Nouriel Roubini, o respeitado economista e professor da Universidade de Nova York, conta em seu blog de uma recente conversa que teve com o ex-chanceler alemão Joschka Fischer. Fischer está convencido de que Israel fará um ataque às instalações nucleares do Irã antes de o governo Bush chegar ao fim. Ele vai além: o próprio Bush teria dado o sinal verde quando esteve em Israel, nas celebrações de seus 60 anos.
Joschka Fischer é um nome que deve ser respeitado e tem muitas fontes de excelente qualidade. Mas isso não quer dizer que acontecerá.
O premiê israelense Ehud Olmert chegou hoje aos EUA para uma visita de dois dias. Investigado pela polícia por sérias denúncias de corrupção, há muito pouco o que o sustenta no poder e não é claro quem o sucederá.
Novos líderes fazem cálculos diferentes. Da última vez que o governo israelense decidiu por uma guerra – no caso libanês – destruiu o país vizinho, espalhou tragédias e não ganhou absolutamente nada além de uma imagem externa pior.
É importante ressaltar o ‘não adiantou de nada’ na conclusão da Guerra do Hizbolá. Porque, agora, o mesmo governo israelense está fazendo exatamente o que devia ter feito desde o início. Está negociando com o mesmo Hizbolá.
A situação também não é clara no ponto de vista norte-americano. A praxe sugere que presidente em último ano de mandato não cria confusão desnecessária para quem o suceder. George W. Bush sabe que um dos candidatos nesta contenda, Barack Obama, tem idéias diferentes a respeito de como lidar com o Irã. Obama quer negociar. Agora, cabe à população norte-americana decidir se deseja esse rumo.
Se Bush de fato autorizou um ataque ao Irã, ele está interferindo diretamente no próximo governo. É uma decisão não apenas anti-democrática – que não representa o desejo dos eleitores – mas, principalmente, de sabotagem.
Um ataque às instalações nucleares do Irã por parte de Israel não derrubaria o governo dos aiatolás. Mas certamente seria recebido com alívio, em Teerã, pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad. Enfrentando uma séria crise de impopularidade por conta de sua incompetência na administração da economia, ele precisa urgentemente de um inimigo externo para ser reeleito, no primeiro semestre do ano que vem.
Do ponto de vista geopolítico, as conseqüências imediatas seriam um Oriente Médio pior no qual as desconfianças existentes são ampliadas e o sustento de Hizbolá e Hamas, aumentado. Ninguém vence, mas tudo é garantido que piore. Essa gente que acredita em mais destruição para o Oriente Médio se ajeitar nunca cessa de surpreender.
Atualização - ‘As agências de inteligência dos EUA acreditam que o Irã interrompeu o esforço de construir armas nucleares em meados de 2003. A Agência Internacional de Energia Atômica, que investiga o programa iraniano, não encontrou qualquer indício de que exista um projeto ativo para produção de armas nuclares.’ A notícia está hoje em vários jornais dos EUA.
dica do Marcelo P.
179 Comentários até agora ↓
1 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 10:22
guardando lugar de dr andré, rw, elias, dino, athalyba ando co ! )))
2 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 10:24
depois de arrasar com o Libano fica bem mais facila trazer o Risbolinha para a mesa de negociações….
3 Rodrigo // 3/June/2008 às 10:27
Áinda mais mais que o Hesbola ficou bem mais influente na o Libano depois dos ataques…
4 Prøftël // 3/June/2008 às 10:29
Olha, o Bitt daria uma boa contribuição aqui.
Creio que os israelenses tem mesmo só até o Bush sair pra tentar um ataque desses.
O problema é chegar lá com bomba suficiente pra detonar as instalações.
Primeiro porque estão bem protegidas por sistema antiaéreo russo (e aí o Bitt entra), segundo o relevo escarpado, fundão de vale, piloto precisa de muita perícia pra chegar, desviar do antiaéreo, acertar o alvo e cascar fora sem risco de virar presunto.
Ainda há o problema de fronteiras, espaço aéreo, reabastecimento em vôo e as próprias instalações que são subterrâneas.
Sei não, se não der certo será um puta desgaste político, precisa muito cacife pra encarar uma empreitada assim.
5 Pedro Doria // 3/June/2008 às 10:30
Chesterton Dracul, o Hizbolá está por cima da carne seca, faz o que quiser no Líbano e justamente porque o país foi arrasado.
6 anrafel // 3/June/2008 às 10:38
Num post aí eu andei perguntando o quanto o staff republicano contemplava a possibilidade de um bombardeio como tática eleitoral, mas não estava atento a uma eventual terceirização.
Nesse caso, a equação é ainda mais complicada: um bombardeio atenderia ao interesse de três líderes envolvidos ou a se envolver em eleições, um inclusive ficando grato por ser bombardeado.
Parece que esse tipo de exportação de tecnologia eleitoral está desmoralizando o termo kafkiano.
7 surfando apoia qualquer jaca de esquerda // 3/June/2008 às 10:45
Israel como continuador da política agressiva norte-americana é uma possibilidade. Não fere a imagem dos EUA e nem morre americanos numa ação já tão desejada pelos falcões. Armamento é bom negócio quando se vende para outros países, ao invés de pesar nas contas governamentais de um país em início de recessão e desgaste político do Bush. Acho que o aliado e comprometido Israel é que não vai encarar um Irã. Não será uma guerrinha do Líbano.
Pd, quando é que vai ter banner da candidatura do bolivariano Zé Mário?
8 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 10:51
se essa noticia saiu, é porque deve estar acontecendo justamente o contrario.
O Risbola ficará sempre por cima da carne seca enquanto algum grupo mais violento aparecer pára destruí-lo. Que seja um grupo violento do nosso lado.
Só a violencia derruba a violencia. Sorry peaceniks.
9 Rodrigo // 3/June/2008 às 10:54
Isso aí, a gente tá vendo o resultado disto no Iraque, Afeganistão e Líbano.
Thanks Mr. Chickenhawk!
10 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 10:54
Proftel, acreditar na capacidade de o Iran ser páreo para Israel está realmente em dissonacia com a realidade dos fatos. E não adianta chamar os russos, porque esses tem sempre que rpestar muita atenção para não dar vexame.
E não vai ser uma guerra, não haverá invasões, mas bombadeios de lado a lado. Será que as avionetas iranianas vão conseguir se aproximar de Israel? Tan Tan Tan tan (isto foi Beethoven).
11 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 10:57
é Rodrigo, é nóis ou eles. IUsto me lembra a história dos 2 mineiros.
-oia, sô, que ce acha de nudeis?
O cara pensou, pensou e 20 minutos depois respondeu.
- é bão, zé, é bão..
-mais pruquê?
- bão, é mió nudeis que nu nosso…..
12 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 10:58
aí, PD abre um post sobre a obrigatoriedade de aulas de filosofia para os alunos brasileiros (antes de saber ler, é óbvio)
13 nada será como antes // 3/June/2008 às 11:09
Balão de ensaio.
A velha tática de espalhar boatos para fazer o adversário preferir uma eventual negociação.
Se fosse mais do que isso, jamais seria publicado.
E desde quando viagens presidenciais servem para outorga de autorização ?
O jogo político é muito mais complexo e não é o senhor bush que resolve e manda.
14 Rodrigo // 3/June/2008 às 11:11
Nosso quem, cara-pálida? Não sou americano, não lucro nada com essa zona no oriente médio.
15 Mr X // 3/June/2008 às 11:11
É isso aí, nesta tou com o Chest, é nóis ou eles.
Qual o objetivo declarado dos guerreiros muçulmanos? Converter todo o mundo ao islamismo. Qual o objetivo declarado do Irã? Destruir Israel, conquistar a hegemonia no Oriente Médio.
Nós não queremos isso (bem, ao menos eu não quero). Então pra que vamos deixar esses xiitas safados terem bomba bomba nuclear, ter cobertura para poder insuflar impunemente o terrorismo mundo afora, e ainda gerar uma corrida nuclear com os árabes sunitas?
Quanto aos “desejos dos eleitores de negociar”, olha, se Bush bombardear o Irã, acho que o McCain se elege.
Mas duvido que aconteça.
16 Rodrigo // 3/June/2008 às 11:14
Cara, isso é de um ridículo tão enorme. Até entre os americanos é uma minoria das minorias que ganha com a violência no Oriente Médio. Aí me vem este emulador de neocon falar de ocidente contra oriente. Muita estupidez…
17 Mr X // 3/June/2008 às 11:15
Rodrigo,
Feliz ou infelizmente, é a força militar americana que protege a Europa e grande parte do mundo livre. Sem eles, Rússia, China e muçulmanos invadiriam e dividiriam o bolo. Ninguém é bonzinho.
Porém, como disse, não acredito num bombardeio do Irã, vou ficar surpreendido se acontecer.
18 Rodrigo // 3/June/2008 às 11:15
Ó o outro aê…
19 Mr X // 3/June/2008 às 11:17
Rodrigo,
Seu erro é achar que sem EUA ou Israel não haveria violência no Oriente Médio, grande ingenuidade, sunitas e xiitas se matam entre si, Irã e Iraque já guerrearam por anos, Saddam invadiu o Kuwait, a Síria manda e desmanda no Líbano, Irã e Arábia Saudita estão em guerra fria, etc.
20 anrafel // 3/June/2008 às 11:18
Mas provavelmente essa “minoria das minorias” está plantada nos melhores cargos e nos principais escalões.
21 Zé Bush // 3/June/2008 às 11:20
well….apenas lembrando que Israel já fez isso com o Iraque do grande líder Sadam Hussen, lá pelos anos 80. O Iraque estava produzindo combustível atômico e teria condições de fazer umas bombinhas em breve. Israel mandou uns caças e largou bomba nas instalações, sepultando o delírio de Saddam Hussein de ser um “líder nuclear”. Teve país árabe que , apesar de todo o “repúdio” e “condenação”, suspirou aliviado….
22 Mr X // 3/June/2008 às 11:22
Bomba neles!!!
http://www.youtube.com/watch?v=o-zoPgv_nYg
Vou lá almoçar. :-P
23 Rodrigo // 3/June/2008 às 11:24
Felizmente o mundo parece que se mancou que gente como o Mr X no poder é um perigo….
24 Rodrigo // 3/June/2008 às 11:29
Ah, tá bom Mr X! E os EUA (e o resto do ocidente) estão lá (e sempre estiveram) para apaziguar os ânimos. Ah, tudo é tão lindo, tudo tão maravilhoso… seu erro Mr X é achar que os EUA querem paz por lá.
25 RW in Miami // 3/June/2008 às 11:33
Estou com o Mr. X nessa - acho altamente improvavel, alem de ser um suicidio em termos de PR tanto para Israel quanto para os EUA.
26 Pax // 3/June/2008 às 11:35
Se acontecer, o que duvido, será um fechamento ao estilo de dois bastiões da estupidez, o Bush e o Olmert.
27 Dino // 3/June/2008 às 11:37
PD, leu muito apressado o texto do ex-chanceler da Alemanha, é exatamente por não encontrar indícios de produção de armas pela agencia de energia atômica e pelos serviços secretos e estar com o estoque de mentiras e a credibilidade em baixa, o arbushto não pode se aventurar nessa empreitada, terceirizando o serviço sujo para seu aliado bate-pau.
Tenho minhas duvidas, como só é possível ataque aéreo, e se for somente às centrais, certamente geraria uma retaliação imediata, pois o Irã não iria se desmoralizar diante de uma agressão israelense, então restaria a Israel em vez de um ataque aéreo convencional a explosão de mini-ogivas nucleares para alem da certeza de destruição das centrais, intimidar uma retaliação de mísseis iranianos, mesmo assim dependendo do grau de loucura que se pode atingir em uma guerra destas proporções, não descartaria a hipótese do lançamento de mísseis com “bombas sujas” radiativas por parte do Irã…
Mais provável que seja o milésimo balão de ensaio lançado por “interessados”…
28 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 11:44
pd # 5 , claro : poucas palavras dizendo tudo ! o resto é blah blah
29 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 11:54
esses filhotes do PD tem um visão tão ingenua do mundo…..
30 HRP FAST Reloaded // 3/June/2008 às 11:55
Nós como legitimos refens do holocausto temos que correr as lojas e compras duas caixas de “Lenço Presidente”, e babar de medo jás que Israel certamente vai bombardear o IRÃ!
Tá vendo como a coisa já é dada como certa e legal?
E ninguém repudia essa possibilidade….Isdael pode tudo e ,com certeza, ninguém levantará uma palha para adverti-lo…….me lembra uma passagem da história recente….quando Hitler anexou a Tchecoslováqui…..o mundo assistiu mudo e bestificado…….como estamos hoje…..
Por que a Israel é permitido tudo.
31 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 11:56
a mentalidade árabe e islamica não é outra coisa que não IMPERIAL. Tods querem ser imperadores e subjugar seus vizinhos. E vão tentar até morrer.
Achar que o Risboleta vai se tornar santo na eventual ausencai americana-israelense é prova inconteste de wishfull thinking.
32 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 11:57
A Israel não é tudo permitido…está fazendo um favor, não vai pedir por favor, mas nós que estamos a implorar.
33 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 11:58
etsou cmo mu prolbema sreio em digitra…
34 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 11:59
Nós como legitimos refens do holocausto
chest– isso é antisemitismo revisionista.
35 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 11:59
néo quer uma agua com açucar ? ))
36 Mr X // 3/June/2008 às 12:00
Isso é desinformação, mas dos esquerdistas de plantão, que há uns cinco anos vem falando que os EUA vão bombardear o Irã.
Israel provavelmente vai fazer, mas não agora.
A força do Irã é altamente super-estimada, é um tigre de papel. Como o Iraque.
Rodrigo,
Nada na política internacional é lindo e maravilhoso. Há apenas interesses. Os dos EUA não são os mesmos do Irã.
37 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 12:02
a analise do pd no 5 é a mais frequente na melhor
imprensa mundial ! vc pode contestar pq nao se trata de matematica, mas tem que admitir que se o libano fosse um pais “normal” e nao devastado por essa guerra de merda, nasrallah nao teria como dominar o jogo politico local….
38 César // 3/June/2008 às 12:04
Mr X.
Não é assim que funciona. Os EUA não tem força militar para proteger “boa parte do mundo livre”, muito menos a europa, que tem seus exércitos nacionais em número suficiente para sua própria defesa. Ademais, ainda que não fosse assim, não se invade um país ao bel prazer. Hoje temos regras no Direito Internacional até para declaração de guerra.
Quanto ao Irã, bombardear meia dúzia de focos de atividade atômica vai causar um rebuliço no OM de proporções imprevisíveis. Ou se bombardeia o país inteiro, excutindo o regime dos aiatolás à força, ou se paga o preço desse suposto ataque cirúrgico - que seria alto.
39 Mr X // 3/June/2008 às 12:05
Joschca Fischer, ecologista do Partido Verde, judeu liberal, contrário à guerra do Iraque:
http://es.wikipedia.org/wiki/Joschka_Fischer
“Reféns do holocausto”…. Waaaal… Caraca, HRP, qual é seu problema com os judeus? Foi estuprado por algum quando criancinha?
40 Rodrigo // 3/June/2008 às 12:05
E com certeza não são os meus Mr X.
41 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 12:06
confetti, o Libano não é um país normal por cusa da Siria e seus interesses na região (inclusive, sirios pensam que o Libano seria parte da Siria)
o fato de a opiião ser a mais frequente, não quer em absoluto dizer que ela é a que mais se aproxima da verdade.
42 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 12:08
ah sans blague néo ! )))
43 Rodrigo // 3/June/2008 às 12:09
E coitadinho de Israel, que nem pode sair por aí jogando traques nucleares. Pobres coitados…
44 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 12:10
mais antisemitismo….
45 Rodrigo // 3/June/2008 às 12:12
E qual o seu problema com os muculmanos MR. X? Por acoso o Salim da vendinha da esquina andou te “tocando” quando você era somente o Sr Queijinho?
46 Rodrigo // 3/June/2008 às 12:12
Eu, anti-semita?
47 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 12:13
o armamento nuclear israelense é puramente defensivo. Se assim não fosse, os árabes provocadores já teriam levado sua bombinha na cabeça e o Grande Israel iria desde o Ciro (talvez Trípoli) até Bagda e Damasco.
48 Mr X // 3/June/2008 às 12:14
César,
Seu post é tão ingênuo que parece escrito pelo Robin.
Nem sei por onde começar. Regras no “Direito Internacional para declaração de guerra”, é? E quem policia que sejam seguidas? A ONU?
Se o Putin resolve massacrar os chechenos, quem é que o vai processar?
Se a Al-Qaeda derruba as torres gêmeas, quem a prende?
Se o Irã solta uma bomba nuclear em Tel Aviv, quem o controla?
Enquanto os esquerdistas vivem no mundo de faz de conta do “direito internacional”, islamitas estão se lixando para as regras, explodem aqui e ali e procuram armas nucleares como puderem. Enquanto Obama planeja reduzir o arsenal nuclear americano, chineses e russos o ampliam e modernizam.
49 Dino // 3/June/2008 às 12:14
A pergunta é: O que é pior? A fanfarronice do Mahmoud Ahmadinejad, toda semana prometendo sumir com Israel do mapa, ou os constantes balões de ensaio lançados por Israel com os dizeres: Vamos detonar vocês!
50 Dino // 3/June/2008 às 12:19
Qual será os critérios do wordpress para bloquear comentários?
51 Mr X // 3/June/2008 às 12:20
Rodrigo,
Não tenho nada contra os individuos muçulmanos, certamente não na mesma veia abertamente preconceituosa e racista do HRP.
Meu problema com o islã é ideológico, o fato de que queiram exportar sua religião para o resto do mundo, a pena de morte para os apóstatas, o tratamento das mulheres, o elogio do martírio, a burca, etc.
52 Rodrigo // 3/June/2008 às 12:20
Mas mudando de assunto um pouco. E o desarmamento, hein? O que aconteceu com o “direito” das pessoas terem armas, de se defender. Pois é né, no dos outros é refresco…
53 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 12:20
é a cara do comentarista dino ! hahahaha
54 Rodrigo // 3/June/2008 às 12:23
Bom Mr X.
Mas o ocidente é uma democracia, e essa “invasão” se combate aqui no ocidente, democraticamente e não LÁ, jogando bombas.
55 Rodrigo // 3/June/2008 às 12:24
Mas Chest,
Quem que foi anti-semita aqui? Porque?
56 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 12:26
o desarmamento é coisa da ONU e dos cúmplices criminosos brasileiros, os petistas. MAG e Amorim deveriam ir presos.
57 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 12:27
você, Rodrigo, 43. E ainda tem troça do holocausto.
58 HRP FAST Reloaded // 3/June/2008 às 12:28
OH! Paquidermico X!….islamismo ?
EU?
Fala sério…e muito menos racista….
E sim….a Israel tudo é permitido…..
Não desvie o assunto…..
Rodrigo aqui, nesse tipo de assunto quem não alisar Israel é racista e anti semita!
Ahahahahahah…..pouco intelecto é soda!
59 Rodrigo // 3/June/2008 às 12:28
Hehehe! Então você, o Mr x deviam ir junto pra cadeia…
60 Dino // 3/June/2008 às 12:29
Cheese, prometo que assim que o Brasil se tornar um país de maioria muçulmana, te liberar do uso da burca…huauhuhauhauha
61 Rodrigo // 3/June/2008 às 12:29
Hehehehe! Bom, então você e o Mr X deviam ir junto pra cadeia…
62 César // 3/June/2008 às 12:42
Mr X,
Não seja reducionista. Se a política internacional fosse “preto-no-branco” como você quer, de fato, seria tudo mais fácil.
Ocorre que o Direito Internacional vem se sofisticando há muito, como forma de minimizar os confrontos entre as nações. O mecanismo de funcionamento não é igual a um Estado nacional, que possui uma estrutura policial para fazer valer as leis internas quando violadas. Ao revés, a observância das normas internacionais decorre do compromisso firmado por diversos países nos tratados e convenções que são signatários. A inobservância dos mesmos é retaliada pelos demais de várias maneiras, podendo levar uma nação ao seu completo isolamento na comunidade internacional.
Países beligerantes como a Rússia não se submetem ao Tribunal Penal Internacional. Caso o fizessem, Putin já teria sido processado, pode acreditar. E é claro que assim o fazem por temer que suas atrocidades sejam julgadas.
E se o Irã solta uma bomba em Tel Aviv, ele leva muitas outras logo em seguida, tudo permitido pelo odiado “Direito Internacional” (essas regras ridículas e ineficazes). Aliás, provado suficientemente que uma nação está em vias de atacar outra, sem motivo justo, é lícito a esta se defender preventivamente.
63 Pedro Doria // 3/June/2008 às 12:42
Dino, adoraria saber quais os critérios… ia me facilitar em muito a vida de ficar vigiando toda hora comentários bloqueados =/
64 Marco Auelio // 3/June/2008 às 12:42
É HRP , ja reparei que entre os coentariastas aqui , quem não aplaude a covardia de Israel contra os Palestinos , quem não reconhece que eles tem direito de matar quem eles quiserem , é considerado anti-semita , nazista , etc. Afinal , quem foi tão peseguido durante tanto tempo tem todo o direito de barbarizar quem entender né ?
65 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 12:43
Israel não tem o direito de matar quem quiser, tem o direito de se defender e contra-atacar. O resto é bullshit.
66 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 12:44
Foram atacados 6 vezes, e se não se defendem outras 6 vezes seriam atacados. As bestas árabes não param a não ser na porrada.
67 HRP FAST Reloaded // 3/June/2008 às 12:44
Bom Rodrigo….me comparando ao Mr.x voce me magoa, EEEEEEEE……
68 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 12:46
o anti-semitismo não é negar esse direito, isso é pura burrice. O antisemitismo vem na troça em relação ao holocausto e na deslegitimação da própria existência de Israel “as is”.
69 HRP FAST Reloaded // 3/June/2008 às 12:47
O fato amigos ´pe que Israel está solto demais….quase tão ousado como os EUA….não pergunta aos pares se está certo ou errado…..se os povos que o cercam são extremamente violentes e inconfiáveis…..a politica de israel para “domesticá-los é dantesca e truculenta…..já não se inibe em ameaçar e transgredir até a convençaõ de Genebra….sendo um país ….e não um aglomerado de povos e tribos comos os palestino e Libaneses!
70 César // 3/June/2008 às 12:47
Concluindo: se Israel tem evidências da evolução do programa nuclear iraniano com vistas à fabricação da bomba, que o ataque e pague o preço por isso se achar conveniente.
71 HRP FAST Reloaded // 3/June/2008 às 12:54
Agora eu pergunto , e se isso ferir a alma de alguém , que seja!
Israel pode…o Irã não?
FALA SÉRIO!
Claro que pode!
E essa coisa de policia do mundo é mediocre, triste e insuportável……o mundo não anda pra frente…..e temos que ver patetas com Ariel Shalon serem louvados como grandes homens…..
Daqui a pouco Id Amin Dada foi pro céu!
72 Mr X // 3/June/2008 às 12:56
Anti-semitismo não é só a crítica a Israel, é ódio aos judeus mesmo. HRP no #30:
“Nós como legitimos refens do holocausto”.
Reféns, como, cara-pálida? Em que sentido? Eu não sou refém de coisa nenhuma.
“quando Hitler anexou a Tchecoslováqui…..o mundo assistiu mudo e bestificado”
Curioso, os iranianos disseram umas 500 vezes que “vão destruir Israel” e matar milhões de judeus, mas quem é comparado com Hitler é Israel… Quem foi que Hitler matou mesmo? Os persas?
Aliás, curiosidade, sabiam que o conceito de “raça ariana” vem da Pérsia, antigo Irã?
http://en.wikipedia.org/wiki/Aryan
73 Andre Fucs // 3/June/2008 às 12:56
Pedro,
Sobre essa tua atualiação aí no final, sei não mas eu li o seguinte no NYT/Reuters…
VIENNA (Reuters) - The U.N. nuclear watchdog chief said on Monday Iran seemed to be holding back information needed to clarify intelligence reports that it researched nuclear bombs in secret and he demanded “full disclosure” by Tehran.
In an unusually tough speech opening a meeting of the International Atomic Energy Agency’s 35-nation Board of Governors, IAEA Director Mohamed ElBaradei said the intelligence remained a “matter of serious concern.”
The Islamic Republic says the material, which was supplied by around 10 countries, primarily the United States, is forged but has not backed up its denials with evidence.
“Iran has not yet agreed to implement all the transparency measures required to clarify this cluster of allegations and questions,” ElBaradei told the closed Vienna gathering.
“Iran has not provided the agency with all the access to documents and to individuals requested … nor provided the substantive explanations required to support its statements.
cita a fonte aí ou fica complicado… :-)
74 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 12:59
Israel solto demais? Que piada….
Cesar, exato, só Israel pode julgar se a ameaça iraniana é real ou irreal. E se Israel quiser continuar existindo, tem que correr todos os riscos. De outro modo, adeus……
a marinha americana, garantindo a livre navegação nos mares, é a grande avalizadora do comercio internacional, dos quais depende a China, India, Russia e o Brasil, tambem. Sem essa policia, o comercio seria inviavel e presa de piratas de toda espécie.
Pode-se dizer, inclusive, que o salário do HRP e de todos petistas depende da boa vontade (não desinteressada, que isto não existe) dos almirantes da US NAVY.
75 Andre Fucs // 3/June/2008 às 12:59
a fonte do texto acima é http://www.nytimes.com/reuters/world/international-nuclear-iaea-iran.html?_r=1&sq=%20nuclear&st=nyt&scp=16&pagewanted=print&oref=slogin
76 Dino // 3/June/2008 às 12:59
“As bestas árabes não param a não ser na porrada.”
Isso é o que mesmo, animal? Besta é quem te colocou no mundo!
77 Mr X // 3/June/2008 às 13:00
No mais Rodrigo,
Sua comparação é estapafúrdia, uma coisa é o direito do indivíduo a ter armas para defender sua família e propriedade, outra coisa é um país inimigo ter armas nucleares… Ainda mais quando promove o terrorismo.
É curioso ver tantos “pacifistas” a fim de ver o Irã com bomba nuclear!
78 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:01
como eu disse, no 73 André mosta que as noticias veiculadas pelo PD tem, que ser lidas ao inverso.
79 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:03
dino, antes de responde as suas ofensas,
“As bestas árabes não param a não ser na porrada.”
bestas árabes implica em dizer que existem árabes que não são bestas, mas você nos lembra que existem bestas que não são árabes.
80 Dino // 3/June/2008 às 13:03
Essas porras passam batidas PD? E se fosse: “As bestas judias não param a não ser na porrada.”?
81 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:04
76, este é o ponto cardinal. Os pacifistas são anti_israel muito antes de desejarem a paz. Claro que a motivação é ideológica, mas é fundamentada na INVEJA.
82 Dino // 3/June/2008 às 13:04
Sim, a sua mãe por exemplo!
83 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:05
besta- animal de carga, irracional, jumento, burro.
84 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:06
Dino, não meta minha mãe no meio, que meto no meio da tua.
85 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:09
Ta bom, para não ferir a suscetibilidade do Dino, (que provém da ignorância, trocarei o termo bestas por hordas, aceitas? Hordas árabes.
86 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:10
O que é Horda?
Tribo tártara.
Povo nômade.
Bando de pessoas indisciplinadas, de malfeitores: uma horda de bandidos.
87 Dino // 3/June/2008 às 13:12
besta- animal de carga, irracional, jumento, burro.
Acabas de me apresentar toda sua família. Agora entendi o porque do seu ser.
88 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 13:12
ich afe maria do céu misericordia !!
89 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 13:13
meninos, ta ficando border line demais….controlem-se !
90 Uli Weinbrecht // 3/June/2008 às 13:13
Apenas uma correcäo de algo que li em um dos comentários acima: Joschka Fischer näo é judeu e sim filho de húngaros-alemäes.
E uma curiosidade: atualmente ele é casado com uma iraniana.
91 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 13:14
uli ! bom te ver calmo e civilizado…))
92 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:19
Hoje ficamos sabendo que Dino é árabe…..
93 Rodrigo // 3/June/2008 às 13:19
HRP FAST Reloaded
Foi mal, eram o Chest e Mr. X que deviam ser presos…
94 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:20
Berlim - A Alemanha criou um fundo de US$ 5 bilhões financiado pelo governo e pela indústria para indenizar judeus e outras pessoas que trabalharam como escravos durante a Segunda Guerra Mundial. O subsecretário do Tesouro dos Estados Unidos, Stuart Eizenstat, assim como representantes da Rússia, Polônia, Ucrânia, Bielo-Rússia, República Checa e o chefe da Confederação das Reclamações Judias assinaram hoje um documento, junto com funcionários alemães, para estabelecer o fundo de compensação.
O ministro do Exterior da Alemanha, Joschka Fischer, disse que a criação do fundo “antes de tudo, representa um gesto de responsabilidade moral” para milhares de vítimas dos nazistas. “Não pode remediar o sofrimento pelo qual passaram e, infelizmente, chega muito tarde para muitos”, disse o ministro em seu discurso. Mas, no entanto, afirmou que era um dia histórico não somente para os sobreviventes do holocausto, como também para os alemães.
Mais de um milhão de ex-trabalhadores poderão ser beneficiados pelo fundo, principalmente moradores do leste europeu e da Europa central. Também serão compensadas as pessoas que sofreram em experiências médicas durante o nazismo.
As autoridades alemãs informaram que os procedimentos para a solicitação da compensação serão publicados em breve. O pagamento deve começar a ser feito ainda este ano, apesar das empresas alemãs ainda terem de arrecadar a metade que lhes foi atribuída.
95 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:20
92, baseados em que?
96 Arpex // 3/June/2008 às 13:23
O próprio partido republicano, orientado pela campanha do McCain, deve estar babysitting o Bush para que não faça o que Olmert pode querer fazer, sabotar o cenário. Se Bush realmente pretende dar um golpe de orgulho antes de sair de cena, quem vai segurá-lo é o próprio partido republicano. Quem manda nos Estados Unidos atualmente são as campanhas.
Essa de Olmert e Bush entrarem em acordo, Bush “autorizando” uma ofensiva Israelense contra o Irã, parece maluquice.
Não quer dizer que Joshka Fischer é um alarmista irresponsável, até porque maluquice e incompetência são a cara do governo Bush. Fischer é de uma paranóia heróica, a possibilidade de uma intervenção faz muito sentido, salvaria a pele de Olmert. O problema é que uma ação do gênero não faria nada por Bush, e salvaria a pele do tio Ahmadin. E o Irã não teria interesse em tentar “atacar” os EUA a essa altura, minando a oportunidade de diálogo com os EUA. Não deixariam o tio Ahmadin fazer isso. Poderia, isso sim, concentrar as retaliações em Israel, o que não seria nada bom, Ehud Barak sabe disso.
e joga uma chupeta pras moças aí de cima…
97 Arpex // 3/June/2008 às 13:24
Desculpe o itálico… putz…desisto de html.
98 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:25
este é o raciocio do partido democrata…
99 Rodrigo // 3/June/2008 às 13:31
No mesmo crime que voce viu em 56
100 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:35
Traição ‘a Pátria? Eu? Não tenho essa importancia toda.
101 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:36
Aiatolá assegura plano nuclear
03 de Junho de 2008
O Irã vai continuar com seu programa nuclear, avisou nesta terça-feira o líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, deixando claro que a República Islâmica não irá se curvar à pressão do Ocidente e suspender o trabalho atômico. “O Irã não quer produzir armas nucleares”, garantiu ele. “Seu objetivo é só usar a energia nuclear de forma pacífica. Seguiremos este caminho e vamos alcançá-lo”, disse Khamenei, em um discurso transmitido ao vivo pela televisão estatal.
102 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:37
Também nesta terça, Ahmadinejad voltou a atacar Israel. Segundo ele, a Europa está pagando os preços econômicos e políticos da criação de um “falso regime” de sionistas. É o segundo ataque verbal contra Israel nesta semana. Na segunda-feira, ele disse que o estado judeu logo desapareceria do mapa e que o “poder satânico” dos Estados Unidos seria destruído. “Não acredito que minhas declarações tenham causado problemas”, disse ele, que faz sua primeira viagem à Europa como presidente.
103 Chesterton Dracul // 3/June/2008 às 13:38
alguem tem duvidas quanto ao carater criminoso dessa corja (horda, bestas, como9 quiserem)?
104 Arpex // 3/June/2008 às 13:41
Chester -El Defumado,
O secretário geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, n#2 na hierarquia do MRE, é a favor do Brasil ter a bomba atômica.
Rodrigo, basta uma visita do cara à cadeia, só para catar alguns sabonetes, quem sabe se acalma…
=)
105 Mr X // 3/June/2008 às 13:43
Uli,
Como li que sua família “teve que fugir da Hungria” durante a guerra, julguei que fosse uma família de origem judia, até porque o sobrenome Fischer é em muitos casos (embora não necessariamente) de judeus.
106 Rodrigo // 3/June/2008 às 13:43
Agora que eu vi que o Chest tava me chamando mesmo de anti-semita.
Só na cabeça de um jumento de um Chest da vida ia ter sentido essa misturada entre quem critica Israel e quem é anti-semita.
As vitimas judaicas de Hitler devem estar em algum ligar se remoendo por causa do uso que fazem do nome e do sofrimento delas para os objetivos mais torpes.
Ainda mais se estas pessoas,como o Chest, o Mr. X e afins, são do tipo que vêem toda uma etnia ou grupo religioso como causadores dos males da sociedade em que vivem e portanto são inimigos e devem ser exterminados.
São pessoas que hoje querem acabar com os mulçumanos mas que setenta anos atrás estariam muito bem, felizes e contentes, mandando judeus para campos de concentração. É uma “ironia histórica” que as vítimas de Hitler não mereciam.
107 Mr X // 3/June/2008 às 13:51
Com o Irã nuclear, a Europa vai virar um protetorado islâmico…
Enquanto isso o Chavez na Venezuela cria uma lei para espionar os próprios cidadãos que vai muito além do que o governo do Bush jamais fez, e o silêncio é ensurdecedor…
http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/7432895.stm
108 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 13:57
chose vc nao perde uma ocasiao de jogar mau olhado na europa …. muda o disco….seu amazing cavalinho é lindo …))
109 Mr X // 3/June/2008 às 13:58
Rodrigo,
Não distorça as palavras dos outros… Quem está falando em “eliminar judeus” é o Amadinehjad, Khamenei e seus amigos… E aqui ninguém falou em “eliminar muçulmanos” simplesmente em impedir um certo país que financia o terrorismo de ter armas nucleares. Não me parece a mesma coisa.
Quem critica Israel é sim anti-semita na medida em que não acha que tal população deva ter um Estado, em que seja o único país do mundo cuja própria existência seja diariamente questionada, em que os civis israelenses devam ser alvos de mísseis, tiros e bombas sem reagir…
Adeus! Saudações ao Planeta Tralfamador, onde tudo é ao contrário e onde parece que vocês vivem.
110 Mr X // 3/June/2008 às 13:59
Não é mau olhado Confetta, mas me diga em que um Irã nuclear ajuda a Europa?
111 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 14:10
pergunta “normal” a sua…sei la, nao sou especialista em géo politica !
mas vc dizer que
“a Europa vai virar um protetorado islâmico…”
é puro intox !
112 Pedro Doria // 3/June/2008 às 14:15
Dino, um bando de generalizações ofensivas a judeus passam por aqui a toda hora…
113 Rodrigo // 3/June/2008 às 14:19
E a árabes também…
114 Pedro Doria // 3/June/2008 às 14:28
Andre Fucs, vc está distraído e não percebeu que a fonte está no link. E nada nessa matéria da Reuters me convence de que ela não está tratando do programa nuclear pré-2003 do Irã.
115 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 14:32
PD, um bando de generalizaçoes ofensivas a arabes, gays, negros, pobres, mulheres, etc passam por aqui a toda hora ….
116 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 14:40
ah, esqueci dos indios…(((
117 Caramujo // 3/June/2008 às 14:41
Conversa fiada. Tudo nao passa de guerra psicológica. Israel nao irá bombardear os reatores nucleares do Iran, a mando do patrao Bucho ou por conta própria. Seria loucura e mesmo muito contraprodutivo do ponto de vista estratégico a longo termo. Uma chuva de foguetes de alto poder de destruiçao poderia cair sobre Israel e as bases americanas no Golfo, causando milhares de mortos. Os interceptadores Patriots nao conseguiriam parar nem a metade. Avioes e pilotos israelenses de alta qualidade seriam perdidos. O risco de uma guerra regional, longa e mortífera para todos os lados, altamente destrutiva e com sequelas imprevisíveis, é muito grande. É claro que, com a ajuda do papai e patrao americano, Israel poderia até ganhar, mas a que preço? Sem dúvida que sofreria destruiçao como nunca sofreu no passado.
Vale a pena? Estaria Israel disposto a encarar destruiçao e milhares de mortos em seu próprio território? A trôco de quê? Mais insegurança no futuro? É bom notar que tal ataque nao removerá o Iran da rota do nuclear, como a guerra de 2006 no Líbano nao conseguiu nem mesmo arranhar o poderio do Hesbolá no Líbano. Ao contrário, fortaleceu-o, de qualquer ângulo que se olhe hoje.
Estaria o Ocidente disposto a encarar uma recessao negra, senao uma longa depressao, visto que o preço do petróleo dispararia para as nuvens tao logo a 1a. bomba exploida? E o preço dos alimentos, como ficaria? Tudo é transportado usando gasolina, diesel, gás, etc., em caminhoes, navios, avioes.
Os espíritos belicosos, geralmente cegos pelo ódio, ignorância e avareza, sao geralmente incapazes de meditar e medir as possíveis consequências de tal ataque e de uma muito possível guerra mortífera naquela regiao. Nao vejo o que Israel e seu povo ganharia nesta aventura. O país possui cerca de 150 bombas nucleares, o Iran ainda nao possui nenhuma e talvez nunca possuirá. A sobrevivência de Israel, a longo termo, está garantida. Tio Sam também o protege com seu poderio nuclear. Ademais, Ahmadinejad e os aiotolás radicais (pois saibam que existem os pragmáticos e nao belicosos) nao sao eternos.
O mundo atual é interdependente. Tudo é interligado. Imagino que o destino de Israel nao é o de ser o cao de guarda do Tio Sam no Oriente Médio, de “garantir” o petróleo e o gás para o Ocidente, ao custo de possível destruiçao e mortes em seu próprio território.
O melhor caminho é o da paciência, da diplomacia, guerra psicológica (melhor que carnificina, nao?) e negociaçao. No mundo de hoje, matança nao resolve nada. Muito pelo contrário. Nao esqueçamos do desastre iraquiano; depois de 5 anos de guerra, nada foi resolvido, muito pelo contrário. O Bucho desestabilizou a regiao por décadas a vir.
118 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 14:43
m.a. é você ?
119 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 14:43
acho que nao….tou com saudades de m.a….((
120 Caramujo // 3/June/2008 às 14:44
Confetti no # 115 e 116: Muito bem dito!
121 Caramujo // 3/June/2008 às 14:47
Marcos Araújo e o Caramujo marujo sao a mesma e única pessoa. Acho Caramujo mais bacana, um nick legal, um achado do Surfa, gente boa! :o))
122 Pedro Doria // 3/June/2008 às 14:54
Você tem toda razão, confetti e a ilusao*, muitas generalizações preconceituosas de fato passam aqui com freqüência.
É uma pena. Não tenho como controlar tudo.
Mas acho curioso como quem chama um de bicha num dia, sem esconder o pejorativo, acusa preconceito no outro; quem reclama de anti-semitismo agora, em duas horas solta uma diatribe generalizante anti-árabe, ou anti-islâmica. Se as pessoas começassem a cobrar respeito partindo de si mesmas, antes de cobrar dos outros, ficava tudo muito mais fácil.
123 Bruno Stern // 3/June/2008 às 14:55
Não consegui ler a todos, mas acho que isso só faria sentido se o Israel estiver interessado em suicídio.
124 Arpex // 3/June/2008 às 14:58
Concordo, Caramujo.
“Vale a pena? Estaria Israel disposto a encarar destruiçao e milhares de mortos em seu próprio território? A trôco de quê?”
Aí é que está, Fischer estaria dizendo que seria a troco do orgulho das feras feridas Olmert e Bush.
125 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 15:02
sei disso mon boss chéri ! acho que deviamos TODOS sermos mais respeituosos, controlar a palavra que discrimina…isso seria um investimento para nosso blog ! o mundo digital é uma selva, aqui podia ser um oasis…so depende de nos….
m.a. !! beijos ))
126 Mr X // 3/June/2008 às 15:13
Que tédio…
127 Mr X // 3/June/2008 às 15:15
Esse Fischer aí, é especialista no que mesmo? Será que não é tão ou mais achista que o PD e todos nós aqui?
128 confetti e a ilusao* // 3/June/2008 às 15:23
chose vc nao suporta delicadeza e bons sentimentos né …desculpe o tom insuportavelmente-politicamente-correto, mas é verdade que se nao houver uma “censura” de base feita por nos mesmos, logo vai ser impossivel discutir de qualquer coisa nesse espaço ! a frequencia tem aumentado, qualquer “forasteiro” pode participar do debate….se nos, residentes fixos nao formos cuidadosos com a imagem do blog, ele vai se diluir na massa da blogosfera…
vc mesmo é um dos mais agressivos e tendenciosos ! te salvam a inteligencia, a originalidade e o humor….
quem sou eu pra ficar dando liçao, posando de boa moça…
entendie-se à vontade, mas faça um esforço pro blog evoluir….
129 Mr X // 3/June/2008 às 15:34
:-((((((((((((((((((((((
Mas conffa, logo eu, que jamais insultei ninguém….
(fora o NSCA
e a Dinoca
e o HRPhitler,
mas ele agrediram primeiro)
130 surfando apoia qualquer jaca de esquerda // 3/June/2008 às 15:42
Resumo dessa jaca preconceituosa e militarista: política externa para a dupla sertaneja Frangão e Xereta é violência, é nas armas. Muito bom para quem está bilhões de milhas de lá. Em segundo lugar, o Ocidente está ameaçado desde as cruzadas pelo expansionismo muçulmano. Pergunto se a dupla direitoba vai vestir a armadura e partir com sua cruz? Nesse caso, dar o endereço da viúva, que a gente tem chave mestra para cinto de castidade. Expansionismo muçulmano no Ocidente…É mole??? Deve ter começado com a tomada das torres gêmeas. Por isso que já me converti ao Islã no terreiro do Pai Angola, que anda com medo dos crentes infernais.
Caramujo! Pau nesses direitobas
131 surfando apoia qualquer jaca de esquerda // 3/June/2008 às 15:43
Guerra anunciada já vimos algumas, a do Golfo por exemplo, mas ninguém acreditou, nem a ONU, que anuiu posteriormente.
132 Renato // 3/June/2008 às 15:52
Caramujo, desde os tempos de Sun Tzu, a guerra é antes de tudo um cálculo de custo benefício.
Na última invasão do Líbano o que vimos foi Israel errar esse cálculo e se dar mal. A invasão foi um sucesso tático e um fracasso estratégico porque não cumpriu seus objetivos e agora lá estão eles negociando.
Um ataque ao Irã está sendo planejado dentro dessa mesma equação. Os israelenses são bons estrategistas e sabem qual o nível de perdas é aceitável e o que podem ganhar se apelarem. É o resultado dessa equação que vai definir as ações deles.
Um filósofo, que não me lembro o nome, dizia que o bom general sabe quando a vitória é possível e quando é impossível.
133 Rodrigo // 3/June/2008 às 16:07
É Surf
Os cavaleiros teutonicos da fina-flor da reaçaria brasileira! Vão os dois sentados no mesmo cavalo para combater o Islã e livrar a tradição, a família e a propriedade das garras do Satã sujo e barbudo!
134 Rodrigo // 3/June/2008 às 16:10
Entoando canticos a Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo, lutando pela civilização judaico-cristã (afinal de contas, QUE PORRA É ESSA?).
135 Radical Livre // 3/June/2008 às 18:26
Caracas, PD!
A irracionalidade da direita aqui neste blog, não dá mais para discutir este tipo de assunto. por exemplo:
- tem gente que acha que os Eua são o bastião do mundo livre e que protegem todo a Europa de ataques que a destruiriam (não diz quem faz este ataque nem pergunta o que acham disso as forças armadas dos países da Europa).
- tem outro que diz que o hesbollá tá fraquinho e, quando corrigido, continua falando besteira.
- tem outro que baba em qualquer possibilidade de um ataque ao Irã, aqueles carniceiros e comedores de criancinhas…
- tem outro que acha que o arsenal nuclear Israelense - que até outro dia eles juravam que não existia mas mesmo assim colocaram um cara dez anos na cadeia por aventar sua possibilidade em público - será utilizado apenas para defesa (defesa contra quem? quem tem capacidade hoje em dia de atacar frontalmente Israel?)
Jogam-se argumentos fracos, gritam-se os mesmos argumentos fracos várias vezes, ataca-se pessoalmente quem tenta demonstrar a fraqueza dos seus argumentos, enfiam trezentos posts seguidos para tentar vencer a discussão pelo cansaço.
Enfim, cansei.
e Rodrigo, toda minha simpatia. mas desiste, nego, estes dois não vêm aqui para conversar; vêm para ganhar a discussão pelo cansaço.
136 Radical Livre // 3/June/2008 às 18:28
Aliás, PD,
quais são os critérios para um post ficar retido? tamanho? número de links? palavras proibidas?
137 Pedro Doria // 3/June/2008 às 18:29
A leitura do Renato está correta. O governo de Israel se deu mal na Guerra do Líbano. Perdeu o jogo de imagem, o da política interna e ainda fortaleceu o inimigo.
138 Pedro Doria // 3/June/2008 às 18:30
Radical Livre, é um software. Não sei quais os critérios. São secretos justamente porque, se fossem públicos, os spammers saberiam driblar. Mas daí que vez por outra ele pesca o que não devia.
139 Caramujo // 3/June/2008 às 18:38
Prezado Renato,
Permita-me discordar. A invasao do Líbano nem foi um sucesso tático. Israel destruiu o país pela via aérea, por absolutamente nada, só para castigar o povo libanês gratuitamente. Pela via terrestre, foi freado pelo Hesbolá. Se continuasse, perderia muito mais homens e tanques, e nao conseguiria destruir o movimento chiíta. Se atolaria numa guerra de guerrilha mortífera. O minúsculo Hesbolá demonstrou, tanto quanto outros movimentos guerrilheiros clásssicos demonstraram antes dele, que é possível causar muitos danos a exércitos possantes em ataques terrestres rápidos e organizados. Em suma, por via terrestre, Israel nao ocupa mais ninguém, talvez nem Gaza, quiçá a Cisjordânia. Resta-lhe o poderio aéreo, o que nao é suficiente para ganhar guerra alguma. Para ganhar, há que ocupar e matar , e por muito tempo.
O Líbano nem fôrças armadas tinha ou ainda tem. Tem um arremêdo. Nao fosse o Hesbolá para frear Israel, este teria chegado a Beirute em 2 dias. Com o Iran a estória é outra. É uma potência regional, ainda pequena, mas é. Israel e Tio Sam que calculem bem; os custos podem ser bem mais altos que os benefícios. Podem nao, serao. Os chiítas do Iraque cairao de pau nos americanos, o estreito de Ormuz será minado e petroleiros atacados, pipelines explodidos, e o Ocidente entra em depressao. Benefícios? Veremos.
Até agora, os tais bons generais americanos e da OTAN ainda nao acharam o caminho da vitória no Iraque e no Afeganistao. Quem sabe a dupla sertaneja batizada pelo Surfando levaria a turma à vitória? Aqueles dois caras sao estrategas de mao-cheia, sobretudo no teclado.
Surfando: Aos direitobas a fúria de Belzebu e o fogo dos infernos!
Confetti: Tenho uma Salinas de raça aqui reservada pra nós dois, para um tête-à-tête, cheek to cheek, a media-luz. Entao? :o))
140 faraó // 3/June/2008 às 19:02
Acho que o Irã, tal como outros países do mundo, têm o direito à energia nuclear. O problema é que o seu presidente declara reiteradamente a intensão de exterminar hoje um país e amanhã outro.
A bomba atomica deve ser guardada como poder de persuassão, e não para ser usada como um instrumento de ameaça.
Haja vista que Israel, à despeito de guerras e ameaças que sofre, jamais ameaçou sequer divulgar que têm as suas 200 bombas.
Penso que seria muito mais fácil, simples, barato e produtivo, matar o Ahmadinejad do que destruir as instalações iranianas.
141 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 3/June/2008 às 20:16
Arpex, já trabalhei em presídio. Você conhece o sistema penitenciario carioca ou só fica dando palpite da varando do teu Ap Arpexiano?
142 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 3/June/2008 às 20:17
Mas este Rodrigo é um imbecil!
143 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 3/June/2008 às 20:28
Vale a pena? Estaria Israel disposto a encarar destruiçao e milhares de mortos em seu próprio território? A trôco de quê?”
chest- mas é por isso mesmo que tem que atacar o Iran antes que se torne nuclear, uma vez que tenha a bomba, o Almaddindindin falou que vai destruir Israel. Vocês não sabem ler?
144 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 3/June/2008 às 20:29
acho que deviamos TODOS sermos
chest- devíamos sermos não dá para aguentar, conffa, …
145 marco // 3/June/2008 às 21:25
A coisa é simples.
Não há necessidade de ” fontes confiaveis ” para saber a quantas anda o programa nuclear iraniano.
Um pouco antes da Bomba ficar pronta Israel ataca.
Sem opção.
É isso, o ataque, ou a destruição de Israel.
Um país que , diga-se de passagem, não tem a mínima vocação suicida.
Pelo contrário.
ma
ps- caso o Irã desista da bomba, Israel desiste do ataque. Só se fala nisso nos barzinhos de Teerã.
146 Proftel // 3/June/2008 às 22:51
Uai, tirando um ou outro comentário o que falei de manhã está mais ou menos de acordo com o que veio depois.
Agora, de cabeça fria, fiquei aqui pensando com meus botões, ninguém esperava Pearl Harbor nem a investida contra a Polônia em 39…
Vai saber o que passa na cabeça desses caras né?
Vai que uns malucos decidem atacar mesmo, lascou.
Ainda bem que estamos abaixo do Equador, radiação chega em menor quantidade.
147 Dino // 3/June/2008 às 23:23
Então PD, bicha é pejorativo? Os gays humilham a si próprio então ao se tratam por bichas, monas e etc… Se chamarem o Arafat de bicha você não dá a mínima, já com o Gabeira é pejorativo e você lembra rapidamente. Sua memória é seletiva, só lembra do que te interessa. De mais a mais nunca vi ninguém aqui chegar a ponto de chamar os judeus de animais e você ficar impassível e ainda achar uma explicação para o fato. Muito pelo contrario o que vejo é de vez em quando aterrissar um haredi por aqui e falar barbaridades.
148 Brunettney // 3/June/2008 às 23:47
‘bicha’ só bicha pode falar, tá gato?
como ‘niger’ @ US.
smack.
149 Dino // 4/June/2008 às 0:02
Conversa fiada, preconceito é chamar de homossexual, que alem de pernóstico, quem fala é com certeza preconceituoso, é como chamar negro de pessoa de cor.
150 faraó // 4/June/2008 às 0:09
Ei Dino,
os judeus são uns animais, né cara?
Passar o que eles passaram e ainda chegar aonde chegaram, isso não é normal. Isso é animal.
Pegar aquela terrinha de merda cheia de areia e cercada de árabes atirando por todos os lados e em 60 anos fazer daquilo algo mais produtivo que esse Brasilsão de paz, recursos e que tais, isso não é normal. Isso é animal.
Não precisa se encolher não. Pode falar de peito aberto. Os judeus são uns animais mesmo.
E outra coisa:
Arafat era bicha mesmo e morreu de AIDS. E daí? Isso o diminui aos seus olhos?
151 Brunettney // 4/June/2008 às 0:20
passada!
152 Dino // 4/June/2008 às 0:36
Animais racionais todos somos, mas a conversa não tinha a ver com judeus, o chest disse que árabes são bestas e o PD achou normal devido sempre haver ofensas de parte a parte, não é verdade, acompanho à muito tempo e as vezes alguém vem com os protocolos, outra vez alguém vem com judeus banqueiros, mas ninguém reduz ninguém a bestas e não tente inverter. Quanto ao Arafat, apesar de acreditar que tenha sido envenenado pelo mossad, mesmo que estivesses certo, não o diminui em nada, já ter presidente estuprador foi muito mais grave, não acha?
153 Dino // 4/June/2008 às 0:41
O que foi brunett, quem te passou?
154 Andre Fucs // 4/June/2008 às 1:11
Pedro
Então a fonte é McClatchy Washington bureau?!?!?! Nunca ouvi falar do treco mas tudo afinal a sua fonte diz o seguinte:
“In Vienna, Austria, IAEA Director General Mohamed ElBaradei told his board of governors Monday that the agency is continuing to look into allegations that Iran conducted secret studies related to developing a nuclear warhead for a missile.
The allegations are based on documents provided to the agency by the United States and other IAEA members that purport to show that Iran conducted the research until March 2004. Iran has dismissed the documents as forgeries.
ElBaradei said the IAEA couldn’t give the Iranian program a clean bill of health until Tehran had implemented “all the transparency measures required to clarify this cluster of allegations and questions.”"
Como se não bastasse, o feed da Reuters é recente, 2 de Junho de 2008 e trata justamente do evento citado por você e apresenta uma perspectiva um tanto conflitante com à conclusão que você chegou.
Digo mais, as palavras do Baradei ao Board of Governors já estão na página da IAEA e batem com aquilo que a Reuters reproduz.
Então posso lhe dizer o seguinte, você pisou MUITO na bola na sua interpretação da matéria da McClatchy.
Vou mais longe em minha crítica e observo que essa sua leitura das notícias muito me surpreende. Bem sabemos que toda a cobertura desse tema é extremamente parcial mas daí a analisar os fatos de forma tão imediatista não combina com a imagem que nós leitores temos de você.
Se não me falha a memória, boa parte do trabalho da IAEA é referente justamente ao período anterior à 2003 quando a violação ao NPT tornou-se pública, sendo essa uma das principais críticas israelenses e americanas ao trabalho do Baradei no início do ano.
Tal crítica parece-me ser um tanto bem fundamentada, com indícios saindo dos próprios documentos da IAEA, veja só o que diz o relatório da IAEA em Fevereiro 2008(GOV-2008-4):
With the exception of the issue of the alleged studies, which remains outstanding, the Agency has no concrete information about possible current undeclared nuclear material and activities in Iran. Although Iran has provided some additional detailed information about its current activities on an ad hoc basis, the Agency will not be in a position to make progress towards providing credible assurances about the absence of undeclared nuclear material and activities in Iran before reaching some clarity about the nature of the alleged studies, and without implementation of the Additional Protocol. This is especially important in the light of the many years of undeclared activities in Iran and the confidence deficit created as a result.
Por sinal, o Ehud Barak pode não valer como fonte isenta mas apresenta uma perspectiva interessante em uma entrevista ao Washington Post:
“Our interpretation is that clearly the Iranians are aiming at nuclear capability. It’s probably true that . . . they may have slowed down the weapons group in 2003, because it was the height of American militarism. . . . We think that they are quite advanced, much beyond the level of the Manhattan Project. We suspect they are probably already working on warheads for ground-to-ground missiles . . .”
Não obstante, há algo a se considerar é o conteúdo do próprio relatório apresentado pelo El Baradei durante o último encontro do Board of Governos da IAEA (GOV-2008-15*).
Note no Anexo A onde são listadas evidências apresentadas ao Irã que algumas delas são datadas de 2004 em claro conflito com as conclusões do NIE as quais você comenta no seu post original. Por exemplo:
High Explosives Testing
Document 1: “Analysis and Review of Exploding Bridgewire (EBW) Detonator Test Results” dated January–February 2004, comprising 11 pages in Farsi reporting on work carried out by “Project 3.12” to design and construct an EBW detonator and a suitable detonator firing unit, including testing of about 500 EBW detonators.
Ou que tal documentos que parecem embasar aquilo que o Barak afirmou na entrevista dele ao W. Post?
Document 7: Comprised of four presentations in Farsi providing an overview of “Project 111” from some time before December 2002 to January 2004. The documents detail various aspects of an unidentified entity’s effort to develop and construct a Shahab-3 re-entry vehicle capable of housing a new payload for the Shahab-3 missile system. The material includes a short film clip on the assembly of a dummy re-entry vehicle payload chamber.
Se você prestar atenção no artigo do McClatchy Washington Bureau em nenhum momento o jornalista pára para analisar o claro conflito entre o NIE e as evidências utilizadas pela IAEA em suas negociações com o Irã. Trata-se claramente de uma matéria sobre política local (politics is always local??) mas ainda assim você julga essa matéria como digna de ser citada como fonte sobre o relatório da IAEA.
O blog é seu, a casa é sua, as opiniões também, apenas não ofenda minha inteligência com o seu comentário 114 pois pra te dizer a verdade eu vi o link mas não consegui acreditar que voc6e estava realmente citando uma fonte de menor importância na cobertura de um assunto tão polêmico. Digo mais, citei a reuters para facilitar a sua vida, afinal depois de fazer meu trabalho para a Universidade analisando a cobertura do assunto pela imprensa israelense e canadense passei a optar por ler os relatórios da IAEA diretamente, se me permite fazer uma dica, faça o mesmo. :-)
*Nota1: Ao contrário do relatório GOV-2008-4 o relatório GOV-2008-15 ainda não está disponível no site da IAEA, as citações portanto se referem ao PDF disponível no site do Institute for Science and International Security.
*Nota2: Devido aos mecanismos anti-spam, não adcionei os links ao material citado visto que em geral ele ser encontrado via google.
155 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 4/June/2008 às 1:26
Dino você é um afetado, falei das bestas dos árabes me referindo aos egipcios e sirios e jordanianos que tentaram invadir Israel 6 vezes a você colocou a carapuça, porque acredita realmente que os árabes são todos umas bestas, e não foi o que falei.
Agora já que você tocou no assunto, quem tem uma sociedade mais funcional, os árabes ou os israelenses? Se você tivesse que defender uma delas, qual você prefiriria? Seja honesto, pois a resposta mostrará quem você é.
156 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 4/June/2008 às 1:28
PD vé um meio judeu que se sente culpado pelo sucesso da raça.
Assim como o fracasso sobe a cabeça de alguns, o sucesso envergonha (timidez,, medo da inveja?).
157 PLETZ.com » Israel atacará o Irã? // 4/June/2008 às 1:32
[…] Nouriel Roubini, o respeitado economista e professor da Universidade de Nova York, conta em seu blog de uma recente conversa que teve com o ex-chanceler alemão Joschka Fischer. Fischer está convencido de que Israel fará um ataque às instalações nucleares do Irã antes de o governo Bush chegar ao fim. Ele vai além: o próprio Bush teria dado o sinal verde quando esteve em Israel, nas celebrações de seus 60 anos. Leia mais no blog do Pedro Dória… […]
158 CDevani // 4/June/2008 às 1:52
O racismo realmente é um jogo viciante…. Este blog corre o risco de afundar num grupelho diminuto de bobos. Atenção PD! Salve seu blog desses tontos. Você tem um texto legal, provocatico, informativo, mas os comentários… ficam remoendo a mesma merda. Torram o saco. Repetitivos, obtusos, sem graça, previsíveis.
Toda vez que entro aqui, fico com a lingua de fora. Dificil passar da segunda linha… Preto, branco, preto, branco, preto, branco, preto,branco… Porra! 10 bobos escrevendo e respondendo pra 10 tontos, e nós com isso? Ta muito chato. Me dá sono. Na próxima encarnação quero nascer bush como eles. A vida deve ser mais simples. Mas agora, não tenho saco.
Boa noite.
159 confetti e a ilusao* // 4/June/2008 às 2:10
dracula, deviamos todos SER ou SERMOS mais cuidadosos com a palavra discriminatoria e insultante !
mas vc nao consegue né…viciadaço em provocation….faz ai um esforcinho…)))
160 confetti e a ilusao* // 4/June/2008 às 2:13
cdevani…((
161 confetti e a ilusao* // 4/June/2008 às 2:17
ando empapuçada tbm….
162 Andre Fucs // 4/June/2008 às 2:25
e para não deixar a pedrada no pedro incompleta, lembro ao dono do blog que infelizmente não encontrei resposta às questões levantadas no comentário 146 do post “O Irã, os EUA e a mesa de negociação”….
163 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 4/June/2008 às 2:57
nós devíamos ser, o verbo dever já conjugou no tempo correto, o verbo composto vem no infinitivo impessoal.
164 Chesterix-Dracul- El Cid, o irado // 4/June/2008 às 2:59
alias, deveríamos, certo conffa?
165 confetti e a ilusao* // 4/June/2008 às 4:14
certo, mon amour ! ))
166 faraó // 4/June/2008 às 6:27
PD
faz um blog cor de rosa e chama o Cdvani pra brincar de amarelinha.
Dino,
também acho que ter um presidente estuprador é phoda. Mas achar que o Mossad envenenou o Arafat no final da sua reclusa vida, ai voce já deve estar com alguma encefalite aidética que nem ele teve.