Com Chávez e a Venezuela é assim
Uns dizem: ‘perdeu’; outros, que ganhou
Hugo Chávez de presto declarou que as eleições regionais de ontem, na Venezuela, foram uma grande vitória. E, com o número que está nas manchetes – venceu em 17 estados contra cinco da oposição –, bem o parece.
Mas a vitória não é tão clara assim. O Partido Socialista Unido da Venezuela perdeu nos estados de Zulia e Miranda, os ricos produtores de petróleo onde vivem 6,6 dos 28 milhões de venezuelanos. Perdeu também na grande Caracas, onde moram outros 6,2 milhões. A oposição passará a governar localmente metade dos venezuelanos.
Chávez não preside sob um regime de democracia plena: ele reconstruiu a Suprema Corte para ter controle sobre ela e o Legislativo abriu mão de sua autonomia outorgando-a ao presidente da República. Na Venezuela, o voto é livre, mas todo o poder nacional emana de Chávez. Não chega a ser uma ditadura declarada, como Cuba, mas a oposição tem pouco espaço de trabalho.
Mas é sempre bom tomar cuidado com o maniqueísmo. A oposição venezuelana não tem grandes nomes; em geral, é controlada pela oligarquia antiga à moda latino-americana que por tantas décadas controlou o país sem ter jamais apresentado um resultado decente.
Ainda sobre o assunto:
- E a Venezuela cala Hugo Chávez Hugo Chávez já pode incluir em seu currículo de governante a primeira derrota eleitoral. Os resultados parciais – mas já...
- Hugo Chávez e a pobreza que
aumenta na Venezuela Francisco Rodríguez, um economista formado nos EUA, foi deputado federal da base de apoio de Hugo Chávez no início de... - São Chávez ou Chávez, o demo? Phil Gunson é um jornalista britânico que vive há quase 30 anos na América Latina – os últimos oito, na...
- Colômbia, Venezuela, Equador
e o impasse das Farc Invasões por parte da Colômbia são rotina na América do Sul. Mas aquilo que parecia mais uma crise rotineira se... - Amanhã é dia de Chávez Amanhã tem eleições na Venezuela. Diz a Economist: Mr. [Manuel] Rosales não conseguiu trazer para si o descontentamento com crime,...



Ah tá! Já que o PD não gosta da oposição venezuelana então até que o Chávez não é tão ditador assim né? É um revolucionário que luta em nome do povo, ele apenas tem pressa em fazer justiça social e não pode perder tempo com as frescuras da democracia burguesa, certo? Sei como é. Mais um pouco e a gente chega na visão de democracia do Emir Sader.
Lula acha que lá tem democracia em excesso, então como os blogs de esquerda discordariam?
Na minha caretice, as regras democráticas não ficam relativizadas por antipatias conjunturais, ou eu defenderia um golpe de estado para tirar a “sofisticada organização criminosa” do poder por aqui. Mas eu sou careta.
“(…) ou eu defenderia um golpe de estado para tirar a “sofisticada organização criminosa” do poder por aqui. Mas eu sou careta. (…)”
Tipo o que aconteceu em 64?
Direita, vc está criando uma falsa polêmica. A gestão Chavez merece muitas críticas, nunca vi o PD se furtar a fazê-las. Apenas se enfatiza que a velha oposição venezuelana — isto é, a que esteve no poder antes do Chavez — é uma bomba, foi ela que deu de mamar ao atual presidente. Não há relativização nenhuma nisso.
Direita, você que está sendo maniqueísta.
Chávez não é democrático. Mas na Venezuela a ditadura não é como a cubana.
Há níveis e níveis e níveis. Não é questão de relativizar. E de não enxergar o mundo como um branco e preto.
Eu ia até comentar muito, mas o Direita disse quase tudo. É aquela coisa, o Chavez é ruim, mas é nosso. Então a oposição tem “pouca margem de trabalho” (ou o que quer que isso signifique)… Ditaduras são intoleráveis, sejam quais forem, ponto. Eu gosto de poder dizer isso alto e claro, porque (ainda) vivo em uma democracia. Se eu vivesse na “democracia em excesso” (meu Deus, que cretinice!) do Chapolim Colorado não poderia nem mesmo externar isso.
Isso é tão clamorosamente óbvio, que acho até constrangedor ter que repetir. É o exercício de lógica elementar.
Abraços a todos.
Não sou particularmente fã do Chaves. Mas às vezes me pergunto se essa tal de democracia do jeito que vige em alguns países centrais e nos cafundós do planeta seria realmente o mais alto valor universal, algo desejável, imprescindível para a felicidade geral das naçóes e dos povos ou, pelo menos, factível.
Só lembrando que o que foi dito da oposição venezuelana vale também para sua congênere boliviana e, em um grau levemente menor, para a equatoriana.
E que Evo e Corrêa tem poderes menores do que Chavez.
Ditadura que cumpre resultado das urnas eu nunca vi…
Chavez é um produto do que a atual oposição aprontou durante décadas na venezuela. Ele só se tornou possível porque essa cambada que, hoje, quer apea-lo do poder passou anos no poder, destruindo a esperança do povo…a esperança e a paciência. Agora, ele lhes dá o troco. Muito bem dado!
Não gosto dele, é um populista dos mais chatos. Mas ainda o prefiro aos oligarcas vendidos que geraram uma venezuela fraca onde poderia haver um estado rico e desenvolvido.
E, quanto ao post, perderam de novo! Desde quando 17 a 3 é derrota!!!! kkkkkkk.
(obs. para o PD: Faz a errata ai, só 20 estados participaram da eleição)
É a mesma coisa aqui no Brasil. O PT ganha um monte de prefeituras, mas só porque perdeu sampa, foi uma grande derrota do governo kkkkkkkkk
Imprensa ridícula!
well….o problema de relativizar os fatos é a constante necessidade de adjetivos para defini-los.
O Direita ilustra à perfeição o que é a direita no Brasil.
Discordo, Darw.
O Direita aqui do blog até que se expressa com alguma clareza e franqueza.
Já a grande maioria da direita brasileira…
Isso lembra o papo de quem foi o grande vitorioso das eleições municipais brasileiras. Lula, Serra, PT, PSDB ou PMDB? Discussão sem fim.
Luiz,
Justiça seja feita, há muitos da esquerda que também se expressam mal à beça.
Mas a direita brasileira é um prodígio de homogeneidade: é burra e mal-intencionada como um todo.
Viva la Revolución!
http://bp2.blogger.com/_KMJlfU5vYb4/Rw-SBRU808I/AAAAAAAABZ0/Dz6-sVqD808/s1600-h/Hugo+Chavez+and+Che+Guevara+cartoon+by+Ben+Heine.jpg
Ben Heine!
eu Não compreendo o PD, está criticando ou justificando o Chaves?
Fabio, 14, parece no cartoon que Che está prestes a levar Chavez para a cova.
darwinista, a direita não se sente na obrigação de parecer boazinha. Faz o que tem que ser feito.
caceta, mas Chaves então deveria ter deixado a Venezuela milionaria….
Resultados do governo Chávez:
- Pobreza extrema: Queda de 20.3% para 9.4%
- Pobreza general: Queda de 50.4% para 33.07%
Só não vê quem não quer…
… ou quem finge não enxergar, como a mídia-lixo-corporativa no Brasil: globo, estadão, fsp e quadrilha veja.
Viva la Revolución!
Mas este Pedro Dória é um engraçadinho… fica claro-evidente que é um direitista envergonhado.
Quem não é democrático são os golpistas fascistas… que levaram uma sova do povo venezuelano e fugiram com o rabo entre as pernas.
Aqui no Brasil, a mídia-lixo-corporativa comemorou o golpe dos fascistas!
E logo depois quebrou a cara… sensacional!
É isto mesmo. Os “jornalistas” da mídia-lixo-corporativa saudaram uma tentativa de golpe.
Tudo para satisfazer os patrões: Civitas, Marinhos, Mesquitas e Frias… gente que abomina povo e democracia.
Mais resultados do governo Hugo Chávez:
- Mortalidad infantil: Queda de 21.4 para 13.9 por cada mil nacidos vivos.
- Desemprego: Queda de 16.06% a 6.3%
Isto não vai aparecer no JN…
com medo de parecer maniqueista, PD da uma no cravo, outra na ferradura. Melhor mudar de profissão.
Mais resultados incontestáveis do governo Hugo Chávez:
- Salario mínimo: de 100 mil para 615 mil bolívares.
(de 154 a 286 dólares)
É o mais alto da AL.
E a quadrilha veja… só criticando.
É dor de cotovelo.
É o ódio contra aqueles que beneficiam toda a população e não apenas uma elite corrupta e fascista.
Chesterton, como assim criticando ou justificando?
Sou contra o Chávez. Demagogo, populista, incompetente, golpista… vamos ver como governa com o petróleo a 50 o barril.
Mas também sou contra a oposição ao Chávez. Incompetente, golpista… No mundo em que vivo, não preciso escolher um ou o outro quando não gosto das opções.
Ah, a esquerda brasileira !
Não pode deixar de falar : Não se pode reclamar de nosso Marcola, já que o anterior era o Beiramar…
É razoável falarmos mal de um sem termos de falar mal do outro ?
É razoável não queremos nem um nem outro ?
E se são dois que não prestam, qual que não presta oferece mais chance de, no futuro, aparecer um que presta ?
Uma proto-ditadura ?
Bom que se resalte dois aspectos da eleição bolivariana: o pleito correu sem confrontos ou denuncia de fraudes e a vitória da oposição nos 5 estados/distrito federal foi com margem pequena ( partido bolivariano disputou com um leque de partidos de oposição, inclusive de esquerda (?)). Chávez sai fortalecido com essas eleições. Não pode ser vista como uma derrota de forma alguma:
Éxito contundente de la Democracia Bolivariana
Presidente Chávez: Tenemos un mapa vestido casi totalmente de rojo-rojito
Noviembre 24, 2008 - 01:40 (orodriguez)
Vea también
* PSUV se constituye en la primera fuerza política del país (Noticias Nacionales)
* Primer boletín preliminar: PSUV gana en 17 gobernaciones hasta ahora (Noticias Nacionales)
Casi 6 millones de votos obtuvo el PSUV / Victoria de Venezuela aplasta el terrorismo mediático / Nadie podrá decir que aquí hay dictadura / Récord de participación en regionales sólo fue posible en Revolución / El pueblo espera que oposición reconozca triunfo socialista y abandone las banderas del fascismo
(VTV)
“Felicitaciones a los millones que participaron en este día y fueron a expresar su opinión democrática, pacífica y alegre…”, expresó el Presidente de la República Bolivariana de Venezuela, Hugo Chávez Frías, desde la sede del Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV), tras la emisión del primer boletín oficial que arrojó un triunfo contundente de la opción socialista en toda Venezuela, con una estimación de casi 6 millones de electores que votaron por el PSUV y que viste al mapa nacional de rojo-rojito.
“Es una gran victoria del pueblo, del PSUV. Se ratifica el camino de la construcción del Socialismo, el nuevo proyecto histórico de Venezuela; y ahora nos encargaremos de profundizarlo y extenderlo” dijo en medio de la algarabía de los simpatizantes y militantes socialistas.
Aún cuando el resto de los resultados estaba por definirse, 2 gobernaciones y las alcaldías, expresó que tal vez antes que amanezca, o en la mañana de este lunes, el CNE lo publicaría. En cualquier caso, dijo, ha sido un triunfo aplastante del PSUV.
“El gran partido nacional se consolida, nuestro partido. Estamos según estimaciones en este momento…apuntando a los 6 millones de votos”
“Tenemos un mapa vestido casi totalmente de rojo- rojito”, dijo con gran alegría, en medio de aplausos y vítores en la sede del PSUV.
Una victoria de la Democracia Bolivariana:
En su carácter de jefe de Estado, dijo que el pueblo venezolano habló, y es una victoria de Venezuela que ratifica el camino democrático que el pueblo ha escogido y aplasta las versiones tergiversadas que tratan de hacer creer que en este país existe una dictadura.
“Esto es una democracia, y además no como la de antes, que era de élites, una democracia restringida, que en muchas ocasiones no fue verdadera”.
“Lo ocurrido hoy demuestra una vez más el éxito de la Democracia Bolivariana. Que en unas elecciones regionales haya habido -según las proyecciones sólidas del CNE- 65,40% de participación en elecciones regionales; eso es un récord, eso jamás había ocurrido en Venezuela”.
“Se derrumban las tesis peregrinas que hablan de dictadura en Venezuela…que lanzan dardos contra nuestro país y contra este pueblo noble que cree en su democracia; que ha demostrado que cree en sus instituciones de manera aplastante”.
“Se caen y pulverizan una vez más esas mentiras”. “El mismo pueblo, tanto como el que votó por los candidatos de la Revolución como el que votó por los otros, demostraron que aquí se respetan los poderes públicos, la decisión del pueblo”.
Esperamos que la oposición reconozca el triunfo socialista:
“Reconocemos el triunfo del adversario. ¿Quién puede decir que hay una
dictadura en Venezuela…?”, agregando un llamado a la oposición y a
sus simpatizantes a reconocer la mayoría obtenida por el PSUV
“Si la oposición dice que fue una derrota, entonces que sigan cayéndose a mentiras. Nosotros hemos ganado 17 gobernaciones…y hasta ahora la oposición ha ganado 3 gobernaciones. Quedan dos estados en empate técnico”, resumió, lo cual hasta ahora suma una proyección de 6 millones de votos socialistas que deben respetarse.
Ofreció un balance de las diferencias a favor obtenidas por el PSUV, indicando que en 8 estados se registró un promedio más de 10 puntos de diferencia; en 4 estados entre 10 y 20 puntos; en 4 entidades entre 20 y 30 puntos; en 2 gobernaciones con igual o mayor a 30 puntos y 2 estados con más de 50 puntos.
“Quiero felicitar a los ganadores de oposición y ojalá que no vuelvan a caer en los gravísimos errores que cayeron en 2001, 2002 y 2003, cuando desde la gobernación de Miranda, por cierto; de la Alcaldía Mayor, por cierto, y otras, arremetieron contra el pueblo, contra la República, contra la paz…sacando las banderas del fascismo”.
“Les hago un llamado a la democracia. Yo como jefe de Gobierno, y presidente del PSUV, reconozco su victoria y les hago un llamado al más alto sentido democrático. Ojalá se dediquen a servir al pueblo, a gobernar con transparencia, con respeto a las instituciones y al gobierno nacional”.
“Si así lo hicieran, tendrían el reconocimiento de todos; sino lo hicieran, se les aplicará con toda firmeza la Constitución y las leyes”.
Grande coisa … pelo que estou entendendo, nem quantos eleitores existem eles sabem direito. E nem querem saber. Suspeito que essa situação é do agrado de ambos os lados. Todos esperam poder “levar vantagem”. A impressão que tenho é que a política na Venezuela, que já foi algo mais civilizado, há muitos anos atrás, agora está num nível subterrâneo.
Acho que sempre andou pelas catacumbas e porões.
Fabio Passos e Chesterton te criticando… um de cada lado!
Quis abrir um blog, PD? Mostrar uma visão não bitolada? Enxergar a realidade como algo mais complexo que o bem/mal direita/esquerda? ter um cérebro funcionante e mostrar isso?
Gueeeeeenta…
.. mas não desista. Talvez alguma pérola germine.
Essa é boa… a revolução social na Venezuela é impressionante.
E os classe média brasileiros… coitados.
Muito tempo sendo catequizados pela rede globo… a ojeriza a tudo que é bom para a maioria do povo transborda de tão evidente.
Mais vitórias significativas para a população venezuelana:
- Investimento em Educação: de 3.38% a 5.43% do PIB.
- Educação pre-escolar: de 44.7% a 60.6% .
- Educação básica: de 89.7% a 99.5%
- Educação média e profissionalizante: de 27.3% a 41%.
- Educação superior: de 21.8% a 30.2%
- Merenda escolar: de 253 mil a 1,85 Milhão de beneficiados.
É uma evolução tão impressionante que é de matar de inveja.
Ok, ok, quem foi que deixou a jaula do Fábio Passos aberta? E justo quando o tema é o Chávez ( o palhaço da Venezuela, não o do SBT…)
E agora o Chávez alia-se aos russos ( tadinha da Rússia né? saiu das mãos da máfia comunista (redundância braba esta: máfia comunista) e caiu nas mãos das máfias comuns) em “manobras” pelo Caribe…
Só falta a marinha Iraniana participar, aí o circo tá completo…
E tem gente que se diz “bolivarista” , se bem que quase ninguém sabe que diabo é isso de “bolivarismo” e os poucos que dizem que sabem o significado da palavra bolivarismo não são dignos de confiança…
Gerson B,
Nada é mais bitolado do que criticar Chávez… como “populista”.
É uma posição direitista descarada. É fruto da doutrinação dos classe média pela nossa direita segregacionista.
O avanço social na Venezuela é inegável.
Se isto é ser “populista”… é loco de bom.
E tem muito mais… que não aparece na mídia-lixo-corporativa brasileira. Por que será?
- Aceso a água potável: de 80 a 92% da população.
- Esgoto coletado: de 62 a 82% da população.
Rapaz… nenhum papo furado da direita (declarada e enrustida…) pode negar o valor destes avanços concretos para a maioria do povo venezuelano.
São conquistas significativas.
E quanto a Democracia?
O que diz o povo da Venezuela?
Satisfação com a democracia:
1998: 35%
2007: 59%
Fonte: Latinobarómetro
Isto não aparece no JN, nem nas páginas do estadão e fsp… e muito menos é divulgado pela quadrilha veja. Logo estas empresas corruptas da mídia, que apoiaram e se beneficiaram da ditadura fascista no Brasil, tem a pachorra de desmerecer a democracia na Venezuela… caras de pau.
Tem de conquistar uma evolução social similar aqui no Brasil também.
Estamos perdendo tempo… enquanto nosso povo padece nas mãos de uma “elite” rica inescrupulosa e incompetente.
PD , se não é uma questão de princípios, mas de gosto, e como gosto não se discute, para que comentar. Você ficou impertinente. Oligarquia, oposição golpista é melhor que Chaves, ditador e golpista ele mesmo.
Mas não, PD sempre arruma uma porta dos fundos para sair correndo.
Bom, Gerson B, se a realidade não é esquerda e direita, bom e mau, então seria honesto que vc. é o Doria (por que não?) levasse isso até às últimas conseqüências, e com toda essa santa isenção reparasse nos números que indicam uma melhoria social para os mais pobres na Venezuela. Então, o Chávez não será apenas um ditador populista e vc. terá que fugir desses chavões. Está certo o Fábio Passos quando reclama dessa demonização apriori, preconcebida, como uma lavagem cerebral midiática.
vc. (e o Doria. Por que não?) levasse…
Houve um tempo em que a Venezuela era a exceção democrática num continente às voltas com ditadores militares.
Invejávamos a normalidade institucional venezuelana, sua social-democracia, seu presidente engomadinho, membro da III Internacional.
O tempo passou e os anos 90 descobriram o legado da turma de Carlos Andrés Peres: concentração de renda e negligência social brutais e corrupção em níveis similares aos habituais no continente.
E vieram os golpes ou tentativas de golpes militares, inclusive com o atual presidente pelo meio.
É dentro dessa estrutura que Hugo Chavez tenta implementar ações de cunho social ou pelo menos passar a idéia de que assim está procedendo.
Suas bravatas anti-americanas são apenas mais um meio de conseguir legitimidade, já que formiga sabe a folha que corta e não interesssa à Venezuela qualquer abalo nas relações econômicas o império.
A julgar pelas análises imediatas dos resultados, Chavez ganhou as eleições, ainda que a oposição pareça ter crescido.
O importante é que não houve denúncias de fraudes ou contestação sobre a legitimidade do processo.
Aconteceu algo parecido aqui no Brasil, pouco tempo atrás: nas eleições municipais, o PT e seus aliados avançaram em muitas cidades, mas na maiore mais rica delas, São Paulo, quem manda é o partido que mais visceralmente se opõe ao PT — o DEM.
Dificil mesmo é entender a alma do povo quando não se vive os problemas in loco.
O mundo todo condenou Pinochet pelos crimes a ele imputados no seu regime ditatorial. Fizeram um plebiscito para saber o que seria melhor para o Chile, se democracia ou ditadura, e ele praticamente empatou, perdendo por pequena margem.
Agora o Chavez, também condenado pela mídia do mundo inteiro, ganha em 17 estados e perde somente em cinco.
Seria unicamente populismo ou haveria mesmo uma explicação que se sustente?
Cara, vou te contar…
Tem umas figurinhas por aqui que são aqueles doidos de manual. Vou fazer um apanhado geral do que vi até agora.
PD direita enrustida é de lascar, hein?! Não concordo com ele, mas honestidade intelectual é uma das características pessoais do blogueiro e um dos motivos para eu continuar voltando.
Pra piorar, vou discordar justamente do relativismo do PD. Podemos relativizar coisas como casamento gay, cotas, etc. Liberdade, nunca! Eu não vou olhar o “lado bom” de um ditadorzinho que manda tropas para as emissoras de TV na véspera de uma eleição.
Eu não vou avaliar indicadores sociais fraudados (porque assim os são os de qualquer ditadura e até mesmo de várias democracias) para lustrar minha (falta de) consciência e justificar os arbítrios de um louco.
É muito cômodo relativizar um ditadura sabendo que nenhum grupo armado vai invadir sua casa à noite somente porque você discorda do chefe de turno.
É interessante notar que mesmo vivendo em uma democracia (e notem, aqui não vai uma crítica, mas apenas a observação do fato), aqui no blog as pessoas preferem o anonimato, usando nicks. E não há nada errado com isso, é muito mais confortável assim. Só digo isso para se perceba que esta liberdade, tão banalizada, é negada a quem está sob a ditadura.
O que as pessoas geralmente esquecem é que a democracia não é um regime perfeito (mas é o único viável) e sua construção é lenta, sofrida. Imaginem se a cada vez que elegêssemos um picareta, resolvêssemos fazer um atalho e fazer “justiça social”. Nenhuma democracia madura do mundo existiria. Todas percorreram dissabores para chegar onde chegaram.
Será que é realmente necessário dizer todas as vezes que nenhuma ditadura existente ou que já existiu no mundo é boa. Nem “mais ou menos” boa. Isso eu acho realmente constrangedor.
Melhoras econômicas, ainda que fossem verdade, não justificam ditaduras.
Para recorrer a uma figura recente, é o batom no porco.
Abraços.
Fabio Passos, (33), tenho certeza de que se houver uma pesquisa em Cuba 100% ou quase dos cubanos se declararão satisfeitos com a democracia.
O voto não pode redimir um ditador assassino, além do que, o plebiscito do Pinochet foi totalmente manipulado, e só veio à tona o resultado com a revolta de um de seus próprios comandados. O que as eleições venezuelanas mostram é um contentamento da população com o governo Chávez, tudo dentro da ordem constitucional. É bem diferente do plebiscito do Pinochet. O apoio do povo turco ao massacre dos curdos não redime o assassino, mas torna parte do povo cúmplice da barbárie, assim como foram os alemães com o nazismo.
Senhor Emerson Viana, estranha ditadura que não censura a oposição, que não tortura seus oponentes, que não exila, que não tem tropas nas ruas, políticos biônicos, em que se vota e é votado. Mas é ditadorzinho, pois assim vc. bem quer. Assim vc. bem quer desacreditar qualquer informação de qualquer governo e da realidade em que vivemos. Todas as instituições são levianas e falsas. Pois bem, meu rei, só falta me pedir meu nome. Aliás, falatava, mas qual a razão dessa curiosidade democrática?
só falta pedir meu nome. Corrija a tralha como vc. quiser ou não, pois não tenho tempo.
Povo e governo são cumplices, talvez.
Mas quanto ao Pinochet, o interessante é que se houve manipulação no resultado, por que o colocaram como perdedor?
Ok. Lugar de criminoso é na cadeia, mas nem sempre as denúnias pós fato são verdadeiras, normalmente há coações.
Sou pela democracia que ainda não vi existir. O que vejo verdadeiramente são oligarquias mandando e desmandando. Poucas famílias mandando numa nação inteira sob a legalidade constituinte.
O voto até hoje pouco mudou, senão por um novo verniz no mesmo morto.
Há diferenças de um regime ditatorial,
mas as diferenças são, na sua maioria, teóricas.
Se a diferença está na liberdade de expressão, falar e gritar até hoje pouco resolveram nesse país. Passeatas resolvem? Protestos veementes resolvem? Alguém manipula essas coisas, para parecer o que não é, está muito claro.
As leis somente são cumpridas quando há interesses maiores dos poderosos que sempre acertam tudo no final das contas.
Claro que não desejo ditadores sanguinolentos, ninguém deseja, mas estamos realmente avançando nos direitos humanos? Coitados daqueles poucos que são pegos na contra-mão, pagam a conta por todos os demais.
Não creio, é tudo uma grande ilusão ou monumental farsa.
Acho que o Chavez está de bom tamanho para o povo Venezuelano. Eles querem assim e fim de papo. O dia que não o quiserem o tiram de lá como já fizeram com outros.
Caro Surf,
Como eu previa, por isso mesmo fiz a ressalva no próprio texto, a turma estrilou.
Estranho é você ler, mas não entender o que leu. Mas eu não me espanto. Dê uma nova lida e talvez você veja o que eu disse. E olha que não precisa nem de interpretação, o texto é direto.
Sobre a ditadura, deve sera água que eu bebo.
Governante que personaliza o estado; subjuga o judiciário; fecha Tv criminosamente; tem gangues armadas a seu serviço; elabora constituição a seu bel prazer; usa a máquina estatal como caixa eletrônico; e hostiliza, com o peso do governo, toda qualquer oposição a si, aqui em casa é tudo, menos democracia.
O loco meu !!
Se cumprir o resultado das urnas é ser democrata…
Então a ditadura brasileira também era democrata !!
Sempre cumpriu o resultado das eleições.
E houveram muitas não ?
Lembra da musiquinha e da foto ?
Cada argumento que usam para justificar uma protoditadura…
PD tem uma agenda, ele não é honesto, é ladino…e Chaves faz parte dela.
PD não confessa mas é revolucionario (não é um elogio). Ele quer combater “oligarquias” com ditadores (efêmeros). A seguir virá a nova ordem…messiânica!!!!
O povo da Venezuela ampliou sua liberdade como nunca durante o governo Chávez.
Libertados do analfabetismo, da baixa escolaridade, da falta de saúde, do desemprego, da miséria, enfim… libertados das mãos de uma elite corrupta e segregacionista que os mantinha excluídos.
Para a maioria oprimida faz uma enorme diferença.
Penso que este “populismo”, que horroriza a classe média brasileira, seria muito bem vindo no Brasil… pela maioria do nosso povo.
“Senhor Emerson Viana, estranha ditadura que não censura a oposição, que não tortura seus oponentes, que não exila, que não tem tropas nas ruas, políticos biônicos, em que se vota e é votado.”
Ah, pára !
Não censura a oposição ? Não fecha TVs, ameaça outras, etc.?
E o Chaves não mandou prender vários desafetos políticos?
E não expulsou do país? Inclusive acusando de pertencer à CIA?
Quantos exilados políticos tem a Venezuela?
Não tem tropa nas ruas?
E os paramilitares chavistas, andando sempre armados para intimidar manifestações contrárias?
Aliás, você já viu manifestações antichavistas sem um grupo chavista a se opor, brutalmente? Paus, pedras, tiros…
E o “Vou meter a ferros”? e o “Vou pôr os tanques nas ruas”?
Grande democrata…
Volta pra Cuba…
Emerson Viana, você deve estar bebendo muita pinga da mídia-lixo-corporativa.
Chávez não renovou uma concessão pública de TV.
E fez muito bem.
Tratava-se de uma empresa que mentiu, manipulou e participou da tentativa de um golpe de Estado.
Belo exemplo que deveria ser seguido no Brasil…
Concessão pública não pode ser usada para sabotar a democracia e patrocinar golpes…
Foi o povo quem recolocou Chávez no poder.
Expulsou os fascistas…
Os golpistas fugiram com o rabo entre as pernas.
Um barato.
Emocionante.
Dor de cotovelo devido a um golpe frustrado e ódio contra aqueles que fazem do Estado um mecanismo para obter justiça social… taí a explicação da sistemática campanha anti-Chávez na mídia-lixo-corporativa brasileira.
Quem ainda não viu precisa assistir… é belíssimo:
“A REVOLUÇÃO NÃO SERÁ TELEVISIONADA”
http://br.youtube.com/view_play_list?p=DB51597A34FF6E89
Documentário em 10 partes.
Dica para os neófitos que por falta de tempo, bagagem, ou interesse mesmo (bendita democracia!) não ligam os pontos em discursos bem intencionados, de gente insuspeita querendo lhe salvar do mundo ou de você mesmo.
Se falar em elites, oligarquias, imperialismo, oprimido, exploração ou mesmo em democracia, só que adjetivada (democracia bolivariana, por ex.) passe ao próximo texto sem peso na consciência. Mas se, ainda assim, lhe interessar, compre um jornalzinho do MR-8, ao menos você beberá direto da fonte, sem intermediários.
Ninguém segura este país…
http://meiobit.pop.com.br/mobile/mercado/brasil-e-mocambique-vao-cooperar-no-desenvolvimento-cientifi
Durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) houve eleições nos anos de 1974, 1978 e 1982. Nas eleições de 1982 os principais líderes de oposição foram eleitos governadores no Rio (Brizola), de São Paulo (Montoro) e de Minas (Tancredo) e a ditadura respeitou o resultado das urnas.
Olá,
Voltei brevemente só pra dizer:
a) Não gostei do OO7 - Quantum of Solace, cujo roteirista aliás parece ter a mesma paranóia do PD, que a grande ameaça na América Latina são as “oligarquias não-democráticas de direita”, quando hoje todos os governos autoritários na região são de esquerda. Ora, o Chávez é um oligarca, seu governo é oligárquico, a esquerda é oligárquica por natureza (i.e. um grupo de “iluminados” que “sabem o que é melhor” mandando na massa, “para o seu próprio bem”). O fato de que sejam ignorantes e de origem pobre só piora as coisas.
b) Uma das razões pela qual abandonei este blog foi o Fabio Passos. Com alguns esquerdistas até se pode conversar, mas é duro discutir com pessoas sem a menor noção de absolutamente nada, repetidores de clichês, caras que não só não sabem pensar - não querem pensar. É maconha demais no cérebro.
c) Sobre a democracia, concordo que é supervalorizada, pois cedo ou tarde os esquerdistas acabam tomando conta e acabando com ela, em nome de um “ideal maior”.
d) Chavez perdeu, perdeu porque não ganhou o que queria, perdeu até no seu reduto maior. Perdeu, playboy, perdeu. É o início do fim.
e) Durante a “era Chavez”, a violência urbana e o número de assassinatos quintuplicaram no país. E há quem não veja relação entre os fatos.
http://noticias.aol.com/articulos/_a/alertan-de-vertiginoso-aumento-de-la/20081029075109990001
Sem ler os outros comentários, e por isso mesmo correndo o risco de repetir alguém, há que se lembrar que o Legislativo outorgou o poder a Chávez só até dezembro do ano passado, e assim o fez porque a oposição venezuelana se recusou a participar do pleito ao… Legislativo.
Com uma oposição dessas, é fácil ser situação. Mas criticar Chávez por isso não vale. Inclusive porque é tão fácil criticá-lo em tantos outros aspectos que eu me pergunto o porquê de se incluir uma meia-verdade…
55, exatamente, substitua oligarquia por burguesia, fascistas, judeus, etc.. e terá as palavras de ordem . PD sabe disso. Tem sempre 2 pesos e 2 medidas, parece que uma âncora segura seu cérebro na esquerda mais insana.
falando nisso, Lula não vai visitar as vítimas da enchente em SC? Porque a imprensa não cai de pau em cima dele como caiu em cima do Buxi?
Joguei pimenta nesse post exatamente para isso, para que os defensores do chavismo saíssem do armário. Funcionou. É bom que fique claro que tipo de regime defendem, o que se reflete diretamente na sua visão de “democracia” e nas opiniões que emitem.
A resposta de PD é singular, já que ele, honestamente, concorda com tudo o que eu disse (é só ler o que ele escreveu), mas aparentemente discorda para dar um pouco de ração aos seus esquerdistas de criação. Tudo bem por mim, desde que se respeitemos os fatos, o que ele fez com muito talento.
Dizer que Chávez não é “tão ditador” quanto Fidel, seu mentor intelectual e consultor, é uma tergiversação para tentar jogar para a platéia. é como discutir se é pior levar um tiro de pistola ou de rifle. Talvez uma ditadura bolivariana, “socialista do séc. XXI”, seja apenas o castrismo adaptado aos novos tempos em que transformar um país inteiro num fazendão por meio século não seja mais tão fácil quanto nos tempos da Guerra Fria.
A diferença entre os esquerdistas que estão no poder na América Latina não é necessariamente de intenção, mas do tipo de resistência democrática que encontram em seus respectivos países.
Se o Brasil fosse a Venezuela, já teríamos o Conselho Nacional de Jornalismo, por exemplo, para “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de jornalista”. Como não é e a sociedade reagiu, o CNJ não vingou, mas não por falta de uma agenda autoritária do governo, mas pela reação firme da sociedade brasileira.
Coronéis latinoamericanos não são novidade, mas quando você alia a vocação caudilhesca, peronista, varguista, de “pai dos pobres”, de um governante, à total conivência, cumplicidade e auxílio ao narcotráfico e a narcoguerrilha, o que dizer? O estupro das instituições democráticas de um país é um crime ainda menor do que aliar um governo ao tráfico de drogas, mesmo que “em nome do povo”, como qualquer chefe de boca num morro carioca que distribui esmolas aos moradores em troca de obediência e escudo.
Tem gente que deveria ler antes de escrever besteira. Carlos procure se informar sobre o tal plebiscito do Pinochet antes de escrever besteiras e ficar perguntando o que não sabe sobre o que escreveu.
Estranha ditadura do Chávez! A oposição tem direito a expor suas idéias, ganha eleição na capital, não existem presos políticos e acusam-no de manter paramilitares. Ditador porque procura defender seu governo da mídia de oposição. Querem me fazer crer que é como no Brasil da ditadura civil-militar, onde a oposição política fora presa, torturada e exilada. Onde uma constituição fora rasgada por atos institucionais, onde havia censura velada na mídia. Está bem, acredite quem quiser. Por isso que essa direitada é sempre derrotada, labora com análises estúpidas como essas. Em 2010, o povo basileiro votará no representante da ditadura ptista, podem começar a babar na gravata!
Homero #57,
Em 1982, tivemos no Brasil eleições parlamentares e para os governos estaduais. Em 1974 e 1978, não. A ditadura ainda não havia permitido.
E quanto a respeitar os resultados das urnas, em todas as eleições antes de 1978 candidatos vitoriosos foram cassados no exercício do mandato. Ou coisa pior, vide Rubens Paiva.
Surfando:
Pra que eu procurar me informar sobre o que conjeturo, das besteiras que escrevo? Você falou, tá falado, amigão. Fim de papo.
Somente gostaria de saber, com sua vênia, se todas as coisas que se lêem são a estrita verdade.
Se você é 100% pela mídia, pelo noticiário internacional, por tudo o que dizem, da história, está tudo bem, até admiro essa lealdade, mas eu não consigo. Mormente quando se fala e se escreve sobre outro país, outro povo, sem nunca ter estado lá e não ter vivido os problemas na pele como cidadão ou nativo. Ou mesmo quando os noticiários são mandados por quem é pago para falar bem ou mal.
Por isso coloco questões sem afirmar categoricamente. Pra ser 100% honesto, até arrisco de vez em quando um humilde palpite sabendo que posso estar cometendo heresias. Serei até redundante e talvez ridículo ao dizer, com exclamação e tudo: não há verdades absolutas e nem mentiras bem contadas!
O que de ruim, mesmo, que leio por aqui, são posições irremovíveis, pensamentos aquartelados e extremamente radicais. Contrariar para alguns é ofender.
Fácil resolver tudo pelo computador, com café, biscoitos e ar refrigerado. Adoro também esse conforto da modernidade.
Abraços.
Ora, vc. é venezuelano, Carlos? Mora na Venezuela? Como se informar a não ser pelos canais de comunicação existentes? Bom, mantenho contato com venezuelanos, quase todos apóiam os bolivarianos. Pelo oposto dialético, não estou lá, portanto deve ser ruim pacas? Qual o bom termo nisso? Viver num país resolve o posicionamento político? Sem dúvida aprimora viver na carne uma situação, mas se não se informar terá uma visão restrita a sua vivência, achando que tudo que te acontece é geral. Uma pessoa de classe média no Brasil não viu seus rendimentos serem elevados nesses anos Lula, também não teve perdas significativas, mas que vive de salário mínimo tem outra visão disso. Se vc. diz que está falado, quem sou eu para contradizê-lo…
Justamente por eu não ser nem chileno ou venezuelano desconfio de todo o noticiário. No final somos todos palpiteiros.
Quanto aqui no Brasil, eles nos enganam todos os dias, todas as horas e minutos bem debaixo de nossos narizes. Quando acordamos já era.
E mesmo assim os enganados saem às ruas com bandeirinhas, bandeirolas e faixas, ou escrevem hosanas na internet. E são felizes. Fazer o quê?
O Brasil já teve seu “Obama”
Nilo Peçanha, presidente do Brasil entre 1909 e 1910, era mulato, embora muitas vezes fosse retratado como branco. Outras figuras públicas do país tinham fotografias retocadas para ocultar seus traços raciais, explica o diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras Alberto Costa e Silva
Margarida Telles
No dia 5 de novembro, a imagem de Barack Obama estampou a capa de praticamente todos os jornais do mundo. Sua eleição, anunciada na véspera, merecia de fato o destaque: é a primeira vez que o negro vai ocupar a Casa Branca. O fato histórico gerou a comemoração de muitos segmentos da comunidade negra em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. O que poucos brasileiros sabem, contudo, é que já tivemos um presidente negro.
Nilo Peçanha, que era vice de Afonso Pena, assumiu a presidência com sua morte e exerceu o cargo de 1909 a 1910.
É verdade, Frangão. Mas Nilo nunca se assumiu como mulato ou negro, havia embranquecido pela sua condição social. Podemos dizer que o Floriano também era um mestiço como o Nilo.
Carlos, então se nada é confiável, somos todos uns loucos e boçais, pois nem ao menos conseguimos criticar os dados que suspeitamos estarem errados. Se caso está próximo ao da paranóia. Parece que anda crescendo os que sofrem disso por aqui.
Surfando:
Com toda a sinceridade, até hoje não sei o que seja a loucura.
Somente sei que há loucos porque se drogaram, loucos porque foram possuídos e mataram e doentes mentais presos ou amarrados em camisas de força porque continuam violentos.
Mas não sei exatamente o que é a loucura do cidadão livre e chefe de famíla, do intelectual, do meu vizinho, dos meus parentes e de mim mesmo. E dos ditadores e presidentes de repúblicas.
Desculpe pela catarse barata e filosofia de cordel.
Abs.
Somos uns parvos, né Carlos? Algo de errado nisso. Só vc. não é enganado?
Abs.
Mas Nilo nunca se assumiu como mulato ou negro,
chest- isto é, nunca usou politicamente a cor de sua pele.
Assistam… não custa nada.
É uma lição de democracia e cidadania:
“A REVOLUÇÃO NÃO SERÁ TELEVISIONADA”
http://br.youtube.com/view_play_list?p=DB51597A34FF6E89
Documentário em 10 partes.
Nem levou bacalhau nas costas como a negrada no Império.
Minhas fontes Venezualenas me informaram que Caracas nao é reduto Chavista, e que os dois ultimos prefeitos de oposicao a Chavez em Caracas morreram ou desapareceram em circunstancias misteriosas. Parece que prefeito de Caracas de oposicao é profissao de risco…
Parece que oposição venezuelana tem pé na máfia. Deve ter sido ajuste de contas.
40% da cocaína do mundo já passa pela Venezuela, o parque temático das FARC. Caracas é a cidade mais perigosa do continente, o maior número de homicídios. A economia foi destruída e o país ficou dependente do petróleo, cujo preço cai feito fruta madura.
A inflação é pornográfica: 25% ao ano e aumentando.
Censura e intimidação, aparelhamento de todos os órgãos do estado e d0s poderes pelo Chávez.
Mas ele dá migalhas ideológicas para os trouxas e farinha pro povão, pra esquerda já está bom né?
Por que não te cala?
Aliás, não vou ser leviano e dizer que a revolução bolivariana foi ruim para todos não, imagina. Se você é amigo do Chávez, deve estar agora torrando a grana fácil em Miami, no maior dolce far niente.
Então não vote no sujeito, senhor.
Caracas não ganha de São Paulo e Rio nesse item de homicídios, nem de Bogotá, na democrática e sem narcotráfico Bolívia.
Se Liga, mané! E os preços do petróleo e a economia pouco diversificada não foi invenção do Chávez. Se liga, mané!
Os classe média… só assistem JN.
É por isso que não sabem lhufas.
A satisfação com a Democracia na Venezuela saltou de 35% antes de Chávez para 59% em 2007.
Fonte: Latinbarómetro
Isto é resultado claro… fruto positivo de um governo que concretamente modificou a vida da maioria da população prá melhor.
Tentaram um golpe e quebraram a cara.
Aquela “elite” corrupta e segregacionista foi expulsa pelo povo… uma beleza.
Tá logo ali acima… é só querer ver.
Enquanto Hugo Chavez respirar ele estará ganhando.
Por isso que sou um franco e entusiasmado adepto da “Saída Booth”: MATEM CHAVEZ LOGO!
Excelente análise de Ignácio Ramonet…
“Por que tanto ódio?” ele pergunta…
… enfatizando aquilo que a mídia-lixo-corporativa (globo, fsp, estadão e quadrilha veja) esconde do povo brasileiro:
“Ignácio Ramonet questiona perseguição mundial a Hugo Chávez”
http://tirem-as-maos-da-venezuela.blogspot.com/2007/08/igncio-ramonet-questiona-perseguio.html
”
- Mais de três milhões de hectares de terra foram distribuídas entre os camponeses.
- Milhões de crianças e adultos foram alfabetizados.
- Foram instalados milhares de médicos nos bairros populares.
- Dezenas de milhares de pessoas sem recursos com problemas oftalmológicos foram operadas gratuitamente.
- Os produtos alimentícios básicos são subsidiados e oferecidos aos pobres a preços inferiores em 42% em relação ao mercado.
”
É impressionante o avanço social… a Democracia agradece.
É uma pena, mas está claro que vigaristas como os Marinho, Civitas, Mesquitas e Frias façam propaganda a favor de uma “elite” corrupta e segregacionista.
Espezinhadora, controle-se! Se não mando a Jandira te pegar de pancada!
A taxa de homicidios de Caracas é o dobro da de SP.
O Chavez perdeu nao há duvidas, a hegemonia dele está caindo, o povo naoe stá satisfeito, etc… antes ele tinha todos os governadores menos um. Com a queda dos precos do petroleo o poder de compra dele (sim, dele) vai cair muito e vai ser dificil sustentar os aliado$.
Nao se enganem. Vcs nao viveriam na democracia bolivariana um minuto. Meu amigo Venezuelano está no Brasil por isso. Por favor, Chavez nao é nem de esquerda, é um caudil;ho populista, um militar golpista que se travestiu de socialista de ultima hora
Ah, além de 1974, 1978 e 1982, houve eleições em 1966, durante a ditadura militar brasileira. Em função das sovas que a ARENA levou nessas eleições foram criados os senadores biônicos e todos os tipos de empecilhos e detalhes legais para que os eleitos não assumissem os cargos, ou não governassem, do jeitinho que o Chavez faz agora na Venezuela.
Mas os Bolivarianos sempre vão dizer que há democracia hoje na Venezuela e que, em condições semelhantes no Brasil, o que havia era ditadura.
Chaves é militar, e militares não tem propriamente uma formação democrática, não valorizam o debate, a crítica e o diálogo, mas a ordem, confronto e obediência. A Venezuela é um dos países democráticos do continente. Faltava a oposição aceitar as regras do jogo. Ganhou.
Rei Leão,
há tempos não via esses dados por cidade e pelas informações de 2004, isso é bem verdade. E houve uma queda acentuada dos homicídios em Bogotá. Interessante.
E James Petras já escreveu analisando as eleições… e comemorando.
tá lá no Global Research.
”
There is no point in expecting the mass media to recognize the Socialist victory. Its effort to magnify the significance of the opposition’s 40% electoral vote and their victory in 20% of the states was predictable…
”
Victory for Venezuela’s Socialists in Crucial Elections
http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=11144
Petras e Ramonet é olho…
JN, quadrilha veja, fsp e estadão… é remela.
Da até dó…
Um cara comparar a Venezuela de hoje com a ditadura militar brasileira só pode tá drogado. E fim!
#71
Somos uns parvos, né Carlos? Algo de errado nisso. Só vc. não é enganado?
Foi você mesmo quem disse que eu escrevo besteiras, lembra? Logo, segundo seu corretivo o parvo aqui sou eu, certo? E, logo, você não!
Mas creio que não faço elogios à loucura nesse mundo doido.
Desculpem, mas não se avalia democracia por rotatividade no cargo de presidência de pessoas ou partidos, isso depende mais da vontade dos eleitores, se a Venezuela conquistou bons resultados ou se alguns fatores negativos são suficientes para tirar o brilho destes, também não é o metro com que se mede a democracia, tirem por exemplo, os EUA, onde um presidente pode se eleger mesmo recebendo votação inferior a do oponente, onde o voto não é direto, com colégio eleitoral mais parecido com o do tempo da nossa ditadura que com qualquer democracia, onde se revezam (as vezes) dois partidos bastante parecidos, então seria uma ditadura? Não, o que qualifica a democracia são os direitos e liberdades individuais e coletivas, ou seja, os EUA perderam muito de sua tão aclamada democracia quando restringiram essas liberdades. Esse é o metro que deve ser usado para medir a democracia na Venezuela.
Aí virá um aloprado dizer que ele fechou uma emissora de TV. Primeiro que ele não fechou, poderia ter fechado, logo após eles terem apoiado o malfadado golpe e seria legitimo o ato, mas ele de forma democrática esperou e simplesmente não renovou a concessão.
Particularmente, acredito que o Chaves apesar de ser um grande governante, (se não fosse ninguém aqui estaria falando sobre a pequena Venezuela) está perdendo um momento histórico, momento de mudar a Venezuela de dependente da venda de petróleo para um país com diversificação tecnológica, e perdendo a possibilidade de formação de quadros populares que sejam projetados a nível nacional de maneira a poder ser substituído sem traumas, sem que isso fortaleça as velhas podres oligarquias, deve sempre se saber a hora de entrar e de sair de cena. Se perpetuar (pessoalmente) no poder, mesmo com o apoio do voto popular, traz um travo amargo, de egoísmo e prepotência difícil de dissolver.
CArlos, sempre reconheço meus enganos, sou humano, por isso falho. Agora, não fecho os olhos para a realidade e nem acho que tudo é uma falsificação quando não se adapta ao meus desejos.
Continuo achando a mesma coisa da vitória de Chávez.
O comparativo da vitória do Kassab em Sampa com a da prefeitura de Caracas pela oposição é descabida, o Kassab nunca se proclamou ou fez oposição ao governo federal, muito pelo contrario, até manteve diversos programas sociais iniciados na gestão da Marta, não adotando nenhuma política neoliberal de privatizações, como já foi feito na área da saúde pelo (desculpa da má palavra) Maluf. É uma prefeitura que até agora, tenta ter uma qualidade administrativa que reflita em uma agilidade na tomada e execução de decisões, foi graças a isso que ele ganhou a eleição.
Para completar, reproduzo:
Os dados divulgados pelo ex-secretário de segurança de Bogotá, um sociólogo de 46 anos que hoje é consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), indicam que Caracas já é a terceira cidade mais violenta das Américas com uma taxa de homicídio de 87 mortes por grupos de 100 mil habitantes.
Os dados – compilados pelo Pnud Bogotá sobre a violência nas principais cidades das Américas – indicam que existem outras duas cidades onde a taxa de homicídios fica acima de 90 por grupo de 100 mil habitantes: Cidade da Guatemala e San Salvador, onde a proporção é de, respectivamente, 99 e 90 homicídios por grupo de 100 mil habitantes.
Em seguida vem a cidade de Recife (PE), onde a taxa de homicídio chega a 67 por grupo de 100 mil. No Rio de Janeiro a taxa é de 49 homicídios por grupo de 100 mil habitantes.
Para arrematar, tecnicamente falando a Venezuela é sim uma democracia. APESAR do Chavez, que tem tentado muito ter o poder absoluto. Acredito que o Chaves espertamente sabia que aplicar um golpe novamente não funcionaria, entao se travestiu de democrata (achem no You tube uma entrevista do Chavez ANTES de se eleger presidente pela primeira vez para vcs se “horrorizarem” com as declaracoes liberais dele. Chama até Cuba de ditadura!) e vem tentando aos poucos dar um golpe branco de estado. Porem, ele sabe que o apoio popular dele acaba no momento que dar um golpe (como ele viu na sua tentativa de golpe branco no utimo referendo) por isso ele usa essas estrategias tortuosas mantendo ainda a linha geral democratica.
Entretanto nao quer dizer que é uma boa democracia. Mas ainda é uma, e vai ser plena quando o Chavez sair do poder legalmente, independente de quem o suceder. Como o Bush fez, e coisas assim fazem dos EUA uma democracia forte.
(se quiserem saber a diferença vao na frente da Casa Branca na Pensylvannia Ave. e vejam os manifestantes diarios Vcs acham que isso ocorreira na Venezuela, Boliva. OU pior em Cuba?)
Amigão, você já viu como as televisões e os jornais tratam o Chavez por lá? Já viu o tamanho de algumas manfestações da oposição?
Dá um tempo…
O que quero dizer que (se esse comentario se referiu a mim) TECNICAMENTE e’democracia, o povo pode votar nao oposicao se desejar. A forma como Chavez governao é autoritaria, mas como disse, ele nao pode exercer pdoeres imperiais como Castro pois a sociedade Venezuelana nao ceita. Veja as manifestacoes estudantis precedentes ao referendo.
Entao ficar discutindo se é ou nao democracia é bobagem. É democracia pq tem eleicoes diretas, tem uma oposicao, ainda é possivel se manifestar, apesar de nao tao livremente, etc… porem é na corda bamba, é lutando contra os ataques do Chavez a imprensa, aos que nao concordam, ao judiciário, etc….
Esse negócio de manifestação na democracia é uma festa. Berra-se contra as injustiças, como em Seattle, depois vem a borrachada da polícia e as prisões. Se fosse em Cuba, seria noticiado o extermínio da oposição. No final da pancadaria, fica tudo como antes no quartel de Abrantes. Agora, em países como a Venezuela ou Bolívia, as manifestações acabam em pancadaria devido às tensões entre grupos políticos. Quem pode assegurar a ordem nesses casos?
Rodrigo, pois é. A oposição dos mais ricos e que dominam a mídia.
Lendo os comentarios é curioso ler acusações que a imprensa brasileira é anti-Chavez. Meus amigos Venezuelanos exilados acham exatamente o oposto, que a imprensa é leniente com o Chavez. e de fato eles contam horrores que nunca ouvimos aqui, como os desaparecimentos dos prefeitos de Caracas de oposição a Chavez, das listas de eleitores que votaram contra Chavez que vc pdoe comprar, na perseguição a funcionairios publicos (como meu amigo), e que a pobreza em Caracas só aumenta.
O fato é, triste do esquerdista que tem Chavez e Castro como idolos e exemplo…
Fabio Passos,
Os nazistas também tinham grande aprovação popular e conseguiram avanços sociais. Não preciso nem dizer que isso não justifica nada do que eles fizeram, assim como não justifica o que Chavez faz.
Estou como o PD - quero ver como Chavez vai fazer com o barril de petróleo a U$50 ou menos.
abraço,
lucas
Dino,
nem sempre afino com os teus comentários, mas o # 92 tá excelente.
Mister X,
sei que é duro, que baixa o nível da discussão, mas procura não dar bola pro Fábio Passos, pois seria a vitória da babaquice. O Brancaleone é que tá certo: o ‘elemento’ não deveria sair da jaula onde vive.
Lucas,
Negar o gigantesco avanço social na Venezuela é realmente só prá mídia-lixo-corporativa brasileira, que esconde as informações que postei acima.
Isto é democracia?
Manipular e esconder informações claras sobre as fabulosas conquistas sociais na Venezuela?
Não.
Isto é uma mídia corrupta e anti-democrática, cujo objetivo é condicionar os classe média a repetir os mantras segregacionistas.
É transparente…
São 4 os vigaristas que odeiam povo e a democracia: Marinho, Civita, Frias e Mesquita.
E qualquer comparação de Chávez com regimes de direita fascista, nazista, sionista ou afrikaaner… não cola.
É puro desespero da direita brasileira diante de uma realidade que não conseguem contestar.
Quanto aos resultados das eleições limpas e transparentes na Venezuela… tô com J Petras: Vitória contundente dos Socialistas!
Viva la Revolución!
A esquerdalha daqui topa qualquer parada desde que um comuninha diga que há distribuição de terras. Hitler distrubuiu tanta terra pros pobres alemães que teve que invadir até a Rússia para ser mais generoso.
Depois quando eu digo que todo esquerdoso é um nazistinha envergonhado ficam empombadinhos.
E depois, quando eu digo que Chavez deveria ser assassinado, me acham radical…
Rodrigo, você já viu ditador entregar poder com data marcada? Ditador que fuzilava oponentes? Eu não vi. Mas eu li, se podemos dizer assim. Floriano Peixoto. Entregou o poder no dia exigido pela Constituição. Sem reclamar e foi pra casa. Em Piedade, no subúrbio. Naquele tempo, os presidentes não moravam em apartamentos “emprestados” por compadres.
Ditadores que respeitam o resultado das urnas?
Pinochet.
Ele perguntou: “Fico ou vazo?”
Mandaram o cara vazar e ele foi.
O fato de se respeitar urna não quer dizer que não sejam ditadores, uai.
Chavez é apenas mais um caudilho latinoamericano que tenta transformar o país onde nasceu em sua fazenda. Quer o poder eterno, sem contestação.
Sua obssessão. E perdição.
Perdeu, com o preço do petróleo nas alturas, a grande chance de transformar a Venezuela em um país próspero, de economia diversificada e tecnologia de ponta.Deixará como legado um rastro de miséria e desesperança.
Fora isso, tudo bem.
Alguém disse que Pelé caso não tivesse nascido gente teria nascido bola.
Fábio, caso não tivesse nascido gente teria nascido slogan.
Mais uma interessante… analisando o vergonhoso papel da mídia-lixo-corporativa brasileira… a máquina de propaganda que doutrina os classe média… o curral dos ricos:
“MIRO: A MÍDIA E AS ELEIÇÕES NA VENEZUELA”
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/miro-a-midia-e-as-eleicoes-na-venezuela/
saca só…
”
A manipulação da mídia nativa, sempre tão servil às opiniões do “império do mal”, uma sucursal rastaqüera da CNN, é grosseira. Ela não deu manchetes para os resultados objetivos do pleito, realçando apenas os êxitos da direita. Um jornalismo mais imparcial noticiaria que os chavistas venceram em 17 dos 22 estados; em 233 prefeituras, contra 57 dos oposicionistas; que o PSUV, o partido recém-fundado do presidente Chávez, conquistou 5,6 milhões de votos – no referendo de dezembro passado, o governo teve 4,4 milhões de votos. A mídia seria obrigada a reconhecer que o Chávez continua com invejável força e prestígio, após 10 anos de governo e 14 eleições.
“
“chest- isto é, nunca usou politicamente a cor de sua pele.”
Outros usaram:
“[...] foi descrito como sendo mulato e freqüentemente ridicularizado na imprensa em charges e anedotas que se referiam à cor da sua pele. Durante sua juventude, a elite social de Campos dos Goytacazes chamava-o de “o mestiço do Morro do Coco.”
E Chesterton, hoje, ao afirmar que o PD tem uma agenda e fazer todo tipo de provocação babaca e desproporcional é possível te enxergar junto ao pavilhão de trollzinhos olavetes de onde você nunca deveria ter saído.
Sua presença nesse blog se deve apenas à paciência do autor. Qualquer um dos seus autores preferidos já teria banido a participação de alguém como vocé há alguns anos-luz.
O Azenha curtindo uma com a mídia-lixo-corporativa brasileira… não tem como não rir:
”
A mídia brasileira prefere esquecer, mentir, omitir ou distorcer: Chávez acaba de “perder” eleições regionais em que candidatos apoiados por ele venceram mais de 70% das prefeituras e “apenas” 17 de 22 governos regionais. Isso com o petróleo em baixa e a inflação em alta, depois de 10 anos de desgaste no poder…
”
“SEREMOS OS SUB-IMPERIALISTAS DA BANANA?”
http://www.viomundo.com.br/opiniao/seremos-os-subimperialistas-da-banana/
Isso é que é a oposição ao Chávez:
25 de noviembre 2008. - Desde horas de la mañana de este martes, Yvke Mundial ha recibido denuncias en sus programas de opinión de que personas y funcionarios de la oposición han estado intentando desalojar las instalaciones donde funcionan Casas del Poder Popular (donde funcionan los Consejos Comunales), módulos de Barrio Adentro, hogares de médicos cubanos, misiones educativas y otras instalaciones que han sido promovidas por gobiernos bolivarianos regionales que perdieron las elecciones. Las
Personas enviadas por las nuevas autoridades de la gobernación de Miranda se presentaron en horas de la mañana en Baruta, en un Centro de Diagnóstico Integral (CDI, centros de salud públicos parecidos a clínicas que están instalados en diferentes puntos del estado), donde habrían desalojado la Casa del Poder Popular que funciona en la planta baja del CDI, según denunciaron usuarios al programa “La Ventana” de Yvke Mundial. También se denunciaron acosos a dos módulos de Barrio Adentro en el municipio, información que no pudo ser confirmada.
Pero en horas de la noche, durante el programa “Dando y dando” de VTV, Diosdado Cabello, gobernador saliente del estado Miranda, y Jesse Chacón, quien fuera candidato a alcalde del municipio Sucre, dieron contundentes advertencias a Carlos Ocariz y Henrique Capriles Radonski de administrar bien sus victorias, ello luego de denunciar que módulos de Barrio Adentro, consejos comunales y sedes donde funcionan algunas misiones están siendo desalojadas o acosadas.
“Sabemos que quieren sacar a los consejos comunales de las casas del poder comunal”, dijo Chacón. Indicó que “si Ocariz no sabe que están sacando a la gente de las Casas del Poder Comunal, entérese”, denunciando que gente de Primero Justicia así lo está haciendo, a pesar de que los Consejos Comunales están en Sucre organizados y ejecutando obras.
Chacón también indicó que están sacando a personas de la Misión Robinson y la Misión Ribas de sus espacios en La Urbina y Mariche, y que al Consejo Comunal de Maca se le está dando hasta mañana miércoles para desalojar.
“Cualquier intento de retroceder en lo que el pueblo ha conquistado va a generar conflictos, porque el pueblo está organizado. Imagínate tú que traten de intervenir Barrio Adentro 2, que quieran asumir que como el CDI de Chuao fue construido por la gobernación de Miranda -pero entregado al gobienro nacional- ellos crear que pueden ir a tomarlo; que ellos puedan comenzar a sacar a los médicos cubanos de las casas donde están en ese momento. ¡El pueblo no lo va a permitir!”
“Nosotros nos fuimos de la sede de la Gobernación de Miranda y cedimos la instalación a la Unefa”, donde estudian unos 5 mil jóvenes. “Pero ya hoy buscaban desalojar a los muchachos”, denunció Cabello. “Imagínense la que se va a armar en Los Teques si tratan de desalojar a 5 mil muchachos de la Unefa para que ellos estén cómodos, y el pueblo” tenga que resolverse por su cuenta.
Acotó el periodista Alberto Nolia que las guarimbas y la violencia que se vivían durante el gobierno de Enrique Mendoza, entonces gobernador de Miranda, se habían acabado durante la gestión de Diosdado Cabello.
Minutos después, el alcalde Carlos Ocariz se comunicó con Venezolana de Televisión y negó las palabras de Cabello y Chacón, diciendo que él no ha ordenado dicha toma y que cualquier acción similar se está haciendo “de forma individual”. Dijo que hay que “fortalecer” los Centros de Diagnóstico Integral, “abrir” los módulos de Barrio Adentro y “despolitizar” los Consejos Comunales.
Sensacional artigo de Ken Livingstone - Ex-prefeito de Londres - sobre a Venezuela e o governo Chávez:
”
A idéia de que este país é uma ditadura é ridícula – provavelmente alguns daqueles que a promovem assiduamente têm dificuldade em não cair no riso. Que “ditadura” é esta, onde o presidente aceita a perda de um referendo para modificar a constituição, que promove mais eleições nacionais do que virtualmente qualquer outro país no mundo, e onde as paredes e postes de luz em áreas de Caracas estão vividamente ornados com pôsteres de candidatos anti-Chávez? Não, uma ditadura é um país como a Arábia Saudita – cujo líder, evidente, é oficialmente festejado em visitas a Londres.
(…)
… Uma visita a um dos tantos centros comunitários novos mostrou como milhões de pessoas tiveram acesso a um novo sistema de saúde pública gratuita, incluindo odontologia. O analfabetismo foi eliminado ao nível dos padrões da Unesco. O acesso à educação está sendo rapidamente expandido.
”
“PORQUE ESTOU AJUDANDO HUGO”
http://www.fazendomedia.com/2008/internacional20081111.htm
Despite what the media say, Chávez is a leader who listens to his people. I’m happy to take up a new job as his urban adviser”