Geórgia e Rússia a um passo da guerra
Pesados tiroteios vêm acontecendo na Ossétia do Sul, desde o dia 1. É uma pequena república separatista cuja população é em boa parte russa mas que a ONU – e quase todas as nações do mundo – consideram parte da Geórgia. No sábado passado, a Rússia permitiu a vinda de refugiados para seu território. Na quarta, a Geórgia perdeu um tanque de guerra. Ontem, caças do país atacaram – ou assim segue a acusação – um comboio humanitário russo.
Hoje pela manhã, o presidente russo Dmitry Medvedev deu ordens para que um comboio de tanques cruzasse a fronteira. Geórgia e Rússia estão a um passo da guerra.
Ainda sobre o assunto:
- A Geórgia iniciou o conflito com a Rússia
(ou por que é melhor deixar a OTAN como está) Informa a Der Spiegel alemã que os últimos relatórios da OTAN e Organização pela Segurança e Cooperação Européia dão indícios... - O difícil quebra-cabeças de Rússia e Geórgia
(e do resto do mundo todo) As tropas de monitoramento da União Européia que chegaram hoje à Geórgia tiveram permissão russa para entrar em parte do... - Os erros da Geórgia Há duas coisas a dizer sobre a guerra na Geórgia. A primeira é que a Geórgia tem todo o...
- A Geórgia dançou; a Europa também Vladimir Putin mapeou tudo. Percebeu que os EUA, alquebrados pelo Iraque e Afeganistão, ainda desejosos do apoio russo para...
- Rússia e o espaço aéreo britânico Os russos estão provocando: ontem, pela segunda vez num espaço de duas semanas, a Força Aérea britânica fez levantar dois...



O Império Soviético ainda não acabou. Putin quer estender suas garras até retomar todas as repúblicas e até mesmo o Leste Europeu de volta.
Lamentável.
Postem o link da primeira matéria de jornalão que publicar a frase “Georgia on My Mind”
E viva a estupidez humana.
Ivan, O Terrível, Pedro, O Grande, Stálin, Putin e quem mais vier. A Grande Rússia é a ideologia incontornável.
Deve ter muita munição com prazo de validade prestes a vencer, precisam usar logo.
Lascou.
:-/
Bem, criticaram a OTAN pelo separação de Kossovo da Sérvia, mas os russos já brincavam deste esporte a muito mais tempo na Geórgia.
Realmente uma nova rodada desse conflito parece ser inevitável. Até porque eles não está ameaçando uma guerra, os combates já começaram.
PD…
vc não vai fazer um alarde por aqui:
A petição contra o Projeto do Senador Azeredo já bateu as 100 mil assinaturas. Enquanto isso, ela continua tramitando na Câmara…
aliás já está em 102 mil assinaturas…
Essa petição já é uma das maiores da Internet minha gente. Alegria..alegria
Pô Dória, faz um alarde aí…Merece um Post
vc é um dos responsáveis por essa número tão positivo
abs
Entrevista do presidente Mikhaïl Saakashvili da Georgia: http://www.cnn.com/2008/WORLD/europe/08/08/georgia.ossetia/index.html#cnnSTCVideo
Ele quer que os EUA venham salvar os “valores democráticos” da Georgia…
A posição do Mikhail é de quem está sendo assaltado, literalmente. Abriu mão da postura soberana para pedir a ajuda aos EUA.
Apelo direto aos EUA, pela preservação dos valores democráticos. Muito, muito interessante.
As coisas podem piorar. Ainda mais se os EUA quiserem dar um “apoio logístico” para a Georgia. Não é fácil guerrear frontalmente a Rússia.
Que venha a paz.
A entrevista à CNN é histórica…
Os tanques tomam o território, mas Saakashvili já está ganhando, por uma entrevista.
Arpex… Os valores democráticos dos EUA superam largamente os da Rússia, que nunca foi uma democracia de verdade….
E se vc reclama do Bush e da guerra do Iraque, sabe quantos o Putin matou na (segunda) Guerra da Chechênia?!? Sob silêncio quase total da mídia?
Tou dizendo, a Rússia nunca aceitou o fim do seu império… Quer desmembrar a Geórgia…
O governo russo parece que estimula o “separatismo” (i.e. partes do território da Georgia aliadas a Moscou) de regiões sob o domínio da Georgia. A coisa vai pegar.
Preocupante…
Muito preocupante…
Perfeito timming para iniciar uma ofensiva mais agressiva por parte da Russia. Isso, enquanto todos se voltam para os jogos olimpicos. Nao poderia ser melhor.
Tenho certeza que sim, Mr X, as aspas foram de citação, sem ironías.
O que acho interessantíssimo é a postura do presidente da Georgia, o apelo ao vivo pra todo mundo ver. Ele também acha que a fome de império voltou.
A questão é que a Rússia está se restabelecendo da derrotada da URSS. Além do mais, há algo que os russos consideram maior e está enraizado em seu povo que é a Mãe Rússia e a Grande Rússia (como se fossem do tamanho do Uruguai) . E Não é um nacionalismo simplório que estamos acostumados a ver por aqui, nas Repúblicas dos Bananas.
Mas não resta dúvida quanto a diferenciação que os EUA e a EU fazem das situações. No caso de Kosovo, como a Sérvia era inimiga, então apoiam a separação. No caso da Geórgia, aliada dos EUA, não há apoio.
Bando de hipócritas! Capazes de terem defendido a Inglaterra quando a Argentina, por direito, reivindicou as malvinas, mas agora negam o mesmo direito a Russia de defender seu território.
Vai ser mais uma daquelas matanças que todos fingirão que nunca existiu, a fim de que só haja espaço mesmo para qualquer peteleco que Israel der num terrorista…
A Rússia não é famosa por resolver seus conflitos de maneira democrática. Na verdade a Rússia só respeita a força e a Geórgia não a tem, tanto não tem que já está pedindo help pro tio Sam. Me pergunto a que preço saíria esse socorro, a Geórgia tem como pagar, algo que interesse de fato aos USA?
Eu já tinha cantado a bola a respeito disso há uns 2 anos atrás.
Anyway, na língua do John McCain saiu hoje um texto que eu achei bom do jornalista Romeno-Americano Vladimir Socor falando a respeito dos interesses por trás dessa tramóia toda: The Goals Behind Moscow’s Proxy Offensive in South Ossetia.
Eu já tinha cantado a bola a respeito disso há uns 2 anos atrás.
Anyway, na língua do John McCain saiu hoje um texto que eu achei bom do jornalista Romeno-Americano Vladimir Socor falando a respeito dos interesses por trás dessa tramóia toda: The Goals Behind Moscow’s Proxy Offensive in South Ossetia.
Países democratas não fazem isso, impor na força seus interesses, que o diga o USA na invasão do Iraque e afeganistão.
Aliás, a Georgia tem PETROLEO? Se não tem, está lascada.
Gurizada, a Russia nunca foi boba. Esse governozinho fantoche da Georgia tem muita tramoia escondida. Soh esperar pra ver.
Tem (pra variar) interesse americano na historia.
Alias, recomendo esse website russo que tem versao em portugues sobre os acontecimentos diarios na Russia.
http://port.pravda.ru
Que coisa feia a Russia atacar países soberanos movida por interesses vis! A Russia tem mais é que adotar a esfarrapada desculpa de que invadiram a georgia porque esta acoberta terroristas. Justificará TUDO!
Que é isso ROLF, o USA jamais age em nome de seus interesses. Sempre em defesa dos direitos humanitários, da democracia! Direitos humanos entende? Pena que em guatanamo, não seja assim.
Obviamente, concordo com voce MILA :)
Mas como alguem aqui disse antes, os “Mercans” nao tem cacife pra peitar a Russia em seus dominios. Simples assim.
Iraque? Afeganistao? Bater em bebado eh facil.
Raul Castro joga uma ducha fria sobre as esperanças de mudanças dos cubanos
Jean-Michel Caroit
Em Santo Domingo
Pisada no freio em relação às reformas, consolidação da defesa, “qualquer que seja o resultado das eleições nos Estados Unidos”, retomada da cooperação com a Rússia: dois anos após ter assumido os comandos, Raul Castro já havia esfriado as esperanças de mudanças em Cuba. Por ocasião da festa nacional, em 26 de julho, o seu discurso “teve o efeito de uma ducha fria para a maior parte dos cubanos”, segundo avaliação do economista Oscar Espinosa Chepe, um antigo prisioneiro político.
Magiozal, pelo que entendi deste artigo eles alegam que Moscou começou a ofensiva, enquanto os jornais daqui dizem que a ofensiva é da Geórgia. Afinal o que aconteceu exatamente?
Tudo bem que as coisas andavam esquentando há meses, como o caso dos aviões georgianos derrubados.
Mas realmente acho dificil que a Geórgia ganhe algo, ou que Bush arrisque a se envolver com um problema desse tamanho em fim de mandato.
A Georgia é a Polonia de 1939, hoje.
e a ONU e os comites de direitos humanos, não falam nada?
Bom, acho que em Cuba só tem ducha fria mesmo né? Duvido que alguém (além dos Irmãos Castro) tenha ducha quente naquela paradisíaca ilha…
Russia e Georgia disputam o domínio da Ossétia. Parte da Ossétia fica dentro do território russo (Ossétia do Norte), parte fica dentro do território da Geórgia (Ossétia do Sul).
Na verdade, o que importa tanto não é a Ossétia, mas é que tendo controle de toda a Ossétia, mais da outra província rebelde, os russos praticamente quebram a Geórgia e passam a ter ela cercada e dominada.
qual o interesse dos esquerdóides daqui pelo povo da geirgia?
Pedro
Pelo que eu li em outros sites a expressão “a um passo” já ficou desatualizada. O pega-pra-capar já tá rolando com pressão entre as forças russas e as da Georgia.
Do Estadão: “Tropas russas entram na capital separatista da Georgia”
http://www.estadao.com.br/internacional/not_int220119,0.htm
Estavam só esperando a chama olímpica…
Ainda o texto do Estadao:
O primeiro-ministro russo Vladimir V. Putin declarou que “a guerra começou”, enquanto o presidente georgiano Mikheil Saakashvili acusava Moscou de uma “invasão bem planejada”, segundo o jornal The New York Times. As informações sobre o conflito eram contraditórias, e não era possível determinar se forças russas ou georgianas detinham o controle da capital de Ossétia do Sul, Tskhinvali.
“Pouco importa o que aconteça em novembro, a guerra no Iraque não chegará ao fim por intermédio de Barack Obama ou de John McCain. A guerra no Iraque acabou. Os Estados Unidos venceram.”
Não é um trecho da coluna de Diogo Mainardi na VEJA desta semana, que chegou aos leitores na madrugada do dia 3. Cito o artigo de Bret Stephens — “Minha aposta com Francis Fukuyama” — no Wall Street Journal, publicado no dia 5. A seção em que escreve se chama “Visão Global” — aquela que muitos no Brasil, e até nos EUA, se negam a ter em relação ao tema.
Diogo na VEJA desta semana, se é que alguém não leu: “A guerra no Iraque acabou. (…) A campanha presidencial americana (…) também reflete um distanciamento amalucado da realidade. A plataforma dos candidatos para a guerra no Iraque baseou-se no cenário de um ano atrás. Barack Obama apostou numa derrota americana e prometeu fugir em disparada. John McCain apostou numa batalha longa e sangrenta, perfeita para alguém com seu passado militar.”
Tapa de luva.
A Colômbia quer participar da missão de paz no Haiti, coordenada pela ONU e operada pelo Brasil. Segundo o ministro da Defesa, “é necessário começar a pensar no pós-conflito [contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Farc] e no papel que as tropas colombianas podem desempenhar em missões de paz em todo o mundo”. Por outro lado, os colombianos também poderão levar sua experiência no combate ao tráfico de cocaína para o Afeganistão, centro mundial de produção de heroína. Enquanto isso, o governo brasileiro mantém sob sua proteção um narcoterrorista das FARC, com o envolvimento da alta cúpula do governo Lula.
guerra no Iraque, acabada e vencida, na Colombia, praticamente vencida…..que que será que o US ARMY tem para fazer agora?
Tem a Georgia para defender, tem a Venezuela para provocar, tem Cuba, tem principalmente a Siria e o Irã……
God bless America. :-P
hahaha
Pedro Doria, melhor ajeitar o título do post ou abrir outro.
“EUA pedem à Rússia que saia da Geórgia imediatamente”
Periga ser “EUA e Rússia…”
Aí véio, fudeu.
:-/
Por esses dois colegas comentaristas, o velho e bom Chesterton e o desengonçado Mr X (comunista disfarçado) o Bush ia lá resolver o problema dos osséticos, dos caquéticos e dos esqueléticos também.
Além de invadir a China só pra diversão.
Cada comentarista que o Pedro Doria arruma. Pelo menos divertem a gente.
Guerra do Iraque: atolada mais que vaca boba em brejo mole.
Guerra do Afeganistão: muito custo, algum resultado, mas a matriz dos terroristas ativa e faceira.
Guerra contra os persas: uma arapuca, um erro colossal, aliás, mais um.
well…se não me engano, o genocida Stalin nasceu na Georgia.
Sim Zé Bush, Stalin, O Bom, nasceu em Gori, Geórgia.
abs,
ma
Pax, você que se considera o defensor dos frascos e dos comprimidos, vai trabalhar numa farmacia.
o problema do PT, Pax
http://arquivoetc.blogspot.com/2008/08/os-processos-de-tarso-demtrio-magnoli.html
Leiam direito as notícias, parte do contingente da Geórgia que está no Iraque será trazido de volta, estão com equipamento americano e já estão pedindo ajuda prôs EUA para o transporte.
Já imaginaram caças russos de bobeira metendo um míssil num avião de transporte ou caça de escolta norte-americano?
Lascou.
Possibilidade disso ocorrer há.
:-/
Pelo que acabo de ler, a região em conflito vem sendo palcos de combates desde os anos 90. E eu que pensava que a questão com a Geórgia já havia sido resolvida. Ossétia do Sul, que nunca ouvi falar, quer se separar da Geórgia e pertencer à Rússia. Quem chorará por isso? Terá algum movimento pela liberdade da Ossétia do Sul. A Geórgia ameaça retirar suas tropas do Iraque, em auxílio aos EUA, para combater os russos, numa clara intenção de envolver os ianques no conflito. Esses russos começarão a lembrar do livrinho do Lenin sobre o que é imperialismo.
Magiozal, pelo que entendi deste artigo eles alegam que Moscou começou a ofensiva, enquanto os jornais daqui dizem que a ofensiva é da Geórgia. Afinal o que aconteceu exatamente?
Tudo bem que as coisas andavam esquentando há meses, como o caso dos aviões georgianos derrubados.
Mas realmente acho dificil que a Geórgia ganhe algo(…)
Cara, a batata naquela região estava cozinhando a fogo lento faz tempo, mas foi a partir de 2003 que a coisa começou a esquentar , e o lance estourou mesmo a partir deste ano.
A questão é que tanto o lance da Ossétia do Sul quanto da Abkházia e da Transnístria (uma região separatista da Moldávia, entre a Romênia e a Ucrânia) fazem parte de um “hangover” da dissolução da União Soviética que o Primeiro Mundo nunca teve muita vontade de resolver nestas duas últimas décadas.
Isso se deve em parte ao fato de que, nos anos 90, essas regiões ainda eram longe demais da União Européia e da OTAN para despertar algum interesse. Mas hoje em dia, a situação é diferente não só pelo fato de que os antigos países comunistas europeus estarem nas duas agremiações (uma econômico-política, outra militar), o que expandiu as fronteiras da “Europa Ocidental” para o leste, mas também pelo fato de que desde 2004 a Rússia se tornou, na surdina, um país autoritário, com o poder concentrado em torno do Kremlin.
E países autoritários, mostra a História, tendem a ser muito mais nacionalistas, imprevisíveis e sobretudo agressivos.
Eu não gosto de explicações do tipo ‘a guerra na verdade é por cause de x’, onde x=petroleo, oleodutos, mulheres, etc. As relações entre os Ossetas do Sul(?!, de qqr maneira, supostamente descendentes dos citas), Russos e Georgianos são bastante complicadas, e os sentimentos nacionalistas respectivos (assim como são os rompantes jingoístas concomitantes).
No Sec. XIX, a Rússia agia como a defensora de minorias ortodoxas no Cáucaso e cercanias(e de minorias eslavas na Europa oriental); em geral lutando contra os otomanos. Foram eles que garantiram a sobrevivência da Geórgia e Armênia como estados (semi)independentes, antes de absorve-las no Império Russo/ União Soviética. Atualmente, a Rússia ressurgente se arvora de defensora de minorias Russas na ex-URSS (muitas das quais foram implantadas por Stalin para reforçar o controle de nacionalismos locais recalcitrantes). Os Ossetas (?) não são eslavos; mas são tradicionais aliados Russos (a Ossetia do Norte faz parte da Rússia, e é uma ilha Cristã Ortodoxa cercada de etnias muçulmanas no Dagestão e Chechenia; Beslan, prex., fica por lá).
A Rússia fomentou em várias repúblicas ex-soviéticas movimentos separatistas (Transdniestra na Moldavia, Akhbazia e OdS na Georgia, minoria Russa no leste da Ucrância, na Estônia, etc). Quando tais movimentos são bem sucedidos em adquirir algum grau de independência, os Russos então enviam ‘tropas de paz’, que acabam servindo de proteção para as regiões separatistas.
Existem, obviamente, questões geopolíticas importantes envolvidas. Existe atualmente uma luta silenciosa com a Rússia de um lado, e os Europeus e americanos do outro, pelo controle do acesso aos recursos energéticos da Asia Central. A Rússia procura monopolizar o acesso, para poder usar a ameaça de cortar o fornecimento de petróleo e gás para a Europa como uma poderosa ferramenta de pressão (e fonte de receita). Os europeus, obviamente, preferiam não depender de somente um fornecedor final, ainda mais um com pretensões hegemônicas em boa parte da Eurásia e recalques de ex-grande potência. Fundamental nesta disputa é a trajetória dos oleodutos e gasodutos que saem dos *-estãos ex-soviéticos. Atualmente, os únicos dutos que não atravessam território Russo são um gasoduto vindo do Turcomenistão (planejado) ; e um oleoduto vindo do Azerbaijão (em funcionamento). Ambos chegam até a Turquia. E ambos passam pelo Geórgia…
Errr…. e os sentimentos nacionalistas respectivos **são bem reais** (assim como são os rompantes jingoístas concomitantes)
Magiozal, só por curiosidade, já que parece que você está um pouco mais por dentro:
De que lado está o Berezovski? Afinal, ele é inimigo do Putin, mas apoiou a oposição ucraniana nas úlltimas eleições…
E, mesmo exilado, ele ainda parece ter contatos por lá, como na Chechênia…
Bom, o mundo continua a mesma coisa de sempre. Nem melhor nem pior. O que mudou foi a cobertura jornalística. Nos séculos passados guerras aconteciam e nem se sabia. Hoje um peidinho nacionalista é notório em minutos. Guerra aonde mesmo? Osétia? que diabo de nome de lugar é esse? A guerra é para mudar o nome da região? Pois se for, tô do lado dos que querem mudar. Imagine você ser definido como Osetiano!!! ou Osetianense!!! Credo!!! Pior que isso só mesmo sendo definido como “petista” ou ainda pior, “cumunista”…
Esqueceram do Sudão? E a China do Tibet?
As coisas são assim. Guerra só vale a da moda. Guerra velha pode tá matando mais que guerra nova, mas é guerra velha e já tá fora de moda, passou do tempo.
Os cadáveres da guerra velha apodrecem, fedem e atraem urubús exatamente como os da nova, mas quem manda morrerem numa guerra fora de moda né? Que morram sem ninguém saber. Os de Darfur que se foda que agora é a vez de sentir peninha duns tais de Osetianos…. Quando eu finalmente conseguir localizar este raio de lugar no mapa, já vai ter uma guerra novinha entrando na moda…
Quer dizer q os EUA queriam um escudo anti-mísseis na Europa e a Rússia ficou com a pulga atrás da orelha. Aí, o “democrata” da Georgia manda movimentar tropas na Ossétia do Sul e os russos não iam dar bola? Justo num “corredor energético” pra Europa?
Falcão americano sobrevoando grande urso russo…
Bruno Mota
Na mosca, intervenção perfeita.
Aliás, como o Marco já esclareceu, Stálin era sim georgiano. E Lavrenti Beria, seu braço direito e possível assassino também.
Os georgianos, diga-se, nunca tiveram do que reclamar em termos de posicionamento na URRS, que só se tornou aquela coisa centralizada pela obra e a graça de um deles. Paradoxal, não?
Paris vale uma missa, ponderou Enrique IV, negando seu protestantismo, por duas vezes, convertendo-se ao mais fervoroso catolicismo afim de conquistar o reinado da França.
Os muito georginanos que me desculpem mas, para os americanos, a Geórgia não vale um choque militar frontal com os russos, lá na casa deles.
Declarações, pressões diplomáticas, talvez o envio de uma ajuda simbólica, vamos dizer, um mimo.
No máximo.
Deslocar forças norte americanas em massa via uma gigantesca ponte aérea para lutar no Caucasso, nem pensar.
Fora de questão.
Mal comparado, mas bem mal comparado mesmo, seria como se o México invadisse o sul do Texas e fosse contra atacado pelas forças americanas.
E que a Russia aceitasse, a pedido do México, enviar um exército para lutar contra os americanos.
Delirio puro. Mescalina na veia. Surreal.
Ou suicídio mesmo, pois um conflito aberto entre russos e americanos descambaria para uma escalada nuclear num piscar de olhos.
Capice?
ps- caso alguém leia que o us army está se deslocando para a Geórgia, recomendo de coração uma viagem sem volta para as profundezas de Roraima.
abs,
ma
Marco, sua comparação é boa.
O negócio é os norte-americanos não ajudarem.
Um único avião deles abatido pode dar merda (e grande).
Se não ajudarem ficam mal na fita com o georgeanos.
Tão numa sinuca de bico.
Por enquanto só falando enquanto os russos já meteram bala por lá.
Creio que no máximo em 3 ou 4 dias a gente já saiba se a coisa irá pegar fogo ou quieta.
Por falar nisso, cadê o Bitt?
:-)
Pô, estava ouvindo um cara lá no site do Estadão.
O Pedro Doria bem que poderia ler os comentários aqui, há muito mais informação do que no audio do tal professor.
Confiram:
http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowAudios.action?destaque.idGuidSelect=671267BA9D3345518670D82E880E2ED0
Proftel, fontes confiáveis dão conta que bitt foi contratado pelos georgianos como assessor militar.
Casa, comida, roupa lavada, amante ossetiana e 10 mil dólares ( canadenses ) por semana de conflito.
Em caso de vitória, um bonus de 50 mil e mais duas semanas com a ossetiana de olhos de ressaca….
abs,
ma
Péra aí!!!
EUA enviando a cavalaria para salvar o georgianos cercados de russos?
Sorry people, but…
Impossível. Já foi este tempo. Guerra entre dois por demais poderosos dá prejú e prejú não se admite nem nos EUA nem a Rússia. É a vantagem do capitalismo. Guerra só se um lado for forte e rico e o outro pobre e fraco, que daí o forte compra armas (ou repõe perdas) e o fraco saí por aí, nos bricabraques dos arsenais.
Alguns podem até estar querendo voltar a sonhar com as hecatombes nucleares dos anos 70, mas não vai rolar. No máximo uns ganidos na ONU, uns boicotinhos aqui e alé e no fim tudo termina em hamburguer com caviar e pelo menos por uns anos as coisas ficam calmas.
também não é para tanto a preocupação. Semana que vem algum judeu mata um palestino (ou vice e versa), uns milhares são trucidados na África e pronto: ninguém sabe o que é nem onde é a Geórgia.
Ademais, tem as marditas olimpíadas prá fazer a gente torcer prumas medalhas e esquecer que o mundo continua igualzinho 5.000 a.c. …
Marco:
Ainda bem que foi o Bitt o contratado.
Uns e outros aqui iriam prá lá na base do “faça amor e não guerra”, aquele simbolozinho da paz dos hippies dependurado e uns pontos de LSD “mocados” nas madeixas…
Inda bem que este tipo de gente tá praticamente extinta…
Marco, pô, o Bitt tá com tudo e não tá prosa.
Agora falta falar com o Pax pra ele achar umas fotos de georgianas pra saber como elas são.
kkkkkkkkkkk rsrsrsrsrsrsrsrs
:-))))))))))
O mundo globalizado tem suas vantagens, embora uns retrógrados saudosistas não concordem. Uma destas vantagens é que guerras de grandes proporções são econômicamente inviáveis. Nenhuma corporação destas que vende seus produtos no mundo todo vai admitir que mercados consumidores sejam atacados. Ninguém quer ver o freguês morto. Freguês morto não compra nada a não ser caixão e só compra uma vez.
Como são as grandes corporações que mandam no mundo, inclusive elegendo presidentes, reis e ditadores, as guerras ficam limitadas a áreas pequenas, numa espécie de ringue onde os humanos tem a chance de praticarem seu esporte favorito: Aporrinhar o semelhante.
Fiquem calmos. Não vai dar em nada. Quem viver verá. (exceção é claro às vítimas eventuais lá prás bandas desta tal de Ossétia)
Escrito isso, tenho a certeza que tranquilizei a todos e feito tal boa ação, posso dormir sossegado. Podem parar de procurar cogumelos flamejantes no horizonte.
Boa noite.
Um jornalista brasileiro, meu amigo do peito, esteve na Ossétia anos atrás.
A situação estava tensa, com o Exército Russo dando proteção aos compatriotas e ossetianos amigos.
Junto com um colega europeu, acompanhando tropas russas que patrulhavam a área, ele se aventurou a pelos campos a procura de aldeias e notícias.
Loucos, esses jornalistas.
Enfim, lá pelas tantas os dois entraram em uma espécie de paraíso na terra, segundo suas palavras.
Um bosque de macieiras brilhando na paz absoluta de uma tardinha agradável.
No meio das macieiras, uma casa.
Uma casinha, modesta.
Dentro, o horror silencioso de um tipo de guerra que não sai nos jornais.
A casa estava vazia.
Seus habitantes tinham fugido dos milicianos georgianos deixando para trás suas terras, suas colheitas - e o avô.
O ancião estava deitado no quarto, olhando para o teto, em profunda solidão.
No único móvel do quarto, uma cesta de frutas.
Grande, generosa.
Como se os que partiram - e não levaram o velho, sabe Deus por que - estivessem pedindo : tratem bem dele, as frutas são prova de paz.
Pelo menos foi assim que meu amigo e o outro jornalista interpretaram tão insólito quadro.
Um pouco depois tropas russas chegaram ao local e socorreram o deixado para trás.
Não tem sangue, gente estripada, queimada por bombas, ou outras barbaridades de uma guerra
” normal”
Mas dói igual.
abs,
ma
ps- o oficial russo explicou que na maior parte das vezes a população daquela região tinha que abandonar suas casas ás pressas, com a roupa do corpo - e muitas vezes tinha que escolher em levar uma criança ou deixar um velho doente para trás.
Fugiam a pé. No máximo, uma carroça.
Se não fossem rápidos seriam fuzilados sem dó nem piedade.
Guerra.
Imagine o que está acontecendo em campos iguais aquele neste exato momento.
As maçãs vão apodrecer nas árvores.
Marco, isso que você falou aí está batendo com o que a patroa falou que os georgianos fazem com o pessoal da religião dela.
Só me deixa mais certo que os russos tão dando o troco com razão.
No Pravda há dois ou três artigos sobre a índole dos georgeanos, um deles está aqui:
http://port.pravda.ru/russa/08-08-2008/23891-politicaexterna-0
Marcos, o que você falou está batendo com o que a patroa leu nos livros da religião dela.
Os russos parece que estão dando o troco.
No “Pravda” há dois ou três artigos sobre a índole dos georgeanos, este é o terceiro comentário que tento enviar, os outros dois estavam com link e não entraram.
Bem, Proftel, se o Pedro Doria colocar um Fora do tema - PD a culpa é sua.
Mas atendendo ao teu pedido, aqui vai uma foto pra ilustrar o post
http://www.dockera.com/pics/erotic/ussr.jpg
Marco, desculpe, teclei “Marcos” aí no #74.
Falha minha.
… e era pra ser discreto…
Bom, graças ao Pax sabemos agora como são as georgianas, pelo jeito o Bitt vai se dar bem por lá.
kkkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrsrsrsrsrsr
:-)))))))))))))))
Tô quase mandando um e-mail prô Bitt passar aqui.
Ele é especialista (aliás, não sei porque o Pedro Doria não usa ele como comentarista lá no Estadão pra essas coisas).
:-)
Pax, fora do tema não é, precisamos saber como é a fauna humana por lá né?
kkkkkkkkkkkkkk rsrsrrsrsrrsrsrs
:-))))))))
Ok, um pouco de disturbio na prosa:
Esse Dmitry Medvedev tem cara de pau mandado não? Será que um dia assume o timão do barco mesmo?
Pessoal, já me despedi lá no Open, vou nessa.
:-)
[...] uma história da Ossétia, agora cenário de guerra, que o marco conta nos comentários [...]
Piração maionésica imaginar os EUA em mais uma guerra, quando não dão conta de garantir o petróleo das crianças no Iraque. O que o presidente da Geórgia quer é a intervenção diplomática e um ombro amigo frente o agora urso panda da Rússia, que ainda assim tem poder suficiente para varrer a Geórgia do mapa. As coisas entre o Medelinev/Putinho e os Eua andam desandando, cheirando a revival de Guerra Fria. Aliás, a primeira vez que li uma defesa da revolução bolchevique pelos russos putinescos foi umas semanas atrás, respondendo aos EUA uma comparação com o fascismo. Hummmm, aquilo lá ainda vai acabar em balalaika.
Realmente o relato do marco é comovente.
#57
Soh pra esclarecer que nao ha movimentos separatistas na Estonia.
Moro aqui e acompanho o dia a dia. Posso afirmar que o principal problema sao com as minorias de descendencia russa que se mudaram para a Estonia depois de 1940 e se recusam a aprender o estoniano (que eh requisito necessario para a naturalizacao, juntamente com conhecimentos sobre a historia).
Eles afirmam que eh um absurdo ter que aprender a lingua local para se naturalizarem estonianos, por ser uma lingua de dificil aprendizado.
Mas a Estonia garante 100% de reembolso pelo Estado a todos que gastarem dinheiro com cursos sobre a lingua. Apos o teste, o dinheiro gasto eh devolvido.
Outro problema eh que na Estonia, eh proibida qualquer mencao ou uso de simbolos que sejam relacionados ao nazismo e ao comunismo, sob pena de prisao. Isso mexe com o orgulho dos descendentes russos que se consideram os “libertadores” por terem expulsado os nazistas daqui durante a segunda guerra.
Ja os estonianos nao consideram esse ponto, ja que pra eles soh mudou o dono.
Vai entender…
Taí, primeiro o Marco, agora o ROFL, confirma o que eu venho dizendo a algum tempo.
Informação em blog está ficando melhor que nos jornalões.
:-)
“De que lado está o Berezovski? Afinal, ele é inimigo do Putin, mas apoiou a oposição ucraniana nas úlltimas eleições…”
Olha, eu não sei não. Até onde eu saiba, o Berezoski nunca se manifestou a respeito destas tretas Rússia-Geórgia. Mas suspeito que ele, ao menos, não apóia o ataque russo que está acontecendo agora.
Como Albert Einstein disse apenas a estupidez humana é infinita. A guerra é prova disso. Qualquer guerra.
Pois é, ontem a noite dei uma lida nos jornais ingleses, que cobrem bastante a Russia pela quantidade de exilados que têm lá e pela repercussão do assassinato do Litvinenko.
O Berezovsky é o ponto de interrogação nesta equação, parece distante dos dois lados, mas é difícil descartá-lo, pelo dinheiro que tem - dinheiro que não reluta em usar politicamente - e pelos contatos que fez com extremistas quando era negociador do Kremilin.
Na Georgia, especificamente, Berezovsky apoiou seu amigo pessoal Patarkatsishvili, mais um multimilionário que construiu a fortuna com a privatização das empresas soviéticas. Patarkatsishvili, que além de Boris, contava com o apoio do Murdoch, seu sócio na Georgia, concorreu contra o atual presidente. Como é normal naquela região, acusações de fraude e censura não faltaram.
Patarkatsishvili morreu em Londres no início do ano, depois de avisar a polícia inglesa que havia um plano do governo georgiano que planejava seu assassinato. Haviam gravações que corroboravam sua tese, mas aparentemente a causa mortis foi natural. Depois do episódio do polônio, entretanto, dúvidas ficaram no ar.
O curioso é que enquanto o atual governo é alinhado com o ocidente, Patarkatsishvili buscava uma aproximação com o Kremilin, inimigo declarado de Berezovsky.
Eu não acho nada impossível (e isso pode ser só um delírio da minha cabeça, que fique bem claro) que o Berezovsky estivesse usando a Georgia como “moeda de troca” para uma possível trégua com Moscou. Colocando Patarkatsishvili no governo, voltaria a ter poder de fogo para influir na política russa. Se fosse esse o plano, não seria de se estranhar que estivesse ajudando a financiar os rebeldes. Sempre é bom lembrar que em 2003 Berezovsky deixou a Russia pela Georgia causando inclusive um mal-estar entre os dois países.
E agora, com os tanques nas ruas, Patarkatsishvili morto, para onde está indo o dinheiro de Boris?
Só pra ter uma idéia do nível de atuação do Berezovsky:
http://www.guardian.co.uk/world/2007/apr/13/topstories3.russia
Pro Corinthians?
:-P
Concordo com o Proftel. A informação e as observações que se encontram hoje nos blogs (mesmo só nos comentários) estão superando amplamente a cobertura clichê e superficial da grande mídia.
Caros amigos, encontrei o que deve ser seu amigo, o Bitt, quando estava eu de porre em um bar na capital da Ossétia Tskhinvali. Fato este que jamais esquecerei do Bitt. Ele todo apavorado pedia-me que trocasse a minha linda Ossétiana que bebia comigo uma Vodka por algo que não me lembro se era um relógio ou um medidor de pressão. Como estava já de saída cedi a mesma para ele sem contudo pedir nada em troca. Bombas estouravam por todo o quarteirão, quando de repente eu avistei os balões do padre que tinha saído de Santa Catarina aí no Brazil. Segurei com força aproveitando o vento em direção ao mar Cáspio e fui parar em MonteNegro. Logo, ouvindo rádio escutei o locutor dizer que um tal de Bitt tinha sido recrutado para o front na Ossétia e que sua companhia (a mulher) o tinha vendido por 25 Rubros numa aldeia bem próxima; Kvernet. Conhecendo eu os soldados russos, acredito que Bitt esteja sem poder sentar.
Alguém pode pedir ajuda humanitária para ele?
Para dar uma visão mais ampla sobre o que está acontecendo lá, recomendo esse artigo aqui sobre o conflito da Abkhazia em 92 e 93. Tem suas semelhanças com a situação atual. E bate com o “fogo lento” que o Magiozal comentou.
http://s188567700.online.de/CMS/index.php?option=com_content&task=view&id=155&Itemid=47
Ih, não sei se esse “Rubros” aí do Albertorguard-pravda é moeda ou a moça trocou o Bitt por 25 caras rosados.
kkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrsrsrsrsr
:-)))))))))))
Hugo,
Béria não era um possível assassino. Ele ERA um assassino frio e cruel, além de estuprador, o homem que azeitou a NKVD (depois KGB) e foi engolido pela própria engrenagem que criou. (cf. “A corte do czar vermelho”, de SS Montefiore)
Curiosamente, no final da vida do criminoso Stálin, não conseguiu disfarçar seu ódio ao ex-chefe. Sonhava em ser seu substituto com uma plataforma que poderíamos chamar de pré-Gorbachov: liberar a economia, libertar os países satélites, abandonar a beligerância… Vá entender… Foi engolido pela máquina política de outro assassino: Nikita Kruschióv - que denunciou os crimes de Stálin e, convenientemente, esqueceu os dele…
Ossétia do Norte e Geórgia: que importância energética?
http://www.euronews.net/pt/article/08/08/2008/energy-pipelines-threatened-in-georgia-conflict/
”
Por trás de um aparente conflito territorial está a desenhar-se um conflito geoestratégico e energético com contornos militares demasiado perigosos para que alguém possa ignorar: russos, europeus e americanos. Os russos, directamente envolvidos…
A Transcaucásia é uma região com enormes reservas de petróleo e de gás nos confins de Rússia, da Turquía e do Irão. É vital para a segurança da Europa. É atravessada por gazodutos e oleodutos que levam o ouro negro e o gás asiático para a Europa…
…São artérias vitais… há alguns anos que os europeus estavam a reduzir a dependência energética da Rússia de Putin, nomeadamente com o apoio aos três países da região – Arménia, Geórgia e Azerbaijão – que também pertencem à CEI – comunidade de Estados Independentes, ex-soviéticos.
“
Qualé a questão?
http://ia311243.us.archive.org/2/items/Georgia-russiaConflict/RussiaGeorgia.gif
Latuff!
Os EUA não enfrentariam a Rússia. Nem a Alemanha de Hitler conseguiu derrotá-los. No máximo, será repetida a situação do Vietnã: vão usar a Geórgia como o quintal para demonstrações de poder (e estupidez) gratuitas.
Cão Andaluz,
Eu disse possível assassino de Stálin; Que ele era assassino, isso é público e notório.
Enfim que pode ter sido ele que matou Stálin, entendeu. Quanto a adotar essa política se chegasse no poder é praticamente impossível.
Retificando:
Enfim, que pode ter sido ele que matou Stálin, entendeu? Quanto a adotar essa política se chegasse no poder, é praticamente impossível.
Stálin era politicamente tão georgiano quanto Lula é pernambucano.
Caro MagioZal, estás a falar de assassinos (Joseph Stalin, Nikita Kruschióv, aí tudo bem nesta página os personagens tem tudo a ver, mas citar esta figura oportunista politiqueira entreguista sem patriotismo, neófito, falso italiano/pernanbucano aqui, é demasiado imprudente. a comparação cairia melhor num blog onde o personagem citado teria como referência a falta de ética, a imoralidade, falta de patriotismo, corrupção etc… lula, e D. joão Vl tem muito a ver. Não tem pátria, tem interesses.
Entrando neste site encontrei opinioes interessantes que colo aqui Aproveitem.
• Julia Nobre Hebinck - e-mail
10/08/2008 - 14h 26mE muito interessante ver os Estados Unidos dizendo a Russia que pare com os bombardeios. E bom lembrar que Bush nao ouviu o pedido de Putnin para nao invadir o Iraque. E bom lembrar tambem que os EE.UU. tambem nao ouviram a ONU sobre a invasao do Iraque. Por que seria diferente pois se a Russia esta fazendo na Georgia o mesmo que os EE.UU. fez e esta fazendo no Iraque? Putnin nao esta nem ai para Bush.
amadobrasil
10/08/2008 - 14h 16mMUTAZA . VC ESTA 100%%%% MIL VEZES 100% CORRETO. MAIS DE CEM MIL MORTOS NO IRAQUE CRIANCAS MULHERES . SOLDADOS APRISIONANDO CIVIS IRAQUIANOS E HUMILHANDO OS . ACUSANDO DE TERRORISMO E QUE SE VIREM PRA PROVAR O CONTRARIO. MAS TUDO ISSO CALADO. NADA DE ESTAMPA NOS JORNAIS . AGORA OS PUXA SACOS DOS ESTADOS UNIDOS TADINHOS …..
• Julia Nobre Hebinck - e-mail
10/08/2008 - 14h 26mE muito interessante ver os Estados Unidos dizendo a Russia que pare com os bombardeios. E bom lembrar que Bush nao ouviu o pedido de Putnin para nao invadir o Iraque. E bom lembrar tambem que os EE.UU. tambem nao ouviram a ONU sobre a invasao do Iraque. Por que seria diferente pois se a Russia esta fazendo na Georgia o mesmo que os EE.UU. fez e esta fazendo no Iraque? Putnin nao esta nem ai para Bush.
• pkraemer
10/08/2008 - 14h 27mA Georgia sentou em um formigueiro e depois quer que as formigas parem de morder seu traseiro!!!
• Dinha1000
10/08/2008 - 15h 08mO Putin não é santo…
O Bush também não é nenhum Santo, que diga o Iraque, que foi invadido e está tendo toda sua riqueza, principalmente, o petróleo lhe sendo tirado sem ninguém falar nada…Nem o Papa…
É o fim dos tempos mesmo…
Os países ricos nunca se importaram com os outros, somente com seus lucros…
• Dinha1000
10/08/2008 - 15h 16m
Ué! A Georgia, puxa saco dos americanos não mandou tropa para o Iraque para aniquilar milhares de familias iraquianas todo o dia…É a vingança divina… Estão provando o seu mesmo remédio…
Ok, Hugo.
Não existem provas, Stálin teve um derrame depois da II Guerra… Tava pela bola sete, mas em se tratando desses regimes, tudo pode acontecer…
hUAHUAHAUHAU
É incrivel como tem gente
que ama os EUA, tem pots aki colocando os EUA como os bons velinhos que vaum mais uma vez ajudar a resolver um problema, somente ajudar a resolver!!! E a Russia como uma maquina de promover guerras, bom,aos que pensam assim, nem brasileiro deveria se sentir, meu EUA vai la porque tem planos,e os planos estadenses nunca saum de interesse global,nunca!!!
Sera que Hitler é taum pior que Bush??? Quem foi mesmo Hitler???O que é Bush???
Matar milhoes de judeus é cruel da mesma forma como Bush mata pelo o mundo afora,talvez os EUA ja mataram muito mais…. quem sabe,eles sempre vencem,eles sempre contam a historia!!
Só no #109?
Estava demorando para se comprovar a lei de Goodwin num post como esse
Embora conflitos como este sao sempre lamentaveis é necessario fazer uma melhor averiguaçao pelo fato de que na verdade com a independencia do estado separatista da georgia apoiada pela russia vem sendo tramado a muitos anos sendo que os habitantes do estado separatista tem visto permanente na russia e isso é uma forma de “desculpa” para estes ataques e futuros tambem sendo que o presidente russo disse que estas pessoas sao russas e nao ficara barato suas mortes porem a russia causou todo esse avoroço porque quer mais um pais aliado a ele e tb mais um “comprador” de seus produtos industrializados “armas”.E com isso faz se necessario a intervençao da ONU e sendo mais extremista expulsar a russia dos 8+ e russia
Existem tambem aqueles que nao sabem nada e querem expressar sua opiniao de forma negativa ou nao construtiva como esse jao luiz / sabe-se tb que os EUA nao prestao e que para eles so o lucro importa como foi dito na sua constituiçao(a ameria para os americanos) deixando bem claro os unicos americanos sao eles porem para que essa “pequena guerra ” seje solucionada diplomaticamente se faz a intervençao da ONU
Eu quero ver os EUA se meterem com os Russos agora. Com “gente grande” eles não vão, tem medo. Ir no Iraque e Afeganistão é mole.
O Império Americano não acabou, por que o Império Soviético deveria acabar?
q putaria eh essa”"
bjos gatinhos
O ROFL, é impressionante como muita gente pedanteia (se é que existe esse verbo) sobre outros países que nunca ppisaram ou mesmo conhereram algum cidadao de lá. Só mudei minha visao romantica do comunismo e do socialismo real de vez quando participei de um curso da Europa e conheci diversas pessoas do leste europeu (isso em 95) e até um cubano que tinha se auto exilado na Espanha. Seria constrangedor defender os antigos regimes dos seus paises diante do qeu me diziam.
eu mudei muito após minha vivencia internacional na europa e nos EUA. Percebi por exemplo como sao ingenuas e tolas a maioria dos nossos precoceitos sobre os Americanos. E como todos defeitos que achamos serem exclusivos dos Brazucas estao presentes em todas as sociedades,
RMleao, concordo completamente. Realmente falar de longe eh facil.
Eh incrivel como tudo muda no momento que voce passar a viver o cotidiano das pessoas afetadas..
Pois é,e falar do que esta acontecendo la na Georgia e metralhar os Russos de culpas, é facil pra vcs né!! Hipócritas
Bom é bem triste o quem acontecendo esses ultimos dias..
as pessoas nao tem consiência do que fazem, pessoas inocentes morren a cada segundo sem nenhuma culpa, as pessoas de fora pensa que é facil passar por o que eles passam..
ja que acham isso vao e troque de lugar com eles..
Agora é so orar e pedir a Deus, para que essas pessoas tenham consciência do que fazem..
beijoOos..
Andressa Queiroz
•agatinhaqueiroz@msn.com•
~?~