Os erros da Geórgia
Há duas coisas a dizer sobre a guerra na Geórgia. A primeira é que a Geórgia tem todo o direito de garantir o controle sobre a Ossétia do Sul – é parte de seu país e não há dúvida de que os separatistas apoiados pelos russos vêm provocando.
Em segundo, a Geórgia cometeu dois erros terríveis. Desde maio, suas ameaças de abater caças russos já sugeriam uma desculpa para que os russos iniciassem uma operação militar. O ataque à Ossétia do Sul por parte da Geórgia é um erro pior. Como foram os primeiros a derramar sangue, perderam a moral e deram de graça para os russos um motivo de guerra.
Ainda sobre o assunto:
- Geórgia e Rússia a um passo da guerra Pesados tiroteios vêm acontecendo na Ossétia do Sul, desde o dia 1. É uma pequena república separatista cuja população é...
- O difícil quebra-cabeças de Rússia e Geórgia
(e do resto do mundo todo) As tropas de monitoramento da União Européia que chegaram hoje à Geórgia tiveram permissão russa para entrar em parte do... - A Geórgia dançou; a Europa também Vladimir Putin mapeou tudo. Percebeu que os EUA, alquebrados pelo Iraque e Afeganistão, ainda desejosos do apoio russo para...
- A Geórgia iniciou o conflito com a Rússia
(ou por que é melhor deixar a OTAN como está) Informa a Der Spiegel alemã que os últimos relatórios da OTAN e Organização pela Segurança e Cooperação Européia dão indícios... - Kosovo valeu a pena? Pergunte à Ucrânia,
à Geórgia ou à Moldávia Kosovo é uma história de crise, informa na Newsweek a professora Ruth Wedgwood. Entre os jovens, o desemprego é de...



Mas quem paga o pato é o povão… =-(
Desde maio, suas ameaças de abater caças russos já sugeriam uma desculpa para que os russos iniciassem uma operação militar.
chest- ótimo, Israel tem caminho livre para atacar o Irã.
Esse Saakashvili é um otário. Caiu de quatro no canto de sereia de Tio Sam (que o incentivou a atacar a Ossétia do Sul) e levou chumbo grosso.
Os ianquis podem espernear à vontade; ali eles nao mandam e a Rúsia nao é o Iraque.
“chest- ótimo, Israel tem caminho livre para atacar o Irã.”
Devagar com o andor, Dracul. O Iran nao invadiu Israel e destruiu uma cidade inteira, como fez o exército georgiano na Ossétia do Sul. Você tem um pendor para saltar a conclusôes apressadinhas. Pense antes de escrever; acho que lhe faria bem.
O Chester é cômico..
Interessante a opinião da “democracia” ocidental sobe separatismo. Kosovo, território milenarmente sérvio, tem sua “independência” apoiada por ela (claro, foi fabricada em Washington). Agora, com a Ossétia, a coisa é outra. Desde 1990 que a Ossétia do Sul declarou sua independência, antes mesmo da Geórgia, que o fez em 1991, ambas separando-se da União Soviética. Como a maioria da população da Ossétia é de origem russa, é estranho esse “direito” que a Geórgia tem sobre a Ossétia. Ah, mas acontece que a Georgia alinhou-se, em tudo e mais alguma coisa, aos EUA, então está explicado, Bush sempre está certo. Até mesmo ao chegar na China falando de direitos humanos quando, no mesmo dia, seu lindo Texas, com a sanção da Suprema Corte, executava um mexicano, em desacordo com um Tratado internacional que os EUA assinaram. Basta dizer que a Geórgia faz parte da “coalizão” que invadiu o Iraque. Agora, claro, está chamando seus soldados de volta, rapidinho. Há, há, há, vamos ver o que o machão texano vai fazer agora…
Taí uma boa hora para a OTAN dizer a que existe. Se não mostrarem à Rússia quem é que manda, a próxima vítima será a Ucrânia.
“vamos ver o que o machão texano vai fazer agora”
Acho que o “machão” texano não vai fazer nada. Ele tá preocupado neste momento em assistir Michael Phelps, basquete, vôlei e curtir a Olimpíada.
Cricket.
Aí eu repito a idéia do Caramujo em outro formato. A Ucrânia não é a Geórgia, os ucranianos tem um país maior e uma indústria de defesa mais forte. Ia dar muito mais trabalho para a Rússia. Tanto que na época da tal revolução laranja os russos supostamente tentaram manter sua influência com métodos mais sutis, como o envenenamento.
Eu até fiquei curioso sobre o que passou pela cabeça do tal Saakashvili. Se fosse membro da OTAN até poderia pensar numa aventura dessas. Agora sem uma aliança de proteção mútua com ninguém isso foi um pedido para tomar porrada. Deviam ter aprontado essa entre o 11 de setembro e a invasão do iraque.
O peixe sempre morre pela boca.
Cricket,
a OTAN vai se manter o mais longe possível dali, que não é boba. Aliás, vai se fazer de morta e finginr que a tal da guerra não existe.
Já ouviu alguém falar em nome da OTAN sobre o conflito?
e concordo com todos os que disseram que o tal presidente da Georgia de nome impronunciável e inescrevível é um otário. Otário e Burro, porque achou que tinha como levar esta.
OTAN? Vocês devem estar brincando. Eles atacam países poderosos como Sérvia e Afeganistão. Pequenos e fracos países como a Rússia eles nem perdem tempo. Aliás, quem teme 10.000 ogivas nucleares?
A OTAN não vai entrar nessa nem o Tio Sam, vão deixar é os russos bem à vontade…
Certo. Mas sinceramente não dá para acreditar que Saakashvili fizesse uma m… dessas sem consultar ninguém. Quanto à Ucrânia, seu tamanho e capacidade de defesa não seriam empecilhos para a empáfia e mania de grandeza dos russos.
Aliás, pelas notícias de hoje, a Ucrânia já começa a se envolver no conflito (parece que pretendem impedir os navios russos de retornar a suas bases na Criméia)
esse anti-americanismo de vocës é de amargar
Olha gente, quanto aos erros da Geórgia eu nem comento, mas eu conheci nos tempos de antanho uma tal de Georgette - e ela frizava os dois “ts” - que cometeu alguns erros matrimoniais e umas duas ou tres vêzes cometeu erros comigo, mas isso é coisa de meu passado promíscuo, quando eu então estava na caserna , com uma 500 Four a reboque dum Maveca - lá por 80 e fumaça -
Por conta de alguns acontecimentos acontecidos em decorrência dos erros da Georgette (com dois “ts”!!) nos quais eu tive certa participação, concluo que o nome Georgette ou Geórgia tem certa facilidade de atrair problemas…
Eu só espero que isso não vire uma discussão em que o pessoal simplesmente se alie ao seu time tradicional sem saber o que está envolvido.
Geralmente, países que têm movimentos separatistas internos são opostos a qualquer separatismo.
Mas a Rússia parece simpática a esse aí. São tão hipoócritas quanto o ocidente que defende a “auto-determinação dos povos” quando isso convém a outros interesses.
Bom, na verdade eu até que quis peitar o titular da Georgette ( dois “ts), assim como a Geórgia quer peitar a Rússia. Mas no passado como agora, o titular da Geogette (atenção aos dois ts) era maior, mais forte e atirava melhor que eu - ele era dos Paraquedistas e eu da Infantaria - Vai daí que preferi deixar a Georgette ( ts duplos) a encarar o sujeito. Ia ser uma briga injusta. O pessoal da Geórgia devia agir como eu agí. às vêzes perde-se aqui e alí mas se continua com os ossos (principalmente do nariz) intactos…
E só para deixar bem claro: Não estou defendendo a Rússia nessa, mas foi o ocidente (leia-se EUA) quem criou este vespeiro. Desde aquela onda de ‘revoluções democráticas’ coloridas por volta de 2003 que a Rússia está doida para dar um pau em alguma das antigas RSSs. A provocação da Geórgia apenas deu pretexto de unir o útil ao agradável.
Realmente, isso não significa apoio a uma semi-ditadura como a Rússia.
Mas não havia motivo para provocá-los tanto assim. Foi um erro grosseiro, ainda mais depois de matar 1.500 russos. Vocês acham que eles ficariam quietos? Se alguém matasse 1.500 americanos vocês não se sentiriam solidários aos EUA?
acho que agorqa a 4a frota americana vai dar um pau na venezuela para descontar.
@22
Chesterton, tu me divertes.. ROFL!!!
Otan na Georgia?
Ahahahahahahahah
“No século XX, diante dos olhos do mundo civilizado, eu apelo para a consciência das nações civilizadas e de todas as pessoas honestas para condenar esta perseguição de uma pequena nação e dos criminosos que inspiram e cometem estes atos bárbaros — o governo bolchevique.”
Apelo de Noe Zhordania, primeiro e único presidente da República Democrática da Geórgia, recém-invadida pelo Exército Vermelho no início de 1923.
Noe acabou morrendo exilado, na França, três décadas depois.
E eu juro que teria mais simpatia pelos Georgianos caso o Stalin e o Beria não tivessem nascido lá.
Com este retrospecto, como acreditar neles de novo?
Só dois adendos sobre o comentário 25: (1)Zhordania era um menchevique que dirigia um governo socialista da Geórgia independente de 1923, e pouco tem a ver com o atual governo neoliberal georgiano, fora o fato de que (2)este governo social-democrata tinha também o hábito de fazer limpeza étnica sobre minorias nacionais como os ossetas - que não são “russos”, mas sim falantes de uma língua iraniana e descendentes dos alanos, uma tribo bárbara que andou invadindo o Império Romano no século V. A invasão bolchevique da Geórgia teve muito a ver com intrigas de Stalin no Comitê Central, mas foi também estimulada pelos massacres de comunistas, ossetas e outros praticados pelos “democratas” georgianos…
estou crendo que os sovieticos vão se enfiar num Afeganistão da vida novamente….serão os georgianos de briga, ou só de papo copmo os petistas?
Ah neinnn… Uns se acusam de petistas, outros de tucanos, agora em termos internacionais, sao anti-americanos versus americanos.
A Georgia não fez nada na região a não ser limpeza etnica.
Eu quero que se danem ambos. De preferencia leve consigo o Oriente Medio com Israel e Palestina junto.
Todos uns bandos de idiotas que se metem em brigas pra matar seus filhos, mulheres e crianças mutuamente, como se houvesse sentido nisso.
Como eu já disse num comentário dum post anterior, Stálin era tão georgiano quanto Lula é pernambucano e Fernando Henrique Cardoso é carioca.
Aliás, tem uma coisa: a Rússia é mestra na arte de jogar minorias étnicas umas contra as outras para conseguir mandar geral no final.
Os políticos da Ossétia do Sul sempre foram mimados pore Moscou porque, dentro da Geórgia onde eles são minoritários (e dentro da própria Ossétia do Sul, onde eles nunca foram uma clara maioria) porque assim os majoritariamente Georgianos da Geórgia fiquem em “posição de xeque”, assim como também acontece na Abkházia, aonde os abkházios até 1993 formavam menos de 20% da população.
Mas enquanto isso, seus irmãos no norte da fronteira do Cáucaso, concentrados majoritariamente em repúblicas (teoricamente) autônomas russas são relegados a cidadãos de segunda categoria pelos grão-russos (pessoas brancas de sobrenome eslávico que falam russo como primeira língua e que são batizados na Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscou).
Uma prova: o Massacre de Beslan de 2004.
O grande erro da Geórgia é não ser um país islãmico e protetor de terroristas. Se fosse, veríamos a esquerdalha toda nas ruas, protestando. Mas como é a União Soviética… Ops, digo, a Rússia quem está atrás dos canhões, tudo bem. Que morram todos os georgianos debaixo de chumbo e fogo!
Só para constar: em dois dias de operações, os soviéticos… Ops, digo, os rússos, mataram o dobro de mortos em um mês de operações israelenses contra o Hezbollah no Líbano. Isso me faz pensar que para os humanistas de plantão em 2006, um libanês vale muito mais de dez ou cem georgianos.
E olhe que nem lembrando que a Geórgia é a terra de Papai Stálin a esquerdalha acorda, né?
É exatamente isso que eu tenho notado: o silêncio retumbante de muitas ONGs, “movimentos sociais”, muitos partidos políticos, movimentos estudantis, e até mesmo nos sites mais conhecidos da blogosfera brasileira.
Ninguém falou nada neste fim-de-semana.
Imagino que se fosse algo no estilo de uma invasão norte-americana ao Panamá ou um revide de Israel a árabes palestinos ou libaneses na fronteira sul do país, a gente já teria visto um monte de manifestações dos mais diversos tipos, posts e concomitantes teorias da conspiração, claro.
Parece que o povo está adestrado, como cachorro, para latir forte na primeira mínima movimentação político-militar-geopolítica dos EUA e de Israel (a so-called “Terra Santa”).
Agora, se algo acontece fora desse eixo, o pessoal abana o rabinho, balança a cabeça e não sabe muito bem o que fazer. Às vezes, até volta pra casinha como se nada estivesse acontecendo.
Enquanto isso, os malandros pulam o muro.
Ah, sim: muitos do que acontece hoje em dia na Ossétia do Sul começou a aparecer em 1991. E na Abkházia, em 1993…
Impagavel. O presidente da Georgia sai correndo durante entrevista qdo soa o alarme de bombardeio aereo.
http://www.viomundo.com.br/tv/presidente-em-fuga/
Essa questão tem muito a ver com Kosovo, mas tem semelhanças incríveis com outro fato histórico recente: Guerra das Malvinas.
Nas duas você tinha um pequeno território em litígio entre um país mimado por Washington e uma potência militar, o país mimado resolvendo lançar mão de uma ação pirotécnica achando que não ia haver reação (ou se houvesse que ele ia ser protegido) e assim provaria que era um homenzinho.
Ledo engano. Os ditadores argentinos foram desmoralizados pelos britânicos, a ditadura caiu na Argentina e os conservadores de quebra ainda foram reeleitos no Reino Unido.
Saakashvili acreditou nos mimos do ocidente, nos americanos e nos europeus e aquela declaração desesperada dele com a bandeira da UE do lado foi deprimente. Ele levantou a bola que a Rússia queria e precisava cortar: Uma possibilidade de usar seu poderio bélico de maneira legítima. Eles lutaram do “lado certo” e ainda tiveram a oportunidade de mostrar seu poder.
É a segunda grande vitória do consórcio Rússia Unida(sim, “consórcio” mesmo, aquilo lá não é partido político nem fo…). A primeira foi na Segunda Guerra da Chechênia e agora na breve missão osseta.
Com isso Putin, Medvedev e os oligarcas que realmente controlam a Rússia, vão apagando as derrotas no Afeganistão e na primeira guerra da Chechênia bem como a falência dos anos Yeltsin onde nem sobrava grana pro desfile de nove de maio…
Ameaças russas
O embaixador russo na Letônia advertiu que os estados bálticos e a Polônia podem pagar por suas críticas ao Kremlin, por causa do conflito com a Geórgia, informou a agência de notícias do báltico BNS. “Não se deve ser precipitado em questões sérias como essa, já que enganos sérios podem ter de ser pagos por um longo período”, afirmou o embaixador russo Alexander Veshnyakov. Contactado, o porta-voz da embaixada em Riga, capital da Letônia, confirmou os comentários, mas não deu mais detalhes.
As considerações de Veshnyakov seguem-se a um comunicado conjunto divulgado sábado pelo presidente da Letônia, Valdis Zatlers, e da Estônia, Lituânia e Polônia, pedindo à União Européia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que se oponham à política “imperialista” russa na Geórgia. Os três estados bálticos e a Polônia - todos membros da União Soviética durante o regime comunista e atualmente membros da União Européia e da Otan - são aliados da Geórgia.
chest- e a esquerda brasileira vibra….
Peraí.
Tanto no caso de Kosovo como das Falkland-Malvinas, a imensa maioria das populações tradicionais desses lugares tinham uma opinião uniforme a respeito do que queriam: os Kosovares se tornarem independentes da Sérvia e os habitantes da Falklands, cidadãos britânicos, e não argentinos.
No caso da Ossétia do Sul e da Abkházia, nunca houve uma vontade clara por parte das populações dessas duas regiões, sempre vinculadas tradicionalmente à Geórgia, de se separar de Tiblísi. Nunca foram conduzidos plebiscitos nessas regiões, e antes de acontecer qualquer medida da regulação sócio-política dessas regiões, as tropas russas (e, na época, mercenários chechenos aliados) desceram o sarrafo na Geórgia.
Outra coisa para esclarecer: a bandeira azul com estrelinhas que Saakashvili usa ao lado da bandeira georgiana não é exclusivamente a bandeira da União Européia, e sim a bandeira que também é considerada a bandeira geral da Europa, desde o início dos anos 90. Se quisesse, até mesmo o Cazaquistão poderia usar.
Olha o tamanho do perigo:
Moreover, Mr Putin has demonstrated that the Kremlin will use force to protect the 25 million Russians who inhabit the Soviet Union’s successor states, well beyond the mother country’s borders.
The importance of this message cannot be exaggerated. Whether the populations of Abkhazia and South Ossetia, Georgia’s two breakaway regions, are genuinely Russian or merely the recipients of passports recently issued from Moscow matters little. Dmitry Medvedev made the crucial point last week when he stated that as Russia’s president, he was obliged to protect the “security and dignity” of all Russian citizens, wherever they may live.
Countries ranging from Latvia to Moldova to Ukraine have large Russian minorities. If their presence justified Russian intervention in Georgia, might the same happen in these countries? Is the fighting in Georgia merely a prelude to what lies ahead in nations close to the heart of Europe?
Ops, retificando o que disse aí acima: na verdade talvez o Cazquistão não se sentiria tão à vontade para usar a tal bandeira da Europa (apesar de sua ponta oeste ficar nela), uma vez que ele não pertence ao Conselho da Europa. Mas Turquia, Azerbaijão e Armênia podem usá-la tranquilamente.
Nota ao comentário 37: a Letônia é aquele país que discrimina violentamente sua população russófona (i.e., tem uma noção étnica de cidadania) e quase ergueu um monumento aos “heróis da independência”…que eram membros de um destacamento da SS. Independentemente daquilo que a Rússia esteja fazendo em outros lugares, o fato é que o governio georgiano estava mesmo querendo era provar a excelência do seu neoliberalismo reacionário com uma limpeza étnica bem sucedida com o apoio dos EUA. Esses protestos são coisa de escravo que está perdendo a briga com outro e berra para o amo vir ajudá-lo para não ter a propriedade danificada….
Magiozal:
no caso de kozovo, você está errado. Aquela titiquinha (como etnia diferenciada do resto da Servia) foi inventada pelos EUA na sua estratégia dividir-e-conquistar. Historicamente sempre foi da Sérvia, inclusive alguma das mais importantes batalhas da Sérvia contra os turcos na idade média foram lutadas lá. É claro que os albaneses, aquele povo tão civilizado dos balcãs, acham que têm sua razão também, mas neste caso me parece que não.
MaGioZal ,
Se no caso osseta meridional, os habitantes locais não fizessem questão de se unirem à Federação Russa então qual o motivo dos geórgios entrarem lá mandando bala? Sadismo? Isso só pioraria as coisas para Tbilisi. E não se esqueça da ordem dos fatos que estão bem claras no post: Foram os geórgios que atacaram a Ossétia do Sul (que é tão sua que precisam ataca-la) e depois é que os russos entraram na parada.
E, Carlos, muitas das ex-RSS’s (há exceções?) tem um conceito étnico de cidadania. Reclamam da Rússia (que pelo menos é constitucionalmente uma Federação), mas agem igual ou pior que ela adorando “mártires” nazistas como é freqüente nos países Bálticos.
Ah, não importa o se aquela bandeira é do Conselho Europeu, ela foi usada claramente como forma de sucitar algum apoio da União Européia. Essa história do Davi contra o Golias é ridícula: Proporcionalmente a população da Geórgia é maior que a da Ossétia do Sul do que a da Federação Russa é maior que a sua. Isso soa a história do marido pigalhada que bate na mulher todo dia e quando leva um tapinha de um vizinho indignado se faz de vítima e até chora.
talvez, quiçá a consultoria isralense tenha desempenhado papel importante no excelente desempenho das tropas georgianas…
#47 Carlos,
O que voce e muita gente parece nao entender eh que nao ha “discriminacao violenta sobre a populacao russofona”. O que ha eh uma indiferenca em relacao a eles. Esse povo foi oprimido demais pelos alemaes, depois pelos russos.
O fato de que quase ergueram um monumento para um destacamento nazista pouco importa NA VISAO DOS PAISES BALTICOS.
Essa eh a diferenca que as pessoas nao entendem. Para um Estoniano, Letao ou Lituano, um soldado nazista ou comunista era a mesma merda. Parentes tiveram que lugar entre si por fronts diferentes simplesmente porque tinham visao diferente sobre quem era o bambambam do momento.
A maioria dos ex-estados sovieticos compartilham do mesmo odio em relacao aos russos simplesmente por terem sentido na pele como foi.
As coisas que eu ouvi por aqui sao de cair o queixo. Existiam propagandas no fim dos anos 80(!!) na TV avisando as pessoas que tinham LARANJAS em estoque para comprar, como uma fruta exotica. Banana entao! nem pensar.
Minha esposa eh estoniana e ela me diz que no principal “shopping” que existia em Tallinn, quando chegava um carregamento de sapatos, todos iam comprar. No fim do dia era um mar de gente usando a mesma roupa, pq nem modelos diferentes tinham pra vender.
Vivo aqui em Tallinn e sei como eh dificil encarar os russos. Sao uma racinha braba que doi. Tenho uma vizinha russa doida de pedra aqui que quando rolo um pagodinho mais alto ela vem bater na minha porta. Voce acha que ela fala estoniano? Nao, porque na visao dela, ela nao precisa falar estoniano. Fala russo e voce que se vire pra entender.
Voce acha isso certo? Na minha opiniao, que voltem pra Russia e parem de reclamar do pais dos outros.
[ #46, ups... 2 desempenhos numa frase só, foi mal... ]
o Putin não é menos gangster que o Saakashvili, nem o Berlusconi, nem o Bush, nem o Político de Sua Escolha tupiniquim
a humanidade caminha a passos largos, pra trás… e minha impressão é que o quiprocó tá só começando; em 8 anos de novo século isto parece só o aperitivo (curioso que coincidam com os 8 anos do império Brush II)
Mais uma do Latuff descrevendo com precisão o que acontece na Geórgia:
http://dc.indymedia.org/usermedia/image/11/large/russia_georgia_us_nato_ossetia.gif
Olha só o Tio Sam morrendo de raiva…
A questão é que os russos, (in)devidamente exportados da Rússia para os países bálticos, se sentem ressentidos hoje em dia porque hoje eles não são mais o topo da elite social nessas repúblicas, como era até 1989.
Os países bálticos não criaram “constituições neo-nazistas” quando se tornaram independentes de fato e de direito em 1991; tudo que eles fizeram foi re-adotar as constituições e símbolos nacionais, incluindo bandeiras e brasões, que eles tiveram entre 1920 e 1940.
Até onde eu saiba, um cidadão que chegou aos países bálticos e passou a viver por lá ou que vem de família soviética mas que nasceu por lá entre 1940 e 1990 só não tem direito a voto nas eleições nacionais nem a concorrer a cargos públicos no estado, polícia e forças armadas. De resto, é tudo igualzinho aos outros cidadãos estonianos ou letônios. Na Lituânia, todos foram naturalizados lituanos após a independência, mesmo porque a constituição populacional do país mudou relativamente pouco após a invasão soviética.
Para ser cidadão estoniano ou letônio, basta ter nascido num desses países entre 1920 e 1940 e de 1990 em diante, ou então saber falar fluentemente as línguas nacionais destes países. Nem é tão difícil assim, afinal centenas de milhares já se naturalizaram desde o início dos anos 90 até hoje.
O que acontece é que em muitos ex-cidadãos soviéticos que falam russo aprender a língua de povos antigamente subjugados é algo extremamente aviltante, pois consideram o russo como a língua superior dos escritores, cientistas, militares e da igreja ortodoxa, enquanto consideram as línguas locais como língua de camponeses ou então língua de “fascistas”.
A mesma coisa costuma acontecer na Ucrânia em relação ao idioma ucraniano, aliás.
Entao MaGioZal, eu repito:
Que voltem pra Russia, patria-mae, e parem de espezinhar com o pais dos outros. Eles nao estao do outro lado do planeta. Moscou eh aqui do lado.
Em outras palavras: russo nos Países Bálticos , instalado lá entre 1940 e 1990 - o que pode ter a ver com razões que nada tem a ver com política - é “residente”, não cidadão. Não dá, como conceito, no mundo moderno, em que cidadania é questão de sujeição a lei nacional, não de etnia. Melhor seria aceitar que o tempo passou e o mundo mudou de 1940 para cá e que uma cultura báltica moderna terá de ser multinacional necessariamente. A cultura suiça o é e não creio que os suiços francófonos considerem-se oprimidos pelos germanófonos.
ROFL: Suponhamos que o Rio fosse destacado do Brasil e virasse uma república de língua guarani. Eu não poderia “voltar” ao Brasil, porque para mim “Brasil” é, antes de mais nada, o Rio, onde sempre vivi….
Ah, sim, apenas para lembrar:
1. União Soviética e Alemanha Nazista foram aliados entre 1939 e 1941;
2. Carl Mannerheim é considerado até hoje (com razão, aliás), o herói da Finlândia no século 20, com direito a estátua equestre gigante na capital do país da Nokia e tudo. Mas alguém pode dizer que a Finlândia é neo-nazista por causa disso?
Não Pedro Doria, a cagada dos georgeanos foi perseguir os russos que haviam por lá, se tivessem ficado de boa com os caras talvez nem separatistas haveriam, ninguém caça briga se não é mal tratado.
De boa, o buraco se me parece ser mais embaixo.
:-)
Eu gostaria muito de saber AO CERTO qual o status da Ossétia do Sul, já que a Folha diz que um acordo de paz de 2004 concedeu independência à Província. Não seria autonomia econômica, política, sei lá? Alguém sabe?
Lá no Azenha:
“Estados Unidos provocam a Rússia; depois, abandonam o aliado”
Tem um mapa indicando a localização, de onde já foram vistos soldados russos no território da Geórgia…
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/estados-unidos-provocam-a-russia-depois-abandonam-o-aliado/
Blefar diante da Russia, somente um louco faria isso. Pobre povo da Geogia, pobres jovens que morrem nessa batalha.
Latuff??? Azenha??? Caray, esse Fabinho Passos só lê merda!!!
Fabio Passos, deve ser tão bom ser como você…
Viver a vida sem dúvidas, só com certezas.
Você deve dormir muitissimo bem.
ma
marco,
eu gosto muito de ser eu.
e tenho certeza… que tenho dúvidas.
uma delas é: do que diabos você está falando?
o post é sobre a guerra Rússia-Geórgia…
achei comovente sua história sobre o velhinho e as maçãs. É realmente uma lástima toda esta intolerância…
fa
A Rússia pode, Israel e EUA não podem.
Interessante.
Marco,
Não leve muito a sério o Fabio Passos, é apenas um adolescente e nessa fase da vida as pessoas acham que sabem de alguma coisa e que jamais vão morrer e que tudo é simples de entender. Pode apostar que daqui a 10 ou 15 anos (se as drogas que utiliza não acabarem com ele) estará pensando beeeem diferente.
Caramba, tem gente que não consegue imaginar que algum evento ocorra no mundo sem que os EUA sejam a causa primária. Nesta crise, os americanos (quanto mais os israelenses) são coadjuvantes; o exército georgiano é equipado primariamente com armas (ex) soviéticas (e.g. os foguetes Grad que obliteraram Tshinvali). Os ataques (em seqüencia cronológica, de intensidade crescentes e uniformemente estúpidos) efetuados pelos Ossetas, Georgianos e Russos seguem uma lógica própria decorrente de uma história compartilhada para lá de convoluta; nenhum deles foi instigado, provocado ou mentalizado pelos americanos. Estes últimos parecem ter ficado tão surpresos pelos acontecimentos recentes quanto o resto do mundo trans-caucasiano.
A história da Georgia, de 1801 até hoje, alterna períodos de independência quando o estado russo está fraco, e subjugação quando este reemerge como potência. Os EUA não inventaram o Saaskhavilli e seu pró-americanismo (amplamente compartilhado entre seus conterrâneos). Pelo contrário, a Georgia, assim como outros países emersos da órbita (ex) soviética. A Geórgia além disso, dada a sua a história e proximidade geográfica com a Rússia, considera ainda o apoio americano (e em menor grau, europeu) essencial para preservar o seu status como país independente. Mas os georgianos sobrestimaram a disposição dos EUA de caçar briga com a Rússia. E se as coisas continuarem como vêm indo, os Europeus vão perder o seu único acesso aos hidrocarbonetos da Asia central que não é controlado pelos russos.
Pelo contrário, a Georgia, assim como outros países emersos da órbita (ex) soviética, **tendem a ver (com alguma inocência) os EUA como a alternativa livre e próspera à tirania soviética.**
=> Leia o que escreve, mané!
Dá dó dos russos.
Quando tiraram o Czar, puseram o alucinado do Stalin e seus não menos pervertidos sucessores. Saem os comunas e entra o cachaceiro ( vodiqueiro é mais adequado…) do Ieltsin. Depois de tudo isso entra o Putão (conhecido como Putinho) que é arregado ( e sócio) com as máfias russas e este faz um “sucessor”… agora parecem estar querendo voltar aos bons(?) tempos da UR$$.
Puta que o pariu!!! Os caras são piores que gente para escolherem líderes!!!
A Russia estancou sua invasão……meno male…..
Claro… a Rússia começou a sentir o bafo da União Européia no cangote (com Sarkozy viajando a Moscou), do discurso duro de George W. Bush e da possibilidade de fortalecimento da candidatura do abertamente anti-russo John McCain.
Prova clara de que, se o Ocidente tivesse sido mais duro antes, toda essa invasão jamais teria ocorrido.
O que o governo da Geórgia fez foi assassinato de civis. O massacre foi da ordem de 1.400 a 2.000 civis ossetos, mulheres, crianças, velhos e moços. Massacre gratuito. Agressão gratuita e brutal, feita para intimidar e destruir moralmente o ânimo da população. Morreram no bombardeio covarde também civis georgianos que viviam em T’skhinvali e 25 soldados russos da força de paz. Os russos estão lá legalmente, por força do acordo de 1994 que estabeleceu uma força de paz composta de soldados russos, ossetos e georgianos (um terço de cada). Portanto, a agressão foi exclusivamente da Geórgia. Porque a mídia ignora tudo isto e tenta fazer prevalecer as tergiversações americanas? Porque a Globo dá suas informações sobre um conflito europeu a partir da sua correspondente de Nova Iorque? Porque tanta mentira?
A Ossétia declarou a independência da URSS (1990) antes mesmo da Geórgia tê-lo feito (1991). E esta história de que os ossetas nunca manifestaram claramente seu desejo de autonomia é mentira. Não foi um apenas, mas dois plebiscitos inquestionáveis. Se a regra vale para Kosovo, vale para a Ossétia. Se o separatismo é bom para o Tibete, é bom também para a Ossétia. Ou não? Que história é esta de dois pesos e duas medidas?
Bem, ainda que esteja conseguindo a vitória nos campos e forçando o recuo da Geórgia. A Rússia, para variar, está perdendo a guerra de informação. Falta de divulgação minimamente confiável e uma pontaria infeliz dos pilotos russos já está colocando dúvidas sobre a qualidade do exército russo e sobre quem é o real agressor nessa história.
E ter um de seus bombardeios estratégicos derrubado também não ajudou.
O bumerangue volta.
Se os EU e a UE podem se intrometer com os aliados russos (Sérvia) e deixar que enclaves étnicos como o Kosovo declarem independência, então os russos podem fazer o mesmo com os aliados ocidentais, especialmente aliados ingênuos e estúpidos como a Georgia. Pelo menos esse parece ser o ponto de vista russo e que, convenhamos, não é desprovido de lógica.
Agora, imaginem se tropas Sérvias tivessem atacado Kosovo e matados alguns capacetes azuis ocidentais. As forças áreas da OTAN estariam bombardeando a Sérvia de volta à Idade da Pedra pelos próximos meses!
1 - O governo georgiano iniciou o atual conflito
2 - Eles perderam.
Simples assim.
Magiozal, se o Ocidente não tivesse se aproximado tanto da área de influência russa esse conflito talvez não estivesse acontecendo.
Uma comparação quando a URSS conseguiu botar o pé na zona de influência americana (como Cuba e Nicaragua) tivemos:
• uma invasão (baia dos porcos);
• um quase apocalipse (crise dos mísseis);
• muito tráfico de armas, chegando a valer até processos legais nos EUA(Irã-Contras)
• um monte de guerras e guerrilhas por procuração e apoio a ditaduras de ambos os lados. Tudo isso porque a URSS queria se meter na àrea de influência dos EUA e estes queriam impedir.
Enfim, não existe gente boa em política internacional, existem interesses e países jogando pesado para mantê-los. A Rússia não é pior ou melhor que outros países nesse quesito.
O bom disso tudo é que agora é quase certo que Israel vai bombardear as instalações nucleares do Irã.
Além de quem esteja certo ou errado (o babakashvili não é flor que se cheire), é interessante ver os esqurdiotas torcendo no reflexo condicionado pela “URSS”.
Nada mudou, ainda estamos na guerra fria…
Esse negócio de paz de fim da história foi mesmo sempre só ilusão.
aquele sequestro sinistro de uma escola, feito por chechenos, foi em Beslan, Ossetia do Norte!
ademais disso, aprendi também que quando os Mongóis reduziram Bagdá a pó, em 1258, os soldados mais sanguinários e piromanos eram os cristãos georgianos..
bom, tudo isso, no interessante artigo do War Nerd: South Ossetia, The War of My Dreams
nesse mesmo artigo tem o link pra outro texto bem ilustrativo do mesmo autor, a respeito de Beslan
[Beslan: The Sick Sense
Everybody's calling it "senseless," the Chechen raid on Beslan in North Ossetia. Well, the sad thing is, it wasn't senseless. Look at it coldly and it makes a horrible kind of strategic sense.
...
It's a nasty, twisted, gory game, and to understand it you have to get an idea of how the Caucasian homelands line up.]
#52 Carlos,
Suas comparacoes sao falhas, ja que a Suica possui 4 linguas oficiais.
Na Estonia se fala ESTONIANO e ponto final.
E sobre supostamente o Rio se separasse e tivesse o Guarani como lingua oficial tambem eh falha, ja que temos 500 anos de colonizacao por essas bandas.
Dificil aceitar quando quando essa cultura foi imposta na marra pelos sovieticos durante 50 anos.
A comparacao mais aceitavel pra voce entender de uma vez por todas seria se a Argentina invadisse o Brasil por 50 anos, e depois da nossa re-independencia fossemos obrigados a engulir minorias querendo falar espanhol e fazendo cara feia se na constituicao esta CLARO que a lingua oficial do pais eh portugues.
Nao gosta, atravessa a fronteira e volta pra casa.
Luka, depois do que aconteceu em T’skhinvali, não tenho nada contra a independência para a Ossetia do Sul (preferiria autonomia dentro da Geórgia, mas entendo se a maior parte dos Ossetas (?) preferir a separação, assim como os kosovares). Mas me parece que a Rússia está indo muito além de proteger os Ossetas, e esta tentando re-satelitizar um pais com cuja independência de fato nunca se conformou. Da mesma maneira que Beslan (alias, são azarados esses Ossetas) não justifica o que os russos fizeram na Chechenia (c.f. Grozny, aplainada com igual entusiasmo).
O Vlad Putin e o Misha Saashkavili, guardadas as devidas proporções, se parecem em vários aspectos: Ambos são bastante menos democráticos e modernos do que gostam de aparentar, e tem a tendencia à roubar eleições que teriam ganhado de forma limpa, e a fechar mídia que lhes é crítica. E ambos resolveram aplainar com artilharia cidades rebeldes cheias do que afirmam ser seus concidadãos.
1. União Soviética e Alemanha Nazista foram aliados entre 1939 e 1941;
2. Carl Mannerheim é considerado até hoje (com razão, aliás), o herói da Finlândia no século 20, com direito a estátua equestre gigante na capital do país da Nokia e tudo. Mas alguém pode dizer que a Finlândia é neo-nazista por causa disso?
A URSS e a Alemanha Nazista nunca foram aliadas. Fizeram um acordo tático visando enganar a outra parte e vencer a guerra que era iminente.
Soviéticos transferiram indústrias para o Cáucaso sorrateiramente enquanto se preparavam para a guerra ao mesmo tempo que os nazistas preparavem o ataque.
Fossem “aliadas” por conta do pacto Ribentropp-Molotov e não teria havido guerra entre elas. Mais que isso, pior foi a posição dos civilizadíssimos ingleses cujo premier Chambelain chegou a manter encontros com o fürer inclusive trazendo “boas notícias” destes. Muitos franceses também colaboraram com os nazistas e por isso seu país foi invadido. A Finlândia apoiou os nazistas na guerra.
Se o pacto Ribentropp-Molotov tornou a URSS equivalente à Alemanha Nazista, logo toda a Europa seria Nazista porquê não faltou quem pactuasse com ela, uns por convicção outros por necessidades estratégicas. Acho que a URSS teve muitos pecados, acrescentar outros que não lhe cabem é o fim da picada.
PS: Países bálticos ao erguerem estátuas para nazistas provam que esses povos reclamam da Rússia fazendo pior do que ela. Do mesmo modo que reclamar de moradores russófonos que não querem aprender a “língua oficial” e sugerir que eles partam é o mesmo tipo de violência que todos condenam por parte da Rússia, e se é condenável em uma parte tem de ser condenável na outra.
Hmm.. expert falando.
Camarada, eu MORO aqui. Vejo isso todo dia e nao eh pela Wikipedia.
Quando tentaram retirar uma estatua comunista do meio da praca em Tallinn, e voce tem que concordar que nao ha sentido em ter um simbolo de uma forca que foi opressora por 50 anos no meio da capital do seu pais, o Putin quase teve um acesso de loucura e teve a primeira ocorrencia da “cyber-guerra”.
Simplesmente, por varios dias, voce nao poderia ir ao supermercado normalmente sem ter dinheiro na mao por exemplo, pois nada funcionava. E esse tipo de ataque eh especialmente sentido aqui em um pais como a Estonia que tem 99% de sua area coberta por WiFi e ate votacao pra presidente eh feita pela internet.
Quanto a erguer monumentos nazistas, ha de se salientar que os nazistas foram tao opressores quanto aos sovieticos, mas nao por tanto tempo e do jeito horrivel como foi. Pergunte a qualquer cidadao desses paises como era a vida naquela epoca.
Ou voce deve achar muito bonito voce ter que pedir licenca pra poder ter um carro. Dar satisfacoes pro governo do porque voce quer um carro. E se for aprovado, entrar numa fila. Como no caso do meu sogro que esperou 12 anos pra ter o dele.
Ou entao, por voce ter uma calca jeans, que algum tio que mora na Suecia te mandou, ser repreendido na escola, tendo sua professora lhe dizendo pra nao ir com sua nova calca, pois os outros nao tem.
A populacao russofona tem toda a vida facilitada pra eles, releia meus posts sobre a ajuda de custo que o governo estoniano da aqueles que querem ter a cidadania. No horario nobre, tem meia hora da programacao pro jornal nacional em russo. Publicidade nas ruas em estoniano e em russo. Minha TV a cabo tem 77 canais e mais de 50!! sao em russo.
O povo estoniano que reclama da minoria russa? por um simples motivo: os russos nao engolem que esses paises sao independentes hoje em dia, e ainda estao mal acostumados com a vida mansa que levavam durante os tempos sovieticos. Epoca de igualdade, ou como diz minha esposa, uns eram “mais iguais do que os outros”. Logicamente aqueles que eram do partido comunista.
O que falta eh ter um certo tipo de informacao que nao se acha na internet ou em livro algum. E isso voce soh acha vivendo seu dia a dia no proprio pais. Eh muito facil falar de longe, ha 11000 km de distancia.
Quanto a sugerir que eles partam, eh minha opiniao e somente minha, o que simplesmente nao conta. :)
Ou voce deve achar muito bonito voce ter que pedir licenca pra poder ter um carro. Dar satisfacoes pro governo do porque voce quer um carro. E se for aprovado, entrar numa fila. Como no caso do meu sogro que esperou 12 anos pra ter o dele.
Até 1996, para se obter uma linha telefônica fixa aqui no Brasil o processo era bem parecido.
ROLF,
Acredite não sou seu camarada, nem tenho pretensões de ser expert em nada (e espero que você não tenha também), muito menos em ser mais entendido que você em relação à Estônia .
Em nenhum momento eu disse que a vida na Estônia era assim ou assado durante a URSS, volte aos meus comentários e me diga onde eu falei algo do tipo.
Simplesmente coloquei que nada justifica o fato de se construir seja lá o que for em homenagem aos nazistas. Nada.
Também é injustificável que a população estoniana possa simplesmente “detestar” os russos (e ao que me parece isso não é tão isolado por aí). Freqüentemente os russos apresentam tal comportamento contra as minorias étnicas do seu país e são apedrejados por isso, é provável que seja justo, no entanto que valha para todos.
Isso é um comportamento etnocentrista para não dizer coisa pior. Você tem um monte de seres humanos num país que podem ser honestos ou desonestos, bons ou maus e você sublima eles a “russos”. São simplesmente isso, russos maus e birrentos e os estonianos são bons e justos, todos.
Volto a dizer, esses comportamentos não são raros na Rússia em relação a suas minorias, no entanto, isso não significa que os estonianos devam agir assim. Se o fazem, são moralmente iguais a quem critica e não tem do reclamar. Aí vira a lei da selva, ganha quem for mais forte e ninguém tem do que reclamar.
Georgianos usaram da lei da selva para resolver seus problemas na Ossétia do Sul e os russos fizeram o mesmo. A Rússia é mais forte e ganhou.
Magiozal, se o Ocidente não tivesse se aproximado tanto da área de influência russa esse conflito talvez não estivesse acontecendo.
Mas na verdade não foi o Ocidente (liderado pelos EUA e União Européia) que chegou lá e “catou” os países do leste europeu para ele, como quem vai para o galinheiro pegar ovos para colocar na cestinha.
A gente pode dizer que os tais países queriam tanto ou mais estarem inseridos nas estruturas euro-americanas militarmente quanto o próprio 1º Mundo queria.
E a maior prova disso é que há a Moldávia, país que assim como a Geórgia foi república da União Soviética e tem problemas com uma região separatista controlada por soldados russos (Transdinístria), mas que cuja liderança atual não tem nenhum plano de se juntar à OTAN.
A URSS e a Alemanha Nazista nunca foram aliadas.
Na minha humilde opinião, foram sim.
Se não, como dá para explicar coisas como o discurso que o então vitorioso Adolf Hitler fez em Danzig no primeiro mês de guerra garantindo que a Polônia nunca mais existiria dentro de suas antigas fronteiras por causa das garantias alemãs e russas?
Como dá para explicar o Pravda noticiando na época que quem provocou a guerra foi a agressão anglo-francesa à Alemanha, e não o contrário?
Como dá para explicar as toneladas de matérias-primas soviéticas exportadas para a Alemanha, garantindo que sua máquina de guerra ficasse em pé?
Como dá para explicar as organizações comunistas ao redor do mundo protestarem contra qualquer envolvimento norte-americano na guerra até 1941?
A única coisa que explica tudo isso é o objetivo comum de nazistas, fascistas e comunistas da época de derrubar as 3 grandes democracias capitalistas de então: EUA, Inglaterra e França. Chegaram a derrubar Paris, mas felizmente não tiveram força para derrotar Londres e Washington.
Hallo, Pessoal!
Excelentes comentários do ROFL. Isso me faz lembrar de um filme que vi durante o ensino médio sobre a vida de uma família soviética na Rússia. Uma das cenas mais interessantes foi quando o garotinho saiu para comprar papel higiênico. Ele ficou em uma fila quilométrica para ganhar apenas uns dois ou três metros de papel. Outra cena foi na escola quando um garoto pediu para ir ao banheiro e deram a ele um reles pedaço de papel para se limpar. Acho que são excelentes metáforas para o que foi esse decadente regime comunista da URSS.
Não é possível oprimir as pessoas por muito tempo.
ROFL, é muito complicado de migrar para a Estônia? Não se preocupe, não irei como retirante, tenho formação universitária. :)
Estônia Rules!
Toetage Alasti Kultuuri!
Belíssimas as moças das fotos! Sobretudo a moça de cabelos mais longos.
[]’s
Marcelo
[...] 13, 2008 · Não Há Comentários Link pescado nos comentários do Pedro Doria: See, this is the war that I used to see in the paintings commissioned by Defense [...]
Tavarish Hugo,
Eu nao disse que voce fez comentarios “assim ou assados” sobre a vida na Estonia sovietica. Somente esclareci pra voce ter um “background” melhor sobre os motivos do pais.
O que eu estou tentando dizer faz muito tempo eh que os “russos” (e eu tenho que chama-los assim, ja que eh o jeito que ELES gostam de ser chamados…) tem sua vida INCRIVELMENTE FACILITADA na Estonia, mesmo sendo uma minoria.
Me diga em que outro pais do mundo, uma minoria que fez parte do pais que oprimiu e humilhou a Estonia durante 50 anos eh tratada tao bem assim?
O que quero dizer eh que eles reclamam de barriga cheia. Tem todo o possivel e impossivel para poderem, de fato, se tornarem cidadaos estonianos, mas recusam por pura birra. Preferem viver naquela fantasia da URSS e se recusam a viver em tempos modernos.
Sua comparacao com as minorias russas nao vale, pois la os povos habitavam aquelas terras ha seculos antes do Imperio Russo engulir tudo. Aqui, um punhado de gente foi jogada na Estonia pra manter a cultura russa NA MARRA e por cerca de 50 anos da pior maneira possivel.
O Imperio Sovietico ruiu e o que aconteceu? Esse mesmo punhado de gente se viu sem a grande ajuda da Mae-Russia pra lhes salvar.
Seria como se hipoteticamente, os EUA ficassem tanto tempo no Iraque que comecassem a viver suas vidas por la, o povo fosse comecando a falar ingles e tal. qual seria a reacao da populacao local com o tempo? quando o Iraque readquirisse sua independencia, como seria? os americanos seriam bem vistos? quem teria razao?
A partir do momento em que a Estonia proclamou sua independencia (MAIS uma vez…) esse povo tem que entender que se quiserem fazer parte de um pais moderno (e a Estonia faz o possivel pra ganhar 50 anos de volta), precisam se ajustar a ele.
Uns tempos atras, antes do Medvedev, o Putin lancou uma “campanha mundial” para trazer os russos de volta pra patria-mae. Prometeu casa, comida e roupa lavada, mas voce acha que o pessoal daqui quis voltar? na hora de discutir sao os primeiros a falar que na epoca sovietica era melhor, era isso era aquilo, mas quando o assunto eh serio eles ficam quietos porque sabem que la na Russia o buraco eh mais embaixo.
Obvio que existem pessoas de descendencia russa que sao honestas e boas como todas as pessoas do mundo, mas nos estamos falando da parte russa que RECLAMA nao eh mesmo? tenho VARIOS amigos russos, estoniano-russos ou o que seja a mistura. sempre olhei para a Russia com uma mente muita aberta e tenho um ou outro post defendendo eles. Admiro a cultura russa como ninguem por sempre defenderem seus direitos e sua gente contra tudo e contra todos.
#84 Marcelo Augusto,
Obrigado pela parte que me toca :)
Sobre o filme que voce assistiu, nao tenho certeza se era exatamente assim, nao acho que tinha fila quilometrica por dois metros de papel haha mas eh sim uma boa metafora sobre como era a vida naquela epoca.
Minha sogra tem vaaaaarias dessas “senhas” pra leite, pao, manteiga e varias outras coisas mas que no fim das contas nunca eram utilizadas pois nao existiam em estoque. Entao no fim voce ficava com um monte de papel na mao sem ter o que fazer com eles.
Quanto a migrar pra Estonia, nao eh complicado. Foi meio burocratico e tal, demorou 2 meses pra eu conseguir meu visto de residencia, ja que na Estonia nao tem embaixada brasileira (uma vergonha). Voce tem que viajar pra Finlandia pra poder regularizar tudo.
Pra alguem com formacao universitaria, muito facil de achar emprego. E pagam bem :) O custo de vida eh ok (eu moro na capital) mas mais baixa em outras cidades. E com o que se ganha voce vive confortavel e sem problemas.
Essas fotos foram de um protesto na segunda maior cidade do pais Tartu, que seria uma cidade “universitaria”. As cabecas pensantes desse pais moram ou divulgam seus trabalhos em Tartu.
Quanto as mocas… em Tallinn eh muuuuuito melhor :D
Da uma olhadinha nesse site aqui http://www.weekend.ee e vai na secao FOTOD (Fotos :)
Caros,
Eu vivo em Moscou fazem muitos anos e tudo está bem claro.
Na se pode dizer que os ex-países sovieticos estão se rebelando. Na verdade, o que eles estão mais procurando é uma independencia de Moscou. E justamente estão fazendo isso aqueles que tem condições geograficas para isso. Ucrânia, Países-Prébalticos e Georgia: três países que tem mar e não dependem da Rússia para importar e exportar. Portanto, seguem a sua vida e Moscou não gosta muito disso. Agora os outros, dependem totalmente do territorio russo para tudo. Cada um agiando com as suas condições.
Concordo, quem pode pode, quem nao pode se sacode.
@ROFL
Eu sei muito bem como é ver gente que não sabe do que está falando escrever um monte de bobagens. Empatizo (pode virar verbo?) com você.
ROFL,
Tenho amigas na Letônia, Lituânia e alguns amigos na Ucrânia. Gosto muito do estilo de vida dos países da região, da cultura. Gostaria de me corresponder contigo, já que mora aí. Se puder, envie uma mensagem para
cesarfddo@yahoo.com.br
Abraços.
Zictor
Gostei,… empatizar.. :D
Cesar
Ja mandei um email pra ti.
Zictor: “Empatizo (pode virar verbo?) com você”
Zictor, vc precisa realizar que empatizar não é bom portugues
A RUSSIA FAZ IGUALZINHO ISRAEL FAZ COM OS PALESTINOS. POBRES COITADOS.
Hallo, Pessoal!
ROFL, tu poderias me dizer mais alguns detalhes de como fazer a migração? Caso os detalhes sejam muitos, poderias me dizer algum local onde eu posso encontrar tais detalhes?
Acho que procurar uma embaixada da Estônia em minha cidade seria um bom começo, concordas?
Obrigado!
[]’s
Marcelo
Olha Marcelo,
Ja que a probabilidade de voce encontrar uma embaixada estoniana por ai eh bem pequena, recomendo fortemente contactar a embaixada brasileira na Finlandia (Estonia eh sob jurisdicao dela) atraves desse site:
http://www.brazil.fi
Eh meio burocratico mas vale a pena :D
[]’s e boa sorte!
Hallo, Pessoal!
ROFL, novamente, obrigado pelas informações!
Vou me planejar melhor nos próximos dois anos, período durante o qual estarei fazendo mestrado, para tentar migrar. Acho que com uma boa bagagem de estudos universitários, fica mais fácil arrumar um emprego nesse lado do mundo.
Obrigado!
[]’s
Marcelo
todas as guerras são por ignorancia e puro egoismo sou anrquista por esse e outros motivos,se ñ existirem nações não teremos exercitos e assim ñ teremos guerra nesse mundo que é de todos,ñteremos fronteiras todos vão para os”paises” ou regiões que bem entenderem isso é claro, até que uma pessoa ou cultura atrapalhe os outros. ANARQUIA PARA VOCÊS
Me desculpe ROFL, mas suas afirmações são extremamente radicais.
“Racinha de russos”? Pega leve meu amigo. Espero que ninguem chame a gente de “racinha” também.
O povo aqui vive em comunidade e amizade muito pacificamente, quem causa essa divisao sao os politicos, como sempre.
Concordo que devia ser muito chato não poder ter coisas legais (roupas da moda, sapatos, etc) mas faltou citar o maior sofrimento do povo estoniano, que foi a deportacao para a Siberia. Extremamente cruel e doloroso. Tenho amigos estonianos que tiveram pais, avos deportados. Viver naquelas condicoes foi o pior sofrimento que alguem poderia ter.
Minha esposa tambem é cidada estoniana e vejo a realidade de morar num bairro russo todos os dias.
A realidade (que conheço e vejo hoje) é parecida com a Grande SP: quem trabalha sao os imigrantes, os nordestinos. O governo fica confortavel e simplesmente ignora essas pessoas. Acabam marginalizados e discriminados.
Aqui quem faz trabalho pesado e na faxina mesmo são os imigrantes (russos, ucranianos, armenios), os estonianos sao a elite que trabalha nos escritorios mas no fundo quer ficar rico e morar nos EUA.
Quem vai fazer o trabalho sujo? Ainda bem que não falimos aqui como na Letônia…
Concordo, tem sim um pouco de conforto (de todos!)que sobrou da vida soviética. Mas o governo quer empurrar a poeira para debaixo do tapete. Porque não dão cidadania para todos como foi feito na Lituania? Ou pelo menos curso do idioma estoniano de graça? Porque tanto medo da Rússia? Quem tem vontade de ir embora “para casa”, vai embora, porque tem oportunidade sim.
Aprender o idioma significa respeito a cultura e povo. Ponto. O estoniano (que falo relativamente bem) é um idioma extremamente dificil com 14 casos gramaticais. Qualquer estoniano concorda.
1.25 milhoes de pessoas falam estoniano no mundo.
Sobraram os aposentados, velhinhos, que simplesmente nao tem nenhuma motivacao nem necessidade de aprender o idioma. Seus filhos, netos e talvez bisnetos falam com eles em outro russo, ucraniano, etc. A tiazinha da venda tambem. Ela nao le internet nem se preocupa com politica. Sem crise.
Isso tambem acontece no Brasil, muitos descendentes vivem (principalmente) em Sao Paulo e no Sul sem falar um portugues decente. Nem por isso sao “mandados de volta”, nem marginalizados.
Sao pessoas, trabalham, pagam imposto. Merecem respeito.
Mas concordo que, o mais esperto é quem aprende o idioma, acha emprego melhor e convive melhor com todos na comunidade. Todos. Mas isso é mais facil para os mais jovens.
Aprenda o russo e veja o outro lado da moeda. Os 50 canais também tem comédias muito boas. E tem mais de 240 milhões de pessoas no mundo para conversar :-)
Voltando a falar sério, acho que nós brasileiros - e muitas pessoas no resto do mundo - nunca poderemos entender exatamente o que significa nascer num sistema de governo com tudo totalmente “estável” (idioma, emprego, governo, sociedade) e de repente ver tudo isso mudar radicalmente de um dia para outro, de tal forma que você tem que escolher ir morar num lugar que nem conhece direito sem saber se vai ter sustento, ou ficar sem cidadania(!).
No passaporte está escrito “Alien Citizen” - alien, igualzinho aos marcianos nos filmes de hollywood.