Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

A vitória de Berlusconi, a Lega Nord e
o racismo à italiana

April 16th, 2008 · · 138 Comentários

A Coligação de Centro-Direita liderada por Silvio Berlusconi levou 47% dos votos italianos, no fim de semana. O velho premiê está de volta, pois, para seu terceiro mandato. Espera-se o mesmo governo corrupto, no qual tráfico de influência é a regra. Mais do mesmo? Não, desta vez há uma diferença. É a Lega Nord.

O partido separatista do norte da Itália recebeu 8,3% destes votos que valeram a Berlusconi sua vitória. Isto quer dizer que a Lega Nord fará parte do gabinete e que terá um bom naco do poder. Não garante a independência da região ali próxima à Suíça, mas que se espere um governo racista.

A vida ficará difícil, principalmente, para ciganos e migrantes que vêm da África e Oriente Médio. Novas leis, ofensivas policiais, o peso do Estado se voltará contra aqueles que ‘decaracterizam’ a Itália.

O país está rachado. Assim como perdeu por muito pouco na última eleição, agora Berlusconi venceu por muito pouco. Mas, para muitos dos eleitores que votaram em partidos de sua coligação, era exatamente isso que se esperava. Os culpados são os imigrantes.

Tags: Europa · Islã

138 Comentários até agora ↓




  • 1 confetti // 16/April/2008 às 7:44

    ganhou do walter veltroni….fora da italia, raros sao os que entenderam pq ….
    segundo giovanni sartori, politologo respeitavel, berlu vai ficar no comando durante 12 anos : 5 de governo e 7 como…presidente da republica, que é na verdade sua meta ! nesse cargo, podera fazer “main basse” sobre todos os orgaos de controle…imprensa ( ja é dono de quase tudo) e encher a corte constitucional de berlusconianos…poder absoluto….pqp

  • 2 Darwinista... // 16/April/2008 às 7:50

    Será a volta da Italia fascista?

  • 3 Dom Casmurro Patriarca // 16/April/2008 às 7:52

    Silvio Berlusconi é o Bush da Itália.
    Mais um mandado e ele acaba com a Itália de vez.

  • 4 confetti // 16/April/2008 às 7:53

    artigo interessante no nyt…

    http://www.nytimes.com/2008/04/15/world/europe/15italy.html?_r=1&ref=world&oref=slogin

  • 5 confetti // 16/April/2008 às 7:54

    salut darw e dom cp ! e o umberto bossi, seu aliado…um peigo pra tolerancia e imigraçao…

  • 6 confetti // 16/April/2008 às 7:54

    peigo = perigo

  • 7 Dom Casmurro Patriarca // 16/April/2008 às 7:54

    Não é “mandado”.
    É “mandato”.
    Apesar que eu acho que ele é mais um “mandado” dos quintos dos infernos.

  • 8 Dom Casmurro Patriarca // 16/April/2008 às 7:57

    Saudações, confetti,

    como está Paris hoje?
    Aqui no Sul do Brasil está um dia chuvoso e frio.
    Um típico “dia das bruxas”.

  • 9 confetti // 16/April/2008 às 7:59

    o giovanni sartori, analisa tbm a italia como um pais de “pequenos burgueses” e “pequenos empresarios” que so querem pagar o menos possivel de impostos e acham que o socialismo é so uma perda de tempo e do dinheiro publico ! eles acreditam piamente no discurso rançoso de berlu sobre “o perigo comunista”…foram eles que o elegeram….

    mrx vai perguntar : qual o problema ? kkk

  • 10 confetti // 16/April/2008 às 8:00

    dom cp, sol lindo e frio…a primavera ta empurrando os ultimos dias cinzentos : sou feliz !! so falta praia ! ))

  • 11 Darwinista... // 16/April/2008 às 8:05

    Salut, confetti.
    Gostei do artigo do NYT.

  • 12 confetti // 16/April/2008 às 8:07

    darw, berlu tem um aliado que ainda é pior que umberto bossi…é o siciliano raffaele lombardo, defensor de mafiosos…separatista….putz, se nao fosse tragico seria comico ! acho que berlu nao vai segurar o rolo !

  • 13 Antonio M // 16/April/2008 às 8:09

    Cadê a tsunami vermelha que iria varrer o universo ?!?!?!?!

    A Itália é um país do 1º, ensino universitário grátis, distribuem/distribuiam cidadanias para todo mundo e o escambau e se o motivo de eleger o fulano é “que o socialismo é so uma perda de tempo” estão certos pois por tudo que já passaram sabem ou deveriam saber do que estão falando. O problema é que elegeram alguém que talvez seja a outra ponta da porcaria.

    E o outro candidato deveria ser bem fraquinho também……

  • 14 confetti // 16/April/2008 às 8:15

    antonio, nao esqueça que prodi passou por la….era meio mole, mas honesto e inteirinou reformas importantes ! berlu é realmente ” a outra ponta da porcaria”…
    veltroni nao era fraquinho….mas ninguém ganha no trafico de influencia contra berlusconi…

  • 15 confetti // 16/April/2008 às 8:16

    vcs acordando e eu indo almoçar …té mais..

  • 16 Darwinista... // 16/April/2008 às 8:18

    A impressão que eu tenho aqui do Brasil é semelhante ao que a confetti escreveu sobre tráfico de influência: Berlusconi é o dono da Italia. Dono, príncipe, como queiram. Mas é como se a bota fosse um brinquedo caro do sujeito…

  • 17 Luiz // 16/April/2008 às 8:23

    Não lembro quem foi que disse aqui nos comentários que “italiano, americano e carioca não sabem votar”.
    Noves fora as raras exceções, tendo a concordar…

    Aliás, acho que até os parceiros da União Européia e da OTAN vão se sentir meio incomodados. Menos o Bush, claro…

  • 18 Antonio M // 16/April/2008 às 8:30

    E os socialistas querem ser levados a sério com candidatas do tipo atriz pornô Milly D’Abbraccio ?!?!?!?

    Já não bastava a Cicciolina?!?!?! rsrsrsrs!!!!

  • 19 Darwinista... // 16/April/2008 às 8:38

    Po Antonio, ter apoio da Lega Nord é tão pornográfico quanto abrigar uma atriz pornô… Até pq ela é bem mais bonita que o Bossi… hehehe

  • 20 Nhé! // 16/April/2008 às 8:47

    Virgi… que nojo essa Itália.

  • 21 Marcelo P. // 16/April/2008 às 9:02

    Do Guardian:

    “One of the things to do is to close the frontiers and set up more camps to identify foreign citizens who don’t have jobs and are forced into a life of crime,” he said in a TV interview. He added that Italy also needed “more local police constituting an army of good in the squares and streets, to come between Italian people and the army of evil”

    http://www.guardian.co.uk/world/2008/apr/16/italy

  • 22 Dino 5,4 % // 16/April/2008 às 9:04

    PD, não só dos emigrantes a vida ficará difícil, a lega nord é racista contra seus conterrâneos italianos do sul e se não remete a uma independência da região, cria as condições e predisposição. Mas cá pra nós, uma balcanização da Europa ocidental até que vai bem… Não são eles que fomentam esses movimentos separatistas nos Bálcãs? Que provem do próprio veneno…

  • 23 Maria // 16/April/2008 às 9:07

    Já há no Brasil 600 mil imigrantes ilegais.

    O Brasil é grande. Por enquanto esse problema ainda passa despercebido.

    Eu quero ver qual será a reação dos brasileiros caso haja um aumento significativo dessa imigração ilegal.

    A conferir!

  • 24 Darwinista... // 16/April/2008 às 9:16

    Maria,

    Você não precisa esperar a imigração ilegal crescer no Brasil para saber qual será a reação. É só analisar a “calorosa” receptividade que os paulistas demonstram aos nordestinos.

    Humanos são todos iguais, na Itália ou no Brasil.

  • 25 nada será como antes // 16/April/2008 às 9:24

    Direita, na Itália, sempre foi sinônimo de fanfarronada, corrupção e tráfico de influência.

    Berlusconi é grotesco, um Sarkozy piorado.

    A coalizão com os separatistas/racistas diz quase tudo a respeito do caráter que terá esse governo. E há quem goste !

  • 26 Luiz // 16/April/2008 às 9:24

    Darw,

    Se você pensar que a maioria dos ilegais atualmente no Brasil é composta de bolivianos e peruanos, então é que reação vai ser “uma beleza”.
    E quanto aos nordestinos, ainda bem que uns anos pra cá tem mais gente voltando pra terrinha do que indo tentar a sorte no Sul Maravilha. Acabou (ou diminuiu muito) a ilusão.

  • 27 Dino 5,4 % // 16/April/2008 às 9:31

    A questão boliviana no Brasil é gritante, em São Paulo a quantidade é gigantesca e todo mundo fecha os olhos para o que está acontecendo, trabalho escravo as claras para quem quiser ver, como isso reduz o custo das confecções, fingem que nada está acontecendo, o pior é que é uma colônia com grande dificuldade de integração.

  • 28 Antonio M // 16/April/2008 às 9:34

    Se fossem paulistas que precisassem migrar para o nordeste, a “recepção calorosa” seria a mesma mas, pelo menos aqui há o choque, a acomodação e se integram. Não é segregação, fora manifestações e ações de alguns babacas que é caso de polícia.

    O maior problema é a falta de educação que os impede muitas vezes de conseguir melhores empregos, em uma cidade onde chegam a exigir 2º grau para garis, fica difícil hoje em dia sobreviver, o que não era tanto 40, 30 anos atrás. E pior é saber que o dinheiro arrecado via impostos e enviado por São Paulo para o nordeste fora tantas outras ações, que ao invés de ser devidamente usado, encheu os bolsos de muitos coronéis……

  • 29 Darwinista... // 16/April/2008 às 9:34

    Luiz,

    Concordo contigo, nossos vizinhos andinos são a próxima bola da vez a atiçar o lado preconceituoso do brasileiro. Afinal, boa vontade com outros sul-americanos não é uma característica nossa. É só perceber o totalmente injustificado ranço anti-argentino que existe pr aqui.

    E esse fenômeno do retorno dos nordestinos a seus Estados é muito semlhante ao retorno dos brasileiros ilegais que estavam nos EUA, não acha?

  • 30 Mr X // 16/April/2008 às 9:34

    Discordo…

    Já morei na Itália e acho que os fatores que impulsaram a vitória do Berlusca são outros.

    Um, queira-se ou não, o sujeito tem carisma. É tipo o Obama, tampouco gosto de suas políticas mas não nego que ele tem carisma.

    Dois, e principalmente: o povo quer estabilidade. O equilíbrio político na Itália é muito instável, muitos governos caem e os partidos brigam muito entre si. A esquerda, então, é especialista em brigar consigo mesma. O governo Prodi esteve sempre imerso em brigas porque os partidos menores, da chamada “Sinistra radicale” (esquerda radical) votavam contra o próprio governo em certos temas. Aí finalmente o governo caiu.

    Notem que o povo não gostou e, como castigo, a Sinistra radicale não elegeu um único deputado. Até a deputadíssima midiática transexual comunista Vladimir Luxúria foi escorraçada/o do Parlamento.

    Quanto ao crescimento da Lega Nord, é sim impulsado pelo medo ao aumento da imigração.

    Porém, onde é que está escrito que os países europeus devem aceitar trocentos milhões de imigrantes sem reclamar?

  • 31 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 16/April/2008 às 9:35

    pimenta no c…dos outros é refresco. Alguem tem que enquadrar os migrantes. Eles não tem o “direito” de transfigurar um país. Conversão forçada! Mas não tem mais cristãos na Europa…então já era.

  • 32 Ricardo Cabral // 16/April/2008 às 9:39

    PD, você não tem uma irmã por lá? Tomara que ela tenha dupla cidadania…
    Tb tenho irmã na Itália. Ela tem conseguido permanecer extra-comunitária por ideologia, mas creio que desta vez deverá capitular. Mesmo tendo vivido legalmente desde que chegou por lá, vejo o quanto anda cansada e sobretudo preocupada com este terceiro mandato do bufão…

  • 33 Nhé! // 16/April/2008 às 9:40

    Sobre os imigrantes no Brasil:
    A integração é difícil pq ninguém mais aguüenta músicas dos beatles com flauta…

  • 34 Ricardo Cabral // 16/April/2008 às 9:43

    Nhé, humor-negro antes das 10 pode?
    :-P

  • 35 Nhé! // 16/April/2008 às 9:47

    Pode sim, Ricardo.

  • 36 Antonio M // 16/April/2008 às 9:47

    Não basta ter políticas ou simplesmente tolerar a imigração.

    O Brasil deve muito do que há de interessante e moderno à imigração. A agricultura era praticamente medieval até a chegada dos japoneses.

    Mas é preciso que os países de origem desses imigrantes e melhorem suas condições de vida para que permitam ao seu povo ficar onde nasceu e se quiser sair que seja por opção.

    No caso dos bolivianos, vi uma reportagem onde a polícia libertou varios deles aqui em São Paulo trabalhando como escravos para confecçções. Receberam auxílio (seguro desemprego se não me engano e locar para permanecerem), juntaram o dinheiro e compraram máquinas de costura para trabalhar e afirmaram que prefiriam viver aqui em Sampa do que voltar, era muto melhor aqui. E hoje em dia quem explora essas pessoas são coreanos que quando aqui chegram, era os escravos explorados por imigrantes turcos e outros, que por sua vez quando chegram foram explorados também. É um circulo vicioso.

    Mas Evo Morales que tomou refinarias para ele, nunca se importou em resgatar seus irmão que vieram ao Brasil fugir da miséria nénão ?!?!?!?

  • 37 Mr X // 16/April/2008 às 9:48

    Well Chest,
    Segundo o Olavão, o tal “secularismo” europeu é só um mandato-tampão entre o cristianismo e o islamismo.

    Note que os muçulmanos, em um toque, conseguiram proibir os livros gays que eram distribuídos nas escolas inglesas a crianças de 5 anos. Que grupo cristão ia conseguir isso hoje na Europa? São a nova autoridade moral…

    Na Suécia, uma muçulmana de burka ganhou 4 mil dólares porque se recusou a mostrar o rosto ao motorista, para que ele pudesse identificá-la como a mesma pessoa do passe de ônibus. Notem ainda que o motorista terminou deixando ela subir, mesmo assim ela processou, “porque ele a olhou mal”. O motorista foi suspenso…

    O politicamente correto vai ser a morte da Europa, aliás já é.

  • 38 Darwinista... // 16/April/2008 às 9:49

    Hahahahahahahahaha…

    Nhé!, melhor comentário da manhã!

  • 39 Nhé! // 16/April/2008 às 9:49

    Bom, que o Brasil se prepare para mais imigrantes, se a Itália e outros países europeus endurecer mais ainda a recpção dos imigrantes sul americanos, eles vão se instalar por aqui…

  • 40 Luiz // 16/April/2008 às 9:51

    Darwinista,

    Perfeito. Os dois retornos tem as mesmas raizes econômicas e sociais. Pra que ficar longe de casa passando necessidades e aturando preconceitos ?

    Antonio M.,

    Olha, se fossem paulistas migrando para o nordeste a reação, se é que existisse, seria incomparavelmente menor.
    Quem sempre foi pobre (ou menos abonado) tem a tendência a não ser preconceituoso com ninguém. Claro, como você disse, tem sempre um ou outro babaca. Mas não é a regra.

    Por exemplo, até por ter morado em Sampa por dois anos, não tenho nenhum problema com paulistas. Só com os gambás…

  • 41 Ricardo Cabral // 16/April/2008 às 9:52

    Mr X (#30), é verdade, o cara tem carisma. Um Silvio Santos piorado, exceto nos negócios — ainda que muito do seu sucesso se deva mais ao tráfico de influência e à corrupção do que a mágicos pendores administrativos…

    Já o resto da sua análise me parece superficial. Que a questão dos migrantes tornou-se nos últimos tempos algo bem mais sensível aos italianos, isso é óbvio. Mas se o crescimento econômico dos últimos tempos não tivesse sido pífio, agudizando o quadro conhecido como “custo de vida alemão Vs. salários gregos”, toda essa grita contra os extra-comunitários deixaria de existir.

  • 42 confetti // 16/April/2008 às 10:03

    discordo de que berlu tenha carisma ! o cara parece uma mascara de commedia del’arte, feiçoes estaticas, palavra vulgar, gestos mussolinianos ou napoleonicos….
    depois de seu ultimo lifting entao, o carisma de um bacalhau !

  • 43 Luiz // 16/April/2008 às 10:04

    confetti #42,

    Direto ao ponto…

  • 44 confetti // 16/April/2008 às 10:05

    chose, seu 37 parece coment de direita italiana….e fora de tema….buuuu

  • 45 Antonio M // 16/April/2008 às 10:08

    “… se fossem paulistas migrando para o nordeste a reação, se é que existisse, seria incomparavelmente menor. …”

    Essa uma visão do ponto de vista real, os nordestinos como mais pobres. Se os paulistas estivessem migrando para lá, seriam estes os mais pobres e necessitados e os nordestinos os ricos e desenvolvidos. E já foi assim um dia no Brasil, o sul que era o estorvo …..

  • 46 Antonio M // 16/April/2008 às 10:12

    A que pode ter feito o povo italiano eleger Berlu, foi justamente o que foi dito quanto aos anteriores e de campo idelógico oposto. Faltou ação concreta, ficaram como sempre brigando (lembrem que no Brasil foi igual, até a guerrilha nos anos 70 era dispersa) e muito blá blá blá com o eterno discurso de palanque que com eles as coisas vão melhorar e esse dia nunca chega. Prefiriam alguém que bem ou mal, é pragmático.

    Viram o que o governo socilaista de Zapatero fez na Espanha a respeito da imigração ?

  • 47 Pax // 16/April/2008 às 10:21

    O que é essa história do politicamente correto na europa, Mr X?

    confetti: qual sua sugestão com relação à imigração muçulmana na europa?

  • 48 Arara // 16/April/2008 às 10:25

    Há quem imagine pior que os beatles ao som da flauta as tarantelas ao som dos teclados… ou os fados ao som de violões. O preconceito é infinito. E sempre será aplaudido.

  • 49 Mr X // 16/April/2008 às 10:26

    Confetti,

    Bem ou mal, acho q uma coisa bizarra tá acontecendo na Europa, a população nativa de mais meios tá emigrando, à medida que a população imigrante do terceiro mundo vai aumentando.

    Some-se a isso a alta taxa de natalidade imigrante e a baixa nativa.

    Vão ficar os proletários nativos brigando com os imigrantes terceiro-mundistas. Ou então vai mesmo virar uma sociedade multi-cultural de imigrantes sem nacionalidade fixa, de qualquer jeito algo bastante diferente do que é.

    Aliás, quem votou na Lega Nord foram os operários, os pobres… Os ricos votam Socialista.

  • 50 confetti // 16/April/2008 às 10:26

    po painho se eu tivesse essa “sugestao” iria vende-la no parlamento europeu ! pra mim nao ha receita milagrosa, tem que haver tolerancia !! queria desenvolver 1 ou 2 pontos de vista mas tou aqui sem tempo nenhum….mais tarde continuo esse debate, que me interessa muitissimo ! té ja

  • 51 confetti // 16/April/2008 às 10:27

    chose, idem # 50 ! mas quem elegeu berlu foram os ricos, seus pares !! té ja, agora nao posso conversar…((

  • 52 Mr X // 16/April/2008 às 10:28

    No mais, Confa:

    Não gosto da Lega, pois eles são contra o pessoal do Sul, que é o povo mais bacana da Itália. No norte são bem mais racistas e antipáticos.

  • 53 josef mario // 16/April/2008 às 10:28

    Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
    Eu, josef mario, devo dizer que o etnocentrismo, isto é, a crença de que a nossa própria sociedade é o centro da humanidade ou mesmo a sua única expressão, é um fenômeno universal e ocorre desde os tempos mais remotos. A dicotomia “nós e os outros” expresa em níveis diferentes esta tendência e isto ocorre dentro de uma mesma sociedade ou, mesmo, dentro da família. Basta lembrarmos que os romanos acreditavam que, para transformar a noiva em consanguínea incorporando-a ao clã do noivo, era necessário seguir um ritual que consistia em carregá-la através da soleira da porta. Este ritual permanece nos nossos dias, porém, poucos sabem a sua origem, por mim, josef mario, agora revelado.
    O maior risco ocorre quando a projeção desta dicotomia para o plano extragrupal acaba por resultar em manifestações nacionalistas ou formas mais extremadas de xenofobia.
    Muito obrigado

  • 54 Arara // 16/April/2008 às 10:30

    Natural o retorno de Berlusconi ao poder. Ele tem a cara da história da Itália.

  • 55 Darwinista... // 16/April/2008 às 10:32

    Arara,

    Não confunda gosto musical com preconceito. E não confunda boas tiradas com comentários sérios.

  • 56 Ricardo Cabral // 16/April/2008 às 10:34

    Darw (#55), tirou as palavras da minha boca.

  • 57 Mr X // 16/April/2008 às 10:37

    Artigo bem interessante sobre o que significa a vitória da Lega, pena que em italiano:

    http://blog.ilgiornale.it/foa/2008/04/15/vince-il-centrodestra-ma-litalia-e-ancora-unita/#comments

  • 58 Arara // 16/April/2008 às 10:42

    Não acato ordens. Leio e compreendo conforme minha consciência. Quando algo me desagrada, exerço o direito à manifestação.

  • 59 Arara // 16/April/2008 às 10:44

    Não confundi nada. Preconceito é preconceito. Ainda que sob forma de piada. Aliás, venenosa.

  • 60 Arara // 16/April/2008 às 10:45

    Seria interenssante que cada um assumisse o que é. Ainda que não fosse algo tão bacana assim. Enfim, o preconceito também pode ser hipócrita.

  • 61 Darwinista... // 16/April/2008 às 10:46

    Arara, meu caro(a),

    Você tem todo o direito de se manifestar. Nós temos todo o direito de explicar que sua manifestação não procede. Se você prefere manter sua interpretação equivocada, fique à vontade.

    Aliás, quem aqui anda lhe dando ordens? E você nunca acata ordens? Não tem chefe? Foge quando a polícia manda você parar o carro?

  • 62 Darwinista... // 16/April/2008 às 10:48

    Cada um que aparece aqui…

    Ok, eu assumo que sou uma pessoa preconceituosa, já que não gosto de pagode, não gosto de música sertaneja, não gosto de bossa nova e não gosto de músicas dos Beatles tocadas com flautas peruanas.

  • 63 Arara // 16/April/2008 às 10:50

    Então tá. Seja como for, seja feliz.
    Quanto à ordem policial de parar o carro… acato as leis - o que não tem nada a ver com submissão à vontade pessoal de alguém. Entendeu?

  • 64 Arara // 16/April/2008 às 10:53

    Pra encerrar: não é que eu possa escolher entre considerar a piada um comentário inofensivo e prefira considerá-la agressiva. A piada é preconceituosa. Não há o que fazer.

  • 65 Darwinista... // 16/April/2008 às 10:53

    Obrigado Arara, me esforçarei por ser feliz.
    E vontade pessoal de alguém é diferente de ordem, ok?

  • 66 Arara // 16/April/2008 às 10:58

    Claro. Já foi dito que participamos de uma conversa de rua, um diálogo de botequim aberto a todos de boa vontade.

  • 67 Arara // 16/April/2008 às 11:01

    … e o dono do pedaço ao trazer Berlusconi para o centro da roda oferece a oportunidade da revelação do que somos por trás dos nicks.

  • 68 Jåµë§ ßønd™ // 16/April/2008 às 11:06

    -= Bom dia, ladies and gentlemen (ou nem tanto)…

    –X–

    Existe coisa mais duvidosa do que um “seja feliz” logo após uma rusga? A Confetti, pelo menos, encerra discussões mandando logo à merda.

    –X–

    listening [+] Amerykahn Promise | Erikah Baduh

  • 69 Darwinista... // 16/April/2008 às 11:07

    X,

    A praga do politicamente correto não causa estragos só na Europa. Ela transtorna a blogosfera também…

  • 70 Harpia // 16/April/2008 às 11:08

    Arara,
    Concordo com a sua frase “Seria interenssante que cada um assumisse o que.” Que tal você assumir que é um chato sem senso de humor?

  • 71 Darwinista... // 16/April/2008 às 11:09

    James,

    É como diz nosso companheiro Antonio M, ironia pouca é bobagem… hehehe

  • 72 Dino 5,4 % // 16/April/2008 às 11:09

    Arara, espera aí que vou fazer uma observação que aí sim poderás chamar de preconceituosa… Um dos componentes que dificulta a integração dos bolivianos por aqui é sequer serem mestiços, são basicamente índios puros e feios bagarai. Não sei se você é arara fêmea ou macho, mas eu por exemplo no caso de ter uma mulher boliviana, preferiria minha parte em dinheiro e você? hauhuahuahua

  • 73 Dino 5,4 % // 16/April/2008 às 11:23

    No mais, nem sabia que dava para tocar yellow submarine com zampoña…

  • 74 Mr X // 16/April/2008 às 11:24

    “Diego Mainardi”, quem diria, é crítico de Berlusconi:

    Eu votei no Partido Democrático. Perdi feio. Sou um especialista em derrotas eleitorais. Sempre escolho o candidato mais azarado. O Partido Democrático se opunha a Berlusconi. Não vou gastar seu tempo explicando os motivos que me levaram a votar nele. Basta dizer que numa coluna de 2003 comparei Berlusconi a Lula. E voltei a compará-los outras duas vezes. O mesmo populismo rasteiro. A mesma retórica ordinária. O mesmo aparelhamento do poder. O mesmo método plebiscitário de anistiar suas estripulias éticas por meio do voto.

    Apesar disso, o resultado eleitoral italiano tem de ser comemorado. A esquerda sumiu. Acabou. Morreu. O velho fundamentalismo comunista e o novo fundamentalismo ambientalista, reunidos no mesmo partido, ficaram sem representantes na Câmara dos Deputados e no Senado. É isso aí: zero. O país que por tanto tempo se gabou de ter o maior partido comunista do ocidente finalmente se livrou desse atraso. Os sindicalistas e os verdes, que impediam qualquer tentativa de modernizar a economia italiana, conquistaram 3% dos votos e foram varridos do cenário político. Seus líderes, depois da derrota histórica, continuavam a declarar que a Itália ainda precisa da esquerda. Não precisa, não. Ninguém precisa da esquerda.

    O eleitorado italiano eliminou parte do entulho regressivo que imobilizava o país. Falta a outra parte.

  • 75 Mr X // 16/April/2008 às 11:25

    Pô, que preconceito contra os bolivianos, das mesmas pessoas que dizem que a Europa devia aceitar sem reservas os muçulmanos… Deixem os índios tocar flauta!

  • 76 Darwinista... // 16/April/2008 às 11:28

    Dino,

    Precisa ver o estrago que eles fazem com “Yesterday”…

  • 77 Darwinista... // 16/April/2008 às 11:29

    O eleitorado italiano eliminou parte do entulho regressivo que imobilizava o país. Falta a outra parte.

    Ué, a outra parte não é a direita? Se eliminarem a direita e a esquerda, sobra o que? Anarquistas?

  • 78 nada será como antes // 16/April/2008 às 11:31

    a análise de Giovanni Sartori, mencionado por confetti no # 1, certamente não leva em conta a existência da oposição.

    A esquerda italiana tem muita força política e, apesar das divisões, sabe onde está o inimigo maior.

    Duvido que Berlusconi chegue ao fim do mandato. O parlamento, na próxima crise séria, será dissolvido e as eleições criarão outra realidade. O fascista maquiado pode ter seus projetos pessoais, mas faltou pedir que a Itália inteira o apóie.

    Não custa lembrar que 47% dos votos são menos que a metade do total.

  • 79 Dino 5,4 % // 16/April/2008 às 11:37

    Vejam como a analise do dom diegito é de tão rasteira que se assemelha a do x, não ocorreu nenhuma “punição”contra a esquerda nem mudança repentina do eleitorado italiano, nem haveria um porque de tal mudança, o eleitorado “fiel” de esquerda votou no PD em peso, um expediente pra lá de conhecido nosso, chamado de voto útil, por medo da vitória de Berlusconi, o que acabou por acontecer de qualquer maneira. Isso é sabido até pelas pedras na Itália.

  • 80 nada será como antes // 16/April/2008 às 11:40

    Dino 5,4% (e crescendo mais),

    Direto ao ponto.

    Mas a melhor atitude, com relação ao colunista da revista/folder, é ignorar.

  • 81 Antonio M // 16/April/2008 às 11:51

    A esperança é última que morre….E pelo jeito a esquerda italiana foi primeiro.

    Mas não temam. D. Marisa já obteve cidadania italiana e quem sabe Lula consiga a sua, poderão se mudar para lá e candidatar-se salvando o que restou por lá…..

    Berlusconi que se cuide pois o filho de Lula de biólogo obscuro galgou para o posto de empresário de mídia televisiva e latifundiário desde a posse de papai. Se forem todos para a Itália, Lulinha detona o Berluzão !!!!!

  • 82 Jesus era comunista // 16/April/2008 às 11:54

    Antonio M

    O Nordeste ée um dosmaiores clientes do Sul “Maravilha”.

    O que vem, volta, e acredito, deve ir mais para o Sul do que volta para o Nordeste.

    E numa casa fraterna, quem tem põe, quem não tem tira..

    Chestinho

    Tem cristão, o que ta acabando são os católicos.

  • 83 Mr X // 16/April/2008 às 11:57

    Kkkkk!

    Nada mais triste do que esquerdista ressentido…

    Pois é Dino, fizeram “voto útil”… e perderam!

    E pela primeira vez em, sei lá, acho que 40 anos, não tem mais comunista no parlamento italiano! Kkkkkk!

    Só faltou os esquerdófilos daqui falarem em “vitória moral da esquerda”!

    Ah aha aha! Pede pra sair, Bertinotti! Ops, já saiu…

  • 84 Dino 5,4 % // 16/April/2008 às 12:01

    Caracas! Eu estava aqui tentando imaginar como nosso punheteiro-mor conseguiria enfiar o Lula no post da eleição italiana… Ele conseguiu colocar a família inteira… O cara tem que ser promovido a Grão Mestre Onanista…

  • 85 Antonio M // 16/April/2008 às 12:03

    “…E numa casa fraterna, quem tem põe, quem não tem tira..”

    E assim em pouco tempo todos ficam miseráveis, igualmente miseráveis ….

    Comunismo pouco é bobagem……

  • 86 Arara // 16/April/2008 às 12:04

    É isso, Harpia: sou chato e sem senso de humor. Você, sabemos, é uma harpia. Boa sorte!

  • 87 Dino 5,4 % // 16/April/2008 às 12:05

    X, espere a Lega por as manguinhas de fora… Quero ver onde você vai enfiar seu riso…

  • 88 Arara // 16/April/2008 às 12:06

    #72
    Dino, você é 100% sauro.

  • 89 Jesus era Comunista // 16/April/2008 às 12:07

    Toninho

    A turma do Sul Maravilha, a que pode, ta vindo de minte para cá.

    Motivo?

    Violência.

    Eu mesmo sou um retirante do Rio.

    Por este motivo!

  • 90 Mr X // 16/April/2008 às 12:11

    Dino e Nada, voltem para o paraíso cubano! :-P

    Oh não, até Cuba tá virando mais capitalista com o brother do Fidel, agora o pessoal pode ter celular… Xiiii…. Pra onde ir? Venezuela?
    São Chávez, ajudai-nos! Haha!

    p.s. O que mais me deixa feliz é a derrota do Bertinotti, uma figura terrível da esquerda italiana, paleocomunista insuportável.

    Quanto à Lega, não sou fã, mas acho-os menos nocivos do que a esquerda radical e sua bizarra aliança com os fundamentalistas muçulmanos.

  • 91 Dino 5,4 % // 16/April/2008 às 12:14

    Brigado, não é sempre que recebemos um elogio de uma… arara…

  • 92 Pedro Doria // 16/April/2008 às 12:15

    Ricardo Cabral — minha irmã vive lá, justamente na região de fronteira com a Suíça. Mas para ela não há problemas… é loura, Doria é sobrenome italiano, ela não tem sotaque e está terminando o doutorado.

    Fosse morena, falasse com sotaque, tivesse nome muçulmano e tivesse pouca escolaridade, a vida seria um inferno.

  • 93 Jesus era Comunista // 16/April/2008 às 12:15

    Toninho

    Voce mora onde?

  • 94 nada será como antes // 16/April/2008 às 12:17

    A direita tem o mesmo discurso pobre e redundante, sempre.

    O de nick envergonhado não consegue comentar nenhum assunto sem mencionar o atual presidente. Verdadeira obsessão.

  • 95 Jesus era Comunista // 16/April/2008 às 12:24

    Eu fico impressionado com a falta de fraternidade dos caros confrades.

    Eu sempre procuro respeitar a casa que frequento.

    Estão fora de tópico e violentos como sempre.

    Retrato atual do ser humano.

    Meu remédio é beijo na careca, e antes de me cruxificar, contem até 30, pra o beijo na careca fazer efeito.

    Se não fizer efeito, tem jeito não.

  • 96 Antonio M // 16/April/2008 às 12:29

    Quem é que tem sempre o mesmo discurso?

    Pois é NSCA, fundamentalista não gosta que questionem ou brinquem com seus ídolos. Vide como ficaram com as charges que andaram publicando por aí nénão ?!?!?!?

  • 97 nada será como antes // 16/April/2008 às 12:29

    Jesus…..,

    É bom que você tenha lembrado o desvio do assunto.

    Alguns precisam disso.

  • 98 nada será como antes // 16/April/2008 às 12:32

    Antonio M,

    Você já executou várias performances . Parece que não está satisfeito.

    Se você soubesse o real significado do termo “fundamentalista”, saberia que ele se aplica à sua pessoa, não à minha.

  • 99 Antonio M // 16/April/2008 às 12:35

    “…A turma do Sul Maravilha, a que pode, ta vindo de minte para cá.

    Motivo?

    Violência.

    Eu mesmo sou um retirante do Rio. …”

    Os grandes centros atraem pessoas e não pode absorver todas. Geralmente o migrante mais despreparado, analfabeto etc. é mais discriminado por não ter condições de almejar coisas melhores. Se ele não vai, seus filhos podem ir a marginalidade o que basta para se criar o estereótipo porém, ninguém é bidu para saber quem se aproxima vem para pedir ajuda ou lhe assaltar, matar estrupar. E assim é e sempre será. É errado também condenar quem busca se proteger disso.

    Repito, o foco tem que ser mudado para as origens desse pessoal, cujos políticos são eleitos e recebem salários e verbas para resolver esses problemas e não incentivar a migração de seus munícipes.

  • 100 Nhé! // 16/April/2008 às 12:35

    Hum… interessante as reações que meu comentário #33 gerou.
    Pergunto, então, até onde os nativos devem tolerar os costumes/tradições/gostos dos imigrantes, sem que os primeiros sejam preconceituosos.

  • 101 Antonio M // 16/April/2008 às 12:36

    “…Se você soubesse o real significado do termo “fundamentalista”, saberia que ele se aplica à sua pessoa, não à minha. …”

    HÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁHÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ !!!!!!!!

  • 102 nada será como antes // 16/April/2008 às 12:37

    Mais uma performance.

  • 103 Antonio M // 16/April/2008 às 12:39

    Eu avacalho com Maluf, Delfim Neto, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Severino Cavalcanti etc. e Lula & Vocês são eleitores e aliados deles e de quebra adoram Chavez, Fidel e outras atrocidades.

    Mas eu sou o fundamentalista. Então tá então …RSRSRSRSRSRSRSRSRSR !!!!!

  • 104 nada será como antes // 16/April/2008 às 12:42

    O comentário # 103 comprova a ignorância a respeito do significado do termo “fundamentalista”.

  • 105 Antonio M // 16/April/2008 às 12:47

    Tudo bem NSCA, a síndrome do sabe-tudo também é peculiar para quem pensa como você, pode desfilar suas teorias que o PD deixa…..

  • 106 Dino 5,4 % // 16/April/2008 às 12:48

    Cuidado para entre os performáticos amigos não surgir um clima… Se bem que com o Antonio M é meio difícil… Ele gosta mesmo é de uma masturbação…

  • 107 Chesterton // 16/April/2008 às 12:49

    o imigrante em si não é problema. Problema sim é….

    1. imigrante ilegal

    2. imigrante legal que não se “adapita”

    aqui no centro do rio de 2 “peruvianos”que passam o dia tocando flauta acompanhados de orquestra eletronica…..Pelo menos estão tentando se adaptar. E vai ter lugar assim para musica brega como o Rio de Janeiro, estão indo para o bom caminho….

  • 108 nada será como antes // 16/April/2008 às 12:50

    Antonio M,

    Não sei onde você vê teorias, aqui.

  • 109 Antonio M // 16/April/2008 às 12:51

    É masturbação relativa ao sexo pode ser sim mas, masturbação mental você são imbatíves. como disseram a pouco tempo por aqui : “O comunismo não deu certo mas, um dia vai dar”……imbatível !

  • 110 Chesterton // 16/April/2008 às 12:56

    o comunismo vai dar para quem?

  • 111 Dino 5,4 % // 16/April/2008 às 12:56

    Antonio M, mostre-me como você avacalha com o Delfim Neto por exemplo, não vale chamar-lo de gorducho, bicha e outros apodos do tipo, destrua as teorias econômicas dele, mostre-me o quanto ele é burro e incompetente.

  • 112 Antonio M // 16/April/2008 às 13:07

    Oras, estamos lembrando dele no outro blog, do Fiuza..

    Vai lá ….

  • 113 Mr X // 16/April/2008 às 13:27

    Oria, Pedro Dória,

    Que inferno, que nada. Os muçulmanos vivem muito melhor na Itália do que nas arábias… ou no Paquistão. Tanto é que não querem voltar!

    O problema da Europa não é o imigrante em si, é sua não-reprodução e sua crise cultural…

    Quanto aos bolivianos que tocam flauta peruana e vice-versa: dos males, o menor. Tão fugindo do Evo!

  • 114 anrafel // 16/April/2008 às 13:52

    O euro-comunismo do PCI (Enrico Berlinguer era o verdadeiro modelo para Roberto Freire, de triste memória) não saiu ileso da derrocada do bloco soviético.

    O Judiciário pôs as Mãos Limpas à obra e detonou as ligações entre política, principalmente a Democracia Cristã, e Máfia/P2.

    Um líder socialista, Bettino Craxi, assumiu o poder e logo foi defenestrado por corrupção. Fugiu e morreu foragido.

    Com essa queda de prestígio das principais forças políticas italianas, talvez seja até natural que o eleitor adira ao primeiro picarêta engenhoso, bom orador e “carismático”, ou a propostas xenófobas.

    Mas Berlusconi de novo é de lascar. A imprensa européia e italiana (a que não lhe pertence) cansou de noticiar o seu desapego à democracia, suas práticas corruptas, suas tentativas de calar o Judiciário, a mudança de leis para benefício pessoal/empresarial.

    Resta lembrar um eterno candidato a vereador em Ruy Barbosa, interior da Bahia: “Eleitor é mesmo bicho descarado.”

  • 115 Pedro Doria // 16/April/2008 às 13:52

    Mr X: muito justo. Inferno, mas não tanto. Melhor do que de onde vieram, por certo uma ditadura que não lhes oferecia qualquer oportunidade.

  • 116 Rodrigo // 16/April/2008 às 14:24

    Boa sorte aos italianos…

  • 117 errado // 16/April/2008 às 14:50

    Respeitando-se o direito de candidatura livre a qualquer italiano, fica a questao: como um sujeito que é dono do maior conglomerado de midia de um pais pode ser aceito como candidato sem que se tenha a certeza de que não haveria abuso de poder economico durante a eleiçao? A constituiçao da maioria dos paises democraticos tenta vedar este tipo de candidatura, bem como permitir que politicos sejam proprietarios de canais de tv e jornais…lamento que os italianos ainda nao tenham leis que impeçam tal absurdo.
    Qto ao nosso amado país tropical, precisa comentar?

  • 118 fumaça // 16/April/2008 às 15:44

    PD, à título de curiosidade.

    A America do Sul tem direito a três cadeiras na camara dos deputados e duas cadeiras no senado italiano.

    Embora ainda não tenha sido concluída a apuração, os resultados das eleições italianas apontam a vitória de um único candidato ítalo-brasileiro, o sociólogo Fabio Porta, radicado em São Paulo, à Câmara dos Deputados. As outras duas vagas para a Câmara foram preenchidas por candidatos ítalo-argentinos.

    Também as duas cadeiras para o Senado foram conquistadas pelos ítalo-argentinos Esteban Juan Caselli, do partido do novo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, e Mirela Giai, da lista MAIE, a prevalecer o resultado atual das urnas.

    Os candidatos ítalo-brasileiros Carlos Iotti, do Rio Grande do Sul, com pouco mais de 13 mil votos, e Itamar Benedet, de Criciúma, com cerca de 8 mil votos, permanecerão como segundo e terceiro suplentes respectivamente da senadora Mirela.

  • 119 Marcelo Augusto // 16/April/2008 às 15:58

    Hallo, Pessoal!

    Pedro Dória, desculpe-me o pedantismo, mas o correto não seria “tráfico de influência” no lugar de “tráfego de influência”?

    []’s

    Marcelo

  • 120 Pedro Doria // 16/April/2008 às 17:03

    Marcelo Augusto, claro que sim, corrigido.

  • 121 josef mario // 16/April/2008 às 18:35

    Companheiro pedê
    Eu, josef mario, devo dizer que tinha um amigo médico que ao invés de confundir “tráfego” com “tráfico”, costumava confundir “pediatra” com “pederasta”. Acabou enrabado.
    Muito obrigado

  • 122 Dino 5,4% // 16/April/2008 às 18:40

    Antonio B, dei uma passada no blog do fiúza e não vi nenhum comentário seu que não fosse aquelas generalidades que você sempre fala de forma punhetística, que terminam sempre no Lula. Não desmontou nenhuma teoria econômica, não avacalhou ninguém. Então posso te dizer que, para avacalhar alguém e se esse alguém é catedrático de economia da USP a mais de 50 anos, com gigantesco conhecimento técnico-economico, é necessário ter bala na agulha… De mais a mais acredito que você não teria nada contra a política econômica dele quando ministro, não fosse o fato dele defender a atuação do Lula, sabe como é… Os dois são de origens pra lá de humilde, os 2 são self made man…

  • 123 Mordechai Cano // 16/April/2008 às 19:05

    Dino voce nao precisa ser burro cara. Deixa de ser besta. Delfin e uma piada de mau gosto, uma fraude assim como vc e seu discurso pseudo-esquerdista de araque. Vc acha que por ser “doutor” esse delfin e o maximo, mas voce e so mais um paga-pau.

  • 124 Uli Weinbrecht // 16/April/2008 às 19:31

    O jornal Frankfurter Allgemeine de hoje publicou uma matéria de capa sobre as eleicöes italianas. Ilustrando a matéria havia a imagem do personagem Obelix( do album Astérix) citando sua frase famosa: “Esses romanos säo loucos” ( em alemäo: ” Spinnen, die Römer”). Realmente para quem näo é italiano é dificil entender como a Itália pode eleger Silvio Berlusconi novamente.
    A Itália faz jus a sua fama de ter os piores politicos da Europa ocidental.

  • 125 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 16/April/2008 às 19:39

    e a Alemanha não é um país de loucos…..só tem gente boa.

  • 126 Uli Weinbrecht // 16/April/2008 às 19:47

    A Alemanha näo tem só gente boa näo. Tem gente de tudo que é tipo, como qualquer país. Mas sem dúvida tem políticos bem melhores que a média italiana. Aliás, isso näo é nada dificil. Qualquer pais da Europa ocidental tem políticos melhores que os italianos…

  • 127 Antonio // 16/April/2008 às 19:55

    Digam o que quiserem — mas por favor não esqueçam de que a emergência da última fase da nação moderna (meados do séc XIX), é um dos mais duradouros períodos de migração em massa no ocidente e de expansão colonial no oriente.

    A nação moderna já nasceu feita de imigrantes. Mas é claro que, por uma questão de pedagogia, as nações vão celebrar sua presumida antiguidade e pureza, não sua surpreendente juventude e hibridismo.

    Ernst Renan, ainda no XIX, foi o primeiro a levantar a bola: dizia ele que o princípio da nação moderna está representado na vontade da nacionalidade, não nas identidades anteriores de raça, língua ou território. É a vontade que unifica a memória histórica em torno de uma identidade supostamente comum.

    Porque eu estou dizendo isso tudo? Porque acho graça no conservadorismo daqueles que, por um lado, observam que “a Europa está perdendo a sua essência”, e, por outro, querem acreditar que “A herança grega prevalecerá”.

    Abraços,

    ACT

  • 128 Guilherme // 16/April/2008 às 20:00

    Sobre bolivianos:

    São considerados o povo menos hospitaleiro da América do Sul. Nasci na fronteira com a Bolívia, e sei bem como são. Não se integram facilmente. E são índios mesmo. Grande parte fala o quíchua.

    Sobre a Itália:

    Eu tinha um amigo espanhol (catalão) que costumava dizer: “A Itália é o bordel da Europa!”
    Também um outro amigo que morou lá por uns tempos me disse que a coisa mais fácil lá é corromper guarda de trânsito.

  • 129 Guilherme // 16/April/2008 às 20:08

    Esse preconceito contra estrangeiros é normal no mundo todo. Quando a coi$a aperta, os que se sentem “apertados” têm que encontrar alguém em quem por a culpa.
    No livro Sexualidades Ocidentais, de Philippe Ariés e André Béjin, lê-se que quando a situação econômica numa cidade estava muito boa, a prostituição era de tal forma tolerada que o principal bordel ocupava um ponto nobre do centro da cidade. Mas se viesse um período de seca, praga, pestes, as primeiras a serem culpadas pela desdita eram as prostitutas, logo perseguidas e expulsas.

    No mundo todo judeus sofreram muito com isso. O nazismo apenas materializou da forma mais bárbara possível um fenômeno que sempre foi comum na europa e no mundo.

  • 130 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 16/April/2008 às 20:53

    Uli, vai te catar. Os politicos alemães deram direitos humanos a animais.

  • 131 Dino // 16/April/2008 às 21:56

    Mordechai,billy, joão mello, nem burro nem besta, sou um self made man assim como o Delfim e o Lula, não acho o Delfim o máximo nem o mínimo, mas queira ou não, é conhecido catedrático de economia de grande saber e para avacalhar pessoas com conhecimento desse quilate não basta chamar de burro, apedeuta, feio, bobo, é necessário ter conhecimento equivalente e ou superior coisa que o Antonio B a quem me direcionava em meu comentário, claramente não dispõe e extensivamente você também não, uma vez que mal aparentas ser alfabetizado em português…No mais paga pau e outras que você me xingou pode ser realmente a puta que o pariu… Faça o favor a si mesmo de não direcionar seus comentários imbecis a minha pessoa.

  • 132 nababu.org » Homenagem ao vencedor das eleicões legislativas na Itália // 17/April/2008 às 0:02

    [...] Entenda o significado desta nova eleição do seu Silvio lendo o Pedro Doria. [...]

  • 133 confetti // 17/April/2008 às 4:15

    berlusconi ja começou baixar a crista : tinha vetado a aquisiçao de alitalia, completamente falida, pelo grupo air france-klm….usou o veto sem vergonhamente como propaganda eleitoral nacionalista : alitalia é nossa! ontem ja disse que “examinaria outra proposta de compra pelas mesmas air france-klm….
    é so o começo ! hehee

  • 134 Antonio M // 17/April/2008 às 8:21

    Dino, és ssauro mesmo …..

    Delfim Neto dispensa o desmonte de suas teorias por mim, o que ele fez e faz na prática corrobora seu mau-caratismo.

    E impressionante os militantes que odiavam-no agora o defendem ou não viveu ou conheceu akguén na ditadura militar? Você snão são confiáveis mesmos e depois reclamam das traições sendo que, a auto-traição é contumaz em vocês ….

  • 135 Mr X // 17/April/2008 às 15:04

    Sobre os comentários de 124 a 127,deve-se esclarecer que há uma rivalidade entre italianos e alemães, mais ou menos como aqui há entre brasileiros e argentinos.

    Prefiro os italianos, que sabem viver, a esses alemães nazistas! :-P

  • 136 Uli Weinbrecht // 17/April/2008 às 17:51

    Näo é verdade que os políticos alemäes deram direitos humanos aos animais como foi dito aqui.
    O que há säo leis de protecäo aos animais, como em qualquer país civilizado.
    Näo sei se quem escreve essas inverdades o faz de má-fé ou por desconhecimento mesmo.
    E a Itália tem até partido fascista no seu parlamento, persegue os imigrantes e os nazistas säo os alemäes? Entäo tá bom. Só rindo mesmo.
    Cada um pode ter as suas preferencias pelo país que quiser, mas fatos säo fatos. Conheco tanto o Brasil quanto a Alemanha e posso dizer que a sociedade alemä é bem mais tolerante que a brasileira, em diversos aspectos. Antes de ficar palpitando as pessoas deviam vir aqui para conhecer de fato a realidade deste país.
    Uma última coisa: Se vierem com agressöes gratuitas como parece ser o costume de alguns que comentam aqui, näo responderei. Bate boca de botequim näo é comigo.

  • 137 Antonio // 17/April/2008 às 18:24

    Piada sem graça, hein X…

    ACT

  • 138 confetti // 18/April/2008 às 5:09

    uli, bem dito !! chose é o rei da provoc facil e gordurosa….preserve-se ! beijos

Seu comentário