O PT sai mais forte das eleições?
No Ryff:
>Das 10 maiores cidades do país, só uma elegeu um petista apoiado pelo governo federal e, mesmo assim, herdeiro político de um coronel da Arena? Em quase todas, o capital político do PT é mais ou menos o mesmo, aqueles 30 a 40% desde sempre, um patamar histórico do partido, mesmo quando estava na oposição e, portanto, sem qualquer ligação com 6 anos de mandato presidencial do Lula?
Ainda sobre o assunto:
- O Brasil nas eleições dos EUA Há alguns meses, escrevi um post listando o que (na época) diziam Obama, McCain e Hillary Clinton sobre o Brasil....
- Assim estão as eleições no Brasil As últimas pesquisas do DataFolha para algumas das principais capitais do Brasil, margem de erro de 3 pontos percentuais: São...
- Partido do Terror ou saída para as Farc? Lula Borges estreou ontem na manchete de Pandorama que trazia uma provocação divertida: ‘Poderia pensar em maneiras mais sutis de...
- Reinaldo Azevedo será censurado pelo TSE Reinaldo Azevedo estará proibido de se manifestar contra ou a favor de qualquer candidato ou partido político a partir do...
- Kassab + Marta não é mau resultado
Mas os partidos seguem frágeis (Os leitores doutras cidades do país que perdoem os excessos cariocas deste Weblog.) No Brasil, São Paulo é minha segunda...



Gente boa, gente amiga,
O eleitor, na sua infinita sapiência, sabe que eleição municipal é eleição municipal e que eleição nacional é eleição nacional. Pensar que quem venceu uma vai vencer a outra é não entender que o PMBD vence todas.
Tenho dito.
O post do Ryff diz que a candidata Luizinne Lins foi eleita sem o apoio do PT. Bem, o comentário está certo com relação ao pleito anterior, onde Luizianne Lins, do PT, foi oposição ao próprio PT, que apoiou o candidado Inácio Arruda do PCdoB. Inclusive, o presidente do partido na época, José Genoíno, chegou a declarar o apoio a Arruda.
Contudo, neste ano a situação era totalmente diferente. O PT a apoiou inteiramente. O ministro Tarso Genro, entre outros ministros, chegou a gravar depoimento para ela e tudo. Neste caso, podemos sim dizer que foi uma vitória do PT, ainda que isolada.
hã?!…
não sei se entendi bem essa tentativa de artigo…
foi uma tentativa de artigo, não foi?…
ou foi algum questionário?…
hã, acho que não entendi…
ah, entendi…
é coisa do ryff…
E quem saiu vitorioso?
O Germano está certo. O PT nacional e estadual apoiou a Luizianne este ano, ao contrário de 2004.
Só não acho que tenha sido uma vitória isolada…
Não tenho os números, mas o PT cresceu nas cidades médias e pequenas.
Quanto ao texto que o Ryff publicou, bem, é raivoso e parcial demais para o meu gosto. Não ser petista é uma coisa, mas …
A informação sobre Recife também está equivocada. João da Costa Bezerra Filho nunca foi “herdeiro político” do pai. O pai morreu em 2003, tendo sido, sempre, da ARENA/PDS/PFL.
João da Costa Bezerra Filho entrou no PT em 1988, há vinte anos, portanto. Antes disso, havia sido do DCE da UFPE e da UNE, sempre em chapas de esquerda.
Também acho que dizer que a vitória do João da Costa é uma vitória da Arena é a mesma coisa que dizer que uma vitória do Mercadante é uma vitória dos militares ou a vitória do FHC foi uma vitória do Getuilismo.
Outra coisa, acho que a vitória do Márcio Lacerda tb é uma vitória do PT. Foi só depois que o Virgílio Guimarães (deputado do PT) assumiu a campanha foi que começou a virada em BH. Ninguém fala isso por que quando o Márcio ganha é um tucano enrustido e quando perde é fruto da desastrada aliança PT - Aécio (oponente do Serra).
É bom lembrar que quando o PT não tinha entrado em cena o candidato estava ruim das pernas em BH.
Essa mania de enquadrar tudo numa guerra governistas e oposicionistas me cansa bastante viu.
Olha aí, padeiro-mor na área…
caramba, lá vem mais um analista com problemas psicológicos com o pt. peço arrego, viu?
Quando falei do Mercadante e do FHC me referi ao pai do Mercadante foi diretor da Escola Superior de Guerra no final dos anos 70 e o pai de FHC, general Leônidas Cardoso foi um dos tenetistas de 30 e depois um político nacionalista muito pr´ximo dos comunistas e do segundo governpo de Getúlio Vargas.
Exatamente, Lauro. Sem contar que o vice de Lacerda, Roberto Carvalho, é do PT. Acho Lacerda um péssimo candidato, mas é o candidato oficial do PT em BH.
Sou contra a federalização da oposição PT e PSDB, mas façamos o raciocínio contrário ao do Ryff, sempre tão partidário: o PSDB sairá mais forte? Às contas…
Faço coro ao Idelber e não acho o Márcio Lacerda nenhuma maravilha, mas é o candidato do governo.
Fortaleza tem o costume de ser mais a esquerda, mais radical que a esquerda tradicional. Tanto é que o vereador mais votado foi o do PSOL.
O PT apoiou, mas foi bem tímido mesmo
A análise unânime é que o João Costa foi eleito em decorrência da alta popularidade da administração atual, comandada pelo João Paulo e da qual o Costa era o secretário mais proeminente.
Então, dizer que o cara é herdeiro da Arena é forçar a barra demais..
Inclusive, o slogan da campanha era “João é João”…
Para completar:
Listinha dos três partidos que mais perderam votos entre 2004 e 2008:
PPS (-2,1 milhão)
DEM (-1,9 milhão)
PSDB (-1,2 milhão).
Os seis partidos que mais aumentaram a votação entre 2004 e 2008: PMDB, PV, PSB, PC do B, PDT e PT.
Se olharmos o G-79, aí já é covardia.
neto,
O apoio do PT foi tímido? Onde? Como?
E se não apoiou mais foi porque não precisou. Ela tinha as três máquinas (federal, estadual e municipal) trabalhando para ela, não precisava nem de aparição do Lula pessoalmente.
E de esquerda mesmo na câmara de vereadores só foram eleitos 6: 1 do PSOL, 4 do PT e 1 do PC do B. Isso em 41 vagas…
“só uma elegeu um petista apoiado pelo governo federal e, mesmo assim, herdeiro político de um coronel da Arena?”
E o candidato do Serra? Também não é herdeiro da Arena?
Não sei quanto a outra regiões, mas aforça do PT nacional (lê-se LULA) ficou muito clara na região metropolitana de Porto Alegre. Todos os municípios da região ficaram na mão do PT, com exceção da própria capital, que deve ficar na mão do PMDB agora no segundo turno.
Mas me pergunto aqui: o próprio PMDB elegeu muitos candidatos em função da sua posição governista Lulista. A coordenação do Fogaça solicitou diretamente via Pedro Simom a não participação do Lula na campanha petista de Maria do Rosário, sob risco de ameaça do bom relacionamento no congresso. Como é que calculamos corretamente? valem as capitais lulitas ou as capitais petistas?
O pior é esse tal de Ryff falando que a Luizianne deve ser eleita. Ela já foi eleita bolas!!!
Lauro, o texto nem é do Ryff, é de um amigo dele, um tal de Luiz Alexandre.
Nada diferente acontece com os partidos da base aliada, em qualquer governo. São irrigados com dinheiro (um doce para quem responder como esse dinheiro circula).
O governo beneficia os seus assim como a ditadura beneficiou a ARENA, que virou PFL. É com din-din, e da corrupção. E tenho dito.
Nunca soube que o Ryff é PSDB, mas se ele quiser esclarecer, é com ele…
No interior de Minas o PT teve vitória gigantesca: elegeu mais de cem prefeitos e venceu em praticamente todas as cidades importantes. Está no segundo turno em Montes Claros e Contagem, e levou em Betim, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Varginha, Pouso Alegre, Congonhas, Teófilo Otoni…. Nas cidades importantes onde ele não venceu, foram eleitos aliados do governo federal, como em Uberaba. Há pouquíssimas cidades importantes de Minas onde a oposição a Lula tenha vencido.
Professor, coloquei um troço engraçado lá no Biscoito.
Falta liberar.
Liberado, Luiz :-)
Seria interessante saber estastíticas tais como: a que partidos pertenceram atuais candidatos a prefeito da base aliada, principalmente PT, PSB, PC do B e PDT antes, nesse Brasilzão. Ah, não se furtem á curiosidade, que é uma coisa intrinsecamente boa!
É Gabeira 43 surfando a onda verde domingo!!!
(O resto é o resto, e sem dúvida, se merecem).
Desculpe te decepcionar Clara, mas o primeiro sinal de derrota do grupo tucano na eleição de 2002 foi o crescimento do PT nas administrações municipais. Ali começava a tal onda Lula. O PFL começava a minguar ali tb. E o partido, como vc bem sabe, era sistematicamente contra o governo federal.
A Folha de ontem mesmo mostrou que o governo federal deu mais dinheiro a administração Kassab que a Marta. Por que, campanha pelo Serra? Não por que o governo tem mais dinheiro.
Quanto ao Gabeira também tenho mais simpatia por ele (não voto no RJ), mas tenho medo de Cesar Maia, Alencar e congêneres, mas até aí…
Entre votar no picareta adesista ao governo Lula, e no tucano verde,vou ficar mesmo com o primeiro.
Coitados dos direitopatas. PODEM SE ENGANAR, COMO EM 2002 E 2006. 2010 AGENTE FAZ O PRESIDENTE DE NOVO.
João da Costa, prefeito eleito do PT pode ser herdeiro de coronel da ARENA, mas em janeiro ele era um desconhecido que estava em quarto lugar nas pesquisas, atrás de Mendonça (DEM - esse sim herdeiro da ARENA), Cadoca (PSC) e Raul Henry (PMDB). João da Costa foi eleito basicamente porque representava a continuidadde da prefeitura de João Paulo (PT), prefeito bem avaliado, principalmente na periferia. Se a popularidade de Lula aqui em Recife ajudou, não sei, mas com certeza não atrapalhou. Um abraço.
Coloquei este post no bloq do Ryff.
Os numeros não mentem, o Ryff, sim!
Número de prefeitos eleitos por cada partido nas cidades com mais de 200.000 eleitores:
PT:
1) Rio Branco (AC);
2) Fortaleza (CE);
3) Cariacica (ES);
4) Vitória (ES);
5) Betim (MG);
6) Recife (PE);
7) Belford Roxo (RJ);
8) Nova Iguaçu (RJ);
9) Porto Velho (RO);
10) Carapicuíba (SP);
11) Diadema (SP);
12) Osasco (SP);
PC do B:
1 Olinda (PE);
2)Aracaju (SE);
PP:
1) Maceió (AL);
2) Uberlândia (MG);
3) Maringá (PR);
PMDB:
1) Aparecida de Goiânia (GO);
2) Goiânia (GO);
3) Campo Grande (MS);
4) Uberaba (MG);
5) Campos (RJ);
6) Volta Redonda (RJ);
7) Caxias do Sul (RS);
8) Guarujá (SP);
9) Santos (SP);
10) Ananindeua (PA);
PDT:
1)Serra (ES);
2)Niterói (RJ);
3)São Gonçalo (RJ);
4)Campinas (SP);
PSB:
1)João Pessoa (PB);
2)São Vicente (SP);
PSDB:
1) Curitiba (PR);
2) Jaboatão dos Guararapes (PE);
3) Teresina (PI);
4) Duque de Caxias (RJ);
5) Franca (SP);
6) Jundiaí (SP);
7) Piracicaba (SP);
8) S.José dos Campos (SP);
9) Sorocaba (SP);
DEM:
1)Feira de Santana (BA);
2)Mogi das Cruzes (SP);
3)Ribeirão Preto (SP);
4)Blumenau (SC);
PR:
1)São João do Meriti (RJ);
PV:
1) Natal (RN);
2º. Turno –
1) Macapá (AP) -(PSB X PDT);
2) Manaus (AM)- (PTB X PSB);
3) Salvador (BA) -(PT X PMDB);
4) Anápolis (GO) - (PT X PMDB);
5) Vila Velha (ES) - (PR X PMDB);
6) São Luís (MA) - (PSDB X PC do B);
7) Cuiabá (MT) -(PSDB X PR);
8) Belo Horizonte (MG) - (PSB X PMDB);
9) Contagem (MG) - (PT X PSDB);
10) Juiz de Fora (MG) - (PT X PSDB);
11) Montes Claros (MG) -(PMDB X PPS);
12) Belém (PA)- (PTB X PMDB);
13) Campina Grande (PB) - (PMDB X PSDB);
14) Londrina (PR) - (PP X PSDB);
15) Ponta Grossa (PR)- (PSDB X PPS);
16) Petrópolis (RJ) - (PT X PSB);
17) Rio de Janeiro (RJ) - (PMDB X PV);
18) Canoas (RS)- (PT X PTB);
19) Pelotas (RS) - (PT X PP);
20) Porto Alegre (RS) - (PMDB X PT);
21) Bauru (SP) - (PSDB X PMDB)/
22) Guarulhos (SP) - (PT X PSDB);
23) Mauá (SP) - (PT X PSB);
24) Santo André (SP) - (PT X PTB);
25) S.Bernardo do Campo (SP) - (PT X PSDB);
26) S.José do Rio Preto (SP) - (PSB X PT);
27) São Paulo (SP) - (DEM X PT);
28) Florianópolis (SC) - (PMDB X PP);
29) Joinville (SC) - (PT X DEM);
Número de cidades em que cada partido disputará o 2o. turno:
PT - 15
PMDB - 11
PSDB - 10
PSB - 6
PTB - 4
PP - 3
DEM - 2
PR - 2
PPS - 2
PDT - 1
PC do B - 1
PV - 1
Nestas 77 cidades:
Prefeitos eleitos pelos partidos da base de Lula: 34
Prefeitos eleitos pela oposição a Lula: 14
Cidades em que haverá segundo turno: 29
Cidades em que a base de Lula e a oposição se enfrentam no 2o. turno: 13
Cidades em que candidatos da base de Lula se enfrentam no 2o. turno 15
Cidades em que dois candidatos da oposição a Lula se enfrentam no 2o turno: 1
No Blog biscoito fino e a massa, do Idelberg, tem em numeros que o RYFF MENTE!
E já que o candidato Marcio Lacerda é o candidato oficial do PT em BH, o Partido dos Trabalhadores tem o candidato mais rico desta eleição.
Patrimônio declarado a Justiça Eleitoral de R$55.525.721,85.
É a classe trabalhadora chegando ao paraíso!
Essa da Luiziane foi BOA. E o dinheirada que o governo efederal mandou para Luiziane fazer um BOM governo que possibilitou ser reeleita no primeiro turno é o que?
Luiziane derrotou a preferida do coroné Tasso, patricia saboia, ex-de Ciro Gomes, que é claro a apoiou.
Lula não precisa ir pessoalmente dar o apoio a Luiziane. Fortaleza sempre elege o candidato contrário aos direitopatas dos tucanos. Deu no que deu, patricia levou uma surra! Ciro continua alaido a Lula para derrotar os tucanos e demonios em 2010. Quem sabe como vice de Dilma. O que sabemos é que AECIO, CIRO, LULA E DILMA estarão juntos contra SERRA, tucanos, demos, miquinhos jornalistas amestrados e cia da ALSTON.
corrigindo: aliado.
Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
Eu, josef mario, devo dizer que, francamente, o PT mesmo com todas as falhas e deficiências ainda é disparado o melhor, ou melhor dizendo, o único partido no brasil. Infelizmente aqui no rio de janeiro o PT nunca existiu, mesmo porque tendo a companheira benedita da silva e o companheiro wladimir palmeira como suas expressões máximas, não se poderia mesmo esperar algo melhor. Agora, francamente, este negócio do PT apoiar este viadinho desde companheiro dudu riquinho no 2º turno é de fudê, com o perdão da má palavra.
Muito obrigado
Para quem interessar os numeros das eleições estã no link: http://www.idelberavelar.com/archives/2008/10/numeros_das_eleicoes_de_domingo.php#comments
Pois é Lauro, mas em 2000 o PT não só manteve as prefeituras de BH e POA, como conquistou São Paulo, Recife, Belém e Goiânia.
Mais: embora o PT tenha crescido mais, o PSDB também cresceu.
Me parece que não há no Brasil um critério único para saber quem ganhou, tanto pela fragmentação partidária, quanto por causa da necessidade de alianças.
Em 2000 falavam do G-62, agora já aumentou, é G-79. Qualquer G que tenha mais de uma meia-dúzia perde valor analítico. O que aproxima uma cidade de 20o mil habitantes de outra de 10 milhões? Por que 200 mil e não 150? Ou 100?
Assim temos: o PT aumentou muito o numero de prefeituras e um pouco o número de votos, a base aliada aumentou um pouco o número de prefeituras, Lula não foi fator decisivo (onde mais apareceu, o PT perdeu). Por outro lado: o PT não ganhou capitais importantes ou simbolicamente importantes, ou seja, não vai comandar prefeituras que têm o condão de aparecer e fornecer uma “marca”, tal como foram POA e BH. E as vitórias em Minas podem ser contrabalançadas pelos maus resultados em São Paulo, a se confirmarem as tendências, é claro.
A questão é que tudo depende não de um critério ou outro (fator Lula, PT, partidos de esquerda, partidos da base, capitais, maiores cidades, distribuição nacional e valor simbólico, econômico e políticos dos municípios).
Assim, a tese mais boboca, mas a que mais ou menos se repete, talvez seja a melhor: entre mortos e feridos, salvaram-se todos.
Alguém duvida que o PT trocaria todos os grotões que ganhou por São Paulo? Eu não.
Bia, o texto não é do Ryff.
Olha, parece que o tal porta aviões da Quarta Frota posicionado exatamente em cima do pré sal está injetando secretamente subprimes para envenenar o NOSSO PETRÓLEO!
E mais: seus radares de guerra eletrônica estão prontos para entrar em ação no dia da eleição e roubar votos da MARTA EM SÃO PAULO!!
O Idelber que escreve aqui é aquele mesmo que censura postagens contra o patético mineiro no biscoito fino?
Relaxa Idelber,este ano,só neste ano, vocês nos venceram,rs.
Para acabar de sepultar o post do Ryff:
Partidos que mais perderam em número de prefeituras: PPS perdeu 58% das que tinha; o DEM perdeu 37%; o PSDB perdeu 10%.
Partidos que mais aumentaram o número de prefeituras: PC do B, 290% (de 10 para 39), PSB, 77% (de 176 para 311) e PT, 43% (de 382 para 548).
Sem contar os segundos turnos, onde o PT é o partido que mais tem candidatos, 15.
É só parar de distorcer a realidade que ela aparece.
@Luiz comment 19
foi tímido sim. se fosse forte, o PT teria muitos mais vereadores do que teve.
O PT tem varias divisões internas e Luizianne não faz parte da turma do Lula. ela é mais radical. Patrícia Sabóia, ex- do ciro é quem faz parte, apesar de ser de outro partido. Mas ficava muito ruim o Lula repetir 2004 e apoiar de novo outro candidato que não fosse do próprio PT. Nem quando havia o risco dela ir no segundo turno com o Moroni do DEM houve um empenho maior. Foi só fotos e um ou outro vídeo no horário gratuito.
Em abril desse ano, a Luiziane pagou R$ 2 Milhões para o Roberto Carlos fazer o Show do Aniversário da cidade de Fortaleza, sem licitação, é claro. Enquanto isso, a cidade passava por uma epidemia de Dengue.
É assim que funciona o socialismo de Fortaleza, onde quem mais se beneficia é o Rei, Roberto Carlos.
E o Ciro Gomes, hein? Como é o candidato a presidência da república pelo PSB em 2010, será considerado um socialista histórico, ou por ter entrado na política pela ARENA/PDS é apenas mais um coronelzinho do nordeste?
Dica: a ex-esposa é senadora, o irmão é governador do estado, outro irmão é deputado estadual, e o primo acabou de ser eleito vice-prefeito de Fortaleza. O próprio ícone socialista do Nordeste, (Ciro Gomes I e único) é deputado federal.
Nada como pertencer ao um partido de esquerda para lavar a corrupção mais branco, né? ; - )
Aqui em Joinville estamos entre a cruz e a espada. Ou a cidade elege o Carlito Mers, do PT, apoiado no segundo turno pelo PMDB, PV, PTB e PP ou ficamos com Darci de Matos do DEM.
Claro que lamento pelas opções. Não gostaria de ver o PT e seus ladrões no poder. Se bem que, no lugar do DEM, o PT é fichinha.
Pra variar o brasileiro tem que escolher entre o menos pior. E a culpa é nossa - esse povo ignorante.
Idelber,
Eu tento acreditar que você não é parcial quando se trata do PT, mas não dá. O Pedro Doria tem um post bom quase todos os dias, mas basta falar mal do PT e você surge na caixa de comentários - mesmo não tendo sido ele quem o fez, tampouco o Ryff que nem comentou o texto do amigo.
Você tem direito como cidadão e como jornalista de ser parcial, claro. Mas isso me faz desconfiar quando você defende causas como aquela dos panfletos…
Vai ver eu que entendo mal. Sei lá :)
Idelber, para que seu “sepultamento”do post do Ryff fosse mais intelectualmente honesto vc deveria ter postado os números absolutos dos partidos da oposição tb.
Concordo com o #51.
Acho ainda que, assim, mais honesto teria sido sepultar o post do Ryff em seu próprio blog.
O endereço está ali do lado.
Quem gosta do PT, em 90% dos casos, ou é mau caráter ou panaca.
E os Kirchner na Argentina pegando roubando o dinheiro dos aposentados, hein?
Risco país lá em cima, investidores fugindo, parece que ano que vem o país quebra…
Chest, verdade. Sorry; aqui vão os números absolutos:
O PPS perdeu 58% das prefeituras, caindo de 306 para 130; enquanto o DEM foi reduzido de 790 para 497 (-37%) e o PSDB de 871 para 785 (-10%).
Em número de prefeituras, o PMDB continua, claro, subindo: de 1.057 para 1.201 (+14%).
Monsores: já falei de futebol, Palestina e outras coisas nesta caixa de comentários. Aqui no caso foi porque havia duas informações factualmente erradas, sobre Recife e Fortaleza.
Mas aceito de bom grado a acusação de sou parcial em favor do PT, porque o outro lado tem bem mais presença midiática para apresentar suas versões.
Dito isso, concordo com o JPR e outros que confirmando-se as derrotas em SP e PoA elas relativizam, sim, os ganhos do PT.
Mas em SP é normal o PT perder (1988 e 2000 são anomalias: uma eleição em primeiro turno e, na outra, o último suspiro do malufismo) e, se eu fosse o Ryff, não consideraria a parada em Salvador resolvida ainda não.
Seria importante que os comentadores declarassem se são ou foram filiados a algum partido político. Assim, daria para ver com transparência o viés de cada um.
Eu nunca fui filiado a nenhum partido político.
Nem meu pai, nem minha mãe, nem os meus irmãos. Tenho um tio legítimo e um tio torto (marido da minha tia) que são filiados ao PT, por isso tenho acesso a algumas informações internas do partido.
O PT avança a qual custo?
Vejamos: alianças com adversários, atropelo com sues aliados, filiações estapafúrdias e muito mais…
Em 2006, Goiânia, PT estadual impõe candidato a vice na chapa Maguito Vilela (PMDB) ao governo do estado, sem consultar ninguém de sua base (PSB e PCdoB), o candidato é recusado. PMDB faz chapa “puro sangue”. Maguito, tido como eleito, perde para o “sombra” de Marconi, o vice que ninguém nunca tinha ouvido falar.
Hoje, Alcides Rodrigues, trava o estado. Permite a ação de grupos de extermínio, comandados por pms, que em Rio Verde- GO, limparam a cidade dos bandidos pé-de-chinelo.
Pior, os bandidos eram avisados via rádio:
— Fulano, se não se mudar daqui vai dançar.
E o Fulano aparecia morto na outra semana. Mataram crianças de 15 anos, ladrões de som. Garotos de rua.
Sempre o mesmo “modus operandi”: Dois homens de capacete numa moto, à noite.
E a cidade aplaudia, enquanto o Prefeito Paulo Roberto (PP - mesmo partido do governador) distribuia carro zero para os vereadores para conseguir aprovar seus projetos.
Ah, sem contar no caso do abafa ocorrido em 2006, onde o ex-vereador, presidente da câmara de Rio Verde, Adão Mota, na época, fora acusado de compras de votos. O detalhe: com testemunha.
Enfim, os desdobramentos do atropelo foram maiores. Seu aliado histórico PCdoB viu-se minguar, perdeu a eleição para a camara federal, senado. Ficou sem parlamentar.
Mas essa é uma longa história, vide agora Jandira Feghali e a própria Jô Morais em BH.
Abraços
Desculpe o desabafo
Em São Paulo, o que se sabe é que a vaca foi pro brejo.
O Ryff não pode levar a fama por mim, isso é um absurdo.
Ele reproduziu um email pessoal que mandei para ele no seu blog, conversando sobre as eleições, o que fazemos com regularidade, mas ele colocou minhas observações entre aspas, deu o meu nome, e deixou claro que não era ele quem tinha escrito aquilo e, muito menos, disse que concordava.
Luizianne foi reeleita na esteira da própria avaliação como prefeita e contra a Patrícia Saboya, ex-mulher de Ciro.
Em Recife, o eleito também se beneficiou da avaliação do antecessor (petista) e não do Lula que, evidentemente, é muito popular nos estados “bolsistas”, mas continuo afirmando que ele não transferiu esse capital político para seus apoiados.
Querem debater o assunto? Acho ótimo. Mas não acusem o Ryff pelo texto, como o post desse blog deu margem.
O Ryff é meu amigo e sabe das minhas divergências com a linha editorial deste blog, cuja qualidade dos textos respeito, mas é uma reparação necessária a um amigo de boa fé que está sendo injustamente acusado de algo que não escreveu mas que, democraticamente e para arrepio da turma do pensamento único, publicou.
Tudo que eu escrevi pode ser resumido numa única frase: Lula não transferiu seu enorme capital político para seus aliados nesta eleição.
Isso pode ser provado na confrontação racional dos seus níveis atuais de popularidade com o desempenho eleitoral do PT, numa ponderação em que se leve em conta a relevância econômica e política da cidade e o patamar histórico de votação do PT naquela mesma cidade.
Cantar a vitória do PT pelo desempenho nos grotões, o que acontece com qualquer partido que esteja no governo federal e usando a máquina do PMDB e dos coronéis locais, é conversa de militante sem conexão com os fatos.
Se em 2010 a oposição retomar o Planalto, vocês acham sinceramente que o PMDB vai sair da base de sustentação do governo? Ah, tenham dó!
Lembrem que o mesmo raciocínio vale para Geraldo Alckmin em 2006, por exemplo. Ele acrescentou votos à oposição ou apenas recebeu os votos que iriam de qualquer forma para o principal candidato oposicionista? Quanto do seu desempenho eleitoral em 2006 pode ser creditado ao seu discurso e ao seu carisma pessoal?
Alckmin foi para o segundo turno e ganhou em quase todos os estados com IDH acima da média da África subsaariana, mas apenas dois anos depois não conseguiu ir para o segundo turno numa eleição municipal, na capital do estado que governou. Não é claro e cristalino que aqueles votos em 2006 não eram dele?
Lula faz campanha diária e permanente há 6 anos, praticamente sem oposição digna deste nome, e ainda surfou a maior onde de prosperidade econômica em décadas, o que evidentemente tem reflexos na sua popularidade. Mas está ficando claro que isso não significa uma guinada ideológica bolivariana do povo brasileiro.
E viva a democracia!
Luiziane foi inocentada pela Justiça e Tribunal de Contas. O odio a Luiziane se deve a não só ser petista, mas devido ao PARQUE DO COCO. Invadido por empresários com mega empreendimentos. E olha que a Luziane nem RADICAL foi neste caso, como deveria, pois o empreendimento as margens do rio coco, tem ALVARÁ DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA administrada por Luiziane e está com a construção bem adiantada. A Luiziane apenas questionou na Justiça a invasão do Coco tucano-mor do Ceará -sois Rei? - ficou com ODIO de ser contrariado. Ressaltando que já existe um Shopping do reizinho no Parque.
Nunca fui filiada a partido, muito menos participo de campanhas, passeatas, manifestações a favor de politico ou partidos.
Esse Mr X é um VELHACO.
Mr. X disse - “Quem gosta do PT, em 90% dos casos, ou é mau caráter ou panaca.”
Agora eu entendo o por que do blog dele estar às moscas. Raciocínio lento e ignorância galopante.
Como levar um imbecil desse a sério?
Seria a mesma coisa que dizer “quem gosta da direita, do McCain e Sara Palin é uma bicha desvairada ou tá de sacanagem”, não é mesmo?
o PT é o único partido do Brasil que a cada eleição municipal cresce em número de votos e de prefeituras conquistadas. Aqui em São Paulo continua em seu teto de 40%, mas irá administrar a maioria das cidades da grande São Paulo e, portanto, deve ser o mais votado da região metropolitana - em grande parte devido ao aumento do emprego industrial nessas áreas, de forte concentração proletária. Agora, o pig irá dizer que o grande vencedor é o Zé Serra… alguém duvida?
Jorge, o PT tem crescido porque há 6 anos ocupa o Planalto. Tal efeito tb se deu com o PSDB nos anos FHC, é algo sazonal, sem dúvida.
Mr. X, além de velhaco é plagiador. Ele pegou minha frase sobre malufistas e trocou por “quem gosta do PT”. No original eu falei em ignorantes, não panacas. Mas a frase é minha.
REVERENDO BRITÂNICO COMPARA
GABEIRA A BÍBLICO ASSASSINO
http://cristaldo.blogspot.com/
@bia comment 60
O shopping foi criado antes do parque. e quem criou o parque foi justamente tasso, pra que não fizessem lojas ou predios concorrentes ao shopping dele.
neto,
Você falou que se o PT nacional tivesse apoiado realmente, o número de vereadores eleitos seria maior.
Ora, se você é da cidade sabe muito bem que a periferia é território dominado pelos vereadores mais clientelistas, que usam geralmente pequenas legendas de aluguel (PHS, PSL,PMN, e outros), ou então são do velho PMDB ainda recebendo restos de dividendos da época do Juraci.
E também não esqueça que a coligação proporcional era PT-PMDB. Cada um elegeu 4 vereadores. Se houvessem saído separados, e não houvessem coligações, com os votos que cada um recebeu, o PT teria eleito 6.
Vejam a matéria da Folha de hoje “Aprovação a Lula tem pouca influência na decisão de voto” aqui: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2410200802.htm
Briguem com a Folha e com os fatos agora ok?
Um abraço.
Tão importante quanto os números é o contexto. Eu não sei de nenhum caso de um partido político que tenha enfrentado a guerra midiática que o PT enfrentou. E o partido não só não foi extinto, como cresceu. Claro que com a crise e a eleição do Serra se aproximando o bombardeio tenderá a aumentar. Mas até agora, dado o contexto, o desempenho do PT tem sido espetacular.
A opinião desta página abaixo não confirma as as opiniões do Pedro Dória. O PT foi o partido que mais cresceu nessas eleições e ainda tem chances de crescer bem mais.
http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-gerais/2008/outubro/o-2o-turno-segundo-as-pesquisas
Brigar com a Folha? Fácil. Afinal, é quase um órgão de imprensa oficial tucano.
By Myself ,
então voce está dizendo que Lula fez a diferença nas eleiçoes, ao contrário do que algunas analistas afirmam.
Acabo de saber que em São José do Rio Preto o PT está na frente. O PT está se fortalecendo bastante no interior paulista, região populosa e rica, onde o partido tinha grande dificuldade de se enraizar.
Um bando de comentaristas descendo o sarrafo e nem se prestaram a ler a primeira frase do texto no nonsense.
O TEXTO NÃO É DO RYFF. É DO LUIZ ALEXANDRE.
Nat,
E o Mengo arrasou ontem…
5 X 0
Ihhhh, errei de post…
O interessante é pensar em 2010 olhando agora em 2008.
O Luiz Alexandre tem alguns pontos importantes.. O Idelber tem outros.
Mas, e 2010? Junte no caldeirão a marola/tsunami que rola. Junte como tempero também a Dilma sem projeção. Junte algumas pesquisas que dão Serra bem à frente. Além disse junte que uma boa parte de gente que sempre votou no Lula está extremamente desconfortável com as práticas bem pouco ortodoxas no que se refere à corrupção. Muita gente, inclusive, do próprio PT. E mais, junte nesse bolo todo o estrago que Serra e Alckmin produziram no interior do PSDB.
O que vai dar em 2010 a gente não sabe, claro, mas que o caldeirão está interessante, está.
p.s.: Parabenizo ao Luiz Alexandre e ao Idelber por uma boa discussão democrática e educada. Alguns ao Mar e outros à Terra deveriam se mirar nesses exemplos.
Conversa entre José de Alencar e politico que se dirigiam para enterro de Jefferson Peres. Artigo Carlos Chagas
“Por que não uma chapa com o senhor para presidente e o Lula para vice?” “Mas pode?” “Pode”. Não há nada que impeça, na Constituição, pois não se trata de reeleição para o mesmo cargo, pela segunda vez. Desde que se desincompatibilizem seis meses antes. À mesa encontrava-se o senador Pedro Simon, que comentou: “Poder, pode sim.”
A chapa seria imbatível na medida em que se valeria da popularidade do presidente Lula, um futuro vice capaz de desempenhar boa parte das funções que desempenha na chefia do governo, por delegação do novo presidente.
Ignora-se quando José Alencar levou a especulação ao presidente Lula, mas levou. E até com um derivativo: caso Dilma Rousseff permaneça mesmo sem chances aparentes, estaria o presidente Lula disposto a concorrer como vice da sua candidata? Vitória garantida, sem dúvida. Quatro anos depois, Lula poderia disputar outra vez o Palácio do Planalto, com direito à reeleição.
Mas que pode, pode…
Carlos Chagas
PODE!!!!!!!!!
Por que o PT é tão importante nas elucubrações dos facistas de plantão assim ehin?
Perigo vermelho?
Medo de linguiça?
iiiiiii……tá mais pro ultimo.
Pedro
Você continua escolhendo errado os comentaristas para colocar “entre aspas” nos seus posts.
Vejam o que vai acontecer na região metropolitana de São Paulo: um cinturão vermelho…
E agora, seu Luiz Alexandre?
Brigar com a folha é facil. Até o seu proprio Ondbusman vive a brigar. O antigo e o atual. Pode ter certeza que NADA do que a folha publica é fato!
As dez maiores cidades do país não representam o país e sim um dado estatísitico em direção a uma opinião.
No departamento das médias e pequenas (e as variações tipo pequena-média e média-grande), houve crescimento, e expressivo, talvez porque haja nesses locais maior influência da figura de Lula e dos programas do governo.
O Brasil é muito grande, o tempo decorrido desde o primeiro turno é pequeno para análises categoricas e o fato do texto ser publicado no Nonsense deve ter uma razão.
Tem uma cidade, que aliás é a segunda cidade (PIB) de São Paulo e a oitava (PIB) do Brasil que não foi mencionada: Guarulhos, 1.400.000 habitantes.
Ibope: Almeida (PT) 51% , Carlos Roberto (PSDB, com a campanha mais milionária já vista na cidade) 37%.
Vox Populi: Almeida (PT) 51%, Carlos Roberto (PSDB, com a presença diária de todos os participantes do famoso jantar do Máximo) 32%.
Como “e agora, Luiz Alexandre”? Não tenho qualquer pretensão de convencer comunistas, nazistas ou fascistas numa discussão racional.
Se os petistas estão felizes com seu desempenho em Tribobó do Oeste, tudo certo! Eu também estou! ;-)
Aliás, Severino Cavalcanti foi eleito em João Alfredo, com direito a boneco inflável de Lula na campanha. Que São Paulo o quê, o negócio é ganhar em João Alfredo!
Luis Alexandre #83
Se você acha Guarulhos, São Bernardo do Campos, Diadema, Osasco, Santo André (cujos PIBs somados são certamente maiores que 80% dos estados -estados, não cidades - brasileiros) Tribobó do Oeste…
Também não vejo sinais de enfraquecimento do PT no Pará.
Aqui ele triplicou a quantidade de prefeitos eleitos. Manteve as prefeituras de Santarém e Paurauapebas, 2 das mais importantes cidades paraenses, do ponto de vista econômico (Paurauapebas é onde se localiza boa parte dos megaprojetos mínero-metalúrgicos brasileiros). Em várias outras cidades ele coligou e elegeu os vice-prefeitos.
Perdeu em Belém, onde uma das maiores referências petistas era o ex-prefeito Edmilson Rodrigues, eleito em 1996 e reeleito em 2000.
Edmilson saiu do PT, foi para o PSOL, e liderou todas as pesquisas de opinião para as eleições municipais deste ano. Mas ele preferiu não se candidatar, porque isto atrapalharia a conclusão do doutorado que ele está cursando em São Paulo. O PSOL lançou a candidatura a prefeita da excelente vereadora Marinor Brito, que teve uma votação inexpressiva.
O fato é que a maior parte da população de Belém considera que a administração petista foi a melhor que esta capital teve nas últimas décadas (e, de fato, foi). Porém associa o êxito da administração petista à pessoa de Edmilson, que esbanja competência e carisma.
Em Belém, havia e ainda há uma associação automática entre o PT e a figura de Edmilson. As pessoas esperam que os candidatos petistas tenham a mesma cultura e o carisma de Edmilson.
O candidato do PT neste ano foi o também professor universitário Mário Cardoso. Mário é muitíssimo bem preparado, é culto, tem experiência política (foi deputado por vários mandatos), etc. Mas não sabe ser agressivo, o que pontua contra, nos debates na tevê e rádio, nos comícios, etc.
Por essas coisas que só a política tem, uma das mais características virtudes de Mário — a quase obsessiva cordialidade — é fator de complicação numa disputa majoritária, onde os choques entre candidatos costumam fazer faísca.
Não creio que isso deva ser interpretado como enfraquecimento do PT.
A melhor herança que o PT deixou para Porto Alegre foi o Orçamento Participativo.
Acho que todos os municípios brasileiros deveriam implantar esse sistema pois as decisões não ficariam a cargo só do executivo e legislativo. Seria o momento onde as comunidades de cada bairro poderiam eleger suas demandas, de modo democrático, nem que seja sobre apenas 8% do orçamento.
Após 16 anos de PT, o Fogaça deu continuidade a esses processo.
Tem coisas que vão pegando ranço, assim a alternância de poder foi boa para Porto Alegre.
Paes volta atrás e Internet está proibida
Havia um pré-acordo entre as duas campanhas para permitir a utilização dos sites oficiais na Internet até o dia da eleição. Entretanto, hoje, fomos comunicados de que a campanha adversária voltou atrás e resolveu não assinar o acordo.
Por isso, hoje, às 23h59, os sites de campanha serão retirados do ar.
Até a vitória!
http://www.gabeira43.com.br/flash.html
Quando quem pensa diferente da gente é “comunistas, nazistas ou fascistas” e quando as pessoas que não moram em São Paulo são de “Tribobó do Oeste” a discussão racional já acabou.
Eu queria saber qual o critério usado para elencar as maiores cidades…não entendi como salvador ficou na frente de bh.
marco // 24/October/2008 às 18:09
PT em direção ao abismo!
O partido da boquinha e seu presidente, aquele que beija a mão de ladrão em palanque, vai mal das pernas.
Em São Paulo então o descrédito de Lula e sua descabelada candidata é total.
PT= zero
é isso aí…
ma
Em São Paulo o PT sempre teve rejeição. Só se vota no PT em forma de protesto ou quando as coisas vão mal das pernas (assim elegemos Erundina e assim elegemos Marta), geralmente para se consertar as “melecas” feitas por gente como Maluf e cia.
É histórico que em São Paulo, o PT sempre tem, em média, 30% dos votos válidos.
Não adianta os IMBECIS acreditarem que o PT já éra, por que ele continua aí firme e forte para desespero dos canalhas que vêm aqui lamber as botas da direita, não é mesmo MARCO?
PT SAUDAÇÕES
É tão fácil desequilibrar um petista….
Nem tem mais graça…
A propósito, se a Marta cuidar de São Paulo como cuida de seu filho Supla, a cidade vai ficar sem rumo, doidona….
Muito bom esse clima de eleições…hora de cutucar os cutucaveis sem medo de ser feliz…Ha! tão bom argumentar por meio de slogans….
PT= algo meio sólido meio líquido que também se desmancha no ar…
Pronto…fui dar corda pro jagunço lambe-botas, agora aguenta…
Não se preocupe não que o Kassab vai fazer com a cidade, aquilo que ele faz com o … (@ ) entendeu?
#89
“Eu queria saber qual o critério usado para elencar as maiores cidades…não entendi como salvador ficou na frente de bh.”
Simples: população e por este critério Brasília e Fortaleza também estão na frente de BH.