Na noite do último 21 de agosto, aviões militares norte-americanos sobrevoaram a cidade afegã de Nawabad para atacar um grupo talibã que enfrentava um grupo de soldados no chão. Mataram um dos principais seguidores do mulá Omar, mulá Sadiq, e com ele 35 combatentes inimigos e sete civis. Um comentarista da FoxNews, o ex-coronel Oliver North – envolvido com um escândalo durante o governo Reagan – corroborava a versão.
ONU e o governo do Afeganistão afirmavam o contrário: pelo menos 90 civis mortos. A maior matança de civis em um só ataque desde que a guerra teve início.
Agora, o vídeo amador feito por um médico com seu celular nos dias seguintes ao ataque dos EUA mostra quem tinha razão. O filmete foi divulgado pelo diário britânico The Times. O Pentágono reabriu as investigações.
Atualização – Deixei de publicar um alerta importante que está na reportagem do Times, no original em inlgês após o link. O vídeo foi editado para exibição na web. As cenas graficamente mais fortes de morte não estão lá.






64 Comentários até agora ↓
1 Credun Fas // 16/September/2008 às 5:09
“Agora, o vídeo amador feito por um médico com seu celular nos dias seguintes ao ataque dos EUA mostra quem tinha razão.”
menos pedro… menos…
bastou chegar a califórnia para comprar a ingenuidade americana?
Se esse vídeo mostra quem tinha razão eu tenho cada vez mais medo desse futuro onde imagens de um bando de gente enrolada em panos é tratado como “prova” de alguma coisa. Não acompanhei o caso mas achar que um vídeo gravado no DIA SEGUINTE ao ocorrido “mostra quem tinha razão” é duro de aguentar…
Acho que qualquer afirmação como a sua deveria ser acompanhada de investigação onde se responda no mínimo no mínimo quem morreu… caso contrário corre-se o risco de passar papel de ridículo tal como a Reuters, AFP, etc…
2 ROFL // 16/September/2008 às 5:52
Interessante, quando a Russia contra-atacou a Georgia faz um mes, a americanada esgoelaram isso e aquilo sobre o “uso desproporcional da forca” contra os coitadinhos da Georgia.
Ai nao da nem tempo pra poeira baixar e da-lhe a americanada bombardeando e nivelando cidades no Afeganistao, com historinha pra boi dormir que o uso da forca deles eh controlado pelos seus “super-mega-bombasticos-misseis-guiados-com-precisao-milimetrica”
Entao ta…
3 ROFL // 16/September/2008 às 5:54
@1
Le direito a materia.
Sources close to one of the investigations said that a video film was shot by Afghan officials the morning after the attack. It corroborates the doctor’s footage but has not been made public.
Ingenuidade eh comprar essa historia americanizada querendo botar merda na cabeca de todo mundo, se fazendo de bonzinhos lutando com causa justa, pintando e bordando mundo afora.
4 Credun Fas // 16/September/2008 às 5:57
ROFL @ 3
Ahhh… as tais fontes anônimas…
5 H.Romeu Pinto! // 16/September/2008 às 6:29
Embora o Taleban seja a escória humana…do outro lado bate o desespero como bateu nos primeiros “ultimos” dias dos americanos no Vietnam…..perda de comando?
Perda da vergonha?
Ou sem vergonhice mesmo?
6 H.Romeu Pinto! // 16/September/2008 às 6:32
ROFL…..e “tchuminha” do Mossad, das forças especiais norte americanas e do exercito israelense andaram treinando os georgeanos!
……Aí os coitados apanharam como cachorro sem dono dos Russos…..o Exercito russo não,definitivamente, um bando de palestinos mortos de fome e lutando com paus e perdas!
KD a arrogancia dos amiguinhos dos EUA?
7 Zictor // 16/September/2008 às 7:04
Será que dá pra alguma post neste blog NÃO virar uma disputa ideológica?
8 Darwinista // 16/September/2008 às 7:47
Zictor,
Eu pensei exatamente a mesma coisa ao ler os comentários do Fucs e do ROFL.
A relativização da matéria e das informações, por parte do Fucs, se devem a uma isenção e busca pela informação sempre exata, ou por uma boa vontade mal disfarçada pra com os norte-americanos?
A aceitação das informações do Times e da credibilidade do vídeo por parte do Pedro e do ROFL tem origem na fonte da informação ou porque elas desancam o império?
O Fla x Flu ideológico é tão onipresente por aqui, que chega a desanimar, em alguns momentos, de participar dos debates.
9 Gerson B // 16/September/2008 às 7:47
Faço minhas as palavras do Zictor (7). É irritante.
Até acho provável esse massacre, mas o vídeo não é prova, do que vi. Exceto pelo que parecia ser um pé de criança, não dava pra saber se eram guerilheiros mortos. Nem se estavam mortos mesmo.
10 Darwinista // 16/September/2008 às 7:53
Fucs,
Sobre seu questionamento a respeito do vídeo: o que você acha exatamente que ele está representando então? Outro massacre que aconteceu em outro lugar e outro dia que não o declarado pelo autor da filmagem? Você acha que aqueles corpos deitados e enrolados em mantas não estão mortos, são atores? Se estão mortos, eles foram coletados em hospitais e cemitérios e plantados ali? E pra dar maior veracidade, contrataram umas carpideiras e atores.
Afinal, o que nesse vídeo te causou tanta desconfiança?
11 Mr X // 16/September/2008 às 8:23
Em guerra, sempre morrem civis. Só um dos lados tenta evitar suas mortes, o outro as procura. Ou alguém já acusou alguma vez os talibãs e terroristas islâmicos por “massacre de civis”? Seria redundância.
E digo mais, se esses civis estavam com o mulá Sadiq, provavelmente nem eram tão civis assim. Seriam tipo os famosos guerrilheiros do Hizballá que apenas morriam viramam “civis” na recente guerra do Líbano…
12 Darwinista // 16/September/2008 às 8:29
Mr. X,
Sua argumentação lembra a de um amigo que, quando surgem notícias sobre ações da polícia nos morros cariocas que resultam em morte de pessoas não envolvidas com o tráfico, diz: “Se o cara mora na favela, boa gente não deve ser…”
13 ROFL // 16/September/2008 às 8:57
Darwinista,
Nao disse que aceitei a tal informacao da Times ou que nao ha possibilidade de tudo isso ser forjado.
O que eu acho errado eh ter dois pesos e duas medidas justamente sobre o caso da Georgia e sobre o Afeganistao agora.
Os EUA tentam demonizar tudo o que os russos poe a mao, todos os seus atos e por ai vai. Enquanto a tal “guerra contra o terror” eh justa e em busca dos tais ideias democraticos… PARA COM ISSO! Me parece muito mais com colonialismo evangelico: “vamos levar a palavra do senhor (democracia) para esses barbaros infieis…”
Voce sabe muito bem que a midia eh muito poderosa e faz voce ir do ceu ao inferno em questao de minutos. A midia escolhe os viloes e bandidos da historia e ponto final. No caso da Georgia, tentaram vender a ideia de que a Russia estava tentando promover limpeza etnica no pais, o que foi justamente o contrario! O panaca do presidente georgiano ataca primeiro cruzando os dedos pros amiguinhos do lado de ca do planeta comprarem a briga. Se fudeu e se fudeu feio.
14 H.Romeu Pinto! // 16/September/2008 às 8:59
Relativismo moral como esse do coment 11 é X!….ou melhor, é soda……pois é, os caras da Petrobras conhecem bem as convicções de um dos comentaristas lá de cima….. é bom conversar por aí.
Darwin…..envolva-se!
Caia no debate ideologico!…..observadores neutros não somam ao debate….só não precisa ser radical,xiita ou fanatico…..brincadeirinha Darwin……sorry.
15 H.Romeu Pinto! // 16/September/2008 às 9:01
Rofl…armaram uma casa de caboclo “PRO CÊ”!
Remédio para lepra é barato e fácil……ser a favor de um lado,principalmente contra o grande império domal, torna o sujeito um leproso!
16 Diogo // 16/September/2008 às 9:01
Me lembra também o argumento de um talebã amigo meu: se o cara mora nos EUA - boa coisa não é.
Cada um encherga chifre no cavalo que lhe convêm.
17 Palhaço H.Romeu Pinto! // 16/September/2008 às 9:02
É …….se fu…..mesmo!
18 Mr X // 16/September/2008 às 9:13
Quando algum esquerdista criticar os talibãs, palestinos e assemelhados por “massacre de civis”, eu me manifesto. Até lá…
19 Darwinista // 16/September/2008 às 9:15
Romeu,
O problema não é ter afinidade com uma determinada maneira de ver o mundo. O problema é transformar todo e qualquer assunto em uma disputa ideológica. Isso é coisa de mente embotada.
20 Palhaço H.Romeu Pinto! // 16/September/2008 às 9:18
Óbvio que o Mr. X tem razão ao ressaltar os crimes do Taleban….mas caro X, o Taleban e Saddan foram super alimentados pelos EUA em tempos passados para servir bem a Tio Sam….depois sairam do controle….né?
O taleban está longe de acabar…..e o Pakistan está logo ali……sempre há uma montanha de dificil acesso ou uma boa caverna para se esconder……e o apoio dos chefes tribais do pakistan…..
Vai longe esse drama…..mas quando começam esses excessos dos exercito de ocupação nunca são sinal de boa coisa….
21 Diogo // 16/September/2008 às 9:19
O problema é alguém se intitular arauto da honestidade, e cometer tantos atos de corrupção, como o PeTê.
E o problema é alguém se intitular paladino da liberdade e justiça, cometer tanto massacre de civis.
22 Palhaço H.Romeu Pinto! // 16/September/2008 às 9:21
Darwin…..falando em mente embotada…..me presentearam com um gorro de lã, mas com o distintivo do Corinthians!…….estou chocado…..queriam fazer minha cabeça……
23 Palhaço H.Romeu Pinto! // 16/September/2008 às 9:25
My Lai….alguém lembra?….é bem tipico dos efeitos piscologicos da guerra na mente dos soldados stressados……
24 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 16/September/2008 às 9:29
+ Quando eu digo que essa CIA não serve pra porra nenhuma…. nem a ABIN dá esses moles.
25 Darwinista // 16/September/2008 às 9:33
Romeu, se você não for usar o gorro guarde, que eu passo aí pra pegar.
26 Palhaço H.Romeu Pinto! // 16/September/2008 às 9:37
Passa aqui em casa e pega, antes que eu queime!
27 Wiliam // 16/September/2008 às 9:57
Talebans merecem é bomba mesmo. Civis que o apoiam e estiverem por perto merecem bomba tb.
28 Pax // 16/September/2008 às 9:59
Bem, Afeganistão não é brincadeira pra crianças, afinal.
Que o digam os ingleses no século XIX, os soviéticos no fim do século XX (79 a 89) e agora os americanos e aliados que tentam controlar o Talibã que apóia a Al Qaeda.
Os próprios americanos armaram e e treinaram os guerrilheiros islâmicos contra os soviéticos durante o fim da guerra fria. Não só eles, mas Arábia Saudita e China também.
A geografia, a conjuntura tribal e dificuldade de se montar um governo central respeitado formam as excelente condições para o terrorismo internacional se esconder e formar suas milícias.
Enquanto os EUA se desgastam no Iraque, o terrorismo ainda sobrevive no Afeganistão. Ok, a Al Qaeda sofreu bastante desde a invasão americana, mas não parece dar sinais de desistência.
Essa história está longe de ter fim. Veremos mais uma série de filmes como esse. Infelizmente.
…………………..x……………..x………………………
Concordo com o Zictor !
29 Antonio // 16/September/2008 às 10:01
Credun Fas,
Se o pentágono reconheceu legitimidade suficiente no vídeo, a ponto de reabrir suas investigações sobre o que ocorreu, vc também poderia reconhecer, não acha?
ACT
30 Palhaço H.Romeu Pinto! // 16/September/2008 às 10:02
Voce está querendo demais…..!
31 Pax // 16/September/2008 às 10:06
Fora do tema - Pax
Hei, o grande ACT agora tem bom blog? Alvíssaras!
………………………………………………………….
Ok, Pedro Doria, pode cometer seu comenticídio.
32 RW in Miami // 16/September/2008 às 10:18
Faco eco as palavras do Pax. O blog do ACT e’ supimpa !
33 Antonio // 16/September/2008 às 10:31
Sim meu caro Pax, começou mês passado…
(Mal aê o off topic, PD.)
abs,
ACT
34 Chesterton Dracul // 16/September/2008 às 10:32
os que morreram nas torres gemeas eram militares?
35 João Daltro // 16/September/2008 às 10:33
Finalmente nosso caro Mr. X reconhece, ao mostrar a semelhança total das atividades, que os EUA não passam de terroristas espalhando a morte pelo mundo. Já é um progresso. Quem sabe ele também vai começar a duvidar da tão propalada “vitória” do capitalismo, agora que a economia dos EUA está caindo aos pedaços, exatamente por causa desta “vitória” e o Bushinho tem de recorrer ao receituário do controle/ajuda estatal?
Pelo “comentarista” Oliver North – um criminoso que só não está na cadeia porque conhece demais as sujeiras do Bush Pai – podemos ver o nível do jornalismo da Fox “Murdoch” News. Enquanto isso, os assassinos da “coalizão” já estão brigando com o exército paquistanês. Convenhamos, a coisa está cada vez mais divertida. E pelo nível dos candidatos estadunidenses à presidência, vai ficar ainda mais divertida.
36 Palhaço H.Romeu Pinto // 16/September/2008 às 10:39
O exercito Pakistan mandou bala em dois Chinooks dos EUA….até agora os dois lados negam….mas os “civis” viram……
Há o fato de que o governo Paquistanes não detem total controle da região fronteiriça e assim Bin L. deita e rola…..
Qual será o próximo capitulo?
E a Colombia?
Vai mesmo contribuir com os esforços dos Lutadores pela Democracia lá no Afeganistão?????
AHAHAHAH…….
37 Guilherme // 16/September/2008 às 10:48
Na guerra, os dois lados massacram civis indistintamente e sem qualquer pudor. Tem sido assim ao longo da história. Só que o lado vencedor, ou o lado que tem maior poder de propaganda, sempre esconde seus pecados e alardeia os do adversário. Os georgianos massacraram civis separatistas; os russo, massacraram georgianos. Os americanos já promoveram massacres de civis pelos quatro cantos do mundo, mas estão sempre posando de bonzinhos e democratas, e continuam convencendo muito idiotizado disso.
Aqui neste blog, temos vários comentaristas que sabem disso tudo, mas a má fé não lhes permite admitir. É isso. Nada de discussão ideológica: é sem-vergonhice mesmo.
38 João Daltro // 16/September/2008 às 11:02
Está nos jornais de hoje a advertência de um diplomata espanhol, com 8 anos de experiência no Afeganistão, como enviado da União Européia: as constantes mortes de civis causadas por ataques dos EUA geraram uma grande antipatia e distanciaram ainda mais os cidadãos do governo afegão. Grande antipatia, em diplomatês, significa ódio e revolta profundos. Porém, o mais interessante é a descrição feita da situação atual: a insurreição comandada pelo talibã alastrou-se por todo o leste, o norte e o oeste, estando já bem próxima a Cabul. Os Pachtuns do sul estão em cima do muro, pois vêm que a vitória pode ser da resistência. Será que a Fox Murdoch News veicula essas notícias? Enquanto os estadunidenses discutem a autenticidade de um vídeo e a veracidade do Pentágono, os afegãos lutam e estão pertos de vencer. Eu, se fosse o Bushinho, mandava a Sarah Tiro Certo Palin pro Afeganistão, quem sabe a virago virava a maré da guerra?
39 Palhaço H.Romeu Pinto // 16/September/2008 às 11:10
Olha….estão me chamando de sem vergonha!
Magoei!
Quanto a vitória Taleban….acho dificil…..mas em 75 também aconteceu algo dificil….e hoje o Vietnam tem vida própria e busca seu futuro…..doa a quem dore…
No caso do taleban……seria horroroso vê-lo de novo no poder….é tudo que há de pior na farsa do islamismo…..
40 Pedro Doria // 16/September/2008 às 11:29
Credun Fas, o vídeo foi editado para exibição na web.
O filme original foi o suficiente para o Pentágono voltar atrás em sua história.
41 Diogo // 16/September/2008 às 11:53
O João Daltro ressaltou algo crucial: o crescente ódio que a presepada toda do Bush só fez aumentar no Afeganistão.
Zero para o Caubói do Texas.
Entretanto, não sei se seria possível evitar esse desfecho: o Bush encontrou-se num legítimo “se correr o bicho pega, se…”
Ou não é nada disso, vai saber.
42 G1 // 16/September/2008 às 12:01
Pausa para relaxar…
O nigeriano Mohammed Bello Abubakar, de 84 anos, foi preso nesta segunda-feira (15) pelo tribunal islâmico de seu país depois de descumprir a ordem de divorciar-se de 82 de suas 86 esposas. Sobre Bello Abubakar recaem as acusações de “insultar as crenças religiosas” e de “casamentos ilegais”, já que ele ignorou o prazo, dado pelas autoridades e pelos líderes muçulmanos, de “desligar-se” da maioria de suas esposas até 7 de setembro. A lei islâmica proíbe que os homens tenham mais do que quatro mulheres ao mesmo tempo.
Bello Abubakar, que vive com suas esposas e cerca de 170 filhos na cidade de Bida, alega que as ordens judiciais contrariam seus direitos à vida e liberdade pessoal. Ele teria recebido inúmeras ameaças de morte depois que a mídia começou a divulgar sua incomum situação marital.
O porta-voz do nigeriano disse que ele tem a intenção de se casar com ainda mais mulheres.
Seu caso gerou controvérsia na Nigéria, o país mais populoso da Áfica, com 140 milhões de habitantes, metade deles muçulmanos.
43 zezim // 16/September/2008 às 12:15
Entre intrigado e divertido, andei relendo o post e os coments..
Enquanto Credun Fas e o séquito imperialista “questionavam” a validade do post - ou a veracidade da conclusão e das informações a partir de excerto do vídeo - alguns mais afoitos (e bastante conhecidos pelas ‘idéias matizadas’) até sinalizaram possível ‘parcialidade’ do PD diante de acusações ‘não provadas’ contra o Império.
Teve até um tal que ressucitou o bordão: “começou a disputa ideológica”!
Mas não foi isto que percebi percebi.
Se valer o escrito, as linhas acima registram, isto sim, uma disputa entre a inteligência (aliada ao bom senso) versus ignorância (acompanhada pela falta de senso).
Abs.
Não há outro lado
44 Palhaço H.Romeu Pinto // 16/September/2008 às 12:18
Pois é Zezin….matou a charada…..sem ideologia, mas do lado da sensatez.
45 Chesterton Dracul // 16/September/2008 às 12:37
o segredo do sucesso eu não sei, mas o segredo do fracasso é simples…tentar agradar todo mundo.
O Taleban é civil……logo, que se alinha aeles , se mistura a eles, corre riscos.
46 Eduardo Rocha // 16/September/2008 às 12:49
Há anos os EUA fazem propaganda das suas “smart weapons”, “surgical strikes” e etc. O Discovery Channel tem exibido o Future Weapons e o que mais se vê são relatos de precisão, testes de “pin point accuracy” e etc. A isso chama-se “entretenimento” ou “diversão”, somos educados a achar que isso é totalmente possível e que sim, há como atacar a casa do chefão da Al Qaeda sem matar o seu cão no quintal. Difícil saber “quem tem razão”, mas o histórico militar americano de mentiras, a vontade de forjar esse conto da carochinha de ataques cirúrgicos e etc, ainda por cima com o Oliver North comentando. Basta morrerem 8 civis pros EUA estarem mentindo. A questão é essa, a mentira. E eles mentem praticamente todo o tempo. Sem contar que foi um jornal inglês a dar a matéria.
Então, toda a segunda feira tem, ás 22:00
http://dsc.discovery.com/tv/future-weapons/future-weapons.html
– This guns delivers pinpoint accuracy against the terrorists bla bla bla.
47 Chesterton Dracul // 16/September/2008 às 12:53
eles mentem? Mas que malvados…
48 Chesterton Dracul // 16/September/2008 às 12:55
acho que num mundo de humanos tão perfeitos e bonzinhos, os mentirosos deveriam ser banidos do convivio social…vou falar com meu tio, que é o comandante do porta aviões da quarta frota…
49 Chesterton Dracul // 16/September/2008 às 12:56
quantos civis morreram na Georgia nas mãos dos soviéticos? Ah, eles não mentem:
- saiam da frente, quem ficar na frente morre (cabum)
50 Diego // 16/September/2008 às 12:57
Chester, você bate palma quando o Lula mente? Quando ele disse: “Eu não sabia”, você bateu palma? Gritou “Lula” loucamente?
51 Palhaço H.Romeu Pinto // 16/September/2008 às 13:00
É sempre que lembro da Georgia me vem a lembrança dos georgianos sendo treinados pelos israelenses!
AHAHAHAHAH! que mico!
52 Chesterton Dracul // 16/September/2008 às 13:01
claro que não, mas aqueles que batem palmas para o Lula, reclamam dos americanos. Porra, só tem menina virgem aqui?
53 Chesterton Dracul // 16/September/2008 às 13:02
HRP, se os israelenses estavam envolvidos, vai ter a volta.
54 Diego // 16/September/2008 às 13:04
É Chester, mentir descaradamente para todo o mundo, ainda mais sobre a morte dos outros, deve ser a coisa mais linda do mundo.
55 ROFL // 16/September/2008 às 14:19
Morte de civis georgianos nas maos dos “sovieticos”? Faz-me rir seu fanfarrao. O que a Georgia tentou provocar la (e nao conseguiu, diga-se de passagem) nao esta no gibi.
Como diz meu pai, “nao confunda melancolia profunda com melancia na bunda”…
56 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 16/September/2008 às 14:37
não confunda a grande obra do mestre Picasso com a grande Pica de aço do mestre de obras…..na bunda dos georgianos você acha fácil, né? Já vi, georgiano e judeu pode matar sem problemas.
57 ROFL // 16/September/2008 às 15:50
nao tinha lido essa ainda do Picasso, mas eh boa tambem.. vai pro caderninho :P
58 ROFL // 16/September/2008 às 15:52
e nao eram civis georgianos, mas ossetas, que fique bem claro.
59 Gerson B // 16/September/2008 às 17:29
Saco. Todos estão errados, os EUA e a Russia ao matar civis sem cuidado. Mas civis morrem em guerras. Quanto e como importa, e é claro que cada um vai usar os fatos com a propaganda atuando.
O que me dá nojo é a defesa automática que cada um faz do seu lado justificando com os atos do outro.
É errado que o Bush minta.
É errado que o Lula minta.
60 César // 16/September/2008 às 17:30
Ah, sim! Se os talebãs podem matar civis, os americanos podem também. Que mal há nisso?
Grandes humanistas…
61 Fabio Passos // 16/September/2008 às 20:19
Maldito seja este império estadunidense.
Assassinos sanguinários.
62 Credun Fas // 17/September/2008 às 3:04
Pedro Doria // 16/September/2008 às 11:29
Credun Fas, o vídeo foi editado para exibição na web.
Ok, isso é o que o jornal diz… você viu o original?
O filme original foi o suficiente para o Pentágono voltar atrás em sua história.
Isso me lembra tanto a história de Muhammad Al Durrah…
Eu acho curioso como as pessoas se esquecem de que os militantes islâmicos estão longe de serem burros e sabem bem que uma das grandes fraquezas da cultura ocidental é esse jornalismo de imagens sensacionalistas e pouco questionador.
Tome como elogio o fato de que continuo aguardando um jornalismo mais sério por sua parte.
63 PICTURAPixel - Bloco de Notas » “A cara da morte no Afeganistão”. // 17/September/2008 às 9:29
[…] Deu no Pedro Doria… […]
64 Credun Fas // 17/September/2008 às 15:14
Darwinista // 16/September/2008 às 7:53
Você acha que aqueles corpos deitados e enrolados em mantas não estão mortos, são atores? Se estão mortos, eles foram coletados em hospitais e cemitérios e plantados ali? E pra dar maior veracidade, contrataram umas carpideiras e atores.
Darwinista, eu não acredito em vídeo de autópsia gravado em câmera de celular, ponto. No máximo serve como evidência caso algo seja investigado e apurado. Fotos e vídeos são passíveis de manipulação.
Sabe-se lá se aquilo é tudo presunto?
Sempre bom lembrar de
http://youtube.com/watch?v=Wm6fA-Yfb1I
[]s
Leave a Comment