A batalha campal que assolou Beirute, ontem, cedeu. O Hizbolá, grupo paramilitar xiita anti-Israel financiado por Irã e Síria que faz as vezes de partido político, tomou a sede da televisão sunita, o escritório particular do líder da maioria no Parlamento Saad Hariri e já controla vários bairros da periferia. Espalharam retratos do presidente sírio Bashar al-Asaad por toda parte.
O Palácio do governo está vazio – mas, aparentemente, ainda há governo.
O país está a um centímetro dum estado de guerra civil entre sunitas e drusos de um lado, xiitas do outro.
O país não tem presidente desde novembro e o premiê Fouad Siniora patina. Hariri implorou ao líder do Hizbolá, Hassan Nasrallah, que levante o cerco a Beirute.
‘Se nosso objetivo fosse um golpe de Estado’, disse Nasrallah na televisão, ‘o governo todo teria acordado na cadeia sem ter visto de onde partiu o ataque.’ Se seu objetivo não é um golpe de Estado sob inspiração sírio-iraniana, é difícil descobrir qual é. Nasrallah afirma que o governo está a soldo da CIA e do FBI, de ‘poderes estrangeiros’. Não deixa de ser irônico.
Tomar Beirute é mais fácil do que manter o controle sobre Beirute. Parece difícil antecipar um resultado no qual a comunidade muçulmana xiita não termine isolada e distanciada do resto da variada população libanesa, composta por muçulmanos sunitas e drusos além de cristãos maronitas. O Hizbolá é mais fraco que o exército do país e do que o resto junto. É difícil acreditar que consiga tomar o poder. Por outro lado, do jeito que se mostra o patente apoio sírio, a Síria pode se ver obrigada a se afastar. Ainda é cedo para dizer, mas um cenário futuro no qual o Hizbolá termine mais fraco após esta demonstração fútil de capacidade de fogo não é absurdo.
O Bruno Mota conta bem, em seu blog, como esta crise floresceu.






37 Comentários até agora ↓
1 athalyba // 9/May/2008 às 9:36
Primeirão !!!
Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee !!!
2 confetti et le chien aveugle* // 9/May/2008 às 9:38
:-D
3 confetti et le chien aveugle* // 9/May/2008 às 9:39
“O Palácio do governo está vazio – mas, aparentemente, ainda há governo.”
nao ha governo no libano, faz tempo….so facçoes….
4 athalyba // 9/May/2008 às 9:41
Somando libaneses + descendentes que aqui estão, a comunidade libanesa na Terra Brasilis é bem mais numerosa que o total de habitantes do Líbano. E essa proximidade é um tanto desconfortável: problema é aparentemente tão próximo …
Sinto uma profunda tristeza com essa história …
5 HRP Mané Reloaded! // 9/May/2008 às 9:54
É uma imensa tristeza que dá ao ver um país tão bonito e com tanta gente inteligente na mão dessa ralé do que há de pior no fanatismo religioso……
6 Mr X // 9/May/2008 às 10:02
Os libaneses que estão por aqui são na maioria cristãos… Que fugiram durante a guerra civil!
No mais, política em país árabe é assim, com tiro e bomba! Muito mais animação!
7 Mr X // 9/May/2008 às 10:08
O Bruno é de origem libanesa? É o nosso especialista em Líbano por aqui.
8 Fred utópico - Jesus era comunista // 9/May/2008 às 10:10
Bruno
Conta não Bruno, Xisinho é do Mossad.
9 anrafel // 9/May/2008 às 10:30
Se o Hizbollah instiga conflitos que “mantenham viva a ameaça israelense, justificando assim a continuidade da sua ‘resistência’”, Israel, em 2006, foi sócio nessa falseta.
De um agrupamento político-militar que se auto-denomina ‘Partido de Deus’ o que se pode esperar além de coisas como a lealdade ao clã/secto/etnia acima da lealdade ao estado? A um estado plural, laico e democrático aí também já é abusar da utopia.
10 Guilherme // 9/May/2008 às 10:33
Pelo que entendi, parte dos cristãos maronitas alinha-se com o xiita Hizbolah. Este é forte, mas não o suficiente para se manter no poder. O Exército pode com ele, mas…(aí eu só imagino) deve ter gente dos dois lados no Exército. E se lá a lealdade ao Clã é maior que a lealdade ao Estado, se o exército entrar na briga, vai entrar dividido. Caramba…que rolo.
11 Zé Bush // 9/May/2008 às 11:16
well….e é com essa gente que Obama quer “dialogar”….
12 Adriana // 9/May/2008 às 12:48
O governo libanês é impotente e vulnerável. As articulações políticas e a formação das facções que ocorrem no país são muito complexas, quase que ininteligíveis. Neste cenário caótico, o Partido de Deus foi se fortalecendo e buscando autoridade e muitos aliados dentro e fora do Líbano - onde instauraram um governo paralelo. Os jovens libaneses - e não me refiro apenas aos que vivem no sul do Líbano ou em bairros xiitas de Beirute -, muitos deles universitários cristãos (maronitas, ortodoxos e melquitas também), apoiam as ações de Nasrallah e projetam nele o ideal de unificação e soberania do território libanês.
13 confetti et le chien aveugle* // 9/May/2008 às 13:15
adriana, sua ultima frase é verdadeira ! muitos apoiam nasrallah, seja la o que isso signifique…
14 Dino 5,4 % // 9/May/2008 às 13:29
Calma gente, não é golpe nem guerra civil é só uma crise política… A moda libanesa… Mas é só uma crise política. Tudo voltará aos conformes se o governo tirar a mão da rede de comunicações e das áreas de influencia do Hezbollah.
15 Mr X // 9/May/2008 às 14:13
Nada como uma crise política com tiroteios, e milícias que tem rede de comunicação sem autorização governamental. Hehehe! É o modo árabe de fazer política! No mais, não é “Partido de Deus”, mas de “Alá”!
E, quer saber? Que se danem! :-P Quando sunitas e xiitas brigam, todos ganhamos.
16 Mr X // 9/May/2008 às 14:15
Vou comer um Beirute de frango.
17 Dino 5,4 % // 9/May/2008 às 14:22
Ué! Rede de comunicação privada… Nada mais capitalista que isso, vão-me dizer que são contra a iniciativa privada? E não é moda “árabe”, é libanesa. Não seja racista seu cagalhão!
Alem do mais, Allah é Deus jumento, ou será que você fica traduzindo do Hebraico também?
18 HRP Mané Reloaded! // 9/May/2008 às 14:23
Mr.X….há descendentes de libaneses ,parentes meus , que são filhos de meus tios que comerciavam em Santos na década de 30!
fala sério pateta….o Libano no Brasil é uma grande benção…..minha familia tem caiçara,libanes, nordestino e paulista da gema!
Isso é Brasil……
19 Brancaleone // 9/May/2008 às 14:51
O que fazem em Beirute é o que eles querem para a Palestina.
Chamam isso de “comunidade árabe ou muçulmana”
Uma pena que alguns poucos líderes espertos fazem quando usam a fé para manipularem um bando de otários.
Melhor para Israel. Enquanto alguns pervertidos estiverem interessados em destroçar o Libano (de novo), a pressão terrorista diminui.
No final, vamos fazer as contas para ver quantos inocentes morreram vítimas de seus “irmão de fé”.
Já imaginaram se tanta criatividade destrutiva fosse dirigida contra Israel e não contra sí mesmos?
Sorte de Israel que as desavenças internas são superiores ao ódio para com o inimigo comum.
20 Mr X // 9/May/2008 às 15:14
“Alá é Deus jumento”, tem razão! Ah ah ah!
O Líbano foi praticamente criado pelos franceses para ser um enclave cristão no Oriente Médio, mas os muçulmanos pra variar barbarizaram, os cristãos em sua maioria foram embora (muitos pro Brasil) e por isso o país é a confusão que é.
Só esquerdista burro pra torcer por milícia xiita!! “Capitalismo”, ah ah ah, acho que você nem sabe o que é isso, Dinoburro.
21 Pax // 9/May/2008 às 15:22
Tentando melhorar o humor do desengonçado Mr X, esse post me traz tristes pensamentos.
Essa moça aqui vai trabalhar por esses dias por lá.
CUIDADO, não abra no trabalho
http://www.dockera.com/pics/erotic/death.jpg
22 Bruno Mota // 9/May/2008 às 15:22
MrX, não sou descendente de Libaneses não, embora conheça e tenha conversado online com diversos libaneses legítimos. Na verdade não tenho nenhuma relação de sangue ou religião com a região… Me interesso pelo assunto por pura nerdice mesmo.
Fred, depois dos meus papos com um membro do Hizbollah, Mossad é o de menos ;-)
Falando um pouco mais sério, a blogosfera libanesa é uma fonte excelente de informações. E as seções de comentários são bastante civilizadas (curiosamente, os comentários na blogsfera iraquiana são um verdadeiro zoologico)
– Bruno Mota, *com um t só*
23 Chesterton // 9/May/2008 às 15:29
essas guerras que terminam num empate são uma porcaria, antigamente não era assim, era porrada.
24 Elias // 9/May/2008 às 15:53
Quando Israel atacou o Líbano em 2006, dava pra antecipar que só quem ganharia com isso seria o Hezbolah.
O Estado libanês, que já não tinha grandes meios pra lidar com o Hezbolah, ficou ainda mais fraco. E o Hezbolah só teve aumentada sua força e sua aceitação no meio da população libanesa. Quem não tinha lá muita simpatia pelo dito, passou a ter, durante os ataques israelenses.
Desde então, o Hezbolah partir pra cima do Estado libanês ficou sendo só uma questão de tempo.
Tempo esgotado!
25 Bruno Mota // 9/May/2008 às 16:09
Elias, concordo parcialmente. A curto prazo a guerra aumentou o apoio ao Hizbollah; mas também foi quando a divergencia entre os interesses do Hizbollah (manter as armas, lutar contra Israel) e do estado libanês (impor sua autoridade, não se involver em conflitos que não pode vencer) ficou mais clara. Na presente briga, o Hizbollah está ganhando a luta, mas certamente a maior parte do apoio que ele ainda tinha como resistência por parte dos libaneses não-xiitas foi pelo ralo.
Eu não sei o que o Nasrallah pretende; provavelmente nem ele sabe. Mas me parece que o perdedor claro nesta briga toda é o Michael Aoun. Vai ser difícil leva-lo a sério agora.
26 Dino 5,4 % // 9/May/2008 às 18:43
O que o Hizbollah pretende, é com certeza a conselho dos seus mantenedores que já estão carecas (ou barbudos) de saber que a riqueza deles está se esgotando e não poderão manter-los para sempre, criar uma infra-estrutura que possa custear mesmo que parcialmente seus empreendimentos. E o governo sabendo disso quis passar o cerol, mas não tem poder suficiente, então o melhor a fazer é abrir as pernas (tipo relaxa e goza).
27 Dino 5,4 % // 9/May/2008 às 18:48
RPGs (do tipo que se lança, não do que se joga).
Bruno, RPG é foguete lança granada em inglês, não existe RPG que se joga.
28 MaGioZal // 9/May/2008 às 19:17
“Ainda é cedo para dizer, mas um cenário futuro no qual o Hizbolá termine mais fraco após esta demonstração fútil de capacidade de fogo não é absurdo.”
Que Alá te ouça…;-)
29 Prøftël // 9/May/2008 às 20:59
Compadre Brancaleone, a gente é da mesma época.
O Líbano foi a guerra que acompanhamos dia a dia na tv logo depois do Vietnã.
A guerra dessa geração é o Iraque.
Não sei porque, a impressão de já ter visto esse filme é muito forte, percebe a mesma coisa?
Tem a mesma impressão?
30 Bruno Mota // 10/May/2008 às 0:35
Dino, existe sim. Chama-se ‘Role Playing Game’, oh vc que não é nerd.
Quanto ao RPG, ‘Rocket Propelled Granade’ é uma invenção na tradução. Diz a wikipedia:
“RPG is a transliteration of ???, the Russian abbreviation of Reaktivnyy/Ruchnoy Protivotankovyy Granatomyot (??????????/?????? ??????????????? ??????????), “hand held anti-tank grenade launcher”.”
31 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 10/May/2008 às 0:44
o problema cok o Hezbola acabará quando Israel bombardear as usinas atomicas do Iran.
32 Andre Fucs // 10/May/2008 às 7:31
e depois o povo diz que Israel é o “regime artificial” da região…
33 Dino 5,4 % // 10/May/2008 às 13:18
Como eu ia dizendo… Acabou! Abriram as pernas relaxaram e gozaram… Cadê a guerra civil?
34 Dino 5,4 % // 10/May/2008 às 13:27
Quando Israel podia bombardear as usinas sem ser retaliado, não bombardeou. Agora se bombardear toma uma chuva de mísseis de longo alcance e terá de iniciar uma guerra nuclear… Pouco provável.
De mais a mais, não sei qual ligação financeira e religiosa que poderá ter o hezbollah com as centrais nucleares iranianas.
35 faraó // 10/May/2008 às 15:38
O Líbano é um país de frouxos, bunda-moles. São capacho dos radicais, sem moral pra ditar as regras.
Não impõem respeito, vivem em cima do muro e dão pra quem pagar mais.
Nem os libaneses sabem o que é ser um libanes. São as prostitutas da Síria e do Irã.
E fazem questão disso.
Eles merecem.
36 Rodossauro // 10/May/2008 às 21:51
a pergunta que não quer calar!!!!!!!!!!
até quando o genocídio dos libaneses irá perpetuar?
Hizballah, que são as forças de ocupação do Irã e Síria causaram a morte de 37 civis inocentes, incluindo 2 civis inocentes que participavam de um enterro!!!!!!!
37 Rodossauro // 10/May/2008 às 21:52
até quando o massacre de libaneses inocentes pelas forças de ocupação do Irã e Síria continuará a passar incólume???
Até quando a Síria continuará a passar por cima das decisões do conselho de segurança da ONU?!?!??!?!?!!?
Leave a Comment