Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

Dona Ruth e a desigualdade

June 25th, 2008 · · 62 Comentários

Uma das grandes notícias da semana é que diminuiu a diferença entre ricos e pobres. Diminuiu a desigualdade: pobres enriqueceram mais do que ricos. Para que o Brasil vire uma democracia plena, é preciso que boa parte da população esteja na classe média, com acesso a boa educação. É serviço para gerações.

Dona Ruth Cardoso tem um naco de responsabilidade nisso.

O primeiro programa de distribuição de renda através de complemento em dinheiro aconteceu num governo do PSDB – o do governador Franco Montoro, em São Paulo. A segunda implementação veio pelas mãos de um prefeito do PT, Antonio da Costa Santos, o Toninho. Daí foi implementado pelo então governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque e chegou à esfera federal durante a administração Fernando Henrique.

Há um quê de injustiça na crítica de que o Comunidade Solidária, tocado por dona Ruth, não era demagógico e que o Bolsa Família, do atual governo, é. São pernas distintas de uma mesma filosofia política costurada, ao longo dos anos, pelo PSDB e pelo PT – que, não custa lembrar, são partidos irmãos.

São também programas que funcionam. O Investment Grade, as multinacionais nascidas no Brasil, a independência energética, a moeda forte, todos são sinais de um país melhor do que jamais foi. Crescimento não se sustenta com desigualdade social. Os governos FH e Lula são igualmente responsáveis por todos estes feitos.

Vale ler, hoje, os testemunhos de Carla Rodrigues e Cora Rónai sobre quem era dona Ruth

Tags: Brasil

62 Comentários até agora ↓




  • 1 nada será como antes // 25/June/2008 às 15:09

    Sem dúvida, existe parentesco entre Comunidade Solidária e Bolsa Família. Mas qualquer envolvimento da falecida senhora na diminuição da desigualdade para no programa CS. Ponto.

    No governo do marido da senhora falecida, a desigualdade aumentou e muito.

    A diminuição atual, aliás, não ocorre por conta do Bolsa Família, que é emergencial para determinados focos de miséria, mas tem pequeno e estreito papel na luta contra as desigualdades.

    A diminuição das disparidades de renda (que é termo equívoco) se deve ao aumento da massa de trabalhadores e de salários. No governo do marido da falecida, o aumento constante foi do desemprego, em proporção inversa do que ocorre atualmente.

    A trajetória da falecida senhora, principalmente no terreno acadêmico, merece menções e aplausos. Mas louvações necrológicas excessivas podem distorcer a realidade.

    Para deixar claro, primeira-dama não é cargo nem função públicos. É apenas condição derivada de contrato de casamento.

  • 2 Edu // 25/June/2008 às 15:11

    Tenho “mixed feelings” sobre esse tipo de desenvolvimento.

    Como ser humano, fico feliz pelo Brasil por ter conseguido evoluir em questões de renda e oportunidades, como realmente está se concretizando.

    Como cidadão, isso me faz questionar se as mudanças são concretas e duradouras. Enquanto os pobres são pobres, os políticos os ajudam, mas e agora que todos devem recolher impostos, contribuir efetivamente? Essa nova classe média vai aguentar tirar mais dinheiro do próprio bolso para garantir o básico como educação, saúde, transporte?

    Ao mesmo tempo, o papel dos políticos se restringe cada vez mais em se sustentar e fazer alianças. Programas iniciados em uma gestão são completamente abandonados em outra, o que um faz o outro desfaz, quando um faz o outro critica, quando o outro assume o poder faz igual. Não existe comprometimento, não existe responsabilização, nem sequer cobrança existe.

    Do jeito que eu vejo é que, se o Brasil evolui, é pq o mundo está evoluindo mais e esse país vai a reboque. Aqui as coisas só andam por inércia, e, como dizia o nosso querido Murphy e a própria lei da entropia, as coisas deixadas por si só, vão de mal a pior.

  • 3 Nhé! // 25/June/2008 às 15:25

    E o preço da comida, hein? Eu já não consigo mais comer com meu ticket. Tô precisada de uma bolsa-almoço. Alguma dona pode me ajudar?

  • 4 ballantyne // 25/June/2008 às 15:30

    PD acerta: a redistribuição de renda é a condição óbvia para o brasileiro participar de qualquer coisa que seja: não só torcedor de clube de futebol mas cidadão da república. É um longo caminho. A senzala foi nossa herança. O futuro cabe a nós todos. Dona Ruth sabia disso. Que os deuses a tenham.

  • 5 Zé Bush // 25/June/2008 às 15:32

    well…acredito que seja função primordial de todo governo decente a diminuição das diferenças entre os cidadãos, seja através de acesso a educação,saúde , trabalho e renda. O problema e que essa tão propalada diminuição de diferenças deve-se mais a transferência de renda do que propriamente acesso ao trabalho .

    Nunca na história deste país a classe média foi tão espoliada em impostos,taxas e contribuições. O trabalhador médio sempre é o primeiro da fila para “contribuir” para “políticas sociais” que fatalmente são usadas com objetivo assistencialista e eleitoreiro. O governo optou por institucionalizar a pobreza e dela tirar proveito. Com essa carga tributária excessiva arrisca-se a matar a galinha dos ovos de ouro pois a coisa mais fácil do mundo é proletarizar a classe média e depois sair arrotando que “diminuimos as diferenças, tão vendo só”?

    Quanto as classes mais pobres, o que se vê é um festival de crédito consignado em folha que inevitavelmente levará a uma inadimplência generalizada (já há indícios disso) e um rombo financeiro que terá que ser coberto por…..adivinhem quem?

  • 6 asceta&planeta // 25/June/2008 às 15:43

    Há um quê de injustiça na crítica de que o Comunidade Solidária, tocado por dona Ruth, não era demagógico e que o Bolsa Família, do atual governo, é

    Tenho dúvidas quanto a isso, mas pode ser viés meu. Sinto o PT cobrando os dividendos políticos do Bolsa Família, amealhando, entesourando, com olho grande político, como não me lembro do PSDB ter feito com o Comunidade Solidária. Acho que o furo, de um e do outro, pode estar na direção do apoio às famílias, entidades econômicas e políticas, e não aos pedestres, por exemplo. Pedestre, entidade difusa, volátil, não rastreável. Almoço grátis, por exemplo. Feito com dignidade, sem plaquinha de garotinho na fachada. Grandes bandejões. Mais digno, menos propenso a criar liames clientelistas/populistas.

  • 7 Edu // 25/June/2008 às 15:47

    Zé Bush,

    Na verdade existe uma chance: a nova classe média se aculturar. Aí seria o tiro no pé dos políticos.

    Com a situação da educação atual essa possibilidade existe? hunf…

  • 8 Renato // 25/June/2008 às 15:50

    Concordo com você Zé Bush, a política do “elevador social” até está funcionando.

    Mas quero ver a base para sustentar essa elevação. Arrumar estradas para escoar a produção ajuda muito, mas arrumar teto de favela nem tanto.

  • 9 katj // 25/June/2008 às 15:52

    É, a dona root foi pro saco.

  • 10 katj // 25/June/2008 às 15:55

    e agora quem poderá nos ajudar?

  • 11 Wiliam // 25/June/2008 às 16:12

    Bandejão é meio deprimente e totalmente clientelista. E se Dona Ruth teve dignidade o marido não teve nenhuma.O FHC só serve hoje pra decidir eleição. Quem ele apoia perde.

  • 12 Harun al-Rachid // 25/June/2008 às 16:53

    É a bolha sino-indiana e adjacências.

  • 13 thiago // 25/June/2008 às 16:53

    “Está morto: podemos elogiá-lo à vontade.”

    E o velho vício brasileiro prossegue…

    até o velho Salim vai receber sua cota de elegias quando virar esterco…

  • 14 Paulo Cesar Lei // 25/June/2008 às 17:00

    Dória, com todo o respeito, creio que o seu enfoque foi parcial. Costumo separar as partes de uma coisa e vê-las no tempo. Se Dna. Ruth fazia parte do govêrno, também cabe a ela o ônus da criação do desemprêgo estrutural, responsável por manter , continuamente, perto de 10 milhões de pessoas desocupadas neste País, como costuma dizer o Assombroso Lula.Se ela não fazia parte do gofêrno, então também não teve uma idéia original e de inclusão. Você pode imaginar o que se faz com esse valor, de prático, e nada verá em termos de inclusão social. É algo parecido com o Salário Família, só que um pouco melhorado, posto que o outro, na sua criãção, correspondendo a 5% do salário do funcionário,éra mais compatível com a realidade familiar. Uma outra coisa que precisa ser lembrada é que os planos anteriores nasceram de crises de desemprêgo agudo e/ou assistencialismo de Estado, o que é um vício tão brasileiro quanto caprichar na propaganda de Estado quando o governo vai mal. O último, porque acompanhei, estava sendo gestado pelo pt e o psdb passou á frente e deu a sua conotação , fez o seu papel, pois em guerra e política , parece, vale tudo, mas tudo mesmo.
    Portanto, no contexto do govêrno FHC o brasileiro só perdeu. Praticamente tudo. No contexto do governo do Assombroso Lula o Brasil , para o brasileiro comum, continua perdendo, seja porque a massa de empregos criados é de baixa qualidade e não faz a inclusão social de ninguém, depois porque não há um movimento concreto para a recuperação da renda transferida, por mil truquinhos baratos, do cidadão para o Estado, em troca de coisa alguma, e que vem sendo mantida e ampliada no governo atual. Assim, FHC visto como governo ” sozinho ” foi um retrocesso fenomenal ; visto com Dna. Ruth, não representou nenhum avanço efetivo. Eles podem ter tido a cultura que desenvolveram, podem isso ou podem aquilo, mas a votação do fôro privilegiado, que acompanhei dia a dia, com o pronunciamento de todos, mostrava um FHC cônscio de que tomaria chumbo grosso na Justiça , em vários Estados, e que não teria como se defender sem uma boa base financeira. E o PT, que já arrecadava fundos ilegais, apoiou a votação do fôro por puro interesse , já que Lula já havia ganho as eleições. Então, tudo colocado na mesa , como um mosáico, se você se perguntar, claramente, qual foi o resultado para o brasileiro, já que ao povo nada é permitido nas entanhas do poder, o resultado foi mais uma década de crescimento negativo, aumento da violência urbana, deterioração acelerada do aparato de Estado nos campos de saúde, educação, infra-estrutura, prisional e o descumprimento da Constituição , isso mesmo, da Constituição na maior cara dura. Te dou como exemplo, a Emenda Constitucional 19, gestada por FHC e nunca cumprida por ele, que culminou, pela primeira vez na história do pais, com a sua declaração de Omisso, por parte do presidente do STF, Celso de mello. Assim, não conheço Dna. Ruth e sua cultura, seu legado, nada. Ela me é estranha. Como esposa de um embusteiro, ela continua sendo Dna. Ruth, que não conheço, como parte de govêrno armou um desastre assitencialista, que joga milhões no lixo todos os anos e mais nada, ja que a obrigação de frequentar as escolas brasileiras não está muito longe de frequentar bocas de fumo., já que o ensino não foi modernizado e ,ele mesmo, o ensino, para ficar num único tópico, é uma construção de vida. Todos os dias se constrói cultura ou se desconstrói, porque o tempo não para. Assim, como casal politicamente ativo, acho que a trajetória deles para o nosso País foi uma vergonha. Tanto saber, tanto tempo estudando, até mesmo com o meu contemporâneo Roberto Campos, para nada. Não fizeram nada , além da Lei de Responsabilidade Fiscal, que o PT já quebrou com marta Suplicy e que o povo , com tão baixa cultura, nem sabe suas proporções . Obrigado pela atenção.

  • 15 Darwinista // 25/June/2008 às 17:05

    Bravo!

  • 16 Harun al-Rachid // 25/June/2008 às 17:06

    Está morto. Podemos elogiá-lo à vontade.
    (Machado de Assis)

  • 17 Renato // 25/June/2008 às 17:08

    Edu, considerando alguns alunos supostamente universitários e algumas supostas universidades será que a classe média já não está aculturada?

  • 18 Monsores // 25/June/2008 às 17:15

    O que eu realmente gostaria que os senhores entendessem, é que Dona Ruth certamente não está no céu, com uma laptop e conexão com internet, olhando as frases de condolências dos senhores.

    Como não vê as condolências, tampouco pode se defender das acusações a ela impetradas.

    E eu gostei bastante do comentário do Paulo Cesar Lei.

    Espero, por favor, que não pensem que estou insinuando que ela está em outro lugar, senão em seu caixão com a bandeira nacional. Fui claro?

  • 19 João // 25/June/2008 às 17:18

    Quanta diferença entre Ruth Cardoso e essa (blergh!) Dilma Roussef.

  • 20 Monsores // 25/June/2008 às 17:18

    Não sabia que a Dilma era a primeira dama.

    Babado!

  • 21 Chesterton // 25/June/2008 às 17:32

    “Crescimento não se sustenta com desigualdade social. ”

    chest- claro, a China é só uma impressão, não existe na realidade.

    “Para que o Brasil vire uma democracia plena, é preciso que boa parte da população esteja na classe média, com acesso a boa educação.”

    chest- Para que o Brasil vire uma democracia plena, é preciso que boa parte da população seja educada para poder ascender à classe média.

    A única pessoa que parece entender disso na esquerda se chama Cristovão Buarque, e dos esquerdistas, a única coisa que Brizola falava era esta.

    “Enquanto” distribuidor de renda (sim, nesse contrato anal, quem paga impostos é o passivo) e como alguem que nunca recebeu nada de volta, eu fico a renda que produzo ser distribuida pelos politicos ( com a gorda comissão)para a população mais pobre sem resultado prático algum, apenas a eternização da dependencia de cestas basicas.
    PD parece professor do Santo Inacio, e creio ser esta mentalidade a responsável pelo atraso do país.

  • 22 josef mario // 25/June/2008 às 17:38

    Companheiros de esquerda, maoístas e bolivariados
    Eu, josef mario, devo dizer que quando se morre, imediatamente, somos transformados em verdadeiros santos. Pode ser o maior filho da puta, viado, safado, direitão, reacionário e fascista - isto não importa. Todos vão exaltar os seus feitos extraordinários em vida e o seu exemplo para as gerações futuras. Alguns babacas haverão, inclusive, de derramar algumas lágrimas sinceras. Eu, josef mario, tenho dito repetidamente que quando eu dançar podem me jogar no 1º buraco que encontrarem e podem cagar e mijar à vontade em cima da minha cabeça. Agora, francamente, o pior de tudo é morrer e, ainda por cima, ser elogiado pela companheira carla rodrigues. Puta que o pariu, sinceramente, a companheira dona ruth não merecia tal desgraça.
    Muito obrigado

  • 23 josef mario // 25/June/2008 às 17:38

    bolivariados=bolivarianos

  • 24 Monsores // 25/June/2008 às 17:40

    E pra variar, eu concordo com o Josef Mario.

  • 25 Chesterton // 25/June/2008 às 17:43

    parece que todos já intuiram sobre a falacia que é o termo distribuição de renda. Renda é algo recebido de algum investimento, de uma mesada ou de um favor do rei. Imposto de renda originalmente seria para isso. Hoje se confunde renda com trabalho, se cobra imposto de renda sobre quem não tem renda, mas cria riqueza trabalhando. Uma prova de que quem paga imposto no Brasil é o trabalhador.
    Se forem ver, como não sou beneficiario de nenhuma bolsa, não recebo alugueis, e vivo apenas de meu trabalho, eu sou a maior vítima da má distribuição de renda. Só coloco ( no cesto distributivo) e não recebo nada de volta. Tem gente que fioca em casa descansando o dia todo e recebe cesta basica, bolsa familia, e eu, se em casa ficar, acabo despejado.

    Falando nisso, Lula aumenta em 8% a bolsa familia, não é proibido em periodo eleitoral?

  • 26 Monsores // 25/June/2008 às 17:46

    Depois de me surpreender concordando com o Josef Mario, agora me pego concordando veementemente com o Chesterton.

    São os sinais de senilidade, Darwinista. Cadê o mapa?

  • 27 João Marcos // 25/June/2008 às 17:54

    “Os governos FH e Lula são IGUALMENTE responsáveis por todos estes feitos.”

    Morreu e virou santa.

    menas, menas….

    Chesterton: Está dentro do prazo, o reajuste. Sem falar que com as altas dos alimentos esse reajuste teria que ser feito de qualquer maneira.

  • 28 Fabio Passos // 25/June/2008 às 18:18

    Pedro Dória,

    Isto é um erro crasso.

    Não há redução da desigualdade!

    Muito pelo contrário. Embora haja aumento real dos salários mais baixos em relação aos mais altos, não está medido os rendimentos provenientes de juros - os mais altos do planeta.

    Os rentistas é que estão abocanhando, cada vez mais, a riqueza produzida.

    A desigualdade aumenta!

    E isto não é saudável…

    A melhor forma de medir desigualdade é massa de salários em % do PIB… e esta massa só faz reduzir. Ano após ano…

    Prova cabal de que a desigualdade aumenta.

    Dê um pulo no Nassif que ele explica:

    “Mas a queda dos salários na renda nacional mostra que nem antes, nem agora, está havendo uma redução efetiva nas desigualdades…”

    http://www.projetobr.com.br/web/blog/5#7923

  • 29 Pedro Doria // 25/June/2008 às 18:23

    Chesterton, a desigualdade está diminuindo na China. A cada ano, mais gente entra na classe média.

  • 30 Fabio Passos // 25/June/2008 às 18:54

    Outrora “negócio da China”… agora: “Negócio do Brasil”.

    Os ricos estão cada vez mais ricos.

  • 31 Chesterton // 25/June/2008 às 18:58

    a desigualdade cai por causa do crescimento, você afirmou que era o oposto, que sem igualdade o crescimento não se sustenta.

    PD=Crescimento não se sustenta com desigualdade social

    vou desenhar:

    CRESCIMENTO ECONOMICO = MELHORA A VIDA DE TODO MUNDO

    logo, decrescimento economico piora a vida de todo mundo, menos daqueles capazes de se virar sem favores governamentais.

    Sua tese é frequentemente defendida por aqueles que de um modo ou de outra apoiam o modelo cubano, que pos sinal prova de que a igualdade social não produz cresimento economico nenhum. Se igualdade fosse condição para haver crescimento economico, Cuba seria o paraiso desejado pelos comunistas.

    Digo mais, a desigualdade é um fator decisivo para o crescimento economico. Pois é na ambição de ficar mais rico que se encontra a chave para a produtividade, para a riqueza, para o lucro, para os “boom”economicos, e toda essa maravilha capitalista que se vê por aí.

    ps SOCORRO, alguem me indique uma escola para meu filho de 12 anos de idade, que o S Inacio ‘ta me fazendo perder os fios de cabelos já escassos.

  • 32 Fabio Passos // 25/June/2008 às 18:59

    Vejam no Nassif:

    “Sobre renda e salários

    Brasil é o 3º país com maior crescimento de milionários

    Número de pessoas subiu de 120 mil em 2006 para 143 mil, uma expansão de 19,16%”

    http://www.projetobr.com.br/web/blog/5#7921

    Quem está enchendo os bolsos de dinheiro são os mesmos de sempre.

    E pensar que estes miliardários pagam, proporcionalmente, menos imposto que os pobres.

  • 33 Chesterton // 25/June/2008 às 18:59

    to copm vontade de fazer home schooling….

  • 34 Fabio Passos // 25/June/2008 às 19:05

    Dados do IPEA:

    Participação dos salários no PIB:


    40,3%, em 1995,
    35,8%, em 2002,
    estável desde então…

    Eu presumo que caiu, ou seria divulgado…

    Sabem o que isto significa?

    Aumento da desigualdade!

  • 35 Chesterton // 25/June/2008 às 19:10

    Fabio, veja es estatuisticas sobre a carga tributária nesses periodos, compare com esses numeros e conclua….

  • 36 Fabio Passos // 25/June/2008 às 19:11

    “No primeiro mandato, gastamos R$ 600 bilhões com juros e caminhamos para gastar mais R$ 700 bilhões até 2010. Se a taxa básica (Selic) nominal fosse cortada pela metade, ainda estaríamos praticando a maior taxa de juros do mundo”

    José Alencar - Vice Presidente

    R$700 BILHÕES até 2010… quem embolsa esta gaita é que comemora.

    E são uns tipos podres de ricos.
    E pagam menos imposto do que os pobres…

  • 37 Fabio Passos // 25/June/2008 às 19:17

    “Em 1980, o Brasil tinha uma renda do trabalho de metade do PIB. Em 2003, a renda do trabalho era 36%. Houve uma regressão de 14%. Nos países desenvolvidos, a renda do trabalho representa mais de 60%.”

    Marcio Pochman

  • 38 Chesterton // 25/June/2008 às 19:20

    do jeito que o Lula gasta e pede dinheiro emprestado para esta farra, cada vez mais gastara em juros…..

  • 39 Fabio Passos // 25/June/2008 às 19:26

    Quem reclama de imposto é pobre e classe média… os ricos não pagam imposto.

    “O país teve que fazer as privatizações e a regulamentação financeira, que tornou os ricos com maior poder para a condução da política econômica. Isso faz com que a economia seja conduzida hoje de acordo com os interesses de 20 mil clãs de famílias, que respondem por 80% da totalidade dos títulos dívida pública. Esse segmento tem um poder tão grande que são capazes de orientar a política econômica. Não deixam cair a taxa de juros, senão pegam o dinheiro, deixam de financiar a dívida e vão embora. A economia brasileira foi organizada para atender cada vez mais esses interesses. ”

    Marcio Pochman

  • 40 Fabio Passos // 25/June/2008 às 19:30

    Não é curioso como os classe média - usualmente defensores incondicionais do neoliberalismo - só tomaram na cabeça e continuam defendendo o neoliberalismo?

    Sadomasoquismo?

    Não. Pouca instrução e informação de baixo nível… mídia corporativa (Globo, veja, etc…).

    A classe média é o curral eleitoral dos ricos.

  • 41 Fabio Passos // 25/June/2008 às 19:38

    Os classe média… são ruim demais de economia.

    Também… aprenderam com a globo, veja, etc…

    Marcio Pochman…

    “A carga tributária é alta, baixa ou mal estrutura no Brasil?
    MP - Temos uma carga tributária regressiva. Pagam mais impostos aqueles que menos ganham. Ela é alta e concentrada na população pobre. Porém, é baixa em relação aos extratos superiores de riqueza. Precisamos de tributos cada vez maiores sobre a renda, não sobre o consumo, que faz pessoas pobres e ricas pagarem o mesmo imposto para comprar o mesmo produto. Isso é uma estrutura regressiva que penaliza os mais pobres. O Brasil é um país para poucos do ponto de vista da dominação da riqueza. Isso está associado ao país não ter passado por rupturas. É um país sem passado revolucionário e reformas civilizatórias. Nunca tivemos uma reforma tributária progressiva, que fizesse os ricos pagarem impostos. Os ricos praticamente não pagam impostos, tanto porque encontram brechas na legislação ou pela falta de leis, como taxas sobre a riqueza e herança. Há uma estrutura de privilégios desde a tributação até o financiamento do consumo, que dificilmente se encontra em outros países.”

  • 42 Chesterton // 25/June/2008 às 19:39

    Fabio, você coloca a culpa em quem pede dinheiro emprestado ou em quem empresta? Note que o retorno da renda fixa está em 10% ao ano, mas a inflação em 6%. Logo o ganho real é de apenas 4%. E o Lula continua pegando dinheiro de fora…
    Dar calote resolveu o problema da Argentina?

  • 43 Fabio Passos // 25/June/2008 às 19:50

    Rapaz… Argentina não deu calote porque quis.
    Deu calote porque… Não tinha dinheiro prá pagar!

    Quebrou!

    E não se ligou ainda? Não tô falando de classe média pé rapado…

    “…20 mil clãs de famílias, que respondem por 80% da totalidade dos títulos dívida pública…”

  • 44 Fabio Passos // 25/June/2008 às 19:55

    Números do Brasil:

    “Títulos da Dívida Pública
    R$120 bilhões de reais no pagamento dos títulos repassados para 20 mil clãs de famílias (cerca de R$6 milhões de reais por família ao ano)”

    Quem aí ganha mais de 6 milhões de reais por ano? Só no rentismo… sem trabalhar!

    Este é rico… e não paga imposto.

  • 45 Caramujo // 25/June/2008 às 20:49

    Dá-lhe Fabio! Com absoluta razao o Marcio Pochman.

    Quem arrota que desigualdade diminiu o Brasil ou é politiqueiro do PT ou ignorante e cego. Nunca foi tao grande a concentraçao da renda no país, justamente no govêrno “esquerdista” do PT. O “mae dos pobres” (migalhas aos ventos) e pai dos banqueiros é o maior vigarista dentre os vigaristas que governaram este país.

    O pobre precisa é de educaçao e formaçao de qualidade para avançar na vida, e nao de bolsa-esmola. O Mulla é um embusteiro, como o foram todos os safados que governaram este arremedo de país.

    Quanto mais muda, mais fica igual ao que era - ou pior.

  • 46 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 25/June/2008 às 23:11

    e eu concordando com o caramujo…

  • 47 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 25/June/2008 às 23:24

    e a culpa da má educação é dos professores. Ponto.

  • 48 Fabiano // 26/June/2008 às 2:48

    Chest (47), não concordo. A culpa da má educação é em parte dos maus professores, mas em parte maior ainda da própria sociedade, que não acordou para a importância da educação.

    Nas escolas públicas ainda brigamos contra a evasão escolar em massa - ou seja, o estudante ainda vê como alternativa sair da escola e começar a trabalhar sem ter formação. Enquanto isso acontecer, os professores nunca vão conseguir ‘apertar’ o ensino, porque qualquer notinha baixa o sujeito pipoca.

    Na escola onde eu trabalho, toda semana tem uns dez alunos saindo para fazer supletivo. Ou seja, eles podem estudar de graça e preferem pagar pra não ter que estudar. E isso não é culpa só dos professores.

  • 49 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 26/June/2008 às 7:55

    se os professores não conseguem atrair os alunos com aulas, se não conseguem fazer uma aula que prenda o aluno, algo está errado com eles. Não adianta reclamar de salarios e condições, se o sujeito é um palerma em frente ao quadro negro.
    Sim, concordo que a maioria dos professores deveria ser sumariamente demitida e contratados professores de verdade, mas ainda assim, a culpa, o nó da questão está nos professores, não nos alunos.

  • 50 Chesterton Dracul // 26/June/2008 às 9:29

    é tão confortante acreditar que a desigualdade social gera a violencia, o analfabetismo principamente porque as pessoas que assim pensam imediatamente deixam de se sentir na obrigação de fazer alguma coisa a respeito, perdem o sentido prático do problema. Como dizia minha ex-sogra, ” a culpa é dos ricos”….e olha que ela era (é, parece que está viva) muito bem aposentada.
    Foi assaltado? A culpa é da desigualdade social, Vai mal na escola? A culpa é da desigualdade social. Pisaram no seu calo? A culpa é da desigualdade social. O funcionario público tratou mal? A culpa é da desigualdade social.

    Desigualdade social se tornou um álibi perfeito para as pessoas se omitirem. Álibi perfeito para a estagnação. Para atitude de esquerda de não fazer nada, “porque não adianta”, porque a culpa é dos ricos….

  • 51 Chesterton Dracul // 26/June/2008 às 9:37

    para que me esforçar e tentar ser alguem? Assim só estaria contribuindo para a desigualdade social. Para que ter filhos inteligentes e capazes? Assim estaria contribuindo para a desigualdade social? Para que me vestir bem? Só estaria contribuindo para a desigualdade social. para que tentar trabalhar mais e melhor? Contribuiria para a desigualdade social.
    Este jogo de perde-perde é obrigatório em países comunistas-socialistas, mas no Brasil há uma dupla perversidade. Os que estão por baixo acreditam nessa balela enquanto os que podem escapam. Ao escapar, progridem, aumentando a desigualdade social.

  • 52 Chesterton Dracul // 26/June/2008 às 9:48

    aí perguntariam os socialopatas…para que ser alguem? Para que ser melhor que os outros? Para que tentar me sobressair?
    Socialopatas do Brasil, não é ser melhor que os outros, mas ser melhor que ontem. Ser melhor que meu pai, e melhor que meu avô, senão não há progresso…há regresso.
    Vamos todos viver uma vida simples, como os antigos pré-civilizacionais! Vamos abandonar a tecnologia, vamos desindustrializar , vamos viver numa casa de campo…..abaixo a agro-industria, abaixo os adubos quimicos…
    Bem, façam isso e se suicidem, mas não me peçam para fazer o mesmo.

  • 53 Rodrigo Coelho // 26/June/2008 às 12:38

    Pedro,

    Só um esclarecimento. Em 1995, Campinas era governada por Magalhães Teixeira, do PSDB, quando “inventou” o programa Renda Mínima. O prefeito morreu no mesmo ano ou no seguinte, não sei. Neste mesmo 1995, Cristovão Buarque criou o Bolsa Escola do Distrito Federal. Tratam-se de programas contemporâneos, mas com enfoques distintos. O BE era voltado para a educação, o RM para a assistência social.
    No caso de Campinas, terminou este governo, em 1997 assumiu Chico Amaral e , em 2000, Toninho foi eleito Prefeito. Em setembro de 2001, Toninho morreu (talvez venha daí a confusão de que ele teria criado o RM) o Toninho tb foi vice prefeito entre 1988 e 1992, mas o programa não tinha sido criado ainda.

    Abraços,
    Rodrigo

  • 54 Caramujo // 26/June/2008 às 13:50

    Em Banânia, professores sao agredidos dentro das escolas. E os pais acham que o pimpolho tinha razao de mandar um tabefe na cara da professôra. E as ameaças? Virou moda. Uma gracinha tudo isto. Os pais, incapazes de bem educar e controlar os filhos, abdicam de seu dever de pais e cobrem os rebentos de presentinhos e presentoes, gerando preguiçosos que nao conhecem o que significa as palavras esfôrço, trabalho, disciplina, seriedade.

    Além disso, os professores brasileiros estao entre os mal mal-pagos do mundo, incluindo professores universitários no topo da categoria, com postdoutorado e o escambau, cujo salário é risível.

    Professor do 1° ciclo: Formaçao deficiente, salário de miséria, ameaças e agressoes na sala de aula, perspectivas de aperfeiçoamento e avanço perto do zero - tudo para motivar, né Dracul? Queria ver você numa sala de aula com 40 pimpolhos indisciplinados e agressivos para ver o que é capaz de fazer. Dar liçao de moral e criticar é facílimo, dançar o tango é outra coisa.

  • 55 Fabio Passos // 26/June/2008 às 21:30

    Números do Brasil:


    Riqueza Nacional
    5 mil clãs de famílias controlam 40%
    10% da população rica se apropria de 75%
    90% do povo brasileiro fica apenas com 25%

    É um crime vergonhoso. Uma minoria inescrupulosa apropriando-se de quase toda a riqueza produzida.

  • 56 Fabio Passos // 26/June/2008 às 22:01

    Vejam o vídeo abaixo porque é esclarecedor!

    É assim que os ricos (covardões!) mantém o Brasil um país tão injusto:
    Mandando a polícia descer o cacete nos pobres!

    “Quem agride a democracia?

    O vídeo traz registros da repressão policial truculenta à marcha de movimentos sociais contra o preço do alimento e as atuais políticas da governadora, realizada em Porto Alegre, no dia 11 de junho; do ato público dos movimentos sociais em 19 de junho; da ação pistoleira da Brigada Militar durante ocupação da transnacional Bunge, em Passo Fundo, no dia 10 de junho; e do despejo nunca visto de acampados em terras regulares, em Coqueiros do Sul, em 18 de junho.”

    http://www.mst.org.br/mst/pagina.php?cd=5527

  • 57 Fabio Passos // 26/June/2008 às 22:19

    Importantes manifestações de apoio ao MST:

    http://www.mst.org.br/mst/pagina.php?cd=5526

    palhinha…

    “Um abraço de muitos braços para o MST, amigos elogiados pelo ódio dos inimigos”.

    Eduardo Galeano

  • 58 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 27/June/2008 às 8:32

    Além disso, os professores brasileiros estao entre os mal mal-pagos do mundo, incluindo professores universitários no topo da categoria, com postdoutorado e o escambau, cujo salário é risível.

    Professor do 1° ciclo: Formaçao deficiente, salário de miséria, ameaças e agressoes na sala de aula, perspectivas de aperfeiçoamento e avanço perto do zero - tudo para motivar, né Dracul? Queria ver você numa sala de aula com 40 pimpolhos indisciplinados e agressivos para ver o que é capaz de fazer. Dar liçao de moral e criticar é facílimo, dançar o tango é outra coisa.

    chest- já fui professor, ganhava mal, coisa e tal, e fiz a única coisa decente que se pode fazer…pedi demissão.
    Quer ser professor, tem que ser bom.

  • 59 Aaa // 27/June/2008 às 11:44

    Essa foi feia em PD:

    “São também programas que funcionam. O Investment Grade, as multinacionais nascidas no Brasil, a independência energética, a moeda forte, todos são sinais de um país melhor do que jamais foi. Crescimento não se sustenta com desigualdade social. [b]Os governos FH e Lula são igualmente responsáveis por todos estes feitos.[/b]”

    Por que motivo voce alega que os governos FHC e Lula sao igualmente responsaveis por estes feitos?

  • 60 mila // 27/June/2008 às 20:37

    Entendo em tudo a mão de Deus. ELE necessitou de D. Ruth no plano superior para ajudá-lo em algum grande projeto em prol da humanidade, ao mesmo tempo sua partida irá, se Deus quiser, unir FHC e Lula por um Brasil justo. Defeitos os dois tiveram,ninguem é perfeito. Mas entendo que governo de um é o complemento, veio dar continuidade a caminhada do Brasil para um novo mundo de prosperidade e solidariedade. FHC me comoveu. Espero que tenha paz nessa nova caminhada de vida e que cumpra o seu destino. Aí então será chamado para viver a eternidade ao lado de sua amada Ruth.

  • 61 mila // 27/June/2008 às 20:38

    O poblema do Brasil é a Justiça que não pune os grandes ladrões.

  • 62 robvali // 28/June/2008 às 13:29

    Cabe uma ressalva, o primeiro projeto de distribuição de renda foi em Campinas, no governo de Magalhães Teixeira, do PSDB. Infelizmente nem ele nem o Toninho do PT conseguiram terminar seus respectivos mandatos, politicos que fazem muita falta.

Seu comentário