Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Norman Finkelstein em Israel

May 28th, 2008 · · 419 Comentários

Recebi três cobranças diferentes para falar a respeito da expulsão de Norman Finkelstein, autor de A indústria do Holocausto, de Israel. O Idelber Avelar conta a história no Biscoito fino.

Finkelstein, crítico antigo da política israelense, foi deportado logo após chegar ao país. Pretendia participar de protestos na Palestina.

Evidentemente, há uma boa turma pulando para cima e para baixo dizendo que é um absurdo, que é uma censura, e tudo mais.

Há muitos anos, após ser demitido de um jornal carioca, servi por um ano como assessor de imprensa de uma certa Câmara Municipal. Foi um treinamento excelente. Câmaras Municipais raramente têm boas imagens. O trabalho do responsável pela comunicação é, constantemente, o de prever danos à imagem da instituição e tentar evitar estragos. Na maioria das vezes, isso quer dizer optar pelo menos pior.

Foi um treinamento fascinante na arte do cinismo.

Que ninguém tenha dúvidas: Israel tem o direito de impedir a entrada de qualquer estrangeiro. No caso de Finkelstein, deviam ter aberto a mão do direito por dois motivos.

O primeiro é que seu protesto na Palestina teria publicidade mediana. Os suspeitos de sempre tratariam dele e nisto ficaria. A partir do momento em que alguém achou adequado botar o peso do Estado numa tentativa de impedir seu acesso à Palestina, a publicidade do protesto ganhou cara de matéria para a grande imprensa. A mensagem de Finkelstein ganhou mais ouvidos. Foi uma decisão incompetente.

O segundo motivo é mais sutil: é uma traição ao ideal sionista. O motivo da existência de Israel é criar uma nação na qual todos os judeus do mundo são bem-vindos, não importa em que acreditam. No momento em que Israel recusa entrada a um judeu porque ele quer mudar as políticas do Estado judaico, Israel trai o ideal sionista. Ao trair o que há de mais nobre no sionismo original, Israel dá mostra de que está perdendo sua identidade. É sua própria identidade que vai lhe garantir uma existência no futuro. É exatamente isto que deveria resguardar.

Tags: Israel e Palestina

419 Comentários até agora ↓




  • 1 Travis Bickle // 28/May/2008 às 2:36

    Pedraço, os ares baianos são perigosos. Trocaste o U pelo L.

    Abraço.

    ps: Não gosto de Salvador.

  • 2 Zictor // 28/May/2008 às 3:16

    Putz, fui superado pelo Travis, duplamente.

    PD, não é de hoje que governos onde extremistas possuem muita influência fazem merda.

    Vide EUA e China.

  • 3 Norman Finkelstein // 28/May/2008 às 3:17

    o nome é Norman Finkelstein

  • 4 Norman Finkelstein // 28/May/2008 às 3:20

    mais um nome que se introduz a revelia de qualquer contexto. coisa que engranedece o Dória, que diminui Finkelstein.

    Mas afinal, o ego é de quem?

  • 5 Deise Guelfi // 28/May/2008 às 4:15

    PD,
    Confesso que o texto me assusta. Sua análise é bastante singular. É possível realmente essa condição, a de Israel caminhar para a perca de identidade?

  • 6 Deise Guelfi // 28/May/2008 às 4:16

    Não se trata de uma postura isolada de Israel?

  • 7 aiaiai // 28/May/2008 às 6:34

    Se “O motivo da existência de Israel é criar uma nação na qual todos os judeus do mundo são bem-vindos, não importa em que acreditam”, então podiam ter criado esse Estado em qq lugar, não é mesmo?

    Com tantos desertos pelo mundo (o mundo todo criado pelo mesmo deus que criou aquele pedaço de terra em torno do monte…), resolveram ficar no meio da confusão.

    israel já nasceu sem identidade, fruto de gente que crê que estar naquele lugar, mesmo tendo que tomar o direito de outros que estavam lá antes, é um objetivo de vida. Lamentável!

  • 8 Andre Fucs // 28/May/2008 às 6:40

    Pedro,

    Gostei da análise e sinceramente que adorei. hehehehe. O Finkelstein é um péla saco de maior quilate.

    Porém, algo que você afirmou não é exatamente verídico…

    O segundo motivo é mais sutil: é uma traição ao ideal sionista. O motivo da existência de Israel é criar uma nação na qual todos os judeus do mundo são bem-vindos, não importa em que acreditam.

    A lei israelense possui diversos mecanismos para obstruir a entrada de judeus hostis ao Estado, com antecedentes criminais, etc. Por sinal, há um debate ainda não resolvido noestablishment de Israel,a respeito de um maluco de extrema direita que fez Aliyah e devido à algumas ameaças que fez ao governo, corre o risco de ser deportado e ter sua cidadania cancelada.

    A mesma lei exclui a imigração de judeus que conscientemente adotam outra religião com ressalva para o caso do “Irmão Daniel” (Oswald Rufeisen) que continua relevante nos dias de hoje.

    Você pode alegar que Israel não se porta de forma muito democrática ao barrar a entrada do Finkelstein mas o pieguismo final podia ter ficado de fora. :-)

  • 9 Marco Auelio // 28/May/2008 às 7:23

    Pedro

    Traição ideológica é a regra do mundo atual. ( Vide a esquerda brasileia que em troca de governar abriu mão de toda a ideologia ).

  • 10 Marco Auelio // 28/May/2008 às 7:26

    Mas vem cá , esse é o único fato que faz você acreditar que a Israel atual não respeita nem os ideais de seus fundadores ?

  • 11 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 7:37

    PD

    Não entendi:

    “Os suspeitos de sempre tratariam dele e nisto ficaria”

    Quando o Andre Fucs me interpelou lá no post sobre o líbano comecei a pesquisar e pensar sobre Israel, e tive a exata sensação:

    “Israel trai o ideal sionista” para mim um pouco diferente ou seja Israel me pareceu derepente não ser mais aquele povo que a Bíblia fala..

    Mas no meu caso o pensamento seria de que as pessoas que estão na chefia de Israel parece que abandonaram Deus.

    Ora, a tese principal de Israel la estar, é de que lá, é a terra prometida, mas quem prometeu foi DEUS.
    E senti, é simplesmente senti, que aquela visão até meio romantica que tinha do povo judeu, uma visão romântica baseada na epicidade dos fatos relatados na Bíblia, tinha se desvanecido muito, ao ter que pensar nas atividades atuais desenvolvidas pelos governantes Israelenses, tanto internamente, como uso do estado para se locupletar, escândalo sexual etc, bem como a política externa.
    Ao ler que Deus negou a David a construção do templo, passando para Salomão esse privilégio, porque Davi era a Guerra e Salomão a Paz, fiquei deveras chocado.

  • 12 Chico Motta // 28/May/2008 às 8:22

    “altor”???? Pd… corrige isso vai

  • 13 Rodrigo // 28/May/2008 às 8:27

    Nossos “liberais-democratas ” de plantão acham isto normal. Mas imagina se isto tivesse ocorrido no Brasil…

  • 14 Dom Casmurro Patriarca // 28/May/2008 às 8:56

    Bem, gente, como vocês sabem, além do conspiração internacional dos judeus para dominar o mundo, há também a conspiração dos cearenses, que tem também suas razões e seus regulamentos.
    Gosto muito da soluções que estes apresentam para o conflito Israel/Palestina.
    “O novo Secretário Geral da ONU será Seu Lunga, que resolverá o conflito Israel/Palestina doando vastas extensões do sertão cearense pros brigões. A ata de doação será concisa e formal. Nas suas palavras: “Magote de fio d’uma égua, bando de mulambeiros, a terra é seca do mesmo jeito e o mar é da mesma cor. Deixem de botar boneco que vocês nem vão notar a diferença e o Ceará ainda é maior que aquela tripinha de Gaza”.

  • 15 Elias // 28/May/2008 às 9:29

    O tal Finkelstein é mesmo um pé no saco.

    Dentro de Israel tem gente fazendo críticas mais duras — e mais conseqüentes — à política do Estado em relação aos palestinos.

    Por isso mesmo, o ato de expulsar o chato seria, na melhor das hipóteses, politicamente inócuo.

    Claro que a lei israelense — como a de qualquer outro país — deve dispor de mecanismos para impedir o ingresso de indivíduos com antecedentes criminais. O mesmo se aplica a indivíduos hostis à existência do Estado.

    Não é o caso do Finkelstein. Ele é um chato, um tanto desonesto intelectualmente, etc e tal. Mas não é um criminoso. Muito menos é uma ameaça à sobrevivência de Israel.

    É só mais um judeu — dentre milhares de outros — que se solidariza com os palestinos.

    E daí?

    Concordo com o PD. A expulsão do cara foi um tiro no pé. Jogou mais lenha na fogueira dele.

    Além do mais, como disse o PD, houve o pior: a traição ao ideal sionista.

  • 16 mila // 28/May/2008 às 9:57

    Um Estado soberando tem o legítimo direito de impedir a entrada de pessoas, desde que não seja por discordar do pensamento e opinião emitida por elas. Principalmente quando se trata de um Estado que se arvora em defensor da democracia e da liberdade de expressão, como Israel. Cada vez mais se parece com o Irã e demais países do oriente médio ditos não civilizados.

  • 17 Mr X // 28/May/2008 às 9:58

    Finkelstein não gosta de Israel.
    Finkelstein gosta do Hamas e do Hizballah.
    Finkelstein ganhou fama e fortuna criticando Israel.

    O ideal “sionista” deve válido também para anti-sionistas?

    Bom, em teoria, sim. Na prática, não tenho tanta certeza.

    Um sujeito que tenha carimbado no seu passaporte que entrou alguma vez em Israel não pode nunca mais, jamais na vida entrar na Síria. Tampouco no Irã.

    Essas são as regras no Oriente Médio. Mas os países árabes não são criticados, aliás são até elogiados por esse tipo de comportamento.

    Porque o único país que tem a obrigação de ser uma “democracia” é Israel, os outros podem fazer o que bem entendem.

    Tou começando a achar que ser uma “democracia” é meio ser obrigado a lutar com as duas mãos amarradas nas costas contra sete caras maiores do que você, que te batem com todo o tipo de instrumento possível, enquanto outros caras que se dizem seus amigos cuidam para que você não dê golpes abaixo da cintura.

    Cada idiota tem direito a dizer o que bem quiser. Cada país tem direito a barrar quem bem entender.

  • 18 Darwinista // 28/May/2008 às 10:01

    Essas são as regras no Oriente Médio. Mas os países árabes não são criticados, aliás são até elogiados por esse tipo de comportamento.

    Elogiados por quem, por exemplo?

  • 19 mila // 28/May/2008 às 10:05

    A semelhança entre o Estado de Israel e do Irã é enorme. Os dois Estados são comandados por fundamentalistas religiosos.

  • 20 Gunter jr. // 28/May/2008 às 10:08

    Em israel ja se estuda contabilidade na web em econtas.com um otimo programa.

    gj

  • 21 mila // 28/May/2008 às 10:08

    NADA justifica o ato de Israel. Aliás podemos dizer que tal ato confirma o que a maioria hoje pensa sobre o Estado de Israel.

  • 22 Mr X // 28/May/2008 às 10:09

    Darwinista #17

    Por muita gente neste blog, inclusive.

  • 23 Mr X // 28/May/2008 às 10:13

    Sobre os dois motivos alegados pelo PD.

    O primeiro, bem, acho que Finkelstein não seria menos crítico de Israel se tivesse sido bem tratado. Aliás acho que o Finkelstein, assim como o Chomsky e o Jimmy Carter, tem problemas mentais. E à mídia não faltam motivos para criticar Israel, então, na boa, tanto fez como tanto faz. Ninguém nunca elogia Israel quando faz algo bom.

    Aliás, acho isso curioso. Já há os que chamam Israel de “estado nazi-sionista”, o que é, claro, um duplo insulto além de uma ignorância total. Mas aí, esses mesmos críticos falam que Israel é uma “democracia” e portanto deveria se portar de modo diverso aos países árabes… E qualquer coisa que não concorda com o aspecto “democrático” é apontado como evidência do “totalitarismo nazi-sionista”… Mas afinal, é uma “democracia” ou um “estado teocrático nazi-sionista”? Se é o segundo, então não deviam encher o saco quando meramente barra um panaca em vez de condená-lo à morte.

    Quanto ao segudo motivo, uma solução simples para o caso talvez fosse “excomungar” (existe isso na religião judaica? acho que sim) o Finkelstein, que é aliás é ateu, o que invalidaria seu “direito” a entrar em Israel por ser “judeu”.

    A esquerda não iria gostar, apesar de não gostar de religião.

  • 24 Darwinista // 28/May/2008 às 10:18

    X,

    Sabe o que me causa um pouco de estranheza (e acredite, sei que há diferenças grandes entre os dois casos)? É que eu seria capaz de apostar que você achou um absurdo o Lula querer expulsar o Larry Rohter do Brasil…

  • 25 Mr X // 28/May/2008 às 10:25

    Darwinista,

    Nesse aspecto da expulsão do Finkelstein, sou neutro. Por um lado, como considero o Finkelstein um porre, achei divertido. Até porque os esquerdistas raramente pagam o pato por dizerem as besteiras que dizem, e é bom que de vez em quando aprendam algo. Por outro lado, na questão da livre-expressão e tal, não há muitos motivos que justifiquem esse impedimento (o alegado foi que ele teria se encontrado com membros do Hizballah). Então, de fato, daria pra argumentar a favor da sua entrada. Porém, a Espanha barrou sem motivo 20 turistas brasileiros que legalmente tinham o direito de ir visitar lá. E aí?

    Quanto ao Larry Rother, apenas falou uma verdade, que o Lula era cachaceiro.

  • 26 Darwinista // 28/May/2008 às 10:29

    E aí que o que o governo espanhol fez também foi errado. E foi muito criticado.

  • 27 Dino // 28/May/2008 às 10:30

    Fucs, quanto à lei de imigração israelense levar em consideração à religião e etc, lembre-se que o Finkelsein não estava emigrando para Israel.
    PD, perdão, mais não existe essa tal “identidade” israelense, ela é composta e muda pelo sabor da identidade dos judeus que emigraram para lá, por exemplo: Israel se tornou um país, muito, mas muito mais direitista, reacionário e racista com o grande fluxo de judeus do leste europeu, particularmente russos.

  • 28 Dom Casmurro Patriarca // 28/May/2008 às 10:33

    Darwinista ,

    não adianta.

    Por mais que a gente tente, o mr. x , totalmente unilateral.

    A única verdade que existe no mundo é aquela que ele defende.

    Se ele fosse muçulmano, já teria se explodido dentro de um ônibus cheio de judeus há muito tempo.

  • 29 Dino // 28/May/2008 às 10:36

    Darw, estamos correndo o risco de ficarmos atrás dos “atrasados” iranianos em pesquisas com células tronco, pois lá é permitida e aqui o Supremo a depender da força da ICAR, pode até vetar…

  • 30 Darwinista // 28/May/2008 às 10:42

    Dom Casmurro,

    É verdade, o Mr. X é inflexível em certos pontos, chega a irritar às vezes (e eu tenho certeza que ele se diverte com isso…).

    Mas ele tem uma vantagem em relação a outros reaças do pedaço, e é por isso que continuo a debater com ele: não é burro.

  • 31 Darwinista // 28/May/2008 às 10:43

    Dino,

    Espero não me arrepender do que vou escrever, mas acredito sinceramente que o Supremo vai liberar as pesquisas com células-tronco.

  • 32 Dom Casmurro Patriarca // 28/May/2008 às 10:44

    O argumento da Mila é bastante coerente.

    O que caracteriza uma teocracia?

    A influência direta da religião sobre o Estado.

    Acho que nesse ponto Israel e Irã são bem parecidos.

  • 33 RW in Miami // 28/May/2008 às 10:48

    Porque o Finkelstein nao tentou entrar em Gaza atraves do Egito ?

  • 34 Darwinista // 28/May/2008 às 10:49

    Dom Casmurro,

    Se o argumento da moça-margarina é correto, então Israel, Irã, EUA e Brasil são bem parecidos.

  • 35 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 10:51

    Não entendi nada, o que voces ja sabem como é costumeiro, mas perguntar não ofende.

    O Estado de Israel quer ser democrático ou não?

    Pra mim tanto faz, nesta merda de bagunça de nações mesmo.

    Mas se diz que é, aja como assim o fosse. Ou é só pra mídia. que nem mais consegue ser.

  • 36 Dom Casmurro Patriarca // 28/May/2008 às 10:59

    Darwinista,

    em primeiro lugar, Lula não expulsou o jornalista norte-americano.

    E, formalmente, nem sequer tomou partido no ato.

    Então a diferença é muito grande.

  • 37 Darwinista // 28/May/2008 às 11:03

    Dom Casmurro,

    Releia meu comentário #23. Eu não afirmei que ele foi expulso.

    E formalmente Lula não tomou partido no ato. Mas você tem alguma dúvida de que ele estava por trás disso?

  • 38 Darwinista // 28/May/2008 às 11:03

    E, aliás, eu mesmo disse que as diferenças entre os casos eram grandes.

  • 39 Mr X // 28/May/2008 às 11:08

    O Mark Steyn, colunista conservador, está sendo censurado e processado no Canadá por ter escrito um livro acusado de “islamofobia”. Nem um pio da mídia. Ninguém acusa o Canadá de “canado-fascista”.

    Observação: sabem porque Finkelstein não pode entrar em Gaza via Egito? Porque o Egito fecha bem as suas fronteiras e não deixa ninguém passar. Aliás, acho até que tem um muro.

    Eu tomo partido sim, sou parcial mesmo. Imparcialidade total é coisa de quem não tem opinião. :-P

  • 40 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 11:10

    Para mim a religião é inerente ao Estado Judaico e me decpcionaria se não o fosse, como na realidade está agora me parecendo que não é.

    Como diz o Hugo, as pessoas vão chegando ao poder na hierarquia da religião e vão desvirtuando a própria religião, que é o que acontece com os católicos, onde eu cheguei a conclusão que não representa mais os anseios de Cristo.
    E estou desconfiado que em Israel está acontecendo a mesma coisa.

  • 41 Dino // 28/May/2008 às 11:17

    · RW in Miami // 28/May/2008 às 10:48
    Porque o Finkelstein nao tentou entrar em Gaza atraves do Egito ?
    Tadinho que ingênuo… Aconselho a dar uma olhadinha no google Earth caso não conheça a região, coisa que eu duvido muito, mas fica a sugestão de fazer uma visitinha ao Amapá, mas vá pelo Suriname, por terra. É facinho…

  • 42 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 11:18

    X

    ” Finkelstein não gosta de Israel.
    Finkelstein gosta do Hamas e do Hizballah.
    Finkelstein ganhou fama e fortuna criticando Israel. ”

    A meu vero valor máximo que um homem pode ter é quando ele transforma uma desgraça num agente de vitória.

    Chama o Filkenstein num canto e diz pra ele:

    Tudo bem o que voce acha.
    Ahj tá. Agente acha isto. Voce quer ser um intermediário entre nós e o Hammas e o Hizbollah?
    Vai lá converasa com os caras. Vamos tentar chegar a um bom termo.

    Pronto, botava o cara pra correr daqui pra lá, de lá pra cá, todo mundo não ia criticar Israel, e derepente, sabe-se lá, até sai alguma coisa boa.

    Foi o que o Lula fez com o Umguer.

  • 43 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 11:21

    Mr X

    Voce de Salomão não tem nadinha de nada.

  • 44 Dom Casmurro Patriarca // 28/May/2008 às 11:21

    Fred,

    é a religião “emplumada”, como diaz H.G. Wells.

    A religião onde os rituais substuem os atos.

    “Quão mais fácil é borrifar-se de sangue do que renunciar às suas ideazinhas egoistas.”

    Mas ninugém pode negar que nesse ponto de religião “emplumada”, com seus cardeais ricamente ornamentados e seus rituais pomposos, tanto Israel como o Irã estão no mesmo patamar.

  • 45 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 11:26

    mila

    Teve um papo muito legal entre Nassau e Hugo lá no post do Líbano.

    A desvirtuação da religião pelos que chegam ao seu poder.

    Eu não sei se os religiosos estão fora do poder ou se os religiosos estão longe de deus, como estavam á época de Cristo.

  • 46 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 11:30

    Dom

    Junta o trio, incluindo o Vaticano, e veja como deve estar se sentindo o Deus deles, que é o mesmo!

    Como são ignorantes esta cambada não?

  • 47 RW in Miami // 28/May/2008 às 11:35

    Dino,
    Santa Ingenuidade ! Eu realmente nao sei que existe uma estrada que vai de El Arish, no Sinai, ate’ Rafah, em Gaza. Inclusive foi em Rafah que os palestinos derrubaram o muro que os impedia de sair. E quem e’ que impede os palestinos de sair por Rafah ? Ganha um doce quem disser que sao os egipcios….

  • 48 Dom Casmurro Patriarca // 28/May/2008 às 11:38

    Darwinista,

    realmente há uma grande distância entre Israel, Irã e Brasil e Estados Unidos.

    Nas teocracias as leis são feitas levando-se em primeiríssima consideração as diretrizes dos patriarcas, o que é o caso de Israel e Irã.

    Bem , gente, até mais.

    Fred, o negócio é mesmo muito confuso.

    até mais, gente boa.

  • 49 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 11:39

    X

    ” Aliás, acho isso curioso. Já há os que chamam Israel de “estado nazi-sionista”, o que é, claro, um duplo insulto além de uma ignorância total. ”

    Acho que ainda não descobri o que é sionista.

    Porque é insulto ser chamado de sionista? Eu tava pensando até que era.

    Explica aí Xisisnho.

  • 50 Rodrigo // 28/May/2008 às 11:41

    Pra quem passa por cima dos sequestros, torturas e atos de terrorismo do Estado de Israel, esse negócio de barrar jornalista é pinto.

  • 51 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 11:43

    Fred 45

    ” Como são ignorantes esta cambada não? ”

    Os três que se matam em nome dele - judeus - católicos - muçulmanos

    Estes são os ignorantes: os que matam em nome dele, que fique bem claro.

  • 52 Mr X // 28/May/2008 às 11:50

    Ai Freddy,

    Não tenho paciênciapra Salomão mesmo. Venho aqui pra manifestar opiniões contrárias ao senso comum, é o que me diverte. Se todo mundo fosse a favor de Israel, provavelmente começaria a criticar o país, só de birra.

    Não entendi a comparação com o Unger. Talvez Israel deveria ter colocado o Finkelstein em algum Ministério?

    Alguns vêm “sionista” como insulto, mas é mero desconhecimento do que significa a palavra.

    A particularidade de Israel é que é o único país que parece que tem que provar todo dia que “tem direito a existir”. E sobre o qual todos podem opinar sobre o que faz ou não.

    Curioso que ninguém questione o direito de Luxemburgo a existir.

    Bom, eu questiono.

    Porque existe Luxemburgo? Pelo fim de Luxemburgo, já. Malditos luxemburguenses.

    Quanto a Israel ser estado teocrático, na verdade é o contrário, aliás, os mais religiosos em Israel não gostam muito do governo secular que tem lá, há uma briga entre os mais secularistas e os mais ortodoxos. Mas essa é outra história.

    Já sabia que o Dino não entendia nada de história, agora descubro que tampouco entende patavinas de geografia. Matemática? 2+2 = ?

  • 53 Rodrigo // 28/May/2008 às 11:56

    Israel deve ser o único pais “democrático” em que cada cidadão tem que colocar sua religião na carteira de identidade…

  • 54 Rodrigo // 28/May/2008 às 11:58

    Israel deve ser o único pais “democrático” em que se o cidadão não for judeu, o estado não pode realizar seu casamento…

  • 55 Rodrigo // 28/May/2008 às 12:00

    Israel deve ser o único pais “democrático” que sequestra e prende seus próprios cidadão se estes falaram a verdade…

  • 56 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 12:00

    Xisinho

    O jeito que voce é , é o que faz agente te amar e te odiar ao mesmo tempo. Que nem diz a Confetti.

    O Unguer:

    O Unguer falava mal de Lula pra cacete lá em Washigton.

    Unguer : O Lula é isso é aquilo, tem que fazer isso, tem que fazer assado etc…

    tava incomodando o governo brasileiro.

    Que fez o Lula.

    Chamou o hunguer conversou e botou o cara para trabalhar par o Brasil.
    Não destruindo, mas construindo.
    Deu uma de Salomão.
    Aliás ele tem mesmo umas tiradas de Salomão, o nove dedos.
    Ja sei, já sei….. precisa dizer não.
    Mas que é isso é. hehehehe

    Andre Fucs me mandou pesquisar o que é sionismo.

    ]Fui lá na wiki :

    O que deseja um territóriuo para o povo judeu, não é isso não?

  • 57 Arpex // 28/May/2008 às 12:06

    E Olmert está por um triz.
    Ehud Barak, d-fense, pediu em coletiva que Olmert renuncie por causa das acusações de corrupção.
    Se não renunciar dá no mesmo, Barak ameaça com a quebra da coalisão, o partido perde força e serão convocadas novas eleições.

    Corrupção não seria traição ao estado Sionista?

    E as negociações com Abbas, prossáco?

  • 58 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 12:09

    Arpex

    É isso que eu falo.

    O cara chega ao poder vindo de correntes puramente interessadas em se locupletar do Estado.

    E o Estado e as causas do povo e no caso de Israel as de Deuis, vão tudo pra cucuia.

  • 59 Mr X // 28/May/2008 às 12:12

    É uma boa, Freddy Krueger amigo.

    Ministério do Nada com Coisa Nenhuma em Israel para Finkelstein!

    Já o Ministério da Irrelevância Absoluta ficaria com o Chomsky.

    Aliás, vou criticar Israel em uma coisa sim. Os caras são muito incompetentes em Relações Públicas. Taí uma coisa que podiam aprender com os árabes.

    Não sou totalmente contra os árabes, aliás. Existem trocentos países muçulmanos, jamais questionei seu “direito a existir”.

  • 60 aiaiai // 28/May/2008 às 12:13

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    esse x me mata de rir…o que que luxemburgo tem a ver com as calças????
    o melhor comentário até agora foi do companheiro Dom Casmurro…lá em cima, n. 14
    o resto é o x provocando e vcs dando corda…mas até que tá engraçado.

  • 61 Radical Livre // 28/May/2008 às 12:15

    Como eu fui um dos que cobrou a inclusão do tema no weblog, vou meter meu pitaco. Acho o caso grave pela seguinte razão:

    Filkenstein (por mais péla saco que ele seja, né Fucs?), é o único crítico do estado de Israel que não pode ser taxado de anti-semita, que não pode levar na cara um ‘mas você não entende o que foi o holocausto’ ou outra das dezenas de defesas que os defensores de Israel utilizam quando se começa a criticar seu país. O cara não somente é judeu como ainda por cima seus pais foram internados em campos de concentração e escaparam por pouco à matança.

    O que irrita tanto Israel no caso dele (e o fucs também, né?) é que o cara utiliza isto para legitimar seus argumentos que desmontam toda a ideologia dominante no país nos últimos anos ou décadas.

    Quando ele diz que Israel utiliza o holocausto como instrumento de pressão sobre os países ocidentais (ou sobre a culpa dos países ocidentais), ele tem um pouco de razão.

    Quando ele diz que Israel tenta se apropriar do holocausto, como se fossem as únicas vítimas da máquina de morte nazista, é uma injustiça com os milhões de poloneses, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais que também não foram vítimas (Não se esqueçam que a alemanha nazista queria simplesmente acabar com os poloneses também), ele toca na ferida da singularidade judia (ai, a velha e boa singularidade judia).

    Filkenstein critica a excessiva intromissão da religião no estado de Israel, a ilusão judia de que são um povo escolhido por Deus (se eles são os escolhidos e sofreram o diabo que sofreram, eu não quero ser escolhido de Deus de jeito nenhum), da excessiva ênfase nas tragédias e massacres que os judeus sofreram durante os últimos milênios ao invés da celebração das contribuições de judeus à cultura mundial como um todo, seus filósofos, cientistas, médicos, banqueiros, comerciantes e todos os outros que por todo este tempo permearam a sociedade ocidental cristão e tantas contribuições trouxeram a elas.

    Enfim, o cara tem razão em uma porção de coisas que fala (pelo menos na minha opinião). E Israel, que se pinta como a única democracia do oriente médio, utiliza os mesmos métodos das antigas ditaduras sul-americanas: ame-o (do jeito que é, pombas) ou deixe-o (ou não coloque os pés aqui, pelos próximos dez anos).

  • 62 Radical Livre // 28/May/2008 às 12:16

    ops, sociedade ocidental cristã, ok?

  • 63 Chesterton // 28/May/2008 às 12:16

    o que acontece é o seguinte: como Israel é ocidental, e democratico, se espera dele uma atitude mais aberta. Puro relativismo. Chega de esperar do ocidente 100 vezes mais que do oriente.

  • 64 Dino // 28/May/2008 às 12:16

    RW, dos civis palestinos estarem desesperados pela agressão e bloqueio israelense e tentarem invadir a fronteira egípcia, é um fator lamentável, não há com o que você se alegrar com o canalhismo pouco solidário dos egípcios, como se isso justificasse os atos abjetos de Israel. Agora, qual a conexão disso, com o fato de ser uma ligação por terra que nenhuma pessoa com juízo perfeito, querer fazer? O cara é um acadêmico inclusive já com uma certa idade, não é nenhum aventureiro, a la Indiana Jones. Alem do mais, a idéia é mesmo essa, mostrar ao mundo, a verdadeira face de Israel.

  • 65 Mr X // 28/May/2008 às 12:27

    Radical,
    Finkelstein ganhou grana, vejam você, escrevendo contra a “exploração do Holocausto”… E portanto, “explorando o Holocausto”. É um hipócrita, apenas.

    Aiaiai,
    Não tenho culpa se você não tem imaginação e não consegue entender um argumento. Pra mim, Luxemburgo tem tanto “direito a existir” quanto Israel, Irã, China, Brasil. Aliás, um pouco menos. Sou contra a existência de Luxemburgo. Acho um país ridículo. Tampouco gosto de Oman.

    Países são todos abstrações. Fronteiras são mantidas pela força ou por acordo mútuo entre os que estão lá dentro. Nenhuma das duas coisas é permanente. O Kosovo, por centenas de anos parte da Sérvia, hoje é independente, só porque sua população mudou e virou majoritariamente albanesa. Amanhã pode acontecer a independência do País Basco, quem sabe? E por que não?

    “Direito a existir” não tem nada a ver com coisa nenhuma. Entendeu, Aiaiaiai? Ou seu problema não é ignorância, mas burrice congênita?

  • 66 aiaiai // 28/May/2008 às 12:27

    Muito bom o comentário de Radical , número 60.
    Israel não só usa o holocausto para pressionar os outros paises, como usou o holocausto para ser criado. Afinal, os sionistas só conseguiram esse pedaço de deserto, depois que hitler não conseguiu alcançar o seu objetivo que era exterminar todos os judeus, ciganos, negros, etc, e dominar os brancos que não fossem arianos.
    Na minha opinião, Hitler é o maior heroi dos sionistas, mas eles não reconhecem, é claro!

  • 67 Dino // 28/May/2008 às 12:35

    Negativo aiaiai, é comprovada a ligação e apoio dos lideres sionistas com as elites nazistas. Inclusive responsáveis pela matança de judeus húngaros e o assassinato dos judeus de esquerda.

  • 68 Mr X // 28/May/2008 às 12:39

    Aiaiai,
    Seu comentário #65 é uma filhadaputice só.

    Além de demonstrar ignorância, pois o movimento sionista começou no fim do século XIX. E se de fato os seis milhões de judeus tivessem sido permitidos de emigrar para a Palestina durante a perseguição, e não bloqueados como foram, a história teria sido outra.

    Ah é, mas se Hitler tivesse realizado seu objetivo, tudo estaria resolvido, sem problemas… Essa parece ser a lógica do Aiaiaiai. E o idiota nem se envergonha. Morasse na Alemanha dos anos 30, estaria apoiando o extermínio.

    Isso mostra que os esquerdistas dizem as maiores barbaridades, e passam por “bonzinhos”, por “morais”. E eu que sou o “reacionário”.

    Vai tomar no rabo, Aiaiai.

  • 69 Mr X // 28/May/2008 às 12:41

    Bom, desisto de comentar aqui. Deixo o espaço aos ignorantes revisionistas.

    Isto virou a Bourdokanlândia.

    Mando o Dino preventivamente tomar no rabo também.

    Até.

  • 70 mila // 28/May/2008 às 12:43

    Q

  • 71 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 12:44

    aiaiaiai

    A mulher radical.
    Legal, tava faltando essa aqui.
    O Zoológiico começa a ficar mais gostoso.

    Discordo aiaiai - 65

    Acho muita sacanagem voce falar assim.

    Apesar de que o Radical tenha certa razão, não invalida o respeito que devemos ter em relação ao holocausto.

  • 72 mila // 28/May/2008 às 12:44

    Querida aiaiai 57, os extremos se parecem e a história se repete como farsa.

  • 73 mila // 28/May/2008 às 12:46

    dino 66, uma das desculpas que se dá para não indenizar os africanos pela escravidão é de que os próprios negros foram algozes de outro negros, o que invalidaria qualquer indenização.

  • 74 Dino // 28/May/2008 às 12:47

    X imbecil, já que você não consegue compreender um texto simples, uma vez que se ela fosse a favor do extermínio dos judeus, seria a favor do extermínio de todos os outros que Hitler tentou exterminar e não conseguiu e que ela citou, pelo menos use o artigo correto, aiaiai é mulher.

  • 75 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 12:48

    Xisinho

    Esfria a cabeça.
    Esquenta não.
    Agente tem que te aturar e te amar sendo radical pra cacete, porque não tens que fazer o mesmo.
    Castigo divino acontece.
    aguenta aí.

  • 76 mila // 28/May/2008 às 12:49

    Radical Livre // 28/May/2008 às 12:15 60
    É a velha chantagem emocional. Vc manipula e consegue o que quer fazendo chantagens.

  • 77 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 12:53

    mila

    Voce tá se referindo ao possível escambo dos sionistas com Hitler?

  • 78 Mr X // 28/May/2008 às 12:54

    Resumo dos argumentos do Dino e da Aiaiai (sempre esqueço que é uma mulher, sempre achei que a idiotice extrema era algo mais masculino do que feminino):

    “Os judeus perseguiram os comunistas.
    Os judeus eram comunistas.
    Os judeus eram banqueiros capitalistas.
    Os judeus perseguiram os judeus.
    Os judeus criticam até hoje o próprio extermínio que sofreram, deviam ficar calados.
    Se os judeus tivessem sido exterminados, não existiria Israel e tudo estaria melhor.
    Se não existisse Israel, não haveria terrorismo islâmico.
    Não havia judeus nas torres gêmeas, que aliás foram derrubadas pelo Bush.
    Os judeus estavam aliados com os nazistas para organizar o próprio extermínio, assim garantir um pedaço de terra no deserto quando o mundo ficasse se sentindo culpado.
    Os judeus escreveram os Protocolos dos Sábios de Sião.
    Os judeus criaram uma conspiração para dominar o mundo.”

    É a velha demonização. E eles nem se dão conta disso. Acham que chamar de “sionista” resolve…

    Ora, até Kafka era sionista. Será que Kafka era nazista?

    A esquerda é uma forma de HIV mental. Deus tenha piedade dessas pobres almas, porque eu não tenho.

  • 79 Dino // 28/May/2008 às 12:57

    E outra prova de sua imbecilidade e ignorância X, é imaginar que os judeus europeus há milênios, estavam loucos para ir para a palestina viver em condições precárias em um fim de mundo, porque alguns malucos, lideres sionistas achavam que eles tinham que fazer isso.

  • 80 RW in Miami // 28/May/2008 às 12:58

    Dino
    Qualquer carro vai do canal de Suez ate’ Gaza - nao precisa ser Indiana Jones nao… Agora, reconhecer seu erro (ou sua ignorancia) no comentario #40 e’ dificil ne’ ?

    Fico com o Andre’ e o Mr. X - libero o espaco aos revisionistas ignorantes.

  • 81 HRP FAST Reloaded // 28/May/2008 às 13:04

    Gostei mundo quando o Josef deu nome aos bois…..e que o sionista de plantão assuma de uma vez por todas sua condição e convicções.

  • 82 Dino // 28/May/2008 às 13:07

    De mais a mais, esses fricotes que você dá X, só corrobora com o que eu sempre digo: -Você é uma bichona! huuauhauhauhauha

  • 83 HRP FAST Reloaded // 28/May/2008 às 13:09

    Olha moçada……o Mr. tá passando pela crise dos 40….rumando para a idade do lobo…..tá uivando……
    E que os sionistas não nos ouçam……

  • 84 HRP FAST Reloaded // 28/May/2008 às 13:10

    Mr.X está na idade do lobo….uivando por aí…..

  • 85 Fred utópico - Jesus era comunista // 28/May/2008 às 13:11

    PD

    Acho que estou precisando ler aquele seu post sobre judeus - criação de Israel etc.

    Como é que eu chego lá.

    Me lembrei que teve uma parada de sionistas com Hitler em troca do Estado de Israel, acho que é isto.

    Queria ler de novo que estou viajando neste papos sionistas.

  • 86 Mr X // 28/May/2008 às 13:13

    É Dinoca… Quando acabam os argumentos… ;-)

    Poxa, só faltou você dizer que os “líderes sionistas” tinham chifres…

    Dado que os “judeus europeus há milênios” sofreram centenas de pogroms na Rússia, e depois a perseguição nazista, a idéia sionista de emigrar para a Palestina e viver em condições precárias não parece tão “maluca” assim… Mas como discutir com alguém que acha que os “sionistas” eram espécies de demônios com chifres pontiagudos?

    Leia os diários de Kafka. Ele participou até, quem diria, de um Congresso Sionista! Será que tinha chifres?

  • 87 Mr X // 28/May/2008 às 13:15

    Enfim, os sionistas não sei, mas o Dinoca deve ter chifres com certeza.

  • 88 George Pedrosa // 28/May/2008 às 13:22

    Eu acho irônico que os maiores críticos da política de cotas nas universidades sejam os maiores defensores de um Estado que baseia-se unicamente no princípio de raça para conceder cidadania.

  • 89 Dino // 28/May/2008 às 13:27

    Pois é X alem de imbecil, ignorante é pra lá de mal informado, alem das dezenas de progrons que sofreram, eles eram mais de 70% das lideranças na revolução russa, até Andropov era judeu, inclusive os maiores magnatas russos atuais são judeus, na Alemanha sempre fizeram parte da elite profissional,cultural e financeira, não eram uns coitadinhos desvalidos querendo fugir para a palestina. Foram sim empurrado pela circunstancia criada pelo nazismo e usados pelos sionistas que até então não tinham maior apoio.

  • 90 faraó // 28/May/2008 às 13:28

    Isso de Israel expulsar quem quiser não tem nada de mais. Todos os países fazem isso, e daí?
    A Espanha mesmo faz isso com dezenas de brasileiros todos os dias e até mesmo sem motivo.
    Aqui mesmo no Brasil temos casos parecidos. O Lula mesmo já quis expulsar, ou expulsou um jornalista americano que o acusou de ser um bêbado.

    Na época da ditadura, centenas de brasileiros foram deportados, expulsos, mortos, desaparecidos e daí????

    Pelo menos Israel apenas dificulta a vida desses indesejáveis. Voces preferiam que Israel fizesse igual a que país desse mundo, vasto mundo????
    Matassem?

    Não li todos os posts, mas to vendo que alguem falou que sionistas têm chifres. Devem ter mesmo. Protejam bem as suas mulheres. Os meus chifres adoram essas que escrevem bobagens.

    Mila, voce como óleo de soja, só viaja na maionese. Israel é estado o quê mesmo? Fundamentalista????? Voce certamente não foi fruto de uma chifrada sionista, senão seria um pouquinho menos … maionese mesmo.

  • 91 RW in Miami // 28/May/2008 às 13:34

    Geraldo,

    #86

    Entao como e’ que voce explica que existam cidadaos arabes-israelenses ? E catolicos tambem ? E Druzos ?

  • 92 George Pedrosa // 28/May/2008 às 13:41

    Jamais falei que só existem judeus em Israel. Mas isso não muda o fato de que qualquer cidadão de etnia judaica ganha cidadania automática em Israel, segundo a Lei de Retorno. E isso não ocorre com nenhuma outra etnia. Como você explica isso? Não me venha com falácias baratas… se a Lei de Cotas é uma lei racista, Israel é um Estado baseado puramente em racismo.

  • 93 George Pedrosa // 28/May/2008 às 13:44

    “A Espanha mesmo faz isso com dezenas de brasileiros todos os dias e até mesmo sem motivo.”

    Se fazem sem motivo ou baseado em preferências ideológicas, estão errados e quase ninguém vai negar isso. Qual é o seu argumento?

    “Na época da ditadura, centenas de brasileiros foram deportados, expulsos, mortos, desaparecidos e daí???? ”

    E daí?

  • 94 Andre Fucs // 28/May/2008 às 13:50

    Dino #26,

    Obrigado peixão por mais uma vez morder a isca… Se o Finkelstein não estava pensando em imigrar, nada mais justo que ele seja tratado como qualquer persona non grata… como argumentei anteriormente, a lei do retorno não constitui uma porteira aberta. Os vistos para visitantes muito menos. Norman Finkelstein é ateu e cidadão dos Estados Unidos da América. Pode possuir o direito à imigração mas até onde sei, não há lei em Israel que garanta sua entrada como visitante.

  • 95 Andre Fucs // 28/May/2008 às 13:51

    George Pedrosa,

    No seu comentário 90 você fala de uma tal “etnia judaica”, você poderia deixar claro do que se trata?

  • 96 Darwinista // 28/May/2008 às 13:52

    Na época da ditadura, centenas de brasileiros foram deportados, expulsos, mortos, desaparecidos e daí????

    Como assim e daí? Você tá querendo insinuar, ou pior, afirmar mesmo, que não houve nenhum problema com isso?

  • 97 faraó // 28/May/2008 às 13:56

    O Pedrosa não deve saber o que significa cota, ou raça, ou cidadania, ou ironia, ou Estado.

    Aiaiai
    se Israel que existe como lar judaico há mais de 3000 anos não tem o que mesmo?… ah! identidade, o que dizer dos brasileiros, p.ex., como voce?????????????
    Pra seu governo, Hitler é meu herói e voce é a minha heroína. Se eu pudesse colocava voces dois juntos.

    Mila, novamente.
    Israel não se arvora coisa nenhuma. Israel não tem tempo de se arvorar. Quem arvora que Israel é democracia assim ou assado é voce, que mesmo sabendo disso, não se conformam e fica procurando seus defeitos nos outros pra acusar e diminuir a sua pequenez.
    E o que voce e a maioria pensa de Israel, voce depois não se esqueça de lavar as mãos.

  • 98 faraó // 28/May/2008 às 14:01

    Darw
    foi só pra mostrar que se é pra se horrorizar com coisas do tipo, nem é preciso ir tão longe como Israel, pois aqui mesmo, na terra brasilis, temos um prato cheiísmo. Em Cuba temos pior, no Chile, na Argentina, no Irã se enforca homossexuais e se apedreja adúlteras.

  • 99 George Pedrosa // 28/May/2008 às 14:03

    Andre, por favor, não tente armar uma armadilha para me chamar de racista. Também não se finga de ingênuo. Isso só revela a sua falta de inteligência e de vontade de debater. Chamar críticos da política de Israel de anti-semitas é o “argumento” mais barato e indigno nessa discussão toda. Você deveria fazer essa pergunta aos criadores da Lei de Retorno em Israel, que definiu que judeus e descendentes de judeus têm o direito natural de cidadania neste Estado. Ou aos defensores do sionismo. Ou então procure por ‘judeu’ em qualquer enciclopédia e descobra que tal palavra define um grupo étnico-religioso.

  • 100 Darwinista // 28/May/2008 às 14:03

    faraó,

    Valeu pelo esclarecimento. Por um momento cheguei a temer pela sua sanidade…

    :-)

  • 101 aiaiai // 28/May/2008 às 14:03

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 102 Radical Livre // 28/May/2008 às 14:04

    Taí, Fucs #92,

    eu tinha outra impressão, a de que a entrada em Israel (não só a imigração) era livre para os de descendência judia, independentes de sua religião (ou falta dela).

    Aliás, o que o fato do cara ser ateu tem a ver com a história? por que você destacou isto? por acaso Israel é uma teocracia? o cara só é judeu se for religioso? então, os milhões de judeus da Alemanha, boa parte deles tão religiosos quanto qualquer católico meia-boca que conhecemos (ou seja, só de formação, não religiosos formalmente) não eram judeus? então um judeu comunista que por acaso houvesse escapado dos nazistas não teria direito a entrar em Israel?

    como assim, porque destacar o ateu então?

  • 103 Andre Fucs // 28/May/2008 às 14:07

    RW in Miami,

    Camarada expatriado… arruma uma cadeira para esperar o Dino reconheceu que errou… você que é macaco velho do blog sabe que o “tremendão” nunca assume que errou, só some ou muda de assunto.

    Entrar em Gaza via Egito??!?! Onde já se viu???

    cada maluco que aparece…

  • 104 George Pedrosa // 28/May/2008 às 14:08

    “foi só pra mostrar que se é pra se horrorizar com coisas do tipo, nem é preciso ir tão longe como Israel, pois aqui mesmo, na terra brasilis, temos um prato cheiísmo. Em Cuba temos pior, no Chile, na Argentina, no Irã se enforca homossexuais e se apedreja adúlteras.”

    Sim, todos discordamos disso. Todos criticamos isso. Fazemos o possível para eleger representantes que também discordem disso. Por acaso a existência dessas atrocidades justifica as atrocidades cometidas por Israel? Você tá parecendo aqueles que defendem políticos corruptos dizendo que corrupção existe em todo canto. De novo, qual é o seu argumento?

  • 105 Andre Fucs // 28/May/2008 às 14:12

    Radical,

    Respondo a sua pergunta com uma outra, porque você ressalta que Finkelstein é judeu? Seria para dar credibilidade?

    Marx era parte da tal “etnia judaica” mas não era nem nunca foi judeu do ponto de vista religioso, ainda que dogmaticamente ele pudesse clamar que era… Seria Marx judeu?

  • 106 Arpex // 28/May/2008 às 14:12

    Faraó, belas abobrinhas…

    Já que o mundo inteiro faz isso, então vamos apoiar a expulsão de Finkelstein, apedrejar, esquartejar e proibir de entrar na Espanha…

    Se é pra fazer merda, vamos fazer direito, né?

    Prefiro não ser uma ovelha e não me conformar com o tipo de injustiça que você considera normal.

  • 107 Dino // 28/May/2008 às 14:13

    Fucs, você é um cara inteligente, acredito até ser agente do governo israelense, daí sua defesa incondicional a qualquer ato de Israel, mas para um país ser democrático de verdade, não o arremedo que Israel chama de democracia, devido à facilidade do contraste com ditaduras sanguinárias árabes, é necessário saber cortar a própria carne, é necessário saber ouvir as criticas por mais contrarias e repulsivas que sejam. Uma ofensa gratuita de um estrangeiro, chamar o presidente de bêbado, acreditam ser tolerável, pois é “democrático”, já o trabalho do Finkelstein que é acadêmico, todo baseado em dados reais e comprovados que ninguém consegue processa-lo por mentir sobre o assunto, é intolerável. Eu cair em armadilha ou não, não tem nenhuma relevância, já Israel sim, caiu em sua própria armadilha…

  • 108 Andre Fucs // 28/May/2008 às 14:15

    George Pedrosa,

    Você é um tanto inteligente mas sem dúvida mal informado.

    Aquilo que você afirma:

    “definiu que judeus e descendentes de judeus têm o direito natural de cidadania neste Estado. “

    não é correto. Um sujeito pode ser judeu e ter sua imigração recusada. Recomendo a leitura acerca do caso do irmão Daniel anteriormente citado…

  • 109 aiaiai // 28/May/2008 às 14:18

    e o PD comendo acarajé…

  • 110 Andre Fucs // 28/May/2008 às 14:22

    “What I find so striking about ”The Holocaust Industry” is that it is almost an exact copy of the arguments it seeks to expose. It is filled with precisely the kind of shrill hyperbole that Finkelstein rightly deplores in much of the current media hype over the Holocaust; it is brimming with the same indifference to historical facts, inner contradictions, strident politics and dubious contextualizations; and it oozes with the same smug sense of moral and intellectual superiority.

    This book is, in a word, an ideological fanatic’s view of other people’s opportunism, by a writer so reckless and ruthless in his attacks that he is prepared to defend his own enemies, the bastions of Western capitalism, and to warn that ”The Holocaust” will stir up an anti-Semitism whose significance he otherwise discounts. Like any conspiracy theory, it contains several grains of truth; and like any such theory, it is both irrational and insidious. Finkelstein can now be said to have founded a Holocaust industry of his own. “

    Omer Bartov para o NY Times…

  • 111 faraó // 28/May/2008 às 14:23

    A diferença, srs. Arpex e George Pedrosa, é que o que voces chamam de injustiça, tem nome e sobrenome. São casos tão isolados e raros, que quando aparece sabe-se contra quem foi.

    Voces saberiam me dizer o nome de ao menos UM brasileiro que voltou “deportado” da Espanha mesmo sem motivos?

    Voces exigem de Israel e dos sionistas, uma retidão de comportamento que voces mesmos não têm e não enxergam em lugar nenhum do mundo.

    Israel não é melhor, nem pior. Apenas diferente.
    Tal como o Brasil, o Botafogo, o karate, a MPB, as mulatas, Jorge Amado, etc, etc, etc.

  • 112 RW in Miami // 28/May/2008 às 14:27

    Andre,
    E’ logico que eu sei que o Dino nunca vai reconhecer erro nenhum… mas eu as vezes gosto de colocar o dedo na ferida… ;-)
    Como vai a seca ai na Australia ? Temo muito pelo futuro dos meus vinhos australianos….

  • 113 aiaiai // 28/May/2008 às 14:29

    Farao,

    não sei o que o lance tem a ver com as calças, mas tem dois brasileiros que foram deportados recentemente sem nenhum motivo sairam em todos os jornais: Patricia Rangel e Pedro Lima…
    procura ai na internet que vc acha o nome de outros

  • 114 Dino // 28/May/2008 às 14:33

    Pergunta, todos os judeus do blog defendem as CAGADAS de Israel INCONDICIONALMENTE, cadê aquela conversa que quando se junta 3 judeus existem 4 opiniões diferentes? Cadê a discordância? Não é exatamente disso que acusam os islâmicos?

  • 115 aiaiai // 28/May/2008 às 14:33

    Agora que tive tempo de ler todos os comentários, fiquei muito feliz de ver que x continua igual…é só falar alguma coisa que ele não gosta para ele mandar a gente tomar no rabo. Que coisa!!!!
    Parece israel, se alguém fala alguma verdade contra eles é anti-judeu, anti-semita, anti-sionista e o escambau. Só não mandam tomar no rabo porque ficaria parecendo meio infantil. Deve ser difícil perceber que não conseguem enganar a todos.

  • 116 George Pedrosa // 28/May/2008 às 14:38

    Andre, leia isso aqui atentamente: http://www.knesset.gov.il/laws/special/eng/return.htm

    A definição é clara: qualquer descendentes de judeus tem o direito natural a uma cidadania israelense. O Ministério encarregado da imigração, no entanto, obviamente pode recusar-se a dar essa cidadania para cidadãos que considere perigosos. Isso não muda o fato de que os descendentes de judeus têm, sim, direito a cidadania em Israel… e também não muda o fato de que uma boa parte dos críticos do sistema de cotas raciais são defensores ardorosos de Israel. Dois pesos, duas medidas. Por que será?

  • 117 Arpex // 28/May/2008 às 14:44

    A grande diferença, Faraó, é que você defende um Estado, um “macro”. Eu pretendo defender o que acontece numa esfera mais micro, o bom senso e a justiça humana.

    Proibir o trânsito de alguém sem motivos é de uma arbitrariedade agressiva, injusta e latente. Isso, espero, não se discute.

    Assim como foi a xenofobía institucional que impediu dois pesquisadores, mestrandos cariocas de entrar na Espanha.

    Não discuto os aspectos particulares de Israel, de sionismo, o que discuto é uma quebra dos princípios democráticos. Se existe um “Patriot Act” israelense que usurpa as liberdades arbitrariamente, ninguém me avisou.

    Por outro lado, é verdade que Israel não sabe o que faz. O governo Israelense está perdidinho, e mostra isso.

    Barak vai acabar com a festa de Olmert, conseqüentemente com as negociações com Abbas.

    Finkelstein proibido de voltar pra casa por posição ideológica. Como diz o Pedro, “A mensagem de Finkelstein ganhou mais ouvidos. Foi uma decisão incompetente.”

    Um grupo de jovens criminosos organizados que lincharam dois palestinos são mantidos apenas em prisão domiciliar, entre as tetas das mãezinhas, decisão do tribunal superior…

    Trapalhões!

  • 118 Arpex // 28/May/2008 às 14:47

    E aproveitando o comentário do Pedrosa:
    Finkelstein, perigoso?

  • 119 Chesterton // 28/May/2008 às 15:05

    George Pedrosa é a favor da liberação das drogas e contra a politica israelense. Quer dizer, que novidade? Esse mesmismo é contante entre aqueles que se julgam progressistas (e defendem privilegios de alguns as custas de impostos de outros).

  • 120 Chesterton // 28/May/2008 às 15:06

    os turistas barrados pela alfandega espanhola sãop perigosos? Vamos atacar a Espanha!

  • 121 Clara // 28/May/2008 às 15:21

    È perfeitamente legal e achei a medida, correta. Até David ben Gurion teria barrado Finkelstein, que é inimigo de Israel e pior, inimigo dos judeus .

    E por que Israel permitiria a entrada ao inimigo?
    Só por que é judeu ou tem ascendência judaica?

    Eu, apenas pelo meu nome e etnia, seria barrada em vários países muçulmanos, alguns dos quais tenho genuína curiosidade de conhecer, como o Irã.

    Alguém acha que o Brasil permitiria a entrada de um estrangeiro que devotasse a vida a falar mal do país e fosse ativista contra o Brasil por isso ou por aquilo, apoiando ostensivamente seus inimigos ou detratores? È lógico que não.

    Nem o Brasil, nem a maioria dos países, se não todos.

    O Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores do Brasil, não teve a entrada barrada ou dificultada num dos países do Golfo Pérsico porque tinha no passaporte um carimbo de Israel, onde tinha estado havia pouco, a trabalho?

  • 122 César // 28/May/2008 às 15:24

    Israel tem o direito legítimo de recusar quem considere perigoso. Se o Finkelstein traz riscos à soberania israelense são “outros 5oo”, pois não conheço detalhes do caso.

    Agora, se foi apenas por discordância ideológica, Israel perdeu uma boa oportunidade para reforçar sua identidade democrática.

  • 123 Darwinista // 28/May/2008 às 15:25

    Alguém acha que o Brasil permitiria a entrada de um estrangeiro que devotasse a vida a falar mal do país e fosse ativista contra o Brasil por isso ou por aquilo, apoiando ostensivamente seus inimigos ou detratores? È lógico que não.

    Eu sempre acho curiosa essa lógica de justificar uma cagada com a cagada dos outros, mas enfim…

    O que me chamou mais a atenção no comentário da Clara foi esse trecho que destaquei. Poxa, não sabia que elementos que “falam mal” são perigosos! Então o Lula tava certo em querer expulsar o Larry Roto-rooter? Afinal, ele falou mal do líder máximo da nação!

    E, só por curiosidade, alguém pode me dizer quem são os inimigos do Brasil?

  • 124 César // 28/May/2008 às 15:27

    Alguém poderia dizer que Michael Moore odeia os americanos e tudo aquilo que a América representa (não é o caso). Ainda assim, a lei americana jamais permitiria sua expulsão - apenas no caso de perigo à segurança nacional.

  • 125 Clara // 28/May/2008 às 15:32

    Darwinista, Goebbels ensinou que a propaganda pode muito. Finkelstein é referência como militante anti-Israel. A indústria do Holocausto, como todo mundo sabe, foi a indústria do extermínio.

    Quanto aos inimigos do Brasil, falei em tese, mas se você procurar, há de achar.

  • 126 Darwinista // 28/May/2008 às 15:35

    Clara,

    Não me consta que Finkelstein deseje o extermínio de judeus ou a aniquilação do Estado de Israel.

    Quanto aos inimigos do Brasil, não os procurarei porque não acredito que existam. Mas se você sabe de algo, porque não nos conta?

  • 127 RW in Miami // 28/May/2008 às 15:44

    Cesar - uma pequena diferenca: Michael Moore e’ americano. Finkelstein nao e’ israelense - e’ americano como o Michael Moore.

  • 128 George Pedrosa // 28/May/2008 às 15:50

    “George Pedrosa é a favor da liberação das drogas e contra a politica israelense. Quer dizer, que novidade?”

    Esse comentário fez o meu dia, simplesmente hilário. Eu não entendo essa estratégia de discussão de simplesmente ignorar o que foi dito. Analfabetismo funcional?

    Não falei que era a favor da legalização das drogas. O que falei foi que não existe raciocínio científica na hora de proibir drogas e liberar outras. Não faria questão de repetir o que já foi dito, mas vou fazê-lo, apenas para ninguém pensar algo errado sobre minhas opiniões: cientistas conduzem uma pesquisa e comprovam que o LSD, o ecstasy e a maconha produzem danos pequenos ao usuário (além de não viciarem) comparados ao álcool e ao cigarro. No entanto, apenas os primeiros são proibidos… é isso que questiono.

    Contra a “polícia israelense”? Onde disse isso? Será que confundiu a frase em que disse que era contra (em geral) as políticas de Israel? Analfabetismo funcional é foda mesmo.

  • 129 César // 28/May/2008 às 15:53

    Sim, mas os países democráticos não fazem distinção entre estrangeiros e nacionais quanto à liberdade de expressão. No caso do Moore, a expressão jurídica correta seria banimento, pois se trata de um cidadão americano, instituto não mais presente no Brasil há séculos e, creio eu, extinto também na América.

  • 130 Clara // 28/May/2008 às 15:53

    Darwinista, me consta que Finkelstein têm relações quem queira o extermínio de Israel.

    No mais, Darwinista, já expliquei que falei em tese, e julguei que você soubesse o que isso significa. Não me darei ao trabalho de procurar os inimigos do Brasil, todos têm direito de acreditar que Papai Noel existe ou no que quiserem…

  • 131 Darwinista // 28/May/2008 às 15:54

    George Pedrosa,

    Você faz confusão entre analfabetismo funcional e embotamento intelectual. O primeiro tem conserto.

  • 132 George Pedrosa // 28/May/2008 às 15:55

    Clara é adepta de um raciocínio anti-intelectual e preconceituoso de que quem critica as políticas do país é contra a nação e seus habitantes. É como aqueles conservadores americanos que acusavam qualquer crítico de Bush de ser “contra a América”. Ou que acusavam os críticos da Guerra do Iraque de ser “contra as tropas”.

    “uma pequena diferenca: Michael Moore e’ americano. Finkelstein nao e’ israelense - e’ americano como o Michael Moore.”

    Um americano que, por ser judeu, tem direito a cidadania israelense. Algo que os críticos direitistas da política de cotas acham a coisa mais linda do mundo… e até agora fizeram questão de ignorar esse paradoxo flagrante…

  • 133 Darwinista // 28/May/2008 às 15:57

    Clara,

    É evidente que sei o que significa o que é “em tese”. O que não entendo é como alguém defende um raciocínio “em tese” e depois declara: mas se você procurar, há de achar

  • 134 RW in Miami // 28/May/2008 às 16:05

    Cesar, ninguem barrou a liberdade de expressao do Finkelstein em Israel. Que eu saiba seus livros e artigos sao facilmente encontrados la.

    Geraldo, meu filho de 9 meses nasceu nos EUA, e como filho de brasileiro tem direito a cidadania brasileira. E dai ? Se ele nao tiver passaporte brasileiro, e por algum acaso ele for considerado “indesejavel” ou perigoso para as autoridades brasileiras, podera ter seu visto (e consequentemente sua entrada no Brasil) negado. Um pais pode - e deve - restringir a entrada daqueles que as “otoridades” julguem nocivos ou perigosos.

  • 135 Clara // 28/May/2008 às 16:06

    George, por que eu seria adepta do raciocínio anti-intelectual?

    Aliás, refutar os meus argumentos com essa simplificação- da anti-intelectualidade - é bastante anti-intelctual, ou não?

  • 136 RW in Miami // 28/May/2008 às 16:09

    Perdao, acima disse Geraldo qdo me referia ao George

  • 137 Clara // 28/May/2008 às 16:10

    Darwinista, falei em tese</i. justamente porque não queria entrar nos detalhes sobre eventuais inimigos do Brasil. Você realmente acha que o Brasil não tem inimigos? Santa ingenuidade…

  • 138 Darwinista, o santo ingênuo // 28/May/2008 às 16:15

    Clara,

    Qual o problema de você dizer quais são os eventuais inimigos do Brasil? É por ser off-topic, por você ter medo de perseguição estrangeira ou porque ainda não deu tempo de pensar em algum?

  • 139 George Pedrosa // 28/May/2008 às 16:15

    RW in Malibu,
    Meu Deus, novas falácias. Por que vocês não sentam e filosofam um pouco, refletem sobre suas políticas conflituosas?

    Eu tenho certeza que você sabe muito bem disso, mas vou explicar de qualquer forma: seu filho é filho de brasileiro. Os descendentes de judeus são um GRUPO ÉTINO-RELIGIOSO que já ganha cidadania automática apenas por descenderem de pessoas que viveram na região há MILHARES de anos. Não precisa ser filho de israelense para ganhar cidadania, apenas ser descendente de judeus. Será que é tão difícil de entender a diferença ou você está se fingindo de ignorante?

    Repito: é impossível ser defensor da política racista do Estado de Israel e ao mesmo tempo criticar as cotas raciais por serem racistas. Impossível. É, no entanto, perfeitamente possível defender ou ser contra ambas.

  • 140 George Pedrosa // 28/May/2008 às 16:19

    “George, por que eu seria adepta do raciocínio anti-intelectual?”

    Porque você busca simplificar uma situação complexa e preconceituosamente taxa logo os críticos da política de Israel como pessoas anti-Israel, eliminando, assim, o debate.

  • 141 RW in Miami // 28/May/2008 às 16:23

    George Pedreira,

    Nao sou nem contra nem a favor das cotas racias. Ou pensando melhor, sou contra sim. Tem e’ que dar ensino de base de qualidade pra todo mundo, independente se e’ negro, amarelo, mulato, moreno, pardo, loiro ou verde, favelado ou mauricinho. A partir dai’, os esforcados terao seu lugar ao sol. Agora, essa hipocrisia de passar de ano todo mundo so’ porque atingiu a idade limite (que tem aqui tb em Malibu - digo, Miami), e depois garantir vaga na faculdade e’ algo que so poderia ter saido da mente de um burocrata viajando em LSD.

  • 142 George Pedrosa // 28/May/2008 às 16:29

    É, eu também sou contra a política de cotas raciais. Ao contrário de você, no entanto, também sou contra uma política de Estado racista que baseia-se em etnia para dar cidadania. Os milhões de palestinos que foram expulsos das terras de Israel não merecem cidadania. Os descendentes de judeus, que viveram há milhares de anos em outras regiões, merecem. Benefícios raciais para negros: errado. Benefícios raciais para judeus: certo. Como você explica isso?

  • 143 RW in Miami // 28/May/2008 às 16:38

    Ei, Dino !
    Vai la no Google Maps e veja que a estrada 30 liga Gaza a Al-arish, no Sinai egipcio, e de la a Alexandria (Al Iksandariyah).

    Um detalhe interessante - tudo aparece verdinho (da ate pra ver os circulos causados pela irrigacao de pivo central) ate chegarmos a fronteira com o Egito. A partir dai, e’ deserto puro…

  • 144 César // 28/May/2008 às 16:41

    Bem, se ele pretendia fazer um protesto num “país” estrangeiro (Palestina) e utilizar Israel como escala, é uma maneira indireta de dificultar sua expressão. Mas bem, como disse, é uma decisão legítima do Estado israelense.

  • 145 George Pedrosa // 28/May/2008 às 16:43

    “Um detalhe interessante - tudo aparece verdinho (da ate pra ver os circulos causados pela irrigacao de pivo central) ate chegarmos a fronteira com o Egito. A partir dai, e’ deserto puro…”

    Hum-rum. E o fato deles serem economicamente bem-sucedidos (com a ajuda dos companheiros norte-americanos) justifica alguma coisa? Pergunte isso porque você não é o primeiro a apontar o sucesso econômico de Israel em uma discussão sobre conflitos árabe-israelenses…

  • 146 RW in Miami // 28/May/2008 às 16:47

    George,

    Primeiramente, milhoes de palestinos expulsos ??? Cite fontes, meu caro (data venia Andre Fucs).

    Poderia argumentar que depois da 2a. Guerra, com judeus nao podendo voltar aos seus paises de origem na Europa (inclusive familiares meus sendo ameacados na Polonia), com pogroms ainda ocorrendo apos a derrota dos nazistas, fazia falta um lugar aonde todo e qualquer judeu fosse aceito. Por isso a lei do retorno. Mas dai a dizer que isso e’ um beneficio ? Chamaria mais de seguranca… se fosse beneficio, nao teriamos tantos israelenses emigrando para outros paises… Cara, morar em Israel e’ duro… Gabriel e Andre que o digam.

  • 147 RW in Miami // 28/May/2008 às 16:50

    George (#145),

    Pelo menos os israelenses usam a grana para fins produtivos (em sua maioria - algumas vezes vai parar no bolso do Olmert). Ja os egipcios, que tambem recebem uma ajuda enoooorme dos EUA, usam a grana pra que mesmo ? E se for so’ por questao de dinheiro, pq a Arabia Saudita nao e’ um jardim florido ?

  • 148 aiaiai // 28/May/2008 às 16:57

    Clara,

    Vou te ajudar: quer ver um cara que só fala mal do brasil, dos brasileiros, da indústria brasileira, dos trabalhadores brasileiros, dos estudantes, enfim, de todo mundo? E ganha dinheiro com isso? O mainard.
    No entanto ele é brasileiro, mas tem cidadania italiana. Foi para lá, fracassou bonito e teve que voltar. Escreve numa revista de grande circulação, usa o espaço apenas para destilar seu veneno contra o brasil e a gente nem expulsa ele.
    Não venham dizer que tudo que ele diz é verdade, porque não é. Muitas vezes é de uma ignorância berrante, mas tudo bem, o cara pode falar. Como por exemplo (antes que peçam) quando ele falou que a indústria siderúrgica brasileira era atrasada e que os EUA estavam certos em barrar nosso aço. Ele disse que o aço americano é que é bom, produzido em siderúrgicas de alta tecnologia. Faça uma pesquisa breve e descobrirá que é exatamente o contrário.
    Meu ponto é: se fosse em israel, da proxima vez que ele saisse para comer um espaguete na itália, não voltava mais…

  • 149 RW in Miami // 28/May/2008 às 17:01

    Errado, aiaiai !
    Se o Mainardi tivesse cidadania israelense ele sempre poderia voltar ao pais. Agora, se ele merece sao outros 500…. ;-)

  • 150 Darwinista // 28/May/2008 às 17:02

    aiaiai,

    Boa! Você conseguiu achar um inimigo do Brasil, o Mailardi. Aliás, não foi ele que escreveu um livro chamado “Contra o Brasil”?

    Só me resta pedir desculpas à Clara. Não é que ela tinha razão?

  • 151 Dino // 28/May/2008 às 17:06

    “Eu, apenas pelo meu nome e etnia, seria barrada em vários países muçulmanos, alguns dos quais tenho genuína curiosidade de conhecer, como o Irã.”

    Clara sua ignorância é tocante, a comunidade judaica iraniana, que inclui cerca de 30 mil membros, é a mais importante do Oriente Médio - fora do Estado hebraico. Com mais de 2.700 anos de existência, ela é também a mais antiga diáspora judaica viva do mundo. Assim como acontece na maior parte dos países muçulmanos, ela compartilha com a comunidade cristã o estatuto de minoria protegida (”dhimmis”), reservado aos fiéis que acreditam no Livro sagrado. Esta comunidade, goza da liberdade de culto é até mesmo representada no Parlamento - por um único deputado. “Nós praticamos a nossa religião em toda serenidade e nada nos falta”, declara Farhad Aframian, o jovem redator-chefe da revista judaica “Ofogh-Bina”. “Nós temos cerca de vinte sinagogas em Teerã, além de escolas judaicas, de creches para as nossas crianças mais novas, de alguns açougues kosher (em conformidade com os preceitos judaicos), do nosso próprio hospital, etc. No interior das nossas sinagogas, as pessoas fazem o que querem. O governo não nos incomoda. Nós temos até mesmo o direito de consumir álcool para as necessidades das nossas cerimônias!”. “Não existem guetos ou bairros exclusivamente judeus no Irã. Nós estamos integrados e não sentimos hostilidade alguma por parte dos nossos compatriotas”, prossegue. “É importante saber também que nós, judeus do Irã, nos definimos em primeiro lugar e acima de tudo como iranianos”.
    Contudo, é difícil imaginar, ainda assim, que as declarações negacionistas e as múltiplas provocações do presidente Ahmadinejad possam ter deixado os judeus iranianos indiferentes. Por intermédio do porta-voz Moris Motamed, o seu único representante no Parlamento, a comunidade judaica condenou oficialmente essas afirmações. Quando Mahmoud Ahmadinejad questionou a existência do Holocausto, dois anos atrás, o deputado organizou uma coletiva de imprensa para protestar publicamente contra essas declarações.

    Ué! E não foi expulso? Esses iranianos sempre me surpreendendo… Como já não bastasse permitirem pesquisas com células-tronco…

  • 152 Antonio // 28/May/2008 às 17:09

    X, não sabia que, além de relativista, vc também é histérico… :-P

    Calma lá, meu chapa, desse jeito vc acaba ficando igualzinho ao Chesterton.

    Abraço,

    ACT

  • 153 Chesterton // 28/May/2008 às 17:09

    George da Floresta, 128 politica, não policia…quem é que não sabe ler? Você é analfabeto orgânico.

    George of the Jungle, achar que a ciência deve determinar o que as pessoas fazem da vida (inclusivve usar drogas) se chama politicismo , é uma das bases do subjetivismo epistemológico.
    Sim, é o que você diz quando alega que não há “raciocínio científica na hora de proibir drogas e liberar outras”….

  • 154 Dino