou de chegar ao cenário mundial e que pessoalmente só tem alguns milhões de dólares, possa ser uma estrela maior.
Para Alexander Stille, autor do artigo, que Berlusconi esteja ainda no comando do governo italiano é indício do país no qual a Itália se transformou. Um país em que a oposição é tão medíocre que não consegue derrotá-lo, em que políticos são incrivelmente rejeitados, e que estagnado economicamente perdeu o próprio rumo.
Ainda sobre o assunto:
- Silvio Berlusconi à frente do G8 Gideon Rachman, ex-Economist, atual Financial Times, prevê que o G8 periga acabar em 2009. É que caberá à Itália sua...
- A vitória de Berlusconi, a Lega Nord e
o racismo à italiana A Coligação de Centro-Direita liderada por Silvio Berlusconi levou 47% dos votos italianos, no fim de semana. O velho premiê... - Avante, Italia! Quem foi o primeiro financiador do Fininvest, empresa matriz do império de Silvio Berlusconi? Procuradores esperam encontrar a resposta...
- Hoje é dia de Portugal Com direito a gol no último minuto. Bonito. ...



Sr. Jornalista internacional Pedro Dória:
Como vossa senhoria ousa criticar o maior político italiano desde Júlio César?
Eu como descendente, Frugulhetti, fico embasbacado com tanto preconceito para com esse líder inconteste.
Berlusconni é o Lula global.
Ele sim é o cara.
Sofre de preconceitos infâmes de pessoas como o senhor.
Sr. Pedro:
Você faz parte do Pig globalizado, que persegue picaretas mafiosos que só pensam em fazer o bem.
Berlusconni só pensa no povo italiano.
E para ele todos devem estar em campings.
Grato.
Ray.
Concordo plenamente com o artigo e acho que levara muito tempo até que a Italia consiga mudar alguma coisa, visto a diferença de funcionamento entre o norte e o sul do pais, que ja sofreu até uma tentativa de separação das duas partes / divisão oficial do pais.
Ja ouvi dizer que o grande problema é que a maioria do povo italiano continua achando que Roma ainda é um centro de poder como na época do Império. Se é verdade eu não sei, mas é pena que um pais como a Italia se perca, enterrando um legado de historia e cultura tão grandes num mar de corrupção, falta de ética e senso comum.
a ultima pérola de berlusconi foi aconselhar às vitimas do seismo de Abruzzes ( 250 mortos e 17.000 desabrigados) falando das tendas provisorias onde estao alojados, de imaginar que é so um “week end de camping”….
stronzo…
Pois é, não fosse um certo delegado Protógenes atravessar o caminho de um certo Daniel Dantas, o Brasil tinha tudo para ter também o seu Silvio Berlusconi.
Quer dizer que demos voltas e voltas e retornamos à história das personalidades?
Que tal pensar a situação italiana como o resultado de um contraataque, de uma reação do empresariado às tentativas de uma radicalização republicana (juiz falcone, etc.)?
Confrontados, os empresários resolvem eliminar intermediarios, acabar com a hipocrisia e assumir o estado diretamente.
A Rússia e algumas “repúblicas” ex-soviéticas vão pelo mesmo caminho.
Isso possibilitado, é claro, por um momento econômico favorável, por mais que acreditemos que a Itália está em crise, não há nehum movimento massivo questionando pelo intelecto ou pelo bolso esse estado de coisas
Agora vamos ver o que acontece, com os desdobramentos da crise na Itália.
Não resisto a comparar essa história com a que vivemos hoje no Brasil.
Uma resposta à tentativa de enquadramento dos que pretendiam (pretendem) dominar o estado pode ser uma tomada semelhante à que ocorreu na Itália, acompanahda, lá e aqui, da anulação do poder judiciário e de uma vitória ideológica dos apologistas dos ricos.
Lógico que aqui o buraco é mais embaixo, existem os “de baixo” que atrapalham esses planos, pois sempre tenderão - sempre, não, por enquanto - a opções de esquerda ou populistas.
O Berlusconi é um sintoma da vitória da plutocracia na disputa política que vem do ós-guerra.Ele é um nada, um Daniel Dantas italiano que não foi contido a tempo, que se beneficiou de privatizações e mudanças legais sob encomenda para concentrar a riqueza que tem.
Ele venceu os protógenes de lá!
tenho dito
O Berlusconi é o preço que paga uma sociedade que ingenuamente acreditou que a justiça republicana poderia colocar o capital no seu devido lugar
ele só cai com uma radicalização da crise econômica
abçs
Patriarca
não é coincidência o que explica a semelhança de nossos comentários, é uma visão lógica das coisas
abçs
nao da pra pensar italia, sem o peso da mafia…ela contamina até o molho do macarrao….
salut dom cp e rabbit
bom dia, confetti
Grande abraço rabit… e beijão confetti,
rabbit, acho que temos mesmo uma visão lógica das coisas.
É uma honra, asscim como ao companheiro Surf e vários outros.
asscim = assim.
Sarkozy é um Berlusconi mitigado
Na França ainda é o melhor amigo dos plutocratas que está no “poder”
abçs, patriarca e demais
bom bacalhau pra todo mundo!
muitos sociologos concordam que seja dificil usar a “logica”para entender a italia e seu sistema social, politico, hierarquico…aquela mistura de catolicismo, corrupçao, mafia, historia, beleza e macarrao, nunca se passa como previsto….
Mas uma coisa seja dita: o Berlusconi não mentiu, nãoenganou ninguém sempre que se candidatou.
Enganou na vida privada, mas na pública sempre afirmou que os ricos é que sabem conduzir um país, que a justiça atrapalha os negócios, que os esquerdistas são invejosos e por aí vai
Seria bom que os equivalentes tupiniquins fizessem o mesmo, mas cadê coragem?
na frança tudo é menos “dramatizado” que na italia e nao temos papa nem mafia, o que muda tudo ! :))
nao acho sarkozy parecido com berlu…
realmente, berlu nunca “enganou” ninguém, so roubou, manipulou, monopolizou, calou, pagou, etc….
Confetti
já eu, modestamente, acho fascinante a história social e política do pós-guerra e a resumo no embate mais radical,nos países ocidentais, entre o que se convencionou chamar de burguesia e seus contendores
abçs
“fascinante” com certeza…a italia é particularmente fascinante…na realidade, està em decadencia total, com um regime politico e religioso ( ? ) totalitario…queria ler algum italiano “tipico” sobre o assunto…
rabbit, efetivamente berlu disse isso :
“a justiça atrapalha os negócios”
quando inteirinou a lei ” Alfano”, aquela que da imunidade penal às 4 mais altas autoridades do estado…ele proprio, ja foi “absolvido” 18 vezes…
Para …………………, autor do artigo, que ……………………..esteja ainda no comando do governo …………………….é indício do país no qual a …………………..se transformou. Um país em que a oposição é tão medíocre que não consegue derrotá-lo, em que políticos são incrivelmente rejeitados, e que estagnado economicamente perdeu o próprio rumo.
chest- fill in the blanks (êita argumento circular).,
confa, ça c’est drole…
cnn
Fora de tema – PD
chesto kkk* muito bom !
( pd, ta off mas se vc deletar vai privar o pessoal desse achado !! please….))
mas chesto, nao exagera porra ! evo nao é italiano !! rs*
off coisa nenhuma, estou fazendo o fill in the blanks com deversos regimes de acordo com o texto que colei do proprio PD. Agora diz, não sou criativo?
mais um
Obama muda de idéia e pede US$ 83 bilhões para Iraque e Afeganistão
Na Folha Online, com Efe e France Presse:
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai pedir US$ 83,4 bilhões a mais para o Congresso para financiar as guerras no Iraque e no Afeganistão durante este ano de 2009, informaram nesta quinta-feira funcionários da Casa Branca.
O que mais me tocou no post foi a colocação que sem uma esquerda competente, esse tipo de situação se instaura com facilidade.
Aí, a jatinhos, me lembro das coisas que andam acontecendo aqui, das barbaridades do nosso Senado, das últimas histórias dos terceirizados aprovados pelo antigo primeiro secretário, me lembro dos dutos dos ouros das nossas minas gerais nunca fechados e vai longe a lista de lembranças.
Ao me lembrar de tudo e ligar algumas novas notícias de obras superfaturadas, de royalties sob suspeita e tudo mais, chego de volta ao post e afirmo: Democracia precisa de situação e oposição.
Lá não tem. Aqui tem?
PAx, exatamente o meu ponto. Porque pegar no pé do Berlusconi se todos os paises sofrem do mal. Só porque Berlu é de droite?
nao sei se pd vai querer seu “argumento circular”….
o open ta logo ali….
Cuba e Coreia do Norte tem oposição? Venezuela tem oposição competente?
cnn para música para a Confetti
chest, tem politico de “direita” honesto….berlusconi nao é nem politico, ele é o imperador da italia, seu maior mafioso
Tão preocupados com Daniel Dantas e nunca comentaram sobre os milhões que o filho de Lula recebeu da Telemar para brincar de dono de canal de Tv e agora, depois de uma acumulaçãozinha de capital, virou neolatifundiário.
Quero ver aparacer um “Protógenes” da vida para investigar tudo isso……
(going to california de novo ?? ts…))
o argumento circular é dele. Eu só uso minha criatividade para pegar no pé dele mcom exemplos variados e similares. Aliás, desde o jardim de infancia uso minha criatividade. A preofessora mandou que pintássemos o cèu. Não tive dúvidas: peguei o lápis de cera preto e preenchi o cartão com ele. A professora me deu zero e foi me perguntar: mas o que é isto? O céu, “fessora”…de noite!
(os pontinhos falhos do lapis de cera seriam as estrelas).
Vê, um genio, um artista incompreendido desde a infancia. Tirei zero……mas tudo bem, pelo menos não fui expulso do Jardim de Infancia aos 3 anos de idade como meu filho….
o Stille escreve muito bem.
Nada sobre o México, contudo.
33, que que eu posso fazer?
olhe essa cnn
pois é, nada sobre México, nada sobre Lulinha fazendeiro, nada sobre nada. Nada aqui sobre o irmão do Franklin Martins fraudando royalties de petroleo…..e PD preocupado com o Berlu….
nada sobre a moldavia, nada sobre argélia, nada sobre o darfur, nada sobre a frança, nada sobre teheran, nada sobre jan fischer…:-))
gosto do ritmo do blog, pd consegue equilibrar a variedade de assuntos…so daria pra abordar tudo se o weblog fosse um portal…mas ainda nao é….
Não faz muito tempo – uns vinte anos, talvez? – e qualquer um apostaria com segurança que a Itália seria um grande país e a Espanha, coitada, ainda demoraria um tempo para livrar-se da herança franquista. Nada poderia ser mais distinto da realidade atual.
chest-0 outra maneira de analisar a questão é concluir que a herança franquista foi muito mais benéfica que dantes imaginado, e que a Italia de hoje passa por problemas advindos da guerra interna contra as brigadas vermelhas, coisa e tal….
daqui a pouco o Lula vai dizer que o terremoto da Italia é culpa do berlusconei.
o engraçado do pensamento esquerdista (onde PD se coloca entre os mais sofisticados) é o seguinte. Primeiro diz que qualquer um apostaria com segurança que a Espanha estaria enterrada para sempre por causa de Franco, quando na verdade Franco impediu que Stalin estabelecesse o “sovietismo comunista” (essa é nova, ah minha criatividade) até o Oceano Atlântico, aí sim enterrando a Espanha, e o mundo, por décadas. Depois a Italia, decadente por causa das ideias socialistas (no babies) , da migração (cérebros vão embora, mão de obra desqualificada entra)….até Lula tem passaporte italiano…..vira um problema de quem? Do Franco! (sim, Berlusconi seria seu herdeiro). Amazing conclusion letist babies.
Fora de Tema – PD
Fora de Tema – PD
Fora de Tema – PD
Pegando esse ganhcho sobre a Espanha e apesar de ditaduras serem horríveis, conheço uma estória que pode ajudar a entender um pouquinho a questão. Meu pai conheceu aqui no Brasil um espanhol, na década de 60, que serviu o exército e contou-lhe sobre um epísodio ocorrido com ele: Estava de guarda em um acampamento de trabalhos forçados, onde os presos abriam uma estrada quando um desses presos foi beber água; era igual à essas conchas de cozinha e ao acabar de beber, jogou de volta com força no balde derrubando-a no chão. Virou e voltava ao trabalho quando essa pessoa, então servindo como soldado, deu-lhe ordem para voltar, limpar e colocar direito a concha em seu lugar. Ouviu esse preso dizer que era capitão do exército, disse-lhe que era uma triste figura e que não obedeceria sua ordem. Esse então soldado disse-lhe que se não fizesse o que mandava, dividira seu corpo ao meio com uma rajada de arma. Aí o tal capitão, com bolas de ferro amarradas nos pés, voltou e obedeceu em silêncio. Ficou sabendo depois que o tal sujeito foi capitão mesmo e que matou dois soldados com agressões físicas, parece que chutes no saco. Pode ser só uma estória mas, também fiquei sabendo de outras pessoas que, por exemplo, comerciantes que praticassem algum tipode abuso, monopólio também foram punidos.
Quando a punição, a lei chega onde deve chegar parace que a coisa é mais séria não?!? E Franco prometera tornar a Espanha uma democracia e foi ele que cuidou pessoalmente da educação do atual rei Juan Carlos que assumiu logo após sua morte, dando início a tal promessa e consolidando-a quando numa tentativa de golpe militar (meio fajuta e fanfarrona!) acho que em 1976, em meio à confusão declarou seu apoio irrestrito à democracia e punição aos responsáveis pela tentativa fracassada.
E meu pai gosta muito desses assuntos relacionados à Espanha e outro dia me disse que assistiu a um documentário sobre Franco, e mostrava-o indo a uma inauguração de uma usina hidrelétrica gigantesca. Franco chegou, cortou a fita, posou para poucas fotos, deu meia volta e foi embora.
Quando há seriedade, há grande chance das coisas darem certo.
Berlusconi é uma vergogna. Bem definiu o país o personagem polonês de “Il caimano”, do Nani Moretti: “Italiushka”!
É, Franco tinha muita seriedade e serenidade quando assinava ordens de fuzilamento coletivas no café da manhã sem nem ler os nomes ou as acusações.
Bem fez a Espanha em retirar todas suas estátuas do país e discute desfazer o Vale dos Caídos.
Pois é, por isso que as coisas não mudam por aqui. Quem tanto criticava o establishment , pediam para ganhar as eleições para poder “mudar tudo isso que está aí”! , “Que não rouba e não deixa roubar” etc., se refastelando na impunidade usando das “mesma armas do adversário”. Que o diga José Dirceu, Delúbio, Serginho Land Rover, Palloci etc. nénão??!?
Por isso que as tais revoluções socialistas e congêneres nunca deram certo pois seus protagonistas, líderes sabiam o que queriam: o poder. E para conquistá-lo e mantê-lo farão uso de qualquer arma.
Aliás Patriarca, não vai começar sua greve de fome em apoio ao Evo? Mostre pelo menos um pouco de pragamatismo …..
O nosso ACM era um Berlusconi menos bem sucedido? E agora Helio Costa? Sua secretária está lotada no Senado no gabinete de Wellington Salgado, seu suplente? Pode?
O Senado Federal virou uma farra da casa da mãe Joana que mais parece, atualmente, uma zona. Jatos pra cá, celulares pra lá, contratos aqui e acolá.
Berlusconi adoraria no nosso Senado. E como. Ainda mais com a lei que ele fez pra ele mesmo que não pode ser pego. Daqui a pouco nosso Senado inventa uma igual. Aí fritou de vez o povo brasileiro.
Chesterton,
Não estou julgando se Protógenes agiu absolutamente dentro do permitido ou não. Não posso fazer isso. Não sou promotor, juiz ou entendido do assunto. Mas que o Patriarca tem uma enorme razão, tem. Há uma nítida estrutura armada pra proteger Dantas. Alimentada de todos os lados enrabixados por ele em sua tática de teia geral.
Estado Policialesco como teme nosso Pedro Doria? Sim, temo também. Não podemos deixar isso acontecer. Então que coloquemos o Tarso Genro pra explicar o que rolava embaixo do seu chapéu. Lembre-mo-nos que a Polícia Federal é do Ministério da Justiça, A Abin é da Presidência, uma fala com a outra sim senhor, segundo todo o noticiário. E Tarso achava Protógenes um excelente servidor e policial. Se houve desvios de Protógenes, Tarso responde por eles também. Ou quer virar um Sarney que diz que nada que acontece no Senado é da conta dele?
Pois é joão Paulo por isso que ditaduras são complicadas mas, os grupos guerrilherios aqui no Brasil também torturam e mataram gente inocente e vocês nunca se lembra de comentar. També é tal “uso das mesmas armas do adversári” ?!?!?!?
E hoje em dia a Espanha está também virando refúgio de bandidos e mafiosos do leste europeu por causa do afrouxamento das leis e das leis de imigração.
Mas parece que estão reagindo e sendo mais seletivos nénão ?!?!!?
Fora de Tema – PD
Fora de Tema – PD
Fora de Tema – PD
“Aliás Patriarca, não vai começar sua greve de fome em apoio ao Evo? Mostre pelo menos um pouco de pragamatismo …..”
O que vocês não engolem é que um “índio” seja presidente e, ainda por cima, se saia muito bem.
Como disse o Rabbit, ” Mas uma coisa seja dita: o Berlusconi não mentiu, não enganou ninguém sempre que se candidatou.
Enganou na vida privada, mas na pública sempre afirmou que os ricos é que sabem conduzir um país, que a justiça atrapalha os negócios, que os esquerdistas são invejosos e por aí vai”
Pelo meno o sujeito é bastante sincero.
Aliás, parece que o Evo já conseguiu o que queria e, creio, minha “greve de fome” em nada ajudaria e Aliás, tenho um belo preparado de frutos do mar esperando por mim. Aliás, eu nunca afirmei que sou santo, que me lembre.
O mundo está mudando quer vocês queiram ou não. Belusconi é ainda um entulho, mas logo será removido.
2.bp.blogspot.com/_M9q0EOC5FHY/SHfCu8xZLpI/AAAAAAAAAEU/WdcGiaXTfa4/s400/avestruz.jpg
Querer que o mundo mude eu quero sim mas, não dando meia volta para trás …..
Confundir socialistas com santos não deixa de ser uma honra mas não corresponde à verdade.
Socialistas apenas desejam para todos o mesmo conforto que desejam para si.
antonio m # 46,
nao acredito que tou lendo isso….:((
pra vc franco
“assassinava, mas fazia” né ?
Vocês só deixam de ser santos quando ganham uma eleição.
Na campanha eleitoral nunca dizem isso …….
“Socialistas apenas desejam para todos o mesmo conforto que desejam para si.” desde que possam ficar discutindo isso no boteco, ou em um belo cargo público de aspone, ou no sindicato enquanto os outros trabalham para sustentar as bondades de vocês…..
Confetti, isso é a História. Eu não fiz a História e não julguei; o assunto foi a comparação com a Itália. Só isso.
O meu trabalho sempre me permite fazer algo que traz benefícios a várias pessoas e o faço por dever, nunca exigindo ou aceitando suborno, sequer agradecimentos.
Durmo todos os dias com a consciência bem tranquila.
Também não sou de freuentar botecos.
Trabalhei muitos anos na “iniciativa privada” e ali sim, vi o tanto que vale o puxa-saquismo, o jeitinho, a politicagem e tudo o mais.
A maioria dos servidores públicos são bem mais produtivos e dedicados que aqueles da iniciativa privada, os quais, muitos deles, trabalham apenas por salário e enquanto o chefe está olhando.
Eu nem sabia que era barnabé, Patriarca.
Por isso que especifiquei de ‘aspone’. Se a carapuça serviu ou não …..
Somente para concluir sobre Espanha/Franco, encontrei algo de quem viveu lá e na época:
http://duascidades.blogs.iol.pt/14902/
“Quem era Franco? por André Bandeira…
….Numa altura em que querem retirar as estátuas e as lápides de Franco, além de outras medidas legislativas que geraram enorme celeuma entre a Sensatez, os argumentos de Moa, que já têm um ano nas bancas, andam à volta do seguinte ponto: se fossem os oposicionistas a fazerem a transição para a Democracia, e não Franco, tinha acabado tudo noutro banho de sangue.
E Moa tem razão. Porque os oposicionistas eram pouco credíveis e os exilados tinham sido tão maus que até tinham vergonha de aparecerem à luz do dia. Parece que sim, que, em 1946, quando os maquis espanhóis, que eram parte substancial da Resistência francesa, se infiltraram em Espanha, a População os rechaçou e até denunciou. ….É que Franco foi bem mais sensato que outros ditadores do mesmo estilo, na época. Mas foi bem sanguinário também,como o não foram, nem Mussolini, à sua esquerda, nem Salazar, á sua direita. Ou foi-o suficientemente para dizermos que, se no testamento Franco se reclama verazmente católico, há sérias dúvidas sobre a sua Cristandade.
A razão porque a transição correu bem foi porque os espanhóis sabem bem o Monstro que é uma Guerra sobretudo civil. E Franco limitou-se a prolongar a sua ditadura militar indefinidamente, dando lugar a uma Monarquia que retomou a sequência da história espanhola, depois de uma República miserável…Mas isso não significa que se legitime um Ditador que excedeu largamente — apesar da sua prudência e inteligência superiores — o seu mandato de militar em estado de excepção. A legitimidade de um ditador é, na origem, ilegítima e só se legitima com o tempo mas aí não sabemos como teriam corrido as coisas porque ele não deixou que elas acontecessem. E este Moa mete-me pena com o seu desencantamento. O mal dos radicais é que começam no Poder e acabam no Poder. Por isso, o Poder lhes parece sempre legítimo. …”
E se comparando ao legado de Stálin, Fidel, Salazar e principalmente Mussolini que tem a ver diretamente com este assunto….Mesmo a ditadura militar brasileira…….
Esqueci de reirar o link para evitar o filto. Vou postar novamente com ele incompleto ok. Desculpe PD pelo trabalho de apagar depois um deles ok?!
Somente para concluir sobre Espanha/Franco, encontrei algo de quem viveu lá e na época:
//duascidades.blogs.iol.pt/14902/
“Quem era Franco? por André Bandeira…
….Numa altura em que querem retirar as estátuas e as lápides de Franco, além de outras medidas legislativas que geraram enorme celeuma entre a Sensatez, os argumentos de Moa, que já têm um ano nas bancas, andam à volta do seguinte ponto: se fossem os oposicionistas a fazerem a transição para a Democracia, e não Franco, tinha acabado tudo noutro banho de sangue.
E Moa tem razão. Porque os oposicionistas eram pouco credíveis e os exilados tinham sido tão maus que até tinham vergonha de aparecerem à luz do dia. Parece que sim, que, em 1946, quando os maquis espanhóis, que eram parte substancial da Resistência francesa, se infiltraram em Espanha, a População os rechaçou e até denunciou. ….É que Franco foi bem mais sensato que outros ditadores do mesmo estilo, na época. Mas foi bem sanguinário também,como o não foram, nem Mussolini, à sua esquerda, nem Salazar, á sua direita. Ou foi-o suficientemente para dizermos que, se no testamento Franco se reclama verazmente católico, há sérias dúvidas sobre a sua Cristandade.
A razão porque a transição correu bem foi porque os espanhóis sabem bem o Monstro que é uma Guerra sobretudo civil. E Franco limitou-se a prolongar a sua ditadura militar indefinidamente, dando lugar a uma Monarquia que retomou a sequência da história espanhola, depois de uma República miserável…Mas isso não significa que se legitime um Ditador que excedeu largamente — apesar da sua prudência e inteligência superiores — o seu mandato de militar em estado de excepção. A legitimidade de um ditador é, na origem, ilegítima e só se legitima com o tempo mas aí não sabemos como teriam corrido as coisas porque ele não deixou que elas acontecessem. E este Moa mete-me pena com o seu desencantamento. O mal dos radicais é que começam no Poder e acabam no Poder. Por isso, o Poder lhes parece sempre legítimo. …”
E se comparando ao legado de Stálin, Fidel, Salazar e principalmente Mussolini que tem a ver diretamente com este assunto….Mesmo a ditadura militar brasileira…….
Eu tinha um amigo espanhol, já falecido, que costumava dizer :”A Itália é o bordel da Europa!”
PAX
havia sim, oposição fortíssima na Itália
como nunca chegamos perto
os empresários italianos empreenderam ação organizada, com apoio do vaticano e dos eua, gastaram bilhões numa batalha para o domínio dos meios de comunicação, incentivaram o racismo no norte, foram brilhantes em explorar todas as oportunidades, inclusive a guinada da esquerda pós queda do muro, a associação à guerra contra o terror e outras
e fizeram isso desde 1945, pois sabiam que qualquer vacilo levaria à vitória eleitoral da esquerda, o que a OTAN monitorou sempre de pertinho
tô devendo a história da venda do thiago silva
abçs
Não, Antônio M, nunca fui e nunca serei Barnabé, com todo respeito ao grande humorista.
Sou um “servidor público”, com muita honra.
Agora, um sujeito que fica a defender o Franco, um dos maiores assassinos da história, o qual “cedeu” uma cidade espanhola para servir de “teste” para treinamento de bombardeios nazistas, realmente não sei o que dizer.
Ah, mas Espanha ia cair no stalinismo!
É mesmo?
Com que fundamentos você afirma isto?
Quer dizer que a esquerda italiana é absurdamente incompetente, débil e o povo italiano idem?
Acho isso simplista demais de conspiração das forças tradicionalistas contra os paladinos do bem e o povo desprotegido e coitadinho. A experiência do sitalianos com ditadores e guerras, a vasta história e cultura italiana merecem análise melhor e menos ideológica panfletária……
a diferença para outras “democracias” é que quando do triunfo ideológico neoliberal, a classe política foi dispensada pelo empresariado
aí, Confetti, é que vejo semelhança estrutural com a ascensão do Sarkozy, um relações públicas do empresariado francês
arrisco dizer que ele pode ter como candidato à sucessão algum poderoso empresário francês
lógico, a crise atrapalhou os planos de todos, até o Sarkozy teve que mudar discurso e prática
quê que vc acha?
abçs
Wikcionário
bar.na.bé
(Brasil, popular) funcionário público, em geral o de categoria modesta.
Isso é “barnabé” Patriarca. Ou você não é modesto? Santo já disse que não é.
Bem, a história está aí, basta pesquisar. Poderia se instalar sim em Espanha e Portugal e se pesquisar mais um pouco, descobrirá que isso motivou a invasão da Normandia na 2ª guerra mundial.
E outra coisa ruim dessas ditaduras é que espantou um monte de anarquistas, socialistas e comunistas italianos, espanhóies e portugueses para cá!
rsrsrsrsrsrsr!!!!
Antonio M
Itália, Grécia e Iugoslávia, onde a esquerda esteve muito próxima de implantar experiências revolucionárias, são casos pós-guerra interessantíssimos para se pensar
assim como a espanha pré-guerra…
foram em lugares onde uma experiência popular esteve para se implantar onde ocorreram os conflitos mais severos, militares alguns, políticos outros
as forças da OTAN estiveram em alerta máximo em muitos momentos eleitorais italianos
mas vamos conversar, trocar idéias, é páscoa, é passagem…
o meu ponto de vista é de esquerda, realmente
aliás, a minha participação nesse blog me tem conduzido de volta, vamos dizer, a uma visão de esquerda
mas vc realmente se acha ao abrigo de qualquer ideologia?
é isso mesmo, você é neutro, racional, objetivo?
abçs
abçs
É, eu acho…..
Esquerda mas que esquerda sr. Coelho?
Ahhhh já sei! Esquerda católica! E como falou em comemorar a páscoa, você é o coelhinho da páscoa!!!! Que legal!!
rsrsrsrsrsr!!!
Outro abraço!
Ô Antônio M,
barnabé é termo pejorativo que nenhum servidor público aceita.
Por isso mesmo é que aquele saudoso humorista, o qual infelizmente faleceu tão cedo, usava esse nome. É um nome da galhofa.
Coisa mesmo de vocês, preconceituosos e defensores do Franco, um típico espécime fascista, o qual cedeu a Hitler a pequena Guernica para servir de teste para bombardeios, assassinando todos os seus habitantes. Mas para vocês isso é “normal”.
Pois é Patriarca. Virei defensor do Franco agora, não da história.
Franco não matou 70 milhões como Mao, uns 20 ou 30 como Stálin e milhares talvez como Fidel e vocês sim os defendem com unhas e a prova disso é que coloca Franco exclusivamente como matador de paladinos da justiça enquanto nunca citam tais mortes na biografia dos que idolatra.
Eu apenas citei a história, somente isso…
Bom
ninguém diga que eu não tentei…
abçs
rabbit #70,
quase toda a classe politica francesa é constituida de “enarques”….saidos diretamente de l’ENA “ecole nationale d’administration”…nao deixam de ser “empresarios”…giscard é enarque, chirac tbm, mas sarkozy nao…ele é advogado e “chien fou”…
sua sucessao vem sendo disputada à tapas por…enarques ! acho que segolène ta completamente hors jeu, mas ela tbm é enarque…( dificilmente postos de comando escapam aos enarques, eles ja entram nessa escola projetando-se no poder juridico, legislativo ou economico)
acho que franceses nao elegeriam nenhum “poderoso empresario” pra presidencia…
vc é otimo no debate de idéias rabbit, eu nao tenho seu talento… me sinto mais à vontade debatendo “fatos” como ja disse…))
Convulsões sociais são resultados de anos e anos de insuportável pressão que um dia explode. A total indiferença e ganância dos nobres franceses, russos e chineses diante da população, gerou as três grandes revoluções, as quais não tiveram um “responsável”. Dizer que Mao assassinou 30 milhões, que Stalin outro tanto é pura bobagem. Em tremendas convulsões sociais, morreram milhões.
Agora, dizer que o Franco “cedeu” a pequena Guernica para servir de teste para bombardeios alemães é fato histórico.
Picasso que o diga.
Dizem que numa exposição, um alemão comentou a respeito do quadro Guernica.
- Então, foi o senhor quem fez esta coisa horrível?
Ao que Picasso respondeu.
Eu não, esta coisa horrível foi feita pelos alemães.
“…Dizer que Mao assassinou 30 milhões, que Stalin outro tanto é pura bobagem. …”
Estão vendo? Que neutralidade !!!
Sim, Franco ajudou Hitler por causa de seu anti-comunismo porém, também foi Franco que declarou neutralidade na 2º guerra, apesar dos mercenários espanhóis, e que falou para Hitler que não combateria os ingleses pois poderiam expulsá-los para onde fosse que eles mesmo assim ganhariam a guerra, a partir do Canadá ou de outro lugar qualquer. E Hitler disse para Mussolini sobre um novo encontro com Franco: Prefiro arrancar quatro dentes do que falar com ele de novo!
E Picasso pediu que esse quadro somente voltasse para a Espanha se ela se tornasse uma democracia.
E o rei Juan Carlos o pediu de volta…..
a história de Guernica Janer Cristaldo explica muito bem.
Franco foi sucedido por uma monarquia parlamentarista, e teve enorme sucesso econômico, politico e social….como é que um esquerdista pode aceitar uma coisa dessas? Nunca. Nem sequer tenta compreender…..
A grande lição que as esquerdas levaram no seculo 20 foi respeitar a propriedade privada. No século 21 aprenderá, talvez, a respeitar contratos.
E quem sabe os fascista aprendam a respeitar os seres humanos.
“Seus comentários pouco apropriados são o comportamento de um homem tão poderoso em seu próprio país, onde sua riqueza pessoal e poder político estão profundamente conectados, que ele não faz distinção entre comportamento pessoal e público. E não precisa.”
“Ele é cercado de empregados e interesseiros que riem de suas piadas e elogiam cada comentário, além de jornalistas que jamais fazem perguntas difíceis ou embaraçosas.”
“Ele se comporta numa conferência internacional como se estivesse em sua sala de jantar. (…) Nessas horas, (ele) diz o que lhe passa à cabeça sem medo de vergonha pública.”
Por que será que isso nos é tão familiar, hein? Será que a The New Republic estava mesmo falando de um primeiro-ministro europeu ou talvez escrevesse na realidade sobre um presidente latino-americano?
“…O mal dos radicais é que começam no Poder e acabam no Poder. Por isso, o Poder lhes parece sempre legítimo. …” ..”
Hmmmm…..Hugo Chaves fez o que fez para conseguir a reeleição até a morte. Fascismo é radicalismo. Hugo Chaves então é fascista. Como Mussolini, fascista e eleito pelo povo.
Como dizia um antigo professor de história meu: “A Itália é o Brasil da Europa” …
confetti #79
obrigado, e deixa de modéstia
bjs (mudei!)
Não entendi, de que modo a Espanha está melhor do que a Itália? Economicamente está tão estagnante quanto, agora, e tem praticamente os mesmos problemas que a Itália e grande parte da Europa, e mais outros só dela. Herança franquista? Yawn….
Berlusconi é apenas um político medíocre e narcisista como tantos, mas não é tão ruim quanto Obama, por exemplo.
Os italianos têm o governante que merecem.
Quanto à Espanha… caminha célere de volta ao ostracismo de país do Norte da África, de onde seu preguiçoso e ineficiente povo jamais deveria ter saído.
Silvio Berlusconi é realmente um bosta.
Para os que acham que DD estava com a bola dominada, entrando pela pequena área para fazer o gol de sua vida e ser presidente do Brasil, e só foi parado em suas pretenções pois um zagueiro chamado Protô deu-lhe um carrinho, salvando a Pátria, devo informar:
Primeiro - DD não quer ser o presidente do Brasil. Pois nesse caso ele ficaria sem ter quem corromper, contra quem lutar, enganar, trapaçear, pois esta a a razão de sua vida. Freud explica isso lindamente.
Segundo - Nesse jogo, vamos dizer round, -DD foi derrotado pelas certas forças do governo, dez vezes mais corruptas que ele.
Protô foi escalado para granpear DD e acabou extrapolando e gravando o ” outro lado” , também. Gostou. Resolver dar uma de dono do mundo, de O MITO, e ser o Hoover ( do FBI ) brasileiro.
Em resumo, DD nada tem de Berlusconi, tem mesmo o sofá da sala rasgado, ( sábia observação de Protô ) não gosta de sexo, amantes, jóias, casas suntuosas, castelos na Bavária, Airbus particular com ducha, igual ao avião do Lula, filmes, teatro, fetichismo, nada. Seu prazer vem do negócio escuso, como um ópio a ser renovado a cada dia.
Presidente? Um tédio para DD. Disputar um negócio bilionário contra ” setores do governo ” - isso sim é que é vida!
Deu para entender que falta um cavalo branco para Protô e um objetivo para DD?
Aliás, o grand finale desse circo será a provável demissão de Protô ( ele está rezando por isso ) e sua candidatura a qualquer coisa. Vai ganhar fácil. E daí, irá gozar das vantagens do cargo sem perder a ira, jamais.
Comédia pura.
Itália e Espanha são grandes países. Democráticos apesar de Mussolini, Franco, terrorismo do ETA e terrorismo das Brigadas Vermelhas.
Nações por inteiro apesar dos nacionalismos Norte/ Sul, Catalão, entre outos.
Próperos apesar de Il Cavalieri e Bambi.
As duas nações, juntas, recebem mais de 100 milhões de turistas por ano em busca de suas belezas.
Silvio Berlusconi é realmente um bosta…
… fosse brasileiro seria adorada pela nossa direita corrupta e indigente intelectual.
E a blogosfera italiana?? Confesso total desconhecimento quanto a esse tema. Gostaria de saber se lá não existe um movimento realizado por blogueiros e outros usuarios atuando como um contra-ponto ao governo e aos monopólios da mídia, cenário talvez ainda mais grave q o nosso.
De maneira mais geral e sucinta, para além do caso italiano, toco nessas questões no post “A Internet, as novas e velhas mídias e o mundo da política”
marco
você é caolho?
a Itália é mais rica que isso, tem máfia, vaticano, bancos corruptos, lavagem de dinheiro, corrupção no futebol, terrorismo de direita, justiça calada, eapesar disso e do que você citou, é uma “democracia”
abçs
O marco acredita em em gibi, Capitão Marvel, dr. Silvana, Curinga etc.
Grandes heroisões do bem ou do mal que, sozinhos, tudo fazem e tudo resolvem.
Não, marco, não é bem assim não.
A coisa contece por uma conjugação de forças.
Milhares e milhares de interesses que convergem para um fim determinado.
Napoleão, solitário em sua sua ilha-prisão, nada realizou de notável.
Berlusconi não é nenhum Pinguim, ele é apenas o coordenador de um monte de gente que tem interesses semelhantes.
Assim como o seria o Dantas.
E Protógenes sobreviveu brilhantemente e o Itagiba, aquele que estava muito semelhante a uma ator de ópera-bufa, com sua pesada maquiagem e sobrancelhas retocadas, ficou muito mal.
Duvido muito que Protógenes seja exonerado.
o México foi apresentado como paradigma de integração econômica no Brasil. Tinhamos que fazer o que eles fizeram, acordo preferencial com os EUA e tudo ficaria bem. Não deu certo. O Pedro Doria é especialista em assuntos estadunidenses . Por isso o pedido que o blog tratasse do assunto. Faz sentido, não? Foi a própria esquerda, na Itália, que derrubou o governo de esquerda. A esquerda italiana precisa de unidade e de uma aliança com o centro, mas é incapaz disso. Sorte do Berlusconi.
Mas essa história de, vez por outra, no primeiro sinal de crise econômica, os espanhois expulsarem brasileiros depois de mantê-los cinco dias sem comida e tratados com a delicadeza de um campo de concentração… não tem nada, rigorosamente nada, a ver com o estilo Franco de ser?
É uma pena que a Itália tenha um líder dessa natureza. Adoro o povo e a cultura italiana,
quem conviveu com uma família tipicamente italiana sabe do que estou falando.
Oda Nofunaga,
você tem toda a razão, mas o Berlusconi é apenas um incidente desagradável na história do grande país.
Logo será removido como entulho indesejável.
A Itália dos grandes renascentistas, dos grandes pintores, arquitetos, músicos, escritores e um povo alegre e jovial, é imortal.
Fabiano, acho que tem tudo a ver.
Jorge, Lula foi quase profético ao diversificar ao máximo o comércio brasileiro, então, os defensores da teoria de que o Brasil devia se relacionar com ricos, que não tinha nada a ganhar negociando com pobres, etc. não querem dar o braço a torcer de jeito nenhum.
È isto
Desculpas, o nome correto é
Oda Nabunaga
jorge #101,
ano passado walter veltroni comandou uma manifestaçao de 2 milhoes 500 pessoas, em roma contra o governo . . . mas ele nao tem o cash de berlusconi… perdeu as eleiçoes e desanimou…aliança ? nem pensar..
puxa dom cp :
“Berlusconi é apenas um incidente desagradável na história do grande país.”
incidente desagradavel é eu esquecer o guarda chuva no onibus.. .berlusconi é uma calamidade !
Tem razão confetti,
é uma calamidade catastrófica.
aceito a correção.
“Um país em que a oposição é tão medíocre que não consegue derrotá-lo, em que políticos são incrivelmente rejeitados…”
Será que o fato do cara mandar na mídia azzurra não influência nisso?
#109
faltou um tem, aí..
Ele pode não ser um bom governante, mas, na boa, até que tenho simpatia pelo pagliaccio Berlusca, tem um talento nato, representa a melhor tradição italiana da commedia dell’arte.
Prodi era muito pior, convenhamos, um banana. Zapatero é um panaca completo, que venderia a própria mãe aos árabes ou ao ETA.
Mas apesar de seus governantes, Itália e Espanha são belos países, ainda que seu futuro seja duvidoso, economica e socialmente.
A Espanha, acredito, eventualmente será reconquistada total ou parcialmente pelo Islã, não dura 100 anos. A Itália deve resistir, mas vai sofrer um bocado.
“Um país em que a oposição é tão medíocre que não consegue derrotá-lo, em que políticos são incrivelmente rejeitados…”
Parece mais o Brasil lulesco isto aqui.
p.s. Voltei só pra verificar que aqui continua a mesma pocilga esquerdista de sempre, hihhiihihi. :-P Just kidding.
Boa Páscoa a todos!!!
Mama Mia!
Berlusca??????
Blearghhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
rabbit, caro, Orson Welles disse que a Suiça é um país onde tudo é limpo ordeiro e dá certo.
Já a Itália é só crime, Medicis, Lucrecias Bórgias, envenenamentos, Papas amantes de Giulia Farneses, ” 16 anos, linda, loira, nua, cabelos compridos até o chão ” incêndio de Roma, desordem e outros que tais.
Em compensação, completou Welles, A Itália nos deu a Renascença e milhares de gênios.
E a Suiça, fulminou o genial Welles, nos deu o quê ? O relógio cuco?
fecha o pano, rápido.
Patriarca da Paciência, caro, vamos jogar ping pong?
ping - O marco acredita em em gibi, Capitão Marvel, dr. Silvana, Curinga etc.
Grandes heroisões do bem ou do mal que, sozinhos, tudo fazem e tudo resolvem.
Não, marco, não é bem assim não.
pong- Gratíssimo, Paciência, por me desvendar o fato de que gibis são gibis.
ping - A coisa contece por uma conjugação de forças.
Milhares e milhares de interesses que convergem para um fim determinado.
pong - Através de um líder, Paciência.
ping- Napoleão, solitário em sua sua ilha-prisão, nada realizou de notável.
pong- Napoleão, livre, realizou coisas notáveis. Na ilha, o corso escreveu: ” Quero que minhas cinzas sejam enterradas ás margens do Sena, no meio do coração desse povo que eu tanto amei”
Os oficiais ingleses deram risada. Alguns anos depois o cortejo de Napoleão, um dos maiores que a França viu, passou aclamado por multidões até chegar a Paris, aonde suas cinzas foram enterradas ás margens do Sena como ele queria.
Está a sua disposição, Paciência, sob o domo dourado dos Invallides, grave e silencioso. E, mesmo de lá, ainda incendeia mentes e corações.
ping - Berlusconi não é nenhum Pinguim, ele é apenas o coordenador de um monte de gente que tem interesses semelhantes.
pong- Uma nação?
ping - Assim como o seria o Dantas.
pong- Já expliquei: se Dantas fosse presidente ele seria como uma criança malvada sem brinquedo.
ping- E Protógenes sobreviveu brilhantemente e o Itagiba, aquele que estava muito semelhante a uma ator de ópera-bufa, com sua pesada maquiagem e sobrancelhas retocadas, ficou muito mal.
pong- Venho repetindo: isso é um circo.
ping - Duvido muito que Protógenes seja exonerado.
pong- Se você gosta dele comungue com ele seu mais agrado desejo: a demissão, a cara de vítima e a vitória nas urnas.
abraços,
ma
agrado= sagrado
grazie
Berlusconi se acha um novo Nero, assim como Stalin, só isso.
:-/
Stalin = o Dulce Mussolini
*é que estava lendo um artigo no Pravda e o Stalin não me saiu da cabeça.
hehe
marco,
é claro que Orson Welles falou uma tremenda bobagem.
Na Suiça nasceram grandes intelectuais e escritores, além dos maiores nomes que influenciaram a educação moderna: Rosseau, Pestalozzi e Piaget.
Aliás, Welles á autor de uma única obra, Cidadão Kane, nunca mais realizou nada que tivesse destaque.
Outro grande suiço é Carl Gustav Jung , q
que muitos consideram até maior pscicanalista que Freud.
E quanto ao delegado Protógenes, se ele continuar com a tranquilidade e autoconfiança que demonstrou durante o planejado e pretendido massacre, tem tudo para virar o jogo.
Aliás, acho que já virou.
É exatamente isso.
Mesmo depois de morto, Napoleão só teve alguma valor porque o povo assim o quis.
E Napoleão sabia perfeitamente que toda a sua força estava no povo.
Besluscone não é coordenador de uma nação, é coordenador de uma minoria corrupto, porém bem articulada.
Inté mais, com diz o Proftel.
Patriarca, nunca houve uma mulher como Gilda.
E ela foi casada com Orson Welles
Atendia também pelo nome de Rita Hayworth.
Essa beleza estonteante está á disposição, caso amigo se disponha a clicar em meu nome.
Essa foi a maior obra de Welles…
Silvio Berlusconi é realmente um bosta… e um fascista mafioso.
… fosse brasileiro seria leitor a quadrilha veja.
Tudo que é ladrão e fascista adora esta revistinha vagabunda.
“Para Alexander Stille, autor do artigo, que Berlusconi esteja ainda no comando do governo italiano é indício do país no qual a Itália se transformou. Um país em que a oposição é tão medíocre que não consegue derrotá-lo, em que políticos são incrivelmente rejeitados, e que estagnado economicamente perdeu o próprio rumo.”
EXATAMENTE, IGUAL AO BRASIL!!!
…ouseja, especificamente as oposições daqui e de lá.
Não dá para comparar a atual situação brasileira com a da Itália.
Fiquemos, pois só nesta inercis das nossas oposições, sem lenço e sem documento e só vendo a banda passar.
putz….
“Aliás, Welles á autor de uma única obra, Cidadão Kane, nunca mais realizou nada que tivesse destaque.”
“Atendia também pelo nome de Rita Hayworth.
Essa foi a maior obra de Welles…”
as vezes da um desanimo.. .. :((
#111 - 112 - 113 ,
chose !! que prazer reve-lo aqui …beijos !
O primeiro parágrafo quase que na totalidade poderia referir-se a Lula sem o menor problema.
Berlusconi é um Duce sem tirar nem por.
Um racista que ousou chamar o Ungido de moreno. Realmente não se pode imaginar como a o nobre povo italiano poderá se recompor após essa chaga que envergonha o país. Mil terremotos não seriam tão caststróficos como a simples presença física desse monstro pisando depudoradamente os paralelepepidos da Cidade Eterna. Ah! Pobre Itália…se ao menos Roma tivesse um prefeito gay que fizesse praias á beira do Tibre, e na Toscana existsse um gigante ideológico como Bovè a pisotear trigo transgenico e quebrar vidros das lojas fast food….
Tudo poderia ser diferente caso Napoleon tivesse anexado de vez o Piemonte e Milão e perpetuasse no poder de Roma sua querida Pauline Bonaparte. A pobre Itália seria mais civilizada por certo, além do que seria um alívio não ter o etafante trabalho de transportar milhares de obras de arte roubadas para Paris. E mais importante de tudo: LeonÁrdo Da VinCCi seria definitivamente LeonÁrd Da VincÍ.
Miterrand, Le Dieu, faria um governo exemplar, assim como o fez na França,se esquecermos o detalhe de que colaborou como governo de Vichy, construiu uma biblioteca horrorosa, escondeu a filha fora do casamento, deu informações de cocheira sobre a bolsa de valores para um amigo, um velhinho que morava de graça em uma magnífica propriedade do estado, além da corrupção básica de sempre.
A periferia de Roma seria chamada delicadamente de bairros sensíveis, e durante feriados e datas festivas, especialmente o reveillon, seriamqueimados 5.000m carros, just for fun.
No Estádio Olimpíco de Roma por ocasião da contenda Itália versus Algéria o hino nacional italiano seria impiedosamente vaiado e cada gol algeriano levaria a multidão ao delírio. Já os jogadores italianos seriam vaiados cada vez que tocassem na bola.
Passou o tédio, confetti?
Falando sério, Berlusconi é um palhaço mas o que isso tem a ver com Franco, Espanha e principalmente Daniel Dantas? Muito otimismo de sua parte esperar comentários inteligentes partindo dessa geléia geral, certo?
No mais, beijos mil do Brasil, a terra aonde
” nosso Berlusconi ” de olhos castanhos , fala - e faz - bobagens iguais ao italiano com 100 % de aprovação aqui no PD.
Só indo de Gilda mesmo.
algeriano - argelino
Esqueci, nos comentários entraram tambem Protogenes, e Itagiba.
Geleía que se adensa.
marcô,
tédio ? nao…
so enfezei vendo vcs “destratarem” orson w. e reduzirem rita h. à uma “obra”sua …
no mais, geléia real engorda e faz crescer :))
confetti, considero um presente do deuses ter sido casado com a Rita. Foi isso o que quis dizer.
” Maior obra” , foi uma tentativa de fazer graça que falhou mseravelmente.
mil beijos e feliz coelhinho da pascoa…
E sua homenagem, que mora nessa cidade linda que tanto amo, estou saindo para almoçar em um restô chamado Le Vin, aqui em Ipanema.
Steack au poivre ou á mostarda, essa é a dúvida que me atormenta….
Não há a mínima dúvida de que a Espanha moderna deve ao Generalíssimo Francisco Paulino Hermenegildo Teódulo Franco y Bahamonde Salgado Pardo de Andrade.
Ídem , o Chile tem uma dívida com o general Augusto José Ramón Pinochet Ugarte.
Eu sou italiano.
Berlusconi representa o sonho do italiano medio: ser rico, ter muitas mulheres, dizer e fazer o que lhe pasa pela cabeca, nao estar nem ai com a justiça, reirse de todos e de tudo.
Nao estou dizendo que todos os italianos sao assim, mas a maioria sim.
Berlusconi esta devastando a democracia, a politica, a economia, o “tecido moral” do Pais. E’ como o comunismo no leste Europeo, un “long term damage” que muitas generacoes de aqui para frente terao que aguentar.
A pregunta nao e’ mais “porque?”, mas e’ “ate quando?”
E’ muito muito triste ser italiano hoje.
Um abraco,
Francesco
tadinho….
Frangão, agora já te manjei. Você aos 40 e poucos anos, que deveria ser empresário com um minimo de sucesso, parece realmente não fazer quase nada útil, a não ser frequentar a blogosfera.
Aliás, triste o caso do seu filho, expulso aos três anos do jardim .. também pudera com esse pai quarentão e à toa.
Coitado do muleque.
Pedro Dória,
Em um dos comentários que enviei para seu texto “No Brasil, somos todos corruptos” de 09/04/2009 às 1:45, observei que no post atual sobre Berlusconi (”Silvio Berlusconi e a Itália de hoje” de 10/04/2009) se trata de corrupção e de capacidade gerencial. O blogueiro Chesterton (21) assim como no post anterior percebeu que faltou uma definição prévia sobre corrupção, aqui ele constata um discurso circular. Isso se deve ao fato de não se ter definição de boa gerência ou mecanismo de medi-la.
E se trata de tarefa de Sísifo. Não creio que a humanidade terá capacidade de avaliar a competência gerencial de qualquer agente público.
Alguns pontos deveriam ser analisados em relação a Itália. Entre esses pontos eu mencionaria o processo inflacionário e os requerimentos impostos aos países para fazerem parte da comunidade do Euro e a política distributivista que a comunidade Européia põe em prática de modo a igualar economicamente todos os países..
Clever Mendes de Oliveira
BH, 13/04/2009
Pedro Dória,
Espero que os economistas me permitam entrar na seara deles. Tenho para mim que um dos grades fatores que permitiu que a Itália desenvolvesse mais do que o resto da Europa até os anos 80 foi a existência naquele pais de inflação elevada para os padrões europeus. Depois quado ela teve que cumprir com as exigência da Comunidade do Euro, reduzindo a inflação, criando superávit primário para reduzir a dívida pública, a economia italiana estagnou.
Clever Mendes de Oliveira
BH, 13/04/2009
Pedro Dória,
Outro fator que influenciou a tendência para a estagnação da economia italiana foi o fato de ela ter se desenvolvido muito rapidamente no pós guerra e assim que a comunidade do euro foi formada ela apresentava os dados de renda per capita superiores a de países como Portugal, Espanha, Irlanda e Grécia praticamente não recebendo verbas da Comunidade Européia como forma de compensar o atraso, pois era um país de renda per capita elevada.
Esses fatores para mim foram mais relevantes que as personalidades que assumiram o governo italiano nos último 20 anos.
Outra coisa, na década de 70 fiz a assinatura da revista Time para treinar um pouco inglês. Uma das reportagens de capa era intitulada “A bridge too far” e referi-se a mania italiana de emendar os feriados. Segundo a revista Time um país assim não podia crescer (Não me lembro se a revista afirmou isso). Provavelmente eles devem ter acabado com esses feriados e a economia italiana deixou de funcionar tão bem como antes.
E como pode-se dizer qualquer coisa sobre crescimento econômico que ninguém consegue demonstrar que se está errado, talvez a estagnação italiana seja decorrente do fim das Brigadas Vermelhas.
Clever Mendes de Oliveira
BH, 13/04/2009
Pedro Dória,
Dentro do espírito do email anterior “No Brasil, somos todos corruptos” de 09/04/2009 às 1:45, saliento um outro fator que contribuiu para a queda de crescimento econômico na Itália a partir dos anos 90. É sabido que o corrupto deve ser competente, pois o incompetente é facilmente descoberto. Já o probo incompetente passa batido. Vide o ex-presidente FHC.
Assim, a atuação do judiciário italiano com a operação mãos limpas deve ter afastado do poder as mentes mais competentes que a Itália possuía. Quanto mais exitosa tenha sido a operação mãos limpas, mais forte tenha sido o reflexo dela no baixo crescimento da economia italiana a partir dos anos 90.
Clever Mendes de Oliveira
BH, 14/04/2009
clever, analises bem….interessantes !
Confetti,
O termo interessante fica no meio do caminho, mas o recebo como elogio. E espero que não seja em retribuição ao que eu disse no email que enviei para o post “No Brasil, somos todos corruptos” de 09/04/2009 a respeito dos seus comentários 4 e 5 como se ver na transcrição de parte do meu comentário de nº 116 de 10/04/2009 às 10:43
“Pedro Dória,
As duas primeiras intervenções de Confetti (Comentário nº 4 e Comentário nº 5) são perfeitas. E a primeira é de tanta concisão que se eu a tivesse reduziria meu tempo nos blogs a milésima parte.” (A sua segunda intervenção era a letra de Rat Race)
Bem, não deve ser em retribuição porque a retribuição deveria ser o caminho inteiro.
Clever Mendes de Oliveira
BH, 14/04/2009
salut clever !
olha, sem essa de “retribuiçao” ! alias, nao tinha lido seu comentario sobre “rat race” ! conhecia a musica, curte bob marley ?pra mim essa letra diz tudo sobre a ganancia humana:))
vc foi o unico a jogar spot sobre as brigadas e a entrada da italia na comunidade européia - economica sobretudo, como fator explicativo - achei mesmo esse enfoque bem interessante ! a palavra “interessante”nao tem aqui absolumente duplo sentido, nem “meio caminho nem caminho inteiro”!
bom dia pra vc clever ! de onde fala ? ))