Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Quem são os drusos e em que acreditam?

May 13th, 2008 · · 38 Comentários

Tanto o Theo (que é muçulmano) quanto o André Fucs (que morou e entende da região) reclamaram de eu caracterizar os drusos como muçulmanos. Pois bem, não vai aqui qualquer teimosia: esta é uma polêmica antiga mas, que me perdoem os companheiros, não é uma discussão encerrada.

O CIA Factbook – que é o melhor almanaque aberto e confiável que há na Internet – também lista os drusos entre os muçulmanos no Líbano.

A Enciclopédia e Dicionário Kougan Houaiss, que eu costumava manter a meu lado na redação quando não havia Enciclopédia Britannica online, Wikipedia ou Google, classifica os drusos como ‘ismaelitas’, que é uma vertente do xiismo.

A Britannica, por sua vez, lava as mãos e não se posiciona: ‘é uma série de crenças religiosas nascidas dos ensinamentos ismaelitas às quais foram acrescidas elementos judeus, cristãos, gnósticos, neoplatônicos e iranianos que se combinam numa doutrina de monoteísmo estrito.’

Muitos especialistas muçulmanos, no entanto, consideram esta seita exclusiva tão estranha que não a classificam no Islã. Pergunte a um druso e ele dirá que é monoteísta e não passará disto.

Aparentemente, o Líbano passará a ser um assunto corriqueiro cá no Weblog e este grupo, 5% de sua população, terá papel importante nas decisões políticas – seja no papel de vítima, seja no de aliado de quem está no poder. O que são os drusos?

Os drusos são messiânicos. As religiões monoteístas surgidas no norte da África e Oriente Médio são todas como quebras-cabeças que costuram uma série de mitos comuns com maior ou menor intensidade. O messianismo, a idéia de que um líder desaparecido voltará para nos salvar a todos, é persa, vem do profeta Zoroastro. De lá, inoculou de leve os judeus quando do período de seu contato, e foi fazer parte, com força, da sopa cultural em que nasceu o cristianismo. O Islã, quando chega à Pérsia, também pega este messianismo forte local e assim nasce a vertente xiita.

No início do século 11, Hamza bin-Ali, um estudioso persa xiita travou contato, no Egito, com o platonismo grego e com os gnósticos – outra destas vertentes monoteístas que não chegaram a vingar de todo. A partir deste contato, Hamza bin-Ali passou a compreender Deus de uma forma diferente e, autorizado pelo califa al-Hakim, começou a reunir um grupo na mesquita local para pregar e rezar. Enquanto o califa esteve vivo, bin-Ali pregou o que quis, embora considerado herético pela maioria.

Tariq al-Hakim foi o sexto califa fatimida, descendente direto do casamento de Fátima, a filha favorita de Maomé, com Ali, considerado pelos xiitas seu primeiro imame. No Egito, al-Hakim foi intolerante com os muçulmanos sunitas, mas, mediante o imposto pago, deixou em paz as comunidades cristãs e judaicas. Embora tivesse umas idéias diferentes, bin-Ali era xiita, então não foi censurado. O califa foi assassinado em 1021 e sucedido por seu filho. E aí os drusos começam a se formar: para eles, o califa não morreu de fato mas apenas foi escondido. No dia do julgamento final, al-Hakim – o Mahdi – retornará para nos salvar a todos.

Após a morte de seu califa, teve início a perseguição dos drusos que deu forma final a sua religião. São monoteístas e só eles conhecem a verdade a respeito de Deus. Sua seita é secreta: um druso não fala dos ensinamentos para quem não é do grupo. Não aceitam conversões. Quem nasceu druso, não deixa de sê-lo; quem não nasceu, jamais virá a ser. Quando há perseguição política, é aceito que um druso renegue sua religião.

Se os drusos são uma vertente do Islã? Depende de como se vê sua história. A comunidade cristã original, chefiada por Thiago, irmão de Jesus, se considerava judia. Mas os anos se passaram e aquela seita se tornou uma religião independente. Quando decidimos que uma religião se separa de todo de sua mãe? No caso do cristianismo, foi o fato de que a religião começou a conquistar gente de fora, gentios. Ficou maior do que o judaísmo. Os drusos, no entanto, eram originalmente xiitas todos. Os mórmons são cristãos? Eles dizem que sim. Muitos cristãos dizem que eles modificaram de tal forma sua religião que, não, os mórmons são um caso distinto. Talvez sejam. É uma boa comparação com os drusos?

Cinco por cento da população libanesa é formada por drusos. Eles se dizem monoteístas e o seu é um grupo importante no balanço de poder do Líbano.

(Há outra polêmica: druso é com s ou com z? Ambas as grafias são aceitas, a com S é a corroborada por Antonio Houaiss.)

Tags: Cristianismo · Islã · Judaísmo · Oriente Médio · Religião

38 Comentários até agora ↓




  • 1 aiaiai // 13/May/2008 às 11:17

    Além desses cinco porcento da população libanesa, onde mais tem druso???

  • 2 Pedro Doria // 13/May/2008 às 11:26

    aiaiai: na Síria e em Israel. São 1,4 milhão de drusos no mundo, uns 300.000 no Líbano, uns 850.000 na Síria. A terceira comunidade é a de Israel e o resto está espalhado.

  • 3 Fred - Jesus era comunista // 13/May/2008 às 11:37

    Minha estorinha.

    Há 11.000.000 de anos atrás, houve uma modificação genética numa turminha de macacos que viviam pendurados nas árvores.

    E essa evolução continuou, modificando a morfologia, permitindo a fala, o raciocínio (bem pouco, até hoje) etc.

    Sairam pelo mundo afora e formaram grupos.

    Esses grupos de vez em quando se encontravam.

    E havia então um grande congraçamento:

    o pau comia.

    Uma das coisas que inventaram, foi essa tal de religião.

    Como o cérebro desta turma ainda não está ainda muito evoluída, a religião nada mais é que uma forma de pretesto para continuarem a fazer o congraçamento, isto é:

    O pau continua comendo.

    Tendo então tanto messias, deuses etc. eles não viram ainda que alguém deve estar errado.

    Aliás um acha que o outro tá errado, e isto também serve pro congraçamento:

    O pau come

    The end.

  • 4 Fred utópico - Jesus era comunista // 13/May/2008 às 11:40

    Aviso - não quero congraçamentos

  • 5 Monsores // 13/May/2008 às 11:45

    Fred,

    Achei, por muito tempo, que você fosse cristão e criacionista.

  • 6 Nhé! // 13/May/2008 às 11:46

    Gente, que sopa de letrinhas!

  • 7 Darwinista // 13/May/2008 às 11:49

    Monsores,

    Também achei estranhíssima essa intervenção do bom amigo Fred.

  • 8 Fred utópico - Jesus era comunista // 13/May/2008 às 11:50

    Monsores

    Sou cristão, ou seja, admiro Cristo.

    Interessante - acredito em Deus.

    Mas não tenho religião.

    E nem vem que eu não tô aqui para explicar nada, quando muito para confundir.

    beijo na careca.

    PS - Igreja Católica e outras ditas cristãs - tô fora.

  • 9 Nhé! // 13/May/2008 às 11:52

    Oi Monsores. Beijos, futuro marido!

  • 10 Theo // 13/May/2008 às 11:56

    PD,

    Muito boa a explicação, realmente eles têm origem no seio do Islã, mas depois que eles misturaram tudo, platonismo, messianismo, cristianismo, e ainda acreditam que o al-Hakim – o Mahdi - é o Deus encarnado, eles não podem mais ser chamados de muçulmanos.

    Se vc pega um suco de laranja, coloca maracujá, uva, morango, acerola, hortelã, quiabo, picanha, chá, café e coca-cola, esse suco ainda poderá ser chamado de suco de laranja????

  • 11 Monsores // 13/May/2008 às 11:56

    Oi Nhé, minha linda. Beijos!!

  • 12 HRP Mané Reloaded! // 13/May/2008 às 11:57

    Fred……assino embaixo seu comentário…mesmas convicções.

  • 13 Chesterton Dracul // 13/May/2008 às 11:57

    tem tb os druidas, os drusos como o Panoramix….

  • 14 Chesterton Dracul // 13/May/2008 às 11:58

    o Fred é cristão mas não tem religião…..

  • 15 Fred utópico - Jesus era comunista // 13/May/2008 às 12:01

    HRP

    Pelo menos já podemos fazer outro grupinho.
    Mas pelo visto no congraçamento vamos nos fu..

  • 16 Mr X // 13/May/2008 às 12:10

    Os drusos NÃO são muçulmanos. Para sorte deles.

    O drusismo (?) parece uma religião mais evoluída.

    Há até drusos que servem no Exército de Israel.

    Os mórmons também estão muito longe de ser cristãos. São outra coisa.

    O Fred tem muita confusão na cabeça, qualquer dia vai achar que Jesus era comunista.

  • 17 Mad Scientist // 13/May/2008 às 12:19

    Um cientista/escritor britânico mais ou menos famoso e muito polêmico escreveu: “We are all atheists about most of the gods that humanity has ever believed in. Some of us just go one god further.”

  • 18 Fred utópico - Jesus era comunista // 13/May/2008 às 12:22

    Xisinho

    Até que gostei da piada

    hehehehe

  • 19 Mr X // 13/May/2008 às 12:26

    Os Ba´hai são outra religião oriunda do islã, mas que prega a paz. Embora também tenham algumas idéias malucas também, não se explodem. São aliás perseguidos pelos muçulmanos. Têm um templo com famosos jardins em Haifa, Israel.

    Que história é essa de Thiago, irmão de Jesus? Maria não era virgem forever?

  • 20 Brancaleone // 13/May/2008 às 12:26

    O que se pode deduzir da questão libanesa é mais ou menos isso:

    Existe uma minoria muito da otária que acredita em qualquer coisa, em qualquer deus desde que esta fé justifique matar o semelhante…

    O resto é consequência…

  • 21 Brancaleone // 13/May/2008 às 12:28

    Aliás, matar por fé é uma rematada asneira.
    Euzinho mesmo poderia enumerar uns 10 bons e decentes motivos para matar meus semelhantes .

  • 22 Fred utópico - Jesus era comunista // 13/May/2008 às 12:37

    Bem eu ja li o livro dos Mórmons.
    Uma vez, na época que a Escola só tinha dois alunos eu ficava horas conversando com dois rapazes, gente boa, americanos, me convencendo sobre a verdade mormon.
    Mas quando eles viram que eu tava quase convencendo eles que religião é besteira, me deram o livro e raparm fora.

    PD uma vez fez um link para agente se inscrever e receber o alcorão.
    Eu me inscrevi, mas até hoje não recebi.
    Eu acho que eles tem medo de que eu descubra que Maome era comunista.

  • 23 Mr X - Maomé era comunista // 13/May/2008 às 12:45

    Gostei dessa idéia pro nick Fred. Hehehe :-P

  • 24 Chesterton Dracul // 13/May/2008 às 12:47

    Fora de tema — PD

  • 25 Pedro Doria // 13/May/2008 às 13:09

    ô, Theo, o Islã, via judaísmo, têm pitadas de platonismo, já. O Islã xiita é messiânico, só que o mahdi deles é outro dos imames. E, caramba, o Islã também tem um tanto de cristianismo… incluindo o próprio Jesus. A mistura é diferente, por certo.

    Mas é como eu disse. Os mórmons são cristãos? Cada um vai dar uma resposta diferente.

  • 26 Mr X - Maomé era islamofascista // 13/May/2008 às 13:20

    Os mórmons não são cristãos. Os drusos não são muçulmanos. E segundo o islamismo, Jesus não era divino e não foi crucificado…

    PD, você conhece o Spengler do Asia Times? Se se interessa por religião, devia lê-lo.

  • 27 Zictor // 13/May/2008 às 14:10

    1)Se os drusos são secretos, como é que se sabe que eles compõem 5% da população do Líbano?

    2)Às vezes eu me irrito um pouco com essa turma que acha que a religião é um mal em si só por causa das guerras que ocorreram “em nome” de Deus.

    Esquecem-se que muitas outras guerras ocorreram “em nome” da pátria, dos ideais democráticos, etc. Sinceramente eu tenho quase certeza de que se não houvesse religião, o ser humano simplesmente arrumaria outros pretextos para realizar as mesmas guerras.

    3) OFF-TOPIC: A quem interessar possa, já coloquei meus pensamentos sobre o terremoto.

  • 28 Monsores // 13/May/2008 às 14:33

    Fred,

    Desculpe, amigo. Não tive a intenção de te irritar. Foi uma pergunta inocente.

    Beijo na careca.

  • 29 Fred utópico - Jesus era comunista // 13/May/2008 às 15:01

    Monsores

    viche.

    Nem de longe. seu crédito é grande comigo.

    Zictor

    - é verdade - concordo

    Mas que ela é um bom motivo oara os trogloditas se matarem, ah… lá isto é.

  • 30 Mr X - Maomé era islamofascista // 13/May/2008 às 15:11

    Concordo com o Zictor.

    Aliás, em nome da “razão”, da “liberdade, igualdade e fraternidade”, os revolucionários franceses mataram uma penca de gente.

  • 31 Mr X - Jesus era judeu, Buda era católico // 13/May/2008 às 15:12

    Isso sem falar pelos milhões de mortos em nome da “igualdade social” ou da “pureza da raça”.

  • 32 Carlos Magno // 13/May/2008 às 16:00

    Pedro Doria:

    Muito boa sua resenha sobre os Drusos, muito boa mesmo. Em adição ao montante de informações à respeito de suas origens e crenças, algumas contraditórias, transcrevo abaixo um trecho, segundo pesquisa dos teósofos e gnósticos, anotados por H.P.Blavastki:

    “Uma seita numerosa que conta cem mil adeptos (ou duzentos mil segundo outros) e vive no Monte Líbano (Síria). Seus ritos são muito misteriosos e nenhum dos viajantes que tenha escrito sobre eles sabe de um modo positivo toda a verdade. São os Sufís da Síria. Sentem-se como que insultados quando os chamam de drusos, pois se intitulam “discípulos de Hamsa” seu Messias, que se apresentou a eles no século IX, procedente da “Terra da Palavra de Deus”, cuja terra e palavra guardam em segredo religioso”

    Essa cifra de cem ou duzentos mil drusos está defasada, pois é de um censo muito antigo, do início do século XX. E já devem contar muito mais.

  • 33 Nhé! // 13/May/2008 às 16:17

    Tô com o Zictor. Se são secretos, como conseguiram fazer o censo?

  • 34 Carlos Magno // 13/May/2008 às 16:27

    Secretos são seus ritos. Acho que está bem claro no texto.

    O comentário do censo é meu, mas nunca estive lá.

    Qualquer outra dúvida é só ir lá para conferir.

  • 35 Guilherme // 13/May/2008 às 22:02

    Sei pouquíssimo sobre os drusos. Quase nada.
    Mas quero pinçar uma frase deste post: “O Islã, quando chega à Pérsia, também pega esse messianismo forte local e assim nasce a vertente xiita”
    Não concordo com essa colocação. Entendo que quando os árabes conquistaram a Pérsia, o Islã já estava dividido entre xiitas e sunitas. E que os persas, muito mais evoluídos que os árabes, percebendo essa divisão, aproveitaram-se dela aliando-se à minoria xiita como forma de aliviar e combater a pressão da maioria sunita. Tiveram muito sucesso, e acabaram tornando-se os verdadeiros administradores do califado.

  • 36 anrafel // 13/May/2008 às 22:26

    “… Sentem-se insultados quando os chamam de drusos, pois se intitulam ‘discípulos de Hamsa’, seu Messias…”

    E o termo ‘drus(z)o’, vem de onde?

  • 37 Andre Fucs // 14/May/2008 às 0:06

    Pedro,

    Você respondeu um tanto mas no fundo ficou por isso mesmo… afinal, usando suas palavras:

    “Muitos especialistas muçulmanos, no entanto, consideram esta seita exclusiva tão estranha que não a classificam no Islã. Pergunte a um druso e ele dirá que é monoteísta e não passará disto.”

  • 38 Anônimo da Pérsia // 14/May/2008 às 4:53

    Dá para simplificar e dizer que os drusos têm uma ligação com o xiismo. Quase todas as seitas e movimentos cismáticos dentro do Islã são vertentes são derivadas do xiismo. De maneira um pouco arbitrária, podemos colocar os drusos ao lado dos baha’is (fundados por Baha’ulah, pregador persa ligado ao clero xiita que morreu onde hoje é Haifa), dos sufis e dervixes, dos xiitas ismaelitas (que reconhecem a autoridade só até o sétimo imame) e dos carajitas (outra vertente do xiismo que é a religião oficial do Sultanato de Omã e que também tem alguns seguidores na Argélia).

Leave a Comment