Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

A China e seu grande terremoto

May 12th, 2008 · · 89 Comentários

Um terremoto de 7.8 na escala Richter é um terremoto brutal. O Big One, que a Califórnia espera para algum momento nos próximos anos, terá uma intensidade de pouco mais que isso. Aquele de 1906, que desencadeou o incêndio de meia San Francisco, teve exatamente esta magnitude: 7.8. Vivi as conseqüências de outro, na mesma San Fran, de 7.1 (muito menor).

Este é um teste para a abertura da China. O New York Times trabalha com 7.600 mortes, já. A capacidade do governo de atender as vítimas, de lidar com a ajuda internacional, de explicar ao mundo o que se passa, darão mostras de que tipo de potência poderemos esperar. A China entrará num casulo de auto-proteção – como a URSS costumava fazer – ou permitirá à imprensa que torne tudo público, inclusive os vacilos das autoridades locais e nacionais? É certo que um caminho do meio é o mais provável. Do meio, sim, mas de que lado?

(Zictor: por aí? Como vão as coisas? Notícias?)

Atualização – A China já reconhece mais de 9.000 mortes.

Tags: China

89 Comentários até agora ↓




  • 1 confetti et le chien aveugle* // 12/May/2008 às 13:17

    8 OOO….

  • 2 confetti et le chien aveugle* // 12/May/2008 às 13:19

    essa manha zictor passou rapissimo e nem deu detalhes from inside….mas nao parecia morto nem ferido…))

  • 3 confetti et le chien aveugle* // 12/May/2008 às 13:20

    li que o tremor foi sentido de bangkok à pekin….

  • 4 aiaiai // 12/May/2008 às 13:22

    É estranho, o cara apareceu, nem falou do terremoto, vai ver ele tá longe do local do terremoto mas está sofrendo consequencias como ficar sem internet…
    concordo com PD, é uma chance para a china mostrar a que veio o seu rápido desenvolvimento: se para melhorar de fato o país para as pessoas ou se para enriquecer ainda mais os poucos e poderosos.

  • 5 confetti et le chien aveugle* // 12/May/2008 às 13:32

    se entrarem nessa de “casulo de auto proteçao” como burma, vai ser o mesmo horror e as vitimas vao apodrecer nas ruas…. nao podem se permitir isso, estamos todos olhando pra la, os JO daqui 100 dias….sao “achimos”provaveis…

  • 6 MATA HARI // 12/May/2008 às 13:45

    Fazer uma “certa abertura” não parece muito o “estilo” do governo chinês; pelo bem das vítimas que eu esteja errada…

  • 7 Dino 5,4 % // 12/May/2008 às 13:55

    PD, poderia ter recorrido a exemplo mais recente de falta de transparência e eficiência no atendimento as vitimas e de ocultação dos “vacilos” das autoridades, foi recorrer a país que nem existe mais? Porque não exemplificou com o furacão KATRINA? Puxa-saquismo puro e simples?

  • 8 Tales // 12/May/2008 às 14:04

    Dino, quem sabe foi por o mundo inteiro ter ficado sabendo, ao vivo, o que estava acontecendo em New Orleans?
    Se eles criaram um “casulo de auto-proteção”, como é que você ficou sabendo de todos os “vacilos das autoridades locais e nacionais”?

  • 9 Jåµë§ ßønd™ // 12/May/2008 às 14:31

    + Para ser mais preciso, Pedro Doria, um terremoto de 7.8 na escala Richter (que não é realmente uma “escala”) não é necessariamente brutal. Depende, quase que exclusivamente, da profundidade. Há dezenas desses por dia, no mundo todo, que não são sentidos.

    Outro dado importante, para conhecimento público, é que a escala é exponencial, sendo que um 7.0 é 50 vezes mais forte do que um de 6.0… e assim por diante.

  • 10 Pedro Doria // 12/May/2008 às 14:34

    Dino 5,4 %, nos EUA ocorreu o contrário. A imprensa teve plena liberdade para apontar todos os vacilos de todas as autoridades. Transparência máxima.

  • 11 Tia na faxina // 12/May/2008 às 14:38

    Na tv falaram com um brasileiro que mora em Pekim. Ele disse que lá ficam sabendo das coisas através dos parente que estão fora, e ligam preocupados. As tvs aqui falando do terremoto e lá passando novela.

  • 12 nada será como antes // 12/May/2008 às 14:41

    Esse terremoto na China deve ter sido devastador. Preocupação com as vítimas deve ser dobrada, pois aquele governo tem o costume de esconder problemas.

    Mas esse tremor é apenas metáfora dolorosa do terremoto político que vai ocorrer lá mesmo, na região do sismo.

  • 13 aiaiai // 12/May/2008 às 15:14

    o Cenário pode ser bem pior. A região tem muitas indústrias petro químicas…aiaiai, só de pensar…

  • 14 MATA HARI // 12/May/2008 às 15:15

    Qual é a ditadura que se preocupa de fato com o bem-estar de seu povo? O governo chinês vai é esconder os maiores estragos embaixo do tapete…

  • 15 depois do tremor, o que esperar da china? « Monitorando // 12/May/2008 às 15:27

    […] no Brasil, o não menos antenado e rápido Pedro Doria avalia que a tragédia é um tremendo teste para o gigante chinês: “Este é um teste para a […]

  • 16 MATA HARI // 12/May/2008 às 15:33

    Meu comentário foi censurado?

  • 17 MATA HARI // 12/May/2008 às 15:34

    Cadê meus coments?

  • 18 MATA HARI // 12/May/2008 às 15:35

    Beleza, só passou o último… Bom resumindo tudo o que eu escrevi antes, a China vai tentar botar pra baixo do tapete! Vamo ver se esse passa. Bj

  • 19 Dino // 12/May/2008 às 15:37

    A capacidade do governo de atender as vítimas, de lidar com a ajuda internacional, de explicar ao mundo o que se passa, darão mostras de que tipo de potência poderemos esperar.

    Ahh! Eu pensei que você estivesse falando disso aí em cima que você escreveu… Você está preocupado com o espetáculo “ao vivo”. Com sua profissão em suma. As vitimas que se fodam…

  • 20 Carlos Magno // 12/May/2008 às 15:38

    Se a China entrar no casulo, como está fazendo Burma, alguém irá sugerir invadir a China como sugeriram invadir Myanmar?

    O que vale para um não valerá para outro?

    Os casulos são deles, as populações idem. A ajuda internacional precisa estar pronta e insistir na ajuda, essa é a parte humanitária espontânea, nada mais do que isso.

    E quem invadiria mesmo a China?

  • 21 Pedro Doria // 12/May/2008 às 15:45

    Dino, os EUA também receberam ajuda internacional…

    Não é preocupação com ‘minha profissão’… é acesso a informação por parte da população, interna e externa. Talvez vc compreenda a relevância disso.

  • 22 Renato // 12/May/2008 às 15:53

    Bem, a reação chinesa até o momento parece apontar para um caminho mais aberto. Duvido que os erros das autoridades apareçam, ainda mais na época das olímpiadas, até no ocidente tentariam disfaçar.

    Mas não acho que eles vão se esconder debaixo da cama como em Myamar. Cenas das cidades estão sendo mostradas (ainda que eu não tenha visto um prédio caído) e descrições como 80% dos prédios destruídos estão saindo.

    Por outro lado, pode ser uma oportunidade para esvaziar os protestos sobre o Tibet e o governo mostrar que sua a camisa pelo seu povo.

    Veremos bem nos próximos dias, quando a novidade diminuir e a poeira baixar.

  • 23 Dino // 12/May/2008 às 16:01

    Talvez você compreenda a relevância de atender as vitimas, o espetáculo fica em segundo plano… Os russos atenderam as deles, os chineses estão atendendo, os EUA deixou os crioulos a mingua…

  • 24 Dino // 12/May/2008 às 16:02

    deixaram

  • 25 Pedro Doria // 12/May/2008 às 16:10

    Livre acesso a difusão de informação, Dino, não é espetáculo. Salva vidas.

  • 26 Brancaleone // 12/May/2008 às 16:18

    Bom, pelo menos a gente ficou sabendo que Bush “deixou os crioúlos morrerem à míngua”.
    Pelo menos a imprensa pôde ir lá e filmar os mortos, desabrigados e tudo o mais.
    O problema é saber se realmente os russos e chineses estão atendendo ou propagandeando que estão atendendo.
    Aliás, como vai o Tibet? vai bem?
    este “vai bem” varia conforme o ponto de vista. Tem gente que acha que “ir bem” é todos os monges mortos e o povo apavorado, outros algo totalmente diferente.

  • 27 Brancaleone // 12/May/2008 às 16:20

    E Dino, deixa de querer por panos quentes na Rússia e China. Não tem mais razão para isso. Eles abandonaram a “roubada” comunista. Hoje eles são a pior forma de capitalismo que eu já ví.

  • 28 aiaiai // 12/May/2008 às 16:21

    Dino e PD,

    Que briga besta, hein? Dino, os EUA podem ser uma chosta mas não dá para dúvidar da liberdade de imprensa - até demais, as vezes. E PD, ficar respondendo ao cara não vai levar a nada…
    queria mesmo era saber do zictor, mas ele deve é estar dormindo a essa hora.

  • 29 Brancaleone // 12/May/2008 às 16:23

    E o Zictor não mandou nada até agora porque tá pensando que o terremoto na verdade foi síndrome de abstinência…

  • 30 Brancaleone // 12/May/2008 às 16:31

    Se eu tivesse uma alma, apostaria ela que a China, às vésperas da Olímpiada vai é “mocar” tudinho…
    Vão dizer que morreu uns um chinêses, ruiram umas duas casinholas e morreram alguns cães pequinêses, mas que em nome do mais puro ideal olímpico, as coisas vão acontecer como previsto…

    Aliás Proftel, já andou fazendo ligações por aí? :
    Vulcão no Chile, na Colômbia (acho que é) o Etna, terremoto no Brasil, na China e…

    Será que o planeta terra tá querendo se livrar dos parasitas que infestam sua superfície?

  • 31 Brancaleone // 12/May/2008 às 16:33

    Vem aí o Big One?
    Sei não. Eua “vazaria” de Los Angeles por uns tempos…

  • 32 Brancaleone // 12/May/2008 às 16:40

    Olha gente, eu tô preocupado aqui com o meu sertão, vejam só:

    http://www.ige.unicamp.br/geomed/produtos/folders/vale-6.pdf

    Vai que o bicho acorda?

    Imaginem a felicidade do Dino!!!

  • 33 Brancaleone // 12/May/2008 às 16:44

    Tá, tentei mandar o link e o DIP censurou, mas eu estou preocupado. Olha só em cima do que eu tô morando.

    Procurem no google “Vulcão em Tunas - Unicamp”

    e vão ver se não tenho motivos

    Em caso de erupção, já iaginaram a felicidade do Dino em finalmente limpar o c… do mundo?

  • 34 Renato // 12/May/2008 às 16:55

    Dino,
    supondo que os americanos fizeram isso mesmo com os negros, só comprova que realmente governos, como o brasileiro, russo e chines entre outros, fazem bobagem.

    Como se espera de qualquer governo.

  • 35 aiaiai // 12/May/2008 às 17:44

    Gostei Renato, anarquista é mais legal que comunista ou direitoba. Se há governo, sou contra!

  • 36 Dino // 12/May/2008 às 17:46

    Hummm! O importante é filmar a desgraça… Salva vidas… Bastante ingênuo não é mesmo? Eu aqui pensando mal, achava que era um bando de chacais filhos da puta, querendo uma carcaça para vender jornal e aumentar o ibope ou o que seja.

  • 37 Dino // 12/May/2008 às 17:49

    Josué, #32 um furúnculo no c* do mundo? É pior do que eu imaginava…

  • 38 Brancaleone // 12/May/2008 às 17:54

    Dino:
    Existe uma asneira filosófica ( coisa daquela gregaiada viada do passado) que diz mais ou menos assim:
    Se uma árvore cai na floresta e ninguemvê, para todos os efeitos esta árvore caiu?

    É mais ou menos à moda Myanmar: Se ninguem vai lá, mostra as desgraças e os corpos apodrecendo , a desgraça deixou de acontecer?

    REalmente a imprensa vende mais e tem mais audiência com as desgraças, mas sempre sobra uma beiradinha para quem quer ajudar.

    Indo mais perto:
    Se um membro do PT em algum alto cargo do governo rouba um montão e ninguem descobre ( mera hipótese, no PT não tem este tipo de gente) o crime não foi cometido?

    Deixa a imprensa faturar e exagerar.
    Melhor assim.

  • 39 Carlos Magno // 12/May/2008 às 17:57

    Dino:

    Se por aqui tem gente fazendo piadinhas com o sofrimento alheio dessa catástrofe, achando-se muito engraçado e espirituoso, o que dizer mesmo das agências noticiosas e vendedores de sensacionalismos?

    Realmente dói esse tipo de insensibilidade e comércio.

  • 40 Brancaleone // 12/May/2008 às 18:12

    Do mesmo modo que me é cômodo ficar aqui fazendo piadas e imbecilidades sobre as desgraças no resto do mundo, é cômodo chorar uma ou duas lagriminhas e escrever uma linhas raivosas contra a mídia carniceira e ir jantar bem e dormir em cama quentinha, achando que uns textos revoltados é a melhor coisa a ser feita para amenizar o sofrimento de gente a milhares de Km. daqui.

    OK PD. Põe aí o número das contas bancárias onde se pode depositar donativos aos desabrigados do mundo. Vamos ver quanto seu blog arrecada - pelo menos alguns aqui parece que vão vender a própria casa para poder fazer depositos e gordos e depois atirar isso na cara do insencícveis…

  • 41 Zé Bush // 12/May/2008 às 18:20

    well….mas tem gente que ainda acha que noticiar catástrofes tem um componente “ideológico”?
    No furacão Katrina, foi a imprensa que detonou e botou a boca no mundo a respeito das condições de resgate e salvamento. O que vimos depois foi o Bush mandar a mãe, a mulher e ele mesmo acabou indo lá pra fazer média. Mas a imprensa fez a parte dela, denunciando e mostrando as omissões governamentais. Foi a imprensa que mobilizou o mundo e mostrou a ferida aberta.Viva a imprensa livre!

    Na China, tudo é jogado prá “baixo do tapete” e “relativizado”.Como o governo controla os meios de comunicação, fica fácil “filtrar” e direcionar as informações. E no fim pouca gente fica sabendo do que aconteceu. Fica naquela do boca-a-boca e do “ouvi dizer”….

    Lembram de Chernobil? A radiação comendo solta na Europa e o governo russo naquela de “está tudo sob controle”. Quando viram que a coisa era incontrolável e que podia matar milhões (milhares morreram) abriram as pernas e tiveram que confessar. Gente morrendo pela radiação e a imprensa estatal não dava um pio. Legal,né?

  • 42 Renato // 12/May/2008 às 18:50

    Aiaiaia,
    obrigado, estava comentando o fato que todo o povo deve ter o direito de reclamar de seu próprio governo. E como os Dino comentou, todos fazem bobagem independente da ideologia

    No mais, creio que o Zé Bush descreveu muito bem o papel da imprensa em histórias desse tipo.

    Mesmo que sejam abutres, são abutres que prestam um serviço (ou para algo).

  • 43 Pedro Doria // 12/May/2008 às 19:51

    Dino, desculpe. Não precisamos continuar a conversa. Tem certas coisas que não me dou ao trabalho de discutir, não me queira mal.

    Você acha que o trabalho de agregar e difundir informação é secundário em alguns casos. No mundo, hoje, há mais gente que concorda com você do que comigo.

    Liberdade de informar e de se manifestar, no entanto, pra mim é um dos direitos básicos do homem.

    Informação salva vida, sim. Ainda mais durante tragédias. E o livre trabalho da imprensa aponta quem foi responsável pelo aumento de mortes ou pelo salvamento de vidas, depois.

  • 44 Fabio Passos // 12/May/2008 às 20:04

    Que tragédia impressionante.

    Será interessante realmente comparar a velocidade da reação do establishment e os recursos disponibilizados para auxílio as vítimas entre duas tragédias:

    Katrina nos EUA e este terremoto na China.

    Duvido que a imprensa faça esta análise, caso fique evidente demais que os EUA…

  • 45 HRP Mané Reloaded! // 12/May/2008 às 20:04

    Nos ultimos 100 anos voces já repararam no numero de terremotos e mortes na China?
    Enchentes…..novas doenças fruto de virus novos ou de cepa anormal?
    Ali está o maior umbral da terra…..nem diria da Africa aflita!…..e……….

  • 46 Guilherme // 12/May/2008 às 20:11

    James bond,

    Esse seu comentário nº 9 não me parece nada esclarecedor.
    O número da escala Richter, se não me engano, é o logarítimo do comprimento da onda sísmica a uma distância de 100km do epicentro. Se houver uma cidade próxima ao ponto onde se faz essa medida, ele é devastador. Se não houver nada por perto, tudo bem. Se houver, mas o terremoto for muito profundo, numa distância a cem quilômetros do eixo que passa pelo epicentro, a medida será pequena. Não tenho muita certeza disso, mas pelo que me lembre é assim. Corrija-me se estiver errado, ok?

    A escala Mercalli, não é matemática, é visual. O sujeito olha, avalia os estragos e dá uma nota conforme a extensão da destruição. Tínhamos que saber qual o valor desse terremoto nessa escala.

    Ah…e essa não é pra você, mas o Etna fica na Itália.

  • 47 Guilherme // 12/May/2008 às 20:15

    Assisti a um documentário sobre o Katrina. Aquilo foi uma rusga política vergonhosa entre Bush e a Governadora, além da omissão e incompetência dos principais responsáveis pelas ações governamentais.

  • 48 Guilherme // 12/May/2008 às 20:24

    E se a imprensa não tivesse “aberto a caixa de ferramentas”, a situação permaneceria ruim por muito mais tempo. Muitos mais iriam sofrer. Foi a imprensa quem pôs os políticos e administradores públicos no canto do ringue, e os fizeram levantar as bundas das cadeiras.

  • 49 Prøftël // 12/May/2008 às 20:31

    Gente, ainda estou no trampo da tarde/noite.
    Já a algum tempo venho falando de terremotos por aqui, coloquei sites de monitoramento e coisa e tal.
    Um terremoto de 7.5 ou 7.8 Richter a 10Km de profundidade é uma coisa brutal sim.
    Vejam o que deu origem ao tsunami, se não me engano foi a 35Km de profundidade, deu merda e grande.
    Imaginem esse a dez em área habitada, mortandade certa.
    Olha, observei as fotos disponibilizadas em vários sites, ampliei ao máximo.
    Constatei que várias colunas e vigas de concreto apresentavam a mesma característica, o espaço entre a ferragem e a parte externa da coluna/viga é muito pouco, não dá a resistência necessária para sustentar o peso.
    Posso estar errado mas, a impressão que dá é a de que a caixa externa da concretagem quando da confecção foi colocada rente à ferragem e o concreto jogado no meio, não foi bem assim que aprendi a fazer.
    Muitas paredes de tijolos aparentemente sem cimento, quase um adobe.
    Bom, lá de casa eu volto.

  • 50 marco // 12/May/2008 às 21:01

    Para saber a verdade basta multiplicar por 3 ou 4 o número de vítimas divulgado oficialmente pelo governo chinês.

    Ainda assim é uma novidade.

    Na ex URSS, durante décadas, não aconteceu nenhum desastre sério.

    Na Coréia do Norte - de hoje - é impossível encontrar um deficiente físico nas ruas da capital.
    Todos são enviados pera a zona rural.
    A força, é claro.

    Por aqui, no Bananão, temos o triste exemplo da epidemia de meningite, durante o governo militar, que os jornais foram proibidos de noticiar.

    Mais recentemente, a inacreditavel ordem de Garotinho de que alguém torurado e queimado no porta malas de um carro, com 43 balas no corpo, era classificado apenas como ” encontro de cadáver ”
    O objetivo era diminuir o número de crimes.

    No papel, pelo menos.

    abs,
    ma

  • 51 Prøftël // 12/May/2008 às 21:25

    No G-1 há um relato, o kra trabalha em Shanghai, será que é o Zictor?

    :-)

  • 52 Guilherme // 12/May/2008 às 22:27

    No Terra tem um mapa mostrando a localização do epicentro. É praticamente debaixo de Chengdu, cidade com quase dez milhões de habitantes.

  • 53 Prøftël // 12/May/2008 às 22:40

    Olha, contei 27 tremores depois dos dois primeiros (7.8 e 6).
    Se lá estivesse me mandaria rapidim daquela região.
    Seguinte, geralmente a tendência é diminuir a intensidade e espaçar os sismos subsequentes à um muito forte variando a profundidade.
    Não é o que está acontecendo, desses 27 só um está à 18Km, os outros todos a 10Km de profundidade.
    Olhando a longitude dá pra sacar que as placas não acomodaram e continuam liberando muita pressão/energia.
    Pode diminuir e estabilizar ou pode também ferrar tudo, só Deus sabe.
    Dependendo o movimento que essas placas estão apresentando (e se não me engano são convergentes) há possibilidade d’um sismo ainda maior aí, não sobra pedra sobre pedra.

    :-/

  • 54 confetti et le chien aveugle* // 13/May/2008 às 2:49

    mais de 10 000 victimas….

    http://www.nytimes.com/2008/05/13/world/asia/13china.html?_r=1&oref=slogin

  • 55 confetti et le chien aveugle* // 13/May/2008 às 3:09

    o terremoto chines roubou a cena….o olhar da opiniao publica mundial desfocou de myanmar…os generais estao mais à vontade pra deixar os corpos boiando nos rios, os desabrigados lutando contra a falta de tudo : a ajuda ainda nao pode entrar no pais….
    e a “nova constituiçao” foi aprovada pelo referendum, o “povo” votou em massa…((
    r.i.p.

  • 56 confetti et le chien aveugle* // 13/May/2008 às 3:37

    hu jintao “posando” le leader ocidental, aberto e responsavel….a imprensa chinesa botou o terremoto na primeira pagina, impossivel ha nem tanto tempo assim…a china “aproveitando ” a ocasiao pra normalizar….ha muito a perder, os caras nao sao idiotas….globalization, here we go ! ))

  • 57 Zictor // 13/May/2008 às 5:37

    Eu tô vivo e bem, o tremor foi fraquinho em Beijing. Mas tenho uns comentários a fazer a respeito do que li aqui. O dia tá muito cheio aqui no escritório, então não posso escrever neste exato minuto. Quem estiver interessado no que tenho a dizer, pode voltar mais tarde.

  • 58 confetti et le chien aveugle* // 13/May/2008 às 5:41

    ah zictor, bom te ver com saude e inteiro !! ))

  • 59 confetti et le chien aveugle* // 13/May/2008 às 5:49

    wen jiabao nos descombros ajudando as vitimas sob o olho da cctv….impensavel hein….globalizaram mesmo !!!

  • 60 Zictor // 13/May/2008 às 5:54

    Prof,

    Moro em Beijing

  • 61 Prøftël // 13/May/2008 às 6:55

    Ô Zictor, o pessoal tava preocupado cocê aí.
    Esse post me interessa particularmente, sou Geógrafo.

    :-)

  • 62 Zictor // 13/May/2008 às 7:20

    confetti,

    fizeram a mesma coisa na nevasca durante o Ano Novo chinês. Eu tava na casa de uma família chinesa para a passagem do ano e a gente viu Hu Jintao na televisão carregando saco de neve!!

    Tá pensando que é mole?

  • 63 Ana da China // 13/May/2008 às 8:09

    Bem, sou amiga de Zictor, e posso colaborar com algumas impressoes de ontem, o dia do terremoto. Somos amigos ha mais de dez anos e hoje compartilhamos experiencias. Ele, morando em Beijing, eu, em Shanghai. Ontem, conversamos sobre os tremores nas duas cidades. A mesma conclusao que nas capitais politica e financeira da ex-terra de Mao, assim me dou a liberdade de chamar, nao foi o panico que as TVs internacionais pintaram. Em Sichuan, isso sim, o bicho pegou.

    O que aconteceu ontem, mesmo com os predios que o governo diz ter evacuado, foi uma trapalhada. Ok, Shanghai e considerado um lugar seguro para terremotos. Mas, morando na Asia, tao perto de locais como Mianmar e com historicos previos de catastrofes, era de se imaginar que as pessoas saberiam agir. O que aconteceu foi um monte de gente correndo como barata tonta, guardas sem saberem lidar com situacao, nenhuma sirene tocando para avisar aos moradores para deixarem suas casas.

    E aquela coisa, atraves de uma midia controlada, o Estado traca a sua lista de prioridades de politicas publicas, em que tipo de informacao os meios de comunicacao devem focar. Do mesmo jeito que poucos chineses sabem que se deve escovar os dentes apos as refeicoes, tambem nao sabem agir diante de um terremoto. Vamos ver como andam os resgates…
    Perdao pela falta de acentos devido ao teclado chines.

  • 64 Prøftël // 13/May/2008 às 8:39

    Ana da China , legal, bom você aparecer.
    Seguinte, a maioria sabe que vocês estão longe da área atingida mas, sabe como é né.
    Sempre preocupa.
    Agora, o que mais interessa são notícias lá da região onde ocorreu o sismo.
    Vi no Google Earth, se 80% dos edifícios desabaram ou estão comprometidos numa cidade onde há dez milhões de habitantes (não conferi) a mortandade é grande.
    Não parece que a imprensa tá cobrindo isso direito nem aí nem aqui.
    De boa, volte sempre.

    :-)

  • 65 aiaiai // 13/May/2008 às 8:43

    Bom dia Ana e Zictor,

    Entrei aqui só para ver se menino Zictor estava bem. Que bom que está tudo ok. É engraçado como a gente acaba tendo um certo carinho pelas pessoas que nem conhece…
    Estamos torcendo para que a tragédia não seja tão grande como foi anunciada. Vcs sabem se há algum acidente com as indústrias da região?

  • 66 Prøftël // 13/May/2008 às 8:44

    Ah, já estão falando em 12 mil mortos.

    :-(

  • 67 Prøftël // 13/May/2008 às 10:33

    Nhé, eu já te falei, baixa o Ultratrech aí, abre tudo, passa qualquer proxy:

    http://www.ultrareach.com/company/download.htm

    :-)

  • 68 Prøftël // 13/May/2008 às 10:35

    Ih, errei a aba, era pra taskar no Open.
    Desculpe aí PD.

    :-)

  • 69 Prøftël // 13/May/2008 às 12:19

    Pessoal, não sei se esse atalhho vai abrir, cai direto no registro detalhado da localização dos sismos, é interessante:

    http://earthquake.usgs.gov/eqcenter/recenteqsww/Maps/10/105_30.php

  • 70 Prøftël // 13/May/2008 às 12:20

    Pessoal, não sei se esse atalhho vai abrir, cai direto no registro detalhado da localização dos sismos, é interessante:

    …http://earthquake.usgs.gov/eqcenter/recenteqsww/Maps/10/105_30.php

    Copiem e colem o atalho, a porra do bloqueio tá segurando esse comentário.

  • 71 Zictor // 13/May/2008 às 13:57

    Olá pessoal!

    Tarde da noite por aqui, mas vou escrever minha análise mesmo assim para vocês. Aninha é uma grande amiga que muitas vezes tem uma experiência prática mais interessante que a minha.
    Infelizmente, hoje ela teve que ir para a Coréia por causa de problemas com o visto.

    O governo chinês mudou muitas diretrizes de vistos e apertou muito por causa dos jogos olímpicos (se rolar interesse, eu escrevo mais a respeito).

    Sobre o fato de o povo não estar preparado para lidar com o terremoto, isso não me surpreendeu. Os chineses só aprendem batendo cabeça, faz parte da cultura deles. É difícil falar de prevenção aqui sem que eles ou alguém que eles conheçam tenham sofrido de um problema semelhante.

    Assim, mesmo que a mídia fosse livre, a chance de que ela tentaria cavucar “responsáveis” pela desgraça seria pouca. Os chineses não se preparam muito mesmo. Vão começar a se preparar agora, mas só perto da área afetada.

    Da mesma forma, a mídia chinesa não tem motivos para tentar esconder o número de mortos. A mídia chinesa possui uma liberdade de manobra até legal. A partir de informações conseguidas de fontes confiáveis (não posso dar muitos detalhes), a mídia chinesa só aperta mesmo em tópicos politicamente sensíveis, como os 3 T’s (Taiwan, Tibet e Tian’anmen). Tirando esses campos minados, o que rola mais é auto-censura mesmo.

    Os políticos chineses também não são burros, da mesma forma como aconteceu na Nevasca, Wen Jiabao e Hu Jintao já estão no local, pra tirar foto e dar ordens. Os políticos locais também se mexem, é a chance deles de mostrar serviço e conseguir promoções.

    A mídia está focada nos esforços de resgate. Se alguma autoridade local fizer merda ou embaçar, tá lascada. Há uma chance da mídia cair em cima. A responsabilidade vai toda em cima da pessoa e o partido sai quase ileso. Aqui, os chineses dissociam as autoridades locais do partido.

    O importante é fazer a liderança do topo sair bem na fita. Os locais correm riscos.

    Os números oferecidos pela imprensa chinesa são confiáveis. Eu não vejo motivo ( do ponto de vista chinês) para eles esconderem o jogo.

    O epicentro foi numa região pobre e com pouca infra-estrutura, é normal que a destruição tenha sido tão grande. Então, o importante é ajudar e consertar a merda feita.

    Os chineses também não se importam com a existência da pobreza, porque a maioria deles, até dos ricos lembra-se de tempos em que passavam fome. Eles são agradecidos ao partido pela prosperidade do país e pela prosperidade que alcançou a vida pessoal deles.

    Mesmo os que continuam pobres ainda têm esperança de melhorarem de vida, e isso já basta para apoiarem o partido.

    Para concluir, discordo do PD, este NÃO é um teste para a abertura da China. Durante o Grande Salto para frente eles já haviam culpado desastres naturais por problemas econômicos. Pelos padrões dos chineses, as notícias mais importantes para o mundo podem ser liberadas. Somente o enfoque e a direção em que apontam as coberturas precisam ser “guiados”. E essa manipulação sutil dificilmente será percebida ou destacada na mídia mundial.

  • 72 Zictor // 13/May/2008 às 13:59

    Ah,

    Percebi uma certa falta de informação de muitos comentaristas aqui que só faltaram demonizar a China.

    Calma, pessoal, a China nem é super potência, e nem eu acho que será.

  • 73 Ana da China // 13/May/2008 às 14:00

    Ó, gente, na minha ex-cidade Wuhan, caiu até prédio…
    Mas, o que me chamou a atenção foi como as Tvs brasileiras (acompanho de lá e de cá) fizeram um escândalo do que se passou em Beijing. Ok, eu sei que tinham de correr para colocar a matéria no ar e não dava tempo de chegar em Sichuan, mas já fui repórter de TV e sei que há como contar uma história de uma forma mais fidedigna.

    A mortandade está grande, mas, apesar de não ter provas, algo me diz que haverá alardes e alardes para sufocar a questão do Tibete na mídia… Aguardemos…

  • 74 Zictor // 13/May/2008 às 14:20

    Blog em inglês de um cara que mora em Chengdu, capital de Sichuan.

    http://www.barking-at-the-sun.net/blog/?p=85

  • 75 Marcelo Rodrigues // 13/May/2008 às 14:27

    Ola Pedro

    Moro aqui em SF ja a alguns anos, ja peguei alguns tremores aqui, mas nada tao forte quanto esse da China.
    Sf parece um eterno canteiro de obras, principalmente perto das highways. A prefeitura esta sempre mudando e dando o tratamento anti terremoto. Nao acredito que, mesmo que seja um bem grande, que um terremoto aqui na CA possa levar a catastrofe que ocorre na china agora.
    Quando vc se mudar aqui pra CA entre em contato contato, sera um prazer revelo.
    Abraco.
    Marcelo Rodrigues

  • 76 Nhé! // 13/May/2008 às 14:28

    Prof #49
    O espaço entre a ferragem e as faces externas de vigas/pilares/lajes cahama-se cobrimento e está mais relacionado a dar proteção a agressividade do meio que o concreto armado deve suportar do que ter alguma função estrutural.
    Em alguns casos pode-se aceitar um cobrimento de 5mm!!

  • 77 Guilherme // 13/May/2008 às 14:44

    Nhé,

    Esse recobrimento tem função estrutural sim: aderência. O ferro não pode “escorregar” dentro do concreto. Recobrimento de 5mm é prá ferro muito fino.

  • 78 Nhé! // 13/May/2008 às 15:00

    Guilherme, nunca ouvi essa da ferragem “escorregar” dentro do concreto.
    Estou tentando imaginar… hehehe… tá engraçado!!

  • 79 Nhé! // 13/May/2008 às 15:01

    Pelo o que eu me lembro, há regrinhas para o espaçamento entre as ferragens que são sim em função da bitola da ferragem, mas o cobrimento é em função da classe de agressividade do meio.

  • 80 O terremoto vivido pelos leitores do Weblog na China // 13/May/2008 às 15:11

    […] dos comentários abaixo, diz a Ana, que assina o blog Ana no Império do Meio e que vive em […]

  • 81 Guilherme // 13/May/2008 às 17:55

    Nhé,

    Para com nhé, nhé nhé. Vc. entendeu o que eu quis dizer.

  • 82 Nhé! // 13/May/2008 às 20:41

    Guilherme,
    Estava revisando minhas apostilas para poder confrontar com mais precisão sua “escorregada” na ferragem.
    Mas como vc já está tão certo da sua posição a ponto de não se dar ao trabalho de me explicar e ainda me chamar de melindrosa, acho que deixo para outra oportunidade de um bom bate papo com vc.
    Passar bem.

  • 83 Guilherme // 13/May/2008 às 21:33

    Nhé,

    Na verdade, tudo tem função estrutural no concreto armado.
    Antigamente, os ferros eram lisos, hoje tem “mossas”. A implantação dessas “mossas” têm função de têmpera, mas também auxiliam muito na aderência. Para que serve a aderência?
    Reconheço que “escorregar” é uma expressão bem pouco realista, mas não se persegue a aderência por acaso.
    Mas não vamos ficar discutindo isso aqui, porque acho que ninguém quer saber disso. Só vamos aborrecer nossos confrades comentaristas, hehe.

    E como diria Jesus, beijo na careca.

  • 84 palimento // 16/May/2008 às 23:01

    Não me levem a mal. O que vocês não percebem é que o terremoto foi devido ao despertar de um “dragão” que vive nas profundezas do solo chinês. E quando esse “dragão” desperta, primeiro, ele gera “abalos e destruição”, mas depois vem um “segundo ciclo” onde ele gera “reformas e contruções” que leva a um longo período de paz, prosperidade, poder e boa fortuna. A China na realidade é uma nação abençoada pela passagem desse dragão que vive nas profundezas da terra. É o dragão dos “tesouros ocultos”. Por isso os diregentes Chineses são extremamente cuidadosos nese “ciclo de passagem”. Eles podem “prever o futuro”. A China está predestinada, brevemente, a receber uma grande herança da sua ancestral.
    Na mente chinesa “vida ou morte” não exitem. A única coisa que exite na mente chinesa é um universo em constante ”MUTAÇÃO”. Como disse no inicio: “não me levem a mal”. Enquanto o governo brasileiro afunda o povo brasileiro com “cargas tributárias e desordem” que é pior do que terromotos. Lá na China eles se preparam para o “um novo ciclo” que está prestes a surgir…um ciclo de paz, poder, ordem, harmonia e suprema boa fortuna.

  • 85 Marcelo // 23/May/2008 às 15:59

    isso não é o que eu procuro merda

  • 86 ALINE // 27/May/2008 às 23:52

    o terremoto foi terrivel uma tremenda catástrofe que pena que morreu tanta gente

  • 87 Felipe // 6/June/2008 às 15:40

    O que vai ser dos chineses depois dessa tragedia.

  • 88 adrielly // 8/June/2008 às 8:24

    é uma coisa muityo ruim que aconteceu na china ? uma trágedia

  • 89 mateus souza // 17/June/2008 às 18:00

    como teve esse terremoto na china

Leave a Comment