No fim de semana de 19 e 20 de abril, a China foi tomada por protestos anti-França. Eram os cidadãos respondendo à maneira como os franceses receberam a tocha olímpica.
Diz Simon Elegant, da Time:
Os manifestantes anti-França não são apenas uma minoria barulhenta e histérica; muitos dos chineses estão realmente com raiva daquilo que vêem como uma conspiração global para sujar o bom nome de seu país e arruinar as olimpíadas. É um momento ruim para um país que pretendia mostrar seu melhor lado ao mundo e, agora, está apresentando algo pior. Os chineses têm muito orgulho tanto daquilo que seu país conquistou nas últimas duas ou três décadas quanto do prestígio angariado com as olimpíadas. Mas muitos ainda sentem insegurança a respeito da posição da China no mundo e sentem-se assombrados pelas humilhações passadas nas mãos de estrangeiros que lhes são contadas desde a infância por um governo cada vez mais dependente de nacionalismo para manter sua legitimidade.
Ao invés de facilitar o serviço daqueles que, de dentro da China, procuram abrir mais o regime, os protestos ao redor do mundo estão unindo chineses e seu governo. Assim, aos poucos, vamos conhecendo um pouco mais da nova superpotência mundial. Na alma chinesa, incrustada, estão uma potente idéia de que se é vítima. De que o mundo conspira para derrubar a China.
O resultado, no entanto, é que qualquer crítica ao governo chinês é interpretada como uma ofensa ao país por um bom naco de chineses. Isto mantém o governo numa situação de conforto. Embora ele precise dar algum tipo de resposta internacional – uma conferência com emissários tibetanos, por exemplo – não precisar oferecer nada de muito sério. Não há pressão interna. O povo está ao seu lado.







73 Comentários até agora ↓
1 Jesus era Comunista // 29/April/2008 às 11:44
O mal que o Ocidente fez ao Oriente será cobrado.
Qualquer motivo, mesmo errado aflora os ressentimentos.
O Ocidente vai ter que pagar o preço.
2 Jesus era Comunista // 29/April/2008 às 11:51
Ontem vi o filme 7 anos no Tibet.
No fim do filme vinha lá:
A invasão da China ja custou 1.000.000 de mortos e 600 templos destruídos.
E tem gente que diz que a China veio trazer bem estar e avanço para o Tibet.
Vai entender.
Tibet LIVRE
3 nada será como antes // 29/April/2008 às 11:59
Discordo de que não existe pressão interna anti-governo.
Existe grande disparidade de renda e desenvolvimento entre o leste e o oeste do país.
4 confetti // 29/April/2008 às 12:01
também me surpreendi com as manifestaçoes “anti-frança” de chineses, sobretudo estudantes, em paris ! quando dissemos que aqui é possivel manifestar desacordo, contrariamente à china, responderam que “na frança ha liberdade demais, coisa perigosa para o povo” ! tem havido essas reaçoes de “vitima” na europa….precisamos conhecer melhor como funciona o raciocinio de um chines…tentar entender….((
5 Gunnar // 29/April/2008 às 12:02
Bien, na Banânia não é muito diferente, né?
Cada país tem o governo (e democracia, e violência, e pobreza, etc etc etc) que merece.
Um país é feito por aqueles que nele vivem.
Vejo as pessoas reclamando do Lula, dos bandidos, dos traficantes, do congresso, do raio-que-o-parta, mas estão lá, dando um jeitinho de sonegar um naco do IRPF, dando um jeitinho de não pagar a multa do carro, dando um jeitinho de entrar no metrô / ônibus antes do desembarque, dando um jeitinho de assistir a filmes que nem saíram em DVD ainda, dando um jeitinho de jogar o lixo na rua…
Nossos queridos políticos não vieram de marte. São gente DO POVO. E não só: eles também são IGUAIS ao povo.
Isso aqui já era. O último que sair apaga a luz.
6 confetti // 29/April/2008 às 12:04
existe pressao interna, claro, mas atualmente sao mais abafadas que nunca ! alias, muita coisa abafada…tipo as 1250 execuçoes ano passado…
7 Chesterton Dracul // 29/April/2008 às 12:08
bom nome da China? Mas esse pessoal esqueceu de tudo?
8 confetti // 29/April/2008 às 12:09
e a frança ta se cagando de medo de perder os 20 bilhoes de euros em contratos assinados com sarkozy em novembro passado ! ja mandou até reis magos cheio de presentes e desculpas esfarrapadas pra pekin…estao la atualmente…)))
9 Chesterton Dracul // 29/April/2008 às 12:10
Esses chineses estáo apostando na simpatia que aqueles que posam de coitados atrai.
Esse mundo globalizou-se “chorão”.
Só tem mami por aí….
10 Jesus era Comunista // 29/April/2008 às 12:10
Fora de tópico — PD
11 confetti // 29/April/2008 às 12:14
correçao no # de excuçoes na china em 2007 : + ou - 450 ….pouquinho né….((
12 confetti // 29/April/2008 às 12:16
gunnar e jesus, esse off ta mei violento, num ta nao ? boss vai deletar vcs…..kkk
13 Chesterton Dracul // 29/April/2008 às 12:20
Fora de tópico — PD
14 confetti // 29/April/2008 às 12:21
chest ))) interessante ….mundo globalizado chorao é real !
15 confetti // 29/April/2008 às 12:23
guarda meu lugar ai chest, nao posso comentar agora…muito trampo aqui…(( té ja
16 Chesterton Dracul // 29/April/2008 às 12:23
Mami, mami…buá, buá.
17 confetti // 29/April/2008 às 12:25
me chamando de q dracula ? mami ? tsssssss
18 Chesterton Dracul // 29/April/2008 às 12:39
não é você, é o mundo.
19 Nhé! // 29/April/2008 às 12:52
“prestígio angariado com as olimpíadas”
Ih, os chineses estão sofrendo alucinações? Provavelmente pelo consumo de carne de vaca…
20 Nhé! // 29/April/2008 às 12:54
Novo provérbio chinês: quem não chora, não mama.
21 Burn the Witch! // 29/April/2008 às 12:55
Achei deprimente a manifestação dos chineses em Seul. Chineses no exterior deviam ser os primeiros a criticar o seu país.
22 Chesterton Dracul // 29/April/2008 às 12:59
é falta de proteina animal….
23 Gunnar // 29/April/2008 às 13:22
Fora de tópico — PD
24 Esprit de porc // 29/April/2008 às 13:37
Eu tenho muito medo que a China se transforme na maior potência mundial. Espero que isso não ocorra, pelo menos não nos próximos 50 anos…
25 Marcos Araújo // 29/April/2008 às 13:57
Nao vimos nada ainda! Espera só quando esses caras serao 2 bilhoes a poluir o planeta e a saquear o que resta de riquezas naturais do resto do mundo - Ásia, África e América Latina. A dominaçao econômica será total, pois Titio Sam e Europa estao em plena decadência e a Rússia nao precisa deles nem de nós, pois tem gás, petróleo, minérios de bomba atômica de sobra.
Complexo de vítima? Isto nao os impede de esmagar os uígures ao noroeste (que nem suas danças tradicionais podem mais dançar) e os tibetanos à leste (1 milhao de tibetanos foram mortos desde a invasao chinesa em 1949, 80% dos habitantes da Lhasa atual sao chineses, e todo o comércio está na mao deles. Esmagam sem piedade tudo e todos que ousam resistir ao domínio dos huns. Um rôlo compressor. E ficam aí chorando lágrimas de crocodilo!
Toda aquela estudantada rebelde da Praça Tianamen hoje sao todos membros do partido pseudo-comunista chinês, cada qual pegando o seu bico, e que bico! As melhores casas, apartamentos, escolas, hospitais, emprêgos, etc. O partidao de Mao é capitalista selvagem; sao 70 milhoes de membros pseudo-comunistas a sugar o resto da populaçao chinesa!
26 aiaiai // 29/April/2008 às 14:18
É…como sempre digo: ai que “meda” desses chineses.
É sério, acho que a gente não tem condições para entender a cultura deles e estamos sempre “achando” errado. Somos sempre surpreendidos.
Outro dia mesmo, a china era um país fechado, pobre, que nem fedia nem cheirava no comércio internacional. Hoje, é o pivô de todas os picos de crescimento assim como de todas as crises. Pensa bem…ninguém imaginava isso há 15 anos. Está sendo uma surpresa.
Agora, quando a gente pensa que se o povo do ocidente protestar, o governo chines tem que amolecer…dá-se o contrário, os caras ganham mais força para peitar o ocidente.
Eles são muitos e são muito diferentes de nós.
27 Name Mail Website // 29/April/2008 às 14:37
Nenhum destes protestos e eventos (olimpíadas) irão influenciar qualquer mudança drástica nos rumos do império chinês. Tudo prosseguirá como está.
Sobre vitimização: a ‘vitimização” é um direito de cobrança legítimo da(s) vítima(s).
Mudando de assunto…rs
O ronaldinho foi pego grudado pelos dois lados com três travecos…pera aí…mas são dois lados…tá sobrando um traveco…
Mudando de assunto 2..rs…rs
“FRITZL, JOSEF”
Prezado Josef Mario,
O companheiro psicótico Jose Fritzl é um monstro tão malvado como o Rei Emir “o monstro” de Zazanov?
28 Obina, direto do Arpex // 29/April/2008 às 15:03
O grande ativismo contra as olimpíadas, na França, depois copiado no mundo, foi orquestrado em grande parte pela ONG Repórteres Sem Fronteiras.
Já foi uma organização voltada para a defesa da liberdade de imprensa, hoje é de um ativismo ideológico enfurecido.
O RSF operava, até pouco tempo, principalmente, com denúncias de abusos contra repórteres ao redor do mundo. O que ainda é feito, mas não com a gana dos protestos contra as Olimpíadas na China.
O problema é que os jogos ainda nem começaram, o que descaracteriza a atuação da ONG, privilegiando o ativismo ao invés de reagir à repressão de fato. O que não condiz com as diretrizes primordiais do RSF. Fica parecendo conspiração mesmo.
29 Gwyn // 29/April/2008 às 15:07
Aiaiai,
Tenho alguns colegas chineses que vivem aqui na Inglaterra a muitos anos.
E mesmo depois de tantos anos trabalhando com eles, ainda me pego pensando..”como e que eles conseguem ser assim?”
Eles sao muito serios, disciplinados, persistentes, super esforcados, impressionamente perfeitos em fazer como foram treinados. Mas, sem nenhum jogo de cintura…
“jeitinho” e uma palavra que nao existe em chines e acho que nunca vira a existir.
Estou falando dos chineses que conheco, eles me surpreendem e impressionam sempre.
Como voce diz, eles sao muitos e MUITO diferentes de nos.
30 confetti // 29/April/2008 às 15:53
cristiano, discordo completamente ! rsf nao “descaracterizou” nada ! sabe quantos jornalistas estao detidos ou desaparecidos na china ? apoio robert ménard em tudo que tem feito pra jogar spot na repressao chinesa ! o que tem conseguido alias ! mesmo com as “represalias” comerciais contra a frança, rsf sao corajosos e nao vao parar por ai ! uso direto a camiseta negra com as algemas, que foi lançada na passagem da tocha em paris ! solidariedade com o tibet e os jornalistas chineses amordaçados !
31 confetti // 29/April/2008 às 15:55
quando vc diz “o problema é que os jogos nem começaram”….ainda bem !! ou vc acha que rsf devia esperar o começo dos JO pra agir ?
32 confetti // 29/April/2008 às 15:56
vc tem lido le figaro né cristiano….pode crer ! kkk
33 Patty Diphusa // 29/April/2008 às 15:58
Concordo, Aiaiai, não conhecemos nada nem entendemos nada do povo que vive lá. Para mim lembram um monte de gremlins que andam de bicicleta com agulhas espetadas.
É claro que há todo um trabalho de resistência lá, mas atitudes como essas deixam tornam ainda mais difíceis quaisquer tipos de reação contra a mão de ferro do governo. O firewall da china é uma prova disso, foi montado em cima de palavras que eram capturadas, nunca teve um firewall eficiente. Mas o medo foi tão grande que o acesso a outros sites dentro da China sequer era tentado.
É duro.
34 Obina, direto do Arpex // 29/April/2008 às 16:13
Confetti, acho que o RSF tem mais é que esperar os jogos começarem sim. Sempre trabalharam assim. O Ménard despirocou de vez, indo até Aténas para tentar apagar a tocha e tudo mais… Nada a ver com a forma de atuação tradicional, louvável do RSF, de trabalhar como protetor da liberdade violada, a posteriori. Era o que fazia do RSF uma ONG de jornalistas respeitados.
Inclusive seria muito mais proveitoso. Você leu o texto, viu como as manifestações só fizeram fortalecer o sentimento nacionalista. Não são só os chineses que não suportam o ativismo de faniquito, o resto do mundo também já teve sua dose de ativismos enfurecidos.
O fato é mais forte. Questão de eficiência.
Da forma que vem sendo feito os Chineses vão conseguir desviar as atenções para o evento olímpico com facilidade.
E Le Figaro, bem…você conhece a versão do jingle-bells que acabou papel.
=]
35 aiaiai // 29/April/2008 às 16:17
Já já o Zictor acorda e nos dá uma luz direto da terrinha (ou terrona, né - ainda por cima é grande).
36 confetti // 29/April/2008 às 16:25
cris, continuo discordando de tudo !! parece q vc nao conhece ménard nem o rsf….
à part ça, tout baigne…)
37 confetti // 29/April/2008 às 16:27
aia, alguém q tenha saco de jogar uma analise historica que evidencie a atitude dos chineses… ta tudo na rede, é so querer…eu, francamente tou sem saco…pra chines…kkk
38 Mr X // 29/April/2008 às 16:37
Darw taí? Bicho chinês às terças.
39 Obina, direto do Arpex // 29/April/2008 às 16:38
Eu trabalhei com o RSF, num projeto chamado RSFblog, que não vingou (té publicamos um texto do PD: http://www.rsfblog.org/spip.php?article43)
Sempre achei eles meio razos nas iniciativas de protesto ativista e bons na repercussão da violência contra jornalistas. Também fiquei meio cabreiro com a proximidade de Ménard com os anti-castristas de Miami, do Calzone.
40 confetti // 29/April/2008 às 16:42
aqui um “dissidente” que concorda com vc cris..
http://www.marianne2.fr/Jean-Claude-Guillebaud-critique-Robert-Menard_a85537.html
41 confetti // 29/April/2008 às 16:43
chose, darwo ta socado no open ! qual é o bich de hj ?
42 Brancaleone // 29/April/2008 às 16:49
Parece que todas as promissórias dos séculos anteriores - inclusive o 20 - estão sendo cobradas agora. Por todo o mundo tem gente chafurdando a história e a estória em busca de desculpas esfarrapadas ou não, para locupletarem-se finaceira e politicamente.
Do padreco paraguaio querendo um pedaço maior de Itaipú até a China querendo “recuperar” o que sofreu nos tempos da Guerra do Ópio, passando pelos judeus sempre cobrando mais uma prestação do holocausto e até nos nossos “subversivos” dos anos de chumbo em busca do Bolsa Ditadura…
Mas o caso é a China, que saltou de anos de adestramento de esquerda para um mais desbragado, violento e faminto capitalismo de estado que se tem notícia. Nem os EUA são tão capitalistas quanto a China atual. Aliás, Mao Tse Tung doutrinou e adestrou o povo chinês para a serem o que são agora e por isso receberá eternos agradecimentos dos capitalistas chineses.
Tadinha da China né? foi colonizada, violentada e explorada pelo Ocidente, se bem que ela fez praticamente as mesmas coisas com o Vietnam, Coréia, Tibet etc., mas como fez isso nos tempos em que era comunista, então póóóódi porque em nome da esquerda tudo podia e ainda pode.
Parece que boa parte da população chinesa continua por ignorância, medo ou respeito ( ou talvez tudo isso junto) a acreditar cegamente em seus líderes - mais ou menos como fazem uns e outros cá no Brasil em relação ao PT e Lula - não importando que cagadas e vilepêndios pratiquem.
Mas uma coisa temos que combinar: As olimpíadas si fú, já eram e não é de agora. Existe tanto “espírito olímpico” hoje em dia quanto virgindade numa prostituta veterana. Olimpíadas são um negócio e um baita dum negócio onde escrúpulos não existem e os egos nacionais precisam ser massageados mais que o músculos dos atletas.
Pode-se reduzir as olimpíadas atuais a um imenso puteiro, já que tanto um quanto outro existem para explorar corpos humanos…
Os protestos pelo mundo demonstraram bem que nenhum país do mundo liga muito prum monte de iaques e monges congelados perdidos no meio do Himalaia e que se o Tibet depender do resto do mundo, vai é ser terraplanado e transformado em estação de esqui.
43 confetti // 29/April/2008 às 16:52
branca mon plaisir…)))
44 Jesus era Comunista // 29/April/2008 às 18:16
Brancaleone
Esbagaçando o mundo.
O que voce não viu é que a mola mestra do puteiro é o capitalismo.
Voce da chute, na própria bunda.
Beijo na careca.
45 confetti // 29/April/2008 às 18:24
fredin relaxa, a metade é humor…enfim, espero…
46 Jesus era Comunista // 29/April/2008 às 18:41
Confetti
To relaxado.
To só botando pilha no Branca.
To tentando irritar ele faz dias.
47 anrafel // 29/April/2008 às 18:43
Na verdade, todos os governos estão com medo de perder ou de não ganhar seus bilhões de dólares. Os protestos jamais vão ultrapassar o âmbito de ONGs e cidadão isolados.
O mundo está hipnotizado pela China, e por motivos objetivos e pragmáticos. E a China vai querer consolidar esse sentimento com um show de tecnologia e construção civil nas Olimpíadas.
E olhe que nem precisa. Com essa incerteza em relação aos Estados Unidos, ninguém vai querer melar o seu comércio com os chineses.
A não ser que um maluco aí resolva falar em boicote.
48 Guilherme // 29/April/2008 às 18:50
o,1% da França protestou: 70.000 pessoas
0,1% da China protestou: 1.130.000 pessoas.
49 Jesus era Comunista // 29/April/2008 às 18:59
Companheiros anrafael e Guilherme
Vejam só o detalhe:
Se aqui com 15 a 20 pessoas, que não se conhecem, agente não se entende e quase sempre tem rebu, imaginem o mundo, com rancores, ódios passados de dominações etc.
A humanidade tem que aprender a conviver, como nós.
50 Caramujo // 29/April/2008 às 19:04
Brancaleone: Desta vez, meu caro, devo concordar com tudo o que você escreveu no # 42. Parabéns!
51 Brancaleone // 29/April/2008 às 19:14
Jesus era Comunista:
Desista. A esquerda só me diverte, muito embora para muitos seja trágica…
E Confetti:
O pior é que não fiz humor…
52 Zictor // 29/April/2008 às 20:17
@ aiaiai #35
Bom dia!! Acabei de acordar dei uma lidinha rápida por aqui.
Putz, muita desinformação, muita coisa mal interpretada.Desculpem, não quero soar arrogante nem posso culpar ninguém, antes de morar por aqui eu também. não entendia porra nenhuma de China .
Agora, estou atrasadíssimo para ir fazer um exame no hospital, mas, quando vocês acordarem na quarta, terão um comment meu explicando melhor a minha opinião no assunto.
Por enquanto, um artigo MUITO BOM que saiu na Newsweek faz uns dias.
http://www.newsweek.com/id/133815
Quem deixar perguntas, mais tarde eu respondo.
PS: O PD demorou muito para postar sobre a China.
53 Guilherme // 29/April/2008 às 21:18
Adoro ver a paranóia direitoba. Ela também me diverte muito, hehe.
54 Arthurius Maximus // 29/April/2008 às 22:05
A grande verdade, é que o povo chinês vive a tanto tempo sem liberdade que se acostumou a esse estado de coisas. Como o povo brasileiro se transformou em carneiros de mente escrava, os chineses, ao invés de verem a verdade sobre a carnificina ideológica que seu regime executa, ofendem-se sentindo-se atacados.
55 Andre Fucs // 29/April/2008 às 23:40
Pedro,
ou seja, a china é exatamente como qualquer outro país…
No Brasil a culpa é sempre dos países desenvolvidos, de termos sido colônia e escravizados. (esquecemos que “quase” todos os povos da humanidade foram escravos em certo período da história)
Não obstante no mesmo Brasil dependendo da crítica você escuta um “então vai morar em ____________ !”
mas sejamos justos… os paraguaios culpam os brasileiros, os árabes o ocidente, os africanos continuam se matando mas culpam os brancos, os malaios os chineses, os argelinos os franceses, os franceses os EUA, os indianos os ingleses, os índios sul americanos culpam os espanhóis e os americanos culpam o mundo por não os entenderem…
no fim das contas as bases norte-americanas no leste africano e Ásia central continuam a crescer a china continua a consumir os recursos de seus vizinhos e asfixiada como sempre.
56 Alba // 30/April/2008 às 0:27
Salve, André!
Acho interessante, não só o que você notou, sem esquecer que somos mesmo muito diferentes dos chineses culturalmente, mas há coisas perfeitamente similares: quem não se lembra da mobilização “patriótica” em tempos de Copa do Mundo, quando qulaquer observação comezinha sobre nossas comezinhas mazelas, do tipo desigualdade social, nível de violência e coisa e tal, são tratados como crimes “lesa-pátria”. Se for de estrangeiro então, o pobre está condenado ao sétimo círculo dos infernos (se é que existe isso)
Nesse sentido, e levando em conta as informações do Zictor naquele excelente texto sobre a sua experiência na China e sobre quanto os chineses se ressentem da posição que detiveram, por vários séculos, como Império do Meio, superior a tudo o que o cercava, até serem dominados pelos ingleses e tutti quanti acabarem plasmando a expressão “negócio da china”.
Entonces, não me parece nem um pouco estranho que esse povo, que sofre imensas desigualdades,
onde há trabalho escravo (aproveitado gostosamente por qualquer multinacional, o que esquecem de mencionar) também tenha registrado o aumento da renda de muitos, alguns, milionários.
O país cresceu, muita gente saiu da linha da pobreza. Querem que a população, bem ou mal, deixe de perceber isso? O post da fome taí pra provar isso.
Esperam dos chineses que se comportem conforme o figurino ocidental de encomenda, porquê?
57 Arnoud // 30/April/2008 às 1:57
Não parece muito lógico que um país que deseje ser uma superpotência utilize o discurso da vítima.
Isso já foi feito no século XX e não deu certo.
58 Zictor // 30/April/2008 às 4:41
Atenção, pessoal,
Li todos os posts e os artigos linkados pelo PD. Os dois artigos são muito bons e, como a confetti disse, há outros na internet e é só procurar. O International Herald Tribune, a Newsweek e a Reuters têm artigos muito bons também.
Entre os comentários, os melhores vieram do André Fucs e do Brancaleone. Alguns aiaiai e Patty sacaram tudo ao dizer que não entendemos esse povo. Quem falou Free Tibet não podia estar mais errado. E o PD escorregou ao dizer que não há pressão interna. Há sim, e muita.
As questões históricas e culturais estão bem espostas em diversos artigos na internet, como disse a confetti. Por isso, vou me concentrar sobre alguns pontos que foram quase que ignorados por todos eles.
59 Zictor // 30/April/2008 às 4:49
1) Democracia e fidelidade ao partido.
Os chineses são muito pragmáticos. Todos os chineses com mais de 25 anos (na regiões rurais, até mais novos) se lembram da miséria. Passaram por dificuldade. E todos eles atribuem esse sucesso ao Partido Comunista.
A Classe média chinesa considera pedidos ocidentais de democracia fúteis, e provavelmente será a primeira a se opor a reformas mais democráticas, uma vez que ela é a grande beneficiária deste boom.
Na China, quando se fala de democracia, eles pensam na imagem da pobreza africana e de outros países da América Latina (mesmo que o Brasil seja proporcionalmente MUITO mais rico, as imagens que chegam aqui são de futebol, violência e pobreza).
Se o atual regime está dando dinheiro para eles, então é bom continuar.
Por este raciocínio, os Chineses são agradecidos ao partido pela vida material melhor que eles vivem.
60 anrafel // 30/April/2008 às 4:56
E se o pessoal começar a insistir com Free Tibet, o Dalai Lama será obrigado a baixar o centralismo democrático e enquandrar a turba: não é Tibete Livre, é Tibete Autônomo.
61 Zictor // 30/April/2008 às 5:28
2)O conceito de face
O conceito mais importante para entender esta explosão de nacionalismo é o conceito de “Face” segundo a cultura chinesa. Face é a versão oriental do nosso “bom nome”, honra, etc. É um conceito existente na China, na Coréia, no Japão, etc.
Apesar de face e bom nome serem em essência muito semelhantes, os mecanismos através dos quais os dois funcionam são muito diferentes. A sua face é aquilo que você mostra ao mundo, aquilo que as outros vêm. É o seu bom nome, sua honra, seu status social, mas também a sua auto-imagem e sua auto-estima.
Bom nome e honra são conceitos mais abstratos, que flutuam meio longe do cotidiano, vamos dizer que funciona mais no longo prazo. Face funciona aqui e agora. Pode ser medida a cada momento e a cada interação dos chineses. Muitas vezes, você toma certas atitudes para “dar face” ao seu interlocutor. Quando há alguma discordância, algum atrito, conflito de interesses, os dois lados opostos se movimentam no sentido de evitar que ambos percam a face. Enquanto não houver a perda de face, acordos podem ser feitos.
Mas, se alguém perde a face, é um Deus nos acuda. Face perdida precisa ser restaurada na hora. Gritaria começa, negócios são desfeitos, dá uma bosta danada.
Conheço a história de um Brasileiro que estava visitando um fornecedor em potencial. O negócio estava quase fechado. Saíram para comemorar o brasileiro, o gerente e funcionários. Estavam num Karaokê. A uma certa altura, foi oferecida uma prostituta ao meu conhecido. Ele não aceitou, apesar da insistência do gerente.
No dia seguinte, um dos funcionários ligou para meu conhecido dizendo que não haveria mais negócio. Motivo: O gerente havia perdido a face diante dos seus funcionários “porque o seu presente havia sido rejeitado”.
Vale lembrar que o importante na questão não é o que os outros pensam de você, mas o que você acha que eles pensam. É por aí que entra mais ou menos a onda da auto-imagem.
62 Zictor // 30/April/2008 às 6:01
3) Face Nacional e Nacionalismo
Na China, a auto-imagem nacional é uma parte muito importante da auto-imagem pessoal de cada chinês. É muito parecido com a reação de alguns petistas quando o partido é criticado.
Em psicologia, isso se chama (em inglês) de “ingroups & outgroup dynamics”. Quando alguém de fora critica alguém de dentro, não pode, mesmo que eu odeie a pessoa criticada.
O nacionalismo chinês é uma faca de dois gumes. Ao contrário do que se pensa, não é uma imposição do Estado sobre as pessoas. É realmente parte integrante das personalidades deste povo.
O papel do Estado na construção deste nacionalismo está na construção e interpretação da história da China e na liberdade de discurso. Nacionalismo é sempre encorajado, a não ser que critique o governo por não ser patriota o suficiente.
O problema maior é que por não haver liberdade de expressão, não pode haver debate. Se houvesse debate, as pessoas poderiam criticar abertamente certos excessos de nacionalismo, e outras pessoas poderiam ser convencidas.
Mas, mesmo se houvesse liberdade, transmitir a imagem de união, de UMA CHINA é muito importante. Então é possível que os próprios chineses criticassem e ameaçassem os “traidores anti-patriotas”.
Na verdade, todo esse nacionalismo só expõe uma enorme insegurança dos chineses em relação ao status internacional de seu país, que recebe menos crédito do que merece.
E isso é uma grande verdade. O Ocidente ainda possui uma imagem de uma China atrasada e repressiva que não é verdade. A questão essencial é se o crédito que os chineses acham que o país merece é equivalente ao crédito que os ocidentais dariam uma vez que tenham aprendido mais sobre a China.
Minha modesta opinião é de que a China é em parte injustiçada, mas os Chineses querem estar numa posição um pouco alta demais.
63 Brancaleone // 30/April/2008 às 7:59
Zictor:
Meu comentário 42 então parece que não destoa tanto assim dos seus. Eu apenas acrescentaria que para controlar um bilhão e bolinhas de pessoas só existe um meio: Pasteurização e padronização e é a claro, o velho método de se criar uma ameaça externa ou interna maior que as diferenças internas. Deu certo na Alemanha Nazista, funciona na Palestina e até por aqui eventualmente se usa este recurso.
Pode-se resumir a questão chinesa a:
Nós os consideramos atrasados e oprimidos.
Eles (os chineses) se acham vítimas e superiores
Opiniões claramente opostas…
64 Brancaleone // 30/April/2008 às 8:04
Efetivamente o povo chinês tem verdadeiro pavor da democracia.
Milênios sob jugo de imperadores. Décadas sob comando da turma de Chiang Kai Chek, mais algumas décadas sob jugo do pervertido do Mao e agora dos capitalistas exacerbados. Chineses não sabem o que é democracia, não querem a democracia. Um bilhão e tantos cidadãos perfeitamente adestrados para a obediência cega. Conceitos nobres como honra e orgulho a serviço do poder.
Excelente método. Esta funcionando muito bem.
65 H.Romeu Pinto Reloaded! // 30/April/2008 às 8:07
Esse nacionalismo cego e acritico é o caminho florido para se implantar o espirito da Grande China /Império , same same como fazem hoje os EUA….
66 H.Romeu Pinto Reloaded! // 30/April/2008 às 8:08
“El Dictador” Broncoleone!
De corpo e alma!
67 H.Romeu Pinto Reloaded! // 30/April/2008 às 8:10
Não ! É Tibet livre mesmo…..pragmatismo em certas horas causa vômito……….
68 Guilherme // 30/April/2008 às 10:50
Zictor,
Excelentes comentários.
69 anrafel // 30/April/2008 às 11:14
Pois é, HRPR, foi o próprio Dalai Lama quem economizou. Ele próprio está saindo do script que ajudou a engendrar..
70 anrafel // 30/April/2008 às 11:55
Zictor vai buscar nas particularidades da identidade nacional chinesa altos esclarecimentos para a questão. Qualquer governo que não fosse composto apenas de jumentos utilizaria essa prática de jogar com impulsos e atavismos coletivos nacionais para favorecer a estabilidade do regime e a manutenção de uma filosofia de poder.
Mas um pouco acima ele cita um aspecto comum a qualquer sociedade em qualquer parte do mundo: existe um expressivo contingente do povo chinês que, beneficiado pelo progresso recente, sente-se muito bem, experimenta a prosperidade e defende o status quo mesmo à custa de fechar os olhos para a repressão e a corrupção presentes no exército e nas lideranças do Partido Comunista, aliás coisas sobre as quais Zictor bem que poderia nos dar uma palinha.
Para ilustrar, não precisamos ir muito longe. Durante a ditadura militar brasileira, no período do milagre econômico, segmentos da população beneficiados com o crescimento da economia emprestaram sólido apoio aos militares e a Delfim/Reis Veloso. Os fins (para eles) justificavam os meios (em cima dos outros).
71 Esprit de porc // 30/April/2008 às 13:35
“Conceitos nobres como honra e orgulho a serviço do poder.
Excelente método. Esta funcionando muito bem.”
Muito bom! O Brancaleone, com poucas palavras explicou como o povo chinês contribui e sempre contribuirá para a manutenção do status quo chinês. O Japão só não é mais assim porque está muito “contaminado” com a cultura ocidental.
72 Zictor // 30/April/2008 às 13:43
@ Branca,
Sim, seus comentários aqui foram muito pertinentes, mas você errou numa coisinha: Os chineses não estão a serviço do governo. Na verdade, o forte nacionalismo chinês é uma faca de dois gumes para o partido comunista. Por um lado, é uma grande ferramenta legitimadora. Por outro, pode se tornar um risco se os chineses acharem que o partido está se dobrando a pressões estrangeiras, como no caso da oferta de conversar com os emissários do Dalai Lama.
@ HRP,
1) A cultura chinesa sempre teve uma característica não-expansionista. Eles simplesmente ignoravam o resto do mundo. Não sei se um Império Chinês seria como um americano.
2) Você quer obrigar os tibetanos a tomar um curso que nem eles querem? Isso sim é idéia imperialista. Muitos deles querem somente mais autonomia, não querem independência. Isso é uma idéia muito propagada pela mídia que geralmente não sabe o que escreve.
@anrafa,
Os chineses não ignoram a corrupção, eles reclamam muito da corrupção de oficiais locais. Mas, é uma coisa que eles querem fazer entre eles. Deu pra perceber que eles não gostam muito de estrangeiro se metendo, né?
Eles só são muito práticos, acham que democracia é uma idéia bonita, mas não uma necessidade. Muitos deles querem a censura, porque querem estabilidade, que é boa para fazer negócios. Por essas e outras que muitas questões internacionais nas quais a China está envolvida ainda não chagaram a uma solução.
73 Dom Casmurro Patriarca // 1/May/2008 às 15:37
http://www.youtube.com/watch?
Leave a Comment