Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Live Blogging: O Debate Presidencial 2
Atualize este Post até 23h45

October 7th, 2008 · · 142 Comentários

23h34 Assim termina o debate presidencial. Obrigado pela companhia de vocês. Mais tarde volto!

23h32 McCain: O que não sei é o que acontecerá, aqui e no exterior. Estaremos conversando sobre países no futuro que nem sabemos onde fica no mapa. Acredito neste país, em sua grandeza, e tive a honra de serví-lo por muitos anos. Precisamos de uma mão segura no comando. E colocarei, como sempre, o país em primeiro lugar.

23h30 Pergunta: o que você não sabe? Obama: Minha mulher, Michelle, tem uma lista muito maior do que a que posso oferecer. Os maiores desafios, para um presidente, são os desafios que ele não espera enfrentar. Mas o que sei é que este é um país que dá oportunidades. E segue com sua história.

23h28 Obama: Farei tudo o que for necessário para evitar um ataque iraniano e ninguém terá poder de veto sobre nossas possibilidades. Devemos ter a opção militar a mão. Mas, antes, precisamos aplicar diplomacia para evitar este cenário.

23h27 McCain: Não podemos esperar par ouvir a opinião do Conselho de Segurança da ONU se o Irã atacar Israel. Obama, sem pré-condições, quer se sentar com o país. (PD: imbatível, critica Obama, o gráfico cai.)

23h25 Pergunta: a União Soviética, Reagan dizia, é o Império do Mal. E a Rússia? Obama: A Rússia se porta mal. McCain: Talvez. (E ri.)

23h23 Obama: A Rússia é uma das grandes questões do próximo governo. Precisamos dar ajuda financeira aos países que pertenceram à URSS. (PD: o gráfico cai.)

23h21 McCain: Não haverá uma nova guerra fria, mas precisaremos mostrar aos russos que seu comportamento não é aceitável. Precisamos trazer Ucrânia e Geórgia para a OTAN.

23h19 Obama: o governo do Afeganistão terá que ser mais eficiente. Mas não queremos uma ditadura, lá. McCain: devemos aplicar a estratégia empregada no Iraque no Afeganistão. (PD: McCain cita muito o general Petraeus, que comandou a mudança estratégica no Iraque.)

23h18 McCain: se vamos bater boca, quero tempo. Não é verdade. Era uma brincadeira a história do Irã. Temos desentendimentos fundamentais sobre como usar as forças militares.

23h16 Obama pede para responder. McCain intercede: se ele puder, também quero. Obama diz: não estou sugerindo invadir o Paquistão. Ora, McCain é quem falou de bomb, bomb, bomb Iran, é quem falou que devemos arrasar a Coréia do Norte. Isso não é falar baixo.

23h15 McCain: Meu herói é Teddy Roosevelt, que dizia ‘fale baixo mas carregue um big stick’. Obama anuncia que atacará o Paquistão. Não deve se anunciar isto. Nossa boa relação com o Paquistão é essencial.

23h10 Obama: Temos uma situação ruim no Paquistão porque nos distraímos e fomos para o Iraque. A al-Qaeda teve a chance de crescer na região, e parte da instabilidade no país vem por conta disso. Mas não podemos sustentar ditadores no Paquistão que, quando viramos as costas, fazem acordos de paz com o Talibã. (PD: Musharraff não tinha escolha, neste caso.)

23h08 McCain: É preciso que o presidente tenha a frieza de saber quando interceder militarmente. É preciso que o presidente entenda como funciona o poder militar.

23h05 Obama: quando há genocídio no mundo, devemos interceder. É uma obrigação moral. Deveríamos ter evitado Ruanda. Devemos impedir Darfur. Para isso devemos liderar.

23h03 Obama: O senador McCain diz que não entendo certas coisas. Ele tem razão. Não entendo porque invadimos um país que nada tinha a ver com o Onze de Setembro. Não entendo porque abandonamos o país onde está a al-Qaeda. Estamos gastando 10 bilhões de dólares mês no Iraque quando o Iraque tem 79 bilhões de dólares no cofre. Mas é verdade que somos uma força para o bem no mundo.

22h59 McCain: Os EUA são uma força para o bem no mundo. A questão é saber quando podemos fazer o melhor no exterior com nosso maior bem, que são nossas Forças Militares. Desde que enviei os marines para o Líbano tenho experiência em tomar essas decisões. (PD: Quando ele começa a criticar Obama, a aceitação do público cai.)

22h57 Obama: Seguro de saúde deveria ser um direito de todo cidadão. Minha mãe passou seu último mês discutindo com as seguradoras porque diziam que seu câncer era pré-existente.

22h55 McCain: Seguro de saúde é um dos problemas. Vamos colocar online os dados de todo mundo, isso economizará dinheiro. (PD: ???) O projeto de Obama vai multar muitas pessoas.

22h53 Obama: Seguro de saúde está quebrando muitas famílias. Temos um compromisso moral de resolver este problema. Aí explica como será seu projeto.

22h52 McCain: havia uma proposta de lei no Senado de Bush cheia de coisas boas para a indústria petroleira. Sabe quem votou a favor? Não eu, ele.

22h50 Brokaw reclama que os candidatos não estão respeitando o tempo.

22h47 Obama: não é apenas um problema, o aquecimento global é também uma oportunidade. Se criarmos uma economia verde, criaremos empregos neste novo mercado, assim como aconteceu com o investimento que fizemos em computadores. Concordo com McCain que Washington não fez nada a respeito do ambiente nos últimos 30 anos. Mas ele estava lá nos últimos 26 anos. Ele fala de perfurar mais poços. Não temos reservas o suficiente se consumimos, como fazemos hoje, 25% do petróleo do mundo.

22h45 McCain: sei que o aquecimento global é um problema sério. Eu e Joe Lieberman viajamos pelo mundo entendendo o que acontece. Precisamos de energia nuclear.

22h42 McCain: dá para resolver o problema da securidade social, não é difícil. Enfrento meu próprio partido quando é necessário. Formaremos uma comissão com os mais inteligentes para analisar o problema. Obama tem a retórica mas não tem o currículo para mostrar que cumprirá o que promete.

22h40 Obama: Pequenos negócios recebem um corte de impostos com meu projeto. McCain diz que dá um corte para os que fazem mais de 250.000 por ano. São muito poucas as pequenas empresas que fazem isso. Se revertermos este tipo de política, aí podemos ter dinheiro para investir em saúde.

22h38 Obama pede para responder, o moderador Tom Brokaw não permite.

22h35 Pergunta: como cortar os maus hábitos consumistas dos consumidores? Obama: É difícil pedir a uma professora que faça sacrifícios quando presidentes de grandes empresas ganham excelentes salários e incentivos fiscais. McCain: Obama vai aumentar os impostos (PD: vai abaixo de zero a opinião dos eleitores que assistem no gráfico da CNN.)

22h32 Obama: precisaremos descobrir como economizar energia em nossas casas. Precisamos de mais voluntários em serviços sociais em todo o país.

22h29 Pergunta: quais os sacrifícios que os americanos precisarão fazer? McCain: precisaremos sacrificar programas que não estão funcionando. Ele volta a bater na questão das emendas. (PD: por que ele insiste nesse assunto? Não tem funcionado.) Volta à pergunta anterior: é claro que podemos fazer saúde e energia ao mesmo tempo.

22h27 Obama: Energia vem em primeiro lugar. Está caro e países inimigos se beneficiam. Saúde vem em segundo e, em terceiro, educação. É preciso ter prioridades. Não basta limpar de emendas fúteis o orçamento. É preciso deixar de dar cortes de impostos para as grandes empresas.

22h25 Pergunta: qual a prioridade de gastos. McCain: podemos trabalhar o projeto de saúde, de securidade social e energia ao mesmo tempo. Ele não diz o que é prioritário num ambiente de menos dinheiro.

22h23 McCain: Tenho um histórico de bipartidarismo. A falta de confiança no governo tem a ver com esta falta de trabalho em conjunto. Obama é um dos senadores que mais põe gastos no orçamento. McCain volta a bater na questão das emendas no orçamento.

22h21 Obama: Vocês têm razão de estarem cínicos. Em Washington está tudo bem. Enquanto isso, vocês estão com problemas. Nenhum dos partidos é inocente. Mas Bush tinha um superávit quando chegou e olhe o tamanho do déficit que deixa. Hoje pegamos dinheiro dos chineses para dar aos sauditas. Farei mais cortes do que gastarei.

22h19 Obama: Temos regulamentação do século 20 para um mercado financeiro do século 21. Precisaremos organizar isso com outros países. McCain: a economia pode piorar dependendo do que fizermos. Precisamos garantir a casa das pessoas. Precisamos dar uma chance para que o trabalhador americano possa mostrar seu melhor.

22h17 Obama diz direto para o eleitor que fez a pergunta: Me permita explicar o que há no pacote para você. Se seu empregador tiver crédito, ele continua de pé e os empregos se mantém. ‘Agora me permita corrigir a história do senador McCain, o que não é surpreendente.’ Diz: ele promoveu as desregulamentações. Os assessores de McCain eram lobistas dessas empresas. Mas sei que vocês não querem ver políticos apontando os dedos uns para os outros.

22h15 McCain: Fannie Mae e Freddie Mac incentivaram os empréstimos que despertaram essa crise. Sugere que Obama era um dos que recebeu doações das duas empresas e apoiou estes empréstimos.

22h11 McCain diz quem pensa para o ministério da Fazenda e sugere o nome de Meg Whitman, presidente da eBay. (Comentário: a eBay acaba de demitir 10% de seus empregados e está perdendo negócios para a Amazon.) Obama sugere que o nome de Warren Buffet seria um a considerar, o megainvestidor, mas sem garantir que será ele.

22h08 McCain: Minha solução é independência energética. Precisamos parar de enviar dinheiro para fora por causa de petróleo. Precisamos renegociar as hipotecas para permitir que principalmente os aposentados não corram o risco de perder suas casas.

22h05 Obama começa: Muitos de vocês estão preocupados com seus empregos, com suas finanças. Este é o resultado das políticas de Bush apoiadas por McCain para tirar a regulamentação do mercado. É preciso cortar os impostos da classe média para que o pacote funcione também para eles. E, a longo prazo, é preciso dar seguro de saúde para todos.

22h01 Tom Brokaw apresenta o formato Town Hall. Bill Clinton era um mestre neste tipo com seu estilo ’sinto sua dor sinceramente’. E os candidatos entraram.

22h Boa noite senhoras e senhores. Cá na Califórnia, 18h. Os analistas acham que haverá sangue neste debate. Vamos ver.

Tags: EUA

142 Comentários até agora ↓




  • 1 Proftel // 7/October/2008 às 22:03

    Tô no G-1, aqui ao vivo “traduzido”:

    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM61910-7823-GLOBONEWS+TV+AO+VIVO,00.html

    :-)

  • 2 Danilo // 7/October/2008 às 22:03

    Boa noite… Queremos sangue.

  • 3 Diego // 7/October/2008 às 22:03

    Hoje, o nível deve ser baixíssimo. Uma no fígado, outra na ponta do queixo.

  • 4 Proftel // 7/October/2008 às 22:04

    Boa noite Pedro Doria.

    :-)

  • 5 Diego // 7/October/2008 às 22:04

    Pô, a Globo copiou este tipo de debate?

  • 6 Bufolino // 7/October/2008 às 22:20

    #5

    A Fátima Bernardes deu a entender, no JN, que foi o contrário…

  • 7 Marcelo Augusto // 7/October/2008 às 22:20

    Hallo, Pessoal!

    Barack Obama venceu o debate!

    []’s

    Marcelo

  • 8 Antonio // 7/October/2008 às 22:22

    Para apimentar um pouco as coisas aqui, copio trechos de um artigo do G1:

    “Sete dos mais importantes oficiais israelenses da reserva manifestaram apoio ao candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama.

    Entre os oficiais que participaram em um vídeo da campanha de Obama estão o ex-chefe do Estado Maior do Exército israelense, o general Amnon Lipkin Shahak e o ex-chefe do Mossad, Efraim Halevy.

    De acordo com os oficiais, o candidato republicano John McCain representa uma continuação da politica do presidente George W. Bush no Oriente Médio “que fracassou” e Obama “trará consigo novos ares e novas esperanças”.

    Os oficiais elogiaram principalmente a disposição de Obama de iniciar um diálogo com o Irã e de se envolver de maneira mais intensa na solução do conflito entre israelenses e palestinos.

    “Mais quatro anos de estagnação, indecisão e de falta de um envolvimento americano intenso nas negociações com os palestinos, serão muito ruins para Israel”, afirmou o general da reserva Amram Mizna, “e acredito que Obama, como um novo ator na politica externa americana, deverá se envolver mais”.

    Para o ex-chefe do Estado Maior, o general da reserva Amnon Lipkin Shahak, Obama é “confiável”.

    “A atuação do governo Bush no Oriente Médio não foi profissional”, disse Shahak, “ouvi os discursos de Obama e confio nele”.

    O ex-oficial do Mossad, Yossi Alper, afirmou que está “emocionado com a perspectiva de que Obama possa trazer uma nova atitude para o Oriente Médio”.

    Para Alper, o mais importante é que Obama se mostra disposto a “dialogar sem impor condições”.

    O general de brigada Shlomo Brom, ex-oficial dos Serviços de Inteligência do Exército israelense chegou a dizer que o governo Bush “causou sérios danos aos interesses de Israel”.

    Para outro general de brigada, Shaul Arieli, ex-comandante da região de Gaza, Obama é o candidato “mais indicado para abrir um novo capítulo nas relações dos Estados Unidos, tanto com o mundo árabe, como com Israel, a fim de obter acordos que sirvam aos interesses de ambos os lados, bem como aos interesses americanos”.

    “A doutrina do governo Bush levou Israel à situação atual, na qual os extremistas islâmicos, como Hamas e o Jihad Islâmico, se fortaleceram”, disse Arieli.

    ACT

  • 9 Fabio Negro // 7/October/2008 às 22:24

    Nossa, tinha entendido que ia ser lá no Open, e nem vim antes.

    Agora me sinto que o bonde andou demais.

  • 10 Darwinista // 7/October/2008 às 22:25

    O jeito como o tiozão segura o microfone é sequela de guerra?

  • 11 Darwinista // 7/October/2008 às 22:35

    Cadê o sangue prometido?

  • 12 Proftel // 7/October/2008 às 22:39

    Darwinista, tô com a mesma impressão, tá morno.

    :-/

  • 13 Proftel // 7/October/2008 às 22:43

    O velhinho tá andando muito….

    Tá passando impressão de estar nervoso….

  • 14 Darwinista // 7/October/2008 às 22:44

    proftel, e tá parecendo que o McCain não tá muito à vontade com esse formato. O que você acha?

  • 15 Marcelo Augusto // 7/October/2008 às 22:44

    Hallo, Pessoal!

    Não me levem a mal, mas o jeito que o McCain anda me lembra um pingüim. =D

    []’s

    Marcelo

  • 16 Rodrigo // 7/October/2008 às 22:45

    Alguém sabe me explicar porquê o Obama é contra o reprocessamento de lixo nuclear?

  • 17 Darwinista // 7/October/2008 às 22:45

    Vc respondeu antes de eu perguntar, proftel… :-)

  • 18 Germano Ribeiro // 7/October/2008 às 22:46

    Como é que a gente vê esse tal gráfico da CNN?

  • 19 Danilo // 7/October/2008 às 22:48

    Gráfico da CNN é bullshit.

  • 20 Darwinista // 7/October/2008 às 22:49

    Germano, assista pela CNN.

  • 21 Germano Ribeiro // 7/October/2008 às 22:51

    Darwinista, eu estava procurando uma opção a isso, mas valeu a dica.

  • 22 Darwinista // 7/October/2008 às 22:53

    Germano, vc ta vendo pela TV ou pelo site?

  • 23 Daniela // 7/October/2008 às 22:53

    “securidade” é uma palavra do português?

    Sei que no espanhol é “seguridad” mas em portugues é previdência, nao? Tb existe “seguridade” mas essa acho que só a constituiçao usa..

  • 24 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 7/October/2008 às 22:54

    22h47 Obama: não é apenas um problema, o aquecimento global é também uma oportunidade. Se criarmos uma economia verde, criaremos empregos neste novo mercado, assim como aconteceu com o investimento que fizemos em computadores. Concordo com McCain que Washington não fez nada a respeito do ambiente nos últimos 30 anos. Mas ele estava lá nos últimos 26 anos. Ele fala de perfurar mais poços. Não temos reservas o suficiente se consumimos, como fazemos hoje, 25% do petróleo do mundo.

    chest- deveria ter o saco c0rtado com faca de sushi só por dizer esta besteira.

  • 25 Darwinista // 7/October/2008 às 22:56

    Essa piada sobre o tratamento contra calvície foi bem estilo “tiozão”, aquelas que vc dá risada pra não ficar chato…

  • 26 RW in Miami // 7/October/2008 às 22:57

    Foi impressao minha ou o Obama disse que quem inventou o computador foi gente do governo ? Ele devia estar confundindo computador com internet…

  • 27 Proftel // 7/October/2008 às 22:58

    McCain se tivesse no Brasil já tava ganhando transplante de cabelo de graça depois dessa.

    kkkkkkkkk

    Darwinista, o terno do McCain deve tá apertado bacarai mas, ele parou de andar como barata tonta.
    Alguma coisa tá incomodando ele, pelo menos é a impressão que está me passando
    O Obama gesticula como o Kennedy, mão e antebraços leves…

  • 28 Rodrigo // 7/October/2008 às 23:00

    RW, o ENIAC, primeiro computador eletrônico programável, foi construído pro Exército americano em 1947.

  • 29 Daniel Christino // 7/October/2008 às 23:00

    As mulheres no grupo focal da CNN adoram o Obama, o gráfico bate no teto quando ele está falando.

  • 30 Darwinista // 7/October/2008 às 23:01

    proftel, boa análise sobre a postura deles.

  • 31 Darwinista // 7/October/2008 às 23:02

    “A América é a maior força do bem da história do mundo”

    Hahahahaha… Esse McCain é mais engraçado que o Chester

  • 32 Marcelo Augusto // 7/October/2008 às 23:03

    Hallo, Pessoal!

    Obama está vencendo o debate!

    []’s

    Marcelo

  • 33 Germano Ribeiro // 7/October/2008 às 23:03

    Darwinista, estou vendo pelo site da Globonews.

  • 34 Bufolino // 7/October/2008 às 23:04

    Repararam que quando o McCain ataca o gráfico sempre cai, mas quando o Obama dá suas estocadas o gráfico sobe?

  • 35 Proftel // 7/October/2008 às 23:04

    Obama pegou na veia, o Iraque, McCain foi a favor.

  • 36 Harry // 7/October/2008 às 23:05

    RW
    Não é impressão sua, notei isso também.
    Só espero que tenha sido sem querer, mas amanhã ninguém vai ligar anyway…

  • 37 Darwinista // 7/October/2008 às 23:06

    Germano, acho que não há mesmo opção pra visualizar os gráficos sem ser pelo site da CNN ou pela TV…

    O primeiro debate assisti pelo CNN.com, travava muito. Também estou vendo hoje pelo G1, é bastante satisfatório, e até que os tradutores não são ruins.

  • 38 Proftel // 7/October/2008 às 23:07

    Pô, Obama falou com o Lula é?
    “Nuncaantesnestepaís…..”

    :-)

    Ulha! Se bobear o Obama invade os morros do Rio….

    Putz….

  • 39 Proftel // 7/October/2008 às 23:09

    Se depender do McCain o “sangue americano” só vai pra guerra em garrafinha.

  • 40 Germano Ribeiro // 7/October/2008 às 23:11

    Darwinista, estou fazendo da mesma forma e concordo com vc.
    Acabei de achar o gráfico na CNN.com. Obrigado pela força.

  • 41 Daniel Christino // 7/October/2008 às 23:12

    Mark 1 era um projeto da segunda guerra. Marinha, Harvard e IBM.

  • 42 Mr X // 7/October/2008 às 23:13

    Olá.
    O Obama é melhor orador. Decorou bem os pontos e sabe apresentá-los. Pena que suas idéias sejam idiotas (se é que tem alguma, pois mais me parece um porta-voz).

    Tou vendo na C-Span, que não tem esse gráfico panaca.

  • 43 Proftel // 7/October/2008 às 23:14

    Obama deu mancada, atacar o Paquistão, mancada grandinha né?

  • 44 Mr X // 7/October/2008 às 23:14

    Obama vai invadir o Paquistão? :-O

    E se o Bin Laden estiver no Irã?

    (Aliás, o Bin Laden esta morto há anos).

  • 45 Daniel Christino // 7/October/2008 às 23:16

    Ei, o MacCain disse que estava brincando com um amigo reformado quando disse que queria bombardear o Irã???

  • 46 Proftel // 7/October/2008 às 23:16

    Definitivamente, McCain não tá à vontade…

  • 47 Mr X // 7/October/2008 às 23:16

    Proftel, um pouco mais e o Obama invade até o Brasil pra ganhar as eleições. ;-)

  • 48 Vera Borda // 7/October/2008 às 23:17

    Não diga, quer dizer que ele estava brincando???

  • 49 Darwinista // 7/October/2008 às 23:18

    Se o gráfico fosse favorável ao McCain ele não seria panaca, né X?

  • 50 Mr X // 7/October/2008 às 23:19

    Na verdade, seria também. Já o critiquei no debate anterior em que Palin venceu.

  • 51 Mr X // 7/October/2008 às 23:20

    É uma forma de manipulação da audiência, não gosto disso.

  • 52 Proftel // 7/October/2008 às 23:20

    Mr.X, o McCain em matéria de guerra dá de 10 a 0 no Obama.
    Prô Obama é fácil sair invadindo, pelo menos é a impressão que ele tá dando.

    :-)

  • 53 Rodrigo // 7/October/2008 às 23:20

    Não sei o quanto esse gráfico é representativo, mas fico com a impressão q o Mccain só consegue emplacar com os republicanos, e o Obama emplaca com todos, inclusive os republicanos, em menor grau.

  • 54 Mr X // 7/October/2008 às 23:21

    O Obama é melhor orador, não há dúvida.

  • 55 Darwinista // 7/October/2008 às 23:21

    Ah, teve um debate que a Palin venceu? Esse eu não assisti, só vi o da semana passada…

  • 56 Daniel Christino // 7/October/2008 às 23:22

    Russia? Mandem a Palin cruzar o quintal de casa, pedir uma xícara de açúcar e bater um papo com o Putin. Afinal eles são vizinhos.

  • 57 Proftel // 7/October/2008 às 23:24

    A conta não fecha, proposta pra baixar impostos, gastos, gastos e mais gastos….
    O Obama tá querendo tirar grana de onde?
    Da impressora?

  • 58 Daniel Christino // 7/October/2008 às 23:24

    Maybe, bom momento de MacCain.

  • 59 Mr X // 7/October/2008 às 23:25

    A questão é… Não consigo acreditar em metade das coisas que o Obama diz, e não sei de onde ele vai tirar o dinheiro para a outra metade, em plena crise econômica…

    Agora, por exemplo, será que entendi bem? Ele falou que quer “ajudar econômicamente a Estônia, a Letônia…” Poxa, em meio da crise do próprio país ele quer dar dinheiro dos taxpayer americano pros estonianos?

  • 60 Mr X // 7/October/2008 às 23:27

    O problema é que o McCain não aproveita muito os furos… Eu já diria aí “Poxa mané, quer dar o nosso dinheiro pra Estônia e pra Letônia?”

  • 61 Proftel // 7/October/2008 às 23:27

    Não sei se é a tradução do G-1 mas, os dois tem um cacoete.
    Quando se referem a outros países (aos russos por exemplo) eles dizem:

    “-Eles tem que entender que…”

    É só os outros que “tem que entender” pô….

    :-/

  • 62 Darwinista // 7/October/2008 às 23:28

    Ué, mas os republicanos não enterraram uma fortuna pra ajudar a reconstruir o Iraque? Ah, talvez seja porque eles mesmos ajudaram a destruir, né?

  • 63 Mr X // 7/October/2008 às 23:28

    Pois é, nesse ponto sou contra, acho que tinham só que ter destruído mesmo. ;-)

  • 64 Darwinista // 7/October/2008 às 23:29

    Hehehehe… tá certo…

  • 65 Proftel // 7/October/2008 às 23:30

    Pronto, Obama invade o Irã…

    Fudeu…

    :-/

  • 66 Danilo // 7/October/2008 às 23:30

    “mas os republicanos não enterraram uma fortuna pra ajudar a reconstruir o Iraque?”

    Curioso, quando Bush declarou guerra ao Iraque, dizia-se que era por puro interesse econômico. Alguma coisa deu errada.

  • 67 Mr X // 7/October/2008 às 23:31

    Na verdade, tou achando os dois meio chatos. Tou até meio dormindo aqui.

    Gosto mesmo é da Sarah Palin.

  • 68 Danilo // 7/October/2008 às 23:31

    Obama é um homem fraco. Nem em casa ele tem alguma voz.

  • 69 Rodrigo // 7/October/2008 às 23:31

    Engraçado como a linha dos independentes é meio errática… Acho que eles são meio retardados.

  • 70 Mr X // 7/October/2008 às 23:32

    Don’t worry Proftel,
    Tudo o que o Obama diz é só de mentirinha. Duvido que faça um quinto do que diz.

  • 71 Proftel // 7/October/2008 às 23:32

    Já são duas vezes que o Mr.X e eu sacamos a mesma coisa.
    Tô até vendo o povo tirar uma…

    hehe

  • 72 Darwinista // 7/October/2008 às 23:33

    Curioso, quando Bush declarou guerra ao Iraque, dizia-se que era por puro interesse econômico.

    Ué, e não foi? Ou você é um daqueles ingênuos que acreditaram na falácia das armas de destruição em massa?

  • 73 Mr X // 7/October/2008 às 23:33

    A Michele é feia e mandona. Será que Obama apanha dela em casa? ;-)

  • 74 Daniel Christino // 7/October/2008 às 23:34

    Se ele não tinha ganho o debate até agora, ganhou neste discurso final. Associou sua história de vida ao famoso sonho americano e afirmou querer deixar este sonho para todos os americanos.

    MacCain falou de sua história e lançou uma metáfora militar: ajudar o homem ao seu lado a se erguer e lutar, esse é o espírito americano. Sempre colocar o país em primeiro lugar.

    Obama levou essa.

  • 75 Mr X // 7/October/2008 às 23:34

    Já acabou? :-O

  • 76 Danilo // 7/October/2008 às 23:34

    Foi o debate mais chato da História.

    Mas não se preocupem que daqui a pouco vocês terão diversão a valer com o novo post do PD, cujo título será: “Obama ganhou o debate e saiba o porquê”.

  • 77 Proftel // 7/October/2008 às 23:35

    Mr.X, mais uma, também concordo nessa, aquele debate com a Palin e a câmara mostrando ela de perfil assim meio na diagonal tava muito mais interessante visualmente.

    hehe

  • 78 Darwinista // 7/October/2008 às 23:36

    Pode crer, proftel… To começando a achar que vc é o alter-ego do Chester…

  • 79 Mr X // 7/October/2008 às 23:38

    Hahaha. :-) É, Proftel…

    E na competição de vestidos da Michele e da Cindy, quem será que ganhou?

    Aliás, cadê as mulheres do blog, não tão assistindo o debate?

  • 80 Darwinista // 7/October/2008 às 23:38

    Danilo parece sempre estar numa partida de War:

    “Sua missão é destruir Pedro Doria, Obama e mais um terceiro esquerdista a sua escolha”

  • 81 Danilo // 7/October/2008 às 23:40

    Darwinista, não foi por interesse econômico pela simples razão de que os custos da guerra superam em muito as receitas com a exploração de recursos naturais, se é que elas existem.

    Bush conhecia essa conta. Foi para o Iraque mais por messianismo cego do que qualquer outra coisa.

  • 82 Marcelo Augusto // 7/October/2008 às 23:41

    Hallo, Pessoal!

    Barack Obama venceu o debate!!!

    []’s

    Marcelo

  • 83 Germano Ribeiro // 7/October/2008 às 23:41

    Coisa chata! Se a TV é tão importante para as eleições americanas, a forma do debate deveria contemplar o embate direto dos dois.

    Podia tbm ter algum recurso hollywoodiano, como nesse vídeo aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=ZJMGS7l0wT8

    Quem sabe no próximo…

  • 84 Proftel // 7/October/2008 às 23:42

    Darwinista, é que os nuances do debate deram muita margem, eu fico aqui imaginando como estão os paquistaneses depois de assistirem um cara que quer ser presidente dos EUA falando em descer o pau no país deles.
    O Mr.X e eu tivemos a mesma percepção do debate em vários momentos.
    E dá-lhe o Obama matando o Bin Laden, ele falou alguma vez em prender?

    Falou não né?

    :-)

  • 85 Darwinista // 7/October/2008 às 23:42

    os custos da guerra superam em muito as receitas com a exploração de recursos naturais, se é que elas existem.

    Ou seja, você comprova que foi uma tremenda cagada, um erro estratégico inacreditável.

    Messianismo nada, esses caras, Democratas ou Republicanos, são todos pragmáticos.

  • 86 Mr X // 7/October/2008 às 23:43

    Haha Danilo,
    O PD tá esperando o comentário da CNN pra escrever seu post. ;-)

    O mediador: nota zero. Péssimo, as perguntas mais clichê possíveis, e sobre coisas que eles falaram já milhões de vezes. Aliás, acho que as perguntas deviam ser diretas de um candidato ao outro.

  • 87 Darwinista // 7/October/2008 às 23:44

    Ei proftel, não to defendendo o Obama não. Ele também fala bastante merda. Mas esse maniqueísmo de que Democrata é cretino e Republicano é ótimo eu não engulo.

  • 88 marcos // 7/October/2008 às 23:45

    O Obama é gago? Fiquei com essa impressão, cadê aquela eloqüência toda dos discursos?

    McCain é republicano-típico mesmo, ou pelo menos virou / se revelou assim. Maverick independente my ass.

    PD, deixei uma pergunta/sugestão para você lá no Biscoito. Abraço.

  • 89 Danilo // 7/October/2008 às 23:45

    Algumas guerras tem lógica econômica. A do Iraque, jamais. Acho que Bush queria auto-afirmação.

  • 90 Mr X // 7/October/2008 às 23:46

    Hahaha Proftel, quem mandou eles nascerem no Paquistão? Com tanto país melhor pra escolher, pô.

  • 91 Mr X // 7/October/2008 às 23:47

    Sinceramente, nenhum dos dois me convenceu. Acho que vou votar no Gabeira mesmo. ;-)

  • 92 Pax do notebook // 7/October/2008 às 23:48

    Bem chatinho, mas acho que o Obama levou mais uma.

    Foi, na verdade, muito chato.

  • 93 Mr X // 7/October/2008 às 23:49

    Deu empate. Quer dizer, o mediador perdeu.

    Obambambama deve ganhar as eleições. :-/

    Vou esperar sentado ele invadir o Paquistão, salvar o Sudão, resolver os problemas econômicos da Letônia e da Cochinchina e se sobrar tempo dos EUA, acabar com o aquecimento global… Etc.

  • 94 Proftel // 7/October/2008 às 23:50

    Darwinista, eu não consigo “enxergar” a alma do Obama quando olho pra ele.
    Com o McCain é diferente, olho pro cara e dá pra sacar mais ou menos o que ele tá pensando, tem uma certa lógica.
    O Obama me lembra o Collor, não sei porque.

    Tô falando de gente, não de partidos ou ideologias, que fique bem claro.

    :-)

  • 95 Proftel // 7/October/2008 às 23:51

    Mr.X, tá esquecendo das favelas do Rio, ele resolverá a coisa por lá também.

    hehe

  • 96 Proftel // 7/October/2008 às 23:52

    Sei não, acho que por aqui o único que entende quando eu falo o que disse aí no #94 é o HRP.

  • 97 Pax do notebook // 7/October/2008 às 23:52

    Mr X quer a Sarah Palin na Playboy, para suas noitadas de Édipo consigo mesmo.

    Cada coisa que vejo nesse mundo da blogsfera.

  • 98 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 7/October/2008 às 23:53

    mr x, deixei um recado la no blog seu

  • 99 Danilo // 7/October/2008 às 23:53

    É claro que Obama parece Collor: ambos são políticos que se olham muito no espelho, buscando as melhores roupas, o melhor tom de voz, a melhor linguagem corporal. Não parecem nem um pouco autênticos.

  • 100 Pax do notebook // 7/October/2008 às 23:53

    Proftel, esse negócio de alma é coisa de outro mundo. Não acredita nisso não.

  • 101 Darwinista // 7/October/2008 às 23:53

    proftel, eu entendo o seu ponto. Não tenho essa habilidade que você tem de “enxergar” a alma, por isso me atenho ao que posse detectar. O que é absurdo e o que é pertinente.

    Tenho a impressão, e não é uma crítica, que você nutre uma simpatia pela história de vida do McCain, e isso influencia um pouco o seu julgamento.

  • 102 Proftel // 7/October/2008 às 23:57

    Darwinista, Pax, creio que é mais pra expressão corporal, observo muito isso, sou detalhista pacas, reparo também nos olhos, o movimento das sombrancelhas e pálpebras, isso diz muito.

    Bom, pessoal, vou nessa, passei muito da hora de ir pra cama.

    Uma boa noite a todos (as).

    :-)

  • 103 surfando na jaca // 7/October/2008 às 23:57

    Como sou um brasileiro, cucaracha, essa para mim é preocupante e resume o sangüinário velhinho:
    McCain: Meu herói é Teddy Roosevelt, que dizia ‘fale baixo mas carregue um big stick’.

    Ora, o velho big stick que foi a máxima do início do imperialismo ianque nas Filipinas e na América Central no final do século XIX. Que o capeta carregue logo a alma desse cretino!

  • 104 Mr X // 7/October/2008 às 23:57

    Mas Darwinista, você achou o Obama tão bom assim? Francamente, achei ele fraquinho esta noite. Não que o McCain estivesse muito melhor, hein? Acho que o formato do debate era ruim mesmo.

    Mas vamos aguardar o “Obama venceu o debate. Saiba porquê.”

    hehehe

    Chest, vou dar uma olhada lá agora.

    Pessoal, deu fome, vou comer alguma coisa, até.

  • 105 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 7/October/2008 às 23:59

    87…a coisa mais engraçada da noite.

  • 106 pingafogo // 8/October/2008 às 0:04

    Obama estava muito mais consciente daquilo que acontecia durante o debate. Respondeu todo o debate tendo em vista a classe média americana e centrando seu plano de governo na questão da energética, onde ele ganhou meu voto, pois sou contrário a proliferação de energia nuclear.

    Pra não dizer que não falei do McCain, tava sempre esperando uma deixa pra desandar na boa e velha demagogia.

  • 107 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 8/October/2008 às 0:04

    94, Proftel..exato.

  • 108 Danilo // 8/October/2008 às 0:10

    Esse Mr. X é chato pra urso, geez!!!

    Bom, PD, eu achei que o Obama levou mais uma. O que o surfando falou aí em cima, sobre o Big Stick, foi uma das partes mais nojentas do debate (a outra foi a compreensível mas não menos nojenta “nós somos do bem”, de ambos).

    Mas já era… a não ser que dois 747 sejam enfiados no meio da Sears Tower, Obama Mr. President 2009.

  • 109 Lauro Mesquita // 8/October/2008 às 0:10

    O mais engraçado são os debatedores tratando a Rússia como um personagem de filme. Sei que os candidatos estão em campanha e falam pra ganhar votos, mas essa pretensão disciplinadora deles em direção à Rússia é pra dar risada. Mas tudo bem, treino é treino e jogo é outra coisa…

  • 110 surfando na jaca // 8/October/2008 às 0:10

    “Com o McCain é diferente, olho pro cara e dá pra sacar mais ou menos o que ele tá pensando, tem uma certa lógica.”

    Porra, e que lógica! A do big-stick!

  • 111 Danilo // 8/October/2008 às 0:11

    94 e 107, eu acho exatamente o contrário de vocês.

  • 112 Darwinista // 8/October/2008 às 0:11

    Mas Mr. X, onde foi que eu escrevi que o Obama tava tão bem assim? Eu concordo com você e outros, o debate foi um porre. Os dois estavam fracos.

  • 113 Darwinista // 8/October/2008 às 0:13

    E tem outra, sabe pq vai dar Obama? Porque ele ja ganhou essa eleição. Os eleitores já estão pré-condicionados a achá-lo mais eficiente, mesmo quando não foi.

  • 114 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 8/October/2008 às 0:14

    The oil cartel is looting the world economy and is by far the main culprit behind the current oil crisis. This is a cartel that owns 78 percent of world oil reserves but produces only 33 percent of the world’s supply. Stunningly, OPEC’s production is less than what it used to be 35 years ago, just before the Arab Oil Embargo. Then they produced 30 million barrels per day. Today their quota is just under 29 million barrels per day. So in 35 years the world economy essentially doubled, non-OPEC production nearly doubled, but the oil cartel, despite the fact that last year it brought in two new members, Angola and Ecuador, with combined daily production capacity equivalent to that of Norway, hasn’t ramped up production. In fact, only this month OPEC decided to reduce its production by more than half a million barrels per day.

  • 115 Danilo // 8/October/2008 às 0:14

    O gráfico da CNN do qual PD fala tanto é baseado em 25 pessoas… Ai, ai.

  • 116 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 8/October/2008 às 0:14

    The consequences of this daylight robbery are dire, particularly to the poor people of the world. Developing economies are hemorrhaping and this will increasingly become a destabilizing factor. Even more troubling is the fact that the two main engines of radical Islam-Saudi Arabia and Iran-as well as the top two obstructionists of U.S. foreign policy-Russia and Venezuela-are now on the receiving end of hundreds of billions of dollars in oil and gas revenues. As long as we continue to enrich those countries while depleting our own coffers we will not be able to prevail in the long war of the 21-Century.

  • 117 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 8/October/2008 às 0:15

    aí o problema petróleo, tem que diminuir o consumo para quebrar o cartel.

  • 118 Darwinista // 8/October/2008 às 0:17

    PD, confesse, você fez mal pro menino Danilo, não fez?

  • 119 Vinhal // 8/October/2008 às 0:22

    Acho justo colocar isso aqui, to TPM:

    o quase-aperto-de-mão entre os dois:

    http://www.youtube.com/watch?v=WI0iIOqPGak

    McCain foi muito nojento, nessa.

  • 120 Danilo // 8/October/2008 às 0:23

    Darwinista, pode deixar que te empresto o livro “Estatística for Dummies”.

  • 121 Darwinista // 8/October/2008 às 0:24

    Grande McCain, um perfeito cavalheiro…

  • 122 ana // 8/October/2008 às 0:25

    nossa. que debate mais chato! os dois muito fracos…

  • 123 Lauro Mesquita // 8/October/2008 às 0:25

    Por que o McCain tá sempre nesse tremilique enquanto anda?

  • 124 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 8/October/2008 às 0:25

    tem que cortar o barato do falsario mesmo.

  • 125 Danilo // 8/October/2008 às 0:26

    PrivateBeastly (2 minutes ago) Show Hide

    completley out of context. they had already embraced after the deabte. this was a second handshake in which mccain wanted obama to shake his wifes hand

  • 126 Darwinista // 8/October/2008 às 0:26

    Beleza Danilo, aceito de bom grado. Posso trocar por algumas coisas sobre psicologia que tenho aqui… :-)

  • 127 Danilo // 8/October/2008 às 0:28

    Sabe aquela piada dos psicólogos tentando trocar uma lâmpada? rs

  • 128 marco // 8/October/2008 às 1:01

    23h25 Pergunta: a União Soviética,
    Reagan dizia, é o Império do Mal.
    E a Rússia?
    Obama: A Rússia se porta mal.
    McCain: Talvez. (E ri.)

    Pedro Dória ” esqueceu ” de completar a fala de MacCain depois do riso….que foi importante e inteligente.

    Minha opinião definitiva sobre Obama é que ele, caso ganhe, será um presidente pior do que Carter. Um saco vazio.

    Ele teve que falar claramente em ” matar Bin Laden ” para exaltar sua condição e americano sem qualquer traço de Islã.

    O que demonstra fraqueza.

    Carter, com sua covardia, foi um dos grandes imspiradores para aqueles que achavam ( ainda acham…) que atacar os USA seria um ato sem contra ataque.

    Obama não é de nada.
    Nem estadista nem ao menos um político experiente.
    Não tem idéias. nem o fogo sagrado que faz de meros universitários grandes líderes de tempos difícieis.

    Como estes nossos dias, aliás dias muito próximos do sonho do pastor que até ontem foi amigo do peito de Obama, aquele que pediu aos céus que a América se danasse.

    Vai se decepcionar, é claro, mas por enquanto goza dias de rosas e vinhos.

    Obama disfarça mas reza para que a crise que provavelmente irá elege-lo continue firme e forte.

    Um ato falho de Pedro Dória mostrou claramente a essência desse pensamento pró Obama - a crise, graças a Deus, veio em socorro de Obama no momento que Sara Palin dominava o noticiário”

    ( depois Pedro se desculpou, não era bem aquilo e coisa e tal..)

    Dizem que na esteira das grandes crises vem os grandes desastres. Obama, é um.

  • 129 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 8/October/2008 às 1:15

    O Obama é uma fraude, ew o PD, que de burro não tem nada, apóia e torce. Será malícia?

  • 130 Leila // 8/October/2008 às 1:26

    Obama vencedor claro nesse debate. Melhor que o anterior. Postura confiante e confiável, de líder. Respostas concretas para as preocupações fundamentais do eleitor. Réplicas eficientes às distorções nos discursos de McCain.

  • 131 Danilo // 8/October/2008 às 1:29

    Leila, qual a sua opinião sobre Tony Resko, Bill Ayers e Jeremy Wright?

    Tutti buona gente, né?

  • 132 Ticão // 8/October/2008 às 1:33

    Foi o primeiro que assisti.

    McCain gosta do Big Stick.

    Obama não têm gana, fome.

  • 133 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 8/October/2008 às 2:00

    Apocalipse à vista
    Ted Turner, o magnata das comunicações (CNN), é o mais novo integrante da seita apocalíptica a que pertence Al Gore. Acautele-se: o fim já está aí na esquina.

    Sem pestanejar, vaticina o neo-profeta: ou a humanidade viverá num mundo similar ao Jardim do Éden, ou “morrerá num inferno ardendo em chamas”.

    A frase lembra um padre da minha infância, que, invariavelmente, concluía suas prédicas com esta ameaça: “…e quem assim não fizer, arderá eternamente no fogo do inferno!”

    Eita, mundo variado!

  • 134 Roberto F // 8/October/2008 às 2:42

    O público “indefinido” da CBS bateu forte na postura infantil do McCain quando tentou fazer graça do fato de Obama ter votado a favor de não sei o quê. Eu fiquei com esta impressão também durante o debate. Parecia que o McCain queria irritar infantilmente o Obama e por vezes notei que até surtiu resultado. O Obama saiu do normal algumas vezes para responder o McCain.
    Se tivesse se exaltado um pouco mais o Obama corria sério risco.
    O vídeo do post 119 foi uma deselegância do McCain. Prefiro acreditar que ele não reparou.

  • 135 Dino // 8/October/2008 às 8:56

    - Mas eu uso um grande porrete!
    - Sim, mas eu seu falar manso antes!
    - Mas você disse que ia demolir a Coréia do Norte! (que possui armas nucleares)
    - Mas você disse que vai bombardear o Paquistão! (que possui armas nucleares)
    - Então é melhor acabar com o Irã antes que eles acabem com nosso aliado Israel!
    - Porra! Você não disse que tem que falar manso antes? Eu irei falar manso com eles sem precondições… Mas levarei um big porrete… Sabe como é essa gente…
    - De mais a mais esquecemos de invadir alguns países na África…
    - Não irei invadir país que eu não lembre do nome!

    Sem duvida, um desses candidatos é bem melhor que o outro…

  • 136 surfando na jaca // 8/October/2008 às 12:13

    Tem neguinho que vive em outro país, tipo esse bushista ruim da cabeça do Marco. Carter foi um fraco para quem? Para a oposição à ditadura civil-militar, foi um grande passo para a distensão e afrouxamento da violência política na América Latina. Sim, os fascistas do Reagan e sangüinários de direita não gostaram nenhum pouco disso. Essa direita ruminante que vai assistir à vitória do Obama é um saco. São autistas e deviam é pedir auxílio psiquiátrico no hospital mais próximo.
    Bom saber que depois das eleições ianques, esse parvo do Danilo desaparecerá daqui. Menos um.

  • 137 surfando na jaca // 8/October/2008 às 12:16

    Os caras são tão entreguistas que torcem como se fossem eleitores republicanos e pudessem votar. Cucaracha quando dá para labe-botas ninguém segura!

  • 138 surfando na jaca // 8/October/2008 às 12:17

    Já entendi, eles gostam de um big-stick!

  • 139 Chesterton // 8/October/2008 às 17:32

    Carter subiu os juros aos 17% ao ano e ferrou o Brasil e quem tinha divida externa. Não ferrou os milicos, ferrou o povo brasileiro.

  • 140 Chesterton // 8/October/2008 às 17:37

    MUITO BEM EXPLICADO

    * *Aprenda antes que acabe
    ARGENTINA
    *
    *Eles confundem primeira-dama com chefe de governo, luta-livre com futebol
    e lamúrias de corno com música. Fizeram uma guerra contra uma ilha habitada
    apenas por pingüins. E perderam.*
    * *
    * PARAGUAI
    *
    *A rigor não é nem país - é apenas uma feira livre com status de nação.
    Falsificam tudo: DVDs, cigarros, videogames, perfumes e a história de
    Itaipu. *
    * *
    * URUGUAI
    *
    *Também não é exatamente um país, é uma fazenda. 90% da população é vaca. O
    resto é ovelha.*
    *
    **VENEZUELA Eles têm certeza de que Simon Bolívar e o Batman são a mesma
    pessoa. O presidente é uma mistura de Fidel Castro com Didi Mocó. Têm muito
    petróleo que eles usam pra beber e tomar banho.

    PAÍSES ASSOCIADOS

    Bolívia: o presidente é a cara do Zacarias.

    Chile: não é país, é molho apimentado.

    Peru: você levaria a sério um lugar chamado Frango? Pois é…

    Colômbia: a maior intelectual deles é a Shakira, o restante vive em função
    da ‘farinha’

    Equador: não é país, é linha.

    E finalmente…

    BRASIL: Metade da população passa o dia inteiro batendo tambor pra outra
    metade rebolar. Tocam pandeiro por qualquer motivo besta (até para epidemia
    de dengue). O presidente é um homem singular: nunca acertou um plural. Me
    digam, como é que o MERCOSUL ainda não acabou?

    chest- frango? Isso me lembra alguma coisa……

  • 141 HRP SIMPLE...Pô surf...esa mulher é um porre! // 15/October/2008 às 20:44

    ic!

  • 142 HRP SIMPLE...Pô surf...essa mulher é um porre! // 15/October/2008 às 20:44

    IC de novo!

Leave a Comment