Cá da janela do Estadão, na Marginal Tietê, o horizonte está cinza. É um tom encardido, levemente amarelado, opaco. O nariz, já faz alguns dias, sangra.
Haja rinosoro para a mistura de baixa umidade e alta poluição.
Aí, lembro daqueles 10% de paulistanos que cogitam votar em Paulo ‘fumaça é progresso’ Maluf e me pergunto: que pensa essa gente?
161 Comentários até agora ↓
1 Darwinista // 23/July/2008 às 15:19
Pedro,
Eu acho que a pergunta é outra: essa gente pensa?
2 Monsores // 23/July/2008 às 15:28
Pois pra mim o problema maior ainda é darem chance para esses anencéfalos votarem em um sujeito como esse.
3 Luiz // 23/July/2008 às 15:44
Em qualquer país 5% menos esculhambado do que o nosso essa figura estaria cumprindo uma pena razoavelmente longa.
Mas no Brasil de dantescas personagens…
4 Fabio Negro // 23/July/2008 às 15:50
Mas vocês são paulistas MESMO.
Tipo, não precisa ser paulistano, basta ser da Grande SP.
Mano, foda-se o Maluf ou o Hitler ou o Suplicy ou o Clodovil.
Paulista quer alguém que FAÇA.
Escritório de empresa em SP quer resultado, não importa o quão tóxico seja o ambiente de trabalho, o quão brutal seja o chefe.
Esse discursos só muda nas revistas para executivos e nas campanhas políticas.
Eu não voto porquê ele passou faz tempo do limite da desonestidade.
Digo, de um CERTO limite.
5 Marcelo Augusto // 23/July/2008 às 15:50
Hallo, Pessoal!
É, Pedro Doria, cada estado brasileiro tem o caudilho que merece. :)
[]’s
Marcelo
6 Fabio Negro // 23/July/2008 às 15:51
Ei, minha primeira frase ali em cima foi uma pergunta.
7 surfando na jaca // 23/July/2008 às 15:57
Negrume, que certo limite é esse? sonegação fiscal, desvio de dinheiro público com obra superfaturada, ou ser líder dos candidatos com processos na justiça? qual o céu é o limite? Responda-me, que já estou alisando o machado.
8 O Espezinhador // 23/July/2008 às 15:58
O que pensa em quem vota em Marta Suplicy? E em Kassab? E em Alckmin? E em…
9 Fabio Negro // 23/July/2008 às 16:00
Estou dizendo clara e abertamene que aceito que Maluf roube, pois praticamente todos os políticos roubam sem eu aceitar, mesmo.
Duvido que o Serra não enha uma irregularidadezinha, ou o Covas não tivesse, ou o ancredo… quem quer que fosse.
Agora, se ao final de 4 anos eu tenho benefícios para minha comunidade e se possível para mim mesmo, tudo bem. É um assunto que eu nem mencionaria numa conversa de boeco…
10 Darwinista // 23/July/2008 às 16:01
Aí, Pedro Doria, a resposta à sua pergunta está no #9.
11 surfando na jaca // 23/July/2008 às 16:07
Putz, o darwin chutou de bate-pronto.
Nada como uma política de bica-dágua.
12 Monsores // 23/July/2008 às 16:07
Entendi.
Assim funciona a cabeça de muitos brasileiros. Não importa se os politicos roubam, desde que após quatro anos de governo, sua vida tenha melhorado de alguma forma.
‘O brasileiro é um povo com os pés no chão - e as mãos também” - disse Ivan Lessa.
Bem, a julgar pelo raciocínio de alguns, merece.
13 Marcelo Augusto // 23/July/2008 às 16:40
Hallo, Pessoal!
Como diria o poeta:
He steals, but he achieves!
É o famoso: Rouba, mas faz!
[]’s
Marcelo
14 Nhé! // 23/July/2008 às 16:44
Está na cara que o Fabio Negro adora uma avenida… vc é engenheiro, certo?
15 Nhé! // 23/July/2008 às 16:46
PD, quando vc for morar no interior de SP ou naqueles estados que a mata queima dia e noite, vc terá revelações assombrosas acerca nossos políticos.
Pena que vc vai para os EUA.
16 Fabio Negro // 23/July/2008 às 16:57
Monsores, isso mesmo: pode roubar.
METE A MÃO, MESMO!
Mas entrega o que é meu.
Por isso não voto em prefeitura do PT: a indústria de multas é atroz, a desvantagem pro cidadão é ativa.
Porquê, de outra forma, eles fazem um trabalho legal nos municípios.
E não sou engenheiro, mas gosto, sim, de avenidas.
Aliás, pensa em todas as avenidas e estradas que o Maluf fez, superfaturadas e o caralho.
E se ele não tivesse feito? O trânsito de hoje seria pior que o da Índia.
Então ele roubou, mas fez. Por isso eu sou grato.
Valeu, Malufão!
Sonhar é de esquerda.
Fazer é de direita.
17 Darwinista // 23/July/2008 às 17:01
Chesterton e Mr. X, vocês ganharam um concorrente à altura ao posto de direitoba número 1 do Weblog.
Sendo que vocês ainda têm a desvantagem de, ao menos no discurso, serem contra a corrupção e gatunagem dos políticos. Pelo menos a dos petistas, claro.
18 Diogo // 23/July/2008 às 17:05
O Fabio Negro, não se dá por conta, ou se dá, mas sua retórica é conversa de corno-manso.
“Monsores, isso mesmo: pode c….!
METE A V…, MESMO!
Mas entrega o que é meu.”
A vantagem é que não é preciso nem tirar o sofá da sala depois…
19 Monsores // 23/July/2008 às 17:06
Fábio Negro,
O dinheiro superfaturado na construção de estradas e avenidas poderia ter sido aplicado em… mais estradas e avenidas! Ou, de repente, em… hospitais? Bem, talvez em… escolas? Ou quem sabe, um aumentozinho de salário para os professores?
E que coisa mais infantil isso de direita e de esquerda. Me vejo muito mais como um sujeito de direita do que de esquerda e nem por isso acho que roubar é natural e que foda-se o resto, desde que eu me beneficie.
Isso é ser mau caráter. Não é ser de direita.
20 Diego // 23/July/2008 às 17:10
Fábio Negro #9
“Sonhar é de esquerda.
Fazer é de direita.”
E roubar? É da direitoba também, como o Paulo Maluco?
Acho que o Pedro Dória não esperava uma resposta tão rápida.
21 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 23/July/2008 às 17:15
-= … hm, isso explica porque o Tietê fede como o Ganges, suponho…
De qualquer forma, aí está marcada a divisão de mentalidade que elege indivíduos como o Sr. Paulo Maluf.
Eu sou do Rio de Janeiro, mas isso não me impede de me preocupar com o tipo de candidato e carreiras que o jogo eleitoral de SP tem a oferecer.
Maluf é apenas o mas conhecido e execrado. Pergunto-me apenas quais outros são exatamente assim mas são mais competentes em guardar suas sujeiras. Não defendo a minha cidade ou estado não, porque só o Maia e o Garotinho já retiram toda a moral pra falar em candidatos torpes.
Mas este é o mal conhecido.
Preocupo-me com o que desconheço.
22 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 23/July/2008 às 17:16
-= “mas conhecido”, seu analfabeto funcional.
23 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 23/July/2008 às 17:17
-= “mais conhecido”, seu analfabeto funcional.
24 Monsores // 23/July/2008 às 17:18
É realmente incrível a visão da pseudo-elite intelectual a respeito de “ser de direita” e “ser de esquerda” no Brasil - e por que não no mundo.
O reducionismo funciona assim: ser de direita é pensar em si mesmo, em progresso, ignorar o meio ambiente e lucrar, lucrar e lucrar. Lugar de pobre é… longe.
Já do outro lado, o esquerdo, lucro é coisa do satanás e deve ser combatido, todo político que não tenha discurso assistencialista ou partido revolucionário é corrupto e os ricos deveriam morrer e fazer um testamento dividindo suas riquezas.
É claro que não é assim. Mas lendo as aberrações que são escritas aqui todo dia, é o que me parece.
Eu sou a favor do lucro, mas do real. Aquele conquistado com trabalho e honestidade. Sou a favor de ajudarmos uns aos outros, mas quem é ajudado tem que fazer por merecer e compartilhar da sua ajuda. Senão tem mais é que perder tudo e ser jogado junto com Daniel na cova dos leões. Penso que, sobre todas as coisas, a educação é o que fará, quem sabe, que esse país tenha um futuro. Não concordo com bolsa esmola, mas concordo que o governo tem que meter a mão na massa pra ajudar o povo, fazendo um trabalho parecido com o que a Care faz, ou seja, ensinando a pescar.
O mundo não é preto e branco, porra.
25 Clara C. // 23/July/2008 às 17:19
Mas que coisa… o comentário do PD foi justamente pela maldita poluição que as avenidas causam. Se não tivesse tanta avenida larga e superfaturada, não tinha tanto carro.
Custava ter investido no transporte público? Mais metrô só ia melhorar as coisas.
Mesmo pq não tem ninguém que não conheça pessoalmente alguém que defenda o Rouba mas Faz. Isso não é novidade.
26 Renato // 23/July/2008 às 17:20
Mesmo que discorde do Fábio Negro, ele tem sua lógica. Podem xingar o cara, mas ele foi realista.
Gostem ou não tem de se escolher entre esses aí que existem e pelo menos ele não se ilude. Ficar nesse rame-rame direitaXesquerda e politicos-são-merda é fácil.
E aí, qual é a SOLUÇÃO que vocês propõem?
27 Monsores // 23/July/2008 às 17:25
Renato,
Pedir solução para os eleitores não é lá muito justo. Bom senso, sim. Isso é.
Acho que a população tem que contribuir fazendo sua parte, ou seja, pensando sempre no coletivo. Poluir o menos possível, não sujar a cidade, não cometer vandalismos, enfim, qualquer coisa que alguém que tenha o mínimo de coerência pode fazer. Ao fazê-lo, o cidadão facilita as coisas para o Estado, que diminui seus gastos.
Se o brasileiro fizesse a sua parte nos quesitos acima e ainda restasse coerência suficiente para aplicar bom senso na hora de votar, esse país mudaria.
Quando isso acontecer eu começo a acreditar em deus-pai-todo-poderoso, papai noel e coelho da páscoa.
Enquanto isso, faço a minha parte.
28 Diogo // 23/July/2008 às 17:27
Clara C, menina, acho que você embaralhou as coisas.
Típica questão do biscoito que vende mais…
Veremos o desenrolar.
29 surfando na jaca // 23/July/2008 às 17:30
Caro Monsores, afora os reducionismos bestas (por que um candidato não pode ser correto e bom administrador? Ora, é isso que devemos querer de homens públicos. Até parece que toda obra tem que ser superfaturada), o governo Lula está realizando várias obras e não é de direita e nem renomado ladrão, pelo menos até agora. Mas existe sim, um amplo espectro político, em que suas extremidades podem ser definidas como de esquerda e direita. Já escrevi diversas vezes sobre esse assunto. Imbecilidade não é existir esse antagonismo, próprio do conflito capitalista entre K e W, mas reduzir os matizes do vermelho e do marrom.
No resto, negrume azedo, se vc. gosta tanto do Maluf, leva ele prá casa. Abrigue-o no quarto de sua filha ou esposa.
30 surfando na jaca // 23/July/2008 às 17:33
Julguem o menos pior dos candidatos em Sampa, mané realista renato. VAi dizer que só o Maluf rouba mas faz? Vcs. gostam é de um quibe cru.
31 Pax // 23/July/2008 às 17:38
Ok, ironia boa a do Fábio Negro.
Claro, só pode ser ironia. Um tanto sem graça, confesso. Mas com certa inteligência pra falar da burrice dos outros.
32 Luiz // 23/July/2008 às 17:41
Monsores #27,
O problema é que a massa fora da elite (qualquer que seja ela) não tem o menor estímulo para fazer essas coisas simples que você citou.
Tudo que ela vê é essas elites fazerem só o que lhes dá na telha, o que frequentemente quer dizer m… .
Sim, gostou da feroz?
33 Clara C. // 23/July/2008 às 17:45
ironia nada…
ou, se for, é igualzinha ao discurso dos malufistas, o que dá na mesma
34 Fabio Negro // 23/July/2008 às 17:51
Diego, roubar é de todas as facções. Ser desonesto é talento de todos.
Garotinho não é evangélico proeminente? Julio Lancelot não é um católico proeminente? Genuíno não é um defensor do povo proeminente? FHC não é um intelectual proeminente?
Todos reconhecidos pelo seu lado por por uma parcela da comunidade. As outras partes apenas desconfiam, sem realmente saber. Até que tudo vem à tona.
Olha o tom das conversas:
O dinheiro poderia…
Se tivessem feito…
Se votasse melhor…
Se o Super-Homem fosse brasileiro…
[b]FOOOOOOOODA-SE![/b]
Eu faço minha própria iniciativa privada.
EU faço o meu melhor.
Na minha rua, no meu bairro, pra minha gente, pra mim mesmo. Na verdade não existe essa grande sociedade federativa. Só existe a MINHA sociedade.
Do governo eu desconfio, PPP é a putaqueopariu!
Quando eu digo que a esquerda sonha é isso, esse idelaismo, essa nobreza PATÉTICA de pregarhonestidade e pureza.
Eu não prego isso, porquê eu nem vivo isso.
A direita se resigna e faz. Isso azeda (azereda?) a alma, mas fazer o quê?
Gabeira? Crivella? Soninha?
Sonhar não é mais permitido.
Os escândalos vão pipocar do mesmo jeito.
Eles também vão meter a mão, é a minha crença mais profunda.
Se pelo menos fizerem um trabalho consistente que me atinja, eu bato palma no final.
35 Pax // 23/July/2008 às 17:56
Clara C., só pode ser ironia.
Como alguém com um mínimo de inteligência e que não esteja no bolo, levando grana do povo, pode aceitar uma obra custar 3 vezes seu valor e super faturado ir pro bolso de uns poucos corruptos? E achar isso bom?
Alegar que é o tom geral da nação, que é verdade, não justificaria tamanha falta de inteligência. Não. Só pode ser ironia.
Por isso só reclamo que é sem graça.
36 Diogo // 23/July/2008 às 18:01
Bah, e eu que pensei que a discussão iria se desenrolar pela ótica Maluf=asfalto/avenida=carro em excesso=poluição.
Estou louco para meter o pau no Lula, e sua política de porta de montadora do ABC.
Lula=aumento da renda=crédito facilitado=carro em excesso=poluição.
37 Monsores // 23/July/2008 às 18:08
Luiz,
Mas aí caimos na velha história de justificar os nossos erros com os erros dos outros. Se roubam, posso roubar. Se jogam papel no chão, posso jogar.
Talvez meus pais estejam errados, mas não foi isso que eles me ensinaram…
Cara, a feroz é feroz mesmo. Muito obrigado!
Surf, não tenho a sua eloquência, mas em outras palavras, acredite, foi exatamente o que eu quis dizer.
38 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 23/July/2008 às 18:12
-= Caro Pax… você sempre tentando ver o lado bom das pessoas.
A propósito, amanhã estará disponível o In Treatment | Final de Temporada.
39 Monsores // 23/July/2008 às 18:12
Fábio Negro,
Chego a concordar com você em alguns aspectos. Por exemplo, o ser humano é egoista por natureza. Ponto. Querer que isso seja diferente, é o mesmo que, que… que… transformar água em vinho!
Ainda assim, creio que egoísmo não precisa andar de mãos dadas com mau caratismo. Um ladrão que roubar a sua comunidade ou aquilo que você chama de sua iniciativa privada deverá ser punido, certo?
Então deixe-nos, cidadãos brasileiros, que vivemos em uma sociedade que possui um governo (ao menos deveria), estrutura hierárquica e constituição, enquanto cidadãos pensantes, renegarmos sujeitos como o Salim Maluf.
Ou então, convide-o para fazer parte da sua sociedade privada. Do seu mundo. Aquele que, provavelmente deve ser melhor que o nosso, mas que não faço a mínima questão de conhecer.
40 Renato // 23/July/2008 às 18:17
Monsores, eu não disse que concordo. Mas acho falta de bom senso é automaticamente taxar o cara de malufista.
O que concordo com ele é que foi uma descrição bem clara do modo de pensar de muita gente comum.
Discordo do rouba mas faz entre outras coisas porque o Brasil não vai ser resolvido com obras, depois porque essa estirpe de político resolve um problema hoje e cria outro pior amanhã. E por fim porque eu não acho que esse seja o modo como as coisas devem andar.
Porém me digam um governamente brasileiro que em algum momento não fez parte ou pelo menos negociou com essa raça? FHC teve seu PFL, assim como o Lula tem o seu PMDB. Isso para mim não foi opinião, foi constatação.
Surf pode xingar à vontade, como se fizesse alguma diferença. Vai confiando no seu santinho. Eu bem que gostaria de fazer o mesmo mas certas evidências e companhias não permitem.
41 Renato // 23/July/2008 às 18:18
Especificando: não acho que o Brasil vai ser resolvido SOMENTE fazendo obra.
42 Pax // 23/July/2008 às 18:19
Dear J,
E a pergunta que não quer calar. Ok, o carioca flamenguista fala de São Paulo.
Mas em quem votar no Rio de Janeiro?
43 Luiz // 23/July/2008 às 18:21
André,
Eu também não justifico. Mas infelizmente tem quem o faça…
Estou em ritmo de férias, e parece que o Google também, já que deu problema no Orkut e no Blogger. Quando regularizar, vou postar uma foto “feroz”… Juro, 350000 vezes “feroz”.
44 Clara C. // 23/July/2008 às 18:21
concordo com o Diogo. Promover a fabricação de mais carros = merd***
45 Pax // 23/July/2008 às 18:22
Pedro Doria,
Se você fosse votar em São Paulo, em quem você votaria? Confesse !.
Já que você vai confessar, confessa também quem são os jornalistas vendilhões que levaram uns trocados do Dantas. É troco. Ou Truco, Seis Ladrão !
46 Luiz // 23/July/2008 às 18:24
Pax,
No Rio, serve a Jandira ?
É pergunta, não constatação.
47 Epicuro // 23/July/2008 às 18:24
Tem gente que acredita em Maluf, outros acreditam no mascate, o empresario-jornalista. Vá entender…
48 cmd. Jåµë§ ßønd™ // 23/July/2008 às 18:25
-= Pax… o senhor bem sabe que eu não gosto de futebol. E, além do mais, o voto é secreto.
49 Fabio Negro // 23/July/2008 às 18:30
Eu não sou malufista, sou ativista.
Quem faz ganha o voto.
E eu não roubo só porquê voto em alguém que rouba. É como ter um cão de guarda: não sou eu quem mordo, só solto a coleira.
Num outro Brasil, em que a honestidade na política fizesse diferença, eu faria panelaço contra Maluf, contra mensalão, compra de votos, candidato condenado na justiça…
Mas esse Brasil não existe.
Somos um país de política noir, só quem sabe se virar nos becos mais escuros é quem pode desenvolver algum trabalho na política.
Das obras do Maluf, eu falo contra a do Minhocão!
Eita, trenzão feio! Desnecessário dava pra arranjar outras soluções.
Mas acho chamoso ter um transtio asim, tão cosmopolita, passando bem debaio da minha janela (bom, mas eu não moro lá).
Eu vejo poesia na feiura de SP.
Ataquem meu senso de estética, também!
50 Chesterton // 23/July/2008 às 18:32
Soraya Aggege, informa que relatórios do serviço de inteligência da PF apontam que um grupo de lobistas — entre eles, Luiz Eduardo Greenhalgh — exigiu imodestos US$ 260 milhões (sim, algo em torno de R$ 414 milhões) para “viabilizar” a criação da supertele: a tal fusão da Brasil Telecom com a Oi. O dinheiro, aponta a polícia, seria usado para financiar o caixa dois de campanhas eleitorais.
Até agora, Greenhalgh era tratado como “advogado” de Dantas, mas os papéis da PF sugerem que pode não ser bem assim: ele seria, digamos, um facilitador do negócio junto à esfera federal. E quem pagaria a bolada? Segundo a Polícia, o Opportunity e o Citi arcariam, cada um, com metade do custo. Que se note: Greenhalgh não estaria atuando como ser privado, advogado, mas a serviço de uma causa: caixa de campanha. Para quem? Ora, ele é um figura de expressão do PT, não é? Já foi candidato de Lula à Presidência da Câmara.
51 Paulo Porto // 23/July/2008 às 18:32
A última sandice perpetrada por Paulo Maluf: disse que se for eleito vai construir avenidas em cima dos rios pinheiros e tietê. Isso mesmo: vai asfaltar os rios. Na cabeça dele, a cidade do futuro é uma sucessão de avenidas, pontes, viadutos e praças ladeadas por prédios e habitada por automóveis e mais automóveis. Rios são os esgotos naturais da cidade. Vizinhos não se conhecem. Espaços públicos tomados pelos bandidos. Qualidade de vida? compra-se no shopping center. Ninguém precisará aventurar-se na rua quando tem à disposição em casa tudo que precisa para viver bem: internet, TV a cabo, dvd, celulares e… sua majestade o automóvel.
Desconfio seriamente que este senhor não está no pleno gozo de suas faculdades mentais. Deveria ser enjaulado num presídio de segurança máxima e lá permanecer para sempre incomunicável.
52 Chesterton // 23/July/2008 às 18:34
Petista falando de malufista é muito engraçado….
53 Fabio Negro // 23/July/2008 às 18:35
Poesia numa hora dessas?
54 Chesterton // 23/July/2008 às 18:36
se vocês assistissem o History Channel saberiam que as cidades são construidas umas em cima das outras e assim por diante…assistam o s programas das Catacumbas.
55 Pax // 23/July/2008 às 18:42
Caro Luiz, bom blogueiro Luiz,
Não sei. Faz tanto tempo que saí do Rio que não sei o que rola por lá. Mas vamos tentar com os principais:
Descartes imediatos:
Solange Amaral - DEM - nem pensar.
Eduardo Paes - PMDB - pior que nem pensar.
Marcelo Crivella - PRB - vá de retro Satanás.
A se considerar, minha opinião:
Jandira Fegalli - PCdoB - pode ser
Fernando Gabeira - PV - pode ser também.
Jandira com certeza irá mais pro lado da Saúde e pro lado Social. Há boa chance de atuar também nas Escolas Municipais de forma interessante.
Gabeira irá para as questões ambientais, geração de empregos, bem-estar da cidade etc.
Tenho cá minhas dúvidas porque o Rio tá tão aparelhado na sua estrutura que precisará de muito pulso pra que alguma coisa aconteça diferente de cair na máquina da roubalheira pública que se tornou aquilo lá, bem como na maioria das cidades brasileiras.
Não sei se te respondi Luiz, mas é o que tenho aqui de informação, tão longe de lá.
E aí em Fortaleza, como está o quadro?
56 fat james // 23/July/2008 às 18:43
“Na política é difícil distinguir os homens capazes dos homens capazes de tudo.”
57 bia // 23/July/2008 às 18:45
“(…) o horizonte está cinza. É um tom encardido, levemente amarelado, opaco.”
PD, você está mesmo se referindo a São Paulo ou isso é uma metáfora - algo relativo a DD/$TF/JV, etc e tal?
Vale a pena dar uma olhada na ficha corrida do Maluf. Admirável.
58 Pax // 23/July/2008 às 18:51
Luiz,
Houve uma incompletude no meu comentário acima:
Há o Alessandro Molon do PT e o Chico Alencar do PSOL.
De prima eu descartaria o Molon e analisaria a possibilidade do Chico Alencar.
59 Luiz // 23/July/2008 às 19:03
Pax,
Aqui em Fortaleza o quadro está tripolarizado entre a atual prefeita, Luizianne Lins, do PT (e mais 11 partidos), a senadora Patrícia Saboya (PDT-PSDB) e o ex-deputado Moroni Torgan (DEM).
De cara descarto o Moroni, reaça sem jeito.
A atual prefeita não foi ruim, mas muito aquém do que se esperava (não votei nela).
A senadora é boa pessoa, muito capaz, mas a coligação com os tucanos…
Ah, tem o cara do PSOL, Renato Roseno, com bom discurso mas sem a menor chance.
60 surfando na jaca // 23/July/2008 às 19:04
Chesterton, catacumbas? Tá com saudades de sua terra natal?
Fábio negrume azedo e renato desvairado, vcs. falam que é justa a máxima rouba mas faz do Ademar de Barros. Parece ser uma máxima arraigada na política paulista. Na carioca, a gente costuma mudar de ladrão. Acho mesmo que pode-se fazer sem roubar, mas isso é demais para malufistas como vcs.. Sim, malufistas inconscientes, que sentem aquela coceirinha na hora do voto.
Pois bem, dou exemplos para vcs. que generalizam por estarem colonizados pela lógica ademarista. Brizola foi um social-democrata, no leque de esquerda, mais próximo aos interesses do trabalho. Fez os Cieps, linha vermelha, sambódromo, entre outras obras. Fez e não roubou. Seu último mandato foi paralisado pela perda de quadros e seu personalismo. Atualmente, temos no Rio alguns candidatos que não roubaram e podem ser bons administradores, como a Jandira (de esquerda), Chico Alencar (de esquerda) e Gabeira (lusco-fusco). Porque votar num Crivella? Que não fez e rouba? Em São Paulo, talvez votasse na loura brega tarifeira, por ser menos pior do que um Maluf, um Opus Dei enfiado em catacumba de metrô.
61 Chesterton // 23/July/2008 às 19:04
Pax provou a pobreza de candidatos politicos dessa ciade do Rio de Janeiro……
62 Clara C. // 23/July/2008 às 19:12
“Maluf, um Opus Dei enfiado em catacumba de metrô”
sensacional!
63 Pax // 23/July/2008 às 19:16
Provei como Chesterton, velho e bom Chesterton? Comi muita gente na minha solteirice e solteirice 2, ambas no Rio, mas juro de pés juntos e dedos em cruz que não toquei na Jandira nem na Solange !
Os caras, bem, sei lá, pergunta pro Josef Mario.
64 Alba // 23/July/2008 às 19:16
Estou surpresa que o Fábio Negro, um cara que escreve super bem, manja à beça de quadrinhos e cinema, reproduza o discurso malufista, que nada mais é que marketing. E marketing super-faturado, também. Há alguns anos, indo para o litoral, me diverti lendo pichações ao lado da estrada que diziam assim: Oceano Atlântico, obra de Maluf! Pirâmides do Egito, obra de Maluf!
O fato é que as tão decantadas “obras” SEMPRE beneficiaram os bairros de maior poder aquisitivo e claro, cultivam o amor paulistano pelo automóvel particular, que transformou o trânsito na cidade num verdadeiro inferno. Bom, mas verdade seja dita, essa coisa vem dos tempos do Prestes Maia prefeito e da cidade construída para o tranposrte particular até se tornar inviável, que é o que já acontece.
E sobre a ficha corrida do indivíduo, nem vale a pena comentar. Sem falar das declarações exemplares de alguns anos atr´s, do tipo, (sobre o salário dos professores do Estado): “Não tenho culpa se as professorinhas são mal casadas!”
Quanta sensibilidade! Aliás, na época, distribuía-se uma merenda nas escolas que era chamada de 3 ésses: Soja, salitre e Salim…
65 Pax // 23/July/2008 às 19:19
São Paulo?
Descartes imediatos:
Maluf e Alckmin. Nem pensar. Coisa pra otário.
Pra pensar, mas querendo coisa melhor.
Marta, Kassab e Soninha.
66 surfando na jaca // 23/July/2008 às 19:22
Albita, gostei.
67 Marcelo Augusto // 23/July/2008 às 19:23
Hallo, Pessoal!
Opus Dei.
Obra de Deus… mas no sentido anal do termo. Pois é isso que ele é: Mal saberia administrar uma caixa de sapatos.
[]’s
Marcelo
68 Chesterton // 23/July/2008 às 19:27
Macho que é macho come a Jandira e não tem medo de cara feia…
69 Alba // 23/July/2008 às 19:33
Beijoca, Surf!
70 Clara // 23/July/2008 às 19:58
Não tenho coragem de questionar muito os paulistas, porque aqui no Rio tem cada um que se elege que é um horror total.
Mas por outro lado, discordo da Clara C. porque conheço muitas pessoas(marco não me pergunte quantas!) que não defendem o “rouba mas faz” e criticam veementemente tal estado de coisas.
Pax, fico com o Gabeira, que tem o espírito do Rio. Já votei nele, e senti meu voto valer muito a pena. Já a Jandira, acho muito inflexível, e meio mal humorada(principalmente para carioca).
Abraços a todos.
71 Dr. Arnaldo Rebouças Costa e Silva // 23/July/2008 às 20:02
Dá para debater com quem ligou o foda-se? “Ah, eu levando a minha parte, tudo bem”. Que visão política refinada… igual ao outro aí, que tira seus conhecimentos de urbanismo do History Channel.
72 surfando na jaca // 23/July/2008 às 20:08
A Jandira tomou uma atitude íntegra e autônoma, discordando da reforma da previdência, quando rolou mensalão do professor Luizinho. Pelo visto, não esteve no esquema dirceu-carequinha.
Beijocas, Albita.
Clara C., pau nessa macacada.
73 surfando na jaca // 23/July/2008 às 20:14
Prezado Dr. Arnaldo, a gente atura cada coisa, mas temos que levar a civilização a essa gente bárbara. Até que a série sobre as cidades antigas foi legalzinha. O complicado é gostar de morar em catacumbas, deve ser o planejamento urbano do Alckmin. O buraco superfaturado já foi inaugurado, falta só mandar o chester para lá, como primeiro morador.
74 Denão // 23/July/2008 às 20:16
Brasil, um país de trouxas.
75 Clara C. // 23/July/2008 às 20:16
“Mas por outro lado, discordo da Clara C. porque conheço muitas pessoas(marco não me pergunte quantas!) que não defendem o “rouba mas faz” e criticam veementemente tal estado de coisas.”
Não entendi… eu também conheço um monte de gente que discorda do rouba mas faz. Mas bastante gente - demais para o meu gosto - que defende.
76 Deise // 23/July/2008 às 20:21
PD, você está melhor?
77 Alba // 23/July/2008 às 20:38
“Pógréssio, pogréssio.” Era assim que começava um dos sambas mais gostosos do Adoniran.
Pois é, o chato é associar “progresso” com Maluf, o cara que se esmerou em ampliar uma dicotomia na cidade, que vinha láááá de longe e ele só fez alimentar.
Isso porque as tais “obras” pararam em coisas que fossem visíveis. Mesmo o Projeto Cingapura, em que ele tentou emular a Erundina, só foi construído onde fosse visível, ou seja, ao lado das grandes avenidas. Já a perifa… Mas pra que serve mesmo a perifa?
78 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 23/July/2008 às 20:43
Primeiro foi o Evo Morales, “a coisa mais extraordinária”que aconteceu na América Latina. Também teve o Collor, que iria fazer um trabalho “extraordinário”no Senado. Agora é o Celso Amorim, que é “um extraordinário negociador”, segundo Lula. O nosso ministro das Relações Exteriores se envolveu em uma polêmica em Genebra ao comparar a negociação dos países ricos sobre a Rodada Doha com a propaganda nazista (uma mentira dita mil vezes torna-se verdade), gerando protestos dos americanos e europeus. Pode-se dizer tudo do Lula: menos que não seja um companheiro “extraordinário”.
chest- o History Channel é extraordinario.
79 Alba // 23/July/2008 às 20:45
PD,
A Deise está certa. Você está melhor nesta cidade impossível?
80 Hugo Albuquerque // 23/July/2008 às 20:54
O clima em São Paulo tá mesmo insuportável. A poluição tá mesmo foda e eu não me recordo de um mês de julho com um clima tão bizarro quanto esse.
Do Maluf, minha vivência São Paulo já me ensinou o suficiente; Tem a nova política de São Paulo que saiu da USP e deu no PT e no PSDB com as suas virtudes e seus (muitos) defeitos, mas ela é exógena, enganosa.
Na prática e num aspecto mais local o que prevalece a velha dicotomia do Adhemarismo x Janismo.
Não me lembro quando ou onde eu tava debatendo sobre política paulista com um cara e ele tirou essa sacada: Na verdade a política paulista não sai dessa dicotomia entre adhemarismo e janismo.
Maluf é um expoente do adhemarismo, do “rouba, mas faz” do outro lado você sempre tem alguma outra figura, expoente do janismo, ou seja, do “não faço, mas não roubo”. Ou é o canalha “produtivo” ou o picolé de chuchu engravatado que não faz porra nenhuma.
Não que o Jânio fosse um picolé de chuchu, mas tinha todo aquele lance da obsessão contra a corrupção não passava de uma puta cortina de fumaça pra esconder, entre outras coisas, suas limitações e falta de conteúdo programático.
No fim das contas, em níveis de eleições estaduais e municipais, o debate não sai disso. Mesmo as forças políticas que se propõem como novas sucubem a essa tradição.
No fim das contas, São Paulo em termos de política nunca conseguiu ser tão relevante quanto é economicamente.
81 Mr X // 23/July/2008 às 21:09
Eu, cada vez mais me convenço é do que diz o Pedro Sette Câmera no blog O Indivíduo:
“de antemão, eu não acredito em nenhum político, presente, passado, ou futuro, eu só acredito que devemos diminuir o poder da classe política o máximo que pudermos e nos esforçarmos para ser bons em nossa vida privada, e isso aí é o melhor que dá para fazer”
82 Nhé! // 23/July/2008 às 21:09
Ok, Ok… eu confesso!!
Eu a-m-e-i as obras do Maluf e do Pitta!
Estava na escola técnica na época e fazia muita visita técnica.
Nem na faculdade vi coisa tão boa!
Hj em dia até choro (de raiva) quando fico horas à fio no cebolinha e nas águas espraiadas. Parada. Dentro do carro.
83 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 23/July/2008 às 21:10
O apoio à luta armada via Teologia da Libertação:
“(…) los teólogos de la liberación acabaron por santificar una lucha armada cuyos medios de acción son asaltos, asesinatos, minas antipersona, autos y paquetes bomba, secuestros, voladura de oleoductos y torres de energía y otras bellezas por el estilo. Suas principales víctimas en Colombia, en Perú y en Centroamérica fueron precisamente los campesinos que querían liberar.”
84 Nhé! // 23/July/2008 às 21:17
Mas sei de cada detalhe técnico dessas obras de arte!! rsrsrsrsrsrs
85 Hugo Albuquerque // 23/July/2008 às 21:19
Mr X
A classe política, na verdade, somos todos nós que vivemos na polis, o que devemos lutar é para impedir que certas pessoas, de direita, centro ou esquerda, tomem o monopólio da política para si.
86 Alba // 23/July/2008 às 21:27
Hugo,
Sabe que concordo com quase tudo que você escreve. Só que no quesito São Paulo não tem a representação que honre a sua importância econômica, acho que você está esgrimindo um argumento que, acho, já venceu, desde que os tucanos tomaram conta do arraial, com obras superfaturadas e tudo, tudinho, furtado à opinião pública.
E, claro, pra responder àquela velha dicotomia emtre o poder economico e o político, é só olhar: a elite dirigente é (quase) toda paulista!
87 Proftel // 23/July/2008 às 21:35
Em Sampa votaria no Kassab mesmo com tudo que falam dele no particular.
Pode ver, acontece alguma coisa relevante em Sampa e ele aparece, encara até o CQC pô.
Na Marta nem a páu, perua que sacaneou o município e o marido, pior, ainda por cima trocou por um Argentino.
O Alckmin representa o continuismo do FHC e a corja que pinta de “politicamente correta” e fica só no blá blá blá.
Maluf, convenhamos, já meteu muito a mão e ainda botou o fatídico Pitta no lugar pra segurar as pontas e rapar o tacho, já era, deveria estudar cubismo vendo o sol nascer quadrado.
Há outros candidatos que passo batido, não tem cacife pra montar um puro-sangue rápido como Sampa.
:-)
88 Proftel // 23/July/2008 às 21:36
Alba, chegou?
:-)
89 Hugo Albuquerque // 23/July/2008 às 21:37
Alba,
Justamente pela forma como essas elites chegaram ao poder e o que elas trouxeram de lucro para o país é que não creio que elas estejam de acordo com grandeza econômica do estado.
Mais que isso, de acordo com o que elas trouxeram de lucro para o próprio estado que perdeu e perde importância relativa em relação à federação há muitos anos.
Ou das vezes que São Paulo tentou impôr sua força sobre o país e fracassou por não entendê-lo.
90 Hugo Albuquerque // 23/July/2008 às 21:38
Nossa “importância relativa em relação” foi duro. Sorry.
91 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 23/July/2008 às 21:48
extra, extra, Obama não é cidadão americano nascido
http://web.israelinsider.com/Articles/Politics/12939.htm
92 Proftel // 23/July/2008 às 21:57
Chest, será um espião russo infiltrado desde a infância?
Meu, isso cheira filme da guerra fria.
Putz.
93 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 23/July/2008 às 22:09
isso já vai subir ‘a tona…falsificou a certidao de nascimento e parece que admitiu.
94 MaGioZal // 23/July/2008 às 22:36
A questão é que Paulo Maluf encarna um modo de se fazer política de planejamento urbano que esteve muito em voga no mundo capitalista durante o período pós-II Guerra Mundial/pré-queda do Muro de Berlim do século 20: o da cidade feita para os carros, com obras gigantes que facilitam o fluxo de trânsito acima de qualquer coisa. O maior símbolo dessa política foi o mega-planejador urbano de Nova York Robert Moses.
Durante a ditadura militar no Brasil esse modo de se pensar as cidades ganhou pleno vigor: uma boa prova disso é que os principais viadutos elevados daqui da cidade de São Paulo foram construídos nesse período.
95 Cortez // 23/July/2008 às 23:56
Pensa que em um mundo ideal, joga-se o lixo na calçada, e seus impostos pagam o salário de um coitado, enfezado que tem obrigação de recolhê-lo, antes que caia na água.
E o que sobra, que financie metrô, que é o jeito ideal de manter os pobres longe da vista e das pistas, embaixo da terra.
96 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 23/July/2008 às 23:56
claro, no mundo socialista o pessoal andava e anda a pé, né? Quer o que, voltar para as cavernas?
Regime militar? E Brasilia, fundada em 1959? Era para andar a pé?
97 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 23/July/2008 às 23:57
pobre e sujo no metrô, não!
98 Cortez // 24/July/2008 às 0:05
Brasília deveria ser o castelo imperial chinês: só a corte e os burocratas, aspones e lambe-botas.
Não contavam com a pestilência candanga.
99 Clara // 24/July/2008 às 0:10
Clara C.,
“Mas bastante gente - demais para o meu gosto - que defende.”
Ah, ficou mais claro. Então, sorte minha não conhecer gente assim.
100 Cortez // 24/July/2008 às 0:25
Não enxerga a urbe, busca trânsito rápido entre a mina de ouro e a caverna, e almeja morar no galinheiro eletrificado, na mesma quadra de Mr. Brown em Macondo.
Acredita que ruas são perigosas, e praças, antros de drogados. Semáforos atraem meliantes, faixas de pedrestes escondem engenhosas armadilhas.
Covarde, babaca e bundão.
101 Chico Motta // 24/July/2008 às 0:30
Chest, 96, Na europa o transporte público funciona, não precisa de tanto carro…
102 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 24/July/2008 às 0:31
no metrô, não, até a escória como tu aprende a se comportar.
103 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 24/July/2008 às 0:32
101, tb acho, porém, aqui, não funciona, nãso é satisfatório para mim, teria que chegar ao trabalho e aí tomar outro banho…sorry periferia.
104 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 24/July/2008 às 0:50
É o ponto mais importante. Funcionou nos Estados Unidos e em São Paulo (o Rio tinha, em 2006, 1,5 preso para cada cem mil habitantes e 42,2 homicídios por cem mil; enquanto São Paulo tinha 3,57 presos por cem mil e 18, 8 homicídios por cem mil). O exemplo de São Paulo é bom porque é um lugar em que a Justiça é a mesma, onde há a questão da progressão automática de pena. O número de policiais per capita também é parecido com o do Rio. Mas lá, com o aumento de vagas nas prisões, os homicídios diminuíram.
105 Homero // 24/July/2008 às 5:06
Acho bem divertido ver esse pessoal que tem nojinho do Maluf , mas votaria na Marta sem pensar duas vezes.
Maluf e Marta são os dois expoentes mais relevantes da lista dos políticos com processos na justiça. Votar nesse pessoal é andar para trás.
106 MaGioZal // 24/July/2008 às 6:51
Vejam bem, eu não sou pela negação completa do carro. Mas também não sou pelo “progresso urbanístico” que destroçou parques inteiros de São Paulo (como o do Anhangabaú e o D. Pedro, que antes do surgimento do Ibirapuera era o grande parque de referência de São Paulo) e bairros inteiros também (o Minhocão no médio prazo jogou o Centro Velho num processo de decadência que dura até hoje; a velha Vila Olímpia, residencial, e a parte norte de Pinheiros, “morreram” com a cara Nova Faria Lima) em nome do trânsito e da especulação imobiliária.
Felizmente, é bom saber que a galera mais nova está renovando o eleitorado de SP — e que 61% dos eleitores não votam no Maluf de jeito nenhum.
Anyway, para mim a candidatura atual de Maluf às vezes parece mais um “plot” de Brasília — lembrem que o PP de Maluf é da base aliada — para roubar votos de Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab para engordar as chances de Marta Suplicy, a autora da Ponte Estaiada (na qual só pode circular carros particulares — sem ônibus, sem bicicletas, sem pedestres). Mas isso é uma outra história…
107 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 24/July/2008 às 7:41
ainda assim SP está melhor que o Rio de Janeiro, dominado por traficantes
http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2008/mat/2008/07/23/rainha_do_mst_apoia_diz_que_foi_incentivador_da_candidatura_vereador_de_claudinho_da_rocinha-547388190.asp
108 Chesterix-Darlymple (velho colega) // 24/July/2008 às 7:46
e até um comunista de carteirinha admite que não tem outro jeito
http://blogdoalon.blogspot.com/2006/12/ambientalismo-global-ambientalismo.html
109 Credun Fas // 24/July/2008 às 7:49
por essas e por outras que eu digo
ser latino é praga
http://www.fucs.org/expat/2008/07/manila-o-mxico-oriental-ou-seria-o.html
110 Darwinista // 24/July/2008 às 8:03
Chest #102,
Vejo que você não costuma usar o metrô paulistano com muita frequencia…
111 Darwinista // 24/July/2008 às 8:04
Homero #105,
Concordo contigo. Mas faltou colocar o Alckmin na lista do voto pra trás também.
112 J. J. // 24/July/2008 às 8:19
No segundo turno, Maluf e Marta estarão lado a lado, e no mesmo palanque que o presidente Lula.
Maluf é como Lula. Rouba, mas faz. É isto que importa.
113 Renato // 24/July/2008 às 8:29
“Brizola fez” ah… riria se não fosse trágico. Há quem diga que ele teria feito menos estrago se tivesse se contentado em roubar. O CIEP foi uma boa iniciativa, mas o resto… Me pergunto, carpideira do Brizola é algo como uma carpideira da ditadura com sinal trocado?
Em tempo: se gosta da retórica Ademarista leva pra você. Eu nunca concordei com ela.
114 Renato // 24/July/2008 às 8:38
Hugo muito boa sua descrição no comentário #80.
Essa história de “sou contra tudo isto que está aí” não configura alternativa nenhuma.
Mas diria que também há um esforço enorme do sistema em impedir que os não-corruptos trabalhem. Geralmente são discretamente sufocados pela burocracia. Afinal, é muito mais fácil lutar pelo caos que pela ordem.
115 HRP MANÉ Reloaded // 24/July/2008 às 9:00
Compreendo o fabio em sua linha de pensamento….mas a longo prazo esse tipo de cultura leva ao caos e ou Ditadura……
116 HRP MANÉ Reloaded // 24/July/2008 às 9:01
Acho que é o caso dos novos policiais….se não se enquadram são deixados no gelo……daí para pedirem as contas é um pulo…..
117 Renato // 24/July/2008 às 9:31
Ou se corromperem HRP
118 HRP MANÉ Reloaded // 24/July/2008 às 10:32
É ….pior ainda.
119 surfando na jaca // 24/July/2008 às 10:47
Renato, apenas dei exemplos fora do alcance da sua logica ademarista do mundo. Para um cínico que usufrui dela, fazendo parte da quadrilha, eu entendo safadeza, mas para um simples votante… é burrice mesmo. Vc. não gostou das realizações do Brizola que citei? Pois bem, foram todas úteis a cidade. Mas se tratava de desmistificar a baboseira malufista de vcs. No resto, passar bem na sua ignorância.
120 surfando na jaca // 24/July/2008 às 10:47
lógica
121 um pouco do mundo, todos os dias Livraria Cultura * Home * Sobre o blog * email * Responda à pesquisa do weblog * RSS pedrodoria.com.br header image 2 ? China, a imprensa e a luta por uma boa imagem Uma estante às quintas ? Maluf // 24/July/2008 às 12:48
surfando na jaca,
Esse pessoal não quer civilização, pois dá trabalho pensar. È mais fácil jogar um lugar-comum aqui, outro ali, do que desenvolver noções políticas mais complexas. Pensar no coletivo então… melhor parar o SUV em fila dupla ou estacionar em local proibido, cortar os demais automóveis e reclamar que o trânsito não anda.
Mas isso é papo de esquerdista, pois não. Como essa Soninha, que fica falando em bicicletas, coisa e tal. Imagine só.
(a referência às catacumbas foi hilária)
122 Dr. Arnaldo Rebouças Costa e Silva // 24/July/2008 às 12:50
Ops, campo errado.
123 surfando na jaca // 24/July/2008 às 13:30
Que Vsa. Exma. me perdoe a falta de crase em meu comentário anterior e o tom agressivo, mas muitas vezes é preciso pau de maçaranduba para fazer corar essa gente. Quanto às catacumbas, é preciso saber traduzir os copy and paste do Frangão. Nisso muito tenho ajudado nesse blog.
Um abraço, seu Doutor.
124 Dino // 24/July/2008 às 13:38
Viuge! Vocês caíram em uma provocação do PD, primeiro que o nariz dele está sangrando devido, acredito eu, a umidade do ar em Sampa estar abaixo de 10% se aproximando a valores de desertos, isso é, se ele usa o mesmo, somente para respirar… Brincadeirinha! Segundo que o sistema viário não tem muito haver com poluição criada por automóveis, se não houvesse avenidas, o transito somente seria mais caótico. Automóveis existem até mais que em São Paulo em muitas metrópoles do mundo e o Maluf acreditem, não foi prefeito por lá. A poluição emitida por automóveis poderia sim ser reduzida com vistorias severas como as de Tóquio, onde um mínimo vazamento de óleo, impossibilita o licenciamento, isso a principio pode parecer cruel com as pessoas de menor poder aquisitivo que possuem uma lata-velha, mas criará uma demanda por carros novos, catalizados, a álcool, menos poluentes e etc. O que me lembra de uma incongruência do Darwinista, que acredita que os malufistas não pensam, mas ele próprio já se confessou adepto de ter uma fubica velha (um opala 6 cilindros) bem poluente. Diga-se de passagem, meu primo foi secretario de estado do Maluf e é um dos cirurgiões mais proeminentes que o Brasil já teve, não roubou nem um centavo e é um gênio. Por outro lado, o Fabio que vivia criticando os reducionistas, esquerda-direita, termina, usando o mote como argumento nos comentários dele, deve ser desmemoriado. Alba, sinto te desapontar, prefiro o Maluf roubando e fazendo, a o que ocorre no seu município de Itanhaém, que até o lixo tem que ser exportado por falta de área apropriada no município, essa cidade se conserva sem melhorias desde que estive aí, quando criança há 40 anos atrás, isso não tem nada de romântico, isso é uma merda, veja o contraste com o município de Praia Grande onde tenho um apartamento.
Bem, voltando ao assunto, o Maluf é carta fora do baralho, os paulistanos, a muito descobriram que “colocar a Rota na rua” é besteira, pois a policia paulistana mata mais com ela aquartelada do que no tempo dela na rua e que todos os chefes do executivo cederam a tentação de serem tocadores de obra, pois é do que o povo gosta e dá voto e ele já está para lá de queimado com suas contas nas ilhas Jersey e etc.
PD, você vai se mandar do Brasil, mas fica o conselho, São Paulo você deve saber, é para profissionais, só otário usa as marginais, se te incomoda a poluição, existe São Paulo para todos os gostos, vá até o fim da eng. Caetano Álvares, no mandaqui, pegue a av. Santa Inês siga em frente até ela virar estrada, suba a serra e viva em um sitio ou condomínio lá de Mairiporã, tem macacos, pássaros etc… Fica a uns 40 minutos do seu trabalho, mas se você gosta de ferveção… aí, fodeu. Compre bastante rinosoro.
125 alex severianni // 24/July/2008 às 13:41
JUÍZES PEDEM VETO A BLINDAGEM DE ADVOGADO
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e o Ministério Público querem que o Presidente Lula vete o projeto de lei que trata os escritórios dos advogados como espaços invioláveis, livres de investigações policiais. Computadores, telefones e documentos em poder dos advogados também são classificados como objetos invioláveis. O projeto está na mesa da Presidência, à espera da sanção, desde terça-feira.
A nota técnica que as entidades representantes da magistratura e dos procuradores encaminharão a Lula afirma que a “imunidade” prevista no projeto é inconstitucional. O argumento do presidente da Ajufe, Fernando Mattos, é que a inviolabilidade dos escritórios de advogados supera o resguardo previsto pela Constituição para a moradia do cidadão…
íntegra:
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/
126 Pedro Doria // 24/July/2008 às 13:48
Dino, como vc sabe, a Marginal para mim não é opção. É trabalho.
Hoje o dia está bem melhor e o sangramento parou. É claro que é provocado pelo ressecamento do ar, mas é agravado, quando o ar está seco, pela poluição atmosférica. Em Brasília, meu nariz não sangra =)
Mas, de qualquer forma, vc tem razão: nos arredores de Sampa há paraísos naturais. Aí, é azar o meu. Gosto de cidade.
127 surfando na jaca // 24/July/2008 às 13:53
Dino, vc. está malufando? Parente malufista gênio…prefiro Maluf etc e tal… O que é isso, camarada capitalista?
128 Darwinista // 24/July/2008 às 14:10
O que me lembra de uma incongruência do Darwinista, que acredita que os malufistas não pensam, mas ele próprio já se confessou adepto de ter uma fubica velha (um opala 6 cilindros) bem poluente.
Prezado neo-malufista Dino,
Tentei de todas as formas achar um contra-argumento, mas até agora nada. Então, provisioriamente, dou o meu braço pra você torcer, e que seu primo gênio possa consertá-lo depois.
Mas quanto à minha afirmação sobre a característica anencéfala dos malufistas, não arredo o pé.
129 Dino // 24/July/2008 às 14:12
Primeiro que analisar de forma imparcial não significa aderir, segundo que o parente não é malufista e já foi ministro do FHC e não é tucano, ele é sim grande competência na área dele. Só o citei como contraponto à idéia de um monólito do mal, que predomina nos pensamentos menos avisados do blog. E finalmente não existe modo de produção socialista viável atualmente, que possa competir com a capitalista, sendo o nosso socialismo aplicável somente na área social, então quem não quer ficar na rabeira da cadeia social deve supostamente dominar os princípios da produção e administração capitalista.
130 Dino // 24/July/2008 às 14:20
Não poderá consertar seu braço, ele é cardiologista, deverias saber, pois você é paulistano, não?
131 surfando na jaca // 24/July/2008 às 14:22
Camarada Dino neo-malufista empresário da administração capitalista. Senti foi uma ponta de orgulho nessa revelação parental. Tive parentes inteligentes na máquina da ditadura, nem por isso cito ou me orgulho de tal coisa. Prefiro esquecer nas catacumbas da memória. Ora, quem discute que o Delfim é inteligente, que o Maluf tem cérebro malignamente esperto? Quanto aos princípios do capitalismo, sua afirmação parece uma capitulação ao pragmatismo capitalista. Ora bolufas, que precisamos conhecer o capitalismo ninguém duvida, Marx dedicou a vida em dissecá-lo. Outra coisa é ser um ufanista desses princípios como o fim da História. Sinto um cheiro de queimado nesse teu comentário, um certo odor malufeiro…
132 surfando na jaca // 24/July/2008 às 14:24
Vc. dá dando Pinotti demoníaco, Dino?
133 Darwinista // 24/July/2008 às 14:28
Dino, seu mau humor, ou má vontade para com esse que vos escreve, está te impedindo de perceber as ironias, os gracejos?
134 Alba // 24/July/2008 às 14:40
Camarada Dino,
O drama do trânsito em São Paulo é antigo. Claro que há mais carros em outras metrópoles pelo mundo, mas também há transporte público de qualidade, o que falta aqui, onde o transporte público é muito ruim. Vai daí, o estímulo à compra de mais automóveis produz coisas como a que ouvi no noticiário do meio dia: um congestionamentozinho de 48 km, considerando trânsito de FÉRIAS. E se isso não torna a cidade inviável, não sei o que torna, já que a velocidade no deslocamento é uma das coisas a levar em conta por qualquer empresa que queira se estabelecer na capital - aquela coisa do “tempo é dinheiro”, sacumé?
Tampouco atribuí ao Maluf todas as mazelas, embora ele seja responsável por várias. O crescimento desordenado da cidade, aliado à abertura de grandes avenidas, salvo engano, vem lá do tempo do Prestes Maia, se não for anterior. Agora, muitas das ditas “obras” do dito cujo foram apenas finalizações de coisas começadas por outros e usadas espertamente como propaganda. Aliás, só numa coisa reconheço mérito em Maluf: o cara é bom de marketing e não se aperta, quando não tem o que falar, inventa com a maior cara-dura, o que acho divertido. Daí a achar que que ele faz, vão mil quilometros de congestionamentos de distância.
Quanto à Itanhaém, a briga do lixo ocorre exatamente porque há mais de 40 anos a cidade é governada pelas MESMAS famílias. É capitania hereditária mesmo, sem nenhum romance e com muita corrupção. Mas as praias ainda são despoluídas, o que não se pode dizer da Praia Grande, que se modernizou e coisa tal, mas que transformou toda orla num espaço tomado por prédios que não têm sistema de esgoto. Vide o que aconteceu no Guarujá, lembra?
135 surfando na jaca // 24/July/2008 às 14:55
Albita, sempre lúcida. O progresso era ideologia dos tempos de Marx. Hoje, isso mudou. Progresso é bom, mas pode ser questionável quando trás junto a deterioração das condições de vida. O camarada precisa se destanilizar, fazer uma depuração dessa ortodoxia progressista que o fez cair no desvio malufista. Banho de sal grosso ajuda.
136 Alba // 24/July/2008 às 15:06
Surf,
Apelemos para o pai angola, que há de tirar o combativo camarada do desvio. :)
Se não daqui a pouco, estará defendendo por ex., o Blairo Maggi que, em nome do “progresso” está acabando com o cerrado do Mato Grosso. Ganhou o prêmio motoserra de ouro, ora pois!
137 surfando na jaca // 24/July/2008 às 15:13
Ora pois, Albita. Ora pois, pois.
138 Dino // 24/July/2008 às 15:22
Errado Alba, o esgoto da Praia Grande que ia direto para canais que terminavam nas praias, estão sendo refeitos sendo direcionados para coletores em sentido contrario ao da praia. O que é mais interessante, com o dinheiro liberado pelo Paulinho da força da propina e a prefeitura é do PSDB, antes que me acusem de defender quem quer que seja. Então anotem aí. Até mutreta tem grau, gênero, tamanho, finalidade… As praia de Itanhaém são menos poluídas por menor carga de esgoto ser direcionadas a suas praias, pelo simples motivo de ter menor população, ou seja, menos gente cagando, pois a infra estrutura daí é infinitamente pior.
Surf, Pinotti nunca foi ministro é ginecologista e essencialmente político de direita, errou feio.
E devias saber que não há comparativo em matéria de produtividade e capacidade de avanço tecnológico do método de produção socialista com o capitalista. Não há capitulação nenhuma nisso, é somente uma realidade conhecida até pelas pedras. De maneira que deve prevalecer o sistema de produção mais eficiente e o sistema de distribuição destas riquezas, mais eficiente que é socialista.
139 surfando na jaca // 24/July/2008 às 15:39
Temi a última palavra que leria em seu comentário. Uffa, vejo que o camarada teve uma súbita recuperação. Pinotti foi o que me veio à cabeça, nem me lembrava de que o cara era ginecologista. Só falta dizer que é parente do Enéas. Não vou ao google para procurar isso.
No resto, achei seus comentários anteriores estranhos, como tivessem-no abduzido.
Será que o camarada está fazendo campanha para o parente malufista?
140 Dino // 24/July/2008 às 15:52
Adib Jatene não é candidato a nada, nem nunca foi.
141 surfando na jaca // 24/July/2008 às 16:10
Adid Jatene!!!!! Mas é claro, que esquecimento, camarada Dino Jatene. Nunca soube que banda toca seu tio. qualé a do Jatene?
142 Dino // 24/July/2008 às 16:12
Tavarich surf, depois não quer que eu te chame de inspetor de quarteirão, você com essa mania de policiar quem não se enquadrar no perfil, comunista-com-paletó-surrado-e bigode-a-la-stalin-com-meleca-pendurada.
143 Dino // 24/July/2008 às 16:14
Meu sobrenome não é Jatene, o parentesco é por parte da mãe dele.
144 surfando na jaca // 24/July/2008 às 16:35
Pô, camarada! Temos idiossincrasias, mas o tavarich é que está mais ortodoxo do progresso do que o antigo farol do Kremlin. Alguém tem que fiscalizar os bons costumes por aqui! senão polula de malufistas e seus congêneres.
145 Gunnar // 24/July/2008 às 16:51
“rouba mas faz”?
Como assim? Ele só fez porcaria! Avenidas e ruas não resolvem o problema do trânsito, apenas adiam um pouquinho (até o próximo mandato, em média).
Acordem.
146 Gunnar // 24/July/2008 às 17:20
Alba
O problema não é a venda de carros. Por mim, o Lula podia fazer uma espécie de bolsa-carro, e distribuir carros a R$ 1,99 pra que toda a população tenha acesso a um trambolho motorizado na gargagem.
O problema surge no consumo desse bem. Diferente de quase todos os outros bens PARTICULARES, o carro, apesar de ser particular, necessariamente é consumido NO ESPAÇO PÚBLICO. A minoria que possui um carro (30%) é responsável pela ocupação de 70% do espaço urbano, e levando-se em conta o que tudo isso custa a uma cidade em infraestrutura e demais concessões que permitam aos bólidos circularem, pode-se dizer que para privilegiar essa minoria, 100% da população tem sua qualidade de vida gravemente deteriorada.
E esse “privilegiar” é bem questionável, já que um planejamento urbano voltado unicamente para o carro particular é ruim para a mobilidade de TODOS, inclusive dos usuários de carro - vide SP. Esse é o grande paradoxo do carro.
O que precisa ser feito então? RESTRIÇÃO fortíssima e irrestrita à circulação de automóveis particulares. Antes mesmo de melhorar o transporte público.
Aí começa-se a pensar uma cidade mais humana, que privilegie o ser humano e a mobilidade em detrimento do carro. Isso inclui mais espaço para pedestres e ciclistas e reforma total do transporte público, além de um planejamento mais inteligente da cidade.
O povo de início chia, mas no fim todo mundo vai chegar mais rápido ao seu destino, com menos fumaça, menos estresse e de quebra, terá uma paisagem mais divertida no caminho.
Utopia? Acho que não. Vide Bogotá. É só ser macho para enfrentar… o povo. Que é burro.
147 surfando na jaca // 24/July/2008 às 17:28
Caro Gunnar, ninguém pode ficar sem meios de locomoção superiores aos seus próprios chulés. Entrenetanto, sua queixa confere e já foi anotada. É preciso atacar de frente a questão do transportes coletivos. Isso é progréssio. Parece até que o senhor num trabalha ou anda de helicóptero. Bicicleta para o trabalho? Chegar suado no escritório? Todo mundo malhadão? É cada uma… E chama o povo de burro…
148 Dino // 24/July/2008 às 19:21
Tavarich surf, o porra loca verde Gunnar vende pulseirinhas hippie no centro de Amsterdam e acredita piamente que todo mundo viva do mesmo oficio, daí ir de bike para o trampo. Explica para a moçoila que com ladeira, calor e outros detalhes, tipo notebook e pastas de documentos, ferramentas, não dá para ir de magrela a lugar algum e que de onde pobre mora na perifa, ao local de trabalho costuma-se rodar 50 Km em media… Sempre com a mesma conversa babaca.
149 Dino // 24/July/2008 às 19:41
Às vezes eu tenho a impressão que os caras têm bosta fazendo a vez do cérebro, vivem comparando uma merda que foi feita em Bogotá, não sabem nem direito do que se trata, um ônibus articulado em corredor expresso, tem dezenas deles em São Paulo, tem até aquele que anda em um elevado exclusivo que foi bolado pelo grande estadista Celso Pitta com nome sugestivo de Fura-Fila e já mudou de nome 3 vezes ao sabor das administrações que tocaram a obra, e nada disso adianta lhufas, a porra de Bogotá, sequer tem metrô, umas comparações esdrúxulas, sem cabimento.
150 MaGioZal // 24/July/2008 às 21:33
“O drama do trânsito em São Paulo é antigo. Claro que há mais carros em outras metrópoles pelo mundo, mas também há transporte público de qualidade, o que falta aqui, onde o transporte público é muito ruim. Vai daí, o estímulo à compra de mais automóveis produz coisas como a que ouvi no noticiário do meio dia: um congestionamentozinho de 48 km, considerando trânsito de FÉRIAS.”
Outro fator que contou muito também foi a total e completa falta de planejamento urbanístico em São Paulo, principalmente… no período da ditaura militar, once again. Grande parte das ruas que engarrafam em Sampa hoje em dia há uns 40, 30 anois atrás, eram ruas residenciais com casinhas e sobradinhos (basta prestar atenção nos que sobraram, espermidos pelos prédios…), e foram projetadas para ser exatamente isso, ruazinhas residenciais, e não artéria de trânsito. Pinheiros, Vila Madalena, Moema são casos típicos desse fenômeno.
E na periferia, caminhos tortuosos que até os anos 70 eram caminhos de terra onde só passavam carros-de-boi hoje em dia viraram avenidas “nas coxas”, onde o trânsito nos horários de pico fica bastante complicado também.
151 Dino // 24/July/2008 às 22:08
MaGioZal, taí uma coisa a se debater com seriedade, proposta que estava tentando ser implementada pela Marta de revitalizar o centro trazendo gente para morar, os consecutivos governos estaduais e prefeitos decidiram de forma irracional colocar as classes menos abastadas o mais distante possível de seus bairros, de maneira que o crescimento da cidade se deu em sentido do extremo leste, Guainazes, cidade Tiradentes, Itaim paulista e extremo sul, capão redondo, jd são Luis, jd Angela, Pedreira, Parelheiros, tendo que levar infra-estrutura a esses bairros longínquos, com isso grande massa de trabalhadores cruzam distancia enormes, quando vários bairros centrais são praticamente desabitados, como, por exemplo, Centro, Brás, Pari, Canindé, Barra Funda partes do Belém e Cambuci e até mesmo áreas do Bom Retiro e Santa Cecília. Fala-se tanto em transporte publico e não se comenta em colocar o publico mais perto, não necessitando sequer deste transporte.
152 Paulo Porto // 24/July/2008 às 22:14
…e as casinhas e sobradinhos foram substituídos por prédios de apartamentos com duas vagas na garagem de cada unidade. Exemplos típicos: Vila Olímpia e Campo Belo. Esse exemplo serve para qualquer grande cidade brasileira. As médias cidades querem ser grandes como São Paulo: quanto mais prédios, carros e congestionamentos, melhor.
153 Dino // 24/July/2008 às 22:22
Diga-se de passagem que antes da companheira Marta ser prefeita desta tiborda, andava-se de Kombi e Besta, quem organizou o transporte publico municipal obrigando os “perueiros” a adquirirem micro-onibus e criou o bilhete único, foi ela. Ninguém tinha coragem de peitar os donos de empresas de ônibus e os marginais ditos perueiros. Aquela que até os petistas chamam de perua, fricoteira, mandona é que teve peito. A classe merda lembra mais do relaxa e goza dos aviões, mas o povão caga e anda para isso e lembra com gratidão das medidas implementadas por ela, daí o 1º lugar nas pesquisas…
154 surfando na jaca // 24/July/2008 às 22:49
Dino, chamo-no-na de perua sim, não tenho outro termo para o chilique do Iptu para ricos e tarifa do lixo, mas no caso do transporte, tens rasgão peitou de silicone e tudo. Esse Gunnar não é hippie de pulseirinha, deve ser hippie de botique. Sujeito avariado das telhas.
155 Alba // 24/July/2008 às 23:32
Camarada Dino,
O governo do Estado, depois de mais de 20 anos de omissão na questão dos esgotos, finalmente tomou a peito a tarefa. Itanhaém virou um canteiro de obras, o que é até incômodo às vezes. Eu me aborreço, mas sei que estou ainda mil vezes melhor do que se morasse em São Paulo. E, sim, o prefeito da vez, o Forssell, cujo pai, por uma estranha coincidência também foi prefeito, fez uma mini reforma urbanística na cidade, cujo centro está, reconheço, muito mais bonito. (ainda que tal reforma favoreça uma fábrica de paralelepídos mais bonitinhos, com os quais esticou as esquinas e que pertence, por coincidência, é claro, ao citado indivíduo e o projeto urbanístico é do Ruy Santos, vice-prefeito) .
Ora, saúdo essa notícia sobre Praia Grande. Eu sempre ia até lá para o cinema. O caso é que, duas, ou três vezes, quase voltei, porque estava TUDO parado, já que a PG é pertissimo e aí os paulistanos transferem o congestionamento, data vênia.
Magiozal,
Você tem razão. É assustador ver como bairros inteiros foram, de alguma forma descaracterizados pela falta de um mínimo de planejamento. Agora se aposta tanto na verticalização que temo ver chegar o dia em que será preciso derrubar meia cidade pra dar lugar a estacionamentos. E, aí, Tavarich Dino, acho que o Gunnar tem seu tanto de razão.
Por fim, também acho que tentar revitalizar o centro só merece elogios, já que é uma área que conta com toda infra-estrutura e é subutilizada, embora eu ache até que melhorou, sabe? Estive No CCBB ontem e o espaço ´me pareceu menos degradado que em outras ocasiões.
156 MaGioZal // 25/July/2008 às 1:59
“de maneira que o crescimento da cidade se deu em sentido do extremo leste, Guainazes, cidade Tiradentes, Itaim paulista e extremo sul, capão redondo, jd são Luis, jd Angela, Pedreira, Parelheiros, tendo que levar infra-estrutura a esses bairros longínquos, com isso grande massa de trabalhadores cruzam distancia enormes, quando vários bairros centrais são praticamente desabitados, como, por exemplo, Centro, Brás, Pari, Canindé, Barra Funda partes do Belém e Cambuci e até mesmo áreas do Bom Retiro e Santa Cecília.”
Pois é… desde 2007 eu saí do bairro onde eu morava (onde para ir para qualquer lugar dependia-se de uma rodovia que estava cada vez mais congestionada) e passei a morar na Bela Vista (a.k.a. Bixiga).
Ficou muito mais prático para mim, sem dúvida.
157 MaGioZal // 25/July/2008 às 2:07
Outra coisa que queria dizer aqui é que em São Paulo a especulação imobiliária, que nunca teve empecilhos sérios (pelo contrário: ela muitas e muitas vezes foi apoiada pelas administrações municipais), parece atuar como nuvem de gafanhotos: sempre quando uma região tem seu potencial de verticalização esgotado, ela tende a “entrar em decadência” e ser substituída por uma nova “frente de especulação”, que cada vez mais parece se deslocar mais para o sul da Marginal Pinheiros, e de acesso cada vez mais difícil para quem nào tem carro.
Exemplos: Parque (e shopping) Villa Lobos, e o Credicard Hall.
158 Gunnar // 25/July/2008 às 17:06
Hippie? Boutique?
Eu sou direitão ateu, trabalho desde os 17 e pedalo simple