Mais de 10% dos visitantes diários do Weblog tiraram alguns minutos para preencher a pesquisa. São quase 600 formulários completos, um número bastante representativo. Obrigado.
Ainda não tenho todos os dados mapeados, a pesquisa continua, mas já dá para uma pista. Se você é o leitor mais típico do Weblog, somos parecidos. Você é homem, nasceu nos anos 70, tem formação universitária, vive numa capital do Sudeste, se define entre a esquerda e a centro-esquerda e se vê como ateu ou agnóstico. Mas, talvez, não sejamos tão parecidos assim: você é solteiro e não tem filhos.
Este é um estereótipo, evidentemente. Um quinto de vocês são mulheres. Outro quinto se coloca à direita do espectro ideológico e 40% são casados. A maior injustiça que o estereótipo faz é no quesito religioso. Metade é composta por ateus ou agnósticos, é verdade. Mas, para a outra metade, religião é uma parte importante de suas vidas. É onde somos mais diversos. Um quarto católicos, 8% cristãos de outras denominações, 4% espíritas e quase 3% budistas. Há mais budistas entre nós do que judeus e muçulmanos somados.
Em termos etários, a divisão é assim: 16,3% têm entre 36 e 45 anos; 44,7% entre 26 e 35; 18,8% entre 16 e 25. Geograficamente: 32% em São Paulo, 23% no Rio de Janeiro, 9% em Minas. Rio Grande do Sul e Paraná têm mais de 6% cada, Brasília, 5%, e Santa Catarina, 4%. Do Nordeste vêm 7,2% dos leitores, do Centro Oeste, 2,6%, e do Norte, 1,8%. Mais de 80% vivem na capital do estado ou numa cidade de grande porte. Quase 10% vivem fora do Brasil.
Comparado à média brasileira, o leitor do Weblog é extremamente politizado. Uma pesquisa recente do DataFolha indicava que apenas 28% da população lembra em quem votou para deputado federal. Aqui, mais de três quartos o lembram. Daí que não surpreende o fato de que vocês são leitores vorazes de livros (60% lê dois ou mais por mês).
E são decididamente digitais. Quase 90% têm uma câmera digital em casa, 80% têm player de mp3 e 20% têm um smartphone. Fazem compras online. E baixam música da rede sem pensar duas vezes.
Vocês, prezados leitores, encarnam o maior drama que as empresas jornalísticas têm. São a elite intelectual do Brasil, estão entre os mais informados da população, e 60% sequer abre um jornal ou revista, tampouco liga a televisão aberta ou paga. Quase 70% não se informa pelo rádio. Não quer dizer que as marcas da velha imprensa tenham se perdido. 83% de vocês freqüentam os sites dos principais jornais. Metade ouve podcasts. Quase 90% se informam por blogs. E 40% são blogueiros.
Pois é: o leitor, cada vez mais, também produz informação.







72 Comentários até agora ↓
1 Nhé! // 16/July/2008 às 10:04
Faltou falar sobre a renda e sobre os animais de estimação, PD.
2 Ted Tarantula // 16/July/2008 às 10:24
..pensar que essa turma que escreve “cerumano” (ser humano) e instrussão (instrução) é a “elite intelectual” do país nao serve nem um pouco para me acalmar os nervos…
só me consolo ao pensar no velho e bom Millôr Fernandes dizendo que se na Russia czarista chamavam sua intelectualidade de “intelligentzia” por analogia só podiamos chamar a nossa de, obviamente, burritzia..
3 Pax // 16/July/2008 às 10:25
Muito elegante da tua parte dividir os resultados Pedro Doria.
Chego a pensar que você não tem conta nas Ilhas Cayman. Acredito que sim. Ainda bem que há alguns refúgios que conclama gente boa, que tem cultura, meus colegas leitores e um subconjunto que também comenta.
Gosto desse botequim e da rapaziada que aparece.
4 Felipe // 16/July/2008 às 10:26
Concordo sobre os animais. Ficarei muito supreso se alguns comentaristas que me parecem tirânicos conviverem numa boa com alguns (é impossível ter só um) gatos.
PD, conta aí, quantos de nós temos gatos?
5 Pax // 16/July/2008 às 10:27
conclamam né seu ignorante Pax? Você deve ter mentido que lê livros… !
6 Pedro Doria // 16/July/2008 às 10:31
Nhé, Felipe, 13% têm gatos e 30%, cachorros.
Renda familiar: 32% entre 2.500 e 5.000/mês; 20% entre 5.000 e 7.500; 33,5% + de 7.500.
7 Ricardo Cabral // 16/July/2008 às 10:34
Só para provocar:
“60% lê mais de dois [livros] por mês”.
Pessoal, a gente andou exagerando, não é? E mentir é feio, Papai do céu castiga (ao menos a 50%…)
:-P
8 anrafel // 16/July/2008 às 10:36
Colocar budismo como uma opção religiosa é sempre uma coisa capenga. Budismo é uma maneira de encarar as diferentes situações e ações/reações da vida e não apenas uma prática religiosa.
O sujeito pode frequentar seu terreiro preferido nas sextas, ouvir a missa no domingo pela manhã (e até rezar o Pai Nosso), passar no templo batista para ouvir a peroração do seu amigo pastor e mesmo assim cultivar aspectos da filosofia budista no seu relacionamento com as pessoas e fatos da vida.
Se eu estiver correto, o budismo é proprietário de uma inteligência que falta às outras denominações religiosas.
9 Arpex // 16/July/2008 às 10:36
Nossa, 33,5% ganham mais de 7500!
A ração dos bichos deve ser caviar…
10 Pedro Doria // 16/July/2008 às 10:37
Ricardo Cabral, dei uma mudadinha no texto sobre livros… dois ou mais é diferente de mais de dois. =)
11 cristina // 16/July/2008 às 10:38
é, os leitores/autores/comentadores de blogs, ainda são uma elite bem definida.
não sei se concordam, mas acho que tanto aí como em Portugal, isso significa nada representativo da populaçao em geral. uma pena.
12 Pedro Doria // 16/July/2008 às 10:39
cristina, é um público bem diferente do brasileiro típico.
13 cristina // 16/July/2008 às 10:39
Um quinto de vocês são mulheres??!
porca miseria…
14 anrafel // 16/July/2008 às 10:40
Se a pessoa lê 3 livros simultaneamente e ao final de 30 dias ela não terminou nenhum, quantos livros ela leu naquele mês?
15 HRP FAST RELOADED // 16/July/2008 às 10:41
Nada representativo mesmo….só pela renda dá para verificar……o andar de baixo ainda leva tempo para pode acessar coisas boas como essa aqui.
16 cristina // 16/July/2008 às 10:42
Pedro
sem duvida. é uma pena, no sentido de que as discussões acesas e participadas em blogs, não significam que o povo, na realidade, discuta ou saiba sequer o que está acontecendo….
é ,de facto, uma elite.
17 Radical Livre // 16/July/2008 às 10:42
Só um quinto à direita? mas eles fazem tanto barulho… ;-)
18 Nhé! // 16/July/2008 às 10:50
PD #12, mas o que isso representa realmente?
19 Tiago Mesquita // 16/July/2008 às 10:54
Engraçado. Nos anos de chumbo, o pessoal da direita era a maioria silenciosa. Hoje o jogo mudou, eles querem ser uma minoria ruidosa. Agora, estou para entender, fora as identidades culturais coletivas, o que esse pessoal de direita quer para o Brasil. Em geral parecem mais preocupados em ofender e se dizerem superiores do que em apresentar reflexões sobre o país. Estão mais próximos do Lacerda do que do Simonsen, por exemplo. Espero que eu esteja enganado.
20 Darwinista // 16/July/2008 às 10:58
Será que se o PD me contratar pra trabalhar no Weblog - fase comercial eu entro nos 33,5%?
21 HRP FAST RELOADED // 16/July/2008 às 11:00
Simonsen o cantor lirico……me ferrou pacas com suas teorias pseudo economicas…..
22 Diogo Shimizu Lima // 16/July/2008 às 11:04
Sou paulistano e tenho bolsa de estudos que equivaleria a 4000 reais (contando estipêndio e mensalidade da faculdade federal), mas não trocaria por 7500 em São Paulo.
Meus R$ 2500 líquidos no Japão são merreca perto de R$ 2500 líquidos no Brasil (carne de segunda é vendida a cada 100g pelo equivalente a USD 10 o quilo, 2kg de arroz custam USD 10, USD 1 por meio pé de alface e assim vamos) e a Baía de Osaka tem o ar poluído e nojento igual o da minha cidade do coração, mas aqui não tem motoboy, eu chego na faculdade em 15 minutos de caminhada e eu ando com o meu iPod no ouvido sem medo de assalto.
Adoro SP, mas minha conexão de 2mb/s custa os mesmos R$ 100 que o Speedy, e nunca ficou sequer instável em um ano e meio :)
[]s!
23 Ray // 16/July/2008 às 11:05
fiz o meu
24 Theo // 16/July/2008 às 11:06
Uma curiosidade,
“Quase 90% lêem blogs”
quer dizer que 11% estava navegado na net quando sem querer foi parar no formulário e sem nenhuma razão aparente resolveu responder as questões.
Como pode uma pequisa dirigida de um blog, uma pessoa responder que não frequenta blogs???
25 Pedro Doria // 16/July/2008 às 11:12
Nhé!, é o público melhor informado do Brasil. Representa de 15% a 20% da população. É a turma que costuma ser classificada de ‘elite intelectual’. Somos nós.
Theo, estava mal redigido. Mudei. Há quem leia blogs mas não costuma se informar por eles.
26 Nhé! // 16/July/2008 às 11:15
PD, é triste notar que somos atípicos por sermos mais bem abastecidos de informações.
27 the talk of the town // 16/July/2008 às 11:17
PD,
Graficos e mais Graficos sobre esses dados (apesar da narraçao ter sido bem feita).
28 Pedro Doria // 16/July/2008 às 11:28
the talk of the town: terei tudo em gráficos e ficará num espaço fixo cá no Weblog. Só preciso de um tempo.
29 Radical Livre // 16/July/2008 às 11:38
Ao contrário do darwinista, que quer fazer parte dos 33,5%, eu prefiro os meus em dinheiro, mesmo.
obrigado.
30 Alba // 16/July/2008 às 12:00
Eu também respondi à pesquisa. E estou com o anrafel, quando diz que às vezes, alguém pode ler dois ou três livros, sem chegar ao final de nenhum deles, no fim do mês. :))
31 Samuel // 16/July/2008 às 12:07
Pedro,
Talvez fosse interessante balancear os dados geográficos pela proporção da população nos estados que tem acesso à internet. SP deve ter um nível de acesso muito maior que os outros estados e isso poderia explicar a dominância dos seus leitores neste estado. Mas…, por exemplo, dos cariocas que acessam a internet, quantos são seus leitores? Essa comparação seria interessante se os níveis de acesso fossem parecidos, mas eles são tão parecidos?
32 Caramujo // 16/July/2008 às 12:12
±10% dos leitores (600 dentre ± 6,000) do blog é pouca pista. E tampouco representativo. Um profil baseado em 10% de respostas nao é confiável.
“…Você é solteiro e nao tem filhos” é uma aproximaçao grosseira. Um quinto somente sao mulheres? Duvido. Acredito que seja mais do que isto.
“… Pois é: o leitor, cada vez mais, também produz informação.” Concordo. Mas há que filtrar cuidadosamente tal informaçao, pois que, queira ou nao queira, esta é poluída, em maior ou menor grau, pela ideologia política e crenças do autor da mesma. Pior, pode haver manipulaçao da informaçao como o intuito de desinformar.
33 Leave a Comment // 16/July/2008 às 12:12
Quero escrever um pouco sobre os resultados, sem no entanto me deter no real significado destes para o weblog.
A inteligência é uma grandeza ‘um tanto quanto abstrata’, difícil de medir. Que varia em diversas situações e em relação ao tempo.
Eu por exemplo sou o 270º jogador em um ranking mundial (regional) do jogo warcraft. O que faz de mim um especialista, estudioso e grande estrategista nesta competição.
Se o senhor usasse sua lógica para me vencer neste jogo, certamente perderia, pois sou muito apto neste quesito em particular.
Mas veja só, eu acredito, por razões que passeiam pela lógica, que um ser humano inteligente é aquele que tem aptidão em ciências matemáticas e em física. Por ter tentado em vão ser estudioso nestes assuntos e ter encontrado dificuldades em entender e reter informação.
Lembro que na época do ensino médio,( pré vestibular), eu sabia muita coisa sobre geopolítica e a geografia do brasil e do mundo.
Após um período de trevas e sem leitura, sinto meu quoeficiente de inteligencia em franca decadência.
Portanto concluí que a leitura é uma forma de treino para deixar o cérebro ativo.
Os livros variam em conteúdo e qualidade.
Acredito ser uma simplificação afirmar que o leitor é “extremamente politizado” por lembrar-se do seu candidato preferido em eleições passadas.
Para ser politizado, depreende-se, um cidadão precisa ter engajamento político, razoável conhecimento sobre ideologias, leis, ter um bom poder de raciocínio e lógica, alguma aptidão na arte do discurso, ser bem informado e leitor dedicado.
34 Caramujo // 16/July/2008 às 12:15
7 Ricardo Cabral // 16/July/2008 às 10:34
Só para provocar:
“60% lê mais de dois [livros] por mês”.
Pessoal, a gente andou exagerando, não é? E mentir é feio, Papai do céu castiga (ao menos a 50%…)
:-P
———————————————-
Devo concordar com você, Ricardo. Tem mentiroso por aqui…
35 Gustavo Timm de Oliveira // 16/July/2008 às 12:18
Ok, tomei vergonha na cara e acabei de responder a pesquisa.
Segue a leitura agora ;)
Abraço!
36 Luciana // 16/July/2008 às 12:23
PD, achei muito boa a sua inicitativa de conhecer o perfil dos seu leitores e divulgar esses dados. Trabalho com pesquisas, e realmente a realidade do país é muito diferente.
37 Doida de Pedra // 16/July/2008 às 12:27
Somos poucas mulheres neste blog.
38 Pax // 16/July/2008 às 12:39
Cordo com The Talk of The Town.
39 Pax // 16/July/2008 às 12:40
Concordo Pax, pára de falar ao telefone e teclar ao mesmo tempo que toma café e fuma…
40 Pax // 16/July/2008 às 12:42
Só lembrando, há livros que devem ser lidos, relidos, alguns nos obrigam a homeopatias literárias, enfim… cuidado ao achar que tem que terminar um livro.
Cito alguns presentes na minha vida:
Catatau - Paulo Leminski
Assim Falava Zaratustra - Nietzsche
há vários…
41 Doni // 16/July/2008 às 12:51
Boa parte de nossos blogs teriam resultados similares em pesquisas do gênero, mudando talvez o alinhamento ideológico leitor-blogueiro. O que fica, em minha opinião, é o desafio de atingir um público diferente, fazer a “mensagem” chegar a pessoas de fora desta “elite da informação”.
42 HRP FAST RELOADED // 16/July/2008 às 13:07
KD A CONFETTI???????
43 Antonio // 16/July/2008 às 13:22
PD, estava viajando, mas tirei um tempinho e respondi o questionário.
Bacana compartilhar os resultados.
Abraço,
ACT
44 Arnoud // 16/July/2008 às 13:52
Sobre a questão da elite, parece que alguns colegas não ficaram felizes de pertencer a ela.
Ou ficaram tristes de ver saber que somos basicamente nós que se interessam nos assuntos discutidos neste blog.
Mas ser Elite não é exatamente isso? Ser parte de uma minoria que tem nível cultural para se interessar além do imediato e do próximo?
45 the talk of the town // 16/July/2008 às 14:20
“Leave a Comment” é o melhor nick já criado na face da terra.
46 Leila Ferreira // 16/July/2008 às 14:27
Sabia que tinha que ter mentido, mas não, fui falar a verdade, olha aí, saí na minoria velha do blog. E ainda por cima, um ano mais velha que a idade limite citada.
Por falar em minoria no blog… pra vc’s homens (hetero) desimpedidos, que ganham em torno das sete mil e quinhentas pratas por mês e, estão dentro da faixa etária velharia; piloto fogão/moto/carro (todos bem), sou bem humorada, charmosa e, segundo o meu vizinho de 27 anos de idade (aii, esse meu vizinho, vou falar uma coisa…) pareço ter 35 anos - juro!
Então, alguém se habilita? :-D
47 Thomas James // 16/July/2008 às 14:28
Quanto a opção sexual? Quais foram os percentuais?
48 Leave a Comment // 16/July/2008 às 14:33
45
obrigado ‘TTTT’ (the talk of the town), eu sou mesmo genial.
A princípio eu queria usar o nick:
“Mulher bonita não faz cocô”
Mas pensei que a grande massa intelectual poderia não compreender que seria uma apenas uma homenagem as mulheres.
49 Pedro Doria // 16/July/2008 às 14:36
Thomas James: 94,4% heterossexuais; 0,9% bissexuais; 4,7% homossexuais.
50 Marcio // 16/July/2008 às 15:27
Sobre #7 e #49… Definitivamente tem gente mentindo na pesquisa. =OP
============
Falando sério, respondi a pesquisa (e fui sincero). Bacana ter divulgado os resultados, Pedro.
[]´s
51 Credun Fas // 16/July/2008 às 15:57
Diogo Shimizu Lima,
nunca vi blog onde não se é possível comentar com facilidade! Ou melhor, vi mas achei que isso era coisa do passado.
52 Clara // 16/July/2008 às 15:57
Também achei legal colaborar e ter um feedback do Pedro.
mas faltou uma pergunta fundamentaaal: qual é o seu time??
Torno pública a informação(não é a primeira vez) de que souflamenguista convicta e de berço.
Muito obrigada.
53 Pedro Doria // 16/July/2008 às 16:03
Clara, como todo carioca criado na era Zico e sem tendências masoquistas, tb sou Flamengo =)
54 Credun Fas // 16/July/2008 às 16:04
e a sua nega se chama teresa?
55 Credun Fas // 16/July/2008 às 16:34
os dois últimos livros que li foram:
Boys’ Crusade
e
Israel’s Holocaust and the Politics of Nationhood
56 El Torero // 16/July/2008 às 17:34
Leila querida, não preencho nenhum de seus quesitos, oque é uma pena…pois que adoro teus escritos.
57 El Torero // 16/July/2008 às 17:36
Opa, sou hetero.
58 Pax // 16/July/2008 às 22:12
Leila, fala mais um pouquinho aí. Sabes, é pra uma pesquisa paralela. Pilotar fogão também piloto. Mas precisamos arrancar esse vizinho de 27 anos da parada.
Então vamos à minha pesquisa:
1 - gosta de poesia?
2 - ronca?
O resto pergunto depois. :-)
59 faraó // 16/July/2008 às 22:20
Se não havia ninguém com mais de 90 anos nessa pesquisa, então o Joseph Mario ainda não respondeu o questionário.
60 surfando na jaca // 16/July/2008 às 22:20
Interessante, achava que não seria dos mais idosos do pedaço, mas vejo que me enganei, estou entre os tiozões do blog. Esse negócio de ler por média mensal é viadagem. Um livro pode ser lido em dois minutos, como um besteirol de 100 páginas. Ou pode durar meses, como um tratado de filosofia, sociologia, economia, história ou técnico de 400 páginas. Um romance é leitura variável também. Pode ser deliciosamente lido ou deixado de lado pela metade. Por isso menti,já que não saberia como responder tal bobagem.
É pouca mulher nisso aqui. Não preenchi nada de religião, pois não tenho igrejinha e sou materialista histórico de credo.
61 Brancaleone // 16/July/2008 às 23:04
Péra aí!!
Não leio jornais porque aqui não chega nenhum. Quando morava em cidade grande, comprava a Folhona de domingo e lia até na terça…
Assinatura de revista é um saco. Atrasa, ainda mais aqui, que correio vem duas vêzes por semana.
TV paga é cara demais e aqui, só as do tipo Sky.
Resta a internet. Ainda sou do tipo antigo e gosto de ler letrinha no papel. Aliás, consegui uma edição de “Nostromo” do Conrad em Português de Portugal, impressa em 1948…
Faltou o perfil religioso. Gostaria de saber quantos ateus andam por aqui, mas ateu mesmo, não aquela viadagem de “agnóstico” ( que é um sujeito que não tem certeza de seu ateísmo e no primeiro aperto corre prum templo qualquer…)
62 Alexandre // 16/July/2008 às 23:07
A Estatística é uma ciência cada vez mais exata. Eu possuo todas as características do leitor médio de Pedro Dória. Todas, sem qualquer exceção.
63 Pax // 16/July/2008 às 23:22
Josué, inclua-me nessa estatística.
Não acredito nem em Papai Noel.
64 Brancaleone // 16/July/2008 às 23:32
Alexandre:
Desculpe, mas estatística é uma arte adivinhatória muito parecida com cartomancia, necromancia ou I Ching e Tarô.
Só para voce ter uma idéia, a minha cidadezinha foi estatisticamente declarada como uma das dez mais violentas do Paraná e isso porque algum imbecil considerou que dois assassinatos em 2004 num universo de 6.000 habs. - Nenhum em 2003 e nenhum em 2005 - faziam deste lugarzinho um Rio de Janeiro.
Estatística é assim:
Uma mulher transa com um cara e tem um filho nove meses depois. Bom, estatísticamente, se ela transar com nove caras numa só vez ( Ôpa!! surubão!!!) ela terá um filho em um mês…
Não é à toa que eu ODEIO matemática…
65 surfando na jaca // 16/July/2008 às 23:53
Ou se existem dois frangos-chester e dois blogueiros, a média é de que cada um comeu um frango, mas e se alguém comeu os dois? Pois é, é coisa séria sim, mas tem que saber explicar os resultados. É uma arte de representação numérica.
66 Mr X // 16/July/2008 às 23:54
Estranho.
Eu nem preenchi a tal pesquisa, e apareço aí nos dados do Pedro Doria. Informa-se por blogs e não por TV ou rádio, mora no exterior, tem formação universitária, baixa música pela internet etc. Sou eu mesmo.
Acho que foi tudo manipulado, ou comprado pelo Daniel Dantas.
67 Leila Ferreira // 17/July/2008 às 1:25
Ah, não fica assim não El Torero, vc preencheu um quesito fundamental.
;)-
68 Proftel (de Iguape no discado) // 17/July/2008 às 1:28
Pedro Doria, nós somos formadores de opinião.
Pô.
Pensa bem nisso.
69 Leila Ferreira // 17/July/2008 às 1:29
Então pode começar a fazer sua listinha de perguntas Pax, porque poesia é a minha praia e, segundo meu vizinho de 27 anos, não ronco.
:D
70 Pandora // 17/July/2008 às 14:30
Brancaleone
Marquei “ateu”.
Não acreditei nos números iniciais da pesquisa. Achei muito alto.
Você já ouviu isto? É mais ou menos como percebo a situação. De como o ateu é visto.
http://www.youtube.com/watch?v=nL4elCXoWyw&eurl=http://ateusdobrasil.com.br/page/4
Interessante mesmo, é a postura habitual do religioso perante o ateu. Ele sempre precisa ameaçar com a danação eterna!
Agora, me explica como isto faz sentido se o ateu não acredita nela…
Bem, é como diz a piada, se você quer realmente saber se o cara é ateu, coloca fogo na casa dele…
71 Gerson B // 18/July/2008 às 14:55
Vai ser fácil o PD saber quem eu sou, pelas religiões.
72 Bufolino // 18/July/2008 às 20:07
Só 1,8% do Norte inteiro. Mais de 64% do Sudeste…
Pois é, até aqui tem desigualdades regionais. Cadê a Sudam e a Sudene do blog?
Leave a Comment