Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

O Talibã e seu poder sobre o Afeganistão

June 19th, 2008 · · 66 Comentários

Há uma semana, o presidente afegão Hamid Karzai ameaçou botar seu exército em território paquistanês para combater o Talibã, lá. Mas a guerra voltou para o seu lado da fronteira. Desde sábado, o Talibã pressiona Kandahar, a cidade natal de Karzai – seu irmão é o governador –, e espécie de capital da etnia patane.

É também a cidade onde surgiu o Talibã. A mesma cidade onde fica a mesquita na qual, dentro, está guardado um manto que um dia pertenceu a Maomé e que, perante a vitória do Talibã nos anos 1990, seu líder máximo, o mulá Omar, um dia vestiu em público.

Ainda hoje pela manhã, as tropas da OTAN, auxiliadas por helicópteros, lutavam contra a ofensiva Talibã. Dura dias. Homens bomba, dentro da cidade, explodem-se em mercados, nas ruas. O Talibã invadiu a cadeia e soltou todos os seus que estavam presos na terça-feira. Não há dúvidas de que tiveram ajuda de soldados e oficiais do governo. Quem é do governo está escondido. O bairro de Arghandab foi conquistado e está cercado por minas.

Não há, a médio ou longo prazo, nenhuma chance de o Talibã, após assumir o controle de Kandahar, mantê-lo. Ao menos, não enquanto a OTAN estiver no país. Mas estrategicamente o ataque faz sentido. Primeiro, mostra à população quem manda. Mesmo após a derrota final do grupo do mulá Omar, em 2001, o Talibã continua presente. E, quando os ocidentais deixarem o país, lá estarão eles de volta. Quem tiver desagradado a sombra do Talibã neste momento terá um ajuste de contas pela frente.

O outro objetivo é desviar a atenção das forças internacionais. Até os canadenses, que deveriam estar dedicados apenas à patrulha, tiveram que se envolver nos combates intensos que ocorrem. Enquanto isso, a pressão sobre o Khyber Pass, na fronteira do país com o Paquistão, relaxa. É onde estão os principais líderes da al-Qaeda, incluindo Osama bin-Laden.

Sete anos após ter deixado o poder, o Talibã está tão forte quanto esteve nos dias anteriores à tomada do poder. Nenhum assunto deveria ter mais prioridade para EUA e Europa, hoje, do que a prisão de bin-Laden e o desmantelamento da cúpula da al-Qaeda. Tais ações enviariam uma poderosa mensagem para o mundo. No entanto, os EUA não conseguem se envolver profundamente no Afeganistão por estarem sufocados pelo Iraque, que exige sua máxima atenção e concentração.

Enquanto isso, nos círculos internacionais, a discussão envolve quem deve suceder Hamid Karzai, cujo mandato está por expirar. Há um bocado de gente propondo o atual embaixador do país na ONU, Zalmay Khalilzad. Há um pequeno detalhe, porém: ele é cidadão norte-americano. Não é possível que alguém tenha dúvidas de como será percebido no país.

Neste contexto, imaginar uma guerra envolvendo o Irã é uma piada.

Tags: Ásia Central

66 Comentários até agora ↓




  • 1 confetti* // 19/June/2008 às 10:16

    eu*

  • 2 confetti* // 19/June/2008 às 10:19

    hamid karzai tava em paris semana passada pra reuniao sobre seu nation building…tinha encontros que nem respeitou, voltou pra casa furioso quinta à noite….

    parece que mme karzai tbm nao suporta mais as ausencias do marido e seus pesadelos, cheios de gritos….

  • 3 HRP FAST Reloaded // 19/June/2008 às 10:24

    É certamente é uma piada…..mas pra conferir se é mesmo, pergunta pro Mr.X e pro Frangão……

  • 4 Pax // 19/June/2008 às 10:52

    Chegamos num bom ponto de discussão. A frase do post que toca na nevralgia da situação é essa aqui:

    “No entanto, os EUA não conseguem se envolver profundamente no Afeganistão por estarem sufocados pelo Iraque, que exige sua máxima atenção e concentração.”

    Aponta, no meu entender, para o grande erro do Tio Sam que perdeu o foco ao se meter no atoleiro do Iraque baseado em mentiras que não se sustentam e que minam suas alianças.

    Combater o terror internacional poderia custar muito menos e ter muito mais apoio aliado, se bem articulado e executado. Além da aceitação da opinião internacional, que pode parecer pouco, mas no fim das contas não é. Acaba resultando em pressões internas dos países envolvidos e em apoio real. O contrário é, também, real, ou seja, a pressão interna tira o apoio aos EUA e é o que se constata na OTAN.

    Tomara que Obama, com sua capacidade conciliatória, saiba resolver essa situação e arrumar uma boa forma de sair do Iraque com a menor tragédia possível pois McCain já anunciou que continuará com o erro.

    ps.: no bom blog desalmado do Mr X, o desengonçado de 2,11 m de altura, sugeri que ele lesse uma matéria que saiu na revista Piauí sobre Obama. Quem tiver saco pra ler - é enorme, 9 páginas - eu aconselho. Entre no google e digite “revista piauí +obama” sem as aspas, que chega lá.

  • 5 Edu // 19/June/2008 às 11:04

    A simples presença da OTAN e homens bomba do talibã juntos em uma cidade é realmente explosiva.

    Só que se a OTAN sai, o talibã domina e ameaça o mundo… se a OTAN fica, gasta-se rios de dinheiro e faz a população local sofrer com uma gerra recheada de homens-bomba.

    As boas notícias são que quanto mais tempo a OTAN permanecer lá, mais isolado do resto do mundo permanece o conflito. Uma hora o terror acaba, afinal, se a melhor arma deles é o auto-sacrifício, ou eles tem uma taxa de natalidade enorme, ou eles realmente se extinguirão algum dia.

    Eu não vejo alternativa mais rápida…

  • 6 Mr X // 19/June/2008 às 11:06

    Capacidade conciliatória de Obama? Não consegue unir nem o próprio partido…

    Sair do Iraque… E deixar todo mundo se matar em paz…

    Talibã… Irã… Paquistão… Bah… Tem que mandar bala nesse pessoal e converter o populacho ao cristianismo… Ou ao budismo… Talvez a China pudesse ocupar…

    Change!

  • 7 Marcus // 19/June/2008 às 11:09

    Enquanto o Talibã e a Al Caida mandam no Afeganistão, aterrorizando a população e usando-o de base para ataques terroristas no mundo todo, Bush mantém milhares de soldados matando iraquianos.

    Bushistas não são apenas defensores de um genocida; são as pessoas mais imbecis da face da Terra.

  • 8 confetti* // 19/June/2008 às 11:13

    #6 )))

  • 9 Edu // 19/June/2008 às 11:15

    Pax,

    Eu concordo que uma ação articulada e premeditada seria muito mais interessante do que o que está acontecendo, no entanto não acredito que retirar as tropas do Iraque sejam a alternativa correta, não a essa altura do campeonato.

    Já que foi feito, o plano deve ser executado até o fim. Caso haja uma desistência, é bem provavel que venha uma onda terrível de terrorismo proveniente do Irque para cima dos EUA … para a OTAN a mesma coisa.

    Em tempo: se fosse americano não votaria no McCain.

  • 10 confetti* // 19/June/2008 às 11:16

    boss linkou , finalmente, syed saleem shalzad, um dos melhores analistas do asia times !
    eu sei chose, vc so lê o spengler….))

  • 11 Pedro Doria // 19/June/2008 às 11:33

    Edu, pergunto com franqueza: você diz que ‘Já que foi feito, o plano deve ser executado até o fim’.

    Que plano?

  • 12 Pax // 19/June/2008 às 11:46

    Mr X, você mostra que não tem interesse em ler sobre Obama. Tens esse direito. Dê-me os meus. Pelo menos aos meus sonhos.

    Edu, o tal plano, mentiroso - diga-se, é levar goela abaixo a democracia e o “american way” que nenhum deles quer, nem sunitas, nem xiitas, nem curdos. Não há o que fazer lá a não ser sair. A forma é que é a questão. A melecada tá feita. Os EUA não podem entrar em todo o Oriente Médio e dominar. Não há força pra isso. Mesmo que representasse alguma coisa boa, como acham o Mr X e o Chesterton, meus bons colegas de contra-opinião.

  • 13 Renato // 19/June/2008 às 11:48

    Será que essa ofensiva vai se tornar um Tet à moda Taliban?

    Realmente os Talibans não vão sustentar a cidade por muito tempo, mas se os caras souberem se retirar de forma controlada vão configurar um golpe pesado na OTAN.

  • 14 Renato // 19/June/2008 às 11:49

    De fato, o golpe em si já foi dado.

  • 15 Chesterton Dracul // 19/June/2008 às 11:49

    Tem que combater o Taliba matando um a um de seus mebros. O mundo deve se unir com esse objetivo. Aí as coisas ficam mais faceis.
    O Iraque vai bem, obrigado, minhas fontes dizem que Bush vai tirar 30 mil de tropas mes que vem.

  • 16 Chesterton Dracul // 19/June/2008 às 11:50

    Pax, sonhar com o taliba pode, cuida para não acordar molhado.

  • 17 Chesterton Dracul // 19/June/2008 às 11:51

    poder conciliatorio de Obama? Mas onde?

  • 18 Edu // 19/June/2008 às 11:53

    PD,

    kkkk

    Olha, realmente estou assumindo a existência de um plano que, pelo Bush que nós conhecemos, há uma grande possibilidade de não existir!

    Mesmo assim, em vez de um plano, vou assumir que o que foi pensado foi muito simples (e por ser muito simples, cheio de falhas): O que é melhor para os EUA? Tentar resolver o problema do terrorismo diplomaticamente ou meter bala em todo mundo? Acho que depois de eles pensarem um pouco, eles devem ter chegado à conclusão que ao tentar optar pela resolução diplomática, eles veriam mais baixas civis em seu próprio território do que realmente resolução do problema. Como eles reagiram a esse raciocínio: “bom nós levamos a batalha para o quintal deles, onde lá, pelo menos não morrem civis nossos!! Se tudo correr bem, instituímos uma ação dupla: contra o terror e contra um governante que insiste em nos incomodar. Além disso, se a ação for bem sucedida, duvidamos que o Irã irá levantar a crista contra nós, porque já estamos dando o exemplo do fazemos quando isso acontece com o Iraque!”

    Bom aí eles invadiram e estão lá até hoje, aos trancos e barrancos com a vassoura numa mão e a metranca na outra… péssimo, concordo, mas é o seguinte: se, sem guerra nenhuma aconteceu o 11/09, imagina os resultados de uma limpeza mal feita a essa altura do campeonato?! Todos nós sabemos que a capacidade de substituição de líderes terroristas é tal qual a reprodutividade de camundongos… eu acho que as conseqüências seriam detestáveis.

  • 19 Rodrigo // 19/June/2008 às 11:59

    Isso assumindo que o Iraque tinha ligação com a alqaeda…

  • 20 Edu // 19/June/2008 às 12:02

    Pax,

    Há 2 dias discutíamos a legitimidade de arrancar o grelinho fora ou não.

    Há exagerno nessa comparação, porém, em última análise, se o mundo não pode interferir na política de um povo, não deveríamos forçar a barra pela democracia, mas também não deveríamos interferir na cultura religiosa (que é algo muito mais intenso e complicado) bem como na maluca de alguém que inventa de extirpar o prazer feminino!

  • 21 Rodrigo // 19/June/2008 às 12:15

    Eu sou a favor de pegar estes cornos que ficam bancando o macho na internet, amarrar eles, levar eles de helicóptero e soltar no meio de Tora Bora pelados.
    Se vira!

  • 22 Rodrigo // 19/June/2008 às 12:16

    Vai ser macho assim em Kandahar!

  • 23 Edu // 19/June/2008 às 12:19

    #21 e #22

    kkkkkkk

  • 24 Pax // 19/June/2008 às 12:39

    Edu,

    Você forçou a barra demais. Mas toca num ponto interessante: O que justifica uma intervenção armada internacional?

    Não tenho todas as respostas. Mas contra o terrorismo internacional acredito ser justificável.

    Depois de 11/09 os EUA poderiam colocar todas suas forças atrás dos culpados. Direito legítimo que ninguém pode negar. O Iraque foi nesse sentido? Respondo tua pergunta com outra.

  • 25 Marcos // 19/June/2008 às 13:07

    Piada é ver pessoas com sentimento anti-americano torcendo por essa corja chamada Talibã. Combater esse mal é uma obrigação de toda humanidade. Principalmente dos muçulmanos. Deus me livre se essa corja um dia voltar ao poder!

  • 26 katj // 19/June/2008 às 13:09

    Alguém já assistiu zeitgeist?

  • 27 Marcos // 19/June/2008 às 13:09

    Atacar o Talibã era uma obrigação moral da humanidade . Independente do fato de 11 de setembro.

  • 28 Edu // 19/June/2008 às 13:10

    Pax,

    Com certeza não foi legítimo, baseado em um monte de desculpas, etc. Mas onde estão sitiados os culpados do 11/09? Concordo com vc e com o Rodrigo que o Iraque pode não ter nada a ver com o 11/09, mas por incrível que pareça os atentados terroristas aumentaram um pouco durante o ataque, e depois diminuíram (por favor, me avisem se eu estiver errado). Os que eu ouvi falar foram pequenos comparados aos anteriores. Hoje os atentados terroristas estão restritos às áreas ocupadas pela OTAN e EUA…

    Mesmo assim, continuamos no dilema: imperialismo norte-americano ou simplesmente a legítima defesa de um país?

    Penso assim: se existe um bando armado que ameaça a minha família na minha casa, eu não esperaria os caras atacarem primeiro, não mesmo! Eu iria atrás deles, e se não soubesse onde eles estivessem, iria virar de cabeça pra baixo o bairro onde eles vivessem! Prefiro ficar 30 anos preso com minha família viva do que prender alguém por 30 anos com minha família morta! Putz… estou virando um dos valentões da internet do que o Rodrigo se referiu! Droga!

  • 29 Mr X // 19/June/2008 às 13:16

    Ué…

    Aconteceu algum outro atentado nos EUA depois do 11/9?

    Não?

    Intão acho que o plano não tá dando tão errado assim…

  • 30 Mr X // 19/June/2008 às 13:17

    Pax, li a matéria da Piauí… Bom, um pedaço… Era longa… Tou com sono…

  • 31 Rodrigo // 19/June/2008 às 13:18

    Mas ocupação foi a causa e não o efeito do aumneto dos ataques terroristas no Iraque.

  • 32 Darwinista - Los Tres Coitados // 19/June/2008 às 13:59

    Hmmm… Aconteceu outro atentado em solo americano antes do 9/11? Não? Então o que deu errado?

  • 33 Rodrigo // 19/June/2008 às 14:02

    Penso assim: se existe um bando armado que ameaça a minha família na minha casa, eu não esperaria os caras atacarem primeiro, não mesmo! Eu iria atrás deles, e se não soubesse onde eles estivessem, iria virar de cabeça pra baixo o bairro onde eles vivessem! Prefiro ficar 30 anos preso com minha família viva do que prender alguém por 30 anos com minha família morta! Putz… estou virando um dos valentões da internet do que o Rodrigo se referiu! Droga!

    Pedro, este raciocínio so vale para os EUA?

  • 34 Mr X // 19/June/2008 às 14:17

    Aconteceu sim Darwinista… O outro atentado às torres gêmeas, de 93…
    E mais…

  • 35 Mr X // 19/June/2008 às 14:18

    Terrorista bom é terrorista morto. E que não gostar, que junte-se à luta ao lado deles.

    :-P

  • 36 Dino // 19/June/2008 às 14:18

    Terroristas? Mas não eram chamados de mujahidins quando os soviéticos estavam por lá e os chamavam de dushmans? Até o Rambo combateu lado a lado com eles, agora são bandidos que devem ser exterminados? Vai entender…

  • 37 Caramujo // 19/June/2008 às 14:21

    Faço votos que a americanalhada boazinha fique atolada no Iraque e Afeganistao uns mil anos no mínimo, e que gaste trilhoes por lá para nada. Nunca vencerao aquelas tribos primitivas. Assim, nem McCain nem Obama terao fôlego para atacar e destruir outros países, que foi o que sempre fez Titio Sam mundo afora.

    Também faço votos que o barril de petróleo chegue a 500 dólares até a macacada aprender a andar de scooter ao invés de Hummer. Até o rio Mississipi dá dando o trôco neles e nao há nada que a “maior potência do planeta” possa fazer, senao sentar e esperar que mamae Natureza afague a cabecinha dela.

    Haja grana pra consertar o estrago! Vastas áreas da Louisiana ainda estao na merda desde Katrina (tudo bem escondidinho do povao beócio); imaginem agora Iowa com água pelas orelhas. O bilhetinho verde só leva paulada; a decadência começou ô ô…

  • 38 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 19/June/2008 às 14:21

    o que falta no mundo é hombritude, coragem, carater, ranqueza e gente determinada a resolver as questões. A esquerda deixa o barco rolar até a tragédia se consumar…então pede pinico.

  • 39 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 19/June/2008 às 14:22

    Caramujo, a inveja é uma merda, você é prova disso.

  • 40 Edu // 19/June/2008 às 14:28

    #39,

    kkkkkk

  • 41 Darwinista - Los Tres Coitados // 19/June/2008 às 14:31

    X,

    Tem toda razão, pisei na bola agora. De qualquer forma, não dá pra comparar a quantidade de atentados em território americano com a quantidade de atentados em outros países…

    E quanto ao #35, concordo.

  • 42 Rodrigo // 19/June/2008 às 14:35

    Engraçado, o cara fala que não gosta de terrorista mas na verdade ajudou a criar um monte. Vai entender a cabeça dessa reaçada…

  • 43 Catatau // 19/June/2008 às 14:45

    Será que os EUA não intervém mais por causa do Iraque, ou pq seus interesses por lá já estão muito bem realizados?

    Quanto ao Talebã, de fato é como você disse, e como o Robert Fisk já chamou a atenção em The Great War for Civilization: o domínio Talebã é algo como a voz de refugiados e segregados alçada à universalidade de um país inteiro. Retira-se o Talebã do poder, e logo está de volta. Para acabar com tal ameaça, deveria-se antes terminar com o que a torna possível. O que cria uma situação dificilmente contornável.

  • 44 Rodrigo // 19/June/2008 às 14:48

    Ihh rapá, não fala do Robert Fisk por aqui não que a reaçada não gosta…

  • 45 Caramujo // 19/June/2008 às 15:10

    Chupacabra irado no # 38:

    Ué, Chupacabra….num intendí, bichim sanguinário. Num é qui outro dia vosmicê afirmô aqui no pedaço que dáva-lhe agudo sofrimento ler meus comentários?

    Pelo visto, tá gostano di sofrê, né bichim? E até responde! Masoquista de carteirinha, ein Olavao? Treinando pra sadô, o grande estratega do teclado, vencedor das guerras do Titio mundo afora. Nao é por menos que vosmicê é vassalo de americano: Adora comprar camisa - Made in China! - na Flórida a 10 dólares a dúzia!

    Bichim contraditório esse Chupacabra…Xô, general da banda, vá ajudar seu patrao no Iraque, e fique por lá se tá tao bao!

  • 46 Rodrigo // 19/June/2008 às 15:14

    O Frangão é o Eulevo Carvalho? Ora porra, cof, cóf, eu não sabia…

  • 47 Caramujo // 19/June/2008 às 15:16

    E mais, Dracul. Da próxima vez que for puxar o saco do seu Titio, dê um pulinho lá pelas bandas da Louisiana por onde passou o Katrina. Ficou igualzinho a sua Flórida querida, sua querida pátria adorada. Garanto que vai gostar. Aproveite e pergunte ao pessoal lá o que eles acham do seu queridinho Bucho.

  • 48 RW in Miami // 19/June/2008 às 15:38

    Ei, Caramujo , quem mora na Florida sou eu, e nao o Chest… ;-)

  • 49 Fabio Passos // 19/June/2008 às 20:37

    Os EUA são n vezes piores para o mundo do que o Talibã…

    Um império sanguinário que espalha a violência e a barbárie por todo o planeta.

    E fazem isso para… roubar dinheiro!

    Os EUA são a ditadura global. São ladrões assassinos pilhando o planeta…

    EUA = Terrorismo

    Que caia de podre este império terrorista.

  • 50 marco // 19/June/2008 às 20:43

    Traduzindo Pedro Dória: o talibã é invencível, a situação no Afeganistão é imutável, o Iraque é um atoleiro sem arrozais, a guerra contra o Irã, caso seja necessária, será impossível pelas razões acima.

    Portanto: a Otan deve deixar o Afeganistão entregue aos talibãs, seus legitimos e incontestáveis donos, os EUS sair do Iraque e permitir que o Irã construa suas bombas em paz.

    Quanto a um ataque nuclear a Israel e bombas terroristas explodindo cidades impuras do Ocidente, tudo poderá ser explicado com frases de espírito como - bem, viver é perigoso…Existem males que vem para o bem, e outras…

    Por incrível que possa parecer existem individuos, povos e países que não aspiram o suicídio como seu futuro.
    Por isso a situação de guerra naquela região do mundo.
    É uma reação a quem jurou de pé junto nossa destruição.

    A escalada militar é inevitável, a não ser que os delicados destruidores de civilizações e explodidores de Budas e torres mudem o curso de sua ação.

    ma

    ma

  • 51 marco // 19/June/2008 às 20:45

    Fora isso tudo vai bem.

    ma

  • 52 Fabio Passos // 19/June/2008 às 21:00

    Noam Chomsky sobre a invasão do Iraque:

    “Fracasso Monumental”

    God Bless America!
    Sieg heil!

  • 53 Fabio Passos // 19/June/2008 às 21:11

    Este vídeo é esclarecedor… Noam Chomsky soltando o verbo! É antigo mas continua atual…

    http://www.youtube.com/watch?v=Epa-BXFfXJs

    Reparem no relato de Chomsky sobre a declaração de importante integrante de uma ONG que estava no Iraque, tentando reorganizar serviços de saúde, educação…

    A declaração é sobre os invasores estadunidenses:

    “Arrogantes, ignorantes e incompetentes”

  • 54 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 19/June/2008 às 21:15

    50 , rsrsrsrs

  • 55 Fabio Passos // 19/June/2008 às 21:36

    “EUA de Bush seguem 10 passos para virar ditadura”

    Naomi Wolf descreve em dez passos o “fim da América”:


    1) a referência a uma ameaça permanente (no caso, o terrorismo)
    2) criação de um gulag (a prisão de Guantánamo)
    3) formação de uma casta violenta (republicanos radicais)
    4) montagem de um sistema de vigilância interno (espionagem de cidadãos)
    5) opressão de grupos cidadãos (grupos contra a guerra são ameaçados)
    6) perseguição e permissão de prisões arbitrárias
    7) ameaça a cidadãos
    8) controle da imprensa
    9) tratamento de dissidência como traição
    10) suspensão do Estado de Direito.

    E arremata:

    “Isso é o que o governo Bush está fazendo com o país.”

  • 56 HRP FAST Reloaded // 19/June/2008 às 21:46

    Puta que o pariu!
    Matou a pau….o Rambo lutou com os Talebans…..o exercito do mal sovietico….derrotado pelos Talebans e Ramboooooo!!!!!!!!!!!
    Que porra louca!

  • 57 Fabio Passos // 19/June/2008 às 22:15

    Vejam este vídeo com Naomi Wolf…

    “Talk by Naomi Wolf - The End of America”

    http://www.youtube.com/watch?v=RjALf12PAWc

    Logo no início ela relata conversa com uma amiga - filha de sobreviventes do holocausto - que é esclarecedora…

    “They did this in Germany. They did this in Germany.”

    Exagero? Evidente que não… ela não é tão refinada e densa quanto Gore Vidal, Noam Chomsky e Harold Bloom

    … mas pelo jeito já caiu a ficha até nos classe média.

    EUA = Ditadura fascista

  • 58 Fabio Passos // 19/June/2008 às 22:26

    Que legal…

    Naomi Wolf compara “Triumph of the Will” de von Riefenstahl com o “Mission Accomplished” de George “genocida” Bush…

    E ela arremata:

    “Hitler said:
    We have to invade Czechoslovakia because they’re a staging ground for terrorists and they’re abusing their ethnic minorities…

    E quantos repetem isso neste blog…

    O assassino em série george bush deveria procurar um bordão diferente… este era do Füher!

    God Bless America!
    Sieg Heil!

  • 59 marco // 19/June/2008 às 23:13

    Naomi Wolf descreve em dez passos o “fim da América”:


    1) a referência a uma ameaça permanente (no caso, o terrorismo)
    comentário- que existe.

    2) criação de um gulag (a prisão de Guantánamo)
    comentário - favor se informar melhor sobre a diferença entre gulag e uma prisão para terroristas.

    3) formação de uma casta violenta (republicanos radicais)
    comentário- ?

    4) montagem de um sistema de vigilância interno (espionagem de cidadãos)
    comentário - necessário para evitar ( tentar ) novos atentados terroristas

    5) opressão de grupos cidadãos (grupos contra a guerra são ameaçados)
    comentário- ?

    6) perseguição e permissão de prisões arbitrárias
    comentários - ?

    7) ameaça a cidadãos
    comentário - ?

    8) controle da imprensa
    comentário - ??

    9) tratamento de dissidência como traição
    comentário - ?

    10) suspensão do Estado de Direito.
    comentário- ???????

    by ma

  • 60 Caramujo // 19/June/2008 às 23:28

    RW in Miami: Hi there!

    Bem sei que você mora em Miami, prezado. É que, antes de você aparecer por aqui, o Olavao Chupacabra, um remediado deslumbrado de tendências nazistóides e que afirma ser médico, avisou pra turma aqui que viajava para Miami frequentemente pra comprar umas camisas espetaculares a 1o dólares cada, imagino que em algum flea market por lá. Peguei no pé e até hoje faço gozaçao. O Dracul é o mestre copia-e-cola do blog.

  • 61 Fabio Passos // 19/June/2008 às 23:45

    Marco, leia “Os carrascos voluntários de Hitler”.

    São voluntários!

    Não é de todo sua culpa… é assim mesmo que funciona.

    Só faltou repetir…

    “We have to invade IRAQ because they’re a staging ground for terrorists and they’re abusing their ethnic minorities…”

    Leia alguns comentários acima… vai se reconhecer.

  • 62 Mr X // 20/June/2008 às 10:04

    Naomi Wolf é uma anta, e o reflexo da decadência na educação nos EUA.

    Além de desconhecer totalmente uma ditadura. Deviam mandar todos esses esquerdistas para o Oriente Médio, para a Coréia do Norte, pra aprenderem o que é bom. Lá nem vão poder publicar seus livros de “denúncia” e ganhar milhões.

  • 63 anrafel // 20/June/2008 às 11:04

    De fato, alguns atentados ao processo democrático são de deixar estupefatos e sem resposta qualquer um. Pelo menos, no início.

  • 64 Rodrigo // 20/June/2008 às 11:36

    Podiam fazer os esquerdistas americanos falar com os americanos que criaram a Escola das Américas (de triste memória)…

  • 65 marco // 20/June/2008 às 18:54

    Fabio Passos, com todo respeito, você é a velhinha de Taubaté de Fidel.
    Acredita em tudo. É comovente.

    abs,
    ma

  • 66 Nostromo // 21/June/2008 às 12:57

    podem falar o que quiser dos talebans,
    mas uma coisa nao se pode negar:
    eles sabem lidar com as mulheres…

Seu comentário