Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

A campanha de Obama começa

May 8th, 2008 · · 39 Comentários

Segundo a revista eletrônica Politico.com, Barack Obama vai se declarar vencedor das primárias democratas após os pleitos de Oregon e Kentucky, no próximo dia 20 de maio. Neste dia, ele deverá atingir a marca de 1.627 delegados eleitos, metade mais um dos 3.253 delegados elegíveis pelos estados tal qual são reconhecidos pelo Comitê Nacional do partido.

A conta, evidentemente, não leva em consideração as primárias de Michigan e Flórida, que foram anuladas antes de ocorrerem pelo Comitê Nacional democrata por terem quebrado as regras do partido. O nome de Obama sequer estava na cédula de Michigan.

A campanha de Hillary deve continuar até junho.

Nesse período, os dois grupos entrarão numa disputa pela percepção de superdelegados e do eleitorado.

Obama começa a concorrer não mais à candidatura e sim à presidência. Prestará atenção nas primárias mas apenas circunstancialmente. Enquanto isso, Hillary terá de lutar para fazer com que seu adversário pareça precipitado, talvez arrogante. Isto, enquanto tenta derrubar a imagem crescente de que, além de má perdedora, está dividindo o partido numa luta fratricida enquanto diminui as chances de vitória nacional.

Tags: EUA

39 Comentários até agora ↓




  • 1 Tia // 8/May/2008 às 16:02

    lugar da Confetti

  • 2 Quasimodo. // 8/May/2008 às 16:02

    A revista TIME anunciou OBAMA como vencedor da indicação democrata na edição de hoje. A senhora CLINTON talvez fazendo média com o eleitorado chicano para as próximas eleições declarou que como o time do AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEÉRICA do MÉXICO não desiste nunca.

  • 3 Luiz // 8/May/2008 às 16:16

    Um outro colunista do Politico.com, Roger Simon, colocou a questão da saída de cena de Hillary em termos claros.

    “Há muito em jogo para Hillary, muito além da Convenção Democrata. Em primeiro lugar, se ela não obtiver a nomeação desta vez, ela tem de sair de uma forma a não prejudicar o seu futuro político. Se Obama perder as eleições deste ano, não é provável que ele obtenha uma segunda chance em 2012. Clinton poderia tentar novamente a nomeação, mas mesmo que ela não tente a presidência em 2012, ela terá a reeleição para o Senado naquele ano. Ou ela poderia concorrer para governador de Nova Iorque em 2010. Ou então ela poderia querer tornar-se a líder da maioria no Senado.

    Ela tem opções, mas só se gerir a sua saída cuidadosamente.

    Se ela se tornar conhecida como o candidato que estava disposto a destruir seu partido a fim de ganhar a nomeação, ela corre o risco de perder não apenas a nomeação, mas também o seu futuro político.”

  • 4 Guilherme // 8/May/2008 às 16:32

    Obama é pop. Vai ser o novo presidente dos Estados Unidos. Para desespero da Klan.

  • 5 DanniyBoy // 8/May/2008 às 16:35

    e todos fazendo de conta que a eleição de A ou B do partido tal ou qual faz alguma diferença nesses tempos de capital financeiro com hegemonia global, e os financistas decidindo em ultima analise tudo que importa…
    hoje em dia, tal o grau de desimportancia da politica o EUA ou qualquer país pode eleger qualquer um…eleições, congresso, e essas coisas são somente elementos do circo midiatico
    para dar ao povo e sensação que tem algum aimportancia.

  • 6 Mr X // 8/May/2008 às 16:36

    Segundo o Guilherme, alguém precisaria ser da “Klan” para não gostar de um Obama presidente… Quer dizer, basta o sujeito ser negro pra automaticamente não poder mais ser criticado…

    Mas concordo: acho que tem boas chances de ser o próximo presidente sim, e vai ser péssimo, estilo Jimmy Carter. Como socialismo nunca ajudou economia em crise, e negociação nunca eliminou inimigos, será presidente de um mandato só.

  • 7 Mr X // 8/May/2008 às 16:37

    Aliás, o Obama é tão negro quanto é branco.

  • 8 confetti et le chien aveugle* // 8/May/2008 às 16:39

    hillary nao é nenhuma psicopata…acho que sabera renunciar se realmente nao tiver mais chance … mas esse momento nao chegou, a midia tenta manipular…acho um saco !

  • 9 confetti et le chien aveugle* // 8/May/2008 às 16:41

    chose, se hillary perder vamos tomar um porre de dom perignon ?

  • 10 Renato // 8/May/2008 às 16:43

    A derrota também mostra muito das pessoas.

  • 11 Mr X // 8/May/2008 às 16:47

    Vamos sim confetti. Aliás vc viu a foto da Hill que postei lá no X? Kkk. Adoro a Hill, muito fotogênica.

  • 12 confetti et le chien aveugle* // 8/May/2008 às 16:50

    vi, I hate u

  • 13 Mr X // 8/May/2008 às 17:02

    :-)))))))))
    Uma curiosidade, quem vota no Obama são os negros, os estudantes universitários, e os brancos ricos.

    Os trabalhadores brancos vão de Hillary e McCain.

  • 14 Fred - Jesus era comunista // 8/May/2008 às 17:15

    OBAMA OBAMA OBAMA

  • 15 Denão // 8/May/2008 às 17:17

    Será Hillary Clinton uma espécie de Alckimin Yankee? Yankimin?

  • 16 confetti et le chien aveugle* // 8/May/2008 às 18:45

    o blog cai a gente stressa ! que foi boss ? 40 minutos out….

  • 17 Ray // 8/May/2008 às 20:01

    DanniyBoy escreveu acima>>>

    e todos fazendo de conta que a eleição de A ou B do partido tal ou qual faz alguma diferença nesses tempos de capital financeiro com hegemonia global, e os financistas decidindo em ultima analise tudo que importa…
    hoje em dia, tal o grau de desimportancia da politica o EUA ou qualquer país pode eleger qualquer um…eleições, congresso, e essas coisas são somente elementos do circo midiatico
    para dar ao povo e sensação que tem algum aimportancia

    QUE BESTEIROL…

    realmente,boa parte da politica economica e feita pelo FED,que e independente…

    mas existem diferencas…mas nao importam aqui nesse comentario…

    sobre a irrelevancia,ou que qualquer um e a mesma coisa ..

    voce deveria perguntar para as centenas de milhares de iraquianos mortos..

    e para os milhares de soldados americanos que morreram na guerra..

    a PESSOA importa sim…

    se G.W bush nao tivesse sido eleito,dificilmente,essas pessoas teriam perdido a vida

  • 18 Alba // 8/May/2008 às 20:34

    Ray,

    Desculpe, mas acho que o que ele quis dizer é que gente como George W. só pôde começar as festividades no Iraque porque estava certamente ancorada nas tais corporações transnacionais. E o processo de decisão que detonou a invasão propriamente dita, em nível internacional, simplesmente ignorou as manifestações gigantescas contra, a começar pelo Reino Unido e seguida em importância, se bem me lembro, pela Espanha - ambos aliados na tal coalizão. Ou seja, alguma coisa aí já não é mais como antes, né mesmo? :)

  • 19 HRP Mané Reloaded! // 8/May/2008 às 21:37

    Ahahahahahahahhaahhahh.Ray e Joseph!..zeeeeeeeeeeeeeeeeroooooooooooooo!!!

  • 20 André Luiz // 8/May/2008 às 21:37

    Eu tenho sempre a sensação que o Obama motiva as mesmas emoções que o Lula motivava em sua 1a. eleição, e esperança da mudança, a esperança do desconhecido.

  • 21 Brancaleone // 8/May/2008 às 21:47

    Obama vai ser o Collor dêles.
    Mas é melhor que a Hillary com certeza.
    O ideal mesmo seria o tal macain.

  • 22 Fred - Jesus era comunista // 8/May/2008 às 22:06

    Ray

    Obama será eleito porque o povo dos USA ja esta consciente da influência catastrófica da indústria do petróleo (Cheney) e da indústria de armamento (Bush) na economia do país.

    Pode-se enganar o povo por algum tempo, mas não por todo tempo.

    A invasão do Iraque, baseado em fundamentos falsos envergonhou o povo Americano, mas agora ele vai resolver isto, votando no Obama .

    (Até o Collin Power já disse que foi a maior canalhice que fizeram com ele - enganaram-no do motivo - ele acreditando no relatório da CIA defendeu a invasão - aliás não nos esqueçamos que Bush pai foi diretor da CIA e que varios figurões da CIA fazem parte da empresa dos Bush)

    Este será o verdadeiro motivo da eleição de Obama, a não ser que surja um novo ato “terrorista” para Bush dizer:

    Viram. eu estava certo.

    E eu não duvido que aconteça.

  • 23 Fabiano // 9/May/2008 às 2:15

    Fred, mas do jeito que os americanos são, não me espantaria se um ato terrorista a essa altura não os afastasse de uma vez por todas de Bush, porque provaria que o país não está mais seguro do que antes coisa nenhuma. E isso poria por terra todo o esforço de Bush de capitalizar a “Guerra contra o Terror”. O que seria muito bem-feito para ele.

  • 24 anrafel // 9/May/2008 às 4:06

    Obama declarou que Hillary tem condições de ser tanto vice como presidente. Tem consistência essa possibilidade? A conveniência de preservar o seu futuro político envolve a presença como vice na chapa de Obama?

  • 25 confetti et le chien aveugle* // 9/May/2008 às 4:12

    vice nao rola, ela nao vai querer….
    salut anrafa ! debaixo d’agua por ai né ….

  • 26 confetti et le chien aveugle* // 9/May/2008 às 4:25

    pois é…..((

    http://www.economist.com/opinion/displayStory.cfm?Story_ID=11332147

  • 27 Fred utópico - Jesus era comunista // 9/May/2008 às 7:57

    Fabiano

    Mas, receio que o povo americano não é afeito a este tipo de procedimento.
    Eles sabem que tem a força e a cultura americana, apesar de estar melhorando é a da violência.

    Agir da forma como voce colocou, que eu gostaria até que fizessem,vai contra a cultura deles.
    É a culutra do bandido-mocinho.

    Qualquer problema chama o xerife de plantão e quanto pior, mais ruim for o xerife, melhor.

  • 28 Luiz // 9/May/2008 às 8:30

    Pra quem está pensando na possibilidade de uma chapa Obama-Hillary:

    http://talkingpointsmemo.com/archives/193860.php

    Eu sei, está em inglês, mas fazer o que?

  • 29 confetti et le chien aveugle* // 9/May/2008 às 8:37

    luiz nao rola !! aqui o….

    “Most people who accept the vice presidency do so either because they believe it will line them up to succeed to the presidency or because it brings them to a level of power and honor their careers held little prospect of bringing them otherwise.”

  • 30 Luiz // 9/May/2008 às 8:58

    Exatamente, confetti.

    Não vai rolar.
    Seria humilhante demais para ela.

  • 31 confetti et le chien aveugle* // 9/May/2008 às 9:01

    humilhante nao sei…mas nao lhe traria nada que ela ja nao tivesse ! mas obama vice dela seria interessante….

  • 32 Fred utópico - Jesus era comunista // 9/May/2008 às 9:10

    Confetti

    Não se assuste se Hillary aceitar, afinal, presidente Obama, será apenas mais um alvo para a Zapatta.

    O vice de Obama é quase presidente.

  • 33 Luiz // 9/May/2008 às 9:12

    confetti, não sei se você vai concordar, mas…

    http://www.idelberavelar.com/archives/2008/05/a_decadencia_de_um_cla_balanco_das_primarias_democratas.php

    Aviso: o cara mora lá fazem uns 20 anos…

  • 34 confetti et le chien aveugle* // 9/May/2008 às 9:14

    luiz, sou leitora “maioria silenciosa” do biscoito…ja tinha visto….

  • 35 confetti et le chien aveugle* // 9/May/2008 às 9:14

    luiz, leu o link do theconomist ? teressante idem

  • 36 Luiz // 9/May/2008 às 9:34

    Li, confetti.
    O “problema” do Obama com o eleitorado branco (repare nas aspas) não será tão sério assim. A maior parte do eleitorado de Hillary é anti-republicano acima de tudo, especialmente as mulheres e latinos.
    E se Obama escolher um bom vice, talvez o problema desapareça por completo. Por exemplo:

    http://www.realclearpolitics.com/articles/2008/05/obama_should_pick_webb_for_run.html

  • 37 anrafel // 9/May/2008 às 10:47

    Bom, levado por declarações de Obama, inquiri se haveria consistência e conveniência numa chapa Obama/Hillary. Parece que não.

    Então, que Obama não cometa nenhuma batatada na escolha do vice. O diabo é que eu ainda tenho a impressão de que se Hillary vencesse a campanha democrata seria mais fácil superar os republicanos.

    Trata-se de euachismo (brigado, Bruno Mota), claro.

  • 38 Marcos Araújo // 9/May/2008 às 13:01

    A Billary botará abaixo o partido democrata e acabará com as chances deste de conquisar a presidência. Fazendo isto, ela se queimará totalmente; sua carreira pol­ítica se extinguirá. Mas, a mulé é tao ambiciosa que perdeu a razao.

  • 39 Esprit de porc // 10/May/2008 às 19:04

    De todas as análises a que me parece mais correta é afirmar que a Hillary “(…) está dividindo o partido numa luta fratricida enquanto diminui as chances de vitória nacional.” Assino embaixo.

Leave a Comment