Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

¡Que viva Yoani! – sobre Cuba e liberdade

June 20th, 2008 · · 175 Comentários

Mauro Malin entrevistou, para o site do Museu da Pessoa, a blogueira cubana Yoani Sánchez. A entrevista é uma lindeza. Não só por bem conduzida, mas porque revela o pacato cotidiano de uma vida sob a ditadura.

Não me agradam os apáticos. Meu país me dói. Se nada me importasse, se eu me alienasse de minha realidade, não escreveria as coisas que escrevo.

Em Cuba, respiramos política, comemos política. Eu me considero uma pessoa que é da sociedade civil, tratando de descrever como vive e de conectar-se com outras pessoas da sociedade civil. Claro, para o governo isso é oposição. Mas eu mesma não me defino como uma opositora.

A questão da comida é, no momento, uma preocupação geral dos cubanos. A maioria dos alimentos necessários para sobreviver não tem um preço correspondente aos salários.

Quase a cada minuto temos que transpor a linha entre a legalidade e a ilegalidade. Em Cuba, o mercado negro é muito importante para sobreviver.

Yoani escreve um dos blogs mais inteligentes, bem escritos e sensíveis da Internet. A entrevista de Malin vem em boa hora.

Primeiro, por conta da conversa que temos tido desde ontem, a respeito de nossa própria ditadura.

Segundo, porque Caetano Veloso tem razão. Cuba é o país com menos liberdade das Américas.

Não podemos mais fazer, como já se fez, uma discussão na base da ditadura do bem e ditadura do mal. Ditadura é um conceito absoluto. Viver sob uma ditadura nunca é bom.

Tags: América Latina

175 Comentários até agora ↓




  • 1 Darwinista - Los Tres Coitados // 20/June/2008 às 14:43

    Ditadura é um conceito absoluto. Viver sob uma ditadura nunca é bom.

    É isso!

  • 2 Ricardo Cabral // 20/June/2008 às 14:44

    Ler Yoani é uma aula. A maturidade, o humor, a ironia e e a melancolia presente em suas descrições sobre Cuba tornam-na próxima de nós, vizinha do mundo. Respeito muito o (e gosto mais ainda do) blog dela.

  • 3 Gunter jr. // 20/June/2008 às 14:44

    to curioso para ver as opinioes da turma das esquerdas em seu treinamento diario de datilografia…
    gj

  • 4 Pax // 20/June/2008 às 14:48

    Não há muito diálogo depois da última frase do post. Encerra o assunto.

  • 5 Clara // 20/June/2008 às 14:48

    Caetano rules!

  • 6 Clara // 20/June/2008 às 14:49

    Caetanou, muito bem caetanado, aliás…

  • 7 Pax // 20/June/2008 às 14:51

    O link do Museu da Pessoa, pra mim, não abre. Só eu?

  • 8 O Espezinhador // 20/June/2008 às 14:51

    “Ditadura é um conceito absoluto. Viver sob uma ditadura nunca é bom.”

    PALMAS!

    Eu já sabia disso desde que nasci. Por isso nunca tolerei ditaduras de nenhum tipo. Mas o que fazer quando aqueles que defendem aquilo que julgam ser a “ditadura do bem” ficam repetindo feito papagaios que eu defendo a “ditadura do mal”.

    Esse é o problema da esquerda aloprada. Eles não têm coragem de assumir que amam uma ditadura, e querem a todo custo ME fazer amar uma outra ditadura…

  • 9 Clara // 20/June/2008 às 14:51

    Pax, tem gente que adora uma ditadura, à direita e à esquerda. Portanto o que pareceria óbvio para nós, não o é para uns tantos outros.

  • 10 Clara // 20/June/2008 às 14:52

    Pax, deu 404.

  • 11 Darwinista - Los Tres Coitados // 20/June/2008 às 14:54

    Esse é o problema da esquerda aloprada. Eles não têm coragem de assumir que amam uma ditadura, e querem a todo custo ME fazer amar uma outra ditadura…

    Curioso que todos os aloprados defensores de ditaduras do post anterior são direitistas…

  • 12 Darwinista - Los Tres Coitados // 20/June/2008 às 14:55

    404 também por aqui.

  • 13 Pax // 20/June/2008 às 14:58

    Clara, querida, com estes que cita, os que amam ditaduras, não há diálogo que preste. Fiquemos entre os sãos.

  • 14 Pedro Doria // 20/June/2008 às 15:00

    Corrigi o link.

  • 15 Arpex // 20/June/2008 às 15:05

    Yoani é uma “observer”, no “the observers” site do France24 do qual fui editor frila de América latina. Traduzimos alguns textos bons da menina para inglês e francês.

    http://observers.france24.com/en/search/node/yoani

    O site é legalzinho, deu uma caida e voltou agora com uma configuração bacana.

    Concordo com o Caê, acho agora que ele poderia esperar uma semaninha e dar uma cuspidinha no Patriot Act pra completar.

    (Uniting and Strengthening America by Providing Appropriate Tools Required to Intercept and Obstruct Terrorism Act of 2001″, hahahaha.)

  • 16 Nhé! - Los Tres Coitados // 20/June/2008 às 15:39

    A crise de alimentos em Cuba é grave, porém lá as crianças não dormem de barriga vazia…
    Ou elas não dormem ou lombriga conta como alimento!

  • 17 Edu // 20/June/2008 às 15:57

    Devia mandar o Hugo Chavez ler isso.

  • 18 Mr X // 20/June/2008 às 16:06

    É…

  • 19 Chesterton // 20/June/2008 às 16:09

    Segundo, porque Caetano Veloso tem razão. Cuba é o país com menos liberdade das Américas.

    chest- correto…mas assim é há 50 anos. Porque esta besta não admitiu isto há mais tempo? Porque tem que ficar velho, quase decrépito, para chegar a uma conclusão que qualquer adolescente educado chega aos 18 anos de idade?

  • 20 Nhé! - Los Tres Coitados // 20/June/2008 às 16:26

    Chesterton, qual foi a última capa da Caras que Caetano estampou?

  • 21 Chesterton // 20/June/2008 às 16:30

    não sei.

  • 22 Nhé! - Los Tres Coitados // 20/June/2008 às 16:43

    Caetano pode estar desesperado para voltar à boca do povo. Uma declaração “bombástica” vem a calhar.

  • 23 Chesterton // 20/June/2008 às 16:52

    desde quando falar o óbvio é declaração bombastica? ah, claro, estamos no Brasil, terra de dementes.

  • 24 El Torero // 20/June/2008 às 17:01

    Esperava um texto mais Caetanado de Caetano…

  • 25 Rodrigo // 20/June/2008 às 17:34

    Tomara que Cuba se torne democrática. Antes tarde do que nunca.

  • 26 Rodrigo // 20/June/2008 às 17:44

    “Se eu fosse um tipo de pessoa de esquerda, pró-Cuba, anti-Estados Unidos, não sentiria decepção alguma pelo que ocorreu nas prisões de Guantánamo”
    Caetano Veloso

    “Se eu fosse um tipo de pessoa de direita, pró-regime militar, não sentiria decepção alguma pelo que ocorreu nas prisões de Guantánamo”
    Eu

    Mas peraí! Eles não se decepcionaram…

  • 27 RW in Miami // 20/June/2008 às 17:59

    FYI, ha uns 2 meses eu tinha dado a dica do blog da Yoani por aqui… ;-)

  • 28 RW in Miami // 20/June/2008 às 18:02

    Quem foi que disse aqui recentemente que em Cuba ninguem passava fome ?

  • 29 Fabio Passos // 20/June/2008 às 19:13

    “Qual a melhor herança deixada por Fidel?

    Fidel Castro é o maior latino-americano da história, ao lado de Simon Bolívar. Ainda que sua contribuição continue muito valiosa, sua herança é imensa. Não apenas material (educação, saúde, cultura, ciência, emprego pleno) mas também espiritual: latinoamericanidade, ética, independência real, resistência. Graças a ele e à revolução, Cuba foi depositária, durante o período negro da repressão e das ditaduras (1964-1979), dos grandes valores latinos de independência, soberania e republicanismo. Valores que hoje estão no auge em todo o continente, democraticamente aprovados pela maioria dos cidadãos.”

    Ignacio Ramonet

  • 30 Fabio Passos // 20/June/2008 às 19:16

    Esclarecedor…

    “Quem teme o pensamento livre não educa os povos, não os ajuda, não se esforça para que adquiram o máximo de cultura, de conhecimentos históricos e políticos os mais diversos e para que apreciem as coisas pelo valor em si, e que as coisas saiam de suas próprias cabeças”

    Fidel Castro

  • 31 Chesterton // 20/June/2008 às 19:19

    comunistas e socialistas, preciso de ajuda. A prova do 7o ano de meu filho, Geografia, tem a seguinte questão

    -Explique como a distribuição de renda no Brasil gera o grande número de analfabetos: _________________
    __________________________________

    é sério, não tenho a menor ideia, já que na minha visão, é o analfabetismo e a falta de educação que são responsaveis pela má distribuição de renda.

    PD, não apaga, tem a ver com a educação socialista que estão empurrando goela abaixo das crianças.

  • 32 Pedro Doria // 20/June/2008 às 19:19

    Fabio Passos, se nosso Fidel não teme o pensamento livre, por que não permite que todo cubano publique o que quiser? Deixe o país e a ele retorne quando desejar?

    Não tem como responder, não é mesmo?

  • 33 Chesterton // 20/June/2008 às 19:20

    Mas esse Ignacio é um ignobil.

  • 34 Pedro Doria // 20/June/2008 às 19:21

    Chesterton, a prova está errada, o número de analfabetismo no Brasil vem caindo nos últimos anos.

  • 35 Fabio Passos // 20/June/2008 às 19:23

    Gore Vidal explica porque os EUA são uma ditadura…

    “Bush será o mandatário mais odiado na história dos Estados Unidos?
    Se o povo americano tivesse uma verdadeira imprensa livre e alguns meios de comunicação alertas, este homem jamais haveria sido eleito (…) Al Gore ganhou a eleição em 2000 pelo voto popular com 600 mil votos a mais que Bush. A intervenção da Corte Suprema e o truque na contagem dos votos falsificaram o resultado das eleições. Do dia para a noite, viramos uma república bananeira, sem bananas para vender. Este é nosso maior problema agora. “

  • 36 Fabio Passos // 20/June/2008 às 19:25

    E Fidel Castro explica, didaticamente, porque Cuba é internacionalmente respeitada…

    “Hoje o país se concentra nas batalhas, lá em Genebra, na comissão de Direitos Humanos da ONU, onde todo mundo sabe o show que é promovido ano após ano, as mentiras e as calúnias que dizem ali contra nós. O mundo não fica sabendo que 80% das medidas em defesa dos direitos humanos que essa comissão aprova são propostas de Cuba”

  • 37 Pedro Doria // 20/June/2008 às 19:31

    Fabio Passos, o automático de publicação é bonito mas Cuba não é internacionalmente respeitada.

    Cuba, hoje, é irrelevante.

  • 38 Mr X // 20/June/2008 às 19:32

    Esse Fabio Passos deve ser retardado mental, não dá… Vai pastar ou cortar cana em Cuba, sua besta! Será que o cara leu o post e a entrevista da Yoani?

  • 39 Mr X // 20/June/2008 às 19:33

    Socialismo é ruim, comunismo é ruim, tudo o que supostos “iluminados” nos querem impingir à força “para o nosso bem” ou “o bem do povo” é ruim.

  • 40 Fabio Passos // 20/June/2008 às 19:35

    Pedro Dória, eu realmente não acredito em paraíso na terra.

    E não é vergonha reconhecer a si mesmo como um conservador… há muitos conservadores que respeito. Você é um deles.

    “Os mexicanos e os argentinos que saem de seus países são chamados de imigrantes. Todos os que saem de Cuba são exilados”

    Fidel Castro

  • 41 Mr X // 20/June/2008 às 19:37

    Sinceramente, tenho certeza que os presos de Guantánamo comem e vivem melhor do que o Cubano médio sob Fidel… Tem a questão da privação da liberdade, é verdade, mas em Cuba ninguém é livre de fazer o que quiser, então… É a mesma merda.

    Ah, o Raul está “liberalizando” a ilha, é? Sei não… Li estes dias que o verdadeiro ideólogo era o mano Raul, e que essas mudanças cosméticas são pra extender o prazo de validade do regime, o cara não vai largar o osso tão cedo.

  • 42 Mr X // 20/June/2008 às 19:38

    Eu desisto! O Fabio Passos deve ser um robô-spam.

  • 43 Fabio Passos // 20/June/2008 às 19:42

    Fidel afirma:

    “Acredito que não haja um país com histórico mais limpo em matéria de direitos humanos do que Cuba. No terreno da educação e da saúde não há nenhum país no Terceiro Mundo, e até no mundo capitalista desenvolvido, que tenha feito o que nós fizemos. A mendicância, o desemprego, foram erradicados (…) Você não encontrará aqui crianças pedindo esmolas, dormindo na rua, descalças ou desnutridas”

    Será verdade?

    Depoimento de Gore Vidal…

    “Não acredite que, como americano, eu não sinta inveja do que vi em Cuba. Sou um grande patriota e tenho inveja…”

  • 44 Chesterton // 20/June/2008 às 19:45

    Certo PD, mas a professora achou uma relação de causa e efeito que eu não compreendo, aliás, acho equivocada. Alguem tem ideia do que ela está falando? Pode o analfabetismo ser causado pela ma distribuição de renda no Brasil? De onde ela tirou esta ideia? O garoto tem 12 anos de idade e tirou 5 na prova e está chateado.

  • 45 Fabio Passos // 20/June/2008 às 19:45

    Gore Vidal escancara… um depoimento contundente.

    “Estive conversando com oito ou nove pessoas de Nova York e Massachussets, que estudam medicina em Cuba.
    Perguntei-lhe se a preparação que recebiam era tão boa como me haviam dito, e me responderam que sim, que é melhor que qualquer outra que pudessem alcançar nos Estados Unidos. Por que não fazemos, nós próprios, o mesmo por nossa gente e pela saúde dos outros povos?”

    Gore Vidal meus amigos… com todo o respeito, mas, que posso fazer?

  • 46 Pedro Doria // 20/June/2008 às 19:46

    Fabio Passos, não acho que seja vergonha ser conservador. Tampouco acho vergonha ser comunista. Não me considero conservador, mas não me incomoda que achem.

    Mas estou certamente à direita de você, do nada será como antes ou do surfando na jaca.

    Só que não estamos discutindo aqui opiniões. Estamos discutindo a realidade. A moça, que é cubana, fala de fome, de dificuldade de acesso a comida. Fala de falta de liberdade para se expressar. Você tem o direito de dizer: ‘ela mente’. Se acredita que ela mente, explique por quê. Mas apenas republicando frases dos outros, a conversa não anda. É uma conversa de surdos, não é?

  • 47 Chesterton // 20/June/2008 às 19:50

    eu acredito que é uma vergonha pessoal ser comunista.

  • 48 Fabio Passos // 20/June/2008 às 19:50

    Cuba irrelevante?

    Cuba é o país mais relevante das Américas.

    E ninguém menos do que Gore Vidal compara EUA e Cuba… vejam se não é interessante:

    “Nos Estados Unidos, a mentira é o idioma livre da nação. Sabes por que vou à televisão? Porque sinto que haverá alguém que me veja e me escute, e a quem eu possa falar sobre o que vi, sem intermediários tendenciosos. Posso falar-lhes, por exemplo, dos maravilhosos planos médicos de Cuba. Visitei uma escola de medicina, que se dedica a preparar médicos de muitos países para que ofereçam serviços comunitários aos pobres, algo que o sistema americano odeia. A medicina nos Estados Unidos é preparada para agarrar todo o dinheiro que possa e fugir para o Tahiti, ou a outro lugar de férias, e esquecer das pessoas que sofrem.”

    Caramba! Mais uma vez Vidal:

    “Nos Estados Unidos, a mentira é o idioma livre da nação…”

  • 49 Chesterton // 20/June/2008 às 19:50

    m X, help com a questão do meu filho!!!!

  • 50 Pedro Doria // 20/June/2008 às 19:51

    Chesterton, se o acesso à escola pública é difícil ou se a escola pública é ruim, quem não tem dinheiro não consegue se educar. Sem educação, não tem chances de disputar as mesmas vagas. E, assim, perpetua-se a desigualdade.

  • 51 Fabio Passos // 20/June/2008 às 19:53

    Pedro Dória,
    Não acredito que ela mente. De forma alguma.

    Mas…

    “Como falar em liberdade de expressão em países que têm 20% ou 30% de analfabetos e 80% entre analfabetos plenos e funcionais? Com que critério, com que elementos podem opinar”

    Fidel Castro

  • 52 Pedro Doria // 20/June/2008 às 19:54

    Bem, Fabio Passos, como falar de livre expressão em países nos quais a livre expressão é proibida?

  • 53 Chesterton // 20/June/2008 às 19:56

    PD, 50, então vocë concorda que é a falta de educação que perpetua a desigualdade.

  • 54 Chesterton // 20/June/2008 às 19:58

    PD, 50, então vocë concorda que é a falta de educação(analfabetismo) que perpetua a desigualdade (pobreza)..E não o contrario.

  • 55 Fabio Passos // 20/June/2008 às 19:58

    Yoani é uma prova das virtudes de Cuba… não dos defeitos que ela, corretamente, observa…

    “Desde o primeiro momemnto, o governo norte-americano tratou de criar uma imagem desfavorável da Revolução Cubana. Fizeram grandes campanhas publicitárias contra nós, grandes tentativas de isolar Cuba. Para frear a influência das idéias revolucionárias. Romperam as relações diplomáticas em 1960 e adotaram medidas de bloqueio econômico”

    Fidel Castro

  • 56 Pedro Doria // 20/June/2008 às 20:07

    Chesterton: concordo que a falta de educação produz desigualdade. Mas, por isso mesmo, acho que o Estado tem que intervir para facilitar o acesso a educação, através de bolsas, de construção de escolas e mesmo por sistemas que dêem aos pobres, por algum tempo, facilidades na competição pelo acesso.

  • 57 El Torero // 20/June/2008 às 20:15

    “Yoani é uma prova das virtudes de Cuba…”

    Isto foi oque senti também, ao ler o blog…

    mas ela fala em algum ponto que a politização chegou a tal ponto, que ocorreu das pessoas acabarem ficando apáticas.Como se deu isto, se a ilha não está as mil maravilhas!? Pessoas mais politizadas, com a boa educação que tanto se fala, seriam mais propensas a formularem opiniões divergentes a um regime que está por um fio. E como dizer que não o está? Um lugar em que até ovo é racionado…
    A apatia do povo se dará pelo grande nacionalismo aliado ao cerseamento da liberdade de opinião!?

  • 58 Fabio Passos // 20/June/2008 às 20:17

    Pedro Dória,
    Restrições a liberdade?

    Está falando dos EUA?

    Vejam como Gore Vidal afirma que a mídia nega o direito de crítica a ditadura estadunidense…

    “Muitas vozes se levantaram contra as guerras do presidente depois do 11 de Setembro. O único momento em que me sinto solitário é quando percebo que a mídia controlada pelas grandes corporações tem negado o direito de crítica contra um regime cada vez mais totalitário. Mas, desde as eleições roubadas de 2000 [em que Al Gore, parente de Vidal, ganhou no voto popular, mas perdeu na Suprema Corte para George W. Bush], tenho falado para grupos cada vez maiores contra a junta Cheney-Bush…”

  • 59 Clayton Mendonça Cunha Filho // 20/June/2008 às 20:18

    Cuba é o de menor liberdade? Diz isso pros moradores de Cité Soleil no Haiti. Ou do Complexo do Alemão, no Rio. Ou de qualquer das miseráveis perifeirias na Guiana, na Guatemala, em El Salvador, na Bolívia, na Jamaica…

  • 60 Mr X // 20/June/2008 às 20:20

    Fabio Passos,
    porque vc não enfia esse seu spam no rabo? Tá me fazendo passar a vontade de visitar o blog do PD. Debata idéias, se é que tem alguma, pare de transcrever citações que nem mesmo entende, guri!

    Chest,
    Acho que a resposta é que os pobres oprimidos não conseguem ir pra escola porque são pobres e oprimidos demais… Sei lá… Dizem que em Cuba há 110% de alfabetização e todo mundo tem acesso à saúde… Por que esses ingratos querem fugir em balsa?

  • 61 Fabio Passos // 20/June/2008 às 20:21

    E Gore Vidal fala simplesmente a verdade… que a mídia corporativa estadunidense é a máquina de propaganda política da ditadura imperial…

    “Você está há vários dias em Havana. Cuba é a ilha satânica que a imprensa e os políticos mostram aos americanos?

    Estás louca? Não! Dizem sempre que os cubanos detestam estar aqui. Que todos morrem de fome. Inventam essas mentiras de que os hospitais são terríveis e que ninguém cuida deles. Que os cubanos que adoecem vão à clínica Mayo, nos Estados Unidos. Não há mentira que nosso governo não nos conte quando fala de Cuba…”

  • 62 Mr X // 20/June/2008 às 20:25

    O que acontece é que a Yoani ainda é (parece) de esquerda, e esquerdista tem dificuldade em enxergar a realidade… A “esquerdice” é uma espécie de véu que cobre sua frente e o impede de ver as coisas como são. Por isso todo mundo que passa da esquerda pra direita (como é o meu caso) tem essa sensação de alívio, de estar finalmente enxergando as coisas como elas são.

    Repito as palavras do boxeador cubano expulso pelo Brasil e que hoje está na Alemanha:

    “Em Cuba, a total falta de liberdade torna a vida insuportável”.

  • 63 Mr X // 20/June/2008 às 20:26

    Tchau! Enquanto o spambot do FdPassos estiver aqui, este lugar se torna impossível.

  • 64 Fabio Passos // 20/June/2008 às 20:34

    Nesta Gore Vidal fala do golpe de estado que instaurou a ditadura nos EUA…

    “…houve um golpe de estado nos Estados Unidos, o primeiro em nossa história. Um golpe no qual um grupo de gente desonesta, de um comitê petroleiro, usurpou o poder do Estado e derrubou o Congresso. É um fato único, e os detalhes conformarão, algum dia, uma grande história. Isso é algo que o povo ainda não acabou de compreender, porque os americanos têm uma mentalidade muito simples: o que não conhecem ou não viram previamente, não existe…”

  • 65 Pedro Doria // 20/June/2008 às 20:38

    Fabio Passos: em que país foi publicada a crítica de Gore Vidal?

    Nos EUA, pois é.

    Alguém que critique Cuba ou seu governo é publicado em Cuba? Aparece na tevê de Cuba? Em livro que circula? No rádio?

  • 66 Fabio Passos // 20/June/2008 às 20:39

    E aqui Vidal fala das sanções - restrições a liberdade! - perseguição política! - contra estadunidenses favoráveis a Cuba… como Oliver Stone.

    “As sanções contra os americanos que querem uma relação normal com Cuba são filhas dessas circunstâncias.” (O golpe de Estado e a ditadura estadunidense)

    “Oliver Stone ”e qualquer outro cidadão americano”, porém, têm todo o direito de fazer qualquer filme que queiram em qualquer circunstância, enquanto não tenham violado nenhuma lei. É seu direito constitucional. Ele não violou a lei. O que ocorre é que a junta não gosta do que ele faz: Oh, meu deus!” (a junta é a ditadura encabeçada por Bush-Cheney)

  • 67 Fabio Passos // 20/June/2008 às 20:52

    Pedro Dória,
    Esta entrevista de Vidal foi para o “Juventude Rebelde” em Cuba… você é bem informado e sabe muito bem que a nata da intelectualidade estadunidense está banida da mídia corporativa…

    É bem interessante…

    http://www.juventudrebelde.cu/

  • 68 Pedro Doria // 20/June/2008 às 20:55

    Fabio Passos, Gore Vidal era o principal entrevistado da revista dominical do New York Times duas semanas atrás. É o principal jornal do país. Seu livro descendo o cacete nos EUA pós Onze de Setembro pode ser encontrado em toda grande livraria dos EUA. Ele está nas TVs americanas toda hora.

    E em Cuba? Opositor a Fidel fala?

  • 69 Fabio Passos // 20/June/2008 às 21:00

    Como é realizado o controle da população estadunidense?

    “The art of government now, the art of control as practiced by the current junta, is: Keep the people frightened. It’s exactly what Adolf Hitler and his gang did…”

    Olha, não se iludam… isto não foi dito na mídia corporativa estadunidense. Como Vidal já esclareceu…

    “…a mídia controlada pelas grandes corporações tem negado o direito de crítica contra um regime cada vez mais totalitário…”

  • 70 Pedro Doria // 20/June/2008 às 21:03

    Fabio Passos: Fidel mantem a população assustada há quantas décadas? Os críticos não se manifestam em Cuba por quê?

    Após oito anos, Bush vai embora. Suas decisões mais autoritárias vêm sendo derrubadas pela Suprema Corte.

    O mesmo pode ser dito a respeito de Cuba?

  • 71 Hugo Albuquerque // 20/June/2008 às 21:11

    Pedro Doria,

    A questão cubana é das mais interessantes a serem discutidas.

    Eu discordo quando você coloca que Cuba é irrelevante, Cuba é digna de criticas em vários sentidos, mas não é irrelevante. Há tanta ou mais notícia sobre la isla do que o Brasil na imprensa internacional, sobretudo por conta do enorme paradoxo que representa o regime cubano.

    Mesmo com o embargo americano e afins, é óbvio que o regime nunca foi lá muito competente em gerar riqueza, ao mesmo tempo que sempre foi capaz de usar o pouco de riqueza que produz com mais eficiência do que qualquer outro país no continente americano.

    Um cubano vive mais que um americano ao mesmo tempo que consome a mesma faixa de calorias que um argentino ou um brasileiro. Isso é fato e não poderia acontecer devido as diferenças entre as per captas.

    A questão que pega é onde o igualitarismo pode ir no cerceamento da liberdade?

    Na verdade, não obstante os erros do regime cubano, temos que considerar o que o Clayton Mendonça Cunha Filho colocou lá em cima; Até que ponto os brasileiros pobres são livres? Nós podemos falar da liberdade que nós temos, mas será que os três quartos da população brasileira que não tem isso é livre? Eu duvido.

    Acima de tudo, Cuba tem de resolver os seus muitos problemas (no entanto menores que os nossos) dentro de sua dinâmica interna e soberanamente.

  • 72 Gerson B // 20/June/2008 às 21:15

    PD, esse Fabio é bitolado demais. Cheguei a duvidar que ele fosse uma figura real. Mas não vale a pena responder a ele, afinal ele não responde a você. Só cita.

    E ele está conseguindo fazer com que eu coloque Gore Vidal, um escritor de quem gosto, na mesma categoria em que coloquei Luis Fernando Veríssimo e Chico Buarque apos o govêrno Lula. Caras talentosos, mas cegos pela ideologia.

  • 73 Fabio Passos // 20/June/2008 às 21:16

    Pedro Dória,
    Então… eu já lhe disse que eu não acredito em paraíso na terra e que Yoani é uma prova das virtudes e não dos defeitos de Cuba, que ela, corretamente, observa… penso que está bem claro.

    Agora… o que você presume, equivocadamente, ser uma “democracia”, não passa de uma ditadura de partido único…

    “We’re governed by public relations. Very little information gets to the people, thanks to the corruption and/or ineptitude of the media (…) The media belongs to the big money, and the big money, their candidates, their party, is the Republican Party as now constituted. So everybody is behaving typically [in media]. What isn’t typical is a Democratic Party that has also sold out. There are just as many lobbyists and propagandists there as on the other side. They’re never going to regain anything until they remember that they’re supposed to represent the people at large, and not the very rich…”

  • 74 Fabio Passos // 20/June/2008 às 21:23

    Pedro Dória,

    Chomsky já explicava como funciona o controle da população estadunidense pela mídia e demais corporações desde os anos 60…

    Você sabe muito bem que isto não é nenhuma novidade…

  • 75 Pedro Doria // 20/June/2008 às 21:25

    Hugo Albuquerque, entrei neste exato momento no Google News, que recolhe noticiário da imprensa em todo o mundo. Fiz uma busca por Cuba: 33,713 notícias; outra por Brasil, 58,718.

    O Brasil está, dependendo de quem faz a conta, entre a sétima e a décima maior economia do mundo. É um dos mais importantes desenvolvedores de tecnologia de combustíveis, que é o recurso mais necessário e mais delicado para o crescimento do mundo. Das grandes economias novas, é a democracia mais estável. É o maior produtor de alimentos do planeta. É o maior desenvolvedor de drogas para males tropicais. É o maior campeão da história do futebol.

    Cuba, tadinha, não resiste dois segundos na comparação com o Brasil. Compará-los sequer é justo e não cabe.

    Cuba é irrelevante porque não produz nada para a ciência. Não produz qualquer produto de relevância para o mundo. Quando sai na imprensa, é para dizer que talvez abra um pouco mais, para dizer que alguém fugiu. Já teve importância geopolítica, noutros tempos. Depois que inventaram os mísseis que saem de Moscou em chegam em Washington, nem isso tem mais.

    Me diga: além de representar um país condenado a manter-se nos anos 60, que lastima o fim da Guerra Fria pela falta de importância, qual a importância de Cuba?

    É claro, concordo: até que ponto os pobres brasileiros são livres? Muito pouco e por vários motivos. Vivem, nas cidades, sob o jugo da ditadura do tráfico. Têm o acesso a educação, que lhes ampliaria as possibilidades, negado. Tudo verdade.

    Até que ponto os cubanos são livres? Não são. Ponto.

  • 76 Pedro Doria // 20/June/2008 às 21:27

    Fabio Passos: não é verdade que os EUA sejam uma democracia do partido único.

    Quando penso na brutal diferença entre um governo Al Gore e o que houve, de George W. Bush, dá vontade de chorar.

  • 77 Pax // 20/June/2008 às 21:33

    Pedindo vênia ao Pedro Doria, mas entendendo a questão do filho do Chesterton (em #31) tendo alguma correlação com o post…

    A pergunta está muito mal formulada, é ambígua e capciosa, senão vejamos:

    -Explique como a distribuição de renda no Brasil gera o grande número de analfabetos: …………

    Se você incluir o adjetivo antes de distribuição, a pergunta fica clara.

    Mande a professora estudar em Cuba pra aprender como ensinar.

    Aqui há uma provocação minha, pois lá há uma distribuição generalizada de pobreza e falta de liberdades, mas há escola para todos e de bom nível, do pouco que sei. Hospitais e saúde também.

  • 78 Fabio Passos // 20/June/2008 às 21:33

    Gerson B,

    Eu confesso que Gore Vidal, Harold Bloom, Uri Avnery, Noam Chomsky, José Saramago… são melhores que eu na argumentação.

    Conhecem mais do que eu.

    Faço isso porque eu gosto de compartilhar visão destes “bitolados”.

    Tem quem prefira JN e revista veja…

    Saca mais um fantástico “bitolado”…

    “Fala-se muito, nos meios de comunicação, sobre a ”necessidade de Cuba mudar”. Mas inúmeros jornalistas se esquecem da enorme responsabilidade que têm os Estados Unidos em algumas das dificuldades, particularmente econômicas, sofridas por Cuba. A manutenção do cruel bloqueio durante quase 50 anos é um grande crime. Por isso, os Estados Unidos devem iniciar uma mudança em relação a Cuba, no sentido de reconhecer os direitos daquele país de descobrir seu próprio destino. Mudar no sentido de respeitar Cuba e considerá-lo um Estado soberano.”

    Ignacio Ramonet

    Será que o Pedro Dória é apenas mais um mídia que esquece da responsabilidade estadunidense?

  • 79 Fabio Passos // 20/June/2008 às 21:39

    Pedro Dória,
    E não vê que o roubo da eleição de Gore foi mais um passo no crescente avanço do totalitarismo estadunidense?

    Cada vez mais é a “Corporate America” quem governa… e atenção! Não falo apenas dos EUA… “Corporate America” governa o mundo.

    Isto é claramente uma ditadura global…

  • 80 Pax // 20/June/2008 às 21:41

    Hegemonia economica e militar não é sinônimo de ditadura.

  • 81 Fabio Passos // 20/June/2008 às 21:48

    Hugo Albuquerque está coberto de razão.

    E para os milhões de brasileiros marginalizados, conquistar a cidadania e qualidade de vida de que gozam os cubanos, seria muito mais relevante que assistir meia dúzia de ricos e duas dúzias de classe média comprando bugigangas… felizes com seus objetos inanimados, e absolutamente alheios a miséria e abandono de milhões de seus próprios semelhantes.

    Isto não vai conseguir medir no google…

  • 82 Fabio Passos // 20/June/2008 às 21:51

    Pax,

    É sim.

    Se não tenho participação na escolha de um governo que intervém diretamente em minha vida… seguramente isto não é democracia.

  • 83 Pedro Doria // 20/June/2008 às 21:54

    Fabio Passos, roubo em eleição não é novidade nos EUA. O Kennedy tb ganhou roubado. A Flórida dele foi Chicago. E não é coisa de corporações. É coisa de políticos, mesmo, como em qualquer outro país.

    As grandes corporações dos EUA têm muito poder, realmente. Mas, olha, já tiveram mais. Hoje, várias estão com problemas. Outras temem ser compradas por corporações de outros países, principalmente a China.

    As petroleiras, por exemplo, que já foram muito poderosas, hoje vivem à mercê de estatais do petróleo como a da Arábia Saudita ou a da Venezuela ou mesmo a nossa. Não controlam mais o petróleo do mundo.

    Tudo é muito mais complexo do que uma visão em preto e branco pode levar a crer.

    Agora, se vc quiser dizer que as grandes corporações do mundo, independentemente de nacionalidade, têm mais poder que vários governos, aí sim teremos uma discussão interessante e muito diferente, na qual os EUA não aparecem como vilão.

  • 84 Pedro Doria // 20/June/2008 às 21:55

    Fabio Passos, tenho sérias dúvidas sobre se os cubanos concordam com você.

    Desconfio que, do governo FH para cá, os brasileiros vivem melhor do que os cubanos.

  • 85 Pax // 20/June/2008 às 21:57

    Bem, Fabio Passos você em Cuba também não participa na escolha do governo.

    Aqui podemos eleger quem quisermos, podemos até forçar esses que elegemos a definir não ter relações com poderes hegemônicos externos, em tese.

    Mas, mais que isso, aqui podemos ir e vir, pensar e falar, opinar e nos agrupar, enfim, aqui é uma Democracia, apesar de todas as mazelas que podemos elencar e que são reais.

  • 86 Fabio Passos // 20/June/2008 às 21:59

    Sobre a mídia… e a ditadura global estadunidense.

    “Como enfrentar os perigos dos conglomerados de mídias, que podem ameaçar a informação de qualidade?

    Os conglomerados de mídia dominam hoje a informação. Sua preocupação básica não é a qualidade da informação. Nem sequer sua veracidade. O que mais lhe interessa é a rentabilidade da empresa. Essa é sua obsessão principal. Por isso, dão absoluta prioridade à informação-espetáculo, à informação-entretenimento. Concebem a notícia como uma variedade da cultura de massas e não como item da formação e educação do cidadão. O que importa é um maior número de pessoas consumindo essa informação-lixo. Porque, hoje em dia, o negócio noticioso não consiste em vender novidades aos cidadãos, mas vender cidadãos aos anunciantes. Essa é a nova equação, que constitui uma regressão copernicana. A população precisa tomar consciência dessa mudança radical. E defender seu direito a ser bem informada, porque a qualidade da informação depende da qualidade da democracia.”

  • 87 Fabio Passos // 20/June/2008 às 22:01

    Pedro Dória,

    Quem sabe quando nossos indicadores sociais melhorarem eu concordarei com você…

    Hoje Cuba ainda dá um banho…

  • 88 Fabio Passos // 20/June/2008 às 22:05

    Pax,

    Isto é conversa de classe média. Mundo livre é muito mais que endinheirados fazendo compras em Miami…

    Nos EUA há um muro vergonhoso e “la migra”… sabemos muito bem que não há liberdade para o ser humano ir e vir.

    Apenas para uma minoria “abençoada”.

    Liberdade total apenas para o capital…

  • 89 HRP FAST RELOADED // 20/June/2008 às 22:08

    A direita sempre em guarda…e eu sempre pronto a combater!
    Cheguem mais facistas!

  • 90 Fabio Passos // 20/June/2008 às 22:09

    Nunca as corporações foram tão fortes.

    Produto da imensa concentração de riqueza… fruto da “globalização da pobreza”, como bem ensinou Chossudovsky…

    http://www.globalresearch.ca/

    Qual é o Estado nação que representa, de forma mais clara, a governança corporativa?

    EUA. Evidente…

    É a ditadura global. A ditadura do capital.

  • 91 HRP FAST RELOADED // 20/June/2008 às 22:10

    Queridos….Cuba está mudando….porque é a vida!……E os EUA jamais a tocarão , DE NOVO!
    Hoje 500 milhões de crianças vão dormir com fome…..
    NENHUMA É CUBANA!

  • 92 Pax // 20/June/2008 às 22:14

    Caro Fabio Passos,

    Desculpe-me uma crítica que se pretende construtiva. Como você pode falar de liberdade se não sabe ouvir e ligou um motocontínuo de pensamento proselitista?

    Não é paradoxal?

    Qualquer opinião que não seja exatamente a sua, ou um aplauso às suas opiniões, são contraditas como um pastor de qualquer igreja barata de qualquer esquina que temos por aí que esbraveja contra os demônios da sua fé.

    Desisto aqui de acompanhar teu raciocínio. Câmbio e desligo.

  • 93 Fabio Passos // 20/June/2008 às 22:16

    Este é simplesmente imperdível!

    Chossudovsky e sua “visão em preto e branco” esclarecendo como as coisas efetivamente funcionam…

    duas horas que verdadeiramente enriquecem…

    “Guerra e Globalização”
    http://video.google.com/videoplay?docid=3117338213439292490&q=chossudovsky&hl=en

  • 94 sem rumo na vida // 20/June/2008 às 22:16

    Fábio permite-me uma pergunta?
    Tu és cubano?

  • 95 Hugo Albuquerque // 20/June/2008 às 22:19

    Me diga: além de representar um país condenado a manter-se nos anos 60, que lastima o fim da Guerra Fria pela falta de importância, qual a importância de Cuba?

    Pedro Doria,é a importância de, mesmo por uma série de motivos que eu mesmo elenquei, ser capaz de atingir com uma baixa per capta os índices sociais que países muito, muito mais ricos não conseguem. Passo a pergunta: Por que os EUA, com uma per capta muito maior do que Cuba (dez vezes maior?), não consegue ter uma espectativa de vida maior que a ilha?

    Quanto ao Brasil e Cuba, quantitativamente não resta dúvida que vencemos, mas qualitativamente? A mais preocupação com o que acontece ou deixa de acontecer na sucessão da ilha do que no Brasil. Você mesmo colocou que há apenas 1,74 mais notícias sobre o Brasil, um país que é 18 vezes maior do que Cuba

    Cuba produz pouca riqueza, isso é de fato questionável, mas por que diabos países com uma per capta muito maior não conseguem tornar sua produção efetiva do ponto de vista social?

    Quanto ao Brasil, produzimos com uma eficiência ao nível médio mundial (temos aproximadamente 3% da economia e praticamente o mesmo de população), mas o que se produz socialmente aqui? Não resta dúvida que produzimos coisas muito relevantes para o mundo, mas e para nós mesmos?

  • 96 Fabio Passos // 20/June/2008 às 22:20

    Pax,

    Não entendi.
    Não percebi meu argumento como agressivo e tampouco foi minha intenção.

    De qualquer forma, discordei de você sim…

  • 97 Fabio Passos // 20/June/2008 às 22:24

    Sem rumo na vida,

    “Sou de lugar nenhum”

    Titãs

  • 98 Fabio Passos // 20/June/2008 às 22:29

    Vejam que depoimento interessante de um Cubano…

    Tirso Saenz – que vive no Brasil há dez anos é atualmente pesquisador-associado do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB)

    “UnB AGÊNCIA – O senhor é sempre muito respeitoso em seu livro em relação à Revolução e às figuras de Fidel Castro e Che Guevara. O senhor tem críticas ao movimento e a seus dois nomes mais emblemáticos?

    SAENZ – Não, sou 100% fidelista, 100% revolucionário. Não farei comentários pessoais, pois acho que as figuras de Fidel e Che devem ser respeitadas. Mas tenho críticas a coisas que ainda não marcham bem na revolução, como qualquer cubano. Por exemplo, precisamos de maior produtividade e mais qualidade na agricultura e nos serviços, particularmente, os da indústria turística. É necessário lutar, como já se está fazendo, para evitar que a droga chegue ao país, para combater a prostituição e para deter o aumento da corrupção. O importante, muitas vezes, não é que não existam problemas. Para mim, é saber se estamos lutando para resolvê-los. E a resposta é sim.”

  • 99 Erdna Scuf // 21/June/2008 às 1:02

    que medo…

  • 100 Chico Motta // 21/June/2008 às 2:43

    PD, discordo de você quanto a Educação gerar distribuição de renda. A educação qualifica o cidadão, mas qualificação não gera nescessáriamente renda.. Precisa haver emprego, não adianta ter diploma se não tem emprego… Mas é lógico que uma economia para se desenvolver precisa de profissionais qualificados… E é ai que é importante a educação..

  • 101 Chico Motta // 21/June/2008 às 3:40

    Chest, sobre o seu filhinho idiota que não consegue tirar mais que 5 numa prova geografia de 6a séria.
    Vc acha mesmo que a concentração de renda no Brasil não têm influência na educação da população??
    Não acho que o problema esteja só na distribuição de renda, mas está também… isso me parece claro…
    E não vejo o que tem de doutrinação comunista nisso.
    Parece até que todo mundo que é contra a concentração de renda é comunista agora. Concentração de renda não é um problema Real e que têm que ser combatido? Vc entende que só educação não resolve o problema, pois diploma não é igual a trabalho nem oportunidade, nem a renda. (Cuba é um país onde todos tem educação reconhecidamente de qualidade)

    Pensa no que esá falando..

  • 102 confetti* // 21/June/2008 às 4:52

    ô chico que bom te ler, fresh air !! vc tem faltado ao vicio, nao pode…..

    aqui pra tu…

    http://www.youtube.com/watch?v=yY5et2t2dn4

  • 103 confetti* // 21/June/2008 às 4:59

    japan dance delight ! quem perder foi culpa sua ))

  • 104 confetti* // 21/June/2008 às 5:02

    caetano e a palavra

    a palavra e caetano

    quem boiou é burro,

    disse aquele proximo :

  • 105 confetti* // 21/June/2008 às 5:16

    guantanamo bay,

    editando tipo o fabio passos ! kkk

    http://www.youtube.com/watch?v=UWiLBjhmyPk

  • 106 confetti* // 21/June/2008 às 5:28

    aqui um battlezinho hip hop, tipo os que se vem na gare du nord, em paris, ou em south central,la

    o pessoal se encontra, pelo prazer mesmo de dançar

    so pra quem curte, claro ! quem nao curte vai até me xingar e achar um saco….)))

    http://www.youtube.com/watch?v=Zl2QeRiRuMI&feature=related

    (tou off mas nem tanto…o temo nao é musica e liberdade ?)

  • 107 Chico Motta // 21/June/2008 às 6:56

    Eu sempre estou por aqui .. só não tenho tempo de entrar nas discussões que chego atrasado…. To tendo que estudar um bocado tbm.. fim de período na faculdade é um problema..

  • 108 cristina // 21/June/2008 às 8:19

    Não consigo discutir Cuba. É como um murro no estômago. Já estive lá e trabalho diariamente com alguns medicos cubanos, uns fugidos outros saidos por casamento. Aquilo que vi, mais os relatos, tanto dentro como fora do país são deprimentes, angustiantes. É o desespêro total. É como viver num pântano cercado de arame farpado. Sem perspectivas, sem esperança, sem nada. Nada, é o termo. Só as belas melodias alegram os dias e espantam a fome…

  • 109 Anão Zangado // 21/June/2008 às 10:03

    Cuba é o país com menos liberdade da América!!!
    Certamente o Haiti é um paradigma de liberdade. A Colômbia, governada por um traficante de drogas e assombrada por milícias de direita também é. Aliás, pergunte aos prisioneiros de Guantánamo o quanto eles são gratos por serem prisioneiros sem direito sequer a assistência de advogados. Ah, quanta liberdade!

    Cuba tornou-se o espantalho preferido da direita.

  • 110 HRP FAST RELOADED // 21/June/2008 às 10:06

    comentários 22 , 29 e 30!
    Parabens….
    Caetano gosta de espelho, palmas e Confete!
    E faz tempo que não faz nada que preste…..
    Fidel cerceou as liberdades por estar num país permanentemente em guerra…..gozado é que o Caetanão esqueçeu que hoje nos EUA não é mais necessario autorização judicial para grampear tels, abrir correspondencia…..e pasmem….a Cia e o FBI podem deter sem acusação!
    E depois é Cuba que é autoritária……
    Fidel com seus mil defeitos é infinitamente maior que o Narciso Caetano!
    E a ditadura está se esvanecendo….logo logo não haverá por que criticar Cuba!
    E aí qual será o defeito???????da Cuba Libre?????

  • 111 HRP FAST RELOADED // 21/June/2008 às 10:09

    É Cristina….morar na europa dá nisso….aliena e relativiza a verdade …….Cuba é o Inferno na Terra…..bom são os EUA,e o justo mundo capitalista que a cerca e hostiliza….Fala sério Cristina!
    UM ALERTA:
    O BLOG do Caetano, como o do REYNALDÃO, só admite elogios ao BOFE!

  • 112 Optimus // 21/June/2008 às 10:31

    Ora, ora, que legal o que o Caetano disse.

    Quero ver o que o “intelequitual” Chico Buarque acha disso. Mas nem precisa, a gente já sabe…

  • 113 Microempresário // 21/June/2008 às 14:29

    Bom, eu que não entendo muito de política, queria saber, mesmo, o seguinte:

    - Se a medicina em Cuba é tão avançada, porque seus médicos, suas técnicas, suas descobertas não são cobiçados pelo resto do mundo ? Aliás, alguém sabe citar uma descoberta ou um avanço importante da medicina cubana ?

    - Se a educação em Cuba é tão boa, porque os engenheiros, os físicos, os químicos, os mestres e doutores de Cuba não são disputados a peso de ouro pelos demais países ? Aliás, em que setor da indústria Cuba se destaca a nível mundial ?

    - Se o nível educacional em Cuba é tão elevado, porque o estado não consegue montar uma equipe de planejadores e economistas que consiga organizar a economia de forma a garantir, ao menos, a disponibilidade de ítens básicos para a população ?

  • 114 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 21/June/2008 às 14:41

    Chesterton: concordo que a falta de educação produz desigualdade. Mas, por isso mesmo, acho que o Estado tem que intervir para facilitar o acesso a educação, através de bolsas, de construção de escolas e mesmo por sistemas que dêem aos pobres, por algum tempo, facilidades na competição pelo acesso.

    chest- mas não foi isto que ela formulou, ela afirmou uma relação de causa e efeito que não existe. Não é a distribuição de renda (como se ela fosse distribuida) que GERA analfabetos. São os analfabetos (que por varios motivos assim são) que não tem educação suficiente para sair da lama.

  • 115 cristina // 21/June/2008 às 14:44

    HRP

    não…não é morar na Europa que dar nisso, é
    IR a Cuba
    OUVIR os cubanos.
    FALAR com cubanos.
    FAZER PERGUNTAS aos cubanos.
    OBSERVAR o que se passa lá.

    experimente, aposto até você consegue entender o que eles têm a dizer.

  • 116 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 21/June/2008 às 14:46

    MR X
    Chest,
    Acho que a resposta é que os pobres oprimidos não conseguem ir pra escola porque são pobres e oprimidos demais… Sei lá…

    chest- que conclusão? que questão doutrinaria. Dos inumeros motivos que podem existir para alguem não ir a escola, ela acha que a pobreza é um. Afinal, meus impostos ja pagam escola para todo mundo, publica, e com merenda, e a professora ainda quer que meu filho se sinta culpado por estudar em colegio particular, onde ela ganha o sustento? Que diabos é isto?

  • 117 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 21/June/2008 às 15:56

    Pedindo vênia ao Pedro Doria, mas entendendo a questão do filho do Chesterton (em #31) tendo alguma correlação com o post…

    A pergunta está muito mal formulada, é ambígua e capciosa, senão vejamos:

    -Explique como a distribuição de renda no Brasil gera o grande número de analfabetos: …………

    Se você incluir o adjetivo má antes de distribuição, a pergunta fica clara.

    Mande a professora estudar em Cuba pra aprender como ensinar.

    Aqui há uma provocação minha, pois lá há uma distribuição generalizada de pobreza e falta de liberdades, mas há escola para todos e de bom nível, do pouco que sei. Hospitais e saúde também.

    chest- Pax, mesmo assim,a má distribuição de renda não causa analfabetismo.

  • 118 HRP FAST RELOADED // 21/June/2008 às 16:18

    É ir a Cuba…….coisa que a maioria não faz…..e desanda a dar pitacos e pitacos…..e lamuriar-se e contrariar-se com o que não é a propria imagem…….tá certo Cristina….o macaco tá certo!
    Bom são voces predadores da alma mundial……essa decadencia européia me dá medo……..vivos mortos sem sangue, sem futuro…..amendrontados pelo que é diferente……

  • 119 HRP FAST RELOADED // 21/June/2008 às 16:26

    Querido Micro Cerebro Empresarial…..de micro chip, certo?
    Bem caro intelecto…..Cuba não faz isso ,aquilo e aquilo outro, porque sofre um embargo industrial, cientifico e cultural e por preconceito!…….e sabe quem lhe impõe esse embargo….a Europa, que trucidou a Africa e as Americas 03 , 04 séculos a fio!
    E os EUA , essa coisa bela em respeitar a soberania e autodeterminação dos outros países e povos…..
    Mas cara voce tá certo….a vida de Cuba no rol das nações tá super facilitado…..e voce é um genio!

  • 120 Brancaleone // 21/June/2008 às 16:46

    Na verdade, nem mesmo a extinta URSS teve saco com Fidel. Na famosa crise dos mísseis, Krushov recuou diante de Kenedy e deixou “El Comandante” muito do puto da vida.
    Como eu sempre digo, Fidel não quis nem Che por perto. Aliás, talvez tenha sido este o útimo risquício de decência de Fidel ao livrar-se daquele carniceirinho.
    Cuba é o que é por culpa de Fidel e não de “embargos” das nações dos porcos capitalistas.
    Fidel age como aquele sujeito que no desfile marcha na contramão diz que é o único certo.
    Na verdade Fidel arrastou sua fazendona de açucar e fumo para a miséria e a ditadura apenas para satisfazer seu ego.

  • 121 Pax // 21/June/2008 às 17:23

    Acho que sim, Chesterton, no limite não há o que aprender, somente tentar comer e sobreviver. Ou, em outras palavras, saco vazio não para em pé. Ou ainda, no limite da miséria, não é com a Escola que a família se preocupa, e sim em passar mais um dia e dormir com menos dor de fome no estômago .

    Entendi assim a questão. Mas, como disse, mande a professora do teu filho estudar e diga ao teu filho que um bando de marmanjo também achou a questão imbecil e que a culpa do 5 é da imbecil, não dele. Ao menos diz que o tio Pax disse isso que ele já vai ficar contente.

    ps.: não consegui abrir o link que vc colocou no post de cima… aqui nesse meu calvário rural via satélite.

  • 122 Microempresário // 21/June/2008 às 18:07

    Calma, HRP, não precisa ficar nervoso. Mas vc não respondeu o que eu quero saber. Afinal, Cuba tem ou não tem um sistema educacional perfeito e uma medicina avançada ? Não tem nada a ver com embargo. Embargo, aliás, que a união européia anunciou que vai acabar e o Fidel desdenhou.

    E só prá não deixar por isso mesmo, porque o dinheiro fácil que Cuba recebeu da URSS por quase três décadas (não vai dizer que é mentira da CIA!) não foi usado para criar, pelo menos, uma infra-estrutura básica ? Um pouquinho de indústria, talvez.

    Prá mim tá parecendo que o tal do Fidel, além de ditador é um baita de um incompetente.

  • 123 marco // 21/June/2008 às 19:47

    Fábio Passos, frequento este espaço há muito, muito tempo.

    Já vi de tudo por aqui.

    Mas existe uma regra que jamais vi quebrada:
    a vitória da manipulação.

    Ou seja, todos os que participam desse espaço são inteligentes demais para se deixarem levar por quem quer manipular para convencer.

    Gente melhor que você já tentou. Com absoluto fracasso.
    Desista. Você já está ultrapassando a barreira da chatice pura e simples.

    Pior que isso, da previbilidade.

    Tédio.

    É isso aí.

    Faça o que quiser. É seu direito.

    exercendo o meu, tão sagrado como o seu, não vou mais te levar em conta.

    Disco quebrado a gente guarda na estante, se é que você me entende.

    ma

  • 124 aiaiai na noruega // 21/June/2008 às 21:26

    Lamento rapaziada, mas pela lida transversal que dei nesses comentarios ninguem tocou no ponto central: cuba nao seria ditadura de fidel se nao tivesse sido ditadura de americanos ridiculos antes, aassim como cesinha nao teria sido guerrilherio se os eua nao tivessem apoiado a ditadura militar bresileira…voudormir, que saco essa historia!!!!

  • 125 HRP FAST RELOADED // 21/June/2008 às 22:28

    Dinheiro da Russia?
    Ahahahahahahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh….Micro processador…….comercio…….Cuba mandava açucar e a URSS pagava com decencia!
    Cuba comprava bens duraveis e a URRS cobrava preço decente!
    Esse seu papo venenoso é o papo do empresariado “micro” em idéias que pastou no pasto da ditadura de 64 até 85, teimou em não aceitar a constituição de 88, e elegeu o Collor e FHC….fudendo o país por 04 décadas, sabujosd da escória norte americana…….olha aí o lula dando mole para os empresários!
    E voces sem imaginação sendo engolidos pela turma papo firme do estrangeiro…..imcompetentes são os empresários brasileiros….chorões e eternamente recostados nos governos canalhas que elegem!
    MICRO CEREBROS!

  • 126 Catatau // 21/June/2008 às 22:36

    Ditadura é um conceito absoluto, mas nem tanto. Vivemos hoje sobre dois tipos de afetação das liberdades individuais: nas “ditaduras”, impede-se diretamente o direito de agir; nas “democracias”, atinge-se indiretamente o raio de ação.

    Se acontece desse modo, é porque de algum modo as ações numa “ditadura” são efetivas (podem mudá-la), enquanto numa “democracia” são relativas a determinados jogos de conveniências.

    Isso não diz muito respeito ao “melhor” regime (hoje vive-se muito bem onde não se tem de fato voz ativa alguma, embora se tenha sempre de direito), mas a dois regimes de separar a ação de um indivíduo de seus efeitos.

  • 127 Credun Fas // 21/June/2008 às 23:44

    Exports - partners: Netherlands 21.8%, Canada 21.6%, China 18.7%, Spain 5.9% (2006)

    Imports - partners: Venezuela 26.6%, China 15.6%, Spain 9.8%, Germany 6.4%, Canada 5.6%, Italy 4.4%, US 4.3%, Brazil 4.2% (2006)

    e há que culpe o embargo pela decadência da ilha…

  • 128 Chico // 22/June/2008 às 6:27

    Confetti cade vc pra alegrar minhas manhãs

  • 129 jorge cordeiro // 22/June/2008 às 7:53

    é, liberdade temos no Suriname, Haiti ou mesmo em alguns rincões do Brasil…

  • 130 HRP FAST RELOADED // 22/June/2008 às 8:12

    Esses percentuais são o que?
    Percentual de nada é nada…..essa troca de bens é que dá o minimo necessário para que uma sociedade sitiada possa sobreviver cara pálida……
    Voce sabia que empresas norte americanas e que negociam nos EUA estão proibidas por lei norte americana federal de comerciar ou trocar experiencias e tecnologias com Cuba?
    E que as consequencias para a não observação da lei são multas pesadas e proibição de comerciar e ter atividade nos EUA?
    Cara pálida….a coisa com Cuba não é economica…..é uma bandeira! POLITICA! dos EUA……que pela primeira vez na sua história perderam um satélite, que estavam acostumados a sugar,para revolucionarios…..aquela raça de norte americanos jamais perdoará quem lhes deu na cara e os expulsou com a calça nas mãos!ahahahahahahahahah!!!!!!!!!!!

  • 131 Clayton Mendonça Cunha Filho // 22/June/2008 às 17:14

    Do saite Rebelion.org
    —-

    La furia de Fidel contra la libertad de expresión de la bloguera Yoani

    Pascual Serrano
    Rebelión

    Es curioso lo del blog anticastrista de Yoani Sánchez y el bombo que no deja de darle el diario El País. Tan curioso, que está sirviendo para que el mundo vea que en un país donde dicen que no hay libertad de expresión una mujer publica todos los días lo que le da la gana sin que le suceda nada. ¿Que no tiene acceso a los medios masivos de comunicación de la isla? Tampoco los demás tenemos acceso a los grandes medios de comunicación en España. Además, Yoani publica mediante un blog en Internet en el que ella misma “cuelga” sus artículos, en el que denuncia, entre otras cosas, que los cubanos no tienen acceso Internet.

    El pasado 25 de marzo, contabilicé en Google-noticias cuarenta medios de comunicación que denunciaban que las autoridades cubanas habían bloqueado el famoso blog. La noticia sólo se fundamentaba en la afirmación de la autora de que los cubanos no podían acceder a su blog porque se lo había bloqueado el gobierno cubano. ¿No habíamos quedado en que los cubanos no podían acceder a Internet? ¿Para qué van a bloquear el suyo? La noticia resultó sin fundamento alguno, llamé a media docena de amigos de La Habana y todos podían acceder a su página, en cambio hace unas semanas todo un ministerio estuvo dos días sin poder utilizar Internet por un problema técnico. ¿También se bloqueó a sí mismo el gobierno cubano?

    Como Yoani critica lo que quiere en un país donde dicen que no se pueden hacer críticas y cuelga sus textos todos los días en un blog en un país donde dicen que está prohibido tener Internet, El País dice ahora en su portada del 21 de junio que Fidel “Castro libra una de sus últimas batallas contra la libertad de expresión en Internet” porque criticó un artículo del famoso blog. Hizo falta entrar en las páginas interiores del periódico, leer la respuesta de su marido a Fidel Castro, conocer por enésima vez que el diario la premió, recordar los textos de Yoani que molestaron al presidente cubano y, por fin, en el cuarto párrafo de la noticia interior podemos leer el ataque castrista a la libertad de expresión. Fue en el prólogo de un libro sobre Bolivia y respondía a la afirmación de la “bloguera”, quien afirmaba que no es opositora ni tiene “color político” y que, para su generación, las izquierdas y derechas son “conceptos cada vez más obsoletos”. Castro respondió: “Lo grave no son las afirmaciones de este tipo, que divulgan de inmediato los medios masivos del imperialismo, sino la generalización como consigna: peor aún: que haya jóvenes cubanos que piensen así, enviados especiales para realizar labor de zapa y prensa neocolonial de la antigua metrópoli española que los premie”. Ése es el modus operandi con el que el “dictador” y “represor” de las libertades ataca la libertad de expresión. Escribe eso en el prólogo de un libro, ejemplo elocuente de la implacable furia con la que la “dictadura castrista” aplasta al que levanta la voz.

    Por supuesto, ante tamaña ferocidad Yoani sólo pudo actuar respondiendo con este ejemplo de feminismo y madurez: “Al sentirme atacada por alguien con un poder infinitamente superior al mío, con más del doble de mi edad y además –como dirían mis vecinas de la infancia- por un ‘macho-varón-masculino’ he decidido que sea mi esposo quien le responda”.

    http://www.pascualserrano.net

  • 132 epicuro // 22/June/2008 às 20:47

    Blog lindo o da Yoani.
    É bom encontrar coisas boas na internet, tão invadida por mascates adesistas, empresarios-jornalistas que fazem do seu blog uma caixa registradora.

  • 133 Edu // 22/June/2008 às 22:27

    Nossa… q discussão!

    1 - Estou postando hoje (domingo) pq embora eu ache que ninguém vá ler, talvez meu comentário seja válido.
    2 - Acho uma tremenda perda de tempo discutir o certo e o errado para essas questões. Cada um fala uma coisa, nenhum ouve o outro e não há conclusão… todo mundo sai puto e sem ter aprendido nada.
    3 - Acho que devemos evitar pessoas que só argumentam baseadas no que leram, pior, baseadas nas opiniões alheias. Para essas pessoas vale um banho de realidade antes da discussão.
    4- PD, pode apagar esse post… mas precisei enviar… ler toda essa argumentação me irrita profundamente.

  • 134 Fabio Passos // 22/June/2008 às 23:58

    Como é Cuba…

    “Sabe quantos médicos cubanos estão prestando serviços, muitos de graça, fora do país atualmente? Quinze ou 20 mil. Após o terremoto no Paquistão (outubro de 2005), partiu para lá uma brigada de 1,2 mil pessoas, das quais 800 médicos. Sabe quantas consultas foram dadas nas montanhas geladas daquele país? Um milhão, de graça. A Operação Milagre (uma iniciativa de Cuba e Venezuela) já atendeu gratuitamente 700 mil latino-americanos que precisavam fazer cirurgia de catarata. Várias outras ações de educação se estenderam por outros países…”

    Tirso Saenz

  • 135 Fabio Passos // 23/June/2008 às 0:05

    … e como é a ditadura global estadunidense:

    “Operação Northwoods”

    Um plano do governo estadunidense para realizar ataques terroristas e assassinar civis…

    Objetivo: Justificar a invasão de Cuba

    palhinha…

    “Podemos fazer explodir um barco americano na Baía de Guantanamo e responsabilizar Cuba”

    “Podemos lançar uma campanha terrorista comunista cubana na área de Miami, noutras cidades da Florida e até mesmo em Washington”

    “…as listas de baixas nos jornais americanos provocariam uma onda de indignação nacional muito útil”

    É simplesmente assustador:
    http://www.gwu.edu/~nsarchiv/news/20010430/

  • 136 Fabio Passos // 23/June/2008 às 0:26

    Como assim os EUA são uma ditadura de partido único?

    “We only have one political party in the U.S., and that is the property party, which essentially is corporate America, which has two right wings, one called Republican and one called Democrat.”

    Gore Vidal

    Como é possível?
    Lembrem-se… são carrascos voluntários.

    God Bless America.
    Sieg Heil!

  • 137 Fabio Passos // 23/June/2008 às 0:31

    Mas há eleições nos EUA… ora bolas.

    Qualquer um pode ser eleito.
    Não é verdade?

    Não.

    Gore Vidal explica… didaticamente:

    “Well, you cannot have a political party that is not based upon a class interest. It has been part of the American propaganda machine that we have no class system. Yes, there are rich people; some are richer than others. But there is no class system. We’re classless. You could be president tomorrow. So could Michael Jackson, or this one or that one. This isn’t true.”

  • 138 Fabio Passos // 23/June/2008 às 0:35

    E o povo?

    “Well, they have been transformed, by design, by corporate America, aided by the media, which belongs to corporate America…

    They are no longer citizens.

    They are hardly voters.”

    Gore Vidal

  • 139 Fabio Passos // 23/June/2008 às 0:40

    E quanto a democracia?

    “É porque democracia, para mim, perdeu um pouco do valor como palavra. Fala-se demais em democracia, quando, ainda na Grécia, tínhamos uma pseudo-democracia, pois não participavam dela nem os escravos nem as mulheres. É claro que seu significado – o de um governo que representa realmente os anseios do povo – é importantíssimo.”

    “…tem de surgir da justiça social, da distribuição mais eqüitativa da renda, da contribuição maciça do povo. E com uma participação maior do Estado para evitar que interesses privados prevaleçam sobre interesses sociais.”

    Tirso Saenz

  • 140 Credun Fas // 23/June/2008 às 4:51

    HRP

    “Voce sabia que empresas norte americanas e que negociam nos EUA estão proibidas por lei norte americana federal de comerciar ou trocar experiencias e tecnologias com Cuba?”

    Peraí!!!! Mas o Big Brother Tio Sam precisa dar aval para o resto do mundo negociar?

    A Suiça está feliz e contente negociando com o Irã… O que dizer da China, Rússia, Síria, etc etc etc. Precisam também do aval do Tio Sam??

    Vou mais longe, as empresas são livres para negociar com Cuba e mandar os EUA às favas. Vou mais longe… para muitas empresas de pequeno e médio porte poderiam facilmente abrir mão de negociar nos EUA se fosse benéfico negociar em Cuba…

    Agora, reclamar do fato dos americanos não fornecerem tecnologia ao regime do Fidel já vira piada… Fidel vive sentando o malho no Yankes… pra que precisa da tecnologia americana?

    Mas vamos ao resto dos dados:

    Exports: $3.702 billion f.o.b. (2007 est.)
    Imports: $10.08 billion f.o.b. (2007 est.)

    como o PIB é $45.1 billion (2007 est.) o resto se conclui…

  • 141 HRP FAST Reloaded // 23/June/2008 às 8:16

    Virou mesmo Fla Flu e eu sou Santos…….e graças a Deus Cuba não tem nada de Israel!
    Chorão….encontre algo melhor no seu coração…aprenda a amar a humanidade e não os poucos próximos….a vida não é só desconfiar dos outros……e inteligencia não quer dizer sabedoria de vida……Durma nem!

  • 142 Credun Fas // 23/June/2008 às 8:49

    e na falta de argumentos apela-se para o pseudo-humanismo…

  • 143 HRP FAST Reloaded // 23/June/2008 às 9:39

    PÔ mas nem esse pseudo voce consegue cultivar!
    Tenta aí cara!……a terra não é para te servir sirva os homens cara!

  • 144 César // 23/June/2008 às 12:16

    A minha dúvida é se a educação cubana tem a mesema qualidade da que foi oferecida durante o regime comunista nos países do leste europeu. Acho que não.

    Não obstante, toda essa educação não foi suficiente para que os cidadãos dos países do leste se inseríssem no mercado de trabalho após a queda do muro. Bom, na verdade, ultimamente, parece que estas nações estão recebendo investimentos produtivos das empresas da Europa Ocidental, mas não sei se serão suficientes p/ alavancar a renda per capita a patamar de primeiro mundo a médio prazo.

    O que me leva a lançar a seguinte provocação: quem está em melhor posição p/ usufruir do moderado ciclo de crescimento da economia mundial? O Brasil, 7a. ou 10a. economia mundial, com arrecadação de quase 40% do PIB em tributos - e a educação que conhecemos - ou esses países ex-comunistas do leste?

  • 145 cristina // 23/June/2008 às 12:31

    HRP

    respondendo à sua pergunta lá no CC, é facil facil e tão obvia a resposta que até doi! as perspectivas de Portugal e dos outros países da Europa são uma coisa simples: AQUILO QUE O POVO QUISER.

    Coisa que, infelizmente, os cubanos não sabem o que é há muito tempo nem PERSPECTIVAS têm de saber. aquilo que eles sabem bem o que é, é fome. e serem obrigados a estudar para depois se prostituirem ou conduzir táxis, coisa que faz qualquer povo feliz, imagino…..

    é uma diferença abismal, não é?

    sabe o que me dá medo, a mim? as mentes quadradas. são um perigo. e não é o caso dos cubanos. ali é repressão mesmo.

  • 146 HRP FAST Reloaded // 23/June/2008 às 14:04

    Infeliamente Cristina….Cuba era o que sobrou de centenas de anos de exploração porca daquele tipo que Portugal e Espanha fizeram com suas colonias….e que os EUAs mantiveram em estado absoluto…….A Cuba cabia o caminho de criar em volta de si uma carapaça ditatorial e alimentar seu povo e estuda-lo ou cair nos braços dos EUAs de novo e tornar-se novamente um charco de putas, drogados e platations!….acho que voce boa menina portuguesa, embora nascida no quintal da Europa, sob o comando de Salazar , jamais viveu as agruras de viver em meio ao mundo cão de um país ocupado por gente como Fulgencio e os Mariners!
    Viveu bem com papai e mamãe…..Não sabes nada de viver no terceiro mundo…..faz tua caridade, mas está longe de compreender o que foi a revolução cubana, de compreender a miséria cotidiana de nossos países…hoje em metamorfose…..
    Cuba tem indices melhores até que o teu país decadente e morrendo a olhos vistos…vai crescer e prosperar porque quer sim ver seu povo forte e atento e próspero………Médicos cubanos?
    É Cuba forma milhares deles…muito mais que Portugal…….não fale do que voce não conhece…….

  • 147 cristina // 23/June/2008 às 15:27

    A Cuba cabia o caminho de criar em volta de si uma carapaça ditatorial ???

    Cuba tem indices melhores até que o teu país decadente e morrendo a olhos vistos. looool,looooll

    vá lá depressa meu caro! enquanto Fidel é vivo. enquanto não fizer isso, me poupe…caramba, você é um pouco mais inteligente que isso….eu acho.

  • 148 cristina // 23/June/2008 às 15:32

    HRP

    temo bem que seja você quem não conhece.
    que ilusão, coitado…

    e esse complexo de inferioridade em relação aos europeus, esse ressabiamento já cheira mal não acha?? levantem a cabeça e façam, que diabo! que lamuria dum raio….quem sabe faz, quem não sabe chora e quiexa-se de tudo e todos não é mesmo? que papo mais sem sentido…desculpe lá…

  • 149 Elias // 23/June/2008 às 18:14

    Como tantos por aqui, deploro o bloqueio econômico que os EUA impuseram a Cuba.

    Agora, achar que isso — e apenas isso — explica o fracasso econômico da ilha, é pular uma passagem.

    Tá bom, Cuba não comercia com os EUA. Mas nada impede que ela mantenha relações comerciais com a Europa, com a Ásia, com as américas Central e do Sul, com o México e com o Canadá.

    Não é por falta de mercado que Cuba não avança. Ela não avança porque o sistema dela não deu certo.

    O bloqueio econômico e o “estado de guerra” (menos, né?), também não justificam a ausência de liberdade. Israel vive em guerra (guerra de verdade) há 60 anos e, nem por isto, cassa o passaporte de seus cidadãos. Que baixam o cacete em tudo, principalmente no governo, quando bem entendem.

    Cuba não tem liberdade porque essa é a única maneira do seu regime falido se manter no poder.

    Gore Vidal pode fazer os maiores elogios a Cuba. Mas ele jamais escolheria viver em Cuba.

    Tanto que não escolheu.

    É melhor viver num país onde — sem medo de parar na cadeia por isso — se possa dizer o que quiser.

    Inclusive falar bem de Cuba.

    Quero ver um escritor cubano dando uma entrevista a um jornal francês, falando bem dos EUA e metendo o pau na ilha…

    Pode até fazer isso. Mas vai pagar caro.

    Muito mais caro do que Gore Vidal jamais pensou — e jamais necessitará — pagar.

  • 150 Fabio Passos // 23/June/2008 às 18:59

    Elias não deve ter lido sobre a “Operação Northwoods”…

    Segue o que foi escrito pelo governo da ditdura global estadunidense:

    “Podemos fazer explodir um barco americano na Baía de Guantanamo e responsabilizar Cuba”

    “Podemos lançar