No domingo, não poderei votar. Quem está no exterior só vota para presidente. Se estivesse na minha cidade, o Rio de Janeiro, como muitos de vocês sabem, eu votaria em Fernando Gabeira.
Quando este Weblog, em finais do ano passado, convocou o deputado a candidatar-se, o cenário era desesperador. Havia a impressão de que o senador Marcelo Crivella tinha tudo para terminar prefeito.
Agora, há fortes chances de que nem ao segundo turno chegará.
Há pessoas sérias e honestas na disputa além de Gabeira. Mas é ele quem está subindo forte.
Marcelo Crivella pertence à Igreja Universal do Reino de Deus. Não passa, por este Weblog, qualquer tipo de preconceito religioso. Mas a IURD tem um projeto de poder nítido e alguns casos sérios de corrupção no passado. Ela já é dona da segunda maior emissora de tevê aberta do país, prepara-se para entrar no mercado dos grandes jornais diários, ter fortes ligações com o governo federal, deputados e um senador. Seu próximo passo é alcançar o Executivo e o projeto começa por uma prefeitura importante. A do Rio, por exemplo.
No meu país ideal, uma estrutura como a IURD não tem poder político. Mas essa é uma questão de opinião.
Eduardo Paes é o candidato com mais chances de chegar à prefeitura. Ele é cria de Cesar Maia, por sua vez cria de Leonel Brizola. Faz parte da macro-estrutura política que governa o Rio de Janeiro há quantas gerações? Saturnino-Marcello-Cesar-Conde-Cesar-Cesar. Não só Paes é cria da estrutura política que criou este Rio de Janeiro de hoje, como entrou para o PMDB. O PMDB não é um partido. Não representa qualquer ideologia ou grupo social. O PMDB é uma estrutura que busca poder pela prática do poder. É o partido de Anthony Garotinho. Não é uma máquina que perdoe. Quem chega ao poder com o PMDB, governa com o PMDB.
Não é que Paes seja mau sujeito: o problema é tudo o que representa.
A campanha aconteceu, os candidatos se apresentaram, agora o resultado está nas mãos dos eleitores de Jandira Feghali, Chico Alencar e Alessandro Molon. Estes eleitores têm uma decisão a tomar até o domingo. Dependerá deles termos um segundo turno entre Paes e Gabeira ou Paes e Crivella. Não acho que voto útil seja uma opção a se considerar em qualquer pleito. Mas, neste, o Rio terá um prefeito ao final do processo. Precisamos de mudança real.
400 Comentários até agora ↓
1 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 0:03
duvido o Molon largar a campanha.
2 ana // 30/September/2008 às 0:17
Conte comigo!!
3 ana // 30/September/2008 às 0:19
tb duvido!
4 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 0:22
sugiro uma olhadas na coluna do comunista doidão…até relógio estragado dá a hora certa 2 vezes ao dia
http://www.tribuna.inf.br/coluna.asp?coluna=nery
5 Danilo // 30/September/2008 às 0:22
Todo mundo tem direito a seu próprio Obama!
6 Eduardo Marques // 30/September/2008 às 0:30
Boa! É Gabeira na cabeça! :-)
7 João Daltro // 30/September/2008 às 0:44
Sou Jandira e não abro.
8 Germano Ribeiro // 30/September/2008 às 0:47
Infelizmente, na minha cidade (Fortaleza) não há nenhum Gabeira. Pelo menos não com a menor chance de chegar ao segundo turno. Por aqui mesmo só há Crivellas e Paes. Quem me dera poder mudar minha zona para o Rio (cidade pela qual tenho grande carinho) e ter uma possibilidade de um voto útil. Fica o reforço ao apelo do PD. Repassem este post a quem puderem. Seis dias de repercussão podem significar muito por essa internet.
9 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 0:47
Votarei no que tiver condições a um segundo turno. Quer seja o Gabeira, quer seja a Jandira. Não morro de amores pelos dois. Votaria no Chico Alencar, mas, como disse Sartre: opções reais!
10 John Merrick // 30/September/2008 às 2:35
Gabeira!
11 Uli Weinbrecht // 30/September/2008 às 3:20
Eu näo voto atualmente no Brasil. Mas quando votava era no Rio de Janeiro.
A minha pergunta para o PD é: Porque o Gabeira em oposicäo ao Crivella ? A Jandira Feghali está tecnicamente empatada com ele, näo é? Entäo poderia ser Jandira contra Crivella…
Eu teria( e várias outras pessoas que conheco ) muita dificuldade em votar no Gabeira, porque ele é ( desculpe, mas näo há outra palavra) um mentiroso. Ele se diz um herói do período da ditadura, mas na verdade näo fez um décimo do que diz que fez. Para quem näo conhece a história, é fácil gostar dele. Para quem conhece, näo.
Enfim, como filho de ex- preso político no Brasil, gostaria de resumir minha posicäo: Näo votaria em torturador da época da ditadura, mas também näo votaria em ex-militante mentiroso.
Melhor votar em Jandira Feghali ou ainda em Chico Alencar do que votar em alguém que se favorece pelo o que näo fez .
Obrigado,
12 Sidney Mirandão // 30/September/2008 às 4:17
Pedido de voto útil já é, por si só, complicado. Quando se pede voto útil a eleitores de outro candidato com chances de ir ao segundo turno, beira a má-fé. Agora, quando além disso tudo o pedido de voto útil vem de um blog que brigou contra a “censura” aos blogs, que seriam limados do processo eleitoral, que o TSE não entendia nada de internet, etc. e tal, é simplesmente lamentável. Era para pedir voto útil que você queria “liberdade de expressão”?
Shame on you, PD.
13 Darwinista // 30/September/2008 às 7:35
Se o Rio, hoje, tem reais possibilidades de mandar Gabeira ou Jandira pro segundo turno, é motivo por si só de comemoração. Afinal:
1. Os cariocas chegaram perto de ter como opção de voto Wagner Montes.
2. Os cariocas não estão restritos a Marta, Kassab e Alckmin. Pobre São Paulo…
14 The Fan // 30/September/2008 às 8:06
Sidney Mirandão on the road again !
15 Gerson B // 30/September/2008 às 8:18
Ué, quando o Fabio Passos pediu voto aos eleitores do Gabeira podia? Os do Gabeira não podem pedir pra Jandira?
Entendo que haja quem não goste de voto útil. Os únicos em quem confio mesmo, pra quem já fiz campanha da lista são o Gabeira e o Chico Alencar. Não conseguiria votar na Jandira. Mas quem pensa em têrmos de esquerda-direita e pensa em voto útil na esquerda deveria votar nele, que está em clara ascenção.
16 anrafel // 30/September/2008 às 8:21
Eduardo Marques #6,
Em 82, o slogan tinha mesmo grudado: “Brizola na cabeça”. Aí Ivan Lessa, ao seu estilo, perguntou: “Tudo bem, mas quando é que vai dar cabeça no Brizola?”
17 josef mario // 30/September/2008 às 8:37
Companheiros de esquerda, maoistas e bolivarianos
Eu, josef mario, devo dizer que, mesmo definitivamente radicado em paris, continuo a apoiar o companheiro crivela, digno representante de deus e do companheiro lula, nao necessariamente nesta ordem. Este companheiro gabeira, alem de viado, boiola, pederesta, homossexual e paneleiro, nao tem nenhuma experiencia administrativa. Por esta razao tem como vice o companheiro luis paulo correa da rocha que, como todos sabem, tem enorme experiencia em negociatas com empreiteiros desde o tempo que era diretor do DER e, ainda, tinha cabelo. Este companheiro luis paulo, pai de santo nas horas vagas, como filhote dos saudosos companheiros brizola e marcelo alencar realmente representa algo novo e renovador. Francamente.
Muito obrigado
18 Diego // 30/September/2008 às 8:43
Qualquer um que ganhar e que não tenha ligação com o Bispo Edir Macedo, já será uma grande vitória para o Rio de Janeiro.
Vai que o Bispo Crivella cisma de fazer sessão de descarrego no meio de uma reunião com os vereadores.
19 Nhé! // 30/September/2008 às 8:45
Aquela moça bonitinha que está grávida, pede nas propagandas do vota Brasil que o eleitor faça um último esforço para comparecer na urna eleitoral.
Ô, PD, faz uma força aí! =-)
20 josef mario // 30/September/2008 às 8:46
Companheiros de esquerda, maoistas e bolivarianos
Eu, josef mario, devo dizer, ainda, que se nao bastasse, este companheiro gabeira eh apoiado pelo psdb do companheiro fhc, digno e legitimo representante da direita, reacionaria e fascista a servico do imperialismo ianque e estadudinense.
Muito obrigado
21 Monique // 30/September/2008 às 8:47
Não faço voto útil.
22 Dino // 30/September/2008 às 8:52
Marcelo Crivella pertence à Igreja Universal do Reino de Deus. Não passa, por este Weblog, qualquer tipo de preconceito religioso.
Huahuauhauhauhuhauhahuauhauha. Se ele fosse judeu essa frase sequer seria escrita.
23 Dino // 30/September/2008 às 8:54
Sidney Mirandão, parabéns! Es dos poucos que tem memória e linha de raciocínio por aqui.
24 Dino // 30/September/2008 às 8:59
Mas a IURD tem um projeto de poder nítido e alguns casos sérios de corrupção no passado.
Gostaria de saber quais, instituições e partidos que estão disputando as eleições, não tem projeto de poder e casos sério de corrupção no passado…presente…futuro…
25 Jorge // 30/September/2008 às 9:14
Voto útil é voto em Jandira!
Ela tem chance de chegar ao segundo-turno. Os petistas já começaram a pedir voto para ela.
Jandira sim é a mudança que o Rio precisa.
26 HRP Man! // 30/September/2008 às 9:46
Bom…..apóio em genero, numero e grau o companheiro Josef!!!!!
27 Gerson B // 30/September/2008 às 9:52
Sobre a IURD, eu entendi direito isto aqui?
http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2008/mat/2008/09/16/cesar_ataca_crivella_com_acusacoes_que_ligam_universal_ao_narcotrafico-548255236.asp
O Crivella admitiu que a Universal lavava dinheiro do tráfico?
A que “erros”ele se refere?
28 Memento Morti // 30/September/2008 às 9:53
Triste é ter que fazer voto útil no primeiro turno.
Na Jandira não voto porque francamente… Lei delegada nela. Aquilo foi inesquecível.
No Chico Alencar voto menos ainda, não só tive que aturar aquela porcaria de pretenso livro didático que ele escreveu e publicou durante anos, o que me obrigava a preparar imensas apostilas e encher quadro-de-giz para que os alunos pudessem aprender algo de história do Brasil, como também tive a inesquecível oportunidade de encontrar com ele, ao vivo e a cores, em carne (muita carne) e ossos. A promotora do evento político estava tentando fazer campanha para ele “no bojo” da vida política de uma escola pública de subúrbio. Vamos então com aquela criançada toda à Câmara Municipal. Para meu orgulho imenso, meus queridos adolescentes, renitentes (17 anos na 5ª série) desmontaram o sujeitinho. Não sobrou nada dele. Não perdoaram nem a 20ª esposa do cara, devidamente encostada na Câmara como aspone, quando deveria estar em sala-de-aula ensinando criança carente a ler e escrever. Um vexame total, os garotos que já eram uns céticos completos, saíram às gargalhadas da sede da edilidade e aproveitaram a tarde para passear pelo Centro, onde nunca tinham ido.
De qualquer jeito quem leva é o Eduardo Paes, Deus nos proteja…
Importante nessa campanha foi o papel desempenhado pela famosa Rede Plim-Plim, que durante uma semana transmitiu em horário nobre uma peça do jornalismo do absurdo, onde buscou demonstrar (e deve ter conseguido afinal o público não exercita sua capacidade crítica, dá trabalho) que síndico de condomínio e prefeito são a mesma coisa.
29 Memento Morti // 30/September/2008 às 9:57
E que o PV, seguindo a tendência mundial, aponta no horizonte como mais um partido de centro-direita, isso é inegável. Dá desespero num cidadão… Vou fugir prá Lua!!!!
30 Chesterton Dracul // 30/September/2008 às 10:01
Jandira é uma médica sindicalista, só pensa em jabá.
31 Chesterton Dracul // 30/September/2008 às 10:03
deu no jornal, o MST é quem mais desmata no Brasil
32 HRP Man! // 30/September/2008 às 10:08
Uau!
A Memento fez uma resenha das qualidades dos candidatos.
Mas faltou o Crivella e o “Tanguinha de Crochet”………
33 Zé da Silva Sauro // 30/September/2008 às 10:12
O Rio de Janeiro é a síntese deste país subdesenvolvido. Crivella deveria ser só um bispo enganando a massa, sequer poderia ter 1% de intenções de voto, o Gabeira é um dissimulado, falso e oportunista. Realmente, é muito triste ter de optar nestas condições.
34 Chesterton Dracul // 30/September/2008 às 10:15
Memento, como é o ideal esquerdista que você almeja?
35 Eneraldo Carneiro // 30/September/2008 às 10:18
Mudança real com Gabeira de braços dados com Marcelo Alencar?
O Gabeira que foi pro PT quando era conveniente, pois viu que o Lula ia ganhar?
E depois saltou fora, por um erro de avaliação, de achar que o Governo ia ser um fiasco, e se juntou com os neo-udenistas?
Man you got to be joking!!
36 oobispo // 30/September/2008 às 10:23
Gabeira sempre!
Jandira nunca!
37 HRP Man! // 30/September/2008 às 10:23
É…..aquela transa gostosa do Gabeira com o PT foi demais……mas depois do cigarro e de limpar o pingolim na cortina o espertalhão quis apostar no figurino ‘homem probo” e se deu mal….
Se deixar fotografar de mãos dadas com HH,Artur Virgilio, Alvaro Dias e Roberto Freire foi um grande erro politico.
A casa não caiu e e ele ficou de p…na mão.
38 Chesterton Dracul // 30/September/2008 às 10:24
Uns anos atrás o PC itliano ganhou as eleições para a prefeitura de Veneza. Pois sabem qual o primeiro ato do prefeito?
Proibiu mochileiros de entrar na cidade….que elitista, né?
39 Pedro Doria // 30/September/2008 às 10:25
Sidney Mirandão, não entendi sua relação entre a censura do TSE, a liberdade de expressão e o voto útil. Liberdade de expressão a gente usa como a gente quer. Essa é a beleza do processo democrático, não tem disso no stalinismo comunista. E voto útil não é vergonha, pelo contrário. É útil. A turma da campanha da Jandira passou dois meses fazendo isso por ela, e ninguém teve (nem devia ter) vergonha. Quando sua candidata não cresceu de jeito nenhum, porque tem um teto, acusam os outros?
Uli Weinbrecht, dois motivos: A Jandira está em quarto lugar nesta eleição. Além disso, se houvesse a possibilidade de achar que ela teria condições de chegar ao segundo turno, aí é resultado garantido: dá Duda Paes. Ela não será eleita prefeita do Rio. Esta cidade é lacerdista.
Eu também sou filho de exilado e aprendi a ler no exterior. Vida que segue, cara, isso não é bandeira. Quanto à acusação de ‘mentiroso’, isso é velho como os diabos. O Gabeira fez parte do grupo que seqüestrou o embaixador, sim, e conhecia a história para contar. Não fazia parte do grupo principal – o Franklin Martins conta a história bem –, mas e daí? Levou tiro tudo igual, foi preso tudo igual, foi torturado tudo igual, e exilado, continua proibido de entrar nos EUA e o Elbrick fez correções mínimas, e só nos detalhes, ao livro. Não entra nessa, não, bicho. Essa discussão de se um fez isso ou se foi o outro que fez é briga de ego de gente que não larga o passado.
40 Chesterton Dracul // 30/September/2008 às 10:26
Agora, a filha do Gabeira…..essa tem meu voto a hora que ela quiser.
41 Chesterton Dracul // 30/September/2008 às 10:28
Se o Gabeira saísse a público renegando o passado de guerrilheiro, capaz seria de ganhar a prefeitura. No Rio, ninguem mais aguenta politico populista, Brizola vacinou o povo (da cidade).
42 Gerson B // 30/September/2008 às 10:31
Hehehe… parece que o Gabeira só era de “esquerda” quando se pedia os votos dos eleitores dele pra Jandira. Agora que a situação se inverteu ele é falso, dissimulado, direitista, falso, oportunista, ex-militante mentiroso, viado, traira, não fez nada do que diz, logo os eleitores de esquerda não tem que votar nele.
Tenho críticas a ele, fui do PV, mas ele é infinitamente melhor que o Crivella e que os grupos por tras do Paes.
43 João Paulo Rodrigues // 30/September/2008 às 10:35
E mais: Gabeira largou o PT ANTES de todos (inclusive Lula) acharem que o governo iria para o buraco.
44 Sal // 30/September/2008 às 10:36
É isso aí PD, valeu!
GABEIRA NELES!!!
45 Chesterton Dracul // 30/September/2008 às 10:37
discutir a probidade do Gabeira a luz de Lula e do PT é ridículo. Ninguém consegue ser tão ladino como o paraolimpico do planalto.
46 HRP Man! // 30/September/2008 às 10:44
Gabeira?….foi tarde.
47 Marcelo P. // 30/September/2008 às 10:52
João Paulo Rodrigues @ 43,
Gostaria saber sua definição de “ir para o buraco”.
O que eu tenho visto é um pouco diferente…
48 Gerson B // 30/September/2008 às 11:11
Marcelo P(47), o PT não foi pro buraco eleitoralmente. Foi moralmente. Tudo que o PT era, aquilo por que lutamos ele abandonou. Agora faz pior que oa adversários que combatia e criticava.
49 Memento Morti // 30/September/2008 às 11:12
Chester, não tenho a mínima idéia do que seja isso, um esquerdista ideal. Nem em príncipe encantado eu acredito, vou acreditar em político ideal? Sou uma cética radical.
HRP, não resenhei as qualidades dos outros porque outros já o haviam feito de maneira eficaz.
Trata-se de escolher o traste menos pior. Ainda acho que o menos pior é o Gabeira. Mas isso é muito relativo. O pior é o Crivella, o Senhor nos guarde, o segundo pior é o Paes, Deus nos livre, o terceiro pior é o Chico Alencar, a quarta pior é a Jandira, o quinto pior é o Gabeira. O tal de Molon não se sabe o que é. Acredito que é um candidato cibernético, um animatron, inventado pelo PT do Rio, coligado secretamente com a IURD. Só falo nele porque é do PT, partido que botou o PRESIDENTE DA REPÚBLICA em palanque de eleição de prefeitura, ministra chefe da casa civil em campanha de cidade do interior. Vão me desculpar mas esse Molon é coisa mais suspeita dessas eleições.
50 bitt // 30/September/2008 às 11:19
“O Rio de Janeiro é a síntese deste país subdesenvolvido. Crivella deveria ser só um bispo enganando a massa, sequer poderia ter 1% de intenções de voto, o Gabeira é um dissimulado, falso e oportunista.”
Não concordo co ma terceira parte: Gabeira não é isso, não - é a síntese da pequena-burguesia q vive “marchando pela vida”, sem propor porra nenhuma q não seja o direito de falar mal do governo (qq governo) e no tempo q sobra, explorando empregada doméstica e querendo pena de morte (escondido, claro, pq ao vivo pega mal). Não consigo entender mto bem a opção do PD por esse cara, mas lembro bem como a gente q ficou aqui no Brasil apanhou na rua pela tal da anistia, pra depois os “barnidos” tipo ele desembarcarem no Galeão e sair correndo atrás dos microfones do Roberto Marinho.
“O plantel de candidatos” é bem representativo da espécie de “democracia” da qual desfrutamos. Como surgiram esses “candidatos”? Pq não a Memento Mori para prefeito? Ou o PD? Ou eu? Não sei qto aos dois, mas eu, certamente, seria capaz de fazer tanta merda qto qq candidato da “macro-estrutura política” (gostei, PD - vou anotar pra usar).
Um mínimo de inteligência e livre-pensar, senhores (é só pensar, segundo dizem…): voto útil? Voto nulo.
51 HRP Man! // 30/September/2008 às 11:21
Bom eu voto aqui Mogi…..voces que se f….
Se bem que aqui entre o candidato do Waldemar e o do PSDB, vamos ficar bem f…..também.
52 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 11:24
Concordo com o garoto Doria. Nada demais pedir voto útil. Isso sempre se fez. Qual o escândalo? Agora pedir por pedir é que é escandaloso. É preciso defender as razões para isso. O Chico Alencar pode ser da minha religião islâmica e ter seu harém, desde que possa sustentá-las, portanto estava seguindo religiosamente seus preceitos. E isto foi numa época em que todo mundo fazia isso ou pior, convidava até os filhos adolescentes. O Chico Alencar teve a virilidade de abdicar do PT quando a quadrilha do Zé Dirceu montou a casa vermelha no comando do governo. Pisou na bola ao acompanhar a votação carrasca da reforma da aposentadoria, coisa que a Jandira não fez, ainda que seu partido fosse base do governo. Bola branca para Jandira. Lei delegada foi um grito de guerra num momento em que todo brasileiro acreditava que o Estado tinha cedido um pouco para proteger os assalariados achacados pela inflação. Foi um conto de carochinhas enfrentado pela fúria dos anarquistas empresários em não ceder nos seus aviltantes lucros. Choraram lágrimas de crocodilos enquanto escondiam mercadorias.
Isso não é tão reincriminante. Agradeço ao companheiro ressuscitado Joseph Mário pela lembrança do vice do Goiabeira e sua espúria aliança tucana. Seu vice só tem um partido, a da boquinha e superfaturamento em obras públicas. Muito obrigado, companheiro.
53 Gerson B // 30/September/2008 às 11:24
Queria saber o que Memento tanto tem contra o Chico Alencar, por quem tambem já fiz campanha.
54 HRP Man! // 30/September/2008 às 11:24
Voto util, voto em branco, voto nulo, desanimo, sensação de impossibilidade……..maus sinais para o sistema democrático.
Mas vendo nossas camaras de vereadores e assembléias ficamos mesmo desanimados…..
Casas de favores……
55 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 30/September/2008 às 11:28
+ Não precisa dizer duas vezes. Pedro Doria.
Eu não queria dizer, mas eu realmente vou votar no Gabeira.
Ex-”guerrilheiro”, ex-maconheiro(?) ou ex-tangueiro? Não importa.
–X–
Estou mais preocupado com os que AINDA são canalhas.
–X–
Não sei quanto tempo ainda vou estar pelo Rio de Janeiro, mas isso não significa que eu queira ver a cidade entregue à IURD - a primeira igreja a adotar o sistema de franchising.
Ao menos, abertamente, digo.
Vocês sabem o slogan:
“Pequenas Igrejas, Grandes Negócios”.
–X–
Quanto à manutenção da Máfia que está aí desde sempre, nem preciso falar, right?
Tudo já está dito no seu post.
56 Came Back For a While // 30/September/2008 às 11:30
Engraçado certo tipo de eleitor.
Quando se fala de judaísmo, islamismo, raça negra, cotas de universidade, homossexualismo, etc. há enorme contingente de defensores dos direitos humanos e igualdade em tudo na vida. E gritam e defendem os discriminados.
Quando se trata de candidatos, um não presta porque é viado, o outro porque é religioso, o outro porque é médico e classista, o outro porque é negro, o outro porque é sapatão, etc.
Como o eleitor revela com facilidade suas falsas ideologias, segregacionismos e discriminação. Na hora da verdade, à sós, não precisa mais se fingir de bonzinho!
Gabeira na cabeça!!
57 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 30/September/2008 às 11:38
+ Ah, “Came Back For a While” … e é aí que o politicamente correto toma na bunda direto.
Não concordo com o passado do candidato, acho sim que ele é meio viadinho e se ele é mesmo pro-maconha… vixe.. que podre.
Mas não é um concurso de popularidade, então pra mim vale o que ele pode representar de mudança no (sic) paradigma, no status quo, e até que se prove em escândalo contrário, ele um cara sério.
Os que fazem “voto de cabresto” de seus próprios preconceitos: morram. Grato.
58 HRP Man! // 30/September/2008 às 11:41
O Kassab é boiola , mas está se dando bem…..(fique bem claro que não voto nele).
O Gabeira da uns peguinhas, mas não é isso nem sua boiolagem que pegam…..
É ficar bem na foto com essa cambada que ,hoje, o rodeia e assedia…..pra quem gosta prato cheio.
Viadagem e marijuana pode, só não pode ser incoerente.
59 Edgar Suzuki // 30/September/2008 às 11:41
Bom dia Pedro Doria. Falo com o coração contrito após ler esta página. Sou membro da IURD desde 2002, quando me batizei. Aqui em São Paulo não tem Crivella. Se tivesse alguém como ele teria meu voto. Votarei no 1o turno em Ivan Valente do PSOL. Defendo um estado laico. Estado e Igreja cada um de seu lado com direitos e deveres escritos na Constituição. Crivella é carioca, cresceu e estudou no Rio. Durante boa parte de sua vida dedicou-se num trabalho missionário na África. É um cidadão que defende pesquisas em células-tronco embrionárias, portanto a Ciência. Não é criacionista. É engenheiro formado.
O Rio não está bem. Há milhares de explicações e causas. A pergunta é: Crivella e a IURD pioraram o Rio? Que mal eles fizeram?
Viva a democracia e o povo brasileiro. Viva o Rio de Janeiro e seu próximo prefeito eleito. Que Deus esteja com ele! Amém.
60 Memento Morti // 30/September/2008 às 11:47
Excelente avaliação do Bitt sobre o Gabeira. Nem precisa dizer mais nada. Complementa o Joseph Mario. O Gabeira pode ser um verdadeiro governo social-democrata, o homem viveu nas nordicidades sabe mais ou menos do que se trata. Não sou candidata a nada. Nunca fui, nem quero ser.
Já disse o que tenho contra o Chico Alencar. E me desculpe marido, mas a migração daquelas aves histéricas do PT pode ser entendida de outra forma. E é o que eu faço. Saíram porque naquela enorme rede de falcatruas que eles herdaram do PSDB os ditos lemmings políticos viram que não ia sobrar lugarzinho para eles. Até então estavam todos no trenzinho ptista, usando o abadá que fosse. Esperando a hora de chegar ao Grande Trio Elétrico. Não ofereceram a eles o jabá que queriam, se danaram e saíram batendo pezinho e fazendo muxoxo. Resultado: a grande líder lá deles desfilando de baby-doll na Sandra Lacerda do século XXI, a filha de seu pai estrategicamente colocada e aquele leitãozinho cevado tentando fugir mais uma vez do trabalho.
61 Júlio Meirelles // 30/September/2008 às 11:47
Em princípio vou votar em branco, pois considero que nenhum candidato tem um projeto para Cidade, mas se houver a possibilidade da vitória do que considero um mal maior (Eduardo Paes no segundo turno, por eexmplo) eu farei uso do voto útil, pois sou livre para votar conforme os motivos que me tocam.
Daí porque não entendi o comentário do Sidney (#12):
“Pedido de voto útil já é, por si só, complicado.”
Por que é complicado? Desde quando fazer campanha por algo é complicado? Quem disse qual o critério do que pode ser ou não objeto de campanha? Quem estabelece o critério de complicado?
Mas a crítica fica pior:
“Quando se pede voto útil a eleitores de outro candidato com chances de ir ao segundo turno, beira a má-fé.”
Má-fé? Nenguém está enganando ninguém. Pregue o voto no candidato, pregue o voto útil na Jandira, pregue o voto em branco, pois é do sistema democrático pregar o que quiser.
Esse é o típico raciocínio “eu sou o dono da verdade” que estraga o Brasil. Numa democracia a liberdade de expressão é a base de tudo. Se eu não puder pregar o que eu quiser (desde que eu não ofenda nem estimule o ódio) como diria o filósofo Tim Maia VALE TUDO.
Mas o arremate é ótimo, verdadeira peça de ficção científica misturado com comédia pastelão:
“Agora, quando além disso tudo o pedido de voto útil vem de um blog que brigou contra a “censura” aos blogs, que seriam limados do processo eleitoral, que o TSE não entendia nada de internet, etc. e tal, é simplesmente lamentável. Era para pedir voto útil que você queria “liberdade de expressão”?”
A liberdade de expressão é para qualquer coisa, até para fazer essa crítica (pelo discurso é possível que seja eleitor da Jandira, mas pode não ser, e mesmo assim tem o direito de expressar sua insatisfação com o voto útil).
Se houver critérios sobre o uso da liberdade de expressão já não se tem liberdade de expressão.
Se é para dizer quando é adequado (nos seus termos) o uso da liberdade de expressão e quando não é adequado (nos seus termos) o uso da liberdade de expressão então não há liberdade de expressão.
Liberdade de expressão importa ter que tolerar, suportar o que te encomoda, aqui e agora a defesa do voto útil.
Critique o voto útil, mas não critique que defendam o voto útil, se você concorda com a liberdade de expressão, se você considera que ela deva ser defendida.
Ou será que somente vale a sua liberdade de expressão?
62 Darwinista // 30/September/2008 às 11:54
Mas, caro Edgar, como é possível um bispo evangélico não ser criacionista?
63 Gerson B // 30/September/2008 às 11:58
Perai. Há evagélicos não criacionistas. Há muitas denominações. Algumas elas são sérias.
64 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 30/September/2008 às 11:58
+ hmmm… #62 …isso vai dar pano pra manga…
65 HRP Man! // 30/September/2008 às 11:59
“Ademais”….tanguinha de crochet é inadmissivel…..só ele e o Collor….mau gosto a toda prova.
66 Gerson B // 30/September/2008 às 12:00
…algumas Delas são sérias.
E PD, desculpe a derrapada fora do assunto.
67 HRP Man! // 30/September/2008 às 12:00
Tem gente aqui que deve ter sido coroinha, vitima de padre pedofilo…….
68 Arpex // 30/September/2008 às 12:07
Não sei o que me preocupa mais, o coração contrito ou o estado laico do Edgar Suzuki.
69 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 30/September/2008 às 12:15
+ #68…. heu me contive e não zoei com a “fenffibilidade” do companheiro… mas fiquei igualmente confuso.
70 Chesterton Dracul // 30/September/2008 às 12:21
Memento, nordicidades no sul do equador? Não tem fundos nem clima.
71 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 12:21
Querido fiel iludido Suzuki,
Toda igreja que pede dízimos de seus fiéis e os usa em causa própria, em templos bregas luxuosos com heliportos, em negócios mundanos, canais de tv, objetivando crescer ainda mais seu patrimônio secular só pode ser a Igreja do diabo, do capetão infernal. Isso é a Igreja Universal e seu bispo de pé-de-bode Edir Macedo e suas maletas de dólares e sonegação de impostos. Quem se junta ao filho do capeta é um endiabrado, isso é o Crivella. E a Igreja Universal é uma gang, uma quadrilha cometendo o latrocínio mais antigo do mundo, o salvo indulto para o céu pela riqueza terrena. Salve sua alma enquanto é tempo.
72 Arpex // 30/September/2008 às 12:23
Há coisa mais preocupante que o estado laico e o coração contrito do zé ovelha sim. Acabo de perceber: a ignorância raivosa do bitt(#50).
Quer falar merda, bitt, fala com graça… Com raiva pega mal, pode parecer que o Sr. se leva a sério…
“sem propor porra nenhuma q não seja o direito de falar mal do governo (qq governo) e no tempo q sobra, explorando empregada doméstica e querendo pena de morte (escondido, claro, pq ao vivo pega mal).”
putz…
73 Chesterton Dracul // 30/September/2008 às 12:48
o Rio de Janeiro, cidade infestada de bandidos, ocupada e infectada por barracos que se proliferam nos morros sem controle, precisa de um prefeito com coragem para gastar dinheiro em favelas. Comprar as malocas e DESTRUÍ-LAS. Ou então eu vou invadir um terreno público e contruir minha casa lá, caceta.
74 Memento Morti // 30/September/2008 às 13:09
Chester, se você ainda não invadiu um terreno público está perdendo seu tempo por pura bobeira. Invadir terra pública não é só coisa de pobre favelado e desdentado não. Até onde sei tem um monte de invasão milionária em várias terras públicas, inclusive da União. Já vi umas quantas (poucas) notícias falando disso. Casas de praia, sobretudo e outras em belas regiões de serra, aprazíveis e arborizadas, sendo derrubadas depois de muita briga judicial.
Nem vou falar da grilagem da Barra da Tijuca, promovida nos bons velhos tempos dos governos duros, mas impolutos (rsrsrsrsrsrsrsrsrs… ) dos nossos adoráveis militares.
Ave Chester, cochobus suculentus, pectus fartus… Corre que tem quem queira te transformar em nugget.
75 Memento Morti // 30/September/2008 às 13:11
Outra coisa, discutir com “crente” é perda de tempo. Melhor fazer de conta que não viu. De fazer de conta que não viu, em fazer de conta que não viu se constrói a tolerância nossa de cada dia.
Agora não me conformo mesmo com a transformação do cinema onde eu via Tom&Jerry com meu finado pai todo domingo em templo.
76 Sidney Mirandão // 30/September/2008 às 13:38
Pedro Doria,
A relação entre voto útil e liberdade de expressão é moleza: se alguém é levado a votar em outra chapa que não a que tem vontade/motivo/afinidade, é porque teve, direta ou indiretamente, sua liberdade de expressão tolhida. Não se expressou como queria, mas como foi constrangido a fazer. O que não dá é para defender, ao mesmo tempo, pragmatismo de um lado (voto útil) e idealismo de outro (liberdade de expressão como conceito absoluto).
Se a turma da Jandira (que não é minha candidata, entre outras razões porque eu não moro no Rio) fez campanha pelo voto útil dos eleitores do Gabeira, errou também. Muito fácil justificar o ato errado com o ato errado de outrem.
Isso posto, a relação dessa história do voto útil com liberdade de expressão e a “censura” do TSE é que a liberdade de expressão serve ao amplo debate de idéias. Esta é, na minha opinião, a verdadeira beleza do processo democrático. O “poder falar o que quiser” é condição, é meio, não fim. E, francamente, levantar bandeiras por uma “liberdade de expressão absoluta” para, na prática, vir pedir voto útil é pequeno, muito pequeno.
77 Sidney Mirandão // 30/September/2008 às 13:42
E ao Júlio Meirelles do 61, você pegou o bonde andando. Essa discussão sobre o TSE e a liberdade de expressão é antiga.
Mas sinta-se livre para me criticar o quanto quiser. Eu não me incomodo.
78 Darwinista // 30/September/2008 às 13:48
Gerson B, então explique-me você, por favor, como é possível um evangélico não ser criacionista.
E não acho que isso seja um off-topic. O Crivella é figura fundamental nesse post, e debater seu modo de ver o mundo está no contexto.
79 Diogo // 30/September/2008 às 13:55
Desculpe PD.
Mas o Rio não tem mais solução.
O que era o orgulho do Brasil, passou a ser a vergonha.
E olha que ser a vergonha do Brasil, com tantas vergonhas, é lamentável.
Sugiro construir um muro em toda a volta, fecharem as portas, ninguém entra, ninguém sai. Até resolverem os problemas.
Esqueçam do resto do país, e nós esquecemos de vocês. Depois, com tudo resolvido, voltamos a conversar. Ok? Ok.
80 Renato // 30/September/2008 às 14:02
Pedro,
Perdão pela crítica, mas acho que o PMDB merece um pouco mais de respeito. O partido, hoje desfigurado, foi fundaental na redemocratização brasileira. Sem ele, talvez tivéssemos de esperar mais dez anos até a total volta da democracia ao país.
Ulysses Guimarães e Covas, entre outros, formalizaram o partido de modo descentralizado - com bases nos diretórios regionais - a fim de que fosse mais difícil aos militares fechar a agremiação. Infelizmente, esse modelo voltou-se contra o próprio PMDB e, hoje, contribui para sua deturpação. Uma pena, mas, ainda assim, o partido merece reverência.
81 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 14:05
Mirandão, melhor vc. falar de música, onde demonstra conhecimento e menos ranzinice. Até agora vc. só disse que era coisa menor. Coisa menor é com as japonesas. Pode-se defender o voto útil como forma de evitar o pior. Acho que pode ser uma argumentação nobre, com os argumentos demonstrando a vantagem de se ter um segundo turno com o Gabeira, por exemplo. Não estou é muito convencido das vantagens, mas diante de um marginal como o Crivella, talvez o Gabeira faça alguma coisa além de superfaturar em obras com seu vice.
82 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 14:06
Renato, mereceu, num passado remoto. A realidade é dinâmica.
Mirandão, melhor vc. falar de música, onde demonstra conhecimento e menos ranzinice. Até agora vc. só disse que era coisa menor. Coisa menor é com as japonesas. Pode-se defender o voto útil como forma de evitar o pior. Acho que pode ser uma argumentação nobre, com os argumentos demonstrando a vantagem de se ter um segundo turno com o Gabeira, por exemplo. Não estou é muito convencido das vantagens, mas diante de um marginal como o Crivella, talvez o Gabeira faça alguma coisa além de superfaturar em obras com seu vice.
83 Memento Morti // 30/September/2008 às 14:21
Diogo,
Acho que você tem toda a razão. Inclusive se já tivessem construído o muro eu não teria que suportar o novo vizinho, que além de ter distribuído ardósia pelo chão e coberto com resina, passou a manhã de hoje instalando um sistema de alarme no seu apartamento e me azucrinou os ouvidos testando a porcaria. Espero que façam mudança dos bens lá dele. Posso até ajudar os ladrões que se candidatarem.
Ele não é carioca. Mas é do sudeste. Como não é o primeiro representante de tão nobre estado a me encher o saco com suas tolices, acredito que esse muro ter-me-ia poupado de alguns aborrecimentos.
84 Sidney Mirandão // 30/September/2008 às 14:22
Mas Surf, eu só queria dizer era que era coisa menor, mesmo.
E aproveitar e dar uma cutucada na coerência do dono da casa, que ficou pendurada no varal.
85 Pedro Doria // 30/September/2008 às 14:22
Sidney Mirandão, você mesmo sabe que seu argumento não se sustenta.
A liberdade de expressão não é mais nem menos do que seu nome indica — a liberdade de se expressar. Não determina que expressão é essa. Não determina idealismo. Não determina sonho. Não determina pragmatismo. Você diz o que pensa, eu digo o que penso, o Chesterton diz o que pensa e assim seguimos. Muitas vezes vamos discordar. Outras, não.
Uma penca de norte-americanos de esquerda votaram em Ralph Nader, na Flórida, em 2000, porque quiseram ser fiéis a seu mundo ideal. Se tivessem feito voto útil em Al Gore, nosso mundo seria muito, mas muito, melhor. Se seria ideal? Claro que não.
Jandira tem chances de chegar ao segundo turno? No mundo da estatística, claro. Chance mínima, mas alguma, sim. Tem chance de ser eleita prefeita? Não. Cobri política carioca durante três anos e fui diretor de comunicação da Câmara Municipal por um. Conheço a matilha toda, conheço o funcionamento do eleitorado e o Idelber pode insistir que o eleitorado carioca tende à esquerda, fazer o quê? Não tende. Tivesse Carlos Lacerda encarnado e vivo agora, seria eleito em primeiro turno.
Jandira Feghali não será eleita. Gabeira, talvez.
86 Radical Livre // 30/September/2008 às 14:46
bão, eu confesso que tenho uma grande dificuldade em votar no Gabeira:
- votei nele em todos os seus mandatos à câmara federal. Em nenhum deles, ele tocou em assuntos que me fizessem confirmar que minha escolha era correta, que ele estava me representando. Na última eleição, votei com nojo - não aguentava ver ele posando de salvador da classe média, de paladino da moral e dos bons costumes, o homem que expulsou severino da presidência da câmara.
- Tenho sérias críticas ao modo como ele saiu do governo, aos cinco minutos do primeiro tempo. Saiu atirando, num momento em que o governo mal tinha colocado as mãos na máquina administrativa, falando mal de todos e dando munição para a oposição;
- Daí, foi ladeira abaixo. Aquela foto dele desfilando pelo congresso de braço dado com os pústulas da direita mais reacionária brasileira foi um soco em meu estômago, uma facada em meu coração;
- junte-se a isso as denúncias de que em seu relato sobre sua participação no sequestro do embaixador foi aumentado em um ou mais pontos (quem conta um conto aumenta um ponto) - estas cada vez mais frequentes, como lembrou nosso companheiro João Daltro.
Enfim, é por isso. Vou votar útil neste primeiro turno para não tentar não precisar anular meu voto no segundo. Só ainda não decidi se o voto útil é na Jandira, como aconselha o Idelber, ou no Gabeira, como aconselha nosso querido Dória.
87 bitt // 30/September/2008 às 14:47
Arpex, não respondo colocações vazias como a sua. Quer discordar, discorde, mas coloque alguma coisa em contrário - q faça sentido na mesma linha. Não gostou da expressão “porra nenhuma”?
Vamos ver…
“sem propor absolutamente nada de politicamente significativo, e inovocando o direito de criticar todo e qq governo, inclusive aqueles q elege, de modo politicamente inconsciente. No restante do tempo, criticam direitos trabalhistas conquistados por empregados domésticos e profissionais não qualificados, e invocando “maior dureza” na punição de criminosos adolescentes e pobres q eventualmente roubem seus carros. Nunca admitem publicamente essas posições, e geralmente culpam o governo (repito, qq governo) pela desordem urbana, embora não tenham pruridos em estacionar carros em locais proibidos, invocar “direitos” baseados em posição de classe e local de moradia (a famosa história do “pago o maior IPTU da cidade”). São geralmente esses (constato pessoalmente) boa parte dos eleitores de Fernando Gabeira, uma pequena burguesia que fala em “democracia” e “liberdade” mas não consegue explicar os fundamentos do Estado de Direito ou pq a Lei, nesse tipo de Estado, deve ser igual para todos.
Gostou agora, arpequinho? Continua raivoso, pq É raivoso. Não sei q idade vc tem, mas eu a tenho suficiente pra ter uma cicatriz no alto da cabeça q me provocou uma calvície precoce, ganha de um PM, perto da praça 15, no Rio, em 1977, junto com 2000 universitários e profissionais liberais q tentavam chegar à Câmara dos Deputados para entregar um manifesto pela Anistia. Na época, éramos chamados de “vagabundos” pelos “formadores de opinião”, pois deveríamos estar “estudando”, mas estávamos “fazendo política partidária”.
Um mínimo q seja, arpequinho, eu lutei e deixei algo para q esse tal de Gabeira abastardasse o próprio passado de ativista renegando a si mesmo. E para q essa pequena burguesia de q todos fazemos parte não avançasse nada, de lá prá cá, visto q continuam votando nos mesmos calhordas de sempre - o q não importa, pq a maioria sequer fixa o nome do vigarista em quem votou. Espero q não seja seu caso, mas fico satisfeitíssimo q vc tenha percebido q meu comentário é raivoso, pq é. Ao contrário de vc, não pretendo ser “construtivo”. Prefiro, como Hans Magnus Ezemberger, o filósofo-poeta continuar “a rolar a ira sobre as montanhas”.
88 Radical Livre // 30/September/2008 às 14:47
e PD,
discordo de sua análise de que a Jandira tem menos chances de ganhar o segundo turno do que o Gabeira. Como já falou o Idelber, lá em seu blog, a penetração do Gabeira (e das forças que o apóiam neste momento) em algumas áreas importantes no Rio é praticamente nula, zero, nada - quando não é simplesmente negativa.
enfim, vou esperar até a última pesquisa.
89 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 30/September/2008 às 14:50
+ Jandira nunca terá uma chance real.
90 Sidney Mirandão // 30/September/2008 às 14:58
PD,
voto é expressão também. Para quem se revoltava há alguns meses porque o TRE do Rio mandou tirar banner de blog para cumprir prazo eleitoral (limitação de liberdade de expressão), você relativiza demais ao pedir que os leitores do seu blog votem não em seus candidatos, mas no Gabeira. Simples assim, e é só essa a crítica. Você quer pedir voto útil, peça, o blog é seu e nada na lei proíbe. Mas que é incoerente, isso é.
E por falar em argumentos que não se sustentam, essa de responsabilizar o 1,5% dos eleitores da Florida (90 mil pessoas, mais ou menos) que votou em Nader pela eleição de W. Bush em 2000 ganhou da minha, viu?
91 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 15:12
Aceito qualquer discussão, mas essa de penetração do Gabeira em carnes do Rio, digo em áreas do Rio me engasgou. Assim não dá… Caro Doria, meu jovem isento de delírios conspirativos e persecutórios, donde vem tal estatística tão detalhada que debalde derramas sobre mim, senhor?
92 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 15:12
Refiro-me a do Gabeira e sua penetração em certas carnes do Rio.
93 Pedro Doria // 30/September/2008 às 15:13
Radical Livre - o Idelber está errado. Ele se refere à Zona Oeste, que é a região mais complicada do Rio em termos eleitorais. Lá, em geral, o que funciona é máquina partidária. E a esquerda tem alguma máquina lá, ativa.
A Jandira tem um teto – desse teto, o voto conservador não permitirá que ela passe. O erro crasso da análise do Idelber é intuir que por conta de o carioca ter votado muito no PDT e nos filhos do PDT ele tende à esquerda. Esse mito vem de bem antes, da ditadura, quando o MDB tendia a fazer os governadores do Rio e de nenhum outro canto. Pode-se ir até para mais atrás, quando pôs o Partido Comunista na Câmara, em 48.
Mas é um mito. A eleição de 48, uma época em que até o Lacerda era de esquerda, tinha a ver com um típico voto carioca: o voto de piada e o voto do contra. Pô: até o Barão de Itararé foi eleito naquela época. Durante a ditadura, esse voto do contra, de oposição, se repetiu. E é um voto que aparece de novo na primeira eleição do Brizola.
Mas o Brizola também era mestre em outra arte: a da estruturação de uma máquina, que tem tradição com o Chagas Freitas, ex-dono dO Dia e ex-governador da Guanabara. É voto de cabresto, às vezes, ou voto de fidelidade, voto em troca de uns serviços do Estado, assistencialismo. Dois terços da Câmara Municipal do Rio se elege na Zona Oeste com este tipo de prática.
Perante o Eduardo Paes, na Zona Oeste, a Jandira não tem um pingo de chance. Não terá, lá, mais votos no segundo turno do que os que tem hoje. A máquina do cara é muito forte. O Gabeira arrancaria alguns votos porque o Marcello ainda tem algum controle nessa máquina. E herdaria outros tantos da Jandira. Ainda assim, pela Zona Oeste, ele não ganha. No Segundo Turno, precisa se sair bem no voto ideológico da Zona Sul e da Zona Norte, que são votos de ideologias um quê diferentes mas são votos de opinião, e aguentar os trancos na Zona Oeste.
Hoje, ele é um candidato que tem a qualidade de atrair o voto de opinião liberal da Zona Sul e conservador da Zona Norte. A Jandira não faz isso. Ela teria que vencer o Duda na Zona Oeste para ganhar a eleição. O único candidato que talvez tenha chance de vencer o Duda na Zona Oeste é o Crivella.
O erro analítico do Idelber me parece é, como mineiro, confiar no que lhe dizem seus amigos petistas ou ex-petistas no Rio. O PT do Rio, historicamente, jamais entendeu o Rio. Acreditou no mito de cidade de esquerda. E tem o currículo eleitoral para provar sua total falta de compreensão.
O carioca é udenista. (E isso vale na Tijuca ou em Ipanema. A diferença é que o udenista de Ipanema disfarça.)
94 faraó // 30/September/2008 às 15:14
A solução do Rio fica adiada para depois da remoção das favelas. Enquanto a favela pressionar, seja com votos, drogas, miséria e levas de semi-analfabetos, fica tudo como está. O resto é resto.
95 Arpex // 30/September/2008 às 15:18
Bitt, meu herói, não se preocupe com a calvície precoce, ouvi dizer que é dos carecas que elas gostam mais.
Mas diga lá, é por quilo?
Conto apenas com o repeteco prolongado de Vossa Sª calva para vencer esta significante contenda. Copiou e colou as mesmas besteiras, só tirou a parte que diz que os eleitores de Gabeira são uns burgueses escrotos que exploram as domésticas e defendem secretamente a pena de morte. O senhor está careca de saber que isso não é verdade.
96 Pedro Doria // 30/September/2008 às 15:20
Sidney Mirandão, o Bush venceu na Flórida por 0.0092% de diferença. Não lembro o número exato, foram pouco mais de 100 votos. Se um quinto dos eleitores do Nader tivessem votado nele, sua vitória teria sido fácil.
Meu argumento sempre foi e é, agora, pragmático. Não acho que liberdade de expressão seja algo que pertença ao idealismo. O contrário: liberdade de expressão, muitas vezes, expõe o pior de uma sociedade. Mas a única forma de sermos livres realmente e sustentarmos uma democracia é garantindo a livre expressão e circulação de idéias.
97 Pedro Doria // 30/September/2008 às 15:24
BTW, claro que voto é expressão. Voto útil é uma expressão tão legítima quanto o voto idealista. Arriscaria dizer: o voto útil é, às vezes, mais consciente do que o voto idealista.
98 Clara // 30/September/2008 às 15:33
Bom, eu sou Gabeira desde o início. Votei nele para deputado e não me arrependi. Foi o melhor voto que dei na vida, e olha que já votei no Chico e na Jandira em outras eleições.
Em casa estou fazendo campanha de voto útil com o maridão, que está mais à esquerda do que eu e votaria mais à esquerda(mas com tantas opções, estava na dúvida). Então pedi: o Gabeira está precisando do teu voto, que tal? Acho que vou conseguir!
99 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 15:44
Classe média pode ser udenista, mas os trabalhadores pendem ao trabalhismo. Foi isso que fez a vitória do Brizola, a lembrança dos ganhos sociais do Vargas, que de certa forma se coloca à esquerda, nessa social-democracia que chamam de “populismo”. Udenista será o Doria, o Gabeira? A discurso se assemelha e se afasta, no liberdade da marofa. Sim , na zona oeste funciona a máquina do assistencialismo, mas não é só isso, sr. Doria. Os mais bem votados representantes ao Congresso ou Vereança contaram com eleitores além da zona Sul e Tijuca e eram de esquerda, descomprometidos com o assistencialismo. Vc. odeia o Brizola, pois tem uma certa alma udenista. Voto anárquico, pufff, coisa de diretoba daqueles anos e vc. era mais novo do que eu. Mas eu tava lá com companheiros marxistas apoiando o Brizola e seu avanço nas questões sociais do Rio. Joguem pedra em mim, mas não simplifiquem as coisas dessa forma. Blarghhh. Ter que votar com esse eleitorado udenista do Gabeira…
100 Antonio Santos // 30/September/2008 às 16:55
IURD é uma organização criminosa. Não tem conversa.
Não moro de amores por Gabeira mas admito que ele amadureceu e reviu várias porcarias que defendia.
Acabo de presenciar a carreata de vans do Crivella tocand ofunk e falando mau do Eduardo Paes. Esse bonde do mau é mais um motivo pra votar no Gabeira.
101 Uli Weinbrecht // 30/September/2008 às 16:58
Pedro Dória,
Voce tem razäo, ser filho de ex-preso político näe é bandeira. Escrevi meio exaltado. Näo devia ter dado esse detalhe.
Agora, ser ex-exilado político também näo é bandeira. Ou ao menos näo deveria ser. Alguém devia dizer isso ao Gabeira.
E a história dele ter mentindo quanto a sua importância na luta armada é sim velha e nem por isso deixa de ser verdadeira.
De fato há muita briga de egos entre gente que näo larga o passado. E o maior desses egos que conheco é o próprio Gabeira.
Mas näo é só por isso que eu näo votaria nele.
Como já disseram aqui, a atitude que ele teve durante o primeiro mandato de Lula, se aliando ao que há de mais reacionário na política brasileira e posando de paladino da moral e da ética, foi nojenta. Creio que isso mostra bem o caráter dele.
É claro que voce tem todo direito de pregar o voto útil no Gabeira. De gostar do Gabeira. De achar que ele é um bom político, que dará jeito no Rio de Janeiro. Porém todos os fatos pregressos em relacäo ao Gabeira näo parecem confirmar essa sua idéia.
102 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 17:00
memento, 75, essa fiscalização apenas contra os ricos (na verdade classe média) deu nessa po…. que se vê hoje por aqui.
103 Memento Morti // 30/September/2008 às 17:01
Meu Deus. Não existe candidato de esquerda, sosseguem. Vai repetir a pergunta Chesterton? Posso não saber o que viria a ser um candidato de esquerda, pelo menos um BOM candidato de esquerda, mas sei o que NÃO é um candidato de esquerda. E esses aí não são.
Governo social-democrata, no Brasil, na América Latina, já é avanço.
O Gabeira não é udenista, não é todo discurso político que faz apelo à ética na condução da coisa pública que é udenista. Udenista é Denise Frossard, uma legítima viúva do Lacerda, junto com as baratinhas que vicejavam nos extintos ônibus da integração Botafogo. Dizia um motorista muito engraçado, Seu André, acho, que os chaguistas levavam açúcar prá elas todas as noites. rsrsrs…
O Gabeira é o Gabeira. E o PV é o PV. O PV não é digno de confiança, ele está prá lá de bizarro, com umas figurinhas esquisitas e umas alianças mais estranhas ainda. Mas boooom… O filhote de Brizola, que botou César Maia pra fora do PDT, o Marcelo Alencar (aquela do boi costeando o alambrado foi o máximo) também… vamos lembrar desses detalhes que não são assim tão técnicos, que anda por aí não é melhor que nenhum dos dois, muito pelo contrário. É o Lupi, bater na madeira trêis vêis…
Alguém por aí reclamou da tanguinha de crochet. Não sei porque. Eu usava uma verdinha que foi até filmada e exibida em cadeia nacional várias semanas em uma propaganda de tv. Só não gostei porque não me pagaram nada. Nem eu nem minha amiga que usava uma azulzinha. Conclusão a que chegamos, nem uma prainha honesta na Joana Angélica uma cristã pode pegar em paz. Sempre tem um safado para filmar traseiro de mulher em Ipanema. Muito desagradável. Já a tanguinha de crochet era ótima. Um dos melhores biquinis que usei. Logo o Gabeira tem além de bom gosto, bom senso. Se ele usasse fio dental aí era diferente, porque aquele bagulho é não só desconfortável como uma falta de higiene. Asa delta também era desconfortável, mas era legal. Valia o sacrifício. Mas acho que o Gabeira não ia ficar bem de asa delta. :-))) rerererere…
E mais uma coisa. Se o tal muro que o Diogo sugeriu já existisse vocês não iam ficar discutindo sobre a candidatura do Gabeira né? Nem teríamos tido Rosinha, Garotinho…
104 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 17:08
PD, 93, é por aí.
105 Memento Morti // 30/September/2008 às 17:08
O problema da classe média brasileira é que ela vive em estado de alienação, no sentido patológico mesmo. Boiando ou nadando cachorrinho, no miserê ambiente, ela pensa que é rica. E desenvolve uma série de comportamentos patológicos que vão do esquerdismo, doença infantil do comunismo, até o integralismo.
Nadar de costas no miserê pindoramês, só nossa burguesia, que vai muito bem obrigada.
106 Memento Morti // 30/September/2008 às 17:14
93# E é antigo. Remonta ao início do século XX. É só estudar um puquinho de história dos movimentos populares no Rio para um se dar conta disso. Acredito que esse pensamento tem origem no fato do Rio sempre ter sido capital. A maior parte dos empregos sempre foi criada pelo Estado. Brasília deve ter tendências muito semelhantes.
Jé em São Paulo capital, o candidato ideal sempre tem alguma característica de Jânio Quadros cruzado com Adhemar de Barros. O Kassab ameaça com aparições surpresa. A Martha é mais caricata que um sanduíche de mortadela. O Alckimin ainda não tive tempo para analisar. O Maluf é um fenômeno ademarista. Rouba mas faz.
Vamos acabar recriando Montesquieu, rsrsrs
107 Memento Morti // 30/September/2008 às 17:15
Alckmin, Alckmin
108 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 17:17
103, Mememnto, um bom candidato de esquerda deve ser uma mistura de Gandi e Cristo, com pitadas de Confucio…..claro que nunca vai existir, vocês pensam em termos utópicos. Ja falei do prefeito comunista de Veneza, botou para correr os mochileiros.
109 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 17:18
94 EXATO, enquanto favelado votar, quem paga IPTU está fudido.
110 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 17:19
Arpex, você mora na favela do Pavãozinho?
111 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 17:24
Memento 103, cordão cheiroso?
112 Idelber // 30/September/2008 às 17:26
Minha resposta ao #93:
http://www.idelberavelar.com/archives/2008/09/a_esquerda_e_as_eleicoes_no_rio_de_janeiro.php#c50908
113 Memento Morti // 30/September/2008 às 17:28
Não entendi a dos mochileiros Chester… Acho que você está confundindo comunista com hippie viajandão acampando no meio da rua. Os comunistas, poucos, que conheci, eram uma gente que se destacava por sua seriedade. Drogas nem pensar. Uns foram para Israel, fundar kibutz, deixando coisas muito importantes para eles por aqui. Outros estão por aí, trabalhando com a honestidade de sempre, com a seriedade de sempre, gente que se destaca pelo profissionalismo. Mas que não se candidata a nada, nem a síndico de condomínio. Para traficante de drogas o melhor tratamento é o cubano, paredão. E para usuário também. Ou isso ou libera geral, como propõe o Gabeira. Esse negócio de passar a mão na cabeça de consumidor de bagulho e matar só o aviãozinho, porque traficante, um é amante da mulher do vice-governador, e o outro da filha… pffff…
114 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 17:31
Idelber, Jandira não tem a menor chance , mas nem a mais microscópica chance de ser prefeita do Rio. Gabeira caiu no gosto da petizada, até meu filho faz campanha para ele.
115 Memento Morti // 30/September/2008 às 17:32
Cordão cheiroso? Hein? Aaaah o fio dental? Aquilo é uma porcaria. Aquele mulherio deve passar a vida lutando contra cistite e outras ites. Naquela areia cheia de vermes, aaaaaaarrrrgh… Não ponho mais meus pés na areia de Ipanema/Leblon desde que um amigo meu, acreditou que os tatuís tiham voltado e levou de lembrança do Baixo Bebê uma senhora colite. Já tinha gente encomendando a coroa.
116 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 17:32
113, memento, num país como o Brasil, se espera o que de um governo de esquerda? Tudo, menos expulsar o turismo de baixa renda.
117 Jorge // 30/September/2008 às 17:34
Há muitos evangélicos sérios, parte deles socialistas e que não propagam um fanatismo obscurantista que existe em todas as religiões. Não sei se esse é o caso do Crivela. Mas conheço evangélicos em que votaria sem problema algum, muito feliz até. Mas agora fico torcendo pela Jandira e pelo querido Rio de Janeiro que nós paulistanos gostamos tanto.
118 Darwinista // 30/September/2008 às 17:38
Memento, poupe-se de analisar o Alckmin. Basta saber que o dedo dele está no escândalo que provocou o buraco do metrô que vitimou 7 pessoas.
119 Memento Morti // 30/September/2008 às 17:41
Não sei se todo mochileiro é de baixa renda Chester. O turismo de baixa renda que conheço se concentra em pousadas/hotel funcionando em regime de consórcio. Em Iguaba, Muriqui, paraíso de algumas das sacoleiras mais proeminentes a serviço das secretarias de educação. Renda mais baixa que essa não faz turismo. Podes crer.
120 Idelber // 30/September/2008 às 17:44
Idelber, Jandira não tem a menor chance , mas nem a mais microscópica chance de ser prefeita do Rio.
Os números que sustentam o que digo estão nas simulações de segundo turno feitas aqui:
http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2008/mat/2008/09/27/datafolha_mostra_gabeira_tecnicamente_empatado_com_crivella_ibope_datafolha_mostram_paes_na_lideranca-548435813.asp
Continuo aguardando os do Pedro.
121 Memento Morti // 30/September/2008 às 17:44
Darw, ele lhe faz pensar em Adhemar ou em Jânio? Adoro programa eleitoral gratuito. Sou muito grata à televisão por satélite por isso. Pena que a Rede Vida não transmita a lá da cidade do interior paulista onde o sinal é gerado. Adoraria ver campanha da província paulista.
122 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 17:48
Idelber,
boa lembrança. Como disse, peça-mos ao Doria que dê uma olhadinha nesses argumentos. Memento, incrível, assim vc. acaba na linha da Sadia. Manera, querida.
123 Darwinista // 30/September/2008 às 17:49
Memento, de forma alguma. Ele não tem nem 1/10 do carisma dos velhos picaretas. Ele é um picareta absolutamente insosso.
124 Memento Morti // 30/September/2008 às 17:49
Idelber, PD.
O próximo prefeito do Rio vai ser o Paes. Apesar daquele vacilo com relação ao time do coração, foi interpretado por muita gente como falta de vergonha na cara.
Alguém pode me explicar porque o governador do Rio estava na inauguração do Museu do Futebol? Não é em São Paulo? Virou arroz de festa?
E o mais importante, Aécio Neves já se comporta como presidente. Já encomendou obra ao Niemeyer. Aliás, acho até que deveriam manter o arquiteto lá em BH. Nada contra a aprazível cidade das Alterosas, mas é melhor prevenir que remediar. Vai que ele resolve pousar a nave-mãe daquele estrupício de Niterói perto do Dois Irmãos?
125 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 30/September/2008 às 17:51
+ oh, gosh… concordo com o Chesterton totalmente.
E ainda digo mais: os votos que ela perde estão associados à imagem que ela passa, pura e simples. Nada tem a ver com seu partido ou idéias.
O narciso-invertido ainda é forte.
126 Memento Morti // 30/September/2008 às 17:51
rararararara… Nananinanão… quero ir para Paris. Vou entrar na linha de produção da Doux-Frangosul.
Favor me deixar falar bobagem em paz?
Ou vocês realmente levam isso aqui a sério?
127 Memento Morti // 30/September/2008 às 17:54
123# então o que viram nele? A sensaboria? De repente… A rejeição do padrão do picareta carismático… pode ser?
128 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 17:54
120, não brigo com números, mas a impressão que tenho das ruas não é essa. Claro, posso estar enganado.
129 Radical Livre // 30/September/2008 às 17:56
PD,
desculpe-me, mas você também está errado. No momento, o grupo do Marcello (socorro, isto é o fim da picada, o grupo do Marcello de volta ao poder) está fora do poder há mais de dez anos, desde que Garotinho e sua turma ascenderam ao governo. A penetração deles ali no lumpezinato da zona oeste é zero - haja vista a vultosa intenção de voto que seu candidato tem por lá.
acreditar que a chegada do Gabeira ao segundo turno lhe dará mais chances por conta disso é o fim da picada. E achar que o voto conservador da zona norte e da zona sul vai votar em bloco nele contra o Eduardo Paes é só isto mesmo: fé.
não acho que jandira tenha muito mais chances que o Gabeira não, mas seu raciocínio não bate com a realidade.
e sim, concordo que a visão do Idelber em relação ao Rio de Janeiro é meio equivocada - quem viveu o chaguismo, viu o brizolismo virar chaguismo e viu os filhotes de brizola (marcello, cesar maia, garotinho) virarem chaguismo não tem mais nenhuma ilusão quanto ao voto de nossa cidade.
130 Darwinista // 30/September/2008 às 17:58
Memento, dois fatores pesam pra que o almofadinha ainda tenha simpatia de boa parte do eleitorado:
1. Foi vice do Covas e, sempre que pode, associa sua imagem com a do finado. Queiramos ou não, Covas foi uma força política paulista, e Alckmin herdou um pouco dessa força. Fenômeno parecido, guardadas as devidas proporções, com a assustadora parceria Maluf-Pitta, ou a nem um pouco mais saudosa Quércia-Fleury.
2. Ele soube trabalhar bem a máquina estatal pra passar a idéia de administrador competente. Além disso, tem aquele jeito de bom-moço que tanta agrada a reaçada paulistana.
131 Memento Morti // 30/September/2008 às 18:00
Hmmmmmm… entendi. Obrigada :-)))
132 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 18:01
Almofadinha só porque toma banho, faz a barba, eusa desodorante, roupa bem cortada? Porra, que ideal de político você quer? Acha que todo político tem que colocar o dedo na prensa para ganhar votos?
Que merda de pais é esse que vota por pena , por coitadismo?
133 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 18:06
Radical chique tá muito deprê.
Essa discussão está partindo daquele titica católica do salvador da cidade, do país, do mundo e da galáxia. Quem vai para a máquina da prefeitura é a tchurma toda. E um Gabeira só não faz milagre e nem vai jogar mendigo no Guandu, para a tristeza do Chester. Acho que tem é que sacudir essa máquina viciada pelos garotinhos e maludos da vida. Quem sabe não renova para melhor. A aliança tucana que os gabeirenses não gostam de falar vai ter seu espaço nessa máquina administrativa e de feição conservadora, sim. Com cheiro de udenismo.
134 Darwinista // 30/September/2008 às 18:07
Porra, que ideal de político você quer?
O político ideal é aquele firme em seus princípios e que não usa do cargo em benefício próprio ou de outrem de formas escusas. Ou seja, não é o Alckmin.
135 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 18:10
Mendigo tem que ser jogado na água do Guando, depois de processa e passar pelo chuveiro, com muito sabonete , roupa limpa e uma passagem de volta para sua cidade. A cidade do Rio de Janeiro não pode ser mais destino de retirantes miseráveis (nada contra porteiros e seguranças, que em geral sew arrumam muito melhor que muita gente da classe média)
136 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 18:11
A cidade do Rio de Janeiro precisa ser salva, sim senhor. Chama o síndico.
137 Clayton Mendonça Cunha Filho // 30/September/2008 às 18:12
Gabeira? O queridinho do FHC e demais tucanos? Sinceramente, não acho que fará nenhuma diferença pro Paes ou até mesmo Crivella…
138 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 18:20
O Tim Maia já morreu.
139 marco // 30/September/2008 às 18:24
Já que o assunto são eleições aqui no Rio declaro meu voto.
Gabeira.
Só.
ma
140 Memento Morti // 30/September/2008 às 18:25
Viu, o Chester só quer dar BANHO nos mendigos. Tá vendo? Calma. Todo mundo gostaria que eles tomassem banho e deixassem de ser mendigos.
Chester, o problema é que pelo que estou vendo por aí, os nossos mendigos já são produção local. São autóctones. Nasceram e são criados pelas ruas, debaixo das pontes etc… Não vai dar para mandar de volta. Isso é um problema social seríssimo. E mais uma vez voltamos à questão das coisas que são chamadas de disfuncionalidades do sistema capitalista mas que fazem parte do pacote. Mendigo faz parte do pacote.
Já com relação ao meu vizinho mandar de volta seria uma solução. É definitivo. Por favor alguém pode mandar bilhete da Gardênia, ou da Mansur, ou daquela outra que faz Rio-Terra do Gabeira. Ida, sem volta. Depois da resina e do alarme ele atingiu a culminância. Está fazendo churrasco na área de serviço. Ou na varanda, não dá para localizar bem de onde vem a fumaça. Ou isso ou está queimando a esposa, e bem… não vou comentar eventos do fim-de-semana em BH. Vamos fazer de conta que não ficamos sabendo.
141 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 18:30
Bushista é assim. Gabeiraaaaa! Pronto, está tudo justificado.
Frescuragem tem limite! Cacete!
142 Radical Livre // 30/September/2008 às 18:40
Galera, tem alguma coisa errada - o Noblat acaba de declarar voto no gabeira, exatamente pelas qualidades udenistas do rapaz:
“[…] O candidato é o deputado Fernando Gabeira, do PV.
Suas propostas de governo podem não ser muito diferentes das propostas dos demais candidatos. Mas Gabeira é diferente. Talvez porque, mais do que os outros, dê ênfase ao compromisso com a decência, a ética, a moral e a correção no trato da coisa pública.”
Eu não posso votar no mesmo candidato que o Noblat. Não dá, estamos em campos totalmente opostos do eixo ideológico.
e surf,
não é deprê, não. é desilusão - isto aqui tá difícil há muito tempo e, por mais que o Gabeira seja um cara legal, está muito longe do perfil de prefeito que esta cidade precisava.
143 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 18:42
Isso é um problema social seríssimo.
chest- essa frase serve como um gesto hipnótico para não se fazer nada. NADA!
144 Pedro Doria // 30/September/2008 às 18:42
Idelber, não tenho qualquer resposta para os números que o Ibope apresenta.
Sei, apenas, que todos meus colegas que continuam cobrindo política carioca dizem que a pesquisa não é kosher.
145 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 18:43
E mais uma vez voltamos à questão das coisas que são chamadas de disfuncionalidades do sistema capitalista mas que fazem parte do pacote.
chest- você só pode estar de gozação, como se não existisse miséria onde não há capitalismo (vá ver a Rodésia no que se transformou). E Cuba, onde todo mundo é mendigo.
146 Pax do notebook // 30/September/2008 às 18:45
http://www.youtube.com/watch?v=My6_faauym8
147 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 18:45
142, qual é o candidato revolucionario a Prefeitura do Rio? O marxista, comunista, de esquerda profunda?
148 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 18:46
É verdade, radical. A coisa tá feia.
149 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 18:47
144. pois é, estatística é um perigo, ainda mais em política. Mas…….sei lá. Nunca votarei no gabeira, mas tá com cara de coqueluche.
150 Pax do notebook // 30/September/2008 às 18:47
Desculpem-me, é pro Edgar Suzuki # 59. Uma lembrancinha.
151 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 18:48
Chester, não vou te responder. Pense.
Doria, e fora da comunidade, o que acham?
152 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 18:49
<