Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

O sucesso e o fracasso de Lula

September 23rd, 2008 · · 127 Comentários

Andrew Downie e Tim Padget fazem um balanço, na Time, do Brasil governado por Lula. Downie não é um correspondente do tipo que caiu de pára-quedas. Veterano no país, onde mora há anos, é totalmente integrado à vida carioca e à paulistana, fala português fluente, embora com um ligeiríssimo sotaque escocês.

Quando se dirigir à Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York, esta semana, Lula tem esperanças de que aposentará a velha piada de que o Brasil é o país do futuro para sempre. Ele dirá a seus pares líderes nacionais que seu país está finalmente conquistando seu potencial. (’Nós seremos uma das seis maiores economias do mundo em dez anos’, ele diz.) Ele argumentará que o Brasil merece uma cadeira permanente no Conselho de Segurança.

Este talvez seja um sonho distante, mas muitos na platéia reconhecerão o fato de que o presidente barbado e de voz rouca foi uma descoberta. Quando foi eleito, em 2002, muitos especialistas norte-americanos em América Latina achavam que seu Partido dos Trabalhadores destruiria a economia do Brasil ao emplacar políticas socialistas e populistas. Mas Lula se ateve às reformas orientadas ao mercado de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Essas políticas, além de uma onda de aumento dos preços da economia global por produtos brasileiros como soja e aço, ajudaram Lula a manter dominada a notória inflação de seu país e criar um bum – o crescimento será de mais de 5% este ano. […]

Lula foi capaz de lidar tanto com a direita do governo Bush quanto com a esquerda do venezuelano Hugo Chávez, que estão em constante choque. Lula, aliás, é um dos poucos líderes que tanto Bush quanto Chávez ouvem. ‘Brinco com eles dizendo que sua briga não faz qualquer sentido’, ele diz, ‘porque o petróleo faz de um dependente do outro.’ […]

Conforme ele entra no período final de seu governo – que termina em 2011 – muitos dos problemas mais antigos do Brasil seguem sem solução. O principal deles é o sistema educacional, que apesar de receber mais investimentos continua uma vergonha disfuncional. Também há corrupção incontrolável, impostos exorbitantes, desmatamento da Amazônia e uma das burocracias mais perdulárias do planeta. Muitos brasileiros tinham esperanças de que Lula lidaria com estes problemas, mas ele retruca culpando ‘uma estrutura política que está aí há séculos’ e que ‘estamos tentando desmontar’. Fazer isso nos dois anos que lhe restam, só com intervenção divina.

Tags: Brasil

127 Comentários até agora ↓




  • 1 Quasimodo. // 23/September/2008 às 7:25

    Parece que estava com preguiça, tinha que entregar o trabalho e saiu colando um monte de opiniões velhas em um comentário para entregar ao editor. Terminou sem conclusão. O veterano correspondente precisa de uma reciclagem.

  • 2 Nhé! // 23/September/2008 às 8:14

    Concordo com o Quasimodo. Mais do mesmo.
    Mas gostei da conclusão divina!
    Não dá idéia, não dá idéia…

  • 3 Zictor // 23/September/2008 às 8:47

    Mais do mesmo, sim.

    Mas é uma revista estrangeira. Ele não escreve para brasileiros, escreve EXATAMENTE para o resto do mundo, que não conhece o Brasil.

    Como eu estou fora do Brasil, sempre que dá leio Newsweek, Economist e TIME.

    Quando escrevi para “O Mundo Visto Pelos Leitores”, uma série muito boa, por sinal, escrevi um resumo do conhecimento que eu adquiro sobre a China no dia-a-dia, lendo livros e em conversas com outros estrangeiros. Não escrevi para “China Hands”, escrevi para leigos. Como, creio eu, fizeram os outros contribuintes para a série.

    Todos foram elogiados.

    Acho que criticar este artigo como superficial é infundado, e que PD simplesmente chamou o cara de veterano para dizer que ele sabe o que fala.

    Garanto que se ele quisesse poderia escrever algo mais profundo.

  • 4 Jorge // 23/September/2008 às 8:50

    É por isso que os EUA estão em crise, ninguém mais quer pensar e trabalhar… que amontoado de banalidades e erros de interpretação. Nenhuma palavra sobre os aumentos reais do salário mínimo e dos programas sociais que a Hillary Clynton queria implantar se fosse eleita. Fraco, fraco…

  • 5 Rodrigo // 23/September/2008 às 8:51

    Mudar uma cultura é muito mais difícil que mudar uma economia.

  • 6 Zictor // 23/September/2008 às 8:52

    Eita, quando eu mencionei que lia as revistas, era para depois argumentar que quando leio artigos sobre diversas partes do mundo eu também gosto que eles expliquem a situação, exatamente como fez este cara. Mas acabei mudando de rumo para usar um argumento mais em sintonia com a turma do blog. :P

    De qualquer forma, também adorei a intervenção divina, ehehehe.

    Mostra que o cara sabe do que está falando.

  • 7 Zictor // 23/September/2008 às 8:59

    @Rodrigo,

    Falou e disse.

  • 8 bia // 23/September/2008 às 9:05

    Não são os donos da verdade? aqueles mesmos que nos davam lição até pouco tempo, aqueles mesmos que não fizeram a lição que ensinavam estão agora na maior quebradeira pós 1929? Nos poupe dessa corja seu PD.

  • 9 Zé Bush // 23/September/2008 às 9:10

    well…..do governo do imperador FHC prá cá o Brazil tomou jeito de gente. Luís Inácio teve o bom sendo de continuar o que dava certo. O problema é que talvez não tenhamos muito fôlego para continuar crescendo por muito tempo. Estamos crescendo para os lados.

    Ainda padecemos daquele velho complexo barroco de “abençoado por deus” e nos julgamos o umbigo do mundo. Da América Latina, talvez…

  • 10 Zé Bush // 23/September/2008 às 9:15

    well….educação péssima, corrupção endêmica, impostos exorbitantes, burocracia burra e cara..

    Onde os rapazes estão enganados? Se os EUA tem problemas econômicos, não podem apontar os nossos?

  • 11 H.Romeu Pinto // 23/September/2008 às 9:24

    A DIFERENÇA É QUE OS ACERTOS DE LULA SÃO A FAVOR DOS MENOS FAVORECIDOS.
    Pois é……eis a diferença.

  • 12 Zé Capacho do Bush // 23/September/2008 às 9:28

    Eu apoio o zé bush……ele sempre tem razão e o Bush idem…..por isso o Iraque está aquela maravilha, o Lehman Brothers foi pra cucuia e o Taleban voltou!
    Bush para o terceiro mendato!

  • 13 Pax // 23/September/2008 às 9:40

    Analisando o artigo passo a passo para tecer juízo de valor.

    1 – O Brasil será a 6ª economia mundial: sim, claro que será, com tudo que produzimos mais o petróleo que aparece não há dúvidas disso. Não toca aqui na questão social, que foi o maior acerto do Lula. Os críticos dirão que criou um assistencialismo que vira um curral eleitoral, com certa razão, mas numa análise mais simples, percebe-se claramente que a economia cresce na medida que se incluem as classes da base da pirâmide na espiral do consumo. Menos fome é sucesso e crescimento certo, e o grande diferencial desse governo.

    2 – Merece uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU: bem, precisa mudar um bocado o rumo que está tomando, as posturas elogiosas e permissivas com Venezuela e Bolívia nos faz pensar qual papel teríamos nessa cadeira. Não dá pra tucanar numa hora dessas, haveria de ter um pulso um pouco mais firme.

    3 – Sistema Educacional: já partindo para o fim do segundo mandato têm-se noção clara que Educação não é prioridade para esse governo. É seu calcanhar de Aquiles. Seu maior erro. Apesar dos aliados espernearem dizendo o contrário, a falta de iniciativas concretas, de um plano consistente que prepare o povo para construção desse futuro, denota que falta rumo para realmente colocar o Brasil no dito primeiro mundo.

    4 – Corrupção incontrolável: outro ponto que denota a falta de uma postura que apóie a idéia da construção de um país para o futuro. É o jogo recebido e nada foi mudado. E nesse jogo o desperdício é muito maior que o benefício de poucos. Há quem diga que o jogo foi aumentado. Difícil medir, mas podemos afirmar conscientes que nada melhorou.

    5 – Impostos exorbitantes: se houver palavra maior que exorbitante podemos aplicar. São 40% do PIB e aumentando cada dia. Se essa carga e esses aumentos se refletissem diretamente em resultados para a população e para a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento do país, nada contra, pelo contrário, aceitaríamos de bom grado. Não é o que vemos. É imposto e mais imposto pra sustentar uma máquina pública gorda e improdutiva, ineficiente, um fardo extremamente maior que os benefícios que deveriam ser percebidos e vividos pela população e empresariado produtivo.

    6 – Desmatamento da Amazônia: bem, aumenta ano após ano, estamos caminhando para a desertificação daquela região em algumas décadas, com conseqüências catastróficas para o país e para o planeta. Outro ponto que o governo não prioriza e é uma vergonha nacional. E não adianta pirotecnias midiáticas do novo ministro pra dizer que não é verdade o que está na cara pra todo mundo ver.

    7 – Burocracia perdulária: aqui temos um problema de monta. É só arriscar montar uma empresa pra produzir empregos e renda que você terá do governo tudo que quiser para impedir e atrapalhar. É um mundo kafkiano de taxas e impostos, licenças e tudo que quisermos que, de fato, só proporciona um caminho fértil para fiscais corruptos.

    Por fim, há um (8) esquecido que é a violência. Hoje vivemos num país em que não se pode mais andar nas ruas. Tão simples quanto isso. Outro ponto em que as promessas viraram pó.

    Resumo: os caras esqueceram de tocar no principal ponto em que esse governo se mostra melhor que os anteriores, que é a preocupação social onde o que se fez se colhe exponencialmente e esquece a questão da violência, mas num resumo geral, escreveu um artigo conciso e preciso sobre o Brasil sim.

    Ok, de 0 a 10 dou 8 para o artigo.

  • 14 neto // 23/September/2008 às 9:49

    “A DIFERENÇA É QUE OS ACERTOS DE LULA SÃO A FAVOR DOS MENOS FAVORECIDOS.”

    mas os erros tambem são contra os menos favorecidos. ou vai dizer que a educaçãopésima ocorre somente nas escolas particulares?

  • 15 Zictor // 23/September/2008 às 9:52

    Zé Bush está coberto de razão.

    Só porque os EUA estão atolados até o último fio de cabelo do Tony Ramos em problemas os nossos deixam de existir?

    Não vi nenhuma tentativa de lição de moral no artigo, nem nenhuma mentira sobre os problemas do Brasil.

  • 16 HRP Simple // 23/September/2008 às 10:06

    Caro moço….educação básica é um sério problema no Brasil.
    Mas…..veja que o ensino básico e quase todo o segundo grau estão em mãos de municipios e estados.
    Muitos desses prefeitos e governadores não estão sintonizados nessa onda de melhorar a educação em ritmo prioritário….até por isso há dinheiro do MEC encalhado, esperando a boa vontade de prefeituras e estados…..
    Entendeu?
    O Lula é presidente da Rpeublica mas tem uma capacidade limitada de interferencia…..
    Por isso é que seria bom que escolhessemos melhor os vereadores e prefeitos.
    E não colocar lá nas cadeiras gente que vai arrumar um empreguinho pros filhos que não estudaram……

  • 17 Gerson B // 23/September/2008 às 10:10

    Discorsdo do Pax (13) no item 1 do que ele escreveu, acho o crescimento “social” inflado por bolsas. Tenho dúvidas quanto à manutenção disso sem as bolsas-tudo. E o quanto o govêrno poderá sustentar isso se a situação mundial piorar.

    No resto, concordo.

  • 18 Zé Bush // 23/September/2008 às 10:12

    well,Hrp Simple….ou de como a falta de educação estimula a corrupção, alavanca a burocracia e alimenta a taxação de impostos. 4 portas para o mesmo inferno.

  • 19 HRP Simple // 23/September/2008 às 10:14

    O caderno especial da Folha SP de hoje fala das federais paulistas que estão em expansão.
    Aonde o governo federal tem liberdade para agir, consegue algo melhor.
    Já aonde divide responsabilidades, pena!

  • 20 João Daltro // 23/September/2008 às 10:16

    Vejo que qualquer elogiozinho que se faça ao Lula, mesmo capengas como os do tópico, desperta a sanha de nossos caros colegas de palpite de la derecha. Não seria mais sensato analisar o artigo, como fez o Pax?
    O articulista só esqueceu de uma coisa: a educação pública é uma questão principalmente municipal, em menor parte estadual. A parte federal da educação, as universidades federais, continuam muito boas e aumentaram muito o número de vagas oferecidas durante o governo Lula, inclusive com a criação de novas unidades, depois ficarem estacionadas no do FHC. Os poucos colégios de ensino médio federais, as escolas técnicas e os colégios militares, apresentam um ótimo nível de ensino, tanto que suas vagas são disputadas a tapa.
    Escola pública ruim é culpa, antes de tudo, do prefeito de sua cidade e dos vereadores que não fiscalizam o prefeito. Por isso não deveríamos, como fazemos, achar as eleições municipais uma chatice inútil que atrapalha nosso domingo. Nós, no Brasil, nunca raciocinamos como um país federativo.

  • 21 HRP Simple // 23/September/2008 às 10:17

    ??????

  • 22 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 10:20

    Pax só esqueceu duma coisa, Lula aumentou e inchou a burocracia.

    Pax- Resumo: os caras esqueceram de tocar no principal ponto em que esse governo se mostra melhor que os anteriores, que é a preocupação social onde o que se fez se colhe exponencialmente e esquece a questão da violência, mas num resumo geral, escreveu um artigo conciso e preciso sobre o Brasil sim.

    Chest- Ok, de 0 a 10 dou 8 para o comentário do Pax. Falta fazer a relação aumento dos pogramas sociais x aumento da violência.

  • 23 João Daltro // 23/September/2008 às 10:22

    E por falar nas eleições daqui, não chega a ser patético como todos os candidatos, sejam do PSDB, do DEM (DEM? há, há, há) ou de outra coisa qualquer estão fazendo de tudo para se associar à imagem do Lula? Menas, gente, menas!

  • 24 Rodrigo // 23/September/2008 às 10:27

    Até o Alckmin (ou seria Geraldo?) evita falr mal de Lula.

  • 25 João Daltro // 23/September/2008 às 10:34

    E por falar na violência, lembrem-se de que no Brasil a polícia é uma função estadual. Se os morros do Rio e a s periferias de São Paulo estão perto do nível de violência das democracias implantadas no Iraque e no Afeganistão, cobrem do Sérgio Cabral e do Serra;
    A polícia federal, dentro das atribuições que lhe cabem, trabalha e muito. Inclusive se auto-fiscalizando e se livrando dos delegados ruins. O governo federal só pode participar da segurança pública (ou seja, o policiamento normal) por solicitação estadual, senão seria intervenção.
    Seria mesmo interessante verificar a relação entre programas sociais e violência. Porque já ficou mais do que demonstrado que a melhoria da capacidade econômica geral produz a diminuição da violência. O exemplo mais óbvio, para citar a pátria ideal de alguns coleguinhas nossos, é os EUA. A melhora da economia durante o governo Clinton produziu uma diminuição dos números do crime.

  • 26 Pax // 23/September/2008 às 10:45

    Senhores,

    O governo Lula não fez qualquer plano para Educação. Se fizesse, certamente teria que envolver Estados e Municípios, teria que envolver o Legislativo e tudo mais. Esse é o ponto. Teria que amarrar um plano que independesse, ou dependesse menos, de eventuais mudanças no poder. Teria que amarrar esse plano, em essência, com o povo brasileiro. É ele o soberano. O povo, não o Lula.

    O maior erro do governo Lula é não dar atenção a esse ponto crucial. Um plano para o país no que se refere à Educação. Não fez, não adianta espernear. Uma pena, tem cacife político pra fazer mas não é sua prioridade.

    Essa é a grande diferença de um presidente relativamente bom de um estadista que pensa o país. Meu Lula não passa de um presidente “relativamente” bom. Digo mais, meu voto não foi em vão, imaginem se fosse o Ackmin eleito? Em São Paulo vemos um dos piores desempenhos na questão durante seus governos.

    Daí a dizer que Lula fez um excelente governo voltado para a Educação é um passo largo demais. Uma inverdade. Trabalhar com a verdade aqui faz bem para todos. Fará um bem maior ainda para o Brasil do futuro. Enquanto não priorizarmos essa questão, não há esse futuro brilhante que queremos ver e não existe.

  • 27 Pax // 23/September/2008 às 10:47

    João Daltro,

    A resposta para a Educação se aplica à Segurança Pública sim senhor.

  • 28 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 10:49

    João Daltro, essa expansão das universidades federais está seguindo EXATAMENTE o mesmo modelo de expansão do ensino básico que os governos militares adotaram. Ou seja, estão INCHANDO a universidade, sem criar ESTRUTURA (material e humana) para garantir a QUALIDADE.
    a) Criação e expansão de cursos noturnos. Cursos noturnos só de línguas e de especialização. Ninguém em sã consciência pode acreditar que um ser humano possa ser capaz de estudar seriamente e aprender algo que se aproveite depois de uma jornada de trabalho e no período onde deveria estar descansando. Cursos noturnos são uma galhofa de mau-gosto. Esses cursos noturnos são para mim o correspondente do terceiro turno, aquele que começava às 10 ou 11 horas da manhã, não me lembro bem. Você coloca em uma casa de casal standard três casais. É mais que uma suruba, é uma porcaria.
    b) Aumento do número de vagas. Sim, maravilha. 60 alunos por sala. Vamos imaginar uma aula de laboratório com 60 alunos. Uma aula de anatomia com 60 alunos. Uma aula de violino com 60 alunos. Uma de piano com 60 alunos. Mais galhofa. Mais um atentado à qualidade do ensino. Ele aumenta o número de vagas mas não provê as universidades de PROFESSORES e INSTALAÇÕES MATERIAIS que sejam suficientes para o aumento de alunos.
    Em breve as universidades federais estarão parecendo presídios. Aluno em corredor é o que mais se vê, aparentemente as aulas são muito chatas. Mas em breve os alunos estarão nos corredores por falta de cadeiras em sala.
    c) Criação de novas universidades e de novos cursos. Genial. Vamos fundar uma universidade no sertão com um curso de medicina. Para formar profissionais no local. COMO? Não tem nem médico por lá. Quanto mais médico capacitado a dar aula. Quem se habilita a ir morar no sertão do Cabrobó? Nem as cabras se pudessem, morariam lá. Enquanto isso, o HU da UFRJ está literalmente desmanchando, virando pó. Equipamentos caríssimos das Belas-Artes na mesma universidade apodrecem por falta de verba para manutenção. As bibliotecas estão desatualizadas, por falta de verba. Mais suruba e porcaria. O governo federal não dedica verba suficiente para essa expansão. Assim como os milicos não dedicaram verba para expandir o ensino básico. Aumentaram o número de vagas. Não criaram uma estrutura de formação de professores.
    Outro problema é um muito antigo e simples. Universidade não é para todo mundo. O Brasil precisa sim de mais universitários. Faltam profissionais em várias áreas. Mas ele precisa e muito de técnicos. Essa carência já era denunciada pelo Roberto Cochrane Simonsen, um dos fundadores do SESI. O que ele escreveu sobre essa questão é dramaticamente atual.
    Mas no Brasil todo mundo quer ser doutor. Conheço gente que tem diploma de nível médio de escola técnica federal, com boa formação, capacitado a trabalhar e que se recusa a trabalhar como técnico e emprego para eles não está em falta, freqüenta de forma rasteira curso superior de qualidade medíocre (para dizer o mínimo), só para ter o diploma universitário. Provavelmente vão acabar fazendo concurso para escrivão da PM. Mal sabem eles que empresas como a Petrobrás pagam bem seus profissionais de nível médio, têm programas de atualização permanente etc… Mas que diabos, eles não vão ter o gostinho de dizer que tem diploma universitário. Será que estão planejando uma carreira criminosa e querem ter direito a cela especial?
    Graças a Deus já vi também o contrário. Gente que abandonou a universidade safada onde perdia seu tempo, para trabalhar como técnico em indústria. Estão ganhando muito mais que ganhariam caso fossem trabalhar como universitários e têm muito mais chance de progresso profissional que antes.
    Em resumo, o governo PT está destrindo a universidade pública assim como os governos militares destruíram o ensino básico. Vamos todos viver e ver isso. Mas aí será tarde demais. Talvez se salvem IME e ITA, onde essa gente não mete muito a mão, porque tem medo.

  • 29 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 10:51

    nota 6 para o comentário de PAX 26.
    Segurança=ruim
    Educação= ruim
    Economia tucana= boa

    e aí?

  • 30 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 10:53

    Memento, 28, virou elitista?

  • 31 HRP Simple // 23/September/2008 às 10:54

    Ou voce está sendo escrevendo com má fé ou por desconhecimento, e por isso acusa o governo de algo de que não é culpado.
    Há dois tipos de programas aprovados no “Congresso”. Se bons ou não existem.
    Só que os dois dependem da aceitação estadual ou municipal.
    Esse negocio de mobilização nacional é muito bonito e …..mas não vira não ……..
    PAX, não adianta escrever algo mil vezes, pensando que essa coisa vai virar verdade.
    Tudo que envolve nova legislação e intervencionismo em competencia de outros ,sejam estados ou municipios , tem que passar pelo congresso , e lá encontra a má ou a boa vontade do congressista.
    Não diga que não sabe que é assim.
    Depende do convencimento.
    E politico é movido a money……
    Desculpe, mas essas acusações são muito bem intencionadas , embora não se segurem na realidade dura da nossa politica…..
    A não ser que queiramos mudar as coisas, e fazer uma nova constituição e retirar competencias de estado e municipio.
    Topas?

  • 32 Pax // 23/September/2008 às 10:57

    Bem, chegou gente da área pra corroborar com meu ponto. Aqui tiro meu time de campo por clara competência menor de minha parte.

    Com a palavra, Memento. Há outros no pedaço que falam muito bem do assunto também. Passo a ser todo ouvidos.

    Ouvidos Uni-vos (nome de um disco do Luiz Tatit, pós doutorado e professor de Semiótica da USP, um gênio desconhecido da grande massa).

    Aliás, pra não perder a viagem, ouvi nesse fim de semana uma frase que não me sai da cabeça:

    “A massa tomou conta da mídia”.

    Porque o ponto? Perguntei pra dois poetas se eles consideravam que hoje estava pior que antes na produção de poesia no Brasil. Disseram que não, que há muita produção boa acontecendo, porém o que vemos na mídia é o que a massa, ignorante, quer ver e ouvir. Na verdade, ligando créu com céu, é isso, o povo ignorante gosta de lixo. A mídia, gananciosa, atende a massa e o ciclo se fecha.

  • 33 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 10:59

    E também, vamos ser sérios… Universidade de Turismo? Hotelaria? Gastronomia? Em breve vamos ter curso universitário de esteticista…
    Se forem fazer uma triagem e excluir da categoria de curso universitário as maluquices desse gênero, melhora muito o nível das universidades.
    E esqueci de falar da safadeza do PROUNI. Que belezura… bolsas para sustentar faculdades e universidades privadas! Também vi essa sinecura durante a ditadura. No ensino básico e médio também. Esse dinheiro do ProUni é arrancado de seus legítimos donos, que são as instituições federais. É o cúmulo do absurdo. Não estamos nos EUA, onde esse tipo de programa tem sentido, porque lá as instituições privadas não são majoritariamente fábricas de diplomados. Aqui as faculdades e universidades privadas são majoritariamente umas grossas porcarias, umas arapucas, professores sem formação, cursos fictícios, etc… Onde vai o dinheiro dos ProUnados quando freqüentam esse tipo de curso? Rererere… para as bolsinhas dos safados proprietários. O meu, seu, nosso dinheirinho suado, extorquido pelos impostos que pesam mais sobre quem menos tem, vide tudo que se sabe sobre a carga tributária que incide sobre os alimentos, completando o que o Pax disse lá em cima.

  • 34 HRP Simple // 23/September/2008 às 11:01

    Bom…quanto a criação de novos cursos universitários.
    Desculpe Memento, embora não trabalhe na área, posso testemunhar o quanto está sendo feito nessa área aqui por Sampa.
    A Unifesp está instalando tres novos campus na Baixada Santista, nas cidades de Santos,Praia Grande e São Vicente.
    São predios novos e modernos ,além dos já alugados…..no site da Unifesp é só acessar o projeto de Santos e região…claro que tudo que nasce tem que se desenvolver e aí vem as criticas quanto a falta de estrutura….
    Foi assim lá na baixada.
    Começou tudo com predios alugados e acanhados,hoje sendo substituidos por outros maiores e com mais cursos.
    Não sou um pessimista , e gosto de ter esperança,sempre…
    Assim destesto ceticismo e fatalismo….sorry……se não agrado.

  • 35 HRP Simple // 23/September/2008 às 11:02

    É….essa seara não é minha mesmo…..todos os caminhos levam ao abismo.
    Fuiiiiii

  • 36 Pax // 23/September/2008 às 11:04

    Desculpe-me HRP bom sitiante, mas não o considero capaz o suficiente para discutir problemas de Educação no Brasil. Não é ofensa, é a realidade. Visões antolhadas de defesa do indefensável criam pouca credibilidade.

    Melhor ouvir a Memento e outros mais competentes. Faça como eu, dê um palpite e ouça.

    Chesterton, velho e bom Chesterton: idem. Um de um lado, outro do outro. E nada que realmente interesse para a boa discussão aqui.

  • 37 HRP Simple // 23/September/2008 às 11:04

    Por fim….PAX…..a propria Memento enumerou alguns planos de ação para a educação……bem ao contrario do que voce havia dito….ruins ou bons eles existem né?

  • 38 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 11:07

    Nop Chester. Ninguém precisa de ter curso universitário para viver. Mormente quando o curso for engenharia na UVA. Ou Educação física na SUAM. E por aí vai…
    Reafirmo, a expansão do setor industrial necessita de técnicos. Quantas vezes se vê arquiteto trabalhando como desenhista técnico? E provavelmente um desenhista não muito bom, porque ele é arquiteto, não desenhista. Um exemplo. Outros existem.
    Universidade, como dizia uma amiga suíça, deve ser para quem gosta muito de estudar. E ela concluía, “eu não gosto tanto assim de estudar, por isso não fui para a universidade. Estudei radiotelegrafia, e faço trabalhando aquilo que mais gosto. Viajo.” A moça falava fluentemente uns 7 idiomas. E ganhava muito bem, obrigada.

  • 39 Nhé! // 23/September/2008 às 11:10

    Memento # 28 sobre as pessoas que fizeram curso técnico e que depois foram fazer curso superior: qual a crítica? Por acaso uma pessoa jovem, que aos 14 anos que foi lá fazer curso técnico tem que ficar para todo o sempre ganhando metade que ganha uma pessoa com curso superior?
    Será que sua crítica não deveria pender mais para o lado da total desvaloralização que o profissional técnico tem por aqui no Brasil?

  • 40 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 11:12

    Mas a Memento tocou num ponto difícil e lidar para petistas. A universidade é elitista por definição. Impossivel ser não-elitista, pois deixaria de ser universidade. E sim, o título de doutor substituiu no século 20 o título de nobreza, na cabeça pobre da intelectualidade brasileira.
    E agora querem realmente acabar com a universidade tirando o mérito, fazendo-a deixar de ser meritocrata.
    Semana passada estava lendo sobre como o Jobs (?) da Apple se serviu da universidade em vez de servir a ela, participava como ouvinte em cursos que interessavam. Diz ele que até as aulas de caligrafia foram fundamentais para fazer o software de texto que temos hoje. Nunca tirou um diploma, fetiche de 11 entre 10 brasileiros (como lembrou a Memento.

  • 41 HRP Simple // 23/September/2008 às 11:13

    Pois é Pax…por isso eu não acredito na tua constante indignação….ela soa falsa e interesseira…..
    A Memento é a cetica que faltava aqui…mas o ceticismo só constrói lamuria e revolta…
    E se um simples cidadão não discutir os problemas de seu país e cidade , ele estará cometendo o crime de omissão….
    Eu creio na discussão e certos assunto realmente não podem ser politizados, certo ?
    Então não vou me furtar de discutir e pensar…..se voce quiser volte a só assistir e bater um papo com o cachorro.

  • 42 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 11:15

    Outro lado da moeda foi uma estatístic que vi ontem, quando se mostrou que os altos e médios funcionarios de empresas privadas estavam migrando para universidades privadas.
    Um poderia pensar , que bom, as universidades deixam de ser elitistas e assim a “inclusão” social fica mais fácil….Ledo engano, a excelência universitária migra junto das universidades públicas para as universidades particulares.
    As públicas se transformarão em centros onde pessoas sem méritos acadêmicos discutirão assuntos irrelevantes ( o socialismo, por ex.).

  • 43 HRP Simple // 23/September/2008 às 11:15

    Universidade elitista?
    Nada pode ser elitista….acesso a Universidade é direito de todos….com sistemas de acesso e exigindo qualificação…..mas direito de todos , direito de oportunidade e acesso.
    O resto é ranço burgues.

  • 44 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 11:16

    HRP 41, você é o mesmo HRP de um ano atrás?

  • 45 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 11:19

    HRP…
    Tem muita carne debaixo desse angu. Os reitores aderentes ao REUNI andam felizes como pinto no lixo. Não tarda muito vai ter muita lixeira de 1000 reais por aí.
    O problema não é construir prédio. Isso é mole. O difícil é fazer uma universidade funcionar a contento. Lógico que tudo tem um começo meio tropicante.
    Educação é como Saúde, um setor que não pode estar nas mãos da iniciativa privada, se não for elitista e dedicado à manutenção de status quo dos mesmos (as elites, verdeiras dinastias, de Yale, Harvard etc…) porque é CARO e não traz nenhum lucro imediato. Ninguém ganha dinheiro com educação se não cobrar MUITO por isso.
    E o Estado que quiser fornecer educação de boa qualidade a seus cidadãos, deve estar pronto para gastar muito dinheiro nisso. Nossos governos nunca se interessaram pela questão. Pelas mais diversas razões.
    Uma universidade é muito mais que prédios novos. Ela é bibliotecas e sobretudo cérebros. Cérebros que levam tempo para amadurecer e se preparar. E que têm que comer e morar etc… Com os salários que andam pagando a esses cérebros, eles estão mais ocupados em prestar consultoria, dar consultas em seus consultórios particulares e outras atividades (que podem incluir crimes os dos médicos e professores da UFU- Universidade Federal de Uberlândia) que em dar aulas e fazer pesquisa (a universidade tem que produzir conhecimento, não apenas reproduzir conhecimento). Produzir conhecimento requer dinheiro. Que nossos governos não querem gastar em pesquisa científica. Por várias razões.
    Mas construir prédios e enchê-los de jovens cheios de esperança faz muita vista. O problema é que esses jovens não são todos uns bobos e rapidamente se dão conta de que estão perdendo tempo e que sua formação é uma ficção, que aquele diploma não vai valer nada e então eles ocupam a reitoria etc… etc…

  • 46 HRP Simple // 23/September/2008 às 11:20

    Todos mudamos Chester……se não se muda acaba tomando lexotan……

  • 47 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 11:20

    43, esse é o HRP (equivocado) que conhecemos.

    HRP, o acesso a universidade pública é (ou melhor, deveria ser) um privilégio daqueles que demonstram capacidade acadêmica muito acima da média, óbvio que uma elite.

    Agora, concorrer a uma vaga deve ser direito de todos. Fazer a prova é um direito de todos que:
    1. completaram o segundo grau
    2. pagaram a taxa de inscrição.

    O direito acaba aí mesmo, o resto é privilégio que tem que ser correspondido com competencia acadêmica.

  • 48 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 11:24

    Educação é como Saúde, um setor que não pode estar nas mãos da iniciativa privada, se não for elitista e dedicado à manutenção de status quo dos mesmos (as elites, verdeiras dinastias, de Yale, Harvard etc…) porque é CARO e não traz nenhum lucro imediato. Ninguém ganha dinheiro com educação se não cobrar MUITO por isso. (memento0

    chest- justamente porque é caro é que deveria estar nas mãos da iniciativa privada, muito mais eficiente. Gastaria menos o governo se desse uma bolsa para os que querem estudar e não possuem recursos, que sustentar a elite dirigente acadêmica e seus escusos interesses (eu sei porque já fui professor universitário concursado e o escambau, só de lembrar tenho náuseas).

  • 49 João Daltro // 23/September/2008 às 11:25

    Caro Paz.
    Não sei por que você achou que eu não associo educação e violência. É mais do que óbvio que a educação é indispensável na contenção da violência, com isso eu concordo em gênero, número e degrau. Apenas falei da melhor distribuição de renda, que também é importante, pois parece que alguém estava reivindicando a tese de que programas sociais produzem violência.
    Caro Memento.
    Não há dúvida de que o Lula poderia ter feito muito mais pelas universidades federais. Mas pelo menos elas continuam existindo, coisa que muitos acharam que fosse acabar no andar da carruagem do FHC. Não devemos nos esquecer de que as universidades federais possuem autonomia administrativa, muitas vezes as carências e os desperdícios que vemos nelas decorrem de panelinhas que as dominam. Aí a culpa é da própria comunidade universitária. Não sou um defensor cego do Lula nem de ninguém. Mas se o homem chega ao sexto ano de mandato com a aprovação que tem, é sinal de que alguma coisa de bom ele fez.

  • 50 Diogo // 23/September/2008 às 11:30

    Esqueçam a nossa visão elitista de educação.

    A maior necessidade brasileira é de mão de obra profissionalizante.

    Melhor um soldador empregado, do que um advogado desempregado.

    Uns diriam até melhor que um advogado empregado…rsrsr.

  • 51 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 11:30

    Aqui cabe mais um comentário. Produzir conhecimento? Na universidade brasileira? É ruim, hein.
    Mal e porcamente conseguimos repetir o que já existe, e isso em centros de excelência (tá bom, as vezes um trabalho brasileiro se destaca, mas é a exceção que confirma a regra).
    As universidades brasileiras são centros de formação profissional, forma técnicos e olhe lá. As de medicina ainda por cima tem que dar assistência médica, o que fazem sem receber um tostão por isso. É claro que se corrompe e se é corrompido.

  • 52 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 11:31

    O acesso ao curso universitário deve ser democrático. Ou seja, qualquer um deve poder, demonstrando sua competência e preparação, entrar em uma univesidade. Elitista ela é por definição, ela forma um número limitado de profissionais extremamente especializados e abriga profissionais ainda mais especializados que devem produzir conhecimento.
    Nhé, nem sempre o técnico ganha metade do profissional de nível superior. Uma pessoa que deixa de trabalhar como técnico em eletrônica para fazer uma licenciatura qualquer é uma pessoa que está se condenando a ganhar muito menos e trabalhar muito mais. Comparem os salários médios de professores com os salários de profissionais de nível técnico formados nos CEFETS e vocês vão constatar.
    Se ele, ao contrário, estiver cursando uma BOA universidade de engenharia está legitimamente e inteligentemente investindo em seu futuro. Mas pagar para se formar professor de qualquer coisa em um curso noturno de pândega…
    Por outro lado o salário do profissional de nível superior tende a ser maior por que ele supostamente recompensa o tempo de formação e o próprio dinheiro gasto nessa formação.
    A desvalorização do trabalho é geral nesse país, não é uma infelicidade que aflige apenas os técnicos.
    Da mesma forma que existem técnicos mal pagos, existem universitários mal pagos.
    A última calhordice que vi foi a permanência eterna de estudantes no curso (não colam grau nunca) para continuarem sendo estagiários. Ouvir a conversa alheia em bar é fantástico. Dois micro-empresários estavam discutindo as maravilhas dos estagiários. Muito mais barato que os profissionais formados. Enquanto essa garotada fica se arrastando na universidade, ocupando vagas fazendo de forma vaga uma disciplina por semestre, mais verba pública sai voando pela janela.

  • 53 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 11:33

    Mas se o homem chega ao sexto ano de mandato com a aprovação que tem, é sinal de que alguma coisa de bom ele fez.

    chest- essa é uma boa questão. Porque Lula é tão popular e tem tanta aceitação? Ninguem respondeu a essa pergunta de modo satisfatório. É mérito dele? O eleitor tem baixo nivel de exigência? Alguem enganou alguem? É só o fator econômico? Domou o PT? Não bolivarianizou?

  • 54 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 11:35

    O acesso ao curso universitário deve ser democrático. Ou seja, qualquer um deve poder, demonstrando sua competência e preparação, entrar em uma univesidade.

    chest- aqui tem um problema Memento. Ou ele é democrático ou é meritocrático.
    Fazer a prova deve ser democrático. “Acessar ao curso” deve ser meritocrático.

  • 55 João Daltro // 23/September/2008 às 11:40

    Hoje, no JB, há uma charge engraçada: um Lula com cara de Papi Noel sorridente, encimado por um sol radiante, sai do avião e cumprimenta um Bush com cara de duende que roubou o natal, encimado por uma nuvenzinha negra que solta relâmpagos.
    Quem diria, hem? O operário comunista boçal e o all American gênio formado em Yale. Só pode ser erro dos meteorologistas.

  • 56 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 11:41

    Pois é Chesterton. Mas eles podem e têm competência para produzir conhecimento e tecnologia. Aliás os espertinhos de um desses centros lá na ilha fedorenta, fazem tudo isso nas microempresas que possuem. Lá na ilha fedorenta só se encostam. É sinecura. Os cursos de administração são outros paraísos de safadeza. Incubam muito mais que incubadoras de empresas. rsrsrsrs…
    Esse é mais um problema decorrente dos bizarros critérios que determinaram que cursos de natureza técnico-tecnológica, como as engenharias, estejam nas universidades.
    Um bom plano para educação nesse país implicaria em parar tudo, e recomeçar quase do zero.
    Discordo de você no que respeita a privatização desses setores. O que o Estado deveria fazer, além de pagar bem os seus servidores, seria exigir que trabalhassem bem. Um pouco mais de inquéritos administrativos, um pouco mais de ação da PF nas fundações ligadas às universidades federais seriam muito benéficas à moralidade pública.

  • 57 Pax // 23/September/2008 às 11:41

    Em agricultura as Universidades Federais geram muito conhecimento, muito mais que as empresas governamentais. Só pra dar um contra-exemplo à opinião errada do Chesterton.

    É por isso que mais ouço que falo.

    E, por outro lado, desviamos do foco ao querermos discutir as Universidades. Elas são importantes pacas sim.

    Mas o maior problema tá lá na raiz. Educação básica e média. Aí o desastre é total. Hoje temos uma legião de analfabetos funcionais com título de formação média inacreditável.

    Outro dia perguntei para um que acabara de se formar no ensino médio quanto era 6 vezes 9 e ele me respondeu: “Ah, contas assim eu não sei”. Pois é.

  • 58 Nhé! // 23/September/2008 às 11:43

    Memento #52, bom comentário, os salários são péssimos e as empresas querem mais do profissional - técnico/graduado/até mesmo estagiários por baixos salários.
    A culpa (se é há culpa) é de quem?

    Vc comparou alhos com bugalhos com o técnico em eletrônica com professor em sei-quê-lá. São áreas distintas.

    Mas um técnico em edificações ganha geralmente a metade que um engenheiro civil sim, falo por conhecimento de causa.

  • 59 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 11:44

    55, é erro de cartunista. Se o Lula continuar abrindo a boca, do jeito que estão as coisas, afundamos junto.

  • 60 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 11:46

    Acessar o curso, que não é a mesma construção de o acesso ao curso, deve ser um processo democrático. Entra quem demonstra capacidade de concluí-lo. Permanece quem demonstra capacidade e vontade. Tem muito aluno capaz mas sem vontade. Outros não têm tanta capacidade, mas têm muita vontade, os fatores se equilibram.
    Fui.

  • 61 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 11:46

    57, é verdade, e a Embrapa é um núcleo competente para caramba.

  • 62 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 11:47

    Linda exposição da EMBRAPA em Brasília. A parceria da EMBRAPA, EMATER e outras com as instituições universitárias federais é um sucesso absoluto. 100% com Pax.

  • 63 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 11:49

    60, não Memento, senão daqui a pouco, lendo o que você escreve, alguns vão concluir que tem o DIREITO de entrar no curso universitário. Ninguem nasce com esse direito. Ninguem tem esse direito, porque ele é um privilégio.

  • 64 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 11:50

    Pois é Nhé, acontece que os casos que conheço são exatamente esses, gente com formação cefetiana em eletrônica, mecânica, elétrica, que decidiram fazer licenciatura em área de Humanas em curso noturno de qualidade medíocre.

  • 65 Nhé! // 23/September/2008 às 11:52

    #64 problema desses seus conhecidos.
    Ou odeiam eletrônica (e mesma assim se formaram técnicos) ou amam ser professores (ou masoquistas - que dá quase na mesma…. rsrsrsrs)

  • 66 Nhé! // 23/September/2008 às 11:54

    Aliás, outra coisa que me incomoda muito é gente que está fazendo o curso - seja lá qual for e em qual nível - odeia o curso, odeia a idéia que vai trabalhar com isso mas não larga o curso!
    Se forma e mal vai pegar o diploma…

  • 67 HRP Simple // 23/September/2008 às 11:57

    Bom….o elitismo, a palavra elite aqui está bem , provado esta sendo posta à mesa com vários sentidos…..uns querem a elite politica e economica na universidade, eu quero a nata dos cerebros nacionais.
    Mas educação e saúde são direitos de todos.
    Quanto a se plano PROUNI, se é bom ou não e se se fez ou não algo revolucionário……
    Isso é de cada um analisar e ruminar e chegar as suas conclusões.
    Mas há que haver remédios e paliativos até que todos possam exercer seus direitos constitucionais…..
    Os céticos e racionais além da conta que fiquem esbravejando, que a toada é essa……

  • 68 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 11:58

    Nhé, 58, se os salários são baixos, abra uma empresa.

  • 69 HRP Simple // 23/September/2008 às 12:00

    Olha a Ironia …..
    Embrarpa e Emater….frutinhos do militarismo…..
    Encarar e rotular, sem relevar, faz essas coisas.

  • 70 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 12:03

    67, HRP, você é um elitista acadêmico, paabéns.
    Educação e saúde não são direitos, I am sorry. São privilégios, assim como dirigir carros e pilotar aviões.
    É desejável, no mundo de hoje, que o estado proporcione educação BÁSICA (primeiro grau, 9 anos) para todos. É desejável, (as opiniões variam) que existe algum sistema de saúde público? Talvez.
    Mas DIREITO? Não é.

  • 71 HRP Simple // 23/September/2008 às 12:03

    E olha Chester…….essa tão decantada universidade pública aqui em nossa terra não é aquela maravilha que alguns pensam não!…..pelo próprio comportamento de seus mestres….altamente academicos e elitistas.
    Voce deve gostar.
    Ou corruptos né?

  • 72 veritas // 23/September/2008 às 12:05

    recomendações do magnata bancário Andrew Mellon ao trigésimo primeiro presidente dos Estados Unidos, Herbert Hoover: “Se desfaça dos funcionários públicos, se desfaça do estoque, das terras e das propriedades do Estado”. Aquelas sugestões desembocaram na crise financeira dos anos 30 e foram a causa de um novo pacto social, o New Deal de Franklin Delano Roosevelt.

  • 73 HRP Simple // 23/September/2008 às 12:06

    Pelo contrário Chester….academico não!….quem sou eu, para tanto?!
    Olha aí o que o Pax disse de mim….
    Sou um pobre cidadão querendo exercer o direito de mudar os rumos da vida que levamos para melhor, só isso.

  • 74 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 12:08

    essa confusão entre privilégios e direito é causada por políticos de vários matizes, claro que a esquerda explora esse engano levando as pessoas a crerem que votando neles, vai chover saúde e educação.
    Pelo que temos visto por aqui, com quantidades enormes de dinheiro de impostos sendo investidas com resultado pífio, está claro que é um erro.
    Mas eles persistem iludindo as massas prometendo aquilo que não podem cumprir: direitos inexistentes, fictícios.

  • 75 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 12:09

    73, HRP, você compreende o que 80% do povo não compreende. Você nem precisa fazer parte da elite, para ser elitista, isto é, reconhecer que ela existe, é necessária, e tem obrigações.

  • 76 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 12:11

    veritas, 72, Rossevelt criou o Fanie Mei e o Fredi Meq, BNH socialista que emprestou dinheiro ao povo a juros irreais (subsidiados) e que acabam de quebrar, rpovocando o mairo crash. Legal, né?

  • 77 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 12:17

    O mais engraçado é ouvir político prometendo DIREITO A SAUDE. Bom, isso é impossível, pois político algum tem o poder de evitar que as pessoas adoeçam (teve um Nazareno que há uns 2 mil anos viveu, que as pessoas juram que tinha esse poder).
    Aí o eleitor ouve palavra mágica: Saúde!
    “Nossa, se eu votar nele, nunca mais pego nem gripe”.

    Na verdade o que o político promete é atendimento médico-hospitalar-caso-ele-fique-doente.
    Mas porque o político mente? Porque se disser a verdade, fica muito mais fácil cobrar a promessa. E nós sabemos que cumprir promessa desagrada poíticos.
    Aí o eleitor-votante fica doente..
    -Deputado, o senhor prometeu saúde e perdi a minha!
    - não sou Deus para curar os doentes…(ué, mas porque prometeu, então?)

  • 78 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 12:18

    HRP, 71, a minha vontade é mandar para a rua todos os professores universitários que vivem as minhas custas, do dinheiro dos impostos que eu pago.

  • 79 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 12:23

    Aí chegamos no Sergio Cabral, que prometeu saude, quis entregar atendimento médico (já vimos que não é a mema coisa) e nem isso conseguiu. Nesse fim de semana, faltaram 6 médicos no plantão da emergencia do H Getulio Vargas.
    SC chamou os médicos de fdp, etc, etc…tudo muito engraçado.
    Ele contratou os médicos? Não por concurso. E sim através de cooperativas (hummmmm)
    Dois alegaram doença (ta vendo como nem médico tem DIREITO A SAUDE?), outrso 4 tinham pedido demissão!!!!!!!!
    Hilário. Sergio Cabral paga mal e quer escravizar os médicos! Absolutamente hilário. Se ele prometeu atendimento médico para se eleger, deveria pegar os 30 pacientes que não foram atendidos e levá-los a consultórios particulares e pagar a consulta de cada um de seu próprio bolso.

    Como pode um governador querer, pretender que médicos cumpram as promessas que ele fez para se eleger? Absolutamente non sense.

  • 80 João Daltro // 23/September/2008 às 12:25

    Ah, quer dizer que a culpa da crise é do Roosevelt? Não seria do Abraão Lincoln? Não, ele era republicano. Talvez do Touro Sentado? Ou do Leif Erikson, para não desagradar o racismo estadunidense que não admite o Colombo? Caras viúvas do Busheco, menas, por favor, menas

  • 81 Nhé! // 23/September/2008 às 12:28

    #68 boa idéia, vou pagar uma merreca aos meus funcionários… rsrsrsrsrsrs!

  • 82 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 12:33

    Socialista é tudo meio burro mesmo, ou fazem de propósito?

  • 83 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 12:35

    é que nem salário e todo o resto ….., ganho pouco! Pede demissão. Tá muito caro! Vende. Ta muito barato! Compra.

    Put your money where your mouth is.

  • 84 HRP Simple // 23/September/2008 às 12:47

    Chester….não vou a extremos como voce, mas gostaria que houvesse mais transparencia na administração das universidades públicas, e na avaliação dos professores.
    Quanto a salário, se não forem compativeis espantam os caras da cátedra.
    O cara que para mim é o exemplo classico do professor universitário das federais e das estaduais é aquele cara muito competente, ganhando razoavelmente,elitista, de certa maneira um pouco desconhecedor da realidade nacional e as vezes, para sua tristeza Chester, um marxista de “ARAQUE”!

    Por isso, lembrando do Pax e do seu conselho para que eu ficasse calado, te digo que planos para a educação devem ter aconselhamento profissional , da área, mas tem que ter o politico representante do povo com poder opinativo e decisório.
    Senão virá elistismo ….tô cheio disso.

  • 85 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 12:52

    O CRM respondeu ao governador SC da seguinte forma (resumidamente)
    1. se o diretor do hospital (médico) for culpado ou o secretário de saude for culpado (tb médico), ambos serão punidos.
    Os 2 foram nomeados pelo governador….é hilário.

  • 86 HRP Simple // 23/September/2008 às 12:58

    Sergio Cabaral pediu para ser governador….por aí podemos ver que o sujeito é um louco mesmo….
    Governar o Rio?
    Me desculpem os cariocas ,mas por perto, gostaria de passar da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro

  • 87 HRP Simple // 23/September/2008 às 13:01

    “mas nem por perto”.

  • 88 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 13:02

    HRP, você reconhece o elitismo dos marxistas hoje , como você mesmo disse, espalhados nas universidades publicas brasileiras? Você é contra o elitismo de funcionarios publicos e quer mais politicos dando palpite?

  • 89 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 13:09

    Elitismo é de esquerda nas universidades e começa assim. Os candidatos são pré-escolhidos, as questões são pesadamente ideológicas, os candidatos favoritos (os mais de esquerda ainda) são favorecidos.

    Esquerdista quer ser dirigente sem nunca ter sido dirigido. Daí que apela a luta política, sindical, ….

  • 90 HRP Simple // 23/September/2008 às 13:11

    Chester….me mandaram silenciar, voce ensinuou que eu mudei….
    Pois é, eu sou mesmo mutante….mas não espere que me torne facista, e por favor não me chamem de cego, burro pode, cego não!

  • 91 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 13:13

    quem mandou você silenciar? Censura velada?

  • 92 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 13:18

    o que é se tornar fascista?

  • 93 HRP Simple // 23/September/2008 às 13:20

    Me chamaram de burro, ái!
    BUÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!

  • 94 Chesterton Dracul // 23/September/2008 às 13:21

    ja sei, para você fascista é aquele que pensa com a própria cabeça.

    O esquedista:
    - você vai acreditar em mim ou em seus próprios olhos?

  • 95 HRP Simple // 23/September/2008 às 13:25

    Chester…..até que concordamos ,hoje, em muita coisa.
    Não vamos polemizar assim….facista é o Mussolini e pronto!

  • 96 Pax // 23/September/2008 às 13:46

    HRP,

    Pax // 23/September/2008 às 11:04

    Desculpe-me HRP bom sitiante, mas não o considero capaz o suficiente para discutir problemas de Educação no Brasil. Não é ofensa, é a realidade. Visões antolhadas de defesa do indefensável criam pouca credibilidade.

    Digo e repito.

    E pergunto, onde no texto acima está escrito: Cale-se, ou mesmo, você é burro?

    Só acho que quem acha que meu Lula é o grande cara que tudo faz pela Educação, ou tá antolhado (usa antolhos, aquilo que colocam nos cavalos de carroça como anteparo da visão, pra não ver nada além de onde o dono quer que ele olhe, ou tá de má fé mesmo.

    No teu caso, acho que é antolho mesmo.

    Pena, a discussão tava boa.

  • 97 HRP Simple // 23/September/2008 às 13:49

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…..
    PÕ….continuemos Chester!

  • 98 Rodrigo // 23/September/2008 às 14:04

    Por que diabos todo reaça sempre tenta passar uma erudição que ele não tem? Que fixação…

  • 99 brasileiro // 23/September/2008 às 14:05

    No final, o gringo estraga tudo e mostra toda a sua ignorância sobre o brasil. Diz ele:
    “Fazer isso nos dois anos que lhe restam, só com intervenção divina”

    Ora vejamos, consertar todas essas mazelas criadas em cinco séculos de exploração, nem nos oito anos em que estará no poder. Mas, ainda não acabou. O jornalista parece esquecer que com mais de 77% de aprovação, o lula elege até um poste nas próximas eleições, o que significa dizer que, sim, ele terá mais tempo e poderá, sem ajuda divina, mas com o apoio das pessoas realmente brasileiras - de todas as classes e credos - desmantelar a estrutura criada pela direita facista e entreguista que sempre esteve à frente da política no Brasil.

    Diz ele:
    “O principal deles é o sistema educacional, que apesar de receber mais investimentos continua uma vergonha disfuncional. Também há corrupção incontrolável, impostos exorbitantes, desmatamento da Amazônia e uma das burocracias mais perdulárias do planeta.”

    Antes de ter uma escola que funcione é preciso ter crianças que comam e professores que tenham estudado. Isso está sendo feito, é a abertura do caminho para acabar com cinco séculos de elitização da educação - os classes média que frequentam o blog provavelmente nunca pensaram que suas empregadas domésticas e faxineiras têm filhos que precisam estudar…na cabeça da nossa elite e classe média eles não devem estudar, devem ter uma profissão!!!

    Corrupção incontrolável que é gerada por líderes mediocres que só pensam em “arrumar unzinho”. Ora, o mensalão nada mais é que uma forma de tentar driblar a corrupção para ter poder em um congresso coalhado de bandidos. Foi usado pelo FHC e pelo Lula, embora nenhum dos dois goste desse tipo de ação. Não se acaba com a cultura de corrupção em 20 anos, serão necessários muitos outros mandatos e muitos anos de democracia para melhorar esse quesito.

    Impostos exorbitantes criados por um sistema fiscal que sempre procurou inchar o estado para que esse pudesse distribuir com os seus amigos - a elite corrupta e sem consciência de pátria - que sempre tomou conta do país. O PT está tentando fazer a reforma fiscal há mais de 12 anos, sem o apoio de ninguém além de uns gatos pingados do PSDB, que merecem aplausos mas que não conseguem forçar a cúpula do partido a ajudar nessa reforma que seria crucial para o país.
    A Amazônia não está sendo desmatada por causa dos petistas. A faisca da destruição foi a política de dominação financiada pela ditadura militar que levou milhares de gauchos, paranaenses e outros para criar gado na floresta…porra, manda esse imbecil estudar!

    Burocracia perdulária criada para manter e fortalecer a elite. Com qualquer graninha vc derruba a burocracia e faz o que quiser no brasil…isso está mudando, mas, de novo, não será em 20 anos.

  • 100 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 14:17

    Pax, nem antolhos nem má fé. Vontade de ter fé. Como o outro que dizia que se um ajoelhar e cumprir com vontade todo o ritual religioso ele acabará acreditando em Deus. O HRP está lutando com seus demônios íntimos do ceticismo. Deve ser mais cético que eu. Um Terentiev com vontade de ser Nill. Por isso fica fulo da vida com o ceticismo alheio.

  • 101 HRP Simple // 23/September/2008 às 14:19

    Taí…..criticou ,mas não humilhou….
    Continuo na minha, mas assim eu gosto.
    De resto…..ceticismo ?
    TÔ fora.
    e aí vem zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…..

  • 102 HRP Simple // 23/September/2008 às 14:23

    Fé implica em não contestar……e ela e dogma não são a minha praia.
    Mas ingenuidade e utopia vazia também não.
    Depois da critica sempre deve vir a caravana das soluções e das alternativas,
    senão vira gritaria da HH!

  • 103 HRP Simple // 23/September/2008 às 14:24

    Boa professora, mas péssima analista, escolheu certo a profissão.

  • 104 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 14:29

    O brasileiro está com um problema sério de entendimento da realidade.
    Estudar em sua opinião é uma atividade sem fins lucrativos, um diletantismo:
    “Antes de ter uma escola que funcione é preciso ter crianças que comam e professores que tenham estudado. Isso está sendo feito, é a abertura do caminho para acabar com cinco séculos de elitização da educação - os classes média que frequentam o blog provavelmente nunca pensaram que suas empregadas domésticas e faxineiras têm filhos que precisam estudar…na cabeça da nossa elite e classe média eles não devem estudar, devem ter uma profissão!!!”
    Nem sei o que dizer… e eu aqui, e tantos outros, estudando, sem dúvida somos uns equivocados, para ter uma profissão ou desempenharmos melhor as nossas.
    Isso é uma manifestação típica do trauma do bacharel de que sofre o brasileiro médio. É algo tão característico quanto o complexo de vira-lata.
    Passei anos da minha vida empenhada no sucesso dos CIEPs. Briguei com Deus e todo mundo por eles. Acho patético ver aquela papagaiada martabotoxiana falando de CEUs e nem uma palavrinha sobre os pais da criança, Darcy Ribeiro e Brizola. Mas uma das minhas brigas mais sérias e compridas, foi justamente com Darcy, que vivia dizendo, cada vez que nós sugeríamos que os alunos necessitavam de alguma atividade profissionalizante, que os CIEPs não existiam para fornecer mão-de-obra barata para ninguém. Pois bem, trabalhar faz parte da vida da maior parte da Humanidade e nisso não vai nenhum desdouro. Ao contrário, trabalhar é bom para a saúde física e mental. Trabalhar e não ser explorado. Profissionais bem preparados, sejam eles médicos ou torneiros mecânicos, babás ou engenheiros, conhecem o valor de seu trabalho e são menos propensos a exploração trabalhista.
    Estudar para ter uma profissão é o que todos fazem nesse mundo. Menos os burgueses mais decadentes, porque até os netos do Roberto Marinho dão duro nos estudos para poderem administrar com conhecimento de causa os negócios da família.
    As vezes acho que o Sérgio Buarque de Holanda tinha razão nuns negócios que ele dizia sobre essa mania ibérica de ser nobre e não fazer nada…

  • 105 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 14:30

    rsrsrsrsrsrsrsrs…
    E um pouquinho machista também o nosso HRP.

  • 106 Ivan // 23/September/2008 às 14:31

    Sobre a falta de um plano nacional de educação, talvez a notícia que segue seja alentadora:

    http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2008/09/23/proposta_de_lei_de_responsabilidade_educacional_deve_sair_depois_das_eleicoes_diz_haddad-548340114.asp

  • 107 HRP Simple // 23/September/2008 às 14:44

    Ivan! Manda esse endereço pro Email do gaucho corneteiro!
    AHAHAHAHAH!
    gauxocorneteiro@bolas.com.br

  • 108 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 14:45

    Uma idéia de Haddad que é muito boa, é a de uma “residência” para professorandos. Um ano de “residência”, trabalhando como regente, mas sob supervisão de professores experientes. Isso seria um imenso passo. 10% das matrículas existentes no total nacional, privado e públicop ou só público? O ensino médio público é numericamente ridículo, pelo menos no Rio. Falta vaga adoidado.

  • 109 Ivan // 23/September/2008 às 14:56

    Memento,

    Como leigo no assunto, acho que a criação do Ideb, as avaliações por meio do Saeb e da Prova Brasil e a fixação de metas são avanços que não podem ser desconsiderados. Isso é, claro, apenas um começo. O que acha?

  • 110 César // 23/September/2008 às 14:56

    O PROUNI eu só avalio daqui a algum tempo. De plano, parece ser uma idéia ruim. Mas muitas universidades privadas estão melhorando às custas desse dinheiro.

    Agora, que a universidade deve ser p/ a elite, eu também concordo, mas sim a elite intelectual. O que ocorre hoje no Brasil é que esta se confunde com a classe média alta nas universidades públicas, o que é um contra-senso. Você pega a patricinha que nunca andou de ônibus na vida e joga numa UERJ caindo aos pedaços, por exemplo.

    Isso só se resolve com educação fundamental de qualidade. Poucos políticos têm interesse nessa mudança, uma vez que seus filhos já estudam nas melhores escolas particulares mesmo e eles desejam que esse ciclo de poder se renove com eles sendo os novos representantes da elite política/econômica do país.

    A questão da universidade x escola técnica é assunto p/ outro comentário…

  • 111 Diogo // 23/September/2008 às 15:03

    Curto e grosso:

    O sucesso de Lula é o fracasso do PT!

    Ou seja, é um sucesso do PSDB.

    Que aliás é um fracasso - tanto no governo, como na oposição.

  • 112 namber uam // 23/September/2008 às 16:06

    Memento Morti

    Parte da culpa pela corrida desenfreada aos cursos universitários, acredito eu, devem-se às empresas que descobriram no estagiário, uma maneira de não recolher os tributos trabalhistas e nem manter vínculo empregatício.
    Até para funções antes destinadas aos que tem formação técnica, hoje, as empresas exigem curso universitário.
    Resultado: bacharéis mal formados que ocupam lugar de técnicos, recebendo salário de ajudante.
    Ou será que eu estou enganado?

  • 113 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 16:20

    Gente… tadinha da classe média. Agora também querem expulsar a pobre coitada das universidades públicas? Se ela não puder estudar nas públicas vai fazer como? De onde sairão os futuros engenheiros, médicos, administradores enfim… Quem sera a próxima classe média?
    Lendo certos comentários, inclusive alguns do meu amado esposo, fico com a impressão que Satanás encarnou na classe média. Que ela é a verdadeira culpada de todos os males da terra. Parece papo de feminista radical, daquelas que escrevem a/o Deus/a. Falam de homem de um jeito que dá a impressão que são o cão chupando manga. Bizarro. Coitada da classe média. Paga todos os impostos, não dá para sonegar, como fazem os burgueses. Limpa a calçada depois que o cachorrinho faz cacá, trabalha para caramba. Já viram de quantas horas se compõe a jornada de trabalho de uma mulher de classe média? Em que país vocês estão vivendo? No Brasil dos anos 50? quando as senhoras de classe média ficavam em casa administrando as empregadas? humpf…
    Ando vendo uns resultados tão estapafúrdios do tal Enade que nem sei se esses exames medem mesmo alguma coisa. E também todas essas reformas, exames etc… partem de uma premisa errônea. Que a estrutura do ensino no Brasil está sofrendo de disfuncionalidade. Como aliás aparece no mesmo artigo lá do início do fio. Ledo engano. O sistema educacional brasileiro funciona perfeitamente bem. Mas como isso pode ser, vocês me perguntarão? Veja quantas distorções você mesma levantou! Pois é. Mas é assim mesmo que ele tem que funcionar. Não são defeitos, são características dele. É uma das formas da sociedade brasileira produzir e garantir seu esquema hierárquico. Qualquer mudança no sentido de eliminar a produção de hierarquia irá acarretar alguma aparente distorção que tornará a colocar o trem nos mesmos trilhos de antes. Se os pedreiros ganhassem o mesmo que um médico, muita gente nem ia pensar em estudar. O problema não é educacional, nem racial, nem de gênero ou sexo. É um problema muito mais profundo. A desigualdade e a injustiça econômica e social é inerente ao capitalismo. Assim, não há sistema educacional sofrendo de disfunção. Muito pelo contrário…

  • 114 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 16:22

    Não estás enganado não Namber uam. É isso mesmo, a acreditar nas palavras dos micro-empresários entusiastas do estagiário. Uma senhora economia. Os olhinhos deles reviravam de gosto e prazer.

  • 115 Pax // 23/September/2008 às 16:33

    Quer um exemplo de Ensino Médio do canário?

    O COTUCA - da Unicamp.

  • 116 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 17:05

    É o colégio de aplicação da Unicamp? Os colégios de aplicação são sempre muito bons. Professores concursados e supervisionados, necessariamente a par de discussões pedagógicas (se não não podem dar aula para os professorandos). E mais bem pagos que a média dos professores de 1º e 2º graus.
    Isso é muito importante. Por que a Escola Americana é excelente? Entre outras coisas porque seus professores trabalham exclusivamente para ela e ganham para isso. Pague bem e você terá um bom empregado. Pague mal e você terá um bom funcionário se ele tiver consciência social e outros escrúpulos típicos da classe média e proletariado, pois como já dizia Rosemarie Muraro, só a classe média e o proletariado têm moral. O lúmpem é amoral, pois está abaixo da linha e a burguesia também é amoral, pois sabe que seus crimes passarão impunes.

  • 117 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 17:06

    Pax, já ia esquecendo de chatear um pouco. Seu primeiro charque? Quem comer viverá? rerere

  • 118 César // 23/September/2008 às 18:39

    A desigualdade não é econômica e social é inerente ao capitalismo sim. Agora, num Noruega ou mesmo, vá lá, num EUA, o filho da sua empregada consegue superar essa condenação a ser pobre, esse fatídico destino, através de uma educação de qualidade proporcionada pelo Estado, o que garante mobilidade social e o progresso da própria economia.

    Satisfazer-se com o sistema educacional brasileiro, esse perpetuador da desigualdade social, é um enorme egoísmo.

  • 119 Fabio Passos // 23/September/2008 às 19:12

    O maior sucesso de Lula é concretamente melhorar a renda dos mais pobres…

    Seu maior fracasso é governar aceitando o jogo sujo dos ricos…

    Tem de tomar o Estado destes ricos avarentos e incompetentes.

    Esta “elite” é atrasada demais.

    São claramente os responsáveis por nosso subdesenvolvimento.

    É preciso distribuir renda prá valer.

    Acabar com os privilégios indevidos que os ricos possuem.

  • 120 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 19:40

    Não é tão fácil assim superar o triste fado de ser filho da empregada. Se fosse os guetos estariam vazios. Cada sociedade inventa seus próprios mecanismos para conter as tentativas de ascensão social dos que estão na base da pirâmide.

  • 121 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 23/September/2008 às 19:51

    É muito mais fácil para o filho da empregada subir que para o filho da classe média. Esses, se conseguirem manter o padrão dos seus pais, já está ótimo.

  • 122 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 23/September/2008 às 19:58

    Do Estadão:

    O governo federal não sabe onde estão quase 7% das crianças de 6 a 15 anos do programa Bolsa-Família. São mais de um milhão de estudantes que deveriam ter a freqüência escolar acompanhada pelas prefeituras e Ministério da Educação (MEC), mas não constam como matriculados em nenhuma escola do município onde moram.A freqüência escolar é uma das contrapartidas que as famílias beneficiárias do programa precisam cumprir para garantir o pagamento mensal.

    chest- o problema de manter a paz social com bolsa familia, fome zero, bolsa negão, bolsa índio é que tudo é muito frágil e fácil de burlar. O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento do indivíduo e sua capacidade de arrumar trabalho por conta própria.

  • 123 Memento Morti em onda de Galadriel // 23/September/2008 às 23:13

    Assistindo o noticiário da SIC vimos uma matéria desalentadora para a classe média. Os portugueses também não estão conseguindo pagar as prestações de compra de imóvel. E perdendo tudo para os bancos. Lembrei-me de As vinhas da ira, de Steimbeck. Surf e eu tivemos uma pequena conversa sobre Kondratief, ousei dizer que a globalização deve ter alterado as variáveis e bagunçou o coreto do ciclo. Essa porcaria ainda vai piorar muito e a mim parece que é a última etapa da pauperização da classe média, que depois disso vai ser a classe mérdica. Vão nos tirar até as calçolas e ceroulas.
    Aí sim vai ser o bicho.

  • 124 César // 24/September/2008 às 11:51

    V0cês são muito conformistas.

  • 125 Fabrício // 24/September/2008 às 15:07

    Ao ler os comentários que aí estão, vejo como a construção de um país justo e igual ainda está muito longe.. O que muitos não vê é que corparativismo e o egoismo impera nas pessoas e consequentemente nas relações socias. Frutos dos interesses de um sistema perverso e injusto.

    É muito fácil colocarmos a culpa na classe política e continuarmos com a nossa vida egoista e sem pensar no coletivo, existe hoje uma visão totalmente errado do que é política, que é cuidar da coisa publica e não simplismente transformar a política em um produto mercadológico que é o que acontece no capistalismo, onde tudo pode ser comprado.

    Nós elegemos e imediatmante damos as costas para os eleitos, sendo assim eles sem nenhum atrito fazem o que querem com a nossa vida publica. Pois o que muitos não sabem é que a política faz parte da nossa vida cotidiana.

    Hoje mesmo li no jornal que o congresso tem um projeto de elevar o valos das multas em 70%, porque não em vez disso punir exemplarmente os infratores, que na maioria ficam impunes… Onde está os sindicatos e associações desse País? Já sei, estão todos atrelados aos partidos políticos… Assim fica difícil….

  • 126 namber uam // 24/September/2008 às 20:29

    Viés preconceituoso:

    #122 Chest/Frangão:

    “…chest- o problema de manter a paz social com bolsa familia, fome zero, bolsa negão, bolsa índio é que tudo é muito frágil e fácil de burlar.”

    E aí?
    É ou não é preconceito?

  • 127 marco // 24/September/2008 às 21:52

    ” Equador ameaça não pagar ao BNDES empréstimo para construção de hidrelétrica

    Dois funcionários da empresa estão refugiados na embaixada brasileira em Quito.

    Outros dois conseguiram deixar o país antes da expulsão da empreiteira, determinada pelo presidente Rafael Correa, seguida do embargo dos bens da empresa e proibição da saída dos funcionários. O Exército ocupou os canteiros de obras da empresa. ”

    Rapaz, parece que alguma coisa deu errado na politica externa do Itamaraty baseada na união dos irmãos sul americanos contra o dragão da maldade do norte…

    Primeiro a Bolívia com o petróleo e gás, depois o Paraguai com Itaipu, e agora até o Equador quer dar o calote no empréstimo do BNDES…

Leave a Comment