Nos comentários do post abaixo, André Pessoa faz uma pergunta importante que se repete em vários pontos do Rio: Gabeira é de esquerda? Por que um eleitor de Jandira, Molon ou Chico deveria votar nele?
Não vou entrar na questão de se ele é de esquerda ou de direita. Eu o considero de esquerda – mas este não é o ponto mais importante e, se começamos a discutir quais as definições de um braço ou de outro do espectro ideológico no mundo atual, nos perdemos.
Pretendo, no entanto, argumentar por que um eleitor progressista não deveria querer Eduardo Paes no governo da cidade.
1. Eduardo Paes foi um mais virulentos críticos do Governo Lula na Câmara dos Deputados. Foi líder do PSDB na Câmara. Gabeira também foi crítico? Foi. Mas suas críticas não nasceram do puro jogo partidário e sempre foram leais. Este argumento não é meu. É de Jaques Wagner, governador petista da Bahia, que sugere que seu partido deveria apoiar Gabeira no segundo turno.
2. Se o PT nacional apoiar Paes oficialmente, não será porque se preocupa com o futuro do Rio. Certamente não virá de coerência ideológica. Virá de um jogo de alianças nacionais puramente político no qual o Rio é sempre sacrificado. Não custa jamais lembrar a eleição para governo do Estado de 1998, em que o PT do Rio queria a candidatura de Wladimir Palmeira e o PT nacional impôs o apoio a Anthony Garotinho.
3. Eduardo Paes tem como principais doadores de sua campanha Eike Batista e a construtora OAS. A mesma OAS virtualmente criada por Antonio Carlos Magalhães. Não representam grupos que costumam investir em políticos pelos seus belos olhos.
3. Apoiaram Eduardo Paes no Primeiro Turno: o PTB de Sandra Cavalcanti, o PP de Paulo Maluf e Francisco Dornelles, o PSL de Celso Pitta.
4. Eduardo Paes não tem qualquer história política e qualquer firmeza de ideais. Muda de partido independente de sua ideologia. De protótipo dos mauricinhos criados por Cesar Maia virou o garoto prodígio do PSDB e se bandeou para o PMDB de Garotinho.
É por isso que Eduardo Paes não é o melhor nome para a prefeitura do Rio de Janeiro.






120 Comentários até agora ↓
1 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 6/October/2008 às 0:09
pô, pensando assim, a guinada ideológica do Gabeira é mentira.
O cara diz que se arrepende, mas se o PD diz que não se arrepende , então ele está mentindo….
Agora, se algum deles der um jeito no Rio, eu volto a achar que político pode ser sério.
(ou será que o Gabeira vai encarar o tráfico de frente? Ou vai compor com os chefões? E a polícia? Ele tem peito para purgá-la?)
2 Maurício // 6/October/2008 às 0:10
Olha: moro no Rio, mas não voto aqui. No começo dessas eleições andei meio sem esperanças, não acreditei que uma campanha, digamos, “heterodoxa” como a do Gabeira fosse levá-lo longe, fosse vencer anos e anos de um “modus operandi” político, que se pudesse chegar ao poder sem usar os mesmos meios. Dá uma baita esperança essa alavancada do Gabeira. Esperança no Rio e na política.
3 Daniel Soares // 6/October/2008 às 0:18
O Gabeira não vai purgar a polícia. Não porque tenha peito ou deixe de tê-lo. Simplesmente porque purgar a polícia não é competência do Prefeito. Compete ao governador.
4 Daniel Soares // 6/October/2008 às 0:20
Agora, Gabeira não vai dar um jeito no Rio. Não é herói. Um governo dele pode ser o começo de um processo de mudança. Um facilitador. Já o Eduardo Paes seria com certeza mais do mesmo das mesmas práticas. Então, por isso, prefiro o Gabeira.
5 Tales // 6/October/2008 às 0:28
Será q o Gabeira vai ligar para o PD para agradecer, como a Sarah Palin fez com o blogueiro de 19 anos?
6 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 6/October/2008 às 0:31
Gabeira tinha que ligar para o PD. Agora, PD, na prática, o que Gabeira pretende fazer?
7 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 6/October/2008 às 0:39
3, é verdade.
8 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 6/October/2008 às 0:40
e o Molon? Lula não transferiu porra nenhuma para ele.
9 Daniel Soares // 6/October/2008 às 0:47
Quanto ao Molon, o Lula não quis transferir nada pra ele. A eleição do Rio foi um salseiro, com 4 candidatos da base aliada disputando o Lula. O presidente não botou os pés no Rio e não gravou depoimentos específicos pro Molon. A direção nacional não moveu uma palha. O Molon se agarrou na foto do Lula e esqueceu de dizer o que pretendia para a cidade. E o povão, mais sucetível a transferência de votos, ficou com o Crivella porque além de amigo do Lula é “irmão” ou com o Eduardo Paes, porque teve a campanha com mais recursos, com mais tempo de tv, mais santinhos, mais cabos eleitorais, carregado no colo pelo governador e sem ser inimigo do Lula (agora… que ele não é bobo).
10 Daniel Soares // 6/October/2008 às 0:54
Provavelmente, PT e PCdoB declararão apoio ao Paes no segundo turno. Por três motivos: 1) não criar fissuras na aliança nacional com o PMDB, 2) não dar palanque pra candidato do PSDB no Rio (o vice de Gabeira, Luiz Paulo, é deputado estadual do PSDB e foi vice-governador do Rio em 1995/98) em 2010 e 3) de olho na boquinha de secretarias em eventual governo Paes. Mas acho que os eleitores do PCdoB e do PT pouco ligarão para o que disserem as lideranças do partido.
11 Homero // 6/October/2008 às 0:58
Como é que a esquerda carioca encara o apoio de José Serra e César Maia ao Gabeira no Segundo Turno?
Com Kassab derrotando a Marta em São Paulo e Gabeira derrotando o Paes no Rio, não será que o José Serra se torna o grande vencedor dessas eleições municipais?
O Lula não conseguiu eleger no primeiro turno nem o candidadto do PT de São Bernardo do Campo.
12 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 6/October/2008 às 1:01
o pessoal do PCdo B quer ver o Gabeira longe.
13 Diogo Shimizu Lima // 6/October/2008 às 1:09
“3. Apoiaram Eduardo Paes no Primeiro TURBO (…)”
Corrige lá PD :-)
14 Pedro Doria // 6/October/2008 às 1:11
Daniel Soares: sua leitura está impecável. É isso mesmo.
Meu argumento é que a preocupação do eleitor, que quer o melhor para a cidade, não tem nada a ver com as estratégias (corretas ou não) dos partidos nacionais (que costumam ignorar o que é bom ou ruim para o Rio).
15 Pedro Doria // 6/October/2008 às 1:12
Diogo Shimizu Lima, corrigido!
16 Sandra Leite // 6/October/2008 às 1:13
PD,
Sou mineira e moro em SP. estou hiper-mega-feliz com os resultados. Porque:
1)Aécio não é rei
2) O Rio merece Gabeira. Há esperança
abs
17 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 6/October/2008 às 1:14
argumentar por que um eleitor progressista não deveria querer Eduardo Paes no governo da cidade.
chest- cumpre ressaltar que aqui o significado da palavra progressista é pretender privilégio de alguns com o dinheiro de impostos pagos por outros……se isso é progressista o futuro é negro.
18 Daniel Soares // 6/October/2008 às 1:23
O pessoal do PCdoB com certeza pode querer ver o Gabeira longe. Mas o eleitorado da Jandira se divide em três partes: 1) aqueles que admiram seu histórico de atuação parlamentar ou gostam dela por n motivos (é uma boa comunicadora) e votam nela independemente do partido. A minha mãe votou no FH, Serra e Alckmin. E sempre votou na Jandira pra deputada. Nessa eleição ia votar na Jandira até as vésperas, quando mudou pro Gabeira. É um eleitorado fluido. 2) Voto útil da esquerda. Esse migra fácil pro Gabeira. 3) O pessoal intimamente ligado ao PCdoB. Como os comunistas old school que sobraram costumam pregar o voto nulo ou freqüentar as fileiras do PCB (0,08% dos votos nesta eleição), a galera orgânica do PCdoB costuma gravitar em torno do movimento estudantil na origem e depois se elegem vereadores, deputados ou arrumam cargos de assessoria parlamentar ou em governos do PT e/ou aliados tipo PMDB e PSB. O terceiro grupo tende a querer ver o Gabeira pelas costas. E é o grupo minoritário, na minha opinião.
19 Daniel Soares // 6/October/2008 às 1:26
Lembrando que um sistema de tributação onde os ricos pagam proporcionalmente mais do que os demais e não recebem mais serviços do estado por isso é definido como progressivo. É o que dizem os manuais de economia do setor público. Mas manuais também dizem que o livre comércio internacional leva à eficiência máxima do mercado. Palavras, palavras, palavras.
20 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 6/October/2008 às 1:31
o progressismo assim definido é puro roubo e escravidão. Concordo com o 18, minha fonte é deputado. Se pudesse sapateava em cima dos óculos do Gabeira.
21 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 6/October/2008 às 1:42
O progressista Sergio Cabral ficou furioso porque os médicos que não receberam salários não foram trabalhar….
22 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 6/October/2008 às 1:55
“Quando você quer ajudar as pessoas, você diz a verdade a elas; quando você quer se ajudar, você diz a elas aquilo que elas querem escutar.” (Thomas Sowell)
23 Slug // 6/October/2008 às 2:45
Na minha opinião, a escolha do 2º turno no RJ é bem simples.
Vc pode votar em um candidato que já demonstrou ter princípios, ou num candidato que já demonstrou que faria (e faz) qualquer coisa para chegar ao poder.
Quem são os vereadores mais votados do partido do Eduardo Paes? Clarissa Garotinho e Brazão, legítimos herdeiros da cleptocracia instalada no Estado do Rio de Janeiro, na gestão de Anthony e Rosinha Garotinho.
Quem são os vereadores mais votados do partido de Gabeira? Sirkis e Aspásia, que tem um histórico de atuação em questões urbanísticas e ambientais.
Não sei se Eduardo Paes é um sujeito corrupto, mas não tenho a menor dúvida de que ele - assim como Cabral e César Maia - distribuiria fatias consideráveis de poder aos mesmos grupos corruptos que mandam na cidade e no estado nas últimas décadas, se o apoio desses grupos lhe parecer politicamente interessante.
Pode ser que Gabeira faça algo diferente, e só por isso eu votei e votarei nele quantas vezes me permitirem. Só espero que, no afã de fazer coligações pro segundo turno, ele não acabe vendendo sua alma.
24 Pax do notebook // 6/October/2008 às 6:33
Talvez porque seja um dos poucos ex-guerrilheiros que não se tornou quadrilheiro. Ouvi essa frase do Caio Blinder ontem à noite.
Todo apoio ao Gabeira nesse segundo turno.
Sim, a turma acabrestada que diz amém para seus amos e senhores políticos, alguns ex-guerrilheiros que se tornaram quadrilheiros, esses jamais votarão no Gabeira. E aqui é outro motivo pra votar no cara, pois me afastar dessa turma é outra das minhas convicções políticas.
Qualquer coisa que cheire menos corrupção nesse país conta com meu apoio.
Quem sabe até nisso pode-se dar um recado em alto e bom som ao PT: ou mudam o tom da cúpula ou perdem em 2010.
25 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 8:04
Um post só para cariocas e seus dramas de enjeitados pelo resto do Brasil……
Que peninha….
Precisa perceber que o Rio não é mais mesmo a capital do país…..sacou????
26 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 8:06
Gabeira vai fazer governo sem delegar poder e fatiar secretarias??????
AHAHAHAHAH…..Voces definitivamente não conhecem o que é governar e idem “seo” Gabeira…..cuidado ingenuos de plantão.
27 Radical Livre // 6/October/2008 às 8:33
PD,
é interessante que você tenha usado os mesmos argumentos que levantei lá no Idelber, numa discussão sobre o segundo turno. O pessoal de lá, que não me parece conhecer a política do rio muito bem, acha que o Paes seria a melhor opção - já que o Gabeira seria o candidato da Globo, do PSDB e das elites cariocas.
Eu, que sou de esquerda, acho uma má avaliação. Gabeira está à esquerda de Paes, apesar das alianças. É correto, tem história (apesar de sua escorregada aos cinco minutos do primeiro tempo do governo Lula) e tem proposta.
Paes, aqui no Rio, representa a continuidade de uma política populista, clientelista e, indiretamente, chaguista (forasteiros: vão procurar no google o nome Chagas Freitas).
Enfim, muita luta pela frente. No globo hoje, página 3, destaca-se possível dificuldade do governador Sérgio Cabral em engolir o Paes, após sua atuação no congresso durante o biênio 2005-2006 - o Lula é bom de não esquecer estas coisas, segundo dizem.
Enquanto isso, meus amigos mais à esquerda (parte dos 1,8% que votaram no Chico Alencar e no PSOL) estão pensando em votar nulo.
e HRP,
o PD é carioca, muitos leitores são cariocas. Se você não quer discutir a política do Rio, fica quieto e não enche o saco.
28 Radical Livre // 6/October/2008 às 8:34
correção,
“No globo, página 3, destaca-se possível dificuldade do governador Sérgio Cabral em fazer o Lula engolir o Paes[…]”
sorry.
29 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 8:39
Olha só o que está escrito na coluna “Painel” da Folha SP de hoje:
“Antes mesmo de encerrada a apuração, Fernando Gabeira(PV) ligou para o presidente do PSDB, Sérgio Guerra .
O partido, que tem o vice da chapa, vai entrar de cabeça na campanha contra o ex-tucano Eduardo Paes(PMDB).
Haverá aporte financeiro e costura com aliados(?????), a começar com o DEM(!!!!!!!!!!!!!!!!!!).
É Gabeira é mesmo “diferente”!
AHAHAHAHAHAHAH……………
Fala sério!
30 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 8:41
Puxa Radical…….!!!!!!
Voce é bom mesmo!
AHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
31 Gerson B // 6/October/2008 às 8:43
HRP(25), o post é sobre o Rio sim. Na lista dos recentes estão posts sobre o Putin, o México, Palin e outros. Alem de análise geral das eleições do Brasil. Não podemos falar do Rio de Janeiro? O PD não pode falar da cidade dele?
Se você não gosta da conversa não fará falta por aqui. Vá pros opens.
32 Radical Livre // 6/October/2008 às 8:51
HRP,
eu não tenho a menor intenção de ser bom. na verdade, no seu caso, eu prefiro ser mau mesmo.
[pentel…]
33 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 8:53
Fazem 48 para 49 anos que o Rio deixou de ser a capital do país……
E o Paladino Gabeira ,associado ao PSDB e DEM vai liderar a grande marcha pela probidade e decencia na politica!
AHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
De novo:
FALA SÉRIO!
34 Ricardo Cabral // 6/October/2008 às 9:16
Fiquei muito satisfeito com a ida do Gabeira para o 2o. turno. Como vc, PD, e alguns que por aqui comentam, tb embarquei no apoio à candidatura Gabeira bem antes dele se lançar candidato. Mas agora, começo a pensar no futuro, na possibilidade real de que ele ganhe do Eduardo Paes — que ainda está na frente e tem uma máquina poderosa e rica apoiando-o — e assuma o cargo de prefeito. E aí penso no legado Cesar Maia que ele receberá, na cidade partida em que vivemos, no governador que anda mais perdido do que cego em tiroteio e na corrupção entranhada em todos os escalões do poder desta cidade. E aí fico receoso de que a próxima gestão acabe com cara de metade Saturnino, metade Erundina…
HRP, vc está parecendo o Fabio Passos. Entenda que o Rio é complicado mesmo, uma cidade onde o PT acabou de eleger Elton Babú, irmão do deputado estadual Jorge Babú, não é mesmo uma cidade para principiantes. Em vez de ficar acusando o Gabeira disto ou daquilo, investigue as forças políticas locais e veja com quem ele precisará compor para:
1) conseguir passar o Paes; e
2) Conseguir ser um prefeito melhor do que os anteriores e fazer uma boa gestão (infelizmente “as duas coisas não são a mesma coisa”…)
35 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 9:27
Moço…..tá certo que politica é coisa nojenta e que para se chegar ao poder, por mais que nossos objetivos sejam os melhores possiveis, ter-se-a que compor com outras forças politicas….mas o que me chama atenção é o fato de a turma ou está sendo pragmática e nega ou é ingênua.
Gabeira é politico profissional desde a guerrilha, não é diferente de ninguém em seu comportamento padrão de politico…..apenas quer se mostrar diferente……mas sai por aí abraçando Artur Vigilio, politicos do DEM e por aí afora(tudo por que não conseguiu ser cacique no pT!)….e eu macaco velho sei e sinto quando o que é dito é só da boca pra fora e o que vai pelos olhos dos caras(olho não mente!)…….
Na verdade, muita sorte para o Gabeira…..mas voces estão escolhendo o menos ruim….pode crer.
O resto é pura sacanagem para com os cariocaxxxxxs
36 Ricardo Cabral // 6/October/2008 às 9:34
Dois pesos e duas medidas, HRP? Gostaria que vc fosse tão rigoroso com o Lula (em quem votei em todas as eleições presidenciais, só para deixar bem claro) como vc é com o Gabeira…
37 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 9:43
Colega de blog……o Lula é politico profissional e antes era sindicalista profissional……
escolher é sempre algo a ser bem pensado……
Escolho o cara pela vida pregressa dele….e o Lula tem mais prós no item “a favor dos trabalhadores” do que “contras”!
Ele segue cheio de defeitos e mancadas governando o país, mas com os objetivos que sempre me fizeram votar nele……e se não me engana não, pelo menos não andou se agarrando com PSDB e DEM(PFL) por aí idem!
EEEEEEE……
38 Memento // 6/October/2008 às 9:44
HRP está apenas perdido no tempo e no espaço, em uma época onde paulista tinha por princípio odiar carioca. Aliás, tanto ódio assim, sei não… Esse é o cara que se diz espírita? Espírita geralmente procura ser legal, solidário, gentil, educado. Se tudo aquilo que dizem acontece mesmo, tem gente condenada a voltar muitas e muitas vezes para esse vale de lágrimas. Reforço a sugestão já feita de que ele vá ler outros fios que lhe interessem e esqueça do Rio. Como ele pode notar não foi convidado para o nosso Chope in Rio, diferentemente do Proftel, da Alba etc… Ele, pelo menos de minha parte é persona non grata. Prefiro discutir com o Chester.
Gabeira é uma versão bossa-nova do PSDB. O problema é que o Paes é aquele lixo que a gente conhece. Que ele vai ter que compor para governar, qualquer um sabe, francamente. Mas existe uma grande diferença entre um PSDBista tradicional governando, mesmo que em composição com partidos mais à esquerda, e um Verdebista governando em composição com forças mais conservadoras. Enfim, vamos ver no que dá.
O problema do voto da esquerda que se acha radical, esse o Daniel já explicou. E é isso mesmo. Muita gente já tinha feito voto útil na Jandira, por medo do Crivella. Agora é ver para odne essa gente reflui. Na minha opinião é quase como se começasse tudo de novo. bobeia ele rouba voto até do Paes.
Bonnet G, até o Faraó redistribuía renda, assim vamos ver se consigo uma passagem de ida sem volta para ti em uma máquina do tempo para os bons velhos tempos do Ancien Régime. :-))) Sinto que dentro de você dorme uma grisette deslumbrada com os fastos da nobreza.
39 Ricardo Cabral // 6/October/2008 às 10:01
De fato, os comentários do Daniel (seguido de perto pelo Radical Livre e pelo Slug) foram os que melhor analisaram o quadro eleitoral do Rio nesta caixa de comentários, Memento.
40 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 10:05
Fui excluido!
Buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!
Ahahahahah…..
Pelo menos o Surf me atura!!!!!!!!!!!!
41 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 10:15
Olha “Me”….TÔ de mal com voce……
42 surfando na jaca // 6/October/2008 às 10:22
Memento, vc. tem sido injusta até comigo. Romeu é uma pessoa correta, de bom coração e lúcido. O Chester é só um ignorante. Como vc. é uma neófita nesse blog, o Romeu há de te perdoar.
Senhores, o Eike Baptista apóia o Paes e o ARMÍNIO FRAGA do GABEIRA, vai falar nada, Doria?
Gabeira começou com declarações políticas burras: não vou procurar os partidos de esquerda, vou procurar o eleitor de esquerda.
Será que virá me visitar?
Ora, são os partidos que podem chamar o voto dos eleitores de esquerda. E nem o eleitor se julga de esquerda, vota na esquerda, mas não se vê assim. É declaração que cria dificuldades com os partidos de esquerda cujos eleitores poderão decidir o segundo turno. Mas não esqueçam dos cri-crivelistas.
O Paes começou bem, fez logo declaração correta politicamente. Apelou para São Lula, que tem mais poder que eleitores de esquerda. Com isso acena indistintamente para o eleitorado que restou. Aprende com esse canalha do Paes, seu goiabeira!
Doria, palpite de baiano influencia 0% no eleitorado do Rio.
43 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 10:26
Surf…..beba um chopp da brahma por mim….snif snif snif……pro Gabeira estou mandando uma tanguinha linda de crochet portugues!
UAU!
44 Marcelo Luiz // 6/October/2008 às 10:26
Além das alianças questionáveis do Gabeira, que são as mesma que o Paes diga-se, tanto Gabeira como Paes apoiaram César Maia, ou alguém se esquece desse detalhe.
No fundo são muito idênticos atualmente, o que muda é um longíncuo passado.
Quanto aos partidos de esquerda, eles vão pensar principalmente não em cargos como dizem alguns, mas a lógica desse momento é o diretório nacional apoiar quem vai apoia-lo em outras cidades, e o PV nesse quesito perde de lavada, afinal não existe uma cidade importante do segundo turno noticiada que ele esteja apoiando o PT ou PCdoB, salvo algum engano meu.
45 surfando na jaca // 6/October/2008 às 10:35
Romeu, tu “é” meu convidado, cara.
46 C.Barbosa - Subversivo // 6/October/2008 às 10:39
Putz… e ontem o Alexandre Garcia tentava induzir a população de que o acontecido com Gabeira foi um modismo. Essa turma do PIG não tem escrúpulos.
Quem é carioca aproveite. Votem no Gabeira, calem a boca do PIG.
Gabeira é vacinado… E já fumou um baseado.
Fumou, tragou e chapou. Tem argumentos sobre proibição falsa, descriminalização, legalização da cannabis. Provavelmente é esclarecido e fundamentado quanto à outros tipos de drogas e o tráfico. Hoje tem outro posicionamento. É mais pela educação da população, antes mesmo de implantar qualquer mudança anti tráfico de drogas.
Ia pixar o cara quando mudou o posicionamento, o argumento de algum tempo atrás. Prefiro acreditar que o argumento antigo esteja apenas adormecido, ou evoluiu pra minha satisfação e da minha tribo.
O que eu tenho haver com isso? Assim como todos cannabilistas brasileiros, eu acredito e estou de olho, na possível administração do Gabeira no Rio. É uma vitrine de um problema social que se repete em todo o país. Se der certo no Rio, dará certo em todo canto.
Agora, se ele virar a “kazaka” ou for engolido pelo sistema político corrupto… Fudeu, serão mais dias de indignação.
47 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 10:44
Surf……em vez de chopp, gostaria que voce fosse comigo beber uma caipirinha de Kiwi, lá na casa de uma tia querida, na Ilha do Governador…..a velhinha foi minha segunda mãe e junto a ela e seus filhos passei longas e deliciosas féria escolares lá pelo60/70s……e ela é quem faz a batida!
E ainda dizem que não gosto do RIO……..
48 surfando na jaca // 6/October/2008 às 11:37
Romeu, a Memento anda falando mais besteiras que o Gabeira. Não leva a sério.
49 NPTO // 6/October/2008 às 12:14
Grande PD, hoje é só festa!
Agora, o PT tem outro dilema no Rio: se não tiver nenhum petista apoiando Gabeira, sua eventual vitória vai ser computada pela mídia serrista na conta do Serra - o que é um absurdo, Serra no Rio não existe. É como se Kassab fosse visto como vitória do governo porque sua vice é da base governista. Mas vai ser visto assim.
E quantos minutos vocês acham que demora para o Paes trair o Lula? O Garotinho foi bem rápido.
O PT deve liberar o voto da militância, e figuras do partido devem apoiar Gabeira individualmente.
Minha projeção: quase todos os votos do Alencar, 2 terços dos votos de Molon e Jandira, todos os do PDT caem no colo do Gabeira. E o mais importante: se Gabeira tiver apoio de quadros da esquerda orgânica, entra nos redutos do Crivella.
Sem contar o seguinte: algum apoio da turma do César Maia deve rolar. O que significa ir na casa do Paes bater nele.
A onda segue.
50 Ricardo Cabral // 6/October/2008 às 12:15
Surf, esse seu compadrismo volta e meia obnubila a sua percepção dos fatos:
“Gabeira começou com declarações políticas burras: não vou procurar os partidos de esquerda, vou procurar o eleitor de esquerda.”
Se tivesse que procurar o PT, qual seria, o nacional, que abandonou o Molon, ou o local? Que orientações partidário-eleitorais das legendas de esquerda refletem o que o próprio eleitorado carioca de esquerda (não apenas zona sul light) pensa?
Além do mais, reproduzo aqui parte do que escrevi no blog do Idelber:
“(…)
— quem é o Paes, qual o seu histórico;
— o que é o PMDB no Rio;
— o que é a própria esquerda no Rio;
— o que (ainda) representa, em termos de votação, o eleitorado evangélico.
E mais uma variável, que ainda não vi ser comentada, a respeito dos números desta eleição:
— Abstenção de 17,91% (820.236 votos);
— 6,14% (281.130) de votos nulos
— 4,33% (198.152) de votos em branco.
Eles indicam que ainda há muita coisa em jogo por aqui, além do apoio da Jandira, do Molon e do Chico. E cá entre nós, acredito que boa parte do eleitorado que votou neles preferirá votar no Gabeira no segundo turno ou então anular o seu voto do que apoiar o Paes, a despeito das legendas que apóiam um e outro.“
51 O Espezinhador // 6/October/2008 às 12:24
Eu não retocaria nem uma vírgula deste post. Portanto, só me resta justificar meu nick e sacanear os vomitadores e vovós maria congas da vida…
CREEEEEEEEEEU!!!
CREEEEEEEEEEU!!!
CREEEEEEEEEEU!!!
Velocidade 43…
52 surfando na jaca // 6/October/2008 às 12:28
Cabralzinho, compradismo? Que c’est isso, tamanduá?
Falei que o Goiabeira deu declaração burra politicamente. Arrebentou no seu esquerdismo na Barra e Jardim Botânico!???!! Pela madrugada… São os esquerdistas ricos de que o Chesterton fala? Vc. acredita que o eleitor do subúrbio do Rio e zona Oeste irá preferir o Gabeira? Não acredito que o eleitor do Crivella vote em Gabeira. Esse idiota eleitor de marginal juramentado e bento na calhordice vai dar o dízimo da vitória ao Paes e exorcizará o Gabeira.
O eleitor de esquerda vai votar nele e no tal do voto nulo. Bem possivel que eu vote no Goiabeira, mas não vejo como ele ganhará do Paes, muito mais identificado com o voto suburbano e chaguista de bica-d’água. Bem, o Gabeira pode pedir um exorcismo para o bispo Macedo, quem sabe…
53 surfando na jaca // 6/October/2008 às 12:29
Lá vem esse mala sionista…
54 Jorge // 6/October/2008 às 12:33
O Lula não transferiu votos para ninguém, mas o Kassab e o Geraldo puseram o presidente em seu horário eleitoral… Somente para lembrar, em 2006 com Cesar Maia no Rio, Serra na prefeitura de SP e Alckmim no governo de Estado a oposição não venceu as eleições presidenciais (e o Fogaça em POA). Não me venham os comentaristas do Pig me dizer que a vitória do Gabeira e do Kassab indicam a vitória certa de Serra em 2010… O Lula ficou com 20 milhões de votos a mais.
55 Silvio // 6/October/2008 às 12:34
Assim como o Ricardo Cabral # 34, também temo que o governo municipal com o Gabeira se transforme numa repetição da anomalia administrativa Saturnino/Erundina. Linda teoria, difícil aplicação. Um risco que já assumi.
Quanto as primeiras declarações do Gabeira pós resultado, também o vi dizer que todo apoio é bem vindo, mas desde que não se discuta o loteamento da máquina pública.
Convenhamos, é difícil. Mas não impossível. Resta saber se haverá bons quadros para tanto.
O verdadeiro câncer da vida carioca chama-se PMDB. O chaguismo v. 2008 (sergismo/piccianismo) comanda o lado negro da força. E vai aplicar um coquetel terrivelmente indigesto aos que têm princípios nas regiões mais conflituosas e desorganizadas da cidade, para impedir que a boa gente chegue com urbanidade e segurança até o eleitor.
Cariocas de bem, uni-vos!
56 Conselho // 6/October/2008 às 12:38
Uma mensagem diferente nesse momento em que todos estão tão felizes que o Gabeira, apresentado como representante da “esquerda”, passou para o segundo turno.
Votei no Gabeira e votarei novamente no segundo turno.
Um dos motivos foi por estar junto do PSDB (e não por ser de esquerda ou direita). Os vereadores do PV e do PSDB no Rio dão de 10 em qualquer outro partido. Os do DEM são alguns bons e outros nem tanto.
O PT e o PMDB são quadrilhas na capital fluminense.
Por isso preocupou-me a lista de vereadores que apresentei no último post. Dos vereadores eleitos, 8 são do PMDB. Exemplos do que nos aguarda: Carminha Jerominho, Clarissa Garotinho e Verônica Costa…!
Para ter governabilidade, o Gabeira terá que ter uma base de apoio na câmara. Espero que essa base venha dos já aliados PV - PSDB - PPS (mas que só possuem 9 vereadores no total) e de novos aliados confiáveis.
Aí espero sim a adesão do DEM. E espero que tudo seja sem loteamento de cargos (isso será difícil, mas não espero menos do Gabeira). E, dessa forma, Deus queira que possamos ter uma administração técnica.
57 Ricardo Cabral // 6/October/2008 às 12:42
Surf,
1) o seu “compadrismo” refere-se ao Romeu.
2) Tb receio que o Paes ganhe, mas vejo bem mais chances do Gabeira ser eleito do que antes, quando nem cogitava que fosse possível.
Mas vc tem razão de achar que o eleitor de Crivella talvez vote em Paes. Claro que tudo dependerá das sujeiras do 2. turno. Mas a máquina estadual está com Paes, o que não é pouca coisa, fora o Crivella querer manter-se próximo do Lula, o que o levará a fechar com o Paes, suspeito.
58 Ricardo Cabral // 6/October/2008 às 12:45
Bem lúcida a sua análise, Conselho (#55).
59 eleições no rio - blog do editor // 6/October/2008 às 12:54
[…] muito interessante sobre porque Gabeira é melhor opção que Paes. Confira um trecho abaixo e clique aqui para ler a íntegra:”[…] Pretendo argumentar por que um eleitor progressista não […]
60 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 12:55
Ahahahahahahah……
Vida dificil do eleitor carioca da gema(me desculpe a ME!)
Mas lá em Sampa Capital também será……menos, mas dificil…..a Marta é ainda uma opção melhor que o Democratas no poder.
Quanto ao compadrismo(????)…..é, o Surf é um eleitor atento e racional……EEEEEE…… Eu gosto é de cutucar……POVÃO!
Em Mogi elegemos uma nova camara de velhos viciados……quase assinado acordo com o PCC,CV e ADA para troca de tecnologias…..
AHAHAHAHAHAh!!!!!!!!!!!!
61 Amiga // 6/October/2008 às 13:01
Votei no Gabeira e estou tranquila por saber q foi a melhor escolha. Esse Eduardo Paes até q visitou meu bairro mas acompanhado de soldados da Milícia, que tipo de ações promoverá alguem que nao tem compromisso com a lei e democracia? Estou muito esperançosa por saber q podemos derrubar a opressao, vamos lá pessoal …vote GABEIRA!
62 João Valentim // 6/October/2008 às 13:04
Conseguimos, o voto verde vai ganhar essas eleicoes, diga nao a troca de partido de Paes, diga nao a sua imoralidade politica
GABEIRA 43
63 » Aos cariocas, com carinho Entretantos // 6/October/2008 às 13:09
[…] não me perguntem o motivo, eu não saberia explicar, admiro Fernando Gabeira e, mais ainda, admiro ver o Pedro Dória o apoiando. O que eu vejo: um jornalista competente, talentoso e com credibilidade fazendo o que pouquíssimos […]
64 surfando na jaca // 6/October/2008 às 13:40
O Rio elegeu três bandidos juramentados e com certificado da PF. Depois disso, que venha o eleitor de esquerda.
65 surfando na jaca // 6/October/2008 às 13:42
Gabeira pede apoio do César Mala, mais um eleitor de esquerda.
66 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 13:43
XComentário 65!!!!!!!!!!!!
AHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bom começo………..Fala Petropolitano !
67 Esprit de porc // 6/October/2008 às 13:57
Eu gostaria muito de ter toda essa esperança de que o Gabeira vai ser prefeito, mas duvido muito que os eleitores de Chico Alencar (e, em menor escala, o eleitor de Jandira) vão aceitar dar voto útil. Esses, eu acho que vão votar nulo. Infelizmente…
68 surfando na jaca // 6/October/2008 às 14:09
Porcino,
eu sou eleitor do PSol no Rio e não acho impossível o voto útil. Agora, nem adianta vir com esse papo de punir esse eleitorado pela derrota do Gabeira. Os votos do PSol são irrisórios, os da Jandira e Crivella, não. Então, vai se lambrecar no seu chiqueiro e não enche o saco.
69 josef mario // 6/October/2008 às 15:43
Companheiros de esquerda, maoistas e bolivarianos
Eu, josef mario, devo dizer que, contrariando todas as minhas conviccoes ideologicas, politicas e sexuais, serei obrigado a declarar o meu apoio neste 2 turno a um candidato de direita, reacionario e fascista e, o pior de tudo, ainda viado, boiola, homosexual, pederesta , gay e paneleiro. Por esta razao encontro-me, neste momento, constrangido, envergonhado e, confesso aos companheiros que, de tao desanimado que estava, pela 1 vez na vida ao longo dos meus 91 anos de idade, broxei diante de uma femea sedenta, no cio e, ainda mais, pelada e totalmente sem roupa. Francamente, companheiros, desejo ardentemente que este companheiro gabeira seja o nosso proximo prefeito com a mesma conviccao e sinceridade com que espero que o vasco e o fluminense nao sejam rebaixados para a 2 divisao.
Muito obrigado
70 Torre de Babel, uma entre tantas | Ágora com dazibao no meio // 6/October/2008 às 16:27
[…] em linhas gerais ainda defensável.) Discuti em dois posts de blogueiros que respeito bastante, o Pedro Doria e o Idelber Avelar (clicando em seus nomes acabarão diretamente nos tais posts), e acredito ter […]
71 Josi // 6/October/2008 às 16:33
Conselho (54).
Analise estranha da Câmara do Rio. Uma reportagem saida recentemente deu conta de que quase 90% do trabalho da CVRJ é de nulidade. O PSDB e o DEM são tã idiotas naquela Casa como os do PT e PMDB. Bandidos? Todos são. Basta ver o vice dio Gabeira, operados das empreiteiras no governo Marcelo Alencar.
Bem, estes são os profissionais. Não sei se dá para se iludir : é impossivel se eleger sem os “progressistas”, a militância e o bom mocismo mas é impossível governar com eles. No poder, fala é o pragmatismo. Infelizmente e esta aí o governo lula que não me deixa mentir.
me peergunto em torno do que as forças políticas hegemônicas vão re organizar no Rio. Há décadas a capital dá as costas ao governo do estado, o que joga sobre o eleitorado daqui um “quê” de imprevisível. Sim, imprevisível, um eleitorado sobre o qual máquinas partidárias e caciques suam para controlar. Um post anterior chamou a atenção que votos nulos, brancos e abstenção deu quase 30%. Não é trivial. Seria interessante algum sociólogo de plantão fazer o mapa desse não-voto. Por aí se pode entender um pouco mais o voto carioca. E intuir se ele se transforma em voto útil ou não. E fazendo-o, contra quem.
Acho que a maior parcela do eleitorado de esquerda vai votar no Gabeira sim. Hoje. Quando a máquina DEM/PSDbista nacional desembarcar aí a coisa complica.
72 O Espezinhador - A Mala Sionista // 6/October/2008 às 16:38
Do Surtando na Jeba no comentário 53:
“Lá vem esse mala sionista…”
Da Mala Sionista em resposta:
É, Surtadinho, vais ter que me engolir, assim como ao Gabeira!!!
CREEEEEEEEEEEEEEU!!!
73 Que eleição de merda! // 6/October/2008 às 16:40
Sinceramente, não acho que fará a menor diferença… Mas até torço discretamente pra dar Gabeira para que os “esquerdistas” a la Pedro Dória vejam a [modo sarcasmo ON] enorme diferença [modo sarcamos OFF] que vai fazer o companheiro Gabeira assessorado pelo Armínio Fraga.
74 SK // 6/October/2008 às 16:44
Maravilha, Gabeira se elege prefeito. E agora, governa com quem? Também o considero o menos pior dos dois, mas gente, pés no chão (os 4, no caso de alguns).
75 surfando na jaca // 6/October/2008 às 16:53
ô, cara!!! Tá mais gagá que o Zagallo. O Gabeira vai perder. Vcs. parecem que são analfabetos. Vão pedir votos para o Gabeira em Anchieta e na suburbana para ver no que dá. Como disse o bolivariano, não é só o Gabeira que nunca atravessou o Túnel, mas seus eleitores idem.
76 Pax // 6/October/2008 às 17:51
Engraçadíssimo como há uma esquerda antolhada mesmo. Não há expressão melhor que anacronismo. Resume tudo.
Eu voto no cara que enfiou o dedo na cara do Severino Cavalcanti e enfiou o dedo na cara do Renan Calheiros entre várias outras coisas. Voto com gosto.
Com certeza, se eleito, vai encarar uma máquina de corrupção tão fortemente instaurada que vai ter que suar a camisa pra mexer em alguma coisa eficientemente. Mas pelo menos é uma esperança. Quando essa morre é que a situação é triste.
Resumindo, então, Gabeira é um fio de esperança dentro de um mar de lama que o povo já se aconstumou.
77 Pax // 6/October/2008 às 17:56
Vale a pena dar umas olhadas na atuação do Gabeira no Congresso.
http://www.youtube.com/watch?v=NcDi65Cf7Uw
78 Mr X // 6/October/2008 às 18:09
O maior problema do Rio é o tráfico e a violência… E não há Gaybeira ou inca-Paes que possa dar jeito nisso! Tem que chamar o Exército de Israel…
79 Mr X // 6/October/2008 às 18:12
Mas melhor Gaybeira que Crivella…
80 Bernardo // 6/October/2008 às 19:59
Chico Alencar era o mais preparado para governar o Rio em minha visão, mas tendo em vista a possibilidade de Crivella ou Eduardo Paes assumirem a prefeitura, transferi meu voto para o Gabeira. Gosto da figura dele, mas relutei para depositar meu voto nele, pois está coligado ao PSDB, partido de extrema direita. Assim como eu, vários cariocas que simpatizam com a esquerda ficam receosos com está coligação e alguns ( integrantes da situação nacional PT e PC do B) simplesmente não votarão no Gabeira, pois este rompeu com Lula.
”Conquistar” o eleitor de esquerda não será tão fácil como parece, assim como será uma missão duríssima conquistar os votos dos evangélicos( que o vêem como bicha maconheira) e dos habitantes da Zonas Oeste e do subúrbio.
Tomara que consiga, pois Eduardo Paes é um político desprezível, cria do PFL, que se vende e não luta por seus próprios ideias a fim de se adequar ao momento político que a situação exige.
81 Bernardo // 6/October/2008 às 19:59
Chico Alencar era o mais preparado para governar o Rio em minha visão, mas tendo em vista a possibilidade de Crivella ou Eduardo Paes assumirem a prefeitura, transferi meu voto para o Gabeira. Gosto da figura dele, mas relutei para depositar meu voto nele, pois está coligado ao PSDB, partido de extrema direita. Assim como eu, vários cariocas que simpatizam com a esquerda ficam receosos com está coligação e alguns ( integrantes da situação nacional PT e PC do B) simplesmente não votarão no Gabeira, pois este rompeu com Lula.
”Conquistar” o eleitor de esquerda não será tão fácil como parece, assim como será uma missão duríssima conquistar os votos dos evangélicos( que o vêem como bicha maconheira) e dos habitantes da Zonas Oeste e do subúrbio.
Tomara que consiga, pois Eduardo Paes é um político desprezível, cria do PFL, que se vende e não luta por seus próprios ideais a fim de se adequar ao momento político que a situação exige.
82 Credun Fas // 6/October/2008 às 21:03
“Gosto da figura dele, mas relutei para depositar meu voto nele, pois está coligado ao PSDB, partido de extrema direita. “
Mas quanta babaquice… parece até que boa parte dos frequentadores desse blog ainda dá as caras nos DCE’s…
83 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 21:18
É …..da australia é sempre mais fácil dar pitaco!
84 surfando na jaca // 6/October/2008 às 21:30
Credum me fastum desse trambolho revertere opinativo internético ad locuntum.
Tucanato depenado é patético. Só não sinto pena porque lembro da privataria desbragada.
85 Credun Fas // 6/October/2008 às 21:32
HRP,
Eu achava que você é um completo imbecil mas taí a prova de que para tudo existe uma segunda opinião…
Concordo com você que de longe é mais fácil dar pitaco! É aquele lance de ver com outros olhos, tá ligado? :-)
Exemplo… Durante as eleições o Exército Brasileiro disparou balas de borracha contra manifestantes na Cidade de Deus. Qualquer semelhança com Nablus não é mera coincidência mas para o Carioca maluco sou eu que fui saí do Rio para São Paulo e depois para ir morar em Tel Aviv…
86 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 21:52
Imbecil!!!!!!
Valeu pela capacidade!
Mas….perguntinha:
Porque será que aquele monte de caras da Petrobrás querem ver voce pelas costas???……sindicalistas de honrada performance!?
E que te conhecem muito bem!!!!!!!!!!!
Lembre que não é só mandar bala nos imbecis…eles sabem de coisas que não ficariam bem “expalhar” por aí!
O PD pode até intervir, mas é isso aí.
ÉEEEEE……
87 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 21:58
Mala Sionista?
AHAHAHAHAHAHAH……é pior!
Mala FACISTA…………BLEARGHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!
88 Credun Fas // 6/October/2008 às 22:07
HRP,
Petrobrás? Sindicalistas? Olha eu acho muito difícil que exceto pelos amigos que lá trabalham, alguém de lá me conheça muito bem, afinal nunca fui funcionário da empresa. :-)
Você e suas leviandades…
89 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 22:11
Pois é …..vai vendo que outros te conhecem bem…….leviandades a parte, se liga antes de mandar os imbecis as favas…..e menas na arrogancia intelectual , brother…..
90 Credun Fas // 6/October/2008 às 22:14
ou acham que conhecem… quem seria mais arrogante nesse caso gafanhoto? :-)
91 surfando na jaca // 6/October/2008 às 22:15
Credun fas esse cálice de mim, pai! De vinho tinto de sangue!
92 HRP Rosso e Nero! // 6/October/2008 às 22:16
Vai vendo que te conheço mais do que voce pensava…….hacker…………e não vai ter Mossad que te mimetize.
93 Credun Fas // 6/October/2008 às 22:18
:-)
HRP… minha profissão é fato notório e público no Brasil (e no mundo diga-se de passagem).
Até aí morreu neves. Continuo esperando detalhes sobre os sindicalistas de respeito.
94 Leandro Falcão // 6/October/2008 às 22:20
Pedro, com todo o respeito, mas apenas pq o Gabeira não é como o Eduardo “Eu troco de partido como troco de cueca” Paes, ele vai n vai condescender, abrir aqui e acolá?
Não digo que vá ser, por completo, o continuísmo, mas que ele vai contemporizar, isso ele vai.
E começou fazendo-no quando escolheu suas alianças!!!
95 surfando na jaca // 6/October/2008 às 22:27
Catatau, o bicho é fura-greve meganha conhecido da galera petroleira. Credun fas ta de mim esse cálice!!!!
96 Credun Fas // 6/October/2008 às 22:30
Surfando,
Tchbummm. Água.
97 Revista Wave // 7/October/2008 às 3:36
[…] clichê sempre associado a Gabeira: “a última reserva moral da política brasileira”. Clique aqui e Pedro Doria explicará melhor. Ou leia Caetano, o baiano fala bobagens supremas, mas também […]
98 GAYBEIRA NÃO! // 7/October/2008 às 8:15
Agora sim, que com Gabeira o Rio supera São Paulo… Pelo menos na Parada Gay né? Gaybeira neles… So sei que os evangélicos não votarão numa pessoa que prega pederastia como solução final. Parabéns para os militares que enfiaram uma barra de ferro no cu do Gaybeira.
99 Conselho // 7/October/2008 às 11:11
Um fenômeno interessante tem que ser levado em consideração no dito “isolamento” do Gabeira.
A política carioca anda tão suja, que muitas vezes manter-se honesto significa isolar-se dos demais.
Temos duas grandes probabilidades nessa eleição:
1. Um prefeito que não possui governabilidade porque (a) não ofereceu secretarias para Cristiane Brasil (para quem não se lembra, filha do Roberto Jefferson) e Clarissa Garotinho; (b) não compactua com vereadores assistencialistas (que só pensam em determinada região da cidade e vendem suas obrigações como se fossem favores), tais como Rosa Fernandes e Claudinho da Academia; ou (c) não se mistura com vereadores suspeitos de envolvimentos ilícitos, tais como Carminha Jerominho e Marcelo Piui (acusado de ser traficante; ele diz que é comerciante mas não sabe dizer em que área).
2. Um prefeito que possui governabilidade, mas tem que associar-se com toda a escória listada acima.
A dificuldade está exatamente em tentar ter governabilidade tendo como base, contudo, pessoas de bem (se é que existem) na câmara de vereadores. Importante: sem troca de cargos ou favores.
Se correr, o bicho pega. Se ficar, o bicho come.
100 Paulo de Freitas Dias Filho // 7/October/2008 às 11:23
Pedro Dória,
Por que você não disse que um dos principais doadores de campanha de Gabeira- e seu guru político nesta eleição - é Armínio Fraga?
Há muita diferença entre Fraga e Eike Baptista?
101 HRP Rosso e Nero! // 7/October/2008 às 11:27
Pois é …..Arminio e Ike…….todo mundo comprometido…….fim da inocencia….iiiii
102 Conselho // 7/October/2008 às 11:38
Graças a Deus o Armínio Fraga participa da campanha do Gabeira! Mais um ponto para o 43!
103 O Espezinhador - A Mala Gramática // 7/October/2008 às 11:43
Do HRP no comentário 87:
“Mala FACISTA”
Do Espezinhador, agora em versão Mala Gramática:
Ô comuna burro (pleonasmo), é FASCISTA que se escreve!
104 O Espezinhador - A Mala Gramática // 7/October/2008 às 11:48
Aliás, não custa perguntar, o que significa HRP?
Hintelequituau Rípe Petralha?
105 surfando na jaca // 7/October/2008 às 11:50
Pô, Romeu, agora ele está satisfeito: Mala fascista! Sionista fascistão!
106 HRP Rosso e Nero! // 7/October/2008 às 12:18
Não querido Bate o pé! significa H.Romeu Pinto trouxa!
107 Memento // 7/October/2008 às 21:30
Não sei de nada, o que sei é que acabei de escutar uma declaração de voto no Gabeira, no 2º turno. Um ilustre senhor, que nem foi votar no 1º, sua idade permite que fique em casa, declarou que dado que o Paes parece ser muito pior do que parecia antes (então ele enumerou vários deslizes do dito, sobretudo uma incapacidade de declarar por que time finalmente ele torce). Ou seja, o homem vai pegar sua bengala e andar até a sessão eleitoral para votar no Gabeira. Melhor um sujeito que tem a coragem de mostrar bunda feia do que um que não tem coragem nem de dizer prá que time torce.
O eleitorado tem razões que a própria razão desconhece.
108 HRP Rosso e Nero! // 7/October/2008 às 21:53
Eu torço para o Peixão…melhor do seculo XX!
………………………
109 O Espezinhador // 7/October/2008 às 22:04
H. Romeu Pinto?
Isso é o quê? Humor à moda de Jdanov? Realismo Socialista?
Que coisa mais babaqüara, rapaz…
Conselho de amigo: vai estudar um pouquinho de gramática. Quem sabe até o seu humor não melhore, hein?
110 marcelo // 8/October/2008 às 19:44
Vocês sabem quem é o vice do Gabeira? Já foram apurar de que grupo ele faz parte? Já tivemos um cara bonzinho que faliu a cidade. Os defeitos do Eduardo eu conheço, já os do Gabeira…. Querem acabar com o mito do rei da zona sul? Elejam o homem. Vai ficar dois anos procurando a chave da máquina pública e quando achá-la vai encontrar o marcelo alencar.
111 cleo // 8/October/2008 às 23:59
Meu voto é Gabeira.
Pois sei que as alianças que aconteceram foi pelo motivo de sua campanha limpa. Como assim? Gabeira não usou da necessidade de muitas pessoas do Rio para fazerem campanha, segurando cartazes que só enfeiam a rua. Precisava de tempo na televisão e conseguiu se aliando a tais partidos. Definitivamente, Paes do jeito que é (maldito) logo após saber que iria ao segundo turno, falou bem de seus até então concorrentes crivella, jandira e molon.Lógicamente para um futuro apoio dos pasrtidos desses candidatos. Acaba sobrando pouco para o Gabeira, não acham?
Voto no Gabeira sim e com orgulho. Pois sei que sei aliamento, seja lá com quem for não influenciará no seu governo!
Em TODO e QUALQUER partido existem bons e maus políticos.
112 Carlos Laviola // 9/October/2008 às 7:43
Pedro, eu votei Gabeira e votarei no segundo turno também, mas visitei o site dele e na prestação de contas, aparece uma doação bem polpuda do Eike Batista também (100 mil reais, dos 1.8 milhões que ele já recebeu). Os doadores principais do Gabeira até o momento são o próprio PSDB, a OAS, Unibanco, Walter Moreira Salles (fundador do Unibanco) e o Eike Batista. Fica a ressalva, mas de repente a OAS investiu no Gabeira depois de ver seus belos olhos…
113 Roberta // 10/October/2008 às 15:05
No debate do Globo o Gabeira falou do apoio recebido por ele e pelo Paes do Eike Batista.
114 Saulo Silva // 11/October/2008 às 8:05
forçando a barra este texto…
gabeira tem apoio de tucanos e PFelistas (atuais DEMOS)… gente que está no rio como câncer e nunca deixou crescer além da zona sul…
115 Záira // 13/October/2008 às 12:24
Votei no Gabeira e vou confirmar o voto no segundo turno.
Sabemos que hoje, o governo do Estado simplesmente ignora a segurança da população. Pessoas estão morrendo vítimas da violência gerada pela incompetência em conter o avanço do tráfico de drogas.
Nosso governador acredita que as mílicias são o principal problema da segurança no Estado (pelo menos é o que parece)
A Polícia militar do nosso Estado, até agosto, era a mais mal paga do país. Hoje, com o aumento “suntuoso”que os nossos policiais tiveram (8%), chegamos ao ranking de segunda polícia mais mal paga do país.
Nosso polícial (soldado) ganha hoje na faixa de R$ 800,00. É isso mesmo, R$ 800,00 para arriscar a vida defendendo a população, com armamento “de brinquedo”.
Um policial de Brasília ganha hoje na faixa de R$4.100,00. Quanta diferença não é!
Pergunto: não desmerecendo os policiais de Brasília, mas qual a polícia que trabalha mais?
Torna-se óbvio que a solução para conter o tráfico só tem 2 caminhos:
1 - um estudo minuscioso para efetuar a discriminalização da droga, tirando assim o poder das mãos dos traficantes e gerando renDA AO eSTADO.
2 - Investir num policiamento de qualidade, com equipamentos ádequados e salários compatíveis ao risco que o profissional corre.
Como o governador não seguiu nenhuma destas frentes, ele deve ter uma terceira opção que me escapou. Qual seria?
Sendo o Sr. Eduardo Paes adepto da filosofia governamental do Sr. Sérgio Cabral, será que ele vai dar a mesma importância a sergurança da cidade que o governador dá a segurança pública do Estado.
Isto é um fato que me preocupa. Pois saúde e educação são realmente fundamentais. Mas não adianta ser um cidadão saudável e culto e morrer num sinal de trânsito, vítima de um assalto!
Evidentemente nosso governador não gosta e não valorizaà polícia do Estado. Será que Eduardo Paes seguirá o exemplo do seu lider, em relação a segurança do município?
Não seria um bom tema para ser discutido num próximo debate?
Um grande abraço!
116 Leo // 15/October/2008 às 21:28
Gabeira é muito melhor. Escrevi sobre o que me leva a pensar assim:
http://blog-muller.blogspot.com/2008/10/gabeira-43.html
117 Ariett // 17/October/2008 às 11:16
Eu nem sou do Rio e, se fosse, votaria no Gabeira. Mas essa tática de dizer “o Paes foi contra o Lula e agora defende” é uma furada. A culpa nem é do cara, mas do Lula, que negou sua história ficando do lado oposto do Gabeira. Se eu sou candidato e alguém resolve me apoiar, o que eu vou fazer? Negar?
118 Ivanildo // 17/October/2008 às 20:16
A C0nstrução do tunel da Grota Funda é um fato que a Zona Oeste aguarda por muitos anos. O Senhor deve efatizar em sua campanha a realização dessa OBRA que dara acesso mais rapido e confortável a melhor praia do RIO DE JANEIRO. Faça isso e a ZONA OESTE lhe garantira a vitória. Ivanildo,3ºSargento do Corpo de Bombeiros, Campo Grande,RJ.
119 Christine // 20/October/2008 às 15:29
Galera!Caiam na real!Por mais íntegro e cheio de boa vontade q um sujeito seja,para pelo menos tentar fazer alguma coisa decente pela cidade,estado ou país q seja ,não pode usar de radicalismos e dizer q não se alia a ninguém,a nenhum partido,q não pede votos aos partidos de direita ou de esquerda.E muito menos q não recebe apoio de empresários e que não vai distribuir cargos políticos em retribuição ao apoio concedido! É impossível conseguir alguma coisa sem ter jogo de cintura!É pura hipocrisia e demagogia afirmar isso!Não existe um cara ser candidato a Prefeito e dizer q não é político!Dizer q não precisa do apoio de ninguém(partidos) pra se eleger,mas vai precisar (caso consiga se eleger) pra administrar a cidade .De onde veio então a verba pra campanha do candidato Gabeira?
Não se iludam com essa idéia de “governar diferente de um jeito novo”,isso é ridículo!Acho até q o Gabeira pode ser bem intencionado nos ideais dele,mas não existe esse papo de q ele vai fazer do jeito dele o q quer e bem entende sem ajuda de ninguém.
Acho legal esse papo de mudar o jeito de governar,sem corrupção,sem se vender.Mas isso é só conversa.Infelizmente pra ele ter chegado onde chegou,pode ter certeza q não foi seguindo a risca essa filosofia,mesmo q contra a sua vontade.E galera fala sério,por mais “paz e amor” q ele prega ser,precisamos de atitudes,de “mão na massa”,não de filosofia bonitinha pra um mundo melhor!O Rio precisa começar pra ontem ações enérgicas pra tentar melhorar a situação q se encontra(caos total)!
Agora eu pergunto pros “Gabeiristas”: Q experiência política em execução de projetos e administração tem o candidato q vcs defendem?O q ele já fez para o Rio e o q ele conhece do Rio além Copacabana,Ipanema e arredores?Quais são os projetos importantes e possíveis de se realizar q ele tem além de afundar navios pra chamar turistas e tentar ver os focos do mosquito da dengue de aviãozinho?E a pior de todas: legalizar a venda de maconha?Nada contra quem curte fumar um baseadinho,mas parem e pensem:quem e o que financia a violência na cidade do Rio de Janeiro?Não seria quem compra e quem vende drogas?E não vem com esse papo de que ele mudou de opinião.Acho q quem está satisfeito com a administração de César Maia(q só pensa em enfeitar a zona sul,construir um elefante branco na Barra da Tijuca e q quando vê o bicho pegando,ou melhor o mosquito picando no verão,aconselha q os cariocas usem calças e casacos num calor de 40 graus pra se proteger da dengue) deve realmente dar seu voto a Gabeira,pois será a continuidade da enorme bagunça em q o Rio se encontra.Mas quem não está,pára pra pensar no q irão fazer. E depois não reclamem!
120 Melhor resposta » Por que não votar no Eduardo Paes? // 6/November/2008 às 1:10
[…] http://pedrodoria.com.br/2008/10/05/por-… […]
Leave a Comment