Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

O mundo em busca de reformas

July 6th, 2008 · · 57 Comentários

Forças de Paz das Nações Unidas são necessárias para o mundo. Quando não é legítima a presença do exército de nenhuma nação, ou quando um dos lados do conflito questionaria a intervenção de outro país, lá vêm os capacetes azuis. E, como alguém precisa comandá-los, para isso é necessário que a ONU tenha um Conselho de Segurança. O atual, no entanto, tem seu poder e autoridade constantemente questionados. Parece inútil. Representa a divisão geopolítica de um mundo pós-Segunda Guerra.

E o planeta não poderia estar mais diferente.

Como é preciso ajudar países no chão econômico que já não têm mais crédito, continuaremos a precisar de um FMI. Mas a crise econômica ameaça correr o mundo, com um tipo inédito de inflação global mostrando as garras e o FMI, preso por regras de outros tempos, fica parado a assistir. E o G8, bom e velho G7 + Rússia, que em teoria juntaria as nações mais ricas do mundo. Hoje, discute o preço do petróleo sem a presença da Arábia Saudita; debate a flutuação do dólar sem a China à mesa. O G8 é uma fantasia.

As instituições internacionais são necessárias mas estão obsoletas. Após a Segunda Guerra, com tudo destruído, instituições puderam ser construídas do zero. Agora não dá mais. É preciso pensar em reforma. Da Economist:

Veja o caso do G8. Alguns sonham em reduzir o número concentrando apenas os superpoderes econômicos: EUA, União Européia, China e Japão. A idéia é atraente mas Silvio Berlusconi e Vladimir Putin não vão abrir mão de ter cadeiras à mesa. É melhor aumentar o colegiado para incluir as doze maiores. O G12 teria Índia, Brasil, China e Espanha além de, por um triz, incluir também o Canadá.

A configuração do Conselho de Segurança está bem mais ultrapassada. Ninguém, hoje, concederia à França ou ao Reino Unido poder permanente de veto, mas nenhum deles vai abrir mão da prerrogativa. Enquanto isso, os candidatos óbvios à entrada são atrapalhados por ciúmes regionais: a Índia pelo Paquistão; o Brasil pela Argentina; a Alemanha pela Itália; o Japão pela China. O plano com chances de vitória daria a cada um destes quatro cadeiras permanentes sem direito a veto e duas mais cadeiras para um país muçulmano e outro, africano.

Esta será uma conversa longa. Enquanto nada acontece, o mundo sente falta de instituições representativas que tenham algum poder.

Tags: Argentina · Brasil · China · EUA · Europa · Japão · Mundo · Oriente Médio · Rússia · África

57 Comentários até agora ↓




  • 1 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/July/2008 às 12:26

    ode ao governo mundial.

  • 2 Mr X // 6/July/2008 às 12:29

    As Forças de Paz da ONU são tão necessárias que, quando vão lá, a) seus burocratas roubam dinheiro em incríveis escândalos de corrupção; b) seus soldados multiculturais estupram criancinhas

    Essa história de todo mundo se entendendo com todo mundo é utopia esquerdista. Não vai rolar nunca, lamento.

    Não, não, não. Tem que fazer uma liga só de nações democráticas desenvolvidas. Quem quiser entrar, que se civilize primeiro.

  • 3 Mr X // 6/July/2008 às 12:36

    Sei bem que PD e seus amigos querem criar um poderoso Governo Mundial (ver última coluna do the O.C. - quer dizer, Olavão). Porém, é mais uma utopia com base numa visão idealizada da realidade, que vai terminar em fiasco, como a URSS.

  • 4 Pax // 6/July/2008 às 12:45

    Ok Mr X e Chesterton,

    Então deixemos os EUA como xerifes do mundo…

    Realmente muito bom, quando aparece um Bush e fica oito anos por lá.

  • 5 aiaiai // 6/July/2008 às 12:49

    Não…pax, melhor seria uma terceira guerra mundial, com novos vencedores…aí tudo o que existe de organismos internacionais seria destruido e poderiam (os vencedores) construir outros organismos. Lindo, né?

  • 6 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/July/2008 às 12:53

    O Pax prefere os chineses como xerifes do mundo?

  • 7 Pax // 6/July/2008 às 13:02

    Não, prefiro uma ONU reformulada e forte.

  • 8 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/July/2008 às 13:20

    Tenho uma amiga que está vivendo em um estado de “quase”. Ela constata que, diante das guerras, problemas, miséria e injustiças no mundo e ao nosso redor, é até um desaforo ser feliz nesse estado de coisas. Resolvi fazer um comentário e postá-lo aqui também:

    Não, não é um desaforo ser feliz nesse estado de coisas. Não quando a sua felicidade é conseqüência do seu esforço e dedicação, isto é, quando a sua felicidade é conquistada. O mundo é cheio de problemas e injustiças existem não só aqui, mas em todo lugar. Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar a nós mesmos, podemos lutar para sermos pessoas melhores e profissionais mais produtivos, movimentando assim a economia e difundindo valores morais que, invariavelmente, repercutirão sobre o mundo.
    Beijos!
    Claudio

    Que “valores morais” são esses a que me refiro? A consciência de que o que vem fácil não tem graça, de que a riqueza (material ou espiritual) deve ser conquistada através de trabalho duro, de que a honestidade deve ser colocada acima de tudo em nossas ações e decisões, de que a vida é cheia de adversidades, mas podemos superá-las com a nossa força de vontade, e de que desistir diante dos problemas, em vez de enfrentá-los, é renunciar ao próprio valor da vida.

    Para forjar o caráter para a vida toda, há que garimpar no Klondike.

  • 9 Carlos Magno // 6/July/2008 às 13:25

    O Mundo caminha para uma organização única, uma moeda única e um governo único.

    Daí o domínio mundial nas mãos de inescrupulosos e escravisadores homens.

    Daí o controle de cada indíviduo e a cessação da liberdade.

    Isso não é uma utopia é uma maquinação sinistra. Cabe aos homens despertos desse perigo opor-se a essa calamidade.

  • 10 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/July/2008 às 15:41

    tem que reformar isto primeiro

    http://www.frontpagemag.com/Articles/Read.aspx?GUID=85172F94-8FB5-40D2-84BF-4933F4633B52

  • 11 rafael // 6/July/2008 às 15:55

    Não é por nada, mas a ONU e demais instituições internacionais estão todas muito distantes de qualquer representação.

  • 12 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/July/2008 às 16:00

    ainda bem

  • 13 Alba // 6/July/2008 às 16:07

    rafael,

    É exatamente esse o mote do post. O conselho de segurança caducou porque representa um mundo e uma configuração de poderes que não existe mais. O mesmo pode ser dito das instituições do tipo G8.

    Independente de qualquer visão romântica, aliás, tendo alguma consciência de que há muitos interesses em jogo (e não só materiais, mas de orgulho nacional, disputas regionais e tudo isso) acho que organismos internacionais passaram a ser mais necessários talvez, do que antes, porque a globalização têm criado realidades cada vez mais diferentes e díspares, com o perdão do semi-clichê.

  • 14 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/July/2008 às 16:19

    da serie quem tem pavilhão retro-furicular, tem medo

    El presidente Hugo Chávez expresó ayer al embajador de EE.UU. en Caracas el deseo de su gobierno de reanudar la cooperación con Washington para luchar contra el narcotráfico, suspendida desde 2006.

    “A esa situación hay que volver (…). A luchar contra el narcotráfico y la delincuencia internacional”, dijo el mandatario venezolano al representante estadounidense, Patrick Duddy, según un comunicado citado por la Agencia France Press.

    Duddy había manifestado el viernes su preocupación por lo que considera un incremento del tráfico de narcóticos a través de Venezuela y lo consideró “una amenaza a nuestros dos pueblos y un desafío común”.

    Venezuela suspendió en agosto de 2006 un acuerdo con la agencia antidrogas de Estados Unidos DEA y Chávez ha calificado a la agencia en numerosas ocasiones de “narcotraficantes” y “delincuentes”.

    Chávez y el Embajador de EE.UU. conversaron ayer brevemente al concluir el desfile militar.

    chest- impressionante o que um porta-aviões nuclear por perto pode fazer pela diplomacia, hein?

  • 15 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/July/2008 às 16:21

    parece que Chaves já tem que se preocupar com a procura de um país para se exilar

    http://www.noticias24.com/actualidad/?p=15784

  • 16 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/July/2008 às 16:22

    Lula se preocupa com a quarta frota, mas ela se dirige a Venezuela

    http://www.noticias24.com/actualidad/?p=15786

  • 17 Glória P. // 6/July/2008 às 16:28

    Bom tópico… Só acho boba a justificativa dos “ciúmes regionais”. O CS deveria sim contar com a Índia e o Brasil (pelo simples peso de sua população, pra começar). Argentina não tem metade da nossa população ,e Paquistão idem em relação à Índia. Na questão econômica, mesma coisa. Afinal, são interesses de bilhões de pessoas em jogo e elas deveriam pelo menos “contar” na hora de aprovar ou vetar questões mundiais relevantes.

  • 18 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/July/2008 às 16:49

    até o Dines está de moral baixa

    Evolução, 3 x revolução, 0
    04/07 - 17:49 - Alberto Dines

    ImprimirEnviarCorrigirFale ConoscoFoi resgate, é certo. Mas surgem suspeitas de que a operação de salvamento de Ingrid Betancout e mais 14 seqüestrados teria sido paga em espécie. A operação militar seria uma operação logística para transportar os reféns com segurança. De qualquer forma, uma insofismável e devastadora derrota do narco-terrorismo colombiano.

    Leia as colunas anteriores de Alberto Dines

    Um dia antes, terça, 1º de Julho, a comemorações dos 150 anos das teorias evolucionistas apresentadas por Charles Darwin e Alfred Wallace. Na quarta feira, dia 2 de Julho, a constatação de que o continente das revoluções está farto da política temperada com fúria e sangue.

    Projetos revolucionários, “criacionistas”, têm vida curta, frutos de ilusões e ilusões não se sustentam, têm prazo de validade limitado. A revolução bolchevique na Europa durou apenas 62 anos com o custo em vidas humanas talvez superior à maior catástrofe bélica já registrada, a Segunda Guerra Mundial. Em compensação, a revolução americana completou nesta sexta, 4 de Julho, 232 anos existência. No lapso de quatro dias, uma goleada de 3 a 0 da opção progressiva e progressista, contra os delírios maximalistas.

    A revolução americana foi capaz de levar à Casa Branca uma figura tacanha como George W. Bush e também revelou o seu antídoto, o sofisticado Barack Obama.

    Depois da libertação de Ingrid, o presidente Lula afinal reconheceu que a ação armada não faz mais sentido na América Latina. Bem-vindo ao clube da democracia e da não-violência, mas nosso presidente está atrasado seis anos.

    As mudanças através da evolução podem demorar, mas são definitivas. As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, são as mais aptas a acompanhar as transformações, mais adaptáveis ao processo evolutivo de aperfeiçoamento.

    Movimentos fratricidas - armados com Kalashnikovs ou facões, dá no mesmo – são anti-naturais, bruscos e brutais, não podem dar certo. Os métodos empregados pelas FARC são terroristas. E quem o constata é Fidel Castro ao dizer claramente que “civis nunca deveriam ser seqüestrados, nem militares deveriam ser mantidos como prisioneiros nas condições da selva. Eram fatos objetivamente cruéis. Nenhum propósito revolucionário justifica isto”.

    A mudança através da evolução é demorada, em compensação é mais sólida. O aperfeiçoamento gradual tanto das espécies como de regimes, civilizações e projetos é irreversível, as características adquiridas ao longo do processo de adaptação incorporam-se ao DNA.

    O próprio futuro das FARC é obrigatoriamente darwinista – ou evoluem ou desaparecem. Ainda não foram aniquiladas, ainda contam com uma base territorial, dispõem de um farto arsenal de armamento leve, razoáveis recursos humanos e ilimitados recursos financeiros oriundos do narcotráfico. Mas a sua sobrevivência depende exclusivamente da sua capacidade de adaptar-se às realidades criadas pelo resgate.

    A opção terrorista e pseudo-revolucionária deixou as FARC isoladas, com um limitado repertório de opções exclusivamente armadas. Se pretendem sobreviver não lhes resta outro caminho senão uma corajosa reversão política em direção da paz.

    Foram certeiras e concatenadas as sucessivas declarações de Ingrid Betancourt depois de libertada. A cabeça política da ousada ex-refém e ex-candidata à presidência se reajustou com extraordinária velocidade às novas circunstâncias. A prisioneira que só pensava em suicidar-se, depois das emoções do reencontro com os filhos e com a liberdade ofereceu propostas muito claras: drástica condenação da barbárie terrorista, união nacional em torno do presidente Uribe, conclamação aos vizinhos (Rafael Corrêa e Hugo Chávez) para juntarem-se ao esforço contra a violência (ou pelo menos que não o sabotem) e prioridade absoluta ao processo de paz.

    Ingrid parece a encarnação da evolução. Os enigmas relativos ao seu resgate tornam-se secundários. Ela sai da selva diretamente para o pódio mundial como uma nova Marianne, a celebrada alegoria da República Francesa, hoje símbolo mundial.

    Sem o barrete frígio, a franco-colombiana preferiu a jaqueta da guerra na selva para camuflar a sua tremenda carga de energia, amor à vida e determinação. A América Latina tem nova efígie.

  • 19 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/July/2008 às 16:51

    que domingo maravilhoso.

  • 20 faraó // 6/July/2008 às 17:38

    Do texto:
    “Após a Segunda Guerra, com tudo destruído, instituições puderam ser construídas do zero. Agora não dá mais. ”
    Como assim, não dá mais?
    Me parece um pouco de descrédito na capacidade humana em se tornar cada vez pior.

    E a notícia sobre a Quarta Frota americana nos costados da Venezuela vai provocar no Chavez, nas FARC, no Evito e no Equador, a sensação de ter comido muita pimenta, mesmo com a certeza de não ter comido pimenta nenhuma.

  • 21 Herodes Nardoni // 6/July/2008 às 17:53

    a equação é simples: um cerumano (ser humano na lingua dos vestibulandos)= um problema insoluvel…somos quantos? 6 bilhões??
    conta facil né? resultado? inviabilidade absoluta.Ao menos parece ter um grupo dotado de lucidez, ha militantes nos EUA e Europa defendendo a parição zero, voluntaria e alegremente fechando a fabrica de gente. A unica proposta sensata que vejo no horizonte..

  • 22 Gabriel // 6/July/2008 às 18:13

    Oi, Doria. Tudo jóia? Estranhei você não ter comentado nada a respeito do incidente da semana passada aqui em Jerusalém. Por aqui a discussão continua, enquanto o governo pensa se destrói ou não a casa do sujeito: terrorismo ou crime comum? Abs.

  • 23 Fabio Passos // 6/July/2008 às 19:00

    Que venha logo o fim da ditadura global estadunidense!

    EUA = Terrorismo

    “A injustiça avança hoje a passo firme.
    Os tiranos fazem planos para dez mil anos
    Nenhuma voz além da dos que mandam.
    O poder apregoa: as coisas continuarão a ser como são.
    Quem ainda vive nunca diga: nunca!
    O que é certo não está certo
    Assim, como está, não ficará.
    Depois de falarem os dominantes
    Falarão os dominados.
    Quem pois ousa dizer: nunca?
    Se a opressão permanece a quem se deve ? A nós.
    De que depende que ela acabe? Também de nós.
    O que é esmagado, que se levante!
    O que está perdido, lute!
    Quem conhece a situação, por que ficará parado?
    Porque os vencidos de hoje serão os vencedores de amanhã
    E nunca será: ainda hoje.”

    Brecht

  • 24 Fabio Passos // 6/July/2008 às 19:02

    A ditadura sanguinária dos EUA tem de chegar ao fim… para o bem da humanidade.

    “Considerando que os senhores nos ameaçam
    Com balas e fuzis
    Nós decidimos: de agora em diante
    Temeremos mais a miséria do que a morte.”

    Brecht

  • 25 Fabio Passos // 6/July/2008 às 19:14

    Eduardo Galeano… e a unidade dos povos latino-americanos:

    “Esta nossa região faz parte de uma América Latina organizada para o divórcio de suas partes, para o ódio mútuo e a mútua ignorância. Mas só existindo juntos seremos capazes de descobrir o que podemos ser, contra uma tradição que nos treinou para o medo, a resignação e a solidão e que a cada dia nos ensina a não gostarmos de nós mesmos, a cuspirmos no espelho, a copiar ao invés de criar”

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15090

  • 26 Mr X // 6/July/2008 às 19:20

    Tem gente que ficou parada em 1968… Mesmo tendo nascido muitos anos depois!! :-D

  • 27 Mr X // 6/July/2008 às 19:21

    Evoluam, esquerdiotas. O muro de Berlim caiu, e até a China virou capitalista.

    Preocupem-se mais com a jihad e menos com o Bill Gates.

  • 28 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/July/2008 às 19:26

    Alguém tem ouvido falar do Conselho Sul-Americano de Defesa, aquela iniciativa do Lula atrás da qual o Nelson Jobim passou mais de trinta dias zanzando pelos países da região, tentando convencer incas e bolivarianos? Amarelaram com a reativação da IV Frota? Como é que o Jobim dizia mesmo, em tom profético? Que “a Colômbia tem que levar em conta que não será nada interessante” ficar à margem, pois isto (…) “provocará um isolamento, que não é positivo para qualquer país sul-americano…”? É, pelo que se viu na Operação Jaque, a Colômbia está tão abandonada, tão isolada, tão preocupada.

  • 29 Carlos Magno // 6/July/2008 às 19:34

    Realmente a ONU caducou. Quando se fala em guerra a ONU aguarda sempre um pronunciamento dos USA.

    Quando teremos o julgamento de crimes de guerra de Bush pai e filho, por exemplo, e dos envolvidos nas chacinas horrorosas do Oriente Médio?

    Ou sera´que isso somente vale para Milosevic, Saddam Houssein, Milan Martic e generais de republiquetas, quando chacinam primos-irmãos de suas próprias hereditariedades étnicas?

  • 30 Fabio Passos // 6/July/2008 às 20:30

    A ditadura global estadunidense é a ditadura sanguinária dos ricos!

    Um mundo multipolar é bem-vindo.

    Até mesmo para os estadunidenses… já são 28 milhões lá que dependem de “bônus de caridade”, para comer…

    http://www.independent.co.uk/news/world/americas/usa-2008-the-great-depression-803095.html?action=Popup&gallery=no

  • 31 Fabio Passos // 6/July/2008 às 20:43

    A ditadura estadunidense é a ditadura de uma minoria rica e inescrupulosa… tem de cair esta ditadura que só faz aumentar a desigualdade no planeta!

    “Até há pouco as grandes mídias brindavam-nos, a cada dia, números alegres acerca da luta internacional contra a pobreza. A pobreza estava a bater em retirada, ainda que os pobres, mal informados, não soubessem da boa notícia. Os burocratas mais bem pagos do planeta estão a confessar, agora, que os mal informados eram eles. O Banco Mundial divulgou a atualização do seu International Comparison Program. Neste trabalho participaram, juntamente com o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, as Nações Unidas, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico e outras instituições filantrópicas.

    Ali os peritos corrigem alguns errinhos dos relatórios anteriores. Entre outras coisas, ficamos a saber agora que os pobres mais pobres do mundo, os chamados “indigentes”, somam 500 milhões mais do que os que apareciam nas estatísticas. Além disso, ficamos a saber que os países pobres são bastante mais pobres do que aquilo que diziam os numerozinhos e que a sua desgraça piorou enquanto o Banco Mundial lhes vendia a pílula da felicidade do mercado livre. E como se isso fosse pouco, verifica-se que a desigualdade universal entre pobres e ricos havia sido mal medida e à escala planetária o abismo é ainda mais fundo que o do Brasil…”

    Eduardo Galeano

  • 32 Fabio Passos // 6/July/2008 às 20:47

    Fidel Castro - o maior líder das Américas - põe o dedo na ferida:

    Um mundo melhor é possível!

    http://www.youtube.com/watch?v=5AEiwOM4fAY

    REVOLUCIONÁRIOS DO BRASIL:
    FOGO NO PAVIO!
    FOGO NO PAVIO!

  • 33 Brancaleone // 6/July/2008 às 20:48

    Enquanto boa parte da humanidade cair na lábia de ideologias caducas e submeter-se a uns sujeitos muito dos safados metidos “líderes” (tipo assim Fidel), vai ser necessário alguma organização ou país que mantenhas as coisas nos eixos.
    Tanto a ONU quanto os EUA não são assim um exemplo de eficiência como “síndicos” do mundo, mas convenhamos que são infinitamente melhores que um Chavez da vida ou Stalin.
    Claro que tem sempre aqueles que adorariam ver a humanidade transformada num imenso rebanho, ideológico e materialmente padronizado. Uma humanidade assim seria presa fácil para espertalhões travestidos de líderes revolucionários, tipos estes que aparecem arrotando “socialismos” e “comunismos” e logo arrastam uma multidão de incautos…
    Uma ONU devidamente eficiente e livre da influência americana poderia ser a solução, mas enquanto não acontece, deixa as nações fortes fazerem ao seu jeito o que precisa ser feito, mesmo que seja errado. Melhor fazer alguma coisa tentando acertar do que ficar à toa.
    Claro que tem uns e outros que propõe uma tal de “auto determinação dos povos” e isso tem sido ótimo para os governos de Myanmar, Irã, Cuba e tantas outras nações que tornaram-se propriedades de uns poucos.

  • 34 Fabio Passos // 6/July/2008 às 20:53

    Eduardo Galeano desmascara a ditadura global líderada pela minoria rica:

    “O presidente dos Estados Unidos no mundo de hoje é (…) o grande chefe de um sistema mundial muito injusto. São poucos países, não só os EUA, sete, oito países que decidem o destino da humanidade. Se não diretamente, através de organismos internacionais. Veja você, o FMI, que hoje governa nossos governos: é governado por cinco países que decidem. A quantidade de votos depende da quantidade de dinheiro . O banco mundial é um pouquinho mais democrático porque aí são sete. Tem as Nações Unidas. Dentro das Nações Unidas quem decide é o Conselho de Segurança. Tambem são cinco. Aí tem um problema de negação prática da democracia no mundo de hoje…”

  • 35 Brancaleone // 6/July/2008 às 20:57

    Fábio Passos:
    Sério cara, vô perguntar na boa:
    Já morou em Cuba? Trabalhou lá?
    Estaria disposto a imigrar amanhã para Cuba, levando sua mulher e filhos, na certeza de que lá é melhor que aqui?

    Como Fidel pode ser a maior líder das américas quando aceita “mesada” do Chávez e mantem seu povo na penúria? Isso é ser “grande líder”?

    E que grande revolucionário é ele que não conseguiu “exportar” sua “revolución” para lugar nenhum alem de Cuba?

    Aliás Cuba nem país é. Não passa duma fazenda falida, administrada por um capataz caduco.

    Diz-se que nos tempos de Fulgêncio Cuba era um puteiro cujos clientes eram americanos e com Fidel passou a ser um puteiro para clientes do bloco soviético…

  • 36 Fabio Passos // 6/July/2008 às 21:05

    Aqui Noam Chomsky analisa o grito de independência da América latina:

    “As transformações na região são em parte uma reação ao efeito desastroso das políticas neoliberais durante 25 anos pelas instituições financeiras internacionais dominadas pelos EUA.

    Não é um segredo nem para os economistas, nem para as populações dos países em questão que naquelas nações que seguiram as recomendações daquelas instituições (como se fez na América Latina) houve uma acentuada queda no crescimento e no progresso em matéria de indicadores sociais. Isto em comparação com períodos anteriores e - de forma dramática - em contraste com países que ignoraram essas recomendações, notavelmente no Sudeste asiático, que implementou políticas mais próximas às que possibilitaram o desenvolvimento dos países ricos…”

    …que a ditadura global estadunidense não ponha mais suas patas sujas sobre o povo latinoamericano!

  • 37 Fabio Passos // 6/July/2008 às 21:07

    Esta é um barato…


    Tornou-se irrelevante para os EUA que cada vez mais governos da região sejam de esquerda?

    Eduaro Galeano - Há alguns sinais de que se dá o contrario. Está sendo cada vez mais irrelevante para a região que os EUA opinem sobre os governos que elegemos.

  • 38 Fabio Passos // 6/July/2008 às 21:17

    “Caminharemos então pelo mesmo caminho da História. Mas não a repetiremos. Somos os de antes, mas somos novos.”
    Zapatistas

    RATM - People of the Sun
    http://www.youtube.com/watch?v=Gs9LaA4axmw

  • 39 Carlos Magno // 6/July/2008 às 21:30

    Fabio:

    Eles não entendem que o mundo está nas mãos de um conglomerado de organizações que não são direita nem esquerda, comunistas, marxistas ou democratas, mas todas, todas as ideologias ao mesmo tempo e fazendo um jogo sinistro.

    São as grandes potências do mundo.

    Permitem que se discutam direitos e sistemas políticos, façam guerras e armistícios, segundo suas conveniências e inventam e extrapolam do aquecimento global.

    São esses o eixo do mal que a ONU e outras organizações a ele se dobram e onde nelas se encontram infiltradas e comandando.

    São eles que provocam o caos econômico onde desejam, fazendo o turn over das fabulosas somas de dinheiro de um lado a outro do mundo, provocando inflação e desordem econômica.

    Entram com o FMI para tirar sempre mais dos falidos , enquanto implantam suas exigências em gabinetes fechados e passam a comandar a economia dessas nações.

    Há um mês os jornais americanos diziam que o Brasil era um modelo de mercado altamente modernizado e consumista. Hoje o espectro da inflaçao assusta. Como tão rápido assim?

    Será tão difícil entender esse jogo?

  • 40 HRP Fast Simple // 6/July/2008 às 21:32

    Uma moçinha aí veio com uma constatação que seria a tal coisa do óbvio “ululante”!
    India, Indonésia e Brasil tem que ter lugar permanente no Conselho…..são partes enormes do mundo! e partes hiper populosas….
    Talvez até a Nigéria….mas essa (lá vem a porcaria de dizer algo sobre racismo) não tem uma democracia consistente….mas poderia…..México….porque não?
    governo Mundial?
    Haverá ,sim, em algum momento no futuro…….iiiiiii

  • 41 HRP Fast Simple // 6/July/2008 às 21:33

    Esqueci de um super grupo de países a ser membros permanentes….Suécia, Noruega, Japão, Nova Zelandia…Costa Rica….lugares aonde a turma tem a cabeça no lugar……

  • 42 Fabio Passos // 6/July/2008 às 21:46

    Falou e disse Carlos Magno.

    São as corporações. A economia mundial está sob controle de umas 200 corporações globais que controlam 25% do PIB mundial.

    Tiranos que governam o planeta.

    São os donos dos países desenvolvidos. Não há democracia… é a ditadura do dinheiro, de uma minoria podre de rica e inescrupulosa.

    Donos dos governos… e donos da mídia.

  • 43 Fabio Passos // 6/July/2008 às 21:53

    EUA = Ditadura

    … e a mídia corporativa é o instrumento de controle.

    Saca só as referências a Mumia Abu-Jamal, Sacco e Vanzetti…

    Rage Against the Machine- No Shelter
    http://www.youtube.com/watch?v=zX2ZwjSdVS4


    Hospitals not profitful
    The market bulls got pockets full
    To advertise some hip disguise
    View the world from American eyes
    The parmagon keep fiendin’ for more
    The thin line between entertainment and war
    Fix the need, develop the taste,
    Buy the products, or get laid to waste
    Coca-cola was back in the veins of Saigon
    And Rambo troops We got a dope pair ‘a Nikes on
    Godzilla pure motherfuckin’ filler
    Get your eyes on the real killer,

    Cinema simulated life in trauma
    Forthright culture, Americana
    Chained to the dream they got you searchin’ for,
    The thin line between entertainment and war.
    There’ll be no shelter here,
    The front line is everywhere.

    American eyes, American eyes,
    View the world from American eyes,
    Bury the past, rob us blind,
    leave nothing behind.

    Just stare!
    Just stare!

  • 44 Credun Fas // 6/July/2008 às 21:59

    Ninguém, hoje, concederia à França ou ao Reino Unido poder permanente de veto

    Porque não? São “nações nucleares”, assim como todos os demais membros permanentes do Conselho. Não é a França uma das mais belicosas nações européias?

    Resumir a ausência de Brasil, Índia e Japão e Alemanha a ciúmes é meio tacanho. Afinal fora o fato de que mais da metade dos países citados como líderes é vizinho de um Estado portador de armas nucleares, seus status como lideranças regionais são questionáveis. Japão líder regional? Só se for com o apoio dos Estados Unidos, esses responsáveis pela defesa do país desde o armistício. Em que mundo vivem os autores do artigo?

    Agora muito me espanta você escrever o seguinte:

    “Após a Segunda Guerra, com tudo destruído, instituições puderam ser construídas do zero. “

    De qual zero você se refere exatamente? Afinal antes da ONU havia a Liga das Nações. No mínimo seria esse o ponto zero, ainda que há gente que discorde.

    De onde surgiu o nome Nações Unidas mesmo?

  • 45 HRP Fast Simple // 6/July/2008 às 22:11

    “São nações nucleares!”
    ééééééé……putz grila!
    pode uma coisa dessas?
    ÔTA mundinho mediocre……..
    Quanto tempo vamos ter que aguentar essas múmias?

  • 46 marco // 6/July/2008 às 22:41

    Já imaginaram se Fábio ” Elite ” Passos tivesse estudado nessa escola só para meninas dos USA?
    Ia ficar verde e babar na gravata.
    Não iria aguentar tanta elite feminina…
    Seria preso quando tentasse colocar um véu muçulmano em todas elas e e-x-i-g-ir que essas idiotas continuassem analfabetas e submissas a seu Marido e Senhor……
    Seria internado para tomar valliun na veia…

    Vamos ás Notable alumnae da escolinha….

    Agnes Gund (1956) - Former president, Museum of Modern Art

    Alice Hamilton (1888) - First female faculty member of Harvard Medical School, founder of the field of industrial medicine

    Analisa Torres (1977) - Judge, New York City

    Anne Cox Chambers (1938) - Former U.S. Ambassador to Belgium

    Barbara Babcock (1955) - Emmy Award-winning actress, Hill Street Blues

    Barbara Hutton (1930) - American socialite, dubbed “Poor Little Rich Girl”

    Brenda Frazier (1939) - American socialite

    Dina Merrill (née Nedenia Hutton) (1943) - Actress and American socialite

    Dorothy Bush Koch (1977) - Philanthropist and First Family member

    Dorothy Walker Bush (1919) - Mother of 41st President of the United States [[George H. W.

    Edith Bouvier Beale (1935) - “Little Edie”, subject of the 1976 documentary Grey Gardens and the 2006 Broadway musical of the same name

    Edith Hamilton (1886) - Greek Mythology scholar and sister of Alice Hamilton

    Eliza Kimball (1969) - Senior political affairs officer, United Nations

    Elizabeth May (1972) - Leader of the Green Party of Canada

    Ellen Violett (1941) - Television scriptwriter,

    Emmy Award nominee for The Experiment and Go Ask Alice

    Heidi Ettinger (1969) - Tony Award-winning set designer, The Secret Garden

    Helen Coley Nauts (1925) - Founder of the Cancer Research Institute

    Gene Tierney (1938) - Academy Award-nominated actress

    Gloria Vanderbilt (1941) - Fashion designer and American socialite

    Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis (1947) - First Lady of the United States

    Laura Rockefeller Chasin (1954) - American socialite

    Letitia Baldrige (1943) - Etiquette and public relations advisor

    Lilly Pulitzer (née Lillian Lee McKim) (1949) - Fashion designer and American socialite

    Milbrey Rennie Taylor (1964) - TV producer, 3 Emmys for CBS news coverage, 6 Emmys and Peabody Award for “CBS News Sunday Morning”

    Pema Chodron (formerly Deirdre Blomfield-Brown) (1955) - Buddhist nun and author; resident director of Gampo Abbey

    Polly Allen Mellen (1942) - Editor with Vogue magazine

    Rebecca Miller Harvey (1959) - Co-founder of Crabtree & Evelyn Ltd.

    Ruth Hanna McCormick (1897) - First woman to run for the U.S. Senate.

    Sandy Erickson Golinkin (1973) - Publisher, Lucky magazine

    Suzannah Grant Hendrickson (1980) - Academy Award-nominated screenwriter, Erin Brockovich, 28 Days, and Pocahontas: The Legend

    Theodate Pope Riddle (1888) - Architect

    Tina Shapleigh Schmid (1966) - Founder of Transition Systems, Inc., and president, Business Solutions Group at Eclipsys Corporation

    Victoria Mudd (1964) - Documentary filmmaker, Academy Award for Broken Rainbow

  • 47 Fabio Passos // 7/July/2008 às 0:53

    nossa, que bando de perua chata…

    Billie Holiday rapaz… explicando como funciona a “democracia” estadunidense…

    …escrita pelo comunista Abel Meeropol (Lewis allen)

    Billie Holiday - Strange Fruit
    http://www.youtube.com/watch?v=h4ZyuULy9zs


    Southern trees bear strange fruit,
    Blood on the leaves and blood at the root,
    Black bodies swinging in the southern breeze,
    Strange fruit hanging from the poplar trees.

    Pastoral scene of the gallant south,
    The bulging eyes and the twisted mouth,
    Scent of magnolias, sweet and fresh,
    Then the sudden smell of burning flesh.

    Here is fruit for the crows to pluck,
    For the rain to gather, for the wind to suck,
    For the sun to rot, for the trees to drop,
    Here is a strange and bitter crop.

  • 48 Fabio Passos // 7/July/2008 às 0:57

    Immortal Technique… mostrando qualé!

    The Poverty of Philosophy
    http://www.youtube.com/watch?v=uhjfg_5cMc8


    …they have to truly represent the community and represent what’s good for all of us proletariat.

    Porque sino entonces te mando por el carajo cabron gusano hijo de puta, seramos libre pronto, viva la revolucion, VIVA LA REVOLUCION!

  • 49 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 7/July/2008 às 1:18

    Fora do tema — PD

  • 50 MaGioZal // 7/July/2008 às 4:17

    Dando uma olhada nos dados do Wikipedia, chega-se à conclusão de que, se houvesse um G7 que viesse a recuperar as intenções do original dos anos 70 (as 7 maiores democracias capitalistas do mundo, em termos de produto interno bruto) , chegaria-se à seguinte composição:

    • EUA;

    • Japão;

    • Alemanha;

    • Grã-Bretanha;

    • França;

    • Itália;

    • e Espanha ou Canadá.

    Quer dizer, neste meio todo de tempo o ranking na verdade não mudou lá muita coisa. Pode-se dizer “ah, mas e a China?” Ora, todo mundo sabe que, apesar dos arranha-céus de Xangai, a China não é uma democracia capitalista…

    Quanto à composição do Conselho de Segurança da ONU, fica parecendo que a bússola invisível que determinou sua composição foi o tamanho e poder das forças armadas. De qualquer forma, é curioso ver que no ranking juntam-se aos 5 grandes aliados vencedores da II Guerra Mundial os 3 grandes perdedores da mesma: Alemanha, Japão (os dois querendo entrar no Conselho) e Itália.

    Se fôssemos abandnar o critério de potência militar pelo tamanho de população, sí sim poderíamos ter o Brasil — ao lado de China, Índia, EUA e Indonésia. E se fôssemos ter um conselho de países mais populosos representando todos os continentes, teria-se que incluir ao grupo Paquistão, Bangladesh, Nigéria (o país mais populoso da África) e Rússia (o país mais populoso da Europa).

  • 51 marco // 7/July/2008 às 10:01

    Meu Deus, ás vezes me sinto pregando em um deserto quando o assunto é Rússia.

    A Russia tem mais cabeças nucleraes que os EUA. Podem destruir a tudo e a todos.

    Por isso devem fazer parte da ONU, seja lá o que isso signifique.

    abs,
    ma

  • 52 Fabio Passos // 7/July/2008 às 21:30

    Mahmoud Ahmadinejad ensina…

    “The legitimacy, power and influence of a government do not emanate from its arsenals of tanks, fighter aircrafts, missiles or nuclear weapons. Legitimacy and influence reside in sound logic, quest for justice and compassion and empathy for all humanity. The global position of the United States is in all probability weakened because the administration has continued to resort to force, to conceal the truth, and to mislead the American people about its policies and practices…”

    Message to the American People
    http://www.ahmadinejad.ir/

  • 53 Fabio Passos // 7/July/2008 às 21:40

    Evidente que um mundo multipolar será muito melhor… vejam que barato:

    “Message to the American People”
    Mahmoud Ahmadinejad


    It is possible to govern based on an approach that is distinctly different from one of coercion, force and injustice.

    It is possible to sincerely serve and promote common human values, and honesty and compassion.

    It is possible to provide welfare and prosperity without tension, threats, imposition or war.

    (…)

    The US governing establishment, the authorities and the powerful should not choose irreversible paths. As all prophets have taught us, injustice and transgression will eventually bring about decline and demise…

    http://www.ahmadinejad.ir/

  • 54 Brancaleone // 7/July/2008 às 21:54

    Fábio Passos:
    Tá, até entendo gostar do fidel. Afinal, os sonhos de de 1968 ainda assombram adolescentes sonhadores. Aguns sonhadores até consideram Che um bom sujeito e nunca admitem que ele foi apenas um carniceirozinho de esquerda, mas daí citar Almedinejá já é um pouco demais. Tudo bem que é moda ser contra os EUA e que a intelectualha de esquerda anda à solta graças à falência de serviços públicos de sáude mental( aliás, NENHUM intelectual de esquerda mora em Cuba…), mas o Almedinejá não manda nem nas afro descedentes dele ( eu ia dizer que ele não manda nem nas nêga dêle, mas a hipócritaiada ia achar que é racismo). O pobre diabo só obedece o que os Mulas (sem acento mesmo) dizem!!!

  • 55 Fabio Passos // 7/July/2008 às 22:42

    Vejam como o Mahmoud Ahmadinejad simplesmente… pegou na veia!

    E saca que categoria…

    …basta ler. É a mais pura verdade.


    Noble Americans,

    You have heard that the US administration is kidnapping its presumed opponents from across the globe and arbitrarily holding them without trial or any international supervision in horrendous prisons that it has established in various parts of the world. God knows who these detainees actually are, and what terrible fate awaits them.

    You have certainly heard the sad stories of the Guantanamo and Abu-Ghraib prisons. The US administration attempts to justify them through its proclaimed “war on terror.” But every one knows that such behavior, in fact, offends global public opinion, exacerbates resentment and thereby spreads terrorism, and tarnishes the US image and its credibility among nations.

    The US administration’s illegal and immoral behavior is not even confined to outside its borders (…)

    I have no doubt that the American people do not approve of this behavior and indeed deplore it.”

    Message to the American People
    http://www.ahmadinejad.ir/

  • 56 Fabio Passos // 7/July/2008 às 22:52

    Basta da ditadura global estadunidense!

    Francamente… estes ditadores assassinos que governaram o império abusaram demais.

    Ganância ilimitada.

    Tudo para roubar dinheiro! Com total apoio da mídia corporativa…

    No Shelter - RATM
    http://www.youtube.com/watch?v=5FNxhnPLDOE

    Saca referência ao Mumia Abu-Jamal e a Sacco e Vanzetti…


    Cinema, simulated life, ill drama
    Fourth reich culture, Americana
    Chained to the dream they got ya searchin for
    The thin line between entertainment and war

    Hospitals not profit full
    The market bull’s got pockets full
    To advertise some hip disguise
    View the world from American eyes
    Tha poor adore keep feeding for more
    Tha thin line between entertainment and war

    American eyes, American eyes
    View the world from American eyes
    Bury the past, rob us blind
    And leave nothin behind

    Just stare!

    and live the nightmare!

  • 57 Fabio Passos // 7/July/2008 às 23:58

    A “democracia” estadunidense é uma farsa!

    Os EUA pertencem as corporações… é em nome do dinheiro que o império promove o terror e a guerra em todo o globo.

    É para roubar dinheiro!

    … interesses mesquinhos de uma minoria de miliardários.

    Que sentido tem escravizar seu próprio semelhante e destruir o planeta… prá enriquecer uma pequena casta de ricaços avarentos?

    Bob Dylan & Joan Baez - Blowing in the wind
    http://www.youtube.com/watch?v=f01UehWq3v8

    “How many ears must one man have
    Before he can hear people cry?

    How many deaths will it take till he knows
    That too many people have died?

    The answer, my friend, is blowin in the wind,
    The answer is blowin in the wind.

    How many years can some people exist
    Before theyre allowed to be free?

    How many times can a man turn his head,
    Pretending he just doesnt see?

    The answer, my friend, is blowin in the wind,
    The answer is blowin in the wind.”

Leave a Comment