O Brasil no freio
Da unidade de análise da Economist, hoje:
Com a deterioração da economia global e sinais de que a economia brasileira está parando, a Economist agora espera que o PIB do país se contraia, embora muito pouco, em 2009. Isto ocorrerá apesar das iniciativas de estímulo do governo. Prevemos também uma nova guinada de crescimento a partir de 2010, mas a severa baixa deste ano e o desemprego que ela provocará vai complicar a política presidencial, diminuindo as chances do atual partido de tornar ao poder nas eleições presidenciais do próximo ano.
O artigo é longo. Eles prevêem uma retração de 0,5% no PIB brasileiro (e de 1,9% do PIB mundial). Não é, de forma alguma, uma crise similar à que os EUA estão passando neste momento. Mas também não é nenhum mar de rosas.
Ainda sobre o assunto:
- O Brasil que existe, o Brasil que poderia existir Li comentários de todo tipo a respeito do post, ontem, sobre a reportagem da revista Cambio. Nas redações dos grandes...
- Brasil rumo à Opep? A Petrobras já deve estar explorando há alguns meses esta gigantesca reserva de petróleo que encontrou em alto-mar, na Bacia...
- A política vai mal; o Brasil vai bem? Tudo bem, no campo das melhorias sempre se pode ir mais depressa. E, de fato, algumas delas ainda estão...
- Lula, Brasil e o FMI Provavelmente não há muito mais o que dizer a respeito do G-20 para o Brasil que o Sergio Leo já...
- O Brasil visto da Argentina Na Argentina, o diário La Nación diz a respeito do Brasil: É a décima maior economia do mundo; Maneja 40%...



Alguém já deu este conselho aí em cima mas não custa repetir: Vamos estudar um pouquinho antes de entrar em uma discussão, até para não passar vergonha de graça.
Os intelectuais do PT, exercendo seu papel e sua função, resolveram críticar o governo do PSDB/FHC e para isso procuraram um palavrão. O primeiro que encontraram foi neoliberalismo. A partir daí passaram a tachar o PSDB/FHC de neoliberal sem mesmo saber do que se trata. Pegou. Como consequência todo e qualquer simpatizante resolveu também usar a palavra para condenar tudo o que considera errado.
Seria interessante o pessoal que está nesta discussão (principalmente os que associam o neoliberalistmo com o PSDB/FHC ) estudar um pouquinho o que prega o liberalistmo e o que motivou sua evolução para o neoliberalismo.
Os intelectuais do PT/PCdoB/PSOL na falta de uma justificativa e de um inimigo claro dentro do governo resolveram centrar suas baterias no Henrique Meirelles e na taxa de juros Brasileira.
Seria interessante o pessoal que considera o Henrique Meirelles o responsável pela definição da taxa básica de juros Brasileira estudar um pouquinho o que significa esta taxa. Quais as consequências da sua movimentação (para baixo e para cima) e o quais fatores que são relevantes na sua definição.
Se reservarem duas ou três horas do seu tempo para estudar cada um destes assuntos deixando os estudos para concurso de lado, teriam duas ou três horas muito mais produtivas e úteis para sua vida (e para sua imagem dentro de qualquer discussão que apenas tangencie economia).
Fabio - Quer parar de pagar aos rentistas parasitas?
Fácil: pare de pegar dinheiro emprestado com eles.
E quem pega dinheiro com eles não é Meireles.
O Estado brasileiro hoje é uma máquina que esvazia os bolsos dos pobres e transfere para uma diminuta minoria rica.
Os números são claros:
Participação da renda do trabalho no PIB
1980 - 50%
Hoje - menos de 40%
Quem abocanhou 10%?
Os patrões do sr. H Meirelles… uma minoria que enriquece porque apropriou-se de um bocado do Estado.
Não é apenas incompetência.
É roubo.
É preciso retomar o Estado destes ricos incompetentes e inescrupulosos.
Fabio - Olhando a participação dos impostos no PIB e cruzando com esses dados que você colocou eu diria que quem abocanhou esses 10% foi o Estado com a carga tributária.
Tavares e Vilarnovo,
qualquer economista que suntenta que 5ptos a menos na SELIC hoje, não permitiriam financiar a dívida pública, não precisa de mais estudo… precisa ir ao hospital tratar do AVC.
Tá faltando oxigênio lá…
Sr. Fabio Passos
O Patrão do Sr. H. Meirelles não é o Lula?
Afinal o Lula manda ou não manda?
Vilarnovo,
A discussão não é se teremos mais Estado.
Isto já é fato.
Acostume-se.
E não fique bravo… não é culpa minha.
Foi o regime neoliberal que ruiu. Caiu de podre.
A discussão agora é quem vai se apropriar do Estado.
Como e em qual direção o Estado vai interferir.
É evidente, pela própria situação vergonhosa do Brasil em relação a distribuição de renda, que são os ricos quem tem a posse do Estado brasileiro.
E agora temos a oportunidade de interromper a farra destes larápios.
Fábio Passos:
Vamos falar sério:
Voce realmente acredita que um bando de funcionários públicos e burocratazinhos do governo tem conhecimento, competência e vontade de gerir uma economia estatizada?
Quem seriam estes semideuses da economia, finanças e administração pública que teriam o poder quase divino de administrar um economia estatizada seja lá em que país for?
Praticamente todos os governos do mundo são incompetentes para gerir seus sistemas de saúde, segurança pública e no caso do Brasil, um simples hospital público.
A vantagem da administração privada é que nas crises violentas com a de agora nem todos os setores econômicos se arrebentam. Estivessemos nós estatizados como você diz ser o ideal, estaríamos arrasados totalmente.
Deixando de lado minhas aporrinhações com você, admitamos que os que se propusessem a ser os gestores duma economia nacional estatizada deveriam ser geniais, fantásticos, onicientes, onipresentes e onipotentes e sobretudo, ditadores absolutistas irredutíveis e violentos em seus objetivos.
Na sua opinião, hoje e agora, quem tem o perfil divino necessário?
Pô Curioso!!!!!
Não constranja o menino!!!
26/02/2009 - 12h06
Inadimplência da pessoa física atinge o maior patamar desde 2002
26/02/2009 - 11h06
Janeiro tem aumento recorde de desemprego, diz pesquisa
A taxa de desemprego subiu de 12,7% em dezembro para 13,1% em janeiro, segundo pesquisa realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos).
…………………………….
Se é o pé no freio eu não sei, mas que está desacelerando está.
Curioso,
O patrão do sr H Meirelles são os donos dos títulos da dívida pública brasileira.
Esta é a nossa “democracia”.
Desemprego de 13,1%
5 mil clãs de famílias abocanhando R$160 BILHÕES por ano… sem sequer precisar trabalhar.
Alguém ainda não sabe o motivo pelo qual vivemos em um Apartheid Social?
É mesmo Fábio?
Sabe que eu não vi a assinatura deles lá naquele documento de nomeção do Presidente do Banco Central.
Sr. Fábio
Só estou querendo entender:
Os donos dos títulos da dívida pública brasileira
passaram uma procuração pro Lula assinar do lugar deles?
Brancaleone - Pois é… parece que acreditam que quando uma pessoa começa a trabalhar para o governo de uma hora para outra recebe poderes divinos e paranormais.
Se esquece que são os mesmos seres humanos passíveis de falhas e erros como qualquer outro e pior com a capacidade de efetuar desastres. Essa crise, que contem a impressão digital do governo e congresso americano assim como o FED por todos os lados, nos faz mostrar exatamente isso.
Curioso,
Não tenho como saber.
Há quem diga que se Lula mexer com FEBRABAN ele cai em uma semana. Meirelles seria o fiador do “arranjo”.
Parece hipótese razoável no começo do governo Lula… mas não sei se com 84% de aprovação isto ainda cola.
Há quem diga que o financiamento das campanhas revela outra coisa…
As duas principais campanhas nas últimas eleições foram financiadas majoritariamente pela banca.
A banca comemorou vitória antes da realização do segundo turno.
Políticos são representantes de quem os financia.
Sr. Fábio, não foi isto que perguntei.
Perguntei quem nomeia o presidente do Banco Central?
Não é o mesmo que nomeia o Ministro da Fazenda?
A carga tributária brasileira, segundo dados do FMI, é bem aproximada a países como Canadá, Polônia, Espanha e Bulgária, todos na faixa dos 35% do PIB. É mais alta, do que a Suíca e o Japão, ambos em cerca de 30% do PIB. No caso dos Estados Unidos e Argentina, a .
No Chile, a carga é pouco superior aos 20% do PIB. Por outro lado, a carga tributária brasileira é superada por países como: Suécia (52% do PIB), Dinamarca (50% do PIB), Bélgica e Alemanha (47% do PIB), França e Noruega (45% do PIB) e Áustria e Itália (44% do PIB).
Estados Unidos e Argentina estão na faixa de 25% , mas a Argentina não é nenhum exemplo de país desenvolvido.
Fábio Passos,
Qdo vc fala em taxa de juros vc tem que pensar em um monte de coisa antes: Dívida Pública, Risco País, Inflação e o escambau. Pedir para o BC baixar a taxa de juros em cinco por cento faz tanto sentido quanto pedir para o médico redesenhar a escala do termômetro para ela ao invés de começar do zero começar do dez.
Vai estudar meu filho e deixa de falar asneira (ou então ao menos responda a pergunta do curioso).
O México tem uma das menores cargas tributárias do mundo, 16%, e está em péssima situação.
Patriarca,
Sugiro cuidado com a comparação da carga tributária entre nações diferentes. A taxa nominal da carga tributária não significa muita coisa. Ela só é um elemento válido para análise quando associada ao retorno em serviços e bem estar para a população entre outros.
E é aí que o bicho pega. Carga tributária é mensurável. Retorno em serviços e bem estar não. Só um exemplo: A carga dos EUA como vc bem citou e bem menor que a Brasileira. Lá em compensação não existe serviço de saúde universal como existe no Brasil (deficiente é verdade). A carga sueca por outro lado é muito superior, mas lá os serviços de saúde, educação e segurança são de boa qualidade e prestados quase exclusivamente pelo governo.
Ô Gustavo!!!
Assim não dá!!! Não percebeu que se não consta do livro “Como ser de Esquerda em 10 Lições” - (10 Páginas, Espaço duplo,Editora Bolivarista, e grátis ganha ” 50 Frases de efeito para você parecer que é de esquerda”) O Fábio não conhece?
Não seja tão malvado!!!
Gustavo:
Não sou tributarista, mas do ponto de vista do Brasileiro (euzinho aqui), a carga tributária brasileira é absurdamente grande JUSTAMENTE em função de nós cidadãos não recebermos a contrapartida. Não estou nem aí se a carga tributária for 60% desde que eu tenha retorno.
No Brasil temos impostos suecos e serviços públicos somalis…
Bancraleone,
concordo… não tô dizendo nada em contrário não… aliás.. concordo em partes. Eu me importaria com uma carga de 60%. Mas isto é detalhe… no geral eu concordo contigo…
Tavares pegou fundo na “cascavel” e pensa que a m leitão é a “biscoito”. É sintoma do AVC.
Toma tento rapá.
Nesta altura só economista ralé e/ou ladrão defende as maiores taxas de juros do planeta.
O Brasil tem estradas, energia elétrica, correios, 97% das crianças e jovens estão na escola, tem hospitais, exército, polícia etc.
O que precisa é de melhoras em todos os serviços públicos, o que só acontecerá se todos os cidadãos colaborarem.
Essa história de querer “diminuir” a carga tributária brasileira é puro tumulto. O que é cecessário é que todos os brasileiros colaborem para que o serviço público melhore, com fiscalização honesta.
Se reduzir a carga tributária brasileira, como é que vão ser melhorados as escolas, hospitais, polícias etc?
Conversa para boi dormir é isso.
Definir teto para patrimônio individual, familiar e de quaisquer tipos de associação e organização privada. Expropriação do patrimônio excedente.
chest- risível
Curioso,
Te superestimei?
Não banque o Tavares rapaz.
A banca está depenando o Brasil… até a última pena do rabo.
o brasileiro trabalha exatamente 4,83333333 meses para o governo.
Patriarca - A diferença é que nos países desenvolvidos as pessoas não são obrigadas a pagar duplamente por serviços que deveriam ser oferecidos pelo Estado por conta da altíssima carga tributária.
Saúde, educação e segurança principalmente.
Mesmo morando no Brasil e NUNCA ter contribuido um centavo com imposto de renda na Espanha eu tenho direito a atendimento de saúde naquela terra (tenho dupla nacionalidade).
Já fui a hospitais na Espanha.
Em nada se parecem com os moedores de carne que chamam de serviço médico gratuito no Brasil.
No início do ano passado minha mãe foi atropelada. Graças aos desgraçados em Brasília não podíamos mais pagar um plano de saúde para ela. Foi parar no Hospital do Andaraí.
Ficou dois dias na sala de trauma na emergência por falta de vagas.
Em um dos dias foi acordadas por policiais militares que levavam um traficante baleado dentro de um saco preto. Foi acordada pelo fuzil do PM que batia em sua maca. Demorou dois meses para ser operada.
E isso tudo com uma carga tributária batendo os 40%. E ainda querem mais.
Alguma coisa está errada não acha?
Fábio Passos,
Nem economista ralé ou ladrão defende maiores taxas de juros. Ninguém defende maiores taxas de juros. E não confunda comentarista de televisão com economista. Para de passar vergonha menino.
O que se defende é diminuição dos gastos do estado. É alteração do perfil da dívida pública. É melhoria do marco regulatório. Isto tudo é que acaba permitindo a diminuição da taxa de juros.
Achar que o Henrique Meirelles acorda todo dia imaginando como é que ele vai conseguir aumentar um tiquinho da taxa de juros é raciocínio de esquerdista dogmático. Que normalmente acredita que pra resolver todos os problemas do mundo a única coisa que é necessária é “vontade política”.
Patriarca -
“O Brasil tem estradas, energia elétrica, correios, 97% das crianças e jovens estão na escola, tem hospitais, exército, polícia etc.”
a) “O Brasil tem estradas” - As que não são privatizadas estão deploráveis. Raríssimas excessões.
b) “Energia Elétrica” - Monopólio.
c) “Correios” - Monopólio.
d) “97% das crianças e jovens estão na escola” - Na boa, não vou nem comentar.
e) “hospitais” - Para mim são mais moedores de carne. Com raríssimas excessões.
A carga tributária pode aumentar sim.
Basta começar a cobrar imposto pesado dos ricos.
Se reduzir a carga tributária brasileira, como é que vão ser melhorados as escolas, hospitais, polícias etc?
chest- isso foi provado e comprovado há tempos., O Brasil gasta muito e muito mal em educação. Não adianta jogar mais dinheiro em coisas que se mostraram disfuncionais.
Tavares,
Imaginar decisões de política econômica sem ligação com interesses de grupos econômicos é por demais ingênuo.
Só prá economista da ilha da fantasia.
Tavares, tatu e sr rork?
aumentar impostos de ricos diminui a carga tributaria, por isso que o Brasil cobra dos pobres. Rico não trabalha para comer, se os impostos que ele tem que pagar são maiores que a grana que ele pode faturar, ele fica em casa.
A carga tributária “nominal” do Brasil está em 37%, mas considerando-se que metade dos “agentes econômicos” não paga impostos, ou, se paga, paga sobre percentual reduzido dos rendimentos.
Médicos, dentistas, advogados etc. sonegam, no mínimo, 80% do que deveriam pagar. Bares, restaurantes e pequenas empresas também pagam um percentual muito pequeno do que deveriam pagar.
No final das contas, a “carga tributária real brasileira” não atinge 20% “do PIB real”.
H Meirelles é a banca na posse de um naco do Estado brasileiro.
E que naco.
A conta é R$160 Bi/ano
Isto é quase 3 x mais do que o orçamento para a saúde em 2009.
E o Vilarnovo não entende porque os hospitais não são melhores.
O que esperava?
Os remédio e o atendimento que falta para a população… virou caviar na mesa do grã-fino.
Os ricos nadam em privilégios absurdos.
Tá na hora de acabar com a folia destes vigaristas.
Por mais que Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores, lá de baixo da sua arrogância venha para a imprensa dizer que fez mil exigências ao governo americano, o relato é outro. Recebeu de Hillary Clinton o duro recado sobre o “Caso Goldman”, como está sendo chamado pelos americanos, que exigiu rápidas definições para a repatriação do menino Sean Goldman, filho de David Goldman e da brasileira Bruna Bianchi Ribeiro.
Fábio Passos,
Corretíssimo. “Imaginar decisões de política econômica sem ligação com interesses de grupos econômicos e por demais ingênuo. ” Corretíssimo.
Tá vendo o quanto compensa Brancaleone?? Se a gente insiste com tenacidade acaba saindo alguma coisa com lógica. Ainda é pouco, muito pouco, mas já é um comentário correto na avalanche de besteira que saiu até agora…
Só concerta o plural em ligação. “Interesses de grupos econômicos” deve concordar em número com “Decisões de política econômica”. Mas não é por conta deste errinho de nada que o seu raciocínio deixou de estar corretíssimo….
Pablo,
eu duvido muito é que a Espanha seja tão melhor assim que o Brasil.
Hoje mesmo eu estava vendo, na TV Senado, uma entrevista da Nélida Piñon, onde ela conta uma visita que elas e seus pais fizeram aos parentes espanhóis.
Relata principalmente seu choque diante da extrema pobreza do vilarejo espanhol e da maneira humilde e pobre como o povo vivia.
Guillermo Rigondeaux, o boxeador cubano extraditado do Brasil por Lula e Tarso Genro, a pedido de Fidel Castro e com apoio logístico de Hugo Chávez, saiu de casa no fim de janeiro dizendo que visitaria a mãe, em Santiago de Cuba. Nunca mais voltou. A história foi contada por sua mulher, Farah Colina, em entrevista divulgada nesta terça-feira pela agência Associated Press, em Havana. “Ele teve de fazer isso”, afirmou, emocionada. Guillermo, o filho, ainda é criança e pouco entende o que se passa com o pai. Mas o apoio familiar não vai faltar, apesar da distância. Farah Colina não diz abertamente, mas o grande objetivo de Rigondeaux é voltar a reunir-se com ela e com o garoto num futuro próximo. Quer tirá-los de Cuba, onde diz que a vida está longe de ser a ideal.”Ele vai superar tudo isso, sofreu muito aqui nos últimos dois anos”, comentou Farah, confiante em uma reviravolta na vida do marido. “Tenho certeza de que ele terá força para se levantar como atleta e como pessoa.” O mais importante: ao contrário de Tarso Genro, o cubano não fugiu vestido de mulher.
Médicos, dentistas, advogados etc. sonegam, no mínimo, 80% do que deveriam pagar.
chest- conversa fiada, quem trabalha com seguros recebe os impostos descontados na fonte.
A conta é R$160 Bi/ano
Isto é quase 3 x mais do que o orçamento para a saúde em 2009.
E o Vilarnovo não entende porque os hospitais não são melhores.
ches- faz um plebiscito e pergunta se o povo quer médico ou carnaval….
Patriarca - Desculpe, humilde é diferente de pobreza ou miséria.
“A carga tributária “nominal” do Brasil está em 37%, mas considerando-se que metade dos “agentes econômicos” não paga impostos, ou, se paga, paga sobre percentual reduzido dos rendimentos.
Médicos, dentistas, advogados etc. sonegam, no mínimo, 80% do que deveriam pagar. Bares, restaurantes e pequenas empresas também pagam um percentual muito pequeno do que deveriam pagar.
No final das contas, a “carga tributária real brasileira” não atinge 20% “do PIB real”.”
Meu Deus. Você torturou a lógica mais que os americanos em Guantânamo…
Só você não sabe disso Pablo.
Nem eu nem ninguém. Até porque Carga Tributária é medida pela quantidade de impostos arrecadados frente ao PIB medido. É um percentual sobre valores absolutos.
O que você chama de Nominal é o que é pago pelos contribuintes. E segundo o IBPT está batendo 36,54% do PIB. Se todas as pessoa pagassem os impostos, sem sonegação alguns acham que iria bater mais de 51% do PIB. Ou seja, com o atual regime tributário o Estado iria roubar metade de tudo o que os brasileiros produzem. Seria a mesma coisa que pegar seu contra-cheque e dar a metade para o governo.
Você deve achar isso lindo. Eu não.
“”Isso quer dizer que o governo avança cada vez mais na riqueza nacional, sem que isso revele efetivamente um aumento substancial da qualidade do serviço público”, afirma o advogado Gilberto Luiz do Amaral, presidente do IBPT, coordenador do estudo.”
Aliás, algo como a Curva de Lafer deve passar longe…
Ao final do governo Lula, a banca terá levado aprox R$ 1 TRILHÃO…
Dinheiro recolhido pelo Estado em impostos… e transferido para donos dos títulos da dívida pública.
5 mil clãs de famílias.
Dinheiro que poderia virar hospital, remédio, merenda, escola, habitação popular, saneamento, estrada, porto, usina…
… tudo tragado no buraco sem fundo do rentismo parasita.
O que merecem estes grã-finos?
O tempo vai esquentar…
fabinho, assim que amornar essa grana sai voando via cabo…..
Pablo,
deixei a profissão de contador porque a maioria das pessoas que me procuravam tinha como único objetivo “não pagar impostos”.
Se informe com contadores como é mesmo esse negócio de “carga tributária”.
Pergunte ao Chest se ele faz a sua declaração de rendas honestamente.
Ao contrário do que você diz, vários ministros da fazenda já declararam que, se todos os contribuintes pagassem honestamente seus impostos, o Brasil não precisaria ter uma carga tributária maior que 20%.
E a Espanha que “rouba” 35%, está certa, ou ela é tão mais honesta assim que o Brasil?
Pergunte ao Chest se ele faz a sua declaração de rendas honestamente.
chest- nem precisa, as companhias de seguro já fazem por mim, vem tudo descontado.
mas eu considero imposto de renda um roubo, sabiam qeu até por volta de 1960 médico não pagava imposto de renda? Aliás, o termo imposto de renda não se aplica sobre salários e honorários, somente se aplica a rendimentos financeiros e outros.
É, e as consultas sem recibo, você declara?
raríssimas, e todo mundo quer recibo para reembolso, logo, fudeu, tem que declarar.
Patriarca- Você não está entendendo… Vamos lá…
Digamos que o pais tenha um PIB de $100. Ok? Ok.
Digamos que recolhesse de imposto $20. Ok? Ok.
A carga tributária desse país é de 20% do PIB. Ok? Ok.
Mas digamos que ninguém nesse pais sonegasse imposto e ao invés de $20 o país arrecadasse $30.
A nova Carga Tributária seria….? Tcharaaam!!!
30%.
Isso porque o PIB não aumenta. Permanece o mesmo.
Eu nunca vi um ministro da fazenda fazer essa declaração. Mas não me surpreenderia se o Manteiga falasse essa besteria. Sabe como é… ele não entende muito de economia…
A carga tributária de um país cresce quando o PIB cresce menos que a arrecadação de impostos.
A Espanha apresenta uma gama de serviços para seus cidadãos infinitamente superior ao Brasil. Recentemente estive lá visitando minha irmã. Não vi um buraco nas ruas. Mesmo no interior onde vive minha avó. Lixo nas ruas? Nem pensar.
Bom, pode até ser que você seja exceção.
Conheço uma advogada que de uma renda de 10.000 por mes, ela declara 1.000. E olhe que tem mes que ela ganha muito mais que 10.000, mas os rendimentos “nominais” estão sempre aí, pelos mil ou mil e poucos.
Não considero IR um roubo. Imposto é necessário. É um mal, mas é necessário.
O que é roubo é o assalariado ter seu imposto de renda retido na fonte e ele ser adiantado todo o mês ao Estado. Isso sim é um roubo. Tira a receita do seu dinheiro. É como se fizéssemos um empréstimo todo mês ao governo.
O certo (como acontece nos países sérios) é que pagássemos os impostos no final de cada exercício.
Roubo é FGTS.
Veja bem que se pudesse ser camelô para fugir da receita eu seria, mas agora é inviável.
Pablo,
você também não entendeu ainda…, Tchan, Tcham, Tcham…Tchan.
Eu estou falando do “PIB oculto”, não declarado.
Vou te dar um exemplo.
Uma casa que a maioria dos brasileiros coloca que vale 20.000,00, se você mandar uma imobiliária fazer a avaliação, o valor real é, no mínimo, 150.000,00 ou 200.000,00.
“PIB Oculto”????Não declarado?
O que seria isso Meu Deus… Chamem o Mister M!
Patriarca - Você sabe o que é PIB???????????
Você acompanhou o “causo” do Renan Calheiros?
Você lembra da “contabilidade” que ele apresentou das fazendas que possuia?
Você já fez auditoria da “prestação de contas” de algum político?
Ou seja Pablo, ” o registro nominal” é bem diferente do “registro real”.
Você é que está boiando totalmente.
PIB não tem relação com patrimonio imobilizado.
Não é patrimônio imobilizado, Chest.
Trata-se de Ativo Circulante e Receitas.
A maneira como ele vendia seus bois.
O PIB oculto existe porque o cálculo oficial é feito a partir de uma amostragem, englobando alguns setores da economia de maior expressividade. Se algo de importante ou relevante acontece em um setor econômico que não está incluído na amostragem, o PIB não aponta.
Quando o IBGE revisou o cálculo do PIB nesta década, incluiu algumas atividades econômicas nesta amostragem que haviam ganho relevância recentemente, como a banda larga. E o resultado foi um desempenho de PIB superior ao apontado em amostragens anteriores.
Além disso, tudo o que é informal faz parte do PIB oculto. O camelô não é levado em conta no PIB, nem o contrabandista. Por isso há quem diga que o PIB ilegal do Paraguai é superior ao PIB legal.
Também não entra na conta atividades econômicas sem expressão monetária. Ar captado de graça, por exemplo, não entra na conta. Efluente de rio não entrava, até a lei exigir a sua cobrança.
você falou em preços de casa, não em receita de bois.
como um país vai para a frente
CNN
É isso aí, Paulo Roberto da Silva,
vejam o caso recente do castelo do deputado.
Está registrado no imposto de renda por três milhões e meio e vale vinte e cinco milhões.
Isto significa o quê?
Foi omitida uma receita de vinte e um milhões e meio.
nao faz sentido apertar um medico por questoes tao pequenas, lembre-se cavalheiros, o pretor nao se importa com ninharias…
ele pode ter usado dinheiro que sonegou, mas se construiu por 3 e vendeu -0r 20, pagou o imposto sobre lucro imobiliario…..tá livre.
Enquanto não vender, não conta para PIB de país nenhum.
É …, o dinheiro usado para comprar os materiais e pagar as empreiteiras, só existe comprovação de origem, ou seja, devidamente registrado, dos três milhões e meio.
não sei quanto custa construir aquela estrovenga, mas os materiais parecem de qualidade inferior.
O queniano lançou pacote aumentando imposto dos grã-finos…
O canalha do bush havia cortado impostos… e a concentração de renda piorou.
E nós aqui no Brasil?
Esperando o que?
O pacote do queniano também tascou taxa nos ganhos de capital…
er a economia continua despencando….
Mais do pacote do queniano:
Imposto sobre espólios não será mais cancelado…
Espólio de milionários… imposto de 45%.
São exemplos positivos.
O queniano parece querer moralizar a farra dos ricaços-corruptos.
Está tentando salvar os eua da completa ruína.
Nós devíamos avançar mais…
Uma boa:
- Definir teto para patrimônio individual, familiar e de quaisquer tipos de associação e organização privada. Expropriação do patrimônio excedente.
PHA… um barato:
“Obama tira dos ricos
para dar aos pobres”
E aproveitou e deu uma senhora alfinetada em “esquerdistas” estilo Palocci.
duvido.
Se o governo dependesse dos 5 meses do trabalho de vocês estava fudido, nunca vi gente mais ociosa em toda minha vida…
Gunter Jr. Conta para o pessoal mais um pouco de sua vida, conta que você é nazista de carteirinha…
Frangão, aquela cirurgia paga pelo SUS, em que o cirurgião cobra “por fora” mais três mil reais, também entra na conta do imposto?
Ou seja, os três mil reais “por fora, caixa dois” entram na declaração?
Se entram, como explica-las?
Gunter Jr
Você é pescador ou advogado?
Continua com a imaginação a mil por hora…
Vagabundo odeia funcionário público, mas quando se vê em apuros, corre discar 190, 192 e 193.
Por que não chama a segurança privada, bombeiro civil ou ambulância do convênio?
Caraca, é divertido imaginar o “mundo ideal” de alguns dos caros confrades.
Em alguns casos (imaginem quais…)…
1. Não haveria governo nenhum - bom, tvz algum governo, para organizar a polícia q manteria os pobres fora da cerca;
2. Ninguém pagaria imposto
3. Seria um lugar pleno de justiça social - aquela que funciona a meu favor;
4. As relações internacionais seriam resolvidas favoravelmente a quem tivesse o exército maior, a serviço da burguesia.
Outros casos (imaginem quais…)…
1. Só haveria governo;
2. Ninguém pagaria imposto, pq só haveira Estado;
3. Seria um lugar pleno de justiça social - casos omissos seriam metidos na cadeia;
4. As relações internacionais seriam resolvidas favoravelmente a quem tivesse o exército maior, a serviço do povo.
Muito bom Bitt, o flaxflu é realmente muito engraçado.
234. antigamente o SUS permitia cobrança por fora se o paciente optasse por acomodação superior, quarto com ar condicionado, privativo etc….era uma maneira de coibir que as pessoas que podem pagar por serviços de saude tomassem o lugar daquelas que não podem.
Hoje o SUS anda tão depauperado que ninguem nem pensa em fazer isso. No interior do Brasil não sei, mas pelo menos no Rio e em MG não tenho noticia.
236, antigamente se podia póssuir uma arma. Aí se chamava a policia para levar o cadaver do bandido, afinal os impostos tem que servir para alguma coisa. Desova.
237, governo tem 2 funções apenas.
1. segurança interna e externa
2. cortes judiciais
O resto pode ser privatizado, aliás, deveria ser privatizado para pesar menos no bolso do povo.
Sometimes the kids get to you. I was riding with the Cook County Sheriff’s anti-gang unit sometime back. We were driving through the hopeless fourth-generation welfare towns that surround Chicago - Markham, Robbins, Ford Heights, what have you.
These drab little burgs are almost entirely black, heavily dependent on public assistance of one sort or another. The schools are lousy. Nobody is much interested in school anyway. Jobs are scarce, and people are scarcely interested. The main commerce is in drugs.
That night our idea was to put pressure on the drug trade and maybe reduce it a bit. Drugs are dominated by gangs. While chasing them doesn’t stop the flow of drugs - nothing does that - it makes it harder for them completely to dominate and terrorize the towns.
cop talk
cnn
Eu sabia da birra dos reaças com a revolução francesa, de como os governantes “escolhidos por deus” de repente perderam poder. Mas vendo as propstas “mudérnas” da reaçadas, acho que o mundo ideal deles é anterior ao imperio romano.
Fábio,
Se existe algo que nenhum governo deve fazer, em nenhuma hipótese, é estatizar banco.
Estatizar banco é o mesmo que estatizar dívida.
Em qualquer país, o governo impõe a taxa de juro que bem entender, sem necessidade de estatizar banco.
E aí, vale lembrar: baratear crédito, por si, não resolve nada. É uma fogueira de papel. Dura pouco.
Em princípio, crédito é o mesmo que renda sem produto, ou seja, inflação.
O crédito só pode se expandir na proporção equivalente à da expansão do PIB. Do contrário, é encrenca na certa.
Dizem os que mais sabem que o negócio é atuar no lado real da economia. O lado nominal serve pra ajustes de curto prazo. As soluções consistentes acontecem no lado real.
No meu comentário anterior o que eu quis dizer é que a onda de intervenção do Estado na economia, que está sendo deflagrada pela crise atual, nem de longe significa uma mudança na escrita ou na música.
É só a música de sempre que, mais uma vez, está sendo tocada.
O Estado é o único mecanismo que se conhece, com capacidade de acumular grandes volumes de recursos em prazo curto, e direcionar a aplicação desses recursos em tal ou qual sentido.
A iniciativa privada, por não ter poder coercitivo, pode até chegar a um resultado parecido, mas levaria décadas para captar os recursos que o Estado pode captar em 2 ou 3 anos.
Daí porque, nos momentos de crise, é sempre o Estado quem resolve a parada. Não o mercado.
Pela mesma razão, é ocioso ficar debatendo se foi ou não o New Deal que tirou a economia americana do buraco.
Com ou sem New Deal, foram os gastos públicos que puxaram a economia americana do funndo do poço.
No caso, os gastos públicos para reestruturação da máquina de guerra (que implicam não apenas gastos com armas e munições, mas também com transportes, vestuários, medicamentos, alimentos, comunicações, e um monte de etc.).
Essa é a vida real.
O lero-lero repetido pelos doutrinadores liberais não passa de uma crendice, tipo curupira ou saci-pererê.
Nada do que eles dizem pode ser demonstrado na prática.
O que a prática demonstra é o imenso potencial do mercado, quando deixado a si mesmo, sem o cabresto curto do Estado. Um macaco bêbado, solto numa loja de cristais.
Aí surgem esses termos que, a rigor, não dizem nada, tipo “destruição criadora”.
Veja o que está acontecendo agora. Que o tal mercado destruiu, todo mundo já viu.
E o que ele criou? Nada! Nos EUA, se não for pela injeção de um trilhão de verdinhas estatais, o mercado só vai criar falência, desemprego e miséria.
Aliás, veja que os EUA já estão adotando medidas protecionistas contra o aço brasileiro.
É que o aço americano não pode competir com o nosso, que é melhor e mais barato. Num regime de livre concorrência, o aço americano não leva a menor chance.
Acontece que, nesse passo, haveria uma onda de desemprego no setor siderúrgico da gringolândia.
Aí, um protecionismozinho vai bem, né?
Só que isso nada tem a ver com as superstições liberais.
E, aí, lembra da ALCA?
Daí porque, nos momentos de crise, é sempre o Estado quem resolve a parada. Não o mercado.
chest- resolve ou posterga?
Veja o que está acontecendo agora. Que o tal mercado destruiu, todo mundo já viu.
chest- o estado for;a o mercado a emprestar para quem não pode pagar, desregula para disfarçar, e é o mercado que destrói? Elias, convenhamos, você pode mais.
E o que ele criou? Nada! Nos EUA, se não for pela injeção de um trilhão de verdinhas estatais, o mercado só vai criar falência, desemprego e miséria.
chesty- esse dinheiro sai das mãos dos contribuintes. se nelas ficassem, muito mais beneficios trariam do que espalhá-lo pelo ar, para empresas e pessoas falidas. Seus maus hábitos vão persistir, e a impressão de que dinheiro cai do céu se mantém..porque caiu.
Elias,
Estatizar todo o sistema financeiro é boa solução sim.
Primeiro porque é a única forma de garantir que os acionistas irresponsáveis e golpistas absorvam o prejuízo.
A pior tolice é entregar dinheiro para golpistas sem assumir o controle.
Segundo porque esta ferramenta de antecipar futuro (financiamentos) é interessante para todos… quando não é gerida por capitalistas ladrões.
Lembre que é preciso financiar produção e empreendimentos mil… inclusive os civilizatórios.
No caso brasileiro, em que a banca é o governo pois possui a parte mais relevante do Estado: a que define a política econômica…
… a estatização seria um avanço fabuloso.
Já imaginou a oportunidade que tem a sociedade de neste momento apropriar-se definitivamente desta máquina de antecipar futuro?
E utilizar como ferramenta, não para enriquecer golpistas como estes que estão aí, mas para produzir o bem comum?
Agora… com a sociedade em posse do sistema financeiro e consequentemente com o controle de todo o fluxo de riqueza relevante, o controle das grandes cias privadas é uma evolução natural.
Quanto aqueles que tem receios sobre ineficiência, alguma autonomia para gestão destas organizações de produção de riqueza pode ser concedida.
Na verdade, toda a propriedade privada de meios de produção de riqueza, pode ser extinta com base em concessões de autonomia para grupos gestores.
Assim obtem-se competência de gestão e garantia de finalidade maior para toda organização, que não apenas o lucro, mas riqueza para o bem comum.
Uma social-democracia… o início do fim da barbárie.
Na terra, tanto o proprietário (quando não a utiliza como bem mas como meio) quanto um arrendatário tem preocupação com produtividade e eficiência.
Isto pode ser reproduzido nas organizações industriais, comerciais e de serviços. Em certa medida, com a profissionalização da gestão isto já é fato.
A posse, no entanto, deixa de ser de um grupelho de acionistas, com interesse único de encher os bolsos e passa ao controle da sociedade… que concede a autonomia para uso do meio.
Pedro Dória,
Não consegui enviar este comentário abaixo para o blog do Alon Feuerwerker no texto “The Economist: economia para baixo, sucessão disputadíssima” de 26/02/2009. Ia fazer o comentário aqui no seu, mas quis aproveitar que o texto do Alon Feuerwerker era mais recente. Como só a parte inicial fica deslocada, estou enviando tal qual tentei enviar para o Blog do Alon Feuewerker, apenas colocando a data de hoje e alguns acertos para melhor entendimento.
“Alon Feuerwerker,
Havia lido esse texto em chamada de 25/02/2009 às 15:13 do blog do Pedro Dória. Conferi os dados da previsão do PIB com uma que eu fiz no meio da semana passada a partir de dados da receita do Estado de Minas Gerais. Fiz três simulações. Uma em que não teria havido a crise e tudo seguisse no caminho normal que vinha seguindo e que serviria como comparação, outra em que o baque do quarto trimestre de 2008 seria fraco e outra em que ele seria forte. No segundo caso o crescimento seria de 1,76% em 2009 e no terceiro haveria queda do PIB em 0,12%. É claro que a minha previsão era cheia de suposições. O PIB era trimestral e não mensal, supondo, portanto, que o valor nos três meses seria igual a média do trimestre dividida por três. Supunha também que os trimestres eram iguais e assim tomei o primeiro trimestre de 2008 como base 100 e fazia pequenas variações de modo que o crescimento do PIB em 2007 ficasse me 5,35%, próximo do valor efetivo de 5,4%, em 2008, supondo que não houvesse a crise , o PIB crescesse 5,98% (Na verdade os indicadores apontavam para um crescimento da ordem de 6,3%) e em 2009 o crescimento fosse de 6,18% (O crescimento deveria ser ainda menor se se levasse em conta que, com um Banco Central seguindo as orientações do Presidente da República, o PI B cresce menos no ano seguinte ao do ano eleitoral). Enfim, não dispunha de dados, não sou nenhum expert e minhas projeções não ficaram muito longe da revista The Economist.
Como os números cansam, não vou mais trabalhar com eles. Apresentei-os apenas para mostrar que não precisa ser nenhum economista para ir pelo caminho das previsões. Tenho ainda, entretanto, três ou quatro pontos para discutir.
Enviei um comentário para o Blog do ET na matéria intitulada “Carta para inglês ver” de 19/02/2009 às 17:48 que trata da carta resposta de José Sarney para a revista The Economist tendo em vista reportagem depreciativa que aquela revista publicou sobre o ex-presidente. O comentário que fiz demonstra que eu não estou do lado do José Sarney, mas apenas do lado oposto ao da revista The Economist.
Volto agora a questão das previsões da revista The Economist. No início da década de 90, acompanhava as projeções de crescimento econômico da revista e embora lesse muitas críticas a essas previsões ficava admirado ao observar que elas sempre se davam dentro da faixa da previsão a não ser quando ocorria uma mudança substancial da realidade econômica. Depois eu descobrir que isso não era de se admirar.
Ainda dentro da questão de previsão da economia, recentemente enviei para o blog do Luis Nassif, para um texto intitulado “O neuromagma e a intuição” de 08/02/2009 às 14:32 uma consolidação de correspondência de 19/12/2008 trocada com amigos sobre a previsão econômica em que eu indicava onde encontrar alguns dados para poder fazer previsões sobre a economia, com os dados já disponíveis fazia as minhas previsões e falava sobre a existência de pessoas superdotadas, ou melhor, dotadas de um dom especial para fazer essas previsões. Sobre essas pessoas com um dom especial eu fazia referência ao filme “Rain man” e ao livro de Oliver Sacks “O homem que confundiu sua mulher com um chapéu”.
Mais recentemente Luis Nassif fez uma chamada intitulada “O desafio de adivinhar o futuro” de 22/02/2009 às 10:00. Para essa matéria eu enviei um comentário em que censurava alguns aspectos de uma quase mania de previsões, ao mesmo tempo que dava alguns conselhos para ter mais êxito nas previsões. O primeiro passo que eu recomendava era a calma. Por que fazer a previsão hoje se amanhã vai sair um informação importante? Como fazer uma previsão sobre o PIB brasileiro para 2009 se ainda nem sabemos qual o PIB de 2008 e, mais importante ainda, não sabemos sobre o PIB do quarto trimestre de 2008? Por que fazer a previsão hoje se daqui a 10 dias o IBGE dirá qual foi o PIB (Provisório, é claro) de 2008 e, portanto, ter-se-ão condições de avaliar o que ocorreu no quarto trimestre de 2008? Esse e mais dois ou três outros passos são apresentados no email.
Não era, entretanto, sobre a questão econômica que eu desejava falar. Minha intenção era relembrar sobre os milhares de comentários que eu tenho encaminhado para os blogs nos últimos três anos, mostrando que a política brasileira foi apropriada pela USP e o processo democrático tornou-se um jogo de cartas marcadas. Mostrando também como o Serra pôde-se transformar de um candidato que não conseguia ir para segundo turno numa eleição no município de São Paulo a um candidato com vaga cativa no segundo turno da eleição presidencial. E como São Paulo saiu de uma condição de estado dividido entre quatro ou cinco candidaturas em 1989 (Afif, Covas, Maluf, Ulisses e o próprio Collor) para só uma em 2006 (Geraldo Alkimim). E como o PT e o PSDB se dividiram para reinar. E como a galera do PT e do PSDB se digladiam, enquanto os mandões de um e de outro tratam de manter entre eles o poder a qualquer custo. Só assim se explica a revista ter quase dois anos antes prognosticado os resultados das urnas de 2010. Sobre esse assunto enviei muitos comentários (Embora ainda devo completar meus comentários indicando outros endereços na blogosfera onde eu tenho tratado do tema com mais ou menos esmero) para o texto no blog do Luis Nassif intitulado “A perda de rumo de Serra” de 21/02/2009 às 08:06 escrito por Weden.”
Clever Mendes de Oliveira
BH, 26/02/2009
‘Já imaginou a oportunidade que tem a sociedade de neste momento apropriar-se definitivamente desta máquina de antecipar futuro?’
eu ja imaginei, alias o mundo ja viu a merda que dah.
Tem doh pequinininha tem doh.
gj
Excrusive , isso ta bem colocado no livrinho detestado por uma turma por ai o tal
“a revolucao dos bichos”
gj
Steps, 1 seculo atrasado.
“a revolucao dos bichos”… taí um livro que é top 10 na categoria “livros mais citados pelos reaçãs, mas que nunca foram lidos pelos mesmos”…
Rodrigo,
os reaça fingem que não,
mas quando se olham no espelho,
que surpresa…
é o porquinho napoleão.
Po velho onde vc vive com quem vc anda?
por que lhe e dificil acreditar que eu li o tal livro ? li e reli.
eh um livro de letras grandes e de poucas paginas.
no teu mundo pequenino nao ha lugar para quem le, para quem ouve musica classica…
poesia entao nem pensar.
vc ta se saindo pior que eu imaginava.
po velho abre o olho que a vida e curta.
gj
O queniano assumiu o controle do Citigroup… o Estado é o controlador.
já afastou a direção anterior…
Ainda é preciso acompanhar se o queniano terá força para garantir que os demais acionistas absorvam o prejuízo.
É bem difícil acreditar que você tenha lido. Ler e reler enão entender, o que adianta? Então nãoconta como lido não…
256, tenho ele na minha frente. sim, li e vi o filme.
de qualquer modo , Rodrigo, gostaria muito que você explicasse para mim o real significado profundo do supracitado.
Sabe Frangão, você não leu não. Se você e o resto da reaçada tivesse lido, saberia que o livro não é um tratado de política nem de história, é apenas uma alegoria do domínio de Stalin na União Soviética, só isso.
A cambada de reaça pedante que sai citando o livro por aí deveria ter desconfiado de um livro que critica a igreja e compara capitalistas a porcos…
que profundo…..
pois é…
so rindo.
so isso?
talvez a alegoria mais odiada que temos noticia, ao ponto de ninguem inicialmente querer publica-la…
leva mal nao velho mais va te catar.
gj
Rodrigo, você está equivocado. E tenta re-escrever o livro. Sem sucesso.
Li a revolução dos bichos.
Entendi tudo. É claro com água.
Como você exalta o reler, aqui vai um breve texto explicativo do contexto do livro, desses que são ensinados ao garotos do colégio sobre o livro mais odiado pelos comunistas de todos os tempos.
Inclusive pela frase mãe que correu o mundo incendiando mentes e corações e que serviu e serve como a mais perfeita decrição do comunismo : ” “Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros”.
Sabe, é mais fácil reler do que tentar re-escrever a história, os livros…Os porcos, cara, eram comunistas e não capitalistas como você teve a coragem de afirmar. É mentira e você- se leu- sabe disso.
Texto para crianças : ” A revolução dos bichos” é um texto que, a princípio, parece visionário, mas, em poucos capítulos, identificamos os acontecimentos históricos na sátira elaborada pelo grande escritor, George Orwell
A revolução russa. Major (Lenin); Napoleão (Stalin); Bola-de-neve (Trotsky); as ovelhas, que repetem sem consciência os lemas; os cavalos com seus tapa-olhos que só conseguem olhar para o trabalho; as galinhas que se perdem na dispersão; o burro empacado em suas verdades, impossibilitado de denunciar aos demais os abusos praticados; os cães fiéis à guarda de seus donos… Todos personagens históricos personificados nos bichos, escravos da própria revolução, prisioneiros dos sonhos depauperados…”
E o contexto, ainda para crianças - ” George Orwell, escritor, jornalista e militante político, participou da Guerra Civil Espanhola na milícia marxista/trotskista e foi perseguido, junto aos anarquistas e outros comunistas, pelos stalinistas. Desencantado com o governo de Stalin, escreveu “A Revolução dos Bichos” em 1944. Nenhum editor aceitou publicar a sátira política, pois, na época, Stalin era aliado da Inglaterra e dos Estados Unidos. Só após o término da guerra, em 1945, é que o livro foi publicado e se tornou um sucesso editorial”
esse tal rodrigo e um energumeno, um analfabeto funcional, que diante da impossibilidade de ter ideias proprias, vive sendo emprenhado pelo ouvido, servindo de bucha de canhao para os espertalhoes que pensam ser possivel viver sem trabalhar… vive por ai a segurar bandeira e repetir como um papagaio as palavras que lhe mandam,
tem como sequidor o tal fabio passos outra besta cansativa incapaz de enxergar um palmo a frente do nariz…
Rodrigueza,
saca só o desespero dos coitados…
MST detona a máfia da direita brasileira!
Ocuparam as terras do daniel dantas…
gilmar mendes, cupincha do mafioso… caiu de quatro. (o caminho inverso do porquinho napoleão)
quadrilha veja, the globe, fsp e estadão… com a cara no chão.
Os fascista ladrão já era…
Fantástica vitória do povo brasileiro.
O Brasil precisa avançar e romper definitivamente com o Apartheid Social.
Uma boa…
- Definir teto para patrimônio individual, familiar e de quaisquer tipos de associação e organização privada. Expropriação do patrimônio excedente.
Prá ontem.
O fascista burraldo “gilmar dantas” foi humilhado pelo MST…
bem feito.
este vigarista só sabe defender privilégio prá corrupto.
até parece que trabalha prá quadrilha veja…
Sensacional…
A mídia-corrupta - the globe / quadrilha veja / fsp / estadão - estava levantando a bola do vigarista que preside o stf.
Atiçando a fascistada mau-caráter contra o MST.
Foi só o MST descaderar o cupincha de daniel dantas… que a mídia-corrupta fugiu com o rabinho entre as pernas.
gilmar mendes “dantas” = porquinho napoleão
Prezados Marco e Nazi jr. Até o Frangão entendeu o que eu disse, o que depões muito mal sobre o nível de inteligência de vocês. Se são tão tapados pra entender um comment, vão querer discutir um livro? Deem-me tempo…
O livro não é um tratado de história, de economia nem de política. Trata-se de uma laegoria apenas. Não dá pra ficar, que nem todo reaça tonto (perdão pela redundância) gosta de fazer, brandindo ele toda vez que alguém critica o capitalismo.
Deixem de ser tapados. Leiam o livro, que é ótimo por sinal. Quem sabe vocês não se manquem, surpresos, que são não o Napoleão, pois não tem inteligencia pra isso, mas no máximo ovelhinhas, quando não uma cambada de burros…
A caixa de comentários do Weblog tem razões que a própria razão desconhece.
A economia global, gerenciada a partir da ótica liberal, entrou em crise.
O PD solta um post correlato.
A lista de comentários descamba para “A revolução dos bichos”.
Isso me fez lembrar o Paulo Francis.
Nos seus últimos anos, Paulo Francis não cansava de fazer um ajuste de contas com seu passado trotskysta.
E fazia à sua maneira. Em vez de criticar o próprio passado, ele criticava o presente alheio. Ou o que julgava ser o presente alheio.
Um ET que chegasse ao planeta, desavisado, ao ler o PF tinha a impressão de que o Brasil havia sido governado há décadas por algum partido socialista.
Francis colocava um sinal de igualdade entre estatismo e socialismo (o que é uma apreciação rasteira, burra e, por isto mesmo, surpreendente, em se tratando de PF). A partir daí, criticava o estatismo brasileiro como se houvesse nele um propósito socialista.
Por um tempo, cheguei a imaginar que Paulo Francis escrevia sob efeito de alguma droga. Depois, soube que ele não usava droga nenhuma, não fumava e havia reduzido o consumo de álcool ao mínimo.
Era um caso clínico, portanto.
Elias , caro, você tem razão. Realmente os comentários por aqui assumem, por vezes, ares francamente surrealistas.
Salvador Dali, vivo fosse, encontraria nessas mal traçadas e digitadas linhas material para inspiração suficiente para uma década, no mínimo.
É o caso, - além dos estranhos caminhos que se afastam á velocidade da luz do tema proposto pelo Pedro, - de citar a revolução dos bichos como …bem não vale a pena voltar ao assunto.
Paulo Francis, era altamente combustível e polêmico, sempre. Como leu Marx e Afins, colocava o dedo na ferida, com pontaria certeira.
Muitas vezes ele escrevia para atormentar um desafeto, real ou imaginário.
Era brilhante. Um craque. Jamais alguém leu suas linhas impunemente. ” Os baianos saíram de Salvador para vir cantar no Rio - ai, ai que saudades tenho da Bahia- Ora se é por isso, adeus pt saudações.” fulminava ele.
Caetano espumava nas tamancas… Francis ria…
Não é pecado citar uma frase sem ter lido o livro. Por exemplo 99% dos que citam ” é preciso mudar para que tudo continue igual ” não leram Il Gattopardo, um livro que tenho sempre á mão.
” O inferno são os outros ” - todos conhecem a frase. Inclusive eu. Poucos leram o texto do drama de Sartre, Huis-clos. ( Eu também não li. Mas cito dentro de certos contextos, para reforçar um ponto de vista todo meu )
Mas não tem nada a ver citar a revolução dos bichos com os óculos furta cor do Rodrigo.
É muito Dali na veia.
fora isso tudo bem.
abs,
ma
[...] Só no âmbito econômico, alguns preveem uma retração de quase 2% do PIB mundial em 2009. [...]