Gabeira, Paes e a campanha no Rio
Em seu blog, Idelber Avelar está ofendidíssimo porque o TRE-RJ proibiu um panfleto assinado por PT, PSB, PCdoB e PDT vinculando Fernando Gabeira, candidato à prefeitura do Rio, a Cesar Maia, atual prefeito.
Não por isso: a censura está errada. E não é o primeiro caso no qual o TRE-RJ ou quaisquer outros TREs estão errados nesta eleição.
É a primeira vez que Idelber se manifesta para tratar da eleição carioca. Ele não gosta de Gabeira. Ele acha que a única alternativa para a esquerda, no Rio, é Eduardo Paes. Idelber é meu amigo – mas está errado.
Os advogados de Fernando Gabeira estão realmente indo atrás de tudo quanto é panfleto da campanha de Paes. Não à toa. Como caí na lista de spam do movimento anti-Gabeira, já aprendi que ele é a favor de sexo com crianças, que ele legalizará drogas no Rio e que beneficiará traficantes. Descobri, também, que Gabeira tem horror à Zona Oeste – segundo um dos emails, ‘a verdadeira cara do Rio’ e que, pecado dos pecados, nem carioca Gabeira é. Dizem que é mineiro de Juiz de Fora.
(Esta última acusação, ora pois, é verdadeira. Mas o Rio tem disso: carioca é quem deseja ser, não tem exigência de naturalidade. Cariocas são o paulistano Chico Buarque, os mineiros Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Otto Lara Resende etc, o capixaba Rubem Braga etc., os baianos João Gilberto e Caetano Veloso, o pernambucano Manuel Bandeira. A lista de cariocas é imensa.)
Paes, seguindo as lições de Cesar Maia, faz campanha política espalhando boatos os mais sujos. Benedita da Silva foi derrotada assim, em 1992. Na época, diziam que ela era responsável pelos arrastões nas praias. A eleição estava apertada no Segundo Turno. Tendeu para o (então) PMDB de Cesar.
Gabeira cometeu um erro ao ter uma conversa privada e rude por telefone a respeito da vereadora Lucinha na frente de repórteres. Sua campanha cometeu um erro em pedir a censura do panfleto dos partidos de esquerda. Cesar, afinal, o apóia.
Mas, enquanto ‘líderes’ da esquerda carioca como Carlos Lupi, Benedita da Silva e Jorge Bittar abraçam Eduardo Paes, prefiro ficar com os silêncios de Alessandro Molon e Chico Alencar e o abraço de Oscar Niemeyer. Um dos argumentos da esquerda fisiológica do Rio era que Gabeira jamais teria votos na Zona Oeste, dado que ele era ‘elitista’. Pois Gabeira teve, lá, bem mais votos do que Jandira Feghali.
Quando o acusam de ser elitista, quando o acusam de ser a favor de sexo com crianças, quando tantos boatos grosseiros são distribuídos em panfletos e emails, me lembro sempre da eleição norte-americana. Não consigo evitar um paralelo.
Idelber, perdoe. Blogs se calam? Não este aqui. O TRE agiu errado. E a campanha Gabeira agiu errado. Mas acreditar por um único segundo que Eduardo Paes é a melhor alternativa para o Rio não é apenas não compreender o Rio. É ignorar completamente o tipo de campanha que ele decidiu fazer. Não é que sua crítica pontual esteja errada. É que ao fazê-la ignorando todo o entorno fez parecer que a eleição era outra.
Atualização – Por email, Idelber esclarece que não endossa a candidatura de Eduardo Paes. Em suas palavras: ‘Nunca escrevi uma linha a favor de Paes na minha vida’. De fato, no blog não há uma linha do tipo. O motivo pelo qual sugeri o contrário está em uma afirmativa de um de seus posts pós-primeiro turno: ‘Há duas alternativas para o PT e o PCdoB no Rio de Janeiro. Apoiar Gabeira não é uma delas.’ Se não é a favor de Paes, parece sugerir que é principalmente anti-Gabeira. Neste ponto, concordamos em discordar. Radicalmente.
Ainda sobre o assunto:
- Por que Gabeira é melhor do que Paes Nos comentários do post abaixo, André Pessoa faz uma pergunta importante que se repete em vários pontos do Rio: Gabeira...
- A vitória de Fernando Gabeira Desde que foi anunciada a vitória de Eduardo Paes, venho recebendo emails meio deprimidos. Há comentários, nos posts do Weblog,...
- A Onda Verde pelo Rio está começando:
Este Weblog reitera apoio a Gabeira
Que agora chega ao Segundo Turno Neste momento, são 22h de domingo no Rio de Janeiro e Fernando Gabeira está no segundo turno das eleições municipais.... - Fernando Gabeira é candidato
à prefeitura do Rio Uma aliança entre PSDB, PPS e PV lançará a candidatura do deputado federal Fernando Gabeira à prefeitura do Rio. O... - Um pedido de voto para Gabeira
Pelo Rio, é hora do voto útil No domingo, não poderei votar. Quem está no exterior só vota para presidente. Se estivesse na minha cidade, o Rio...



PD, desculpe a crítica construtiva, mas estou sentindo falta de saber do restante do mundo por aqui ultimamente.
Quando não se fala sobre as eleições americanas (o que é claro que é relevante), fala-se sobre as eleições no Brasil.
Estou quase sentindo falta das discussões intermináveis sobre a causa palestina, por exemplo.
Mas, ok, concordo integralmente com seu post. Só uma correção no texto para o Idelber não te sacanear (nós dois sabemos que haverá tréplica):
(…) Os advogados de Fernando Gabeira estão realmente indo atrás de tudo (…)
Grande abraço,
André
Acho que Rubem Braga é capixaba e da mesma cidade que Roberto Carlos e Sérgio Sampaio.
Luiz Henriques, também acho. Cachoeiro do Itapemirim.
Mas isso nem é assim tão relevante. Na essência, o que o Pedro quis dizer é que ele não é carioca.
Torço pelo Gabeira e tenho inveja dos cariocas que podem votar nele. Não pela ideologia, mas pela cor do partido. A questão ambiental sempre ficou relegada a segundo plano até a chegada de alguém desse quilate com chance matemática de eleger-se para um cargo importante. Uma vez eleito resta a expectativa de quem convidará para seu secretariado especialmente a secretaria do meio ambiente, a pedra no sapato do executivo.
PD, assino embaixo no seu post.
Eu não consigo entender como os petistas podem apoiar um candidato que chamou Lula de “chefe de quadrilha”. Isso dá a entender que eles concordam com Eduardo Paes. Definitivamente, os petistas têm uma ética que eu não consigo entender. Quanto a Gabeira, ele votou afavor da reeleição para o Presidente Fernando Henrique, o que também é inaceitável.
Para variar, o Rio não tem sorte com pol[iticos, um ex-guerrilheiro, sequestrador e assaltante de bancos de um lado, e do outro, um que é apoiado pelo PT, que recebe apoio das Farcs, e se recusa a classificá-la de grupo terrorista.
na hora da votação , os nulos e brancos serão record, pela nuvem branca que cegará os eleitores.
Geraldo, se os petistas concordam, quem sou eu para discordar.
Opa, opa, opa…
“pecado dos pecados, nem carioca Gabeira é. Dizem que é mineiro de Juiz de Fora.”
O que essas bestas tem contra alguém que nasceu em JF.
Eles que vão à merdia.
Esse Eduardo Paes, assim como o Quintão em BH, me fazem lembrar do playboy do Aecim Neves, o que cheira mais que o Maradona.
Boa coisa eles não são. A pinta de quase bom moço que eles tem, não deveria valer um mísero voto.
Acho que o nariz do gabeira é mais assíduo….
Eu não entendo como alguém que se auto-proclama de esquerda é capaz de votar no Eduardo Paes. As pessoas precisam ter liberdade individual e não praticar voto a cabresto. Tipo: se o PT apóia eu voto nele!
Também sou Gabeira no Rio.
Abraço,
Eduardo
Já que é briga de titãs, trago de lá meu comentário…
_________________________________
Com o post estou de acordo sim.
Mas, como Ricardo Cabral, acima, meu voto no Rio é pro Gabeira.
Só pra me posicionar antes que as pedras sejam lançadas, votei no Lula em todas as eleições. Talvez continue votando. Mas não sinto mais a menor obrigação e simpatia pelas práticas do PT. Se igualaram na baixaria descomunal da corrupção. Todo o PT? Não, parece-me que não, há quadros de dentro que não renegaram as origens e as promessas de práticas mais honestas na condução da praxis política nacional. Não me parece, por outro lado, a posição da atual Executiva. Foi absolutamente necessário abandonar sua linha de conduta para chegar ao poder? Talvez. Esse abandono foi seguido de qualquer tentativa de mitigar esse enorme problema sistêmico nacional? Não. Absolutamente não. Aí meu afastamento fica definido.
Apesar do Brasil ser um Brasil muito melhor com um governo muito mais voltado pro social, pro povo, como é fato (ganhos do salário mínimo e os programas assistenciais necessários), se continuarmos na espiral José Dirceu/Waldomiro e seus correligionários, jamais sairemos dessa situação catastrófica. O custo da corrupção é maior que os benefícios gerados por um partido socialista corrupto.
Peço desculpas por toda essa longa justificativa para dizer que meu voto no Rio é pro Gabeira, por acreditar que ele representa um pouco menos de corrupção para o Rio. E aí meus caros, meu voto é pra esse partido, o de menor corrupção. O PSDB? O DEM? Não, o Gabeira. Eduardo Paes, jamais! (pra dar rima).
Pelos mesmos motivos voto em Marta em São Paulo. Ela é limpa de todo? Não acredito, mas tenho bons argumentos pra achar que a outra opção é ainda pior, bem pior. E Marta, com todas qualidades e defeitos, faz governo pra periferia sim. O outro me parece fazer governo pra empreiteiras.
Esquizofrenia? Bem, se a turma “PT com antolhos” pode agredir tanto um ex-colega como Gabeira, se meu Lula pode subir em palanque com Severino Cavalcanti e chamar o Collor pra tomar chá das cinco, posso votar no Gabeira no Rio e em Marta em São Paulo. Com certeza. Quem não está esquizofrênico hoje em dia por aqui?
Pax em outubro 19, 2008 1:57 PM
Como se Gabeira pudesse, mesmo no delírio mais bizarro, ser a continuação de César Maia!!!
O sujeito mora fora, esse tal de Ildeber, mal deve conhecer Paes - este sim, cria e clone do prefeito atual - e tem coragem de falar contra uma coisa que está na lei brasileira. E a questão é: só falar contra não pode, tem de assumir quem apóia.
Se um grupo acha isso ou aquilo de um candidato, diga, mas coloque o beneficiário do seu apoio político, o nome de quem apóia. No caso o PT, PC do B, PDT e sei lá mais quem, deveriam escrever também: “Vote em Eduardo Paes”, ou “por Eduardo Paes”, ou “Apoiamos Eduardo Paes” mas não o fizeram, e por que? Porque seria de uma hipocrisia explícita, porque Paes é cria de César Maia, fala como César Maia. E dará cargos em troca desse apoio no segundo turno. E a fila da boquinha está dando volta no quarteirão!!
Não é a primeira vez que esse cara fala contra o Gabeira, Pedro. Sua posição anti-Gabeira já foi mencionada antes.
Mas, também, o que lhe importa, de tão longe, o que acontece aqui no Rio, nas nossas esquinas? Ou a nossa falta de saneamento, planejamento, descontrole urbano, desmatamento, desemprego, essa lindeza á beira do precipício?
Não, ao contrário de Cazuza, ele tem uma ideologia para viver. Puxa, talvez eu devesse dar “parabéns, senhor Idelber”. Mas prefiro o velho e tantas vezes merecido “vá à m*#& a”!
PD, eu acho que o Idelber não está defendendo voto no Paes, acho que está mais para o voto nulo. O que eu acho um erro, mas, enfim.
Quanto ao Gabeira ser candidato das elites: passei a semana passada inteira no Rio fazendo campanha e devo dizer que na Central do Brasil encontrei muita, muita gente que apóia o Gabeira, e o mesmo vale para a Rocinha.
Em Madureira achei mais equilibrado, a campanha do Paes no bairro é muito intensa, nunca vi algo assim, de três em três metros tinha um cara com bandeira do Paes no sábado de manhã.
E ainda não encontrei um petista (como eu) que vá votar no Paes. A grande maioria que eu conheço vai votar no Gabeira, e a turma mais radical vai anular.
Mesmo no caso do PCdoB, um partido muito mais centralizado, a maioria dos eleitores de Jandira vai de Gabeira (60 a 30, segundo a última pesquisa).
A propósito: não vejo nada demais no panfleto do PT, mas o fato do Diretõrio Municipal ter dado mais dinheiro pra isso do que para o Molon (que eu achava um ótimo candidato) é muito, muito feio.
Triste e dura a vida de um eleitor de esquerda no rio neste segundo turno…. O PT pode apoiar formalmente o Mauricinho do Eduardo Paes o quanto desejar…. nao adianta …os militantes nao votam nele nem amarrados.. O que impressiona nessa onda Gabeira é como a direita abraçou a sua candidatura… Quantos que no passado o chamavam de terrorista, maconheiro e homosexual estaram votando nele agora ???… Essas “novas” amizades do gabeira é que deixam os progressistas grilados ( cesar maia, marcelo alencar etc )….. mas tudo bem….ja que não tem outra maneira, pela primeira vez, vamos votar com a direita……tampemos nossos narizes e votemos no 43 no domingo…..
Torci por Jandira Feghalli, mas nesse segundo turno, se fosse carioca, votaria em Gabeira. Mesmo com as alianças com os piores partidos da política nacional. Mesmo com o apoio da Rede Globo. Ele não tem nenhuma mácula em sua vida parlamentar, e tem muitas qualidades que o credenciam para o cargo.
Dizer que ele vai ser um fantoche de seus apoiadores é um desrespeito à lógica. Aliás, todo mundo sabe que tem um monte de esquerdista que vai votar escondido no Lacerda (apoiado pelo Aécio), porque sabe que o Quintão é outro peemedebista fisiológico como o Paes.
Eu lembro perfeitamente de um post da Marina W onde ela dizia: “o Molon é um cara legal, mas não tem chance. Então vamos votar no Gabeira”. E o fato do Molon e do Chico Alencar não endossarem o pau-de-galinheiro do Paes me deixa feliz.
Desta vez terei que discordar do meu amigo Idelber.
Dito isso, quero acrescentar que infelizmente o TRE tem razão. A lei é idiota mas é a lei. O PT deveria ter identificado o panfleto como em apoio à candidatura de Paes. Isso não custaria nada a ele e foi um erro da assessoria jurídica.
Espero que o Gabeira ganhe essa eleição,
Será o maior castigo que ele poderia ter….
A política regional tem características tão peculiares em cada município deste país tão controverso, que fica difícil aos que no Brasil vivem opinar sobre os candidatos do município vizinho ao seu (eu vivo na capital do Rio de Janeiro).
Alianças de segundo turno são alianças de ocasião, portanto, precárias.
Isto posto, concedamos o benefício da dúvida aos PTistas apaixonados, pragmáticos ou alugados, ora de plantão, sobre as alianças para a governabilidade que se estabelecem a toque de caixa nas diversas cidades brasileiras. Observemos sua relação com o PMDB. O que resultará desta cópula momentânea?
Atenho-me a um exemplo da singularidade de alianças no Rio de Janeiro: em 2010 , uma das signatárias do panfleto anti-Gabeira, Jandira Feghali, PC do B (candidata do Idelber) será patrocinada pelo governador carioca (PMDB) na sua candidatura ao Senado.
Continuará a nobre parlamentar impoluta, ante prestimosa ajuda pré-datada?
teste
Ambas coligações são surreiais. Uma mistura completa de partidos, pra não dizer de ideologias.
Essa tática do Paes de usar o apoio do César Maia contra Gabeira não está dando certo por aqui. Todo mundo odeia César Maia, mas não a ponto de achar que Gabeira é pior do que Paes por causa disso.
Não é dessa maneira que Paes vai conseguir vencer, não ao menos com este argumento. A credibilidade de Gabeira é mais alta até do que eu mesmo imaginava, e o senso comum por aqui é que Gabeira jamais ganharia se não procurasse por apoios, digamos, esquisitos. Para Gabeira se eleger, e este parece ser um senso comum, os fins justificariam os meios.
O que me preocupa, no entanto, com essas estranhas alianças, é como isso vai atrapalhar a forma como Gabeira vai governar, caso eleito.
E vai atrapalhar, sem dúvida.
Para a esquerda, Gabeira nem participou do sequestro de embaixador americano.
http://www.youtube.com/watch?v=z8B3pu-9Xek
Desculpe-me em escrever isso sobre o seu amigo Idelber, mas ele ee leviano e contraditario. Alem destes pitacos na campanha do Gabeira, certamente o candidato mais progressista (e q pelo entendo pela definacao “solta” da galera, de “isquerda”) fica a escrever q a campanha da Marta estaa certa em discutir a homossexualidade do Kassab devido a uma post do blog da “nova corja”. Lendo o post haa somente um testemunho do blogueiro onde passou uns dias em sampa e “ouviu” de “jornalistas” (q nao ee especificado) q o prefeito ee homosexual. Dai nos comentarios, haa uma alusao a um comentario do Pedro Doria… e ai, o caro PD, sabe de alguma coisa? Talvez o caro Doria seja um dos “jornalistas” q soltaram o boato ai (o Idelber escreveu q tem “fontes sigilosas”).
Alem do fato de q o Idelber estaa contra o preconceito qdo ee c/ a Marta. Se fosse a Sarah Palin, estaria tudo bem, sabe cume ee q ee, na mente de “isquerda” do professor, piadas sexistas em relacao Sarah Palin nao ee misoginia…
Mas não sinto mais a menor obrigação e simpatia pelas práticas do PT. Se igualaram na baixaria descomunal da corrupção. Todo o PT?
chest- Pax, como pode você ser tão ingenuo, como pode ter acreditado nesse mito que ano a ano vem sendo desmascarado por sucessivos escandalos. Você é a Poliana do PT.
O custo da corrupção é maior que os benefícios gerados por um partido socialista corrupto.
chest- tem um problema de definição nesta frase. Refaça-a.
Pelos mesmos motivos voto em Marta em São Paulo. Ela é limpa de todo? Não acredito, mas tenho bons argumentos pra achar que a outra opção é ainda pior, bem pior. E Marta, com todas qualidades e defeitos, faz governo pra periferia sim. O outro me parece fazer governo pra empreiteiras.
ches- Pax, vocë é imune a fatos?
Sim, Odracir, o progressismo que defende privilégios de alguns com o dinheiro pago em impostos por outros…..muito progressista o gabeira.
Chesterton, velho e mentiroso Chesterton,
Só lhe respondo quando você merecer que eu tire esse título de mentiroso do seu nome.
Precisa passar um mês sem dizer que os textos dos outros são teus. Aí volto a prosa contigo. Tão simples quanto isso. Um mês de castigo por furto intelectual em blogs alheios.
Bem, agora que o tal Idelber está mais calmo acho que podemos voltar a falar da eleição. algo secundário ante a fúria de um blogueiro em chamas rugindo como um Vesúvio de ópera de suburbio,na Zona Oeste, aquela terra mais conhecida como Pequena Albânia, aonde quem manda é a Jandira, Paes e outros menos votados.
Vamos a atualização : Paes está dando uma de Marta. Disse, alto e bom som, com a mesma firmeza de caráter com que fulminava os corruptos do PT nas CPIs, - incluse Ele, e o filho Dele, - que Gabeira quer legalizar os cafetões.
Cafetões. Assim mesmo.
Paes não deixa por menos, usa e abusa da palavra meio fora de moda nesses tempos de Bruna Surfistinha dedo em riste, apontando para o peito de Gabeira onde, mal sabe o Paes, também bate um coração.
Panfletos distrubuídos no Centro do Rio e nas portas de ” templos “, dizem que Gabeira é a favor do ” amor livre com crianças ”
Uma mais do que eficiente rede na Internet inunda pobres e honestos computadores com
” notícias ” sobre Gabeira que mesmo Marta, em seu dias mais desesperados, se recusaria assinar.
Jogo duro, imundo.
Assim como o antigo ” atrás de cada homem de sucesso está uma mulher formidável ” , atrás de todo defensor de Paes está um defensor de Lula.
Pessoas com visão ampla.
Sabem que a derrota de Marta em SP, somada a do canditado conjunto com Aecinho em BH, e agora de Paes, um sujeito honesto e probo, depois que aceitou dar um beijo abjeto na mão peluda de Lula - pedindo desculpas ! - poderiam levar o povo a imaginar coisas desagradáveis: algo assim como o fato de que Lula não é imbativel, que não transfere votos, que o terceiro mandato pode não colar…enfim, essas coisas chatas….
Lula e não Paes, é isso o que se defende…
Essa campanha do Paes não fica devendo nada ao Partido Republicano do bushinho. A canalhice e a cafajestagem são as mesmas.
Gabeira caiu de para- quedas nesta eleição ou melhor,foi catapultado por PD.
Gabeira é aquele tipo que quando passa do Meier sente saudades do Brasil.
O Rio não mecece quem vai trazer de volta Cézar Maia e toda a gang do PSDB de Marcelo Alencar.
Se somente mulheres pudessem se candidatar, Eduardo Paes mudaria de sexo. Porque ele já mudou sobre tudo: mudou de partido, mudou de lado, mudou de governo, mudou até de time…
Sergio, e você acha que o Eduardo Paes vai banir a turma do Cesar Maia, amiguinhos de longa data dele?
Gente, o voto no Gabeira é o benefício da dúvida. O voto no Paes é a certeza do “mais do mesmo”.
Idelber não enxerga corrupção no PT, defende cegamente gente que não vale nada, por isso ele acaba tomando rumos como esse: ser um anti-Gabeira porque o Gabeira é um crítico feroz do PT. Acabou um fanatico cego, o Idelber, lamentavelmente.
De fato, não há como comparar as figuras históricas de Gabeira e Paes. Eu, que vou de nulo, em princípio (mas posso remotamente ir de Gabeira, Paes nunca), só digo que você deveria entender o Idelber pelas manifestações anti-esquerda em seu blog. É isso, Pedro, você me parece um liberal, mas com o Gabeira está a direita assumida, anti-qualquer-coisa-do-governo. Gente que nada falou até agora sobre o confronto das polícias em SP. Se fosse num Governo petista…
Só não compare Gabeira com Benedita em 1992, pois naquela época quem mais difundiu as calúnias foi a imprensa, especialmente as Organizações Globo. Bandidos por bandidos, ambos estão muito bem acompanhados, só que os de Gabeira têm mais charme e não mandam matar, preferem continuar a ser os donos das “casamatas” gramscianas de nossa sociedade extremamente injusta.
E agora a Globo e toda a direita fina é Gabeira.
Acho que Paes não é melhor nem para esquerda. Em quem vc acha que Chico e Molon votam? Niemeyer ja disse em quem vota. Vamos para o outro lado: Arminio Fraga tb é Gabeira. Sobra para Paes, Picciani, Garotinho, Crivella e a banda podre de todos os partidos. Paes fez a campanha de menor nivel que ja vi. Termino com meus argumentos pro Gabeira:
Motivos para votar Gabeira
28, vou dormir na pia…..
32..essa é boa
34.. a verdade é aquilo que um grupo decide que é, ela não é absoluta= SUBJETIVISMO.
Pedro Dória, sempre achei que Juixx de Fora ficasse no Rio mesmo. Em Minas é que não fica. Bom, não sou Gabeira nem antigabeira. Vivesse no Rio, acho que estaria como estou em BH: na dúvida entre o nulo e o branco. Agora, não dá para ficar tratando censura como erro pontual ou pequeno deslize. Botar pencas de advogados para se defender contra calúnia e difamação faz parte do jogo, mas sair caçando panfleto contrário só porque é contrário a certos interesses, isso não é deslize, isso já parece mau presságio. Nas Minas do Aécio, conhecemos bem essa história de perseguição e censura.
O Gabeira possivelmente seja um nome melhor do que o Paes, mas nao e’ de “direita” nem aqui nem na China. Sempre melhor do que a comunista Fegarghli ou o falso bispo Crivella.
De qualquer modo, acho as eleicoes no Rio irrelevantes, pois:
a) Seja quem for o eleito, ninguem vai mexer um dedo contra o trafico, e vai ficar tudo como dantes no quartel de abrantes.
b) Francamente, a opiniao desse tal Idelblergh sobre as eleicoes e’ tao relevante quanto a dos irmaos metralha sobre a seguranca urbana.
c) Estou mais preocupado e’ com a eleicao do Obama que, segundo seu proprio vice Biden, trara o apocalipse ao planeta:
http://blogdomrx.blogspot.com/2008/10/perigosa-obsesso.html
Pedro,
Acho que você errou. O Idelber ateve-se à análise do absurdo que é a censura ao panfleto, totalmente legal.
Não tem nada a ver com campanha difamatória de spams, nem em apoiar uma candidatura Paes.
Abraços,
Luis
Eu entendo que políticos do PT e do PSDB se odeiem. São adversários políticos, disputam o poder. Mas me parece inteiramente incrível que um cidadão comum veja esses dois partidos, que têm os mesmos projetos de governo e as mesmas metas a curto, médio e longo prazo, como encarnação do bem, um, e encarnação do mal, outro.
E se tem uma coisa que me desanima é ver simpatizantes do petê, de bom coração, desperdiçarem a chace de pôr na prefeitura um homem como o Gabeira só pelo gosto de impôr uma derrota aos tucanos.
É claro que o governo comemoraria a eleição de Paes como vitória sua e vice-versa. Mas isso é lá o xadrez deles, disputa pelo poder que envolve desde vaidades deletérias até a briga por cargos e empregos. O que eu não entendo é como um cidadão comum pode pôr o interesse desses caras acima da administração da cidade em que vive.
Caro Chesterton, admito q nao conheco muito da politica carioca, mas o q vc diz (q c/ dinheiro publico, privilegia poucos) vale para qquer politico q conheco… Eu falo q o Gabeira ee mais progressita q o Eduardo Paes pelo o q ele defende (ee mais tolerante), principalmente pela sua trajetoria politica pos-exilio (q ee muito mais coerente q o Paes), e principalmente pq o Crivela esta no barco do Paes, alem do fato de q o Garotinho faz parte do partido dele. Pode-se dizer q o Cesar Maia estaa no barco do Gabeira, dai vai pelo gosto e dos pesos de cada um.
Pedro: o PDT teve candidato a prefeito, o Paulo Ramos, no final como a mesma proporção de votos do Chico e o Paulo ficou calado. Ou seja nas mesmas condições do Molon e do Chico. Mais ainda, o Paulo Ramo e um grupo de 38 pedetistas votaram contra apoio a qualquer dos dois candidatos, perdendo para o grupo do Lupi por 20 votos (tiveram 58), num quadro em que mais 47 membros do diretório municipal não votaram. Tem mais: o Miro Teixeira e o Jorge Roberto da Silveira (prefeito eleito no primeiro turno em Niterói) declararam apoio ao Gabeira no primeiro turno. No jornal Globo que apresentou a “decisão” do PDT teve duas fotos: uma de Lupi e Brizola Neto com Paes e uma outra de Miro e Jorge. Esta é a verdade do PDT que não sei o motivo é esquecida por “certa esquerda” do Rio.
Existe sim alternativa para a eleição do Rio. É a que corretamente seguem Chico Alencar e o Psol. Votar NULO!!!! Nem Gabeira, César Maia, Armínio Fraga, e outras figuras do gênero psdb-dem-pv, e muito menos Paes e sua corja!!!!!
Fora de tema — PD
Que atire a primeira pedra o candidato de esquerda que não estiver acompanhado de inimigos figadais, adversários ideológicos e elementos com os quais não se cogitava qualquer tipo de aliança.
O caldeirão partidário brasileiro misturou tudo, a pretensão eleitoral aparou todas as arestas. Se alguém quer de fato votar em determinado candidato, terá de colocar à frente unica e exclusivamente o valor pessoal e a história política do escolhido.
O mesmo valor pessoal e a mesma história política insuficientes para contornar quando eleitos os problemas decorrentes de tais alianças e apoios.
Eu detesto o Eduardo Paes, acho que o Rio nem o Brasil merecem um político como ele, sua trajetória política fala por si. Mas tentar diminuir o erro do Gabeira com essa história de contexto não dá. Além disso, ironizar o “ofendidíssimo” Idelber diz mais sobre suas preferências do que sobre as dele.
Problema de Gabeira é que escorrega demais : Ajudou a eleger Severino, depois posou de bom moço com dedo em riste ameaçando remover o cara de lá.
Diz uma forma nova de governar,mas se liga ao PSDB o partido fisiológico e unha e carne com o DEM. Tanto é que passou a ser conhecido como PSD(EM)B.
Gabeira é mais do mesmo. Quer ser o paladino da mudança, mas é obviamente o queridindho da Globo. E aqui vai uma obviedade : se a Globo tpa com ele, alguma coisa não cheira bem.
Não acho que Paes seja melhor. Minha conclusão é que o Rio mais uma vez escolheu mal ( qualquer um dos dois)
Concordo com Renato.
Armínio Fraga hummm. agora tá explicado em parte o apoio da Globo a Gabeira
Perdoem a ignorância, mas já recebi um e mail dizendo qe o Gabeira votou no severino. É verdade, ou ajudou a eleger o severino da mesma forma que toda a esquerda, que nunca se une quando deve se unir - vejam o caso de jandirão, que vergonha!!!!
Mas fiquei orgulhoso de Chico Alencar e Molon.
Mas me digam: Gabeira votou mesmo em severino?
Eu comento bastante os posts do Idelber. Nem sempre concordo com ele - como não concordo, por exemplo, em muitas críticas que faz ao Gabeira (c0m algumas eu concordo, sim). Para pontuar algumas correções e para que a honestidade prospere aqui no blog do Pedro Dória:
1) Idelber acreditou que a foto da vice republicana era verdadeira. Era montagem. Ele errou. Reconheceu, em seguida, o erro. Reconhecer erro é virtude, não é desonestidade. Os indignados com o comercial da Marta, aliás, não elogiaram a candidata petista pelas desculpas públicas pedidas pela candidata petisa ao Kassab. Reproduzo comentários do Idelber:
“Quanto à foto: eu sou péssimo para avaliar photoshopagem. Se a foto é manipulada, você [referindo-se a uma comentadora, que havia acusado o sexismo da imagem] tem um ponto, é verdade. Se a foto é verdadeira — parece que não é, mas eu achei que era –, aí não, sorry.
(…)
“Então tá. Combinemos que é sexista”.
2) Idelber condenou o comercial da Marta, sim. Pontuou, a meu juízo, correta crítica à imprensa. Eu havia comentado, aqui no PD, algo semelhante antes do post dele. O ombudsman da Folha também fala a mesma coisa, depois do post dele. Os comentadores que tergiversam sobre sua condenação explícita incorrem em sofismo. Ou, então, não leram isso:
“A campanha de Marta Suplicy errou, e errou feio, ao introduzir as perguntas é casado? tem filhos? no final de um comercial em que fazia uma série de indagações legítimas sobre o passado político de Gilberto Kassab. (…) Não me parece honesto negar que essas perguntas tentavam jogar com a homofobia alheia. Não me parece honesto dizer que “são perguntas como quaisquer outras”. (…). A pergunta claramente tentava induzir uma reação homofóbica. (…). Acho que Marta errou uma segunda vez ao não assumir a responsabilidade pelo anúncio, colocando-o nas costas do marqueteiro. Um anúncio veiculado por uma campanha é de responsabilidade do candidato. Se viu ou não viu, se aprovou ou não aprovou, importa pouco. Ela é responsável pelo que sua campanha veicula. Reitero: condeno o comercial e condeno o fato de que Marta lavou as mãos”.
Argh, dois “candidatas petista” na mesma frase, relevem aí. É horrível escrever em caixa de comentários.
E erra de novo. “Candidata petista”, ó, céus.
Nao caro Fabio, o Idelber pode atee ter assumido q a foto da Sarah Palin era sexista (depois da Mary W insistir MUITO no assunto), mas nao pediu desculpas pela postagem. Entao ee pior, pois ficou como um sexista “esclarecido”… dai vem a falar sobre indignacao? soo se for indignacao “dirigida”, ou como o Nassif escreveu “indignacao seletiva”.
Odracir,
Releia. Idelber disse que errou. Não escrevi que ele pediu desculpas. Mas entendo, sim, haver pedido de desculpa tácito em quem admite ter usado uma imagem sexista.
Caro Fabio, nao vejo assim, vejo mais alguma coisa do tipo, taa bom, a foto ee sexista e ponto-final. Se vc quer ler q houve uma desculpa, ee muito mais uma questao de quao leniente vc quer ser c/ o caro Idelber. Formalmente nao houve, e eu jaa acho q ele escreveu isto, soo p/ matar a discussao. Outra coisa, mesmo se a foto NAO fosse uma fotomontagem, seria sexista sim, pois a unica razao de postar a foto foi de diminui-la, mostrando q ela fosse uma “bimbo”, ou uma “Magda”. Ee uma situacao semelhante a da propaganda da Marta, se o Kassab ee homossexual ou nao independe do fato q a propaganda ee preconceituosa.
Desconfio de qualquer pessoa com nome que parece verbo.
Infelizmente a direção nacional do PT é pragmática demais para meu gosto. Eu sei que se não for assim, não é possível governar, mas isso é podre demais para o meu gosto.
Quem mora no Rio sabe que o Molon não teve direito sequer a uma mísera foto com Lula (só com montagem de photoshop).
Eu queria que alguém me respondesse: por que o PT do Rio é tão maltratado? Por que tem que aceitar acordos como esse em toda eleição? O que faz alguém querer ser candidato do PT no Rio, se não tem apoio do Lula (o PT não é mais popular, mas o Lula ainda é, e muito)?
Espirit de porc,
Por uma única razão. O PT não é mais um partido. Virou um máquina utilizada para um projeto de poder.
Tão simples quanto isso.
ps1.: apesar de uma grande parte dos filiados ainda acreditar que o PT é um partido.
ps2.: não se diferencia em quase nada mais dos outros.
Pô PD, mijastes fora do penico (?). Acabei de perder uma aposta fiando-me na sua informação de que o Chico Buarque era paulistano - e neguinho dizendo que nasceu no Rio. “E eu, o cara é jornlista rapá, confere as parada tudo. é paulistano”…
Diga-me: cabeção eu ou cabeção tú?
ps: perdi um livro pro meu professor de inglês. (que bonitinho!) :-)
Nota-se na imprensa carioca, radio, tv e jornal, que o caso do assassinato a sangue frio do empresario Artur Sendas está sendo levado tendenciosamente para um “acidente”. Sim, o ex-funcionario teria acidentalmente atirado e matado o ex-patrão.
Onde está a indignação nacional-regional nos moldes do assassinato da adolescente, ou da jornalista morta por outro jornalista (P Neves)? Com o agravante que Artur Sendas havia financiado os estudos da familia inteira, 2 pessoas inclusive em nível universitário.
Já sei, é homem, branco e bem sucedido na vida, portanto naõ é merecedor de pena nem comoção. Cadê o Pax e o Jaca-gado, mostrando a injustiça cósmica da situação? Nem aparecem, porque como disse, homem branco unca é vítima, é sempre algoz, por mais que tenha feito pelo carrasco e seus fm,iliares, é um eterno devedor, nesse mundo hipócrita de eleitores “sofisticados” subjetivistas.
Danem-se empresários ricos, vamos sequestrá-los para extorquir dinheiro deles para a “causa”. Abilio Diniz, Sendas, homens com capacidade empresarial e organizaci0nal que criaram empresas com milhares de postos de trabalho SEM CUSTO para quem paga impostos. Aliás, ao contrário, arrecadaram milhões e milhões de reais em impostos.
Homems como esses (e outros) sustentam essa farra de populismo e bom mocismo de eleitores “sofisticados” por conta própria e risco próprio, enquanto políticos em gabinetes refrigerados discutem como vão “aplicar” (gastar) o dinheiro dos impostos das empresas desses senhores.
Viva ao Sendas! Sua memória nunca será apagada! Viva qualquer empresário que não vive do dinheiro arrecadado com impostos!
Abilio Diniz, sequestrado por irmãos de ideologia ( e modos) de Gabeira, Artur Sendas morto por uma vítima da sociedade capitalista malvada, e alguem diz alguma coisa? Porra nenhuma! Gabeira deve estar a essa hora pensando que poderia ter sequestrado Sendas lá nos anos 70 com seu grupelho de fdp armados. Não, não se manifesta, ele está já contando votinhos para tomar posse da máquina administrativa-burocrática que rende milhões aos seus chefes além de votos que os eternizam no poder.
E o funcionário? Uma “vítima”, é negro e nasceu pobre, necessitou da ajuda de um empresario paa tentar (não conseguiu) tirar o pé da lama. Em vez de ficar agradecido, acghou que era direito adquirido e foi fazer DEMANDAS enquanto ARMADO após saber que seria demitido. Não, não foi agradecer por anos de salário em dia (uma obrigação , diria o Jaca-gado), foi interpelar o empresario pois no íntimo se acha credor.
Lê nos jornais que é vítima grupal de “injustiça social” e vai fazer justiça social com as próprias mãos. E panos quentes, terá toda a simpatia e solidariedade de grupelhos “politizados” que não perdem tempo em defender assassinos, procurar por direitos humanos de bandidos eventuais ou notórios.
Ele é vítima da sociedade, logo, a culpa de seu crime é do grupo que o vitimou. Não existe o livre arbítrio, logo ele não é senhor de si, de suas vontades, ele é levado pela emoção (coletiva) de ódio ao branco (principalmente, e isso é importante, se ele é capaz, se não está pendurado na previdencia social).
Que espécie de país vai ser construído com uma mentalidade dessas. Quantos eleitores “sofisticados” serão necessários para entender nas entrelinhas que o mérito é na verdade demérito? Agora mesmo, com a gabeiromania, quantos estão sonhado com “um mundo melhor” (que se traduz: um mundo onde eu não precisetrabalhar pois vou viver às custas dos outros), onde viverão cantando:
-Coitadinho de mim, um trocadinho ou eu vou bagunçar o coreto.
PD, não querendo confundir alhos com bugalhos, olha só que bagunça. Respeito muito a trajetória do Gabeira, queria muito morar no Rio e votar nele. Só que hoje não podemos mais considerar a ideologia partidária. Exemplo: em Minas, mais precisamente em Betim, na RMBH, temos um político, dono de uma grande empresa de transportes, que presta serviços para a Fiat e também dono de um jornal. O mesmo faz gato e sapato da política de lá, inclusive com requintes mafiosos (não estou exagerando). Partido deste senhor: PV! Pois é, acabou-se a ideologia partidária.
Comentei nesse post do Idelber, e concordei com seus argumentos. E vejo como ele busca sempre ser coerente com seus princípios, do mesmo jeito que você, Pedro. (O que não quer dizer que ambos não se equivoquem, humanos que são.)
Entendo que vocês dois advogam por algumas coisas parecidas, como, por exemplo, que os órgãos de comunicação se posicionem claramente sobre as suas preferências partidárias, assim como o direito de se fazer peças publicitárias expondo opiniões (como a do panfleto censurado) falando o que este ou aquele partido pensa a respeito do adversário — embora critiquem aqueles nitidamente ofensivos (como é o caso dos panfletos ditos apócrifos). E considero interessante como ambos (você e o Idelber) usam como parâmetro, a forma com que isso se dá nos EUA. Daí que é fácil apontar sua principal discordância neste caso específico: a candidatura do Gabeira às eleições para prefeito do Rio.
Você, Pedro, bate na tecla do que o Rio precisa, encarnando em Gabeira o perfil ideal para ocupar o cargo de prefeito nestas eleições. O Idelber, por seu lado, não vê com bons olhos a candidatura de alguém que tem atrás de si uma coligação composta por partidos de oposição ao governo federal, e critica a “(…) despolitização e tecnificação do discurso sobre a política”. Este último aspecto me parece importante, justamente porque acredito que seja necessário fazer uma reforma política com urgência, no intuito de fortalecer a nossa democracia. E querendo ou não, o fortalecimento de partidos — eliminando legendas de aluguel, por exemplo — é o caminho a ser tomado. Mas neste momento, o quadro político-partidário do Rio de Janeiro não é um bom parâmetro e nem serve para esse fortalecimento que advogamos todos.
Trocando em miúdos: como você, Pedro, voto no Gabeira, entendendo (eu, Ricardo) que apesar do seu discurso sugerir (ou mesmo flertar com a) despolitização, entre os candidatos e as forças políticas locais, ele é o melhor nome. Mas como o Idelber, não vejo com bons olhos essa despolitização e tecnificação do discurso sobre a política, pois encobre interesses mil e bate de frente com o que vocês dois advogam em termos de clareza sobre as posições políticas dos atores que aí estão.
No dia 14, o PD escreveu o post “Tenho uma pergunta a vocês”. E aí tascou:
“Às minhas dúvidas: todo esse debate no entorno avança a causa da democracia no Brasil? Temos de alguma maneira propostas de projetos mais claros para o país? Temos uma idéia do que queremos? Os termos nos quais o debate se dá fazem sentido? Estamos melhor informados? Qual a impressão de vocês em sua vida aqui e no resto da rede?”
Foi isso. Ele disse que tinha uma pergunta e fez 6 (imagina se ele tivesse 10 perguntas…).
Isso tem tudo a ver com o Gabeira e as eleições no Rio.
Não sei se existe, em alguma parte do planeta, uma democracia forte com partidos fracos. Acho que não existe.
Os partidos se solidificam quando expressam, com alguma consistência essa tal “idéia do que queremos”. Cada um pra sua tribo.
É aquele negócio: as pessoas votam no partido tal ou qual, sabendo de antemão o que, mais ou menos, aquele partido fará se vencer as eleições.
O Brasil não tem partidos fortes. Logo, a democracia brasileira é frágil.
Gabeira poderia ter se dedicado a construir o partido dele. Em vez disso, preferiu disputar as eleições pelo PT, porque isto facilitaria a conquista de uma vaga na Câmara Federal.
Em vez de investir no partido, ele preferiu investir na carreira política dele. Exatamente como fizeram e fazem aqueles que fazem da política brasileira pouco mais que um festival de prostituição, estelionato, vagabundagem & afins.
Mas, como é o Gabeira, digamos que os fins justificam os meios. Que se tenha como elevado, nobre, justo e defensável, quando feito por ele, o que é imoral e sórdido se feito por outros.
Agora, ele arrisca vencer uma eleição majoritária. Mas não tem partido.
Por isto, vê-se na contingência de fazer aliança com grupos políticos que, no poder, procederam exatamente do modo que Gabeira diz que NÃO vai proceder, se eleito.
Dá pra acreditar? Digamos que sim, já que é o Gabeira, etc, etc, etc.
Tem alguém aí que realmente acredita que o apoio político que hoje o Gabeira recebe, de quem ele recebe, não terá um preço?
Tem alguém aí que realmente acredita que esse preço não será cobrado?
Tem alguém aí que não sabe que se Gabeira não pagar esse preço, não conseguirá governar? E que, se pagar, vai virar suco?
Tem alguém aí que realmente acredita que, pago o preço que será cobrado, não restará nada do Gabeira que hoje conhecemos?
Lamento, amigos, mas, desde já, em verdade vos digo: o Gabeira é só mais uma promessa não cumprida da política brasileira.
Duas perguntinhas básicas: omitiu-se a informação ou não? Em caso afirmativo, foi por incompetência, negligência ou má-fé?
Li tudo… Não é preciso explicar porque sou fã do Gabeira.
Vou concordar EM PARTE com o Ches… Lá no comentário 8 quando fala da “nuvem branca”.
Mandou ver Ches… Nuvem branca é sugestivo pákas.
De olho no Gabeira. Essa é a minha atitude e da tribo que faço parte. Gabeira hoje se molda para assumir um cargo público de alta visibilidade. Estamos de olho nele, pois acreditamos em resultados futuros, não so pra o Rio, mas no âmbito federal principalmente.
Gabeira. Use vias tortuosas, porém de olho nos teus princípios. Tua proposta de governo é boa, mas as entrelinhas eu conheço bem, não ignore-as.
E tome Nuvem Branca.
A cidade do Rio de janeiro está definitivamente sem saída. Um povo muito “politizado” (no mau sentido da palavra- um povo de esquerda, com um coração maior que o bolso, tolo, que dá o que não tem e promete o que não pode).
Precis de um reformador radical (radical= raiz).
Precisa de alguem com força física e poder político para tomar atitude antipáticas.
1. remover favelas - sim , sem dó
2. estabelecer a ordem pública - sim, prender por vagabundagem
3. estabelecer um perímetro turístico (a sua maior vocação) - criar um paraíso aos que vem de fora (como em Cuba).
Isso não acontecerá nunca, por isso a cidade continuará em eterna decadência. Ao ponto de apenas o pior, uma tragédia (como um terremoto) poder resolver a situação.
A solução para o Rio de janeiro, infelizmente, não é meu gosto, mas a realidade é má….é autoritária, não é liberal nem democrática.
Ja disse antes, vou votar no gabeira… mas o discurso de que ele não é preparado, nao tem propostas mas é um homem de bem , honesto,ético etc…. e isso é garantia de que sera um bom prefeito é absurdo…. Quem tiver o minimo de idade vai se lembrar do governo do saturnino……
Já eu não vou votar no Gabeira, mas uma vantegem ele tem sobre Saturnino. Ele quer ser eleito. Saturnino encarava a prefeitura como um abacaxi a ser descascado. Como disse Millor, saturnino desmoralizou a honestidade.
Acabo de receber a informação que Gabeira vai colocar legenda em teatros para que surdos possam acompanyhar a peça.
Perdeu a noção do ridículo.
Eleitores sofisticados do país, j´sa perceberam que gabeira faz promessas que não pode nem pretende cumprir? Hein, hein?
Fools, damn fools.
O que ninguém está entendendo é que se o FHC começou a dissolver as fronteiras entre os partidos, o Lula acabou com elas. Alguém pode me dizer o que Jandira, o Crivella, o Cabral, a Benedita, o Lupi o Edson Santos e o Paes tem em comum além de estar do lado do Lula? Alguém acredita que há alguma coerência nesta aliança? Tem alguém que acredita que eles tem um interesse comum pelo bem do Rio? Só se for muito ingênuo. O único interesse deles é saquear e repartir a cidade entre eles.
Neste sentido, não há termo de comparação com o Gabeira. Ele pode ter cometido alguns erros - votar na reeleição do FHC, chamar a vereadora de suburbana - mas não há termo de comparação entre a sua trajetória e as suas companhias. Alguém acredita que o apoio do Dem (e CM) vai se refletir na repartição do poder?
Gabeira neles!!!
Vou votar no Gabeira. Mas concordo com as críticas do Elias (68). Até porque acompanhei a fundação do PV por dentro e cnheci o Gabeira de perto. Fico triste com situações como as descritas pelo Demian (66).
E concordo em parte com o Chest na 71. O Rio precisa de ordem. As favelas devem ser combatidas, mas não com a “remoção sem dó”. Talvez só com as novas, a partir de um acôrdo, isso pudesse ser feito.
E aqui não é um pais comunista como Cuba, pra isolar uma área. Até me surpreendo com ele defendendo algo que só pode funcionar (em parte) numa ditadura comuna.
O Chico Buarque nasceu no Rio. Depois, mudou-se para SP.
E tem um disco chamado “Carioca”!
PD,
O apoio do DEM vai sim se refletir em entraga de alguns cargos…. claro…. basta lembrar que o Sirkis foi secretario do Cesar Maia nas duas ultimas gestoes… O cesar vai ser candidato ao governo do Estado… É natural que o PFL e o PSDB estejam juntos na eleição para presidente.. para o governo de SP e para o governo do Rio ( o PSDB no Rio nao existe não é.. ) O apoio do cesar vai ter um preço sim…..
Paulistano Chico Buarque? Onde é que o PD foi descobrir isso? Ai, ai, ninguém viaja pelos EUA impunemente. Cuidado, PD, desde garoto que eu aprendi que errar sobre o Chico é um perigo, toda a mulherada brasileira cai em cima de você. O Chico é carioca (aliás, seu apelido quando morava em São Paulo). Não vai agora dar uma de republicano e pedir que ele mostra a certidão de nascimento…
1944
No dia 19 de junho nasce, na Maternidade São Sebastião, no Largo do Machado, Rio de Janeiro, Francisco Buarque de Hollanda, o quarto dos sete filhos do historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda e da pianista amadora Maria Amélia Cesário Alvim.
1946
A família muda-se do Rio para a Rua Haddock Lobo, em São Paulo. Seu pai é nomeado diretor do Museu do Ipiranga.
http://www.chicobuarque.com.br/vida/vida.htm
76, Pedro, PSDB e PT são praticametne a mesma coisa tem muitos anos.
Gerson B, 77 tudo bem, então remoção com dó. Eu arrumo ônibus. Bem, é brincadeira. Acho que se deve estudar projetos como o do Lacerda, que fez uma vila na baixada para os oriundos da favela onde hoje temos o Parque da Catacumba.
Quem sabe um dia teremos o Parque do Pavão e pavãozinho ….Ou o Parque Rocinha …
Movimento sério
“O Rio é de quem paga IPTU”!
Aliás, como é que se pode ir para a frente num lugar onde quem não paga IPTU vota para prefeito. Já pensaram se o pipoqueiro da calçada e o sorveteiro da esquina votassem para síndico de seu prédio …A zona que seria….
Elias,
No blog do Antonio Cicero, há um bom contraponto pros teus pontos. Um texto do Francisco Bosco, escritor.
Me permito reproduzir o primeiro parágrafo, o resto você vai lá e lê.
http://antoniocicero.blogspot.com/2008/10/francisco-bosco-gabeira-uma-chance_21.html
A candidatura de Gabeira a prefeito do Rio de Janeiro tem uma enorme importância, não apenas para a cidade do Rio, como para todo o Brasil e sua história política. É no mínimo uma raridade, senão uma novidade histórica, uma candidatura que, desde o início, tenha se orientado incondicionalmente por princípios de absoluto respeito à legalidade, ao espaço público e aos adversários políticos. Uma candidatura que tenha se guiado por um elevado senso moral, de que não abriu mão mesmo quando confrontando manobras tradicionais da política brasileira, como distribuição de panfletos apócrifos, uso abusivo e caviloso de declarações infelizes (como no episódio que envolveu a vereadora Lucinha), estratégias obscurantistas, etc.
________________________________
Pra finalizar, uma resposta ao teu último parágrafo:
Lamento, amigos, mas, desde já, em verdade vos digo: o Gabeira é só mais uma promessa não cumprida da política brasileira.
A maior promessa não cumprida dos últimos tempos foi que o PT seria um partido mais honesto que os outros.
E por mais esquizofrênico que seja, ainda prefiro Lula às outras opções (Alkmin, Serra etc). Mas, digamos assim, quase no empate. Já está dando nos nervos sua parcimônia com a corrupção geral. Eduardo Paes, Severino Cavalcanti, Dantas e quetais têm sido a gota d´água.
Agora o Chest defendeu o modelo cubano de turismo. Quem vai negar que ele é de centro agora? :p
Hehe, brincadeira, Chest, dessa vez, concordo com o espírito da afirmação. O Rio precisa de alguém que tenha punho firme, mas que tenha punho firme contra criminoso, e não contra pobre. E parece que não há a menor chance de isso ocorrer com o Eduardo Paes…
De resto.. ei, Chest! você devia elogiar o Gabeira por ter sido guerrilheiro. Esse negócio de pegar armas para lutar contra governo opressor intervencionista é o espírito da Segunda Emenda, cara :)
Pedro,
Claro que Gabeira terá que partilhar o governo com os grupos políticos que o ajudarem a se eleger.
Terá que partilhar e muito!
Isso só não seria necessário se o Gabeira se elegesse por um partido forte, que fosse capaz de lhe proporcionar sustentação política na Câmara.
Com um partido forte, a negociação política ficaria mais fácil. Na maior parte dos casos, a coisa se resolveria negociando-se a composição de mesa da Câmara e alguns cargos de assessoramento, no Executivo.
Sem o partido forte, ele ficará totalmente na mão dos partidos que o apoiaram na eleição e que o apoiarão — ou não — na Câmara Municipal.
Como Gabeira é politicamente frágil, nenhum desses partidos deixará por menos.
E Gabeira terá que ceder. Caso contrário, nada do que ele propuser vai passar na Câmara. Na melhor das hipóteses, levará embargo de gaveta. E Gabeira não conseguirá governar.
Cedendo, ele governará. Mas vai ter que abrir mão das propostas que contrariem os interesses que seus aliados defendem.
E é aí que ele vai virar suco.
Elias tem razão sim, Gabeira terá que fazer alianças partilhando o governo. Não vai ser fácil. Nem um pouco. É bom a turma não ter esperança de um governo super bem sucedido logo de cara sem que a sustentação na Assembléia esteja formada. Não mesmo. O jogo será duríssimo caso seja eleito. Vai ser eleito, pra dar uma dose de emoção aqui no debate.
Agora imaginem o Eduardo Paes que já vai completamente comprometido. Esse mesmo que não mudaria nada, caso fosse eleito. Sorte é que não será.
Esse é o ponto.
86, o problema é que o Gabeira queria instaurar um modelo infinitamente mais opressor no Brasil que a ditamole dos militares de 64.
É que nem o Obama…Change! Sim, mas change o que, pelo que e como (interroga).
Pax, essa ilusão com o Gabeira será igual as ilusões que v. teve com o PT, com Lula, com o trabalho, com a vida, com a mata, com a Mementio….enfim, você estã condenado a se decepcionar para todo o sempre.
Pax, melhor se decepcionar um pouco do que ser uma pessoa completamente desiludida.
Gabeira vai fazer o seu melhor, com a nossa ajuda!
Com certeza, Clara. Com certeza. Apostar na mudança, na promessa de dias menos corruptos, é uma boa bandeira.
Tomara, sinceramente, que não seja uma nova decepção como foi com o PT.
Com o Eduardo Paes não há dúvida. É líquido e certo. Da pior qualidade.
cliquem no meu nickname e leia o cabeçalho.
Odracir,
1) Se a Marta chama a Caras para fotografar seu casamento, não pode reclamar da publicação dessas fotos. Acho, aliás, que ela nunca reclamou disso. Daí a falar em “Dona Marta e seus dois maridos”, como fez a campanha do Serra em 2004, sem escarcéu da FSP, é hipocrisia. A Folha, o melhor jornalão brasileiro, é Serra até provar o contrário. E ela tem provado, a cada dia, que é Serra mesmo. E é tão Serra quanto cínica. O ombudsman atual e o anterior não sofrem de petismo mental, nem acreditam em PIG.
2) Se o Gabeira está na praia de tanga lilás, não há nenhum problema em divulgar a foto. É espaço público, não há invasão da privacidade a meu juízo. Não sei se ele sabia que a imprensa estava na piscina do Flamengo, na Gávea, quando emergiu das águas de sunga. Mas, também ali, não vi nada de grave. Coisa normal. E a sunga, “conservadora”, remete à tanga lilás, “libertária”, sugerindo momentos distintos da biografia do Gabeira.
3) SE, veja bem, SE Sarah Pahlin faz pose com uma arma na mão, de biquini ou de terninho, sinto muito: é notícia. E, no caso da montagem (que é grotesca), a pose sugere um “sou, sim, pitbull e uso batom”. SE fosse verdadeira a foto, sinto muito, é notícia. Eu publicaria, se editor ou blogueiro eu fosse. O Serra fez uma dessas, de terno e gravata, e foi capa da Folha. Ele sabia que estava na mira dos fotógrafos. Sua pose sugere que é o comandante-em-chefe e que está “de olho” na segurança pública. Então, aqui, discordo da tua opinião.
4) É difícil estabelecer regras fixas, pode ou não pode. Cada caso é um caso, somos humanos e complexos. Se Juliana Paes está de saia numa ventania e acontece de o vento levantar sua saia, até comprida, expondo peça íntima ou ausência da mesma, não publico. É informação de interesse “do público”, mas não é de interesse público. É infortúnio. O fotógrafo perceberá se ela ficou ou não constrangida. Mas se, num estúdio, Juliana Paes, como a mesma saia comprida, rodopia na frente do ventilador e os fotógrafos profissionais que estão ali para aquilo mesmo, flagram sua ausência de peça íntima, a coisa complica. Duvido que não tenha passado por sua anuência. Ou aquela foto de Juliana Paes é sexista?
Caro Fabio,
1) No blog do Favre ele tirou isso do Folha on line. Entao nao me venha dizer este tipo de coisa.
2)Eu acho q aAs pessoas q votam no Gabeira, eu acho q votam nele c/ sunga, c/ tanga, c/ toalha. Isso nao entra na discussao, pois uma dos angulos do Gabeira sempre foi essa transgressao moral. Acho q funciona no Rio (menos careta), nao funcionaria em Sao Paulo (mais careta).
3) Acho q vc estaa equivocado de novo. Qdo o blog q estaa a discutir politica coloca uma foto soo p/ tentar diminuir uma pessoa atraves de um esteriotipo, dai ee preconceito. A foto coloca a Sarah Palin, de biquini, c/ um rifle (haa fotos reais da Sarah Palin vestida c/ rifle). O q a foto sugere, q ela ee uma “bimbo”, ou em portugues do Brasil, uma “Magda”, uma “loura”, uma sei-la-o-q. Vou dar um outro exemplo de preconceito, os blogs q exporam as fotos do Obama c/ turbante. Haa milhoes de fotos do cara, mas colocam justamente uma em q ele aparece como um arabe (e q muitos americanos tem uma verdadeira ojeriza). Se vc achar q nao haa um preconceito embutido nestes 2 exemplos, entao meu caro, vou te dizer q vc ee, pelo menos, um preconceituoso “seletivo”, o q tem uma falsa indignacao. Veja os argumentos da Mary W. e das outras mulheres laa no blog do Idelber , e veja como o “outro lado” do preconceito pensa.
4) Sei laa, ne!? Isto nao tem cabimento na discussao… isso parece ser uma boa tergiversacao.
ps: Se o Idelber realmente tivesse admitido o erro, ele teria q ter colocado um adendo no post dele. Como nao consegue admitir o erro, deixou a admissao sexista (s/ desculpas) enterrado laa na caixa de comentarios.
Vou no Blog do Noblat e tá lá, a foto derradeira, o fim da discussão.
Marina Silva ao lado do Gabeira.
O que ainda resta do bom PT ao lado do único candidato que merece algum respeito nessa final.
Elias, você ainda quer discutir?
Odracir,
Não sei negritar em caixa de comentário (sou um semi-analfabeto digital). Maiúsculas não são gritos, mas destaques, ok?
1) Eu não vi o blog do Favre. Devo ter entrado lá umas duas ou três vezes, já há algum tempo, a partir de links de outros blogs ou do Google (e os temas que li NÃO se referem às fotos do casamento publicadas pela Caras). Esta é a minha opinião, não é a do Favre. Peguei apenas um exemplo de QUESTÕES PESSOAIS, que foram atacados por candidaturas adversárias, para amparar minha opinião sobre o evidente Serrismo da Folha. Tenho muuuuuuuuitos outros.
2) Pontuei o “outro lado”, do homem-candidato em traje de banho. Por que homem pode ter foto de sunga publicada? Não é porque existe uma suposta trangressão moral do Gabeira, ou uma supostar caretice menor dos cariocas, que pode ou deixa de poder. É, aliás, um argumento da Mary W: Biden de maiô do lado retiraria o suposto viés sexista (se a imagem fosse verdadeira).
3) SE, eu disse SE, a foto fosse verdadeira, a publicação seria legítima. Quem vir a imagem formulará seu juízo. Li, sim, os argumentos da Mary W, da Juliana, da Vanessa. Respeitosamente, discordo. A imagem de Obama com turbante à árabe é real? Não tem discussão, seu uso É legítimo. Ah, tem milhares de fotos do Obama e escolhem justamente essa… Ora, cada um escolhe a foto que quiser! Espaços de opinião, como são inúmeros blogs, devem ser livres (respeitados os limites da calúnia, da injúria e da difamação, que são crimes de opinião). Bem, as fotos foram publicadas e repercutem negativamente nas campanhas. Que Pahlin e Obama justifiquem, defendam, expliquem, contextualizem, critiquem. Isso É democrático. (A capa da New Yorker, uma charge do Obama “terrorista”, É democrática, questionadora e NÃO é preconceituosa).
4) Neste caso, falei mais como jornalista que sou. Como não explicitei essa diferença, talvez tenha te parecido tergiversação. Penso que jornalistas têm o dever de contextualizar, apurar honestamente, entrevistar, ouvir o “outro lado”, editar, enfim, um monte de coisas que não cabem em espaços de opinião.
Caro Fabio,
1) Uma das fontes da materia q vc leu sobre a propaganda tucana foi tirada laa da Folha-on-line. Foi uma coisa q ficou 5 minutos no site tucano, e saiu logo em seguida. Nao tinha o fato de q foi preconceituosa, mas foi muito menos abrangente q o da propaganda da Marta.
2) O Gabeira nao se importa c/ isso. Alias eu acho q ele faz isso p/ se destacar. Ee soo ver a trajetoria dele. O mesmo nao se pode dizer de John Biden. Se o candidato a VP democrata fizesse isso, ele soo visitaria Washington como turista. Imagina todos aqueles “blue collars” de RI iriam votar num cara de sunga.
3) As vezes ee muito dificil de ver o preconceito, mas ee soo olhar o pessoal q sentiu ofendido e dai vc vai ter uma nocao. Alias, ser preconceituoso per se, nao ee uma infracao penal. Na democracia vc pode ser preconceituoso. O q nao vale ee vc afetar o direito do outro, diminuir ou discriminar os direitos por cor, raca, sexo, religiao, etc. Se vc ee sexista, isso ee um problema seu. Agora, se vc posta coisas preconceituosas e depois ee contra o preconceito, isto p/ mim ee hipocrisia. A capa do New Yorker em questao foi preconceituosa E democratica. Propagandas neo-nazistas sao preconceituosas mas tem todo o direito de ser postadas (eu acho q haa certos limites, nao podem ser panfletos a favor de genocidio e coisas do tipo). Eu sou da opiniao q pessoas, mesmo sendo preconceituosas, tem direito a uma opniao. Mas se opina sempre estaa sujeito a criticas.
4) Falou…
Ops…
Nao nota acima, ao ler ” Nao tinha o fato de q foi preconceituosa, mas foi muito menos abrangente q o da propaganda da Marta.”, leia-se “Nao TIRA o fato q foi preconceituosa…”
Pax,
1 - Não acho que o Gabeira seja má pessoa. Pelo contrário.
2 - Acho que ele desperdiçou a chance de ser um excelente político. Deveria, quando teve tempo pra isso, ter se dedicado à construção de um partido. Teria feito mais, pelo país e pelo Rio.
3 - Por essa mesma razão, também acho que ele, se eleito, não vai fazer um bom governo. E lamento por isso. Em política, às vezes, você perde ao ganhar (e ganha ao perder…).
4 - Mas concordo com quem acha que a alternativa a Gabeira é ainda pior. O que torna as coisas ainda mais lamentáveis, para o Rio principalmente.
5 - Quanto à Marina, sei não… Tenho minhas dúvidas. Não houvesse sido ela colocada pra fora do ministério, do modo como foi, será que ela estaria com Gabeira agora? Cá pra nós, creio que não. É direito dela apoiar quem ela quiser, mas… no caso, não me parece sincero.
E Pax,
Também concordo com você quanto a que Gabeira é um dos poucos políticos — não apenas carioca, mas de todo o país — que ainda merece respeito.
Não aprovo as escolhas dele, mas claro que respeito o cara.
Odracir,
Maiúsculas para destaques, ok?
1) Não ficou no ar por cinco minutos, não. Foi publicado num dia e só foi retirado no outro. “Foi um equívoco”, explicou o PSDB, verbalmente. Nem notinha de 5 minutos sobre o erro houve no site que publicou o erro. José Serra disse… “desconhecer a nota”. Deve ser coisa do marketing, imagino. Desculpa dos tucanos? Se você entende que admitir erro não contém, tacitamente, pedido de desculpas (e eu discordo), o que dizer? Eu acho que tiveram a dignidade de falar que foi um erro, mas o desconhecimento do Serra e da Marta se equivalem. Penso que o erro tucano, em si, é menos covarde, porque é direto. Não insinua. Fala com todas as letras que ela curte a bigamia, daí ninguém tem dúvida: dois maridos é piranha. Ou vaca, como sugere Barbara Gancia nos últimos dias. Penso também que o pedido de desculpas público da Marta, durante o debate, não repercutiu como virtude da candidata. Odracir, foi uma única notícia na Folha e o assunto morreu. Viu a quantidade de notas, notícias, colunas e centímetros contados pelo ombudsman no caso da campanha petista? Não tem nenhum colunista a criticar a “baixaria” contra a Marta? Nenhumzinho? Vamos sair da Folha direto para o fanatismo. Reinaldo Azevedo, que fez post sobre a testa do Suplicy, agora vem ficar indignado? Serra saiu ILESO do episódio, concorda? Vamos sair do terreno das opiniões. Algorítimo. Dei um Google em ambos. “Dona Marta e seus dois maridos” teve 375 resultados. Também dei um em Kassab “É casado? Tem filhos?”: 35.300
2) É vero, acho que ele não se importa (porque seria meio hipócrita até). Sobre Biden, concordo 100%, eu não entendo muito de puritanismo americano. Mas o prefeito de Paris é gay…
3) Entendo que o limite é a calúnia, a injúria e a difamação (crimes de opinião). Incitar crime, no MEU etendimento, também não deve rolar - mas aqui entramos num cipoal. Eu acho que pode defender o aborto e a maconha, por exemplo. Mas não pode defender pedofilia (li, não me lembro onde, recentemente, um lance sobre pedofilia incrível na Suécia: um site que discute o desejo por crianças) e racismo. Por outro lado…. se preconceito não é crime, hmmmm, alguém vai alegar que preconceito racial também não é. Ih, tô perdido. No maior achismo. Por isso é que eu digo que o melhor mesmo é avaliar a onda conforme ela vem. Difícil estabelecer regras fixas. E é claro que eu acho que quem opina tem que respeitar o direito do outro de opinar, pontuando divergência.
Olha Fabio, foi um erro da campanha do Serra? Foi, nao tem o q discutir. Seraa q vale a pena medir qual foi a pior? Qual teve maior magnitude? Acho q nao vale….alem disso nao vou ficar a defender o Serra por uma peca de campanha furada, e atee mesmo pq ele nao ee candidato a nada (ainda). Alias, ele q se defenda, pois ee um homem publico - e se pessoas ficam ofendidas por isso, tem toda a razao de se expressar. Soo assim eles (os politicos) vao saber se erraram ou nao, se foram alem da conta ou nao. No tal episodio, fiz um juizo de valor, e eu acho q a culpa nao foi dele… tanto ee q votei nele, e acredito q ainda vou votar nele. E nao votei nele pela campanha dele, conheco a historia dele e nao vai ser uma campanha eleitoral q vaa mudar a minha percepcao sobre ele. Seguindo o mesmo raciocinio, eu nao votaria na Marta.
E o mesmo ee valido para muitos simpatizantes do PT. Eu sei q haa muitos eleitores paulistanos q tem uma outra idea (em comparacao c/ a minha) sobre a Marta, e q votam nela, nao pela sua atual campanha, mas pela sua trajetoria politica. Os 30% do primeiro turno estao ai como prova.
Abcs Odracir.
[...] Outubro 22, 2008 por Ivan Zamban Em seu blog, Idelber Avelar está ofendidíssimo porque o TRE-RJ proibiu um panfleto assinado por PT, PSB, PCdoB e PDT vinculando Fernando Gabeira, … [...]
Triste fiquei com a perda de Gabeira, que é, de muito, mas de muito longe mesmo, o candidato mais bem preparado e voltado para as questões que afligem a sociedade carioca. A cidade do Rio de Janeiro acaba de perder uma oportunidade única de ser governada por alguém lúcido e inteligente, determinado e intelectualmente superior. Não tem nada a ver com elitismo, tem a ver com capacidade de compreensão dos problemas da cidade. Além de tudo isso, que já seria o suficiente, para que Gabeira fosse eleito, há a promesa de maior isenção de troca-troca de cargos e essa vergonha toda que assola a União e, também, os Estados. Precisamos de MERITOCRACIA e mais objetividade, e não de apoios políticos interesseiros e, por conseguinte, cobranças no balcão dos escalões e dos cargos, o que enfraquece a atuação do político e o torna um joguete nas mãos de grupos nocivos à própria população. Mais quatro anos de sofrimento… Você está preparado para agüentar? Afinal, o carioca tem lindas praias, o Maracanã, a Floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, em suma, belos lugares que agora, mais do que nunca, devem cumprir sua função social e amenizar a dor de cabeça que vem por aí…