Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

A queda de Marina Silva e a
elevação de Carlos Minc

May 14th, 2008 · · 201 Comentários

Marcos Sá Corrêa faz, em O Eco, uma análise do que representa a queda de Marina Silva e a elevação de Carlos Minc para seu cargo à frente do ministério do Meio Ambiente. Trechos:

No ano passado, o PAC foi o atestado oficial de que Marina Silva tinha ficado para atrás, em seu próprio território. Na Amazônia, onde ela queria botar, com fé meio cega, mas sincera, assentamentos de sem-terra, reservas indígenas, populações tradicionais e outras trincheiras muito sociais e pouco ambientais das políticas de conservação da floresta, o governo resolveu pôr estradas, portos, canaviais e usinas, anunciados com ostensivo descaso pela ministra.

Não é de ontem que Marina Silva estava à sombra da ministra Dilma Rousseff, que é francamente hostil ao ambientalismo, como todo administrador essencialmente autoritário. Abaixo da Casa Civil, o ministro Mangabeira Unger ultimamente se arvorou de palpiteiro-mór do desenvolvimentismo na Amazônia, tomando as rédeas do PAS, que não passa de um PAC regional com outra sigla. Ou seja, até as funções indefiníveis do ministro de Assuntos Estratégicos passaram a valer mais que as da ministra do Meio Ambiente. Demitida pelo visto ela já estava. Faltava só demitir-se, antes que o segundo ou o terceiro escalão do governo atropelassem sua pasta. […]

Por dentro, sua demissão mudará pouco o governo. Ela já estava mesmo meio fora da equipe. Com o secretário estadual Carlos Minc em seu lugar, talvez diminua o ruído. Minc é o abre-alas da escola carnavalesca do ambientalismo brasileiro. Tende a evitar atritos com a vanguarda interna do desflorestamento, para procurar seus adversários o mais longe possível de Brasília. É longe do Brasil, no exterior, que Marina Silva fará falta. Sem ela, o presidente Lula perde a última ficha para freqüentar mesas de quem aposta no futuro da floresta.

Tags: Brasil · Energia e Aquecimento global

201 Comentários até agora ↓




  • 1 Guilherme // 14/May/2008 às 15:58

    Pelo que vejo aqui em Mato Grosso, no chamado Nortão (estou há 500 km ao norte de Cuiabá), e pelo que vejo no Google Earth das imagens do Pará (pra onde devo me transferir na próxima semana), brigar pela floresta Amazônica é luta ingrata, perdida. Dentro de algumas décadas ela só existirá em poucoas manchas de reserva. E olhe lá.

  • 2 Antonio M // 14/May/2008 às 16:00

    Não sou anti-desenvolvimentista mas, meio-ambiente é coisa séria e tem que ser levado em consideração mas sem luditismo.

    Marina Silva perdeu a coerência quando fez a defesa do criacionismo mas, sabemos que não foi por isso que perdeu o cargo. Se fosse Marta Suplixo que estivesse lá, ainda ficaria por quanto tempo quisesse e pelo jeito, será um ministério rabo-de-pavão e com ministro ao estilo Gilberto Gil.

    Roussef e Mangabeira serão a vanguarda do desenvolvimento??!!??!?!?

    Com esses desenvolvimentistas, que precisa de reacionários ?!?!?!?

  • 3 Nat // 14/May/2008 às 16:01

    Ótima análise, exatamente o que estávamos dizendo no Open.

  • 4 confetti et le chien aveugle* // 14/May/2008 às 16:05

    ta vendo dread, deu post…nao é so pol internacional…))

  • 5 Darwinista // 14/May/2008 às 16:06

    Agora a confetti tá feliz… :-)

  • 6 confetti et le chien aveugle* // 14/May/2008 às 16:07

    “Dilma Rousseff, que é francamente hostil ao ambientalismo ”

    isso é verdade ?? entao fora dona dilma, toma vergonha na cara e preserva !!

  • 7 confetti et le chien aveugle* // 14/May/2008 às 16:08

    win, nao tou feliz, acho normal rolar post sobre news importantes….tsiiiiiiiiiiiiiiiiii ))

  • 8 Guilherme // 14/May/2008 às 16:09

    Por que será que este Open não aparece na página inicial do weblog ? Só aparece quando se clica no Open das fotos.

  • 9 confetti et le chien aveugle* // 14/May/2008 às 16:10

    é mesmo le gui ? seu cpu ta com problema !

  • 10 Mr X // 14/May/2008 às 16:13

    Tenho a solução, derrubem toda a floresta Amazônica, vendam a madeira pra China e os índios pra Europa (como imigrantes não devem dar mais trabalho que os muçulmanos), plantem maconha e coca no lugar, pra alegrar a esquerda festiva playboy, e chamem as FARC e algumas ONGs pra vigiar o território e impedir sua “internacionalização”.

  • 11 Nat // 14/May/2008 às 16:13

    Confetti, querida, o tempo todo eu disse que no caso da Marina Silva ele deveria escrever. Não concordei foi com a abolição, ok?
    Darw é que disse o contrário.

  • 12 confetti et le chien aveugle* // 14/May/2008 às 16:14

    te dou tapa chose

  • 13 confetti et le chien aveugle* // 14/May/2008 às 16:14

    ok dread vc venceu ta certa e ta coberta de razao…)))

  • 14 Guilherme // 14/May/2008 às 16:15

    Aliás, este post não é Open, como escrevi acima. Mas agora tá aparecendo. sei lá o que houve.

  • 15 confetti et le chien aveugle* // 14/May/2008 às 16:17

    cara eu nao achava nada por aqui pq tava procurando “marina lima” kkkk quem é essa ?

    http://www.lemonde.fr/ameriques/article/2008/05/14/figure-de-l-ecologie-marina-silva-quitte-le-gouvernement-bresilien_1044754_3222.html

  • 16 Nat // 14/May/2008 às 16:21

    Marina Lima é a cantora Confetti. ;- )

  • 17 confetti et le chien aveugle* // 14/May/2008 às 16:25

    :-D

  • 18 Clara // 14/May/2008 às 16:28

    Pois é, só sobrou o Gilberto Gil…

  • 19 confetti et le chien aveugle* // 14/May/2008 às 16:31

    guillerme, eu tbm viajei como se fosse um open ! mil offs…a foice deletante vai agirrrr

  • 20 Nhé! // 14/May/2008 às 16:31

    Agora não sei se planto uma árvore como raridade no futuro ou se derrubo logo uma para vender a madeira antes que os preços despenquem de vez.

  • 21 Pax // 14/May/2008 às 16:37

    Do Noblat de agora… uma triste colocação que me parece verdadeira…

    “O que de fato Lula espera do novo ministro Carlos Minc: que não crie problemas para ele como criou Marina com sua defesa obstinada do meio ambiente. Que libere rapidinho licenças ambientais para obras que o governo julga necessárias. E que jamais trombe com a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, a mãe do PAC, como trombou Marina tantas vezes.”

  • 22 Darwinista // 14/May/2008 às 16:42

    O Noblat tá certíssimo. O Minc vai ser apenas uma marionete na mão da Dilma e do Mangabeira. Ministro decorativo.

    Tchau mata amazônica, aquele abraço!

  • 23 nada será como antes // 14/May/2008 às 16:43

    Seria interessantre discutir a questão ambiental, no Brasil, sem paixões e/ou submissão à concepção estrangeira.

  • 24 Nhé! // 14/May/2008 às 16:44

    Lulla está literalmente abrindo uma picada no meio da mata do PAC para o Dilmão.

  • 25 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 16:48

    Para mim, sem saber as verdadeirasrazões da saída de Marina, acho difícil uma leitura séria do acontecido.
    Pax para mim foi o que mais chegou perto.

    O Brasil tem um grande problema energético, assim como o resto do mundo.

    Não ouvi falar de nenhuma hidrelétrica nos governos de FHC. Alguém sabe?

    Energia limpa, entregue na tomada dentro de casa.

    Lula resolveu atacar o problema. Quer fazer hidrelétricas, agora, esperar anos por um projeto de impacto ambienta,l é querer ver o diabo ás portas.

  • 26 MATA HARI // 14/May/2008 às 16:50

    É incrível como o Brasil é pródigo em “remar contra a maré” do movimento ambiental. Fazer o quê, isso não deve render votos pro Lula, porque os pobres não tem o bolsa-floresta. Lamentável.

  • 27 Antonio M // 14/May/2008 às 16:52

    Puxa, e não é que a militância já achou um motivo para execrar a Marina e de quebra FHC?!?!? Pensaram sozinhos ou o partido já regravou os chips de vocês ?!?!?!

    Estão certos quanto a questão energética no governo FHC mas, pelo menos começou com as termo-elétricas que quebraram o galho até o momento mas, que podem ser “torpedeadas” pelo contrato que o Sr. Evo rasgou.

    E quanto às hidrelétricas, qual delas o projeto é original do governo Lula ?!?!?!

  • 28 Darwinista // 14/May/2008 às 16:52

    Fred,

    A energia produzida pelas hidrelétricas está muito longe de ser limpa. A quantidade de gás carbônico emitida pelos processos de decomposição decorrentes dos alagamentos não é pequena não…

  • 29 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 16:58

    Antonio M

    Bebeu?

  • 30 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 17:00

    Darw

    Sim.

    E?

  • 31 Leave a Comment // 14/May/2008 às 17:00

    Além do que a Ministra Marina era uma mulher de uma formosura inenarrável.

    Que beleza de lindura!

    Que rosto expressivo e voz sensual.

    Que mulher!

  • 32 Antonio M // 14/May/2008 às 17:03

    “quarta-feira, 14 de maio de 2008, 07:57
    Em Paris, Minc descarta assumir Ministério do Meio Ambiente
    Secretário Estadual de Ambiente do Rio era um dos nomes mais cotados para substituir Marina Silva
    ‘Jurei de pés juntos que não iria para Brasília’, diz Minc …”

    Quarta, 14 de maio de 2008, 15h20
    Carlos Minc aceita assumir Meio Ambiente
    “O secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, aceitou o convite para ser o ministro do Meio Ambiente no lugar de Marina Silva, que pediu demissão ontem. A informação é da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA). …”

    Quer dizer, jurou que não ocuparia o cargo e quebra a promessa praticamente no mesmo dia algumas horas depois e nem mesmo o “defunto” de Marina ter esfriado.

    Esse tipo de gente tem que estar no governo Lulla mesmo. É a cara dele !!!

    Lealdade e remorso poucos é bobagem ….

  • 33 Antonio M // 14/May/2008 às 17:04

    Jesus, nunca estive tão sóbrio.

    Esse tipo de pergunta deve ser feita ao Lulla ……

  • 34 Darwinista // 14/May/2008 às 17:07

    Fred,

    Como assim “e”?

    Estou corrigindo uma afirmação equivocada sua. Ponto.

  • 35 confetti et le chien aveugle* // 14/May/2008 às 17:09

    fredin, lembra outro dia quando eu disse que era ser dificil ser mulher em cargo de poder pq os otarios atacavam usando a feminidade, feiura, inferioridade genetica e outras bobagens ? e vc me disse “q nada confetti, né assim nao…”
    ali o #30…humor né….((

  • 36 Mr X // 14/May/2008 às 17:09

    Welll.. De político, e ainda por cima, petista, o que esperar?
    Não foi o Unger também que aceitou depois de recusar?

  • 37 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 17:12

    Antonio M

    Companheiro, voce devia devia procurar ajuda.

    Diagnóstico - Lulite.

    Isso é brabo, brabíssimo.

  • 38 Darwinista // 14/May/2008 às 17:12

    Mr. X,

    Pior: o Unger aceitou depois de dizer que o governo Lula era o mais corrupto da história!

  • 39 Tadeu // 14/May/2008 às 17:12

    Vou comprar minha moto-serra. Foi aberta a porteira.

  • 40 Pax // 14/May/2008 às 17:12

    Da mesma fonte.. Noblat

    Lula também afirmou que a política ambiental no Brasil não muda com a saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente. Mas não declarou oficialmente quem a substituirá.

    - A política ambiental no Brasil não muda [com o pedido de demissão de Marina Silva].

    —–X———-X————-X————X——–

    Imitando o Chesterton que imita o Reinaldo Azevedo:

    Pax: Mas, meu Lula, é pra mudar sim, meu Lula. É pra quintuplicar o triplo do dobro do mísero esforço que se faz lá. Discurso a gente até que faz, mas ninguém mais acredita, nem os ingleses que a gente tá acostumado a enganar, porque na verdade colocam meia dúzia de fiscal do Ibama que levam grana e soltam a motosserra e o trator de esteira com o correntão, depois vem o gado em cima e lá se foram quinhões de quilômetros quadrados embora no governo do meu Lula que batia na tadinha da Marina morena madalena, que ainda apanhava dos colegas depois que apagavam as luzes do Planalto porque ela chiava. Tadinha da Marina, apanhou mais que boi que entra em horta. Marina apanhava de noite e os números desses quinhões (vamos levantar) aumentavam e aumentavam. De uns tempos pra cá mais se batia na Marina Madalena e o número crescia. Acho que Marina Madalena cansou de apanhar. Tadinha.

    Não tem jeito não, meu Lula não gosta de Educação e não gosta de Meio Ambiente. Até quando vou gostar do meu Lula é que não sei.

  • 41 Leave a Comment // 14/May/2008 às 17:14

    “confetti et le chien aveugle* 14/May/2008 às 17:09

    fredin, lembra outro dia quando eu disse que era ser dificil ser mulher … …feiura, inferioridade genetica e outras bobagens ?… …
    ali o #30…humor né….(( ”

    Nunca usei, nem insinuei nada que lembrasse de longe “inferioridade genética”, isso é coisa da sua cabeça.

    Eu acho a Marina uma bela de uma mulher. Não posso?

  • 42 Antonio M // 14/May/2008 às 17:14

    Não Jesus, você que tem isso e precisa de tratamento.

    Estou vacinado contra essa peste faz tempo…..

  • 43 Antonio M // 14/May/2008 às 17:16

    Pax, a paixão é uma doença. A psicologia garante isso. Não vê que está alimentando um amor-bandido, que só faz mal a você? rsrsrsr !!!

  • 44 confetti et le chien aveugle* // 14/May/2008 às 17:17

    ahan….

  • 45 Antonio M // 14/May/2008 às 17:18

    Nessa mesma reportagem destaco um trecho:

    14/05/08 - Em Paris, Minc descarta assumir Ministério do Meio Ambiente

    “…O presidente Lula ficou irritado com a forma como a ministra saiu, que considerou “espalhafatosa”. …”

    Quer dizer, a Marina que é avacalhada e o Lula que fica irritadinho!?!? Que boneca !!!! Será que ele bateu o pézinho e chorou de raivinha também ?!?!?

    E ainda vem gente aqui defender esse filho da puta …..

  • 46 Leave a Comment // 14/May/2008 às 17:21

    43

    “confetti et le chien aveugle* 14/May/2008 às 17:17

    ahan….

    … ”

    Obviamente esse seu “ahan” foi uma tentativa inútil de menosprezar minha opinião. Mas cara confetti eu tenho muito respeito pela MARINA e aqueles olhos levemente arqueados e escurecidos.

  • 47 confetti et le chien aveugle* // 14/May/2008 às 17:24

    se foi inutil deixa pra la caro colega….grrrrrrr

  • 48 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 17:26

    Confetti

    Eu tava falando de homem, voce me deu exemplo de garoto.

  • 49 Antonio M // 14/May/2008 às 17:26

    Perdão pelo off topic mas, firam lá no Ryff/Nonsense a nova ministra italiana?

    http://laryff.com.br/?p=1445#comments

    Já viram a foto do Minc?!

    Isso que é ministra !!!

    Pode deletar PD…

  • 50 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 17:27

    Darw

    Pensa bem.

  • 51 Leave a Comment // 14/May/2008 às 17:27

    Mas sabe que faz sentido essa afirmação, de que o governo Lula costuma “queimar” quem por um acaso possa danificar ou prejudicar o andamento dos caminhos do poder?

    Lembram da NOBILÍSSIMA (que eu amo) Heloísa Helena?

    O partido a traiu, a oposição a esfaqueou e a difamou (Lembram-se do ACM?)

  • 52 Darwinista // 14/May/2008 às 17:28

    Fred,

    Tô pensando. E ainda não entendi qual foi o problema de ter corrigido uma informação sua.

  • 53 Pax // 14/May/2008 às 17:29

    ** Até 2006, aproximadamente 17% da floresta amazônica foi destruída.

    ** Os dados divulgados ontem pelo Deter, sistema de detecção de desmatamento em tempo real, do INPE, mostram o desmatamento de uma área de 3.235 km2 de floresta amazônica entre agosto e dezembro de 2007. O Deter é um sistema ágil, porém impreciso, que não foi concebido para medir área desmatada, mas para alertar o governo a agir. Ele identifica aproximadamente 40% do desmatamento real. Uma projeção usando os dados do Deter mostra que pelo menos 7 mil km2 de floresta foram destruídos no segundo semestre de 2007. O segundo semestre, principalmente na época de chuvas na Amazônia, normalmente é um período de menor desmatamento.

    ** O Ministério do Meio ambiente (MMA) divulgou que cerca de 2,6 milhões de hectares de floresta amazônica desapareceram do mapa entre agosto de 2003 e julho de 2004: um aumento de 6% em relação ao período anterior. Nesta edição, o Bússola apresenta uma série de artigos, notícias e reportagens com diferentes pontos de vista sobre o tema.

  • 54 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 17:30

    Vou fazer crepe no palito para Nat e quem quiser.
    Primeiro teste.

    Já que eu esquentei o post chutando umas canelas, o circo vai pegar fogo.

    heheheheh

    Volto apos os testes

  • 55 Antonio M // 14/May/2008 às 17:33

    Lula nunca afundou com ninguém. Abandona o barco e o fulano que se foda!

    Elio Gaspari - O superchefe da Casa Civil é um megaperigo - 28/01/2007

    Dilma Rousseff corre um risco adicional. Torna-se superministra de um presidente que, biograficamente, comporta-se como um urso que come seus donos. Assim aconteceu com Frei Chico, o irmão que o levou para o movimento sindical e com Paulo Vidal, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo que o alavancou na diretoria da entidade. (Lula chegou a ecoar publicamente a insinuação pérfida de que ele fosse um agente policial: “Eu, sinceramente, não acredito nisso. (…) Mas essas dúvidas persistem.”)
    O urso comeu José Dirceu, mordeu a perna direita de Antonio Palocci e a mão esquerda de Frei Betto. O apetite de Lula explica-se também pela gastronomia do Planalto. Lá os ursos adoram donos. …”

    Procedimento padrão: o demitido faz uma carta gentil e agradece. Lula agradece também, fala gentiliezas, destaca o currículo, culpa a mídia golpista, a oposição e a fila anda.

    Não é a primeira e não será a última….

  • 56 Guilherme // 14/May/2008 às 17:50

    Aquela ministra do comment 49…Não deve ser pela capacidade gestora que foi nomeada. Esse Berlusconi…

  • 57 Dino // 14/May/2008 às 17:56

    Antonio B, você é patético cara! Há três dias se eu mencionasse o nome da Marina Silva, você baixaria as calças e iria querer jogar um pouco de seu nick nela, agora que ela saiu, ela é a tal, que ridículo!

  • 58 Renato // 14/May/2008 às 17:56

    Realmente uma pena, mas já que não conseguia preservar a função de ministra pelo menos Marina Silva optou por preservar a própria biografia.

    Espero que no Senado pelo menos volte a agir com a desenvoltura que a área ambiental precisa.

    Ao escolher um novo ministro boa-praça que não briga com ninguém o governo confirmou a escolha de deixar queimar a amazônia mais um pouco.

  • 59 Dino // 14/May/2008 às 17:59

    Leave a Comment // 14/May/2008 às 17:27
    Mas sabe que faz sentido essa afirmação, de que o governo Lula costuma “queimar” quem por um acaso possa danificar ou prejudicar o andamento dos caminhos do poder?

    Em que planeta vocês vivem, lá o mundo corporativo é diferente?

  • 60 Chesterton // 14/May/2008 às 18:03

    Marina quer abraçar as árvores e obrigar todo mundo a trocar as calças por tangas e cocares…..

    A atividade ecológica mais sensata é a de derrubar grandes árvores, que já fixaram todo carbono que podiam fixar e deixar espaço para as jovens. A madeira assim será utilizadas na construção - e não tranformada em carvão, que carvão vegetal é coisa de pobre - coisa muito nobre.

  • 61 Chesterton // 14/May/2008 às 18:04

    Não precisa ser autoritario como Dilma para saber que o ambientalismo é uma farsa, e que nossos ambientalistas daqui estão a soldo dos ambientalistas de fora, que pagam para que nossas riqueza minerais continuem enterradas e não atrapalhem seus planos de longo prazo.

  • 62 Chesterton // 14/May/2008 às 18:06

    Antonio M, boa essa, era o que eu gostaria de ter dito.

  • 63 Chesterton // 14/May/2008 às 18:12

    SÃO PAULO - A Vale protestou publicamente nesta quarta-feira contra a interdição e os “atos de vandalismo” promovidos ontem e hoje na Estrada de Ferro Carajás, no trecho do município de Parauapebas, no Pará. Segundo nota divulgada pela empresa, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e um grupo de garimpeiros ocuparam um trecho da via, destruíram trilhos, dormentes e cabos de comunicação.

    chest- ato de sabotagem,….ninguem vai preso, e o presidente ou acaba com isso ou será cumplice.

  • 64 athalyba // 14/May/2008 às 18:31

    Darwinista, comentário # 28

    Com as atuais tecnologias de engenharia e manejo, é possível fazer as chamadas “hidrelétrica de fio d’agua” que não demandam as grande áreas de alagamento. A do Rio Madeira, se não me engano, já é meio assim … Esse argumento tende a perder peso nas próximas obras.

    E a Marina era legal, mas o governo é meio míope desenvolvimentista … Mas é a velha frase do Luis XIV (acho):

    - Quando nomeio um ministro, ganho vários inimigos e um ingrato.

    Governar com equipes com membros tão diferentes é ph*da …

  • 65 Zé Bush // 14/May/2008 às 18:44

    well….defender o ambientalismo e preservação de espaços não implica necessariamente em radicalismo.Preservar não é congelar e cristalizar. A ex-ministra estava mais para a militancia ambientalista do que para preservação responsável.

    Com ela caiu a última militante do PT no primeiro escalão do governo.Luís Inácio está vendo que o PT é um atraso e está se livrando do pêso. Já se livrou de Dirceu, Palocci, Genoíno e outros da alcatéia. Se duvidar, vai dar um merecido pé na bunda do PT nas próximas eleições. Ele chuta e a Mãe Dilma enterra. É esperar prá ver….

  • 66 Lud // 14/May/2008 às 18:45

    Mr X, adorei a sua solução para Amazônia. Só acho que vc esqueceu um pequeno detalhe. Vamos azulejar tudo de verde.

    Garoto, se o molusco fica sabendo dessa tua idéia vai querer te nomear para a vaga da Marina. kkkk

  • 67 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 18:55

    Darw

    Voce corrigiu o quê?

  • 68 Gunnar // 14/May/2008 às 18:57

    O que se esperava de Lula e sua quadrilha? Ainda esses dias o pinguço-mor prometeu que daria um carro para cada brasileiro…

    E aos direitões: se para vocês a Marina era militante, então estamos perdidos mesmo. Eu acho que ela era muito fraquinha, isso sim. Como já disso o PD, mais preocupada com o social do que com o ambiental.

    Dependesse de mim, eu colocaria o efetivo inteiro do exército na Amazônia e chamaria mais uma boa quantidade de reservistas.

    Atirar pra matar em fazendeiro (leia-se grileiro) safado.

  • 69 Gunnar // 14/May/2008 às 18:58

    Ô seu comunista burro (desculpe a redundância), você disse que hidrelétrica é energia limpa, o Darw te desmentiu.

    Pára com isso, sô!

  • 70 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 18:59

    Darw

    Voce corrigiu o quê?

    Voce esta dizendo que a energia elétrica é uma energia suja, como a nuclear e termoelétrica?

    A emissão de CO2 dura a vida inteira de uma Usina hidrelétrica?

    Ou é só por alguns anos?

    Companheiro, se liga.

  • 71 Nat // 14/May/2008 às 19:00

    Fred, deixa de picuinha aqui e vai lá no Ágora, do Ricardo, tem um post lá que é a sua cara. Bjs

  • 72 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 19:01

    Gunnar

    Qual é o seu problema?

    Sexo?

  • 73 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 19:03

    Nat

    Fiz crepe no palito. Comi pela primeira vez.

    A turma godtou.

  • 74 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 19:05

    O comentário 67 saiu antes de terminar — Um enter involunt?io.

    Gunnar

    Voce tem problema de ejaculação precoce?

  • 75 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 19:09

    Nat

    Qual.

    O do mamilo arrancado?

  • 76 Nat // 14/May/2008 às 19:12

    Mamilo arrancado? Credo, não. Este aqui

  • 77 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 19:23

    Nat

    Que susto! Pensei que meu conceito tava mal.
    Ja pensou? Tarado comedor de mamilos. Viche!

    Nat, outro dia estava pensando sobre os trogloditas daqui e do mundo, e tava pensando que na realidade somos um caldeirão de hormônios.

    Esse tal ocitocina deve estar em falta na turma.

    Nego nem me conhece (será? - (esse gunnar parece o frugívero) e ja vai me dando uma tacapeada.

    Taí, boa dica Nat - gostei do artigo.

  • 78 Linda // 14/May/2008 às 19:24

    Oi gente boa deste blog, tudo bem?

    Deixo aqui o meu pesar pela saída da Marina Silva, guerreira do Ministério do Meio-Ambiente. Espero que, no Congresso, agora com mais subsídios, ela tente influenciar mais pessoas na luta pela preservação da Amazônia e da vida.
    Estamos em uma jovem democracia e a lentidão com que se anda, afinal de contas procura-se os pontos convergentes, desgasta aqueles mortais que não são de todo apegados ao poder.

    Seu substituto, se for o Carlos Minc mesmo, não vai fazer feio nem nacional, muito menos internacionalmente. Recebeu o Prêmio Global 500, concedido pela ONU às pessoas que se destacaram na defesa do meio ambiente em âmbito mundial. Não é a Marina Silva, indicada por não sei quem (hahaha), uma das 50 personalidades mais influentes do Planeta, daquelas que poderiam salvar nossa maltratada Terra. Mas tb não é qualquer um.

  • 79 josef mario // 14/May/2008 às 19:29

    Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
    Eu, josef mario, por uma questão de ordem, devo dizer que está havendo uma grande confusão de conceitos nesta questão envolvendo o companheiro minc, enquanto ambientalista ativo e passivo. Em 1º lugar, eu, josef mario, gostaria de definir corretamente o vocábulo viado e suas diversas variações. Deste modo temos:
    VIADINHO - é aquele companheiro fresquinho, cheio de não me toques e que vive cagando regras, mas que não é, necessariamente, viado.
    VIADO - é aquele que, enquanto homossexual e pederasta assumido ou não, costuma dar o rabo com prazer e satisfação.
    VIADÃO - é aquele viado exibido, rebolativo, desmunhecante, enfim, as chamadas bixonas loucas, safadas e sem vergonha.
    O companheiro minc, enquanto ambientalista consagrado, é viadinho 24 horas por dia, viado depois da meia-noite e viadão só para os íntimos.
    Muito obrigado

  • 80 Nat // 14/May/2008 às 19:30

    Pô Fred, isso você comente lá po, falei pro Ricardo que você ia aparecer e vc nem deixou um oi hehehe

  • 81 Linda // 14/May/2008 às 19:33

    MATA HARI # 26 - Não lamente mais, vc está é mal informada. Existe bolsa floresta para a preservação ambiental, criada pelo governo do Amazonas. Leia aqui:

    http://invertia.terra.com.br/carbono/interna/0,,OI1703090-EI8933,00.html

    Eu sabia sobre isto pq um deputado de Minas Gerais, o estado idem e a Universidade Federal de Viçosa estão fazendo o programa bolsa verde aqui, inspirado no programa do Amazonas. Aqui o bolsa verde vai ser usado para a preservação das nascentes.

  • 82 Linda // 14/May/2008 às 19:36

    Josef, escancarando o novo ministro…hehehe! Assim, quando o povo vier bater, já tirou do armário primeiro…rs

  • 83 Elias // 14/May/2008 às 19:41

    Chester,
    Quem está interditando a PA-150 não é o MST. São os garimpeiros.

    Não é a primeira vez. Já fizeram antes. Numa delas, interditaram a ponte rodo-ferroviária sobre o Tocantins. O então governador Hélio Gueiros mandou a PM tirá-los de lá. A PM foi, atacando pelas duas pontas da ponte, ou seja, sem deixar via de escape. Saiu bala e um monte de gente morreu. Algumas pessoas, no desespero, pularam da ponte e morreram na queda.

    Ninguém foi processado. Mas parece que alguém — sei lá quem — andou cobrando a conta no varejo, por um bom par de anos. Uma execuçãozinha aqui, outra ali… Tudo muito civilizado.

    Depois, parou.

    A Vale tem andado histérica. E ainda quer que resolvam pra ela, no pau, os muitos problemas que ela mesma cria.

    Histérica…

    Mr X,
    Belo Monte não sai do papel nem pelo diabo! E não saiu muito antes de Marina ser ministra.

    E não existe geração de energia elétrica totalmente limpa. Hidrelétrica destrói, sim, e muito.

    Visite uma, e você vai entender.

    Pax,
    Na Amazônia, o 2º semestre não é o período das chuvas. É o contrário.

    Você que já andou pelos lados da PA-150 — pelo menos nas cabeceiras, pelas bandas de Igarapé Miri, Barcarena & adjacências — há de lembrar que, a partir de julho, o dia todo parece 6 da tarde, ao longo dos mais de 500 quilômetros da rodovia. É a fumaça das queimadas.

    À noite, a fumaça baixa até o solo, impedindo o funcionamento dos aeroportos. Lá por volta do meio dia, até às 15 ou 16 horas, com o sol quente, ela sobe. A partir das 16, volta a descer e fica nessa pouca-vergonha até dezembro, com a volta das chuvas.

    Acho que vou peiar o Chester e botar o péssimo pra andar a pé de Moju a Marabá.

    Com os pulmões estourados de tanto inalar fumaça, quero ver ele continuar a defender queimada.

  • 84 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 19:42

    Nat

    Tô direto no Amansa Bucho.
    Entre este comment e o anterior ja levei minha filha no Yazigi.
    Tá sóda.

    PAX

    Companheirim

    Acho que temos que ver quem nem tudo neste mundo dá para fazer tudo certinho, principakmente se os que passaram na presidência não fizeram o que tinha que fazer.
    Quando os reservatórios abaixam os níveis fica todo mundo estressado.
    O gás ta cheio de Evo.
    É muito complicado.

    Uma determinada hora tem que se escolher a melhor opção. E como sempre o homem vem antes do meio ambiente, a escolha é contra o meio ambiente, afinal, os lucros não podem cessar.

  • 85 Harun al-Rachid // 14/May/2008 às 20:11

    Toda ação humana é contra-natura. Mais humanos, menos natureza. Nós vamos secar o rio Amazonas, aterrar a baía da Guanabara.
    Vamos destruir juntos.
    Juntos destruir tudo.

  • 86 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 20:14

    Harun

    É isso.

  • 87 Pax // 14/May/2008 às 20:17

    É Fred, os lucros não podem cessar. Mas não custa pensar nos lucros do povo, pelo povo e para o povo. Essa do lucro só ir para os galos me deixa com dor na cloaca, se é que dá pra entender a forma do companheiro josef mario pensar.

    Bem, tô cá buscado pra cima e pra baixo números e não acho. Falei com amigo meu e me disse pra procurar nas fontes que não sejam da internet, ligar pras pessoas etc. Enfim, hora dessa faço isso, quero saber. E quero assim:

    Bioma/Ano/%desmatamento - de 1990 pra cá, 18 anos pra ver em curva. Ainda chego lá.

    Mas, no meio disso, achei uma coisinha que gostaria de mostrar pro meu Lula, como é fácil arrumar onde colocar gente e barrar o caminho que nossas riquezas derrubadas percorrem. Tão fácil bloquear não é? Porque não fazem? Bem, aí teria que ligar pro meu Lula mas ele não me atende. Tá ocupado.

    http://www.imazon.org.br/upload/m_eixo_transporte.jpg

  • 88 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 20:28

    Pax

    É verdade. É muito fácil combater o transporte da madeira ilegal.
    Acho mesmo que não combatem porque não querem.

    Eu gostaria de ouvir a Marina falar sobre isto.

    Gostaria de saber dela, também, porque o IBAMA não age.

  • 89 Harun al-Rachid // 14/May/2008 às 20:33

    Do Zé Bush
    ‘‘caiu a última do PT. Luís Inácio está vendo que o PT é um atraso. Já se livrou de Dirceu, Palocci, Genoíno e outros da alcatéia. Ele chuta e a Mãe Dilma enterra’’.

    Ele vai fritar a Mãe Dilma e aliar-se a outros … outros … que já caminham a seu lado.

  • 90 Alba // 14/May/2008 às 21:15

    Salve, Elias!

    Não custa nunca lembrar quem são os bandidos na Amazônia. E não é o MST. São garimpeiros, grileiros e destaque absoluto para a denodada Vale, que deixa o deserto atrás de si, para derreter minérios, queimando árvores alegremente em nome do “desenvolvimento”.

    Aliás, o mesmo desenvolvimento que cria cidades como Abaetetuba, onde obras da Vale atraíram centenas ou milhares (corrija-me o Elias) e renderam espetáculos de civilização como o episódio da mocinha presa com 19 homens e estuprada seguidamente por comida - não que não aconteça em outros cantos do país, como se descobriu. :((

    O grande problema é achar que QUALQUER grande obra é necessariamente motor do progresso. Só que temos exemplos às pencas de que as coisas acabam não sendo bem assim.

    Pelo que sempre li e ouvi de Marina Silva, a sua proposta nunca foi a de deixar a floresta intocada, mas buscar formas de manejo sustentável, talvez mais demoradas e trabalhosas, mas muito menos agressivas.

    Perdeu e perdeu desde o primeiro dia para os grandes interesses, que além de tudo mais, ainda se beneficiam da escandalosa ausência de fiscalização e da imoral impunidade. Esqueceram da absolvição do mandante da morte da missionária?

    Desanima.

  • 91 Ricardo Cabral // 14/May/2008 às 21:35

    Tb gostei muito das informações do Elias. E em relação à ex-ministra, o Marcelo Leite, em seu blog Ciência em Dia, tece considerações interessantes sobre a sua gestão e o tempo que resistiu nesse governo, fora o link para a carta de demissão, que discorre sobre as realizações de sua gestão e ainda teve a elegância de não desmerecer o trabalho do seu antecessor nos anos FHC. Palmas para ela.

  • 92 Prøftël // 14/May/2008 às 21:45

    Alba, os vídeos chegaram!
    Nem vi ainda, acabei de jantar.

    :-)

  • 93 Alba // 14/May/2008 às 22:02

    Proftel,

    Êba!!! :)))

  • 94 Brancaleone // 14/May/2008 às 22:12

    Que chance!!!

    Vou ver se arrumo emprego de novo numa daquelas madeireiras de lá da amazônia!!! Vai ser uma festa!!! Se com a Marina já tava fácil, agora virou covardia!!! A maioria corrupta do Ibama deve tá na maior zoeira!!! vai ter grana de montão!!
    É isso aí!!! Já que decidiram arrasar o matagal e não vendê-lo ( coisa que sempre insisti), vou é dar um jeito de tirar uma casquinha.
    É por isso que adoro este País!!! Terra pródiga em beneficiar vadios, corruptos, incompetentes e coniventes.
    Aliás, o Minc sabe prá que lado do mapa do Brasil fica a Amazônia? Acho que a maior área verde que ele já viu foi a floreira do apartamento dêle…

  • 95 surfando na jaca cega canina // 14/May/2008 às 22:12

    Pessoal,
    não reparei que tinha essa jaca Minc por aqui. estava comentado o assunto no open. Então posto novamente meu comentário inicial, em que reproduzi trecho de correspondência de uma autoridade no assunto, que não posso revelar o nome:
    #

    Camarada Dino e Sr. Pax,
    vou reproduzir um trecho da resposta informal de um amigo, correndo o risco de ser reconhecido por ele, se acaso ler esse blog, e sem autorização, que poderá ficar confetti comigo (peço-lhe perdão, mas informar é importante e isso não irá abalar nossa amizade):
    Acho que o Mangabeira foi a gota dágua. É
    uma pena, isto indica que o pau vai rolar, literalmente. No mesmo dia em
    que se afastou, foi aprovada a MP da grilagem, que aumenta o limite da
    área passível de concessão para uso rural, sem licitação, na Amazônia
    Legal. O desmatamento durante sua gestão no MMA caiu 60% em 3 anos e
    deveria seguir em queda. Acho que isso estava incomodando a bancada
    ruralista.
    O Jorge Vianna está mais na linha desenvolvimentista do governo. Ele é
    engenheiro florestal e tem experiência administrativa, mas é mais light
    na questão ambiental, mais para o “uso sustentável da floresta”. Foi
    alvo de críticas, quando governador do Acre, por não ter conseguido
    conter o desmatamento. Aliás o Acre está desmatando bem e exportando
    desmatadores para o Amazonas, na região de Boca do Acre.

    É isso, no capitalismo o meio ambiente não tem vez. Brasil não pode
    deixar de ser o celeiro do mundo sem desmatar… Então, pelo menos que
    se reparta melhor os dividendos resultante dessa destruição e o passivo
    ambiental disto também. Só meia dúzia ganha com a destruição ambiental e
    a poluição fica para todos.
    ————————————————–
    Dino, o camarada deveria fazer uma autocrítica. Seu pragmatismo é uma afronta ao pessoal técnico do Ibama, Inpa etc. E a ministra seguiu essa linha de ponderação, sem empatar nada. Discordo frontalmente do camarada.
    #

    165 surfando na jaca cega canina // 14/May/2008 às 20:38

    Dino, seu ptismo pragmático está histriônico. Refreie seus instintos mais primitivos. Tá parecendo a lógica do Zé Porteira.
    #

  • 96 surfando na jaca cega canina // 14/May/2008 às 22:15

    Só para esclarecer, não se trata de jornalista, é especialista no assunto.

  • 97 Brancaleone // 14/May/2008 às 22:17

    Seguinte:

    Não é por nada não, mas eu daria um ótimo ministro de meio ambiente ( aliás, meio é muito, eu proporia um oitavo, talvez um décimo)
    Já botei floresta abaixo em muitos lugares e apesar de atualmente estar “do lado bom da força” e só trabalhar certificado e já que amazônia vai pro beleléu mesmo, deixa uma beradinha prá eu…
    Bem que eu falei: “Vende tudo e dá os índios de brinde que saímos no lucro” Mas ninguem me ouve…

  • 98 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 22:19

    Jaca

    Sinto muito, mas dê uma olhada no open.

  • 99 Pax // 14/May/2008 às 22:24

    Bem, tá claro agora o processo todo da Marina Madalena. Mulher que queria o mato em pé. Mas que não sabia fazer política nem colocar o mato na mesa, quer dizer o pau na mesa, quer dizer, o pau em pé, bem, alguma variação sobre o tema.

    Perdeu com os trangênicos, pediu fiscal pro mato, deram corrupto e helicóptero e polícia federal pra aparecer no Jornal Nacional e depois ir embora e deixar o esquemão das guias dos fiscais do Ibama continuar rolando solto. Até fez bonito enquanto as commodities estavam baratas, agora que virou moda mandar carne, soja e arroz pra mesa da fome dos que agora comem lá fora, não deu mais pra segurar o pau em pé. O desmatamento diminuiu até então, depois veio o galopão.

    Pediu o Instituto Chico Mendes, pra organizar a suruba das Unidades de Conservação Federais (parques, reservas etc). Deram mas não deram. A galera do Ibama fez maré contra e nem Capobianco nem empresários sérios envolvidos conseguiram desmobilizar o esquemão, de um lado os canalhas, de outro os eco chatos que são como petistas e judeus, onde tem dois, tem três opiniões.

    Falou pra ir com calma com as hidrelétricas de lá, analisar os impactos ambientais com mais cuidado e tomou impacto direto no queixo com golpe da mãe Dilmão. Afinal quem era Marina Madalena, morena poluída, pra dizer não pra o filho PAC do palanque.

    Finalizou os últimos combates com o Mangabeira.

    Meu Lula por trás, técnico bom, a cada round, dava instruções. “Marina, se defenda, fala isso, levanta a guarda, fala pros gringos, tosse a tosse maldita do mercúrio na mesa do povo do Greempeace e da WWF, diz que eu tô por trás, que te apoio”. Ela ia, fazia o que o técnico mandava. Mas meu Lula corria no outro córner e dava instruções certeiras pra mãe Dilmão, pro Viana, pro Mangabeira, bate na barriga que tá poluída, bate no pulmão que ela tosse, bate na cara que é morena a Marina Madalena e é fraca nas cordas do novelo da política.

    Aí teve jeito não, Marina foi pro chão no décimo round. Por nocaute. Técnico, por assim dizer.

  • 100 Fred utópico - Jesus era comunista // 14/May/2008 às 22:28

    Pax

    Realmente eu espero que voce tenha razão.

    Gostaria de ouvir isso dela.

  • 101 Prøftël // 14/May/2008 às 22:29

    Pessoal, esse negócio de Amazônia, mato, bicho, mosquito, tá fora, mó roubada.
    O negócio mesmo é meter um carpete verde naquilo tudo, canalizar esses rios e asfaltar o resto.
    Fica muito mais “bunito” né?
    Os índios, bota numa jaula como sugeriu o Camarada Josef Mário e cobra ingresso, deixa umas duas ou três “arvinhas” por perto pra mulecada saber o que é arvore e pronto.

    hehe

  • 102 Prøftël // 14/May/2008 às 22:39

    Esse negócio de fiscal do Ibama corrupto, sei não, até onde sei o salário não é tão pequeno.
    O último concurso que prestei foi prô IBAMA, foi na mesma época da prova do Mestrado.
    Dei prioridade para o Mestrado, claro.
    O concurso do Ibama, qualquer nível superior, o salário era coisa d’uns 6.000 reais.
    Na prova, muita legislação e cada perguntinha….
    Foram 170.000 candidatos, passei, nem lembro direito a colocação, acho que foi por volta de 40.000 ou 60.000.
    No Mestrado passei, claro, pena que só fiz um ano (todos os “créditos”).

  • 103 surfando na jaca cega canina // 14/May/2008 às 23:11

    Proftel,
    Uma boa noite a todos.
    Coo no samba antigo do Paulinho: dinheiro na mão é vendaval…

  • 104 Dom Casmurro Patriarca // 15/May/2008 às 0:08

    Chest, comentário 60

    “A atividade ecológica mais sensata é a de derrubar grandes árvores, que já fixaram todo carbono que podiam fixar e deixar espaço para as jovens. A madeira assim será utilizadas na construção - e não tranformada em carvão, que carvão vegetal é coisa de pobre - coisa muito nobre.”

    Taí Chest, só discordo da madeira ser utilizada na construção.

    Madeira de contrução é também coisa de pobre (pobre aqui na conotação de pobreza mental)

    A madeira da Amazônia deve ser utilizada em móveis finos, interiores artísticos, peças de grande valor, nunca em caixaria de construção.

    E, quanto a derrubar “grandes árvores, que já fixaram todo carbono que podiam fixar “, sou totalmente a favor.

    Não trariam nenhum dano à Amazônia e trariam grandes benefícios para todos os brasileiros.

    O brasileiro precisa deixar de pensar nesse negócio de 8 ou oitenta.

    Os seres humanos têm tanto direito de sobreviver quanto bio diversidade.

  • 105 HRP Mané Reloaded! // 15/May/2008 às 6:38

    Bom Dia?
    Bem Quartiero o arrozeiro mafioso de Roraima, preso por tentativa de homicidios foi solto!
    Será que aqueles nossos moralistas de plantão não vão se indignar?
    O cara armou 30 capangas e saiu atirando na indiarada!
    EEEEEEEEE….tá soltinho!
    E agora? kd a turma da legalidade….pros Nardoni cana….pra esse calhorda solidariedade?

  • 106 Darwinista // 15/May/2008 às 8:05

    athalyba #64,

    Usinas de fio d’água realmente têm um impacto ambiental menor e muitas nem precisam de áreas de alagamento.

    Ocorre que elas não são viáveis para todos os cursos d’água, pois demandam grandes volumes com um mínimo de vazão. Os engenheiros do pedaço podem esclarecer isso melhor.

    E veja, isso não invalida meu argumento, já que essa tecnologia minimiza os impactos, mas não os anula. Portanto, continua não sendo “energia limpa”, como quer nosso bom amigo Fred beijador de carecas.

  • 107 Antonio M // 15/May/2008 às 8:27

    “…no capitalismo o meio ambiente não tem vez….”

    Bonzinhos são os socialistas da militância:

    “Karachay é um pequeno lago situado no sul dos Montes Urais, na Russia Ocidental. Em 1951, quando ainda era União Soviética, o lago foi usado como deposito de radioatividade gasta de Mayak, situada perto da cidade de Ozyorsk (depois chamada de Chelyabinsk).

    De acordo com a declaração sobre gastos nucleares da Worldwatch Institute, Karakai é o “mais poluído” da Terra. O lago tem por volta de 4.44 exabequereis (EBq) de radioatividade, dentre 3.6 EBq são de Césio-137 e 0.74 EBq de Estrôncio-90. Para comparar, o desastre de Chernobil vazou entre 5 e 12 EBq de radioatividade, e mesmo essa radioatividade não fica concentrada em apenas um local.

    “URSS - desvios de rios, que atentam contra a ecologia, a exemplo do esvaziamento do mar de Aral ou da salinização do lago Baikal, a maior reserva de água potável no mundo..

    Preciso falar da China e Coréia do Norte?

    Essa galera precisa acordar……

  • 108 Antonio M // 15/May/2008 às 8:29

    E depois do que Lula fez com a Marina, HRP vem falar de injustiça dos outros ?!?!?!?!

  • 109 Darwinista // 15/May/2008 às 8:45

    Esse é Carlos Minc:

    Nos quase 17 meses sob a administração de Carlos Minc, a Secretaria do Ambiente do Rio licenciou em tempo recorde obras de grande impacto ambiental e de interesse direto do governo federal. Entre elas, o Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro), que a Petrobras planeja construir na proximidade dos manguezais de Guapimirim, única área preservada da baía de Guanabara.
    (…)
    Segundo a secretaria, foram emitidas 2.068 licenças desde fevereiro de 2007 até ontem. Foi aproximadamente, segundo o órgão, a mesma quantidade emitida nos três anos anteriores (2004 a 2006).
    (…)
    A licença ambiental para o Comperj ficou pronta em março, seis meses após a Petrobras entregar os Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do empreendimento avaliado em US$ 8,4 bilhões. Quando entregou a licença à Petrobras, Minc disse que “a população pode ficar tranqüila porque o empreendimento não vai trazer reflexos ambientais”.
    A avaliação da associação civil sem fins lucrativos Instituto Baía de Guanabara difere da do novo ministro. Para a presidente da entidade, a engenheira química Dora Negreiros, a escolha do local onde ficará o Comperj (Itaboraí, a 45 km do Rio) é equivocada. “Houve uma decisão política e econômica. O próprio presidente da República pousou de helicóptero e disse: “É aqui”. Isso antes de licenças e estudos ambientais. Tenho medo da desordem urbana que poderá ocorrer na região.”
    (…)
    Por causa de sua atuação no caso, Minc recebeu na segunda elogios públicos do presidente Lula durante o lançamento da pedra fundamental da obra.

  • 110 Antonio M // 15/May/2008 às 8:45

    “…Em que planeta vocês vivem, lá o mundo corporativo é diferente? ”

    Dino, eu que pergunto, em que planeta vive? Eu sempre soube das relações humanas, que são algo complicado, que o capitalismo não é perfeito etc.

    Vocês e seus candidatos que sempre duvidaram disso e que no poder iriam “mudar tudo isso que está ai!” (frase usada nas campanhas do PT).

    E agora justificam, tratando de apagar os discursos …..

    Ah é !! Desculpem. Quando começa a dar essas merdas, nenhum militante aqui é petista……

  • 111 Antonio M // 15/May/2008 às 8:47

    Pois é Darwinista. Isso quer dizer que a ministra Marina não foi execrada antes pois estavam esperando o Minc concluir seu “estágio” no governo estadual ……

  • 112 Darwinista // 15/May/2008 às 8:50

    Antonio M,

    Eu acho que é quase isso. O Minc já devia ser o homem da hora faz tempo, mas como a Marina tem muito prestígio, não podiam simplesmente mandá-la embora. Fizeram as coisas de um jeito que a situação ficasse insuportável e ela não vislumbrasse outra alternativa senão sair.

  • 113 josef mario // 15/May/2008 às 9:43

    Companheiro darwinista
    Eu, josef mario, devo dizer que a implantação de pequenas centrais hidrelétricas à fio d´água é algo muito simples e corriqueiro. Eu, mesmo, josef mario, em uma fazendinha que mantenho no estado do rio, aproveitando um riozinho ridículo e uma pequena queda d´água, construí há mais de 20 anos uma barragenzinha com uma tomada d´água e vertedouro muito simples que, praticamente, torna a propriedade auto-suficiente em matéria de energia. Obviamente pensarmos em hidrelétricas à fio d´água para grandes aproveitamentos já é mais complicado, pois a inexistência de reservatório de acumulação nestas barragens à fio d´água que possa garantir uma potência instalada mais elevada e uma demanda de energia constante ao longo de todo o ano (mesmo na época da estiagem), limita bastante este tipo de aproveitamento. Assim, estes tipos de hidrelétricas à fio d´água ficariam restritas apenas para os casos em que as vazões de estiagem do rio são iguais ou maiores que a descarga necessária à potência a ser instalada para atender à demanda máxima prevista. Este fator limitante faz com que estas hidrelétricas à fio d´água, apesar de muito interessantes, tenham uma aplicação limitada para grandes aproveitamentos. Para pequenos aproveitamentos, como é o caso da minha fazendinha, são extremamente viáveis, de fácil execução e baixo custo.
    Muito obrigado

  • 114 Chesterton Dracul // 15/May/2008 às 9:44

    Perai Elias, eu não defendo queimada, defendo a derrubada de grandes árvores para que as pequenas possam crescer. Esse é o desenvolvimento sustentavel, porque não há pressões populacionais.
    Sim, parece que o MST estava lá sabotando a Vale sim senhor.

    Socialista e comunista deveria lavar a boca com sabão ao reclamar dos danos ambientais supostamente feitos por apitalistas. Os maiores desastres ambientais foram feitos por comunistas, Mar de Aral e Chernobiuuuuuuu

  • 115 Darwinista // 15/May/2008 às 9:49

    josef mario,

    Obrigado pelos esclarecimentos, espero que os companheiros athalyba e fred também os leiam.

  • 116 Barba Negra // 15/May/2008 às 9:52

    Minc é um nome bom para Lula. Não começou no ambientalismo. Foi da esquerda revolucionária. Saberá vergar a espinha para cumprir o propósito maior de bem servir ao projeto de poder. O poder para essa gente, como se sabe, é tudo o que conta. Como é que podemos afirmar isso sem cometer uma injustiça com Minc? É simples. Se ele não estivesse disposto a servir a um governo que - como ficou claro no tratamento dispensado à Marina - não está realmente preocupado com o meio ambiente, mas que precisa mostrar ao mundo que está, teria recusado o convite. Minc sabe com quem está tratando. E topou assim mesmo.

    É isso aí. Tudo combinado. Minc é o cara.

  • 117 Mr X // 15/May/2008 às 10:04

    Fritaram a Marina em azeite de dendê…

    E outra: para o PT, o que importa são as palavras, não os atos. Falar, falar, falar. Dizer que protege o ambiente (quando nunca a devastação foi tanta). Agora colocam o Minc aí pra servir de fachada para outros interesses.

  • 118 surfando na jaca demissionária // 15/May/2008 às 10:16

    Interessante. Antes da defenestração da Marina, ela era uma devastadora do meio-ambiente, agora é heroína dos direitobas. Pô, um pouquinho de coerência seus direitobas nesse suruba toda. Se o governo queria que a Marina não atuasse no interesse da fiscalização do meio-ambiente, então deveria ter criado o ministério da devastação ambiental. Tudo é uma questão de coerência, catzo!

  • 119 surfando na jaca demissionária // 15/May/2008 às 10:17

    Usina fio dágua, repito, é coisa de boiola e fazendinha gay.

  • 120 Antonio M // 15/May/2008 às 10:18

    #114
    O que o chesterton afirma já existe. Vi no globo Rural uns tempos atrás, um projeto desses na região norte onde proprietários de terras nativos, recebiam orientação para extrair madeira sem interferir nas outrs atividades produtivas. Consistia mais ou menos nisso: A área era divida em setores (imaginários) de onde se fazia o primeiro corte de arvores que aprendiam a escolher conforme o critério do comentário #114 e somente naquele ano; já faziam o reflorestamento com arvores nativas. O próximo corte seria em outra área delimitada com os mesmos critérios e assim por diante, obedecendo prazos também, até chegar na primeira área que foi cortada. Quando chegassem nela novamente já estaria recuperada e o extrativismo seria permanente e sustentável.

    Falta vontade política para se levar projetos assim a sério. E a propina para os agentes e autoridades do Ibama e dos governos acabaria, esse outro grande “problema” ….

  • 121 Antonio M // 15/May/2008 às 10:23

    “…Antes da defenestração da Marina, ela era uma devastadora do meio-ambiente, agora é heroína dos direitoba…”

    Apesar de não concordar com boa parte de suas idéias (seu criacionismo a aproxima mais de Bush do que de Chico Mendes), ao pedir demissão mostrou que tem um pouco de vergonha na cara. E enquanto estava no ministério era responsável sim, por que não ser era a chefe ?!?!?! O que a relidade mostra agora é que de fato não era a chefe !!!!!

    Não se trata do bipolarismo igual dos militantes e sim, de se reconhecer que mesmo tardiamente, ela deixou à mostra mais uma mazela desse desgoverno com seu ato…..

  • 122 Karol // 15/May/2008 às 10:43

    Darwinista #112 Concordo plenamente com vc. Na política essa prática é comum, mais do que imaginamos…eles forçam a pessoa a sair usando esse tipo de método

  • 123 ABSTRATO, O mais querido // 15/May/2008 às 10:45

    Sobre o comentário 95 de

    14/May/2008 às 22:12

    Pessoal só para não ficar nenhuma dúvida o especialista fui eu quem escreveu tá bom assim?

  • 124 Chesterton Dracul // 15/May/2008 às 10:46

    Marina não é direitoba, o incoerente é que o PT se elegeu com os votos ambientais e precisa, enquanto governo , fazer usinas elétrica ontem….não dá mais para esperar soluções utópicas, há necessidade de energia. Ontem., pra ontem.

    Marina não presta para governo nenhum, só arruma problemas e não arruma uma solução.

    Um partido de esquerda no poder tem 2 opções, e não mais que duas.

    1. virar “neo-liberal”

    2. virar autoritario, como Chaves, Evo-viu-a-uva, et caterva.

  • 125 Dom Casmurro Patriarca // 15/May/2008 às 10:48

    O Antônio M tem a tendência de considerar alguma artigo, que algum jornalista tenha publicado, como pura representação da verdade.

    Eu continua achando que notícias são puras opiniões nornalísticas.

    “Verdade”, ou “verdade do momento” é aquilo que se sedimenta e resiste a todas os exames e opiniões contrárias.

    Dizer que o lago Baikal está sendo “salinizado”, pode até ser verdade, em alguma pontinha do referido lago e num percentual muito pequeno.

    O grande lago continua puríssimo em quase toda a sua extensão, assim como a nossa floresta amazônica continua majestosa e preservada como não existe em nenhum outro lugar do planeta.

  • 126 Chesterton Dracul // 15/May/2008 às 10:48

    A democracia tem pressupostos, tem leis, tem estado incompatíveis com o discurso revolucionario de esquerda. Todo governante de esquerda aprende isso durante seu “reinado”.

  • 127 Dom Casmurro Patriarca // 15/May/2008 às 10:49

    correção - notícias são puras opiniões jornalísticas.

  • 128 Chesterton Dracul // 15/May/2008 às 10:49

    Terrorismo de estado é mobilizar funcionários públicos para fazer dossiês políticos. E Tarso acha isso legítimo.

    Terroristas são as ações do MST, que, reiteradamente, invade propriedades da Vale do Rio Doce. Ou destrói propriedade privada e laboratórios de empresas. Sob o olhar cúmplice de Tarso Genro.

    Terroristas sãos as ações do narcotráfico nas favelas do Rio — ou nas periferias das grandes cidades. E Tarso, de novo, silencia. Mais do que isso: seu chefe, Lula, reconhece o direito à revolta dessas pobres “vítimas”.

    Terrorista — e escandalosamente irresponsável — foi a fala do ministro na Câmara dos Deputados. A questão sobre a qual ele fazia digressões está sub judice, no Supremo. E não lhe cabe se comportar como advogado de um dos lados do conflito. Ainda que o governo que representa seja o responsável pela tensão instalada em Roraima. Com base em um laudo antropológico fraudado, trata 19 mil índios aculturados — dependentes, inclusive, da assistência estatal — como se nômades fossem. Isso em detrimento de outros brasileiros que estão lá há décadas, ou cujas famílias lá chegaram há mais de um século, trabalhando e produzindo.

    Tarso se comportou como um lobista: lobista de ONGs; lobista da Fundação Ford; lobista de uma entidade chamada CIR (Conselho Indígena de Roraima), que, mesmo inflando os números de sua representação, fala por supostos 7 mil índios apenas.

    Poderia até dizer que compreendo, numa dimensão mais profunda, que chega à psicologia, o ódio dos petistas às pessoas que trabalham. Afinal, o partido pode ser definido como uma espécie de parasita, que vive da cobrança de impostos, taxas e contribuições daqueles que, de fato, pegam no batente. Faz isso com o imposto sindical, faz isso com a carga tributária extorsiva, faz isso até com a contribuição que cobra dos militantes que são enfiados no serviço público.

    Produção e petismo não combinam. A aristocracia dos companheiros vive do que consegue arrancar da patuléia. Mas há mais do que a dimensão existencial. Há também as escolhas políticas. Os desocupados que querem brincar de construir o reino do bom selvagem em Roraima sempre constituíram a frente de propaganda do partido.

    Aos parlamentares que se mostram dispostos a resistir a esta empulhação, uma sugestão: cobrem das autoridades do governo chamadas ao debate o mapa das riquezas minerais do subsolo de Roraima. E depois cruzem essas informações com as áreas reivindicadas como reservas indígenas. Vamos ver o que eles têm a dizer a respeito.

    O ministro Tarso Genro é um desastre. Que o Supremo não se deixe intimidar por sua fala irresponsável.

  • 129 Chesterton Dracul // 15/May/2008 às 10:51

    notícias são puras opiniões jornalísticas

    negativo, opiniões em editoriais…ou o terremoto da China é mera questão de opinião (eu acho que aconteceu, eu acho que morreram…)?

  • 130 Chesterton Dracul // 15/May/2008 às 10:53

    119, boa essa. Fazendinha gay, é ótima.

  • 131 Antonio M // 15/May/2008 às 10:59

    Dom, que eu posso fazer se nunca fui ao lago e você sempre tira férias para nadar e beber sua água por lá na colônia de férias do sindicato dos aposentados do PC ?!?!?!?!?!?!

  • 132 nada será como antes // 15/May/2008 às 11:09

    Não existe justificativa racional em preterir a alimentação da população sob o pretexto de preservação do ambiente.

    Europa e USA destruiram suas florestas naturais para alimentar seus povos. Ninguém reclamou !

    Agora é a vez do Brasil alimentar sua população e gerar excedentes de alimentos jamais vistos na História.

    Por ironia, os mesmos USA e Europa devastadores caem na gritaria “preservacionista”. Preservação, para eles, é do rico mercado global. Sabem que não competem, em custos e produtividade, com a agricultura brasileira.

    As ONGs ambientais se encarregam de defender, por via oblíqua, fazendeiros franceses, alemães e norte-americanos.

    Tratei da questão , no meu blog.

  • 133 Darwinista // 15/May/2008 às 11:17

    nada,

    Sou obrigado a discordar. Já li inúmeras vezes críticas ao fato dos EUA e dos países europeus terem devastado sua cobertura vegetal nativa.

    E o fato deles terem cometido esse erro por lá não pode nem deve servir como pretexto para se cometer o mesmo erro por aqui.

    A importância de biomas preservados para a qualidade de vida no planeta tem sido provada e comprovada. Há que se desenvolver alternativas que permitam a produção de alimentos sem prejuízo do ambiente.

  • 134 surfando na jaca demissionária // 15/May/2008 às 11:17

    Nasca, então é hora de criar o Ministério da Devastação Ambiental.
    Abstrato, vc. é duplamente cretino, nada demais para quem foi eleito o mais cretino do Nominimo. Primeiro, Mais querido é o Mengão, nem adianta usurpar o título. Segundo, a pessoa que escreveu é minha amiga e não tenho amigos direitobas. Além disso, sua única especialidade é a cretinice desenfreada e lascada.

  • 135 Chesterton Dracul // 15/May/2008 às 11:18

    faz muito bem Nasca

    O que ocorre é que os esquerdistas em vez de estudarem, investirem, trabalharem, ficam sentados esperando CHANGE. A revolução social, a mudança de paradigmas, eufemismos que significam: ter o cavalo na sombra.

    O ideal esquerdista é que a pessoa nasça com o futuro garantido, casa, comida e roupa lavada digrátis…assim ninguem progride, e logo ficam com inveja dos que trabalham.

  • 136 surfando na jaca demissionária // 15/May/2008 às 11:18

    Cretinice

  • 137 surfando na jaca demissionária // 15/May/2008 às 11:19

    Nasca, então está na hora de criar o Ministério da Devastação Ambiental para o Minc.

  • 138 surfando na jaca demissionária // 15/May/2008 às 11:22

    Abstrato, vc. foi duplamente cre-tino. Nada demais para o mais cre-tino do No Minimo. Primeiro, não adianta usurpar o título de Mais querido do Mengão. Segundo, não tenho amigos direitobas e sua única especialidade é a cre-ti-nice deslavada e revirada.

  • 139 Chesterton Dracul // 15/May/2008 às 11:22

    o problema da politica partidaria ~´e que ela é essencialmente, radicalmente, profundamente mentirosa.
    A mentira faz parte, aliás, é a política. Uma pessoa que quer se eleger tem que agradar o eleitorado, e num país de bocós como o Brasil e demais latinos, o eleitorado quer ouvir palavras doces.
    1. minha penuria é culpa de outros
    2. promessas de um futuro de lazer a abundancia

    Como esses dois itens são impossíveis, a mentira está na alma do político.
    Alguem me elegeria se eu dissesse;
    - vote em mim, pois eu vou sanear as finanças publicas, parar de gastar mais do que arrecada o estado, e despedir funcionarios publicos ineficientes ou excedentes?

    Duvido. Pois quem é não bocó votaria num candidato assim.

  • 140 Elias // 15/May/2008 às 11:23

    Salve Alba!

    Sempre!

    Dom Casmurro,
    A madeira — da Amazônia e de qualquer outro lugar — deve, sim, ser usada na construção civil.

    De todos os materiais geralmente usados na construção civil, a madeira é o único realmente renovável e bio-degradável.

    Com os demais materiais (cimento, areia, argila, prego, seixo, etc), a coisa é bem diferente.

    A questão não é o uso da madeira. O problema é como ela é extraída.

    Chester,
    Agora você quase mandou bem.

    As árvores velhas (que não são, necessariamente, as maiores), devem ser extraídas para que a floresta se renove.

    Mas só isso ainda não é desenvolvimento sustentável. É manejo (que se insere no quadro do desenvolvimento sustentável, mas não o esgota).

    Desenvolvimento sustentável vai um pouco além, com o ser humano dando uma ajudazinha à natureza, para que o processo de renovação seja acelerado. Até porque, neste caso, o corte não se limitará às árvores senis.

    Desenvolvimento sustentável é um conceito amplo, que convive até mesmo com implantação de florestas homogêneas (plantadas), entremeadas com áreas de florestas naturais.

    Aí as florestas naturais fornecem os predadores que eliminarão as pragas, protegendo as florestas plantadas, suas vizinhas. O proprietário desta última economizará uma grana, por não ter que manter uma frota de aviões pra fumigar a floresta homogênea, etc, etc (aqui no Pará, a Jari fazia isso).

    Não é por aí que passa o problema da Amazônia, até porque isso não é problema. É solução.

    Problema é:

    a - corte sem reflorestamento;
    b - exportação de madeira em tora ou apenas serrada;
    c - madeira de lei sendo transformada em carvão pra alto-forno;
    d - queimada pra produção de carvão e formação de pasto, num lugar como o Pará, farto em pastos naturais e com imensas áreas já desmatadas, que tanto podem ser mobilizadas para reflorestamento como para a formação de pastos.

    Não é tão fácil, assim, coibir esses crimes. Vi aquele mapa das rotas da madeira ilegal que o Pax linkou. O mapa se limita a umas poucas estradas.

    Brincadeira…

    O Pax, que já andou por aqui, sabe que o grosso da madeira ilegal não transita pelas estradas. Transita pelos rios, em cima de balsas e/ou rebocada por estas.

    Daí, é só dar uma olhadinha num mapa da hidrografia amazônica pra se ter uma pálida noção do tamanho da encrenca.

    Como as penalidades são brandas, a bandidagem prossegue. O cara é apanhado no flagra, perde a madeira (que é confiscada) e paga uma multa. Em seguida conclui: “Pegou mas não doeu”. Os lucros são tamanhos que compensam essas pequenas perdas.

    As penalidades têm que ser infinitamente mais pesadas e auto-aplicáveis, para tornar a extração ilegal de madeira uma atividade de alto risco e elevando o preço dessa madeira ao absurdo.

    Dito de outro modo: a madeira ilegal tem que se tornar mais cara que a madeira legal.

    Assim como já fazem os países civilizados.

    Nesse sentido, nem Marina, nem Carina, nem Jarina, nem ninguém, avançou meio passo.

    Foram apenas palavras. Belas palavras, mas só palavras. E, como já dizia o filósofo Cajazeira, palavras são palavras, nada mais que palavras.

  • 141 surfando na jaca demissionária // 15/May/2008 às 11:23

    Abstrato, não tenho amigos c-r-e-t-i-n-os e Mais querido é o Mengã.

  • 142 Chesterton Dracul // 15/May/2008 às 11:30

    madeira de lei sendo transformada em carvão pra alto-forno;

    Elias, isto é que nem cotar o saco, mas se é feito , é porque foi o jeito do caboclo ter o que vender. Em vez de pegar no pé, tem que facilitar a vida (escoamento de produção) doca ra…aí sabotam a ferrovia.

  • 143 Dom Casmurro Patriarca // 15/May/2008 às 11:30

    Elias,

    eu geralmente concordo com o que você escreve.

    Mas madeira para caixaria deve ser pinus e euculipto, que crescem rápido e de pouco durabilidade.

    Madeira centenária, cuja cepa nenhum cupim penetra, deve ter um destino mais digno.

    Nossos mognos, arueiras, Ipês, itaúbas etc. são o que há de melhor em todos o mundo.

  • 144 nada será como antes // 15/May/2008 às 11:31

    Darwinista e Surfando,

    Não se trata de repetir erros anteriores, nem de propor devastação.

    Minha posição é de que existe possibilidade de manejo racional, com ocupação de território realizada equilibradamente, com preservação ambiental (especialmente cursos d’água e suas nascentes) e distribuição de resultados.

    Só para lembrar : a floresta amazônica, inteira, era de terras devolutas. Portanto, os “titulos” de propriedade são, em princípio, falsos. Então, é razoável que se faça reforma agrária lá, pela abundância de terras e regime pluviométrico favorável.

    Se vocês derem uma passada no meu blog, poderão entender até onde vai minha posição e , principalmente a inviabilidade de destruição completa da floresta, como apregoam agentes imperialistas.

  • 145 Chesterton Dracul // 15/May/2008 às 11:32

    as pessoas acreditam que quem devasta a floresta são grandes grupos economicos, grande capitalistas engravatados, fazendeiros criadores de nelore de exposição, acionistas do BOVESPA.

    Não, quem devasta a Amazonia é o POBRE! Porque não tem alternativa. Se rico fosse, estaria em outro lugar.

    Num pais em que a produção e o trabalho são pesadamente taxados, estrangula-se economicamente o individuo, que vende mogno para fazer carvão. (apud Elias)

  • 146 Chesterton Dracul // 15/May/2008 às 11:40

    eucalipto é ótimo, cresce nos desertos verdes (pasto de baixa qualidade alimentar ao gado)rapidamente, o mel de suas flores é excelente e medicinal, sua madeira para carrocerias de caminhoes e moveis (menos) já utilizada. E fixa carbono rapidamente. Dizem que destroi o solo, o que é mentira, tenho alguns matos de eucaliptos que acabaram (vento, morte de arvores, etc) e que de tanto o gado cagar em cima, porque passa a noite ali se protegendo, são transformados em pomares maravilhosos. Quem quer comprar?

  • 147 Chesterton Dracul // 15/May/2008 às 11:41

    Pinus então…cresce na areia da praia, basta proteger do vento, é impressionante.

  • 148 Chesterton Dracul // 15/May/2008 às 11:43

    Alguem ainda acredita que a Dilma fazia guerrilha pela restauração da democracia?

  • 149 Guilherme // 15/May/2008 às 11:55

    Hoje, tanto a Marina Silva quanto o Mangabeira Unger estão no Terra Magazine, em entrevistas.

    Quando abriram esta região onde estou morando, o chamado Nortão do MT, foi nos anos 70/80. Eu morava em Dourados, MS, e lá chegava tanta madeira daqui, e de todo tipo, que chegui a usar mogno e marfim como caixaria. Era um desperdício, mas as serrarias estavam entulhadas disso.

  • 150 Guilherme // 15/May/2008 às 11:57

    E o uso da madeira para construção civil, especialmente como estrutura de telhados, ainda é muito mais batato que o do aço. Pelo menos aqui no Brasil.

  • 151 Guilherme // 15/May/2008 às 11:58

    batato=barato (lógico).

  • 152 Leave a Comment // 15/May/2008 às 12:03

    Ainda sobre o Post,

    devo alerta-los que a Marina Silva foi perseguida apenas porque era muito bonita e capaz,

    Sabe, a inveja era muito grande.

    Não se pode ter beleza e inteligencia ao mesmo tempo.

  • 153 Fred utópico - Jesus era comunista // 15/May/2008 às 12:42