Muitos dos leitores talvez não tenham percebido que o melhor do Weblog, ontem, não estava nos posts. Estava, isto sim, na intensa discussão a respeito de educação que ocorreu Open Thread.
Há pontos de vista de todo tipo, discordâncias várias. Ali no meio estão convicções pessoais, honestidade, profundidade e um bocado de sensibilidade por parte de todos os comentaristas. Foi, principalmente, um debate civilizado.
Obrigado.
210 Comentários até agora ↓
1 josef mario // 28/June/2008 às 7:21
Companheiro pedro doria
Eu, josef mario, devo dizer que, como brizolista histórico, acredito que a educação deva ser a prioridade absoluta de qualquer governo serio. Quanto ao debate sobre educação, sem dúvida, a companheira alba em muito poderia colaborar para elevar o nível da discussão, pelo seu profundo conhecimento do assunto.
Agora, companheiro pedê, este negócio de debate civilizado é coisa de viado.
Muito obrigado
2 Ricardo Cabral // 28/June/2008 às 7:54
Foi mesmo uma discussão bacana. O nsca soube fundamentar muito bem, e até a Memento apareceu, curiosamente aplaudida por Mr. X e o Chest, ainda que eles só o tenham feito por abstraírem parte da ironia do comentário dela…
3 Roberto // 28/June/2008 às 8:00
muito bom mesmo!
4 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 8:24
tb acho que estamos aviadando…quer dizer , dando ave…..
5 nada será como antes // 28/June/2008 às 8:28
Foi, mesmo, um debate civilizado, com alguns “chuviscos” que não atrapalharam o convescote.
Debates devem, por natureza, acrescentar algo aos participantes e aos que assistem. Acredito que esse princípio foi alcançado e resultou, ao menos para mim, em grande satisfação.
O saldo demonstra que é possível manter diálogo respeitoso e produtivo, mesmo em temas polêmicos e difíceis.
Também agradeço aos companheiros.
6 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 8:42
pronto, começou a rasgação de seda politicamente correta e o auto-elogio…..
7 Proftel // 28/June/2008 às 8:58
Também gostei.
:-)
8 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 9:00
que que o Lula foi fazer na Venezuela?
“Sem alça
Lula não viaja sem “mala”: levou o aspone para assuntos internacionais aleatório Marco Aurélio Garcia à Venezuela. Afinal, ele é expert em nada.”
9 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 9:09
TD, como sempre, revelador
http://www.city-journal.org/2008/18_2_otbie-immigrant_assimilation.html
10 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 9:13
putting aspiring British citizens on “probation” to show that they can speak English, pay taxes, and avoid jail before granting them citizenship.
11 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 9:15
diferença entre educação e ensino, Pedro couto, de esquerda fala hoje na tribuna da imprensa
As favelas representam, como qualquer grande agrupamento humano, o funcionamento de usinas de pensamento e comportamento humano. Estão no extremo oposto das usinas de pensamento que resultam da existência de universidades. Estas constituem fator de elevação social. Aquelas de rebaixamento. São degraus de recalque em matéria de desenvolvimento. Claro. Ninguém pense que educação é um processo somente de ensino. Não educação é um processo social conjunto. Não se trata somente de conhecimento, mas de comportamento.
Assim, se o meio é crítico o comportamento em acentuado nível percentual também será. Por isso, devemos todos nós exaltar a conduta positiva e honesta da maioria dos habitantes dos morros. Seus integrantes trabalham por salários muito baixos. Resistem às seduções que a estrada do crime e dos criminosos oferece no dia-a-dia. Vivem eles, sem dúvida, jornadas praticamente heróicas de sobrevivência. Inclusive porque o crime mora ao lado e, como todos sabem, impõem o regime de terror.
Leia Pedro do Coutto
12 Proftel // 28/June/2008 às 9:16
NASCA, não falei ontem porque estava na esperança de encontrar o artigo, não achei.
Seguinte, alguns anos atrás li uma análise que dizia o seguinte:
Até a década de 60 a maioria dos professores eram homens, chefes de família e o salário era condizente com esta situação.
Com a industrialização houve necessidade de mão-de-obra, muitos professores migraram para a indústria e seu lugar foi ocupado pelas mulheres na educação.
Ocorreu que os governantes diante dessa situação (as mulheres não eram “cabeça” de família), foram baixando e/ou arrochando os salários.
Bom, como disse, não achei o texto mas, é por aí.
Juntando ao que você falou sobre o aumento do número de escolas creio que dá pra pintar um quadro mais realista do porque chegamos à esta situação.
:-)
13 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 9:18
talvez aqui a chave do problema, algumas familias entregam seus filhos para o Ensino e para a Educação na escola.
Eu só quero o Ensino, obrigado.
14 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 9:19
off topic
Cada general indagava “por que eles e não eu?” Estabeleceu-se o caos. Para completar, as esquerdas radicais fizeram o que ninguém fazia desde 1648, quando da assinatura do Tratado de Vestfália: seqüestraram um embaixador e logo dos Estados Unidos.
15 Proftel // 28/June/2008 às 9:27
Chest #13, só agora caiu a ficha?
É isso que eu digo quando falo que as famílias “terceirizaram a educação dos filhos para a TV e, acham que quem deve educar são as Escolas/professores”.
:-)
16 Tia // 28/June/2008 às 10:03
A educação é obrigação sagrada dos pais. Muitos
pressionados pelas exigências da vida atual, pelo trabalho e por outros interesses, podem se sentir tentados a delegar a educação dos filhos a outros, como professores ou pessoas que cuidam de crianças. No entanto, ninguém pode ocupar o lugar de um pai ou de uma mãe dedicados e amorosos.Pais, jamais subestime sua importância e influência. Se precisar de ajuda, escolha-a sabiamente, mas nunca renuncie ao seu sagrado dever.
Os problemas das escolas são inúmeros. No entanto se em casa os filhos recebem a devida orientação, para saber distinguir entre o certo e o errado, saberão se sair bem.
17 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 10:03
sim, mas apesar de ter percebido, não tinha notado com tanata clareza a distinção entre as 2 palavras. Educação (como saude) virou mote politico, daí o esvaziamento do sentido.
para pensar
http://i27.tinypic.com/syw976.jpg
18 Nhé! // 28/June/2008 às 10:04
PD, eu que agradeço pelo espaço!
E parabéns para todos!
19 Mr X // 28/June/2008 às 10:05
Foi realmente um ótimo debate, embora deva concordar parcialmente com o Josef Mario.
Concordo com o Proftel que muitas famílias hoje se abstém de educar os filhos (não ensinar, educar): colocam tudo na mão da escola, do Estado, da mídia. Talvez achem que a propaganda anti-drogas do governo resolva alguma coisa. Talvez achem que a escola eduque ou mesmo ensine alguém.
Depois, naturalmente, o Estado se acha no direito até de ensinar como e quando se deve fazer sexo, e que orientação política devem seguir.
20 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 10:06
pois é, os pais olham na TV o programa politico, onde são prometidos Saude e Educação, e passam a acreditar que é dever do estado aquilo que é obrigação deles.
21 HRP FAST Reloaded // 28/June/2008 às 10:11
Muita sabedoria no comentário 16…….
Mas em falando em educação…a Marta na se reelegeu porque quis mudar a situação da educação em Sampa….e ninguém me tira isso da cabeça.
22 nada será como antes // 28/June/2008 às 10:11
Proftel (12),
É verdade o que você lembra desse artigo.
Algumas questões merecem discussão mais profunda. É o caso da entrada das mulheres no mercado de trabalho, especialmente a partir de meados da década de 1960.
A chamada emancipação feminina, na realidade, não representa apenas vitória das mulheres. Existe outro lado, que é o fato de o trabalho feminino significar, também, a suplementação de rendimentos necessária para a reposição das perdas reais do poder aquisitivo da massa salarial.
A inserção da mulher no mercado de trabalho serviu para mascarar a perda do poder de compra. Famílias que antes tinham um único provedor (masculino) passaram a contar com dois sem, no entanto, experimentar melhora do padrão de vida, com honrosas exceções, claro.
Mas, para variar, esse assunto é muito complexo e polêmico.
23 Proftel // 28/June/2008 às 10:23
Intão Chest, muita gente faz essa confusão.
Educação é a “de berço”, aquela que os pais repassam aos filhos, é o respeito, hierarquia familiar.
Na escola o aluno adquire conhecimento e, se não traz educação de casa já viu né?
Vira zona.
Na maioria dos casos os valores não são repassados pela família e sim pela TV.
Dá no que você está vendo.
:-)
24 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 10:32
Um episódio da série Mundo dos Macacos mostrava a tradição dos macacos em comer as boas sementes de milho enquanto reservavam para a semeadura as de má qualidade. Os homens, então por baixo na “escala evolutiva”, ensinaram que devia ser o oposto, que as boas sementes, os grãos de bom aspecto, livres de manchas e de bom tamanho, deveriam ser guardados para semente.
A educação no Brasil é o oposto, isto é, é idêntica ao mundo dos macacos. As pessoas que tem o pior desempenho nas escolas acabam virando professores (aqui não entro no mérito da culpa para não desviar do assunto). Afinal, a frase “quem sabe faz, quem não sabe ensina” tem sua razão de ser.
Ou os professores melhoram, ou a degeneração do ensino continuará em ritmo acelerado. Ou a escola mantém o foco no ensino, abrindo mão do “direito” de educar, ou se tornará irrelevante por insuficiência.
Se isso significa elitizar, isto é, deixar de ser universal, deixar de aprovar alunos sem mérito, é melhor que assim seja. Nem que o único motivo seja preservar a relevância no território nacional.
(repeteco)
25 Leila Ferreira // 28/June/2008 às 10:46
Alba e Memento mataram a pau no open passado. Foram no cerne da questão educação x educadores, que não é um tema fácil, por envolver pessoas que deveriam formar (e formam) mentes.
Li tudo com muita atenção, inclusive sobre a Síndrome de Burnout, pois tenho um futuro professor saindo do forno no final do ano que vem – meu filho. Ah… e como é comum ouvir comentários maldosos acerca do curso que escolheu; História. Ouve um conhecido que me recriminou veementemente e, colocando o dedo em meu nariz disse em alto e bom tom:
“- Você não soube mostrar as boas opções ao seu menino. Onde já se viu, passar numa das faculdades mais importantes do país pra fazer História. Vai ser professor, o coitado…”.
Tão acostumada aos trancos da vida, confesso que meus olhos se encharcaram de lágrimas qdo o tal saiu e outro dia me peguei entristecida lendo no blog do Tutty Vasques o título de um de seus (sempre sensacionais) curtas: “Quem não sabe, ensina!”
Escrevi perguntando se acreditava mesmo nisso e recebi a resposta concisa: “Não acredito em nada não, é um ditado popular – Quem sabe faz, quem não sabe ensina”.
Chorinho de mãe à parte, nem tudo está perdido. Outro dia rimos gostoso (eu e meu filho) nesse mesmo quarto em que escrevo esse post quando ele suspirou bem alto e disse:
“- Quer saber, acho que vou ser um excelente professor!”
Vai ser um formador de mentes. Não tenho nenhuma dúvida disso!
26 Proftel // 28/June/2008 às 10:47
Que paguem bem e exijam, aí a qualidade melhora.
Idealismo não paga conta, no máximo deixa a consciência mais tranqüila.
27 El Torero // 28/June/2008 às 10:50
Bão dia a todos…
Concordo com Tia, Proftel, Chest que educação há que vir de casa, é obrigação dos pais etc…
Mas um professor que topa com alunos em que o lar é desagregado, com pais ausentes, ou mal caráter, o oposto do que deveriam ser, há que intervir. Não pode simplismente lavar as mãos, pode orientar, ou denunciar a orgãos competentes, conforme o caso.
28 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 10:54
o melhor professor de historia sempre vai viver muito bem.
29 El Torero // 28/June/2008 às 10:57
E salários bons, reverteriam em bons professores sim, e seria de imediato a mudança. Conheço alguns professores muito bons, com qualificação, que estão fora da sala de aula, um baita desperdicio, trabalhando em quaisquer outra area que não a educação, pois há que se ganhar dinheiro e idealismo, realmente, não paga conta.
30 Proftel // 28/June/2008 às 10:57
El Torero, de boa, o máximo que você pode fazer é “reportar” o problema, o Estatudo do Menor e do Adolescente eles conhecem de trás prá frente.
Se bobear você nem pode olhar feio.
Chest #28 talvez, bem provável que fora daqui.
31 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 11:05
…e ser professor de historia pode ser uma fase da vida….
32 Proftel // 28/June/2008 às 11:12
El Torero, meu comentário 30 é em relação ao seu #27.
Parece que você concorda comigo no que se refere ao salário, também conheço muita gente boa que está em outra área.
Sou como aqueles caras que ficaram no Brasil na época da ditadura, ganho pouco mas luto pra melhorar, não me mandei (ainda) pra outra área.
Ainda darei uns murros em ponta de faca.
De resto, há muita teoria no que deve ser feito e o que é ideal, pegar no breu e encarar uma sala de aula de primeiro grau muito poucos por aqui já fizeram.
Pimenta no fiofó dos outros é refresco como bem diz o ditado.
A Alba está lá, se esvaindo em suor e lágrimas mas fazendo um excelente trabalho pelo que eu conheço dela.
Só que a realidade d’onde ela se encontra não é a mesma daqui, principalmente no que tange ao alunato (que alguns chamam “clientela”) e aos recursos.
Vamos ver no que dá.
:-)
33 nada será como antes // 28/June/2008 às 11:14
El Torero,
Concordo integralmente com seu comentário # 27.
Quanto ao # 29, a questão não é bem essa. Você e Proftel chegam no mesmo ponto : professores de boa qualidade estão ausentes do sistema educacional. Portanto, vocês devem concordar que o simples aumento de salários não melhora a qualidade do ensino.
O problema, no caso, é que os atuais professores das redes públicas são, em sua maioria, concursados. Então, para atrair os novos e competentes, que estão ausentes do sistema, o que deve ser feito dos atuais ?
É óbvio que salários altos atraem bons profissionais, em qualquer área de atuação. Mas existe uma coisa chamada “estabilidade funcional”, que garante a manutenção do funcionalismo em seus postos de trabalho.
O grande desafio da educação brasileira é a necessidade de pensar o tema em sua dinâmica complexa, com simultaneidade de visões pedagógicas e estruturais. Propostas e enfoques parciais, apesar de compreensíveis, não atendem aos requisitos.
34 Nat // 28/June/2008 às 11:15
Eu não tinha a menor dúvida de que ia ser um bom debate quando vi que a Memento voltou… A coisa sempre ferve. Alba, maravilhosa como sempre, enfim, fiquei com pena de não ter participado…
35 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 11:17
Nasca, 33, v. fez um libelo a favor da privatização do ensino…..agora:
“….pensar o tema em sua dinâmica complexa, com simultaneidade de visões pedagógicas e estruturais….” , pqp, simplifica.
36 Alba // 28/June/2008 às 11:20
Chest,
Sobre seu comentário 24, eu concordo e concordo muito mesmo em que precisamos de mais e melhores professores. Mas é preciso gente que, além de bem formada, esteja comprometida com a tarefa de ensinar, que é difícil, inglória, cheia de batalhas perdidas todos os dias, por uma série de circunstâncias que o Nada descreveu com muita propriedade no Open passado que só consegui ler hoje.
Temos excesso de conversa fiada pedagógica, que em muitos casos, fica procurando soluções mágicas para uma tarefa que é difícil, precisa envolver as famílias e, em muitas escolas, esse envolvimento é evitado tanto pela direção, como por professores, por incômodo - já que pressupõe que haverá cobrança. Não se quer realmente cobrança no maravilhoso mundo da ficção que produz incapazes devidamente diplomados.
Não se trata MESMO de desvio de governo ou professores petistas (a maioria nem o é). São distorções que remontam há muito tempo e para as quais não há mágica que resolva. Só trabalho e envolvimento.
Leila, querida,
Tenho certeza de que seu filho será um soberbo professor! Só trocaria talvez, o “formar mentes” por ABRIR mentes - ensiná-las a pensar, num tempo em que “copia e cola” (e acrescento, nem lê) invade inclusive as Unisquinas com o nome de “trabalhos”. :(((
37 nada será como antes // 28/June/2008 às 11:24
Chesterton (35),
Onde o senhor viu “libelo a favor da privatização do ensino” ?
Questões complexas demandam exposições equivalentes, o que não significa hermetismo.O que o senhor não entendeu ?
38 El Torero // 28/June/2008 às 11:24
Tenho muitos parentes em sala de aula, bisavô foi professor, vó, minha mãe deu aula 25 anos para o antigo ginásio, sei que hoje não se pode nem pensar em encostar a mão em uma criança ou mesmo repreender de maneira mais veemente. Para propria segurança do professor inclusive.
Mas oque queria dizer é que o professor não deve se furtar em dar o exemplo, exemplo este que muitas vezes falta em casa e que pode ser determinante sim, para o futuro do aluno. Não quero dizer em nortear opiniões ou tendencias, politicas por exemplo. Mas desde coisas mais simples como o bom trato com os demais, pequenos detalhes de boa educação, que não é bom mocismo ou ser ‘politicamente correto’ é civilidade mesmo. Poxa, o guri muitas vezes passa mais tempo em contato com o professor do que com os pais, isto por diversas razões, não é possível que alguma coisa não vai absorver.
Outra coisa, o professor deveria andar sempre com um livro nas mãos…
39 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 11:24
esse envolvimento é evitado tanto pela direção, como por professores, por incômodo - já que pressupõe que haverá cobrança. Não se quer realmente cobrança no maravilhoso mundo da ficção que produz incapazes devidamente diplomados.
chest- exatamente, ALBA, comodismo por parte do corpo docente. Foi no alvo.
40 Nat // 28/June/2008 às 11:26
O copia e cola é habitual nas Universidades. Meus professores todos admitem corrigir uma prova colocando as frases dos alunos no google pra saber se, e de que site, os alunos copiaram as respostas…
41 Proftel // 28/June/2008 às 11:28
Ah NASCA, quer dizer então que por conta dos “incompetentes” funcionários públicos concursados o salário não aumenta?
Pô, intão tá.
:-/
Não entra “reciclagem” e “readaptação” nessa né?
42 Alba // 28/June/2008 às 11:31
Nat, beijos, querida!
Proftel, obrigada pelas boas palavras. Às vezes, acho que estou decididamente encurtando a minha expectativa de vida, em troca de magra recompensa. Mas, lamento, mas no quesito salário, concordo com o Nada.
É preciso, sim, melhorar muito os salários. Mas tem que haver cobrança de desempenho, ou a “estabilidade funcional” vai trabalhar para desmotivar o professor. E isso não se resolve com cretinices várias, como “capacitações” que não capacitam. Mas isso você sabe, né?
43 Alba // 28/June/2008 às 11:32
Nat, beijos, querida!
Proftel, obrigada pelas boas palavras. Às vezes, acho que estou decididamente encurtando a minha expectativa de vida, em troca de magra recompensa. Mas, lamento, mas no quesito salário, concordo com o Nada.
É preciso, sim, melhorar muito os salários. Mas tem que haver cobrança de desempenho, ou a “estabilidade funcional” vai trabalhar para desmotivar o professor. E isso não se resolve com cretinices várias, como “capacitações” que não capacitam. Mas isso você sabe, né?
44 Nat // 28/June/2008 às 11:32
Prof, o que o Nasca disse é que mesmo que o salário aumente, pode ser que o comodismo em que estão os professores impeça a educação de melhorar…
45 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 11:32
nasca, se você não sabe o que fazer com concursados sem bom desempenho, deve saber que este sistema estatal não tem futuro (se se deseja ensino de qualidade).
1. demite o concursado (ou)
2 privatiza e cobra o resultado
46 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 11:34
Nasca, isso daqui:
“pensar o tema em sua dinâmica complexa, com simultaneidade de visões pedagógicas e estruturais”
1. ou significa muita coisa
2 ou significa coisa nenhuma
47 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 11:37
el torero, 38, só que faltava era professor alem de não ensinar, deseducar,
48 Proftel // 28/June/2008 às 11:37
Nat, para isso há várias formas de melhorar o cara, vão desde cursos, passando por avaliações, advertências e outras formas de botar o povo num patamar melhor.
O que não dá é pra continuar exigindo horrores do pessoal se eles nem sabem se conseguirão pagar o aluguel (e, olha, conheço muita gente assim).
Sou chato nisso, estou vendo aqui dia-a-dia profissionais excelentes deixarem a profissão porque não conseguem se sustentar.
49 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 11:39
Proftel, 41, os salarios não aumentam por
1. excesso de funcionarios
2. funcionarios incapazes
3. impossibilidade orçamentaria (país pobre)
4. impossibilidade proveniente da universalização do ensino
5….fill in the blanks
50 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 11:41
46 deixar a profissão é a única coisa digna a se fazer. Eu fiz isso. Assim para com o finge que trabalha e finge que paga.
51 El Torero // 28/June/2008 às 11:42
#33. nada, fico receoso com estas histórias de discutir tema, pensar, ‘novos metodos pedagógicos’…há que ter uma discussão teórica sim, com educadores, pensadores da educação mesmo(não sei se consegui me expressar). mas a parte prática, a de pronto uso, que pode ser aplicada de maneira imediata, pois que o assunto era pra ontem, não pode ser esquecida…concursos há sempre, falo aqui por SC, e bons professores abandonando ou desanimando em salas de aula é um processo e tem que ser estancado.
Cursos de reciclagem para professores não sei se funcionam realmente ou são desperdicio de tempo e dinheiro (vocês que tem experiência oque acham?).
52 nada será como antes // 28/June/2008 às 11:44
Nat,
Bom dia, beijos e obrigado por “traduzir” minhas palavras ao Proftel.
_______________
Proftel (41),
Comentei sobre “reciclagem”, no open de ontem. Não acrescento mais nada.
___________________
Chesterton (43),
Demitir ou privatizar não constam de minhas intenções. Isso é primitivismo.
(44),
Saiba que significa muita coisa. Basta tentar entender. Não vou desenhar.
53 Alba // 28/June/2008 às 11:45
Nat, querida,
Eu também dei aulas para uma turma dessas de Universidade à distância, que estão ficando populares à beça. Numa dessas, cheguei mais cedo e ouvi uma aluna fazendo propaganda de que se prontificava a escrever trabalhos e monografias em troca de remuneração. E tascou uma tabela de preços, candidamente. Isso, porque é claro, tratava-se de uma turma de, adivinhem - PEDAGOGIA! (Eu realmente tenho ranço de pedagogos, percebe-se).
Felizmente não era minha aluna ou eu a informaria de que seria candidamente reprovada, junto com a trupe que comprasse a sua “produção”, feita de “copia e cola”, naturalmente.
Não é de chorar?
54 Nat // 28/June/2008 às 11:51
Prof, sou a favor de reciclagem sim. Reciclagem dos professores, e DE professores.
Não há como negar que uma mesma situação prolongada ao longo dos anos desestimula qualquer pessoa bem intencionada. Veja bem, falo com propriedade, tenho 25 anos, no auge da vontade de fazer as coisas, mas trabalho há 6 anos numa instituição do governo, onde o comodismo parece imperar e entranhar no ser humano… `
Às vezes me pego pensando em pedir demissão somente pelo desejo de não me acomodar. É muito difícil, com o passar dos anos e conviência você não pensar, caramba bebi muito ontem, tou com dor de cabeça, acho que não vou trabalhar, meu salário é uma merda, não compensa e nada vai me acontecer mesmo…
55 El Torero // 28/June/2008 às 11:51
#45, …realmente seria brabo.
mas Chest, em que melhoraria ao se limitar o acesso a escola com a tal privatização do ensino, que tu falas no #43.?
56 Alba // 28/June/2008 às 11:53
Chest,
O Nada tem toda razão. Não se trata de “demitir ou privatizar”. Trata-se de o Estado assumir como prioridade o desempenho em Educação. E isso, todos os países que deram certo, fizeram.
E, acrescento, lembrando o que o Surf escreveu, faz parte dos mínimos e basilares conceitos de República.
Salve, Surf!
E, Ops, beijo, companheiro josef mario!
57 Nat // 28/June/2008 às 11:54
Nasca, de nada.
Albita, é F!!!! Meus amigos me acham careta porque eu não colo e nem dou cola. Faço pesquisas na internet sim, claro, há muito tempo que eu não sei o que é ir na biblioteca pegar um livro, mas eu jamais aceitaria copiar um trabalho ou artigo da internet. Faço questão de fazer meus próprios trabalhos, por mais que saiam horríveis.
Outra coisa que as pessoas não conseguem entender, é que se eu não estudo o suficiente e chego na prova, leio, e sei que não vou conseguir responder, eu entrego tudo em branco. Se for pra perder a matéria, melhor, faço tudo de novo, e direito da próxima vez.
A maioria das pessoas fica até o final da prova, tentando colar dos vizinhos.
Odeio isso…
58 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 11:54
Nasca, só falta agora você vir com o papo de “mudança de paradigmas”……..
59 Proftel // 28/June/2008 às 11:57
Nat, o último foi um colegão meu, Geógrafo também, passou num concurso pra “auxiliar-não-sei-do-quê” num banco, salário “mais que o dobro (sem a gratificação do banco)” e carga horária de 6 horas.
No começo do ano foi uma bióloga, se mandou pr’um laboratório daqui pra trabalhar como secretária, salário dobrado também.
Então, é disso que eu falo, do meu dia-a-dia, o que vejo.
Muitos aqui quando se fala em “Escola” remetem á mente aquela particular onde o filho estuda ou, a pública onde há “ótimas referências”.
É isso.
Chest #48, já está acontecendo.
Alba, estou aqui no trampo da manhã, são dois laboratórios (um com 20 máquinas outro com dez), uma sala com datashow, cinco salas de aula, é um centro de treinamento.
Três das salas e um laboratório ocupados agora no período da manhã, professores fazendo reciclagem.
Aqui da janela da oficina vi muitos passarem para o almoço, até agora só ouvi conversas sobre o salário que saiu ontem e contas pra pagar, alguns vieram dar um “alô” aqui na oficina perguntando se não quero voltar pra sala de aula.
Acredite, está faltando professor de Geografia.
:-)
Daqui a pouco saio pra almoçar.
:-)
60 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 11:59
52, trabalho há 6 anos numa instituição do governo, onde o comodismo parece imperar e entranhar no ser humano… `
chest- exatamente!!!!!!!!!!!!!!!!Entranha, eu fui embora quando percebi que estava ficando igual a eles.
61 Alba // 28/June/2008 às 11:59
Proftel,
Há alguns anos, a revista Educação publicou um quadro comparativo dos salários de professores em vários países. Lembro que fiquei impressionada com o que se paga em Cingapura - coisa equivalente a 23000 reais, para um professor de ensino fundamental. Não é muito diferente no Japão e na Europa. Mas há avaliação constante e não apenas tranferência de responsabilidades como se ABSOLUTAMENTE TUDO coubesse aos professores - o que as nossas escolas fazem mesmo, porque é mais fácil, você tem toda razão.
62 nada será como antes // 28/June/2008 às 11:59
Alba,
Eu sei que você entende a questão.
___________________
Chesterton (56),
Acho que quem deve mudar de paradigmas é o senhor.
63 Nat // 28/June/2008 às 12:04
Como não participei da discussão ontem, vou aqui relatar a minha experiência pessoal.
Eu acho que bons professores são fundamentais, mesmo, mas mais do que isso, a estrutura e educação familiares é que dão as bases do futuro estudante.
Estudei minha vida inteira em escola pública. Entrei na alfabetização já sabendo ler e escrever, e fingia que não, para não parecer convencida diante dos amiguinhos que não o sabiam. Aprendi lendo. Minha avó era professora e minha mãe era uma chata. Me entupia de livros, lia-os todos pra mim, todos os dias, me mostrando as letras, me fazendo descobrir como elas funcionavam. Deu certo. Quando eu entrei na primeira série, ela mandou colocar uma escrivaninha no meu quarto, que era do meu avô, e dizia que o espírito dele apareceria por ali enquanto eu ia estudar pra me passar a inteligência dele.
Sim, surtada, eu sei, mas com boa intenção. O problema é que na minha família a mediocridade não é possível, todos têm que ser os melhores.
Cresci assim, fanática em ser a melhor, a mais estudiosa e a mais inteligente.
Quando estava na oitava série, fiz prova pra Escola Técnica da minha cidade, que era dificílima. Passei em primeiro lugar. Recebi medalhas da minha escola, em solenidade pública, aquela coisa toda.
A partir daquele dia, quem surtou fui eu, era um saco aquela pressão toda pra ser a melhor, a melhor, chutei o balde, passei a não estudar pra nada, a não ir às aulas.
Enfim, deixei de ser a melhor mas nunca tirei uma nota abaixo de 7, o que me levou a concluir que toda a educação que tive até aquela data bastou para desenvolver minha capacidade de ouvir e aprender o que o professor ensinava. Meu raciocínio é rápido, minha memória é boa. E a partir de uma certa idade eu nem precisava mais estimulá-los.
Em suma, eu acredito que as influências familiares são determinantes no bom aprendizado.
64 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 12:08
53, quem falou em privatizar foi o Nasca (ainda que negue) rsrsrsr
Mas a questãom é que é impossivel ensinar a todo mundo, impossivel um estado se propor a ensinar a todo mundo. O estado pode fazer é uma ELITE, que ensine a ensinar- lógico que num governo não-petista.
65 nada será como antes // 28/June/2008 às 12:11
Chesterton (62),
O senhor, ao que parece, lê e entende tudo ao contrário.
Não sou pela privatização do ensino, não defendi tal posição e sequer mencionei a questão.
66 Proftel // 28/June/2008 às 12:12
Nat, o aprendizado é constante e linear.
Se você deixa de lado a constância ou a linearidade o aprendizado cessa e você estanca.
Sempre levei isso em conta.
:-)
67 Nat // 28/June/2008 às 12:18
Não discordo que o aprendizado seja linear, Prof. O que eu quis dizer é que uma boa base faz você assimilar qualquer coisa que receba a partir dela.
Eu, por exemplo, preferi a área de humanas, mas fiz segundo grau técnico em exatas.
Morei com 3 amigas físicas, e quando elas me explicavam seus projetos de Mestrado, ou coisa assim, eu tinha base para argumentar e aprender o que elas estavam dizendo. Caso contrário, eu jamais poderia discutir qualquer coisa com elas.
É muito mais fácil estancar quando o conhecimento primário não foi absorvido. É muito difícil aprender frações quando você não sabe somar. É muito difícil estudar literatura quando você não gosta de ler, etc…
E, apesar de tudo isso, eu prestei 5 vestibulares para universidades públicas, e nunca passei. Tive que começar a trabalhar muito cedo, só ia as aulas no cursinho das matérias que eu gostava mais, meus conhecimentos de química e biologia são ridículos, o que me fez fazer faculdade particular. E nem por isso me acho mais incapaz do que qualquer outra pessoa…
68 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 12:19
59, Alba, ganha, mas se pisar na bola, é expelido sem dó.
69 Proftel // 28/June/2008 às 12:21
Alba, muitos governos estão colocando “o carro na frente dos bois”, dessa turma mesmo que acabou de fazer um “treinamento”, muitos deixarão a Educação até o fim do ano por conta do salário.
Estão capacitando gente que cairá fora daqui a pouco.
A meu ver, em primeiro lugar deveriam priorizar um certo conforto financeiro, idealismo muitos têm senão nem teriam prestado concurso.
Com uma certa estabilidade nas contas aí passar para as capacitações e avaliações de desempenho.
Sai mais barato para o governo pagar uma pessoa da “capitar” pra capacitar 30 professores ao invés de pagar melhor esses 30.
Os caras não tem grana nem pra fazer assinatura d’um jornal descente, imagina manter um computador com ADSL em casa (e aí entra toda uma infra-estrutura de impressora, papel, tinta etc.) você sabe.
Acabaram de sair duas “capacitadoras”, uma num Fiesta outra num Golf “cross-não-sei-o-quê”.
hehe, dá grana isso.
70 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 12:24
Alba 54, não educação, o estado pode e tem que criar uma elite de ENSINO.
Tem uma clinica onde as vezes dou aulas em SP que recebe os residentes (24 anos de idade) assim:
- nós não damos educação, ensinamos a especialidade. Se alguem se mostrar sem educação, será mandado de volta para casa sem perdão.
71 Nat // 28/June/2008 às 12:26
Esse tipo de educação tem que ser dada em casa. Respeito e civilidade são coisas que se deve aprender no berço.
72 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 12:26
60, eu não falei que já tardava? Esse papo ideologico contamina o professor, que se julga um agente transformador da sociedade….
73 nada será como antes // 28/June/2008 às 12:28
Pausa para almoço com a mamãe.
Voltarei mais tarde.
Beijos para Nat e Alba.
74 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 12:29
NAt, agora só falta adaptar isso na vida privada. Use essa capacidade de aprender para estudar alguma coisa que a sociedade valoriza (me vem na cabeça o mercado financeiro, já que a sociedade valoriza a grana).
Só não pense que vai mudar o mundo.
75 Proftel // 28/June/2008 às 12:29
Nat, você nem imagina o tanto que conhecimento básico pode fazer falta.
Nunca fui muito bom em química.
Imagine, precisei “caçar” livros do segundo grau e rever muita coisa que havia aprendido (e agora estudava com gosto) quando fui fazer análise de solo no mestrado.
Se não tivesse boa memória e embasamento nem saberia por onde começar a procurar.
:-)
76 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 12:32
67, Proftel, a Nat tinha que ser capacitadora, então.
77 Proftel // 28/June/2008 às 12:33
Hora do almoço também.
Vou nessa.
:-)
78 Silvio // 28/June/2008 às 12:36
Boa tarde a todos!
Mudando de saco pra mala, rapidamente, pergunto ao Pedro Dória: O Grupo Estadão foi vendido para as Organizações Globo?
79 Nat // 28/June/2008 às 12:47
Tadinho do PD, o pobre coitado já disse que não sabe de nada!
Bem, eu tb tou indo, que hoje tou de babá e tenho que dar almoço pros meus três pobres famintos, que com 14, 15 e 16 anos na cara são incapazes de esquentar a comida no microondas…
E pensar que com 15 anos eu morava sozinha, cozinhava, arrumava, passava e lavava (na mão, pq naum tinha máquina de lavar)…
80 Nat // 28/June/2008 às 12:51
Chest, #72, eu atualmente, como boa viciada em informação, uso essa minha capacidade de aprender para acumular estatísticas e cultura inútil.
Ando até me arrependendo disso, porque muita gente não acredita que eu posso ter tanta informação esdrúxula e acha que eu tô mentindo. Tenho ficado desacreditada.
Mas eu já disse a eles, eu aumento mas não invento hehehe
81 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 12:54
entender estatisticas pode dar um graninha muito boa.
conselho para os bons estudantes que desprezam o mundo corporativo
(calm, it is a joke)
http://www.youtube.com/watch?v=FHYG7DQYITo&feature=related
82 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 12:55
I mean, calm down….
83 Alba // 28/June/2008 às 13:07
Chest,
O Estado deve proporcionar a chance de educação de qualidade a TODOS. Isso é basilar. Nem todos irão aproveitá-la da mesma forma, alguns terão mais sucesso do que outros e coisa e tal.
Mas os fundamentos mínimos são responsabilidade do Estado, que deve garanti-los, sob pena de produzir analfabetos funcionais, o que põe em risco o próprio conceito de nação que se queira fazer funcionar. Aliás, no Brasil, essa discussão está atrasada de muitas décadas, pra dizer o mínimo.
Sobre a questão da aprovação automática, estou tentando uma outra tática para tentar despertar o interesse dos alunos, abusando da paciência de vocês, desculpem. Como todos vão passar mesmo, seja qual for o desmpenho, ofereço nota como prêmio, por qualquer coisinha que produzam, desde que usem as próprias palavras.
Fiquei surpresa, porque ontem, quando ia levar uma 6a. à informática, que eles adoram e saem entusiasmados, porque não é todo dia, há rodízio, muitos me pararam na porta, dizendo: professora, eu fiz a tarefa, por favor, corrija que eu quero a nota (aliás, nem é nota, é conceito). Tasquei excelente pra todos, mesmo os que não estavam assim, tão excelentes.
Prof,
Existe todo um negócio de milhões nessa história de “capacitação”, como muito bem observou o Nada, ontem. É outra das nossas chagas, porque em vários lugares, trata-se apenas do uso de técnicas que podem ou não ser bem sucedidas, mas totalmente desconectadas da realidade do dia a dia. Um (desculpem) oba, oba pedagógico extremamente lucrativo, porque em vários casos, o Estado terceiriza, contratando empresas, que também produzem material didático de qualidade discutível, eu diria.
Pra dar um exemplo, na apostila da 5a. série, há um quadro dos Dez mandamentos, esplendidamente colorido e diagramado. Só que “não cometerás adultério”, foi traduzido para “não adulterarás”!!!!! Quiuspa!
Falando nisso e desculpem de novo pelo entusiasmo talvez excessivo, outra das minhas surpreendentes experiências foi contar o Holocausto para as turmas de 5a. série que decididamente DESCONHECIAM completamente o assunto, que é de domínio corriqueiro de qualquer criança de classe média.
O interessante é que depois, poucos me perguntaram o PORQUÊ de tanta malvadeza.
Bão, mas estou ficando excessiva e preciso sair porque justamente hoje, tenho um churrasco de fim de semestre com alunos do 3 colegial de escola particular.
Putz, preciso me aposentar!
Beijo, Nada e Nat (bela história)
84 Lineu // 28/June/2008 às 13:17
Pesquisa do site espanhol 20 Minutos
Na eleição do “presidente mais INCOMPETENTE das Américas”, Hugo Chávez está em 1° lugar numa disputa apertada com o Bush. Lula é o 7º colocado.
Lista creada por Mflores (25/06/2008 a las 03:58)
Haz tu propia lista aquí
El Presidente más inepto del continente Americano del 2008
Esta lista no pretende saber la popularidad de los presidentes, sino la ineptitud de cada uno de ellos. El trabajo que han dejado de hacer en sus paises y como son vistos fuera de su país. En la actualidad tenemos presidentes surgidos de la “izquierda” y prometen un cambio, pero tambien hay de derecha y la promesa y el resultado es lo mismo.
http://listas.20minutos.es/?do=show&id=24496&c=1214528594
85 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 13:25
O Estado deve proporcionar a chance de educação de qualidade a TODOS. Isso é basilar. Nem todos irão aproveitá-la da mesma forma, alguns terão mais sucesso do que outros e coisa e tal.
chest- O Estado deve proporcionar a chance de ENSINO de qualidade a TODOS. Isso é basilar. Nem todos irão aproveitá-la da mesma forma, alguns terão mais sucesso do que outros e coisa e tal.
o problema, Alba, é que ao tentar isto desmontaram as ilhas de excelencia que existiam.
86 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 13:27
professora, eu fiz a tarefa, por favor, corrija que eu quero a nota (aliás, nem é nota, é conceito).
chest- ta vendo?
87 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 13:34
Espanha expulsa brasileiros, mas dá aos macacos o status de humanos..
http://www.timesonline.co.uk/tol/news/world/europe/article4220884.ece
88 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 13:39
a india foi morta pela tia….que civilização do capeta….
89 Guilherme // 28/June/2008 às 13:40
Vi a discussão sobre Ensino e Educação no Open passado mas, infelizmente, não pude participar. Onde estou, a conexão da Internet é muito instável ainda. Mas quero levantar uma questão que não sei se já foi abordada:
Um amigo, professor de História numa Universidade Federal, costuma se referir aos seus pares como “uma corporação ciosa de seus privilégios”. Faz isso quando são abordadas questões como excesso de faltas por parte dos professores, seja por deslocamentos para Seminários, Congressos, Encontros, Debates, Conferências e etc, seja por seguidos Cursos de Especializações, Mestrados, Doutorados que, em grande parte das vezes, apesar de bancados com dinheiro público, nada revertem em benefício da Universidade. Servem para engordar currículos que, posteriormente poderão, analisados por escolas particulares de ensino superior, aumentar os valores dos “passes” desses professores. Cursos em fase de aprovação pelo MEC precisam de gordos currículos, e bancar pós-graduação não é bem vocação das escolas particulares. A farra é meio grande.
90 Mr X // 28/June/2008 às 13:53
Poxa, interessante a discussão, pintou até Nasca defendendo a privatização do ensino, Chest concordando parcialmente com Alba… Um pouco mais e eu começo a elogiar o comunismo.
91 Proftel // 28/June/2008 às 14:25
Pô Mr.X, sacanagem com o NASCA.
kkkkkkk rsrsrsrsrs
:-)))
92 Proftel // 28/June/2008 às 14:30
Fui cortar o cabelo, almoço só daqui a pouco, quem mandou chegar depois do horário né?
:-)
Guilherme, as Federais são verdadeiros feudos.
Conheço como funcionam, o único que tentou peitar os caras foi o FHC, não conseguiu.
93 surfando na jaca // 28/June/2008 às 14:33
Albita e camaradas,
O Pedro Doria fez o reconhecimento da inteligência de mulheres como a veneranda Alba e minha querida genial camarada, companheira anarquista e esposa Memento. Agradeço o comentário que reconhece que a Memento não se confunde com um reaça como o Frangão verde e ressecado. Tenho fé de que nunca uma inteligência brilhante como a dela servirá a causas desprezíveis como as dos direitobas, de cinismo egoísta e individualista (no sentido do conceito de autismo direitoba de recusa ao coletivo).
Um bom dia a todos e beijocas na mulherada inteligente do blog.
94 surfando na jaca // 28/June/2008 às 14:34
Desculpe-me, Alba. Venerada.
95 surfando na jaca // 28/June/2008 às 14:36
Dois opens jacas é demais para um só surfando. dou pancada na lomba do Micão num e no outro, haja frangão.
96 Proftel // 28/June/2008 às 14:43
Ô Surf, numa primeira lida rápida o “genial” se passou por outra coisa.
Deixa quieto.
No frigir dos ovos tanto o Open quanto essa “administrativa” estão de bom tom, não baixou o nível apesar das tentativas e tentações.
:-)
97 surfando na jaca // 28/June/2008 às 15:12
Camarada Proftel, genial me fez confundir com geniosa, são coisas distintas. Toda mulher é geniosa por questões hormonais. Donde seria inútil enumerar essa característica do belo sexo.
Fico pensando no ciúmes que minha desamiga franco-soteropolitana estará sentindo nessa hora. Por favor, filhos de Deng-Xaroping, libertem a nossa Confetti! Ela só estava querendo apagar a chama da tocha olímpica, com medo de um incêndio! Deixem a nossa tibetana em paz!
98 surfando na jaca // 28/June/2008 às 15:13
Desamigo PAX, que acontece contigo? Esqueça a Confetti. Vc. não dá sorte com mulheres.
99 Proftel // 28/June/2008 às 15:26
Surf, e-mail.
100 Proftel // 28/June/2008 às 15:32
Esse negócio da Índia asssassinada está mais pra ritual de sacrifício.
Tadinha.
Meningite, sem poder esboçar reação e foi empalada.
É muita crueldade.
:-/
101 Proftel // 28/June/2008 às 15:38
Ih, periga o Paraguai voltar a produzir só maconha:
“Sem-terra paraguaio defende reforma agrária, mesmo em terras de brasileiros.”
Putz.
102 surfando na jaca barnabé // 28/June/2008 às 15:41
Proftel, respondido, câmbio…
103 Proftel // 28/June/2008 às 15:48
Re-respondido, câmbio.
Seguinte, estou com aquela fatídica caixa com trocentos relatórios do Bolsa Escola pra atualizar, a cada dois meses é esse martírio.
A conexão no serviço não comporta a coisa, além de ser lenta por natureza, passa por um proxy na capital e só aí chega no MEC então, faço em casa.
O que tá pegando é que saio de férias, terça já estou livre e, tá aqui esse troço incomodando.
Como trabalhei hoje de manhã estou só tirando um descanso agora a tarde, esfriando a cachola.
Amanhã pego no batente logo cedo, quero terminar a coisa toda até segunda a noite.
:-)
104 Mr X // 28/June/2008 às 15:56
Proftel, e parece que foi a tia que matou… E não pode ser presa!
Gente, vocês sabiam isto?!?! Estou chocado:
De acordo com a fonte da Funasa, a autora do crime é inimputável por ser índia, ou seja, não poderá ser presa e processada.
Índio pode matar e estuprar?!?!!?
105 Microempresário // 28/June/2008 às 16:03
Guilherme, #86, falou pouco e disse tudo.
106 HRP FAST Reloaded // 28/June/2008 às 16:05
Surf….que puta puxa saco da mulher!
EEEEEEE……o pau de macarrão dela deve ser brabo!
107 HRP FAST Reloaded // 28/June/2008 às 16:10
Para os amigos que não ligam muito para esse esporte que chamamos de futebol:
Do Tostão na sua coluna de hoje na Folha.
“Feito uma aguardente que não sacia”(obrigado mais uma vez, Chico Buarque), o futebol nos levara ao estadio Ernest Happel de Viena, ao Maracanã, ao Mineirão, ao Olimpico de Porto Alegre, a uma porção de campos de varzea, quadras mal cuidadas, terrenos baldios. Onde houver uma BOLA ROLANDO , UM MENINO VAI ATRAS.”
108 Proftel // 28/June/2008 às 16:17
Mr.X, bem que eu desconfiava, as notícias já davam conta que a índia ficou sozinha com essa tia.
Bom, houve índio que estuprou no passado, não deu em nada.
Índios já passaram fogo em minerador e também não deu em nada.
Matam crianças nascidas com problema sem problema, “é da cultura” dizem os antropochatos.
109 Microempresário // 28/June/2008 às 16:22
Do lado de lá do Atlântico, o debate sobre educação está parecido com o nosso:
http://cachimbodemagritte.blogspot.com/2008/06/do-cinismo-como-poltica-educativa.html
110 HRP FAST Reloaded // 28/June/2008 às 16:27
Meninos…..os indios matam seus filhos que chegam a essa vida caso sejam aleijados, gemeos, albinos ,com paralisia cerebral, e outra qualquer forma de retardamento mental ou problema fisico…..muitos estudiosos tentam mudar esses costumes barbaros….mas como o Alex percebe ,há uma corrente de estudiosos que não quermodificar esse problema……..para mim…..é obrigação de todo ser humano ajudar o outro a crescer…..de uma forma ou outra….e ,sim, depois usarmos a força…..porque todos somos humanos imperfeitos em evolução…….iiiiiii o Monsores não vai gostar!
Mas a cultura indigena tem muitas maravilhas e sabedoria também…….não esqueçamos que o bom e velho ocidente punha mulheres “bruxas” na fogueira há 500 anos atras……
111 HRP FAST Reloaded // 28/June/2008 às 16:29
E a molecada não cansa de jogar bola……desde as 08:30……só pararam para almoçar!
112 Proftel // 28/June/2008 às 16:38
HRP, é vero.
Esses caras alegam que “são da cultura indígena” essas atitudes.
Ora, essa cultura está diretamente ligada à escassez de recursos, ao dia-a-dia de quando ainda eram selvagens.
A partir do momento que se aculturam (e aí não necessariamente saber falar português é o principal), que conhecem o branco (que lhes supre em muito as necessidades), essa traço da cultura advinda da escassez não se justifica.
Daí creio que se empalassem uma meia-dúzia de antropochatos talvez esses caras mudassem de idéia.
Aliás, empalar antropochatos e botar em cima d’uma grelha, servidos com catchup e mostarda porque comer crú é coisa de índio.
113 HRP FAST Reloaded // 28/June/2008 às 16:44
Alex…..esse prato eu dispenso!
EEEEEEEE
114 Proftel // 28/June/2008 às 17:17
É…
Cultura valorizada pacas:
“O Conservatório Dramático Musical de São Paulo está ameaçado de despejo após 102 anos de existência. Na manhã desta quinta-feira (19), um caminhão esteve no local para iniciar a ação, segundo funcionários do Conservatório.”
Aqui:
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL607265-5605,00.html
115 Ricardo Cabral // 28/June/2008 às 17:38
A conversa foi mesmo de alto nível, e se não participei direito, foi não só por ter pouco a acrescentar ao debate, como tb por estar envolvido com um fim de semestre carga pesada na universidade (particular) onde leciono (e da qual estou me desligando). Hoje participei de 6 bancas de monografia, de um total de 11. Todas as monografias foram orientadas por mim, e só não foram mais neste semestre porque muitos desistiram no meio do caminho (no semestre passado foram 23). Detalhe: até o semestre retrasado, os alunos tinham um semestre (sim, um!) para fazer tudo, sem nunca terem feito sequer um projeto de pesquisa e com uma aula de metodologia da pesquisa que em nada se relacionava com o que eles precisariam realizar mais adiante!
Dei nó em pingo d’água, estou exausto, e num primeiro momento fiquei satisfeito com o resultado, especialmente por aqueles alunos mais dedicados, que dão duro para pagar o curso, que têm sérias deficiências tanto na escrita quanto na leitura (salvaram-se uns 4). Num segundo momento, achei o meu trabalho uma merda. Aprenderam algo? Sim, não tenho dúvida. Os trabalhos foram integralmente deles? Não, a minha participação foi grande demais, dei a eles até aulas de Word, sendo que tudo o que ensinei tinha aprendido sozinho, hora produzindo os meus próprios textos, hora digitando e traduzindo os de outros…
Ao final, ganhei uma camisa de presente — pensam que sou magro, vou ter que trocar —, muitas manifestações de carinho sincero, mas a certeza de que num esquema de “produção em série de diplomas comprados em várias prestações”, a qualidade continuará mediana, e que não sei se quero continuar fazendo parte desse esquema medíocre…
Por último, pedindo desculpas pelo blá-blá-blá, uma provocação: vocês falaram muito sobre ensino, com discordâncias pontuais aqui e ali. Mas parece que houve uma unanimidade nesse papo de que “educação se aprende em casa”, “vem de berço”, “é papel da família” e coisa e tal. Vocês falam como se a noção de família fosse monolítica, bem resolvida, com atribuições claras e tudo mais. Que família é essa que vocês têm em mente? Só porque a minha e a da maioria dos daqui parece ter-nos dado essas tais bases de que vcs falam, elas são maioria? Que visão (em torno da) classe-média, classe-média é essa a de vocês, que contempla esse papel como um fato sem discussão?
Passo a bola para vocês, são 5:37 da tarde e ainda nem almocei.
116 Ricardo Cabral // 28/June/2008 às 17:38
A conversa foi mesmo de alto nível, e se não participei direito, foi não só por ter pouco a acrescentar ao debate, como tb por estar envolvido com um fim de semestre carga pesada na universidade (particular) onde leciono (e da qual estou me desligando). Hoje participei de 6 bancas de monografia, de um total de 11. Todas as monografias foram orientadas por mim, e só não foram mais neste semestre porque muitos desistiram no meio do caminho (no semestre passado foram 23). Detalhe: até o semestre retrasado, os alunos tinham um semestre (sim, um!) para fazer tudo, sem nunca terem feito sequer um projeto de pesquisa e com uma aula de metodologia da pesquisa que em nada se relacionava com o que eles precisariam realizar mais adiante!
Dei nó em pingo d’água, estou exausto, e num primeiro momento fiquei satisfeito com o resultado, especialmente por aqueles alunos mais dedicados, que dão duro para pagar o curso, que têm sérias deficiências tanto na escrita quanto na leitura (salvaram-se uns 4). Num segundo momento, achei o meu trabalho uma merda. Aprenderam algo? Sim, não tenho dúvida. Os trabalhos foram integralmente deles? Não, a minha participação foi grande demais, dei a eles até aulas de Word, sendo que tudo o que ensinei tinha aprendido sozinho, hora produzindo os meus próprios textos, hora digitando e traduzindo os de outros…
Ao final, ganhei uma camisa de presente — pensam que sou magro, vou ter que trocar —, muitas manifestações de carinho sincero, mas a certeza de que num esquema de “produção em série de diplomas comprados em várias prestações”, a qualidade continuará mediana, e que não sei se quero continuar fazendo parte desse esquema medíocre…
Por último, pedindo desculpas pelo blá-blá-blá, uma provocação: vocês falaram muito sobre ensino, com discordâncias pontuais aqui e ali. Mas parece que houve uma unanimidade nesse papo de que “educação se aprende em casa”, “vem de berço”, “é papel da família” e coisa e tal. Vocês falam como se a noção de família fosse monolítica, bem resolvida, com atribuições claras e tudo mais. Que família é essa que vocês têm em mente? Só porque a minha e a da maioria dos daqui parece ter-nos dado essas tais bases de que vcs falam, elas são maioria? Que visão (em torno da) classe-média é essa a de vocês, que contempla esse papel como um fato sem discussão?
Passo a bola para vocês, são 5:37 da tarde e ainda nem almocei.
117 sem rumo na vida // 28/June/2008 às 17:39
Bem… só me resta elogiar esse debate e o do Open passado, principalmente o Nada,Proftel, Alba e alguém mais que devo ter esquecido…
Nat sua história de vida é maravilhosa!
118 Ricardo Cabral // 28/June/2008 às 17:40
Pedro Doria, por favor, saiu duplicado. Dá para eliminar a #111 e mais esta daqui?
119 Monsores // 28/June/2008 às 18:19
HRP #106,
Seja gentil. Não me provoque, vá :)
Principalmente quando não estou presente. É feio.
120 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 18:34
ONU pra quê?
Espanta-me que alguém com mais de 5 anos ainda pense que os Estados Unidos - ou qualquer outro país - tivesse que ouvir a ONU para defender sua segurança:
O Conselho de Segurança da ONU não alcançou, nesta sexta-feira, um acordo para declarar ilegítimo o segundo turno presidencial no Zimbábue, diante da oposição da África do Sul, motivo pelo qual os Estados Unidos advertiram que consideram impor sanções a Harare unilateralmente.
Após novas e longas discussões no Conselho, seu presidente, o embaixador americano no órgão, Zalmay Khalilzad, disse à imprensa que os 15 membros consideraram que “não foram atingidas as condições de uma eleição livre e eqüitativa”, no segundo turno da votação presidencial no Zimbábue.
No entanto, por intervenção do embaixador da África do Sul, Dumisani Kumalo, cujo país tenta mediar a crise política no Zimbábue, os 15 países-membros não conseguiram aprovar um projeto de declaração muito mais duro, redigido pelo Reino Unido e que pretendia afirmar que “os resultados da eleição de 27 de junho não terão credibilidade, nem legitimidade”.
Mais uma vez, coube aos EUA fazer alguma coisa a respeito:
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse neste sábado que pediu mais sanções contra o “ilegítimo” governo do Zimbábue, um dia após o segundo turno das eleições que teve como candidato único o ditador Robert Mugabe.
“Considerando a descarada falta de respeito do regime de Mugabe pelo sentimento democrático e os direitos humanos do povo zimbabuano, dei instruções aos secretários de Estado e do Tesouro para que estabeleçam sanções contra este governo ilegítimo do Zimbábue e aqueles que o apóiam”, declarou Bush através de uma nota oficial.
A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, apontou a existência de inúmeras denúncias de intimidação durante o processo eleitoral.
“Acredito que não há dúvidas de que as eleições no Zimbábue de ontem foram uma farsa”, disse Rice neste sábado, durante uma viagem para a Coréia do Sul, acrescentando que o seu enviado especial para a África, Jendayi Frazer, vai assistir a cúpula de segunda-feira da União Africana (UA) no Egito, para exercer pressão sobre Mugabe.
Rice também salientou que os EUA desejam que o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprove na próxima semana uma resolução sobre o Zimbábue, para enviar uma “mensagem forte de dissuasão” para Mugabe.
So nos falta agora ter que aturar protestos a favor de Mugabe…
121 Alba // 28/June/2008 às 18:37
Surf,
Esse “veneranda” me incomodou mesmo, viu? Você corrigiu, mas se não corrigisse teríamos a primeira briga virtual, tá sabendo? HUmmmpfff.
O que me lembra que os meninos me perguntaram a idade logo no primeiro dia, já que sou, é claro, mais velha que a maioria do corpo docente (ainda vou ter que reavaliar essa coisa de assumir escola pública depois de anos e tal e coisa).
Bom, a coisa me incomodou e respondi, meio na brincadeira, que tinha 87 anos. A falta de noção das coisas é tanta, que vários acreditaram, pra minha suprema indignação, porque não tô tããão acabada assim. Depois, levei na flauta e até hoje levo. Continuam perguntando, aí exagero e digo que tenho 87 em cada perna. Para crianças que não dominam a leitura e a escrita e pra quem as 4 operações ainda são um mistério, talvez ajude a pesquisar e melhorar, quem sabe?
Ricardo, querido,
Sei bem ao que se refere. Há anos, dei aulas para faculdades do nefando curso de “Estudos Sociais”, este arremedo, criado pela ditadura (sinto muito, Míster e Chest, mas foi mesmo) . Os caras vinham de escolas públicas, absolutamente despreparados, pagando a “facul” com sacrifício, mas querendo ser o quê? Professores. Porque isso ainda lhes parecia melhora na escala social.
Triste foi aplicar uma prova de 5a. série de escola particular e não se saírem bem.
Por outro lado, havia ali um tanto de oportunistas, escolados no nosso sindicalismo, que achavam que TUDO, mas TUDO, mesmo, cabia ao professor.
Numa ocasião, disse que era preciso ler tantas páginas do livro tal, para que pudéssemos discutir a questão agrária. Imediatamente, um deles se levantou pra reclamar que o livro era impossível de conseguir, que eu devia xerocar graciosamente pra todos (veja bem, eu só pedia que me reembolsassem pelas cópias), porque afinal eles eram “desafortunados” ( secretário de escola concursado).
Peitei o cara e disse que não o faria. Aí, ele disse que ia me denunciar (pfffui!) .
Respondi: à vontade, querido, vá em frente!
Porém, era comovedor ver o esforço dos outros para tentar superar, não digo nem lacunas, abismos inteiros. Putz!
E você tem absoluta razão sobre a promoção automática estar gerando um exército de gente bem intencionada e tal, mas com lacunas gigantescas, o que acaba por tranformar o terceiro grau num segundo grau melhorado.
Devo ser masoquista. Com fé, me aposento o ano que vem, viu?
122 Alba // 28/June/2008 às 18:49
E, Ricardo,
A família mudou, você tem toda razão (putz, isso virou um dos meus bordões, parece).
Acho, de certa forma, divertido viver numa província que parece um microcosmo do mundo. Já tive alunos com irmãos de 3 famílias diferentes e vários, criados pelos avós.
Lá na perifa, é mais “complicado” ainda (odeio essa palavra, pelo modismo).
E, sim, faz também uma baita diferença no desempenho, embora, é claro, o tema não se esgote - longe de se esgotar - por aí.
Beijo!
123 Proftel // 28/June/2008 às 18:56
Cabral, falo por mim me pauto numa definição única de família.
É mais no sentido amplo de um ser criado por outro(s), mais velho(s) (pode ser só mãe, só pai, mãe e pai, tio, avó, madrasta…), que lhe dê algumas diretrizes mínimas de boa convivência com o próximo, que possa viver melhor (e aceitável) em sociedade.
:-)
124 Alba // 28/June/2008 às 18:57
Guilherme,
Estou ficando excessiva, mas você está certo no que apontou. Enquanto os caras estiverem acumulando diplomas com dinheiro público, sem reverter esse conhecimento para a sociedade, de alguma forma, a preocupação com educação não passará dos palanques. Saco!
125 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 18:57
Alba, esse negocio de Holocausto para crianças de 6a série não é cedo demais?
126 Proftel // 28/June/2008 às 18:57
mim me pauto = mim e não me pauto
127 Alba // 28/June/2008 às 19:01
Surf,
E “venerada” é exagero, viu? Tks!!!
128 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 19:06
^veneranda é venerada na varanda?
129 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 28/June/2008 às 19:13
No Pará da Ana Júlia Carepa, do PT, acontece de tudo. Agora são vinte bebês mortos na Santa Casa de Misericórdia, em menos de uma semana. Vinte crianças recém-nascidas. Mortos no Pará do PT, no Pará da governadora do PT, no Pará que faz parte deste Brasil da “saúde quase perfeita”do Lula, do Temporão e do PT. Enquanto isso, a governadora dança por aí, feliz. Antes da Carepa, do Lula, do Temporão e do PT, a Santa Casa de Misericórdia era considerada o melhor hospital do Norte do país. Agora virou uma funerária.
chest- ta aí o PT…
130 Jåµë§ ßønd // 28/June/2008 às 19:19
-= Boa noite, ladies and gentlemen… sempre elegantemente atrasado mesmo.
Foram os 70km de bike hoje… máxima de 59.6km/h. wow!
–X–
#116… Chest…Apesar de ver com algumas reservas a política de policiamento-mundial-quando-lhe-interessa dos EUA, confesso que - em ALGUNS casos - é melhor um defensor intersseiro do que defensor NENHUM.
Aliás, há alguma coisa que beneficie os EUA nessa? Acho que dessa vez é solidariedade (ou tema ver om gerar simpatia pela Republican Party?!)
De qualquer forma, todo mundo sabe a primeira resposta de Mugabe nesta questão, se ele tiver peito: “Fraude? O roto falando do rasgado…”
131 Nat // 28/June/2008 às 19:21
Ricardo e suas proposições… Eu diria que não só é quem educa é a família, mas que a família é quem educa.
Em alguns posts atrás eu pensei em acrescentar que só acho que a educação melhorar em futuras gerações. Quando, a grosso modo e a muito custo, se formar uma geração inteira bem educada, que possa bem educar seus filhos.
Por outro lado, a maioria dos meninos e meninas mais pobres que conheço e que se tornaram bem sucedidos, tiveram pais pouco brilhantes, mas esforçadíssimos.
Ainda por outro lado, a educação no sentido de cortesia e respeito, independe muito da classe social, já que a maioria das pessoas pobres com quem convivi (e foram muitos profissionalmente) eram muito mais educados do que pessoas com mais dinheiro.
Finalizando, a família a que se refere o Ricardo, para mim, é quem se dispõe a educar a criança, por isso mais do que melhorar a educação, é preciso conscientizar pessoas. E se continuarmos nesta linha, melhorar a educação passaria necessariamente por atendimento às necessidades básicas de todos até chegar em controle de natalidade…
Avancei demais? Não sei. Mas é um conjunto. Agora tenho que ir.
132 Nat // 28/June/2008 às 19:25
s.r.n.v.
Minha história de vida é somente uma história de vida. De maravilhosa ela tem pouco, mas, principalmente, o fato de eu estar aqui para contá-la…
133 Alba // 28/June/2008 às 19:26
Chest,
A bendita apostila deles falava da Diáspora dos hebreus e, posteriormente, dos conflitos entre palestinos e israelenses. De maneira, devo acrescentar, mais que rasa.
Aí, (alguém me pare, plís, porque estou naquele ponto de não saber quando sou excessivamente chata) perguntei a eles o que seria viver espalhado pelo mundo, dando um exemplo besta de os EUA eliminando o país Brasil.
Depois de ouvir indignados: “Pô, professora, ia ter porrada!”, insisti que mesmo com porrada, perderíamos e seríamos, brasileiros, espalhados pelo mundo e expostos a todo tipo de abuso. Isso porque eu só queria ressaltar o papel da religião na manutenção da identidade judaica.
Não houve como evitar falar do Holocausto, depois de séculos de perseguições. O que me lembra a resposta que a maravilhosa Cecilia me concedeu, falando sobre a consolidação do Estado de Israel ( ainda que eu não retire uma vírgula do que acho sobre o tratamento facinoroso, como diz o Elias, que o Estado de Israel concede aos palestinos).
Mas, Chest, independente de outras coisas, SEMPRE temas macabros chamam a atenção. Houve época em que eu entrava na sala de informática com alunos de escola particular, que, se ninguém vigiasse, entravam em sites mostrando decapitações, execuções sumárias e tudo isso. Achavam um must!
Daí, achei que simplesmente contar o que houve. E veja só, o silêncio foi tumular, talvez os fizesse pensar um pouquinho…
134 surfando na jaca // 28/June/2008 às 19:40
Albita, veneranda foi empolgação.
Prezado rabujento, ranzinza, ranheta e ricardo amigo Cabral, que fique claro que me baseava no Bourdieu quando me referi ao tal capital cultural de família, que serve para qualquer tipologia familiar. No entanto, esse papo de preceptor é para uma elite, evidentemente. Tudo bem, tranformar essa discussão culpando a classe média de abandonar a educação pública, como já ouvi nesse Brasil, é um argumento bestial. Querem forçar que ela volte para que melhore o ensino público. Isto é apenas o reconhecimento que a classe média é a única que defende a cidadania universal, que luta por seus direitos nessa barbárie tropical. Isso faz a gente pensar em que país estamos, né?
135 surfando na jaca // 28/June/2008 às 19:43
Portanto, é inegável que a família é um elemento da divisão social e das diferenças da própria sociedade em que vivemos e não podia ser de outra forma.
136 Nat // 28/June/2008 às 19:54
Pedrão, quer casar comigo? Bem, como existe a Memento na história, eu aceito ser a amante, ok? ;- )
137 Nat // 28/June/2008 às 19:54
Aceito e prefiro, subentenda-se.
138 surfando na jaca // 28/June/2008 às 19:54
Cabral, vc. que é o defensor da Confetti, por ela anda?
139 surfando na jaca // 28/June/2008 às 19:55
Nat,vc. quer me complicar?
140 Nat // 28/June/2008 às 20:05
Que isso, Pedrão, eu só quero, e gosto, de simplificar as coisas!!!!
141 Alba // 28/June/2008 às 20:42
Bom, vou sair mais uma vez, resultado de algumas latinhas de cerveja lá no churrasco, seguido de mais latinhas por aqui. Pois é.
Sem falar do fato de que sou fumante - essa categoria relegada ao leprosário.
Surf, eu entendi, viu? Só queria realçar a coisa da idade, que em certos momentos, como lá, entre os meninos, me incomoda.
Mé, ânfãm, e deixando de comentar experiências de vida absolutamente sensacionais, como a da queridissima Nat, vou sair pra ver se encontro algum descanso.
A propósito: houve uma penca de comentaristas que se manifestaram e não foram devidamente reconhecidos. Lembro apenas (é a cerveja) o REnato e o Microemepresário. Mas há muitos mais, incluindo o DArwinista e a Nhé.
DEsculpem, mas a cerveja está agindo e não quero escrever besteiras totais além das que escrevo, sabe lá porque.
Mais uma vez, obrigada a todos!
142 Proftel // 28/June/2008 às 20:44
Nat, você vai colocar o Surf numa fria, se é que o pau já não está comendo por lá.
Putz.