Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

Quem é e o que pensa Barack Obama?

June 8th, 2008 · · 87 Comentários

Saiu hoje, no Estadão, um longo perfil que escrevi do candidato democrata à presidência dos EUA:

Quando, anos mais tarde, condenou a Guerra do Iraque, ele argumentaria com base nas conclusões que tirou da vida. Seus pais tentaram se reinventar abandonando as tradições e, no processo, perderam a própria identidade. A tradição é o que dá liga à sociedade. Perante a mudança, a tradição sempre resiste. Mudança, na história, vem a passos lentos. Para ele, há ingenuidade no ideal do sonho americano de que idéias, por si, causam grandes mudanças. Idéias não bastam. Barack Obama, como o descreveu Larissa MacFarquhar num perfil para a revista The New Yorker, ‘é profundamente conservador’. Democracia não seria simplesmente imposta num país onde ela jamais existira.

Obama é conservador na maneira de ver o mundo e a sociedade, mas um político que segue fielmente a tradição social da esquerda americana. Eleito em 1996 para o Senado Estadual de Illinois, propôs 233 leis sobre saúde pública (incluindo a tentativa de implantar um sistema universal, que foi rejeitado), 125 dedicando recursos para assistência social e 112 tratando de criminalidade, como programas de reintegração à sociedade, o alívio de penas para certos crimes e maior controle na venda de armas. Nas 823 leis que apresentou, mais da metade se inclui nesses três grupos.

Muitos ainda argumentam que Obama, politicamente, é um desconhecido. Que não sabem o que ele representa. Talvez este texto ajude a compreender como ele vê o mundo e o que ele representa.

Atualização - Nessa manhã de domingo, o servidor de O Estado está demorando muito a dar resposta, muitos de vocês não estão conseguindo acessar o link. A matéria está na página 4 do caderno Aliás, para quem tiver uma cópia em papel do jornal. Em algum momento do dia o servidor deve voltar ao ar.

Tags: EUA

87 Comentários até agora ↓




  • 1 Pax // 8/June/2008 às 9:04

    Tentei com o Ópera e com o Mozilla e nenhum dos dois abriu o link.

    Só eu?

  • 2 RW in Miami // 8/June/2008 às 9:14

    Eu tb to aqui, seu Pax… Concordando com o PD que o Obama e’ “conservador”… ;-)

  • 3 surfando na jaca // 8/June/2008 às 9:55

    Pax, eu idem. Melhor ir ao Estadão.

  • 4 Ricardo Cabral // 8/June/2008 às 10:03

    Difícil de comentar. Sempre fui simpático ao Obama, ainda que no começo tb achasse interessante ver a Hillary na presidência.
    A dificuldade de comentar é por conta dessa minha parcialidade, sobretudo por conta desse perfil tão favorável ao candidato.

  • 5 Mr X // 8/June/2008 às 10:43

    Já eu acho qu o Obama vai ser péssimo.

    O Obama “conservador”? Em que sentido? Só fala em “change”.

    No outro dia ele disse até algo assim: “America is a great nation. Let’s change it”.

    No mais, sistema de saúde universal, controle de armas, mais impostos, maior intromissão estatal na vida do cidadão, são coisas que sempre fracassaram.

    E qual a posição de Obama sobre Israel, Irã, terrorismo? Num dia diz uma coisa, no outro, outra, dependendo da platéia.

    Não, não gosto do Obama. O Pedro Oba-Obamista parece um ingênuo adolescente.

    Enfim. Que fiquem com suas ilusões. Ilusões existem pra isso mesmo, para serem desiludidas.

  • 6 Zé Bush // 8/June/2008 às 10:47

    well….que o rapaz seja bem intencionado e envolvido com os menos afortunados, tudo bem. Talvez venha a aprender que o idealismo vazio é apenas uma forma de deslumbramento pueril das massas. Não se faz Política criando expectativas de “mudanças” . Costuma sair caro…

  • 7 Nassau // 8/June/2008 às 10:49

    Não consegui abrir o link.

  • 8 Monsores // 8/June/2008 às 10:55

    Pax,

    Aqui também não abre…

  • 9 Pax // 8/June/2008 às 11:02

    Não consegui ler. Uma hora consigo.

    Independente da leitura e da própria análise de quem é Obama, acredito que o mote da sua campanha seja correto: Mudança.

    O planeta mudou, os reacionários não querem mudar, só que o novo tabuleiro exige mudanças. Se os EUA não partirem para elas de forma decisiva, cairão feio. Os sinais já estão mais que apontados, estão feridos em sua capacidade militar, envolvidos em atoleiros que não conseguem sair, estão feridos em sua capacidade econômica e estão perdendo aliados. São constatações sem juízo de valor se esse enfraquecimento é bom ou ruim. São fatos.

    Do lado de cá, torço que haja mudanças. Muitas. E que sejam boas. Não acho que a queda ou mesmo um enfraquecimento brutal dos EUA seja bom para o todo e para mim individualmente.

    Não gosto dos EUA xerifes do mundo, mas não quero outros xerifes que desconheço, e a priori me incomodam, surgindo pela aterrizagem forçada da velha águia que fez muita bobagem por aí.

    Não quero um mundo islâmico ou comunista pra viver.

  • 10 Mr X // 8/June/2008 às 11:24

    Mudança nem sempre é bom, Pax.

    Eu acho o seguinte: o período de prosperidade (1945-2001) tá acabando. Crise da bolsa, alimentos caros, tribalismos, terrorismo, guerras e tais vem por aí. O tal mundo multipolar será mais instável que o Pax depois de beber duas cachaças e três tequilas. Vai até dar saudade da Pax Americana (prima do nosso Pax aqui). Aproveitem enquanto é possível.

    Tá certo que, pela lógica da democracia, o pessoal cansou do Bush e dos conservadores e agora seria a hora dos democratas. Mas o “change” que o Obama promete não é aquele que vá ajudar muito.

    Talvez eu seja cínico, mas desconfio muito daqueles que prometem mudança e salvações milagrosas, que acham que tudo pode ser resolvido por decreto. O Obama no outro dia disse até que ia fazer o nível do mar descer.

  • 11 Pax // 8/June/2008 às 11:47

    Enorme, ambíguo e desengonçado Mr X de 2,11 m de altura e um bom blog desalmado:

    - Você é reacionário. Nada errado em ser, mas admita que as mudanças te assustam. Você ainda teme que o comunista atrás do teu armário possa lhe fazer algum mal. E agora ainda teme que além do comunista venha um extremista e termine o serviço explosivamente.

    Nada contra você temer essas coisas. Mas posso não compartilhar desse temor? Ou, pelo menos, posso mitigar esse temor com a esperança que haja mudanças necessárias? Não acredito em nenhum milagre repentino, mas entendo que mudar o rumo da prosa já é um grande passo.

    Agora corre que o comunista tá com a espada em riste e correndo em tua direção.

  • 12 Mr X // 8/June/2008 às 12:07

    Hahahaha! Reacionário é a vovozinha. I belong to the future!!!!

  • 13 Pedro Doria // 8/June/2008 às 12:23

    Mr X, belong to the future desde que ele seja igualzinho ao passado, não é?

    Ou o futuro pode ser diferente? Em sendo diferente, como se não pode mudar?

  • 14 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 8/June/2008 às 12:28

    Pax, change = troco.

    Esta definição do Obama é creepy!

    I used to think that Obama was a sort of updated version of George McGovern, with a generous helping of Jimmy Carter’s self-righteousness thrown in for good measure. I now believe I misread Obama. He is something far more grandiloquent, and far more toxic. He is a reprise of 1960s radicalism, burnished by a Harvard education, underwritten by the simmering resentments of an anti-democratic elite that never recovered from the shock of Ronald Reagan, the end of the Soviet Union, and the stupendous, historically unprecedented, prosperity of the last two decades. They will not easily forgive America for those victories, and an Obama presidency would make sure they were not repeated.

  • 15 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 8/June/2008 às 12:30

    Alias, a coluna da Fernanda Torres, na Vejinha de hoje, está ótima de novo.
    Agora fala do Cantagalo…é uma delicia ver uma ex-revolucionaria aprendendo…

  • 16 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 8/June/2008 às 12:34

    as mudanças não incomodam o reacionario, ao contrario. Por exemplo, vou me mudar para um apartamente maior e estou achando ótimo.
    As mudanças para pior é que sempre incomodam….vide o Brasiu…..

  • 17 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 8/June/2008 às 12:43

    aqui o link da Fernanda Torres

    http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro/editorial/m531/a-catacumba

  • 18 mila // 8/June/2008 às 12:47

    Então Barack é um socialista conservador ou um conservador socialista?

  • 19 mila // 8/June/2008 às 12:55

    Para os reacionarios a única mudança permitida seria aquela sugerida pelo príncipe de Lampedusa do livro Il gattopardo (O Leopardo) escrito por Giusepe Tomasi di Lampedusa sobre a decadência da aristocracia siciliana durante o Risorgimento : “tudo deve mudar para que tudo fique como está”.

  • 20 Proftel // 8/June/2008 às 13:00

    Uma série de atitudes do Bush nesses anos de governo conseguiram fazer com que os não simpáticos aos EUA se aproximassem, não formaram um bloco (nem há como) mas ficaram mais simpáticos entre si enxergando um “inimigo” comum - os EUA -..
    Me pergunto se os eleitores por lá têm essa visão, até onde sei, só enxergam o próprio umbigo.
    Se não estão nem aí “prô resto” do mundo ganha McAim.
    Ainda creio que a briga mesmo ainda não começou.

  • 21 Zehpiaui // 8/June/2008 às 13:01

    Tenho medo de Barack Obama

  • 22 Proftel // 8/June/2008 às 13:05

    Obama me passa impressão de ser o Collor norte americano.
    Só falta dizer que os EUA produzem “carroças”.

    kkkkkkk rsrsrsrsrs

    :-))))

  • 23 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 8/June/2008 às 13:08

    O problema e o encanto da palavra “Mudança” é o seguinte. Todos querem mudar…os outros. É da natureza humana colocar a culpa de suas más escolhas nos outros.
    Então quando um político diz - CHANGE - e uma pessoa aprova, é óbvio que ela não está satisfeita. E os insatisfeitos são maioria entre aqueles que não foram aquinhoados com dotes pessoais, como beleza, saude e inteligencia. Os insatisfeitos são os burros, os doentes e os feios. (vide Clint Eastwood in the Bad, the Ugly, the….).
    Bom, aí aparecem alguns relativamente bem dotados e vem nesse fato uma janela de oportunidades politicas, eles são os igualitarios (para os outros , é óbvio).
    Eles prometem aos feios a beleza, aos burros a inteligencia e aos doentes a saúde. Claro que não conseguem entregar a mercadoria, então precisam de um discurso cada vez mais incisivo e frequente ( o Lula não para de falar) para continuar nas graças das massas.
    E dê-lhe a extorquir as massas com novos impostos, prometendo que são para tirar do rico para dar aos pobres, e a ilusão continua.
    Por isso um aviso, não há maneira de um governo melhorar a vida do pobre sem melhorar a vida do rico, só com fuzilamento sumário dos ricos(alguns esquerdistas chegaram a tanto).
    Não há classe social mais vulnerável a mudanças, isto é, menos preparadas para mudanças que a dos pobres.

  • 24 Zé Bush // 8/June/2008 às 13:16

    well…..eu não tenho medo do Obama.Tenho medo dos que acreditam nele. Esse povo está sendo enganado da forma mais sórdida e leviana possível. Obama joga com a “esperança” e isso é coisa prá profissional.

    Traçando um paralelo meio capenga…uma coisa é alimentar esperança aqui no Brazil, na base do crédito consignado e do paternalismo eleitoreiro de bolsa-família. Tempos depois chega a conta da realidade no bolso do cliente e a esperança que se foda.

    Outra coisa é pegar o mote “anti-bush”, chutando cachorro morto e fazer disso uma bandeira de “mudanças”. Falar mal do Bush é a coisa mais fácil e simplória do mundo. Até o McCain está mantendo uma certa distancia do Bush e nem faz tanta questão de um “apoio” dele.

    Reformistas costumam achar um limite para suas mudanças: a realidade. Conservadores são obrigados a reformar, até mesmo para não perder a realidade de vista.

  • 25 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 8/June/2008 às 13:43

    gostei dessa última frase.

  • 26 Mr X // 8/June/2008 às 13:49

    Surpreendente a Fernanda Torres, hein? Bom texto.

    Reacionários Unidos jamais serão vencidos! :-P

    As mudanças podem ser boas ou ruins, depende da mudança. Acabar com as favelas e com o tráfico seria uma mudança boa.

    As mudanças propostas pelo Obama são ruins. Vocês vão ver.

    No mais, o status quo hoje é liberal esquerdista, portanto ser de direita é que é ser revolucionário e acreditar em mudanças, verdadeiras, no futurooo!

    Como diz o Millôr, “quando digo ‘no meu tempo’ estou falando do futuro”!

  • 27 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 8/June/2008 às 13:57

    se Obama lembra vocês de alguns politicos, ele me lembra isso

    http://i45.photobucket.com/albums/f78/jonjayray/laborday.jpg

  • 28 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 8/June/2008 às 13:59

    Note the hammer and sickle, the two great Soviet symbols. There were many affinities between Nazism and Communism. They were rivals for the support of those in that era who wanted — dare I say it — Change.

  • 29 Pax // 8/June/2008 às 14:01

    Actually I don´t know where you belong, dear Mr X. I just know I live in a different place, despite respecting your huge intelligence.

    Well, as Zé Bush, relative huge…

    Cheque, quase mate.

  • 30 Nassau // 8/June/2008 às 16:43

    Agora são oferecidas duas alternativas.

    A republicana apresenta um respeitável herói de guerra com idéias talvez nem tanto diferenciadas do atual mandatário. Suas intenções de votos não extremamente elevadas tendo em vista que ele é o candidato do governo mais impopular da história estadunidense, praticamente em empate técnico com o seu oponente democrata, para quem é o candidato do Bush não é pouca coisa, na verdade é uma façanha. Um fenômeno eleitoral, pelo menos segundo as pesquisas.

    A democrata apresenta um candidato com o discurso da mudança e com histórico militante e legislativo bastante “liberal” no mal sentido da palavra para os critérios conservadores, e como se não bastasse negro, principalmente para os critérios de lá onde uma gota de “sangue” negro já torna qualquer mestiço por mais “clarinho” que seja em afro-descendente. Este cara tinha tudo para perder, mas o seu desempenho também é surpreendente chegando a vencer dentro de seu partido uma candidata que construiu a sua candidatura há pelo menos oito anos, bem conhecida, esposa de um ex-presidente carismático e que dominava a máquina partidária e ainda ultrapassar por pouco o seu adversário republicano. Um fenômeno, também segundo as pesquisas.

    Então estamos diante de dois fenômenos, se nenhum desses fenômenos for pego saindo com travestis, pelo menos por enquanto fica difícil prever o resultado.

  • 31 SOLDADONOFONT // 8/June/2008 às 19:29

    !! @V@NTE OBAMA !!

    .

  • 32 marco // 8/June/2008 às 19:32

    mila // 8/June/2008 às 12:55

    Para os reacionarios a única mudança permitida seria aquela sugerida pelo príncipe de Lampedusa do livro Il gattopardo (O Leopardo) escrito por Giusepe Tomasi di Lampedusa sobre a decadência da aristocracia siciliana durante o Risorgimento : “tudo deve mudar para que tudo fique como está”.

    Mila, cara, a frase em questão é do sobrinho do príncipe, Tancredi.

    No mais, o livro é considerado um dos melhores romances já escritos na Itália. O que é muito.

    abs,
    ma

  • 33 Arpex // 8/June/2008 às 20:55

    Esse perfil deve ser um tratado, tá carregando desde 19h! Alguém manda um link piratão aí pra mim, acabou o jornal a essa hora…

  • 34 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 8/June/2008 às 22:15

    quem pensa em mudança tem que ter medo disso aqui

    http://nemersonlavoura.blogspot.com/2008/06/o-patrimonialismo-definido-em-uma.html

  • 35 surfando na jaca // 8/June/2008 às 22:44

    Pusta quem partiu, os reaças citando Fernanda Torres. Quem é essa uma? Vejinha? Prota melvia, onde chegamos??? Por favor, encontrem um reaça ilustrado com lomba novinha em folha, que esses caras já tão calejados.
    Quero viver num mundo totalmente comunista e livre. Se é para dizer no que queremos viver, essa é minha utopia. E o resto é giripoca na covanca.

  • 36 surfando na jaca // 8/June/2008 às 22:46

    Mila, a frase podia ser a popular adaptação do francês, mudam-se as mosca, mas tudo continua a mesma melvia! Tudo bem, não teria tanta erudição.

  • 37 Arpex // 8/June/2008 às 23:21

    Concordo com o surf. Chester, mau gosto do cacete… suástica, Fernanda Torres… porra… Também, não vou chutar cachorro morto. A brincadeira agora é pular carniça.

  • 38 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 9/June/2008 às 0:32

    Fernanda Torres , herdeira da esquerda festiva ipanemense (até o Leblon) acabou se dando conta de que o minsitro Gilberto Gil é um doidão inconsequente.

    A suástica abaixo (ou acima) da foice e do martelo mostra bem a relação entre um partido de trabalhadores alemão e os comunistas.

    quem quer viver num mundo comunistas provavelmente quer viver de favores alheios. Vai se encostar no INAMPS….

  • 39 Andre Fucs // 9/June/2008 às 0:46

    Pedro, como diz o Mr. X você está muito Oba-Oba-ma.

    eu acho o cara muito bom de discurso mas muito populista, assusta. já a hillary parecia maluca de tao cega pelo cargo, assusta tbm.

    mccain é boi de piranha, do tipo lançado na corrida pra perder mas ao menos não gastar os tiros dos republicanos da próxima eleição.

  • 40 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 9/June/2008 às 1:01

    olha que McCain vai dar trabalho…..

  • 41 Linda // 9/June/2008 às 1:15

    Em uma democracia é muito difícil fazer mudanças radicais. Existem competências e responsabilidade limitando o poder de mudança. Em lugares onde existem os poderes estruturados, as instituições funcionando direitinho, a margem para manobra é pequena.

  • 42 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 9/June/2008 às 1:32

    País com 75% de analfabetos funcionais entre 15 e 64 anos. A esquerda, esperança até há alguns anos, defende a corrupção como algo necessário _ afinal, “todos os que vieram antes fizeram o mesmo” e o governo distribui cada vez mais bolsas assistenciais. Não é o máximo?

    Essa frouxidão moral serve de escudo para quem age como o compadre do presidente da República, que negocia favores lesando o Estado em centenas de milhões de reais. Também protege a ministra-chefe da Casa Civil, presidenciável, e a mantém cúmplice do tráfico de influência. Permite a propagação de jornalistas de serviços que blindam o governo e têm dívidas com bancos públicos perdoadas.

    Sem cobrança dos eleitores, CPIs viram moeda de troca: o PSDB deixa que a dos cartões corporativos acabe em nada, o PT não faz tudo que pode para investigar a Alstom. A solidariedade também está presente quando a companheirada do Banco do Brasil engana a Previdência e ganha aposentadorias milionárias _ mesmo BB, aliás, que compra bancos públicos micados sem licitação. Ninguém fala nada.

    O silêncio também ronda Celso Daniel, que continua injustiçado, pois aqueles a quem ele chamava “parceiros” preferiram sociedade com o que há de mais vil no mundo do crime. Alinharam-se aos narcotraficantes das Farc, abriram as portas do mercado para dinheiro da máfia russa e da corrupção angolana.

    Aposto que os filhos de todos esses políticos e apanigüados estudam nos melhores colégios. Futuros doutores, talvez advogados como a filha de Roberto Teixeira, ou empresários bem-sucedidos como Paulo Henrique Cardoso e Lulinha.

  • 43 Arpex // 9/June/2008 às 2:34

    O discurso do Obama na AIPAC foi medonho. Se queria contar com o apoio da comunidade judaica dizendo que Jerusalém deveria ser exclusivamente israelense, só conseguiu se eles são muito burros.

    Barack Hussein Obama está lulalizado. Sabe que com um nome desses, se não dobrar a touça não tem pudê, mas perdeu a noção e o bambú vai rachar. Na palestina a essa altura devem estar fazendo boneco de Obama pra queimar nas vielas.

    Acho que ficou lesado pela disputa com a Hillary, chei de fome de pudim. Perdeu a noção.

  • 44 confetti e a ilusao* // 9/June/2008 às 4:36

    a Time tem uma seçao interessante chamada “the page”….tudo sobre a campanha, atualizada anytime…olha so a foto de obama biker…))

    http://thepage.time.com/

  • 45 João Paulo Rodrigues // 9/June/2008 às 8:48

    É interessante a nova crítica dos conservadores (os neo, os old, os de sempre…). Até bem pouco, pespegavam nos liberais, esquerdistas e outros a pecha de “reacionários”, pois estavam contras as mudanças que o novo mundo globalizado etc. e tal. Posavam de arautos das mudanças definitivas, das reformas incontornáveis (e muitas eram mesmo). Agora vem com todo esse papo do pera lá, mudança é só uma palavra vazia, não é bem assim, vamos com calma, devagar com o andor, a política não é assim e por aí vai. Só rindo.
    Eu sou a favor de várias das mudanças relativas a livre-mercado, reforma do estado e por aí vai. E acho que as mudanças de proteção social que o Obama poderá fazer também são bem vindas.
    Bom, tudo isso para dizer que, como venho escrevendo lá no Reinaldo, vai dar Obama, e, creio, de lavada. Se bobear, uma lavada histórica.

  • 46 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 9/June/2008 às 9:19

    E acho que as mudanças de proteção social que o Obama poderá fazer também são bem vindas.

    chest- achismo baseado em que?

    “A única condição para o triunfo do mal é que os homens de bem não façam nada.” (Edmund Burke).

    “Não é fácil desvencilhar-se de ideologias; elas confortam espíritos menos inquietos e mais arredios ao conhecimento.” (Orlando Tambosi).

  • 47 mila // 9/June/2008 às 12:09

    Blog reinaldo azevedo DA VEJA sobre a candidatura de BARACK OBAMA:

    “Por Reinaldo

    Bem, meus caros, como vocês sabem, escreve alguém que não caiu na chamada “Obamamania”. Deixei a exaltação do “corpo moreno, cheiroso e gostoso, da cor do pecado” de Obama para Marcelo Coelho e para a desinibida Amber Lee. Acho Obama um picareta de estilo terceiro-mundista que irrompe na política americana. Mas, até aí, convenham, é questão de gosto.

    (…) Que diabo se passa com o Partido Democrata americano, que tem como favoritos uma mulher e um negro com sobrenome islâmico e nenhum homem branco paraenfrentá-los? (…) Para bom entendedor: tomo o par “homem branco” como apelo simbólico à tradição e à conservação de um modelo que, inegavelmente, deu certo e fez a maior, mais importante e mais rica democracia do mundo, que venceu, por exemplo, o embate civilizatório com o comunismo.”

    Opinião parecida com alguns reacionários daqui.

  • 48 mila // 9/June/2008 às 12:11

    MacCain é o presidente ideal para sepultar o imperio!

  • 49 mila // 9/June/2008 às 12:12

    Assim como Brejnev fez com a falecida URSS. Os dois velhinhos até se parecem.

  • 50 mila // 9/June/2008 às 12:13

    So lembrando, a HISTÓRIA não acabou, como alguns vaticinaram.

  • 51 mila // 9/June/2008 às 12:15

    Por que os judeus torcem contra OBAMA?

  • 52 mila // 9/June/2008 às 12:38

    Para OBAMA agora é que começou a guerra. Pois terá que se eleger contra a mãe de todos os PFLs, o partido Republicano, que o lingüista Noam Chomsky classificou recentemente como um partido sem escrúpulos, detentor de uma máquina difamatória que já lhe trouxe várias vitórias.

    Quanta semelhança com o Brasil. Será que o PIG de lá vai ter a coragem de difamar, caluniar e injuriar OBAMA como o daqui? Confesso que estou louca para ver o comportamento da midia americana.

  • 53 Chesterton // 9/June/2008 às 13:34

    Falou o Noam Chomsky? Pode apostar que é bull-shit.

  • 54 ballantyne // 10/June/2008 às 2:54

    Puta merda. Quanta gente ignorante que comenta repetidamente nesse blog, hein?

    Pure Brazilian Bullshit, in its most sorry and representative state.

    Hey, assholes: you guys fucking suck!

  • 55 Global Voices Online » Brazil: The Black President Before Obama // 16/June/2008 às 22:16

    [...] conservador’. Democracia não seria simplesmente imposta num país onde ela jamais existira. Quem é e o que pensa Barack Obama? - Pedro Dória Weblog When, years later, [Obama] condemned the Iraq War, his arguments where based [...]

  • 56 Global Voices Online » Brazil: The Black President Before Obama // 16/June/2008 às 22:16

    [...] conservador’. Democracia não seria simplesmente imposta num país onde ela jamais existira. Quem é e o que pensa Barack Obama? - Pedro Dória Weblog When, years later, [Obama] condemned the Iraq War, his arguments where based [...]

  • 57 Eco-Rama » Brazil: The Black President Before Obama // 17/June/2008 às 11:47

    [...] conservative’. Democracy could never be simply imposed in a country where it never existed. Who is Barack Obama, and what does he think? - Pedro Dória [...]

  • 58 Brazil: The Black President Before Obama | President-Obama.com // 17/June/2008 às 21:26

    [...] conservador’. Democracia não seria simplesmente imposta num país onde ela jamais existira. Quem é e o que pensa Barack Obama? - Pedro Dória Weblog [someone who's under the misconception that their opinion matters to anyone] [...]

  • 59 Global Voices in Italiano » Brasile: Il Presidente Nero che ‘venne prima di Obama’ // 26/June/2008 às 5:54

    [...] conservador’. Democracia não seria simplesmente imposta num país onde ela jamais existira. Quem é e o que pensa Barack Obama? - Pedro Dória Weblog Quando anni dopo [Obama] condannò la Guerra in Iraq, lo fece in base alle [...]

  • 60 Miss Jane // 30/August/2008 às 13:09

    Claro, você pegou o bonde andando….Eis o que diz o tal do New Yorker:
    In his view of history, in his respect for tradition, in his skepticism that the world can be changed any way but very, very slowly, Obama is deeply conservative.

    Tradução: Na sua maneira de ver a história, no seu respeito da tradição, no seu cepticismo de que se possa mudar o mundo de alguma maneira que não seja lenta, bem lenta, o Obama é profundamente conservador.

    Então já poide para com sua propaganda de baixo nivel. Fora de contexto, se diz qualquer besteira.

  • 61 PAÇOQUINHA // 20/October/2008 às 18:57

    O BARACK OBANA TEM QUE PERDER ELE É O ANTI - CRISTO!!!
    FAÇA ESSE COMENTÁRIO EM TODOS OS SITES DE NOTICIAS!!!

  • 62 XANYTTA // 29/October/2008 às 9:44

    CLARO QUE OBAMA NAO E O ANTICRISTO.PARA QUEM LE A BIBLIA SABE QUE O ANTICRISTO SERA JUDEU E VIRA DA EUROPA.SE FOR A VONTADE DE DEUS E FOR ELEITO,EU TENHO POUCAS DUVIDAS QUE OBAMA VEM ABRIR O A CAMINHO AO ANTICRISTO.POIS TODO O SEU PASSADO E UM MISTERIO.ELE VAI DESMANTELAR OS ESTADOS UNIDOS

  • 63 Joka Chezz // 31/October/2008 às 16:26

    Obama vai deixar bem calaro, de uma vez para sempre que a cor da pele nada tem a ver com a inteligência. Força Obamolândia!!! Chegou a hora de dar a Justiça um lugar nos E.U.A.

  • 64 JUNIOR // 31/October/2008 às 20:30

    OBAMA É UM DEMAGOGO…NA VERDADE NENHUM DOS CANDIDATOS É QUALIFICADO…MAS PROS LATINOS VAI SER UMA DESGRAÇA SE OBAMA GANHAR…OS DEMOCRATAS TEM TRADIÇÃO EM SE VOLTAR PARA A AMERICA LATINA E “PRESSIONA-LA” QUANTO MAIS AGORA NA CRISE…

  • 65 Millenie // 1/November/2008 às 16:19

    Obama é o melhor!!
    Obama is the best!

  • 66 Debazinha // 3/November/2008 às 12:59

    OBAMA EH O ANTI-CRISTO MESMO!

  • 67 Múcio Morais // 5/November/2008 às 8:43

    Em meio a euforia motivada pela simbologia da eleição de Barack Obama, o mundo se pergunta se esta eleição pode trazer respostas conseqüentes para o enfrentamento das conseqüências geradas pela atual crise;
    Perguntas importantes precisam ser respondidas, a crise atual, na verdade, é o conjunto de uma série de crises estruturais que vêm sustentando o atual modelo selvagem e tendencioso capitalismo; O modelo que mantem o mundo sob controle do poder econômico, que mantêm os pobres produzindo para os ricos, que conserva as hegemonias tradicionais tanto da América quanto da Europa: Não estou muito certo se a cor da pele de Obama realmente traduz uma nova filosofia, temo, que o negro educado por brancos, em escolas de brancos e dentro das perspectivas e pensamento dos brancos, não passe de um grande “blefe” lançado sobre as expectativas e sonhos de um mundo ansioso por mudanças, ainda que nem saibam de fato quais serão; Este momento é uma incógnita, o que é real mesmo é o fato de que eu e você precisamos ter nossos próprios sonhos, projetos e planos, que a cada manhã precisamos nos levantar e automotivados continuar nossa caminhada…
    Se Obama não significar mudança, então sejamos cada um de nós um agente de tranformação: Se ele significar mudança, então nos inspiremos nele para realizar nosso quinhão…

    Múcio Morais
    Palestrante e Coaching
    http://www.muciomorais.com

  • 68 Múcio Morais // 5/November/2008 às 9:24

    Obama Chegou!
    Múcio Morais – Palestrante e Coaching Empresarial, (31) 3082-7271 – e-mail: contato@muciomorais.com, site: http://www.muciomorais.com

    Em meio a euforia motivada pela simbologia da eleição de Barack Obama, o mundo se pergunta se esta eleição pode trazer respostas conseqüentes para o enfrentamento das conseqüências geradas pela atual crise;
    Perguntas importantes precisam ser respondidas, a crise atual, na verdade, é o conjunto de uma série de crises estruturais que vêm sustentando o atual modelo selvagem e tendencioso do capitalismo; O modelo que mantém o mundo sob controle do poder econômico, que mantêm os pobres produzindo para os ricos, que conserva as hegemonias tradicionais tanto da América quanto da Europa: Não estou muito certo se a cor da pele de Obama realmente traduz uma nova filosofia, temo, que o negro educado por brancos, em escolas de brancos e dentro das perspectivas e pensamento dos brancos, não passe de um grande “blefe” lançado sobre as expectativas e sonhos de um mundo ansioso por mudanças, ainda que nem saibam de fato quais serão; Em uma democracia é muito difícil fazer mudanças radicais. Existem competências e responsabilidades limitando o poder de mudança. Em lugares onde existem os poderes estruturados, as instituições funcionando razoavelmente, a margem para manobra é pequena, existe um labirinto de interesses e lóbis;
    • Penso que os grandes e imediatos desafios da nova liderança americana está na mudança de postura no relacionamento dos EUA com a América do Sul, África e Oriente, desde sempre a América tentou impor seus modelos e convicções pela força da intimidação ou das armas, que o diga o desastroso governo Bush que felizmente está no final (espero),
    • A América precisa aprender a olhar para o lado e perder a mania de olhar para baixo, precisa aprender a fazer parceiros ao invés de cúmplices, aprender a dialogar no lugar de pressionar, precisa perceber que a terra gira em torno do Sol e não em torno da América,
    • Outro desafio será conquistar a confiança dos atuais agentes motores do mundo, definir uma radical mudança postural em sua política externa, alguém acredita que isso vai acontecer? Sinceramente eu quero acreditar;
    • A América precisa repensar os 700 bilhões anuais em armamentos e confrontar esta filosofia com o escandaloso déficit alimentar do mundo;
    Este momento é uma incógnita, o que é real mesmo é o fato de que eu e você precisamos ter nossos próprios sonhos, projetos e planos, que a cada manhã precisamos nos levantar motivados e continuar nossa brilhante caminhada pela vida…
    Que o mundo não está dividido entre Obamas e Maccains, também não é justamente retratado pela mídia sensacionalista que quer nos fazer acreditar que o mundo está dominado pelos Lindenbergs, Richtofens, Cravinhos, Beiras mar e outras aberrações desta fantástica humanidade,
    Se Obama não significar mudança, então sejamos cada um de nós um agente de transformação: Se ele significar mudança, então nos inspiremos nele para realizar nosso quinhão: A nossa caminhada não está dividida entre antes e depois desse moço, mas sim entre antes e depois da nossa decisão de levar em frente nosso próprio projeto de vida e diariamente conquistar mais um pedaço dessa tal felicidade…
    Sucesso a todos!

    Múcio Morais – Palestrante e Coaching Empresarial – (31) 3082-7271 – e-mail: contato@muciomorais.com / site: http://www.muciomorais.com

  • 69 nilton de souza moraes // 5/November/2008 às 9:54

    eu quero é botar meu bloco na rua,sergio sampaio

  • 70 ADEMARIO jR // 5/November/2008 às 12:23

    Bem…gostem ou não …mas Obama chegou e agora ele sabendo ou não o que vai fazer, terá que sentar , respirar…pensar no abacaxi que tem que descascar e resolver se quizer continuar na casa branca…..observem e cobrem ….pois , todos tem o direito de provar que somos capazes, não só ele …mas nós também.

  • 71 Cristiano Lombardi // 5/November/2008 às 14:19

    Chegou a hora de fazer história na América. Acredito em Obama, embora eu não seja norte-americano. Mas o excesso de expectativa sobre o mandato dele pode atrapalhá-lo um pouco.
    Tomara que ele seja sábio o suficiente para lidar com a herança maldita deixada por Bush e resolver tantos problemas causados nos últimos oito anos.

  • 72 anonimo // 5/November/2008 às 21:25

    epa, eu quando li q os insatisfeitos sao “os burros, os feios e os doentes” tive mesmo de comentar. mas q raio de elitismo é esse? sera q n conseguem parar de olhar po proprio umbigo, por mais bonito q ele seja? n se sentem sequer minimamente insatisfeitos, tristes, revoltados, por haver pessoas numa situaçao muito pior do q a vossa? sentem o medo da mudança devido ao egoismo, devido ao medo de a vossa vida descer de nivel caso “o pobre”, como gostam de chamar ao povo, comece a ver os seus desejos a serem realizados. n, os insatisfeitos n sao so os mais desfavorecidos, mas tambem aqueles q conseguem imaginar se na sua situaçao e sentem insatisfeitos com a injustiça q essas pessoas têm de enfrentar. realmente so tem medo da mudança quem pensa q esta tudo bem, e se voces pensam q esta tudo bem, entao os iludidos n sao as massas q apoiam obama - sao voces. n espero nem o melhor nem o pior deste novo presidente americano, aguardo para ver o q ele pode fazer. mas pelo menos ja me agrada a sua mensagem de esperança, a diferença q o distingue do resto dos politicos e q o levou a assumir o cargo. boa sorte obama, esperemos q a confiança do povo americano n tenha sido ma depositada

  • 73 alyne // 6/November/2008 às 16:13

    olha pow eu acho que ele pode sim mudar mas para nos ele ta falando que vai slavar estados unidos pow
    fala serio ne
    ele pode melhorar
    isso e ne se tambem nao esta o fim dos tempos por que diz a bibilia que nos fim de tempos
    ira aparecer uma pessoa totalmente diferente de deus e que promtetera mil coisas
    e fara
    so se ja esta perto a vinda de deus
    que ver observem em apocalipso essas coisas que estou falando
    cuidado gente

    !

  • 74 Ana Caley // 7/November/2008 às 7:48

    eu acho k o Obama agora terá d mostrar trabalho
    , acho k cm empenho, muita dedicação e sem muitas ilusões consiguirá chegar lá, enfim temos d xperar pra ver.

  • 75 Anônima // 8/November/2008 às 1:37

    Li a página toda e vi diversas opiniões a respeito de Obama, mas o que mais vi aqui foi preconceito.
    O que importa se ele é negro e a sua adversária era uma mulher… simplesmente haviam um homem e uma mulher concorrendo ao cargo e o povo o elegeu e provávelmente não foi pela sua cor, mas pelo que eles acreditam que ele possa fazer pelo país e tomara, tenham feito a escolha certa.
    Não cabe a nós julgarmos precipitadamente a ninguém e promessas, não há um só candidato que não as façam, portanto eu prefiro não ter uma opinião hoje sobre Obama, o tempo por si só, nos dará a resposta.

    “Para aqueles que ainda não aboliram do coração a escravatura, lembrem-se: Não ficará registrado a cor da sua pele, em sua sepultura.”

    Que Deus ilumine Obama, que Deus ilumine o mundo!

  • 76 Jairo José Barbosa // 9/November/2008 às 12:28

    Destaquei o seguinte trecho a seguir: ”
    Barack Obama, como o descreveu Larissa MacFarquhar num perfil para a revista The New Yorker, ‘é profundamente conservador’. Democracia não seria simplesmente imposta num país onde ela jamais existira”.

    Penso se que efetivamente o novo Presidente dos EUA, tem esse perfil, diante do atual momento dessa crise econômica sem precedentes, pode ser um grande ponto a favor e encontrar o rumo certo.

    Não que eu também seja conservador.

    O atual momento mundial, requer de forma inadiável que alguém aponte o caminho para uma solução. Porém, nenhum governante poderá agir de forma imprudente.

    Mas, o fato é que ele deverá agir, queira ou não, a história lhe cobrará isso ainda que passem décadas

    Então, nesse aspecto ser conservador no momento americano, como a maior economia do planeta, acaba fazendo que de passos seguros e com eficiência, pelo menos é o que se espera. Não podemos confundir conservador com covardia, omissão ou falta de competência.

    Ele terá de agir e se abraçar às demais nações que estão dando passos importantes, porque, se esses países sucumbirem diante desta crise, os Estados Unidos sucumbirão juntos, eis que, não haverá pontencia mundial que se sustente ainda que produza muito, se não tiver consumidores.

    Por tudo isso acredito que Barack Obama, não deixará de ser um conservador, porém, consciente com um bom tempero de ousadia.

    Terá de ser assim, pois, como dizia Carlos Lacerda “o futuro é o que se ousa e não o que se teme”.

  • 77 Benvindo Manuel Banda // 11/November/2008 às 13:56

    Na minha opinião Barack obama será um bom presidente.confesso que tambem estou preocupado pelo facto dele assumir o poder numa altura em que a economia do país está em crise,mas em fim confio nas suas capacidadses e acho que irá encontrar saídas

  • 78 Rodrigo kanda // 12/November/2008 às 9:10

    Eu acho só o futuro dirá se o Obama vai mesmo governar bem ou não visto que ele acaba de assumir o poder numa altura em que a economia do pais esta em crise,mas vamos esperar e acho ele tudo fará para se dar bem.

  • 79 Ivan Darini // 13/November/2008 às 12:05

    EM QUEM CONFIAR ?
    Quando pensamos em antigos reinados,o que mais lembramos são as espadas e lanças, cavalos ricamente ornamentados, castelos enormes com suas majestosas torres, reis coroados e lindas princesas. Mas nem sempre percebemos algo de vital importançia nisso tudo; o poder do rei.Poder absoluto.Na mão do rei estava a vida e a morte.No entanto, a sabedoria divina aconselha: Não confieis em principes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação.Sai-lhes o espirito e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia perecem todos os seus designios. (salm 146.3-4) O rei Herodes. depois de aclamado como um deus pelo povo, morreu devorado por vermes. Devemos confiar em Deus. Em todos os momenntos e em todas as circunstancias. Ele está acima de qualquer poder constituido pelo homem. O que nos parece impossivel, Ele realizará sem qualquer possibilidade de que sua vontade possa ser impedida.”Eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar” (IS 59-1)
    O nosso Deus é eterno, sem sombra de variação.Poderoso e nos ama com misericórdia.

  • 80 Leonardo Melo // 14/November/2008 às 8:59

    pq vcs nao se preocupam um pouco com o Brasil, e deixam os americanos viverem a vida deles, brasileiro se preocupa com a presidência dos EUA e as vezes nao lembra nem em quem votou nas ultimas elições

  • 81 Katyhlen // 14/November/2008 às 18:14

    Não fale q o OBAMA é o anti-cristo…. pois ele não tem poder algum…. se ele estiver sozinho…sem as bençoes de Deus…..
    todo lider é escolhido por Deus!!
    talvez vc não concorde muito de ter um presidente negro…. ainda mais em um país como o EUA…. Mas esse homem pode quebrar muitas bareiras…. como o racismo nos ESTADOS UNIDOS…..
    eu não sei pra que ter racismo…. qual a diferença de uma pessoa branca para um negro???
    eu só vejo uma a cor…..
    isso muda alguma coisa no carater da pessoa???
    não seja uma pessoa racista, porq racismo não leva a nada!!

  • 82 Rebeca // 15/November/2008 às 15:45

    acho que Obama tem sim, todo o direito e a benção de Deus para libertar os EUA. se não for ele, acho que então, provavelmente, ninguém será.

  • 83 MESSIAS // 17/November/2008 às 10:44

    bom! sobre o Obama, eu estudei no livro do apocalipse que um homem teria poder sobre todas as naçoes, e que faria um acordo de paz pelo serto periduo, fico um pouco resacioso, porque a biblia diz, Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. I tess. 5,3 não quero dizer que ele seja o anti-Cristo! mais, joão batista veio antercededo a Jesus, preparando o caminho da salvação, porque o anti-Cristo também não pode ter o seu.

  • 84 jean // 18/November/2008 às 14:10

    o obama é racista cum ele mesmo..odeio ele …um dia numa reportage ele disse ki ele nao é negro ele é chocolaty ( pra mim kem fala isso tem preconceito cum sua propia cor…acho ki ele se espois de mais pa midia…sabe como é neh o famozo pa se aparece faz até macaco vira sapo…

  • 85 Wagner // 20/November/2008 às 21:46

    O escritor George w. Forrel, escreveu em seu livro Ética da Decisão: ” A Vida não exige decisão, a vida é uma decisão”, embora os Estados Unidos tenham decidido colocar um novo presidente, para governar a nação sobre o aspecto da esperança de ver novamente o País economicamente Saudavel e o desejo de reconstruir a segurança fragilizada com os ataques terrorista, os americanos decidiram(tomaram sua decisão) e isso mostra que de certa forma a “Democracia” esta sendo exercida o que é muito bom para um Nação soberana.
    O crédito foi dado a Barac Obama,agora devemos esperar e torcer para tudo dar certo, afinal estamos falando da maior economia do Mundo, e como dizia William Shakespeare “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que,com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar ” , se o povo americano esta cometendo um erro ou não o tempo dirá, mas estou certo de que fizeram uma escolha, tomaram suas decisões,agora que venham os resultado, bons ou ruins, os bons(glória) os ruins(uma lição de vida), afinal perfeito só um Deus, e quando cremou o Homem e Mulher deixou sobre sobre seus Ombros a Árdua missão de “Tomar suas Próprias Decisões”, aqual chamamos de:”Livre Árbitro”

  • 86 BRITO D. MANUEL // 16/December/2008 às 16:03

    OBAMA É AQUELE FILHO QUE VEIO DE UMA FAMÍLIA HUMILDE , MAS COM IDEAS DE NOBREZA É CLARO QUE O MUNDO DELE ESPERA, COMO ELE MESMO DISSE “Vamos colocar as mãos no arco da História e torcê-lo mais uma vez em direção à esperança de um dia melhor.”
    QUERO COM ISTO DIZER QUE JUNTOS FAREMOS O OBAMA VINCULAR-SE COM AS SUAS PRETENÇÕES E A MUDANÇA SERÁ O SINONIMO DA NOSSA EXISTÊNCIA…

    VIVA OBAMA
    ANGOLA: 16.12.2008

  • 87 O savador da pátria...? // 26/December/2008 às 13:08

    Quando jesus aqui chegou trazendo novos rumos aos fracos e oprimidos, seu pacto de novo rumo, a muitos chocaram ,visto q a muitos seria inconveniente;porèm ,nada o deteve, pois se tratava de um novo ideal de vida; consubstanciado na grande força q rege o mundo, o amor, é tudo q se precisa p/ as grandes propostas de mudanças e consequentemente muita coragem e capacidade p/ tamanha envergadura a q se propõe.
    Não podendo c/ isto resolver as questões fundamentais de cada um, uma vez q todos nós temos nossas pedras no caminho… se isto não se deu - nos fez melhor,deixando-nos um novo código de ética e moral; onde nos aponta uma um novo ãngulo de q tudo depende da força q ainda dorme dentro de nós, nossos potenciais.
    Foi sim um marco na história da humanidade, o grande divisor de águas,(há quem pense: isto é piegas) pode até ser, p/ aqueles q não conseguem enchergar alèm das cifras e aparencias. Antes q se faça uma crítitca, é impresindível q se enquadre em conhecimentos mais profundos daquele a ser questionado.
    E assim caminhou a história…
    Idéias e costumes arcaicos se alinharam, exemp. relevante: libertação dos escravos.
    Se não satisfez a todos resolvendo seus interesses e problemas pessoais mas ficou uma diretriz p/ quem queira se situar e se conduzir de forma mais cômoda.
    Não, podemos deixar de considerar q o equilí-
    brio, está na diferença das coisas.
    O q seria do rico se não fosse o pobre?
    Q tal um pensamento uno de q tudo vai dar certo?
    Se Obama estiver engando a muitos, com certeza, não será por todo o tempo.
    Deixem q ele mostre a que veio, afinal, quem poderá apontar c/ 100% de acerto um salvador
    de sua pátria?

Seu comentário