Israel parte para o ataque contra Gaza
de olho nas eleições internas de fevereiro
Para destacar o tamanho do ataque que Israel lançou contra Gaza hoje de manhã, basta uma informação: é o maior ataque à região desde que ela foi conquistada, na Guerra dos Seis Dias, em 1967. Contagem neste momento: 195 mortos.
E este violento ataque é político.
Ontem, a imprensa israelense divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto. Na anterior, o Kadima – atual ocupante do governo – havia empatado com o partido de direita Likud em 30 a 30%. Nesta pesquisa mais recente, o Kadima desceu para 26 e o Likud manteve os 30%. O partido nanico de ultra-direita Yisrael Beiteinu mantém, segundo as pesquisas, constantemente, o mesmo tamanho do tradicional Partido Trabalhista.
O Hamas vem, nas últimas semanas, enviando foguetes contra Israel constantemente, dia após dia. É exatamente o tipo de provocação que, embora cause pequena destruição e raramente atinja pessoas, fortalece a direita em Israel. Dá ao centro e à esquerda no governo a aparência de fraqueza.
(A conta é a seguinte: desde o cessar-fogo, partiram de Gaza 54 foguetes Qassam e Grad. Morreu um israelense no total. E duas adolescentes palestinas.)
No atual governo, o premiê Ehud Olmert é do Kadima e o atual ministro da Defesa, Ehud Barak, é trabalhista. Barak, aliás, é o candidato trabalhista ao cargo de premiê. Ele vinha resistindo a qualquer tipo de reação. Mas os números dizem o seguinte: suas chances de retornar ao cargo de primeiro-ministro, que ele já ocupou, são mínimas. Se o Kadima não fizer de sua atual líder, Tzipi Livni, premiê, nem cargo de ministro Barak e seu partido terão. E o Likud no governo é a promessa de uma Israel ainda mais resistente a acordos de paz. Um, com a Síria, já está um bocado encaminhado e é um passo importante em direção à independência da Palestina.
Mas 195 mortos?
O ataque já vinha sendo planejado. Na quinta-feira, a ministra das relações exteriores e candidata Tzipi Livni esteve no Egito, numa visita de Estado. Em discurso, alertou que os constantes lançamentos de foguetes não seriam tolerados para sempre. Havia um acordo de cessar-fogo, afinal, que o Hamas se recusava a cumprir. E que, talvez, o Hamas não consegue cumprir por não ter controle sobre todos os seus.
Os F16 israelenses agora concretizaram o fim do cessar-fogo, que já era fictício.
Ainda sobre o assunto:
- Israel vai às urnas e um cenário de
pesadelo se arma para quem busca a paz Pouco mais de cinco milhões de israelenses estão votando neste momento e aproximadamente um milhão estão indecisos. O regime é... - E Israel entrou com as tropas em Gaza Durante uma semana, os líderes do Hamas prometeram aos palestinos de Gaza que, se Israel ousasse invadir por terra, o...
- Entre Likud e Kadima, Trabalhistas lá atrás,
esquentam as eleições em Israel As eleições em Israel, programadas para 10 de fevereiro, estão começando a entrar na reta final. O que parecia, até... - Israel, Gaza: matança em curso Nos três principais jornais israelenses com edições eletrônicas em inglês – Haaretz, Jerusalem Post e Yedioth Ahronoth – a manchete...
- Se é para listar vilões, Israel não está sozinha
Egito, Arábia Saudita e o Hamas estão juntos Não existe um único conflito armado no mundo no qual há mais diplomatas envolvidos e recursos internacionais voltados do que...



O Hamas agradece Israel pelas preces atendidas.
“GAZA (Reuters) - Aviões e helicópteros de combate israelenses bombardearam a Faixa de Gaza neste sábado, deixando pelo menos 205 mortos no território controlado pelo Hamas, no dia mais sangrento para os palestinos em mais de 20 anos”
Contagem macabra…
O Mr.X colocou um link no Open, uma análise da situação.
Creio que as próximas horas serão decisivas, contra-ataque do Hamas (se é que sobrou alguma coisa que exploda pra contra-atacar) e, o pior dos cenários, intervenção por terra da parte dos israelenses.
Se isso vier a ocorrer, mais um atoleiro do tipo Sul do Líbano, Iraque, Vietnã… carnificina certa…
Cadê o Bitt, numa hora dessas é que ele faz falta.
As duas adolescentes mortas que o PD menciona no post morreram porque um foguete palestino errou o alvo.
http://www.haaretz.com/hasen/spages/1050364.html
Mas de toda maneira, essa e’ mais uma prova do corolario que toda politica e’ local. A analise do PD e’ correta quanto a politica israelense, mas ele se esqueceu de comentar tambem que o Hamas tambem precisa de um “inimigo externo” para fazer o povo palestino esquecer a violencia interna e as dificuldades causadas por sua posicao inflexivel.
Pois é. Eu diria que essa perplexidade com o 195 mortos (até agora…) que o Pedro exibe é que separa os defensores dos apologistas< de Israel.
O primeiros defendem de Israel, tem empatia com a posição israelense, mas não deixam de se espantar com o suicídio moral que é a implantação de uma estratégia clauzewitziana de “derrota total do inimigo”. Os segundos fazem as suas regras morais se curvarem ao ideal de Israel como “promotor da democracia no Oriente Médio” - como se fosse possível ser promotor da democracia e estar em guerra - declarada ou não - com quase todos os países da região…
Pro pessoal não ter que ir pro link do Open Thread, a análise feita pelo Haaretz que o Mr. X linkou é essa aqui:
http://haaretz.com/hasen/spages/1050405.html
Vou reproduzir os comentários que fiz no Open Thread pro debate ficar por aqui:
faraó // 27/December/2008 às 13:55
Aos idiotas de plantão:
os alvos palestinos são os civis israelenses.
Os alvos israelenses são os milicianos. (que se escondem sob as saias das mulheres, nas creches, nas escolas, hospitais e áreas residenciais).
Se Israel quisesse alvejar civis propositadamente como fazem os palestinos, seria facílimo.
Aliás……………………………………..não vi ninguém aqui lamentar a morte de 2 meninas palestinas atingidas pelo Kassam.
Cosme Rondó // 27/December/2008 às 14:24
“Os alvos palestinos são os civis israelenses.
Os alvos israelenses são os milicianos.”
Mas, para matar os milicianos, os israelenses SABEM que vão ter que matar civis. Muitos. Muito mais civis do que o Hamas seria capaz de matar.
Vc não vê nenhum problema moral nisso, Faraó? Sério? Por que, se só resta a Israel exterminar o Hamas para garantir a sua segurança (essa é a premissa de que vc parte), restam duas alternativas para os apologistas de Israel:
1) A mais estúpida, que no entanto é a mais usada: o Hamas deve se manter longe de qualquer civil e se deixar massacrar por um exército muito mais poderoso. É como exigir que o assassino se incrimine num julgamento em que ele sabe que vai ser condenado à morte. Perceba que não é preciso ter nenhuma simpatia pelo assassino para perceber que essa atitude é ilógica.
ou 2)Temos que nos perguntar quantos civis vale a pena matar para acabar com o Hamas. Soa terrivelmente desumano tratar vidas inocentes nessa escala quantitativa, por isso essa pergunta nunca é feita dessa maneira. Fala-se em “minimizar perdas civis”. A palavra “minimizar”, no entanto, implica numa análise quantitativa - portanto, a pergunta não deixa de ser a que eu formulei: “Quantos civis palestinos vale a pena matar para acabar com o Hamas?”
As respostas podem variar de “Zero” - pacifismo aultra-radical suicida diante de um adversário que não reconhece a sua existencia - a “infinito” - se necessário, massacrem-se todos os palestinos para acabar com o terrorismo, o que seria o equivalente israelense à Solução Final.
Para que vcs não invoquem a Lei de Godwin para acabar com o debate, admito de antemão que nenhuma pacifista sério nem os apologistas de Israel defendem ou vão defender essas duas posições extremas. Apesar delas serem constantemente usadas como caricaturas da posição do outro pelos debatedores…
O problema que tem que ser encarado é o seguinte: a cada vez que o exército israelense responde com uma força muito maior do que os ataques que sofrem contra o Hamas, caminham em direção ao “infinito” naquela escala. Mesmo que a causa seja boa - o mundo seria melhor sem a existencia do Hamas, mesmo.
Mas qual a diferença entre matar civis por uma causa ruim ou por uma boa causa?
O HAMAS SABIA O QUE ESTAVA FAZENDO // 27/December/2008 às 14:56
Mas qual a diferença entre matar civis por uma causa ruim ou por uma boa causa?
Essa pergunta voces fazem pro Hamas.
“Mas qual a diferença entre matar civis por uma causa ruim ou por uma boa causa?
Essa pergunta voces fazem pro Hamas.”
Ora, a pergunta não precisa ser feita. O Hamas a responde com os seus atos. Mas eu já disse que o mundo seria melhor sem a existência do Hamas. Fazer perguntas que já foram respondidas é só um desvio retórico - bem fraquinho, aliás - da pergunta essencial que eu fiz: “Quantos civis inocentes vale a pena matar para acabar com o Hamas?”
Vale a pena notar que a premissa de que essa pergunta parte é a de que é necessário acabar militarmente com o Hamas para garantir a segurança de Israel. Se vc aceita a premissa, não pode fugir da pergunta. Quero ver alguém ter coragem de responder sem apelar para a falácia do “Hamas deve encarar a guerra aberta com os Israelenses “. Exigir suicídio coletivo do inimigo não vale.
Mas pode-se não aceitar ou relativizar essa premissa. Pode-se imaginar que o contato com o Poder mais ordinário pode deixar o Hamas menos rígido, ou que o bloqueio diplomático e financeiro pode fazer com que os palestinos de Gaza deixem de apoiar o Hamas. Um Hamas marginalizado, que ainda lança os seus mísseis e mata um israelense ou outro de vez em quando, mas que não tivesse mais a capacidade de influir no processo de paz. Que o processo de paz ignorasse e combatesse pontualmente esses atos.
Não ignoro o Mal que há em aceitar que um outro israelense inocente morrerá por obra dos mísseis Kassam, que as reações pontuais matariam outros palestinos, que a má-pontaria dos palestinos mataria também outros palestinos… Mas israelenses e palestinos teriam que suportar e levar o processo de paz em frente apesar disso.
Bem, esse é um tanto de Mal que eu toleraria em nome do bem maior que seria um processo de paz funcionando minimamente entre palestinos e israelenses.
A alternativa de acabar militarmente com o Hamas, em contrapartida, faz com que todo o sacrifício pela paz seja do povo palestino, e que as perdas israelenses sejam mínimas. Essa é a lógica militar israelense. Faz sentido que pensem assim. O problem é que esse é o caminho para que Israel se aproxime da escala “Infinito” de que eu falei. É aquela velha história da guerra deixada nas mãos dos militares, do potencial suicida da guerra Clauzewitziana.
Há também a responsabilidade nos palestinos nessa história, claro. Ninguém elege o Hamas impunemente. Mas o que me irrita nos apologistas de Israel é a contínua negação de que, por deterem muito mais poder do que os palestinos, a responsabilidade por encerrar o ciclo de ódio e vingança é muito mais dos israelenses do que dos palestinos. É proporcional ao poder que eles têm.
Um exemplo rápido: o que é mais fácil, Israel expulsar colonos ou o governo árabe controlar mísseis Kassam na infinidade de milícias da Palestina? Qual o sentido de exigir que o mais difícil aconteça para depois fazer algo que é mais fácil?
Do Haaretz, dois dias atrás:
http://www.haaretz.com/hasen/spages/1049778.html
Above all, the decision to renew the firing stems from an arrogant perception - which can also be observed from time to time on the Israeli side of the border - that the other side understands force better than anything else. Hamas seems to believe that “the Jews understand only force.”
If violence at a low intensity fails to persuade Israel to let goods into the Strip, then, according to Hamas’ approach, another escalation in violence could help Israel make the right decision. The organization’s leadership expects an Israeli retaliation, but they assume it will be limited in scope. They deduce this from what they view as an Israeli reluctance to launch a massive land invasion.
As for Israeli air raids, assassinations and the sort, they would only serve to help Hamas regain some popularity - and not only in Gaza, but also in the West Bank and across the Arab-speaking world.
At this stage, it will be the lack of an Israeli retaliation that will corner Hamas. That way, Arab television channels will not broadcast images of martyrs out of Gaza, and the organization will not be perceived as causing the escalation. Hamas, then, may prefer to engage in negotiations even without an Israeli retaliation.
Beleza, Pedro. ;)
Debka tem uma análise bem interessante da situação: além das eleições em Israel, Irã no pedaço querendo já mandar um recado para Obama de uma posição de força na região, ou seja, quem manda aqui sou eu. Segundo a imprensa internacional,os egípcios estão furiosos com o Hamas.Muita coisa rola por lá que não temos a menor idéia, mas de qualquer forma,recomendo a leitura.Quanto ao ataque, era de se esperar, infelizmente.
O Hamas colheu o que plantou.
Ou queria o quê?
Despejar bombas em Israel de graça a vida toda?
Cosme,
tudo tem seu preço e cabe ao Hamas avaliar a relação custo-benefício dos seus atos.
Entre os civis, cada um cuida dos seus. Se o Hamas acha que seus civis estarão mais protegidos dessa forma, paciencia.
O Hamas assume o risco dos seus atos. É assim na vida civil, nos crimes, na política, nas guerras, em tudo.
Lamento pelos inocentes mortos, mas a morrer gente de um lado que seja o do lado de lá.
Ou voce pensaria diferente se fosse com voce?
Quanto ao numero “infinito” de palestinos mortos necessarios para acabar com o Hamas, não cabe a Israel responder isso e sim a eles mesmos. Até quando estarão dispostos a manter o Hamas no poder?
Acho que mais alguns meses e se cansarão da retórica infundada que não alimenta as crianças, não medica os velhos e não serve pra nada e pra ninguém.
“Muita coisa rola por lá que não temos a menor idéia..”
Isso é verdade, uma delas, até onde Israel está preparado pra ir, militar não começa um troço desses sem planejamento.
Uma reportagem da Reuters chamou atenção:
“Havia vidros estilhaçados por toda a parte. Funcionários dos hospitais disseram que muitos dos mortos eram pedestres, incluindo 15 mulheres.
A escala do derramamento de sangue não tem precedentes nem mesmo em um território que está acostumado demais à violência.
“É uma guerra. Olhe essa fumaça, olhe esses corpos e os pedaços de corpos. É como no Afeganistão ou Iraque”, disse Umm Mohammed enquanto observava um escritório arrasado do Hamas.
Centenas de pessoas lotaram os hospitais em busca de parentes. Muitos mortos ainda não foram identificados por estarem sem cabeça. Equipes de saúde fizeram apelos por ajuda externa.
“Temos falta de tudo, falta equipamento médico, falta anestesia, falta curativos, falta combustível para as ambulâncias, falta remédios, de tudo”, gritava Muawiyah Hassanein, chefe do Departamento de Emergência e Ambulâncias de Gaza.
“Não se esperava o que aconteceu. Nossos hospitais não estavam preparados para receber tal número de vítimas”, disse Hassanein à Reuters.
Como não há mais espaço nos necrotérios, muitos corpos foram levados para mesquitas na cidade, para onde as pessoas se dirigem para identificar os mortos. Muitos desmaiam ao confirmar a identidade de parentes.
Também faltam túmulos. Algumas famílias tiveram de devolver seus mortos para o hospital porque não encontraram local para enterrá-los.”
Podem esperar um aumento nessa contagem dos mortos, só pelas fotos já dava pra perceber que a coisa foi muito mais feia…
:-/
Péssima notícia de fim de ano. Quem não se incomoda com 200 mortos não é humano.
Mas tem esse problema. Como negociar com alguém que quer nada menos que a sua destruição total, tal como o Hamas?
Se o Paraguai tivesse como rotina lançar foguetinhos no Brasil, como não defender o revide? Complicado.
É essa analise racional desse crime que me atordoa……
205 pessoas morreram porque estão enclausuradas em meio a radicais islamicos e depressivos suicidas e são alvos de nazi fascistas judeus que querem jogar toda a gente palestina mar mediterraneo a dentro…..não passa disso.
Gente confundida com impecilho ou reduzida a isso.
O silencio da população israelense ou sua tão decantada indignação são a cortina de fumaça para vermes com o foram Ariel Sharon e outros carniceiros efetuarem a sua sanha de exterminio e solução final.
O caminho principal para Gaza deve estar envolto em chamas, corpos em decomposição e soldados israelenses a esfregar as mãos de alegria brutal…… jovens conscritos a gritar um “Banzai” tardio e alucinado, comemorando essa vitória de Pirro, que leva Israel ao cume da montanha dos amaldiçoados……
E que Israel não venha reclamar quando animais como o presidente do Irã conclame os depressivos suicidas da radicalidade islamica a destruirem Israel…….
Esse país que se esconde na sombra do dinheiro de seus pares que governam parte da maquina norte americana perdeu todos os limites e noções de moralidade, civilização e descencia….estão tornando-se cães e hienas a comemorarem suas batalhas em meio a carne que rasgam com os próprios dentes famintos de sangue….PRABÉNS ISRAEL!
Parabéns a seus sabujos de sempre.
O filtro engoliu meu comentário…….
HRP, já estava estranhando sua ausência, é assunto que você não deixa passar batido.
Como está a Baixada?
:-)
Bem Alex…..
Cães de guerra israelenses e conscritos comemoram ,em meio a cadaveres palestinos, a vitória judia , pela estrada que leva a Gaza, numa celebração que lembra a de Hitler em meio aos milhares de corpos de russos no front da URSS!
Parece que ouço um Banzai tardio, de moços inocentes levados ao crime por mentes morbidas e gente que no lugar do coração tem fel e falta de moral…….
Esse é o premio de israel…….um premio covarde, abjeto e pusilanime……
Mais um pouco essa gente vira canibais……
Pouco antes dos ataques, o Hamas afirmava ter 15.000 soldados prontos para a luta. Então, por esse ponto de vista, 195 foram poucos.
Depois passo o link. Tá no Haaretz
HRP, o Hamas afirma ter quinze mil palestinos armados prontos pra lutar. Aí se Israel mata algum eles viram “inocentes”… Ora, ora. Tampouco é preciso exagerar. Ao menos um ou dois dos mortos terão sido terroristas com sangue nas mãos, certo?
Essa santificação dos palestinos é algo exagerada, na minha humilde opinião. Quem planta vento colhe tempestades.
Aliás o Hamas matou duas crianças palestinas com um foguete que errou a mira. E aí?
Para o pessoal que fala que 195 mortos é poucos já que o Hamas tem 15.000… o hamas tá falando de gente, ok? como família e tudo mais. Para um povo sobre siege, todo mundo pode ter que virar “soldado”, e enquadrar esses indivíduos - na prática, policiais, bombeiros, agentes da prefeitura - como terroristas cuja perda da vida não tem maiores consequencias é, no mínimo, meio insensível.
Estou aqui no west bank. Todas as lojas de Ramallah fecharam as 2 da tarde. Revoltosos fizeram barricada no checkpoint de Qalandia. Os cidadãos estão inconformados e há quem já maldiga as tentativas do Abbas de tentar fazer a paz com os mesmos insraelenses que estão matando seus parentes ali na Faixa. A Palestina, quebrada em 2 pelas fações políticas, hoje foi una na dor, na raiva, e no luto pelos que morreram.
Nessa tentativa de se livrar do Hamas, temo que Israel possa acabar perdendo a pouca boa vontade que tinha do Fatah para qualquer negociação.
Olha aí os caras de lá falando verdades que doem!
Mr X,
pelas notícias, não foram 195 guerrilheiros do Hamas que foram mortos. O bombardeio foi um massacre. Agora se na sua cabeça palestino = hamas, ….
Eu não perco tempo com o Mr.x….a vida dá lambadas na gente que faz com que lamentemos toda e qualquer morte, de qualquer ser humano, porque o próximo pode ser um seu filho , irmão , pais ou alguem querido…..para aonde iriam os palestinos que estivessem cheios da mortandade, da doença do radicalismo ou simplesmente cansados de ver gente morta por nada?
Não há para onde ir…….esse povo morre aos poucos ,dia a dia….uma tristeza sem fim, sem lar sem futuro, sem esperança….
Como se pode ficar calado quando se ve tanta injustiça……??????
Stardust, conte mais sobre o que está acontecendo por aí.
O relato na Reuters sobre muitos corpos sem cabeça indica que houve grande deslocamento de ar, alguns mísseis podem ter acertado um ou mais paiois de munição, daí a carnificina, ainda imagino que muitos corpos surgirão nesses escombros.
:-/
Terrorista também tem família…
Toda vida perdida tem conseqüências, não me entendam mal, não celebro a morte de ninguém.
Só sou pessimista: não acredito que “acordo de paz” resolva nada (o Hamas não era nada pacífico, estava, está ainda, se armando pracaray, e nem falemos em Irã e Hizballah), e acho que ainda vai morrer muita gente dos dois lados.
Guerra é guerra, e fingir que é “acordo de paz” ou “trégua” num adianta.
Somente posso comentar duas coisas:
1. A bestialidade humana já ultrapassou todos os limites da razão. Matar 195 ou 1.950.000 é meramente um exercício de guerra já banalizado.
2. Não tenho a menor dúvida que o rastilho da pólvora já foi aceso no Oriente Médio para a terceira grande guerra mundial.
E vou parafraser Einstein, que dizia: “Não sei de que forma se dará a terceira guerra mundial, mas a quarta será com paus e pedras”.
Os pscopatas vêm fazer “press-release” do exército de israel. 195 mortos, 195 terroristas…
Ao analisar os atos de Israel pela informações fornecidas post do PD me pergunto:
Que tipo de gente sordida e infame planeja matar 205 almas inocentes para ganhar uma eleição?
Que gente pequena, suja e asquerosa pode cometer tal ato insano e depois beijar filhos e netos?Hoje é mais um trite dia para a humanidade…….
Aqueles que batem no peito por se sentirem mais inteligentes que a grande maioria se rebaixam a torpeza da vilania e exigem que os saudemos…….mais parecem tribunos romanos ou Vaffen SS em suas soberbas abjetas…..
H.Romeu Pinto, você poderia fazer rigorosamente a mesma pergunta a respeito do Hamas… que tipo de gente sórdida traz para sua gente este tipo de resultado mediante atos de provocação que sabe como terminarão?
Radical,
O Stardust deve saber mais, mas do meu ponto de vista, acho que a diferença entre um “terrorista” e um “civil” lá em Gaza é bastante tênue. Tipo, o sujeito pode atirar um míssil contra Israel de manhã e depois à tarde brincar de bola com o filho, que alias estuda na escola que o martírio é coisa legal. Aí, como você separa? É difícil. Não é um exército oficial, por assim dizer.
Os militantes do Hamas eram todos “inocentes”? Até a pró-palestina BBC tá afirmando que a maioria dos mortos são “militantes”…
Isso não justifica tantas mortes, etc.
Curiosamente, em Mumbai morreram mais de 300, não lembro do HRP estar se lamentando pelos indianos mortos.
Do que eu tô sabendo: Israel escolheu entre os alvos alguns quarteis da polícia (num dos atingidos estava havendo a formatura de uma turma nova de policiais), o chefe de segurança de Gaza (não consigo lembrar o nome) foi morto.
Muitos locais civis foram atingidos também. Pela Al jazeera árabe (na qual não rola nenhuma censura qto a corpos e cenas chocantes), vi gente sendo retirada dos escombros de lojas e mercadinhos. Dizem que não foram apenas f-16, mas que bombardearam de navios em direção à costa. Há muita informação desencontrada, mas o sentimento aqui no West Bank é tristeza e muita revolta. Deve haver luto oficial de 3 dias e os checkpoints para o lado israelense estão parcialmente fechados, por causa das manifestações.
[...] leitor Stardust, do blog Bedtime stories, está na Cisjordânia e escreve, nos comentários do post abaixo, sobre o dia de hoje na [...]
Não Pedro…..eu pergunto a Israel….. Israel não terá dores de consciencia eu bem sei…..mas se voce, que bate no peito como homem correto deverá ter….ou senão se rebaixará a sujeira Israelense.
Durmam com seus fantasma e pecados caras pálidas!
Aliás…..quem é hamas?….um bando de loucos radicais? Nem levo em consideração ….são o nada…..
Já do outro lado há a fina flor da ciencia e da cultura, que tanto vemos por aqui serem louvados…….santa hipocrisia!
há, leitora Stardust, Sr. Dória!
=)
Penultimo dia em santos…….vou ver o sol morrer na beira do mar….Abs ao Surf….ao Stardust, ao Alex…ao Radical Livre…..buenas noches.
Stardust, obrigado pela atenção, um relato desses (pra mim) vale mais que reportagens das grandes agências.
Muito triste um ataque assim pouco antes da virada do ano.
Olha, Faraó, eu prefiro que a responsabilidade de quem mata fique pra quem apertou o gatilho.
Em outras palavras, Israel não fez um ato de auto-defesa - para isso, os policiais do Hamas deveriam já estar engajados numa guerra cotra Israel. Ele fez um ato político de supremacia- se insistir com os ataques com mísseis, o Hamas será massacrado.
Só que isso implica em civis mortos. Muito mais civis que o Hamas pode conseguiria matar. Não há uma desproporção gigantesca nisso?
É só lembrar do que aconteceu na segunda guerra do Líbano: em um mês, Israel matou mais civis do que o Hezbollah em toda a sua história de ataques terroristas.
Mas se vc diz que “Lamento pelos inocentes mortos, mas a morrer gente de um lado que seja o do lado de lá”, bem… Não há acordo de paz possível nesses termos.
Pq os palestinos podem até passar a odiar o Hamas pela guerra estúpida que gerou, mas odiarão muito mais os israelenses pelo massacre perpetrado.
Se a polícia faz um tiroteio desastrado e o seu filho é morto por um sequestrador, vc deixa de odiar o sequestrador por isso? Por mais que a polícia tenha responsabilidade no que aconteceu?
Não está em questão sequer negociar com o Hamas. Eu também não negociaria com quem não se compromete com a minha existencia. O que estamo falando, na verdade, é na tentativa de massacrar o Hamas.
Repito: se a questão é extinguir o Hamas manu militari, os israelenses tem qua assumir as consequencias. Não serão bonitas.
Esse joguinho de “a culpa é do outro” é coisa de vitimistas compulsivos, como, aliás, o próprio Hamas.
Poxa, de nadinha, Proftel! ^^
Uma coisa engraçada é que é uma preocupação real do palestino médio é saber se a gente, de fora, sabe o que está acontecendo com eles . Eu tava no centro, Al Manara Square, quando teve o primeiro ataque. Mesmo eu sendo estrangeira, as pessoas me chamavam para assistir TV dentro das lojas, para que eu visse e soubesse o que aconteceu, para eu visse os feridos, as crianças lá no meio. Havia muitos turistas lá no centro e os locais pediam para eles assistirem também, traduziam a narração do árabe, contavam o número de mortos atualizado.
Eles esperam que o mundo saiba, que o mundo não desvalorize essas tragédias. Por isso também que resolvi comentar hoje aqui.
PD, já viu esta notícia?
“US: Russia’s S-300 missile sale to Iran marks Israel’s decision point”
O cenário - e a justificativa - política estava traçada pela proximidade da eleição, mas aparentemente a venda dos mísseis S-300 (escudo balístico contra ataques aéreos) dos russos e a iminência de sua instalação podem precipitar um ataque de Israel ao Irã.
Que cenário tétrico para 2009: possível guerra India-Paquistão e Israel-Irã. E detalhe: pelo menos três deles possuem bombas nucleares.
Veja a notícia:
http://www.disclose.tv/frameset.php?url=http.3A%2F%2Fwww.debka.com%2Fheadline.php%3Fhid%3D5789
Obrigada também pelo relato, Stardust.
Então, Israel resolve comemorar em grande estilo a época de festas, devolvendo centuplicados, ataques ao seu território. E massacrando um bom punhado de gente. :(
Concordo integralmente com os ótimos comentários do Cosme. Só acrescentaria que além do custo moral e em vidas, haverá o repúdio da comunidade internacional, como já está acontecendo.
E escrevo isto entre revoltada e triste, já que havia prometido a mim mesma não mais comentar essa questão.
Stardust, passei no seu blog, interessante, gostei mesmo.
Muita gente está antenada nesse ataque, pode crer, é o foco de hoje da mídia (e por aqui o assunto é recorrente).
Agora pouco conversei no messengem com um ex aluno, a primeira coisa que ele perguntou “-leu sobre o ataque na Faixa de Gaza?”.
Por aí dá pra ter uma idéia que há muitas pessoas aqui no Brasil antenadas e procurando entender o que está acontecendo.
O mercadinho aqui perto de casa é de um Libanês que não topa americano nem israelense, acabei de voltar de lá e o papo foi só sobre o ataque, ele até esqueceu que eu havia prometido consertar uma luminária hoje de manhã.
O governo da Turquia se manifestou, estão indignados, a coisa está tomando uma dimensão inusitada, as próximas horas e dias darão o tom.
Se houve mesmo ataque a partir dos navios até agora não apareceu na mídia mas, pelo tamanho do estrago, até pode ser.
De novo, obrigado pela atenção.
:-)
“Quantos civis inocentes vale a pena matar para acabar com o Hamas?”
chesterton- Cosme, essa conta não é de Israel, ams do Hamas, que se esconde atrás de civis inocentes. E não adianta chamar a Convenção de Genebra porque segundo ela todo o Hamas é criminoso. Se esconder atrás de civis é o ato mais baixo que uma guerrilha pode fazer, crime hediondo como sequestro.
Alba, que bom que você apareceu!
:-)
Olha, não há como não comentar um fato desses, a paulada foi muito grande, a coisa foi desproporcional, a chiadeira está pra todo lado na mídia, as fotos e relatos são cruéis.
Israel parte para o ataque contra Gaza
de olho nas eleições internas de fevereiro
Hamas lança misseis contra Israel para angariar apoio interno e fundos externos.
chest- e agora PD, o ataque do Hamas não é político? Poderia trocar o título do post que nada mudaria.
PD, aqui você excede em desonestidade intelectual.
Um lugar do tamanho de copacabana com 1,5 milhão de pessoas. Bombardeio maciço. pqp!
Deus os perdoe, eu estou achando difícil.
Chesterton: eu até parto do mesmo pressuposto que vc, de que o Hamas é criminoso - embora seja difícil imaginar os policiais de Gaza como ameaças diretas para Israel. Mas exigir que ele deixe de ser criminoso, no contexto atual, é exigir o suicídio do Hamas - e não há sentido nenhum em exigir o suicídio do inimigo.
O dilema é: partindo do pressuposto que o criminoso não vai deixar de tentar se proteger atrás de inocentes, quantas vítimas inocentes iremos matar se tomamos a decisão de acabar com o criminoso? Perceba que nem por uma questão moral, mas de pura e simples força, apenas o Estado de Israel pode responder essa pergunta, e mais ninguém.
Mas exigir que ele deixe de ser criminoso, no contexto atual, é exigir o suicídio do Hamas .
chest- você certamente está cpom problemas de raciocinio. Ou ele se suicida ou será “suicidado”. A existencia do Hamas é incompatível com uma vida normal na região, tem que ser muit relativista para não entenbder isto.
Chest, creio que você está equivocado numa coisa, todos sabem que há (muita) política em qualquer atitude ou palavra dita, o que está pegando é a reação desproporcional.
Se houve ataque a partir de navios como a Stardust disse, cara, é artilharia pesada, não é o tipo de armamento a ser utilizado numa área densamente povoada a não ser que se queira “terra arrazada”.
Seria mesma coisa da polícia do Rio pedir emprestado uma corveta da marinha pra dar apoio a alguma operação nos morros, imagine só uns tiros de obuz num morro daí.
Baita estrago.
esta história é muito parecida com aquele sequestro onde a vítima morreu e o criminoso, endeusado pela midia e setores militantes, sai andando. Chama a cavalaria e acaba com essa palhaçada. Os civis palestinos correm mais risco com a existencia do Hamas do que eventuais perdas em ataques israelenses. Falta coragem ao mundo dar um basta.
Hamas Delenda Est!
Radical Livre, creio que você acertou nas proporções, até onde já lí por aí, a Faixa de Gaza tem aproximadamente 1.5 milhão de habitantes.
Acrescento à ilustração acima, uma operação da PM do Rio com apoio de caças F-5 bombardeando reduto de traficante.
Não sobra pedra sobre pedra.
o que está pegando é a reação desproporcional.
chest- essa é a única solução. Hamas é doença séria, homeopatia não adianta. E tem mais, cúmplices e financiadores do Hamas são criminosos igualmente.
Os moradores de favela não votaram nos traficantes nem os apoiam abertamente. Logo deixem de dizer asneiras. Se os favelados fizerem uma votação e decidirem que os traficantes são seus representantes e começarem a jogar misseis no leblon, Copacabana, Ipanema e Botafogo, só tem uma solução. Terra arrasada.
Tá Chest, então, faça o seguinte, ao invés de ficar babando na operação, sugira soluções, crie sinapses, bote o tico e o teco pra funcionar, dê uma solução menos traumática para que ao se diminuir a influência do Hamas a população civil não sofra (e aí é dos dois lados, a israelense também sofrerá represálias com esse ataque).
Quem sabe assim alguns aqui possam dizer “pô, o Chest pensa soluções…” e, antes que sua “lógica imbatível” venha partir para o ataque sobre este comentário, releia comentários anteriores no Open, comecei a desenvolver um raciocínio de solução que ficou no ar.
Quem sabe assim você começa a pensar e para de fazer conta pensando que isso é raciocínio (a tal da lógica).
Apoio 100% a inteligencia do exército israelense nesta questão, o que eles decidirem, que estudam o caso há anos, para mim está aprovado. Aliás, se pudesse me alistava no IAF hoje mesmo.
O que o Hamas tem feito para que a população israelense não sofra? Esta é a pergunta. O que a população civil palestina tem feito para que a população israelense não sofra?
Chest, pode crer, aparecerá um monte de gente querendo te circuncidar.
O que sobrar a gente vê se vai prô exército regular ou coloca como enfermeira.
:-)))
The current controversy over Iran’s nuclear production is really about whether it is capable of producing nuclear warheads. This possibility is made more urgent by Iranian President Mahmoud Ahmadinejad’s statement in 2005: “Is it possible for us to witness a world without America and Zionism? But you had best know that this slogan and this goal are attainable, and surely can be achieved.”
chest- depois de uma declaração destas, é que nem nhaqueles filmes da faroeste, onde o xerife chega para o bandido e diz: esta cidade é pequena demais para nós dois.
O mundo é pequeno demais para Hamas e seus asseclas e o mundo ocidental. Vocês acham que vai acontecer o quê? Extermínio do ocidente? Acordem e se preparem para ver Iran e Hamas ausentes da face da Terra!
cliquem meu nome para um link sobre a origem do problema
tentem agora
Nessa tentativa de se livrar do Hamas, temo que Israel possa acabar perdendo a pouca boa vontade que tinha do Fatah para qualquer negociação.
chest- depender da boa vontade do inimigo? Só se for maluco.
Bom, encerro por aqui, vou prô Open, hoje é sábado e esse assunto pelo jeito só terá outras novidades amanhã, o confuso fuso horário se não me engano é de 3 a 5 (talvez 4) horas a mais em Israel.
Uma interessante analise publicada no Haaretz mostra os argumentos que serao/sao mais utilizados pela esquerda para atacar Israel. Parece ate que eles entrevistaram o HRP…
http://www.haaretz.com/hasen/spages/1050421.html
H.Romeu Pinto // 27/December/2008 às 18:18
Que tipo de gente sordida e infame planeja matar 205 almas inocentes para ganhar uma eleição?
· Pedro Doria // 27/December/2008 às 18:26
H.Romeu Pinto, você poderia fazer rigorosamente a mesma pergunta a respeito do Hamas… que tipo de gente sórdida traz para sua gente este tipo de resultado mediante atos de provocação que sabe como terminarão?
PD, não se faça de ignorante, o Hamas e outros congêneres, você bem sabe, é fruto da política imperialista ocidental e israelense de fomento de partidos religiosos para combaterem os partidos pan árabes, nacionalistas e até marxistas, se alguém é responsável por sordidez, deve ser quem planejou enfraquecer movimentos nacionalistas seculares através destas ações.
Interessante e tentar convencer o chest que é a favor abertamente do genocídio dos palestinos que a reação é desproporcional.
Eu coloco de outra forma, os aliados deveriam ter dizimado o povo alemão devido a terem votado nos nazistas.
Quanto aos favelados dos morros cariocas terem eleito os traficantes como representantes você está desinformado e se não cai foguetes nos bairros chiques é para não matar a clientela… Hã… Solução final? Quem irá concretiza-la? O seu filho nazistinha? Ou vão mandar soldado favelado matar os seus?
Ops!! Uma tribo do Mato Grosso acaba de atacar a construção de uma usina hidroelétrica com flechas balísticas intercontinentais incendiarias… Já foram enviados dois F16 e quatro helicópteros da marinha para tomar as contra medidas de represália. Será bombardeada as ocas destes terroristas…
Interessante e tentar convencer o chest que é a favor abertamente do genocídio dos palestinos que a reação é desproporcional.
chest- nada disso, não sabe ler? Eu acho que a reação sempre deve ser desproporcional. Talvez assim os caras se convencem que não adianta.
Eu coloco de outra forma, os aliados deveriam ter dizimado o povo alemão devido a terem votado nos nazistas.
chest- e assim fizeram, como o povo de Londres tb sofreu. Quer guerrâ? Prepare-se para matar e morrer, ou acha que vai ser brincadeirinha e depois vai ter indenização?
Quanto aos favelados dos morros cariocas terem eleito os traficantes como representantes você está desinformado e se não cai foguetes nos bairros chiques é para não matar a clientela…
chest- sem dúvidas. O engraçado é que você é tão estúpido que não nota que esse é um argumento a favor da minha tese.
Hã… Solução final? Quem irá concretiza-la? O seu filho nazistinha? Ou vão mandar soldado favelado matar os seus?
chest- exército profissional.
66, acho que aqui com estilingue resolve.
Dino, voce le ingles ?
The Human Rights Watch organization has been unequivocal in condemning the use of Qassam rockets as a direct violation of international humanitarian law and the laws of war. The firing of Qassams and mortars against civilian populations also
constitutes collective punishment
against hundreds of thousands of innocent Israeli men, women and children.
os aliados deveriam ter dizimado o povo alemão devido a terem votado nos nazistas.
Bem, não foi por “terem votado”, e os aliados não chegaram a dizimar, mas que tiveram que matar vários milhões, isso tiveram.
RW, você lê português?
Então vá para a puta que te pariu…
Many in Gaza do not care for Hamas attempts to set up a religious dictatorship, that includes lifestyle police (as in Saudi Arabia and Iran). Gazans also note that, while Israel allows enough supplies into prevent starvation or epidemics, Hamas controls the smuggling tunnels, which carry a lot of non-essential consumer goods, and Hamas taxes this trade heavily. So Hamas benefits from the Israeli blockade, which keeps out cheaper products. Hamas also tolerates competing terror groups in Gaza, because Hamas knows it can depend on these terrorists to help out if the more moderate Gazans try to rebel. In short, Hamas, once elected to power in Gaza, is never going to give up control. Gaza is, in effect, a religious dictatorship like Iran. And like Iran, Gaza is now dedicated to the destruction of Israel.
Hamas continues its feud with rival Fatah, which controls the West Bank. This extends to Hamas not allowing anyone from Gaza from going on the Hajj (the annual pilgrimage to Mecca in Saudi Arabia). Every Moslem nation has a deal with Saudi Arabia regarding how many may make the Hajj, and Saudi Arabia issues visas for the two million people allowed to visit. But Saudi Arabia is hostile to Hamas (which is backed by Iran, which in turn believes it, and not Saudi Arabia, should control the Moslem holy places in Mecca and Medina). So Saudi Arabia asked Fatah for a list of those from Gaza going on the Hajj, and ignored a list from Hamas. In response, Hamas refused to allow the Fatah approved pilgrims from leaving. Hamas also denied doing this, despite the many Palestinian and Egyptian witnesses to it.
Hamas seems to have painted itself into a corner. Unable to loosen up its Islamic radical view of the world, it feels compelled to get stricter, and more vicious, with real, or perceived, enemies. In short, Hamas believes it is better to be feared than loved. At least in Gaza. When word of its new laws reached the Western media, Hamas denied it. But in Gaza, the Arabic media made it clear that the new laws were very real, even if embarrassing when trying to explain it to the infidels.
dica mr x
Dino, o Mr X tem um artigo em ingles bem bom.
JERUSALÉM - O governo israelense negou a entrada do investigador especial da Organização das Nações Unidas (ONU) Richard Falk, que faria uma viagem aos territórios palestinos para documentar violações dos direitos humanos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. Judeu e professor da universidade de Princeton, ele foi barrado, no domingo, pela polícia de fronteira, no aeroporto Ben Gurion, na região de Tel Aviv. Falk foi colocado em um avião de volta para Genebra na segunda-feira. O governo israelense alegou que ele é “subjetivo e parcial” em seu trabalho.
JERUSALÉM - A chanceler israelense Tzipi Livni disse nesta quarta-feira, 19, que seu país irá boicotar uma conferência sobre direitos humanos da ONU no ano que vem.
Eu achei interessante essa discução, vou participar se me permitirem…
To cansado de ver todo o tempo os palestinos fazendo questão de serem bombardeados e fazendo a propaganda do quanto são sofredores correndo atrás de mídia e cobertura.
Povinho sem honra.
Tão se esforçando para eleger um governo de direita em israel só para apanhar mais até o ponto em que eles ganhem tudo que querem…
Desculpem eu não caio mais nessa. Tem que fechar os olhos para eles até que aprendam a virar gente ou não sejam mais gente.
Peço perdão se meu comentário ofende a atual palhaçada hipócrita do politicamente correto, mas é só isso que eles querem, bombas na cabeça e se fazerem de coitadinhos, então de duas uma. Ou eles aprender a simplesmente cumprir os tratados que assinam ou que aprendam a lutar em uma guerra. Não sabem fazer nem um nem outro com competência o suficiente e quando não são os israelenses os bombardeando eles estão matando a sí próprios por não ter a menor adequação para uma vida tranquila.
Sinto muito pelas pessoas que apenas querem viver seu dia a dia.
Mas o “para que os maus vençam basta que os bons fiquem calados”. É uma pena. Mas já cansou disso, eles estão colhendo o que plantaram.
Eu achei engraçado a GRANDE descoberta do poster original de que “esse ato violento é político”
Que guerra não é política?
Por política os palestinos imploraram tanto até que receberam bombas na cabeça e elas nem vieram da direita.
Egeland disse que quarteirões inteiros de Beirute foram destruídos pelos bombardeios.
Egeland, visivelmente comovido, se mostrou chocado e afirmou que “quarteirão após quarteirão”, com prédios, foi destruído.
O coordenador de ajuda humanitária da ONU disse que a “resposta desproporcional” é uma “violação da lei humanitária internacional”.
Na quarta-feira, a alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Louise Arbour, denunciou o “uso desproporcional da força e os assassinatos dirigidos por parte de Israel”
75, apoiado.
Lamentavelmente, não adianta querer forçar a paz quando não há intenção nenhuma de realizá-la.
A reação é desproporcional? É, claro que é. Algumas pessoas parece que acham que guerra funciona assim, “hum, o inimigo matou dois aqui, então eu vou matar dois ali, assim estamos quites”. Não, guerra é arrasar com o inimigo mesmo.
Não é nem um pouco divertido, aliás é trágico. Mas é ilusão achar que paz vem com só assinar um papel, quando os objetivos de cada um são totalmente opostos.
Agora, esta guerra não é Israel contra palestinos, não é nem mesmo Israel contra Hamas, é Israel contra Irã. Hamas e Hizballah são financiados pelo Irã. (Se bem que o Hamas também recebe dinheiro dos sauditas por baixo do pano. E sauditas e iranianos são inimigos. Enfim, a coisa é complexa. Só uma coisa é certa: vai piorar.)
Aliás, achei interessante que o Obama recusou-se a comentar. Disse (mais ou menos) “isso é com o Bush, não sou presidente ainda”.
A Comissão de Direitos Humanos da ONU condenou Israel por praticar o que chamou de “assassinatos em massa” de palestinos.
A resolução foi uma das quatro aprovadas contra o país na sessão anual da Comissão, que está sendo realizada em Genebra, na Suíça.
Uma outra resolução que condena a expansão dos assentamentos judeus e o plano israelense de construir um muro para separar colonos judeus de palestinos foi aprovada por 50 votos contra um, dos Estados Unidos.
ONU? O que é isso? Pra que serve? É tipo aquela piada que sempre garante que medida nenhuma seja tomada contra ninguém?
Acho que a ONU consegue ser mais fail do que a liga das nações.
Fica também aquela máxima do boxe “se depois de bater no seu oponente ele ainda estiver batendo de volta significa que você não bateu forte o suficiente”
O Japão apanhou forte o suficiente, a alemanhã também…
Dino, agradeco os votos de Feliz Natal (#72). Retribuo-os em dobro.
Dino,
Esqueceu de copiar e colar esta aqui:
“Três garotos palestinos estupram funcionária da ONU”
Uma mulher de 60 anos, aliás, e na sua própria casa:
http://www.jpost.com/servlet/Satellite?cid=1230111701341&pagename=JPost%2FJPArticle%2FShowFull
81, agora é a vez do Irã.
Dino,
Esqueceu de copiar e colar esta aqui:
“Três garotos palestinos estupram funcionária da ONU”
Uma mulher de 60 anos, aliás, e na sua própria casa:
Israel SEMPRE foi condenado pela tal de “comunidade internacional”. Isso pode ser novidade aqui pro Brasil, mas Israel?
Israel NÃO precisa de apoio dessa merda de comunidade internacional. Isso é coisa com que Israel nunca contou e já cansou de provar que não precisa.
O Itamaraty condena a reação desproporcional? Grandes coisas !!! Por que não condena os policiais da PM que mataram um garoto de 3 anos à tiros de fuzil aqui no Rio e foram absolvidos?????? Por que não condena os inúmeros crimes desproporcionais que temos aqui mesmo em terras cariocas, paulistas, capixabas e mineiras?
Quantos morreram recebendo aposentadoria desproporcional ao que pagaram a vida inteira para esse governo, hoje PT FDP?
Quantos já morreram nas filas do transplante por causa desse gobierno de mierda incompetente?
Por que o Itamaraty não condenou os mais de 100 misseis lançados pelos palestinos tentando atingir CIVIS do lado de lá?
Ficam metendo a mão na jaula pra puxar o rabo do tigre e depois que o tigre morde e arranca a mão, vem chorar de coitadinho como se isso fosse um absurdo….. haja saco, heim.
Boa noite a todos. É bom não estar em guerra por aqui. Espero que Stardust e Gabriel estejam e fiquem bem.
Proftel,
Você no open comenta dos estragos dos morteiros de 60mm. Sinto lhe dar a notícia de que segundo as agências de notícia os brimos já chegaram aos 120mm de fabricação iraniana.
Será possível a paz não só em Israel, mas no mundo? Cliquem no link:
http://www.watchtower.org/t/20071201/article_01.htm
Credum Fas,
Só pela foto calculei 60mm, isso distorce, você sabe.
Não é armamento estável, o próprio volume é problema e faz um baita estrago se mal manuseado.
:-/
aqui
http://www.youtube.com/watch?v=cqDOhQ5LW-E
Ofensivo — PD
Faraó, e o que você ainda está fazendo por aqui? Porque não vai viver junto com seus patrícios naquele paraíso na terra?
PS: O Hamas ou a Jihad lançam foguetes, não “mísseis”. Estude um pouco, em Israel não querem analfabetos. Já tem muito Etíope enchendo o saco por lá…
Ofensivo — PD
PD, não se faça de ignorante, o Hamas e outros congêneres, você bem sabe, é fruto da política imperialista ocidental e israelense de fomento de partidos religiosos para combaterem os partidos pan árabes, nacionalistas e até marxistas, se alguém é responsável por sordidez, deve ser quem planejou enfraquecer movimentos nacionalistas seculares através destas ações.
Dino, clique meu nome
Pedro Doria, esta guerra arraza todos os raciocinios materialistas/egoistas/normais humanos. Todo o trabalho diplomático é inutil porque nesta guerra a loucura assumiu o lugar da vida. Fico me perguntando se você não faz a si mesmo a pergunta óbvia ; que a Biblia prediz toda esta loucura que estamos assistindo.
Pedro Dória
Continuo meu protesto de que esse blog já foi melhor….
Começando com a parte mais simples:
(A conta é a seguinte: desde o cessar-fogo, partiram de Gaza 54 foguetes Qassam e Grad. Morreu um israelense no total. E duas adolescentes palestinas.)
Reveja suas fantásticas fontes californianas meu camarada…
Somente no dia 24 de dezembro cerca de 60 foguetes e morteiros foram lançados contra Israel,[1] 6 no dia 23… quer que eu continue a contagem até o dia 19 quando expirou o cessar fogo?
Mas vamos continuar…
Como bem observou o Proftel, parte do ataque israelense teve como alvo paióis de munição…
Até morreu Neves… mas você afirma:
Ele[Barak] vinha resistindo a qualquer tipo de reação.
O Haaretz afirma que o maior choque não é o tamanho do ataque mas a escolha dos alvos. Fala-se que o Min. da Defesa teria ordenado as preparações 6 meses atrás. A justificativa é para lá de racional:
O cessar fogo dará ao Hamas tempo para se preparar para uma lição em Israel, então as IDF devem se preparar para dar uma lição no Hamas.
O braço político do Hamas em Damasco parece ter mudado de idéia muito rapidamente e já fala em cessar fogo desde que as fronteiras sejam abertas.
O que é certo é que não existe força de ambos os lados que possam parar esse circulo vicioso tenebroso, o Hamas não pode abandonar a luta armada, devido ser essa uma das razões do seu crescimento, se abandonar a luta será rapidamente sobrepujada pela Jihad ou qualquer outro grupo. Israel necessita manter o estado de guerra permanente para manter os judeus mundo afora, em estado de terror permanente e enviarem suas vultuosas contribuições, vender armamentos e equipamentos de espionagem e receberem ajuda estadunidense. A solução só pode vir de fora para dentro…
de novo o blá blá blá do André!
` AHAHAHAHAH……….
Por favor signatários do contrato do sofisma e da hipocrisia…..aconselhem esse menbro vosso tão capaz na lides na informatica/computadorização!
falta-lhe a humanidade/moralidade/espiritualidade!
Aonde estão aqueles pilotos de caças israelenses que se recusaram a bombardear os palestinos sem uma justificativa plausível????????
Heróis da humanidade e perdedores na boçalidade israelense!
Beijo, Proftel!
Faraó,
Eu me pergunto se as lideranças israelenses se dão conta do tamanho da conta a pagar. Afinal, um país muito maior e mais poderoso do que Israel, os Estados Unidos, embarcaram nessa postura de “posso tudo” e deu no que deu. Do desastre da invasão ao Iraque que está rendendo até agora uma diminuição do prestígio internacional americano e obriga Obama a redesenhar a política externa, até uma crise econômica mundial. A conta está sendo altíssima. E, infelizmente, para todos.
É claro que os países vizinhos também têm lá seus interesses. Mas nada justifica um ataque brutal, com armas sofisticadas, sobre uma área densamente povoada, com a certeza de que haverá muitas vítimas - contra foguetes de fabricação caseira, que mais erram do que acertam os alvos.
Pela lógica um tanto tosca, desculpem, que alguns esgrimem aqui, de que o Hamas é o único culpado, pois que interessado em exibir imagens chocantes e através delas, conseguir mais financiamento, só posso responder que Israel atendeu gostosamente ao apelo, movida pelas suas contradições internas.
O problema é que as imagens, bem ou mal, chegam também aos israelenses. Tenho certeza de que há israelenses tristes e enojados, como eu estou, que não devem estar gostando de contemplar essas imagens. E saber quem as causou.
Por fim, essa última ação dá a medida do premiê que se despede:não só patrocinou uma segunda destruição do Líbano e colheu repúdio, mas não contente, repete a façanha.
E pensar que não faz muito, o PD escreveu sobre o “anseio pela paz” do tal indivíduo.
Bem, ações falam mais que palavras.
É complicado de diferenciar terrorista dr civil em um lugar onde o terrorismo está profundamente entrelaçado na vida diária das pessoas: É na escolha, onde o homem-bomba é visto como mártir que habitará um jardim cheio de delícias e odaliscas eternamente virgens; é no personagem infantil, um boneco que nada mais é do que uma triste corruptela do Mickey Mouse, que gesticula e imita o ato de atirarar com uma AK-47; são os túneis fajutos que, vejam só!, supostamente servem para comprar o leite dos crianças — tá na cara que é para atravessar armas; são os grupos terroristas que estão enraizados na política local — um deles até mesmo chegou ao poder naquelas bandas; é o ódio pelo Ocidente e pelos valores da Civilização Ocidental, ambos os quais são vistos como decadentes e que precisam inexoravelmente ser substituídos pelo Islã — como se este representasse alguma novidade –, daí que lancem intermináveis Jihads e depois venham, na maior cara-de-pau, dizer que tal religião prega a paz (sei…); enfim… são tantas coisas que é, realmente, complicado de desconectar o terrorismo da vida cotidiana dessa gente.
Israel precisa, de um jeito ou de outro, dar certo.
ihhh Pedro… o racismo continua a correr solto por aqui…
em Israel não querem analfabetos. Já tem muito Etíope enchendo o saco por lá…
…
O MASSACRE foi gigantesco e a vossa chanceler/premier está batendo no peito que mas atrocidades serão cometidas!
PARABÉNS JUDEUS!
…
em suma… o blog ficou pior mas os comentários… continuam os mesmos. :-)
Ofensivo — PD
É complicado de diferenciar terrorista de civil em um lugar onde o terrorismo está profundamente entrelaçado na vida diária das pessoas: É na escola, onde o homem-bomba é visto como mártir que habitará um jardim cheio de delícias e odaliscas eternamente virgens; é no personagem infantil, um boneco que nada mais é do que uma triste corruptela do Mickey Mouse, que gesticula e imita o ato de atirar com uma AK-47; são os túneis fajutos que, vejam só!, supostamente, servem para comprar o leite dos crianças — tá na cara que é para atravessar armas; são os grupos terroristas que estão enraizados na política local — um deles até mesmo chegou ao poder naquelas bandas; é o ódio pelo Ocidente e pelos valores da Civilização Ocidental, ambos os quais são vistos como decadentes e que precisam inexoravelmente ser substituídos pelo Islã — como se este representasse alguma novidade — , daí que lancem intermináveis Jihads e depois venham, na maior cara-de-pau, dizer que tal religião prega a paz (sei…); enfim… são tantas coisas que é, realmente, complicado de desconectar o terrorismo da vida cotidiana dessa gente.
Israel precisa, de um jeito ou de outro, dar certo.
Pedro Doria, por gentileza, apague o meu comentário #99. Está mal editado.
Danke!
André…..atras de censura!??????….menino levado!……voce é o que ,cara pálida?
Não enche o saco e argumenta com lógica, cabra da peste!
Pra voces estupidos ,sempre de plantão, estou vendo no TCM, o Platoon, com toda aquela doentia dúvida dos “americans” sobre o que estavam fazendo lá no Vietnam, matando crianças, cremando florestas, com aquela musica critica e doída, dos pecados de cada um de nós.
Os animais israelenses de hoje são os monstros do ! “Platoon” …..
Monstors, que educados como o André, cultos como o PD, doces como a as moças desse blog, justificam a mortandade de palestinos como a unica solução para acabar com a barbarie!
EEEEEEEEEEEEEEEEE……
Que barbarie?
A dos F16…..massacrando vilas e hospitais palestinos numa área de densidade de 4000 pesoas por quilometro quadrado?????
EU digo como Zola!….Voces são monstros e pensem no que virá depois da morte tranquila!
Fico abismado e divertido com a inventividade do pessoal da direita e dos partidários do nazismo israelense para criar pseudônimos. Como disse o demônio na Bíblia: meu nome é multidão. Todo dia aparece um novo. Por que, caros amigos, vocês não botam o nomezinho de vocês na roda? Todo mundo tem o direito de defender suas idéias. Os busca-pés do Hamas não chegam até aqui, não se preocupem.
Quanto a mais este crime contra a humanidade, friamente planejado e perpetrado por Israel, não perderei meu tempo comentando. Não foi o primeiro nem será o último. Lembro apenas o que falei sobre o “change” do Obama desde os tempos em que ele disputava a indicação com a Hillary: nada vai mudar. Pois é evidente que Israel fez o que fez com o conhecimento e o beneplácito dos EUA, do Bushinho e do Obaminha marqueteiro. Tchau que eu vou dormir. Boa noite a todos e uma excelente praia amanhã de manhã.
Fuiiiiiii!!
Os judeus europeus tem nojo dos falachas e eu é que sou racista? E você, hipócrita?
Alba, o que você diz não procede.
Obaminha……tudo a ver!Coisa podre…..paz na terra aos homens de boa vontade…….chega dessa leviandade Israelense e da monstruosidade islamica!
Bigamo,
Seguinte, imagine a seguinte situação: seus bisavós têm uma fazenda bem grande, seus avós herdaram, seus pais também, a única coisa que você tem é essa terra e uma funda (ou estilingue ou ainda uns traques de festa de São João).
Eu quero um pedaço dessa terra dos seus antepassados pra viver e, como você disse, ser uma das “pessoas que apenas querem viver seu dia a dia”.
Se você reclamar explodo toda sua família com mísseis, mando aviões detonarem quem estiver pela frente, eu quero viver meu dia-a-dia e só, você que se lasque.
Tá bão assim?
É mais ou menos o que acontece na região, você é novo, pode estar com um AR-15 na mão, um laptop com wirelles e bem alimentado, cheio de munição.
Olha, nada contra, você está fazendo algo por convicção.
Só que, não é bem assim como você vê o mundo que os outros vêem (pelo menos do que ouço ao falar com refugiados dessa região que estão aqui no Brasil (e não é só aqui onde moro, na Baixada há muitos outros por ser uma cidade portuária)).
De boa.
Não quero e nem essa briga é minha mas, qualquer um que veja “de fora” (ou por outro prisma) não encara do mesmo jeito que o seu.
Pensando bem, olhem o melhor que vi até agora foi o beijo da Alba pra mim.
:-)
Beijão Alba, Féliz 2009 procê, família e amigos.
:-)
Chest,
Como, plís, não procede?
Israel e palestina brigam e tal.. falam que é por causa da Faixa de Gaza. Depois de muito esforço os israelenses saem de lá (arrastados por gente do seu próprio governo).
Vem o hamas e cria um mini-irã nesta Faixa de Gaza e começa a jogar mísseis diariamente em cidades israelenses (não matam pessoas pois os israelenses tem sirenes que falam para as pessoas se protegerem e tal… imagina o estado de pânico destas pessoas). Israel impõe um leve bloqueio nesta Faixa de Gaza a fim de impedir a entrada de armas para matar israelenses e o hamas continua tocando o terror na Faixa de Gaza…
Os ataques aumentam e Israel advertindo….
É como se fosse uns coelhos instigando um leão, o leão se enfeza e com uma patada só mata os coelhos.
Espero que o Israel consigar acabar com o Hamas para o bem dos judeus e também das pessoas que vivem na faixa de gaza.
Proftel,
:D
Engraçado isso aqui:
PD, não se faça de ignorante, o Hamas e outros congêneres, você bem sabe, é fruto da política imperialista ocidental e israelense de fomento de partidos religiosos para combaterem os partidos pan árabes, nacionalistas e até marxistas, se alguém é responsável por sordidez, deve ser quem planejou enfraquecer movimentos nacionalistas seculares através destas ações.
Eis o apanágio de muitos filoterroristas.
Parece que nesse mundo de hoje, ninguém toma decisões por conta própria e sempre haverá um “culpado” — geralmente uma entidade externa — que será considerado o responsável pelas decisões tomadas por outrem — seja um terrorista, um político corrupto, whatever…
Fico imaginando se o governo israelense não poderia lançar uma política de proporcionar oportunidades de auto-melhoria pessoal e profissional aos palestinos — sim, me refiro ao governo israelense, pois é um dos poucos, senão o único, país naquele lugar em que há um índice de qualidade de vida no mesmo nível do de países europeus e da América do Norte.
Por exemplo, será que o governo israelense não poderia estruturar um plano para selecionar alunos palestinos com boa média para entrar nas excelentes universidades de Israel? Ou mesmo, quem sabe?, um programa de treinamento técnico para que os palestinos ligeiramente instruídos tenham condições de obter um emprego com rendimento salarial melhor? Se isso desse certo, haveria, no final do processo, engenheiros, médicos, advogados, dentistas, arquitetos e etc.
Pelo menos me parece melhor do que deixar os palestinos nas mãos do Hamas, Jihad Islâmica, Hizbolah e afins, afinal de contas, o quê esses grupos terroristas têm a oferecer aos palestinos, senão fanatismo cego e um cinturão de explosivos? O quê isso produz no final? Um cadáver. Eis a apoteose desses grupos terroristas: Cadáveres e barbárie.
Sei lá, mas tenho cá minhas desconfianças de que os palestinos prefeririam o cinturão de explosivos de um Hamas da vida do que a oportunidade de entrar em uma universidade israelense — se for a Universidade Ben-Gurion, então, nem se fale!
Do desastre da invasão ao Iraque que está rendendo até agora uma diminuição do prestígio internacional americano e obriga Obama a redesenhar a política externa, até uma crise econômica mundial.
chest- a invasão não foi desastrada, o pós invasão talvez. A crise econômica nada tem a ver com o Iraque.
Mas nada justifica um ataque brutal, com armas sofisticadas, sobre uma área densamente povoada, com a certeza de que haverá muitas vítimas - contra foguetes de fabricação caseira, que mais erram do que acertam os alvos.
chest- é apenas sua opinião.
Pela lógica um tanto tosca, desculpem, que alguns esgrimem aqui, de que o Hamas é o único culpado, pois que interessado em exibir imagens chocantes e através delas, conseguir mais financiamento, só posso responder que Israel atendeu gostosamente ao apelo, movida pelas suas contradições internas.
chest- você sugere continuar passivo recebendo pedradas na cabeça.?
Alex…..não é simples assim…..as pessoas precisam de um espaço par viver e florecer!
Os palestinos estão fadados a morte; morte de um povo como um todo…….com a palavra o PD.
Sei lá….há muita alma ambigua por aqui….estou avaliando se vale a pena continuar a escrever nesse espaço…..a racionalidade de alguns beira a insensibilidade e a hipocrisia do pragmatismo.
Para o Bitt, clique meu nome.
Ofensivo — PD
Olha o nível do debate: “ferida purulenta dos judeus”. Fudeu, né?
Ofensivo — PD
PD, essa aqui passou da linha, não?
“Andre….voce é o prototipo do hipocrita judeu….a tua desculpa é sordida e como ser humano te respeito, mas como cidadão brasileiro/israelita te desprezo!”
morro de pena dos fogueteiros.
eu tenho a impressão que Obama vai acabar tendo que entrar de sola no Iran.
David….que aparelhamento esse seu blog hein?
Não dá para levar a serio.
racismo contra judeus é permitido no brasil politicamente correto, não se espante.
Começou a caça aos discordantes………AHAHAHAHAHAH……Eita sionismo !
Vou dormir……..
225 mortes até agora…….parabéns Israelitas!
Valeu pela visita, carioca anônimo.
A partir do momento em que se ataca um sujeito pelo fato de ele ser judeu/brasileiro, a coisa passa do limite. Amigo, vai dormir pra esfriar a cabeça, vai.
esse sempre foi um coitado.
Alba,
Você afirma o seguinte:
Mas nada justifica um ataque brutal, com armas sofisticadas, sobre uma área densamente povoada, com a certeza de que haverá muitas vítimas - contra foguetes de fabricação caseira, que mais erram do que acertam os alvos.
Você já viu o estrago de um morteiro de 60mm ? E o de um de 120 mm?
Simples, imagine o estrago que causariam algo que mede 700 x 120mm cheio de explosivo caindo do seu lado… O resumo é, suas chances de sobreviver são mínimas.
Agora vem a pior parte. Uma vez que um Kassam ou morteiro é lancado você tem cerca de 15 segundos para encontrar o lugar mais próximo para se proteger.
Quer uma pequena ilustração? Aqui vai:
http://br.youtube.com/watch?v=Im4KE3nkGA0
Assistiu?
Assista novamente.
Grande abraço
HRP, sei que não é tão simples, outras implicações históricas e culturais existem mas, fazer o quê né?
Bom, vou nessa, me depeço lá no Open, já está tarde.
:-)
Alex para de dar bola pra Alba!
Não que eu defenda as palavras do HRP, mas o que está sendo atacado não é um sujeito por ser judeu-brasileiro ou o que seja, e sim o apoio incondicional a qualquer extermínio que o governo israelense venha a perpetrar. De tal maneira que se for adotada ainda hoje uma “solução final” e assassinarem TODOS os 1,5 mi de palestinos de Gaza, mesmo assim essas pessoas terão uma boa razão para justificar a ação.
David
Faz parte… o rapaz clama ser “espírita” e “humanista” mas no fundo como qualquer pessoa normal percebe, não passa de um anti-semita disfarçado de pombo.
Dino, lê isso aqui de novo, vai:
“Andre….voce é o prototipo do hipocrita judeu….a tua desculpa é sordida e como ser humano te respeito, mas como cidadão brasileiro/israelita te desprezo!”
Por favor, camarada, por favor.
Estão vendo?
Mais difícil é explicar pra patroa meu lance com a Alba.
:-)))
Sob a tua indignação inflamada contra o ataque israeli à faixa de Gaza, pouco a pouco vai se revelando o que subjaz no teu espírito e de mais de alguns daqui: simplesmente ódio aos judeus.
O Romeu teve um recaída braba e o espiritismo, foi pro saco.
Claro que dói e é pavoroso ver um ataque desta envergadura dizimando civis. Mas continuar recebendo foguetes na cabeça indefinidamente?…
O Hamás, marcou mais um tento.
Credun Fas,
Até agora, pelo que já conversei nesse tempo que estou por aqui (talvez um ano e pouco), não vi mais ninguém com a experiência de “levar um tiro” na barriga como eu levei.
Com exceção do Compadre Bancaleone que também foi militar e do Pax filho de militar, pouca gente sabe o estrago d’uma guerra (tô esquecendo o Bitt, esse manja e bota meio mundo no saco).
Pelo jeito você sabe muito bem das implicações d’uma operação como essa, já conversamos antes e respeito suas posicões, de boa, queria saber de você só uma coisa.
Essa porrada na Faixa de Gaza não está meio fora dos limites?
Em não se tratando d’uma guerra declarada, há justificativa para utilização de armamento tão pesado numa área urbana densamente ocupada?
Peço só sinceridade, nem mais nem menos, não estou aqui pra arrumar encrenca, sou curioso como a maioria, de longe sob outro prisma procuro tirar minhas próprias conclusões através da observação empírica.
:-)
Olha pessoal, amanhã volto aqui, a patroa tá encrencando.
Uma boa noite a todos (as).
:-)