Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

E se Bob Kennedy não tivesse morrido?

June 6th, 2008 · · 72 Comentários

Em agosto do ano passado, escrevi para o Estadão esta reportagem que segue. Hoje, o assassinato de Bobby Kennedy faz 40 anos.

Robert Francis Kennedy foi assassinado na madrugada de 5 de junho de 1968 com três tiros disparados por Sirhan Bishara Sirhan, jovem radical palestino. Horas antes, Bob havia vencido as primárias do Partido Democrata na Califórnia. As pesquisas indicavam que também venceria no Estado de Nova York, que o elegera senador.

O primeiro tiro disparado por Sirhan, embora de calibre .22, bala pequena, atingiu o candidato na base da orelha esquerda e atravessou-lhe o cérebro. Não teve chances. Aquela noite trágica serve de ambiente para Bobby, filme dirigido por Emilio Estévez, em cartaz nos cinemas brasileiros. É um momento de virada na política americana. “A vitória de Richard Nixon, naquele ano, iniciou um grande período de hegemonia do Partido Republicano”, explica Robert Mason, professor da Universidade de Edimburgo e autor de Richard Nixon e a Busca de uma Nova Maioria (não publicado no Brasil). A renúncia de Karl Rove, principal estrategista político do presidente George W. Bush, na semana passada, é um dos sinais daquilo que a revista britânica The
Economist batizou de “a virada à esquerda americana”.

O possível fim desse período conservador nos EUA permite um exercício de especulação voltando àquele dia fatídico de 1968: E se Bob tivesse sido eleito presidente no lugar de Nixon? “Ele tinha pressa em retirar as tropas do Vietnã”, diz enfático Evan Thomas, biógrafo de Kennedy e editor-assistente da revista Newsweek. “Esta guerra tem que acabar”, discursara o senador Robert Kennedy ao declarar-se candidato à presidência.

Mas ele nunca chegou à presidência. Os últimos soldados americanos só deixaram Saigon em abril de 1975. “Kennedy era um homem pragmático e romântico ao mesmo tempo”, continua Thomas. Como ministro da Justiça e número 2 no governo de seu irmão John (1960-1963), Bob foi fundamental no processo de acabar com a segregação aos negros no sul dos EUA. Também esteve ao lado de John na pior crise da Guerra Fria: o bloqueio naval americano a Cuba para forçar a retirada de mísseis soviéticos.

Bob era o homem encarregado de executar as ordens mais duras do irmão, incluindo a pressão política a parlamentares. Mas era também ligado profundamente a questões sociais como pobreza e racismo. Num tempo de grande efervescência racial, em que negros se organizavam em milícias, como os Panteras Negras, Bob Kennedy era o único político branco que atraía seus
votos.

“Ele aprendeu a duras penas o resultado negativo de políticas intervencionistas no exterior”, diz Robert Dallek, historiador da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), autor de Nixon e Kissinger. A Guerra do Vietnã e a política agressiva de John contra Cuba haviam sido erros, avaliava Bob. Dallek se entusiasma: “Sabe o que seria do mundo sem Nixon? Não haveria Pinochet no Chile. Não haveria Watergate. Por causa de Watergate e Vietnã, o cidadão americano não confia em seu governo. Essas coisas afastam as pessoas da política. E sem o golpe no Chile, a imagem dos EUA em toda a América Latina também seria muito diferente.”

A imagem romântica de quase presidente, aquele que prometia encerrar a campanha no Vietnã, que num país ainda racista discursava por igualdade de direitos, embala até hoje setores à esquerda do Partido Democrata. Mas há quem sugira que Bob não fosse assim tão de esquerda. É a tese de outro de seus biógrafos, Michael Knox Beran. Em 1968, 40% dos trabalhadores dos EUA eram sindicalizados, um alto contraste com os atuais 15%. Ainda assim, o senador Kennedy enfrentava os sindicatos, pregando a necessidade de uma reforma para endurecer o sistema de seguridade social. Só nos anos 90 Bill Clinton viria a fazer essa reforma.

O ano de 1968 era difícil para um candidato do Partido Democrata. O presidente democrata Lyndon Johnson estava desgastado pela Guerra do Vietnã. Achou que o risco de disputar a reeleição não valia a pena e, nas primárias, apoiou seu vice, Hubert Humphrey, contra Bob Kennedy pela indicação do partido. Com a morte de Bob, Humphrey disputou a presidência com o republicano Richard Nixon, que também não estava tão forte. Humphrey perdeu a eleição presidencial por muito pouco, lembra o professor Robert Mason. “Muitos acham que se as eleições fossem uma semana depois, Nixon teria perdido. Um candidato tão carismático como Bob Kennedy, que propunha soluções tão novas para os problemas, poderia ter sido eleito, sim.”

Sua dificuldade seria provavelmente outra, no próprio Partido Democrata, para conseguir a indicação contra Humphrey, privilegiado pela máquina partidária. Intrincada, controlada por chefes locais, enrolada no jogo de subornos dos líderes sindicais e com vínculos mafiosos, só vencia eleições internas do partido quem a máquina indicasse. Kennedy precisaria ainda virar
esse jogo, comprometendo-se.

E se, naquela cozinha tumultuada do Hotel Ambassador pela qual passou após fazer o discurso de vitória nas primárias californianas, Robert Francis Kennedy não tivesse sido assassinado? “Seus partidários imaginam a melhor das presidências”, diz Mason. “Mas, talvez, após um governo por demais à esquerda, a resposta conservadora viesse ainda mais intensa.” E, assim, o igualmente carismático governador da Califórnia, Ronald Reagan, talvez tivesse mais cedo sua chance de chegar à Casa Branca.

Tags: EUA · História

72 Comentários até agora ↓




  • 1 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 5:58

    inauguro com prazer esse post dedicado à bob kennedy, aquele que disse um dia :

    ” se eu nao tivesse nascido rico, teria sido revolucionario”

    estava sempre do lado do pobre e do oprimido !

    faz falta….

    rip forever

  • 2 josef mario // 6/June/2008 às 6:44

    Companheira confetti e a ilusão
    Eu, josef mario, devo dizer que, a exemplo deste companheiro bobo kennedy, sempre estive do lado do pobre e do oprimido, enquanto esquerdista, maoísta e bolivariano. Todavia, como eu, josef mario, nunca fui bobo nem nada, o meu lema é um pouco diferente: “se eu não tivesse nascido pobre, jamais teria sido um revolucionário”.
    Muito obrigado

  • 3 *aiaiai de malas prontas* // 6/June/2008 às 6:48

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Confetti e josef formam a melhor dupla desse blog.
    sobre o Bob, não dá para saber, mas acho que teria sido um grande presidente.
    Pior é que não sai da minha cabeça que o mesmo pode acontecer com o Obama…os eua não parecem muito preparados para uma guinada à esquerda. E tem muita gente armada naquele país.

  • 4 Darwinista // 6/June/2008 às 7:41

    Vamos ver quem será o primeiro a vir com aquele papo de que “…e se é bobagem”, “pra que perder tempo com revisionismo histórico”, “o que interessa é discutir como as coisas são, não como poderiam ter sido…”.

  • 5 Zictor // 6/June/2008 às 8:06

    Especulações e mais especulações.

    Teria sido um grande presidente? Um presidente medíocre? Um mau presidente?

    Com certeza era uma pessoa notável. Dificilamente teria sido um presidente medíocre.

    Obama, bom ou mau, também não será um presidente medíocre. Acho que as histórias de que ele é só casca são inconsistentes. É o mesmo tipo de boato que se gera a respeito de um candidato que tem um impacto tão forte.

  • 6 Brancaleone ( o cara do open...) // 6/June/2008 às 8:14

    Bom, Obama não tem nada de diferente alem da côr. Em épocas de hipócritamente corretos, um presidente negro ( e nem tããããão negro assim) é mais para validar a teoria americana do “self made man”.
    Eu acho que vai ser no máximo um Collor americano.

    Já quanto ao Bob, gostaria de saber que arma disparou o projétil .22

    Embora eu seja admirador deste calibre e modestamente muito bom com minha Remington 66 cal. 22, na época do crime eu contava com uns 8 anos e minha vida airada e criminosa não começou naquela época…

  • 7 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 8:58

    http://www.bobby-kennedy.com/photos/campaign/bob10.jpg

  • 8 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 9:07

    aqui um video com o anuncio da morte de bob kennedy….
    mas tem que engolir a publicidade ibm antes…))

    http://www.history.com/media.do?action=clip&id=tdih_jun05_broadband

  • 9 Darwinista // 6/June/2008 às 9:16

    Muito bom o vídeo, confetti!

  • 10 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 9:44

    morto por um palestino, quem diria….achava que colocariam a culpa num judeu.

    É muito facil saber o que faria Bob no poder, é só olhar para o Jimmy Carter….

  • 11 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 9:45

    “paris match” dessa semana ( com ysl na capa e 40 paginas so pra ele…) publica o testemunho de juan romero, ajudante de garçon no restaurante do hotel ambassador de LA, onde bob foi assassinado…juan é aquele carinha que o mundo inteiro conhece, pois segura a cabeça de bob, caido no chao apos os tiros, na foto de bill eppridge, da life….
    os minutos precedendo o assassinato foram assim :
    bill barry, guarda costas de bob, por motivos de segurança nunca tirava o governador do palco pelo mesmo caminho…naquele dia, propos ao senador sairem por uma porta lateral, interditada ao publico; bob preferiu sair pela cozinha do hotel…..num local de 65 mts2, umas 50 pessoas excitadas, querendo ter a honra de apertar a mao do futuro presidente, que passava lentamente de um à outro, sorrindo, à vontade…
    de repente o tiro, varios tiros…
    juan romero, que sentiu passar uma bala raspando em seu rosto, vendo bob caido no chao, pensou “que ele tivesse escorregado no solo molhado da cozinha”….ajoelhou-se, segurou sua cabeça e suas maos e ouviu o senador dizer baixinho :
    “everything is ok”

  • 12 Mr X // 6/June/2008 às 9:58

    Pior é que não sai da minha cabeça que o mesmo pode acontecer com o Obama…

    Bem… O Bob foi assassinado por um palestino… Por essa lógica, acho que o Obama poder terminar sendo morto mesmo é por um palestino… Cuidado, hein? Esses palestinos estão todos loucos.

  • 13 Mr X // 6/June/2008 às 10:11

    Fora do tema — PD

  • 14 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 10:16

    vapt vupt ! )))

  • 15 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 10:17

    Fora do tema — PD

  • 16 Dino // 6/June/2008 às 10:18

    Fora de tema — PD

  • 17 Dino // 6/June/2008 às 10:36

    ”Sirhan na verdade,sempre foi um cristão que demonstrou escasso interesse em se envolver com causas ou grupos.Preferia gastar o tempo livre em corridas de cavalo”.

    A ultima linha do relato de Moldea é uma afirmação direta e taxativa :
    -Sirhan Bishara Sirhan assassinou,conscientemente,o senador Robert Kennedy.E agiu sozinho.

    Sirhan Bishara Sirhan disse uma vez na prisão :

    - Agora eles podem me mandar para a câmara de gás.Mas já sou famoso. Consegui em um dia o que Kennedy passou a vida inteira para conseguir.

    Em suma… Um verdadeiro estadunidense.

  • 18 Suzana // 6/June/2008 às 10:42

    A todos que gostam do verdadeiro fotojornalismo, sugiro uma visita ao site de Harry Benson (http://www.harrybenson.com/), fotógrafo presente ao Embassador Hotel.

    As fotos estão no arquivo “Portfolios - Photojournalism”.
    Abs

  • 19 Mr X // 6/June/2008 às 10:49

    Sirhan Sirhan era um malucão, com claros problemas mentais, leiam na wikipedia. Tão “estadunidense” que nasceu em Jerusalém de uma família árabe…

    No mais, é incrível como a esquerda acredita em “salvadores da pátria”, ou até, do mundo. Robert Kennedy, Obama, Al Gore… “Ah, se eles tivessem sido eleitos, tudo seria diferente! Viveriamos em paz e haveria rios de chocolate!”

  • 20 Doida de Pedra // 6/June/2008 às 10:54

    Temos a tendência de romancear um pouco aquilo que não foi e poderia ter sido.

  • 21 Darwinista // 6/June/2008 às 10:55

    Suzana,

    Ótima a dica, o site é muito bom. As fotos do Hotel Ambassador são marcantes.

  • 22 Doida de Pedra // 6/June/2008 às 10:55

    PD,

    Esse bloqueio de comentários é só para as meninas, seu filtro é machista? :D

  • 23 anrafel // 6/June/2008 às 11:03

    Com a morte de Bob, a esquerda democrata e suas teses mais, digamos, radicais encontraram em Eugene McCarthy (que sobrenome!) o candidato a ser apresentado. Mas a Convenção de Chicago, em agosto, deu a vitória a Humphrey.

    Naquela época, os líderes democratas escolhiam os delegados e isso talvez tenha sido determinante para que idéias tão populares naquele momento tenham sido derrotadas no meio democrata.

    Em 1972, mais um candidato democrata, George McGovern, prometendo a retirada imediata das tropas do Vietnam. Mas aí tudo indica que alas dos próprios democratas jogaram a favor de Nixon. O que no Brasil já levou o nome de ‘cristianização’.

    Curiosidade mórbida: Bob Kennedy estava preocupado com o trânsito. Achava que não chegaria a tempo ao hotel. O motorista garantiu que sim e pisou fundo. Era John Frankenheimer ao volante. O diretor que havia feito “Manchurian Candidate”, em 1962, tido como uma previsão do assassinato dos irmãos Kennedy.

  • 24 Suzana // 6/June/2008 às 11:14

    Darwinista;

    Eu é que agradeço a correção do meu “Embassador” ;o)
    Abs

  • 25 Darwinista // 6/June/2008 às 11:16

    Suzana,

    Te juro que nem percebi que você escreveu errado!

    Abs

  • 26 luís // 6/June/2008 às 11:25

    Fora de tema — PD

  • 27 Bernardo Caicedo // 6/June/2008 às 11:28

    bons tempos aqueles em que politica parecia ter importancia…as pessoas pensavam que tinha alguma diferença entre um kennedy ou nixon…entre Lula ou FHC..como eramos ingenuos não??
    hoje sabemos bem que mesmo os EUA podem se dar ao de deixar Obama concorrer a Casa Branca e talvez, suprema heresia, até ser eleito..
    pq a segurança na hegemonia da corporações e do sistema financeiro é absoluta..lá como cá eleger qualquer um nao tem nenhuma importancia no frigir dos ovos..

  • 28 anrafel // 6/June/2008 às 11:45

    Que o processo de escolha do vice não seja tranformado pelos democratas na segunda etapa da sua árdua luta para perder essa eleição presidencial.

  • 29 Caramujo // 6/June/2008 às 11:54

    Análises recentes do vídeo que fazia naquela dia fatídico o jornalista de origem polonesa que seguia a comitiva de Bob K. (o polaco escrevia um livro sobre Bob) e que o seguiu com a camera na mao, uns 15 passos atrás, depois que o senador entrou naquela cozinha, indicam um total de 13 tiros disparados e nao 3, provavelmente por dois atiradores e nao somente um. O jornalista nao consegiui ver os atiradores, mas sua camera gravou o som de 13 tiros, segundo recentes análises com equipamento ultra-moderno.

    O suposto assassino (Shirham) foi dominado e jogado ao chao quase que instantaneamente. De onde estava, o ângulo de tiro (a bala que atravassou o cérebro do senador) era impossível. Havia um outro atirador no local. Notícia publicada ontem indica que o dossiê será reaberto. O jornalista polaco, ainda vivo, aposentado e hoje dono de restraurante na Polônia, foi entrevistado recentemente. Declarou que, ao entrar na cozinha logo após, viu o senador caído nao chao e um indivíduo - que ele nao conseguiu afirmar com certeza que era o Shirham, encostou uma pistola na barriga dele. Num segundo, ele pensou em agarrar a pistola, mas no segundo seguinte, decidiu viver e afastou-se. Nao se sabe por onde escapou o indivíduo em questao.

    O assassinato do Bob K. foi uma conspiraçao do KKK e da máfia americana. Shirham foi um dos assassinos de aluguel pra fazer o serviço. Até hoje nao disse tudo o que sabe, por isto ainda está vivo. Esta novela ainda nao acabou. Mas é claro que qualquer conclusao a que chegará uma nova investigaçao nao mudará nada. A maioria dos protagonistas do drama já estao todos mortos e tentar advinhar o que teria sido um Bob K. presidente dos USA é pura especulaçao sem importancia alguma.

  • 30 Linda // 6/June/2008 às 12:33

    Bob tinha tanto ou mais carisma que John. Rico, era sensível à causa dos mais pobres. Também, fazendo parte da equipe do irmão, adquiriu um pouco mais de experiência, tornando-se contrário à política imperial de guerras. É lógico que um comandante dá o tom mas, a equipe é aquela que desenvolve o trabalho. Se não existir um projeto político consistente e grupos afinados com este projeto, não se alcança a meta. Talvez, Bob Kennedy na presidência, um humanista, levasse os EUA a valores mais consistentes e não ao consumismo. Até para o planeta poderia ter feito diferença para melhor. Para verem a diferença do Bob para o John, Bob teve uns 8 filhos (hehehe! já sei, vou receber pedradas) se não me engano. Ethel, sua viúva, é uma ativista e não foi uma socialite como Jackie.
    http://www.direito2.com.br/stj/2003/mai/14/ethel_kennedy_estou_confiante_no_governo_lula_quanto_a_garantia

  • 31 CH do Amaral // 6/June/2008 às 12:33

    Não acredito que se Bobby Kennedy tivesse ganho a eleição, a era Reagan teria começado mais cedo. Poderia acontecer o contrário, pois Kennedy era mais afeito ao diálogo e à negociação que Nixon foi.
    Isso poderia levar a antecipação da mediação feita por Carter entre Israel e Egito.
    É muito difícil saber o que teria acontecido de verdade, mas com certeza, a vida na América Latina teria sido diferente, pois seus planos eram bem diferentes dos de Nixon.
    Com certeza, hoje, Pinochet teria sido somente um General constitucionalista, Médici, provavelmente o último, ou penúltimo General-Presidente e, na Argentina provavelmente ia acontecer tudo como aconteceu (a política lá é muito complicada).

  • 32 Mr X // 6/June/2008 às 12:35

    Humm… Intão tá… Conspiração da KKK e da máfia americana… A maçonaria e a conspiração sionista não tá envolvida também?

    Deve ter sido o mesmo assassino do JFK…

  • 33 Mr X // 6/June/2008 às 12:39

    A Linda tem razão, se RFK tivesse sido eleito, o mundo seria melhor.

    Mas estamos em tempo. Se Obama for eleito, só vai haver paz e alegria no mundo. Os terroristas islâmicos vão comer bacon junto com os ortodoxos judeus. O aquecimento global vai diminuir tanto que vamos ter que usar casaco de peles no verão. Os pobres virarão ricos, e os ricos, pobres. Água vai virar vinho.

    Aleluia irmãos!

  • 34 Ricardo Cabral // 6/June/2008 às 12:54

    Oliver Stone rules…

  • 35 CH do Amaral // 6/June/2008 às 12:55

    Mr. X, é bem possível que a mesma conspiração que matou JFK tenha matado RFK. Os dois irmãos tinham os mesmos inimigos, que na realidade, devotavam maior ódio a Bobby que a seu irmão mais velho.
    Há vários indícios de que Sirhan Sirhan não tenha sido o verdadeiro (ou o único) assassino.
    Há quem sustente ainda que o mesmo grupo que matou os irmãos Kennedy tenha ainda patrocinado o assassinato de Martin Luther King, ocorrido no mesmo ano, mas aí já é um exercício de imaginação mais difícil.

  • 36 Guilherme // 6/June/2008 às 12:58

    Todos sabem que “se” não ganha jogo. Por quê motivos uma reportagem sobre os 40 anos da morte de Bob Kennedy está tendo tanta repercusão? Aviso pro Obama?

  • 37 Linda // 6/June/2008 às 13:03

    X, Obama ou McCain estamos f..ulminados, como sempre.

  • 38 Darwinista // 6/June/2008 às 13:12

    Há indícios seríssimos de que o suicídio de Getúlio Vargas foi na verdade um assassinato arquitetado pela KKK e a máfia.

    Baseados em profecias de Aleister Crowley em que o número 666 previa a ascensão de um possível clã democrata e a campanha pelos direitos civis comandada por um pastor protestante negro, os dois grupos resolveram treinar com um caudilho sul-americano os atentados que, sabiam eles, precisariam cometer em breve para manter a grande nação branca em seus alicerces.

  • 39 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 13:13

    http://www.cjreport.com/files/mainimgs/Marilyn%20Monroe%20and%20John%20F.%20Kennedy,%20Robert%20F.%20Kennedy%20picture%5B4%5D.jpg

  • 40 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 13:15

    special guest….

    http://vassilisa.files.wordpress.com/2008/03/marilyn-monroe-oversized-postcard.jpg

  • 41 RW in Miami // 6/June/2008 às 13:21

    Bob K teve 8 filhos provavelmente porque - como bom catolico - nao usava metodos contraceptivos….

  • 42 Dino // 6/June/2008 às 14:04

    Existe um probleminha pratico nessa teoria da conspiração, a questão é a seguinte, se houve mais de um atirador e o Sirhan Bishara Sirhan, portava um revolver cal .22, Iver Johnson, obrigatoriamente todos os outros teriam que usar a mesma arma, não poderiam sequer usar carabina .22 (existem algumas de grande precisão) pois a munição LR é diferente em formato e peso, como é um projétil de baixa eficiência, tendo penetrado por ter encontrado uma área sem ou com poucos ossos, essa seria a conspiração mais mal feita que se tem noticia, com a possibilidade de sucesso pequeno e de fácil investigação e descoberta.

  • 43 Elias // 6/June/2008 às 14:05

    A carreira política de Bob Kennedy teve 2 fases muito bem definidas, tendo o assassinato do irmão como divisor de águas.

    Na 2ª fase, viu-se o melhor de Bob Kennedy. No Brasil, seria taxado de esquerdista maluco, provavelmente comunista (não obstante seu visceral anti-comunismo).

    Não tinha papas na língua. A quem era ladrão ele chamava de ladrão. A quem era safado ele chamava de safado.

    Sempre gostei do estilo dele. Dos 3 irmãos, ele foi o único por quem senti algum tipo de simpatia.

    Aqui no Brasil, num debate, uma tchurminha da eaquerda festiva foi jantar Bob Kennedy. Acabou almoçada por ele.

    Certamente que os EUA e o mundo teriam sido bem melhores com Bob.

  • 44 Dino // 6/June/2008 às 14:17

    Na verdade RW ele teve 11 filhos, vai ter fé lá no…
    1. Kathleen Hartington (b.1951)
    2. Joseph Patrick II (b.1952)
    3. Robert Francis, Jr. (b.1954)
    4. David Anthony (1955–1984)
    5. Mary Courtney (b.1956)
    6. Michael LeMoyne (1958–1997)
    7. Mary Kerry (b.1959)
    8. Christopher George (b.1963)
    9. Matthew Maxwell Taylor (b.1965)
    10. Douglas Harriman (b.1967)
    11. Rory Elizabeth Katherine (b.1968)

  • 45 Dino // 6/June/2008 às 14:25

    Também existem teorias conspiratórias sobre a morte do Ulisses, por não terem encontrado o corpo, como se houvesse um tratado de extradição com Netuno, já o padre voador que também não foi encontrado o corpo, provavelmente foi abduzido…

  • 46 O Espezinhador // 6/June/2008 às 14:27

    Tinha que ser palestino mesmo…
    E a esquerdalha ainda gosta deles, hahahahaha!!!
    Piadinha espezinhadora pro fim de semana…

  • 47 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 14:32

    hallow espezi….vc é raro no vicio….))

  • 48 Zé Bush // 6/June/2008 às 15:10

    well…é muito provável que Bob Kennedy teria sido presidente. Mas achar que o mundo estaria “melhor” é um devaneio. Haveria Guerra no Vietnã e outro Pinochet no Chile. Ou vocês acham que Kennedy iria engolir quietinho e dócil o avanço comunista em plena guerra fria?

    A crise dos mísseis cubanos ensinou os Kennedy a lidar com o comunismo. Aprenderam que “dialogar” com os líderes comunistas da época era chover no molhado e souberam usar a pressão em proveito dos EUA. Peitaram Kruschev até o último segundo pois viram que se abrissem as pernas, estariam fudidos e seriam cobrados pelo resto da vida.

  • 49 Elias // 6/June/2008 às 15:19

    Na verdade, Bob só estava atrás na disputa pela candidatura porque demorou a se lançar (apesar de fortemente pressionado).

    As críticas que lhe foram feitas por causa dessa demora foram devastadoras. Deu combustível a quem o acusava de ser um indivíduo frio e calculista; um político oportunista.

    Ele também demorou muito a tornar pública sua posição sobre o Vietnã. Razão da demora: sua própria participação na escalada, como membro dos governos JFK e LBJ.

    Quando encarou a parada, encarou bonito.

    Na época, era, provavelmente, um dos poucos políticos brancos que tinha o apoio da esmagadora maioria do eleitorado negro.

    Quando do assassinato de Luther King Jr., Bob foi sozinho ao Harlem e deu a notícia num palanque. Poucos políticos brancos teriam peito de entrar lá naquele dia, sem guarda costas.

    Na ocasião, fez de improviso o que considero o mais belo discurso dele. Usou como eixo retórico o assassinato do irmão e como isso o afetara, como político e como ser humano. Falou com indignação, mas sem ódio.

    Creio que, naquela época, Bob havia atingido uma compreensão de si mesmo e de seus circunstantes que pouquíssimas pessoas tem o privilégio de atingir.

    A maior parte nem quer, porque paga-se caro por esse privilégio.

  • 50 Caramujo // 6/June/2008 às 15:25

    Dino no # 43:

    Visto que estamos especulando, imagine se aquele time do Bob K. tivesse cartao corporativo (ou licença para roubar) tal como os filhotes do Lula? Na certa o Bob teria sido impedido, e talvez até prêso.

    On the other hand, Obama pode até ser bom, mas nao chega aos pés do Bob K. em termos de experiência administrativa (no fogo da açao, aqueles tempos eram brabos!), coragem, retidao e convicçao. Além disso, Bob K. nunca foi um lambe-saco de corporaçoes e grupos de interêsse, tais como o McCain, Billary e o Obama o sao. Ainda estou esperando ver quais sao as verdadeiras idéias do Obama no campo do social (reforma do desastrado seguro de saúde americano, por exemplo), econômico, político e cultural. Só a campanha contra o bisavô dinossauro e belicista McCain dirá.

  • 51 Fabiano // 6/June/2008 às 15:26

    Com Bob Kennedy, não teria havido Watergate. Quem concorreria em 1976? Nixon e Reagan, talvez, contra Carter? Se fosse assim, seria difícil imaginar outro resultado que não a vitória de Nixon - a não ser que RFK tivesse feito um grande governo e que os americanos não achassem que 16 anos de democratas (1960-76) já era muita coisa.

  • 52 Caramujo // 6/June/2008 às 15:29

    Perdao, Dino no # 44…

  • 53 Harun al-Rachid // 6/June/2008 às 15:33

    Analisando a história do USA, a melhor estratégia para McCain chegar à presidência é ser o vice de Obama.

  • 54 CH do Amaral // 6/June/2008 às 15:45

    Fabiano, se RFK tivesse sido Presidente, talvez não tivesse havido Carter, pois este surgiu à última hora fruto da indefinição dos democratas frente à situação provocada por Nixon, com muitos candidatos buscando a eleição (como foi agora).
    Entre os Republicanos, certamente seria Reagan, ou no máximo Ford, pois para Nixon, 1968 teria sido sua última cartada. Ser derrotado por outro Kennedy em uma mesma década iria enterrar definitivamente sua carreira política e ele iria entrar para a história como perdedor nato e Vice-Presidente do Eisenhower.
    Quanto às teorias da Conspiração, é bom lembrar que TODOS os relatórios de Balística e de perícia foram destruídos e, talvez o tiro não tenha sido fruto da arma apreendida com Sirhan. Para quem quer saber um pouco sobre isso, pode ir ao link:
    http://www.bobby-kennedy.com/

    Há muita informação para quem gosta deste tipo de Teoria.
    Eu, pessoalmente, acredito que não foi Sirhan e que ele foi morto pelo mesmo grupo que matou seu irmão, cinco anos antes.

  • 55 Clara // 6/June/2008 às 17:05

    Não gosto muito da pergunta “E se…?” de maneira geral.

    É um convite à fantasias que para boa parte das pessoas se tornam verdades inquestionáveis. E a dinâmica dos acontecimentos, suas causas, consequências e desdobramentos, são por demais complexos e muitas vezes(ou quase todas), fora de controle.

  • 56 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 17:14

    caroline kennedy esta cotada pra ser vice de obama….populismo pouco é bobagem…..

  • 57 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 17:15

    tou off mas nem tanto né pd…caroline é sobrinha de bob…)))

  • 58 nada será como antes // 6/June/2008 às 17:20

    Especulações deste tipo podem, se muito, atingir o objetivo truncado à época, ou seja, se Bob teria ou não sido candidato do partido e, consequentemente, eleito.

    Considerar que a eventual eleição de Bob alteraria a política dos USA para a América Latina, por exemplo, significa desprezar as condições objetivas, tanto da AL como as globais, incluidos os interesses dos USA.

    Presidentes não mudam conjunturas, apenas se adaptam a elas e, na melhor hipótese, encaminham posições específicas.

    É divertido que alguns comentários vislumbrem que, com Bob, os golpes e ditaduras na América Latina não teriam ocorrido, como se os interesses e forças envolvidos deixassem de existir conforme o vencedor de eleição.

    O blog é democrático e as opiniões devem ser expostas. Mas a ingenuidade faz mal à saúde.

  • 59 Elias // 6/June/2008 às 18:09

    O fato é que os irmãos Kennedy inauguraram uma nova forma de fazer política nos EUA. Pelo menos, uma nova forma de fazer campanha eleitoral.

    Até à campanha de JFK para o Senado, a coisa se resolvia por meio de negociações entre os caciques políticos.

    JFK levou para sua campanha um conjunto de jovens assessores — todos veteranos de guerra, como ele — que queriam uma campanha eleitoral baseada num programa de trabalho.

    Nesse quadro, não haveria espaço nem mesmo para o velho “Fitz Feliz”, avô materno de Kennedy. Fitz era um pioneiro do moderno marketing político, tal como o conhecemos em nossos dias e fizera história na política de Boston — para o bem ou para o mal (mais freqüentemente para o mal).

    JFK balanceou as coisas. Usou os caciques pra conseguir dinheiro e os jovens assessores pra dar um recheio político-ideológico à campanha.

    A Bob coube segurar as pontas com o pai, Joe, adepto da velha escola. E segurou tão bem que, mais tarde, com JFK já eleito, Joe Kennedy disse, elogiando o filho, que Bob era “duro como um prego”.

    Na campanha presidencial de JFK Bob assumiu o meio de campo e, novamente, se saiu bem.

    Quando Bob se lançou candidato a presidente, apesar da pouca idade, era cobra criada. Conhecia todos os truques do labirinto político americano e já marcara, na coronha de seu revolver, a desmontagem de vários desses truques.

    Pena que tenha se tornado, ele próprio, uma marca na coronha de um outro revolver, este real… Acho que teria sido um bom presidente. Maduro e enérgico o suficiente pra não entrar em certas canoas furadas, levando o resto do mundo junto.

  • 60 Caramujo // 6/June/2008 às 18:10

    Confetti: Política É populismo. É ou nao é?

    Óia a Salinas no copo! :o))

  • 61 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 18:24

    é sim senhor seu ma ! tchin tchin ! =)

  • 62 Fabio Passos // 6/June/2008 às 20:09

    E se Frank Zappa tivesse sido eleito presidente dos EUA?

    http://www.youtube.com/watch?v=N3CUIOZFz7Y

    “Mr. america, walk on by your schools that do not teach
    Mr. america, walk on by the minds that wont be reached
    Mr. america try to hide the emptiness thats you inside.”

    O império seguramente não seria este lixo imundo…

  • 63 Fabio Passos // 6/June/2008 às 20:19

    Zappa nunca foi presidente. Hã… estadunidenses.

    Zappa tirando uma…

    http://www.youtube.com/watch?v=dLV0lI-5EBg

    “Call any vegetable…
    …The vegetable
    will respond to you”

    Na batera é Terry Bozzio. Um dos melhores…

  • 64 Caramujo // 6/June/2008 às 20:33

    Fábio: Faz isto nao, sô. O Dracul morre de ódio, ele que adora o Império e comprar camisas na Flórida a 10 dólares a dúzia…

  • 65 marco // 6/June/2008 às 20:59

    Obama deve tomar muito cuidado com Hillary.

    Caso a loirinha sedenta de poder e plena de ressentimentos, seja vice, corre-se o risco de outro ” atirador solitário “, sempre agindo sozinho, é claro, repetir a tragédia de Dallas.

    Por falar disso por aonde anda a filha de Lee Oswald, June?

    Treinando tiro ao alvo?

    E outra coisa : quem matou Marylin Monroe?
    Bob sabia.

    abs,
    ma

  • 66 Fabio Passos // 6/June/2008 às 21:16

    Caramujo,
    Saca só que barato:

    “Welcome To The United States ”

    http://www.youtube.com/watch?v=mvUU5×1u3gs

    Zappa genial. Hilário.
    Ele curte demais cos cara…

  • 67 Caramujo // 6/June/2008 às 23:37

    Fábio: Bota genial nisso!

    Frank Zappa duels Steve Vai - “Stevie’s Spanking” - troço de doido! Onde é que se acha coisa assim hoje? A comparar com esses caras, a garotada de hoje nem sabe pegar numa guitarra…

  • 68 Fabio Passos // 7/June/2008 às 1:09

    É Caramujo,
    Um pusta som.

    Pirei no Mothers hoje direto.

    Olha a preciosidade… e se liga no recado do Zappa no início e especialmente no final…

    “…Something’s gotta be done before America scarfs up the world and shits on it.”

    In the sky
    http://www.youtube.com/watch?v=swgWNM_4eNk

  • 69 HRP FAST Reloaded // 7/June/2008 às 16:26

    O mundo não é feito de “ses” e nem os EUA deveriam ser uma solução…..são um mal…..e esse nosso mundo não deve ser paraiso….por enquanto……é a provação e a missão!

  • 70 Fabio Passos // 7/June/2008 às 18:00

    Excelente o Fidel Castro neste discurso que foi inserido no documentário Surplus.

    http://www.youtube.com/watch?v=5AEiwOM4fAY

    “Um mundo melhor é possível”

    Contundente e muito verdadeiro.

    É muito superior a todo lixo mentiroso que costumamos ouvir dos líderes políticos estadunidenses… que não passam de “relações públicas” das grandes corporações.

  • 71 Chico Motta // 7/June/2008 às 18:19

    Discutia ontem com amigos que se eu fosse um maluco atirador e quisesse assassinar um presidente americano Obama seria a melhor oportunidade dos ultimos anos… para ser sincero de toda a história dos EUA…

  • 72 HRP FAST Reloaded // 7/June/2008 às 21:31

    Fidel será sempre condenado por ter feito o melhor possivel…..na posição que se encontrava…..a 300 milhas da costa do Império do Mal!
    Ele não é um “Santo”….mas se comparado com outros é um libertador!
    Humano e com virtudes e defeitos……”A história me absolverá”

Leave a Comment