Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

Dois minutos de silêncio pelo Shoah

May 1st, 2008 · · 214 Comentários

Israel parou hoje em memória às vítimas do Holocausto. (Fotos.)

As sirentes anti-aéreas soaram, como é de praxe no 1o de maio, quem estava de carro parou, quem estava nas ruas voltou os olhos para o chão. Por dois minutos. Ao fim deles, no Knesset, teve início o ritual da leitura dos nomes de cada uma das seis milhões de vítimas.

Tags: História · Israel e Palestina

214 Comentários até agora ↓




  • 1 RW in Miami // 1/May/2008 às 16:36

    Repito meu comentario ue postei la no Open:

    Ei, alguem viu esse video no Youtube (e divulgado pelo Haaretz) ?
    http://www.youtube.com/watch?v=7WG02QqRYf0

    E’ um documentario feito pelo Hamas que alega que os judeus planejaram o Holocausto para se livrar dos deficientes, etc.

    Estao aprendendo direitinho com o Ahmadinejad.

    Enquanto isso, ha 2 semanas atras uma sinagoga a 1 km da minha casa pegou (ou botaram ?) fogo, e ontem pintaram suasticas em outra sinagoga aqui da regiao.

    Nunca mais !

  • 2 Natan Pardinho // 1/May/2008 às 16:36

    Será que daria para incluir palestinos nesse momento?

  • 3 Natan Pardinho // 1/May/2008 às 16:37

    Nunca mais para ninguém!

  • 4 Samoça // 1/May/2008 às 16:39

    Comentário 2,

    Pensei a mesma coisa.

  • 5 RW in Miami // 1/May/2008 às 16:42

    No dia em que houver um Holocausto na Palestina - se houver - ai sim.. enquanto isso, so’ em termos de comparacao, morrem mais pessoas por assassinato no Rio do que em um ano na Palestina. Talvez seja o caso de se fazer uma cerimonia igual para o Rio ?

  • 6 Marcos Araújo // 1/May/2008 às 16:44

    Sim, uma apropriada e justa homenagem aos 6 milhoes que pereceram de maneira tao abjeta e cruel sob o jugo dos nazistas.

    E para as 58 crianças palestinas assassinadas por balas e foguetes israelenses só no mês de abril - nada? Nem um segundo de silêncio?

  • 7 Natan Pardinho // 1/May/2008 às 16:44

    lá na palestina eles morrem por causa de traficantes, né?

  • 8 Marcos Araújo // 1/May/2008 às 16:45

    O comentário #5 é totalmente e absolutamnte cínico e perverso.

  • 9 RW in Miami // 1/May/2008 às 16:46

    E uma homenagem as criancas e mulheres assassinadas por balas perdidas no Rio ?

  • 10 Pedro Doria // 1/May/2008 às 16:48

    Tenho certeza de que, se vocês perguntassem à maioria dos israelenses, não encontrariam qualquer dificuldade de arrancar um ou dois minutos de silêncio respeitoso pelas vítimas inocentes palestinas.

  • 11 Natan Pardinho // 1/May/2008 às 16:50

    Talvez as do Rio sejam inclusas na leitura do Knesset…faça essa sugestão à eles, RW…

  • 12 Natan Pardinho // 1/May/2008 às 16:51

    Tomara que não tenha nenhum Hassan ou Khudri entre as vítimas de bala perdida…daí não vai haver acatamento da tua sugestão…

  • 13 RW in Miami // 1/May/2008 às 16:52

    So para voces terem uma ideia:

    Palestinos mortos por israelenses em 2007: 373

    Palestinos mortos por palestinos em 2007: 344

    Fonte: Bet’selem, citado pelo jornal The Guardian (o qual nao e’ em geral simpatico a Israel) - http://www.guardian.co.uk/world/2008/jan/01/israelandthepalestinians.international

    Mortos por violencia no estado do Rio entre Janeiro e Abril de 2008: mais de 2 mil…

  • 14 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 17:05

    Pardinho e Caramujo…….voces ainda perdem o tempo com essa cambada de maniacos depressivos?
    Hoje é Primeiro de maio….no Brasil….nossa terra….hoje ganhamos o investment grade……nosso futuro está a nossa frente…..como os ventos quentes do deserto disseram, temos que nos preocupar em acabar com o trafico, com a educação ruim, com a desigualdade social de nossa gente mestiça e ainda por florir!
    Há povos marcados pela infelicidade quase que aterna….seguiram de aniquilando….se escondendo por tras de armas, ódios, rancores e temores……não aniquilamos ninguém , temos terra para todos, comida para todos….é só seguir a frente e construir a felicidade……não somos bons em contra medidas eletronicas, nem construir foguetes, nem em matar mais rápido, nem trucidar nossos inimigos( nós nem temos inimigos!)
    Viva o primeiro de maio, viva o grau de investimento…..que saibamos cuidar melhor de nossas crianças…..
    Porque ,no futuro, todas terão um futuro juntas….sem guerras, sem ódios, sem rancores e temores….quem pode ou poderá viver num país assim ,além de nós!?????

  • 15 Marcos Araújo // 1/May/2008 às 17:09

    Pedro Doria no # 10: E você , já fez tal pergunta “à maioria dos israelenses” ? Se tem tanta certeza, deve saber a resposta. Diga pra nós o que ouviu, OK?

  • 16 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 17:11

    Hummmmmmmmmmm……..

  • 17 Marcos Araújo // 1/May/2008 às 17:15

    Oi HRP: Tens razao, mermao. Agora, é só pedir aos petistas pra trabalhar de verdade para atingir todas essas metas que você enunciou. Já lá vao 6 anos e quase nada do que você sonhou foi feito. Escândalos tivemos de sobra, e teremos mais pela frente. Impostos goela abaixo entao nem falar, né? Trabalhar seriamente para o bem do país e seu povo, SEM ROUBAR, quero ver…

  • 18 Mr X // 1/May/2008 às 17:16

    Na boa, essa comparação do que sofrem os palestinos com o Holocausto trivializa o nazismo e ainda por cima pouco ajuda a tal “causa palestina”.

    Os alegres palestinos não só vivem muito melhor do que nas favelas cariocas (chequem os indicadores da própria ONU, se vive melhor em Gaza do que em muitos países árabes) mataram centenas de jovens e crianças judeus em atentados, e continuam mandando foguete.

    Levantar logo hoje o surrado tema dos palestinos é uma chatice e ignorância só. A mídia já fala deles 364 dias por ano.

    Mas, como sou bonzinho e piedoso, até sugeriria 2.7 segundos de silêncio pelos palestinos mortos.

  • 19 faraó // 1/May/2008 às 17:19

    HRP # 13,
    cambada de maniacos depressivos voce vê no Oriente Médio, na África, na Ásia, na América e também aqui no Brasil. Com certeza também no seu bairro, talvez no seu prédio e provavelmente até dentro da sua casa.

    Voce mesmo as vezes parece um maníaco depressivo quando trata os outros dessa forma e demonstra racismo em seus comentários aqui nesse blog.

    E se voce, tratando os outros assim não tem inimigos, deve-se muito mais ao fator sorte do que por suas atitudes. Mas trate de mudar, ainda é tempo, ou não conte com a sorte para sempre.

  • 20 Mr X // 1/May/2008 às 17:19

    Aliás, eu sugeriria aos negros sudaneses, aos tibetanos, aos coptas do Egito, aos cristãos do Iraque e aos bahai do Irã o mesmo Relações Públicas e Assessor de Marketing dos palestinos, o cara é muito bom!!!

    No outro dia morreram não sei quantas crianças num atentado Talibã, o mundo bocejou. Parce que muçulmano pode matar criança, afinal são selvagens mesmo. Yawn.

  • 21 Pax // 1/May/2008 às 17:20

    RW, em 1929 houve fome. Quatro anos depois veio o inominado. Em 2008 começa uma nova fome. Tá na hora da gente se preocupar. Alguns comentários ratificam minha preocupação.

  • 22 Prøftël // 1/May/2008 às 17:20

    O silêncio tudo bem, respeito, boa lembrança PD.
    Essa discussão tô fora, já rolou muito no pedaço, desgasta.

  • 23 Monsores // 1/May/2008 às 17:22

    HRP,

    Respeito a sua opinião, mas seu comentário #13 faz parecer que no Brasil não há fome e que não temos problema algum já que não há guerra.

    Pareceu-me até, que ninguém morre por violência, rancor, ódio e amargura profunda neste país.

    Bem, pelo menos não é o que meus olhos vêem.

    E antes que você diga, concordo que parece que estamos melhorando.

  • 24 Mr X // 1/May/2008 às 17:22

    Incluiria também os gays do Irã, mas parece que não existem.

  • 25 RW in Miami // 1/May/2008 às 17:24

    Proftel, se voce tivesse 95% de sua familia morta pelos nazistas, como aconteceu com a do meu pai, nao deixaria passar barato essa comparacao feita nos comentarios 2/3….

  • 26 Pedro Doria // 1/May/2008 às 17:26

    Marcos Araújo, a maioria dos israelenses quer paz, o fim das colônias em território palestino, a criação do Estado da Palestina de acordo com as fronteiras previstas no Acordo de Oslo. Esse é o tipo de pesquisa de opinião que se faz a toda hora.

  • 27 Monsores // 1/May/2008 às 17:27

    E PD, cara… toda vez que você faz um post desses, alguns selvagens ficam degladiando por razão ou pela falta dela.

    Inclua “vibrações ruins” na lista de coisas que deixam o blog lento, apesar de eu não acreditar nisso.

    HRP, desculpe. Não precisa responder, eu não vou ler mesmo… Nada contra você cara, é que esse assunto realmente cansou e eu vou procurar alguma coisa legal pra fazer.

    Abraço, meu caro.

  • 28 Pax // 1/May/2008 às 17:27

    Pedro Doria, como foi o holocausto pra família Doria? Eram da itália, o que rolou por lá?

  • 29 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 17:29

    Marcos;….eu citei algo de pt?
    Escrevi sobre o futuro do nosso país que caminha pelas próprias pernas….ou o Serra irá destruir o que está dando certo e que certamente não é só obra de um governante?
    Desculpe caro mau humorado…..não mais me dirigirei a voce, porque na tentativa de fazer um diálogo…..instiguei conversação com alguém tão rancoroso como aqueles que citara anteriormente….minhas escusas…
    Sobrou o Pardinho.

  • 30 Prøftël // 1/May/2008 às 17:34

    RW in Miami, creio que não faltei com o respeito que merece o post e, repito, respeito a dor dos judeus e me reservo o direito em não participar de discussões como as que estão começando.
    Já vi embates pesados no Weblog sobre a relação palestinosXisraelenses, assunto que uns teimam em misturar nesse post que está em outra localização de tempo/espaço.
    De boa, vou prô Open.

    :-)

  • 31 Gabriel // 1/May/2008 às 17:34

    Comparar vitimas palestinas com o que aconteceu no holocausto eh nao so uma completa ignorancia de ambas as duas coisas, como uma total falta de respeito a elas, alem de uma impensavel perversidade que so pode vir de quem nao tem a minima ideia do que fala.

    Israel tem 2 dias por ano deste tipo. O primeiro foi hoje, que segundo o calendario hebraico foi o dia do levante no gueto de Varsovia. Lembram-se dos 6 milhoes de mortos e dos varios sobreviventes. Nunca, em nenhuma parte do mundo eu tive contato com qualquer coisa parecida. Todos os canais de televisao apresentam documentarios e programas a respeito. Radios abertas tem uma programacao especial (e terrivelmente bela e depressiva). Todas as instituicoes academicas e publicas tem uma cerimonia. E as 10 da manha toca uma sirene no pais inteiro. Tudo para por 2 minutos, inclusive o transito. Pessoas saem dos carros e ficam de pe, numa cena totalmente inusitada.

    A segunda vez em que isso acontece eh um dia antes do dia da independencia, quando se lembram os mortos nas guerras (7 ate agora), atentados e acoes de defesa do pais.

    Na palestina, no “Dia da Catastrofe”, que relembra a independencia de Israel, ha uma serie de eventos, em sua maioria violentos. Nao se lembra os mortos la, como se lembra ca. Talvez seja porque eh muito dificil ter respeito pelo passado e pelos seus mortos, quando se tem tao pouco respeito pelo presente, e pelos seus vivos.

    Ha, evidentemente milhoes de motivos para se defender a causa palestina. E trilhoes de oportunidades. Essa, meus caros, nao eh uma delas.

  • 32 Pedro Doria // 1/May/2008 às 17:34

    Pax, eram brasileiros e já viviam no Brasil há alguns séculos. Meus lado judaico é Tourinho e Rubim. Ambas as famílias, uma cristã-nova, outra judia, já estavam no Brasil desde há muito tempo. Além do mais, são sefaraditas, que não sofreram com o Holocausto.

    O europeu que tenho mais próximo é uma das avós do meu pai. Italiana. Cresta. Mas esta se mudou para o Brasil no início do século 20. Nenhuma história de Holocausto por aqui.

    Para a família dos bisavós maternos de Laura, minha filha, a história foi diferente. O bisavô dela perdeu quase todos os irmãos, sua bisavó perdeu todo mundo. Teve notícias ainda em vida de que sua mãe e uma das irmãs chegaram vivas ao fim da Guerra. Mas não sobreviveram à marcha forçada para fora de Treblinka.

  • 33 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 17:37

    Faraó……voce é o mais previsivel deles…..
    Ahahahahahah….Caros outros mau humorados…..meu primeiro comentário faz menção ao futuro que podemos construir…..visões distorcidas, mau humor cronico e busca da perfeição causam falsas interpretações……mas em relação aos “que chegaram depois” lá na palestina…..nem preciso escrever muito…….são reféns diários de seus atos e ódios…..nesse novo tempo há 60 anos…..no passado da injustiça de muuitos povos para com eles….mas a grandeza de um povo se mede pela capacidade de cultivar a paz, mesmo depois dos tempos mais dificeis….Japão e Alemanha aprenderam a lição….outros seguirão penando no destilar de temores, rancores e ódios!
    É só ler o jornal diariamente……quero estar vivo em 20 anos e poder constatar que lá nada estará mudado….e aqui estaremos colhendo o fruto de nos darmos o valor devido.

  • 34 Marcos Araújo // 1/May/2008 às 17:46

    Pedro Doria no # 26: Se é assim, meu caro, porque nao fazem esta maldita paz? Ah, já sei, o povo palestino nao quer, né?

    HRP no # 29: Quiéiss, cara? Apenas pedí pra botar os petistas pra trabaiá, sô! Pois se querem ficar no pudê por 30 anos, algum dia terao que trabaiá para seus sonhos se realizem, nao?

    Nao sou tucano e nunca serei, mas diga-nos, douto comentarista: Por que cargas d’água o sinhô tem tanta certeza que o Serra (se eleito, imagino) “irá destruir tudo o que esta´dando certo”? Pode explicar? Sou todo ouvidos.

  • 35 RW in Miami // 1/May/2008 às 17:48

    Proftel, nada contra voce, meu caro - apenas contra os que insistem em diminuir o Holocausto. Voce e’ do bem ! Abracao !

  • 36 Pax // 1/May/2008 às 17:50

    Perguntas de um ignorante.

    1 - como foi com os judeus na Itália? O que Mussolini fez por lá? Mandou pra Alemanha?

    2 - porque só os ashquenazis sofreram o holocausto? Não sabia essa história que os sefaraditas não sofreram o mesmo. Porque?

  • 37 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 17:51

    Araújo……..desculpe….só mais essa vez ,vou tentar te entender…..Eu escrevi que o Serra vai destruir algo?
    Ou me referi a ele, provavelmente o mais proximo de se eleger presidente em 2010, como alguém que ,provavelmente irá dar continuidade a essa continua tentativa de nos colocar fora do mundo subdesenvolvido?
    Voce ,eu ainda respeito, mas ,por acaso, voce não anda distorcendo o que eu escrevo?
    EEEEEE…..

  • 38 RW in Miami // 1/May/2008 às 17:53

    Pax,
    Os ashquenazitas sao os judeus da Europa do norte/central…. os sefaraditas estavam na Italia/Grecia/Romenia, e nos paises arabes (na Espanha e Portugal nao haviam mais judeus - ou muito poucos - desde a expulsao no fim do sec XV). Entao, comparativamente, o numero de asquenazitas assassinados foi infinitamente maior que o de sefaraditas.

  • 39 Marcos Araújo // 1/May/2008 às 17:54

    Gabriel: Mortos inocentes sao mortos inocentes, de qualquer lado e número que seja. Os 6 milhoes de mortos judeus devem ser homenageados, sem dúvida.

    Mas, defenderemos a causa palestina - e o direito de Israel de existir, nas fronteiras estabelecidas pela ONU - até o fim dos tempos, se necessário for.

    RW em Miami

  • 40 Prøftël // 1/May/2008 às 17:56

    RW in Miami, outro.
    De boa.

    :-)

  • 41 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 18:00

    RW….em Miami????
    Ahahahahah….sorry RW!

  • 42 Marcos Araújo // 1/May/2008 às 18:01

    RW em Miami: Respeito a tragédia e tristeza de seu pai. Acredito que nao exista sofrimento maior que o de ver 95% de sua família exterminada cruelmente e sem possibilidade de defesa.

    Porém, defender a causa palestina nao significa ser contra a existência de Israel como estado. Muito pelo contrário. O que se deve evitar é a hipocrisia no trato com a tragédia dos dois lados.

  • 43 Pax // 1/May/2008 às 18:02

    Sim RW, até aí é o que sei, fiquei encasquetado foi com a frase do Pedro Doria “Além do mais, são sefaraditas, que não sofreram com o Holocausto.”

    E ainda fico com minha dúvida, o que rolou na Itália? E nos outros países que foram dominados pelo Eixo onde a maioria dos judeus era sefaradita. Mandavam pra Alemanha?

  • 44 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 18:03

    Alex…off topic…..dica de filme para ver com a Tia!
    o novo filme do Batman……pelo menos alí tudo é farsa….e ninguém morre de verdade…..

  • 45 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 18:04

    Pois é comentário 42……se não entendem DÃÃÃÃ!!!!

  • 46 Marcos Araújo // 1/May/2008 às 18:08

    Romeu: Releia a 3a frase de seu comentário 29… “ou o Serra irá destruir tudo o que está dando certo…?” Será que você nao lê o que escreve antes de clicar no Submit?

    Se nao foi o que de fato quiz dizer, entao explique-nos por favor.

  • 47 Carlos Magno // 1/May/2008 às 18:08

    Absolutamente nada se resolve com 2.7 segundo, 2 minutos, 24 horas, o yom kipur, o ramadan ou qualquer outra solenidade de calendário que os povos vêm evocar nesse sentido.

    Alguns desses momentos somente recrudescem o orgulho racial e reativam a memória - de todas as formas acalentada - ao ódio encruado, às perseguições e aos alegados direitos aviltados, de quem deseja se fazer passar unicamente por vítimas.

    Seria bem mais salutar o esquecimento, o virar da página ao passado, e um, e somente um, enterro simbólico das lembranças e crimes dolorosos. Então, seria a definitiva vez do perdão irrestrito e das negociações civilizadas e de direitos

    Seria a reconstrução da fraternidade mundial e da irmandade sem limites.

    Mas ao mesmo tempo em que se homenageiam vítimas, holocaustos e se perdoam por 24 horas ou 30 dias, nada muda, pois findas às solenidades, voltam-se os homens ao presente destrutivo e ao orgulho racial. E retornam às guerras e às animalescas mortandades.

    Há nisso uma dose infinitamente maior de hipocrisias do que de intenções humanitaristas ou de religiosidade.

    Mas seria essa aventada solução um sonho também louco para uma humanidade global surda e ensandescida da qual todos temos nossas parcelas de insanidade?

    Abraços.

  • 48 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 18:09

    Ao que me consta…aonde o Eixo pos suas garras houve limpa de pessoas que praticavam a religião judia…….Hitler era sistemático….e quem escapou ….ou era muito bom em “sumir” ou contou com a colaboração de pessoas decentes……a humanidade se apequenou um pouco mais que o habitual por aqueles tempos…..
    O caso de Churchill e o destino terrivel de milhares de tártaros…..foi outro momento especial da torpeza humana…….

  • 49 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 18:10

    Araújo……deixa quieto……continue a postar aí ,que escrever é o barato…..e me deixe nos meus devaneios.

  • 50 Mr X // 1/May/2008 às 18:12

    Marcos Araújo,

    Na boa, tem 364 dias do ano pra você levantar a bandeira dessa tal “calça palestina” aí. Hoje, francamente, não é o momento ideal. Deixe de encher a paciência!

    Pax,
    Na Itália, sob pressão do aliado Hitler, Mussolini instituiu as leis raciais, e muitos judeus foram mandados pra Auschwitz. Primo Levi, por exemplo.

  • 51 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 18:12

    Aí aparece um cara e escreve tudo aquilo que voce quer ,mas não consegue, escrever….COMENTÁRIO 47.

  • 52 Gabriel // 1/May/2008 às 18:13

    Pax e Pedro Sefaraditas sofreram a beca. Haviam varios sefaraditas vivendo na Franca, Holanda, Belgica, Bulgaria, Grecia e no norte da Africa. Na Grecia, por exemplo, nao sobrou quase ninguem. Na Italia eles foram deportados exatamente como na Polonia. Primeiro guetos, depois campos de trabalho, depois mandados para o exterminio.

    Marcos Araujo Evidente que voce pode defender a causa palestina, e o direito dos palestinos de terem sua terra. O que eu acho totalmente indigno, de mal gosto, despropositado e contraproducente sao osmeios, os motivos e os ideais usados pelo mundo em geral, nesse espaco em particular.

  • 53 mila // 1/May/2008 às 18:16

    Fora de tópico — PD

  • 54 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 18:20

    Porque os EUA enviou a certos paises as tais bombas de fragmentação para usar contra milicias e tribos?????
    Mila a resposta a suas perguntas é simples…..
    Quem estiver do lado dos Eua sempre será o “coitadinho”…..aqueles que se puseram contra ele, jamais serão lembrados…..mesmo que tenham sido cidadãos norte americanos…..

  • 55 faraó // 1/May/2008 às 18:24

    HRP #33
    pinçando do contexto a sua frase “….mas a grandeza de um povo se mede pela capacidade de cultivar a paz, mesmo depois dos tempos mais dificeis….”, me diga.
    O que se pode esperar disso?
    http://www.nothingtoxic.com/media/1200644347/Islamic_Terrorists_Train_a_Young_Boy_to_Kill

  • 56 mila // 1/May/2008 às 18:31

    Marcaraujo #17:
    Meu caro, o brasileiro trabalhador acorda as 4h e chega as 23h. em casa. Vc parece quere de volta a escravidão.

    Lula não é DEUS para mudar em 6 anos as injustiças praticadas pela direita em 500 anos. A rocinha e outras favelas do Brasil, se vc não sabe, não nasceram ontem, nem em 2002.

    São decadas e mais décadas de abandono de um povo na miseria que não se resolve em 6 anos.

  • 57 mila // 1/May/2008 às 18:35

    Lembremos do holocausto dos judeus na segunda guerra mundial. Mas não esqueçamos tambem o atual extermínio dos palestinos. Nenhum povo merece!

  • 58 Pedro Doria // 1/May/2008 às 18:42

    Marcos Araújo, você certamente sabe que nem sempre a política reflete o desejo popular. Isto é tão verdade para Israel quanto é para a Palestina. Não se esqueça que os líderes democraticamente eleitos da Palestina declaram ser seu desejo o fim de Israel. Como assinar a paz nessas circunstâncias?

    Não estou de forma alguma isentando de responsabilidade o governo israelense que, no caso do atual, é de uma incompetência atroz.

  • 59 Pedro Doria // 1/May/2008 às 18:51

    Carlos Magno, discordo muito, cara. É quando a gente esquece a história que ela inevitavelmente se repete.

  • 60 Mr X // 1/May/2008 às 18:51

    Não há nenhum “extermínio” de palestinos! População quintuplicou, longevidade a maior do mundo árabe… Até quando temos que aturar essa desinformação?

    E digo mais: pesquisas recentes dizem que 84% dos palestinos de Gaza apóiam os atos terroristas do Hamas. Se querem a paz, têm um jeito bem estranho de demonstrar.

    Ah, mas esqueci que “paz” para os “pacifistas” significa apoiar FARC, Hamas, Hizballah, “resistência iraquiana” (i.e. Al Qaeda) etc.

  • 61 faraó // 1/May/2008 às 18:53

    Mila
    cabe aos palestinos reverenciar os seus mortos.
    Depois de eles se explodirem, depois de eles serem usados como escudos, depois de eles se matarem. Eles merecem.
    Quem não merece são os sudaneses, p.ex.

  • 62 Pedro Doria // 1/May/2008 às 18:58

    Mr X, a resistência iraquiana não é sinônima de al-Qaeda e você bem o sabe.

  • 63 Hugo Albuquerque // 1/May/2008 às 19:08

    Só reforçando o que o Gabriel disse no #52, de fato os Sefaraditas sofreram bastante, mas em épocas diferentes, grande parte deles teve de fugir da península ibérica para não morrer e os que ficaram tiveram de se converter ao cristianismo.
    Não custa lembrar que muitos se mudaram para os Países Baixos sendo responsáveis em grande parte pelo grande desenvolvimento experimentos por aquelas bandas do século 17º em diante. Nomes como Espinoza eram, por exemplo eram descendestes desses judeus.
    Quando Maurício de Nassau ocupou Pernambuco, muitos desses judeus vieram na caravana, mas com a retomada do poder por parte dos portugas acabaram indo embora, sendo que alguns foram para Nova Amsterdã, futura Nova Iorque.
    Também não custa lembar que os Sefaraditas que continuaram nos Países Baixos e eram o grosso da comunidade judaica dali foram exterminados no Holocausto.

  • 64 Hugo Albuquerque // 1/May/2008 às 19:10

    errata: “(…)desenvolvimento experimentado(…)”

  • 65 Jesus era comunista // 1/May/2008 às 19:17

    RW

    Sempre é justo lembrar tal desgraça, resultado do estágio evolutivo humano.

    Holocausto temos também com os índios em todo o continente americano, na África em Darfour, no Tibet, já com um milhão de Tibetanos mortos, e no Rio de Janeiro que já morreu centenas de milhares de pessoas devido a racionalidade louca do ser humano..

    Me junto a você nesta homenagem.

  • 66 Carlos Magno // 1/May/2008 às 19:42

    Pedro Dória:

    A mesma história tem sido uma constante. Mudam-se os cenários, mas a encenação da peça tem sido a mesma. Concordo.

    Mas como resolver essas aberrações? Sempre pelas armas cada vez mais poderosas na destruição? E quando a exacerbação da força resolveu definitivamente alguma coisa? Esse é o principal, senão o único motivo da repetição da história.

    Acho que a última e definitiva saída é a rendição à fraternidade e o uso da racionalidade que os homens não querem praticar, ou explodiremos esse planeta! Estamos muito próximos disso!

  • 67 Jesus era comunista // 1/May/2008 às 20:04

    Carlos Magno

    Vai ser Magno assim la no Amansa Bucho…

  • 68 Jesus era comunista // 1/May/2008 às 20:14

    Em relação á fraternidade:

    ‘ Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tivesse caridade seria como o metal que soa ou como o címbalo que tine.

    E ainda que eu tivesse conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência e ainda que tivesse toda a fé… e não tivesse caridade, nada seria.

    E ainda que distribuisse toda a minha fortuna para sustento dos pobres e ainda que entregasse meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, nada disso se aproveitaria ”

    Lindo!

    A explicação porque o comunismo não pode ser adotado pelos homens.

    Primeiro o aprendizado da fraternidade, depois aentrega dos bens, sem isso, não vamos a a lugar nenhum.

  • 69 Gervásio Artigas // 1/May/2008 às 20:20

    Sr. Dória

    Moro numa cidadezinha minúscula, mas cosmopolita.Tenho amigos judeus e palestinos. Ambos são orgulhosos de suas tradições, de seus países, de seus povos.
    lendo teu post pensei nesses meus amigos, que jogam bola comigo, que dividem as mesmas refeições, tem laços familiares conjuntos e freqüentam as mesmas escolas e os mesmos lugares, e fico um pouco esperançoso que um dia essa loucura irá terminar.
    Enfm, só uma pequena colocação .

    Hasta

    Ps.: Noto, algumas vezes, um certo tom de discriminação, deboche ou coisa parecida em algumas declarações aqui postadas, especialmente quando o assunto é israelenses X palestinos. Isso procede?

  • 70 Fabio Passos // 1/May/2008 às 20:50

    Minha impressão sobre este tema neste blog é que enquanto os comentários que associam nazismo com o sionismo são condenados, os que demonstram preconceito e/ou racismo contra árabes/muçulmanos são tolerados.

    Estou errado?

  • 71 Jesus era comunista // 1/May/2008 às 21:05

    Gervásio e Fabio

    Este blog é democrático, uma pequena mostra do mundo.

    Igualzinho.

    Até eu posso falar.

    Beijos nas carecas

  • 72 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 21:13

    Fabio Passos 70!
    Absolutamente certo….e com o médico limitrofe Faraó mediando os comentários…..

  • 73 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 21:31

    Jesus….voce escreve sobre exterminios e holocaustos same /same…..Vou repetir sobre o que já escrevi….Biafra!
    Rwanda!
    Bogotazo!????
    Somália???
    Guerra do VIETNAM(um virgula meio milhão de mortos vietnamitas!) no periodo 56/75!
    Napalm no Vietnam…..
    Palestina, essa monstruosidade judia!
    Os tártaros por Stalin…..os anos 20/30 de Stalin na URSS!

    Os gulags!
    Guantanamo!
    Cortez!
    Armenia 1905!
    Tibet 1950!
    Ocupação japonesa da China e Mandchuria anos 30/40!
    E vai por aí afora!
    Os judeus sofreram séculos como outros povos…..mas nada aprederam , a não ser sobre revidar ódio com ódio!
    Fala Faraó!
    Não há inocencia imbróglio Palestina……

  • 74 Jesus era comunista // 1/May/2008 às 21:46

    HRP

    Concordo, mas o holocausto, como os outros que citei e os outros que voce citou e os outros que voce e eu nãso citamos, tem que trazer algo de explicativo.

    Tem que ser estabelecido como um passo errado da humanidade. Têem que ser chorado e principalmente analisado pela luz da filosofia, uma esperança para a verdade,

    Que para mim é:

    Não dá mais para permitir, aturar, qualquer holocausto, passado ou atual, dizer que um holocausto é pior que o outro etc.

    Que hoje os que sofreram o holocausto fazem isso ou aquilo.

    Na realidade, minha verdade é de que precisamos ser fraternos.

    Passarmos de maiúsculas para minúsculas, dar amor e não rancor.

    Amar o próximo, mesmo que ele não pense como voce, etc…

  • 75 RW in Miami // 1/May/2008 às 21:46

    HRP
    #41

    Algo contra o fato de eu morar em Miami ?

  • 76 RW in Miami // 1/May/2008 às 21:49

    Marcos Araujo
    #42

    Defendo tanto como voce o direito do Estado da Palestina existir. O que eu nao admito e’ comparar o Holocausto com o que os palestinos sofrem hoje.

  • 77 RW in Miami // 1/May/2008 às 21:55

    Fred
    #65
    Valeu !

  • 78 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 21:57

    Acho Jesus….que como o Magno disse…..temos que entender que só amando uns aos outros….aprendendo com os dramas de nossos antepassados e tristes e amrgurados, mas cientes de que jamais poderemos repetir esses erros , faremos o mundo de todos nós…..aonde mulheres e homens tenhasm direito e perspectiva de soharem com um mundo justo e pleno de oportunidades para todos em seus talentos……
    O mundo que Deus nos lega, Jesus nos ensinou como fazemos e que as diferenças sofistas nos teimam em privar de existir!
    Agora sofrerei um pouco com a dificil prova do Santos X Cúcuta!
    Boa noite!

  • 79 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 21:58

    RW…..paz….Miami é para poucos……good night!

  • 80 mila // 1/May/2008 às 22:00

    mila // 1/May/2008 às 18:16

    Fora de tópico — PD

    PD eu sei que vc é judeu, mas esta no brasil e dia 01 de maio no Brasil é dia do trabalhador. Vc. está em seu país, israel ou no Brasil?
    Tudo bem que como judeu vc comemore as datas de seu país. O blog é seu.
    Apenas lembrei que a data no país dos brasileiros é comemorativa do dia do trabalho. Tão importante que temos um presidente, egresso dos sindicatos e líder do partido do trabalhadores (PT). So comparei as inumeras injustiças ocorridas no mundo contra raças (judeus, palestinos) e classes sociais(proletariado). O blog é seu e vc é que faz a pauta. Tem mais é que, como judeu, comemorar as datas especiais de seu país, Israel e de seu povo, o judeu.

  • 81 Darwinista Drogbanista Diogorinconista // 1/May/2008 às 22:03

    E a margarina que veio do milho continua com o hábito chesteriano de escrever comentários off-topic, não importa o blog que ela frequente…

  • 82 Jesus era comunista // 1/May/2008 às 22:03

    HRP

    Companheiro

    Antes de tudo fraternidade.

    Mas não temos.

    A fraternidade pode ser um hábito, mas que temos que enteder que sem ela não existiremos.

    Como diz o Magno, como diz Jesus, como diz Lennon.

    E temos que começar a praticá-la, como a higiene.

    Se não aprendermos a ter não vai sobrar ninguém para ver.

    Bom jogo

    Beijão na careca.

  • 83 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 22:06

    Hoje na minha velha Ilha de São Vicente, lá pelos anos 60/70 era dia de pic nics….na praia….dia de churrasco nos gremios sindicais……hoje é dia do Holocausto!????
    iiiiiiii, mudou o mundo….não mudam as idiosincrasias!

  • 84 H.Romeu Pinto Reloaded! // 1/May/2008 às 22:07

    Darwin……creia……a batata do Coringão está assando……de novo tchau e boa noite!

  • 85 Darwinista Drogbanista Diogorinconista // 1/May/2008 às 22:12

    Romeu, meu caro:

    O coringão começou a renascer das cinzas ontem. Rumo a Tóquio 2009.

  • 86 Jesus era comunista - John Lennon também - Einstein também // 1/May/2008 às 22:13

    HRP

    E dos trabalhadores também.

    Meu, seu e de todos também, se soubermos ser fraternos.

    Beijo na careca

  • 87 Brancaleone // 1/May/2008 às 22:26

    Este assunto de tadinhos judeus e pobrezinhos palestinos e qual lado é mais nazista já encheu o saco. Pior são os pacifistas, os fraternos e os comunas que após revoluções sanguinárias para exterminar a nós da direita, querem a humanidade pacífica, harmoniosa e fraterna - os mortos nas revoluções são apenas um rélis detalhe, “baixas aceitáveis e necessárias”…
    Dois minutos pelos judeus holocausteados? dois minutos por 6 milhões dá quanto? se formos ficar parados um tempo por cada massacre acontecido nos últimos 200 anos, ninguem se mexe nunca mais.
    Melhor seria se Israel tivesse bombardeado uma base do Hamas ou Hezbolá. Isso sim seria uma homenagem aos que morreram.

  • 88 Ayrton Sena não era comunista, Pelé não é comunista, Sabin não era comunista, Von Braun não era comunista e mais uma porrada de gente boa e inteligente não era comunista, portanbto vamo pará com esta zona!!! // 1/May/2008 às 22:29

    Já que é prá f… mesmo…

  • 89 Jesus era comunista - John Lennon também - Einstein também // 1/May/2008 às 22:32

    Brancaleone

    Como muitos, voce conhece os fatos, critica os efeitos mas não conhece a causa.

    Eu não sou comunista, tenho que viver a realidade. Voce não é mais capitalista que eu.

    Só que é um regime temporário, caso queiram que o planeta fique inteiro e o paraíso seja aqui.

    Voce parece o Bandido com os culhões apertados demais.

    hehehehe

    beijão na careca - fraternalmente

  • 90 Darwin não era comunista... // 1/May/2008 às 22:33

    …nem capitalista, nem anarquista. Mas com certeza um brilhante cientista.

  • 91 Jesus era comunista - John Lennon também - Einstein também // 1/May/2008 às 22:36

    Ainda bem que PD ta off topic

  • 92 Carlos Magno // 1/May/2008 às 22:45

    Jesus, Romeu e todos:

    Um Abração e bom final de semana. Até uma próxima.

    Paz e fraternidade!

  • 93 Jesus era comunista - John Lennon também - Einstein também // 1/May/2008 às 22:48

    Carlos

    Fraternidade que com ela vem a Paz.

    Beijão na careca

  • 94 Brancaleone // 1/May/2008 às 22:49

    Claro que Darwin era capitalista e anti comunista, afinal ele não desenvolveu a teoria que as espécies evoluem?
    Ele não teve a oportunidae de estudar os sêres comunistas ( sêres raros felizmente), mas ao afirmar que os sêres evoluem, automaticamente estabeleceu que o univeso um dia será 100% capitalista.

    Tá, escrevi uma puta besteira, mas não volto atrás e vou enviar assim mesmo…

  • 95 Jesus era comunista - John Lennon também - Einstein também // 1/May/2008 às 22:54

    Brancão

    hehehehehe

    Te amamos, mas parece que é o Bandido, parece.

  • 96 Darwinista // 1/May/2008 às 22:54

    Hahahahahahahahah

    Brancaleone, foi um puta besteira divertida, não dá pra negar.

  • 97 mariaperpetua // 1/May/2008 às 22:56

    Regras básicas para escrever acerca do Médio Oriente nos media “de referência”
    por Mona Baker (Editora de The Translator e diretora da editora britânica St. Jerome Publishing. )

    “Regra nº 1: No Médio Oriente são sempre os árabes que atacam primeiro, e é sempre Israel que se defende. Isto é chamado “retaliação”.

    Regra nº 2: Aos árabes, quer sejam palestinos ou libaneses, não é permitido matar israelenses. Isto é chamado “terrorismo”.

    Regra nº 3: Israel tem o direito de matar os civis árabes. Isto é chamado “auto-defesa” ou, nestes últimos dias, “dano colateral”.

    Regra nº 4: Quando Israel mata demasiados civis, o mundo ocidental apela à contenção. Isto é chamado “reacção da comunidade internacional”.

    Regra nº 5: Os palestinos e os libaneses não têm o direito de capturar militares israelenses, nem mesmo um número limitado, nem mesmo 1 ou 2.

    Regra nº 6: Israel tem o direito de capturar quantos palestinos quiser (palestinos: cerca de 10 mil até à data, 300 dos quais são crianças; libaneses: cerca de 1000 até à data, sendo retidos sem processo). Não há limite nem há necessidade de prova de culpa ou julgamento. Tudo o que é necessário é a palavra mágica: “terrorismo”.

    Regra nº 7: Quando disser “Hezbollah”, certifique-se sempre de acrescentar a frase “apoiado pela Síria e pelo Irão”.

    Regra nº 8: Quando disser “Israel”, nunca diga “apoiado pelos EUA, pelo Reino Unido e outros países europeus”, pois as pessoas (Deus me livre!) podem acreditar que isto não é um conflito entre iguais.

    Regra nº 9: Quando tratar de Israel, não mencione as expressões “territórios ocupados”, “resoluções da ONU”, “convenções de Genebra”. Isso poderia afligir o público da Fox.

    Regra nº 10: Os israelenses falam melhor inglês do que o árabes. É por essa razão que os deixamos falar tanto quanto possível, de modo a que possam explicar as regras de 1 até 9. Isto é chamado “jornalismo neutro”.

    Regra nº 11: Se não concordar com estas regras ou se for favorável ao lado árabe em relação ao lado israelense, você deve ser um perigoso anti-semita. Poderá mesmo ter de apresentar desculpas públicas se exprimir a sua opinião honesta (a democracia não é maravilhosa?)”.

  • 98 Jesus era comunista - John Lennon também - Einstein também // 1/May/2008 às 23:01

    Brancaleone

    Sabin. Ayrton, Von Braun não tiveram tempo de pensar no assunto.

    Um tava correndo atrás do ouro, o outro atrá dos virus, e o outro atrás das estrelas.

    Se pensassem no assunto, lógico que seriam comunistas.

    Ja Pelé tava correndo atrás da bola, mas não tenho certeza se seria comunista, afinal alguém tem que ser, né não?

  • 99 Brancaleone // 1/May/2008 às 23:07

    Pois olha que eu não sou hipócrita.
    Tenho uma quedinha por Israel por gostar de gente competente e que sabe escolher bons aliados.
    Claro que considero muitos atos de Israel incompetentes e criminosos, mas há que se considerar que a região está em pleno conflito, numa guerra às vêzes declarada, outras não.
    Tambem não dá para negar que Hezbolá e Hamas - nenhum apoiado por Irã ou Síria, mas sim usados por estes países - usam duns meiozinhos bem sórdidos de camuflagem, misturand0-se à população. Inegavel tambem o fato de que quando os palestinos não estão sendo levados a odiar Israel, são levados a odiarem-se…
    De fato, nem mesmo os árabes vizinhos gostam dos palestinos e no fim eles estão mesmo é sózinhos e no máxino são usados pela vizinhança “amiga”.
    Chego à conclusão que estar do lado Israelense ou Palestino é como torcer para este ou aquele time: Ninguem sabe explicar porque torce pra A ou B. Eu torço por Israel, sei lá porque, mas gostaria que o jogo terminasse empatado.

    E Gizuiz Cumunista, ainda tenho meus cabelos, portanto, nada de beijo na careca…

  • 100 Brancaleone // 1/May/2008 às 23:10

    Jesus era (ainda bem que era!!) comunista:
    Seu comentário 98:

    Conclui-se então que quem tem que trabalhar e que tem um objetivo na vida não se torna comunista?
    Concordo. Sempre achei comunismo coisa de desocupado…

  • 101 Brancaleone // 1/May/2008 às 23:13

    Nóóóóósssaaaaa!
    Tamo misturando aqui Israel & vizinhos x Palestina e comunas X capitalistas!!!

    Tem tudo prá explodir.

    Mantenhamos a verve bem humorada!!!

  • 102 Jesus era comunista - John Lennon também - Einstein também // 1/May/2008 às 23:17

    Brancaleone

    É coisa de quem tempo para pensar.

    Companheiro neste campeonato que voce colocou aí eu torço por uim milagre.

    Meio difícil, mas a terra lá é dos milagres.

    Eu torço para o Milagre, único time que pode dar jeito naquele imbróglio.

    Beijão na testa.

    Testa tem?

    Pensei uma coisinha aqui, mas não vou falar não.

    Não é fraterna.

  • 103 Jesus era comunista - John Lennon também - Einstein também // 1/May/2008 às 23:19

    PD quando entrar ON TOPIC, vai cair da cadeira.

  • 104 Brancaleone // 1/May/2008 às 23:27

    Jesus…
    A sutileza de sua insinuação com relação à testa, fazendo ilações concernetes à fidelidade matrimonial definitivamente não é fraterna alem de extremamente ófetópique…

    Mas o PD tá longe. Quando ele chegar lá do estúdio do multishow a gente se entende.

    Agora boa noite. Tá muito frio.

  • 105 Jesus era comunista - John Lennon também - Einstein também // 1/May/2008 às 23:30

    Brancão

    Eu não falei nada, além do mais eu sei que voce é mocho.

    beijão na careca - Boa noite.

  • 106 faraó // 1/May/2008 às 23:59

    HRP
    Israel não tem ódio dos palestinos, por incrível que isso possa parecer.
    Israel está em compasso de espera para encontrar um negociador que represente todos os palestinos e com quem se possa conversar.

    Enquanto isso procura evitar atentados terroristas e se defender de ataques de foguetes e homens bombas.

    Se houvesse alguém com quem conversar esse problema já estaria resolvido.

    Os palestinos mesmos não têm interesse na paz, pois não saberiam o que fazer com ela. Basta ver que lutaram por Gaza, receberam-na de graça e não sabem o que fazer com a terra. Destruiram tudo que havia e hoje dependem de Israel para tudo.

    Se dependem das esmolas dos outros, como podem querer independencia? Sabendo disso, eles mesmos não declaram a sua independencia.

    Os palestinos nunca trabalharam na terra, duvido que voce aponte alguma obra, construção, uma ponte, uma estrada, algo que marque a sua presença em algum lugar. Por onde passam só fica entulho, infelizmente.

    E me responda o que já perguntei várias vezes: por que ainda hoje exitem campos de refugiados palestinos em Gaza? no Líbano? na Síria? na Cisjordania? Por que os nascidos nesses países não tem cidadania do país onde nasceram? Por que os árabes não aceitam os palestinos como seus filhos, como se faz em qualquer canto do mundo?

  • 107 Uli Weinbrecht // 2/May/2008 às 0:21

    Cheguei agora e näo li os outros comentarios.
    De qualquer forma gostaria de colocar aqui:
    O holocausto foi sem dúvida um dos piores horrores do século XX.
    Porém gostaria de perguntar: Isso justifica o que os iraelenses fazem com os palestinos? O fato de um povo ter sido oprimido, justifica que esse mesmo povo torne-se opressor?

  • 108 cj ballantyne // 2/May/2008 às 0:59

    Dedicar dois minutos de silêncio à lembrança daqueles que foram massacrados em massa, industrialmente, aos milhares e milhões por um regime cafageste brutal e criminoso com veleidades de legitimação por sua suposta excepcionalidade e exclusividade racial e nacional é o mínimo que devemos às vidas que então foram exterminadas.

    Hoje seria o 65º aniversário da metade dos dias da rebelião do gueto de Varsóvia.

    O Holocausto existiu. Foi praticado e premeditado por pessoas nas rédeas do poder que tiveram todos os meios ao alcance da mão para colocar o movimento em marcha e, em seguida, acelerá-lo em escala ferroviária e industrial. Negar isso, negar sua maquinaria massiva e terrível, é fingir que a história do século XX nunca aconteceu.

  • 109 cj ballantyne // 2/May/2008 às 1:07

    @Uli #107: Não justifica, não.

  • 110 Scorpio // 2/May/2008 às 1:16

    Uli,
    o qu tem a ver o c… com as calças?
    Levando em conta que nunca aceitaram a exitência de Israel e ficaram por décadas cozinhando-os em fogo lento com seus atentados, o que querias que fizessem?
    Não te ocorreu perguntar se Israel é justificativa para o que fazem os palestinos consigo mesmos?
    Na humanidade que o HRP berra que ama, falta o módico percentual de 0,03%.

  • 111 Alba // 2/May/2008 às 1:21

    Maria Perpétua,

    :)))

    Escreva mais, plís!

  • 112 Andre Fucs // 2/May/2008 às 3:28

    mariaperpetua,

    parabens por colocar o textinho batido aqui na caixa de comentários… faltou lembrar a 12a regra:

    “todo israelense, independente de sua orientação política deve ser sujeito ao isolamento como forma de retaliação e protesto contra o tratamento dado pelos israelenses aos palestinos”

    afinal Mona Baker é a super tolerante que tirou Miriam Shlesinger e Gideon Toury da redação dos jornais Translator and Translation Studies Abstracts

    realmente um exemplo de imparcialidade e tolerância

  • 113 Zictor // 2/May/2008 às 5:47

    Vou dizer uma negócio, viu?

    Toda vez que menciona-sa Israel nesse Blog dá essa bagaceira.

    Cansa, viu?

  • 114 Gabriel // 2/May/2008 às 6:29

    Zictor, eu fico feliz quando a coisa descamba para o ridiculo… Porque ai nao consigo mais levar ninguem a serio, me desinteressa o post, lembro que tenho mais coisas uteis para fazer e que tudo, absolutamente tudo que eu jamais escrevi nao tem um unico pingo de relevancia para gente relativista, ignorante que torce por uns ou outros como se torce por time de futebol.

    Viva a internet :-(

  • 115 Jesus era comunista // 2/May/2008 às 7:49

    Gabriel

    É figura de linguagem.

    Beijo na careca

  • 116 faraó // 2/May/2008 às 8:15

    Alba
    a Maria Perpetua não escreveu.
    Ela copiou e colou.
    Se é pra isso não precisa escrever, basta indicar o site.
    E o que ela copilou sobre o O.M. deve ser complemento da bula do OB dela. (desculpe)

  • 117 Marcelo // 2/May/2008 às 8:41

    Quando é o “aniversário” do massacre das vítimas do massacre em Ruanda para que os tutsis que restaram façam algo parecido?

    Ah… esqueci… lá não tem dinheiro, não dá tempo pra fazer isso.

  • 118 tenhodito // 2/May/2008 às 8:45

    Os judeus, pelo que sofreram, têm todo o direito de se vingarem de quem quer que seja, inclusive dos palestinos, 100% terroristas. Ali até os recem nascidos são terroristas.

  • 119 confetti et le chien aveugle* // 2/May/2008 às 8:45

    putz, esse post da vomito, nenhuma generosidade, o velho odio rançoso de sempre…((

  • 120 Jesus era comunista // 2/May/2008 às 8:55

    vocetemdito

    você tá mais pra Hitler do que judeu.

    Deixa de sacanagem

  • 121 Ricardo Cabral // 2/May/2008 às 9:47

    Quando se tratar de um post sobre os palestinos, falarei sobre o tema. Este não é o caso. Agora, só tenho a dizer:

    Meu mais sincero respeito aos judeus pelo Shoah.

  • 122 Luiz Henriques // 2/May/2008 às 10:26

    Dava pra explicar melhor como é o ritual de leitura dos seis milhões de nomes. Ninguém deve saber o nome de todos os que morreram na Solução Final, e mesmo que fosse lido um nome por segundo, eles levariam 70 dias (sem parar) lendo. Como é que é?

  • 123 H.Romeu Pinto Reloaded! // 2/May/2008 às 10:46

    Confesso que nesse assunto da turma que quer ver o fim dos palestinos me comporto muitoemocionamente……mas é gostos ler caras com a Maria Perpétua e o Carlos Magno , pela clareza e fundamentação de seus argumentos…..e aí tenho impressão que o mundo está rumo a um caminho feliz!

  • 124 H.Romeu Pinto Reloaded! // 2/May/2008 às 10:47

    muito emocionalmente e gostoso!

  • 125 Mr X // 2/May/2008 às 10:49

    Não vou me meter mais nesta discussão besta, mas pros interessados, escrevi dois posts (um deles indiretamente) sobre o tema lá no meu blog.

    Abraços!

  • 126 Alba // 2/May/2008 às 10:54

    André Fucs e faraó,

    Obrigada pela informação.

  • 127 H.Romeu Pinto Reloaded! // 2/May/2008 às 10:57

    Scorpio ….é do Mossad?
    Amigo…. amar os outros como a ti mesmo e a Deus é a máxima recomendação ……é o caminho a seguir……senão ficamos como voces com os palestinos….beijando suas crianças e trucidando as do inimigo……..sempre em desgraça….eternamente……sem evoluir….
    E Alba….a mensagem da Maria é o que vale….seja ela ou não que tenha escrito……

  • 128 H.Romeu Pinto Reloaded! // 2/May/2008 às 11:00

    Não vejo o´dio no que escrevo Confettinha…..só a constatação de que um drama horrendo deste é tratado como uma via de uma mão só……..e voce sabe quem sempre acaba sendo tachado de terrorista……

  • 129 faraó // 2/May/2008 às 11:08

    Marcelo # 117
    pergunte pra eles e se voce tiver interesse vá prá lá comemorar em sinal de respeito.

    Tenhodito #118
    Os judeus não se vingam dos palestinos.
    Os judeus não tem absolutamente nada contra os palestinos, a não ser contra os que matam judeus por serem judeus.
    Os israelenses tem uma politica de defesa contra atentados palestinos e para isso existe um sistema de defesa que implica em restrições, pois eles são vizinhos de porta e todo cuidado é pouco. Mesmo porque ainda se educa e se treina crianças do modo que te mando aqui: http://www.nothingtoxic.com/media/1200644347/Islamic_Terrorists_Train_a_Young_Boy_to_Kill

  • 130 Jesus era comunista // 2/May/2008 às 11:11

    HRP

    Vou te dizer como ser fraterno:

    Voce devia dizer isso para ser fraterno.

    “Bem gente, Holocausto é holocausto e temos que ser contra porque é um ato ignomioso.

    Temos que ser solidários por todos os povos (quase todos) que passaram por um Holocausto.

    Mas, não devemos esquecer que matanças de um povo a outro, independente de suas razões, se levarem muito tempo, não deixa de ser Holocausto.

    É necessário sermos fraternos, e ser fraterno é dar o que o outro precisa, caso tenhamos de sobra.

    Serve para Judeus e Palestinos”

  • 131 Jesus era comunista // 2/May/2008 às 11:18

    HRP

    O problema é que sua indignação deixa o rancor aflorar, aí o que voce escreve, não fica legal.

    Conte até 10, 100 se preciso.

    Escreva depois.

  • 132 Jesus era comunista // 2/May/2008 às 11:38

    HRP

    Acho que o que foi colado pela mariaperpétua não ajuda muito na vontade de fazer convergir uma fraternidade entre os dois povos, porque ambos fazem muita merda.

    Pra esse papo daí da mariaperpetua, basta responder:

    É mas os foguetes que caem na nossa cabeça matando nossos filhos, pais, mães, irmãos aí pode!

    Pronto!

    Não adiantou nada!

    É merda contra merda.

    Voce vai dizer:

    É mais matar um palestino contra Israel, matando 4 crianças e uma mulher dentro da casa dele não é um ato desumano?

    E por aí vamos.

    Então temos que engulir em seco essas merdas todas proporcionadas pelos palestinos e judeus ao mundo e tentar colocar um pouco a voz da razão.

  • 133 Guilherme // 2/May/2008 às 11:55

    Na TV, ontem, apareceu um israelense dizendo que tem certeza de que pelo menos 70% dos israelenses quer a paz.
    Acredito mesmo. Quem é que quer viver em estado de guerra? Só os que auferem poder e lucros dela, e isso é uma minoria.

    Só que quando vão às urnas, os israelenses já vão convencidos pelos discursos catastróficos dos “falcões”, e acabam elegendo a manutenção do estado de guerra.

  • 134 Mr X // 2/May/2008 às 12:01

    Jesus não era comunista,

    A tal mulher e quatro crianças foram mortas por EXPLOSIVOS PALESTINOS:
    http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-3538733,00.html

    p.s. muda esse nick, acho que o comunista é você, não Jesus.

  • 135 Mr X // 2/May/2008 às 12:04

    Guilherme,
    Uma dica, não fale de coisas que não entende.

    Afinal, na verdade, toda esta tragédia no Oriente Médio é culpa dos malvados anões ultra-ortodoxos israelenses armados com AK-47, confira:

    http://news.yahoo.com/nphotos/Mideast-Conflict/ss/events/wl/080601mideast/im:/080501/ids_photos_wl/r503253655.jpg/

  • 136 Jesus era comunista // 2/May/2008 às 12:05

    Guilherme

    A ONU fez a maior merda da História quando fundou o Estado de Israel sem fundar o Estado Palestino, definindo tudo bem.

    Não sei se a elite da ONU achava que os palestinos não tinham direito a Estado.

    Os árabes fizeram mais merda ainda atacando Israel, que tomou um monte de terra deles.

    Agora a merda ta feita e vai ser difícil resolver.

  • 137 Jesus era comunista // 2/May/2008 às 12:08

    Mr X

    beijo na careca

  • 138 Scorpio // 2/May/2008 às 12:09

    Ô Manezinho do Pinto,
    Mossads, CIAs, ABINs, M8s passam longe do meu interesse. Apenas conheço bem demais os que gritam seu amor pela humanidade.

  • 139 Scorpio // 2/May/2008 às 12:12

    Fred Jesus,
    a ONU não fundou porra nenhuma. Apenas declarou a partilha da Palestina. O resto já se sabe.

  • 140 Mr X // 2/May/2008 às 12:12

    Jesus comuna #136,

    Obrigado pelo beijo na careca,mas… Quanta ignorância! A ONU dividiu SIM aquela terra em dois estados, um judeu, um árabe. A diferença é que Israel aceitou e declarou sua independência, os árabes NÃO aceitaram e invadiram Israel. E perderam.

    Ou seja, os palestinos NÃO quiseram um estado, atacaram Israel porque não queriam que o país existisse. E por isso a coisa continua assim até hoje.

    Poxa, não ensinam mais História no colégio?!?

  • 141 RW in Miami // 2/May/2008 às 12:13

    Fred,

    Hoje foi divulgado um video que mostra que a mulher e 4 criancas que morreram foram na verdade vitimas de explosivos que um dos “militantes” carregava. Leia em
    http://www.haaretz.com/hasen/spages/980197.html

  • 142 RW in Miami // 2/May/2008 às 12:19

    Mr. X,

    Vc se antecipou a mim… thanks!

  • 143 Jesus era comunista // 2/May/2008 às 12:23

    Scorpio

    Encurtando a História.

    Mas já que vc tocou no caso vamos a Wiki:

    “After World War I, the League of Nations approved the British Mandate of Palestine with the intent of creating a “national home for the Jewish people.”[7] In 1947, the United Nations approved the partition of the Mandate of Palestine into two states, one Jewish and one Arab.[8] The Arab League rejected the plan, but on May 14, 1948, Israel declared its independence. ”

    Agora que a ONU fez uma merda boa, isto ela fez.

  • 144 Jesus era comunista // 2/May/2008 às 12:26

    RW

    É verdade, mas RW se não foi esse o caso verdadeiro, existem dezenas de casos iguais a este.

    Ou é mentira?

  • 145 Jesus era comunista // 2/May/2008 às 12:32

    Mr X

    A ONU vai implantar 216 países indígenas no Brasil.

    Os indígenas tão pouco se lichando se o Brasil vai aceitar ou não.

    Vamos ver a merda que vai dar.

    Para que se estabeleça alguma coisa entre duas partes é necessário o concenso das duas, se não, vai dar merda.

    Foi o que aconteceu.

  • 146 Mr X // 2/May/2008 às 12:38

    É verdade Jesus Comunista, mas daí a comparar com o Holocausto, vai um longo passo, não concorda?

    Quanto à ONU, acho que foi uma das poucas vezes em que acertou, fez sua parte e não tem culpa do que ocorreu depois. Quer dizer, hoje tem, mas essa é outra história.

    Beijo na careca,

  • 147 Jesus era comunista // 2/May/2008 às 12:50

    Mr X

    Bebeu?

    O que é que tem o Holocausto com isso?

    Só voce mesmo.

    Voce não consegue ler o que as pessoas escrevem.

  • 148 Caramuru Goldstein // 2/May/2008 às 13:47

    Companheiros socialistas, irmãos sionista e camaradas kibbutznikim!

    Bom dia a todos.

    Não é sempre que eu Caramuru dou as caras por aqui deixando isso a cargo de JM meu filho bastardo e brilhante desbancador de pseudo-jornalistas.

    É sempre um prazer visitar esse blog do companheiro PD, rasta man!, e perceber que as coisas nunca mudam!

    Basta falar de Israel que os sionistóides ficam todos alvoroçados em rebater as baboseiras escritas pelos nazistóides do pedaço. Um horror. Acabei de desistir de comer meu churrasco kasher aqui com a turma do kibbutz.

    Irmão Gabriel, você primeiro:

    Você sabe que como camarada sionista eu entendo bem dos dois minutos de silêncio, devo porém lhe dizer que eu sou contra minutos de silêncio se esses não servem para educar a população.

    Yom Ha’Shoah não celebra o dia do levante do Gueto de Varsóvia pois o levante do Gueto se iniciou no dia 19 de Abril de 43, ou no calendário judaico, 15 de Nissan.

    A revolta durou vários dias mas dia 27 de Nissan foi escolhido como uma data mais cômoda, próxima ao dia da revolta e a 8 dias da Independência de Israel. Podemos entrar na discussão sobre a escolha das datas mas deixa pra lá.

    Diga-se de passagem nada mais belo que tal evento tenha se dados justo na véspera de Pessach. Por quatro dias e noites as bandeiras vermelho e branca e azul e branca lembraram aos algozes da turma dos HRP e demais “humanistas” do blog que um mundo livre estava por vir. Verdadeiros mártires!

    Companheiro André Fucs,

    Sei que o companheiro está cheio do dinheiro na Austrália, comendo toda a carne de canguru que passa pela sua frente - ainda que isso seja contra as leis de Kashrut…

    Companheiro!

    O que eu ia falar mesmo? Esqueci.

    Magnânimo faraóó!!!!! óóóó!!!!
    faraóó!!!!! óóóó!!!! óóóó!!!! óóóó!!!!

    Eu sei que você não gosta de mim e só por conta disso eu irei lhe corrigir mais uma vez.

    Se os palestinos não cultivassem nada na terra de Israel, Judéia e Samaria as oliveiras que abundam por lá já teriam sumido. Você tudo entende de pinto mas pouco sabe de história árabe.

    E mengão é o ______lho!

    Saudações Macabistas!

  • 149 Elias // 2/May/2008 às 13:49

    Pax,

    Não sei se alguém respondeu à sua pergunta, mais acima. De qualquer modo, lá vai:

    Na Itália houve, sim, arrebanhamento de judeus, que foram levados para campos de extermínio. Salvo engano, perto de 100 mil.

    Na França, idem. Mesmo na área supostamente “livre” o governo Petain também andou fornecendo carne humana para as máquinas da morte. Também salvo engano, foram exterminados aproximadamente 250 mil judeus franceses.

    Na Espanha a coisa foi diferente porque o país era neutro e, principalmente, porque praticamente não havia judeus lá. Os judeus foram expulsos da Espanha em 1492 e, a bem da verdade, só muito depois da II GM é que o país voltou a ter uma comunidade judaica. Em Portugal, deu-se o mesmo.

    Na Holanda, as exigências nazistas eram mais moderadas. Na prática, a Holanda aderiu ao Eixo, e a ordem era não pisar nos calos holandeses (o herói nazista Skorzeny foi punido com prisão e teve adiada uma promoção porque, num bar, derrubou a tiros o retrato de um príncipe holandês que, tendo militado na Juventude Hitlerista, se passou pro outro lado, refugiando-se na Inglaterra). Mesmo assim, houve arrebanhamento e transferência de judeus para os campos de extermínio.

    Mais ou menos a mesma coisa aconteceu na Dinamarca e na Noruega. É bom não esquecer que Holanda, Dinamarca e Noruega, estão entre os países que mais cederam tropas para as SS (as W-SS, p.ex., tinham um contingente de pouco mais de um milhão de combatentes, dos quais apenas metade era formada de alemães “nacionais” ou “raciais”; a outra metade era de “nações amigas”).

    Já a Suécia não chegou a ser invadida. Os suecos colocaram à disposição dos nazistas (vendendo, claro) sua produção de aço, óleo, etc. Em retribuição, os nazistas não invadiram o país. Os poucos judeus que havia por lá se safaram.

    Do outro lado do mar (em relação à Suécia), na Finlândia, os nazistas tiveram toda a colaboração possível. Não que os filandeses simpatizassem com o nazismo. O negócio é que eles detestavam os russos, contra quem lutavam há mais de 300 anos. Quem quer que fosse inimigo dos russos tinha boa chance de ser amigo dos filandeses. Vai daí…

    No resto da Europa foi o que você já sabe.

    O slogan nazista era “Europa livre de judeus”. Eles achavam que era dever deles exterminar com os judeus em toda a Europa.

  • 150 Marcos Araújo // 2/May/2008 às 13:49

    Pesquei aí acima:

    “….Israel está em compasso de espera para encontrar um negociador que represente todos os palestinos e com quem se possa conversar.”

    Sim, já há mais de 50 anos. Todo e qualquer um que aparece, seja quem for, é rejeitado por Israel.

    “…Enquanto isso procura evitar atentados terroristas e se defender de ataques de foguetes e homens bombas….”

    Seria apropriado acrescentar: Ao mesmo tempo que rouba, ocupa e anexa terras que pertencem aos palestinos, e expande, fortifica e incrusta, pela fôrça bruta, as colônias consideradas ilegais pela comunidade internacional. E transformou a Cisjordânia em bantustoes e Gaza num campo de concentraçao, uma gigantesca prisao a céu aberto, com arame farpado, campos minados e guaritas de segurança com soldatos armados até os dentes, igualzinho aos campos de concentraçao nazistas -menos os fornos crematórios. Onde os oliveirais, base da economia palestina, foram destruídos e chapados pelos tanques israelenses e onde a subnutriçao atinge a maioria das crianças.

    Nunca haverá paz naquela regiao enquanto este tipo de comportamento militarista, hipócrita e cínico continuar a imperar.

  • 151 Pax // 2/May/2008 às 14:03

    Elias, Mr X e Gabriel, obrigado pelas respostas.

    Tomara que o Pedro Doria também tenha lido. A estranheza que tive rendeu boas informações sobre tristezas da história.

    Bem, até aqui houve fornecimento para os campos. Olga Belinário é um exemplo. Alguém sabe mais sobre?

    E volto minha inquietação: em 29 houve fome, depois houve os nacionalismos malucos e o nazismo. Em 2008 aparece nova fome e novos nacionalismos. Não dá pra dormir tranquilo não.

    Na Alemanha há um movimento neonazista muito preocupante. E não é só lá.

  • 152 Marcos Araújo // 2/May/2008 às 14:03

    E….ao contrário de alguns aí acima, que se declaram saturados deste debate, acho este um debate útil, necessário, apropriado, educativo e revelador.

    Espero que o Pedro Doria continuará a produzir artigos sobre Israel, Palestina, judeus e palestinos aqui neste blog. Quem nao quiser participar que nao participe. E nem é obrigado a ler os comentários. Apesar de saber que a maioria dos que se declaram saturados lêem tudinho, ou quase tudo.

    Outra, ao contrário do que foi escrito aí acima: O povo iraniano como entidade nao nega o Holocausto. ALGUNS tarados por lá, incluindo o atual presidente, tentam negá-lo e influenciar as massas. Nao devemos esquecer que o atual presidente nao fala por todo o povo iraniano e tampouco fala por todo o govêrno e líderes iranianos. E nao tardará a ser substituído. O Iran, como país e através de sua história, nunca adotou o discurso inflamatório contra judeus e Israel como política de estado.

  • 153 Sufixo acorrentado // 2/May/2008 às 14:06

    Companheiro Elias!

    Me espanta ver a Dinamarca como país que participou do extermínio de judeus!

    Ao que sei a comunidade de judeus da Dinamarca é considerada como “referência” de resistência ao nazismo visto que exceto 51 judeus, todos os demais deportados para a Alemanha sobreviveram ao Holocausto e grande parte fugiu para a Suécia ajudados por Dinamarqueses.

    Coisa semelhante ocorreu na Bulgária.

    Exijo que o senhor se explique!

  • 154 H.Romeu Pinto Reloaded! // 2/May/2008 às 14:20

    Jesus…..como pode haver rancor aonde não existe mágoa ou mácula…..nenhum judeu ,jamais, fez algo contra mim ou os meus…..em matéria de religião ,entaõ, sou o mais permissivo possivel….por que todo aquele que ora para seu bem ou dos outros ,ora a Deus….Judeus, cristãos e quem mais vier….
    Mas essa choradeira israelense parece ser por uma ferida diferente das dos outros povos….e não é…..mães em todo mundo choram seus filhos nas mais diversas formas de perde-los….mas são todas mães e todas sofredoras……genocidios mil houve……então respeito…..mas não desculpo…..não perdoo….por enquanto…….esperando que os judeus,hoje, por ao que parece mais evoluidos intelectualmente como povo, possam evoluir moralmente e entender que a lei de talião é o caminho para a estagnação espiritual…….

  • 155 H.Romeu Pinto Reloaded! // 2/May/2008 às 14:26

    Scorpio….voce parece temer a busca da fraternidade, da pratica da caridade…..sua revolta é comum naqueles que não tem ainda, como eu admito, a plena conciencia de que só dando amor se pode montar um mundo melhor…..é dificil mas é necessário mudar…….porque ficar com bronca do que diz a verdade e põe dedo na ferida……palestinos mil são mal intencionados…..e judeus mil idem……nos obrigando a ver semanalmente esses banhos de sangue incomcebiveis!

  • 156 RW in Miami // 2/May/2008 às 14:41

    Marcos Araujo

    #150

    Que eu saiba em Gaza nunca houve oliveiras (Andre ou Gabriel, me corrijam por favor). O que havia sim eram “greenhouses” (estufas?) dos colonos israelenses, as quais foram imediatamente destruidas pelos palestinos quando os colonos foram retirados pelo Sharon.

    Ah, e antes que eu me esqueca, a fronteira Sul de Gaza (Rafah) e’ “fechada” pelos egipcios, que nao deixam os palestinos sairem - foi la’ onde foi derrubada a “cerca” ha coisa de uns 3 meses. Com “irmaos arabes” assim, quem necessita de inimigos ?

  • 157 Elias // 2/May/2008 às 14:59

    A Sua Senhoria o Senhor
    Sufixo acorrentado,

    Atendendo às suas exigências, explico-me:

    1 - Em meu comentário # 149 pensei ter dado a entender que as exigências nazistas foram mais moderadas na Holand