Por que o mundo passa fome?
Nas últimas semanas, alimento em falta ou caro demais levou muita gente às ruas em protestos. Já aconteceu no Egito, nos Camarões, no Haiti e em Burkina Faso. Não vai terminar aí. Em 2007, o alimento aumentou de preço 57% no mundo todo. Nos países que importam quase toda sua comida, a inflação alimentar foi de 74%.
Estes são países pobres.
Grãos – trigo, soja, arroz etc. – são o principal e mais barato alimento do planeta. Eritrea, Serra Leoa, Níger, Libéria, Botswana, Haiti e Bangladesh importam pelo menos 65% dos cereais que consomem. O percentual é alto demais. Intolerável. É aí que haverá fome primeiro. Pelo menos 100 milhões de pessoas correm risco sério.
A possibilidade de uma fome global é concreta. De Fidel Castro aos neoconservadores dos EUA, logo aparece gente acusando o biocombustível. (Em ao menos algumas coisas eles têm que concordar.) O problema é que não é tão simples. As causas do aumento de preços e escassez de alimentos são tão amplas que é difícil atacar todas ao mesmo tempo. O plantio de grãos para produção de biodiesel e etanol é apenas uma delas.
Começa com o enriquecimento de chineses e indianos. A renda média em ambos os países aumentou um bocado nas últimas duas décadas. Por conta, o gasto per capita com comida na Índia dobrou; na China, triplicou. Gastando mais, estão comendo melhor. O chinês comia 20 quilos de carne por ano em 1980. Hoje, como 50. Os rebanhos – de porcos, de cabras, de gado, de bicho que dá carne – aumentaram nos dois países. São bichos que têm que ser alimentados até que cresçam e engordem para o abate. Comem ração de soja brasileira.
A questão é aritmética, quase. A soja que o bicho come até sua morte não rende, em carne, a quantidade de calorias que renderia para um homem. Mas a carne é melhor alimento. Os chineses e indianos estão mais fortes e têm dinheiro para pagar por essa comida. O problema é que sobra menos soja. Oferta e demanda. Quem pode, paga pelo que há.
Quase. É bem mais complicado. Neste mesmo período de duas décadas, os mercados se expandiram. É aquilo que chamamos de globalização. Quer dizer que o Brasil vende com facilidade para a China. Os negócios são acertados pela Internet e lá se vão nossos grãos em troca de dólares que alimentam nossas reservas – e o Brasil também cresce. Acontece que a China fica bem longe de Mato Grosso. Haja diesel de caminhão até o Rio ou Santos; haja mais diesel de navio até a China.
E o petróleo está um tanto mais que 100 dólares o barril.
Exportação para qualquer lugar dá dinheiro, acertos online instantâneos por sistemas sofisticados de leilões trazem mais dinheiro e ainda eficiência. Mas, a partir daí, é preciso queimar combustível fóssil em quantidade para transportar as várias toneladas. O combustível é caro e joga carbono na atmosfera. O preço do alimento transportado sobe.
Se os chineses produzissem sua soja ou se estimulassem alguns vizinhos a fazê-lo, queimava-se menos dinheiro e menos petróleo, a soja ficava mais barata. Dá menos dinheiro para o Brasil, mas este é um detalhe. Consumir o que é produzido localmente é a melhor solução econômica e ecológica.
Evidentemente que há mais nesta conta. Acontece que o mercado global traçado via Internet transforma tudo em commodities. Um fundo de pensões na Suécia pode apostar no preço futuro da soja brasileira. (Ou do milho norte-americano.) É um dinheiro que entra na produção agrícola e, portanto, poderia ser investido no plantio de mais soja. Só que há limites físicos para a quantidade de grãos que se pode colher. A especulação tem puxado o preço para cima sem gerar um aumento de produção que o equilibre.
Queima de combustível e aquecimento global não entram nesta equação apenas no custo de transporte. Um dos motivos que derrubaram o volume de produção de cereais no mundo são as secas que atingiram Austrália e Estados Unidos e o inverno particularmente rigoroso que pegou de surpresa Rússia e Ucrânia. Estão, os quatro, entre os maiores produtores mundiais de grãos. Rússia e Ucrânia, hoje, produzem 12% menos de alimentos do que produziam nos tempos da União Soviética. Um dos motivos são as adversidades climáticas. Secas repentinas e invernos mais rigorosos do que os de hábito, ao que parece, continuarão comuns. Outro motivo é que o Estado deixou o setor na certeza de que o setor privado o assumisse. Não aconteceu.
O capitalismo da globalização, pois é.
Foi igualzinho na África. Quando o atual presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, era o principal negociador norte-americano de tratados comerciais, ele apresentava um pacote completo ao país que quisesse ouvir. As nações deveriam derrubar tarifas alfandegárias para alimentos, suspender subsídios agrícolas e – aqui é importante – evitar o estoque de grãos. Em troca teriam acesso facilitado ao mercado norte-americano. Grão estocado, segue o argumento, derruba o preço do produto no mercado externo e interfere no livre mercado. Os acordos de comércio bilateral assinados com os EUA trouxeram alguns países da África ao ponto em que estão hoje. No momento em que uma penca de fatores contribui para o aumento internacional de grãos, é nas costas deles que a bomba explode.
Não é só – as causas nunca acabam. Faz dois anos que a população urbana do mundo é maior do que a rural. Tem menos gente trabalhando no campo. Tem mais cidades ocupando espaço de terra outrora agricultável. (É particularmente verdade na África.)
E há, sim, o biocombustível. Os EUA são os maiores produtores mundiais de milho. 18% de seus grãos, 70 milhões de toneladas, serão usadas este ano para a produção de etanol. O objetivo é que 45% do milho seja destinado ao etanol até 2015. O ganho, como combustível, é mínimo. O equivalente em etanol de milho ao barril de petróleo vai a quase 80 dólares, uma economia pequena. (Em etanol de cana brasileiro não chega a 40.) Cana é só açúcar. Milho, como outros grãos, têm proteína. É alimento jogado fora.
O arroz chegou a seu preço mais alto em 19 anos. O trigo, em 28 anos.
Ainda sobre o assunto:
- Um quarto do mundo passa fome A linha da pobreza atual é de 1,25 dólares ao dia. Abaixo disso está a miséria humana. Nas contas do...
- + sobre fome Tanto Carla Rodrigues quanto José Paulo Kupfer escreveram sobre a fome em seus blogs. São leituras complementares do ponto de...
- G20 ou Como uma reunião de burocratas
pode até mesmo mudar o mundo É bom prestar atenção nesta sigla: G20. Grupo dos 20. Ainda ouviremos muito falar dela – talvez tanto ou mais... - O mundo em busca de reformas Forças de Paz das Nações Unidas são necessárias para o mundo. Quando não é legítima a presença do exército de...
- William Gibson vê o mundo de hoje William Gibson inventou o termo ciberespaço. Escreveu Neuromancer, seu best-seller de princípios dos anos 1980 que vendeu mais de 6...



nascença?
Sem tempo para participar ou elaborar melhor mas, mesmo assim, vou dar um pitaco aqui. Até porque o assunto é fascinante. Me parece ser uma daquelas tendências de longo prazo que redefinem o mundo.
Uma das mudanças da agricultura industrial é a utilização de fertilizantes à base de petróleo. Pergunto para quem entende do assunto — e também aos palpiteiros de plantão: isso não tem alguma influência na alta dos preços?
(A propósito de como os alimentos são produzidos, recomendo a leitura d’O Dilema do Onívoro, de Michael Pollan: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=3218265&sid=0018616451028375796755960&k5=384B26F4&uid=. Tem uma palestra dele no TED. Vale procurar.)
Saladino,
É evidente que os fertilizantes à base de petróleo interferem, mas não são determinantes nos preços (tanto do barril de petróleo como no dos alimentos).
146 Darwinista tacanho e retrógrado
Ele reafirmou que os únicos organismos vivos produtores de oxigênio são os fito plânctons
Carlos, é esse tipo de cientista que você leva a sério?
Carlos Magno:
Prezado, acho que você está mal informado. Cientistas, professores e pesquisadores sérios explicam as mesmas coisas, com pequenas variantes.
a demanda por fertilizantes faz pressão sobre os preços do petróleo. Causa e efeito definidos.
Caro Pedro Doria, vamos então estabelecer uma relação numérica inteligente. 500/dia ou 500/ano (em milhões de dólares). Nem você, nem eu, nem o artigo do Observatório fomos claros nisso.
Se for por dia, seria menos de 1 dolar/habitante/dia dos tais 880 milhões que passam fome, que o artigo fala. Se for por ano, não rola. Acho difícil você achar que sim.
Estava falando por ano e não fui claro, erro meu.
Mas insisto no meu número. 1 dólar por dia para cada faminto dão 880 milhões dia, e isso daria 321 bilhões no ano. Coloca o resto na logística e você resolve o problema com os tais 500 bilhões ano, se é que 1 dolar/dia mata a fome.
Sacou?
Não sei se algum comentarista já apontou dois erros graves no post, mas aqui vão eles:
(1) “Consumir o que é produzido localmente é a melhor solução econômica(…)” Tenho a sensação que o Dória escreveu isso só pra provocar os liberais, apesar do Paul Samuelson ter dito com razão que o conceito de vantagem comparativa é o melhor exemplo de um princípio econômico que é inegavelmente verdadeiro, mas não é óbvio para as pessoas inteligentes. Acho que não faltam descrições da teoria das vantagens comparativas na internet; então, vou me limitar a dizer que consumir o que é produzido comparativamente com um custo de oportunidade menor é a melhor solução econômica.
(2) Estoque de grãos realizado pelo Estado é uma estupidez econômica pelo seguinte motivo: quando, diante de uma pressão sobre os preços do grão, o Estado lança certa quantidade dele no mercado, evitando artificialmente a subida de preços, ele impede que tal subida indique aos agricultures que produzir soja passou a ser mais interessante porque mais rentável. Logo, no momento seguinte, a produção não terá aumentando, e, com a continuidade do aumento da demanda, o problema se agravará, obrigando o Estado a lançar uma quantidade maior do grão no mercado até esgotar seu estoque. Quando chegar a esse ponto, não haverá como impedir uma explosão nos preços. Tudo isso teria sido evitado, deixando o aumento inicial de preços sinalizar para os agricultores a vantagem de aumentar a produção. Essa análise é para o mercado interno, mas o mesmo se dá no mercado internacional quando um grande número de Estado realiza política de estoques simultaneamente.
Carlos,
Quer dizer então que vários cientistas, professores e pesquisadores sérios defendem a revolucionária idéia de que as plantas e as algas macroscópicas não produzem gás oxigênio e não sai uma linha sequer na imprensa sobre isso?
Vou almoçar, tá na hora e o papo deu mais fome ainda.
kkkkkkkkk rsrsrsrssrsrs
:-)))))
Té+
Pax, você levantou uma bela questão.
Li o artigo no OI e vou contar uma coisinha. Uns anos atrás eu especulava com arroz, comprava na safra e vendia com lucro na entresafra. Que malvadinho, né?
Bem, na verdade eu financiava o plantador, que se não pegasse minha grana, iria pegar a juros extorsivos com o o agiota ou com o banco..o que dá na mema coisa.
Então eu era malvadinho porque vendia caro na entre-safra…
Tambem não, visto que se eu não tivesse estocado arroz, as pessoas ou pagariam ainda mais caro por arroz do outro lado do mundo ou passariam sem arroz.
E tem mais, como eu tava ganhando uma graninha muito da boa, muita gente começou a me imitar..o que aconteceu? Acabou minha festa, visto que havia mercado comprador na safra (eu e outros especuladores) e na entre-safra havia arroz em abundancia, o preço caia. No último ano saí correndo para não ter prejuizo.
Moral da história? Especuladores dão liquidez ao mercado e fazem com o preço tende a se estabilizar.
Ricardo (156),
Obviamente, o ítem 2 de seu comentário não considera que estoques reguladores presta-se à queda-de-braço entre Estado e produtores.
Quando a dimensão dos estoques é maior do que a capacidade de reação dos produtores, o Estado vence e regula o tal mercado.
nada será como antes,
Pô, você me deu trabalho de ir pra cima e buscar o texto do meu comentário. Você está distorcendo ou tendo uma interpretação errada do que escrevi. Saca só:
Não acho o Bolsa Família amoral. Amoral é achar que o Bolsa Família é a solução definitiva e não a paliativa. A definitiva começa na escola, como todos sabemos.
Não me lembro se o PD já fez um post sobre isso aqui ou no NoMínimo, mas há alguns anos surgiu um tal de James Shikwati, que já deu estrevista de Der Spigel à Super Interessante, pedindo para que o mundo parasse de ajudar a Africa, pois assim os países poderiam se desenvolver e parar de mendigar tudo.
Os países que mais sofrem com a alta dos alimentos não são exatamente os que dependem da “esmola” do resto do planeta?
Será que se o resto do mundo tiver um plano efetivo de socorro e subsxistência para esses países não seria uma forma de amenizar o problema?
Pax,
Eu li seu comentário e considero o bolsa-família uma solução, temporária ou permanente (isso não importa,aqui).
Escola é essencial, mas “saco vazio” não sustenta neurônios e o aprendizado é prejudicado.
Portanto, mantenho a pergunta. Por que é amoral ?
A tal da fome mundial expos um ideário liberal capitalista da turma bem desorientado com relação a necesidade de produzir para “matar” essa fome mundial e seus efeitos sobre o velho lucro capitalista advindo das grandes negociações com base em safras e previsões e BMFs da vuda……devemos lucrar menos?
Devemos fazer caridade….???
Devemos praticar uma agricultura mais responsavel?
O solo é mesmo para sempre?As populações tem que sofrer um decrescimo?
A fome desestabiliza o capitalismo e o torna inviável? Um mundo mais justo e equilibrado seria um campo mais fértil para o capitalismo pastar?
Percebi alguns aqui meio perdidos em suas convicções capitalista e neoliberais?
Pax,
Esqueci de escrever outro dado :
Os subsídios dos governos dos USA e Europa aos agricultores, de longa data, são espécies pervertidas (e invertidas) do bolsa-família .
Tais subsídios são dirigidos a quem não precisa e tiram do Estado verbas muito maiores do que programas de renda básica.
Coment 165!
Xeque mate no Frangão e no Paz Pax!
-= Pausa na leitura para alimentação.
HRP,
Gostou ?
Agora, vamos ver como fica.)))))))
ESTOU ME SENTINDO CULPADO
nunca posto aqui durante o dia..
mas esse post do PD. me arrebentou…
eu ja disse aqui que vivo de especular na bolsa de valores.
faço isso apenas com meu proprio capital
pois bem..
com a volatilidade dos mercados passei a operar
comodities..milho,soja principalmente e etc
apostas no futuro
venho me saindo muito bem
especulação pura
os unicos grãos que sei reconhecer visualmente são
arroz e feijão
esse post não me fez bem..depois eu volto
Fui!
hora do rango!
Reforço a dica do Saladino, Dilema do Onívoro, de Michael Pollan é um excelente livro p/ quem que entender a alta dos preços dos alimentos, principalmente a enorme dependência de petróleo do setor agrícola.
Os subsídios servem para manter os preços competitivos em relação a outros países que pagam mal ou escravizam a mão-de-obra, quebram patentes, usam “piratas” etc. em sua produção desses produtos/alimentos e assim conseguem preços muitos menores em relação aos produtores que tem custos mais altos devido a obedincia às regras^.
Tambpem não gosto desses subsídios mas, poderão desaparecer assim que os países subdesenvolvidos ou emergentes fizerem a lição de casa …..
Caros:
Acho que falei bobagem sobre os fertilizantes à base de petróleo. A matéria prima seria o gás natural.
Aos especialistas do blog: confere?
Antonio M (172),
Suas palavras são a repetição dos argumentos mentirosos dos países que utilizam subsídios agrícolas.
nada será como antes,
Você está distorcendo o que falei, ou por burrice, ou por chatice. Espero, sinceramente que seja por chatice, mas…
Acho que sustentar um governo somente com o assistencialimo necessário é dar tiro no pé. Meu Lula tá fazendo isso, ou seja, dando o Bolsa Família que é bom, mas esquecendo de investir em escola, que é ruim. Há quem discorde, que há um belo projeto de educação para o país. Discordo destes. Não há prioridade para Educação no Brasil. O modelo coreano me parece ter pontos muito positivos. O país educou e cresceu pacas. Um professor de ensino básico por lá ganha algo em torno de US$ 10 mil mensais.
Não sou contra o Bolsa Família cara, não insista. O Chesterton, velho e bom, e o desengonçado Mr X estão aí pra você brigar nesse ponto.
Agora, se você é desses que acha que meu Lula é o melhor governate que jamais existiu no país, um cara honesto e que tem visão de futuro e postura de estadista, aí a gente briga bastante.
eu vim aqui só para dizer que dá uma certa reviravolta no meu estômago o fato de ter gente que está sempre, repito: sempre, do lado de lá, nunca do lado de cá.
afinidade ideológica é uma coisa, torcer contra é outra muito pior.
Então o problema dos subsídios nos países desenvolvidos é para descontar a diferença de custo de mão de obra? Nesta caso, porque não se dá subsídios para a indústria na mesma proporção? Desta forma, a GM e a Ford americana não estariam quase quebrando, seus carros seriam mais baratos do que os coreanos ou japoneses e tudo iria bem. O mesmo valeria para citroen, renault e as outras européias.
no entanto, o subsídio só vale para a agricultura, o que deveria apontar para estas pessoas que o problema é outro. Há uma tese forte nestes países chamada “Segurança Alimentar”. Por exemplo, os EUA pagam para os agricultores não plantarem, mas continuarem cuidando de suas fazendas - no caso de guerras ou problemas de abastecimento, estes caras podem voltar a produzir alimentos rapidamente. Da mesma forma, os países desenvolvidos garantem a compra, por preços mínimos, de toda a produção agrícola - sob esta desculpa que é melhor continuar tendo gente plantando do que em caso de guerra não existir mais ninguém que saiba o básico da profissão.
Pax,
Não discordo em nada do que vc diz sobre educação.
Mas, como vc disse ser amoral considerar o bolsa-família a solução, fiz a pergunta em questão.
Não sou chato nem burro. Apenas pedi que explicasse o motivo, pois escrevi, noutro comentário, que o “bolsa” é solução, não importa se definitiva ou temporária.
Mas, se vc não quer responder, não há problema.
Pax,
Outra coisa :
Veja, por favor, meu comentário # 165 e pense se os subsídios também são assistencialistas, como vc diz que é o bolsa-família.
Pax,
Mais uma:
Educação básica, aqui, é atribuição estadual e municipal, não federal. Portanto, o governo de Lula não tem responsabilidade pelas lacunas.
# 174
Mentira o KCT! Custa caro manter um modo de produção cuja população rural é minima. Mentira é o prega os MSTs da vida.
Agora o governo Lula não tem responsabilidade pela educação. Por isso que o Cristovam Buarque era marginaliado no próprio partido? Não seria novidade vinda de um presidente apedeuta, que não faz questão de cuidar da própria. Então por que há bolsa família? A alimentação não deveria ser atribuição de estados e municípios também?!?!?!?
A que ponto chega a distorção …..
Antonio M (180),
Seus argumentos, como é praxe, são raivosos e infantís.
Posso demolir cada um de “seus” argumentos do comentário # 172. São todos inverídicos.
Alimentação é obrigação (e direito) de todos.
Antes de acusar alguém de distorcer dados, aprenda economia. É minha sugestão.
Ricardo: você retrucou com ideologia, não com fatos. Tenho certeza de que vc consegue levantar alguns economistas para defender sua tese; e que consegue outros tantos para contradizê-la.
Pax, touché. O número de 500 milhões não é preciso. Aliás, foi por isso mesmo que não o usei no post. Por que levantei no comentário? Boa pergunta… =/
E eu aqui, consciência pesada por estar plantando uns 200 alq. de pinus quando podia estar plantando coisas que dão comida e não madeira - bom, madeira é comida prá cupim… - Mas é o mundo né? seis bilhões e caquerada de gente é gente às pencas. E ainda tem alguns querendo igualdade social e econômica!!! Só se for igualdade prá baixo. Imaginem só se alem da India e China outros países miseráveis começam a melhorar. Daí sim é que os recursos vão prôs quiabos de vêz!! Parece que as soluções são amargas e como soluções amargas não rendem votos e nem o povão (sempre o povão) não tá à fim de remédios amargos, nossos neto e bisnetos que se f…, mas como nossos pais e avós tambem largaram o abacaxi nas nossas mãos, vamos repassar pros netos e bisnetos dêles.
Tudo muito humano, muito natural. Quando uma espécie animal ( e tem gente que acha que gente não é animal…) ultrapassa o seu limite “natural” de população, dá nisso.
Eu cá comigo vou começar a estocar comida e para garantir, vou arrumar umas boas armas e minas terrestres para proteger minha dispensa.
Se a farinha é pouca, meu pirão primeiro…
Com a palavra os românticos e aqueles que ainda acreditam na raça humana…
Darwinista tacanho e retrógrado
Carlos,
Quer dizer então que vários cientistas, professores e pesquisadores sérios defendem a revolucionária idéia de que as
plantas e as algas macroscópicas não produzem gás oxigênio e não sai uma linha sequer na imprensa sobre isso.
Carlos Magno:
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
http://cienciahoje.uol.com.br/view/1943
http://www.sangueverdebr.com.br/index_arquivos/pulmaodomundo.htm
http://www.atmosphere.mpg.de/enid/2__Nutrientes_oce_nicos/-_Fitopl_ncton_e_nutrientes_2oe.html
http://www.idesa.com.br/idesagora/index.php?edicao=61&cod=995
nada será com antes, só um pequeno reparo. A educação de primeiro e segundo graus são de atribuição do município e do estado, como você diz.
Verdade.
Mas o grosso da arrecadação de impostos é federal e o dinheiro vai para estados e municípios através de repasses. Além do mais, as diretrizes da educação são estabelecidas pelo MEC, que é federal.
Estados e municípios têm alguma autonomia, mas não têm autonomia total. A responsabilidade é dividida.
Nada,
O ministério da educação só serve para repassar verba?
O MEC serve só para… para quê? Ah, sim, para reduzir a carga horária nos cursos superiores?
O governo federal não tem nada com a educação? E vc acha isso certo?
Concordo com quem condena a perpetuação do Bolsa Família. Tem é que dar ocupação. Sobrarão uns poucos que não podem se ocupar de nada, e estes o Estado terá que sustentar até morrerem.
Historinha real (1977). Diálogo que mantive com um Secretário Municipal de Assistência Social:
Ele: Você vai participar da nossa Campanha do Agasalho?
Eu: Desde quando existe essa campanha aqui?
Ele: Quatro anos
Eu : Quantos cobertores vocês distribuíram no ano passado?
Ele : Mais de cinco mil.
Eu : Quantos cadastrados para receberem?
Ele : No ano passado tinha cinco mil e poucos. Neste ano aumentou um pouco. Todo ano aumenta.
Eu : Mas são as mesmas pessoas?
Ele : A maioria sim.
Eu : E o que foi que fizeram com os cobertores dos anos anteriores? Na minha casa, os cobertores duram décadas.
Ele : ahhh…esse pessoal é relaxado. Sabe que todo ano tem cobertor novo!
Esse diálogo aconteceu em Dourados, MS
“…Alimentação é obrigação (e direito) de todos….”
É sempre assim. Os direitos. O politicamente correto.
E os deveres? Como se faz para alcançar um direito? Basta nascer e tudo bem?
Sempre conhecem os direitos. Como fazer, como construir, como prosperar, como multiplicar? Ah, aí é com os outros……
“…Posso demolir cada um de “seus” argumentos do comentário # 172. São todos inverídicos. ..”
Desculpe, esqueço que estava debatendo com o dono da verdade…..
Os argumentos de que é impossível realizar, de imediato, uma redução na produção são fartos às grandes potências, e acobertam defesas contra sanções que nunca virão. Bush, por diversas vezes, já se referiu à impossibilidade de diminuir o ritmo da produção nos USA. Os mais fracos, como o Brasil, por exemplo, são sistematicamente cobrados mediante a sustentação de estatísticas manipuladas. Aliás, é de se suspeitar profundamente do porquê de tantos inconseqüentes desmatamentos e das inúmeras queimadas de norte a sul do Brasil em ritmo tão rápido, por parecerem ações criminosamente coordenadas.
O que se conclui é que os grandes emissores de gases poluentes continuarão a emitir, e se forem obrigados a tomar medidas de contenção, - prováveis, por já fazer parte do engendramento da farsa, - jamais serão verdadeiramente drásticas, porquanto suas economias somente sofrerão quedas pequenas e calculadas, embora venham divulgar índices de contenção bem mais amplos para o mundo. Os países de menor economia sentirão quedas maiores no processo produtivo industrial e tecnológico e, portanto, competirão menos com suas exportações e serviços. E as estatísticas de controle da emissão de gases - pretensamente os maiores causadores do efeito estufa - estarão sempre manipuladas em favor dos países do eixo conspiratório.
Outra acusação dos hereges sobre o extraordinário alarde do aquecimento global nos moldes idealizados, é o colossal cabide de empregos que os ministérios e institutos de ciências e tecnologias e organizações agregadas ao enorme e piramidal movimento científico, têm conseguido mediante verbas suplementares. Calcula-se em milhares os empregos criados pelos institutos envolvidos para estudar o fenômeno-estufa, e de resvalo, mas não tanto, para realizar novas pesquisas nas áreas afins e produzir novas tecnologias com a utilização de parte dos recursos liberados.
Essa procedente fatia do bolo, fazendo parte da realidade maior da rede conspiratória, tem também a intenção de proporcionar aos manipuladores da fraude o propósito de continuar a vender tecnologia já disponível, graças aos bônus conseguidos pela mentira terrorista, e também tecnologia recentemente desenvolvida. A premissa é perfeitamente crível, visto o diabólico mecanismo alocar um sem número de enganosas ramificações de staffs em todos os setores científicos supervisionadores, ou agregados aos departamentos das diversas ciências. Essas providências são imprescindíveis a fim de que os conspiradores consigam melhor vigiar, controlar e direcionar o maquiavélico plano no maior número possível de nações.
A OMIP - Organização Mundial para a Ignorância do Povo vem a público esclarecer que é total, completa e absolutamente contra a melhoria do ensino fundamental em qualquer parte do globo. Melhorar o ensino é fazer as pessoas evoluirem, aperfeiçoarem-se e sobretudo votarem direito e isso é inadmissível, impossível e desnecessário.
Como o povão vai ser engambelado, iludido e enganado com retóricas ideológicas baratas? Como é que faremos revoluções bolivarianas, evorianas e marxistas se o povão tiver capacidade de pensar?
Mantenhamos o povo como está. É mais fácil manipulá-los assim.
Que o povo passe fome. Fome e ignorância são ideais para iniciarem-se revoluções e se juntarmos as questões religiosas fica mais fácil ainda.
OMIP - Ignorância para muitos e poder para poucos!!!
Pedro Doria,
O MEC não tem função impositiva sobre a educação básica.
Existe a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) que regula princípios e objetivos da educação.
O repasse de verbas aos estados e municípios aumenta, no lugar de diminuir, a responsabilidade daqueles. A questão maior é administrar as verbas repassadas pela União e fazer a parte correspondente, ou seja, aprimorar a qualidade do ensino e respectiva aprendizagem (esta é a função-eixo).
A responsabilidade pela educação básica é, repito, estadual e municipal. O MEC, se muito, pode contribuir na fiscalização (via avaliações, por exemplo), mas não tem poderes para impor políticas na área.
Note bem: as diretrizes não são executivas (MEC), mas legais (LDB).
Pois é NCSA, é o fabuloso governo revolucionário que iria mudar tudo mas, segue caninamente as leis e normas vigentes e principlamente, as medidas econômicas implantadas. E quando faz isso em relação à educação simplesmente rasga a bandeira do próprio partido mas quem se importa? Mandem o bolsa-esmola e tudo bem!
Por isso que estaremos no 3º escalão para baixo ainda durante muito tempo ……
Nhé! (185),
Meu comentário # 191 explica parcialmente sua questão.
A atribuição educacional federal é o Ensino Superior.
E eu não disse, em momento algum, que o governo federal não tem nada que ver com a educação.
O Ensino Fundamental é obrigação do Município mas a grana vem do Governo Federal que não fiscaliza a aplicação dos recursos nem cobra resultados, ainda mais se o prefeito em questão for do partido de quem estiver na presidência.
Não esqueçam que a imensa maioria dos municípios brasileiros não dispõe de arrecadação própria e dependem de repasses bancados pelos municípios mais ricos e mantê-los neste estado de carência é interessante do ponto de vista político.
Nada (#191)
Existem normas bem esquisitas que regulamentam o ensino. Por exemplo: Uma escola tem que ter tantas merendeiras, tantas faxineiras, e tantos funcionários conforme seu tamanho. Se você ampliar essa escola construindo mais uma sala de aula, ela poderá entrar numa faixa diferente, e aí terá que contratar mais gente, muitas das vezes desnecessárias. E soube que isso é coisa do MEC.
Guilherme (195),
Essas normas que você menciona são dos Estatutos do funcionalismo público, que versam sobre o quadro de pessoal. Não têm nada a ver com MEC, mas com administração pública.
Existe, sim, safadeza, mas isso difere de um estado a outro e diz respeito à alocação e direcionamento das verbas repassadas pelo poder federal. Mais uma vez, são questões municipais e estaduais, não federais.
Antonio M (192),
Onde você vê “governo revolucionário ” ?
Revoluções, aprenda também, mudam regimes, não governos.
Ouquai, nada, não vou ficar mais no off topic, mas não ponha as mão no fogo pelo governo quando a questão é educação…
É NSCA, eu havia esquecido as aspas como sinal de ironia.
Mas no discurso iriam revolucionar tudo e ficaram apenas no butim do poder.
E não seja pretencioso. Não tem o que me ensinar mesmo porque, o que defende já deu errado mesmo…..
Nhé!,
Não ponho as mãos no fogo por ninguém, muito menos por governos.
Mas as questões políticas e atribuições educacionais são bem definidas e não pode haver ingerência nos poderes.
Antonio M,
Você é ótimo para conversar…..sozinho.
Se Lula quissesse resolvia a questão da educação por MP ……
Não tem interesse pois leva tempo e, é bem mais barato e eficiente na coleta de votos “investir” no bolsa-esmola…..
Marcus Vinicius Eiffle Duarte,
Meu senhor, está completamente enganado sobre as fontes de proteínas. Pode sim encontrar todos os aminoácidos em fontes vegetais. É muito fácil satisfazer todas necessidades do corpo humano através da dieta vegana.
“…É muito fácil satisfazer todas necessidades do corpo humano através da dieta vegana. …”
É mentira. Não caiam nessa ……
Para a nhé e cia.:
O governo ……está fazendo a ampliação da rede de universidades e faculdades públicas…..aqui em Sampa no grande São Paulo(Unifesp), grande ABC(Unifesp) e baixada(Unifesp)….em outros estados não tenho os dados……tres programas de apoio aos governos municipais e estaduais foram votados no Congresso e aprovados, sendo progranmas com a caracteristica de sugerir as autoridades municipais e estaduais programas a serem divididos com o governo federal, nos campos de informatização, reciclagem de professores, mudança de metodologia e avaliação , e por fim de assistencia aos alunos com subvenções (no caso de cursos particulares universitários e ampla e farta distribuição de material didático aos alunos……08 anos não são a medida para ações transformadoras darem tresultados…..os proximos anos mostrarão o que se fez de certo e errado…….mas esses programas precisam da aceitação municipal e estadual….
Quanto a salários…….a coisa é a assim……é quando a porca torce o rabo……
Nada, vc se conforma com o estado lastimável da educação no Brasil…
E o Lula não ganhou eleição dizendo que ia fazer governo revolucionário……..
Mas seria bom que pusesse no “paredon” o Antonio!
EEEEEEEEEEEE……………..
Antonio M #205,
Assino embaixo.
Nhé!,
Não me coformo e sou um lutador, há muitos anos , pela melhoria educacional.
Tenho trabalhos publicados na área, fiz parte de órgãos de planejamento, fui professor por quase duas décadas, algumas propostas minhas foram implementadas no estado.
A questão é muito complexa e passa por interesses absurdamente fortes, tanto políticos como econômicos.
Ouquai, Mané #206, daqui 20 anos a gente vê o resultado.
Por enquanto vamos descendo a ladeira… =-P
HRP (208),
Boa (no sentido figurado, lógico).
Pausa (rápida) para lanche.
HRP, não estamos falando de universidades.
As pessoas podem prosperar, serem realizadas e felizes sem faculdades ou a felicidade está ligada a 100% das pessoas terem curso superior? E os técnicos e outros ?
Estamos falando de ensino básico, que se não fro de qualidade inabilita o bom aproveitamento de outros como o ensino universitário. Voltem ao exemplo da Coréia que fez isso e está muito bem. O Chile está fazendo a mesma coisa.
Nosso país fica derrapando por sempre querer construir o teto antes do alicerce e pelo jeito isso vai continuar…
PD
Você realmente não culpou os biocombustíveis, mas eu também não estava me referido a você. Estou é indignado com as declarações do presidente do Banco Mundial, do Fidel Castro, do Chaves e outras autoridades desinformadas que mostram claramente interesses ocultos para que os biocombustíveis não dêem certo.
Antonio no meu mal escrito resumo das ações de Lula na educação listei o programa de parcerias no ensino fundamental governo federal/municipios/estados…..mas sua caracteristica é não ser impositivo…..do jeito que voces gostam….EEEEEEE….
Me associo à sugestão do Salino e também deixo um link do Michael Pollen. Neste caso uma palestra: Where does your food come from?
http://deimos3.apple.com/WebObjects/Core.woa/Browse/americanpublicmedia.org.1353684211
“…mas sua caracteristica é não ser impositivo …”
Mesmo sendo agora um defensor das MPs ?!?!??!?!?!?!?!?!?!?!?
A respeito do nível da educação atual, sugiro o seguinte site:
http://aurelio.net/miguxeitor/
Antonio e nhé…já ouviram fala de PROUNI,FUNDEF e FUNDEB ?????
Antonio….não passeia pela MAIONESE!
Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 11:06
115, nunca passei tanto frio no Rio de janeiro, a temperatura cai ano a ano….
Tenho uma sugestão para te aqueceres… Vá para o inferno! huahuahuhahua
Aí eu não entendi. O cara tá falando que uma das características da LDB é não ser impositiva, ou seja, ela dá um grau de liberdade para os estados e municípios organizarem como acharem melhor seus programas educacionais. Aí o cara, que parece ser um defensor do estado mínimo, ao invés de elogiar a lei, saca um argumento que quem falou isso está em contradição pois defende as MPs. O o que tem o ú a ver com as alças? Qual a relevância do argumento? cadê a contradição? Porquê a perplexidade?
HRP,
O indivíduo pensa que MPs passam sobre a Constituição.
Darw #219 muito bom!
hehehehe!
Engraçado como são tolerantes com prefeitos que não se preocupam em manter ensino básico decente …
Não são siglas bonitas, slogans que farão o que precisa ser feito.
Se fosse assim o “Fome Zero” e “Primeiro Emprego” teriam sido um sucesso …..
Fico pasmo com a incapacidade do PD em não enxergar o atual super ciclo como algo extremamente positivo para o Brasil, não conseguir vislumbrar uma nova ordem mundial onde países que detêm recursos naturais e possibilidade de expansão agrícola, serem os que darão as cartas, mesmo que isso já esteja gritante.
Nhé!,
Fala a verdade se não é assim a comunicação dos moleques? hehehe
Mané #220, puxa são tantas siglas, né?
Nas ruas eu vejo o resultado concreto que elas proporcionam…
Nada….é assim….na falta de boa argumentação desvia -se do assunto e…….
Infelizmente temos aqui em Sampa um grande problema de ensino no ambito estadual, com essa tal de progressão continuada…..
“Analfabetizando” a “tchurminha”……
Sobre a educação:
Estou convencida que o governo federal, estadual e municipal fizeram sua parte. São os alunos que não fizeram a lição de casa, vide o MiGuXês…
Pois é doce nhé……..mas ajudava se voce se dispusesse a estudar mais o que vai debater e pesquisar um pouquinho antes de descer a lenha….
A disposição governamental é muito diferenciada das dos governos anteriores…..Mas se derem continuidade a coisa depois de 2010 pode ser que o teu Serra fique com as Glórias!
EEEEEEEE……..
HRP,
O problema não é a progressão continuada.
Acompanhei, de dentro, os estudos da “progressão automática”, que defendo.
Mas, ao implementar, o pessoal do psdb deturpou o processo.
As questões reais da educação, atribuição de estados e municípios, nunca foram abordadas.
Enem 2007 - SP
Média Total (redação e prova objetiva) com correção de participação - ensino profissionalizante
BRASIL 53,924
UF 65,241
MUNICÍPIO 70,726
Média Total (redação e prova objetiva) com correção de participação - ensino não profissionalizante
BRASIL 47,731
UF 47,911
MUNICÍPIO 47,552
HRP, viu como bicho não é tão feio como pinta? É feio por que e educação como um todo está ruim mas, mesmo assim SP consegue se manter na média mas, deveria ser melhor porém, a peteca ainda não caiu no chão.
Vê se aprende a ser como pede que sejam ao criticarem o Lula e seu governo ….
Antonio,
verifica esta média de são paulo em relação a outras UFs - do Sul e do Sudeste, para termos alguma similaridade histórica. vai lá, seja honesto. Onde está SP hoje?
Reparam que a média no ensino profissionalizante é bem maior do que o normal?
É aí que entram o esforço do aluno e a dedicação dos pais e professores.
Esqueçam um pouco a ideologia de quem teria deturpado ou não. Falta na verdade maior envolvimento dos pais cobrando e estimulando o filho a estudar. Parece que querem os filhos jogando futebol ou se tornando modelos. Ou modelos que engravidem de jogadores de futebol ou pagodeiros.
Quem procura o profissionalizante já tem discernimento e mais ambição portanto aprende a se dedicar mais pelo que quer. Com a orientação dos pais e professores que infelizmente está em falta, ajudam a melhorar todo o sistema. É o caso do meu filho que sempre foi estimulado e cobrado sim, e sempre estudou na rede pública municipal e estadual e hoje está no primeiro ano de um bom colégio estadual, concorrido e poderá entrar para um curso técnico no final do ano, se passar em outro vestibulinho. E de sua turma que eram 40, apenas uns 8 se interesseram em prestar o vestibulinho e apenas ele e mais um passaram.
Se houvesse mais interesse dos pais que estão muito alienados e dos professores que estão mais interessados na próxima greve que farão, a coisa já poderia ser diferente. E para melhor……
e não me venha com a desculpa do Serra que a culpa é da imigração.
Prefiro falar sobre a fome, sobre a alta nos preços dos alimentos. Eu e a patroa fomos hoje ao supermercado. A alta é v i o l e n t a. E isso vai reduzir a cesta de muita gente.
Educação é um assunto muito complexo. Principalmente no Brasil, onde ainda se discute se quem nasceu primeiro foi o ovo ou a galinha. O ensino fundamental e secundário desembocam em cursos superiores fraquíssimos, e diplomados despreparados. Uns dizem que a investida tem que começar no básico. Outros dizem que tem que melhorar na outra ponta: preparar melhor os profissionais do ensino, pra estes melhorarem o ensino.
Essa fome citada pelo PD não inclui aquela proporcionada pela impossibilidade de se fazer os alimentos chegarem aos esfomeados (guerras). Estes também são alguns milhões.
RL, sei que SP ainda está devendo pois tem problemas do tamanho que outros estados não tem mas, de qualquer forma precisa melhorar. O importante é que consegue manter certo nível e comparado ao Brasil.
Agora, querer me dizer que o PT salvou o ensino no sul quando foi governo é um pouquinho demais …
Zeca do PT fodeu o MS, posso comparar ?!?!??1
E no resto do Brasil, os estados e municípios estão apoiando Lula, e nem por isso em 6 anos a média melhorou.
Melhoram cidades e estados que tiveram iniciativas próprias pois, se fossem esperar pelo milagre federal PAC estariam falidos totalmente….
Henrique: concordamos. =)
Rl, e não é imigração é migração, e que é responsável quando não se pode absorver as pessoas em tarefas produtivas que caem na marginalidade e desestruturam a família. Pena que o politicamente correto não permite que você expresse isso.
Todos os grandes centros tem esse problema, no mundo inteiro. Não é monopólio e não foi resolvido quando os paladinos da justiça ocuparam cargos administrativos por aqui……
Antonio M,
mas era exatamente isso que estava sendo falado. Com o grau de liberdade dado aos estados e municípios pela LDB, apenas os estados e municípios (principalmente estes) que fizeram o dever de casa melhoraram. QED.
Dino 5,4 % — Então me expressei mal. É claro que o atual ciclo é perfeito para o Brasil. O crescimento econômico vem dele. E não acho ruim o Brasil aproveitar um bom momento com seu petróleo, água, riqueza agrícola.
Mas se houver uma crise econômica mundial, o Brasil embarca nela também; se houver uma crise energética, também sobra para nós; a crise climática também nos atinge. ‘Brasil’ é uma abstração, como qualquer país. O que existe de fato é o planeta Terra. Está tudo interligado.
“…Outros dizem que tem que melhorar na outra ponta: preparar melhor os profissionais do ensino, pra estes melhorarem o ensino. …”
A pouco tempo atrás, principalmente as meninas faziam o magistério e nem sempre tinham o curso superioir, o que não impediu de serem grandes mestres na principal fase escolar, quando chegamos à escola. Claro que é ótimo que possam cursar ensino superior mas, ao investir pesadamente no ensino básico, teremos novamente pessoas com formação suficiente para voltarmos a ter professores com excelente qualidade. E tirem a ideologia sindical que contaminou os professores que será um ótimo recomeço dessa retomada…..
Antonio M,
a média dos cursos profissionalizantes é maior não só pelo maior interesse dos alunos em aprender. Há melhor estrutura pedagógica, professores mais dedicados e bem pagos, continuidade, verbas etc…
Por outro lado, concordo com você em parte. Por exemplo: tenho preferido estagiários (para contratação posterior, dependendo do desempenho) vindos de cursos técnicos, com boas notas no ENEM e cursando uma boa faculdade via ProUNI. Estes caras arrebentam.
Agora, eles vão parar no ensino técnico não por terem mais garra, mas por saberem que terão um ensino melhor.
Darwinista,
Na sua discussão com o Chester sobre o Saara, acho que existe um erro de pontaria (de ambos): O que se discute hoje não é a irrigação do Saara, mas a do Sahel, área intermediária entre o deserto e as matas e savanas. Ali sim vivem milhões, e nessa região a desertificação avança.
RL, grau de liberdade para que tenhamo coisas como escolas de lata, salas embaixo de árvores, sem teto, sem piso, sem telhado? Professores com salários menores que um SM ?!?!?!
Cristovam Buarque caiu no meu descrédito depois que votou a favor da CPMF mas, era único a ter um plano concreto para educação, a fgederalização, com previsão de gastos de R$ 7,5 bi onde inclusive havia previsão para um valor mínimo a ser pago para professores em todo o Brasil. Criticou o governo Lula que usou dinheiro público num valor parecido com esse para cobrir rompo no fundo de previdência da Petrobras mas, lhe disse que para educação não tinha, não lhe daria. Talvez fosse um bom começo…..
O Prouni (lembra do Proer) serviu para faculdades particulares embolsarem dinheiro público para ocuparem suas salas vazias e vagas ociosas.
Há alternativas para colocar alunos carentes em faculdades e o dinheiro público deveria ter ido para a escola pública, básica/média e gratuita…….
Guilherme,
A respeito dessa discussão, meu posicionamento é de que o fato de um ambiente ser inóspito não significa que ele deva ser “domesticado”. Ele pode ser inóspito para o ser humano, o que não significa que o seja também para outras espécies.
Sou contra a idéia de que o ser humano tem a primazia e o direito de alterar todo e qualquer ambiente em seu benefício.
Nem entrei no mérito da possibilidade ou não da irrigação do Saara ou do Sahel. Até porque ele não teria competência pra discutir assuntos ambientais comigo.
Tô pra vê post mais mió de bão que este aqui, sô. Dá muita prosa boa.
Guilherme # 252: concordo!
Pedro, desejo a você paz e felicidade nesses novos tempos duros. Mesmo sem conhecê-lo, desejo meus sentimentos pela perda de sua mãe. É muito bonita a homenagem que vens prestando a ela.
Sem tempo, duplico minhas bobgens pela internet:
Prezado Kupfer,
a imagem de seu final do artigo me veio à mente ao contrário. Uma titica de passarinho para derrubar um canhão. A alta dos alimentos é mundial, os fatores variam, comenta o Doria com razão. Aumento da demanda dos brics e o uso do milho nos biocombustíveis, entre outros. Mas ninguém fala da inflação da moeda-lastro do mundo, que impacta as nossas exportações, encarecendo-as e repercutindo na economia interna. Sim, ninguém quer falar da crise mundial, das revisòes para baixo dos índices de crescimento etc. Então, tá bem. Vou acreditar que os 0,5% a mais irão bloquear o consumo explosivo e blá-blá-blá.
Peloamordedeus! Vejo um post relevante como esses e já com 253 comentários. Uma pena, à essa altura, não poder lê-los, porque a discussão vale a pena.
Um assunto que veio para ficar, sem dúvida.
Como Pedro deu um panorama das diversas causas dessa verdadeira calamidade mundial(a inflação dos alimentos no mundo), senti falta de uma das várias causas: o cartel de petróleo e a determinação de não aumentar a produção. A idéia do bio combustível não aparece do nada, mas sim nessa circunstância e com essa perspectiva.
Pois é, milho é comida e não pode faltar ou seu preço se tornar inalcançável ao bolso dos mais pobres. Mas Pedro, dizer que cana é só açucar, já é uma afirmativa ousada e penso eu, equivocada. A cana-de-açucar, com sua rapadura(ou mesmo só açucar) dá glicose, sem glicose não há energia, sem energia(biológica, bem entendido), não há vida. Os nordestinos, principalmente os do passado, mas não só, devem muito à rapadura, pode ter certeza.
gente e o haiti ? vizinho do lugar onde se joga comida no lixo….hoje, mais protesto em port au prince, pessoal tem comido areia e raizes….nenhuma perspectiva, nenhuma economia, nada….
Pedro, sua análise é bastante interessante. Aí vai uma dica de leitura de como países pobres têm se virado em seu duríssimo e árido cotidiano. Tem a ver com fome? Claro, em regiões onde o trabalhador ganha US$ 1 por dia, farinha equivale a filé mignon. Esse artigo foi publicado no domingo passado na revista do NYT. Já o repassei a várias pessoas. São oito páginas que merecem leitura. Ah, lembro que aqueles que não têm assinatura no site precisam se cadastrar. É rápido e indolor. Boa leitur aos interessados: http://www.nytimes.com/2008/04/13/magazine/13anthropology-t.html?_r=8&pagewanted=4&oref=login&oref=login
abs digitais,
Mari-Jô Zilveti
http://nomadismocelular.wordpress.com
Fora do tema — PD
Antonio M,
e vc propõe federalizar, quer dizer centralizar a educação, onde? Em algum ministério monolítico? Já não bastam os outros 35?
Os militares já tentaram isso centralizar tudo e não funcionou. O que precisamos é aplicar boas práticas de gestão, governança e principalmente fiscalização. Pq voltar a centralizar nas cabeças pensantes em escritórios com ar condicionado não resolveu antes, e não vai resolver agora. Os últimos que tentaram isso foram os militares e deixaram a coisa mais zoneada do que antes.
“…e vc propõe federalizar, quer dizer centralizar a educação, onde? Em algum ministério monolítico? Já não bastam os outros 35? …”
Quem disse que para federalizar o ensino é preciso de alguma construção ?!?!?!?!? Não é para construir um CEU gigante em Brasília e mandar as criancinhas para lá não !!!! rsrsrssr!!!!
Para isso que serve um ministério da educação.
O problema não é prédio nem mesmo dinheiro (para quê reservas de R$ 200 bi ?!?!?!) e sim, vontade política. Lula, quando Cristovam ainda era ministro, disse que ele era um fanfarrão (antes da tropa de elite!) que não iria implementar tal plano, se indispor com prefeitos e perder apoio político. Já bolsa-esmola é bem vindo e nenhum prefeito reclama. Curioso não ?!
Vontade política é o que falta…..
O maior erro dos militares foi permitir a avalhação do ensino público. Se era intencional ou não, de qualquer forma foi um tiro no pé pois, analfabeto hoje em dia nem para soldado serve !!!
E eles mesmos mantém várias instituições de ensino entre as melhores do país a décadas, do Oiapoque ao Chui inclusive com centros de excelência em ensino e tecnologia. Colégios militares de ensino médio líderes no Enem, escolas preparatórias de cadetes, IME, ITA etc.
Era só usar da mesma mentalidade e o ensino no Brasil não teria ido ao brejo …..
Enquanto discutimos, o que elles fazem com nosso dinheiro:
” 17 de Abril de 2008 - Aumento de 18% em verba para assessores custa R$ 75 mi à Câmara
Limite passa de R$ 50,8 mil para R$ 60 mil mensais, beneficiando 9.100 funcionários dos deputados
A verba de gabinete dos deputados passará de R$ 50.815,62 para R$ 60 mil mensais, o equivalente a 144 salários mínimos. O aumento, de 18,1%, foi anunciado ontem pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). O dinheiro vai beneficiar 9.100 assessores e pode ser usado livremente por cada um dos 513 deputados para contratar no mínimo 5 e, no máximo, 25 secretários parlamentares, com salário variando de R$ 415 a R$ 8.200 mensais…”
Quantas escolas públicas tem uma verba dessas por mês? A educação pública agradece…..
Parece que o Lula está certo. Aumentou o consumo de alimentos na terra: mais pessoas estão comendo. E o bolsa família seria uma solução temporária para a Africa, sim. Boa idéia, Mr X. Seguida pela educação, como pode dizer o Pax. Seria moralmente ético, como poderia acrescentar o nasca. Deveria ser bancado pelos pais dessa”globalização” que começou no século XVI. Isso é óbvio.
#264
Hã ?!
Sobre esse assunto, a campanha da One.org:
http://www.one.org/blog/2008/04/16/the-hunger-crisis-take-action/
Assinem, se quiserem.
E para o sujeito sem cérebro que acha ainda acha que não existe fome no mundo, um outro link:
http://www.jamesnachtwey.com/jn/slides/g26.html
Fotos de James Nachtwey.
Antonio M,
as escolas de lata, falta de material etc não se dão por culpa do Governo Federal, mas das administrações municipais que fazem M… com a verba que lhes é destinada. Como eu já havia dito, os municípios que querem, conseguem melhorar bastante sua educação com as verbas disponíveis.
O que se precisa melhorar é a fiscalização dos gastos, coisa que a CGU tem feito pelo Brasil afora (1300 e caqueradas dos 5600 municípios brasileiros já foram auditados - tem algum lugar aí na internet em que você pode ver os resultados) mas ainda com resultados tímidos.
Passei o dia todo fora, cheguei agorinha e deparei com um post e debate excelentes (não li todos, apenas uns 30 por cento divididos entre o início e o final). Está todo mundo de parabéns.
PD 245, em termos, o Brasil está até meio imune a crise pelo mesmo motivo que não aproveitou como podia a onda de crescimento mundial: isolamento.
A questão do Saara foi só ilustrativa.
a questão é essa:
“Sou contra a idéia de que o ser humano tem a primazia e o direito de alterar todo e qualquer ambiente em seu benefício. ”
chest- eu acho que tem sim o direito de explorar para produzir sem degradar, mesmo porque a degradação a longo prazo é improdutiva. Acho que a Terra é do homem, e o homem tem o direito a ela. Santuários ex-hominis podem existir em condições muito especiais.
“
To cum muita pregui de ler isso tudo.
Meus IMHOs curtinhos:
1) Acredito no aquecimento global embora reconheça que pode haver exageros.
2) O Bolsa Família como está é ruim, um instrumento de manipulação e manutenção de dependência. Um Bolsa escola moderado, com ajuda de planejamento familiar seria mais útil.
Este foi um dos melhores, senao o melhor, artigo que o Pedro Doria produziu no blog. Parabéns!
O desastre - e a tragédia - que ora bate às nossas portas é o fruto da incompetência daqueles que elegemos para governar o mundo, um bando de incompetentes, escroques e asassinos. E de nossa incompetência por tê-los eleito. Somos todos culpados, mas o problema é que, na maioria das vêzes, que outra escolha temos? À direita, centro e esquerda, é tudo merda. E quem é que o povao elege? Berlusconi na Itália, o Bucho nos USA, o Sarkosy na França, o Mulla no Brasil, etc., etc. etc. Tudo bandido a soldo das grandes corporaçoes, que de fato mandam e desmandam.
Você sabiam que na Noruega TODO o lucro que o país faz com a exportaçao de petróleo vai, por lei, para um fundo para ser usado pelas geraçoes futuras de noruegueses? Nenhum govêrno pode tocar neste fundo sem consentimento expresso dos membros do parlamento. Isto é um excelente exemplo de boa governança, que no Brasil e outros países mundo afora é coisa totalmente desconhecida.
A espécie humana nao sobrevive este milenário; vai pro brejo bem antes. Ótimo para o planeta.
264, os paises ricos mandam trigo há décadas para a Africa….a industria alimenticia não se desenvolve. Mandam roupas….a industria textil não se desenvole. A Àfrica é um retrato excelente dos resultados de assistencialismo barato.
Esse fundo noruegues é excelente, faz parte da tese do juntar o bolo e não dividí-lo. Leiam sobre a doença holandesa, causada por muito óleo.
A Terra é periodicamente destruida por corpos celestes quando a vida inteira do planeta vai para o ralo (99,9%), de modo que agora a terra tem anticorpos -o homem - que pode construir artefatos , usar de tecnologia, para impedir que esses piratas espaciais se explodam na superficie onde vivemos.
Logo, o homem é benéfico ao planeta, cujo único propósito é sustentar a humanidade.
ninguem nesse post teve a cara dura de defender o MST, o que é muito sintomático, já aprenderam sem terra no Brasil não existe. Muito positivo o fato.
http://coturnonoturno.blogspot.com/2008/04/mst-uma-comdia-diz-pesquisador.html
inclusive, um garoto de 13 anos descobriu que as chances de uma steroi esbarrar na Terra são amiores do que se pensava…amazing
http://www.news.com.au/couriermail/story/0,23739,23549041-5013016,00.html
Não pretendia mais comentar, mas lendo o Marcos Araújo e o Chest, lá vai:
Em tudo as organizações conspiradoras trabalham, infiltrando-se nos principais movimentos pacifistas, filantrópicos, religiosos, ideológicos etc., que ajudam fundar para poder manipulá-los fazendo alguns de seus líderes se passar por homens respeitados e obreiros do bem. Assim são, por exemplo, a OTAN, o FMI, a ONU e muitas outras.
Citarei agora alguns mentores e empresas que por suas perversas ações vieram e vêm a ser os causadores das misérias do planeta, a cujos habitantes buscam ora destruir ora escravizar. Segundo os estudiosos das conspirações, alguns destes e destas são:
Dick Cheney, o mago negro da Casa Branca. De 1995-2000 se congregou à campanha George Bush Filho. De 1995-2000 foi o Chefe Executivo e o Senhor Importante de Halliburton, a maior companhia de serviços da indústria de petróleo do mundo.
Uma de suas maiores subsidiárias é a Brown & Root que financiou a carreira política de Lyndon B. Johnson.
Durante a guerra do Vietnã foram concedidos vultosos empréstimos à Brown & Root por Lyndon Johnson..
Durante a guerra da Bósnia a Brown & Root conseguiu também contratos para tomar conta das tropas onde a Halliburton e Cheney se beneficiavam intensamente.
Halliburton e o Grupo Carlyle controlam as decisões do governo dos USA, com milhões de US$.
O Grupo Carlyle é de Bush pai.
Mike Rupport, investigador de narcotráfico na polícia de Los Angeles, descobriu o envolvimento da Brown & Root na operação de movimentação de drogas no governo Bush.
O Exército de Libertação de Kosovo a KLA foi uma fachada da CIA usada como pretexto para entrar em Kosovo. A KLA é uma das principais redes de distribuição de drogas naquela parte do mundo.
A Cheney Halliburton é beneficiário de qualquer oleoduto que percorre os campos de gás e petróleo do Mar Cáspio, através do Afeganistão, e pela costa do Mar Árabe do Paquistão. Teve de ser parado por causa do regime Talibã desde 1990. Agora, após a invasão do Afeganistão, retomou suas atividades.
As três maiores fortunas do mundo pertencem a: Rothschilds na Inglaterra, Rockfeller nos USA e Bronfmans no Canadá.
Rol de famílias da elite americana que dominam o mundo dos negócios: Rockfellers - J.P. Morgan - Taft - Stensom - Whitney - Bundy - Harriman - Weyerhaenser - Sloano - Pillsbury - Payne - Wadsworth.
O sábio suíço Jean-Jacques Babel verificou que desde os últimos 56 séculos, a humanidade organizou 14.500 guerras, que provocaram três bilhões e meio de mortes. Isso representa a metade da população mundial de hoje. Somente no ano de 1991, por exemplo, registramos 52 guerras ou focos de crise em nossa Terra. Isso significa que após numerosos conflitos neste planeta, dentre os quais duas guerras mundiais em um século, esse ano viu opor-se reciprocamente 104 ideologias, cujas solicitações eram manifestamente muito importantes para justificar novamente o massacre de muitos milhões de seres humanos.
As Sociedades Secretas e Seu Poder No Século XX – por Jan Van Helsig
http://www.umanovaera.com/index.html
http://www.umanovaera.com/
É…esse comentário do Carlos magno é muito interessante. A gente tem muito o que aprender em todo e qualquer assunto. vou ler essa indicação aí em cima.
como o pessoal diz lá no slashdot, vou colocar meu chapéu de alumínio para me proteger das teorias conspiratórias…
De aço é melhor.
gente!….Sampa é o cerne do Brasil! e ainda briga com a educação pobre e mediocre aplicada aos meninos!W o Antonio quer brigar a respeito de teoremas!
é HORA DE ENSINAR E PROGREDIR!
Não sei porque mas esse comentário do Carlos Magno me fez lembrar d’um livro da década de 70 (se não me engano), o nome era “A ditadura dos cartéis”.
275 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 17/April/2008 às 18:43
”A Terra é periodicamente destruida por corpos celestes quando a vida inteira do planeta vai para o ralo (99,9%), de modo que agora a terra tem anticorpos -o homem - que pode construir artefatos , usar de tecnologia, para impedir que esses piratas espaciais se explodam na superficie onde vivemos.
Logo, o homem é benéfico ao planeta, cujo único propósito é sustentar a humanidade.”
Dracul: Não é a Terra que é destruida periodicamente por impacto de grandes corpos celestes ou gigantescas variaçoes climaticas, é a vida, parte dela, que é. Ja’ foram identificadas, pela geopaleontologia e estratigrafia, extinçoes espetaculares de até 90% da vida na Terra devido a variaçoes climaticas, maiores do que o impacto de meteoros de bom tamanho.
Até agora, a Terra se saiu bem do impacto de grandes corpos celestes, mas não a vida nela. Esse negocio de enviar foguetes com ogivas atômicas ou naves espaciais com valentes e heroicos especialistas americanos para destruir meteoros no espaço sideral em rota de impacto com a Terra é besteirol de ciência ficção, coisa de Hollywood.
O Homem é benéfico ao planeta?!? Que piada! Quando a populaçao mundial atingir 15 bilhoes de habitantes - se chegarmos la’ - tudo implodira’. A menos que o metabolismo humano seja modificado para metabolizar a propria merda que produz e dela viver, pois é isto que restara’ para comer para grande parte da população do globo, necessitaremos de 3 Terras para alimentar todo esse mundéu. Como isto não é possivel, a espécie poderia sobreviver um pouquinho mais comendo os nossos proprios mortos em forma de biscoitinhos, como no filme Soylent Green ou canibalizando os vivos. Sem falar nas necessidades energéticas imensas, poluição ambiente e mares e rios completamente esvaziados de vida.
A Terra é benéfica ao homem e aos animais que nela vivem, mas o Homem não é benéfico a porra nenhuma. É apenas um produtor de lixo.
Seu caramujo, o que é a Terra sem a vida que nela habita?
A Terra é benéfica ao homem e aos animais que nela vivem, mas o Homem não é benéfico a porra nenhuma. É apenas um produtor de lixo.
chest- isto é que é humanista…rsrsrsrsrs
teremos colonias extra-terrestres, sem duvidas, mas a Terra aguenta 40 bilhoes de pessoas, segundo my data.
A Natureza, por meio da evolução, saiu-se bem até o chimpanzé. Este indivíduo já é muito parecido com os humanos. É mau. Faz a guerra. Luta pelo poder. Do Homo ‘‘insapiens’’ não é preciso falar…. conhecemo-nos muito bem.
Max // 17/April/2008 às 13:15
Marcus Vinicius Eiffle Duarte,
Meu senhor, está completamente enganado sobre as fontes de proteínas. Pode sim encontrar todos os aminoácidos em fontes vegetais. É muito fácil satisfazer todas necessidades do corpo humano através da dieta vegana.
206 Antonio M // 17/April/2008 às 13:16
“…É muito fácil satisfazer todas necessidades do corpo humano através da dieta vegana. …”
É mentira. Não caiam nessa ……
___________________________________
Acho que pode ser possível ter uma dieta vegan, mas no Brasil não é tão fácil. O Max mora nos EUA, aqui você nem sempre encontra tempo, $$ e infra pra montar uma dieta 100% vegetariana.
Acho uma ovo-lacto mais prática.
Max, você foi um elder aqui?
Carlos Magno, e nesse mercado de drogas, não há comentários a respeito das farc & cia.?!?!?
Falar em planeta Terra e dizer que a ação do ser humano sobre ela é somente desgraça, é de um reducionismo tacanho.
Harun al-Rachid, suicide-se, é a conclusão imperativa.
Não é possível para o ser humano uma dieta 100% vegetariana. Somos onívoros. O animal vegetariano possui o apêndice desenvolvido e o nosso nem mesmo chegou-se a conclusão para que serviria.
E de suma importância para nós a ingestão de vitamina B12 que é exclusivamente de fonte animal.
Quem recorre a suplementos dessa vitamina, está consumindo-a retirada do fígado de animais abatidos nos frigoríficos portanto, essa dieta não evita o abatimento de animais.
Antonio M,
tem gente que nasce, vive e morre (de idade avançada) com uma dieta 100% vegetariana. Deve ser alguma espécie de milagre…
“…tem gente que nasce, …”
Muito precisa sua informação.
Nem um nome pelo menos?
Combinando-se um cereal e uma leguminosa, por exemplo, pode-se obter os 24 aminoácidos essenciais. A carne é considerada um alimento de alto valor biológico porque contem esses 24 aminoácidos. A combinação de feijão com arroz também.
Lendo esses comentários sobre dietas vegetarianas e comidas “totosas”, lembro-me do filme …cacêta! esqueci o nome…não sei o que lá em Veneza. Onde o personagem engole um quilo de ouro em pó pra se suicidar porque ficou pobre, e diz que é melhor viver 50 anos numa boa, do que cem na merda.
Sei que, como todos, vou morrer antes da hora. mas não vou passar a minha vida comendo semgraceira, só pra viver um pouquinho mais.
Esse negócio de vegetariano é uma bosta. Parece a história do cara que leva a Camila Pitanga pra tras da moita, e come a moita. Eu, hein?
[...] menor jovem do mundo tem apenas 58 cm de altura - Bocaberta A França Contra a Anorexia - Emagrecer Por que o mundo passa fome? - Pedro Doria Brasileiros comprando casa própria no Japão - Nihon Nikkei - Movimento [...]
“Milho,…têm proteína. É alimento jogado fora.”
-O milho não é um alimento completo ,exatamente por não formar proteína.Falta-lhe um aminoácido básico,chamado triptofano,pata tanto
OUtra coisa ,teve um comentário que o milho não alimenta humanos.Esse cara nunca deve ter comido polenta ,milho verde,etc,etc…
Teria muito o que comentar.Ficaria muito longo o texto.
VY ‘73 JAT
[...] Marmota, mais dos mesmos- Twitter: Get Out Of Jail Free (If You’re American), via Mashable- Por que o mundo passa fome?, via Pedro Doria- Justiça brasileira: observe e aprenda, via Meio [...]
GENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
pergunto do fundo domeu coree..
o que é polimerização????
responde tá bão
bjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
e
bjosssssssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!1
amuúúúú
inte
m
a
i
s
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
………………………………………………….