Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

Uma noite excepcional para Hillary Clinton

April 23rd, 2008 · · 76 Comentários

Com 98% dos votos contados na Pensilvânia, Hillary Clinton vence Barack Obama por 55 contra 45% dos votos. Seus eleitores foram para as ruas e votaram. Ainda é cedo para dizer se é reação aos comentários de que são ‘amargurados’, feito por Obama. Mas é capaz.

Com uma diferença de 10%, trata-se de uma vitória fantástica.

Na prática, quer dizer 16 delegados a mais. Não é muito. A princípio, não há por que achar que Obama perderá as próximas primárias grandes, em Indiana e na Carolina do Norte, ambas no dia 3 de maio.

Obama terá maioria dos delegados eleitos e disputará com Hillary o voto dos superdelegados, membros do partido que votam em quem quiserem. É por conta destes que sua vitória por boa margem, na Pensilvânia, faz diferença. Ela, assim, mostra que tem a simpatia do eleitor branco de classe média baixa, que tende a ser mais conservador, e que corresponde a um dos grupos de indecisos mais importantes na disputa presidencial. Se Hillary convence os superdelegados de que ela consegue tirar estes votos de John McCain e que Obama não consegue, o improvável pode acontecer e Hillary, no fim, vencer Obama.

Uma vitória fantástica, pois.

Não quer dizer que o desafio seja pequeno. Para ser candidata, do jeito que as coisas andam, Hillary precisará de aproximadamente 70% dos votos dos superdelegados. É um bocado difícil.

Tags: EUA

76 Comentários até agora ↓




  • 1 Paulo Gontijo // 23/April/2008 às 1:45

    Pedromeu caro, daqui de D.C tenho uma impressão um pouco distinta. Os delegados já estão definidos. E Hillary não alcança. Os superdelegados sabem que um partido dividido pode entregar para o GOP a eleição mais fácil desde Roosevelt. Concordo com Dick Morris, a eleição já acabou.

  • 2 confetti // 23/April/2008 às 2:38

    hillary alcança sim : go sista go !!

    nada de “a eleiçao ja acabou” ! seja la de onde for !

  • 3 confetti // 23/April/2008 às 5:06

    paulo gontijo, o q vc ta fazendo em dc ? vive ai ou esta de passagem ? conta mais impressoes from inside….))

  • 4 aiaiai // 23/April/2008 às 6:13

    Ainda não aposto nada nessa eleição…”tudo agora mesmo pode estar por um segundo”, como diria nosso ministro da cultura!

  • 5 Sidarta // 23/April/2008 às 6:15

    PD, você não acha que uma vitíria fantástica seria com diferença de 20 ou 30 pontos? Porque esse placar não mudará praticamente em nada para ela. Ou estou errado?

  • 6 HRP Mané Reloaded // 23/April/2008 às 6:40

    Tres grandes mierdas!

  • 7 confetti // 23/April/2008 às 6:44

    agà acordou poliglota…)))

  • 8 HRP Mané Reloaded // 23/April/2008 às 7:00

    Dona Hillary afirmou ontem que vai bombardear o Iran……iiiiii….acho que vou ficar com saudades do “Mad Bush!”

  • 9 Pax // 23/April/2008 às 8:16

    Quem ganhou com essa? O McCain.

  • 10 confetti // 23/April/2008 às 8:26

    que nada pax ! ha um “detalhe” que compromete mccain e o faz perder eleitores : ele confessou nao entender nada de economia… num momento onde o americano “médio” esta perdendo sua casa e seu emprego …isso mais a reputaçao de “elitista” de obama, acaba elegendo minha candidata : mrs hillary rodham clinton ! ))

  • 11 mila // 23/April/2008 às 9:00

    Hilary demonstrou inteligência e deu uma bela cartada ao ameaçar varrer do mapa o Irã caso tente algo contra Israel.Para os padrões americanos, Obama é muito esquerda. Bem possível ocorrer uma reviravolta e os super delegados vejam em Hillary uma grande oportunidade de ganhar as eleições.

    Não sabia que MacCain tinha dito essa besteira. Incrivel o candidato republicano ainda não ter entendido que tudo envolve a economia. O que demonstra suas limitações.
    É A ECONOMIA, ESTÚPIDO!

  • 12 Mr X // 23/April/2008 às 9:53

    O governo temque se meter na economia o mínimo possível. O presidente pouco precisa entender de economia, o Lula entende alguma coisa? Aliás, existe alguma coisa da qual o Lula entenda, fora cachaça? E, no entanto, meus conhecidos petistas afirmam que a economia vai bem.

    Quanto à Hillary, acho que seria um candidato menos pior do que o Obama. Como li em uma análise (depois coloco o link), a Hillary é pragmática, quer o poder e tem lá suas idéias socialistas, mas não vai ferrar os EUA e sua própria vida por causa delas. O Obama é messiânico, no poder seria uma espécie de Jimmy Carter mulato, e portanto um desastre para os EUA.

    Aliás, como disse antes, ele mesmo confessou que aumentar impostos não aumenta arrecadação geral, mas disse que o faria assim mesmo em nome da “justiça”.

    É a esquerda em resumo: idéias que não funcionam na prática, mas que parecem “justas”, e portanto são aplicadas à força.

  • 13 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 23/April/2008 às 10:01

    A comment from Denmark on the upcoming U.S. Presidential elections

    ‘We in Denmark cannot figure out why you are even bothering to hold an election.

    On one side, you have a b*tch who is a lawyer, married to a lawyer, and a lawyer who is married to a b*tch who is a lawyer.

    On the other side, you have a true war hero married to a woman with a large chest who owns a beer distributorship.

    Is there a contest here?’

  • 14 Mr X // 23/April/2008 às 10:04

    Hahahahah :-)

    Gosto da Cindy McCain! :-)))

  • 15 confetti // 23/April/2008 às 10:06

    chest kkk ….i like lawyers….

  • 16 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 23/April/2008 às 10:09

    É doloroso observar defensores de Barack Obama se enrolando cada vez mais em sua própria corda ao tentarem evitar o óbvio.

    Alguns dizem que o senador Obama não pode ser responsabilizado pelo que seu pastor, Jeremiah Wright, disse. A versão deles é que Barack Obama apenas estava no lugar errado no momento errado – e um bando de pessoas maldosas estão tentando usar o fato para outros fins.

    Essa é uma boa estória, mas não se sustenta quando examinada de perto.

    O próprio Barack Obama admite que ele, em sua vida, aproximou-se conscientemente de pessoas da extrema esquerda. Na universidade, “Eu escolhi cuidadosamente meus amigos”, diz ele em seu primeiro livro, “Dreams From My Father”.

    Esses amigos incluíam tanto “Professores marxistas, feministas e poetas punks”, quanto “os estudantes negros mais ativos politicamente”. Ele, mais tarde, visitou um ex-membro do grupo terrorista Weatherman, que apoiou sua candidatura ao legislativo estadual.

    Obama não encontrou por acaso Jeremiah Wright, que, por acaso, diz certas coisas. Jeremiah Wright pertence ao mesmo tipo de pessoas com quem Barack Obama começou a se relacionar na universidade – membros da esquerda, da contracultura antiamericana.

  • 17 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 23/April/2008 às 10:10

    No brilhante livro de Shelby Steele sobre Barack Obama – “A Bound Man” – fica dolorosamente claro que Obama foi um daqueles indivíduos à procura de uma identidade racial que realmente lhe faltava por ter crescido num ambiente de brancos. Ele estava tentando se tornar num “convertido da negritude”, por assim dizer – e, como muitos convertidos, ele exagerou.

    Tampouco, Obama mudou em anos recentes. Os registros de seus votos no Senado americano mostram que eles sempre estiveram mais à esquerda do que os de qualquer senador. Há uma incrível consistência no que Barack Obama tem feito ao longo dos anos, apesar das inconsistências no que ele diz.

    A ironia é que a abrupta ascensão política de Obama, ao nível de se tornar forte candidato na convenção de seu partido para disputar a presidência, o tem obrigado a se projetar como uma persona completamente diferente, aquela de um líder pós-racial que pode curar nossa desagregação interna e nos unir a todos.

    A facilidade com que ele conseguiu a mudança camaleônica e extasiou tanto brancos quanto negros democratas é um tributo ao talento do homem e um alerta sobre sua confiabilidade.

    Não há evidência alguma de que Obama tenha procurado se informar sobre as visões dos indivíduos do outro lado do espectro político, e muito menos de se comunicar com eles. Ele se comunicou com a esquerda e com a extrema esquerda. Isso nos une a todos?

  • 18 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 23/April/2008 às 10:11

    Desagregação é definida como desacordo com a agenda da esquerda? Quem, na esquerda, foi chamado por Obama de desagregador antes que isso tenha se tornado politicamente necessário a fim de responder às revelações sobre Jeremiah Wright?

    Um sinal da virtuose verbal de Obama foi sua comparação de um breve comentário de sua avó – “uma pessoa tipicamente branca”, diz ele – com uma campanha organizada, por Jeremiah Wright, de vilanização pública dos EUA em geral e dos brancos americanos em particular.

    Como todas as coisas são iguais, exceto as diferenças, e diferentes exceto pelas similaridades, é sempre possível fazer as coisas parecerem similares verbalmente, não importa o quão diferente elas sejam no mundo real.

    Uma das muitas tiradas desesperadas dos defensores do senador Obama e de Jeremiah Wright é a de que as palavras de Wright encontram “ressonância” na comunidade negra.

    Houve um tempo em que as palavras da Ku Klux Klan tinham ressonância entre os brancos, não somente no Sul, mas em outros estados. Algumas pessoas se tornaram membros da KKK a fim de promoverem suas carreiras políticas. Isso está certo? É tudo uma questão “de quem é o rebanho atingido” (whose ox is gored).

    Apesar de muitos brancos se incomodarem com as palavras de Jeremiah Wright, daqui a um ano muitos deles as terão provavelmente esquecido. Mas muitos negros que absorveram sua mensagem tóxica podem pagar por elas por muitas décadas.

    Como se pode esperar que jovens negros se esforcem por atingir padrões educacionais elevados, ou mesmo padrões comportamentais razoáveis, se eles acreditam na mensagem de que todos os seus problemas são causados pelos brancos, que o baralho está marcado contra eles? Essa é, em última análise, uma mensagem de desesperança, mesmo que ela seja muito audaciosa.

  • 19 confetti // 23/April/2008 às 10:13

    colou de onde dracula ?

  • 20 Mr X // 23/April/2008 às 10:20

    Acho que é do Thomas Sowell, negão do bem. :-) :-P

  • 21 Pax // 23/April/2008 às 10:21

    Chesterton e Mr X vivem dizendo que o Carter afundou os EUA.

    Não sei porque acho que o Bush fez isso.

    Mas Mr X e Chesterton têm sempre razão. Quem sou eu pra dizer o contrário.

  • 22 confetti // 23/April/2008 às 10:24

    concordo com vc painho, bush did it !

  • 23 Luiz // 23/April/2008 às 10:24

    PD,

    Vamos por partes, como dia Jack:
    - Vitória fantástica? Se fosse por uns 15 pontos, poderia até ser, mas por 9,4 pontos foi só o suficiente para prolongar a agonia. Aliás, no post de ontem eu já tinha comentado isso, até acertei a diferença.
    - Não acho que o resultado de ontem altere significativamente a opção dos superdelegados. Muitos deles já devem ter certeza da vitória do Obama entre os delegados e consideram que é melhor encerrar a disputa mais rapidamente. Sintoma disso é a evolução das adesões desde o início de março. Mesmo antes das primárias do dia 6 é possível que aconteça uma nova onda de adesões à Obama, especialmente entre os políticos dos estados do Meio-Oeste e Oeste.
    - De qualquer forma, o grande vencedor de ontem foi McCain. A razão? Vejam este trecho da análise do site http://www.electoral-vote.com :
    “These demographics have held for pretty much all the big industrial states in the rust belt all year. What is new is the partisanship. 98% of the Clinton voters said they would be satisfied only if Clinton were the nominee and 97% of the Obama voters said it’s Obama or nothing. Also, 94% of the Clinton voters thought she will be the nominee, despite most outside experts having serious doubts about that.”

    Ou seja, virou luta sectária ao estilo das correntes do PT.

  • 24 Pax // 23/April/2008 às 10:24

    O Bush pai deve ter pensado: “Os EUA são inafundáveis. Vou colocar meu filhote lá pra provar isso.”

    Esqueceu de ver o filme Titanic.

  • 25 confetti // 23/April/2008 às 10:27

    luiz, atualmente nao da pra fazer analise objetiva de nada ! alias, a maioria dos “analistas” estao dizendo isso…))

  • 26 o que o obama nos ensina « El Mocogongo // 23/April/2008 às 10:31

    [...] candidato a candidato do Partido Democrata sofreu uma dura derrota para a senadora Hillary Clinton. Excepcional, nas palavras de quem acompanha a refrega de perto. Mas, o importante aqui, é o poder de [...]

  • 27 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 23/April/2008 às 10:33

    o que afundou os EUA (não se preocupem, eles sempre voltam mais fortes) foi a liberação de credito bancario para pobres e desonestos.

    Desde Carter os bancos foram pressionados para emprestimos “sociais”, se quisessem abrir uma agencia, tinha que ter na sua carteira um determinado numero de mal-pagadores. Tudo funcionou bem enquanto os imoveis se valorizavam, mas aí explode…..que o Bush não tem nada com isso, ah, não tem.

  • 28 Luiz // 23/April/2008 às 10:34

    confetti,

    Não dá é para lutar contra os fatos.
    Do jeito que vão as coisas, o Obama leva a indicação e o McCain a eleição, infelizmente.
    O esquema “Tonya Harding” vai acabar funcionando…

  • 29 confetti // 23/April/2008 às 10:41

    pode-se dizer tbm, que do jeito que vao as coisas, hillary leva a indicaçao e mcsame nao segura a confrontaçao….))
    o cara do abc news vive falando no “tonya harding option”….muito hypezinho esse termo…kk

  • 30 Mr X // 23/April/2008 às 10:41

    Pax,

    Carter é tão ruim que vinte anos depois continua trabalhando arduamente contra o próprio país.

    Ao menos o Bush acho que depois das eleições terá a decência de se aposentar e ir pro seu rancho no Texas.

  • 31 Pax // 23/April/2008 às 10:41

    É Chesterton, é sim, você deve ter toda razão. Mas o Titanic tá lá, com 5 porões furados quando pode suportar 4.

    Enquanto Bush dá 200 bilhões para a economia, gasta 500 bilhões (US$, diga-se) com o Iraque.

    É, eu não entendo nada mesmo. Sou uma besta. Ainda bem que tem o Chesterton e o Mr X para me darem luzes.

    Dá-lhe McCain ! Vai mais 500tão aí?

  • 32 confetti // 23/April/2008 às 10:43

    chose, que bobagem ! so pq os caras do hamas mandaram ele à merda ? ele tentou….isso é que conta….

  • 33 confetti // 23/April/2008 às 10:44

    painho, vc entra, conversa, debate e tal e nem um bom dia pra mim….((

  • 34 Pax // 23/April/2008 às 10:46

    Mas, claro, os 500tão no Iraque trouxeram grandes vitórias para os EUA e para o mundo.

    Dá-lhe Bush, quer dizer, McCain. De 500tão em 500tão o titanicão tá indo pro penicão.

    E como somos o penicão do imperião, lá vem merda. Abaixa aí confetti.

  • 35 Pax // 23/April/2008 às 10:48

    mulheres são todas iguais… será que a Hillary é assim com o Bill?

    “Mas Bill, nem um charutinho pra mim?”

  • 36 confetti // 23/April/2008 às 10:48

    kkkk

  • 37 Mr X // 23/April/2008 às 10:53

    Ele tentou… o que Confetti? Abraçar o pessoal do Hamas? Colocar flores no túmulo do Arafat? O Jimmy é pró-terrorista, recebe dinheiro dos árabes, sua fundação tem mais dinheiro saudita do que Meca. Alias, o Hamas já matou pelo menos dois cidadãos americanos, o Hizballah 284.

  • 38 Mr X // 23/April/2008 às 10:54

    Bush é o melhor presidente que o Iraque já teve. :-P

  • 39 RW in Miami // 23/April/2008 às 10:55

    Confetti,

    Hillary ganhar e’ um pouco de wishful thinking de sua parte. Ta dificil pra Billary….

    O que se escuta aqui nessa Miami ensolarada e’ que enquanto os Democratas se engalfinham e se racham (quica irremediavelmente) o McCain ta la arrecadando fundos - nao so pra ele como tambem para as eleicoes legislativas. Falando nisso, tem muito senador e congressman democrata furioso porque enquanto nao se definir quem e’ o candidato do partido eles nao conseguem arrecadar fundos pras suas campanhas.

    Outra coisa - o Carter deixou o pais numa recessao enorme e com refens nas maos do Ira (alem de “egg in the face” com a tentativa fracassada de resgate). Ele nunca deveria ter saido de sua fazenda de amendoins….

  • 40 confetti // 23/April/2008 às 10:55

    ele tentou conseguir com khaled mechaal o reconhecimento de israel !! para com suas conclusoes tendenciosas pra caramba chose ! alias estamos off…((

  • 41 confetti // 23/April/2008 às 10:56

    dabliu salut ! posso até ser dona wishful thinking, mas nao sou a unica a dizer que tudo é ainda possivel….

  • 42 Creusa // 23/April/2008 às 10:57

    Tô tão interessado nesse cacus e nessa ereição mericana, cês nem imagina.
    Se ganha painho republicano eu num vô pode ir lavá prato nos esteites, se ganha a mullé do clinton num vô pode i fazê mixê pros gringus, já si ganha o neguim eu num vô pude me alistar pra ir pru Iraqui ganhá uns dóla dandu tiru nus árabi.
    Prefiru o Buchi

  • 43 confetti // 23/April/2008 às 10:58

    outra coisa : bush vai deixar o pais numa recessao so vista em 1929 e com pobres marines morrendo por nada no irak ! nunca devia ter saido do ranch de papai….

  • 44 confetti // 23/April/2008 às 10:58

    josua ?? kkk

  • 45 confetti // 23/April/2008 às 11:01

    chose #36, a familia bush foi enriquecida pelos sauditas, receberam ben laden, formaram o cara, venderam armas e o caralh** ! para com o maniqueismo

  • 46 Pax // 23/April/2008 às 11:03

    Sonorização e invaginação do post… SOM NA CAIXA !

    http://www.youtube.com/watch?v=R_nO0F4ugss&feature=related

    Mr X e Chesterton, vocês de pé, por favor, mão no peito !

  • 47 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 23/April/2008 às 11:12

    ele tentou….isso é que conta….

    chest- não, conffa, isso não adianta nada, até atrapalha….

  • 48 Pax // 23/April/2008 às 11:13

    RW, tenho um amigo da comunidade que diz que paz lá no Oriente Médio só quando se conseguir que todo mundo possa negociar, uns vendendo pros outros, o comércio rolando solto. Tá no sangue de todos por lá, brimos de cá, brimos de lá.

    Na porrada, a lujinha fecha. A lujinha fechada, os brimos mais maluquetes do lado de lá acham melhor jogar uns qassans pra ver no que vai dar.

    Sempre achei essa tese do meu amigo um tanto maluca. E, portanto, razoável.

    Esse meu amigo votaria no Obama.

  • 49 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 23/April/2008 às 11:14

    mas nao sou a unica a dizer que tudo é ainda possivel….

    chest- we are the word, we are the children….

  • 50 Pax // 23/April/2008 às 11:15

    confetti discutindo eleições nos EUA

    http://home.frognet.net/~mcfadden/evu/img/evu_salma_hayek_16.jpg

  • 51 Prøftël // 23/April/2008 às 11:20

    Nenhum WASP quer vulcanizar a presidência, Obama dificilmente ganha.
    Melhor o povo se acostumar com a idéia d’uma extenção (em menor grau) do Bush.
    McCain periga ganhar.

    Jimmy Carter é um visionário, inocente útil, só isso.

  • 52 confetti // 23/April/2008 às 11:21

    dracula, vc nao respondeu nem o 42 nem o 44….comme c’est drole….))

  • 53 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 23/April/2008 às 11:23

    que que é vulcanizar? Que que v. perguntou, confa?

  • 54 confetti // 23/April/2008 às 11:24

    nao perguntei nada, vc q tava respondendo todos meus coments…er…os que eram muito peace and love…reconheço…

  • 55 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 23/April/2008 às 11:27

    como é que eu vou responder se você não perguntou?

  • 56 confetti // 23/April/2008 às 11:28

    kkkkk*** touchée !

  • 57 Jumento Premiado // 23/April/2008 às 11:36

    Do alto da minha excelência, afinal já ganhei vários prêmios e meu valor é $ 1.000.000,00 (um milhão de dólares), volto a repetir.
    O valor real do Bush é R$ 1,99 (um real e noventa e nove centavos).
    Exatamente isso.

  • 58 Prøftël // 23/April/2008 às 11:39

    Chest, fundir uma borracha.

    kkkkk rsrsrsrsrs

    :-))))

    Ôw, teu Google tá fora do ar é?

  • 59 Pax // 23/April/2008 às 11:40

    Bem, as próximas são:

    May 3: Guam
    May 6: Indiana and North Carolina
    May 13: West Virginia
    May 20: Kentucky and Oregon
    June 1: Puerto Rico
    June 3: Montana and South Dakota

    E um bom artigo sobre ontem aqui:

    http://hunter.dailykos.com/

  • 60 Prøftël // 23/April/2008 às 11:44

    Hora do almoço.

    Té+

    :-)

  • 61 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 23/April/2008 às 11:45

    Proftel, isso eu sei, mas como se aplica na frase?

    Conffa, para você deixar o wish full thinking de lado…

    http://alertatotal.blogspot.com/

  • 62 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 23/April/2008 às 11:50

    proftel, isso eu sei, mas como se aplica a presidencia?

    confa, para melhorar seu pensamento (mágico), recomendo esse blog

    alertatotal . blog spot . com

  • 63 confetti // 23/April/2008 às 11:51

    essa frase é interessante :

    “Se Hillary convence os superdelegados de que ela consegue tirar estes votos de John McCain e que Obama não consegue, o improvável pode acontecer e Hillary, no fim, vencer Obama.”

  • 64 Swamoro Songhay // 23/April/2008 às 11:55

    De todo modo, seja quem for, terá apenas dois meses após a convenção para arrumar a casa e enfrentar o McCain.

  • 65 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 23/April/2008 às 11:59

    Obama parece haber acabado con las esperanzas de Hugo Chávez de llevarse mejor con el próximo Presidente de EE.UU. El candidato preferido por los chavistas dijo anoche que “Chávez es un dictador” y que hay que frenar su influencia en la región. Eva Golinger habló de ello.

  • 66 Swamoro Songhay // 23/April/2008 às 13:16

    A trajetória do Obama, como dito em comentários acima, qual o problema? Em vários países do mundo ocorrem fenômenos semelhantes, até no Brasil, desde que foi derrubado o Império. Numa campanha longa, como a dos EUA e pelo processo, todos esses aspectos estão sendo esmiuçados e debatidos. Só que tudo será resolvido no voto, dentro do sistema deles. Por isso criaram o sistema de caucus, primárias, super delegados, convenção, colégio eleitoral. Se vencer, venceu. Muito provavelmente, nem Obama, nem McCain, nem Hillary ousariam propor uma nova Constituição, plebiscito e/ou referendo para ter perenização no poder só porque empolgaram seus eleitores em determinado momento e ganharam as eleições. Está-se falando de Democracia, não é?

  • 67 confetti // 23/April/2008 às 13:21

    dracula, estive no alertatotal…vou cultivarrr

  • 68 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 23/April/2008 às 13:55

    a realidade faz bem, confa…mas o PD censura o link deles porque prefere viver nas nuvens. udo bem, ele vai para os EUA…tem chances de abrir os olhos.

  • 69 confetti // 23/April/2008 às 14:04

    eu nao disse que gostei néocid…disse que ia cultivar…pra ver se acordo ou continuo sonhando de vez !
    nao foi pd que censurou o 61, foi wordpress…

  • 70 confetti // 23/April/2008 às 14:04

    ih, vou sair do 69, é da nat ….))

  • 71 Prøftël // 23/April/2008 às 14:20

    Chest, o Obama é visto como de esquerda e negro, a meu ver não querem um Obama (no sentido que pensei naquele momento) como um “carimbo” lá, daí a associação.
    Na hora me pareceu claro, agora até eu tô querendo encontrar d’onde tirei o troço.

    kkkkkkk rsrsrsrsrsrs

    :-)))))))

  • 72 Clara // 23/April/2008 às 14:49

    Vitória sensacional. HIllary tem a “raça” rubro-negra, não se entrega e vai até o fim. Ela vai chegar, e vai ganhar.

  • 73 Paulo Gontijo // 23/April/2008 às 15:35

    Confetti, não tenho nenhuma informação muito privilegiada. Mas estive no comitê de campanha da Hillary e falei com algumas pessoas, inclusive o Arturo Valenzuela. A sensação que tive foi que estão tentando salvar algo que já não creem tanto. A diferença total de delegados entre a Hillary e o Obama vai continuar acima de 100 e muitos, com poucos estados a serem definidos. Com o partido rachado como está, duvido que os superdelegados mudem o rumo do voto “popular”.

  • 74 Paulo Gontijo // 23/April/2008 às 15:36

    Uma coisa a mais, aí vai o título da coluna do Morris que saiu hoje cedo.
    “TOO LITTLE, TOO LATE: HILLARY’S PENNSYLVANIA WIN”

  • 75 Pedro Doria // 23/April/2008 às 16:27

    Paulo Gontijo, não discordo de você. Ela precisaria de mais de 70% dos superdelegados, o que é um feito e tanto.

    Mas seus eleitores saíram para votar, ontem, e com gana. Não é pouco.

  • 76 Marcos Araújo // 23/April/2008 às 16:42

    Nao achei nada fantástico na vitória da Billary, por precisamente 8,5% de vantagem. De qualquer maneira, os democratas já perderam a eleiçao em Novembro. McCain ganha de um ou de outro. A Billary pratica a pol­ítica de terra queimada contra o Obama, mas no processo queima a si mesmo também. Ela parece tao antipática aos olhos de tantos eleitores americanos que nao conseguirá vencer o McCain. Os democratas estao ferrados.

Seu comentário