Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Kassab + Marta não é mau resultado
Mas os partidos seguem frágeis

October 6th, 2008 · · 70 Comentários

(Os leitores doutras cidades do país que perdoem os excessos cariocas deste Weblog.)

No Brasil, São Paulo é minha segunda cidade. E ela tem um bocado a celebrar com a disputa entre Marta Suplicy e Gilberto Kassab. Ambos foram prefeitos que podem dizer ter feito concretamente algo por São Paulo.

Marta tem um grande mérito: conquistou o voto da periferia sem ter feito fisiologismo. Muitos, na classe média alta, não têm idéia de como iniciativas como o bilhete único fazem diferença no bolso de quem mora longe e precisa vir ao emprego na cidade.

Ao mesmo tempo, o Cidade Limpa melhorou surpreendentemente uma cidade em geral áspera. Melhorou mesmo: a qualidade de vida, o humor, melhora quando não há tanta feiúra exposta. Alguns argumentam que a lei é de José Serra. Talvez. Não foi de fácil implementação e este mérito é de Kassab.

De maneiras muito distintas, ambos melhoraram a vida em São Paulo. E, disputas internas no PSDB à parte, o Brasil melhora quando políticos de pouca estatura como Geraldo Alckmin deixam o cenário nacional.

O voto paulistano, em outros tempos contaminado pelo populismo de figuras as mais tristes, optou tanto à direita quanto à esquerda conscientemente.

Que faz de uma democracia saudável? Para os eleitores, suas preocupações ideológicas se sobressaem. Há que ser um prefeito de direita. Ou um de esquerda. Ou que acredite nisto. Naquilo. É mais do que natural. Para a democracia, não é isso o importante. O importante é coerência. É a consolidação de grupos políticos que representem determinados setores da sociedade. Um país que tem partidos fortes ligados intimamente a sua base eleitoral se expõe menos aos arroubos fisiológicos dos aventureiros.

Neste sentido, a derrota nas urnas do PSDB em todo o país é ruim. A vitória do PMDB, idem. O PMDB atual é a encarnação do fisiologismo, do partido sem rosto definido que em cada praça é dominado por um político diferente que manda ou desmanda. Sequer tenta representar um ideal, não tem projeto que não a costura de projetos pessoais. Muitos partidos políticos, no Brasil, são assim. O PMDB é apenas o caso mais explícito.

O eleitor sincero de direita, liberal do ponto de vista econômico e conservador quanto às normas sociais, tem profunda dificuldade de se ver representado por um partido político. Nem PT, nem PSDB, o representam de fato. O político sincero de direita se vê obrigado a entrar em legendas frágeis e, portanto, termina contaminado pelas práticas fisiológicas de seu partido.

Não foi uma má eleição. Em Fortaleza, em Salvador, no Rio e em São Paulo, em vários pontos houve um claro movimento de eleitores driblando armadilhas. É um eleitor mais maduro. Mas a fragilidade dos partidos políticos brasileiros continua sendo o maior obstáculo de nossa democracia. E dificilmente é uma fragilidade que será corrigida pelo Congresso. Afinal, ela beneficia a matilha.

Tags: Brasil

70 Comentários até agora ↓




  • 1 Nhé! // 6/October/2008 às 12:37

    Gostei do post, PD, concordei com muitos pontos. A refletir.

  • 2 Wiliam // 6/October/2008 às 12:52

    Discordo em relação ao PSDB, esses e os Demos merecem afundar mesmo. Menosprezam o povo.

  • 3 Clara C. // 6/October/2008 às 13:01

    Concordo no comentário sobre o Alckmin. Político inábil, conservador num nível parecido com o de Sarah Palin (tá, menos…), sem proposta concreta.
    Mas o Kassab tb não tem proposta. Ele tb é um político menor. É fantoche. Mas acredito que quem votou nele o faz sabendo que estava dando o voto para Serra. E se isso foi consciente, fazer o q?

  • 4 Diego // 6/October/2008 às 13:07

    Do blog do Juca Kfouri:

    “Em São Paulo a reacionária Opus Dei levou a paulada que merece.”

    http://blogdojuca.blog.uol.com.br/

  • 5 Zé Pedro // 6/October/2008 às 13:07

    “Marta tem um grande mérito: conquistou o voto da periferia sem ter feito fisiologismo.”

    Quase tive um troço aqui. PD, dá uma olhada no que a secretária de educação do estado de SP fala sobre os CEUs.

    SP mostrou mais uma vez que o PT pode ser eleito em nível nacional, mas aqui não é. E não é porque exigimos que se faça o melhor. Não tanto que o país cresça, já que isso não depende unicamente de governo nacional, mas sim que se criem as condições para o crescimento. Duvido, DUVIDO MUITO, que Marta vença o segundo turno.

    Para bom entendedor, meia palavra…

    (por outro lado, muito me anima a eleição do Gabeira. Mesmo porque até o Armínio deu dinheiro pra isso e dele eu sou fã).

  • 6 Wiliam // 6/October/2008 às 13:19

    Para né né Zé Pedro. Não querem o PT mas já elegeram Maluf, Pitta etc.. Elegeram pra governador um cara que assinou um compromisso publico de que ficava na prefeitura até o final. Os eleitores em SP não podem se gabar de nada.

  • 7 Memento // 6/October/2008 às 13:30

    PD,
    Conhece aquela fábula do velho, do menino e do burro? Pois é. Nem adianta tentar agradar certas pessoas. Para elas só serve se você comentar as mais importantes eleições do país: http://www.altotiete.net//Eleicoes/Mogi-das-Cruzes.asp
    Deu Demo nas cabeças, nada surpreendente… nada surpreeendente…

  • 8 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 13:30

    Não concordo em nada com o Juca, mas nessa estou com ele.
    Corinthiano safado, mas com ótima visão politica.

  • 9 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 13:31

    número 06…..sinuca de bico para essa gente proba da direita.

  • 10 Memento // 6/October/2008 às 13:31

    Pois não, pode liberar, o link é seguro, aprovado pelos vários controles de qualidade do meu computador velho de guerra.

  • 11 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 13:40

    Viva MOGI e a Aliança Renovadora Nacional!!!!!!!….e claro a ME!”
    AHAHAHAHAH…….

  • 12 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 13:45

    O Surf está mandando ver lá no “Gabeira”….demais mesmo!

  • 13 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 14:10

    O Texto do PD é bastante consistente e cheio de verdades…..mas há um só ponto do qual eu gostaria de discordar…..ou tenho dúvidas:
    O eleitor sincero(e honesto, e de boas intenções) de direita existe?

    Se fosse na Europa eu até acreditaria…..mas aqui………

  • 14 Pimentel // 6/October/2008 às 14:20

    Pelo mapa político surgido da votação deste domingo, parece ficar claro que o país avança, ainda que aos trancos e barrancos ,ainda que conservando muito do pior de sua herança histórica. Taí o PMDB que não nos deixa mentir, junto com as expressivas vitórias ( principalmente no interior menos abastado) de PP e DEM. Mas avança. A derrota de ACM Neto na Bahia simboliza bem este passinho à frente. Em São Paulo, tendo a concordar, o ” Cidade limpa”, revolucionário em si, cacifou Kassab com toda a falta de tempero ideológico e pessoal que ele carrega. Mas fico com a impressão que a cidade teria mais a ganhar reconduzindo Martha , nem que fosse para ela aprofundar programas como o do bilhete único , e desde que ela deixe de lado mirabolâncias viárias como aqueles bilionários túneis.
    No Rio Gabeira surge como o mais simpático sinal de mudança , ainda que na minha modestíssima opinião tenha sido um tanto infeliz, talvez covarde mesmo, ao optar por embutir nessa mudança o ranço duvidoso de administrações passadas , na figura do vice Luís Paulo. A registrar ainda o bom desempenho da Jandira,do ciclotímico PC do B, partido que há muito trocou qualquer ideário político pela garantia de algum naco de poder, com os carguinhos inerentes. A nota triste ficou por conta da pífia votação de Chico Alencar ,do P-Sol. Parlamentar decente, o professor de história não conseguiu passar o recado adiante, ou pelo menos não foi capaz de mostrar que teria a capacidade de ser a opção mais arejada e aberta para uma mudança efetiva, e para melhor, no mínimo mais transparente, no jeito de fazer política nesta cidade.
    Dito isto, não tem jeito, qualquer um que se assuma progressista não pode nem hesitar, é Gabeira na cabeça.

  • 15 Juca // 6/October/2008 às 15:00

    Eu nasci em Mogi, mas como moro em São Paulo, voto em São Paulo.

    Mas digo, não é de hoje, Mogi é um dos refúgios da direita paulista. O finado Valdemar Costa Filho, ex-secretário do Maluf e pai do mensa-deputado Costa Neto, foi prefeito diversas vezes e, quando não foi, fez o sucessor. O Bertaiolli só se aproveitou da aliança PSDB+DEM e da máquina pública do prefeito pessedebista Junji Abe. Mas até aí, nenhuma novidade…
    Obviamente, Mogi tende a continuar com as mesmas deficiências em termos de atividade cultural e de amparo social. Além do q, caso dê dobradinha DEM em São Paulo e Mogi, é provável q Mogi receba o lixo q São Paulo não comporta mais (isso eu ouvi por alto, nos comentários da família…)

  • 16 severino // 6/October/2008 às 15:04

    A classe média paulistana é medrosa por excelência. Vota naquele que “limpar” a cidade. No fundo é de uma mediocridade atroz. Quer ser o que não é. Sonha em ter milhões e morre de vergonha por ter que comprar em prestação. Tenta viver um estilo londrino ou de Nova Iorque, ignorando ao máximo o absurdo que é uma marginal congestionada ao lado de um esgoto a céu aberto. A pobreza e a disparidade só não é mais aparente porque a periferia fica bem na periferia mesmo. E o melhor, para os “formadores de opinião” é que fiquem por lá mesmo. E tanto um candidato quanto outro são reféns dessa classe média — tirando os defeitos de uma generalização como esta– que só pensa em si e em nada mais. Pelo menos o Brasil não é São Paulo, ainda que muitas pessoas insistam em dizer que sim.

    Sou paulistano. Nasci e vivo aqui.

  • 17 severino // 6/October/2008 às 15:07

    “A pobreza e a disparidade só não é mais aparente porque a periferia fica bem na periferia mesmo. ” Leia-se : “A pobreza e a disparidade só não são mais aparentes porque a periferia fica bem na periferia mesmo.”

  • 18 SK // 6/October/2008 às 15:08

    Apenas para lembrar: Marta foi eleita em 2000 num 2o. turno contra o Maluf e à época ela era até popular como deputada federal e mulher do popularíssimo Suplicy. A rejeição ao Maluf a fez vencedora.
    Ao longo dos anos teve altos e baixos, mas sua rejeição pela população foi selada e demonstrada na tentativa de reeleição, quando perdeu para o Serra. Também não ajudou a sua imagem o “relaxa e goza” no meio da crise aérea. Fora a sombra constante do marido…

  • 19 RW in Miami // 6/October/2008 às 15:30

    Meus pais, cariocas, estao de visita aqui em Miami mas estarao de volta ao Rio para o 2o. turno. Estao pensando em votar no Eduardo Paes porque, segundo eles, “ele tem experiencia administrativa, e’ amigo do Sergio Cabral e do Lula, e o Gabeira nao tem experiencia nenhuma”. Vou tentar mudar o voto deles…

  • 20 Juca // 6/October/2008 às 15:36

    Aliás, PD

    Perdôo os excessos cariocas se soltar um post fluminense (e é realmente estranho isso não ter repercutido na mídia…)

    http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/2008/10/06/ult6008u343.jhtm

    Deus salve Campos dos Goytacazes…

  • 21 Darwinista // 6/October/2008 às 15:57

    PD, dá uma olhada no que a secretária de educação do estado de SP fala sobre os CEUs.

    Qual secretária? A do partido que administra a educação paulista desde 94, que inventou a famigerada progressão continuada? Bastante abalizada mesmo essa opinião…

    severino, brilhante a sua opinião.

    Perceberam que o PD, para elogiar o Kassab, só teve como referência o Cidade Limpa? Que não é nada mais do que tirar os outdoors? Quem é paulistano reparou que a cidade continua imunda?

    Vamos lá classe média paulistana, vamos mesmo votar no Kassab. Afinal, já elegemos o Pitta, não é mesmo? Por que não o secretário dele?

  • 22 SK // 6/October/2008 às 16:28

    Off-topic: cadê a moça das segundas

  • 23 Ricardo Cabral // 6/October/2008 às 16:42

    SK, não teve um sujeito que disse que a política era melhor que sexo? Vai ver é por isso que esta segunda-feira pós-eleitoral virou um pós-coito…
    :-P

  • 24 Murilo // 6/October/2008 às 17:38

    Pedro,
    uns tantos anos atrás, conversava com um amigo carioca (bem mais conservador que eu) e perguntava: “Pq o Rio, uma cidade com um eleitorado de esquerda tão grande, não consegue produzir nem uma só liderença de esquerda eleitoralmente viável?”. Ao que ele retrucou: “O mistério não é esse. O mistério é saber pq uma cidade com uma grande classe média conservadora, como a sua SP, não consegue produzir um mísero candidato conservador decente”.
    Bom, depois desta eleição, minha pergunta continua válida. (E a resposta não me parece tão simples como vc parece querer crer Pedro. Não acho que a não-viabilidade da esquerda no Rio seja decurso único e exclusico de um projeto nacional das esquerdas, no qual o Rio é sempre sacrificado. A coisa a meu ver é bem mais profunda e mereceria uma análise bem detida.)
    Já a resposta do meu amigo, essa começa a perder validade.
    Kassab não é, como apregoam alguns companheiros, um clone branco do Pitta ou um peão acéfalo do Serra movido mantido por elogios da Folha.
    O sujeito mostrou ser um administrador razoável e pragmático. Manteve parte da agenda social da Martha e impôs sua agenda própria, conservadora. Tem bom trânsito com a maioria dos vereadores, mesmo os de oposição.
    Depois de Adhemar, Jânio, Maluf e quejandas, acho excelente a notícia da que a direita de SP pareça estar produzindo uma liderança digna, ainda que com ela não se concorde.
    Mesmo que a Martha perca esta eleição, não acho que o Kassab seja mau negócio para o PT em SP. Mesmo pq, se uma vitória dele fortalece pessoalmente o Serra, enfraquece pra burro o PSDB paulista como um todo.

  • 25 faraó // 6/October/2008 às 17:48

    PD,
    cadê a moça de hoje??????????????
    Esqueceu?????????????????????

  • 26 Elias // 6/October/2008 às 18:07

    “Que faz de uma democracia saudável?”

    Bem, PD, uma coisa é certa: não existe democracia forte com partidos fracos.

    Os partidos são fortes quando representam correntes de opinião minimamente definidas, que se organizam para lutar pelo poder.

    Quando isso não existe, os políticos tendem a colocar suas trajetórias pessoais acima dos postulados partidários (que, a rigor, não são adequadamente refletidos pelos partidos, seja do ponto de vista doutrinário, seja sob a ótica da prática política).

    É, precisamente, o que acontece no Brasil.

    E, com a devida licença, é bom que se diga: Gabeira preferiu seguir a regra, quando poderia ser a exceção.

    Em vez de se dedicar à construção de seu partido, ele preferiu se filiar ao PT, para garantir sua eleição a deputado federal.

    Resultado: o PV é um saco de gatos. Tem de tudo lá dentro. Não tem identidade. Na melhor das hipóteses, tem, mais ou menos, a cara de quem estiver por cima a cada momento e em cada lugar.

    De longe, Gabeira é o melhor candidato que o Rio poderia ter, em 2008. Mas, se eleito, vai ser apanhado na armadilha que ele mesmo ajudou a montar.

    Sem base partidária, vai ter que se submeter a toda a sorte de pressão, notadamente as mais avacalhantes. Do contrário, um parlamento mindinho hostil fará dele gato e sapato. Não conseguirá governar.

    Para Gabeira e o Rio só resta escolher — agora e pelos próximos 4 anos — entre o ruim e o pior.

  • 27 Pax // 6/October/2008 às 18:08

    Discordo do Pedro Doria em sua opinião sobre São Paulo. Aqui a parada é dura. Não sei quem é pior. Mas é muito duro aceitar o Kassab e suas relações com as empreiteiras e a cidade.

    Ok, Cidade Limpa foi um bom projeto. Foi mesmo. Em contrapartida o que tenho ouvido de entidades de bairro sobre as atrocidades que estão fazendo com o Plano Diretor em prol de interesses pouco recomendáveis é de assustar.

    De que adianta limpar a cidade e inviabilizá-la com imediatismos imobiliários? E o que acontece por debaixo desses movimentos? Me permito desconfiar um tanto.

  • 28 Mr X // 6/October/2008 às 18:13

    PV é Partido dos Viados?

  • 29 Darwinista // 6/October/2008 às 18:15

    Boa Pax. Importante lembrar das relações altamente suspeitas com as empresas que lucram com a especulação imobilária.

    Muito se falou no problema do trânsito em São Paulo na campanha, mas apenas Soninha disse que trabalharia para que novos empreendimentos imobiliários só fossem liberados após um estudo do impacto no trãnsito da região.

    E porque Marta e Kassab silenciaram a esse respeito? Porque não podem melindram alguns de seus principais doadores de campanha.

    Os dois concorrentes que sobraram são ruins. Mas Marta, ao menos, tem maior ação nos bairros periféricos. Como a classe média paulistana não sabe olhar além do próprio umbigo, e como Kassab conta com a força da máquina da prefeitura, teremos que aguentar a cria do Serra por mais quatro anos.

  • 30 Chesterton // 6/October/2008 às 18:32

    meu Deus, um fã da Martta Suplicio…quebrou a cidade e o marido (argentino!) tem um monte de grana no exterior….

  • 31 Ricardo Cabral // 6/October/2008 às 18:51

    Mr X (#2*), vc continua nos EUA? É de lá que vc escreve isso? Melhor seguir sem teclar, não?

  • 32 Alexandre Gentil // 6/October/2008 às 19:07

    Porque um partido apoia o outro só no segundo turno?

  • 33 Alexandre Gentil // 6/October/2008 às 19:12

    Porque não apoia no primeiro?
    Um partido acha que é melhor que o outro, no final se rendem a quem foi pro segundo turno, ou ficam neutros.

  • 34 Clara C. // 6/October/2008 às 19:18

    boooooooa Pax
    Sobre o assassinato do Plano Diretor, só tenho a lamentar a não-eleição do Nabil Bonduki. Pô, o cara é o único que entende desse riscado aí!

  • 35 Ale // 6/October/2008 às 20:11

    Pedro, desculpe a insistência, mas vc e o Palmério Dória são parentes?

  • 36 Jorge // 6/October/2008 às 20:13

    o PV é bem parecido com o PMDB… o que é lamentável pois falta ao Brasil um partido que de prioridade ao meio-ambiente.

  • 37 Pedro Doria // 6/October/2008 às 20:49

    Ale, desculpe… devo ser primo em algum grau do Palmério, sim. Mas não o conheço pessoalmente.

  • 38 Ale // 6/October/2008 às 21:03

    E teremos debate no blog amanhã?

  • 39 Abestado // 6/October/2008 às 21:05

    #30 - Frangão, você mora em São Paulo?
    Toma ônibus todo dia de manhã utilizando o bilhete único?
    Mora na periferia?
    Utiliza os CEU´s pra lazer e educação?
    Tem dados concretos do TCM para avalizar a afirmação de que Marta quebrou São Paulo?
    Aliás o TCM já demonstrou que ela deixou SP com 95 milhões de superávit - mesmo sem o muitos, muitos milhões que o Alckmin não depositou, quando governador do estado.
    Que coisa não?

  • 40 athalyba // 6/October/2008 às 21:13

    Sampa é uma cidade provinciana, conservadora, preconceituosa e apolítica. Nenhuma eleição nesse burgo infeliz foi pautada por propostas amplas, e sim focada nos grupos de interesses específicos, como se fossem cidades estanques que, por coincidência, dividem o mesmo espaço.

    Dito isso, posso dizer sem sombra de dúvidas que apenas uma minoria (à esquerda e à direita) votou conscientemente, pensando com o mínimo de articulação. A esmagadora maioria votou com o fígado …

    Só mesmo esses fatores para explicar, como bem lembrou a Clara, que um político técnico como o Nabil tenha ficado de fora da câmara de vereadores. Minha esperança final para alguma mostra de inteligência é o bendito segundo turno …

  • 41 Renata // 6/October/2008 às 21:23

    Moro em Taubaté, interior de SP. Aqui tivemos quatro candidatos a prefeito: o atual prefeito, do PMDB; o padre e deputado estadual, do PV; o filho do ex-prefeito, pelo PSDB; e o candidato do PSOL.

    Durante a campanha, as pesquisas de opinião mudavam constantemente, cada hora colocando um dos três candidatos na frente. O único que não aparecia na frente em nenhuma pesquisa era o candidato do PSOL.

    Fiquei esperando para ver, após as eleições, qual pesquisa estaria certa. Para minha surpresa nenhuma delas e todas elas estavam!

    Estavam erradas pelos percentuais apresentados. E estavam certas pois a diferença entre o primeiro e o terceiro colocado foi de 2,53% dos votos, ou seja, abaixo da margem de erro de 3%! Provavelmente foi a eleição mais apertada do país. Só não vamos para o segundo turno pq a cidade não tem o número suficiente de eleitores.

  • 42 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 21:27

    COMENTÁRIO 21….sacou o que eu quero para o nosso país Darwin?
    Voce ve o que eu vejo!
    E estas cansado como eu…..eu e milhões de jovens semi analfabetos por culpa do COVAS/SERRA/ALCKIMIN!
    E a primeira secretária de educação, a Dona Rose Neubauer!….a monstra que implementou por todo o estado a tal progressão continuada….
    Olha! concordei algo com o seguidor do ingles!

  • 43 Alba // 6/October/2008 às 21:29

    Se eu estivesse em São Paulo - e estou bem perto - votaria em Marta, mesmo considerando a sua personalidade algo como o insuportável. E isso, porque de fato apresentou uma preocupação real com a Saúde e a Educação, além do bilhete único, coisas que não vejo na prática do Kassab que, aliás, não fez má administração, mas também não me parece ter um peso próprio, apesar da proeza de chegar ao governo da maior cidade do país sem ter recebido um mísero voto.

    Aí, é claro, teve que mostrar a que veio e não acho que a operação Cidade Limpa tenha sido ruim para São Paulo. Mas não é suficiente. A cidade é imensa e cheia de carências diversas, sendo que nenhuma das últimas gestões se mostrou disposta a por exemplo, como citado acima, combater a especulação imobiliária, que continua avançando sobre nacos inteiros da capital.

    Agora, realmente fico perplexa com a posição de uma parcela da esquerda no Rio de Janeiro, ao rejeitar Gabeira por alianças espúrias e coisas assim.

    Ora, sei que talvez esteja sendo repetitiva, mas li muitos dos excelentes comentários no blog do Idelber e lembro que o próprio Lula aliou-se a tipos repulsivos como Jader, os Garotinho e agora apóia Crivella. Nestes termos, como exigir comportamento de vestal de Gabeira?

    No mais, como lembrou o Elias, em chegando lá, é bem provável que tenha grandes dificuldades em governar sem fazer algumas concessões. Mas acho que vale arriscar.

  • 44 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 21:29

    A ME anda me perseguindo …..MOGI é aonde moro!
    E voces que tem problemas pelo interior paulista, tartem de colocá-los aqui no blog!
    Sampa é conservadora e preconceituosa!
    Precisa mudar…..

  • 45 José Coió // 6/October/2008 às 21:48

    Revista Veja, com Diogo Mainardi na sua faceta de “historiador”, confundindo DOPS com DOI-CODI: R$ 8,40

    “O dia em que matei meu pai”, obra-prima do “autor atormentado” Mário Sabino: R$ 28,00

    Assistir à Globonews e ouvir o “pitbull da gramática” Reinaldo Azevedo dizer “DESAPERCEBIDA”!!!

    ISSO NÃO TEM PREÇO!!!!!!

  • 46 Ale // 6/October/2008 às 21:53

    José Coió, tem preço sim: o preço de um simples dicionário. Veja o Aurélio, por exemplo: desapercebido
    [Part. de desaperceber.]
    Adjetivo.
    1.Desprevenido, desacautelado.
    2.Desprovido, desguarnecido; despercebido.

  • 47 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 21:56

    Maynardi,Reinaldo e corja?
    AHAHAHAHAH………………….ratos da ralé….escumalha da ressaca……..creme de la merde………queijinho da glande!

  • 48 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 6/October/2008 às 22:27

    O governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) quer contar com o apoio do chefão Lula da Silva para sucedê-lo no Palácio do Planalto. O futuro de Serginho dependeria da vitória do seu candidato Eduardo Paes contra Fernando Gabeira no segundo turno de disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Cabralzinho tenta se credenciar, porque não conseguem decolar nas pesquisas os nomes de Dilma Rousseff e de Aécio Neves (que poderiam ser os nomes preferidos de Lula para 2010).

    chest- mas só tem fdp…..

  • 49 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 6/October/2008 às 22:27

    O PROER do Lula.

    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira, 6, que o governo federal vai disponibilizar parte das reservas internacionais do País - que somam cerca de US$ 207 bilhões - para os bancos, com o objetivo de financiar o comércio exterior e impedir a deterioração das exportações brasileiras em razão da crise financeira.

  • 50 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 6/October/2008 às 22:34

    Ouro para o Brasil.

    Com o petróleo a menos de U$ 90 e as commodities desabando, aguarda-se, a qualquer momento, que o Presidente Lula anuncie com pompa e circunstância a descoberta de uma imensa mina de ouro, que começa no litoral do Ceará e só acaba no litoral de Santa Catarina.

  • 51 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 6/October/2008 às 22:35

    PT desaba em São Paulo.

    Marta Suplicy vai apenas cumprir tabela em São Paulo. Os resultados, com 82% das urnas apuradas, mostram que o PT não consegue sair dos velhos e tradicionais 30%, pouco mais, pouco menos. É a grande derrotada das eleições 2008. Um verdadeiro fracasso eleitoral que a tira completamente da corrida presidencial.

  • 52 Pablo Vilarnovo // 6/October/2008 às 23:19

    “O eleitor sincero de direita, liberal do ponto de vista econômico e conservador quanto às normas sociais, tem profunda dificuldade de se ver representado por um partido político. Nem PT, nem PSDB, o representam de fato. O político sincero de direita se vê obrigado a entrar em legendas frágeis e, portanto, termina contaminado pelas práticas fisiológicas de seu partido.”

    Poucas vezes li algo tão verdadeiro. É exatamente esse meu sentimento, como de muitos outros.

  • 53 Abestado // 6/October/2008 às 23:37

    #51

    Frangão, de São Paulo voce não entende lhufas.
    SEMPRE o PT teve 30% dos votos.
    O problema é o comportamento conservador do paulistano e do paulista.
    Aqui SEMPRE foi assim e não dificultou a eleição do LULA, portanto, tudo continua como dantes no quartel de Abrantes…
    Desabando só o seu conceito como comentarista por aqui…

  • 54 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 7/October/2008 às 0:22

    O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eros Grau negou pedido de direito de resposta da candidata à Prefeitura de São Paulo Marta Suplicy (PT) e a coligação que a apóia “Uma nova atitude para São Paulo” no horário eleitoral gratuito no rádio de seu adversário no segundo turno, o atual prefeito Gilberto Kassab (DEM). A candidata Marta Suplicy acusa a campanha de Kassab de veicular material com “teor ofensivo” ao levar ao ar, no rádio, o jingle “inveja, inveja (…) Parece que não lembra que a cidade ela quebrou”, “A Marta disse na propaganda que tinha acertado tudinho com o Lula – era cascata”. No recurso ao TSE, a candidata argumenta que o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), ao julgar improcedente a representação, violou o artigo 58 da Lei 9.504/97, a chamada Lei das Eleições, que trata do direito de resposta. No entanto, o ministro Eros Grau manteve a decisão do TRE-SP, citando a jurisprudência do TSE: “As críticas apresentadas no horário eleitoral gratuito, buscando responsabilizar os governantes pela má condução das atividades de governo, são inerentes ao debate eleitoral e consubstanciam típico discurso de oposição, não ensejando direito de resposta”.

  • 55 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 7/October/2008 às 0:23

    Marta Suplicy vai apenas cumprir tabela em São Paulo. Os resultados, com 82% das urnas apuradas, mostram que o PT não consegue sair dos velhos e tradicionais 30%, pouco mais, pouco menos. É a grande derrotada das eleições 2008. Um verdadeiro fracasso eleitoral que a tira completamente da corrida presidencial.

  • 56 Elias // 7/October/2008 às 10:18

    Quem dera que os principais estrategistas políticos da direita brasileira pensassem exatamente como o Chesterton.

    Seria moleza surrar esse pessoal nas urnas, a cada 2 anos…

  • 57 kiko marinho // 7/October/2008 às 10:29

    E aí, PD, como fica sua cantilena sobre as virtudes do Gabeira, que diz que o DEM vai ser seu parceiro preferencial no segundo turno?

  • 58 Elias // 7/October/2008 às 10:39

    Em São Paulo (assim como em Belém e em outras capitais brasileiras), aproximadamente 33% do eleitorado votam com a esquerda — de preferência com o PT — e outros 40% votam com a direita, pouco se lhes dando que o candidato seja Kassab, Ibrahim, Mustafá Maluf, Alckmin ou Ali Babá.

    Os restantes 27% estão em disputa. Bandeiam-se para um ou outro lado, conforme o candidato, o momento, o recado…

    É pra eles que se faz campanha.

    Em São Paulo, no primeiro turno, aproximadamente um terço desse pessoal se distribuiu entre Kassab e Alckmin.

    Boa parte do pessoal que votou no Alckmin no primeiro turno vai pro Kassab no segundo turno, claro.

    Mas só um doido varrido há de pensar que Alckimin tem em seu cofre os 22% do eleitorado paulistano que votou nele, podendo transferi-los a quem queira. Pelo menos uns 7 ou 8 pontos percentuais vai pular fora. Vai votar nulo ou em branco.

    Por outro lado, algo parecido vai acontecer com o eleitor de esquerda que não votou em Marta no 1º turno. Esse eleitorado não vota no DEM nem à porrada… Uma parte dele, mais bicho grilo, vai anular; outra parte vai migrar pra Marta fácil…

    Ou muito me engano, ou a disputa em São Paulo vai ser milímetro a milímetro.

    Se o jogo endurecer logo no início, vai ficar ainda mais disputado nos momentos finais. É que o eleitor de esquerda é mais mobilízável. Mais suscetível de voltar atrás numa decisão inicial de anular o voto.

    Vai ser pau a pau, Chester.

  • 59 Clara C. // 7/October/2008 às 10:59

    Olha, Elias… não que eu goste de concordar com o frango, mas a Marta não leva essa sem uma grande novidade que desabone o “coxinha” (vcs já viram o Kassab de corpo inteiro? coisa triste…). E, sendo ele novo político, nada deve surgir. A não ser que exista algo pessoal…

  • 60 Xracer // 7/October/2008 às 11:08

    E o erro do DataFolha, hein? Gabeira de 17 para 27, Quintão de 23 para 42!!!! Kassab de 27 para 33!!!! Walter Pinheiro de 22 para 30 Fogaça de 35 para 43! E ainda querem explicar. Mas é tão complicado…

  • 61 Darwinista // 7/October/2008 às 11:24

    Clara C., há um problema na sua análise. O Kassab não é político novo. Já está por aí há muio tempo, várias campanhas para o poder legislativo, e já foi secretário municipal, inclusive do Pitta.

    A depender do tempo de carreira, pode aparecer sim, e muita coisa, contra o “coxinha”…

  • 62 HRP Rosso e Nero! // 7/October/2008 às 11:32

    Duas coisas estão bem claras…..candidatos gays em Sampa e na cidade maravilhosa…..
    Gabeira é macaco velhissimo e Kassab já foi de tudo, incluindo dep. federal!
    Sempre de braços dados com o Rodrigo……tudo mula velha……
    E aí aparecem os podres e os amigos dos caras…..
    Arminio Fraga “bancando” o Ga……e o Serra escudando o Kassab……
    Kassab tem uns rolos pendentes da época de secretário…….vai vendo.

  • 63 Chesterton Dracul // 7/October/2008 às 12:10

    58 Elias, Marta está fora da corrida preferencial, se vencer vai cumprir o mandato.

  • 64 Chesterton Dracul // 7/October/2008 às 12:10

    o Kassab não é gay? Pensava que os esquerdistas gostassem de um gay….

  • 65 Chesterton Dracul // 7/October/2008 às 12:16

    60, a subida do Gabeira eu fui o primeiro a relatar….foi uma onda enorme poucos dias antes da eleição , de 10 a 7 dias antes, os institutos não tiveram a agilidade para discernir…é assim.

  • 66 FPS3000 // 7/October/2008 às 12:23

    Chesterton: o Brasil é o único país do mundo onde gay joga na direita e não na esquerda, vide Clodovil e outros.

    E só eu me sinto um ET sendo contra o Cidade Limpa como foi planejado, acho que a publicidade não faz mal a uma cidade grande se bem planejada (o que não foi o que aconteceu aqui); o problema não é regular a publicidade, é não ter publicidade nenhuma, a cidade ficou mais nua do que limpa sem que houvesse uma contrapartida para a mesma.

    Lembro que havia a idéia de se usar as lixeiras e pontos de ônibus para publicidade - mas como o planejador urbano daqui pensa que precisamos de “pureza visual” ao invés de dinheiro em caixa, ficamos com uma mesmice de dar dó (até shopping é mais agradável visualmente que certos cantos de SP …).

  • 67 Clara C. // 7/October/2008 às 12:33

    Darw, é verdade, Kassab está aí há tempos, mas era completamente desconhecido da maior parte das pessoas - incluindo esta que vos fala, que antes de vê-lo vice-prefeito só lembrava da musiquinha dele e do Rodrigo (quem sabe saba, vota comigo, federal é o Kassab, estadual é o Rodrigo, ou vice-versa).
    Mas se as ligações dele com o Pitta não fizeram estrago… o que mais poderá fazer?
    Será que se todo mundo souber que ele é gay algo muda? hahaha! Muda nada, quem tem imagem associada aos gays é a Marta.

  • 68 Clara C. // 7/October/2008 às 12:35

    Aliás… o Rodrigo é secretário do Kassab, sabiam? Uma tal de secretaria da desburocratização…

  • 69 Carla // 8/October/2008 às 15:35

    Infelizmente, houve uma avalanche de maldades para com a Marta por parte da mídia. Lembram quando chovia e a Marta era chamada em causa? Aconteceu alguma vez com Kassab ou Serra? Ou seja, basta pouco para encher a cabeça do povo (especialmente desta classe média burra paulistana) de mentiras. Já imaginou a reação dos mídia se a Marta tivesse imposto a cidade limpa do jeito que o Kassab fez? Sejamos honestos! A Marta é bastante antipatica, mas o tratamento que reservaram (e ainda reservam) a ela não a ajudou a ser mais simpática. E o Kassab parece realmente um “pau mandado”. Sorry.

  • 70 Sandu // 8/October/2008 às 19:05

    Maluf é o cara!!

Leave a Comment