Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

O pesadelo olímpico chinês

April 8th, 2008 · · 113 Comentários

Quando Hillary Clinton cobrou do presidente George W. Bush o boicote dos EUA à cerimônia de abertura dos Jogos de Beijing, aquilo era esperteza política. A campanha de Hillary está por um fio e ela acabara de demitir Mark Penn, seu número dois. Um pedido ao boicote fez os jornais mudarem de assunto.

Mas as vaias, primeiro nas ruas de Londres, depois num tom mais alto em Paris, o símbolo da tocha três vezes apagada e dos atletas carregando a chama olímpica circundados de policiais não têm nada de planejamento político.

São várias as ONGs, incluindo os Repórteres Sem Fronteiras, que estão planejando criar alarde no mundo a respeito das ações internacionais da China. Essas coisas colam ou não colam. Neste caso, agora está claro, colou.

As Olimpíadas serão um pesadelo incontrolável para o governo chinês.

O Comitê Olímpico Internacional tinha uma experiência de sucesso em mente quando escolheu Beijing para sediar os jogos: Seul, 1988. Quando a Coréia do Sul foi escolhida, o país vivia uma ditadura. Com a oportunidade de reapresentar sua imagem ao mundo, houve pressão popular e política para maior abertura. Os estudantes foram às ruas – um terminou torturado e morto. As eleições diretas foram marcadas para o ano das Olimpíadas.

Ninguém achava que o Partido Comunista Chinês deixaria em poder como fizeram os generais sul-coreanos. Mas havia uma clara esperança de que o holofote dos jogos produzisse um clima interno favorável a abertura. Talvez, como no caso sul-coreano, isto envolvesse protestos e alguma violência. Mas, no mundo ideal do COI, o governo chinês não teria opção que não ceder.

De sua parte, o governo chinês também fez planos. A televisão local mostra tudo com delay – assim, há tempo para cortar uma imagem de protesto ou outra; há postos de acesso a Internet voltados especialmente para jornalistas. A rede deles não tem censura, mas não é aquela que os chineses vêem. O governo tinha esperanças, também, que os jornalistas, em geral especializados em esportes, estariam tão envolvidos com a cobertura que a ditadura não ficaria exposta demais. Com manhas tecnológicas e um brutal empenho em propaganda, achava que mostraria ao mundo uma ditadura, assim, mais humana.

Não é que daria para prever o que está começando a acontecer. A aposta do COI poderia dar certo. A do governo chinês, também. Só que os planos de ambos vazaram água.

Nos últimos anos, a imprensa internacional vem cobrindo a China como a grande potência do futuro. Este ano, um bocado por conta dos Jogos, isto acaba de mudar. A China é a potência do presente. A segunda maior depois dos EUA. E, assim como acontece com os EUA e como aconteceu noutros tempos com a URSS, sua política externa será vigiada. Haverá gente empenhada em mostrar ao mundo o que esta superpotência faz de mal. É, por assim dizer, uma benesse que acompanha o posto. Uma superpotência não pode fazer o que bem quiser e achar que ninguém vai reparar.

O curioso é que o governo chinês sempre reclamou que havia um duplo padrão, que os EUA podiam fazer o que bem quisessem mundo afora e eles, não. Os EUA descobriram com o Iraque que há limites: o desgaste de sua imagem nos últimos anos foi violentíssimo.

A China é uma ditadura. Seu governo está acostumado a fazer o que bem quer sem que o público interno ligue. Agora, há a pressão externa.

A tocha chega quarta-feira a San Francisco, na Califórnia. Os protestos estão armados. Esta volta ao mundo já virou um pesadelo.

Durante os jogos, será muito pior. Em metade das cerimônias de entrega de medalha, através de gestos diversos, de protestos nas arquibancadas, o mundo estará sendo lembrado dos desmandos chineses.

A ditadura não conseguirá controlar nenhum destes momentos. E não há marqueteiro que consiga restaurar depois.

Tags: China · EUA · Esportes

113 Comentários até agora ↓




  • 1 confetti // 8/April/2008 às 9:54

    VIVA O TIBET AUTONOMO ! VIVA OS J O SEM DITADURA !

  • 2 confetti // 8/April/2008 às 9:55

    o CIO reunido em pekin ta falando da possibilidade de anular o percurso mundial da tocha olimpica ! o governo chines chamou as manifestaçoes de londres e paris de ” agitaçao de alguns independentistas tibetanos” kkk

    a cerimonia no golden gate e chinatown de san francisco ja foram anuladas….alias, sobre frisco, nancy pelosi, representante de san francisco e speaker do senado americano, visitou o dalai lama na india em março e pediu pra bush boycottar a abertura dos jogos….ele recusou !

  • 3 confetti // 8/April/2008 às 9:57

    chegada da tocha esta sendo preparada em san francisco ! a bandeira do tibet ja ta pendurada no golden gate, muita gente ja de camiseta laranja…essa quinta vai ser movimentada por la !
    o dino nao vai entender, como no pais que invade o irak, que tem guantanamo, que é governado por bush, as pessoas possam ter tal atitude contra a repressao chinesa né dino ?
    fico imaginando como vai ser a cerimonia da tocha em paises “nao democraticos”…ela vai passar por islamabad….

  • 4 confetti // 8/April/2008 às 10:00

    sobre os jo, nao esqueçamos que os chineses tbm tem manifestado contra a repressao no tibet…a policia chinesa tem prendido centenas de pessoas…se o movimento aumenta muito, as autoridades estao fudidas….o mundo inteiro ta olhando pra la ! se houverem manifestaçoes gigantes na china, eu quero ver o hu jintao managear….))

  • 5 Guilherme // 8/April/2008 às 10:15

    O COI não deveria abortar o passeio da tocha. A China sente sim essas manifestações pró Tibet (aliás, acho que Tibet é só o mote, como dizem os nordestinos). Aproveitando esse mote, manifesta-se por muito mais coisas com relação à China, e isso sempre ajuda a democracia.

    Mas nunca é demais lembrar quem controla as grandes agências mundiais de notícias. Se os Jogos fossem nos EUA ou na Inglaterra, teria tanta gente protestando contra a brutal invasão do Iraque? Duvido.

  • 6 Guilherme // 8/April/2008 às 10:17

    E, Confetti :

    Tibet livre só de chinês, ou livre também de governo teocrático, opressor e feudal como o dos Lamas?

  • 7 Esprit de porc // 8/April/2008 às 10:19

    Pois eu acho ótimo que estejam acontecendo esses incidentes. As olimpíadas nem poderiam ter caído no colo de Pequim, para início de conversa.
    Estamos apenas testemunhando o início da era de hegemonia da China. E o futuro não é nada bom. Um dia é possível que a humanidade sinta saudades do Bush (Deus nos livre desse cenário!).

  • 8 aiaiai // 8/April/2008 às 10:21

    Então, deu certo para quem quer um mundo com paz, mais livre e democrático.

    As manifestações de agora e mais as manifestações que venham a acontecer durante as olimpíadas não poderão ser tratadas com truculência pelo pc chinês, como eles normalmente fazem, porque o mundo vai estar de olho.
    Então, vão ter que ser tratadas de alguma outra forma, que pode ser a negociação.
    A china, por assim dizer, ficou ou ficará nua no meio da multidão…vai ter que escolher entre duas opções:
    é, to nua, é assim que eu gosto, ou seja, somos uma ditadura, imperialista e vamos dominar o mundo, seu bando de preguiçosos…deixando cair a máscara e fazendo o mundo tomar uma atitude
    ou
    é, a roupa não ficou pronta a tempo, mas com uma ajuda de vocês eu vou dar um jeito, me empresta um paninho ai…, ou seja, eu era uma ditadura, mas agora estou flexibilizando, só quero o melhor para todos, vamos negociar!

    Isso pode vir a ser negativo ou positivo não só em relação à questão dos terrítorios dominados pela china, mas também no que se refere às ações que eles estão realizando em outros países, principalmente na áfrica, e, de quebra, a participação deles no maior desafio mundial: o aquecimento global.

  • 9 Daniel Soares // 8/April/2008 às 10:24

    Repito minha opinião de ontem lá no Open:

    Acho que o completo fiasco do tour pela tocha na Europa incomoda sim. O COI e seus patrocinadores, claro, só querem saber de ganhar dinheiro. E se todo dia em todo o mundo (menos na China, claro) as pessoas assistem o caos em torno de eventos relacionados aos Jogos, os Jogos perdem parte de aura mística e prestígio. O resultado é o menor valor de sua marca, e menor retorno para quem se associa a ela. Quanto ao governo chinês, mais do que ganhar dinheiro, quer prestígio. Quer mostrar ao mundo as maravilhas da China moderna e como ela é capaz de organizar perfeitamente este mega-evento internacional. É uma vitrine para o país. É a China em todas as tvs e jornais do mundo em grande parte do dia durante duas semanas. A onda de protestos, mesmo que não gere um boicote em grande escala, vai tornar essa exposição chinesa na mídia mundial agridoce: olímpiada, esporte, competição, saúde e emoção vai sempre estar associado a repressão, morte, injustiça. Não vai dar mais pra China sair dessas Olimpíadas com uma imagem perfeita aos olhos do resto do mundo.

  • 10 confetti // 8/April/2008 às 10:25

    guillerme….vc é um sonhador né….so do I ! ))

    aia, bem dito ! mas com nuances….)

  • 11 Daniel Soares // 8/April/2008 às 10:28

    E quanto ao comentário #7, concordo em parte. Faz tempo que reajo a quem saúda a “queda” do Império Américano e a ascenção do Império Chinês dizendo que, hegemonia por hegemonia, prefiro a americana.

  • 12 Guilherme // 8/April/2008 às 10:34

    É Confetti…eu e o Martin L. King. E o John Lennon. E Cristóvaõ Colombo e alguns outros.
    Mas pelos seus comentários, sinto que você também é . E com um agravavte: é romântica, hehe.

  • 13 Guilherme // 8/April/2008 às 10:34

    Agravante.

  • 14 Guilherme // 8/April/2008 às 10:36

    Confetti , agora que repareino “So do I”

  • 15 confetti // 8/April/2008 às 10:38

    :-D

  • 16 Guilherme // 8/April/2008 às 10:39

    Nas Olimpíadas antigas, eles paravam todas as guerras entre si, punham de lado as diferenças, e partiam pros Jogos. Celebrava-se a convivência harmônica entre inimigos ao menos por alguns dias.
    Só que o mundo atual não aprendeu essa lição.

  • 17 Daniel Soares // 8/April/2008 às 10:40

    Creio que o melhor para o Tibete seria ter uma autonomia à espanhola, como o País Basco e a Catalunha têm. Teria suas fronteiras defendidas pelo temido exército chinês e poderia participar da festa do boom econômico do lesto do país, bem como contar com maciços investimentos em infraestrutura. O problema, é que a Espanha é uma democracia. A China não. Mesmo a democracia espanhola tem dificuldades de lidar com um presidente de região autônoma mais nacionalista que propões um plebiscito sobre a independência, como aconteceu ano passado no País Basco. Creio que a China não aceita neste momento nem o modelo parecido com o russo, onde as minorias étnicas contam com repúblicas autônomas, com parlamento, presidente constituição e tudo. Mas na hora que é eleito um governo anti-Moscou, pau neles.

  • 18 Maria // 8/April/2008 às 10:41

    A diferença é que os chineses não são influenciáveis como são os americanos.

    Se a China tiver que cancelar a olimpíada para preservar o Tibet ela o fará.

    E matarão tantos monges quantos forem necessários para sufocar a revolta.

  • 19 Maria // 8/April/2008 às 10:43

    Ah, ia esquecendo… Fora do Tibet, comunistas!

  • 20 confetti // 8/April/2008 às 10:45

    robert ménard, boss de reporters sans frontières, ativissimo na organizaçao contra a repressao chinesa

    http://www.rsf.org/

  • 21 confetti // 8/April/2008 às 10:46

    18…ich…

  • 22 Darwinista // 8/April/2008 às 10:49

    Opinião de Clóvis Rossi:

    Não estou defendendo o boicote, por duas razões principais. Primeiro, não tenho claro se esse é um caminho eficaz para evitar violações aos direitos humanos onde quer que seja. Segundo -e principal: a lista dos países em que as liberdades públicas são cotidianamente pisoteadas é extensa, o que significa que uma fatia significativa dos países-membros do Comitê Olímpico Internacional deveria ficar de quarentena (pelo menos).
    Até os Estados Unidos, depois de Abu Ghraib e de Guantánamo, não têm lá muita moral para passar sermões sobre o assunto.
    O grave, no caso da China, é que literalmente todo o mundo fechou os olhos a seus problemas políticos, institucionais e de direitos humanos a partir do momento em que o regime continuou comunista na política, mas virou capitalista na economia.
    Foi para o lixo a teoria de que democracia liberal e capitalismo caminham de braços dados. O capitalismo, sim, caminha. Sozinho.

  • 23 Darwinista // 8/April/2008 às 10:51

    Concordo em parte com Rossi. Minha defesa ao boicote é baseada no fato da China ser uma ditadura, e eu sou um defensor radical da liberdade de expressão em termos institucionais.

  • 24 confetti // 8/April/2008 às 10:52

    nao entendi darwo….cumé ?

  • 25 Daniel Soares // 8/April/2008 às 10:55

    O blog “Pequim 2008″, do jornalista Gilberto Scofield Jr., hospedado no site d’O Globo, traz as impressões de um jornalista brasileiro em Pequim e como a mídia oficial chinesa vem tratando o caos do tour da tocha. É interessante.

  • 26 Darwinista // 8/April/2008 às 10:56

    confettia,

    Todos os países, em menor ou maior escala, violam direitos humanos. Se essa for a bandeira do boicote, deveriam abolir Olimípiadas e Copas do Mundo.

    O que me incomoda na China é a ausência de liberdade de expressão. Mas pra que fique claro: é evidente que sou contra qualquer violação aos direitos humanos. Mas também sou contra o uso de dois pesos e duas medidas.

  • 27 Joao Mello // 8/April/2008 às 10:56

    PD,

    to contigo e nao abro meu chapinha…belo post!
    Estas me saindo um “freedom fighter”…hehehe

    Onde quer que a tirania e o autoritarismo imperem seja ele “de esquerda” ou “de direita” deve ser igualmente combatido.

    Neste ponto sou igual a voce; se tem uma coisa que eu defendo com unhas e dentes e a democracia. Sou um fanatico pela democracia e todas as liberdades humanas e conquistas conseguidas por estas.

    Nao podemos nos permitir relativizacoes a respeito da democracia pois ja vimos aonde isso da…e o ovo da serpente. alguem disse isso ao rossi?

  • 28 Antonio M // 8/April/2008 às 10:58

    Em 1989 quando a China reprimiu violentamente as manifestações na Praça Celetial e tudo continuou como era. Até hoje mostram a imagem de um rapaz parando uma coluna de tanques sozinho mas, o regime continuou e o rapza sumiu e nunca mais foi visto.

    Os gastos militares da China estão oficialemte por volta dos R$ 70 bilhões anuais e também tenho dúvidas quanto a eficência do boicote pois, os EUA fizeram isso com a URSS em 1989 e vice-versa em 1984 e não foi isso que mudou alguma coisa.

    Tem muito romantismo, 1968 nessas manifestçãoes e apesar do mundo ter mudado, não acredito que o PC Chinês vá largar a rapadura tão facilmente assim. Até o Lula a reconheceu como economia de mercado então, se eles quiserem eles compram e não se fala mais nisso.

  • 29 Antonio M // 8/April/2008 às 11:01

    errata: “… os EUA fizeram isso com a URSS em 1980 …” . desculpem.

  • 30 confetti // 8/April/2008 às 11:01

    darw, sou pelo boycott à 100% ! boycott nao, os esportivos nunca aceitariam, mas por açoes como essas que tumultuam o percurso da tocha….chamar atençao da midia mundial sobre a repressao chinesa no tibet e sobre outros problemas de direitos humanos na china…atualmente se trata dos JO de Pekin, entao nao da pra misturar, russia, iran ou zimbabwe…

  • 31 maustar // 8/April/2008 às 11:02

    Parece que em Buenos Aires os hermanos vão usar a tocha pra aquecer as panelas…

  • 32 confetti // 8/April/2008 às 11:03

    ant m, em 1989, dava pra abafar acontecimentos….20 anos depois, estamos na era da informaçao instantanea, nao da mais…nada à ver tiananmen com jo….

  • 33 Daniel Soares // 8/April/2008 às 11:05

    Acontece que em 1980 todo mundo já sabia das malvadezas da URSS e um pouco mais (pelo menos aqui nesse canto do mundo, dado que os comunistas comiam criancinhas, como se sabe). Mas a China, como bem disse, o PD, tem aparecido mais bem na foto do que mal. Os massacres da praça da paz celestial foram as últimas vezes que a China apareceu maciçamente na imprensa mundial como o vilão da história. Aqui no Brasil, então, a China só aparecia de potência do futuro. O cidadão médio de classe média brasileiro tem uma visão positiva. “Nossa, eles crescem 10% e nós a 5% achando bom. Deveríamos seguir o exemplo.”, coisas assim. As manifestações ajudam a virar o fio.

  • 34 Darwinista // 8/April/2008 às 11:06

    confetti,

    A próxima Copa do Mundo será na África do Sul. Veremos manifestações e rumores de boicote pela fato do apartheid ainda existir na prática em muitos setores daquela sociedade?

    A olímpiada de 2012 será em Londres. Veremos manifestações e rumores de boicote se o governo britânico estiver envolvido em alguma invasão atrapalhada de um país do Oriente médio?

  • 35 confetti // 8/April/2008 às 11:07

    isso daniel !

  • 36 Antonio M // 8/April/2008 às 11:08

    Sim confetti mas, é possível o “delayzinho”, uns retoques elêtronicos, políciais e militares ainda melhores equipados, centenas de versões e muita, muita grana ……..

    E “poder de compra” do $$$$$ não mudou nada senão, aumentou !

  • 37 Daniel Soares // 8/April/2008 às 11:09

    Confetti, a sociedada da informação vale para o resto do mundo. A sociedade chinesa não tem acesso à informação livre ma web. E parece que os filtros estão ficando cada vez mais sofisticados. Até páginas brasileiras em português com as palavras Tibete, manifestação e Jogos Olímpicos estão sendo bloqueados por lá. O que a mídia oficial noticia dos protestos é minimizando seu tamanho e dizendo que são controlados por umas poucas organizações anti-china, em tom nacionalista.

  • 38 Antonio M // 8/April/2008 às 11:10

    “…A olímpiada de 2012 será em Londres …”

    E alguma sobre Jean Charles ?

  • 39 confetti // 8/April/2008 às 11:10

    darw….cada coisa em seu tempo…..agora estamos preparando os jo de pekin…em 4 meses…
    o apartheid acabou, os preconceitos atuais na africa do sul sao…economicos !

  • 40 Te // 8/April/2008 às 11:11

    O Gravataí Merengue dá sugestões de como apagar a tocha olímpica:
    http://www.interney.net/blogs/gravataimerengue/2008/04/07/guia_pratico_do_manifestante_engajado_co/

    Um OFF TOPIC: e a dispensa do Ombudsman da Folha, por que o jornal não quer opinião dos leitores via internet, coisa a que o Ombudsman abriu espaço?

  • 41 confetti // 8/April/2008 às 11:12

    gente, tou adorando o papo, mas preciso trabalhar aqui…té mais tarde ! viva a liberdade de ir e vir ! ))

  • 42 Darwinista // 8/April/2008 às 11:15

    Boa, Antonio. Mas se esse assunto já tá frio agora, imagina em 2012…

  • 43 Darwinista // 8/April/2008 às 11:19

    confetti #39,

    Não é bem assim não. Veja só:

    http://www.estadao.com.br/internacional/not_int131682,0.htm

  • 44 Antonio M // 8/April/2008 às 11:20

    Pois é Darw,

    E o presidente do COB Carlos Arthur Nuzman, ontem mesmo disse que se fosse no Brasil os problemas com manifestações não teriam ocorrido.

    Bem, as pessoas não reclamam nem dos péssimos sistemas de saúde, educacional e transporte públicos que usam TODOS OS DIAS e até reelegem ‘Malufs’ e ‘Martas Suplcys com Quércias’ com saudades deles, porque se manifestariam pelo Tibete? Seria paradoxal ….

  • 45 Darwinista // 8/April/2008 às 11:21

    Te,

    Essa história do ombudsman dá uma boa discussão mesmo. Sugiro que você a proponha no Open.

  • 46 Darwinista // 8/April/2008 às 11:22

    Antonio #44,

    Assino embaixo.

  • 47 Prøftël // 8/April/2008 às 11:34

    Eu gostaria de saber é como os chineses (o povão mesmo) tá encarando esse troço.
    Sem povo não rolam umas cabeças, intão…

    hehe

  • 48 Cleopatra // 8/April/2008 às 11:35

    Parece q a ditadura militar no Brasil calou de vez a população…não se viu depois destes episódios o povo lutando por direitos ou defendendo a nação, a não ser qdo a mídia manipulava, como no caso do Collor

  • 49 Antonio M // 8/April/2008 às 11:37

    Cleopatra, a coisa não é tão recente assim não.

    Em 1500 os brasileiros já se vendiam por apitos e espelinhos.

    E Macunaíma é o que melhor sintetiza esse aspecto da população até hoje …..

  • 50 Cleopatra // 8/April/2008 às 11:39

    na minha opinião, a tocha aqui não faria diferença, a não ser causar delírio e comoção nesse povo emotivo.

  • 51 Antonio M // 8/April/2008 às 11:39

    erratas:

    - “…por que se manifestariam …”

    - “…espelhinhos…”

    Antes que algum corretor apareça por aqui. rsrsr!

  • 52 Gunnar // 8/April/2008 às 11:39

    Anonio M #44

    Disse tudo.

    Brasileiro é um povinho mixuruca… gosta é de uma polêmica. Na prática, no dia-a-dia, não faz é NADA.

  • 53 Obama // 8/April/2008 às 11:40

    Não é pq nos outros países tbm nao respeitam os direitos humanos que temo que fazer vistas grossa pra China sou um fiel defensor da liberdade de expressão e esses pseudo-comunistas precisam que o mundo todo mostre sem medo de pressões comercias o que de fato Pequim faz contra aqueles que se opõe ao regime.

  • 54 Obama // 8/April/2008 às 11:42

    Caros, pra ajudar na discussão quem puder leia o artigo de Gilles Lapouge E4 do Estado de hoje

  • 55 Cleopatra // 8/April/2008 às 11:42

    o brasileiro gosta de colocar a culpa na mãe, no pai, no governo, no vizinho. É mais fácil do que colocar a cara pra bater e enfrentar de frente os problemas

  • 56 Antonio M // 8/April/2008 às 11:42

    “…esses pseudo-comunistas …”

    Isso é pleonasmo nénão ?!?!!?

  • 57 Nhé! // 8/April/2008 às 11:52

    Vou fazer minha parte: não vou assistir as Olimpíadas. Pronto.
    Este é meu boicote.

  • 58 Rodrigo // 8/April/2008 às 11:54

    Quero ver como que vai ser a cerimonia de abertura. Todo mundo de laranja.

  • 59 aiaiai // 8/April/2008 às 12:11

    Te, (40)
    Valeu a dica, to chorando de rir…vou até almoçar melhor agora.

  • 60 aiaiai // 8/April/2008 às 12:20

    Antonio M e Gunnar,

    Falem por vocês…o povo brasileiro não é apenas o bando de classe mérdia do qual vocês fazem parte!

  • 61 Guilherme // 8/April/2008 às 12:30

    # 26

    Só pra não perder a oportunidade, defendo a tese de que está todo mundo falando errado. Acho que não são “dois pesos e duas medidas”. Se forem dois pesos, terão que ser duas medidas.
    Agora se for UM peso e DUAS medidas, o ditado fará sentido. Se for só UM peso, só se poderá ter UMA medida.
    (Sendo off topic, o PD deve excluir este comentário, eu acho)

  • 62 Cleopatra // 8/April/2008 às 12:37

    Tbém acho que o povo brasileiro não se resume à classe média como vc sugere. Mas ainda acho que a democracia no Brasil ainda é muito nova mas cresce sem uma identidade de luta, isso é que me assusta! To falando de mim também. Faço parte deste povo

  • 63 Chesterton Dracul // 8/April/2008 às 12:38

    A Amazonia sendo perdida e vocês preocupados com as olimpiadas….

  • 64 Guilherme // 8/April/2008 às 12:43

    Billy The Kid mudou o nick pra Obama?

  • 65 Antonio M // 8/April/2008 às 12:48

    aiaiaiai,

    Aqui o que tem é ‘classe mérdia’ a qual você pertence também, naquela “ala” que está protestando contra a China mas, nunca protestou contra as execuções sumárias de ‘fugutivos do paraíso” em praias cubanas por adorarem o tal caudilho.

    Ou acha que está cheio de proletários que utilizam internet em centros públicos ou que compraram seu computador e banda larga com dinheiro do bolsa esmola?

    Quantos protestos estamos vendo contra o desleixo com a saúde pública a ponto de “ressuscitar” dengue, febre amarela e tuberculose em Pindoram ?!?!?!?!?

    Povinho de merda pouco é bobagem…..

  • 66 Barba Negra // 8/April/2008 às 13:03

    Os empresários admiram a China pela triunfal performance do seu capitalismo de Estado. Alguns, quem sabe, ficam pensando que ainda poderão fazer bons negócios por lá (os famosos “negócios da China”?). Outros, vendedores de produtos culturais e ilusões, ficam sonhando com o imenso mercado consumidor chinês. Outros, ainda, por um cruel ironia da história, estão nas mãos dos chineses em termos econômicos (é o caso dos Estados Unidos).

    Mas a maior parte dos que se omitem é por razões ainda menores. Que coisa, heim? Desconfio que por trás da falta de convicção democrática, há uma generalizada falta de caráter mesmo.

  • 67 Barba Negra // 8/April/2008 às 13:07

    Por falar em falta de caráter, alguém se recorda que o governo Lula, em troca daquela cadeirinha na ONU, reconheceu, em 2004, a soberania da China sobre o território tibetano?

  • 68 anrafel // 8/April/2008 às 13:09

    Pois é, devemos ter cautela ao usar o comportamento de pessoas próximas ou de nós mesmos como referenciais sociológicos. Uma sociedade, principalmente uma sociedade democrática, é complicada em sua interação entre as aspirações pessoais e as demandas públicas.

    Que venham os protestos partidos daqueles democratas sinceros. Se terão resultados práticos imediatos é irrelevante, afinal estão sendo feitos por pessoas e ONGs e não por governos.

    Se a China teme alguma coisa, não são os protestos em si, mas a sua possibilidade multiplicadora dentro do país.

    Ela sabe que o mundo a considera com extremo pragmatismo e interesse econômico, o que vai ser reforçado com o espetáculo de tecnologia e construção civil que será disponibilizado mundo afora.

    O problema (para ela) é que não existe controle de comunicação e restrições à informação que durem tanto ou que sejam cem por cento eficiente. E frestras podem se transformar em rombos.

  • 69 HRP Mané Reloaded // 8/April/2008 às 13:14

    Clovis Rossi hoje na Folha SP tentam colocar os protestos das pessoas nas ruas da inglaterra e na França como parte de um só esquema que pudesse juntar gente , pessoas e suas idéias com os governos ocidentais tão ou quase infratores dos direitos humanos como a Chuina!
    Sr. Rossi não percebeu é que nehum governos ocidental ou seus comites olimpicos fizeram protestos….foi o povo!
    Alguns deputados franceses em suas convicções…..todos protestando não pela e tão somente falta de direitosd humanos na china…..PRTESTA-SE pela LIBERDADE do TIBET!
    TIBET LIVRE e com AUTODERMINAÇÃO SR. ROSSI!
    Estão matando uma civilização e um povo com uma cultura com mais de 2000 anos!
    Isso! é que o Sr. não entende…..vidas estão indo ralo abaixo!

  • 70 HRP Mané Reloaded // 8/April/2008 às 13:24

    Antonio voce não esquece Cuba?
    Fuzilamentos?
    Abu Graib?
    Guantanamo?
    Prisões secretas Da CIA?
    Napalm?
    Guerra contra a Espanha tomando Cuba,Porto Rico e Filipinas da Espanha?
    Guerra genocida do Vietnam?
    Intervenção no Panamá?
    Golpe de 64?
    Apoio irrestrito a qualquer ato arbitrario de Israel….inclusive vetando moções de censura no plenário da ONU?
    Apoio a Sadam Hussein na guerra contra Irã, fornecendo armas quimicas, gases mortais e outras armas proibidas!????
    Antonio deixa de ser safado!

  • 71 HRP Mané Reloaded // 8/April/2008 às 13:26

    Antonio 44!
    A Marta já passou 05 pontos percentuais o ALCK!!!!!

  • 72 Antonio M // 8/April/2008 às 13:27

    Então HRP, se os outros podem Cuba pode também?

    E safado é o Fidel …..

  • 73 HRP Mané Reloaded // 8/April/2008 às 13:27

    Guilherme….os Lamas são opressores?
    Desafio:
    Mostre provas de que isso é verdade!!!!!

  • 74 Antonio M // 8/April/2008 às 13:29

    “..A Marta já passou 05 pontos percentuais o ALCK!!!!! …”

    E daí ?!

  • 75 HRP Mané Reloaded // 8/April/2008 às 13:31

    Antonio…além de b….voce é um h….porque Fidel matou a canalha sim que eram os escroques que sugavam com os EUA a população eponto final, goste voce e quem quiser ou não……já os EUA fazem é só matar e matar há 100 anos ou mais para enriquecer…..Voce anda em boa compania…..mas pobre b…..é uma m…..e leva os outros barranco abaixo na sua cretinice!
    EEEEEEEEEEE……..

  • 76 Barba Negra // 8/April/2008 às 14:13

    E assim o “democrata” ´vem fazendo sua história. Isto se passou em 2004

    (…)”A ausência de um comentário de Lula sobre os abusos ocorridos na China é uma vergonha, sobretudo quando sabemos o quanto sofrem os trabalhadores chineses por conta do desrespeito a seus direitos e que o presidente brasileiro foi um líder sindical atuante”, afirmou Xu Shuiliang, 59, um dos mais conhecidos dissidentes chineses que vivem nos EUA.(…)

    (…)”Ademais, há outros problemas muito graves na China, como prisões sem julgamento, tortura e perseguição política, étnica ou religiosa”, acrescentou Xu, que é membro do Conselho de Coordenação do Free China Movement, uma das maiores iniciativas internacionais pró-democracia na China. Ele passou mais de 12 anos em prisões chinesas por conta de sua ligação com a luta pela liberdade de expressão no país.(…)

    (…)O Brasil afirmou ser favorável ao princípio de uma só China e contrário à independência de Taiwan e do Tibete. Nesse aspecto, a posição do atual governo brasileiro não difere da de anteriores.

    No que tange ao Tibete, todavia, a declaração brasileira foi “decepcionante”, segundo Brian Given, presidente do Comitê Canadá-Tibete de Ottawa, organização não-governamental que faz parte de uma rede internacional de defesa dos direitos dos tibetanos.

    “O que diria Lula se um líder internacional afirmasse ser contrário à independência do Brasil? Ele demonstrou desconhecimento da causa tibetana. Afinal, o dalai-lama [líder espiritual e político -no exílio- do Tibete] já disse que não luta pela independência do Tibete, mas por sua autonomia interna”, avaliou Given.(…)

    Depois quando falo no viés totalitário deles os petistas do pedaço enrijecem os pelos.

  • 77 Gunnar // 8/April/2008 às 15:22

    Classe mérdia, hahahahaha… cê não me conhece, rapaz.

    Nessas horas eu sou forçado a dar razão aos Reinaldos Azevedos da vida quando caricaturizam o esquedista típico…

  • 78 HRP Mané Reloaded // 8/April/2008 às 15:26

    O Lula vai dar um tiro na cabeça por conta dos comentários do Barba………Barbão Burrão!
    Um país se meter na politica interna de outro sem diplomacia é intervencionismo!
    O povo, livre de algemas politicas pode o que um governante aterndo-se a principios diplomaticos e de trelações bilaterais faz AS COISAS DE OUTRO MODO…..MAS SUA VENALIDADE LHE PERMITE ESSAS CRITICAS ,CERTO?
    aLIÁS….A FRASE ” O bRASIL AFIRMOU” ME FAZ PERGUNTAR:
    o BRASIL TEM BOCA?

  • 79 HRP Mané Reloaded // 8/April/2008 às 15:29

    Os fazendeiros do arroz em Roraima cooptam indios e os levaram a praticar um atentado semelhante aos dos islamicos apatetados…..um Monza velho cheio de dinamite não chegou a explodir totalmente proximo a um posto da Policia Federal!
    Pau neles!

  • 80 Antonio M // 8/April/2008 às 15:34

    HRP, espera o open….

  • 81 Barba Negra // 8/April/2008 às 15:46

    HRP, vc já sarou da diarréia?

  • 82 Barba Negra // 8/April/2008 às 15:48

    HRP, no próximo open vou lhe passar a descrição que Dora Kramer fez de seu ídolo. De todas, disparado a melhor até agora.

  • 83 confetti // 8/April/2008 às 16:34

    o pesadelo olimpico desandou por aqui hein…né so aqui nao…))

  • 84 confetti // 8/April/2008 às 16:35

    nancy pelosi tinha pedido, agora foi hillary, para bush boycottar a cerimonia de inauguraçao…ele recusou.

  • 85 Marcos Araújo // 8/April/2008 às 17:17

    Aqueles ditadorizinhos dinossauros e fajutos de cabelo pintado estao no fim. Nao conseguirao segurar o rojao por muito tempo ainda; nao há milagre que os manterá no poder absoluto e ditatorial. A China corre o sério risco de se desmanchar como o Uniao Soviética evaporou-se no ar. As regioes étnicamente diferentes se tornarao autônomas, é questao de pouco tempo, ainda neste século. Um outro movimento tipo Tianamen, porém mais vasto, selará o fim dos déspotas, corruptos e ladroes como quaisquer outros.

    O Partido Comunista chinês, esta excrescência do passado hoje perfeitamente dispensável, deverá ceder lugar e compor com outros partidos que virao. Democrática e possante, a China do futuro dominará econômicamente o mundo. O Ocidente vai dançar, minha gente. O Brasil, a menos que se torne bem mais econômicamente dinâmico e forte, livre dessa politicalha ignara, calhorda e cleptomaníaca, dançará junto.

    Quanto a mim, já começei o boicote de produtos chineses. Farei o que for possível fazer para nao comprar nada fabricado na China. Quanto às Olimpíadas deste ano, já esquecí. Que se fodam. Ademais, aquele estádio garranchudo é horrível, pura merda arquitetônica. Dá ânsias de vômito só de olhar…

  • 86 Barba Negra // 8/April/2008 às 17:21

    Numa vasculhada pelo Alexa deparei com uma informação assaz importante. O site com maior audiência no idioma chinês (simplificado) é o Bandu.com e o sexto colocado é 0 51.com. Não sei se tem a ver mas deve ter ocorrido uma imigração chinesa violenta com destino a Brasília tal a quantidade de acessos provenientes desta província chinesa.

  • 87 confetti // 8/April/2008 às 17:23

    ô m.a. !! para ca falta de educaçao de sumir do blog !! ))

  • 88 Marcos Araújo // 8/April/2008 às 17:24

    Barba Negra no 66: “…Desconfio que por trás da falta de convicção democrática, há uma generalizada falta de caráter mesmo….”

    Mete falta de caráter nisto! De moral, de ética, de tudo. O que manda é o deus dinheiro, mais nada. Vivemos num mundo amoral onde os princípios humanistas - auqueles mesmos que permitiriam a salvaçao da espécie - foram abandonados em favor da grana, custe o que custar. Quando os filhos da puta começarem a explorar o petróleo e o gás do Ártico (tem muito por lá), aí é que a Terra se fode de vez, e com ela o Homem - que nunca foi Sapiens. A Utopia morreu.

  • 89 confetti // 8/April/2008 às 17:26

    nao fala isso ” a utopia morreu”….da desespero !

  • 90 Ricardo Cabral // 8/April/2008 às 17:29

    Cadê o Zictor?

    E PD, você fala:

    “O Comitê Olímpico Internacional tinha uma experiência de sucesso em mente quando escolheu Beijing para sediar os jogos: Seul, 1988. (…) Com a oportunidade de reapresentar sua imagem ao mundo, houve pressão popular e política para maior abertura. (…) As eleições diretas foram marcadas para o ano das Olimpíadas.

    (…) [Em relação à China,]havia uma clara esperança de que o holofote dos jogos produzisse um clima interno favorável a abertura. Talvez, como no caso sul-coreano, isto envolvesse protestos e alguma violência. Mas, no mundo ideal do COI, o governo chinês não teria opção que não ceder.”

    Não sei, ficou parecendo que o COI seria movido acima de tudo por ideais democráticos e de liberdade. Ficou com cara de bonzinho demais, não?

  • 91 Marcos Araújo // 8/April/2008 às 17:31

    Douce Confetti no 86:

    Nao estou tendo tempo
    A Salinas ocupa todo o meu pensamento :o))

    Domingo passado enchí a cara de Beija-Flor, saboreando cada trago, rolando o néctar dos deuses tropicais na boca antes de engolir, aspirando ar e puxando o máximo de bouquet. Delícia pura! Melhor que isso só uma mulher bonita, gostosa e carinhosa, que faz o homem gemer sem sentir dor :o))

  • 92 confetti // 8/April/2008 às 17:33

    ficou ricardo ! mas o “trafico de influencia”, todas, é fortissimo nesse nivel de escolha !

  • 93 confetti // 8/April/2008 às 17:34

    m.a. cachacheiro sempre tem tempo ! nao deixa as pessoas falando sozinhas nos points…))

  • 94 Ricardo Cabral // 8/April/2008 às 17:36

    Pois é, Confetti, mas do jeito que o texto foi ao ar, o COI ficou parecendo cheio de boas intenções, tal e qual o comitê do prêmio Nobel — que volta e meia erra feio, né?

  • 95 confetti // 8/April/2008 às 17:38

    ricardo, observe essa frase ” no mundo ideal do
    coi”….vejo uma ironiazinha….

  • 96 Mr X // 8/April/2008 às 17:52

    E como se isso tudo não bastasse, no outro dia num restaurante chinês da periferia descobriram que faziam os rolinhos primavera com carne de cachorro vira-lata.

  • 97 Leitor do leitor da Carla Rodrigues // 8/April/2008 às 17:56

    kkk**

  • 98 confetti // 8/April/2008 às 17:57

    seu nick grudou em mim chose…)))

  • 99 Ricardo Cabral // 8/April/2008 às 18:17

    Confetti (#94), vi a ironia sim. Apesar disso, não me pareceu que deu conta de anular a imagem positiva inicial sobre as intenções do COI…

  • 100 Barba Negra // 8/April/2008 às 18:19

    Marcos Araújo #87, a democracia pode, por vezes, parecer frágil no seu funcionamento. Mas o nosso dever coletivo é reforçá-la sistematicamente, porque o seu fortalecimento é, incluse, a medida da sobrevivência da nossa identidade cultural, dos nossos valores e das nossas percepções.

    As novas ditaduras e os totalitarismos nunca desprezam a força das máquinas nem a eficiência da propaganda; pelo contrário, se puderem as estimulam, no quadro de uma combinação perversa com a ignorância política e com novas ou recicladas superstições.

    Por isto, Marcos, acho que precisamos estimular nos mais jovens o dom de imaginar, o prazer de aprender, o gozo de descobrir, a vivência de participar. Este é um campo onde uma sociedade democrática não pode fazer quaisquer concessões. Porque é dos jovens que dependerá a prática da cidadania na sociedade que queremos construir. Utópica, pourquoi pas? . E o que mais doi é ver tudo indo ralo abaixo numa velocidade tal que poderá imedir qualquer reação a tempo.

  • 101 Guilherme // 8/April/2008 às 18:42

    Mr.X (#95)

    Isso foi na Argentina.

  • 102 faraó // 8/April/2008 às 18:56

    Duas coisas:
    - o boicote aos jogos olímpicos poderá ser feito pelas redes de TV que se negarem a transmitir parte dos jogos ou as cerimonias de abertura ou encerramento dos jogos.

    - Nem o COI deve ter imaginado que a China morderia com tanta força essa isca. Os dirigentes chineses ainda vão se lamentar muito por terem aceito realizar os jogos. A reação do mundo dentro do seu próprio país, poderá despertar e estimular a coragem dos dissidentes para uma revolta popular.

    Esses jogos serão os mais politizados de todos os tempos.

  • 103 Guilherme // 8/April/2008 às 21:16

    Hoje em dia, tudo é extremamente politizado. Imaginem então J.O. na China!
    Mas o que eu acho que pode ajudar a minar o despotismo, são exatamente essas ações de protesto, de dissidentes mostrando os dentes, de pessoas do mundo inteiro mostrando seu descontentamento. Isso não quer dizer que os outros governos sejam mais “santos”. Só quer dizer que os espaços de manobra pra tirania vai ficando a cada vez menor.

  • 104 Guilherme // 8/April/2008 às 21:34

    “vão ficando”.

  • 105 Guilherme // 8/April/2008 às 21:38

    Recebi um e-mail com belíssimas imagens da China. Só não sei como postá-lo aqui.
    Sou fraco nesse negócio de computador.. Estou longe de ser um high tech…sou de outra época. Quase do tempo da manivela, hehe

  • 106 HRP Mané Reloaded // 8/April/2008 às 22:01

    87! Tome-lhe!
    Caro babaca! Voce merece!

  • 107 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 8/April/2008 às 22:36

    Média com os comunas chineses

    O ministro de Assuntos Exteriores chinês, Yang Jiechi, elogiou a posição do Brasil em relação ao conflito entre a China e o Tibete e também aos Jogos Olímpicos de Pequim, marcados para agosto deste ano.

    Segundo a imprensa estatal chinesa, em uma conversa por telefone com Jiechi ontem, o chanceler brasileiro Celso Amorim reafirmou que o governo brasileiro considera que o Tibete é uma parte inalienável da China e mantém firme o seu apoio à política de uma só China.

    Celso Amorim também enviou seu respaldo aos Jogos de Pequim e desejou o sucesso da competição.

    chest- enquanto isso, Lula dá Roraima paraa ONU….

  • 108 Nassau // 9/April/2008 às 8:15

    Por mais que alguns não queiram reconhecer, o foco dos protestos não é tanto a ditadura chinesa em si,
    e sim a opressão da China sobre o Tibet. Fosse a ditadura em si a experiência seria semalhante a da Coréia do Sul. Sem dúvida que a liderança espiritual e moral exercida pela figura emblemática de um ícone como Dalai Lama, uma espécie de Gandhi da atualidade faz toda a diferença, no sentido de atrair as simpatias e catalizar este movimento.

  • 109 confetti // 9/April/2008 às 8:27

    lindo coment nassô !

  • 110 Bruno Mota // 11/April/2008 às 1:43

    Tibet grátis? Eu quero! Parece que na televisão estão oferecendo isto em São Francisco, Paris e Londres. Seja isto o que for, espero que chegue no Brasil ;^)

  • 111 Izabel // 13/April/2008 às 10:43

    Dalai Lama não é Gandhi

    http://bluethinks.blogspot.com/2008/04/dalai-lama-no-gandhi.html

  • 112 Baruch // 13/April/2008 às 19:54

    O dalai lama já está arregando e disse que não brinca mais se a violência continuar. A ditadura chinesa é perversa, como qualquer outra, mas está bem longe de estar podre, na minha opinião. Logo que acabarem as olimpíadas, a gritaria cessará, a cobertura política encontrará outro assunto para entreter o público e tudo voltará mais ou menos ao estado anterior ao evento, a despeito do Tibet e do Dalai Lama e dos enxovalhados direitos humanos. Money makes world around… e a China tem grana de montão, o suficiente para promover outro massacre da Praça da Paz Celestial e ficar tudo por isso mesmo.

    As diplomacias continuarão com as advertências retóricas, mas não creio que estejam mesmo interessadas em pressionar Pequim de verdade, há muita coisa em jogo. Fora que é bastante útil para os diversos governos ao redor do mundo, que as pessoas se mobilizem em função de problemas no Tibete e esqueçam os problemas internos de seus países.

    E não tenho dúvidas: se a situação interna encrespar, por qualquer motivo, o governo chinês abaixa forte o porrete na oposição e não tem pressão externa que possa deter isso. Será assim durante muito tempo ainda porque os chineses não querem, não pretendem e não vão pautar sua agenda pelo sacros valores democráticos ocidentais.

  • 113 CHINES NO BRASIL // 27/April/2008 às 16:10

    cara, eu sou chines e nasceu em beijing, li todos os disculcoes de voces, acho que as coisas nao sao tao simples assim, hoje em dia as midias tem muita forca de manipular a mente das pessoas, pelo eu sei, a politica chines por enquando nao tem uma condicao de deixar tudo mundo fazer eleicao, isso tem a ver com historia, com cultura, a china e um grande pais, e e muito dificil de administrar todo o povo, entao nosso pais estamos funcionando um jeito muito especifico, a china ja e a participante de WTO, e economicamente aberto.

    outra coisa tambem preciso dizer para voces, e que nem todos paises democraticos estao funcionando perfeitos, eles tambem tem problema de corrupcao, problema de seguranca, os filhos estao abandonando nas ruas.

    e ate muitas vezes, as pessoas, meu colega brasileiro me pergunta assim, voces comem muito cachorro?? eu acho que sim, mas ja era, e pelo contrario, eu vi muitos pessoas aqui abandonam os caos, e eles sofrem um perigo de atropelar nas ruas……

Leave a Comment