O caso aconteceu há um mês, mas só foi divulgado na semana passada, depois que o jornal Libération citou um artigo de uma revista jurídica. Num tribunal da região de Lille (norte do país), um francês convertido ao islã pediu a anulação do casamento porque a noiva tinha mentido sobre a sua condição de virgem - fato reportado no meio da noite de núpcias aos pais da noiva, que tiveram que acolher o “produto defeituoso”. Apoiado numa lei que garante a anulação em casos de “erro das qualidades essenciais” do cônjuge, o marido enganado conseguiu ter o pedido acatado pelo juiz.
Na França, conservadores e socialistas só concordam numa coisa: a defesa do Estado laico. O caso da burca das alunas de escolas públicas já tinha terminado com o banimento de qualquer adereço que exprimisse a identidade religiosa dos alunos. Agora é o “caso da virgindade” que provoca a ira dos políticos franceses.
Mais dessa história no excelente blog Canaca.
201 Comentários até agora ↓
1 Paulo Roberto Silva // 5/June/2008 às 14:10
Preocupa-me o rumo que a defesa do estado laico toma na França e afins. Na prática, estão sendo retirados direitos individuais importantes, como o de se vestir ou de escolher a condição de sua noiva para se casar. Da outra vez, obrigou os muçulmanos a anularem um aspecto fundamental do vestuário, perante sua fé, em nome do estado laico. Agora se enfrenta a virgindade. O resultado será: um francês poderá escolher ou não casar-se com uma imigrante ou uma negra, não poderá escolher casar-se com uma virgem. Cenário, no mínimo, estranho.
2 Caramujo // 5/June/2008 às 14:11
Caraca! O noivo é burro, babaca ou o quê? Poderia ter perguntado à moça antes do casamento, nao?
- Oi, fulana, você é virgem? Comigo tem que ser, tá?
- Sou nao, queridinho.
- Entao até logo, tá?
Simples, nao é? Que o otário se mande e deixe a mulé bonita pra outro menos babaca.
3 Nhé! // 5/June/2008 às 14:16
Até outro dia aqui no Brasil era possível anular o casamento por causa da não virgindade da mulher.
4 Nhé! // 5/June/2008 às 14:18
Caramujo, a mulher mentiu.
5 Jåµë§ ßønd™ // 5/June/2008 às 14:20
-= As leis (regras de conduta?) muçulmanas não são passíveis de real discussão num país de costumes tão diferentes e, ouso dizer, tão liberais em alguns aspectos e tão conservadores em outros.
Falta-me perspectiva.
Entretanto, e aí eu serei acusado de advogado do diabo, de acordo com o costume por eles mantido, os noivos nunca comentaram o assunto (e aí está uma tremenda diferença) ou ela simplesmente mentiu?
–X–
Se o noivo apenas “esperava” que ela fosse “pura” eu diria que é um otimismo nunca visto antes na história daquele país e ele já devia saber que mora num país um pouquinho diferente dos Emirados… em suma, isso não devia ser importante se ele a ama.
Se ela mentiu, a coisa é diferente. Se (e somente se) aplicadas as tais regras daquele povo, se ela é capaz de mentir sobre isso na cara de pau pra casar com o primeiro transeunte… sobre o que mais ela pode mentir? Divórcio nela!
6 francisco // 5/June/2008 às 14:26
Tentei conhecer mais textos do blog e esse não é localizado pelo google nem pelo próprio wordpress. Como acessá-lo?
7 Pedro Doria // 5/June/2008 às 14:28
francisco: http://canaca.wordpress.com/
8 francisco // 5/June/2008 às 14:31
Recordei-me que a Igreja católica não anula casamentos: ela declara que não houve matrimônio. Uma das razões que há no código de direito canônico é o erro essencial de pessoa, ou seja,que uma das partes ocultara uma característica que seja muito importante para a parte prejudicada.
9 Jåµë§ ßønd™ // 5/June/2008 às 14:32
-= … eu ia dizer pra ele clicar na imagem principal, mas………………..
10 marcos // 5/June/2008 às 14:33
Mas pelo código civil brasileiro também dava para anular o casamento nesses termos. :P
11 confetti e a ilusao* // 5/June/2008 às 14:39
comentei essa info semana passada, dizendo que me senti em kandahar ! pior, a ministra da justiça francesa, de origem marroquina, defendeu o veridito do juiz : o casal é musulmano, mas o juiz é frances ! incrivel né…
o problema é que a possibilidade de anular um casamento por razoes “intimas” esta na constituiçao francesa…
a grande debate da semana aqui em paname ta sendo esse….
12 Darwinista // 5/June/2008 às 14:42
Paulo Roberto faz o questionamento essencial. Uma coisa é você defender a laicidade do Estado. Outra é obrigar os cidadãos a se comportar de maneira laica.
Proibir o uso da burca é um atentado às liberdades individuais tão grande quanto a obrigação do uso do véu por mulheres não-muçulmanas em países muçulmanos.
13 Caramujo // 5/June/2008 às 14:42
Nhé no # 4:
De antemao peço desculpas por parecer vulgar. O cara tem um dedo anular, nao? Será que nao poderia ter investigado antes do casamento? Uma carícia aqui, outra acolá, tudo se descobre… Castidade reprimida dá nisso aí.
Azar da mulher ter escolhido tamanho otário.
14 confetti e a ilusao* // 5/June/2008 às 14:45
paulo r # 1, nao é bem assim….
a republica é laica, o fato de qualquer sinal exterior de religiosidade ter sido proibido nas escolas, é normal ! senao alimenta-se o “comunitarismo”, ghettos religiosos que destruiriam o fragil equilibrio da integraçao etnica por aqui
15 confetti e a ilusao* // 5/June/2008 às 14:47
darw, desculpe, seu coment 12 ta completamente equivocado ! como assim “proibir burka é atentado à liberdade individual” ??
16 Mr X // 5/June/2008 às 14:48
Xi… Agora fiquei preocupado… Será que minha noiva também não é mais virgem? :-O
hAHAHAHAHAHAHAH!
* * *
Paulo Roberto Silva,
É só o que faltava! Com todos os direitos extras que os muçulmanos tem, e nenhuma outra religião tem, agora mais essa! Direitos iguais pra todos. Pode casar com quem quiser, até com virgem. O problema é o pedido de anulação em base a isso.
De qualquer modo, sou a favor do anulamento, aí a mulher se livra desse otário. Convertido, ainda por cima. Ha!
Enfim, a sha´ria teria resolvido esse assunto com muito mais presteza, provavelmente trocando a noiva não virgem por um cachorro, como fizeram no Paquistão. Ou foi o contrário? Não lembro.
17 Mr X // 5/June/2008 às 14:53
Tem que proibir a burca sim!
Poxa, o Darwinista, que critica os católicos por ousarem emitir dúvidas sobre as milagrosas células-tronco, agora acha que a burca é legal.
1) A burca oculta o rosto. Já houve assaltante a banco que usou burca pra a) entrar sem despertar suspeitas e b) não ser identificado.
2) A burca oprime a mulher. Quem discordar, que use burca durante um dia inteiro e veja se agüenta.
3) Mesmo assim, as muçulmanas na França são livres de usarem a burca onde quiserem. Só não pode usar na escola pública. Onde, normalmente, ter que usar uniforme, isto é, todos com a mesma roupa, não tem nada de errado. Entendeu, ou tem que desenhar e pintar com hidrocor?
18 Darwinista // 5/June/2008 às 14:57
confetti, desculpe, mas equivocada está você. Em uma república democrática e laica, a liberdade de expressão, inclusive religiosa, deveria ser inalienável.
Se a menina quer usar burca, onde é que está o problema? E essa história de equilíbrio da integração étnica, sei não, mas é um bom argumento pra cerceamento de liberdades ainda maior…
19 confetti e a ilusao* // 5/June/2008 às 14:59
ahan……
20 confetti e a ilusao* // 5/June/2008 às 15:00
so uma observaçao : “religioso” nao combina com “laico”….
21 Zé Bush // 5/June/2008 às 15:02
well….estamos falando da França “multicultural” ou do interior da Paraíba?
Vejam só o que a falta de um cabaço anda fazendo com esse pessoal….
22 César // 5/June/2008 às 15:03
A decisão do juiz é irretocável do ponto de vista jurídico. O Código Civil Brasileiro também admite, aliás desde 1916, a anulação do casamento com base no erro essencial sobre a pessoa.
Devemos respeitar o direito de a pessoa querer ser “careta”.
23 Jåµë§ ßønd™ // 5/June/2008 às 15:04
-= Concordo em gênero, número e grau com o Darwinista.
Proibir a burca ou obrigar o seu uso são dois lados de uma moeda de mesmo valor.
–X–
Se não me falha a memória, a volta do uso da burca em alguns países árabes foi uma reação feminina à sua proibição (ou descarte) não foi?
24 Darwinista // 5/June/2008 às 15:04
Poxa X, você sabe o quanto lhe prezo, mas às vezes sua dificuldade de interpretação de textos me espanta.
Eu critico, sempre e veementemente, imposições, sejam elas religiosas ou culturais. A ICAR quer impor sua vontade e impedir a pesquisa com células-tronco? Tá errado! Um Estado muçulmano quer obrigar o uso da burca? Tá errado! Um Estado que se diz democrático quer impedir o uso da burca? Tá errado!
Já houve assaltante a banco que usou burca pra a) entrar sem despertar suspeitas e b) não ser identificado.
Isso é apelação. E você sabe, apelou, perdeu.
A burca oprime a mulher
Essa é a sua visão de ocidental e anti-islâmico. Você com certeza já leu depoimentos de mulheres afirmando concordar com o uso da burca.
Mesmo assim, as muçulmanas na França são livres de usarem a burca onde quiserem. Só não pode usar na escola pública.
Não é só a burca que é proibida, é o véu também, que em nada descaracterizaria o uniforme.
Me empresta a hidrocor? Tô precisando aqui…
:-)
1) A burca oculta o rosto. Já houve assaltante a banco que usou burca pra a) entrar sem despertar suspeitas e b) não ser identificado.
2) A burca oprime a mulher. Quem discordar, que use burca durante um dia inteiro e veja se agüenta.
3) Mesmo assim, as muçulmanas na França são livres de usarem a burca onde quiserem. Só não pode usar na escola pública. Onde, normalmente, ter que usar uniforme, isto é, todos com a mesma roupa, não tem nada de errado. Entendeu, ou tem que desenhar e pintar com hidrocor?
25 Darwinista // 5/June/2008 às 15:06
Ops, esqueci de apagar a parte que eu colei do X…
26 Dino // 5/June/2008 às 15:08
E sobre o haredi maluco Elior Chen que veio bater com os costados no Brasil, contou com uma rede de apoio, mudaram uma ordem judicial em questão de minutos na base de telefonemas e outras coisitas, nem uma palavra, né? Tsk, tsk…
27 confetti e a ilusao* // 5/June/2008 às 15:10
césar, tem razao, todo o debate gira dessa incoerencia ! a constituiçao esta sendo modernizada..e por coincidencia a garde des sceaux frances,é de origem musulmana, marroquina…..o cocktail é detonante ! isso e mais o medo de “invasoes” musulmanas, a conservadora sociedade francesa ta tendo um nervous breakdown
28 Darwinista // 5/June/2008 às 15:10
confettia,
so uma observaçao : “religioso” nao combina com “laico”….
E?
29 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 15:11
paulo roberto silva, você está diametralmente equivocado. a questão da virgindade não tem nada a ver com a cor da mulher, nem com direitos individuais.
Aqui neste caso, até pode processar a noiva por falsidade ideológica, pois ela mentiu, mas isto nada tem a ver com o caso das burcas em escolas públicas.
30 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 15:13
imaginem um casamento o0nde o noivo não conta que teve seu membro viril amputado e na hora H……..não comparece. Pode a noiva cancelar o compromisso?
31 Gerson B // 5/June/2008 às 15:14
Darwinista, em que atmosfera as mulheres que concordam com o uso da burka são criadas? O que acontece com elas se não usarem? O que elas escutam desde pequenas? Acho que a atmosfera em que elas vivem é de terror, depois isso é introjetado.
Mesmo assim a lei não as proibe de usarem burkas. Pelo que entendi é só na escola pública.
Queria saber é se cruxifixos são permitidos? Se forem é discriminação. Se não é só laicismo.
32 confetti e a ilusao* // 5/June/2008 às 15:14
pela constituiçao francesa, “por razoes intimas”, a noiva pode pedir o cancelamento do matrimonio sim dracula ! putz kkkk
33 Jåµë§ ßønd™ // 5/June/2008 às 15:16
-= #30 … vamos perguntar ao Josef Mario ….
34 Nhé! // 5/June/2008 às 15:19
Caramujo #13
Tem certeza que vc conhece todos os tipos de hímens?
35 Darwinista // 5/June/2008 às 15:20
Gerson B,
Esse argumento da “atmosfera de criação” vale para qualquer cultura e religião.
Aqui no Brasil a grande maioria da população acha normal parar de trabalhar um dia por ano e peregrinar pra rezar pra um pedaço de madeira esculpida e pintada. A coisa é completamente irracional, foi “introjetada”, como você diz, mas ninguém critica…
36 Jåµë§ ßønd™ // 5/June/2008 às 15:22
-= … #34 … eu ainda não, mas continuarei pesquisando…
37 César // 5/June/2008 às 15:24
Chest, a impotência é causa de anulação do casamento pelo direito brasileiro.
38 Mr X // 5/June/2008 às 15:30
> Essa é a sua visão de ocidental e anti-islâmico.
É, essa é minha visão de ocidental “anti-islâmico”. A França já é uma República Islâmica e eu não fiquei sabendo?
> E sobre o haredi maluco Elior Chen
Tem mesmo que prender. Aliás, ia fazer um post sobre isso no outro dia. Talvez ainda faça. Enfim, nada a favor.
> já leu depoimentos de mulheres
> afirmando concordar com o uso da
> burca.
Também tem mulher que gosta de apanhar. Ou assim dizem…
> é o véu também, que em nada
> descaracterizaria o uniforme.
A escola é um espaço regulamentado e, como tal, pode exigir vestimentas específicas. Se fosse no meio da rua, até ia concordar com você que burca não pode ser proibida.
Aliás, em espaços privados, acho que também posso regular que tipo de vestimenta se usa. Quando eu construir meu super hotel cinco estrelas e theme park, vou proibir a entrada de burca. Será que vão deixar? Vou alegar que é por razões de segurança.
>:-D
Ah, e aliás, pode andar pelado no meio da rua? Acho que não pode. Então nem o espaço público é tão livre assim. :-(((
39 Mr X // 5/June/2008 às 15:33
#34
Bom, tem o famoso himen complacente… Ela podia ter alegado isso, aliás…
40 Darwinista // 5/June/2008 às 15:33
X,
Então tá explicado sua bronca com a burca. Você queria transformar o mundo numa gigantesca colônia naturista…
:-))
41 César // 5/June/2008 às 15:33
Em tempo - Código Civil de 2002:
“Art. 1.557. Considera-se erro essencial sobre a pessoa do outro cônjuge:
I - o que diz respeito à sua identidade, sua honra e boa fama, sendo esse erro tal que o seu conhecimento ulterior torne insuportável a vida em comum ao cônjuge enganado;
(…)
III - a ignorância, anterior ao casamento, de defeito físico irremediável, ou de moléstia grave e transmissível, pelo contágio ou herança, capaz de pôr em risco a saúde do outro cônjuge ou de sua descendência;”
Inciso I é o caso francês; inciso II é onde se enquadraria a impotência. Abraços.
42 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 15:34
o que eu quero dizer é o seguinte, sim o cara pode exigir a virgindade da noiva, não, ela não pode mentir, e não isto nada tem a ver com racismo e direitos humanos.
43 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 15:34
“#1. Salvem BB! Nos sites de notícia, leio manchetes dizendo que Brigitte Bardot foi condenada por crime de racismo. Aí a gente vai ler a matéria e descobre que o tal crime hediondo de BB, notória militante pelo direito dos animais, foi criticar a festa muçulmana de Eid-al-Adha, em que se sacrifica ritualmente uma ovelha. Onde está o racismo nisso? Respondo: só na cabeça fascistóide do pessoal politicamente correto. Em primeiro lugar, “muçulmano” não é raça. Em segundo, por que diabos o Islã estaria acima de crítica, se os muçulmanos criticam, e às vezes difamam criminosamente, cristãos e judeus?”
chest- esse é o problema.
44 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 15:36
nemersonlavoura.blogspot.com
esse é o cara.
45 Dino // 5/June/2008 às 15:36
X o problema não é prender, o problema é que ele foi encoberto por uma rede de pessoas e transitou livremente por sinagogas, seus pares mudaram uma ordem judicial na base do jogo de influencia via celular em questão de minutos…
46 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 15:42
eu confesso que não tenho capacidade cerebral para entender a simpatia dos esquerdoides, feministas e homossexuais pelos islamicos….Obelix diria: estão todos doidos!
47 Dino // 5/June/2008 às 15:47
“Estamos cansados de ser manipulados por toda esta população que nos destrói e destrói nosso país ao impor seus costumes”
Realmente não existe nenhuma conotação racista nessa frase… Chest você perdeu o senso do ridículo.
48 Pedro Doria // 5/June/2008 às 15:56
Eu vou e volto nessa questão. Não sei se o Estado deve impor laicismo nos ambientes públicos.
Por um lado, acho que é uma intromissão indevida do governo, sim, no que é escolha íntima.
Por outro, quantas jovens não querem se livrar deste tipo de indumentária e são oprimidas por suas famílias que querem impor costumes do país antigo e de uma cultura que já não é mais de todo a sua?
A burca é um caso raro, na Europa. A questão é mais o hijab, lenço que cobre os cabelos mas não o rosto. Se é religioso, não pode cobrir o cabelo — ou mesmo os lábios. Mas se não é religioso — um boné, digamos, de time de beisebol — aí pode? É o Estado interferindo no direito à livre expressão, sim.
49 Dino // 5/June/2008 às 15:56
Esta é quinta vez que a Brigitte Bardot, é punida por suas declarações contra a comunidade muçulmana na França.
50 Mr X // 5/June/2008 às 15:58
É simples Chest, os ateus esquerdistas querem se converter…. Sua vida ficou muito sem sentido só com o secularismo e o cheguevarismo… Acho que em duas gerações vira tudo muçulmano… ;-)
Quanto ao tal rabino que parece que não é rabino, não sei muitos detalhes Darw… Não prenderam ele e não vão extraditar?
51 Mr X // 5/June/2008 às 16:02
Dino,
Não tem absolutamente nenhuma conotação racista na frase.
1) Islã não é “raça”.
2) Ela tem ou deveria ter o direito de dizer o que quiser
3) Ela está certa.
Mas não acreditem em mim, apenas assistam a decadência cada vez maior da Europa ao longo das próximas décadas, enquanto naufraga nas ondas do politicamente correto e da mudança populacional.
Curioso, o pessoal acha que a Europa é o que é hoje não por causa do cristianismo, mas por causa de destino geográfico… Que trocando sua população nativa por árabes vai continuar tudo igual!
52 Mr X // 5/June/2008 às 16:03
Ops, onde diz árabes, leia-se muçulmanos! Não quero parecer racista! ;-)
53 Darwinista // 5/June/2008 às 16:04
Quanto ao tal rabino que parece que não é rabino, não sei muitos detalhes Darw… Não prenderam ele e não vão extraditar?
X, acho que essa conversa é com o Dino…
54 Mr X // 5/June/2008 às 16:06
Acho curioso como o pessoal não entende o conceito “liberdade de expressão”…
Deixa eu ver, publicar charges do Maomé no jornal não pode. É ofensivo.
Mas tem que liberar a burca ou o hijab nas escolas, pois isso sim é “expressão”.
Quando eu fiz escola pública, todo mundo tinha que usar uniforme. Não tinha essa de “liberdade de expressão”. Na época a gente odiava. Hoje sou a favor do uniforme nas escolas. Evita a discriminação social, racial, de classe, etc. Só racial não impede porque cor da pele não se oculta, mas enfim.
O principal é a questão econômica mesmo, o aluno pobre sem a roupa da moda é discriminado.
55 Darwinista // 5/June/2008 às 16:11
Deixa eu ver, publicar charges do Maomé no jornal não pode. É ofensivo.
Claro que pode. Quem não gostou foram os muçulmanos, mas problema deles.
o aluno pobre sem a roupa da moda é discriminado
Ué, mas o capitalismo não está fundamentado na capacidade individual de gerar e acumular riquezas? Se o aluno pobre é discriminado por ser pobre, você vai forçar o rico a se vestir igual? Achei que os liberais fossem contra qualquer tipo de tutela estatal…
56 Mr X // 5/June/2008 às 16:15
Hummmmm…. Tou falando na escola, Darwínico, não na rua… O curioso é que hoje em dia na escola pública cada um se veste como quer, mas na escola privada o pessoal vai de uniforme! :-) Não é?
Ah ah ah! Acabo de ler que o tal rabino maluco tinha procurado abrigo com um grupo de judeus anti-sionistas… Pessoal ligado ao neturei karta ou algo assim. Eh eh. Devem ser seus amigos, Dino!
57 Darwinista // 5/June/2008 às 16:17
Depende da escola X, depende da escola…
58 Doida de Pedra // 5/June/2008 às 16:19
Eu só fico pensando é na humilhação da noiva, coitada; não é mais merecedora (?) daquele marido porque não tem mais um cabaço, francamente! Quer dizer que todas as qualidades dela se resumem ao fato de ter feito sexo ou não com outro homem? Belo critério para se escolher uma companheira.
59 César // 5/June/2008 às 16:19
O principal é a questão econômica mesmo, o aluno pobre sem a roupa da moda é discriminado.
Mais do que certo. Quando estudei também era assim. Mas hoje já não há mais esta necessidade. Explico: os alunos da rede pública são todos pobres mesmo (exceto escolas federais).
60 Doida de Pedra // 5/June/2008 às 16:20
PD, acho que vou me retirar deste blog porque meus comentários sempre entram defasados. Bj tchau
61 Pedro Doria // 5/June/2008 às 16:27
Doida de Pedra, perdoe… sei que deve ser insuportável essa cisma do sistema anti-spam com você. Há alguns meses, aconteceu com a confetti. Mas passou. Já pedi aos responsáveis que resolvam o problema o quanto antes. Imagino que em dois dias há de passar.
Até lá, estarei atento e liberando a toda hora. Só posso pedir sinceras desculpas.
62 Jåµë§ ßønd™ // 5/June/2008 às 16:27
-= … para os que andam desatualizados, as roupas forma apenas substituídas (ou complementadas) pelos acessórios e ítens que um jovem não deveria, a princípio, possuir com apenas a mesada.
O status saiu do simples “vestir” para o “ter”.
O celular da moda, a bolsa, etc. Acreditem, até telefone exclusivo do traficante de tetra-hidro-canabinol mais hypado da área é motivo de status.
–X–
Mas isso é pra outro post, suponho.
63 Pedro Doria // 5/June/2008 às 16:30
Mr X, se vc argumenta que Islã não é raça portanto não pode ser vítima de racismo, então terá de dizer que anti-semitismo também não é racismo.
Afinal, judeus asquenazitas, sefaratidas ou etíopes ou chineses não têm a ‘raça’ em comum.
64 Pedro Doria // 5/June/2008 às 16:35
E, Mr X, a Europa já era civilizada antes do cristianismo. Ela é o que é por causa de gregos e romanos. E, diga-se, o período em que a religião católica a dominou costuma atender pelo nome Idade das Trevas.
65 Guilherme // 5/June/2008 às 16:59
Ele pediu o divórcioALEGANDO que ela não era virgem. Mas será que ele pediu o divórcio porque ela não era mais virgem, ou porque ela mentiu? No primeiro caso, ele é um babaca de mentalidade atrasada. No segundo, um imbecil que nada entende de mulheres. Elas raramente nos falam a verdade, hehe.
66 Mr X // 5/June/2008 às 17:02
Num entendi, PD, você acha que é certo multarem a Brigitte?
Mas,
a) Não coloco tudo o que é ruim na Europa (ou no mundo) na culpa do islamismo não. Aliás, acho que o islã só se aproveita de “bugs” no software europeu.
b) A Europa é o que é por causa de gregos, romanos e… cristianismo, por certo. Não é possível que dois mil anos tenham passado assim, sem deixar qualquer vestígio… Só uma coisinha: as belíssimas catedrais da Europa, não existiriam sem ele… A grande arte européia é de temática 80% cristã… Etc.
c) Anti-semitismo, ou ódio aos judeus, ou “judeofobia”, de fato, não é “racismo” literalmente, salvo que se usem os critérios hitlerianos pra definir quem é judeu.
d) O que a Brigitte falou não é muito diferente do que centenas, dezenas, milhares de pessoas falam sobre Israel pela Internet afora, até aqui neste blog.
e) Acho que o Islã tem ou teve sua cota de contribuição à cultura européia. O que discordo é que hoje, em nome do politicamente correto, costumes atrasados ou contrários à lei devam ser tolerados e até incentivados.
f) Porém, como acho que uma sociedade não vive sem religião ou algum tipo de ideologia mitológica substitutiva, a Europa secular vai, ou reverter pro paganismo, ou voltar pro cristianismo, ou se islamizar de vez. O secularismo absoluto é ilusão.
67 Arilo // 5/June/2008 às 17:04
Isso é um assunto complicado. Ainda há quem defenda a possibilidade de anulação do casamento, fundamentando-se em um dos vícios do negócio jurídico.
Particularmente, creio que seja uma bobagem; mas há quem exija a virgindade da esposa para aderir ao negócio jurídico casamento…
68 Pedro Doria // 5/June/2008 às 17:17
Mr X, não tenho opinião formada a respeito da multa à BB. A princípio, acho que ela tem o direito de falar a barbaridade que quiser. Mas que é racismo, é.
É claro que as belíssimas catedrais e tantas outras coisas não existiriam sem o cristianismo. Estava exagerando. Mas, sem o Islã, o que seria da Espanha? Sem a matemática e os instrumentos preservados e desenvolvidos pelo Islã, como aconteceriam os descobrimentos? A raiz islâmica da Europa é evidente. Só não vê quem não quer.
69 Brancaleone (o cara que teve um open só prá ele!!) // 5/June/2008 às 18:26
Eu acho que os que pervertem os preceitos muçulmanos tem algum fetiche, tara ou mania com virgens.
Tem uns babacas muito dos otários que se explodem matando gente inocente só para ir trepar com um monte de virgens num paraíso que fica parecendo um imenso puteiro.
Agora um outro mané devolve a mulher por que ela não é mais virgem. Tem estúpido prá tudo nesse mundo.
E não tenho nada a ver se um sujeito imbecil enfiado nos cafundós de algum paiseco dominado por espertalhões travestidos de líderes religiosos comporta-se como estúpido e se explode ou devolve a espôsa. O que ele faz neste paiseco de merda no meio dum povo ignorante é problema dele, mas daí a querer que a França aceite este comportamentozinho otário é demais.
Continuando assim, vai ter canibal querendo fazer churrasquinho de missionário la no Bois de Bulogne, alegando “aspecto da cultura” ou então circuncisão feminina sob aplausos de imbecís.
Tem-se que diferenciar cultura de babaquice…
70 Brancaleone (o cara que teve um open só prá ele!!) // 5/June/2008 às 18:35
O que entristece mesmo é a minoria de pervertidos islâmicos comprometendo todo o restante do grupo que é composto de gente boa.
Gentinha como terroristas e este marido arrependido deveriam mesmo é serem mortos a golpes com cortadores de unhas.
Já a ex-gostosona da Brigitte (tenho um poster dela, originalaço, com aquele biquinão do filme do James Bond) tem que se expertar. Tem uma viadarada muçulmana sensível demais. Qualquer coisinha já saem queimando bandeiras, atacando embaixadas e explodindo shopings. Na verdade, a minoria otária muçulmana quer mesmo é reclamar e brigar, não importando muito a razão. Por trás disso tem é uns chefetinhos expertos faturando prestígio e grana às custas de manés…
71 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 18:48
Dino, 47, vai de volta as aulas, vai aprender a ler.
72 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 18:49
PD 48, to be or not to be…..
73 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 18:52
mas aqui eu concordo com você, PD. Afinal, se o ambiente é para ser de tolerancia, os crucifixos, burcas (aí tem o problema de que o traje é 100% repressivo), o chapeuzinho de careca de judeu, as crescentes, devem conviver na mesma sala de aula.
O estado laico não é o estado anti-religioso, é o estado tolerante com todas religiões.
74 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 18:53
Mr X, o ponto comum é o cacoete autoritário….
75 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 18:56
58, Doida de Pedra, ela escolheu o sujeito, mentiu e sifu…. ela poderia ter dito que não era virgem antes, uns 5 minutos antes do casorio.
Se o cara é retrô, ela, que casa com retrô é o quê? Moderníssima?
76 Mr X // 5/June/2008 às 18:58
Os marxistas revolucionários estão do lado dos islâmicos:
Carlos o Chacal converteu-se ao Islã.
Galloway converteu-se ao Islã.
Membros das Brigate Rosse converteram-se ao Islã.
Chávez alia-se a Amadinehjad.
Mark Steyn e Brigitte Bardot são condenados por “islamofóbicos”, mas nada se diz ou se faz contra os imams radicais que pregam abertamente ódio a cristãos, hindus e judeus.
77 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 19:02
PD , 64, de novo? As trevas eram por causa de invasões bárbaras, que deixaram a Europa romana aos pedaços. O catolicismo herdou esta bagunça e fez o que pode, inclusive barrando um islamismo expansionista muito mais organizado. E esqueceu Bizancio, por certo, que quando desmoronou, deixou de herança os filosofos que ao transmitirem o conhecimento grego provocaram a renascensa.
Mas v. já sabe de tudo isso, teima em achar que foram os árabes a trazer os gregos para os europeus….ai, ai, ai.
78 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 19:03
\Mr X, será que os esquerdoides são ginecofobos tambem?
79 Pedro Doria // 5/June/2008 às 19:04
Chesterix-Dracul- El Cid, o irado e vc teima em ignorar a vital importância árabe para a Europa e para a ciência, não é mesmo? ;-)
80 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 19:06
PD, 68, e os judeus? Não contribuiram para as navegações? (eu não sei porque o PD faz tanta questão de “arrumar” prestígio aos muçulmanos….culpa cristã)? rsrs
81 Pedro Doria // 5/June/2008 às 19:11
Chesterix-Dracul- El Cid, o irado, os judeus financiaram boa parte das navegações.
82 Gerson B // 5/June/2008 às 19:11
PD (68), falar do islã é racismo por que? Islã não é raça. Você pode ter arianos puros islâmicos.
Se falar mal de uma religião é errado já é outra questão. Mas quase toda religião monoteista vive falando mal das outras, até de seitas dentro da sua. Por que Brigitte não poderia?
83 Pedro Doria // 5/June/2008 às 19:15
Gerson B, se formos rígidos com as palavras, teremos dizer que ‘racismo’ não existe porque não existem raças humanas.
Mas eu chamo anti-islamismo de racismo porque, em geral, se refere a um estereótipo do comportamento típico de um povo. E é uma questão de coerência. Judaísmo também não é etnia. No entanto, chamo anti-semitismo de racismo. Daí…
84 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 19:20
Estou agora na frente do livro Les Grands Explorateurs, da Grund, Paolo Novaresio, ilustrdadíssimo e maravilhoso.
Indice
Homem animal migratorio
Os antigos viajantes
egípcios
fenicios
gregos
Alexandre o grande
Vikings
Fe e comercio, asia, Marco Polo
Portugueses
O reverso da medalha, árabes e chineses
Nesse capitulo, se vê as viagens dos árabes, todas costeiras ou a pé, por caravanas. Já os chineses não, tiveram muito mais capacidade maritma.
depois vem magalhaes, e os modernos ocidentais.
Me diga, num livro de mais de 300 páginas, existe uma página e meia sobre 1 (um) explorador árabe, ibn battutta, que viajava a pé e pedia carona nos barcos dos outros, você quer afirmar que sem os árabes os descobrimentos não seriam realizados? Mas não é possivel tanta mistificação num elemento humano só, acorda!
Aúnica coisa que os sarracenos faziam era pirataria perto da costa, em amres internos. Se deram uma contribuiição foi fechar (com exercitos) o caminho para as indias ao cair Constantinopla no Imperio Bizantino.
85 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 19:23
Não PD, teimo em colocá-la no devido lugar, com provas, livros e links de sites. Você que parece pendurado num saco mouro.
86 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 19:24
Há mil anos os árabes tinham o dominio de várias áreas, comercio , cultura, filosofia. Os árabes que estão aí desde então mataram esses grandes filosofos e transformaram o islamismo no fracasso prático que é hoje.
87 faraó // 5/June/2008 às 19:27
Acho que esse frances convertido ao Islã está perdendo uma ótima oportunidade de fazer um bom casamento.
Afinal mulher virgem no casamento é tão dificil quanto achar homem virgem.
Mais garantido de encontrar é no paraíso mesmo.
88 faraó // 5/June/2008 às 19:35
Se a ejaculação precoce ou a disfunção erétil, fosse motivo legal para a mulheres se separarem dos maridos, quantos aqui nesse blog não estariam solteiros novamente???????
Heim?!?!?!?!?!?
89 RW in Miami // 5/June/2008 às 19:40
O mr. X (#76) tem razao. Porque os imams radicais na Inglaterra e Franca que dos pulpitos das mequitas desfiam vituperios contra os judeus nao sao acusados de racismo ?
90 Pedro Doria // 5/June/2008 às 19:40
Chesterix-Dracul- El Cid, o irado, vc jura que quer livros? Okay… mas vai ler? Por que sobre a história de como o Islã manteve e evoluiu a ciência na Idade Média é tão mainstream que isso não é um livro, é uma biblioteca. Pra começar…
How Islam created the modern world, Lost history, the enduring legacy of muslim scientists, Islamic science and the making of European Renaissance…
91 Pedro Doria // 5/June/2008 às 19:45
E, olha, quem começou esse negócio de navegação foram os fenícios antes de todo mundo… tecnologia do Oriente Médio. Livro sobre navegação islâmica existe.
Mas, cara, a gente precisa ir tão longe? Os descobrimentos seriam possíveis sem astrolábio?
Quem inventou o astrolábio que Colombo trazia a bordo?
O astrolábio é a ferramenta que lançou espanhóis e portugueses ao oceano.
92 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 20:11
vou ler,P D, por natureza curiosa leio de tudo…mas depois vou te responder.
Só não vai me dizer que Erik, o vermelho navegou com influencia islamica….
93 Dino // 5/June/2008 às 20:24
Faz assim chest, pega um astrolabio e aponta para uma estrela com o nome de: Aldebaran, achernar,algol, alkaid, Altair, deneb, mizar, alcor e etc.. Das mais ou menos 400 estrelas que tinham nome na antiguidade a maioria tinham nomes árabes, porque será?
Mas como você despreza árabes, faça suas contas sempre com algarismo romanos porque os árabes são bestas, alias não use ALGARISMO porque isso é uma palavra árabe e não aprenda álgebra pois também é árabe.
94 Mr X // 5/June/2008 às 20:29
Curiosamente, há evidências de que Cristóvão Colombo era judeu…
http://www.khouse.org/articles/1996/109/
Segundo o mesmo site, o astrolábio era invenção de um judeu também.
Mas como cada religião puxa a brasa para a sua sardinha, não sei não.
Que o islã colaborou com a história da Europa, é fato.
Daí, não se conclui necessariamente que trazer trocentos milhões de imigrantes muçulmanos para a Europa e deixar que realizem poligamia, assassinatos de honra, ameaças a quem publica cartuns, degola de cineastas, atentados, escolas corânicas, rituais de sacrifício de ovelhas criticados pela Brigitte, seja uma boa idéia.
95 Gerson B // 5/June/2008 às 20:38
PD (83), não é totalmente correto que raças não existam. O conceito se aplica a todas as espécies animais. Por que não à humana? Como médico poderia encaminhar minha procura por um diagnóstico influenciado pela raça de alguem.
O conceito tem é que ser bem empregado. O que as raças não determinam é a inteligência em geral. Mas existem grupos mais adaptados a certas condições ambientais e mais suscetíveis a certas doenças.
Um racista exacerba e aplica mal o conceito, mistura raça com história e cultura e discrimina pessoas.
E é incorreto taxar um anti-islâmico de racista. Culturalista, talvez.
“Judaísmo também não é etnia. No entanto, chamo anti-semitismo de racismo. Daí…”
PD, judaismo não é semitismo. Você pode ter negros judeus(religiosos) e semitas cristãos ou muçulmanos (até ateus). Uma coisa não é igual à outra. Anti-semitismo é racismo sim. Se dirige aos semitas, que incluem outros povos alem dos judeus. Mas anti-judaismo não seria racismo, seria preconceito.
Gosto de usar de precisão nessas questões. Tem judeus que alegam que defender os palestinos é anti-semitismo. Como se estes são semitas tambem? É bom evitar confusões, por engano ou deliberadas.
96 Chico Motta // 5/June/2008 às 20:42
essa do cristovão colombo judeu já foi refutada… teve teste de dna e tudo…
97 Chico Motta // 5/June/2008 às 20:45
é verdade.. digo do teste de dna para o semitismo… o teste mostrou que ele seria caucasiano
98 Brancaleone (o modesto) // 5/June/2008 às 20:51
É engraçado né?
Quando o papo é esquerda x direita, tanto um quanto outro diz que os bons, os inteligentes, os sábios e as boas invenções foram feitas pelos de uma ideologia ou outra. Quando o papo é Islã x Resto do Mundo, é a mesma coisa. Já já vão dizer que Pelé era muçulmano ou judeu, que Senna (o piloto, não o rio) frequentava sinagoga e ia às mesquitas e por aí vai.
Nenhuma raça, religião, partido político ou ideologia quer admitir que entre suas hostes tem gente pervertida, estúpida, mau caráter, ladra, corrupta e sanguinária. Nas devidas proporções existe todo o tipo gente em todos os grupos humanos. Tem muçulmano FDP, tem Judeu FDP, tem Vascaino FDP, Petista FDP ( estranhamente a proporção de FDPs. no Pt é bem superior à média…) e por aí vai…
99 Dino // 5/June/2008 às 21:04
Cristóvão Colombo até pode ter sido de origem judia, afinal de contas ninguém nem sabe precisamente suas origens, já o astrolábio é mais complicado, ele é usado para se guiar por estrelas e essas como pode notar, tinham é têm, nomes árabes, conferindo com a utilidade do instrumento.
Mas é certo que após trabalhar como “mouros” eles podiam ficar colocando nomes nas estrelas só para “judiar” dos europeus… Talvez o astrolábio seja inca e o Cristóvão Colombo ianomâmi…
Josué você esqueceu de listar a quantidade de FDP pé vermelho, que tem para as suas bandas…
100 Dino // 5/June/2008 às 21:09
Tenho notado realmente um crecimento de FDPs desproporcional no PT, acredito que seja devido a infiltração de direitobas nas nossas linhas… huahuuhauhauhaua
101 Chico Motta // 5/June/2008 às 21:10
Dino, ainda existe dúvida, em relação a origem do cristovão colombo, mas a versão de que ele teria origem etnica semita, os testes de dna até agora mostraram que não se confirma.. ainda têm confusão sobre se seria mesmo de genova da catalunia ou filho bastardo de um principe português….mas pelas semelhanças genéticas dessas regiões fica muito difícil definir…
102 Brancaleone (o modesto) // 5/June/2008 às 21:12
Mas que diabos tem a ver o cabaço da moçoila devolvida pelo babaca e que motivou o post do PD, com astrolábios, Cristovão Colombo e os cambau?
Cêis tão sem noção né?
103 Chico Motta // 5/June/2008 às 21:16
huauhauhauhauhaa
104 Dino // 5/June/2008 às 21:16
É assim Josué, se o cabaço da menina não durou até o casamento, porque haveria de durar pra mais de 100 comentários?
105 Brancaleone (o modesto) // 5/June/2008 às 21:17
Dino:
Ponto prô cê no comentário 100
Dei vaza e você acertou.
Fico feliz em saber que entre os esquerdistas tem alguns como você que tem cérebro. Quase chego a ter esperanças, pena que sejam tão poucos…
106 Dino // 5/June/2008 às 21:34
Na verdade brasileiro também é louco para casar com uma moça virgem, a diferença é que caso seja enganado, o bicho não vai ao juiz dar uma de mané, enche ela de filhos e cai fora…
107 Andre Fucs // 5/June/2008 às 22:02
Pedro Doria,
Sem querer diminuir a importância moura no descobrimento, porém, sejamos mais justos…
A participação judaica no Descobrimento é muito mais do que a de financiadores, vejamos:
Que o diga Jacob ben Machir ibn Tibbon responsável por inúmeras traduções de livros de ciência do árabe para o hebraico, da invenção de um “quadrante judaico”, assim como uma série de tabelas astronômicas.
Posso citar também Gersonides outro judeu multi talentoso cuja invenção, conhecida como Bastão de Jacó “permitia aos navegantes medir a separação angular de dois corpos celestes”.
E o que falar de Jaume Riba, diretor da Escola de Sagres, um cartógrafo nascido era Jehuda Cresques??
O que falar dos tripulantes da expedição de Colombo Alonso de la Calle, Rodrigo Sanchez de Segovia, Marco, Bernal de Tortosa e o curioso intérprete Luís de Torres?
E o que falar de Gaspar da Gama ? Nascido em Pozman e que cá aportou com Cabral?
Histórias não falta, talvez falte-lhe apenas um pouco de curiosidade! :-)
108 Andre Fucs // 5/June/2008 às 22:05
Histórias não faltam
…teclado maldito…
109 *aiaiai não apoia mais nada* // 5/June/2008 às 22:46
também…pra que essa mulher quer casar um ignorante como esse!!!! melhor ficar sozinha e sair dando por ai!
Na minha família tem uma história de um cara que casou com uma prima da minha mãe - isso deve ter sido nos anos 30 - e na lua de mel ela estava mestruada…ai ele achou que aquele sangue era porque ela não era mais virgem. Devolveu a mulher para o pai…que compreensivo, explicou para ele o que era aquele sangue e garantiu que ela era virgem…dai o cara falou: ah, então tá…e eles viveram felizes até a morte.
110 Carlos Magno // 5/June/2008 às 22:49
Os judeus sempre estiveram a frente das navegações. Portugal e Espanha tiveram suas viagens financiadas por ricos judeus das sinagogas que foram tolerados pelos reis, justamente pelas riquezas que investiam.
Quanto ao astrolábio, é antiquíssimo e remonta ao tempo da civilização suméria, o berço da cultura do oriente médio, antes mesmo de Abrao em Ur.
A história dos sumérios mistura-se às lendas de astronautas. Os sumérios teriam chegado à Mesopotâmia há mais de 10.000 anos, antes do povo judeu, subjugando com suas milícias e adiantada cultura os semitas ali viventes. Eram descendentes dos Dravidianos da Índia.
Os cananeus, anteriormente habitando a região da Mesopotâmia, seriam antes da invasão suméria pequenas e esparsas tribos que não podiam representar uma influente cultura. Tanto os cananeus como as demais tribos semitas da Mesopotâmia e Palestina absorveram da cultura suméria.
Entretanto, os sumérios seriam o povo que receberia os extraterrestres e que por sua influência desenvolveriam a fantástica civilização que estenderia por todo o Oriente Médio, e África, notadamente Egito.
111 *aiaiai não apoia mais nada* // 5/June/2008 às 22:49
caraca…agora fui ler os comentários e vi que acabou descambando para a defesa dos judeus…não entendi nada…judeu não se incomoda com essa coisa de virgindade? nunca se incomodou? isso é problema só para cristãos e mulçumanos???
112 *aiaiai não apoia mais nada* // 5/June/2008 às 22:50
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tá engraçada essa caixa de comentários, parece o nonsense
113 *aiaiai não apoia mais nada* // 5/June/2008 às 23:03
sobre o papo de himem e impotencia…uma coisa não tem nada a ver com a outra…uma coisa é a mulher não ser mais virgem, ela continua podendo trepar. Agora, o cara impotente, não faz mais nada…então, a mulher tem todo direito de procurar outro , né não????
114 Guilevy // 5/June/2008 às 23:06
Putz, os “astronautas sumérios” tinham tecnologia para viagens espaciais mas utilizavam o astrolábio para se guiarem…
Quando eles voltarem darei de presente um GPS novinho. E digital!
115 Carlos Magno // 5/June/2008 às 23:13
Não, cara, os astronautas deixaram aqui o astrolábio para os burros começar a entender o que é o sistema solar.
Veja como são as coisas, até hoje têm burros que não entendem coisas tão óbvias. E se passam mais de 10.000 anos. É dose!
116 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 23:15
Porra, PD, sacanagem, eu estou lendo um livro , exponho o ocnteudo aqui, e você me manda comprar livros no Amazon?….você por acaso leu algum deles?
Afinal, que é que aqui lê livro e título no Amazon?
Sim, alguem aí em cima disse que você tem falta de curiosidade, e além disso é preconceituoso a favor dos sarracenos…..que farsa.
117 Brancaleone (o modesto) // 5/June/2008 às 23:21
Começa com hímen de virgem (ou não), passa por um mané que exige virgindade e agora tâmo em “Eram deuses os astronautas?”. Tivemos pelo meio o já comum arranca-tôcos entre os pró-islã ( e anti EUA por modismo), os pró e os contra os judeus, o velho papo de que “os meus são mais lindos, inteligentes e bonzinhos” e sei lá mais o que vem pela frente.
Pode parecer um asilo de doidos, mas isso aqui é fantástico. E não estou sendo cínico!!
E a propósito, voces sabiam que eu ganhei um opentréadi? só tô lembrando caso alguem tenha esquecido…
118 Carlos Magno // 5/June/2008 às 23:24
Josué:
Já ficou bom do tombo, ou ficou com os miolos afetados?
119 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 23:25
Brancaleone, para com isso senão a choradeira de ciumes vai ser imensa
120 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 23:26
aiaiai, gostei da tese,
121 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 5/June/2008 às 23:51
livro, 1 autor, Mark Graham…..o livro não está disponivel para leitura, mas o autor escreveu Black Maria, o que parece uma novela policial (ficção). Mistery books.
Critically acclaimed author Mark Graham provides professional ghost writing and editing for fiction, non-fiction, screenwriting, self-help books, …
chest- tambem escreve livros encomendados (ghost writing)…será que os sheiks árabes encomendaram esse livro do PD?
Sorry, PD, mas este autor de romances policiais, que escreve sob encomenda tem apenas um livro, só esse trabalho sobre o tema. Parece realmente que foi encomendado.
122 Harun al-Rachid // 5/June/2008 às 23:52
Tem um livro anunciado aí no blog:
‘‘Introdução à crítica da razão árabe’’.
Existe razão árabe, ou razão judaica, grega, romana, britânica, ou razão de qualquer outro grupo étnico?
123 Darwinista // 5/June/2008 às 23:57
Gerson B #95,
Na verdade, é totalmente correto que não existem raças humanas. Para que uma raça seja caracterizada, ela precisa apresentar diferenças genéticas significativas em relação à outra raça da mesma espécie. Normalmente essas diferenças indicam que um processo de especiação está ocorrendo.
No caso das etnias humanas, essas diferenças são tão insignificantes que não se configura uma classificação racial.
124 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 0:02
Livro 2 Lost History: The Enduring Legacy of Muslim Scientists, Thinkers, and Artists (Paperback)
Michael Morgan, da National Geographic
About this Author
——————————————————————————–
Michael Hamilton Morgan is the author of The Twilight War, and co-author with undersea explorer Robert Ballard of Collision with History: The Search for John F. Kennedy’s PT-109, and Graveyards of the Pacific. A former diplomat, he created and now heads New Foundations for Peace, which promotes cross-cultural understanding and leadership among youth. He has appeared on ABC and CBS and as a Washington journalist covered foreign policy issues. From 1990-2000 he directed and advised the International Pegasus Prize for Literature.
ele fundou a NFP, News Foundation for peace……hummmmmm pacifista…….tem um site vamos ver.
Construindo a Coexistencia Global….já vi tudo, é uma ONG que treina futuros lideres mundiais , enlightment leadership, tolerancia, consenso e não violência..
PD, poupe-me desse, pelamordedeus
125 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 0:05
Omar Amanat
Investor Omar S. Amanat is a major shareholder in eTrade, the online brokerage firm. Previously he was the founder, CEO and majority shareholder of Tradescape Corp, a brokerage and technology firm which he sold to eTrade in 2002. Mr. Amanat co-founded CyberBlock, the predecessor of CyberTrader, Inc., which was acquired by Charles Schwab in 2000. Mr. Amanat is the recipient of the Albert P. Einstein Technology award for outstanding corporate citizenship and sits on the Board of Trustees for the Harlem Youth Development Foundation. He was strategic advisor to Bridges TV, the first Muslim American cable and satellite channel in the United States, launched in the summer of 2004. Mr. Amanat attended the University of Pennsylvania and the Wharton School of Business and he currently sits on the Board of Advisors for Wharton’s Entrepreneurial Council.
PD- esse sujeito aí financia o site e a ONG do autor, não parece nome judeu kakakaka
126 Carlos Magno // 6/June/2008 às 0:06
Quem disse que não existem raças humanas?
Existiram e existem, sim senhor, essa história de que só existe uma raça é mais uma brincadeirinha dos pseudo.
E as diferenças étnicas não são tão insignificantes. O homem é tão instintivo e fdp que a razão das muitos genocídios de guerras está na sua memória genética, no ódio racial inconsciente.
Essa história de dizer que só existe uma raça, é balela. A raça ariana é somente a 5a. raça, e bem diferente das que a sucederam, em tudo. Motivo óbvio dos nazistas se acharem os donos do mundo. Outra aberração!
127 Carlos Magno // 6/June/2008 às 0:11
correção: bem diferente das que a antecederam!
128 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 0:14
Livro 3. Islamic Science and the Making of the European Renaissance
esse parece mais interessante, escrito por George Saliba……primo do Aliba …bá?
George Saliba has been Professor of Arabic and Islamic Science at the Department of Middle East and Asian Languages and Cultures, Columbia University..
chest- o curriculo é melhor que os outros.
129 Harun al-Rachid // 6/June/2008 às 0:15
‘‘Num tribunal da região de Lille (…) um francês convertido ao islã pediu a anulação do casamento porque a noiva mentiu sobre a sua condição de virgem (…) . Apoiado numa lei que garante a anulação em casos de “erro das qualidades essenciais” do cônjuge, o marido enganado teve o pedido acatado pelo juiz.’’
A conversão do francês ao Islã, não importa.
O fato aconteceu na França e foi julgado segundo as leis francesas que deram razão ao marido.
130 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 0:16
http://baheyeldin.com/history/george-saliba-1.html
MUITO BOA RESPOSTA DE KHALID ao SALIBA
Throughout this century and part of the previous one, attempts have been made to define the singularity of modern Western science by isolating factors responsible for its development. Such factors as the emphasis on experimentation, the mathematization of nature and freedom from religion, have been advanced at one point or another as being the key elements in the development of modern science.
131 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 0:22
For it was found, for example, that both the Islamic and Chinese civilizations derived scientific results from experimentation at a time much earlier than the Renaissance, that they criticized other authoritative scientific theories on the basis of their own observations, and that they expressed the results of their findings in mathematical language; and yet, they did not manage to develop modern science in the manner in which this latter concept is so poorly articulated.
…
In the following, I will give only a few examples of the kind of statements from which such general books ultimately suffer. When Huff says, for instance, that science is especially the natural enemy of authoritarian regimes, (Huff, 1) he must be either ignoring the tremendous achievements by the Nazi or the Soviet regimes in the most technically sophisticated sciences, or suggesting that the authoritarianism of these regimes fades in comparison to what one would have to presume he sees in Islamic and Chinese cultures.
132 Mr X // 6/June/2008 às 0:23
Harun,
Interessante.
Mas será que se o francês não tivesse se convertido ao Islã, as mesmas leis não teriam dado razão à mulher e/ou sido contrárias ao marido?
Pois nesse caso ele não seria membro de uma “minoria culturalmente diversa”, mas sim um safado membro de uma sociedate patriarcal e machista e, como tal, seu pedido de uma virgem seria considerado uma aberração.
133 Harun al-Rachid // 6/June/2008 às 0:24
‘‘Quem disse que não existem raças humanas?’’
Claro que existem. Uma delas é a Raça Rubro-negra, no Maracanã, à esquerda das cabines de rádio.
134 Carlos Magno // 6/June/2008 às 0:31
Oh, oh, oh! Essa foi boa, é a raça urubu, que o Cabañas arrancou as penas.
Aliás, é encontrada até nos blogs da internet.
135 Harun al-Rachid // 6/June/2008 às 0:31
Mr X
Entendo que não. No direito, em qualquer país, vigora o princípio da territorialidade.
Além disso, as decisões judiciais repetidas formam a jurisprudência que orienta a decisão do juiz … salvo casos especialíssimos.
136 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 0:33
Sim, ele não responde porque a ciencia árabe praticamente acabou no século 13, critica todas as tentativas de explicar o fato e não dá nenhuma alternativa pessoal. Afirma que a astronomia árabe é derivada da ptolomaica, foi corrigida e aperfeiçoada.
Toby E. Huff. The Rise of Early Modern Science: Islam, China and the West. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. Pb. ed., 1995. xiv, 409 pp. Hb. ISBN 0 521 43496 3. ISBN 0 521 49833 3.
137 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 0:36
aí o propirio Saliba responde:
My intention in citing these two regimes was to produce counter-examples to his categorical assertion that the production of science requires social freedom, a point that he makes yet again in his Reply.
138 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 0:50
Now that I have clarified my own position somewhat, I would like to turn to the substance of his Reply and the four areas that he views as problematic, namely, what constitutes ‘modern’ science, the role of economic factors in the development of science, the timing of the decline in Arabic/Islamic science and, finally, the role of legally-incorporated institutions and free inquiry in the production of science.
I attributed that ‘decline’(of Arabic science ) and the dramatic increase in European science(just at the time when the latter was beginning to benefit from the achievements of the former)to the ‘discovery’ of the New World, rather than to other possible ‘causes,’ such as the legal incorporation of universities and the existence of freedom of inquiry and expression in one culture and not in the other.
chest- muito interessante o ponto de vista, o declinio da ciencia árabe e o avanço da ocidental se deu por causa dos descobrimentos. Quer dizer os descobrimentos foram causa e não consequencia do declinio árabe e do avanço ocidental….
TA VENDO PD NO QUE DÁ DAR LINKS DE LIVROS QUE VOCÊ NÃO LEU?
Enfim, ele alega que a corrida cioentifica foi ganha por causa da tremenda quantidade de dinheiro que veio das Americas. E que a ciencia árabe, apesar de superior, declinou assim como o Mc Intosh não pode competir com Bill Gates….
MAS TEM IMAGINAÇÃO, O CARA
the fact that, even when it comes to private gain, much scientific activity operates in tandem with commercial activity, as in the case of pharmaceutical companies and the like, in other words, in the centres of capital.
The race was not won because one culture was inherently superior to the other in some essentialist way
A corrida não foi ganha porque uma cultura era inerentemente superior a outra de algum modo essencial
É UMA DESCULPA E TANTO……VOCÊS TIVERAM SORTE ( Não foi o que o tecnico do Boca falou do Fluminense?)
Chest- não afirmo, aqui, que a cultura ocidental era superior a árabe nesta época, afirmo que hoje a cultura árabe-islâmica é demodé, ultrapassada e disfuncional.
139 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 1:07
huff responde
My book focuses upon the preceding legal, institutional and intellectual developments that made the Copernican innovation possible. That is, long before Copernicus and Galileo, there was an intellectual tradition established in Europe, above all in the universities, that, yes, institutionalized the study of natural phenomena, particularly by placing the corpus of Aristotle, along with a number of Arabic works and commentaries, at the centre of the university curriculum.
This occurred in the twelfth and thirteenth centuries. In short, the Copernican revolution was a product of the educational system put in place by Europeans several hundred years earlier. As is well-known, the madrasas of the Middle Eastern world systematically excluded philosophy and the natural sciences from any ‘formal’ teaching conducted within their confines during this period of time. (I put ‘formal’ in quotation marks because there was no formal curriculum in the madrasas.) Evidently, the teaching of philosophy and the natural sciences ran against the religious commitments and identity of the madrasas, an identity that persisted into the twentieth century.(4) This was a major issue in my book, but Professor Saliba is entirely silent on the subject. I shall return to it later. Whether or not Copernicus benefited directly from Arab astronomers, other than possibly borrowing ‘the Tusi couple,’ remains an open question, one upon which I remain to be convinced.(5)
140 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 1:07
http://baheyeldin.com/history/toby-huff-1.html
a resposta de huff
141 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 1:08
ta bloqueando
142 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 1:12
In contrast to this, the Islamic madrasas deliberately excluded all of the natural works of Aristotle, as well as philosophy, logic and natural theology. Instead, they taught the ‘Islamic sciences,’ consisting of the Qur’an, the Sunna, Islamic law, Arabic poetry, literature, history and genealogy, and some arithmetic.
143 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 1:15
esta foi a resposta do huff…e continua
If we push back the institutionalizing of naturalistic inquiry to the medieval universities of the twelfth and thirteenth centuries, I am again baffled as to how this might be interpreted as an expression of powerful economic forces. It is the implicit crude Marxism of Professor Saliba’s assertion that clouds vision here. As indicated in my book, there was indeed a ‘commercial revolution’ sweeping Europe from about the twelfth century, but that hardly explains the great interest in Aristotle in the universities of that period or the decision by medical practitioners to undertake dissections and to incorporate medical education into the university curriculum. Similarly, there was another rise in commercial activities in the sixteenth century, but this hardly explains either the motivation of the clerical Copernicus, or of Galileo, Kepler, or Tycho Brahe in developing a new astronomy against the interests of the Church.
chest- chamou o argumento monetario do Saliba de Marxista……BEM SACADO.
144 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 1:35
esta foi a resposta do huff…e continua
chest- chamou o argumento monetario do Saliba de Marxista……BEM SACADO.
145 Harun al-Rachid // 6/June/2008 às 2:33
Claudio Ptolomeu (cerca de 83 – 161 d.C.), grego, viveu em Alexandria, província romana do Egipto. Sua obra mais conhecida é o Almagesto (”O grande tratado”) sobre astronomia onde está descrito todo o conhecimento astronômico babilônico e grego que serviu de base para as astronomias de árabes, indianos e europeus até o aparecimento da teoria heliocêntrica de Copérnico. O sistema de Ptolomeu é geocêntrico. A Terra está no centro do Universo. Planetas e estrelas, descrevem órbitas circulares ao seu redor.
O importante está na frase abaixo.
A responsável pela paralisia do conhecimento na Europa, que permitiu um brilhareco dos muslins, foi a Igreja Católica.
146 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 2:58
harun !! ))
147 Theo // 6/June/2008 às 3:18
Antes de jogar pedra no teto dos outros, lembrem-se que aqui no Brasil tmb pode-se anular o casamento se a mulher não for virgem.
Aliás, se o homem não comparecer a mulher tmb pode pedir o anulamento.
148 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 5:22
so ta faltando sidney mirandao pra acabar com o obscurantismo de alguns coments ! )))
fatos precisos….fala sidnê !
149 Carlos Magno // 6/June/2008 às 9:16
A história da astronômia está manipulada e mal contada pelos orgulhosos astrônomos que desejam omitir os verdadeiros precursores.
Para início de conversa já é citado Thales de Mileto, no século VII a.C. grego fundador da escola jònica, como o mais antigo registro “oficial” da história da astronomia.
Mas também é uma mentira que os estudos científicos tenham ali começado.
Na realidade, os registros arqueológicos apontam pelo menos há 8000 a.C. as tabuinhas de argila com escrita cuneiforme dos Sumérios, estabelecendo efemérides precisas da astronomia, como o ano de 365 dias (claro sem as 6 horas), meses, semanas, dias de 24 horas, as fases da lua, eclipses, etc.
Têm-se ainda que os chineses já muito antes dos Ptolomeus, Hiparcos, Galileus, etc, contemporâneos, logicamente, dos Sumérios, já tinham adiantadíssima astronômia e controlavam dentre tantas coisas a agricultura pelas tabelas dos trânsitos e influências dos astros.
Aliás, esses povos conheciam muito bem o heliocentrismo, que a idiotia de astronômos obtusos fingiu ignorar e a igreja, por motivos óbvios, estabeleceu como verdade.
É preciso desmascarar esses historiadores fajutos que pensam que todos comem gatos por lebres e não sabemos pesquisar nos registros da própria história “oficial”, quanto mais nas obras de livres e ecléticos pesquisadores.
150 Carlos Magno // 6/June/2008 às 9:19
correção: a igreja estabeleceu como mentira
151 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 6/June/2008 às 9:36
A responsável pela paralisia do conhecimento na Europa, que permitiu um brilhareco dos muslins, foi a Igreja Católica.
chest- os barbaros nada tiveram a ver com isso, né? E porque então foi no mundo cristão que a ciencia moderna a apareceu? Porque onde a Igreja Católica não existia, a ciencia moderna não apareceu, Esta é a questão.
152 Dino // 6/June/2008 às 9:37
Agora, o cara impotente, não faz mais nada…então, a mulher tem todo direito de procurar outro , né não????
aiaiai, existe aqui 2 equivocos…
1º “cara impotente,não faz mais nada” é radicalizar e provar que seus namorados não estão com nada, só sabem brincar com o bingolim.
2º Ela tem todo o direito de se separar, e não de procurar outro e colocar chifre em um cara já supostamente broxa, é crueldade por demasiado…
153 Pedro Doria // 6/June/2008 às 10:13
Andre Fucs, nenhuma intenção aqui de menosprezar a participação judaica. Havia grandes intelectuais judeus, sem dúvida, que fizeram a ponte entre a ciência árabe e a Europa. E não apenas. A quantidade de judeus que, conversos ou não, eram eles próprios navegadores é imensa.
O objetivo é outro: é dizer que a Europa tem tradição islâmica, sim. E que esta tradição islâmica é tão importante para a construção do ethos iluminista quanto a cristã.
154 confetti e a ilusao* // 6/June/2008 às 10:20
até o dono do vicio ta levemente off….praticando liberdade de expressao hard core…)))
155 Esprit de porc // 6/June/2008 às 12:13
Só uma atualização. De acordo com o La Voix du Nord o casal já está re-casado na justiça.
Isso vai dar pano pra manga!
156 Gerson B // 6/June/2008 às 14:41
Chesterton (151), tá certo que a Igreja Católica tem vários padres cientistas, ajudou algumas descobertas etc. Mas muitas vezes seus dogmas atrasaram o progresso da ciência. A Igreja teve papel bem ativo em bloquear discussões científicas.
E o cristianismo não é o catolicismo. A ciência se desenvolveu em vários países protestantes tambem.
Quanto ao islã até onde sei os árabes mais preservaram o conhecimento antigo dos gregos e hindus que criaram coisas. No geral o caráter dogmático que existe nos países islâmicos é algo que atrapalha o progresso científico.
157 Harun al-Rachid // 6/June/2008 às 15:06
’’E por que foi no mundo cristão que a ciência moderna a apareceu? Por que onde a Igreja Católica não existia, a ciência moderna não apareceu. Esta é a questão.’’
************************
O pen