Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

John McCain e a inacreditável dificuldade
de compreender o Islã

April 9th, 2008 · · 133 Comentários

O general David Petraeus, responsável pela guerra no Iraque, testemunhou ontem perante o Senado. Todos tiveram sua chance de questioná-lo: Hillary Clinton, Barack Obama e John McCain.

Uma das perguntas de McCain ao general era se ele tinha certeza de que a al-Qaeda no Iraque não era algum obscuro grupo xiita.

É uma dúvida estranha.

Há um mês, na Jordânia, McCain afirmou que o Irã estava auxiliando a al-Qaeda, no Iraque. Esta seria uma das justificativas para a manutenção da presença norte-americana.

McCain é tido como um candidato preparado. Da primeira vez, é uma gafe desconfortável. Na segunda, é apavorante.

Não compreender a diferença entre sunitas e xiitas é como não compreender a diferença entre protestantes e católicos. Uma pista: são enormes. Gigantescas. Grandes o suficiente para que os mais extremados de ambos os lados sequer reconheçam o outro como muçulmano.

A al-Qaeda, que adota uma visão particularmente radical do Islã, não reconhece o xiismo. Considera os xiitas uma influência para o mal tanto quanto os cristãos ‘cruzados’. Não é preciso muita profundidade na discussão geopolítica para compreender isto. É um conceito, na verdade, um tanto básico.

Autoridades norte-americanas acusam o Irã de influenciar, armar, treinar e financiar milícias muçulmanas xiitas, verdade. Mas xiitas não financiam a al-Qaeda. Ninguém tem sequer dúvidas a esse respeito.

De dois cenários, um: McCain sabe muito bem a diferença e seu jogo é demagógico, quer produzir uma sensação de medo – se for, desaponta; ou McCain não tem muita clareza a respeito da diferença entre sunitas e xiitas. É mais ou menos o mesmo que dizer: McCain é completamente despreparado para lidar com o Islã.

via MyDD

Tags: EUA · Iraque · Irã · Islã

133 Comentários até agora ↓




  • 1 Chesterton // 9/April/2008 às 12:07

    passa mo rodo, com a mesma vontade dos materialistas sobre os cristãos (ou dos muçulmanos).

  • 2 Nat // 9/April/2008 às 12:07

    Mamãe mandou eu escolher esse daqui: Segunda opção, claro.

  • 3 Yawn // 9/April/2008 às 12:20

    Claro que McCain é despreparado. Ele é republicano, oras!

  • 4 aiaiai // 9/April/2008 às 12:22

    Os dois cenários são ruins se a gente pensar que o cara praticamente já levou a presidência…

    Mas, acho que aí tem!!!

    Uma coisa é fazer um comentário para a imprensa durante uma viagem. O cara pode errar alguma coisa - ainda mais sendo dos EUA - a maioria deles acha que o resto do mundo é o resto, tudo muito parecido…

    Outra coisa é fazer uma pergunta errada num evento montado para ele se mostrar - ele e os outros candidatos.

    Ou seja, ele foi lá sabendo o que ia fazer e muito bem preparado pelos assessores. Se fez a pergunta imbecil é porque está querendo levar o assunto para um lado imbecil, buscando se identificar com a média dos seus eleitores - que também não fazem a menor idéia do que é o Islã.

    Mas, é claro, ele pode ser um idiota, também. Só que acho isso “inacreditável”!

  • 5 Chesterton // 9/April/2008 às 12:30

    será que os caras que explodiram aviões nas torres gemeas ou aqueles que explodiram trens em Madrid e Londres estão preocupados com protestantes, católicos, batistas, adventistas?

  • 6 Chesterton // 9/April/2008 às 12:31

    foda-se o islão…se eles querem dominar o mundo Não é necessário compreende-los, mas impedi-los.

  • 7 RW in Miami // 9/April/2008 às 12:36

    Meio off-topic, mas tem a ver com o tag de Islam: hoje palestinos de Gaza infiltraram Israel e mataram 2 civis, alem de danificar a unica estacao de bombeamento de combustivel para Gaza. :-(

  • 8 Nhé! // 9/April/2008 às 12:37

    Do que eu já vi de lobo em pele de cordeiro que até chego acreditar que a al-Qaeda pode ser um bando de xiitas.
    E, além do mais, dinheiro não tem cor.

  • 9 Mr X // 9/April/2008 às 12:46

    Concordo com o Chest… Os americanos tavam lá preocupados com as diferenças entre xintoístas e budistas quando arrasaram os japoneses? Ou entre trotskistas e leninistas quando da Guerra Fria?

    O Obama, que já foi muçulmano, certamente entende mais sobre o islã… Mas será uma alternativa pior na luta contra o radicalismo islàmico.

  • 10 Mr X // 9/April/2008 às 12:47

    Agora, que a ignorância dos políticos dos EUA sobre o islamismo é grande, isso é.

  • 11 anrafel // 9/April/2008 às 12:56

    McCain não consegue entender a diferença entre xiitas e sunitas (quantas pessoas no mundo e nos EUA logram isso?). Pior era Reagan que não conhecia o mapa da América do Sul (aquela saudação ao povo da Bolívia).

  • 12 Mr X // 9/April/2008 às 12:56

    RW #7,
    É como se diz, os palestinos nunca perdem a oportunidade de perder uma oportunidade… :-(

  • 13 HRP Mané Reloaded // 9/April/2008 às 13:00

    MacCain tem 72 anos lutou no Viet e poderia ter lutado na Coréia!
    O que ele sinaliza ao mundo é que sairá do Iraque e o do Afeganistão atirando e matando o máximo possivel…..para não deixar a fama de derrotados tomar forma!
    Quanto mais mortes melhor!!!!!do outro lado, claro!!!!!!
    Do lado do Vietnam entre 55 e 75 foram mais de 1,5 milhão de mortes de soldados e civis vietnamitas!
    Os EUA fizeram todo o possivel para msotrar que erasm os vencedores……chacinando o máximo de pessoas possivel!
    Isso é que é sair atirando!
    E voces ainda ficam babando quando alguém fala em USA!
    600 mil Iraquianos já se foram.
    2 milhões de pessoas se foram do Iraque como refugiados!
    ISSO É O VERDADEIRO AMERICAN WAY OF DEATH!
    VIVER PARA MATAR!!!!

  • 14 confetti // 9/April/2008 às 13:12

    mccain nao é so despreparado pra lidar com o islam…ele é despreparado pra ser presidente de qualquer lugar, republicano é psico rigido ! aposenta o cara !! viva hillary

  • 15 Daniel Soares // 9/April/2008 às 13:16

    Presumo que os americanos sabiam sim quais as diversas correntes dentro do PCUS na época da Guerra Fria, embora nenhuma delas fosse trotskista. Os trotskistas estavam mortos ou exilados desde os anos 1930. Saber isso é importante na hora de prever movimentos do adversário, e mesmo para joga-los uns contra os outros e enfraquece-los mutuamente. Ou alguém aqui acha que o Partido Republicano não está adorando a divisão Democrata?. Na II Guerra, podiam não saber a diferença entre xintoístas e budistas, mas sabiam direitinho as diversas correntes de poder dentro da política japonesa. Saber a diferença entre as correntes religiosas no Oriente Médio é importante porque religião e política são a mesma coisa por aqueles lados. Entender relações religiosas é entender relações políticas e econômicas.

  • 16 Diego Pereira // 9/April/2008 às 13:17

    Se McCain ganhar, será um novo Bush. Já começou a falar besteira e cometer gafes.

  • 17 revelações corânicas // 9/April/2008 às 13:18

    Ué, isso é notícia velha e o cachorrão já se desculpou. Eu também acho difícil entender a santíssima trindade.

  • 18 confetti // 9/April/2008 às 13:18

    diego, ele ta sendo chamado de “mcsame”…))

  • 19 confetti // 9/April/2008 às 13:18

    jaca

  • 20 Antonio M // 9/April/2008 às 13:32

    Nem quem diz seguir o Islã parace entender do Islã…

    Seria muita pretensão se o próprio McCain dissesse que entendia. Porém, existem assessores e consultores para quê não é mesmo? O que seria de Lula sem os seus, que até para pensar e falar precisa de um?!?!?!?

  • 21 Chesterton // 9/April/2008 às 13:32

    confetti, ele é rígido por causa de maus tratos como prisioneiro de guerra.

  • 22 Antonio M // 9/April/2008 às 13:35

    “Em qual país o Estado tão criticado foi obrigado a jogar bilhões, trilhões de dólares para tentar impedir outro desastre como o de 1929? Uma dica, FED muito. …”

    Crises acontecem e são ruins, até poderiam ter sido evitadas.

    Mas ainda é bem melhor do que os países que adotaram regimes, e defendidos por pessoas autoras da frase entre aspas, onde a crise é/era permanente e diária.

  • 23 confetti // 9/April/2008 às 13:38

    eu sei dracula ! falei de “psico” rigido…o q é verdade tbm, sendo ele republicano…)

  • 24 Antonio M // 9/April/2008 às 13:40

    ôps!! postei errado. #22

    Desculpe PD, pode apagar o off-topic.

  • 25 Moisés // 9/April/2008 às 13:40

    Que existem diferenças graves entre xiitas e sunitas não há dúvidas, mas associar a Al-Qaeda com o sunismo nem sempre é correto. A Al-Qaeda já atacou sunitas por diversas vezes.

    Quanto a primeira dúvida de McCain, não necessariamente reflete uma ignorância quanto as diferenças entre xiismo e sunismo.

  • 26 Chesterton // 9/April/2008 às 13:51

    e A Amzonia sendo repartida em 159 pedaços…

    xi PCD, desculpa o off topic pode apagar tb…..

  • 27 Chesterton // 9/April/2008 às 13:57

    Aí, pessoal, tenho uma tese. As pessoas que estão protestando contra a China, as olimpiadas, a favor do Tibete, são as mesmas que protestavam contra o aqueciuimento global. Como as temperaturas não sobem, e até caem, eles arrumaram outro motivo.

  • 28 RW in Miami // 9/April/2008 às 14:03

    Lanco uma duvida desde o aeroporto de Bogota - sera que o McCain, por ter sido soldado, prisioneiro de guerra, nao seria mais preparado para tirar os EUA do atoleiro do Iraque ? Nada como um vetpara saber os horrores de uma guerra….

  • 29 Darwinista // 9/April/2008 às 14:04

    Como as temperaturas não sobem, e até caem

    Meu caro Chest, vou devolver-lhe uma pergunta que você me fez uns posts atrás: que tipo de idiota é você?

  • 30 Cleopatra // 9/April/2008 às 14:11

    Oi Darwinista, eu li o outro post e tô contigo…olha as coisas q esse cara fala! brincadeira…

  • 31 Antonio M // 9/April/2008 às 14:12

    E como o Brasil sairá do atoleiro do Haiti?

    O grande problema desse tipo de incursão não é mesmo entrar. É sair. De modo que possam ter ajudado a resolver a questão senão, é melhor nem entrar.

    Devem ter saudades de quando plano Marshall funcionava. Mas era com o Japão nénão ?!?!?.

  • 32 Rodrigo // 9/April/2008 às 14:15

    McCain tá dando uma de sonso…

  • 33 Darwinista // 9/April/2008 às 14:16

    Cleo,

    Você ainda não viu nada…

  • 34 Cleopatra // 9/April/2008 às 14:18

    verdade Darwinista ?

  • 35 Darwinista // 9/April/2008 às 14:21

    Vai acompanhando, minha querida, vai acompanhando…

  • 36 Chesterton // 9/April/2008 às 14:27

    cleopatra, ou vocë está com o termometro ou com o darwinista…..kkakakakakakakaka

  • 37 Esprit de porc // 9/April/2008 às 14:28

    Assim como muitos confundem persas e árabes (muitos aqui inclusive).

  • 38 Clayton Mendonça Cunha Filho // 9/April/2008 às 14:30

    Desaponta a quem? Pra ficar desapontado, antes eu teria que ter tido alguma esperança/confiança no McCain.

  • 39 Cleopatra // 9/April/2008 às 14:31

    Chest, estou com o Darwinista

  • 40 Darwinista // 9/April/2008 às 14:33

    Tome isso Chest: http://www.ipcc.ch/graphics/graphics/syr/fig1-1.jpg

  • 41 Darwinista // 9/April/2008 às 14:34

    Foi mal PD, é off total, aceitarei o deletamento.

    Chest, dá uma passadinha lá no Open depois se quiser deixar de ser miolo mole.

  • 42 faraó // 9/April/2008 às 14:35

    Postei hoje no Open thread, mas tem mais a ver com esse post que trata do islamismo.

    Recebi um suposto discurso do Primeiro Ministro australiano para a comunidade muçulmana que tem tudo a ver com o que penso.

    Discurso do 1º Ministro Australiano à comunidade Muçulmana.

    Aos Muçulmanos que querem viver de acordo com a lei do Sharia Islâmico foi-lhes dito muito recentemente para deixarem a Austrália, no âmbito das medidas de segurança tomadas para continuar a fazer face aos eventuais ataques terroristas.
    Aparentemente, o Primeiro Ministro John Howard chocou alguns muçulmanos australianos declarando que apoiava agências-espiãs encarregadas de supervisionar as mesquitas da nação. Citação:
    ‘ OS IMIGRANTES NÃO-AUSTRALIANOS, DEVEM ADAPTAR-SE. É pegar ou largar ! Estou cansado de saber que esta nação se inquieta ao ofendermos certos indivíduos ou a sua cultura. Desde os ataques terroristas em Bali, assistimos a uma subida de patriotismo na maioria do Australianos.’
    ‘A nossa cultura está desenvolvida desde há mais de dois séculos de lutas, de habilidade e de vitórias de milhões de homens e mulheres que procuraram a liberdade.’
    ‘A nossa língua oficial é o Inglês; não é o Espanhol, o Libanês, o Árabe, o Chinês, o Japonês, ou qualquer outra língua. Por conseguinte, se desejam fazer parte da nossa sociedade, aprendam a nossa língua!’
    ‘A maior parte do Australianos crê em Deus. Não se trata de uma obrigação cristã, de influência da direita ou pressão política, mas é um facto, porque homens e mulheres fundaram esta nação sobre princípios cristãos, e isso é ensinado oficialmente. É perfeitamente adequado afixá-lo sobre os muros das nossas escolas. Se Deus vos ofende, sugiro-vos então que encarem outra parte do mundo como o vosso país de acolhimento, porque Deus faz parte da nossa cultura.’
    ‘Nós aceitaremos as vossas crenças sem fazer perguntas. Tudo o que vos pedimos é que aceitem as nossas e vivam em harmonia e em paz connosco.
    ‘ESTE É O NOSSO PAÍS, A NOSSA TERRA, E O NOSSO ESTILO DE VIDA’. E oferecemos-vos a oportunidade de aproveitar tudo isto. Mas se vocês tem muitas razões de queixa, se estão fartos da nossa bandeira, do nosso compromisso, das nossas crenças cristãs, ou do nosso estilo de vida, incentivo-os fortemente a tirarem partido de uma outra grande liberdade australiana, : ‘O DIREITO de PARTIR.’ ‘Se não são felizes aqui, então PARTAM. Não vos forçamos a vir para aqui. Vocês pediram para vir para cá. Então, aceitem o país que vos aceitou.’
    (Talvez se fizéssemos circular isto entre nós, entre todos os cidadãos do mundo, encontraríamos o meio de falar e espalhar as mesmas verdades. A comissão Bouchard-Taylor deveria inspirar-se nesta declaração antes de qualquer outra.)

    Chama-se a isto…”tê-los no sítio”…não há cá paninhos quentes!!!mais nada

    Discurso do ex-1º Ministro Australiano John Howard à Comunidade Muçulmana

  • 43 Chesterton // 9/April/2008 às 14:45

    The United Nations World Meteorological Organization, the body that provides climate models to the U.N.’s alarmist global warming panel, reported last week that not only have world temperatures remained stable for the past decade, but that global average temperatures for 2008 will be cooler than those of 2007.

    http://www.inform.com/United+Nations+World+Meteorological+Organization

  • 44 Luiz // 9/April/2008 às 14:47

    faraó,

    Foi por coisas assim e assemelhadas que o povo australiano deu um pé na bunda do Howard…

  • 45 Luiz // 9/April/2008 às 14:50

    Por falar em americanos e em guerras:

    http://www.signonsandiego.com/uniontrib/20080409/news_lz1e9tenney.html

  • 46 André Gonçalves // 9/April/2008 às 14:51

    com o bill clinton tudo era mais divertido…

  • 47 Darwinista // 9/April/2008 às 14:53

    PD, me desculpe por colocar mais um fragmento off-topic, mas não acho correto seus leitores conviverem com desonestidade intelectual.

    Chest, malandrão, olha que curioso o que eu achei no mesmo site que você linkou:

    Global warming continues, says U.N.

    New York: The long-term trend of global warming is continuing, despite the current La Nina weather phenomenon that is bringing relatively cooler temperatures to parts of the Equatorial Pacific region, says the United Nations World Meteorological Organization.

    Worldwide temperatures this year are expected to be above the long-term average, though La Nina is also likely to persist through to the middle of 2008, WMO reported.

    WMO Secretary-General Michel Jarraud said while there would always be both cooler and warmer individual years, the overall trend in temperatures is still upwards.

    For detecting climate change you should not look at any particular year, but instead examine the trends over a sufficiently long period of time,” he said.

  • 48 faraó // 9/April/2008 às 14:54

    Luiz
    Acho a linha de pensamento perfeita.
    Só não concordo quando deixa o insatisfeito escolher se sai ou se fica.
    Acho que cabe ao governo expulsar os insatisfeitos de volta ao país de origem.

  • 49 Luiz // 9/April/2008 às 15:05

    faraó,

    Veja só a diferença entre o Howard e o atual primeiro-ministro, Kevin Rudd:

    http://www.abc.net.au/news/stories/2008/04/09/2212467.htm

  • 50 confetti // 9/April/2008 às 15:12

    darw 47 kkkk ! isso….cala a boca dracula ! ))

  • 51 Pax // 9/April/2008 às 15:14

    Bem, vamos por partes, as Jack:

    1 - Ouvi falar bem do David Petraeus, de americano que odeia o Rumsfeld, ou seja, gente que já merece minha atenção. Parece que o cara é um bom militar, diferente daquele - esqueci o nome - que mandou tascar a porrada em Abu Ghraib e depois ficou de cadeira vendo os soldados sendo condenados. Ele mesmo, nada.

    2 - O McCain sabe o que está falando. Impossível não saber. É jogo de cena. E aí foi mal.

    3 - o McCain, que passou mais de 1900 dias preso no Vietnã, é contra Guantánamo e maus tratos com prisioneiros. É fato. É só pesquisar sua atuação no Senado.

    4 - Se der McCain, já estamos ganhando, na minha opinião. Mas ainda torço muito pelos democratas. Também, qualquer coisa é melhor que o Nero Bush, o pior presidente americano de todos os tempos, pelo menos do pouco que conheço da história americana.

    5 - Acho que o caro RW in Miami tem um ponto, se alguém que lutou, e mais ainda, que ficou 5 anos prisioneiro de guerra, ou aprende, ou fica um desequilibrado mental. Ou, numa terceira hipótese, fica um desequilibrado mental que aprendeu. Parece que o McCain carrega uma culpa. Ele foi obrigado a gravar uma declaração, durante sua estadia no SPA vietcong, dizendo que ele tinha bombardeado posições civis etc. Sabemos que a convenção de Genebra somente obriga o prisioneiro a confessar, nome, posto e número de identificação. A galera militar americana desculpou o cara. Será que ele mesmo se desculpou?

  • 52 Renato // 9/April/2008 às 15:18

    Uma pena o McCain falar uma dessas, mais assustador ainda falar duas vezes e não ter um assessor com competência para corrigi-lo.

    Mesmo que ele encare o Islã como um inimigo deve-se no mínimo entender seu inimigo para saber como enfrentá-lo. E se for apenas para negociação. É obvio que não se negocia bem com alguém que não é capaz de entender.

    Por exemplo, os EUA financiaram por anos pesquisas sobre a Rússia e a URSS durante a guerra fria para entender a cabeça dos seus adversários.

    Ter esse entendimento é básico, desde Sun Tzu isso é ensinado e hoje em dia já devia ser óbvio.

  • 53 Renato // 9/April/2008 às 15:19

    O que me leva a concordar integralmente com o Daniel Soares no comentário 15

  • 54 Darwinista // 9/April/2008 às 15:21

    Luiz #49,

    A respeito do link que você colou, destaco esse trecho:

    Tibetan Regional Government chairman Xiangba Puncog also disagreed with Mr Rudd’s comments and echoed Mr Si’s view on human rights.

    “Australia, or other countries, should have better appreciation and understanding of the fact that people in Tibet are now enjoying democracy and have wonderful human rights protection, and those remarks are totally unfounded,” he said.

    Meu comentário: HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • 55 confetti // 9/April/2008 às 15:23

    é mais que evidente que mccain vai continuar a linha de governo de bush…como podem querer que seja eleito ? querem mais guerras, invasoes ?
    uma sucessao democrata seria normal, seria mais “sadio”, seria fresh…

  • 56 Luiz // 9/April/2008 às 15:25

    Darw,

    De fato, é muita cara de pau…

  • 57 Luiz // 9/April/2008 às 15:31

    E Darw, se o tema é eleições americanas, então veja isso aqui, que saiu hoje:

    http://www.gallup.com/poll/106369/Gallup-Daily-Obama-Leads-Clinton-Points.aspx

    Repara na curva McCain X Obama.

  • 58 Chesterton // 9/April/2008 às 15:35

    darwinista, parece que o termometro não consegue convencer muita gente hoje em dia, né rsrsrsrsrsrsr

    “For detecting climate change you should not look at any particular year, but instead examine the trends over a sufficiently long period of time,” he said.

    e é isto que eu venho dizendo, tem que ver o longo prazo, 100 mil anos para entender os ciclos naturais, mas deixe para lá, vocës não querem entender mesmo.,

  • 59 Darwinista // 9/April/2008 às 15:36

    Luiz,

    Como diria nosso companheiro Antonio M, empate técnico pouco é bobagem…

  • 60 Mcluf // 9/April/2008 às 15:45

    Qual é a empresa do McCachorro?

    As ações vão subir barbaridade.

  • 61 confetti // 9/April/2008 às 16:18

    um off mas que tem tudo à ver,
    o general petraeus e o embaixador americano no irak, fazendo resumo da situaçao da guerra no irak ontem em washing, falaram pela primeira vez em “diplomacia”…conversar com sirios, egipcios e sauditas sobre como dividir a responsabilidade da implantaçao da “democracia” no irak….interessante né…. ninguém aguenta mais as despesas : + de 300 milhoes $ por dia….

  • 62 confetti // 9/April/2008 às 16:20

    aqui, com detalhes….

    http://www.newsweek.com/id/131081

  • 63 Guilherme // 9/April/2008 às 16:20

    Os EUA hoje têm muitos problemas. Têm o desemprego crescendo. Tem a crise imobiliária se espalhando pra outros setores. Têm a terrível possibilidade de reeleger o Bush na figura do McCain…Mas o maior de todos os seus problemas, é encontrar a maneira correta de encaixarem o rabo no meio das pernas para saírem do Iraque. Êta se arrependimento matasse…!

  • 64 confetti // 9/April/2008 às 16:23

    guillerme, os caras estao pedindo “prazo” pra reflexao…e tempo pra “conversar” com paises arabes….arrependimento pode matar….

  • 65 Guilherme // 9/April/2008 às 16:27

    Quanto ao Haiti por aí citado, vi uma entrevista do General comandante militar da Amazônia (esqueci o nome). Foi comandante no Haiti. Ele disse que lá as Forças Armadas aprenderam muito sobre a chamada guerra urbana. Que estão aptos a auxiliar no combate ao narco tráfico nas favelas brasileiras. Esperam apenas que o Congresso lhes outorgue autoridade para isso, pois não têm meios legais de atuar com poder de polícia. Na eventualidade de um incidente qualquer, o comandante da operação seria fácilmente processado, e as Forças Armadas não teriam muito como defendê-lo.

    E de que não podem sair tão já do Haiti, pois seria uma irresponsabilidade. Situação parecida com o dos americanos no Iraque. Doidos pra sair, mas não sabem como.

  • 66 Renato // 9/April/2008 às 16:30

    Bem Guilherme, se estão nesse ponto é que não só não aprenderam como vão se ferrar de novo. Os útlimos anos do envolvimento americano no Vietnã foram com negociações e salamaleques para”sair com honra” sair de cabeça erguida e sem mostrar uma derrota para o povo americano. A ironia é que foi justamente o povo americano que derrotou o pentagono e não o vietcong.

    Tanto que o resultado, como todos sabemos, é que eles saíram como derrotados do mesmo jeito, ganhavam batalhas e perderam a guerra.

    É de volta a esse atoleiro que eles estão no momento.

  • 67 nada será como antes // 9/April/2008 às 16:33

    Declaração inicial : não tenho nenhuma simpatia pelo candidato McCain.

    Dos democratas, acho Obama uma fraude e sou mais simpático a Hillary, especialmente porque é mulher, apesar de rejeitar dinastias, como as dos bush e dos Clinton.

    Mas, convenhamos, em pleno século XXI, com a enormidade e complexidade das questões de Estado, é pretensão infantil imaginar que um presidente, ou um deputado, devam saber tudo sobre qualquer assunto. A administração pública tem funcionários, órgãos de inteligência, hierarquias, assessores, exatamente para munir os dirigentes com os dados necessários.

    É claro que a al-Qaeda é fator crucial da política interna e externa atuais dos USA e, nesse sentido, a gafe do senador é imperdoável, típica de norteamericanos alienados.

    Mas a noção brasileira de que presidentes devem ser ilustrados e saber ou fingir que dominam todos os assuntos é remanescente do preceito bacharelesco, nascido com o fascínio dos subalternos pelo discurso das elites. Estas, para esgrimir sua superioridade, sempre exibiu diplomas e medalhas em quadros empoeirados.

    O resultado de 180 anos de devaneios bacharelescos é o desequilíbrio social que perdura no país e o preconceito contra o primeiro presidente sem diploma universitário de nossa História.

  • 68 confetti // 9/April/2008 às 16:42

    nada, nao se trata de “saber tudo sobre qualquer assunto” ! estamos falando de islam, os caras estao em guerra contra o terrorismo de extremistas “islamicos”…o minimo é que um possivel futuro presidente saiba do que se trata, nem que seja um resumo….

  • 69 Antonio M // 9/April/2008 às 16:43

    “…o preconceito contra o primeiro presidente sem diploma universitário de nossa História. …”

    Preconceito? Depois de 60 milhões de votos?

    E os abraços, beijos de mão, conchavos com gente da laia de Maluf, Jader Barbalho, Newton Cardoso, Clã Sarney, Collor (com direito a choro de Suplicy) etc. ?!?!? E o enriquecimento ilícito de seu filho? E a gastança de D. Marisa? A impunidade de Berzoini, Palocci? E a defesa do plano Real, CPMF e medidas provisórios que combateu com tanta veêmencia quando era oposição?

    O que seus defensores fazem aqui é apenas reverberar o plano de mkt de Joã Santana

    “5/11/2006 - Entrevista com João Santana - parte 1: “Lula sempre se beneficia na situação de vítima”

    Marqueteiro petista faz relato inédito e revela que estratégia sobre crítica à privatização tucana estava montada desde o início

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sua reeleição ao fato de ter virado, no imaginário do eleitorado mais pobre, uma figura dupla: um “fortão” igualmente humilde que virou poderoso e ao mesmo tempo uma vítima, um “fraquinho” sob ataque das elites. …”

    Preconceito o cacete!

  • 70 nada será como antes // 9/April/2008 às 16:43

    confetti,

    Fiz essa ressalva no quarto parágrafo de meu comentário.

  • 71 confetti // 9/April/2008 às 16:44

    em geral, presidentes sao cercados de sherpas e spins… o trampo deles é justamente “ensinar” alguma base pra evitar vexames como no caso de mccain…reunioes e entrevistas se “preparam” com conselheiros

  • 72 Antonio M // 9/April/2008 às 16:44

    errata: veemência.

  • 73 confetti // 9/April/2008 às 16:45

    entao nada, respondi essa “ressalva” caro colega…))

  • 74 confetti // 9/April/2008 às 16:46

    ant m, passou o dia todo de bandeirinha na mao né ? kkkk descansa ai…..

  • 75 Maria // 9/April/2008 às 16:48

    e quem é que entende o Islã?

  • 76 nada será como antes // 9/April/2008 às 16:48

    Antonio M,

    Tracei paralelo com a visão bacharelesca brasileira (e com o presidente atual), apenas para ilustrar a questão.

    A seqüência de seu comentário # 69 que é, a rigor, reservado à companheira Nat, é fora do tema e impertinente.

  • 77 confetti // 9/April/2008 às 16:49

    nada, sem querer sem implicante, nao curti vc dizer que hillary lhe é simpatica sobretudo “pq é mulher”….é uma certa forma de preconceito “ao contrario” ! hillary é competente, isso que conta…o fato de ser mulher é so um complemento….

  • 78 confetti // 9/April/2008 às 16:50

    76 kkkkk ! isso mesmo ant m, esse lugar tem dona !

  • 79 nada será como antes // 9/April/2008 às 16:50

    confetti,

    Sua ressalva mostra, inclusive, a inferioridade dos assessores do candidato em questão.

    Nesse caso, é típico dos republicanos, acostumados às trapalhadas.

  • 80 confetti // 9/April/2008 às 16:51

    nada, argumentos nao lhe faltam né mon cher….hahaha…ta certo….

  • 81 Antonio M // 9/April/2008 às 16:54

    Então tá confetti, falo do on-topic mesmo:

    Essa história foi contada por um consultor em hotelaria. Em São Paulo em um hotel de luxo, 5 estrelas, vinham se hospedar alguns muçulmanos (não sei de onde, de que “vertente”) e depararam no hall de entrada com uma escultura barroca de um santo e ficaram incomodados, ofendidos com o objeto de arte. Não lembro se ficaram hospedados ou não mas, depois de informado por esse consultor sobre o episódio o dono do hotel disse que era apenas uma obra de arte, que é colecionador e o consultor achou melhor que retirasse a esculutra de lá. Recusou-se terminantemente pois o hotel era dele, aquilo era apenas arte e se estavam incomodados que procurassem outro hotel.

    Então por que “inacreditável dificuldade
    de compreender o Islã” se os mesmos são capazes de ‘inacreditável dificuldade
    de compreender ” a crença dos outros, a liberdade de crenças ?!?!?!? E olha que sou ateu…..

  • 82 nada será como antes // 9/April/2008 às 16:55

    confetti,

    Disse que meu apoio a Hillary ocorre “especialmente” por ser mulher. Para mim, isso incorpora a capacidade dela e de milhões de outras para as responsabilidades.

    Para você aquilatar minha posição sobre as mulheres, na atualidade, por coincidência, agora há pouco postei, no meu blog, um texto a respeito. Amo e respeito as mulheres.

  • 83 Antonio M // 9/April/2008 às 16:56

    NSCA, deixa que o Pd filtra ok?! Mesmo porque qualquer coisa que soe contra seus dogmas e ídolos sempre lhe será impertinente seja qual assunto for ….

  • 84 André Monnerat // 9/April/2008 às 16:56

    E o boato de que para combater um oponente negro ou uma oponente mulher, o McCain teria uma mulher negra - Condoleezza! - como vice?

  • 85 Guilherme // 9/April/2008 às 16:57

    Concordo com a maior parte do comentário nº67 do nada. Só não concordo com essa visão de que TODOS os que criticam ou combatem o Lula o fazem por preconceito. Da 1ª vez em que ele foi eleito, votei nele no 2º turno. Depois me decepcionei com sua descarada conivência com a cambada de malandros que ele colocou sob suas asas, com a falta de coragem em admitir CRIMES praticados por gente pela qual ele punha “a mão no fogo”, falando em ERROS diante de assaltos aos cofres públicos!

    Garanto que eu, e muitos milhares que também o apoiaram, muitos deles seus correligionários de primeira hora, e que hoje estamos em trincheira oposta à dele, não nutrimos qualquer preconceito em relação à sua já há muito tempo conhecida falta de escolaridade. Falta de estudos é uma coisa; sem-vergonhice é outra.

  • 86 confetti // 9/April/2008 às 16:58

    acho um saco falar em candidato “negro”, candidato “mulher”, candidato “gay” ou os cambaus….o que importa é a capacidade do fulano a dirigir e ser eleito….

  • 87 nada será como antes // 9/April/2008 às 16:58

    Antonio M,

    Já lhe avisei que não cultivo dogmas ou ídolos.

    E todos, inclusive você, estamos capacitados a regular os off-topic.

  • 88 confetti // 9/April/2008 às 16:59

    é mesmo ant…o debate fica mais fluido se a gente nao misturar muito….e o open ta logo ali pra “emergencias”…

  • 89 Darwinista // 9/April/2008 às 16:59

    Guilherme,

    Assino embaixo do segundo parágrafo de seu #85.

  • 90 nada será como antes // 9/April/2008 às 17:01

    Guilherme (85),

    Note que, em meu comentário, mencionei que existe preconceito, não que todos os críticos presidenciais usem esse argumento.

  • 91 Antonio M // 9/April/2008 às 17:02

    Ficar sempre destacando EU gosto de “candidato “negro”, candidato “mulher”, candidato “gay” ou os cambaus” é coisa de gente mal resolvida e preconceituso enrustido…….

  • 92 confetti // 9/April/2008 às 17:14

    nada, vou clikar em vc ….pra cair direto em partes….attention…..clik

  • 93 nada será como antes // 9/April/2008 às 17:22

    confetti,

    Tan…tan…tan…tan…

  • 94 Guilherme // 9/April/2008 às 17:32

    Cor, sexo, opção sexual, religião…não são atributos que credenciem quem quer que seja quanto a capacidades políticas , administrativas ou intelectuais. Escolha de candidatos por tais parâmetros, são indicativo de preconceito.

  • 95 Guilherme // 9/April/2008 às 17:38

    Já vi diversos analistas de economia dizerem que um governo republicano nos EUA é melhor para a economia do Brasil do que um democrata. Isso porque os republicanos são menos protecionistas, e blá, blá, blá.
    Só que tem o outro lado (ainda, prá ficar só na Economia): E se essa crise financeira americana nos afetar? Ela não está íntimamente ligada TAMBÉM à política guerreira republicana, que está gastando o que não tem no Iraque?

  • 96 confetti // 9/April/2008 às 17:45

    pois é guillerme…so 2 coisas …o contrato milionario pra venda de avioes de guerra “abastecedores”, assinado entre o pentagono e a eads européia, foi em parte devido à lobby do mccain…engraçado né ?
    e a crise economica ( e nao financeira) atual, nao é so americana e o mundo inteiro vai tremer…ben bernanke ja comparou o que esta chegando com o big crash de 1929….

  • 97 Guilherme // 9/April/2008 às 17:52

    Então, Confetti, se o McCain vencer, a guerra continua a ser incrementada. Continua a gastança, e a crise ECONÔMICA (obrigado pela correção, hehe) só tende a se agravar.

  • 98 nada será como antes // 9/April/2008 às 17:55

    Pequena intervenção:

    A crise iniciada ainda é, a rigor, de ordem financeira.

    Será, logo mais, econômica.

    Pena que tenho compromisso para daqui a 30 minutos. Não dá tempo para expor.

  • 99 Antonio M // 9/April/2008 às 17:59

    A EADS também tem capital norte-americano senão conseguiria entrar. E diversos componentes utilizados são de fornecedores norte-americanos.

    Esse jogo até democratas jogam pois lobbys são legalizados por lá. Bem melhor do que aqui onde sai por debaixo dos panos….

    Agora a guerra é problemática e custosa mesmo e vai demandar muito trabalho e vidas, infelizmente….

  • 100 confetti // 9/April/2008 às 18:04

    nada, a crise JA é economica…nao sou eu q digo….é o pessoal do fr mesmo…))

  • 101 confetti // 9/April/2008 às 18:07

    ant, eads é capital europeu ! nao tenho nada contra lobby, so joguei spot no fato de ter sido mccain agindo backstage….
    quanto à outros fornecedores americanos da eads, linka ai…pelo que sei, pegou tao mal que a boeing ta processando o governo por te-los preterido

  • 102 confetti // 9/April/2008 às 18:13

    “eads poursuit son implantation sur le sol américain après l’ouverture d’un centre de conception Airbus au Kansas en 2002 et d’un site Eurocopter dans le Mississippi en 2003. ”

    isso ant ? nada de capital americano, so mao de obra…

  • 103 Daniel Soares // 9/April/2008 às 18:15

    Guilherme #95, toda eleição americana é essa história de que republicanos são melhores pro Brasil porque são menos protecionistas. Aí o Bush logo no início do primeiro mandato faz um pacote protecionista pra indústria metalúrgica, outro pro suco de laranja da Flórida e por aí vai. Com os democratas não seria diferente. Como diria o falecido Sérgio Motta, “os EUA são muito liberais lá pras negas deles.” O fato é que, nos últimos 25 anos, presidentes republicanos acabaram sendo nocivos por diminuir receitas através de cortes de impostos e elevar despesas através de gasto militar. Isso acaba gerando os famosos (nos anos 80) déficits gêmeos, orçamentário e comercial e a desvalorização do dólar. Ter moeda forte em relação ao dólar é muito bom pra viajar, mas péssimo na hora de competir no mercado americano, seja contra indústrias americanas que contam com salvaguardas protecionistas, seja contra os chineses, que contam com uma moeda que se mantém desvalorizada em relação ao dólar por decreto.

  • 104 confetti // 9/April/2008 às 18:19

    exemplo, o euro super valorizado…a europa ta quebrando….os americanos estao aproveitando…mas quebrando tbm…kkk

  • 105 confetti // 9/April/2008 às 18:20

    salve-se quem puder ! ou melhor, ninguém ta podendo….

  • 106 Guilherme // 9/April/2008 às 18:24

    Então, Daniel, toda esta torcida brasileira por Obama, Hillary, McCain só faz sentido para diminuir a agressividade militar americana. Para o Brasil tanto faz um ou outro.

  • 107 Joao Mello // 9/April/2008 às 19:38

    PD, Cara recomendo a voce um intensivo bem forte no seu ingles antes de ir pra Stanford porque senao a coisa vai ficar feia…voce nem traduziu direito a conversa de McCain com o general…e pior; entendeu errado e escreveu um post completamente errado e sem sentido sobre a conversa dos dois.

    Vamos aos transcritos ou prova???
    http://elections.foxnews.com/2008/04/08/raw-data-mccain-questions-and-answers-at-petraeus-crocker-hearing/
    ===================
    MCCAIN: There are numerous threats to security in Iraq and the future of Iraq. Do you still view Al Qaeda in Iraq as a major threat?

    PETRAEUS: It is still a major threat, though it is certainly not as major a threat as it was, say, 15 months ago.

    MCCAIN: Certainly not an obscure sect of the Shiites overall…

    PETRAEUS: No.

    MCCAIN: … or Sunnis or anybody else.
    ===================

    Pois bem, Mcain pergunta ao general se a Al Qaeda ainda e uma ameaca?

    O General responde que sim apesar de menor do que um tempo atras.

    McCain entao responde afirmando (nao perguntando) que a Al qaeda certamente nao e um grupo obscuro nem de xiitas nem de sunitas ou ninguem mais…

    portanto NAO EXISTE NENHUMA CONFUSAO na fala de MCcain como voce diz.
    O que McCAIn deixa claro e que a Al-Qaeda nao tem representatividade em nenhuma denominacao da cultura muculmana e nao passam de um grupo terrorista radical.
    sua litura e equivocada, errada e tendenciosa.

    fui

    JM

  • 108 Daniel Soares // 9/April/2008 às 20:54

    Guilherme, para os interesses brasileiros de curto e médio prazo, o que importa é uma economia americana estável. Apesar de ter perdido posição relativa, os EUA ainda são o destino de cerca de um quinto das exportações brasileiras, bem como origem de boa parte dos investimentos em moeda forte que entram aqui, especulativos ou não. Uma economia americana desorganizada aumenta a aversão ao risco. E país emergente é considerado de risco per se. Se os investidores resolvem fugir do risco, fogem daqui primeiro. Juros altos nos EUA também são ruins para nós, pois os títulos americanos são considerados de baixíssimo risco (os do governo, considerados de risco zero). Se pagarem juros altos, tendem a abocanhar boa parte dos recursos internacionais, que outrora poderiam vir pra cá.

  • 109 Guilherme // 9/April/2008 às 21:12

    Ou seja: de qualquer jeito, estamos na pica do saci. O bicho ou nos pega, ou nos come!

  • 110 Pedro Doria // 9/April/2008 às 21:17

    João Mello – não sabemos inglês eu e a blogosfera norte-americana… e a história anterior, na Jordânia, em que meu inglês e o do Washington Post vacilou?

  • 111 Pablo Vilarnovo // 9/April/2008 às 22:24

    Pois é, sem querer ser grosseiro, mas acho que o João Mello tem razão.

    Aliás colocar um blogueiro claramente democrata que compactua com a mesma opinião não prova absolutamente nada.

  • 112 Mr X // 9/April/2008 às 22:25

    Perdi toda a discussão anterior, mas acho que vou concordar com o João Mello, pelo transcript parece que o McCain estava apenas comparando a Al-Qaeda com outras possíveis ameaças (como uma “obscura seita xiita”), não perguntando. Quanto à blogosfera de esquerda que também trocou gato por lebre, well, esquerdista é em geral meio burro, e os esquerdistas americanos são os mais burros do mundo (afinal, quem é que pode ser esquerdista nos USA, ou seja, ser contra seu próprio país? Só gente muito burra!)

    :-) :-P

  • 113 bomdcama // 9/April/2008 às 23:04

    Vixe João Mello, não precisava humilhar o Doria!

  • 114 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 9/April/2008 às 23:14

    O mais engraçado é ver o PD criticando o ” Mac Quein” e saber que ele votou e vota no….????MULA!!!!!!

  • 115 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 9/April/2008 às 23:16

    sabotagens em SP….MST paraliza ferrovia….e o LULA? Critica o Mc cain….

  • 116 Darwinista // 9/April/2008 às 23:19

    Pablo,

    Interessante o ponto que você levanta, sobre a citação do PD a respeito de um blog claramente democrata.

    Mas, seguindo a mesma linha de raciocínio, porque a transcrição do diálogo via FoxNews deveria então ter crédito?

  • 117 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 9/April/2008 às 23:24

    porque não?

  • 118 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 9/April/2008 às 23:25

    Volto ao ponto: o Brasil é o único país do mundo, na sua clarividência ímpar, que, em vez de colonizar fronteira, desce o porrete nos colonos. O banditismo agradece.

  • 119 Dino 5,4 % // 9/April/2008 às 23:36

    Bom… eu gostaria que algum dos baba-ovos explicassem essa aqui…

    http://www.youtube.com/watch?v=jkfM7z0-Vdg&NR=1

    Senile McCain does not know Shiite Shi’a from Sunni

    huahuahahuauhuahuahua

  • 120 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 9/April/2008 às 23:38

    Daniel Pipes entende de islã, e talvez dê razão ‘a Confa e não a mim, que sou mais pessimista.

    http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=6494&language=pt

  • 121 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 9/April/2008 às 23:41

    Bem, agaim, Daniel Pipes entende de Islã como ninguem, e talvez dê razão a Confa e não a mim,l que sou mais pessimista. O link é esse

    http://www.danielpipes.org/article/5503

    se vocês quiserem a tradução me perguntem, ma o PD automaticamente bloqueia o acesso. Tem medo do quê?

  • 122 Dino 5,4 % // 9/April/2008 às 23:48

    Desculpem os companheiros de esquerda, mas o homem é esse… Sou Mc Cain desde criancinha.
    Neocid e similares, está na hora de aprenderem mandarim…

  • 123 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 10/April/2008 às 0:13

    Sinceros sentimentos ao PD.

  • 124 Antonio M // 10/April/2008 às 8:10

    Pelo jeito McCain não é o bricutu que querem pintar nénão?! Será que o Lula se sairia melhor do que le com a mesma pergunta ?!?!!?

    E confetti, A EADS com certeza adquiria dispositivos americanos. A confusão foi por causa da fusão Daimler+Chrysler. E a Boeing tem todo direito de reclamar oras….

  • 125 confetti // 10/April/2008 às 8:19

    como assim a boeing tem “todo direito de reclamar” ? o que vc faz da livre concorrencia ? eads foi escolhida por ter preços mais interessantes, ponto final ! imagine se tivesse sido o contrario, a eads processar governo aqui por ter comprado “americano”…kekekkee

  • 126 Antonio M // 10/April/2008 às 8:22

    Reclamar não siginifica que tenham razão confetti mas, reclamar é um direito apenas isso. Além de preços interessantes, são produtos excelentes.

    E de quebra McCain quer estreitar laços com a Europa, por causa de mercados e do terrorismo. Novas doutrinas para combater a guerra assimétrica e não creio que ele esteja errado.

  • 127 confetti // 10/April/2008 às 9:05

    ant, boeing nao esta so “reclamando” …estao processando o pentagono…nao acho normal nao !
    quanto à mcsame, tem razao de querer estreitar maços, mas acho que nao vai precisar disso como aposentado na florida..))

  • 128 Antonio M // 10/April/2008 às 9:15

    Pô confetti! Reclamar, processar tanto faz. O processo é uma formalização da reclamação. E se vão ganhar são outros quinhentos …..

  • 129 confetti // 10/April/2008 às 9:33

    discordo ant m ! como uma empresa sai processando o estado pq foi preterido em concorrencia comercial ? é ridiculo e redutor….
    nao me contraria hein ant…kkk

    ( bem feito pra boeing, viva eads!! )

  • 130 Antonio M // 10/April/2008 às 9:36

    Confetti é legítimo. Lei de licitações. A Boeing alega que foi prejudicada na concorrência, tem lá suas provas e seus motivos.

    Vamos aguardar….

  • 131 Marcos Araújo // 10/April/2008 às 14:40

    Como todo americano adorador do umbigo e centrado sobre sí mesmo, esse porra-louca de McCain nao entende nada sobre nada, só de fazer guerra. Se esse cara for eleito em novembro, nao tardaremos a ter imensas saudades do Bucho cretino…

  • 132 Catatau // 10/April/2008 às 18:04

    É como na outra ocasião comentamos no Catatau: a julgar pelo tino do governo atual para política internacional, com esse “conhecimento” McCain está pronto

    ;)

  • 133 Persegonha // 12/April/2008 às 0:07

    É lógico que o comentário 3 é irônico. Até engraçado. Mas se pensarmos direitinho, as duas grandes bobagens patrocinadas pelos EUA nos século XX foram obras de presidentes democratas (as bombas atômicas e a Guerra do Vietnã).

Leave a Comment