Perguntar não custa: de que adiantou botar o Líbano abaixo se, no fim, o governo de Israel terminaria por capitular perante o Hizbolá?
A decisão do gabinete de Ehud Olmert é de que trocará cinco prisioneiros (vivos) pelos corpos (mortos) dos soldados que o grupo terrorista xiita seqüestrou. Estes seqüestros foram a desculpa para a guerra que tirou o último vestígio de moral do governo libanês.
Era melhor ter feito a negociação pela troca antes, quando soldados e vítimas libanesas da guerra estavam vivos e o governo libanês ainda tinha alguma força perante o Hizbolá.
Guerra estúpida – coberta por este Weblog – para resultados piores ainda.







71 Comentários até agora ↓
1 Nhé! // 30/June/2008 às 10:34
Lamentável.
2 Renato // 30/June/2008 às 10:45
Putz PD, como comentamos há tempos atrás em sobre o cálculo custo x benefício nesse caso os israelenses emporcalharam tudo. Creio que comprova o que estávamos pensando não?
Inclusive, não me surpreenderia se isso custar a cabeça do governo.
Se tem um lado que acabou se dando bem nessa foi o Hezbollah, não só sobreviveu como ganhou força perante Israel e Líbano.
Apesar de que duvido que Israel vai se esquecer dessa.
3 CDevani // 30/June/2008 às 11:07
É explosiva essa mistura de incompetência, crueldade, cegueira.
Israel padece nas mãos de uma geração perdida. Eles não conseguem superar a dor e o sentimento de humilhação profundo e enraizado pelo holocausto.
Usam o poder militar doado pelos EUA como instrumento para purgar essa ferida. No inconsciente desses israelenses é preciso mostrar ao mundo um outro judeu! Aquele que pode matar, varrer do mapa quem ficar na frente. Um judeu cruel, sem limites. Isso é um mecanismo primário da psicologia humana.
Destruir um país. Humilhar coletivamente. Jogar bombas indiscriminadamente, matar, torturar. Eles precisam desse gozo. Sem isso, insuportável viver.
Não há saidas com essa geração doente. Feridas abertas. Imagem destruida. Pobre Israel.
4 Erdna Scuf // 30/June/2008 às 11:32
Israel ou Olmert?
Típico exemplo de política local israelense fazendo cagada no cenário internacional.
Olmert fora!
5 Zictor // 30/June/2008 às 11:45
Mas que merda, hein?
Pobre Israel? Pobre do Líbano, que foi quem mais se deu mal nessa história.
6 Mr X // 30/June/2008 às 11:48
Decisão idiota de um governo fraco e panaca. Quando é que tem eleições por lá?
7 Rodrigo // 30/June/2008 às 13:41
Pra vocês verem como esta falcãozada reaça só faz merda.
8 Gabriel // 30/June/2008 às 14:04
Decisao obvia que levou tempo demais para ser tomada. PD, voce sabe que nao tem nada a ver com a guerra. Essa guerra nunca teve como objetivo resgatar os soldados, isso ficou bem claro para qualquer bobao que resolvesse nao ouvir o que o governo tinha a dizer (e o governo sempre tem o que dizer neste caso).
Kishner disse, com total razao, que Israel nao tem politica externa. So politica interna. Pra entender tanto a guerra do Libano (as duas) e entender o processo de retorno dos soldados, so mesmo olhando para a politica interna. Qualquer tentativa de ver a situacao pela lente de “ha uma politica externa definida que eh assim, assada” vai ser uma tentativa absolutamente frustrada. Israel nao tem uma politica externa definida faz decadas. Seja uma politica “expancionista”, ou “violenta”, ou “em direcao a paz”. Isso eh besteira. O que ha eh um cabo de guerra entre os varios partidos. As vezes ganha um, outras ganha outro.
Eleicoes aqui, ao contrario do que eu achava, ainda vai demorar. O Olmert, que eu achava que ia cair de podre, nao cai porque todos os outros candidatos ainda nao tem base formada para poder vencer aos outros. Quando alguem se revelar e comecar a montar uma base politica forte (torco aqui pela Tzipi Livni, atual min. do exterior), a coisa anda. Ate la, vai levar pelo menos 1 ano.
E sabem do que? A coisa nao vai melhorar tanto assim a curto prazo, anyway.
9 Radical Livre // 30/June/2008 às 14:15
Já deveriam ter feito isto há muito tempo, logo depois da derrota na guerra.
Mas aí, iria pegar mal demais junto à opinião pública.
Galera aí de Israel, tem alguma esperança nos quadros políticos daí?
10 Mr X // 30/June/2008 às 14:22
Uma coisa deve ser dita, o Olmert é um bom equilibrista. Tá há anos nesse balança mas não cai.
Pena que como governante pareça ser pouco acima de péssimo. Trocar terroristas vivos por soldados mortos é um pouco idiota. Aliás, totalmente.
Fosse eu, bombardeava o Líbano de novo, e depois o Irã. Só pra implicar com o Rodrigo e esses esquerdistas panacas.
11 Elias // 30/June/2008 às 14:43
Quando da invasão do Líbano, em 2005, falava-se aqui no Weblog sobre a ausência de um objetivo estratégico para a operação.
Era um treco pra lá de esquizóide: deflagrar uma guerra sem objetivo estratégico.
A única razão aparente, pelo que se viu, foi a certeza de que:
a - o Líbano é um país fraquinho, e seria incapaz de se defender, como de fato foi e é;
b - os supostos aliados do Líbano, na hora do vamos ver, iriam se acovardar, botar o rabo entre as pernas, como de fato aconteceu.
Ou seja: além de esquizóide, a decisão foi, também, covarde e criminosa.
É como você pegar aquele moleque pequeno, fraco e covarde, e encher o otário de porrada, só porque você está afim de arrebentar com alguém.
Nesse caso, o saco de pancada pode ser covarde, mas você é muito mais…
Claro que tinha que negociar com o Hezbolah, assim como tem que negociar com Hamas e com quem mais pintar pela frente.
Tanto mais ao se ter em conta o fato de que Israel negocia com um porrete na mão…
12 Edu // 30/June/2008 às 15:32
Rodrigo, #7,
Suponho que vc tenha uma solução para o problema. Quer compartilhar conosco?
13 CDevani // 30/June/2008 às 15:39
O Mr. X seria um bom assessor do Olmert.
Ele e os três patetas.
Formariam um quinteto nazibufão.
Sob a batuta do Messias tribal.
Trilha sonora dos filhos do Francisco.
14 Rodrigo // 30/June/2008 às 15:52
BomEdu, se Israel sair dos territórios ocupados, parar de sabotar as poucas democracias da região e parar de atacar os únicos que tinham força de deter o fundamentalismo islâmico no Líbano ia ajudar bastante…
15 Gabriel // 30/June/2008 às 15:55
Bom, Rodrigo, se minha avo tivesse rodas, seria uma bicicleta.
16 Clara // 30/June/2008 às 15:56
Não que eu não ache que a reação de Israel foi excessiva, extremada, até meio burra, sei lá.
Mas Pedro, o Hezbollah não pode ser visto dissociado da Síria e do Irã. Se me lembro bem, os terroristas do Hezbollah entraram em território israelense para sequestrar os soldados.
Outra coisa, o Líbano e Israel, parece-me, encontram-se técnicamente em guerra. A Síria sempre cuidou para que não houvesse nenhum acordo ou tratado de paz com Israel.
É diferente um país estar se desenvolvendo em paz, reconhecido por seus vizinhos, fazendo tratados de integração e cooperação, e outro país jurado de morte pública ou veladamente por seus inimigos vizinhos.
Certamente o buraco é mais embaixo. Israel quis mostrar poder de destruição.
17 Clara // 30/June/2008 às 15:58
E agora, de vez em quando, se ouve rumores de negociação com a Siria.
18 sem rumo na vida // 30/June/2008 às 16:08
o medo que Israel tem de ser varrido do mapa faz com sempre eles sempre metam os pés pelas mãos, e aí dá no que dá…
19 O Espezinhador // 30/June/2008 às 16:15
Confundem o todo com a parte: quem fez e faz merda lá é Olmert, que vai se firmando como o mais incompetente premiê da história.
Na verdade, sua incompetência é fruto de seu “centrismo” (muitas aspas), pois ele não sabe se é de direita e bota pra fuder ou se é de esquerda e faz qualquer babaquice em nome da paz. Com isso, bombardeia o Líbano insuficientemente e troca terroristas por ossadas.
20 Edu // 30/June/2008 às 16:17
Rodrigo,
Deixa ver se eu entendi direito:
Sua sugestão é voltar no tempo, anular a autorização para Israel ocupar o território que ocupa hoje, anular todo o financiamento americano sobre a exploração de petróleo na região do oriente médio. Aí não haveria espaço nem para o terrorismo nem para os terríveis judeus imperialistas?
21 Chesterton // 30/June/2008 às 17:04
chama a ONU.
22 Edu // 30/June/2008 às 17:14
Chest,
Pois é, sinceramente, eu acho que a ONU deveria ser convocada a se pronunciar e contribuir com as decisões. Esse deveria ser o papel dela, não é? Ajuda, não! Mas não deveria ser esse o papel dela? Ela tem que parar de ser da turma do “deixa disso” pq não é essa a língua que se fala. Se ela fica nessa de “deixa disso” acontece como aconteceu com os EUA e o Iraque.
23 César // 30/June/2008 às 17:15
A grande maioria do povo libanês teria ficado eternamente grato a Israel se houvesse logrado expurgar o Hizbollah sem bombardear praticamente meio país. Ocorre que a última afirmativa aconteceu enquanto que a primeira, infelizmente, não.
Se o Olmert sabia que não teria capacidade para fazê-lo, jamais deveria ter investido nisso. O custo foi a morte de centenas de libaneses, em grande parte inocentes, a troco de quê?
Todos sabem que a Síria e o Irã sabotam qualquer tentativa de unidade no Líbano. Talvez esta unidade sequer seja possível quando se tem um grupo constantemente tentando sobrepujar o outro, e não compartilhar o poder. São eles é que deveriam ser atacados, tirar o mal pela raiz.
24 Chesterton // 30/June/2008 às 17:23
Israel fez isso pois está se preparando para algo maior.
25 Mr X // 30/June/2008 às 17:40
Trégua inútil com Hamas, essa troca besta com o Hizb… A única explicação é que o Olmert Simpson vai mesmo bombardear o Irã.
26 sem rumo na vida // 30/June/2008 às 17:51
bombardear o Irã não vai ajudar em nada…
Israel tá se atolando cada vez mais.
27 Rodrigo // 30/June/2008 às 17:59
Olha Edu, leia direito o que eu te respondi….
28 Edu // 30/June/2008 às 19:29
Rodrigo, eu li, pergunto: que territórios ocupados?
Concordo que o Líbano seja uma democracia, concordo que haja uma iniciativa de se tentar eliminar problemas de fundamentalistas por lá, mas essa iniciativa é totalmente ineficiente, tanto que o país acabou virando base para atacar a Israel.
Até onde eu sei, não foi Israel quem atirou a primeira pedra.
29 marco // 30/June/2008 às 19:33
Não lançar mísseis sobre Israel também ajudaria bastante a evitar a ” guerra estúpida”
Não?
ma
30 faraó // 30/June/2008 às 19:40
Os entendidos aqui adoram uma chance de meter o pau em Israel.
Vejamos, se o seu vizinho entra no seu quintal e sequestra o seu filho e depois joga misseis na sua casa, voce vai ficar com pena de lutar pelos seus direitos porque o vizinho é fraco?
Tem maluco aqui? Parece que tem alguns doidos sim.
Se o Libano é fraco isso não interessa, pois foi de lá que vieram os misseis que atingiram a população civil do norte de Israel.
Quem capitulou foi oHezbollah que sequestrou 2 soldados e depois de 2 anos propoe uma troca de alguns ossos por 5 sujeitos vivos. Isso às custas de um Libano destroçado que eles usaram como plataforma de lançamento de misseis, de um Libano que eles usam como base onde subjugam o governo cristão a ações de terror e de guerra.
Chamar ESSA guerra de estúpida é tão estúpido quanto ignorar que TODA guerra é estúpida e não apenas essa.
E “colocar o Libano abaixo” serve pra mostrar que não importa onde os ratos se escondam, Israel não hesita em destruir a casa dos ratos. Pode ser Libano, Siria ou qualquer outro país. (se bem que pra colocar o Libano abaixo ainda faltou muuuuito e Israel só não o fez por pena, o que não deixa de ser um sentimento nobre).
Como bem o faria o Brasil se fossse atacado também.
Ora pois, pois.
Um monte de gente aqui que escreve contra a reação de Israel já deu cascudo no próprio filho, já apanhou do pai e da mãe, já deve ter dado até mesmo umas bolachas na mulher e vem aqui arrotar isso e aquilo de um país que se defende.
Eu, heim.
31 sem rumo na vida // 30/June/2008 às 20:06
será que estes cinco caras vivos vão voltar cheios de bombas no corpo, para se explodirem em Israel?
32 marco // 30/June/2008 às 20:17
CDevani // 30/June/2008 às 11:07
CD- É explosiva essa mistura de incompetência, crueldade, cegueira.
MA - Realmente é uma pena que ows árabes sejam assim.
CD - Israel padece nas mãos de uma geração perdida. Eles não conseguem superar a dor e o sentimento de humilhação profundo e enraizado pelo holocausto.
MA - Por isso, lutam.
CD- Usam o poder militar doado pelos EUA como instrumento para purgar essa ferida. No inconsciente desses israelenses é preciso mostrar ao mundo um outro judeu! Aquele que pode matar, varrer do mapa quem ficar na frente. Um judeu cruel, sem limites. Isso é um mecanismo primário da psicologia humana.
MA- Seria tão mais fácil se os judeua formassem filas em direção aos fornos crematórios em ordem, sem complicações extras não CD?
CD - Destruir um país. Humilhar coletivamente. Jogar bombas indiscriminadamente, matar, torturar. Eles precisam desse gozo. Sem isso, insuportável viver.
MA- Seja otimista CD. Um dia os árabes irão se libertar dessa forma perversa de encarar o mundo.
CD - Não há saidas com essa geração doente. Feridas abertas. Imagem destruida. Pobre Israel.
MA - Como seria um ” rico Israel ” CD?
Usar um ban aid em cima das feridas abertas em forma de estrela de david?
Pedido de desculpas formais aos terroristas e para melhorar a imagem uma campanha cuja peça principal fosse uma t-shirt “I LOVE WHO WANT TO KILL ME ? ”
pobre de você, cd.
ma
33 Proftel // 30/June/2008 às 20:44
Bom, o dito popular reza “quanto mais abaixa a cabeça mais mostra a b*nda”.
Ou Israel bota panca ou negocia.
Se a partir de agora começa uma fase de negociação, melhor.
Esse “vamos ficar de bem só para trocas por 15 minutos” é no mínimo estranho quando se fala em política internacional e relacionamento entre Estados.
Melhor esperar pra ver o que rola.
34 Proftel // 30/June/2008 às 20:54
Olha, coloquei “relacionamento entre Estados” aí em cima pressupondo que há essa representação da parte do Hizbolá através do Estado Libanês.
Se essa negociação é com grupo guerrilheiro (ou parte dele) creio ser uma tremenda cagada.
35 CDevani // 30/June/2008 às 21:25
Marco,
minha praia é outra. Babou na camisa.
Luto contra a xenofobia, racismo e intolerância desde que me entendo por gente. Acredito que a paz, longe de ser uma abstração, é uma possibilidade real, construída por ação política, habilidade. A história está cheia de exemplos.
To cagando pras raças. Não defendo, nunca defendi e nunca defenderei filho da puta nenhum, só porque é árabe, israelense, japonês ou paraguaio. Isso pra mim é merda.
Chocado, baby? Fundamental é o que o cara (ou o país) faz ou deixa de fazer.
O que me dá no saco é esse papo boboca de bonzinhos contra o demônio da vez. Que saco!
O mundo inteiro é obrigado a discutir, ouvir e se empanturrar com essa incompetência GENERALIZADA no O.M.
Líderes árabes facínoras, manipuladores jogando cartas com os líderes israelenses, irmão siameses. Essa é a realidade hoje por lá. Esse antagonismo infantil, árabes (bárbaros) X israelenses (civilizados) já deu o que tinha que dar. Eu discutia assim na adolescência. To em outra.
Não ponha palavras na minha boca, que eu o desqualifico para qualquer diálogo! Manipulador.
O que critico e vou criticar, goste ou não, é a polícia desastrosa que joga Israel hoje nos braços do abismo. Os árabes não ficam longe. Assistimos hoje um espetáculo bárbaro de repetições patéticas.
E a meu ver tem sentido inconsciente, sim. No caso dos israelenses, a humilhação de ontem, dá o tom dos opressores de hoje. Mais fácil detonar os palestinos que os europeus, não é?
Afinal, o holocausto foi lá em Gaza…
36 Para o canalha do Mr X // 30/June/2008 às 21:38
Engraçadinho voce ne. Porque antes de bombardiar o libano voce nao manda sua familia ou amigos proximos para passar uma temporada por la? Pode ser que eles sejam uma das vitimas civis ne.
Antes de vim falar merda se coloque no lugar de pessoas que nao tem nada ver com sua imbecilidade e que poderao sofrer as consequencias.
37 sem rumo na vida // 30/June/2008 às 21:48
a intolerância e a raiva é tanta no O.M. é tanta, que até quem comenta acaba brigando…
Cruzes!
38 faraó // 30/June/2008 às 21:48
Para o canalha do Mr X # 36,
aproveitando que voce colocou tão bem a questão, caso voce queira mandar a sua família pra Sderot, sul de Israel, próximo a Gaza, ao alcance dos Qssaams, tem um monte de agencias de viagem com preços promocionais pras férias de julho.
Aproveita.
39 sem rumo na vida // 30/June/2008 às 21:49
…é tanta que eu coloquei o tanta duas vezes no comentário… ff!
40 Proftel // 30/June/2008 às 22:12
Pelo jeito começou a troca de gentileza na orelha.
Tô fora, o Open é mais saudável.
41 Marco Aurélio // 30/June/2008 às 22:22
A guerra é idiota pra quem , como eu, é idiota.
Eu por exemplo sou idiota a ponto de não acreditar que o bombardeio do Libano serviu sim pra que Israel tenha que refazer seu estoque de bombas e misseis junto aos fornecedores dos EUA. Eu sou idiota em pensar que os caras não sabiam que isso não daria em nada. E sou mais idiota ainda por imaginar que tal guerra só serviu pra aplacar os interesses financeiros que a indústria bélica dos EUa tem. Industria essa que sempre foi forte financiadora de campanhas políticas dos 2 grupos que se revesam no poder nos EUA. Aliás,minha maior idiotice é achar que Israel mata os palestinos e outros muçulmanos pra satisfazer os interesses da sua tábua de salvação. Mrs X , desculpe aiminhas idiotices, vai!
42 Renato // 30/June/2008 às 23:56
Faraó, quem sou eu para dizer se Israel é bandido ou mocinho? Na verdade, desde quando guerra tem santo?
As questão essencial é: valeu a pena? A invasão acabou com o Hezbollah? Ajudou o Líbano a expulsar o Hezbollah? Pelo menos diminuiu a influência síria ou iraniana na história? Resgatou os soldados vivos?
Se todas as resposas forem não, sim eu acho que não valeu a pena. Isso independe de gostar ou desgostar do estado de Israel.
43 Mr X // 30/June/2008 às 23:56
O pessoal fica nervosinho, hein?
Acalmem-se, que minha influência na política do Oriente Médio é quase nula. Há anos que eu falo, falo, pra invadirem o Irã, mas nem Bush nem Olmert me escutam…
44 Renato // 30/June/2008 às 23:58
Ahhhh concordância sofrida,no segundo parágrafo leia-se. “A questão essencial é (…)
45 Caramujo // 1/July/2008 às 1:21
Já escreví por aqui dezenas de vêzes que a negociaçao é a única saída, que nao existe soluçao militar. E aí, estao negociando ou nao?
Agora, atacar o Iran será uma grande cagada. É aventurismo cego. Melhor negociar, mesmo que os resultados concretos demorem. Nao demora os próprios iranianos despejam o Ahmedinejad.
46 faraó // 1/July/2008 às 6:44
Renato,
vendo a sua pergunta pelo outro lado teríamos:
Valeu a pena para o Hezbollah sequestrar 2 dois soldados para devolve-los mortos depois de 2 anos em troca de 5 manés?
Valeu a pena para o Libano ser atacado e parcialmente destruido para abrigar o Hezbollah em seu território?
Agora te respondendo, eu daqui do Brasil, imagino que não valeu a pena para Israel ter feito essa guerra, onde perdeu umas 100 pessoas de alto valor e umas bobagens materiais. Mas Israel foi atacado e não poderia deixar de reagir.
47 HRP FAST Reloaded // 1/July/2008 às 8:25
UAU!….haja sabedoria para perdoar esses vingativos e rancorosos trogloditas…..só pensam em vingança…….um belo exemplo de estudo e civilidade jogados fora…..realmente “ser estudado” não tem nada a ver com “ter moralidade”!
48 Renato // 1/July/2008 às 9:45
Faraó, do ponto de vista do Hezbollah, valeu todo o investimento, afinal eles ficaram mais fortes no Líbano, entregaram 2 cadáveres e soltaram 5 prisioneiros.
Sim, acho que Israel é terra de gente competente que consegue fazer coisas melhores do que “pegar o fulano na saída” e se deixar levar por provocação. Acho que diplomatas e militares recebem seus salários para soluções melhores que essa, ainda mais sem conseguir algo com isso.
49 PLETZ.com » Israel se curva ao Hizbolá // 1/July/2008 às 11:06
[…] do blog do Pedro Dória: Perguntar não custa: de que adiantou botar o Líbano abaixo se, no fim, o governo de Israel terminaria por capitular perante o Hizbolá? Leia mais… […]
50 RW in Miami // 1/July/2008 às 11:25
CDevani,
o holocausto e’ em Gaza ?? Eu acho que e’ no Rio de Janeiro, onde morre muito mais gente por homicidio que em Gaza….
51 Theo // 1/July/2008 às 11:50
Faraó,
vc não leu post não, israel só se deu mal com essa guerra e o hizbollah saiu ganhando.
vc ainda vem me dizer que israel está certo???
eu que te pergunto, vc ficou maluco??
52 César // 1/July/2008 às 12:32
“Israel não hesita em destruir a casa dos ratos. Pode ser Libano, Siria ou qualquer outro país”
Isso não. Quero ver Israel fazer o que fez, em situação semelhante, com Síria ou Irã.
Jamais questionaria o direito de Israel de se defender. Foi o Hizbollah que começou isso. Agora, destruir boa parte da infraestrutura libanesa, como de fato ocorreu, e matar inocentes, como de fato também ocorreu, é indefensável sob qualquer ponto de vista.
53 marco // 1/July/2008 às 18:50
CDevani // 30/June/2008 às 21:2
CD- minha praia é outra. Babou na camisa.
MA - Mais uma gíria que eu não conhecia : babou na camisa….
CD- Chocado, baby?
MA - baby ? Ora, aposto que você diz isso para todos, CD…
CD - E a meu ver tem sentido inconsciente, sim.
MA- Freud, aquele judeu de Viena, provou que o tal inconsciente existe sim, CD.
Estamos de acordo.
CD - No caso dos israelenses, a humilhação de ontem, dá o tom dos opressores de hoje. Mais fácil detonar os palestinos que os europeus, não é?
MA - Não. Israel tem 200, 300 armas nucleares. O bastante para reduzir a pó a Alemanha. Por que não o fazem.? Pense nisso CD.
CD - Afinal, o holocausto foi lá em Gaza…
MA - Babaste na camisa no finalzinho baby. Todo aquele papo lá encima sobre as nobres causas que você defende foram babadas por este seu ” holocausto em Gaza. ”
Coisas do inconsciente?
ma
54 faraó // 1/July/2008 às 19:23
Theo #51
O Hezbollah só se deu bem porque usou a casa dos outros de plataforma de lançamento de misseis. Assim qualquer um se dá bem. Vestissem fardas em campo de batalha, viravam farinha. Eles sabem disso.
Sorte sua não morar em Beirute e ter a sua família obrigada a ficar em casa enquanto o Hezbollah usa seu telhado para lançar missil.
César
a Siria já levou uma cacetada e meteu o rabo entre as pernas. O Irã não perde por esperar.
55 faraó // 1/July/2008 às 19:24
Gaza é aqui, no Rio.
http://www.estadao.com.br/geral/not_ger198900,0.htm
56 Erdna Scuf // 1/July/2008 às 22:12
César,
Considerando que o Hizbollah possuía na época de seu ataque duas cadeiras no governo Libanês, o ataque ao Líbano como país, é perfeitamente justificável.
Como a crise armada ocorrida há alguns meses atrás deixou claro, o Hizbollah pode ser considerado o possuidor exclusivo do uso da força dentro do Líbano. Ou como eles mesmo dizem, as armas da resistência existem para defender o Líbano…
57 Moisés // 1/July/2008 às 22:55
Pedro,
Quantos são os prisioneiros (libaneses e palestinos) mortos, torturados e humilhados nas prisões de Israel?
58 HRP FAST Reloaded // 2/July/2008 às 8:36
Gaza é aqui no RIO!
E quem está chateado com isso que se vá!
Viu?
Aqui que fiquem quem quer acabar com nossa Gaza!
Que façamos nosso país……
Nós temos um país que é nosso de verdade…..não tiramos nada de ninguém ….os colonizadores já se foram….ficaram aqui os originais da terra e aqueles que a colonia descartou…..já lá na palestina……..
59 RW in Miami // 2/July/2008 às 11:26
HRP,
#58
isso e’ uma nova versao de “Brasil, Ame-o ou Deixe-o” ????
60 r // 2/July/2008 às 12:04
tem uma pergunta que o Ahmadinejad fez que não sei qual a resposta?
“se foram os alemães que provocaram essa tragédia, por que foram os Palestinos que tiveram que ceder um pedaço do seu país?”
Entrevista do presidente do Irã com Mike Wallace, CBS. (agosto 06)
http://www.cbsnews.com/stories/2006/08/09/60minutes/main1879867.shtml
61 HRP FAST Reloaded // 2/July/2008 às 12:52
Não!…..isso é uma terra aonde todos ,um dia, terão direito de ser feliz…..sem expulsar ninguém de seu lar, sem se desesperar vendo os seus se matando por religião , cor ou raça……Que Gaza seja aqui e que nós resolvamos tudo havendo lugar para todos( mesmo porque nossa Gaza existe por causa das drogas e da injustiça social!)…..mesmo voce!……sem tomar nada de ninguém…..e se voce não concorda….só a porta da rua como solução……
Mas cara…..voce e alguns outros não tem essa condição de entender isso…..triste , mas cheguei a essa conclusão……
E não há mais ditadura…..esse país é e será daqui pra frente mais e mais democratico……..nós somos filhotes…..já voces em 03 mil anos não aprenderam a amar o próximo……muito triste!
62 Credun Fas // 2/July/2008 às 13:58
Que digam os índios HRP… que digam os índios.
babaca
63 HRP FAST Reloaded // 2/July/2008 às 14:11
Eu não matei indio nenhum….foram os colonizadores….e os donos do poder….aliás EU tenho indio no sangue!
Que fazer….?????? sou da terra e não tirei ninguém daqui ou de lá!
EEEEEEEE
64 Credun Fas // 2/July/2008 às 14:20
ahhh sim… foram os colonizadores. muito confortável. Sabe como é né, as crianças de 7 anos em Sderot nunca mataram ninguém… nem por isso contam com sua amizade e compaixão “kardecista”…
ainda assim, cá pra nós, os índios continuam a morar no brasil… continuam a ser perseguidos por madeireiros, garimpeiros, ongueiros…
agora quanto ao índio no sangue deixa quieto…
afinal se tens sangue de índio mas não é índio, tens sangue de gringo. Se clamas ser índio então deveria também clamar ser gringo e sabe como é…
gringo go home que essa terra não lhe pertence.
Mas de fato nem vale muito discutir não. todos aqui no blog sabemos que quando lhe convém você se declara até mesmo marciano da gema. Hoje é índio, amanhã vira Pizarro.
65 Credun Fas // 2/July/2008 às 14:23
RW, #59…
sabemos que o senhor de idade, encalhado no canto onde se encontra, entediado com o firmamento e os passarinhos tem uma certa dificuldade em aceitar críticas… isso sem falar na invej… digo, implicância com que mora fora.
:-)
66 HRP FAST Reloaded // 2/July/2008 às 15:00
Inveja?
é ….aí fica dificil de entender mesmo…..inveja de que coitadinho?
Afinal?
O que te incomoda em mim?
Eu detestar essa pobreza de espirito de gente que gosta de justificar seus atos abjetos como algo admissível e legitimo?
O Brasil aceita a todos….não é?
Aceita todos que aqui vierem…..sempre aceitou….voce, seus pais e eu e meus antepassados……e não precisamos nós expulsar ninguém de casa……é e sou mesmo meio Pizarro e pajé! e Ogum!…..mas creia…..diante dessa apelação ridicula de inveja, todo aquele resto de respeito que havia sumiu!
Continua a apoiar matanças que teu futuro te mostrará muitas surpresas!
Boa tarde!
67 HRP FAST Reloaded // 2/July/2008 às 15:01
O cara sente muito esses golpes no figado!
68 CDevani // 2/July/2008 às 16:16
Marco,
o papai NÃO vai explicar o sentido do parágrafo sobre Gaza! Não vai.
Pra quem perdeu a aula sobre metáforas, metonímias etc, fim da fila. Não tenho saco.
Minhas posições são claras sobre esses assuntos e não fico com joguinhos.
Agora, porque Israel não reduz a Alemanha a pó, não é problema meu. Acho a idéia uma bravata facistóide e moralmente questionável, vindo de quem passou o que passou. Talvez inconsciente. Afinal, ao opressor de hoje as honras do oprimido de ontem. E la nave va.
Thau. Até.
69 Global Voices Online » Brazil: Tears and Cheers for Middle East Prisoner Swap // 19/July/2008 às 11:47
[…] Pedro Dória [pt], who has been a national reference for his coverage of Middle East [pt] for a long time, questions the deal's goals, considering that “these kidnappings were the excuse for the war which put an end to the Lebanese government's morale”: Perguntar não custa: de que adiantou botar o Líbano abaixo se, no fim, o governo de Israel terminaria por capitular perante o Hizbolá? […] Era melhor ter feito a negociação pela troca antes, quando soldados e vítimas libanesas da guerra estavam vivos e o governo libanês ainda tinha alguma força perante o Hizbolá. Guerra estúpida – coberta por este Weblog – para resultados piores ainda. […]
70 hussan // 21/July/2008 às 17:59
Olá, gostaria que você me sanassse uma dúvida..
por que você escreve que o Hezbollah é terrorista?
eu acredito que o Hezbollah é um grupo de resistência!
abraço
71 Chadia Kobeissi // 30/July/2008 às 22:48
So uma obeservacao, moro no Libano, e ate cego ve, os libaneses a grande maioria ama o Hezbollah, entre eles, cristaos, muculmanos, xiitas e sunitas e ate mesmo os drusos, como e o caso de samir kantar, e so nasrallah falar, que o povo se alegra, essa e a pura verdade, pois hezbollah so defende o Libano, e se nao fosse o hezbollah, o libano estaria como uma segunda palestina, nasrallah fala: Independencia ou morte! Isso e heroico!
Leave a Comment