Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

Por que o mundo passa fome?

April 17th, 2008 · · 305 Comentários

Nas últimas semanas, alimento em falta ou caro demais levou muita gente às ruas em protestos. Já aconteceu no Egito, nos Camarões, no Haiti e em Burkina Faso. Não vai terminar aí. Em 2007, o alimento aumentou de preço 57% no mundo todo. Nos países que importam quase toda sua comida, a inflação alimentar foi de 74%.

Estes são países pobres.

Grãos – trigo, soja, arroz etc. – são o principal e mais barato alimento do planeta. Eritrea, Serra Leoa, Níger, Libéria, Botswana, Haiti e Bangladesh importam pelo menos 65% dos cereais que consomem. O percentual é alto demais. Intolerável. É aí que haverá fome primeiro. Pelo menos 100 milhões de pessoas correm risco sério.

A possibilidade de uma fome global é concreta. De Fidel Castro aos neoconservadores dos EUA, logo aparece gente acusando o biocombustível. (Em ao menos algumas coisas eles têm que concordar.) O problema é que não é tão simples. As causas do aumento de preços e escassez de alimentos são tão amplas que é difícil atacar todas ao mesmo tempo. O plantio de grãos para produção de biodiesel e etanol é apenas uma delas.

Começa com o enriquecimento de chineses e indianos. A renda média em ambos os países aumentou um bocado nas últimas duas décadas. Por conta, o gasto per capita com comida na Índia dobrou; na China, triplicou. Gastando mais, estão comendo melhor. O chinês comia 20 quilos de carne por ano em 1980. Hoje, como 50. Os rebanhos – de porcos, de cabras, de gado, de bicho que dá carne – aumentaram nos dois países. São bichos que têm que ser alimentados até que cresçam e engordem para o abate. Comem ração de soja brasileira.

A questão é aritmética, quase. A soja que o bicho come até sua morte não rende, em carne, a quantidade de calorias que renderia para um homem. Mas a carne é melhor alimento. Os chineses e indianos estão mais fortes e têm dinheiro para pagar por essa comida. O problema é que sobra menos soja. Oferta e demanda. Quem pode, paga pelo que há.

Quase. É bem mais complicado. Neste mesmo período de duas décadas, os mercados se expandiram. É aquilo que chamamos de globalização. Quer dizer que o Brasil vende com facilidade para a China. Os negócios são acertados pela Internet e lá se vão nossos grãos em troca de dólares que alimentam nossas reservas – e o Brasil também cresce. Acontece que a China fica bem longe de Mato Grosso. Haja diesel de caminhão até o Rio ou Santos; haja mais diesel de navio até a China.

E o petróleo está um tanto mais que 100 dólares o barril.

Exportação para qualquer lugar dá dinheiro, acertos online instantâneos por sistemas sofisticados de leilões trazem mais dinheiro e ainda eficiência. Mas, a partir daí, é preciso queimar combustível fóssil em quantidade para transportar as várias toneladas. O combustível é caro e joga carbono na atmosfera. O preço do alimento transportado sobe.

Se os chineses produzissem sua soja ou se estimulassem alguns vizinhos a fazê-lo, queimava-se menos dinheiro e menos petróleo, a soja ficava mais barata. Dá menos dinheiro para o Brasil, mas este é um detalhe. Consumir o que é produzido localmente é a melhor solução econômica e ecológica.

Evidentemente que há mais nesta conta. Acontece que o mercado global traçado via Internet transforma tudo em commodities. Um fundo de pensões na Suécia pode apostar no preço futuro da soja brasileira. (Ou do milho norte-americano.) É um dinheiro que entra na produção agrícola e, portanto, poderia ser investido no plantio de mais soja. Só que há limites físicos para a quantidade de grãos que se pode colher. A especulação tem puxado o preço para cima sem gerar um aumento de produção que o equilibre.

Queima de combustível e aquecimento global não entram nesta equação apenas no custo de transporte. Um dos motivos que derrubaram o volume de produção de cereais no mundo são as secas que atingiram Austrália e Estados Unidos e o inverno particularmente rigoroso que pegou de surpresa Rússia e Ucrânia. Estão, os quatro, entre os maiores produtores mundiais de grãos. Rússia e Ucrânia, hoje, produzem 12% menos de alimentos do que produziam nos tempos da União Soviética. Um dos motivos são as adversidades climáticas. Secas repentinas e invernos mais rigorosos do que os de hábito, ao que parece, continuarão comuns. Outro motivo é que o Estado deixou o setor na certeza de que o setor privado o assumisse. Não aconteceu.

O capitalismo da globalização, pois é.

Foi igualzinho na África. Quando o atual presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, era o principal negociador norte-americano de tratados comerciais, ele apresentava um pacote completo ao país que quisesse ouvir. As nações deveriam derrubar tarifas alfandegárias para alimentos, suspender subsídios agrícolas e – aqui é importante – evitar o estoque de grãos. Em troca teriam acesso facilitado ao mercado norte-americano. Grão estocado, segue o argumento, derruba o preço do produto no mercado externo e interfere no livre mercado. Os acordos de comércio bilateral assinados com os EUA trouxeram alguns países da África ao ponto em que estão hoje. No momento em que uma penca de fatores contribui para o aumento internacional de grãos, é nas costas deles que a bomba explode.

Não é só – as causas nunca acabam. Faz dois anos que a população urbana do mundo é maior do que a rural. Tem menos gente trabalhando no campo. Tem mais cidades ocupando espaço de terra outrora agricultável. (É particularmente verdade na África.)

E há, sim, o biocombustível. Os EUA são os maiores produtores mundiais de milho. 18% de seus grãos, 70 milhões de toneladas, serão usadas este ano para a produção de etanol. O objetivo é que 45% do milho seja destinado ao etanol até 2015. O ganho, como combustível, é mínimo. O equivalente em etanol de milho ao barril de petróleo vai a quase 80 dólares, uma economia pequena. (Em etanol de cana brasileiro não chega a 40.) Cana é só açúcar. Milho, como outros grãos, têm proteína. É alimento jogado fora.

O arroz chegou a seu preço mais alto em 19 anos. O trigo, em 28 anos.

Tags: Mundo

305 Comentários até agora ↓




  • 1 confetti // 17/April/2008 às 7:21

    na frança, aumento de até 48% do preço de alguns alimentos, entre novembro 07 e janeiro 08…aqui nao se passa fome, mas a inflaçao tem aumentado assustadoramente, sobretudo nos produtos de base alimentar .

    http://www.lefigaro.fr/conso/2008/02/24/05007-20080224ARTFIG00073-les-prix-alimentaires-flambent.php

  • 2 confetti // 17/April/2008 às 7:28

    a agricultura européia tem recuado ha anos…como dito no post, muito menos gente trabalhando no campo…
    engraçado como a maioria dos dirigentes nao previu isso, dando a impressao de estarmos vivendo algum “acidente”….elegemos os caras para que antecipem o futuro da naçao e eles se comportando como cigarras….agora dançaremos….((

  • 3 Gerson B // 17/April/2008 às 7:34

    Bom artigo, PD. Tenta uma visão abrangente do problema.

    Mas discordo da frase “Mas a carne é melhor alimento.”

    A frase “Milho é proteina” tambem é só parcialmente correta. Mas realmente é alimento a menos pros seres humanos.

  • 4 Jesus era Comunista // 17/April/2008 às 7:48

    PD

    Se não me engano, dos meus tempos de homem do campo, o milho é carbo hidrato, no entanto ele indiretamente é proteina, pois é um grande componente das rações para animal, cuja carne é a nossa principal fonte de proteína.

    Fonte de proteina são as vagens, soja, etc,

  • 5 Jesus era Comunista // 17/April/2008 às 7:49

    Fonte de proteina são as vagens, soja, etc,

    Fonte de proteina vegetal são as vagens, soja, etc,

  • 6 Marcus Vinicius Eiffle Duarte // 17/April/2008 às 7:56

    Pedro,

    “milho é proteína” não faz o menor sentido, uma vez que é pobre em proteínas e nunca foi usado como fonte destas na dieta de qualquer povo. Soja e feijões são exemplos de grãos ricos em proteínas, Milho é fonte de carboidratos (e açúcar produzido a partir deles).

    Quanto ao “carne é melhor alimento”… sou um carnívoro em fase de redução voluntária da quantidade de carne vermelha ingerida. O que o corpo necessita é de proteínas várias, algumas das quais não podem ser encontradas em fontes vegetais. Então, a proteína animal é necessária, mas pode ser parcialmente substituída por fontes vegetais. Esse conceito “carne é melhor alimento” é tradicional, mas as coisas não são exatamente assim.
    É claro que é muito mais gostoso comer um bifão do que um franguinho (ou peixe, ou proteína de soja), mas a gordura…

  • 7 Darwinista // 17/April/2008 às 8:03

    É isso aí, macacada! Colheremos o que plantamos e o que não plantamos também!

    Que venha o apocalipse agrário, as hecatombes climáticas e o que mais possa diminuir drasticamente o número desses parasitas bípedes que arrebentam com o planeta, até que o planeta volte ao seu curso natural.

  • 8 Jesus era Comunista // 17/April/2008 às 8:06

    PD

    Não entendi direito:

    “A questão é aritmética, quase. A soja que o bicho come até sua morte não rende, em carne, a quantidade de calorias que renderia para um homem. Mas a carne é melhor alimento. Os chineses e indianos estão mais fortes e têm dinheiro para pagar por essa comida. O problema é que sobra menos soja. Oferta e demanda. Quem pode, paga pelo que há”

    Para que um animal se desenvolva adequadamente ele precisa de uma dieta feita principalmente (em quantidade) de proteína e carbohidrato.

    Esse pedacinho aqui não entendi.

    “A soja que o bicho come até sua morte não rende, em carne, a quantidade de calorias que renderia para um homem”

    Será que o efeito China e India e porque não o Brasil, não estão causando esta falta de alimentos, ja que se BILHÕES de pessoas passam de um regime alimentar de 20 kg para 30 kg, mesmo que seja em 28 anos ou seja uma média de aumento de quase 1 kg por ano.

    São BILHÕES de quilos de carne por ano sendo demandadas.

    A China e India vão sacudir com o MUNDO.

  • 9 Antonio M // 17/April/2008 às 8:14

    Malthus vive !!!! Viva o luditismo !!!

    Toquem as trobetas do apocalipse !!!

    Já vimos essa estória antes e só poderá ser resolvida com tecnoologia, como já foi resolvido uma vez. A segunda revolução verde.

    Maior automação do campo e ampliação das pesquisas com trânsgênicos que poderão adaptar as culutras as mudanças climáticas mesmo porque já são desenvolvidas técnicas onde plantas que não germinavam foram de seu habitat natural, podem ser plantadas em outros locais. Temos a Embrapa que o atual governo praticamente proibiu de trabalhar visando o agronegócio e ordenando que se dediquem à agricultura familiar que não tem condições de produzir em escala maior e atender a demanda crescente, apenas de fixar por mais algum tempo pessoas no campo e para sobreviver.

    “…Outro motivo é que o Estado deixou o setor na certeza de que o setor privado o assumisse. Não aconteceu….”

    E os laboratórios destruidos pela Via Campesina, MST, MLST, LCP e afins ?!?!!? E sem a punição desses elementos? Como investir sem segurança e com um Estado titubeante que além disso ainda protege os desmatadores de GO e AM ?!?!?!?

    Tirem a ideologia do caminho que o negócio já começa a melhorar ……

  • 10 Jesus era Comunista // 17/April/2008 às 8:16

    PD

    Seria bem interessante que esse problema deve riaser comentado por agronomos com conhecimento dos assuntos.

    A mim me parece nem que seja a longo prazo, mas acho que não vai ser tão longo assim, o biocombustível será indispensável, porque afinal o petróleo não é renovável.

    Não é uma questão do biocombustível ser oposto a produção de alimentos, ele será uma necessidade.

    Cabe a humanidade se readequar a situação.

  • 11 Antonio M // 17/April/2008 às 8:16

    Ah sim, e essa de “por que o mundo passa fome?” forçou um pouco …..

  • 12 Antonio M // 17/April/2008 às 8:17

    Investir em células de combustível principalmente o hidrogênio é uma saída para a geração de energia e que pode plenamente competir e até sobrepujar os biocombustíveis em muitos aspectos….

  • 13 Pedro Doria // 17/April/2008 às 8:31

    Antonio M — não sei em que mundo você vive mas no planeta Terra há fome.

  • 14 Henrique // 17/April/2008 às 8:39

    É claro que o consumo crescente na Ásia é um dos fatores responsáveis pelo aumento dos preços dos alimentos. Mas também, a especulação com commodities fez não só aumentar o preço dos alimentos, como também do petróleo e dos minérios.
    Quanto a dizer que os biocombustíveis são os responsáveis direto é uma mentira ou desconhecimento ou pior ainda: esconde segundas intenções. O Brasil produz biocombustível desde a década de 80, então porque só agora os preços dos alimentos subiram?

  • 15 Antonio M // 17/April/2008 às 8:41

    PD, essa pergunta deve ser feita a si mesmo, pois considerando que estamos no planeta Terra, dizer “o mundo passa fome” ( o mundo todo?) é muito diferente de “no mundo há fome” (de fato há muita por diversos motivos) ……

  • 16 Antonio M // 17/April/2008 às 8:42

    E tratar a questão com um fatalismo dessa dimensão, não ajuda em nada o debate nem as ações …..

  • 17 Antonio M // 17/April/2008 às 8:43

    “…é muito diferente de “no mundo há fome” (de fato há muita por diversos motivos) …”

    Aliás, alterando e complementando:

    “..é muito diferente de “no mundo há fome” (de fato há muita por diversos motivos e antigamente era muito pior do que agora)…”

  • 18 Pedro Doria // 17/April/2008 às 8:44

    Antonio M — há pontos de risco de fome espalhados em vários lugares do mundo simultaneamente.

    Henrique — perdoe, mas eu não disse que os biocombustíveis são os responsáveis pela fome. Listei uma série de motivos corelacionados.

  • 19 Darwinista // 17/April/2008 às 8:45

    Antonio M,

    Eu entendo seu incômodo, ao longo da história várias previsões fatalistas foram feitas e depois se mostraram exageradas. Mas tem um detalhe.

    Nunca houve tanta gente no mundo. E o número continua aumentando. Como é que se produz comida pra tanta gente e ainda se preserva o planeta?

  • 20 Antonio M // 17/April/2008 às 8:52

    Darwinista,

    O problema é que há muita ignorância, se é que consigo resumir em uma palavra.

    “8/04/2008 - Robôs podem substituir 3,5 milhões de pessoas no Japão até 2025

    …Os robôs podem ocupar os postos de trabalho de 3,5 milhões de pessoas no Japão até 2025, afirmou um grupo de especialistas, dizendo que isso pode ajudar a evitar a falta de mão-de-obra que pode se reduzir juntamente com a população do país. …”

    Onde a população está crescendo? Não é em países desenvolvidos e sim em subdesenvolvidos por falta de acesso a educação principalmente (saúde, transportes, trabalho como sempre também) .

    Se essa questão começar a ser resolvida, haverá muitas melhoras.

  • 21 Pedro Doria // 17/April/2008 às 8:52

    Jesus era Comunista — Boa parte da soja produzida no mundo era consumida por gente. Agora, é consumida por animais. Os animais são consumidos, claro. Mas a soja toda que eles comem em vida rendia mais pratos.

    Não é criticar os chineses porque sua vida está melhor. É apenas observar o que está acontecendo.

    Mas, reitero, eu não disse que este é o motivo da falta e encarecimento dos alimentos. É um de muitos motivos.

    Não adianta pinçar um aqui, outro ali. São todos os motivos. A mudança dietária de 2 bilhões de pessoas, os biocombustíveis, a seca, o inverno, a mudança do homem do campo para a cidade, o aumento do preço de combustível, o impacto da queima de combustível fóssil…

  • 22 Dino 5,4 % // 17/April/2008 às 8:55

    “Se os chineses produzissem sua soja ou se estimulassem alguns vizinhos a fazê-lo, queimava-se menos dinheiro e menos petróleo, a soja ficava mais barata. Dá menos dinheiro para o Brasil, mas este é um detalhe. Consumir o que é produzido localmente é a melhor solução econômica e ecológica”.

    E eu sou a favor de cada viado dar a própria bunda, não a dos outros… Querer o empobrecimento do meu Brasil para solucionar problemas de fome dos povos que ninguém é capaz de equacionar com solidez os motivos, é um detalhe, para quem se o negocio apertar, muda de país, nacionalidade, opinião e etc… PD comece dando o exemplo, doe seu salário para acabar com a fome das populações da África, por exemplo.
    Em tempo, qual vizinho da China que poderia suprir-los de grãos especialmente soja?

  • 23 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 8:56

    1. os alimentos não estão caros, estavam é por demais baratos, apenas recuperaram preços

    2. com esses preços, muitas propriedades antes inviáveis (por ter pouca área e não terem economia de escala) se tornam lucrativas. O Brasil pode dobrar a produção agrícola sem muito esforço, é só ter para quem vender

    3. o governo petista pefere dar terras a indios improdutivos que favorecer a produção, como se vê em Roraima com os produtores de arroz.

    4. comer soja não é a mesma coisa que comer carne. O “cerumenu” é carnívoro, o cérebro do “cerumanu” precisa de proteína animal.

  • 24 Prøftël // 17/April/2008 às 8:56

    Em comentários espalhados por aí já havia falado que o Fidel foi um dos primeiros a levantar a bola contra o biocombustível, que a Europa ainda vai implorar por grãos e a China não tem muito como produzir tudo o que precisa e, que a quebra de safra é um dos fatores dessa falta de alimentos.
    Desde a década de 90 já se previa isso, sem a agravante do petróleo caro.

    Previsões por mais pessimistas que sejam devem ser levadas a sério, é a A Lei de Murphy:

    Se alguma coisa pode dar errado, dará.

    Dessa vez lascou, pode melhorar mas, também pode piorar barbaridade.

    :-/

  • 25 Darwinista // 17/April/2008 às 8:57

    Antonio M,

    E você acha, sinceramente, que boas condições de educação que ajudariam a diminuir o crescimento populacional nos países menos desenvolvidos surgirão a tempo de salvar o planeta?

  • 26 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 8:58

    os biocombustiveis não podem ter causado fome ainda, pois o programa está em seus estágios iniciais.
    cuidado com a ONU, que apoia programas de “governos porqueiras” que ficam condenados a dependencia externa.

  • 27 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 8:59

    o planeta se salvará, a humanidade provavelmente tambem.

  • 28 Antonio M // 17/April/2008 às 9:01

    Darwinista,

    Claro que si, ! Se alguém começar agora é possível sim, mesmo com todos os impedimentos culturais (religiosos principalmente) mas é preciso começar.

    Isso de salvar o planeta soa como se amanhã o planeta acaba ?! Quem disse isso? O que pode acabar e leva muito tempo ainda, são certos tipos de vida até o ser humano mas, o planeta e algumas espécies se adaptam….

    E isso já ocorreu antes quando isso aqui era vulcão para tudo que é lado…..

  • 29 marcos // 17/April/2008 às 9:04

    Essa do Zoellick foi criminoza.

  • 30 Darwinista // 17/April/2008 às 9:13

    Antonio M,

    Mas foi justamente isso que eu disse. Que passe a humanidade, pra que o planeta volte a seguir seu curso natural.

    http://www.vhemt.org/

  • 31 Pedro Doria // 17/April/2008 às 9:18

    Dino 5,4 % — o que não falta na Ásia é terra. E não precisa ser soja. Pode ser arroz. Ou amendoim.

    Não adianta você pensar no Brasil se ‘dando bem’ porque aqui tem comida, água, petróleo e cana já que, se o mundo afundar economicamente por conta de uma crise alimentícia, o Brasil vai junto mesmo tendo comida, água, petróleo e cana.

  • 32 Antonio M // 17/April/2008 às 9:19

    Que curso natural Darwinista?

    O que leva a ocorrência de um tsunami? Se a natureza resolve ‘liberar” tsunamis, erupções de vulcões, um único asteróide de proporção razoável etc. a vida humana se estingue em questão de meses e ela estava simplemente seguindo seu curso natural. Não diga que isso não pode acontecer pois aconteceu com os dinossauros porém, hoje estamos muito mais equipados para entender, controlar e dominá-la e isso que pode fazer a diferença entre nossa sobrevivência e a extinção ….

  • 33 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 9:21

    o mundo não vai se afundar economicamente por falta de comida, a tal “crise alimenticia”. Em geral é o contrario, as crises economicas acarretam baixa dos preços dos alimentos a ponto de se jogarem estoques fora, pois armazenar comida por muito tempo é caro demais.

  • 34 Nhé! // 17/April/2008 às 9:22

    Esse papo me deu fome!

  • 35 Dino 5,4 % // 17/April/2008 às 9:22

    Darw, você não aventa a hipótese do atual desequilíbrio ecológico esteja em um estagio em que a mão do homem passou de desnecessária a necessária? Que estudo pode te afirmar com certeza que com a extinção do ser humano volta tudo as boas no planeta e ele não será destruído por formigas por exemplo, e virará dentro em breve um grande deserto?

  • 36 Darwinista // 17/April/2008 às 9:26

    mas é isso mesmo que eu digo, Antonio M. Uma coisa são os fenômenos naturais, que você citou, como causadores de desastres.

    Outra muito diferente são os causados pela atividade humana. Esses poderiam ter sido evitados se o homem não tivesse se espalhado tanto. Sem o homem, volta o curso natural. Com tsunamis, vulcões e meteoros, tudo isso.

  • 37 Antonio M // 17/April/2008 às 9:28

    Darw, o homem pode e deve e saberá consertar o que deu errado mas, do jeito que fala, parece que só fez coisa errada e propositadamente errado……

  • 38 Guilherme // 17/April/2008 às 9:28

    Antonio M.

    Só uma observação ao seu comentário lá em cima: Quando o artigo diz que a iniciativa privada não assumiu a produção de grãos, isso foi na Russia e na Ucrania, e não no Brasil.

    Moro em Sinop, MT, 500km ao norte de Cuiabá. O município de 110 mil habitantes é centro regional em torno da qual gravitam dezenas de outros municípios, todos grandes produtores de soja (e milho e algodão). A estrada que liga isto com o resto do Brasil é a 163. Estrada de pista simples, onde milhares de carretas tansitam com excesso de carga diáriamente. Estrada inviável, detonada, torturante.

    Isto aqui pertence à chamada Amazônia Legal (a meio caminho entre Sinop e Cuiabá existe uma placa que indica a divisão de bacias). Já desmataram tudo o que tinham pra desmatar, e ainda existe muita terra que pode ser aproveitada para agricultura.

    Considerando que o governo nunca pensou em colocar aqui uma ferrovia que nos ligue com portos do Atlântico, a solução será levar a BR 163 até o Pará, e embarcar a soja no Tapajós. Essa obra foi incluída no PAC e deve começar ainda neste ano. Mas particularmente acho que é um paliativo, principalmente considerando a qualidade com que as nossas estradas vêm sendo construídas, as sobrecargas nas carretas e a falta de manutenção por parte do governo federal.

  • 39 confetti // 17/April/2008 às 9:29

    chest 27, claro que “o planeta se salvará, a humanidade provavelmente tambem.”, mas existiremos sob outra forma ! superficies aridas - consequencia dos pesticidas e vandalizaçao de mares e florestas - e humano mutante - com ingestao de ogm, fome, epidemias….

  • 40 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 9:29

    Infelizmente nós brasileiros não podemos ficar com a consciencia pesada…..essa é a nossa hora de saltar a frente!
    E cana não é ,mesmo, milho!

  • 41 Darwinista // 17/April/2008 às 9:31

    Dino,

    O planeta não é uma máquina. Nós quebramos, agora vamos lá consertar. Ele sabe muito bem se virar sozinho, mesmo que leve tempo.

    E oras, se uma invasão de formigas devastar grande parte da cobertura vegetal, e isso não teve nada a ver com a ação humana, significa que o planeta voltou ao seu curso natural.

    Entendam, Dino e Antonio M, que eu não argumento que sem a ação humana isso aqui vai virar o Éden. Porém, se é pra virar um inferno, que seja por que a natureza conduziu a isso, e não nós.

    “Ué, mas o ser humano não faz parte da natureza?”

    Somos uma entidade biológica, mas há muito deixamos de fazer parte do ambiente, passamos isso sim a controlá-lo.

  • 42 Antonio M // 17/April/2008 às 9:33

    Obrigado Guilerme pela observação. Apenas ressaltei assim para trazer um pouco a discussão à realidade brasileira.

    Gostaria de observar agora no seu comentário, sobre a construção de estradas. São necessárias mas, as ferrovias são ideiais mas pelo jeito estamos passando por outro governo onde desconsideram esse meio transporte. Lamentável e catastrófico! Deve ser por que a Vale tem tecnologia e está investindo em ferrovias e isso incomoda nosso governinho central…..

  • 43 Guilherme // 17/April/2008 às 9:35

    Acredito em algumas coisas:

    1) Hidrogênio como combustível de um futuro não tão distante

    2) Produção de muitos alimentos através de clonagens, também num futuro não tão distante

    3) Bioengenharia para adaptar variedades a solos e climas diferentes

  • 44 Darwinista // 17/April/2008 às 9:35

    Antonio M,

    Propositalmente pode até não ter sido, mas em relação ao ambiente, só fez coisa errada sim.

  • 45 Antonio M // 17/April/2008 às 9:35

    “…Porém, se é pra virar um inferno, que seja por que a natureza conduziu a isso, e não nós. …”

    Justamente evitar isso é que justifica a existência humana na terra…….

  • 46 Antonio M // 17/April/2008 às 9:38

    Hmmmm…..Quer dizer que irrigar um local antes inóspito (sem transpor rios por favor !!! Aí sim é cagada!) de maneira que o lugar se torne habitável, os alimentos estejam mais pertos e baratos para consumo, é uma maneira errada de modificar e interferir no ambiente?

    Darwinista, seu nick é uma auto-ironia?!?!!? rsrsrsrsrsr !!!!

  • 47 Dino 5,4 % // 17/April/2008 às 9:40

    Então para quem acredita que a China tem sobra de potencial agrícola ainda não explorado:
    a planície norte da CHINA, responsável por 1/3 da colheita de grãos do mundo;
    Satélites dos EUA revelam que milhares de lagos no norte chinês literalmente desapareceram e surgiram perigosas nuvens da Poeira da China. Tudo isso levará a uma explosão mundial no consumo e nos preços dos alimentos.

    E o Brasil um dos poucos no mundo com potencial de grande crescimento agrícola, perderá com isso? Ter commodities que interessam ao mundo é empobrecer junto? Deixa pra lá… Não estamos vivendo no mesmo planeta.

  • 48 Nhé! // 17/April/2008 às 9:41

    Eu não entendo muito de ecologia, não entendo nada de agricultura, mas aqui em SP tem tanta área que um dia foi cafezal e agora é pasto para 1/2 dúzia de boi magro, acho que deviam mesmo plantar cana, pelo menos vira álc00l.

  • 49 Guilherme // 17/April/2008 às 9:41

    Apenas um quinto da área da China é agricultável. Se querem comer carne de boi, frango ou peixe, terão que importar nossa soja ou descobrir outro insumo melhor para ração. Arroz é a base da alimentação asiática. Não podem se dar ao luxo de plantar soja.

  • 50 Darwinista // 17/April/2008 às 9:42

    Antonio M,

    Justamente evitar isso é que justifica a existência humana na terra…….

    Que messianismo espírita é esse? Quer dizer que a existência humana tem um propósito? E esse propósito é tornar o planeta um lugar melhor? Se a conversa vai flertar com o misticismo, eu passo.

    Quer dizer que irrigar um local antes inóspito

    Inóspito pra quem? Pode até ser para humanos, mas e as espécies que já estão adaptadas a esse local? A gente finge que não existe?

    E não entendi o lance da auto-ironia…

  • 51 Guilherme // 17/April/2008 às 9:43

    Acima, substitam “peixe” por “porco”. Enganei-me.

  • 52 Prøftël // 17/April/2008 às 9:46

    Guilherme, nem é tanto a estrada, é o material que utilizam.
    Taska um concreto pra ver se não guenta carreta pesada.
    Sai caro mas compensa, a durabilidade e capacidade de carga das estradas concretadas é outra coisa.

  • 53 Antonio M // 17/April/2008 às 9:47

    Darwinista,

    Nada de messiânîco pelo contrário, pudemos desenvolver a mente e com isso a tecnologia, o que nos faz diferentes da outras espécies. E se anatureza nos deu essa chance para quê disperdicar?

    Se o problema é esse basta entrarmos para um movimento que prega pararmos de nos reproduzir para que deixemos de habitar o planeta daqui alguns anos. Nada mais tacanho e retrógrado…..

  • 54 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 9:48

    Ferrovias?
    Hummmmmmmm….iniciativa privada!
    KD ela??????

  • 55 Antonio M // 17/April/2008 às 9:49

    Guilerme e Proftel,

    É necessário levar em conta o custo do transporte por estradas. Devem existir é claro mas comparando o preço de se transportar cargas por ferrocias e no caso da AM, integrado com hidrovias (barcaças), o custo é drasticamente mais baixo, refletindo diretamente nos preços de produtos.

  • 56 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 9:50

    O texto de “A fome não é só de comida” de Kupfer em seu blog…..de 12/04 é muito explicativo para muitas duvidas que vem aparecendo aqui……..vale a pena ler o texto do economista.

  • 57 Antonio M // 17/April/2008 às 9:51

    “…Ferrovias?
    Hummmmmmmm….iniciativa privada!
    KD ela?????? …”

    Devem estar esperando o MST levantar de cima dos trilhos….

    E falta regulação e olha que alguns anos atrás a GE fabricava locomotivas no Brasil.

    A pergunta melhor é : Cadê governo ?!?!?!?!

  • 58 Darwinista tacanho e retrógrado // 17/April/2008 às 9:52

    Antonio M,

    Mas a idéia é essa. Já deixei o link, coloco de novo:

    http://www.vhemt.org/aboutvhemt.htm

    E a humanidade nem precisa desaparecer, é só diminuir bastante que já ajuda pra caramba.

  • 59 Dino 5,4 % // 17/April/2008 às 9:54

    Darw, acho que você não entendeu minha colocação, a possível devastação causada por um inseto no caso as formigas ou gafanhotos por exemplo, não são “cursos naturais” foram problemas criados pela mão humana e não há como ressuscitar espécies de predadores desses insetos que já foram extintas pela ação humana para que se devolva a terra o equilíbrio ecológico inicial, antes do próprio homem se extinguir.

  • 60 Darwinista tacanho e retrógrado // 17/April/2008 às 9:56

    Dino,

    Ok, agora entendi. Então me explica como o homem pode consertar toda a cagada que fez e ainda alimentar, dar moradia, energia, transporte, assistência médica, emprego e lazer pra mais de 6 bilhões de pessoas.

  • 61 Antonio M // 17/April/2008 às 9:57

    Não precisaria dimunir, diminuir. Se distribuir melhor e com educação necessária para aprender e fazer planejamento familiar já é o bastante. As pessoas tem o direito de ter os filhos que quiserem a partir de uma escolha com critérios e isso é plenamente possível.

  • 62 Te // 17/April/2008 às 9:58

    Acrescente a tudo isso o baixo lucro da agricultura familiar, gerando procura por outras fontes de renda e migração para as áreas urbanas. No interior do estado do Rio ficamos sabendo de agricultores que não colhem a produção ou que jogam fora o que colheram por que sabem que vão ter prejuízo. Pra dar um exemplo, são obrigados a vender uma caixa de chuchu a R$1, enquanto na cidade pagamos por volta desse valor por um quilo.

  • 63 Darwinista tacanho e retrógrado // 17/April/2008 às 10:00

    Se distribuir melhor e com educação necessária para aprender e fazer planejamento familiar já é o bastante

    Antonio M,

    Com todo o respeito, porque você sabe que gosto de debater contigo, utopia pouca é bobagem…

  • 64 Antonio M // 17/April/2008 às 10:02

    Como utopia se países desenvolvido a anos tem sua população nativa diminuída?

  • 65 Pax // 17/April/2008 às 10:05

    Uma continha boba com números arredondados em suas grandezas.

    Somos 6 bilhões (segundo o artigo seremos 9 bilhões em 2050)..
    Destes, 1 bilhão passam fome. Tô exagerando aqui, parecem que são 800 milhões.
    Com R$ 5/dia, com certeza, não passariam. Com muito menos que isso não passariam. É que a conta é boba.
    Então, se cada um dos 5 bilhões que não passam fome, dessem R$1/dia para os que passam fome, ninguém passava fome.

    Bem, agora imaginem o que a gente gasta com cosméticos, drogas, armas e o resto todo desnecessário.

    Deus anda procrastinando. Anda sim. Ou não existe. Não sei.

    ps.: ok, a gente dispensa o Chesterton, velho e bom Chesterton, de pagar os R$ 1/dia.

  • 66 Darwinista tacanho e retrógrado // 17/April/2008 às 10:05

    A utopia tá justamente aí, Antonio. Você acha que dá tempo do planeta virar uma grande Europa antes da hecatombe?

    Considere, por exemplo, o aumento do fundamentalismo religioso no mundo. Você acha que os caras que seguem ao pé da letra o que dizem seus livros sagrados vão se preocupar com planejamento familiar?

  • 67 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 10:06

    KD a ferrovia do Olacyr????
    KD a ampliação dos ramais para o porto de Santos ….tudo na mão da inciativa “privalda”???????

  • 68 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 10:06

    KD o Adam Smith pra ensinar capitalismo ao Antonio????

  • 69 Carlos Magno // 17/April/2008 às 10:06

    A água está escasseando no planeta, tanto assim que há muito tempo estão de olho na nossa.
    Fome sempre houve por diversas decorrências, mas após denúncias de humanitaristas e de campanhas, costuma ficar mascarada ou propositalmente esquecida pelos noticiários controlados da mídia venal. Hoje, bem ou mal, temos noção atualizada de quase tudo o que ocorre no mundo. Afora, claro, o que nos mentem, o que nos querem fazer descer goelas abaixo, e o que conseguem.
    Segundo correntes científicas, a carne, ainda que rica em proteínas, mas plena de toxinas, pode ser substituída por outras fontes. Não precisa ser toda, e nem de imediato, pois nenhuma troca precipitada de hábitos é saudável. A soja pode complementar.
    A Índia não come carne bovino e tem super população. O Chinês há bem pouco pescava em aquários e tanques particulares. Sua alimentação básica era arroz e legumes. Comia cobras, ratos, cachorro etc., mas isso era luxo, ou ainda é, e em ocasiões especiais. É cultura milenar. O homem pode se habituar e se adaptar a qualquer situação. Hoje chinês come mais carne, segundo o texto, mas amanhã pode novamente se contentar com menos.
    Realmente a fome vai aumentar, tanto pela produção que não acompanhou o crescimento populacional, pelo êxodo rural, ou, principalmente, pela falta de empenho e visão dos governos que não ouviram os alertas técnicos. Rumores originados dos tempos apocalípticos já confirmavam o que hoje acontece.
    Uma das soluções mais tentadoras para animais-homens seria a 3ª. Guerra mundial, cujo estopim vem sendo pacientemente elaborado e ramificado para todas as direções através dos conflitos no oriente médio. Alguns juram que governantes das potências mundiais desejam mesmo é matar metade dos habitantes da Terra.
    E também a farsa do aquecimento global que conspira em favor dos poderosos.
    Hoje em dia, eu acredito em tudo e em nada.

  • 70 Tia // 17/April/2008 às 10:08

    “Tudo isto eu tenho visto, e houve um empenho do meu coração em todo o trabalho que se tem feito debaixo do sol, [durante] o tempo em que homem tem dominado homem para seu prejuízo” Eclesiastes 8:9

  • 71 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 10:08

    A contas de JP Kupfer dão a humanidade a condição de hoje alimentar todos com justeza……mas o fenomeno capitalista selvagem não permite isso…..com a palavra Milton Antonio Friedman!

  • 72 Antonio M // 17/April/2008 às 10:11

    Darw, acho que se eles ganharem, entraremos na obscuridade mesmo mas, acredito nas reações a isso, não é possível que não haja reação.

    Mas se eles “ganharem”, temos mais é que morrer todos mesmo ….Viver assim desse modo para quê? Isso não é vida…..

  • 73 Darwinista tacanho e retrógrado // 17/April/2008 às 10:13

    #72

    Taí Antonio M, finalmente concordamos em algo hoje.

  • 74 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 10:14

    Quer dizer que irrigar um local antes inóspito

    Inóspito pra quem? Pode até ser para humanos, mas e as espécies que já estão adaptadas a esse local? A gente finge que não existe?

    chest- se é inóspito só tem cobras e aranhas…..que continuam se deixar de ser inóspito. Eu não pensei que fosse encontrar raciocinio tão infantil por aqui…mas me enganei.

  • 75 Dino 5,4 % // 17/April/2008 às 10:14

    Darw, desculpe, mas você está falando de pessoas como estivesse falando de um software programado para se auto destruir. Não funciona desta forma, o ser humano tem altíssima capacidade de adaptação a novas condições. Se for necessário e será, a humanidade passa a evitar ter grandes proles, seja qual for a religião, virá um desígnio mudando o que está escrito nos livros sagrados. Quem viver verá…

  • 76 Darwinista tacanho e retrógrado // 17/April/2008 às 10:17

    E também a farsa do aquecimento global que conspira em favor dos poderosos.

    ???????????????????????????????????????

  • 77 Antonio M // 17/April/2008 às 10:18

    HRP, se não sabe que as terras tem proprietários inclusive o governo que dependem de legislação ambiental, direito adquiridos, desapropriação etc. e que não se pode simplesmente “passar o trator e jogar asfalto e trilhos” vai ficar eternamente com suas desgastadas e previsíveis bravatas….

    Quando da “gloriosa” revolução bolchevique e que começaram a tomar suas medidas, uma delas foi a despropriação de propriedade e bens no campo para a formação das propriedades coletivas. MAs não haviam um critério quanto a o que era ser burguês ou não. Chegaram a um “fantástico”: Quem possuia mais do três ou quatro cabeças de gado, ovinos etc. era burguês e o “excedente” seria confiscado. Feito o confisco e os animias enfiados em trens e caminhões os gênios da nomemklatura e outros BURROcratas descobriram que não tinham como guardar ou sacrificar tantos animais que morreram dentro dos veículos ou a beira de estradas. Distribuiram a miséria e a fome.

    Dêem o poder na mão desses imbecis (MST, MLST, Via Campesina e congêneres) novamente e verão o que é selvageria …..

  • 78 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 10:19

    Antonio fatalismo é bobagem….a idade média veio ficou e passou….e a humanidade continuou….
    Quanto a produção de alimentos óbvio que nos paises industrializados comemos mais do que necessitamos e “tiramos ” daqueles que não tem a nossa condição….logo um desequilibrio a ser solucionado……
    Há muita terra improdutiva , mesmo que isso possa não parecer ser verdade……digam lá os japoneses!
    A produção pode e deve ser direcionada a tipos de cultivo e criação que tenham graus menos destrutivos do meio ambiente e com alta produção em menores espaços.
    As Embrapas e Cragills da vida que façam seu trabalho melhor….há muito que ser feito para produzir mais e de melhores maneiras…….
    Campos como pi sicultura

  • 79 Darwinista tacanho e retrógrado // 17/April/2008 às 10:19

    se é inóspito só tem cobras e aranhas…..que continuam se deixar de ser inóspito.

    Chest, você pode até ser um bom profissional da área de saúde, ou seja lá o que você faça.

    Mas a respeito de ecologia você é um completo ignorante. melhor ficar quietinho.

  • 80 Nhé! // 17/April/2008 às 10:20

    Dino #75, quer bater uma aposta?

  • 81 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 10:21

    54, iniciativa privada, como a ferrovia que a Vale construiu e o MST invade e destroi…

  • 82 Darwinista tacanho e retrógrado // 17/April/2008 às 10:21

    Dino #75,

    Só não aposto com você porque não estaremos vivos pra ver quem ganhou.

  • 83 Mr X // 17/April/2008 às 10:26

    Essa paranóia malthusiana é uma das poucas coisas que não me causa pessimismo. Se a humanidade crescer demais, eventos naturais como fome, peste, desidratação, vulcões, terremotos e tsunamis se encarregarão de fazer o controle.

    O bodiesel e a farsa do aquecimento global (o planeta está ESFRIANDO comprovadamente já há DEZ ANOS!) são novamente os ecologistas que sacrificam os seres humanos pra salvar um ou dois ovos de codorna africana. Nada contra a codorna africana, é claro.

  • 84 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 10:27

    Com R$ 5/dia, com certeza, não passariam. Com muito menos que isso não passariam. É que a conta é boba.
    Então, se cada um dos 5 bilhões que não passam fome, dessem R$1/dia para os que passam fome, ninguém passava fome.

    Bem, agora imaginem o que a gente gasta com cosméticos, drogas, armas e o resto todo desnecessário.

    chest- pago bem mais que isto em impostos, paguei 52 mil reais ano passado. Direto na fonte. O problema é que o 1 real não chega em quem tem fome, e que um dia eu vou parar de pagar impostos.

  • 85 ademir // 17/April/2008 às 10:28

    Dar a culpa aos bois que comem grãos pela falta destes é equivocado, existem muitas areas onde a agricultura de cereais é inviável, mas que suportam bem pastos, que são então aproveitados pelo gado, que não consome cereais, este é o caso do Brasil, não da Europa, evidentemente, aqui os bois não competem com os humanos pela comida…

  • 86 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 10:28

    O campo da pisicultura é pouquissimo explorado hoje aqui…….e a produção de carne de animais de pequeno porte tipo coelhos, frangos, cabritos, carneiros e afins também……esses animais fornecem pele, couro, leite e carne com baixos investimentos em criação…….terras agriculturaveis existem aí a disposição….para cultura menos destrutivas do meio ambiente e que preservam o solo….no Nordeste há um sem fim de especies a serem exploradas…..fornecedoras de energia e proteina que não da soja e de outras tradicionais…
    As perspectivas de futuro são animadoras se houver um bom planejamento….

  • 87 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 10:31

    darwinista, lugares inóspitos, desertos, não servem para porra nenhuma, senão os ecologistas estariam dando graças a Deus pela desertificação do RS, por exemplo. Não, não ficarei quietinho, não vai me censurar. Fazer do deserto um maná, como os israelenses fizeram, é a solução. Achar que o Saara é um a maravilha, é burrice (mas Daew, você é burro mesmo, daí…)

  • 88 Carlos Magno // 17/April/2008 às 10:36

    Muitas declarações e postulados

    Darwinista tacanho e retrógrado

    E também a farsa do aquecimento global que conspira em favor dos poderosos.

    ??????????????????????????????????????
    ///
    Muitas declarações e postulados científicos sobre o aquecimento global são manipulações de uma farsa bem montada. Há diversos fatores concorrentes e depositários de principais causas dessa anarquia climática hoje acontecida no mundo, que não, basicamente, a emissão de CO2. A montagem vem a ser fachada de setores monopolizadores das organizações e institutos científicos, gerenciados por inescrupulosos homens que se dizem cientistas. Esses setores e homens são controlados por organizações extremamente bem estruturadas, ramificadas em todos os continentes, que vêm exercendo um controle muito mais amplo sobre governos e nações.

    Os cientistas que discordam da mídia terrorista controladora das massas mundiais, nessa verdadeira epidemia de afirmações sobre o dióxido de carbono, são chamados “hereges”. Os hereges afirmam categoricamente que o gás carbônico jamais foi fator ou elemento principal do efeito estufa planetário, mesmo porque sempre houve eras de intenso calor e gelo na Terra. http://www.newworldorderinfo.com/nwo.video/video/1JCUig7H945.

    Em contra-argumento ao processo doutrinário, sistematicamente lançado pelos veículos de comunicação junto à opinião pública mundial, e ao pseudo fato de a emissão de CO2 ser o grande vilão do aquecimento global, outra corrente científica aponta coerentemente o oposto, ou seja, que não é a emissão de CO2 o principal agente causador do aquecimento desordenado, mas o aquecimento desordenado é que vem liberar quantidades maiores de CO2 já existentes na natureza. http://www.popa.com.br/docs/cronicas/aquecimento.htm

    Sob essa divergente ótica, causas e efeitos mudam diametralmente de lado e alteram de maneira radical e contrária muitas das falsas proposições dos sofismadores e propagadores do efeito estufa, que descem ladeira abaixo.

    E por que essa campanha fraudulenta do aquecimento global pela emissão de dióxido de carbono?

    Há, logicamente, o interesse na queda da produção dos países emergentes e daqueles imediatamente abaixo desse alinhamento na economia mundial. Dessa maneira, os chamados gases poluidores, - uma vez estabelecido seu severo controle por mecanismos conspiratórios, - vem servir de fachada a fim de inibir a produção de muitos países, impedindo-os de competir com os USA e com os países europeus associados ao eixo conspiratório global. Não é sem razão que Bush se tem negado peremptoriamente acatar as normas controladoras da emissão de gás carbônico e outros gases poluentes, firmadas no Protocolo de Kioto, porque é sabedor de que nada disso é total verdade. E quem pode manda.

    Os países desenvolvidos dos blocos europeus ocidental e oriental, não demonstraram ainda convincentes índices de queda da emissão de gases poluentes que, segundo a farsa, são, juntamente com a emissão desordenada de CO2, os causadores do efeito estufa. Há informes mentirosos – muitos propositalmente tímidos, — na calculada tentativa de fingir que há cooperação.

  • 89 Darwinista tacanho e retrógrado // 17/April/2008 às 10:36

    Chesterton,

    Você é tão ignorante que não sabe a diferença entre um ambiente naturalmente inóspito e um processo de desertificação, seja ele natural ou provocado por ação humana.

    O Saara é uma maravilha? Para o homem, certamente não. Para as espécies que lá estão muito bem adaptadas, não acho que elas reclamem.

    Mas gente como você acha que o ser humano tem a primazia e pode chegar no lugar e mudar tudo pro seu próprio proveito.

    Se eu fosse um cara otimista, ainda teria esperança em relação a seu caso, porque burrice e ignorância tem cura. Mas acho que você vai morrer assim…

  • 90 Prøftël // 17/April/2008 às 10:37

    Mr. X, olha, de boa, creio que você é o primeiro daltnico climático que conheço.^
    Tá esfrinando né?
    Intão tá.

    :-)

  • 91 Prøftël // 17/April/2008 às 10:38

    daltnico=daltônico

  • 92 Prøftël // 17/April/2008 às 10:39

    esfrinando=esfriando.

    porra de teclado.

  • 93 Pedro Doria // 17/April/2008 às 10:40

    Mr X: Malthus estava errado. Esta não é a questão. Há como resolver o problema da fome. Só não dá para fingir que não está lá.

    Pax: há uma conta que circula entre quem é do ramo. O fim da fome custa 500 milhões de dólares. A logística e os ralos da corrupção, o Chesterton Dracul tem razão, é que dificultam a solução do problema. O dinheiro não chega na forma de alimentos na ponta. Aquilo em que o Chesterton Dracul não tem razão é nas críticas a programas tipo Bolsa Família. Isto é o dinheiro chegando na ponta.

  • 94 Darwinista tacanho e retrógrado // 17/April/2008 às 10:40

    Carlos Magno, apenas uma pergunta:

    Porque é que os que argumentam a realidade do aquecimento global e a influência do CO2 no aumento do efeito estufa são mentirosos, e os contrários a essas idéias não são? O que faz com que uns sejam bandidos e os outros mocinhos?

  • 95 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 10:42

    A preocupação com a criação bovina vem do custo beneficio em relação ao meio ambiente….as turbinas de hidrelétricas mais antigas tambérm poluem pacas….as usinas atomicas modernas produzem 10% do lixo que as antigas……a humanidade se renova pela sua capacidade de resolver problemas……está aquecendo……moderamos na coisa…..há fome…estuda-se o porque……e assim passamos da antiguidade , pela idade média, pela era industrial e chegamos a era Chesteriana!
    AHAHAHAHAH……
    Mas o homem/espirito não se acabará por nossas asneiras não!

  • 96 Julio Augusto // 17/April/2008 às 10:42

    Isso é culpa de especulação, pura e simples. Depois do vendaval (que é inevitável e cada vez mais próximo), todos esses preços vão cair.

    Se o problema fosse estrutural — se realmente não houvesse condições de alimentar o mundo todo, a reação dos países seria completamente diferente.

    Mas é conjuntural: basta reparar que as ‘food riots’ foram todas em países politicamente instáveis, ou seja: foram manipulação das massas para obter alguma vantagem política.

    Vai doer no bolso de quem ficar na festa até o final, mas não será nem de longe o apocalipse que os mais desesperados adoram apregoar.

    (O que me lembra de outro motivo, incidental a este: os ‘apocaliptólogos’ precisam de um ‘novo’ apocalipse para assustar o povo, agora que o aquecimento global ‘catastrófico’ começa, ainda que timidamente, a ser substituído por versões menos aterrorizantes e melhor embasadas cientificamente…)

  • 97 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 10:42

    O Saara é uma maravilha? Para o homem, certamente não. Para as espécies que lá estão muito bem adaptadas, não acho que elas reclamem.

    chest- que espécies, camelos? Aranhas, cobras e lagartixas

    Mas gente como você acha que o ser humano tem a primazia e pode chegar no lugar e mudar tudo pro seu próprio proveito.

    chest- óbvio que tem, tem que irrigar o Saaara e matar as aranhas em favor de peixes

  • 98 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 10:45

    Bolsa familia ~´e coisa de socialista -FHC- que é aproveitada pelo bufão populista -LULA para se perpetuar no poder. No fim das contas, essas pesoas nunca trabalharão, pois tem cesta básica na porta de casa.

  • 99 nada será com antes // 17/April/2008 às 10:45

    A concepção malthusiana é absolutamente equivocada, uma “espécie” de projeção estatística avant la letre.

    Se atualmente a população urbana mundial é maior do que a rura, ótimo, pois significa melhor qualidade de vida (em conforto, não em ar puro, etc.) e compactação do espaço ocupado. Esse dado, no lugar de retirar terras agriculturáveis, as libera. Cidades, do ponto de vista da ocupação do solo, são mais racionais que o campo.

    Etanol de milho, é óbvio, retira alimentos do mercado, se não há expansão do plantio. Cana-de-açúcar não tem esse papel, pois é gramínea, cultivável em solos inadequados para grãos. Portanto, o etanol daqui não sonega alimentos.

    O Brasil é contribuinte enorme à produção de alimentos e pode aumentar a área de cultivo. E não precisa dos plantadores de arroz de Roraima.

    Se Ásia e África têm fome, devem plantar e, principalmente, criar meios de distribuição, isto é, gerar renda interna, como o Bolsa-família, por exemplo.

  • 100 Darwinista tacanho e retrógrado // 17/April/2008 às 10:47

    óbvio que tem, tem que irrigar o Saaara e matar as aranhas em favor de peixes

    Chesterton

    Agora entendi tudo. Você é um personagem, como o josef mario ou o caramuru goldstein. Não é pra gente levar a sério o que você diz, é apenas mais um dos momentos divertidos do blog.

    Como é que eu não percebi isso antes? Você tem razão, eu sou burro mesmo.

  • 101 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 10:52

    O comentário 96 vai direto ao ponto…….países mergulhados em caos economicos por terem governos caudilhicos, ditatoriais e ou sem representatividade popular…..sem interesse em ouvir as necessidades da população…..resultado=fome!

  • 102 Pax // 17/April/2008 às 10:52

    500 milhões de dólares é dinheiro de pinga Pedro Doria, creio que você se refere a 500 bilhões de dólares. Dinheiro disponível por aí, fácil.

    E sim, a corrupção. Sempre ela, que não é privilégio nosso.

    No Brasil o Bolsa Família, coisa de socialista, de FHC e Lula, não só tiraram a fome de uma parcela considerável da população, como movimentaram a economia enormemente. Problema é o curral eleitoral gerado e o desvio de um foco mais sustentável. Mas essa é outra conversa. Que deu certo, deu.

    Mas nada que um velho e bom Chesterton possa concordar, claro.

  • 103 Jåµë§ ßønd™ // 17/April/2008 às 10:56

    -= Não adianta, Darwinista… enquanto a Humanidade se julgar especial a esse ponto… como, por exemplo, o de usar e abusar dos meios que dispõe para o que se pode chamar de “progresso”… esta discussão é praticamente sem sentido.

    –X–

    Ela só seria válida se houvesse alguma consciência do homem se adaptar ao todo. E não de achar uma maneira de todo o resto obrigatoriamente se adaptar ao homem - não por acaso, esta consciência é fermentada principalmente nos biológos.

    –X–

    Você me lembrou agora de LOST e do Projeto Dharma. Para os que não sabem, os famosos números de LOST (4 8 15 16 23 42) são resultados de equações, cujos fatores são principalmente causados pelo homem, e que sugerem o fim do mundo em pouco tempo. O Projeto Dharma teria achado a solução para evitar a extinção do Homem:

    - Matar 50% da população.

    –X–

    listening [+] Valerie | Mark Ronsom feat. Amy Winehouse

  • 104 Antonio M // 17/April/2008 às 10:57

    O Bolsa Família até pode ser dinheiro na ponta mas, também criou um alegião de pessoas dependentes do Estado e que a 12 anos não ajudou a criar nessas pessoas capacidades profissionais ou empreendedoras alías, criando oum anova geração de ignorantes e alienados. Se isso não for mudade também será um esforço em vão. Melhorem o seguro-desemprego e adicione programas de formação profissional grátis com participação do sistema S e outros que estarão fazndo algo pelo futuro delas e do país.

    Estão dando um pouco de peixe e não estão ensinando a pescar porém, é uma puta máquina de votos, se é !!!!! E somente por isso que existe até hoje e o “Fome Zero” e “Primeiro Emprego” naufragaram !

  • 105 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 10:58

    O grande problema aventado em relação a cana no Brasil seria o de retirar-se espaço de outras culturas alimentares para dar espaço a cana….outro ainda a elevação do desmatamento para plantar a cana…..e o atual ritmo de dispensa de pessoal no corte da cana substituindo essa gente por maquinário…..tudo isso é plenamente fiscalizavel e resolvido com planejamento……

  • 106 Mr X // 17/April/2008 às 10:59

    Proftel,

    Que o planeta esfria desde 1998, não sou eu que digo, é a BBC e a ONU:

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/04/080404_laninaesfriamento_fp.shtml

  • 107 Darwinista tacanho e retrógrado // 17/April/2008 às 10:59

    James #103,

    É isso. E infelizmente você tem razão, o debate é complicadíssimo, quase impossível, porque é inerente ao ser humano se achar a “criação especial”…

    Mas e quem disse que eu consigo ler essas barbaridades e ficar quieto? hehehe

  • 108 // 17/April/2008 às 10:59

    “Mas a carne é melhor alimento.”

    ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    Putz, essa doeu.

  • 109 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 11:00

    Comentário 104…..falando mal e não mostrando pesquizas e trabalhos que provem suas teses “catastrofistas”!!!!!
    Venal….venal!

  • 110 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 11:00

    PAX, o bolsa familia é amoral, amoral mesmo. Não é possivel dar dinheiro de contribuintes para pessoas que não contribuiram. Eu, o moralista, aprendi que o que é dos outros não posso tocar. Assim me criei. Estão criando crianças que vão acreditar que o que é dos outros é passível de apropriação. O pais assim não tem futuro. Foi criada uma casta improdutiva de barriga cheia. Não há o menor estímulo para que a casta se desfaça. Dinheiro sem trabalho, sem produção, é coisa do demonio.

  • 111 Prøftël // 17/April/2008 às 11:02

    O solo não é renovável (pode até recuperar mas não fica a mesma coisa) daí, não existe esse troço de “recursos renováveis”, renova durante um tempo, depois o solo se esgota e, haja adubo.
    Putz.
    Tapam o sol com a peneira.
    O aumento de população é inviável, uma hora a merda agarra, aí quero ver.

    :-/

  • 112 Darwinista tacanho e retrógrado // 17/April/2008 às 11:02

    Salve X.

    Escuta, você não lê as reportagens até o fim não? Tá lá, no link que você mandou pro proftel:

    Alguns cientistas questionam se o aquecimento global teria atingido um pico e a Terra tenha se mostrado mais resistente aos gases poluentes do que se podia imaginar.

    Mas Jarraud contesta essa teoria e acredita que as temperaturas registradas em 1998 ainda são consideradas bem acima da média para o século 20.

    “Quando se analisa as mudanças climáticas não se deveria ater a um ano em particular”, disse ele.

    “Deve-se concentrar às tendências registradas ao longo de um período maior de tempo e a tendência ainda é indicativa de aquecimento.”

    “O La Niña é parte do que descrevemos como variabilidade. Sempre houve e sempre haverá anos mais quentes e anos mais frios, mas o que conta para a mudança climática é que a tendência é de aquecimento”, afirmou.

  • 113 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 11:03

    e não adianta dizer que o mercado melhorou com a redistribuição , pois foi formada uma bolha de consumo, essa melhora só se sustenta com bolsas familias cada vez maiores, o que é impossível, daí que logo, logo esse mercado desaparece. Como nas cidades fantasmas do velho oeste, acabou o ouro, todo mundo se manda.

  • 114 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 11:03

    Darwinista, você definitivamente tem que crescer mental e intelectualmente.

  • 115 Jåµë§ ßønd™ // 17/April/2008 às 11:04

    -= … Mr.X… essa porra de planeta só não esfria no Rio de Janeiro… um calor do caralho o ano todo. Praticamene não há estações.

  • 116 Darwinista tacanho e retrógrado // 17/April/2008 às 11:04

    O aumento de população é inviável, uma hora a merda agarra, aí quero ver.

    É isso aí, proftel! Abrace nossa causa:

    http://www.vhemt.org/pindex.htm

  • 117 Mr X // 17/April/2008 às 11:05

    Uaaaaaaaaaaaaaaau….

    O Nada acaba de descobrir a solução para os problemas da África: o Bolsa-Família!

    Bom, se não der certo o terceiro mandato, podemos exportar o Lula pro Zimbabwe, Madagascar ou algum outro fim de mundo africano, onde ele poderá realizar seu sonho de ficar 24 anos no poder e realizar todos os experimentos sociais que desejar.

  • 118 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 11:06

    Proftel, algumas culturas de arroz podem ser feitas indefinidamente, sem rotação e sem descanso da terra, com adubação e correção do solo constantes. A terra nunca se degradará.

  • 119 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 11:06

    115, nunca passei tanto frio no Rio de janeiro, a temperatura cai ano a ano….

  • 120 nada será com antes // 17/April/2008 às 11:07

    A questão do aquecimento planetário, se comprovada (ainda há dúvidas na comunidade científica), trará, como , óbvio, novas extensões agriculturáveis, hoje inóspitas.

    Por outro lado, há possibilidade de que o aquecimento (se…) seja devido ao ciclo solar, não à ação humana.

  • 121 Antonio M // 17/April/2008 às 11:08

    Já havia postado mas, vale a pena ler de novo!

    Abandono escolar cresce entre dependentes do Bolsa-Família

    http://www.estadao.com.br/geral/not_ger137061,0.htm

  • 122 Mr X // 17/April/2008 às 11:08

    Acho melhor transformar o Saara em floresta ou campo cultivável, do que transformar a Amazônia em deserto… né não?

  • 123 Prøftël // 17/April/2008 às 11:08

    Mr.X #106.

    Pô, você linka um troço e não lê direito?
    Tá lá:

    “Alguns cientistas questionam se o aquecimento global teria atingido um pico e a Terra tenha se mostrado mais resistente aos gases poluentes do que se podia imaginar.

    Mas Jarraud contesta essa teoria e acredita que as temperaturas registradas em 1998 ainda são consideradas bem acima da média para o século 20.

    “Quando se analisa as mudanças climáticas não se deveria ater a um ano em particular”, disse ele.

    “Deve-se concentrar às tendências registradas ao longo de um período maior de tempo e a tendência ainda é indicativa de aquecimento.” ”

    Ô Mr.X, te considero bacarai, tá aquecendo, o La Niña é passageiro, provavelmente é só pra 2008 essa esfriada.
    De boa, “sfria” não.

    :-)

  • 124 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 11:09

    Alex……as pessoas plantam as margens do Nilo há 5000 anos…..é só usar com parcimonia….
    As grandes fazendas de café usam com seriedade suas terrase não tem quase problemas com solo estragado…….
    Outra coisa….alguns plantadores de café e outras culturas em Minas utilizam-se hoje de um reflorestamento de parte de suas terras para “chamar” agua e nutrientes ao solo em volta…..há varios estudos comprobatorios desses fenomenos….

  • 125 Jåµë§ ßønd™ // 17/April/2008 às 11:10

    -= … e digo mais… o pensamento errático que é adotado como natural e certo no consumo de bens tóxicos ou poluentes.

    Aquele que nos faz usar, querer, comprar o que - às vezes - nem precisamos de verdade. Mas se não o temos, socialmente somos considerados “menores” ou “sem sucesso”.

    O tipo de pensamento que força, só pra dar um exemplo, todo homem querer ter um carro. É para mobilidade ou para ser considerado aceito em um outro nível? É contribuição para seu sustento ou apenas serve - muitas vezes - para pegar as melhores meninas ?

    Eu poderi fazer perguntas como essa o dia inteiro e usando OUTROS exemplos. Só no quesito “Celulares”, ficaríamos uma semana discutindo.

  • 126 nada será com antes // 17/April/2008 às 11:10

    Programas similares ao bolsa-família estão prestes (in memoriam) a ser implantados em vários países do mundo. Ele não é problema, é solução!

  • 127 Mr X // 17/April/2008 às 11:11

    Aqui um artigo sobre como os israelenses, pioneiros nesse negócio, aproveitam os recursos do deserto:
    http://www.jewishsf.com/content/2-0-/module/displaystory/story_id/10403/edition_id/199/format/html/displaystory.html

  • 128 Jåµë§ ßønd™ // 17/April/2008 às 11:11

    -= Chesterton… seus ossos é que estão ficando velhos… seu problema é a idade, não culpe o clima.

  • 129 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 11:11

    MR.X…essa de “tirar” terras do saara é de longe coisa possivel e com tecnologia capaz….mas a África não interessava a ninguem…..os espanhois tem alto conhecimento nesse campo….os israelenses…..norte americanos e até os mongóis…..

  • 130 Gunnar // 17/April/2008 às 11:12

    Chesterton

    O cerumano não é carnívoro, é onívoro. E, no que se refere à carne, é carniceiro - ou você caça e come fresco e cru as vacas / cachorros / porcos / galinhas / etc que inclui na sua alimentação?

    E os tais “bio” combustíveis são o maior embuste do século.

    Meu biocombustível é arroz e feijão, pra mover meus 2 motores (pernas) mais rápido que qualquer carro.

  • 131 Carlos Magno // 17/April/2008 às 11:12

    Como então explicar à luz da ciência os freqüentes intemperismos decorrentes dos açulamentos dos elementos naturais causadores das desordens climáticas e efeitos catastróficos em todo o planeta?

    Acho impossível uma explicação única das verdadeiras causas. Somente alguns efeitos naturais podem ser esforçadamente explicados com o auxílio tecnológico, mesmo porque a tecnologia mais avançada de nossos dias é ainda insuficiente, mecanicista e concretamente conclusiva. Dessa maneira, as organizações científicas controlam e exorbitam, tergiversando de uma visão real, fingindo desprezar e rechaçar o subjetivismo das leis universais até agora parcialmente conhecidas, ao invés de estabelecer honestamente um consenso mais profundo e mais verdadeiro das grandes questões climáticas e de outros fenômenos catastróficos da natureza.

    Ou seja, nem todas as causas podem ser visivelmente detectadas por tecnologia, os homens de ciências sabem perfeitamente disso. As possibilidades dos efeitos devastadores não detectados instrumentalmente precisariam ser discutidas abertamente, - oficial e reconhecidamente, - ou tecnicamente comprovadas por parâmetros teóricos científicos e conceitos da metafísica. Mas os cientistas não consideram esse tipo de abordagem, pois evidentemente não interessa aos embusteiros.

    Acresce ao fato que as ciências oficiais tanto quanto a economia mundial, acham-se atreladas e dominadas pelas mesmas nefastas organizações do eixo conspiratório, não interessando a elas de maneira alguma informar a verdade, pois se isso viesse acontecer, essa farsa e todas as demais há séculos tramadas contra a humanidade possivelmente viriam à tona.

    E a farsa do aquecimento global sob a ótica manipuladora das ciências oficiais, que há anos vêm sendo mantida em sigilo, veio a ser descoberta pelo cientista João Airton Coelho da Rocha, que entregou suas pesquisas sobre os poluentes atmosféricos ao World Wide Institute, morrendo dois dias depois. Professor Airton dizia que a bio-vida planetária depende basicamente de três fatores: uma atmosfera protetora, água em estado líquido e temperatura amena entre os limites máximos de (-) 50º. C a (+)50º.C.

    Ele reafirmou que os únicos organismos vivos produtores de oxigênio são os fito plânctons, que mantém oxigênio na atmosfera com somente 4% de produção e que a camada de ozônio possui buracos por onde o oxigênio consegue escapar. A 50km de altitude está localizada a camada de ozônio O3. Nessa camada existem buracos por onde o oxigênio vaza naturalmente para o espaço exterior. Para ali atingir, o oxigênio leva mais de 10 anos e nesse caminho o oxigênio passa por diversas camadas.

    O informe do professor ainda ressalta que até os 12km de altitude todas as toxinas liberadas precipitam-se em forma de chuva e retornam a Terra. Dos 12km até os 40km existe uma faixa onde não há precipitações. Nessa última faixa, grandes quantidades de oxigênio se perdem, pois são oxidadas ao reagir com elementos poluentes e detritos presos na camada.

    O professor reafirmou que os mais perniciosos veículos de destruição da camada de ozônio são os foguetes transportadores de naves e os satélites, pois ultrapassam as camadas superiores liberando combustíveis e detritos danosos ao equilíbrio da atmosfera.

    Estados Unidos, Rússia, França, Inglaterra e China encabeçam a lista com 80 % de participação e igual responsabilidade pelo atual caos atmosférico do planeta.

  • 132 Antonio M // 17/April/2008 às 11:12

    Hmmmmm….Se todo mundo quiser ganhar bolsas-esmolas ao invés de produzir para que o governo possa taxar e distribuir “bondades” aí verão que puta problema que é.

    Estimular os estudos e trabalho que é importante e duradouro. Esmolas não ….

  • 133 Mr X // 17/April/2008 às 11:14

    O Bolsa-família é a solução! É incrível como ninguém (fora o FHC, que o inventou) pensou nisso antes…

    Sim, o Bolsa-família é a solução! E será implantado em todos os países do mundo! Vai acabar com a pobreza na África e no Oriente Médio!

    Viveremos uma nova era de paz e felicidade.

    Às vezes me pergunto se certas pessoas são muito cretinas, ou muito ishpertas.

  • 134 Jåµë§ ßønd™ // 17/April/2008 às 11:16

    -= … eu acredito que vivemos a Era de Soluções Paliativas. Com data de validade de 4 a 8 anos.

    Ou 12, como já quer a esquerda….

  • 135 Pax // 17/April/2008 às 11:16

    Chesterton, velho e bom Chesterton, essa é uma discussão sem fim, você com suas posições, eu com as minhas. O modelo Delfin de fazer o bolo crescer para depois repartir - dá pra ver na camada adiposa do autor que ele comeu tudo antes de repartir - nunca deu certo e um bolsão de miséria e violência na nossa sociedade (aqui e alhures) que só não vê quem tá olhando o mundo através da sua própria conta bancária ou pelo vidro blindado do seu carro. Ninguém quer repartir bolo gostoso, melhor morrer de veia entupida de gordura que dar um patacão pro pobretão. Sempre foi assim, sempre será, o bicho homem que pode mata de fome o bicho homem que não pode. É a tal questão da santa procrastinação do criador.

    Não acho o Bolsa Família amoral. Amoral é achar que o Bolsa Família é a solução definitiva e não a paliativa. A definitiva começa na escola, como todos sabemos.

  • 136 Mr X // 17/April/2008 às 11:17

    Proftel, Darw,

    Também tá no artigo:

    Alguns cientistas questionam se o aquecimento global teria atingido um pico e a Terra tenha se mostrado mais resistente aos gases poluentes do que se podia imaginar.

    Talvez esses alguns cientistas estejam certos, e não o burocrata Jarraud.

  • 137 Prøftël // 17/April/2008 às 11:17

    Ô Chest, arroz é exceção e, com a água poluída do jeito que tá nem ele escapa.
    De qualquer forma, pare de comprar feijão, café, mandioca, batata e outras culturas, fique só no arroz pra ver no que dá.

  • 138 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 11:17

    Roosevelt praticou coisa parecida para minorizar os dramas da crise de 29 e muitos torceram narizes……e depois olha em que virou aquele entulho!
    Chorem direitões!

  • 139 nada será com antes // 17/April/2008 às 11:17

    Mr X,

    Como sempre o senhor, que ignora por completo as realções da economia, não entende que bolsa-família, ao repercutir no consumo interno, gera maior produção e, em conseqüência, empregabilidade.

    A economia não é entrópica, aprenda.

  • 140 HRP Mané Reloaded // 17/April/2008 às 11:18

    Alex…..o arroz da forma como comemos é só energia…..mas do jeito que é usado na Asia é muito mais nutritivo….

  • 141 Pedro Doria // 17/April/2008 às 11:19

    Pax — nenhum engano aqui. 500 milhões de dólares.

    O problema não é financeiro. É logístico.

  • 142 nada será com antes // 17/April/2008 às 11:20

    Pax,

    Por que é amoral considerar o bolsa-família uma
    solução ?

  • 143 Mr X // 17/April/2008 às 11:20

    Na boa, acho que até o Olavo de Carvalho se manifestou a favor do Bolsa-Família como método paliativo… Mas não resolve. Se não tem contra-partida de participação escolar, ou de outro tipo, vira só esmola mesmo.

    O problema é o seguinte, pra ter Bolsa-Família pra quem não produz, outra pessoa tem que produzir.

    Esquerdista acha que dinheiro cresce em árvores…

  • 144 Chesterton Dracul // 17/April/2008 às 11:20

    PAX, não é uma questão de dividir o bolo, mas de cada um assar o seu próprio bolo. Na minha casa, eu asso o bolo, guardo o blo e a criançada só gasta