Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Eleições EUA: O pacote de Bush no chão

September 29th, 2008 · · 98 Comentários

Edição 17 | segunda-feira 29 – Não estão claras as conseqüências para John McCain, mas por 228 a 205 votos, a Câmara dos Deputados derrubou o pacotaço de George W. Bush para resgatar o setor financeiro norte-americano. Em números: 140 democratas e 65 republicanos votaram a favor, 95 democratas e 133 republicanos, contra. O Partido Republicano de Bush o traiu.

McCain passou a manhã de hoje criticando Obama: o candidato democrata não teria se envolvido com as negociações. Ele, McCain, teria sido um dos arquitetos do acordo. Um líder de verdade.Ontem, no programa semanal Meet the Press, seu estrategista de campanha Steve Schmidt explicou ao país como McCain costurara o acordo. O acordo, ao que parece, inexistente.

O problema continua lá. Agora há pouco, Henry Paulson, ministro da Fazenda, foi à tevê, numa coletiva, para dizer que um pacote de ajuda é necessário imediatamente. Os deputados republicanos, no entanto, têm seus próprios eleitores com os quais se preocupar. Alguns sentem que apoiar uma intervenção governamental na economia pegaria mal. Outros acham que devem se afastar do presidente para terem chances de reeleição. Uns terceiros reclamam que sem fiscalização do governo, é jogar dinheiro fora.

Sarah Palin, enquanto isso, deixou a campanha para se isolar no sítio de McCain, no Arizona. Vai se concentrar no preparo para o debate de quinta-feira. Segundo Howard Kurtz, colunista de mídia do Washington Post, a CBS ainda tem um trecho da entrevista entre Palin e Katie Couric ‘que prometem causar mais embaraço’. Deve estar na tevê antes do debate.

A semana começa mal para os republicanos.

Tags: EUA

98 Comentários até agora ↓




  • 1 Wiliam // 29/September/2008 às 18:07

    Cada vez mais dificil pro Mccain. Agora o Bush conseguiu destruir a expressão pato manco, afinal pra isso ele teria que ter ao menos uma perna.

  • 2 /dev/null // 29/September/2008 às 18:10

    Hmm… Acho que a próxima manchete de capa da Veja deveria ser “Oh, e agora, quem poderá nos defender?”

    Mas eu sou um homem esperançoso. Vai que tudo se resolve, né, não?

  • 3 Wiliam // 29/September/2008 às 18:15

    Estou tranquilo, a Veja disse que os americanos salvaram o mundo. Deve ser verdade né.

  • 4 César // 29/September/2008 às 18:22

    Pedro,

    Queria saber a sua leitura dessa rejeição:

    a) Os deputados têm espírito público verdadeiro e por isso não aprovaram o projeto, receando que o dinheiro público seja mal utilizadao;

    b) Eles na verdade só estão preocupado com a repercussão que a aprovação causaria no seu eleitorado, julgando essa ser negativa caso o plano seja aprovado. Isso significaria que eles estão se danando p/ a crise; o que importa são as suas chances de se elegerem novamente.

    c) A rejeição diria respeito a uma verdadeira ideologia liberal, que rejeita qualquer intervenção do mercado.

  • 5 /dev/null // 29/September/2008 às 18:30

    César, eu chutaria que é uma mistura de tudo. Ninguém quer perder a eleição e ninguém vê sentido em socorrer instituições que pediram para não serem incomodadas. Além disso, parece que lá liberalismo é coisa séria: intervenção estatal seria o equivalente a fim da estabilidade no serviço público aqui.

    Agora… eu sempre achei que o pessoal intervencionista era bastante cego na maioria das discussões. Depois de comparar a capa da veja com a da Economist… oh, parece que a cegueira é o bem mais bem distribuído da face da Terra: http://www.30segundos.blog.br/?p=96

  • 6 O Chapolin Collorado! « Suspensão de Juízo // 29/September/2008 às 18:30

    […] Depois, vejo o que uma revista liberal de verdade diz. Como a cereja do bolo, hoje eu leio isso no blog do Pedro […]

  • 7 João Daltro // 29/September/2008 às 18:43

    Interessante que os jornais de hoje davam como aprovado o acordo, sem se darem ao trabalho de lembrar que faltava o nihil obstat da Câmara. Da mesma forma que eles não se deram ao trabalho de esmiuçar a proposta do Bushinho, que dava poderes de ditador ao tal do Henry Paulson, isentando suas decisões de objeção inclusive pela Suprema Corte. Não é de admirar que a coisa tenha sido rejeitada. Parece ser impossível para o Bush raciocinar em termos de democracia. Acho que foram os aspectos autocratas do projeto que assustaram os tais representantes republicanos, afinal o Congresso lá é muito cioso de seus poderes e, não havendo histeria patrioteira por detrás, não costuma abrir mão deles. E pelo visto o Bush está se tornando uma espécie de lorde Voldemort, aquele cujo nome não deve ser pronunciado. Nenhum republicano quer mais saber dele.
    Enquanto isso, asseguram colunistas de lá, os republicanos mais sensatos estão tentando convencer a Sarah Palin a abrir mão de sua candidatura, agora que a verdade sobre ela foi percebida por todos. Como fica mal chutá-la, querem que ela renuncie alegando que precisa se dedicar mais à família, principalmente ao filho ainda bebê. Que lindo.
    Já o McCain parece uma barata tonta. Azarado, o velhinho. Já está sofrendo com a herança maldita antes mesmo de saber se foi o escolhido para recebê-la.

  • 8 Danilo // 29/September/2008 às 18:57

    “”Packaging the American Dream

    A home of your own. It’s part of the American dream. Work hard, save up for a down payment, pay your bills on time and, presto, you, too, can buy a home.

    For decades the government has done things to help Americans to realize the dream, e.g., graciously allowing citizens to keep some of their own money to help pay for the interest on a mortgage (the official term for this is a “tax deduction,” but I prefer my locution since it emphasizes the fact that it is YOUR MONEY we are talking about).

    But what about people who do not work hard (if they work at all)? What about people who have not saved up for a down payment? What about people who do not pay their bills on time (if they pay them at all)? Why shouldn’t they get to live the American dream?

    That was the question that led to

    ”The Community Reinvestment Act” (see here for more).

    * The original Community Reinvestment Act was signed into law in 1977 by Jimmy Carter. Its purpose, in a nutshell, was to require banks to provide credit to “under-served populations,” i.e., those with poor credit.

    The buzz word was “affordable mortgages,” e.g., mortgages with low teaser-rates, which required the borrower to put no money down, which required the borrower to pay only the interest for a set number of years, etc.

    * In 1995, Bill Clinton’s administration made various changes to the CRA, increasing “access to mortgage credit for inner city and distressed rural communities,” i.e., it provided for the securitization, i.e. public underwriting, of what everyone now calls “sub-prime mortgages.”

    Bottom line? It forced banks to issue $1 trillion in sub-prime mortgages.

    $1 trillion, i.e., a thousand billion dollars in sub-prime,i.e., risky, mortgages, in order to push this latest example of social engineering.

    But wait: how did it force banks to do this? Easy. Introduce a federal requirement that banks make the loans or face penalties. As Howard Husock, writing in City Journal way back in 2000 observed: “Bank examiners would use federal home-loan data, broken down by neighborhood, income group, and race, to rate banks on performance. There would be no more A’s for effort. Only results—specific loans, specific levels of service—would count.” Way back in 1994, for example, Barack Obama sued Citibank on behalf of a client who charged that the bank “systematically denied mortgages to African-American applicants and others from minority neighborhoods.”

    * In 1997, Bear Stearns–O firm of blessed memory–was the first to get onto the sub-prime gravy train.

    * Fannie Mae & Freddy Mac–were there near the beginning, too.”"

    Leiam o artigo completo:
    http://pajamasmedia.com/rogerkimball/2008/09/29/who-caused-the-biggest-financial-crisis-since-the-great-depression/

  • 9 Abestado // 29/September/2008 às 19:00

    Resumindo: quem estava contra de quem estava a favor, ficou a favor de quem está contra, ou seja, a kizumba permanece e nós é que vamos pagar o pato com desaquecimento do mercado, inflação, desemprego e por aí vai…

  • 10 Proftel // 29/September/2008 às 19:02

    Pô: “A semana começa mal para os republicanos.”

    Bicho, por nada não, a semana começa mal prô mundo inteiro, a merda irá garrar daqui pra frente.
    Já estão falando que até o Santander tá na reta.

    :-/

  • 11 marco // 29/September/2008 às 19:07

    ? A semana começa mal para os republicanos.

    Errado. A semana começa mal para o mundo.

    Mercados despencam na Europa.

    Na Ásia.

    Nos EUA.

    No mundo todo, Brasil incluído.

    Discutir esse pesadelo em termos de Obama, MacCain, Sarah Palin e seu efeito nas próximas eleições é uma visão perigosamente estreita.

    A mesma que tiveram os deputados.

    Houve uma certa euforia nas hostes democratas quando a crise explodiu pois, o foco das eleições, até então ocupado 100 % pelo efeito Sarah Palin voltava para a economia.

    Um prato cheio para os democratas.

    Dito e feito, Obama abriu uns 9 pontos de seu rival republicano.

    Porém, insistir em encarar esse quanto pior melhor, beira a insanidade total.

    Uma depressão mundial em escala planetária com seu cortejo de fome, miséria, guerras e outras tristezas, é um preço alto, inaceitável, pelo prazer de ver Obama na Casa Branca.

    Paixão política tem limite. Ou deveria ter.

    Até mesmo por egoismo.

    Pois um Obama eleito teria que lidar com o pior cenário possível.

    O de seu país mergulhado em desespero.

    Pois a tal Main Street inventada pelos marqueteiros para conquistar o apoio do
    ” americano médio “, tem seu modesto dinheirinho aplicado em Wall Street.

    E este dinheiro está virando pó.

    Depois perderão os empregos.

    A casa.

    O crédito.

    A esperança.

    Fora isso, tudo bem.

    Como dizem os obamistas, tomara que as coisas continuem assim…se tudo der certo, ou seja, que esse caos se aprofunde, a gente ganha.

    Ganha o quê?

  • 12 marco // 29/September/2008 às 19:18

    Outra coisa, não o pacote de Bush no chão.

    É o pacote do Senado no chão.

    Pois ontem essa grande estadista que é Nancy Pelosi disse alto e bom som que o pacote de Bush foi rejeitado.

    E, que o Congresso tinha, agora sim!, elaborado um plano perfeito.

    Pois bem, foi esse ” novo ” plano que foi rejeitado pelo nobres deputados, gente tão ” estadista” como a tal Pelosi, o mais perfeito exemplo da ” politicagem de washington ‘ de que o eleitor americano quer distância.

    Não conseguiu.

    Triste.

  • 13 caceta // 29/September/2008 às 19:19

    Oh gente!!!! Calma. O mundo não vai acabar. Só vai ficar mais pobre.

    Pensem no lado bom: a crise de alimentos será adiada. Com a recessão batendo à porta, o pessoal vai comer menos e não vai haver nem crise de alimentos nem inflação. Vcs têm que aprender a ver o lado bom das coisas.

  • 14 marco // 29/September/2008 às 19:31

    Na última Grande Depressão as favelas que surgiram receberam o nome de Hoovervilles em homenagem áquele presidente que não acreditou que a crise fosse tão séria assim.

    Pelosivilles, Deputyvilles, podem escolher os nomes caso alguém não consiga enfiar uma dose de realidade na cabeça dessa canaille política.

    Canaille.

    Era assim que De Gaule chamava essa gente.

    Com razão.

  • 15 João Daltro // 29/September/2008 às 20:02

    Afirma o Luiz Carlos Azenha, em seu blog, que os deputados estadunidenses, que são eleitos por distritos, rejeitaram o plano por pressão direta de seus eleitores (um deputado distrital depende mais de uma faixa fixa de eleitores do que um deputado eleito por todo um estado, como é aqui). Depois de ser enganado pela grande imprensa e pelo Bush, que afirmavam a solidez e a pujança da economia, o povão de lá não quer saber mais de enganação. Quer esganação, vai esganar o primeiro que se sair com papo furado.
    O circo continua pegando fogo… Mas o capitalismo não tinha vencido, o mercado não regulava tudo, o dístico Greed is Good não era cinicamente apregoado em Wall Street? Criticar o sistema não era coisa dos perfeitos idiotas latino-americanos, comunistóides insepultos, dinossauros que não se sabiam extintos? Greed is good, mas comida é ainda melhor e o povão está roncando de costa a costa. Mas não se preocupem, a Palin continua tendo suas aulinhas, ela vai dar jeito em tudo.

  • 16 Memento // 29/September/2008 às 20:02

    #10. Totalmente de acordo Marco.
    E nao ha nada de extraordinario na atitude dos republicanos.
    a) eles estao profundamente ligados ao grande capital. E o grande capital esta se lixando para essa crise. Ele vai ficar maior ainda. Vai crescer com toda a riqueza que vai expropriar da classe media que se endividou para comprar casa propri.a. E isso nao esta acontecendo apenas nos EUA. Como comentavamos outro dia, o credito para construir e comprar imovel esta facil. Mas agora, com o dolar subindo…
    A mesma coisa aconteceu em Portugal e Espanha. Para onde vai/foi o dinheiro que esse pessoal pagou? Para os bancos. Os pequenos que estao quebrando, estao deixando essa grana toda para os grandes.
    Voces leram As vinhas da ira? Vai ser uma quebradeira generalizada, de pequenos, medios e micros. Muita gente desempregada. Os preços subindo adoidado. A ideia de vender corda na porta da bolsa nao e ruim nao.
    O fato e que por mais estranho que isso possa parecer, o Bulshinho dessa vez esta certo, ou menos errado. Tentar salvar bancos nao tao grandes dessa onda de absorçao que ja começou (vejam o noticiario agora, Citybank comprando, Santander comprando) e tentar salvar nao os mega lucros de alguns empresarios, mas evitar uma depressao de proporçoes epicas e antologicas. Vou plantar couve na varanda e criar galinhas no toilette.

  • 17 Fabio Passos // 29/September/2008 às 20:13

    Ué?

    Que vão rezar prá mão invisível resolver tudo… ora bolas.

    http://archive.indymedia.be/uploads/sacred2.gif

    Latuff!

  • 18 marco // 29/September/2008 às 20:47

    Memento, obrigadíssimo.

    abs,
    ma

  • 19 Leila // 29/September/2008 às 20:51

    Sem dúvida os deputados estavam pensando nas bases locais quando fizeram isso.

    A campanha do McCain e os republicanos não perderam tempo em culpar Obama e os democratas pelo fracasso do acordo, incrivelmente, embora apenas 33% dos repubs tenham votado a favor do pacote, contra 60% dos democratas. O McCain deu uma declaração hoje à tarde que é uma amostra clara de como essa gente faz política: criticou duramente Obama e o Partido Democrata, para na segunda frase dizer “agora não é hora de dizer de quem é a culpa”. Não agüento mais esses republicanos querendo fazer o eleitor de imbecil. A mídia está dando bastante espaço para a versão dos republicanos, mas vamos ver se isso vai ter qualquer impacto na campanha presidencial.

  • 20 Diego // 29/September/2008 às 20:52

    Pelo jeito o velhinho tá muito enrolado.

    Bush, economia, Partido Republicano, a ignorância da vice, etc.

    E o Tio Sam ainda não me salvou. Mais uma “barriga” da indispensável? Ou é incompetência mesmo?

  • 21 Abestado // 29/September/2008 às 20:59

    Deixa eu ver se entendí direito:
    Quem vota contra o pacote, é a turma republicana e quem vota a favor, é a turma democrática.
    Daí, conclue-se que, segundo a sapiência do nosso missivista Marco, a culpa do fracasso da aprovação do pacotão é do Obama?
    Mas espera aí, o McCain é do partido Democrata???
    Não há algo errado nessa “análise”?

  • 22 João Daltro // 29/September/2008 às 21:03

    Ora, mais um achando que a Palin pode dar jeito em tudo. “Se asneira fosse dinheiro, Palin poderia salvar Wall Street sozinha” – foi o que disse a colunista conservadora Kathleen Parker, citada no link fornecido pelo PD, após uma entrevista da caçadora alaskeana.
    Bem, se asneira fosse dinheiro, se fosse qualquer coisa que não asneira mesmo, o Bush, chamado por outro jornalista citado de “idiota altamente funcional”, não teria feito tudo o que fez, os EUA não teriam chegado onde chegaram.
    Ah se aqueles três trilhões de dólares, empregados em matar iraquianos e enriquecer as firmas parceiras dos Bush, do Cheney e do Pentágono, estivessem disponíveis agora! “Bullshit is not money” seria um bom plástico para os estadunidenses colocarem em seus carros… se ainda tiverem carros ou dinheiro pra gasolina. PD, você que está por aí, aproveite a idéia e fique rico.

  • 23 Antonio // 29/September/2008 às 21:07

    O César (#4) levanta questões interessantes.

    Acho que a resposta é uma mistura entre as opções A e B. Ou seja, um misto de preocupação genuína com a res publica com preocupação com o próprio eleitorado.

    Mas não creio que os republicanos teriam votado contra apenas por uma questão de filiação ideológica ao liberalismo. Não são estúpidos a este ponto — todos têm muito a perder.

    De qualquer forma, continuo surpreso.

    ACT

  • 24 João Daltro // 29/September/2008 às 21:25

    Reconheço a seriedade da advertência feita pelo Marco e endossada pela Memento (autora da melhor análise do célebre plástico vislumbrado pelo PD à caminho da Castro Street) quanto à possibilidade de a crise estadunidense repercutir em todo mundo, mas impossível negar àqueles que os ianques, do alto de sua arrogância infinita, espezinharam, perseguiram, massacraram, o direito de abrir um largo sorriso, de dar mesmo uma gargalhada, agora que a bruxa está solta na auto-denominada “land of free”. Risos ecoam, de Bagdá a Cabul. Eu, que em pleno Brasil fui obrigado a curtir vinte anos de ditadura made in USA, estou rindo à toa. E vou rir ainda mais.
    Onde está o pessoalzinho de la derecha, antes tão falastrão aqui neste arraial? Gostaria que eles me explicassem que todos estão errados, o Bush ainda é um gênio, Wall Street cruza um mar de rosas, vai sobrar grana para invadir o Irã, a Venezuela, a Coréia, o Sudão, até a rua da Alfândega, que lá tem árabe demais. Afinal, eu não quero ver a desgraça de ninguém, ficarei satisfeitíssimo de me saber errado.

  • 25 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 29/September/2008 às 21:30

    quer dizer que o Bush lidera bem os parlamentares do partido democrata?

  • 26 Abestado // 29/September/2008 às 21:37

    É isto Chester ou eu estou enganado?
    Os Democratas aprovam, os Republicanos rejeitam e a culpa é do Obama?
    É isto mesmo?

  • 27 Fabio Passos // 29/September/2008 às 21:40

    Quer saber…

    … não seria um barato se o velhinho fascista ganhar e morrer do coração logo em seguida com a crise… e aquela completa burralda assumir o trono?

    A corporate america que se lasque!

    Direto de Wall Street:

    Rage Against The Machine - Sleep Now In The Fire
    http://www.youtube.com/watch?v=Jz8wU9DdbqU

    Direção de Michael Moore.

  • 28 surfando na jaca podre // 29/September/2008 às 21:40

    Mementinha, esse é o movimento final do grande capital, mas de imediato a crise atingiu grandes também. Permita-me discordar de vc., nem tanto, mas complementar. Estão aí os rombos de grandes empresas nacionais, Sadia, CSN, Aracruz etc., e de grandes bancos de investimento. É claro que os índices de individamento no Brasil e no mundo são impressionantes. A poupança nos EUA diminuiu e o endividamento do consumidor é geral. No Brasil, os prazos se alargaram pela primeira vez em períodos de anos para compra de automóveis, voltou o créditoimobiliário etc. As taxas subirão, e já tem gente se perguntando como ficará a inadimplência. Para quem vende nada adianta ter a mercadoria de volta e não ter a quem revendê-la. A crise poderá ser catastrófica nesse sentido para a classe média, mas também está arrastando os grandes. No final é mesmo sempre o processo de concentração de capital. Não sei se ria ao ler o Sarkosy declarar que está enterrada um etapa liberal do capitalismo e surgirá um capitalismo estatal. Eu heim…

  • 29 Maior Abandonado // 29/September/2008 às 22:31

    Pela primeira vez concordo em alguma coisa com o Sarkô - ele está certo mesmo.

    O modelo que dominará o mundo daqui para a frente será o chinês.

    Basta ver o tanto de medalhas de ouro que já papou nos últimos confrontos internacionais.

    Confúcio diz: chinês está com toda a razão.

  • 30 marco // 29/September/2008 às 22:36

    Abestado, ao contrário amigo.

    Loucura ficar falando de democratas e republicanos nesse momento como o Pedro Dória fez.

    A culpa não do Obama ou do Maccain, ou do Papa….a culpa é da politicalha de washington da qual os americanos estão cheios até os ossos..

    O importante é evitar o caos.

    abs,
    ma

  • 31 Abestado // 29/September/2008 às 22:37

    Será chamado de Capinismo ou Comutalismo?

  • 32 Fabio Passos // 29/September/2008 às 22:39

    Das Kapital… Revisited.

    Karl Marx… por Ben Heine:

    http://bp1.blogger.com/_KMJlfU5vYb4/ReFip7ejEtI/AAAAAAAAAHA/wDAoGoo9UH4/s1600-h/Karl_Marx_(Ben_Heine).jpg

    Tem de depenar os tio patinhas… tá ligado?

  • 33 surfando na jaca podre // 29/September/2008 às 22:44

    Minha jaca apodreceu. Uma explicação dessas não merece consideração. É brincadeira, coisa de república de bananas:
    Discurso
    De acordo com John Boehner, o líder da minoria republicana no Congresso, teria sido possível obter os votos necessários para aprovar o pacote, “não fosse pelo discurso sectário que a presidente da Câmara realizou”.

    De acordo com Boehner, as afirmações de Pelosi “enveneneram” a votação e contribuíram para a defecção de integrantes do partido.

    Segundo Roy Blunt, o número 3 na hierarquia republicana no Congresso, o pronunciamento de Pelosi provocou a mudança de postura de até 12 integrantes do partido.

    “Se as pessoas ficaram com os sentimentos feridos por causa de um discurso e isso fez com que elas votassem de forma distinta do que exige o interesse nacional, então elas não merecem estar aqui”, rebateu o democrata Barney Frank, que integra o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.

  • 34 surfando na jaca podre // 29/September/2008 às 22:48

    Para Marx:
    Tantas veces me mataron
    Tantas veces me morí
    Sin embargo estoy aquí resucitando
    Pero si estoy a la desgracia
    Y la mano con puñal
    Por qué mató tan mal
    Y seguí cantando.

    Cantando al sol como la cigarra
    Después de un año bajo la tierra
    Igual que sobreviviente
    Que vuelve de la guerra.

    Tantas veces me borraron
    Tantas desparecí
    A mi propio entierro fui
    Sola y llorando
    Hice un nudo en el pañuelo
    pero me olvidé después
    Que no era la única vez
    Y seguí cantando.

    Cantando al sol como la cigarra
    Después de un año bajo la tierra
    Igual que sobreviviente
    Que vuelve de la guerra.

    Tantas veces te mataron
    Tantas resucitarás
    Cuántas noches pasarás
    Desesperando
    Y a la hora del naufragio
    Y la de la oscuridad
    Alguien te rescatará
    Para ir cantando.

  • 35 Maior Abandonado // 29/September/2008 às 22:49

    A coisa tá feia para os lados dos republicanos.

    Barata tonta é pouco para definir a situação.

    Estão insultando a inteligência do eleitor e isso geralmente não fica barato.

  • 36 surfando na jaca podre // 29/September/2008 às 22:53

    Quem gostará de ter o ônus dessa crise nas costas? Preparem-se, republicanos, para o ferro do povo.

  • 37 marco // 29/September/2008 às 22:56

    João Daltro // 29/September/2008 às 21:25

    Reconheço a seriedade da advertência feita pelo Marco e endossada pela Memento (autora da melhor análise do célebre plástico vislumbrado pelo PD à caminho da Castro Street) quanto à possibilidade de a crise estadunidense repercutir em todo mundo,

    marco- melhor cortar a palavra possibilidade, caro. A crise do fim do mundo já está repercutindo em todo mundo.

    Inclusive no Brasil.

    Apenas um exemplo:
    Um exportador de café me contou que sua linha de crédito para exportação foi congelada pelo banco brasileiro, por cautela.
    O importador americano, idem, teve sua linha de crédito para importação congelada.
    resultado: o mercado de café está parado. Á espera do famoso pacote.
    Esse é apenas um exemplo de mil.

    Você - mas impossível negar àqueles que os ianques, do alto de sua arrogância infinita, espezinharam, perseguiram, massacraram, o direito de abrir um largo sorriso, de dar mesmo uma gargalhada, agora que a bruxa está solta na auto-denominada “land of free”.

    eu- João, tens o direito sagrado de não gostar dos EUA. Mas, na boa, deixe para sorrir em outra ocasião.
    Nessa, estamos no mesmo barco e vamos sofrer mais do que eles.

    você - Risos ecoam, de Bagdá a Cabul.

    eu- Qual a novidade ?

    você - Eu, que em pleno Brasil fui obrigado a curtir vinte anos de ditadura made in USA,

    eu- O golpe de ‘64 foi concebido por brasileiros. Os EUA ajudaram. E não o contrário.

    Aliás, quem descobriu as provas de que uma frota armada dos USA transportando munições e principalmente combustível, visto que o portos de Santos e do Rio estavam nas mãos dos sindicatos ligados a Brizola e Goulart, foi o Marcos Sá Corrêa, um dos mais notáveis jornalistas da chamada grande imprensa…

    Como o golpe foi vitorioso a frota deu meia volta.

    você - estou rindo à toa. E vou rir ainda mais.

    marco- já falamos sobre isso, lá em cima.

    voc~e - Onde está o pessoalzinho de la derecha, antes tão falastrão aqui neste arraial? Gostaria que eles me explicassem que todos estão errados, o Bush ainda é um gênio,

    marco- Bush, nesse caso, agiu no momento certo, com 1 trilhão de dólares.
    A canaille de washington melou tudo.

    você - Wall Street cruza um mar de rosas, vai sobrar grana para invadir o Irã, a Venezuela, a Coréia, o Sudão, até a rua da Alfândega, que lá tem árabe demais. Afinal, eu não quero ver a desgraça de ninguém, ficarei satisfeitíssimo de me saber errado.

    eu- basta torcer, amigo, para que o plano de salvamento do sistema finaceiro do mundo, inclusive o Brasil, seja aprovado e funcione.

    daí a vida segue…

    abs,
    ma

  • 38 marco // 29/September/2008 às 23:00

    finaNceiro

  • 39 Fabio Passos // 29/September/2008 às 23:06

    prá não cair no conto do vigário…

    You Are Not A Slave - Rage Against The Machine
    http://www.youtube.com
    /watch?v=TK7lfA1fW_w

  • 40 surfando na jaca podre // 29/September/2008 às 23:17

    O bushismo pode ser um religião e eu não sabia. Seu bush vai virar pó de merda na História Mundial. Lembrarão dele quando forem escarrar. Quando forem xingar um cão-viralatas. Quando lembrarem de genocídios, de prisões ilegais e de tortura. Lembrarão quando se falar de crise, de falência da seguridade social, da jogatina dos mercados e do endividamento do Estado.
    Seu bush morreu, tá vivo-enterrado.
    Reze para que descanse em meio às assombrações que produziu.

  • 41 Ricardo Leal // 29/September/2008 às 23:22

    Danilo, #8, até agora prefiro acompanhar o noticiário- mas independente do tom de campanha, aliás admitido com honestidade, daqui de onde observo me parece que há um argumento bem construído na sua remissão. Gasta-se uns quinze minutos entre o texto e o video, mas enfim. Que o próximo capítulo esteja na linha do que sugerem Memento, no ótimo # 16 , e SJ, no #28 - neste caso abstraindo de juízos de valor sobre “movimento final do grande capital” - aí não sei. Óbvio é que o momento é de fio de navalha. Tudo isso, evitando tocar nos cenários sociais e políticos associados. De passagem e sempre daqui de onde observo, muito razoável, Jaca, sua remissão noutra mensagem ao Carlos Lessa, no tocante à Sadia e à CSN. Felizmente não é o caso de generalizar. Seria querer ensinar o padre-nosso ao vigário recordar neste blog que grandes bancos e corporações têm políticas de administração financeira muito variadas. Sobre PMEs, a ver. Ainda estou na perplexidade sobre o que vem por aí no que concerne ao torrão natal. O planeta é o mesmo; espero é que estejam certos os analistas que apontam nossos claros avanços e a sorte dos últimos anos como anteparo à entropia. A crônica mais ampla da ganância, porém, já é antiga e a tempestade não surpreende nem o mais ingênuo dos leitores da mídia mainstream.

  • 42 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 29/September/2008 às 23:27

    o que aconteceu foi o seguinte, os parlamentares estavcam reunidos para achar uma saída, quando a Nancy Pelosi fez uma intervenção dizendo que a culpa era toda dos 8 anos de governo Bush. Aí o pau comeu, e os republicanos ligaram o foda-se. Logo ela teve que recolher o galho, pois tá arriscado o Obama herdar um melê gigantesco.

  • 43 Maior Abandonado // 29/September/2008 às 23:31

    Essa babaquice de que o Brasil depende e dependerá sempre dos Estados Unidos é só uma babaquice mesmo.

    O principal produto de exportação dos Estados Unidos sempre foi o dólar, mas a Europa descobriu que pode ter sua moeda também e o euro já está muito forte, daí a crise.

    O Brasil tem o o mundo todo para vender seus produtos e os Estados Unidos representam hoje pouco mais de 10% das exportações brasileiras.

    É uma margem fácil de realocar.

    No máximo acontecerá um pequeno solavanco.

  • 44 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 29/September/2008 às 23:31

    The roots of this crisis go back to the Carter administration. That was when government officials, egged on by left-wing activists, began accusing mortgage lenders of racism and “redlining” because urban blacks were being denied mortgages at a higher rate than suburban whites.

  • 45 João Daltro // 29/September/2008 às 23:38

    Caro Marco.
    O mundo não vai acabar, felizmente, nem mesmo o tal sistema financeiro vai acabar, infelizmente. A falsa riqueza, baseada em complicadas ficções, forjada nas bolsas de valores, vai reerguer o topete e voltar a enganar os tolos, enriquecer os espertos e empobrecer ainda mais os crédulos. O mundo não acabou em 1929, em 1987 (“segunda-feira negra”), em 1997 (crise asiática), em 2000 (bolha da internet) nem na mais recente lambança da Eron et caterva.
    A grande maioria dos brasileiros não vai sentir muito, não vai ficar pior do que já está. Alguns ricos vão deixar de comprar um carro de luxo, alguns da classe média não vão trocar de carro, os pobres vão continuar comendo pouco, mas comendo e sobrevivendo.
    Bush não agiu certo, ele apenas fez a única coisa que podia fazer. E que não sabemos se daria certo. Não venham agora com essa história ridícula de que uma velhinha lá da Califórnia fez um discurso e todos os republicanos se borraram de medo e votaram contra Bush, precipitando o Armagedon. Mas eles vão se virar, fique tranqüilo.
    Quanto ao golpe de 64, você, como pessoa informada, sabe muito bem que ele foi planejado, financiado e provocado por Washington muito antes da data fatal e da operação Brother Sam, com a cumplicidade de muitos brasileiros, é verdade.
    Eu vou continuar rindo, pois preciso de muito pouco. Afinal, a praia é de graça, o sol é de graça, olhar as meninas que se douram sob o citado sol na citada praia é de graça, basta que sobrem uns trocados pra comida e pras contas do mês.
    Que os estadunidenses comam o pão que o Bush amassou.
    Um grande abraço.
    E boa noite para todos.

  • 46 Zé Bush // 29/September/2008 às 23:43

    well…concordo com Mr. Marco. Colocar as coisas na estreita bitola McCain/Obama é algo tacanho e mesquinho. Com essa, Obama pode encomendar o terno da posse e se preparar para administrar uma crise de verdade, diferente das ongs de flagelados que ele ajuda. E sem direito a proselitismo boboca e palavra de ordem. Vamos ver o que um discurso recheado de “hope” e ‘”change” pode fazer diante da fera.

  • 47 Fabio Passos // 29/September/2008 às 23:45

    Olha que legal… o pessoal já está tripudiando com a cara dos yankees.

    http://2.bp.blogspot.com/_-VNRedG2wF4/SN9UvIs4dnI/AAAAAAAAAxA/oYoPGypIal0/s1600-h/dalcio4.jpg

  • 48 marco // 29/September/2008 às 23:55

    Insanidade caudilha.

    Cristina Kirchner
    1- a Argentina está “forte” frente aos efeitos da crise financeira que se agravou nas últimas horas, depois que congressistas americanos derrubaram o pacote de socorro financeiro sugerido pelo presidente George W. Bush.

    2-O índice Merval da Bolsa de Buenos Aires caiu hoje 8,7%.

    O preço da soja despencou, só hoje, 6%, e o petróleo, também só hoje, mais de 10%.

    3- Para a Argentina o preço da soja é fundamental para a economia”, disse à BBC Brasil o economista Orlando Ferreres, especializado em finanças.

  • 49 surfando na jaca podre // 29/September/2008 às 23:56

    Prezado Leal,
    quando se fala no resultado mais amplo de um crise, a recomposição da economia historicamente se faz pela via da concentração de capitais pelas maiores empresas, capazes de incorporar as que estão em estado pré-falimentar. É o grande negócio de todas as crises. Estamos todos torcendo para que a situação do Brasil seja pouco afetada, mas isso será quase impossível. Não se pode resumir uma economia ao seu fluxo comercial com parceiros externos diferenciados. Ora, nenhum mágico poderá desvencilhar a interligação das economias nesse sistema mundial que é o capitalismo. Os países não são autônomos. A China vende para o maior mercado do mundo, os EUA, e indiretamente compra insumos no Brasil e assim por diante. O mercado europeu já está sendo afetado com a contração do crédito e entrará em recessão. É uma bola de neve. Sinto que a lógica do sistema capitalista não poupe ninguém em dia de crise. Sinto que tenham vendido essa idéia para nós e alguns acreditado piamente. Não poderia ser de outra forma. Um governo não alardeia que vai entrar em recessão. Como não acredito em duendes, salvo em anões de Congresso, rezo para que esse pacote saia e a economia se desaqueça lentamente, como já era esperado, sem grandes traumas.

  • 50 marco // 29/September/2008 às 23:56

    Zé Bush, obrigado pela atenção..

    abs,
    ma

  • 51 Ricardo Leal // 29/September/2008 às 23:57

    Abandonado, #43, como tenho certeza de que você não quer simplificar ou defender que paremos de atuar no mercado norte-americano; apenas, como se diz, colocar as coisas em perspectiva, concordo que nossa política econômica externa, em termos amplos, está há um bom tempo no rumo certo. Não só quando pôs suas fichas no multilateralismo até onde foi possível, mas também na diversificação de mercados bem sucedida e mensurável. Igualmente nas linhas de intercessão interno-externo, fazendo o possível para reduzir fragilidades. Inclusive mediante o esforço por trás desses acrônimos que parte da imprensa ironiza: PAC, PDP…Lances no jogo, enfim, que por ser pesado não precisa, ao menos em tese, descambar para o irrazoável.

  • 52 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 0:00

    Nancy Pelosi uma velinha caaduca? Os republicanos não se borraram chutaram o balde.
    Tem até uma teoria da conspiração dizendo que a velhinha vai chegar ‘a presidencia através da deposição do Obama (que nasceu no Kenia), morre o vice, ou de causas naturais ou de causas artificiais, e assume a Nancy Pelosi …QUE MANDA PARA CARACOLES!!!!!

  • 53 Fabio Passos // 30/September/2008 às 0:02

    mais curtição com a ruína neoliberal…

    http://www.rebelion.org/imagenes/p_29_09_2008.jpg

  • 54 Daniel Soares // 30/September/2008 às 0:03

    Se tivesse financiado casa pra todos os negros pobres americanos, provavelmente o custo seria menor do que os 700 bi do pacote derrotado. Mas o mercado financeiro teria se encalacrado de outra forma. E apareceria alguém pra dizer que a culpa é da esquerda em algum momento da história.

  • 55 Ricardo Leal // 30/September/2008 às 0:07

    SJ, #49, lúcido e síntetico. Tal do fio de navalha.

  • 56 Fabio Passos // 30/September/2008 às 0:08

    Falou e disse Daniel.

    E como tem pobre nos EUA… são quase 40 milhões.

    e a grã-finagem quer tungar 700bi prá salvar a pele de capitalista incompetente e falido.

    É uma cleptocracia…

  • 57 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 0:12

    Não quis criticar a diversidade de parceiros, pois toda política de comércio externo deve se basear nos ganhos comparativos. Isso permite uma certa autonomia ao país diante dos mercados e fortalece a sua posição no balcão dos acordos internacionais de comércio. Nada de errado, apesar da grita da oposição descabelada. O que não é possível é que o centro do mundo ao ser abalado, nada aconteça na periferia.

  • 58 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 0:24

    depois não reclamem.

  • 59 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 30/September/2008 às 0:42

    Bubba likes Mc Cain

    http://www.youtube.com/watch?v=4-KWVGP1e0M&eurl=http://fyiblog.wordpress.com/

  • 60 Ricardo // 30/September/2008 às 1:27

    Pois eu acho que o congresso fez muito bem em não aprovar. Haverá consequências, claro, mas é inocência achar que o pacote faria algum milagre. Ao contrário, talvez ele fosse capaz apenas de amenizar esta crise e postergar uma muito maior para o futuro.

    Primeiro, US$ 700 bilhões é muito dinheiro. E para quê? Para compensar instituições financeiras pelos seus erros? Os mesmos erros, sabidos e repetidos, praticados nos últimos anos e que proporcionaram lucros exorbitantes? Ah tá.

    E como bem citaram aqui (João Daltro #7), o plano ia transformar o Henry Paulson numa espécie de Rei da Economia, com plenos poderes e sem fiscalização para fazer o que lhe der na telha. Se não me engano, este tipo de governo tinha outro nome quando estudei História - e estava um bocado longe da democracia.

    Sem contar que a idéia é uma ofensa tremenda e os eleitores de cada distrito estão cobertos de razão em pressionar seus deputados. Afinal, o dinheiro sairá do bolso de cada um deles. Dá para fazer a seguinte analogia: ir a um cassino e embolsar o dinheiro em caso de vitória ao mesmo tempo em que passa as derrotas para os contribuintes. Fala sério…

    Acho que o governo precisa intervir sim mas de outra maneira. Por exemplo, fazendo isto: http://blogs.ft.com/wolfforum/2008/09/why-paulson-is-wrong/

  • 61 Ricardo // 30/September/2008 às 1:41

    Mais sobre o porquê da rejeição ao plano no blog do economista Brad DeLong: http://delong.typepad.com/sdj/2008/09/why-the-house-r.html

  • 62 Danilo // 30/September/2008 às 3:38

    Tô achando que se as coisas ficarem muito ruins, mas muito ruins mesmo, os americanos vão ficar com medo de entregar a presidência a um garoto inexperiente, beneficiando McCain. Seria curioso, né?

  • 63 Dino // 30/September/2008 às 8:37

    Tudo conversa fiada, nada de socializar prejuízos, que quebrem metade das instituições financeiras do mundo, fodam-se, o mundo não irá acabar, ficará mais pobre, mas também mais decente, a próxima bolha especulativa será destruída antes de surgir, a falta de moral desta gente é tanta, que instituições que foram socorridas a pouco distribuíram parcela de participação na lucratividade para seus executivos incompetentes e especuladores (isso após serem socorridos). Só idiotas acreditam que está todo mundo perdendo dinheiro, grande investidores estão nesse momento especulando e irão multiplicar seus investimentos. Bem vindos ao capitalismo! Intervenção estatal não faz parte da receita.

  • 64 Dino // 30/September/2008 às 8:42

    Por falar em especuladores, cadê os babacas que viviam dando receita por aqui de investimentos na bolsa de valores? Tipo o Chest, o Ray, o Pax (tia velha)? Não tem nenhuma dica quente?

  • 65 Dino // 30/September/2008 às 8:45

    Danilo, irei repetir pela enésima vez, foda-se quem vai governar aquela bosta de EUA, é tudo a mesma merda, a não ser que te preocupe o bem estar do cidadão de classe media estadunidense em detrimento do resto do mundo.

  • 66 Memento Morti // 30/September/2008 às 10:12

    Vou dar uma estudada no que andam dizendo/pensando franceses sobre essa crise. Ontem a TV5 exibiu um programa sobre a crise e ele está à disposição do distinto público francófono em sua página internet. O discurso de Sarcozinho é sua declaração de adesão à 3ªvia. Não tem grandes novidades por aí, a Europa e especialmente a França nunca adotaram capitalismo selvagem moda faroeste.
    A Sadia é grande em relação a quem? Isso de grande e pequeno é muito relativo, como todos sabem (piscar de olho safado). Algo está acontecendo nesse mercado de frangos, envolve nossa querida França e nosso amado Brasil e ainda não tive tempo de ler, porque não tive. Mas logo logo lerei e verei do que se trata.
    A coisa continua mal, obrigada. As bolsas na Europa seguem mal, menos mal que as nossas (aliás Nosso Líder Sindical finalmente disse algo que preste ontem) porque seus Estados s]ao mais fortes e já saíram com milhões de dólares para socorrer suas instituições bancárias. Os contribuintes europeus vão pagar uma parte da dívida criada pelo Cassino EUA.

  • 67 Pedro Doria // 30/September/2008 às 10:34

    João Daltro, por favor… o golpe foi totalmente made in Brazil. E os EUA apoiaram, claro, mandaram reforços para o caso de necessidade, gostaram muito do resultado.

    Mas a gente tinha reacionário e milico golpista tupinambá e esquerda incompetente, tudo em número suficiente, para fazer por conta própria.

    Não estou dizendo que não tiveram participação. Ajudaram a ensinar a torturar, apoiaram o regime para além de sua sobrevida, foram todo incentivo até o Carter chegar ao poder. Mas o planejamento e execução foram tecnologia pátria, bicho.

  • 68 HRP Man! // 30/September/2008 às 10:35

    Muito legal no IG as histórias de pessoas que estavam pagando hipotecas nos EUA e agora dormem em seus carros….no minimo dramatico.

  • 69 HRP Man! // 30/September/2008 às 10:37

    Pedro Doria, sobre ensinar a torturar, que fique bem claro….os franceses ensinaram muitas das técnicas que usaram na Argelia aos nossos militares.
    E os brasileiros usaram-nas muito bem.

  • 70 HRP Man! // 30/September/2008 às 10:39

    PÔ!
    o cara é peitudo!
    Chamou o Chester e os outros machos de plantão de babacas……AHAHAHAHA………

  • 71 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 10:54

    Sr. Pedro Doria, sua tenra idade me permite perdoá-lo. Golpe made in Brazil é o cacete. Vai estudar, seu goiaberense! Comece pela onda de golpes militares numa conjuntura de Guerra Fria e expansão do socialismo no Terceiro Mundo. O livro clássico do falecido René Dreyfuss e poderá comprovar a aliança que se forjou entre o grande capital, multinacionais, milicos e a embaixada norte-americana. Pare de vomitar inverdades históricas para defender sua estadia no Império! Só um imbecil pode acreditar que se tratou de um genuíno golpe militar brasileiro. Foi uma ditadura civil-militar, acompanhando o que se passava na América Latina, Peru e no Caribe.

  • 72 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 10:56

    Oi, Dino! Até que enfim alguém com coragem para dizer o que pensa, duela a quem duela.
    É o fim da picada ler reclamações sobre a forma de opinar.

  • 73 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 10:56

    Esqueci, o meu amigo Romeu.

  • 74 Pedro Doria // 30/September/2008 às 11:01

    surfando na jaca podre, só sua tardia idade justifica você acreditar em teorias conspiratórias do passado.

    Não estou negando atrocidades dos EUA. Apenas colocando fatos onde os fatos estão. O golpe é made in Brazil e colou porque a esquerda era incompetente, o presidente era covarde e a classe média era reacionária.

    Os norte-americanos ensinaram nossos milicos a torturar. Foram extremamente ativos no golpe chileno. Não no nosso. Se seriam acaso fosse preciso? Eu arriscaria dizer que sim. Mas, em vez de ler livro de propaganda, leia o Elio Gaspari. Nada, ali, está ali sem um documento que o comprove, um testemunho que o sustente.

  • 75 HRP Man! // 30/September/2008 às 11:16

    Bom….. Surf….já contei essa por aqui mas conto de novo….pouco ou muito os caras meteram o bedelhão por aqui em 64 sim….
    Minha familia fez uma longa viajem de carro(menos eu, que estava pelo Rio) rumo ao sul, parando pelas cidades para conhecer, e em Porto Alegre hospedaram-se em certo hotel, e nesse hotel se assustaram com o bando enorme de norte americanos que estavam alí, muitos dos quais fardados….dias depois golpe….e olha que lá era a terra do governador Brizolla e sua “por vir” campanha pela legalidade e resistencia……
    Pura coincidencia?

  • 76 HRP Man! // 30/September/2008 às 11:17

    Surf…..não repita esse pecado mortal(aqui no blog) de falar em maturidade e experiencia…..sai tapas e beliscões.

  • 77 Memento Morti // 30/September/2008 às 11:34

    ôoooooopa lá!!!! O Dreifuss não escreveu livro de propaganda nenhum. O cara era sério. Que coisa. O infeliz nem pode vir aqui se defender, mas pode puxar seus pés Seu Doria!
    Esse conversê sobre golpe de 64 é of-topic, favor irem se xingar lá no Open.
    Rararararara… minha vez de puxar as orelhas do blogueiro!!! Viva eu viva tu, viva o rabo do tatu!!!
    Aqui prôces…
    http://www.tv5.org/TV5Site/publication/publi-142-La_crise_financiere_mondiale.htm

  • 78 HRP Man! // 30/September/2008 às 11:38

    Pô….eu leio bem ingles, castelhano, e até arrisco no alemão…..mas frances?
    Não vira……mesmo!

  • 79 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 11:39

    Meu jovem desairado Doria. Não me envergonhe. O Dreyfuss é ainda o melhor livro sobre a ditadura, que me perdoe o Elio Gaspari, que é muito mas afeito à documentação do seu amigo Golbery. Por isso teve destaque ao trazer novos documentos para a cena. Não se trata de livro de propaganda. É livro sério e bem documentado, que pelo visto vc. não leu. Só assim poderia vociferar dessa forma. De resto, mal me respondeu sobre o que afirmei. Porém, seus leitores sabem a diferença entre ação efetiva, como está documentada no Chile a ação da Cia e seus montantes, sem qualquer margem à discussão (Tenho cópias desses documentos do Congresso de Washington) e a trama que se forjou entre os agentes que enumerei é que estão comprovados no livro de Dreyfuss. Ameaço-lhe a demonstrar sua ignorância reproduzindo alguns documentos apresentados no livro. Explique, então, a coincidência dos golpes militares na América Latina na mesma época. Pode recorrer ao O’Donnell. Não me diga que ele é um imbecil também, pois se trata de um dos melhores analistas das ditaduras no continente. Não me envergonhe!

  • 80 bitt // 30/September/2008 às 11:49

    “… não seria um barato se o velhinho fascista ganhar e morrer do coração logo em seguida com a crise… e aquela completa burralda assumir o trono?”

    Não sei, não. A tal “burralda” andou dizendo q “talvez tenhamos de ir à guerra contra a Rússia”. Seria uma boa chance de ver como funciona na prática o empuxo vetorado da última geração de aeronaves de combate russas. Além do mais, nada como uma boa guerra pra disfarçar os tais “problemas estruturais”.

    “Os norte-americanos ensinaram nossos milicos a torturar. Foram extremamente ativos no golpe chileno. Não no nosso. ” PD, vc tem meia razão. Ninguém acreditava q a PMMG e a Força Pública de São Paulo pudessem derrubar governo, e o EB, nas primeiras horas, ficou imobilizado, pq a maioria dos oficiais intermediários (capitães, majores e tenente-coronéis - os q operam a tropa) não gostava do governo mas não queria comprometer as carreiras embarcando em aventuras. Só depois do golpe publicitário de Magalhães Pinto e do Mourão Filho (colocaram a PM de Minas e a guarnição da Academia Militar para marchar, com a imprensa atrás) é q aderiram, mas ainda assim, as principais unidades não tinham combustível nem munição. A FAB, por exemplo, poderia voar por seis horas, mais ou mns. Havia uma força tarefa da Marinha dos EUA fazendo manobras na altura dos rochedos de São Pedro e São Paulo. Exatamente o q fariam esses navios, é difícil dizer, pq não existem provas concretas da tal operação Brother Sam, mas a força era bem real. E incluía dois navios-tanques de esquadra - mto mais combustível do q seria necessário para uma manobra. Não acredito q tivessem intervido abertamente, com tropas, se a coisa tivesse melado - não melou pq Goulart era um panaca -, mas a possibilidade está colocada.

  • 81 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 12:06

    Bitt,
    posso dizer que gosto de vc., pois tens a minha idade e experiência. Mas seu desconhecimento da documentação da Brother Sam avacalha com um dos melhores trabalhos jornalísticos já feitos com a documentação do Congresso americano. O Marcos, colega do Doria no Nomínimo, deve estar triste. Abra esse livro, confira a documentação e se convença. Foi o que aconteceu comigo muitos anos atrás.
    Novamente insisto que uma coisa é a CIA numa ação visível como no Chile e outra, em conversações com empresários e militares brasileiros, sem necessidade de agir tão abertamente, mas agindo através de cabos Anselmos, financiamento para as agências de propaganda do golpe etc. Triste ver que se demonstram essas ligações e as pessoas teimam em ignorá-las para forjar a versão que lhes apraz. Eu sou do tempo pré-pós-moderno e continuo acreditando que a História deve ter a melhor versão amparada em documentação e que é possível várias versões de um mesmo fato, mas que precisam dialogar com as hipóteses que já foram estabelecidas, só assim se avança no conhecimento, o que é muito diferente dessa ambigüidade de intrepretações descompromissada com a objetividade da História. E tenho dito!

  • 82 bitt // 30/September/2008 às 12:10

    E PD, devagar com o andor. O Dreyfuss era um historiador sério, e o calhamaço q escreveu sobre o IPES é considerado referência até hoje, na universidade. Se a imprensa não o conhece, no Brasil, tvz vc consiga informações razoáveis aí em Stanford (lar de alguns brasilianistas sérios). O livro do Gaspari é agradável de ler, mas não analisa coisa nenhuma (como ele mm reconhece), mas reconhece a participação da CIA e do embaixador Lincoln Gordon na articulação da coisa.

    Admitir q os golpes da época foram a manifestação da Guerra Fria por aqui, depois da debacle cubana, não é aderir à “teorias conspiratórias”. É simplesmente saber como o mundo funcionava na época.

  • 83 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 12:24

    Bitt, obrigado por expor melhor do que eu esses argumentos.

  • 84 bitt // 30/September/2008 às 12:36

    surf, é o seguinte, li o livro do Dreyfuss logo q foi lançado, no início dos oitenta (estava na faculdade de história, na época, profissão q depois larguei) e conheço a documentação sobre a BS. Por sinal, estava redigindo um comentários sobre a idéia de “teoria conspiratória” enqto vc, do lado dái, escrevia.

    Eu tentei relativizar com o fato de q não existe prova de q haveria uma intervenção direta dos EUA, pq estrategicamente, é dificil intervir num país do tamanho do Brasil. Havia, sim, uma manobra de uma FT americana q incluía navios-tanques e helicópteros. Possivelmente, os EUA abasteceriam os rebelados com combustível e armamento. Isso faz sentido e é o q está na tal documentação, mas o armamento teria de ser simplesmente armas portáteis, pq transportar tanques e artilharia exige uma infra q a tal FT não tinha. Tvz dessem cobertura aérea para o desembarque de equipamento e materiais. Mas para uma intervenção, seria necessário um porto. A tal FT estava perto de Vitória, q não teria condições, na época, de receber navios de grande porte (o porto de hj não exisita, então). Diga vc o q disser, não me parece lógico imaginar 50 navios americanos entrando na Baía de Guanabara assim-assim. O EB, na época, era grande: tinha uma div blindada e uma mecanizada, mal equipadas, mas estavam estacionadas no Rio de Janeiro. Ou seja, os EUA precisariam de bem mais q os 20000 marines enviados para a Rep. Dominicana, e precisariam de uma logística q não é tão fácil de montar.

  • 85 Alba // 30/September/2008 às 12:38

    Ora, uma discussão interessante! Também não vejo oposição entre o que o Gaspari relata e o livro de Dreyfuss que, até onde eu saiba, é citado como obrigatório sobre o período, inclusive pelo Gaspari. De fato, no mundo da guerra fria, intervenções em toda a América Latina, com destaque para o Brasil, por conta da extensão territorial, peso economico e político e coisa e tal faziam parte perfeitamente da lógica do momento.

    Assustador é lembrar que às crises, não raro sucedem as guerras, como sugere o bitt. E que nessa comédia de horrores que se desenrola nos istêites, é de se pensar no cenário grotesco de McCain assumindo, empacotando e deixando o cargo pra derrubadora de alces. Viuuuge!

    Beijo, bitt!

  • 86 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 12:45

    Bitt, isso são outros quinhentos. Veja o que vc. escreveu anteriormente:
    Exatamente o q fariam esses navios, é difícil dizer, pq não existem provas concretas da tal operação Brother Sam, mas a força era bem real.
    Pois é, vc. se expressou mal. Pois existem documentos sobre a tal operação que nem precisou ser efetivada.

  • 87 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 12:46

    Fui esquecido pela Albita…

  • 88 Alba // 30/September/2008 às 12:50

    Beijo, Surf! :))

    E to saindo, por enquanto..

  • 89 HRP Man! // 30/September/2008 às 12:58

    Vamos deixar claro algo……..os caras estão lutando em duas frentes na Asia…….estão com a economia em sacolejo, em vespera de eleições, entre o mesmo e o semelhante, e não vejo guerra nenhuma chegando.
    De resto os dois livros dão a clara idéia de como agiu o lado golpista e quem o apoiou.
    Mimetizada nas sua infiltrações pelos nossos aparelhos de estado a Cia trabalhou e muito para criar o estado perfeito para haver razão para o golpe, que não foi algo que aconteceu por acaso, sendo muito bem elaborado no planejamento e na criação do ambiente propicio…..
    Tolos sindicalistas e lideres de organizações civis de esquerda, que caíram direitinho na armadilha ……
    O comicio da Central é um claro exemplo de panaquice do Jango….e o que falar dos marinheiros e fuzileiros……ridiculos e quase anarquistas….tudo parvo!
    Todo mundo pensando que iria mudar o mundo?

  • 90 Memento Morti // 30/September/2008 às 13:40

    É cipó de aroeira no pobre do Doria. Jornalista é assim mesmo gente, mais paciência com o menino. Mal saiu dos cueiros, já está com essa responsabilidade gigantesca de um blog.
    Mas que ele aproveite e leia o livro do Dreyfuss, que EU vi na faculdade, pois é, pois é… foi lá conversar com a gente. Um frisson daqueles. Agora eu também teria frissons vendo-o, mas não sei se saberia encaminhá-lo para a Luz.
    Estou em disputa com o Surf para ver quem digita mais rápido. Acho que ganho, até com teclado ferrado!!!

  • 91 Memento Morti // 30/September/2008 às 13:43

    http://www.unicamp.br/nee/epremissas/pdfs/01.10.pdf
    Pro Doria, com todo o meu afeto

  • 92 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 13:45

    Querida, comporte-se, pois me dedicarei ao trabalho. Olho na bolsa, pense naquela palavra terrível: inflação. Nada de gastança. Não deixem o Pax ficar desesperado. Vejam notícias boas de agrobussinessssss para o japa.
    Albita, beijocas.

  • 93 /dev/null // 30/September/2008 às 13:46

    Opa, vou lançar um pequeno off-topic, sobre o pacotão não aprovado :)

    Por mais que me assuste, eu confesso que gostaria de ver o que vai acontecer. Essa seria a prova de fogo do liberalismo: o mercado também consegue se adaptar a uma crise dessas? Como ultimamente tenho “fianciado ideologicamente” o liberalismo de mercado, quero ver se acertei, ué. Estou apostando que se vira sozinho, mas, mesmo com medo, gostaria que pagassem para vermos.

    De resto, voltando ao tema (ditadura militar), acho engraçado o PD falar que a ditadura não foi made in USA, porque a diferença entre a chinela e a brasileira foi que no Brasil bastou atiçar os Chestertons da época, enquanto (se entendi bem), houve mais dificuldade no Chile. Digo que acho engraçado não porque eu diga que a revolução foi feita lá, ou que foi feita aqui: é engraçado porque todo mundo se embanana para buscar um culpado, quando é mais interessante ver uma questão quantitativa que uma qualitativa (quem é o culpado ou quem é o inocente).

    Até!

  • 94 Memento Morti // 30/September/2008 às 14:05

    Amado, DEDICAR-ME-EI. Pombas! A mesóclise tem uma razão para existir e melhor ainda, não foi o Jânio Quadros que inventou. Nem foi abolida pela estupidez dos nossos políticos.
    Por favor USE A MESÓCLISE, tenho arrepios de horror com esse seu problema com os pronomes.
    Vou, vou tomar conta da bolsa. Não pretendo gastar nada de 5 a 7. Nada mesmo.

  • 95 Pedro Doria // 30/September/2008 às 14:38

    Vamos lá, gente:

    Não estou negando que o golpe interessava aos EUA.

    Não estou negando que o golpe aconteceu no contexto de Guerra Fria.

    Tampouco nego que existiram agentes norte-americanos no Brasil que acompanharam um bom naco da ditadura e que, provavelmente, participaram ativamente de atividades do Regime, ie tortura.

    Mas: o golpe militar brasileiro, atrapalhado que foi, foi obra brasileira.

  • 96 bitt // 30/September/2008 às 15:09

    surf,
    vc tem razão: li o q escrevi, e, de fato, está um tanto incongruente, pelo “não existem provas sobre a …”. Bom, vou colocar assim - existem. O q não existe prova é sobre uma intervenção militar n.americana direta em território brasileiro - algo tipo Vietnam ou Rep. Dominicana.

    O q não me faz deixar de concordar tanto com vc qto com o PD. O golpe brasileiro foi mal planejado e mal executado. Não existia liderança, tanto é q Castello Branco acabou sendo uma espécie de “solução bonapartista” pq os q disparam a coisa não se entendiam. Jango era um panaca: três quartos das forças armadas estavam com ele, declaradamente e ele simplesmente entrou num avião e fugiu. E logo depois, o governo “revolucionário” começou a prender oficiais generais e oficiais superiores das três forças. Três marechais ficaram em prisão domiciliar. O próprio Mascarenhas de Morais foi investigado, mas Castello mandou q deixassem o velhote em paz. No fim, parece q 1900 oficiais e graduados foram cassados; qse todos eles amargaram cana; dos graduados, mtos simplesmente tinham carteira das associações de praças, embora nunca tivessem se manifestado politicamente. Alguns foram declarados “mortos” e as esposas passaram a receber pensão de viúva.

    Nesse ponto, o PD tem razão - eram uns trapalhões embriagados pela “doutrina de segurança nacional”. Mas q houve intervenção subrepitícia dos EUA, lá isso houve. Mtos dos agitadores eram agentes da CIA.

  • 97 surfando na jaca podre // 30/September/2008 às 15:27

    Ora, ora. Quem sabe da história recente do meu Brazilll, conhece a vontade golpista da UDN desde os tempos da derrota do brigadeiro, passando pelas tentativas no tempo JK, até o sem-pescoço. Claro, que existiram condicionantes internas particulares à política nacional. Nunca disse o contrário e nem vou entrar nesses meandros. Mas vamos deixar de reduzir tudo aos militares, isso já foi comprovado por vários pesquisadores, especialmente pelo Dreyfuss (pede desculpas ao falecido, jovem estabanado Doria!). O que não quer dizer que o golpe fosse genuinamente nacional, made in Brazil, como a milicada agisse de moto-próprio, sem saber que tinham na retaguarda uma elite do empresariado nacional, multinacionais e o possível e comprovado apoio do Brother Sam. Seria, como está nos documentos (Bitt, acho que vc. não conferiu), apoio logístico de armamento leve e combustível. E sabe mais o que poderia ser, posteriormente no caso de uma guerra civil. Não tenho essa ingenuidade simplificadora, a idade me faz considerar que tudo é simples mas complexo. Dou por encerrada essa discussão e não sou paranóico, sobrinho Doria, mas exigente.

  • 98 Memento Morti // 30/September/2008 às 17:37

    Surf, não exija muito dessa geração. A culpa foi do rarical. Aquele negócio teve efeitos colaterais sérios. Quando pararam de receitar aquilo para gestantes?

Leave a Comment