Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

Pedro Doria header image 2

Cesar Maia, Ivan Frota e aquela vontade de ditadura

April 4th, 2008 · · 187 Comentários

O prefeito carioca Cesar Maia divulga hoje, em seu ex-blog, o endereço brasileiro da ‘Agência de Notícias Nova Colômbia‘. É a assessoria de imprensa das Farc. Cesar então se pergunta: ‘E fica por isso mesmo? É legal?’

Mas é claro que é.

O prefeito, os seus e até a maioria do Brasil têm o direito de discordar. Dizer continuará a ser legal.

Assim, Cesar lembra o velho e continuamente saudosista da ditadura brigadeiro Ivan Frota que, num artigo para celebrar o aniversário da Redentora, avisou ao presidente para que não ’se omita e exerça sua responsabilidade constitucional de defender os legítimos interesses do País. Se não o fizer, haverá quem o faça, o que já poderá ter começado.’ (dica do Sergio Sikera)

Prefeito que pede censura da livre expressão, brigadeiro da reserva que teima em ameaçar as instituições da República… quando a gente acha que o Brasil vai mal, lembra que já esteve muito pior.

Tags: Brasil

187 Comentários até agora ↓




  • 1 Elias // 4/April/2008 às 10:37

    Brigadeiro da reserva é cabo…

  • 2 Gabriel // 4/April/2008 às 10:37

    Pelo “Redentora” o Stanislaw agradece. :-]

  • 3 Elias // 4/April/2008 às 10:38

    E César, o maia, é doido.

  • 4 Swamoro // 4/April/2008 às 10:39

    Se já esteve pior? Nem diga. Se está melhor? Ao menos a gente sabe que pode ser outro. Se vale a pena? Ainda bem que temos eleições livres.

  • 5 Darwinista // 4/April/2008 às 10:41

    Esse Ivan Frota é um paspalho. Senão vejamos:

    Sem qualquer oposição do Governo, especialistas de outros países infiltram-se nessas reservas, impõem-lhes seus idiomas e costumes, proíbem a entrada de brasileiros e despertam-lhes sentimentos separatistas, induzindo-as à criação de nações próprias.

    Como diria meu caro Antonio M, teoria da conspiração pouca é bobagem…

    Por outro lado, programas de mídia financiados por capital externo, com objetivos dúbios, `martelam`, diuturnamente, a opinião pública com dados meteorológicos distorcidos e exageradas previsões de desastres ecológicos iminentes, praticando verdadeiro terrorismo ambientalista.

    É preciso denunciar, denunciar e denunciar, quantas vezes forem necessárias, que o objetivo verdadeiro dessa pantomima do teórico e ridículo `aquecimento global` não é outro senão o de frear o desenvolvimento dos países emergentes, dentre outros, a China, a Índia e, no caso do Brasil, o de impedir a ocupação e o desenvolvimento racional da Amazônia.

    Taí Chest, achaste um parceiro pra campanha “Vamos continuar a foder com o planeta”.

    Enganam-se, sim, porque as Forças Armadas sempre estarão prontas para ir às últimas conseqüências, a fim de preservar a segurança da Pátria e a integridade de seu Território.

    Ah é? Porque não começam a se mexer então e tiram os traficantes dos morros cariocas? Ah, vá lamber sabão, seu Frota…

  • 6 Mari // 4/April/2008 às 10:43

    Já que vc tocou no assunto PD, a não imprensa de Minas está mais uma vez se omitindo, já que não me diz o que realmente aconteceu nesse caso (essa do estado de minas mal pode ser considerada uma nota): http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2008/04/04/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=57520/em_noticia_interna.shtml e aqui http://www.midiaindependente.org…04/ 416264.shtml

    no caso de realmente haver violência gratuita contra estudantes em debate, me parece uma forma e tanto de comemoração da Redentora, não?

  • 7 confetti // 4/April/2008 às 10:49

    esse é o tipo de post perfeitamente hermético pra mim…nao sei de wtf estao falando ! mas pro darw negritar assim, boa coisa nao é….))

  • 8 Darwinista // 4/April/2008 às 10:52

    confetti, tem algumas coisas que me tiram do sério:

    1. Racismo.
    2. Irresponsabilidade ecológica.
    3. Saudosismo em relação à ditadura. Qualquer uma.

  • 9 Nhé! // 4/April/2008 às 11:01

    …quando a gente acha que o Brasil vai mal, lembra que já esteve muito pior.

    Pelo andar da carruagem, o Brasil vai voltar ao patamar do pior em breve.

  • 10 nada será como antes // 4/April/2008 às 11:01

    “Forças armadas prontas para ir às últimas conseqüências” significa vontade de restaurar o estrume fardado.

    Esses caquéticos deveriam se envergonhar da desgraça que impuseram à sociedade.

    Esse prefeito , perfeito lixo reacionário, deveria se preocupar com sua cidade, infestada pela dengue. Ataca a agência noticiosa porque ela é a única confiável acerca da realidade colombiana.

  • 11 Prøftël // 4/April/2008 às 11:03

    Essa conversa de gringo em área indígena não é nova e já foi falada aqui.
    Ainda acho que lugar de gringo é no Rio ou em Salvador fazendo turismo, uma ou outra aldeiazinha prá visitar e tirar foto tudo bem.
    Quanto à dita dura, só a minha e olhe lá.
    E lugar de general da reserva é em casa de pijama escrevendo livro de memórias, nada de se meter em política e ficar fazendo ameaça.
    Pô.

  • 12 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 4/April/2008 às 11:09

    Sem qualquer oposição do Governo, especialistas de outros países infiltram-se nessas reservas, impõem-lhes seus idiomas e costumes, proíbem a entrada de brasileiros e despertam-lhes sentimentos separatistas, induzindo-as à criação de nações próprias.

    Como diria meu caro Antonio M, teoria da conspiração pouca é bobagem…

    chest- sua ignorancia É PROPOSITAL! Voscê não sabe porque não quer saber. A Amazonia está sendo repartida na ONU.

    ======================

    Por outro lado, programas de mídia financiados por capital externo, com objetivos dúbios, `martelam`, diuturnamente, a opinião pública com dados meteorológicos distorcidos e exageradas previsões de desastres ecológicos iminentes, praticando verdadeiro terrorismo ambientalista.

    É preciso denunciar, denunciar e denunciar, quantas vezes forem necessárias, que o objetivo verdadeiro dessa pantomima do teórico e ridículo `aquecimento global` não é outro senão o de frear o desenvolvimento dos países emergentes, dentre outros, a China, a Índia e, no caso do Brasil, o de impedir a ocupação e o desenvolvimento racional da Amazônia.

    Taí Chest, achaste um parceiro pra campanha “Vamos continuar a foder com o planeta”.

    chest= não é o que você quer, continuar a fod.er com o brasileiro? A Amazonia era nossa.

    ==================================

    Enganam-se, sim, porque as Forças Armadas sempre estarão prontas para ir às últimas conseqüências, a fim de preservar a segurança da Pátria e a integridade de seu Território.

    Ah é? Porque não começam a se mexer então e tiram os traficantes dos morros cariocas? Ah, vá lamber sabão, seu Frota…

    chest- = porque é inconstitucional

  • 13 Darwinista // 4/April/2008 às 11:16

    Chest,

    1. Prove que a Amazônia está sendo repartida na ONU.

    2. Eu quero que o ser humano pare de foder o planeta, Brasil incluso.

    3. Se é inconstitucional, reveja-se essa questão, mude-se a constituição e ponha-se as Forças Armadas pra limpar os morros.

  • 14 Darwinista // 4/April/2008 às 11:19

    Olha aqui com o que o brigadeiro-gorila deveria se preocupar:

    O desmatamento na Amazônia continua em alta, mesmo em mês de chuva. Dados do sistema Deter, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que detecta a devastação em tempo real, mostram que no mês de fevereiro foram derrubados 724 quilômetros quadrados de floresta na região, um número 12% maior que os 639 quilômetros quadrados derrubados em janeiro.

  • 15 nada será como antes // 4/April/2008 às 11:19

    Darwinista,

    A melhor atitude, com relação às FFAA, é não chamá-las para nada, nunca.

    Esse pessoal, quando é chamado para algo, se acha com crédito perante o país e, logo após, apresenta a conta. Relembre a História brasileira do século XX.

  • 16 Darwinista // 4/April/2008 às 11:22

    nada,

    Isso acontece porque a sociedade civil não sabe e nunca soube se impor. Ela precisa mostrar às FFAA onde é seu lugar, que é o serviço à Pátria e submissão aos que pagam seus soldos.

  • 17 aiaiai // 4/April/2008 às 11:24

    É por essas e outras que as vezes dá inveja da argentina. Lá, o frota estaria na cadeia!

  • 18 Te // 4/April/2008 às 11:28

    Além de escrever livro de memórias, outra ocupação ótima pra militar reformado é ser síndico de condomínio.

  • 19 nada será como antes // 4/April/2008 às 11:30

    Darwinista,

    Pois é, deveria ser como você diz. Mas, na prática, o alto oficialato se alia ao que há de mais podre e reacionário nas elites e começa a insuflar reações anti-civís. No momento seguinte, cometem golpes. No terceiro estágio, se livram daquelas elites e passam à prática de sempre, com arroubos de ordem intestinal.

    Lugar de militar é nas fronteiras e nos quartéis, para limpar latrinas, lustrar canhões e brincar de soldado.

  • 20 Daniel Soares // 4/April/2008 às 11:32

    O “últimas conseqüências” vai até onde? Até rasgar a Constituição? Porque se subir no morro é inconstitucional, não se limitar a cumprir as ordens do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas também é. De qualquer forma, o Brasil hoje é um país melhor porque o presidente do Clube da Aeronáutica escreve ameaças veladas à ordem constitucional (chamando-a, inclusive, de ilegítima) e ninguém liga.

  • 21 Darwinista // 4/April/2008 às 11:33

    nada,

    pois é. Mas isso só acontece por que a sociedade civil permite. É omissa e acomodada.

  • 22 Ricardo Cabral // 4/April/2008 às 11:33

    “Ataca a agência noticiosa porque ela é a única confiável acerca da realidade colombiana.” nada será como antes (#9) (grifos meus)

    nsca, de uma maneira geral, costumo alinhar-me à maioria dos teus comentários. Só que na defesa de um certo pensamento de esquerda, às vezes você exagera na ênfase. Que essa “Agência de Notícias Nova Colômbia” seja um outro ponto de vista, vá lá. Mas dizer que ela é “a única [fonte] confiável“, e que o louco do Cesar Maia a ataca por causa disso, é carregar demais nas tintas, fazendo com que os teus argumentos percam muito da costumeira substância.

    Abraços

  • 23 Daniel Soares // 4/April/2008 às 11:34

    Quanto a mandar o homem pra cadeia. Não é por aí. Na reserva, ele pode falar o que bem entender, assim como nós aqui somos livres pra concordar com ele ou espinafra-lo. Agora, se fosse da ativa, aí sim, caracterizava-se como insubordinação.

  • 24 Darwinista // 4/April/2008 às 11:34

    Bravo, Daniel Soares!

  • 25 Fabricio // 4/April/2008 às 11:38

    O único alento é que faltam alguns meses para que o prefeito virtual, que governa o Rio achando que está jogando Sim City, deixe seu cargo. Impressionante como um político que tinha fama de competente acaba dessa forma seu mandato, como um falastrão, um bufão querendo discutir a esfera a qual o mosquito da dengue está subordinado para ser combatido (como se o inseto se importasse com isso). Lamentável.

  • 26 Darwinista // 4/April/2008 às 11:42

    Fabricio,

    Jura que ele tinha essa fama? Aqui de Sampa a impressão que ele me passou sempre foi de um Maluf com sotaque carioca…

  • 27 Ricardo Cabral // 4/April/2008 às 11:42

    Fabricio, o Cesar Maia sempre deu bom dia a cavalo. Essa conversa de ser bom administrador foi o único hoax que ele espalhou com sucesso por aí.

  • 28 Burn the Witch! // 4/April/2008 às 11:42

    César Maia? Ora, eu nçao suporto as Farc, mas o prefeito carioca devia era estar matando mosquito!

  • 29 nada será como antes // 4/April/2008 às 11:43

    Ricardo Cabral,

    De meu ponto-de-vista, as fontes oficiais colombianas não têm credibilidade alguma . O porta-voz uribe é representante autêntico do “pensamento” de Cesar Maia e do brigadeiro acima referido. Para mim, as autênticas vozes colombianas estão silenciadas pela cada vez mais expressiva intervenção norteamericana.

  • 30 Darwinista // 4/April/2008 às 11:46

    Agora que eu me toquei: esse “aquela vontade de ditadura” no título do post contém uma certa ambiguidade, não?

  • 31 Daniel Soares // 4/April/2008 às 11:47

    Quanto à dengue no Rio, é a mostra de que se o Brasil hoje é um pouco melhor, velhas mazelas continuam igual. Todo mundo tem um tanto de culpa no cartório. Governos Federal, Estadual e Municipal. Além da população, não nos esqueçamos de nós, que deixamos nossas águas devidamente paradas. E na hora da crise, ao invés de cada esfera agir imediatamente dentro de seus recursos, que são limitados, podemos entender isso, preferem atirar a culpa uns nmos outros. Ainda mais em ano eleitoral. E justiça seja feita, ninguém tem feito menos que o prefeito.

  • 32 Ricardo Cabral // 4/April/2008 às 11:48

    O problema, nsca, é que o que vc chama de “autênticas vozes colombianas” não necessariamente estariam bem representadas pela tal agência. A complexidade do cenário não comporta posições com pinta de maniqueístas. É a crítica que fiz ao seu comentário de hoje…

  • 33 Rodrigo // 4/April/2008 às 11:49

    No dia que o Brasil tiver uma democracia de verdade, no dia seguinte que um gorila do tipo do Ivan Frota abrir a cloaca pra falar merda ia ganhar de presente uma dispensa com desonra, ia perder a patente, todas as condecorações e a aposentadoria. Quer falar merda fala, mas fora das forças armadas e com pensão do INSS.

  • 34 Daniel Soares // 4/April/2008 às 11:50

    Mas o que mostra que estamos de fato melhor n’alguns quesitos é que, há 30 anos, uma epidemia como essa seria abafada com censura à imprensa sobre qualquer culpa no cartório de qualquer esfera administrativa. No máximo queimariam um secretário de saúde botando a culpa exclusivamente nele, se o caos fosse impossível de esconder.

  • 35 Ricardo Cabral // 4/April/2008 às 11:52

    Daniel (#33), é verdade.

  • 36 Rodrigo // 4/April/2008 às 11:52

    E olha que eu to sendo bonzinho com o Ivan Frota. Tem muita gente boa, que trabalhou a vida toda, não é apoiador de tortudor bandido assassino e ganha uma merreca de aposentadoria.

  • 37 nada será como antes // 4/April/2008 às 11:55

    Ricardo Cabral,

    Essa agência coloca as vozes que ela representa.

    Sou favorável a que todas as correntes políticas se manifestem.

    O que não tolero é a unilateralidade canhestra e de mão-única das posições oficiais daquele governo.

  • 38 Daniel Soares // 4/April/2008 às 11:59

    O Frota já foi melhor. Há dez anos, discordando-de-tudo-isso-que-aí-está, ele tentou o caminho constitucional. Candidatou-se à presidência da República pelo Partido da Mobilização Nacional. Ficou em quinto lugar com 251.336 votos. Correspondentes a 0,37% do total dos votos válidos. Foram 50 mil votos a mais que o candidato do PSTU. Curioso que os dois consideram a ordem constitucional ilegítima e a nossa, uma falsa democracia.

  • 39 Renato // 4/April/2008 às 12:01

    Que a parte das ONG´s na amazônia é preocupante eu concordo totalmente. O grande problema é que não fazemos a menor idéia do que esses caras estão fazendo por lá simplesmente pq não temos controle.

    Inclusive tem o livro Darkness em Eldorado que acusa uma dupla de americanos (um geneticista e um antropólogo) de um massacre entre os Yanomami nos anos 60 devido à pesquisas com vacinas.

    Obviamente concordar com um ponto não significa apoiar os saudosistas da ditadura.

    No mais o César Maia está é querendo sair de fininho da grande cagada que foi essa epidemia de dengue. Que me lembre a “ponta”, a aplicação do recurso e as ações de prevenção estavam na esfera de influência do município. Inclusive me surpreende o tratamento “Obama” que a imprensa vem dando ao prefeito.

  • 40 Antonio M // 4/April/2008 às 12:04

    “É a assessoria de imprensa das Farc. Cesar então se pergunta: ‘E fica por isso mesmo? É legal?’

    Mas é claro que é. …”

    É mesmo pois estamos numa democracia, seja ela capenga ou não. Mas a pergunta que eu faço é: Se eles estivessem no poder, dariam essa mesma abertura para seus oposicionistas?

    Basta lembrar de Chavez cassando concessões, Cuba, Coréia do Norte e China censurando o uso de internet.

  • 41 Renato // 4/April/2008 às 12:05

    Nada sera…

    acredito que ambas as fontes de informação do governo e das FARC são parciais, não?

    Já a voz “legítima”, isso já é algo mais complicado. Talvez de um bom balanço entre ambas consiga se esboçar esse legítimo.

  • 42 Swamoro // 4/April/2008 às 12:05

    Parece a crônica de um País provisório. Ou de convescote ou recreio com hora para o bedeu falar que acabou a brincadeira. Todo undo tem de respeitar a Democracia.

  • 43 Antonio M // 4/April/2008 às 12:07

    Frota, PSTU e congêneres representam um radicalismo que a tempos prova que não dá certo em lugar nenhum . A não ser que seja na marra e dando certo para seus “mantenedores”…..

  • 44 Guilherme // 4/April/2008 às 12:08

    O Ivan Frota pode falar o que ele quiser. E a gente aqui pode e deve cair “de pau” nele sempre que disser besteiras. Aliás, essas aves de mau agouro estão sempre esperando uma brecha pra ameaçar, e compete a todos nós escorraçar suas idéias de jerico. E se quiser ter peso político, que se candidate a um cargo.

    Cesar Maia é uma piada de mau gosto.

  • 45 Henrique // 4/April/2008 às 12:10

    PD, não entendi!

    Ao mesmo tempo em que você critica o César Maia por querer censurar a liberdade de expressão, você censura o general por ter se expressado. Quer dizer: a Farc pode dizer o que quiser, mas o general não? Que o general possa expor suas idéias (mesmo que não concordemos) tanto quanto a Farc (mesmo que não concordemos).

  • 46 nada será como antes // 4/April/2008 às 12:13

    Renato,

    Note que, em meus comentários, fale em “vozes”, não em “voz”.

    A voz das FARC é uma delas. Sou a favor de que as demais se manifestem, com exceção da dos paramilitares, que é a mesma do porta-voz uribe.

  • 47 Antonio M // 4/April/2008 às 12:14

    “…Sou a favor de que as demais se manifestem, com exceção da dos paramilitares, que é a mesma do porta-voz uribe. …”

    Tô falando ……

  • 48 Barba Negra // 4/April/2008 às 12:18

    “É a assessoria de imprensa das Farc. Cesar então se pergunta: ‘E fica por isso mesmo? É legal?’

    Mas é claro que é. …”

    Quero ver se quando o equivalente brasileiro às Farc, o PCC, instituir sua agência de notícias por aqui alguém ficará discutindo se é crime ou não?

  • 49 Nhé! // 4/April/2008 às 12:38

    Depende, Barba. O PCC vai usar cartão corporativo? =-)

  • 50 Antonio M // 4/April/2008 às 12:47

    BN e Nhé, com certeza nós e outros ficaremos discutindo sim.

    E enquanto discutimos, o PCC …..

  • 51 Mr X // 4/April/2008 às 13:11

    Na boa gente,

    O Nada aqui é um Farcista de marca maior, e vem aqui criticar “porta-voz do Império”.

    As FARC terem “assessoria de imprensa” é legal. O que é ilegal é a formação de quadrilha, o roubo, o seqüestro, o narcotráfico, etc…

    E os “adevogados do PCC”? São legais, não são?

    “A voz das FARC” parece um programa de rádio muito ruim.

    E a voz da Ingrid?

  • 52 Mr X // 4/April/2008 às 13:12

    Fora do tema — PD

  • 53 Zé Bush // 4/April/2008 às 13:13

    well….não só o Ivan Frota, mas PSTU,PSOL e outros radicais extremistas não passam de marionetes mofadas e sem nenhuma utilidade democrática. Mas é bom que tenham voz e expressem seu, digamos, “pensamento”. É pelo cheiro que se encontra a merda.

  • 54 RFS // 4/April/2008 às 13:13

    “Quero ver se quando o equivalente brasileiro às Farc, o PCC, instituir sua agência de notícias por aqui alguém ficará discutindo se é crime ou não?”

    Muitíssimo bem lembrado.

    As FARCs buscam solapar as instituições democráticas e não devem ser saudadas por isso.

  • 55 Darwinista // 4/April/2008 às 13:14

    X,

    Se bobear a coitada da Ingrid não tem nem mais força pra falar. Que voz ele poderia ter?

  • 56 Darwinista // 4/April/2008 às 13:15

    ops, que voz elA…

  • 57 Mr X // 4/April/2008 às 13:15

    Na cadeia, entrou em contato com organizações de esquerda e partiu, então, para o banditismo político de esquerda.

    É o caminho do PCC também… Não esqueçam que eles dizem lutar por “liberdade, justiça e paz” e “melhores condições no sistema prisional brasileiro”.

    O Marcola é o ídolo dos intelectuais esquerdinhas.

  • 58 Antonio M // 4/April/2008 às 13:17

    Fora do tema — PD

  • 59 DE SACO CHEIO // 4/April/2008 às 13:23

    Aguardemos, dentro do mais livre espírito da liberdade de expressão, as agências de notícias do PCC, do CV, da ADA e do Terceiro Comando.
    Nada como usar os instrumentos da democracia para solapá-la.

  • 60 Darwinista // 4/April/2008 às 13:26

    Ok, tudo que estão falando das FARC faz parte do que eu penso também.

    Mas até agora, à exceção do Antonio M, não li nenhum dos membros da direitada do blog criticar o brigadeiro Frota. Posso entender o porque?

  • 61 RFS // 4/April/2008 às 13:30

    “Mas até agora, à exceção do Antonio M, não li nenhum dos membros da direitada do blog criticar o brigadeiro Frota. Posso entender o porque?”

    O Pedro Doria fez isso no post. Parece que todos concordaram.

  • 62 Darwinista // 4/April/2008 às 13:34

    RFS,

    Se a dinâmica do debate fosse se calar quando se concordasse com o blogueiro, essa caixa de comentários perderia boa parte da função.

    E vários comentaristas manifestaram sua indignação com o aparvalhado Frota, menos a direitada. Não te parece curioso isso?

  • 63 Antonio M // 4/April/2008 às 13:35

    “…membros da direitada do blog ..”

    O que que é isso “direitada” ? Algum clube, partido? Eu não assinei nenhum tipo de ficha de filiação não!! Estou fora ! rsrsrsrsrsr!!!!

  • 64 Darwinista // 4/April/2008 às 13:39

    hahahahahaha

    Pô Antonio M, eu achei que você fosse membro efetivo da banda da direita aqui do Weblog…

  • 65 Antonio M // 4/April/2008 às 13:40

    O Zé Bush criticou-o também mas, ele é o quê então? esquerdada, centrada ou direitada ?!?!?!?!?!?!? rsrs!

  • 66 Darwinista // 4/April/2008 às 13:42

    Opa!! Muito bem observado, Antonio!

    O Zé Bush, outro notório direitoso do Weblog, criticou o brigadeiro também.

    Equivoquei-me e desculpo-me.

  • 67 Nhé! // 4/April/2008 às 13:46

    Ainda bem que não sou filiada em nenhuma posição da rosa dos ventos, fico livre para criticar e/ou elogiar quem eu bem entender.

  • 68 Mr X // 4/April/2008 às 13:46

    Quem é a “direitada”?

    Quanto ao Brigadeiro Frota, não posso criticá-lo pois é meu amigo, participamos juntos de caçadas aos comunistas (com rifle automático) nos saudosos anos 60… Kkkkkk.

  • 69 Mr X // 4/April/2008 às 13:47

    Just kidding.

  • 70 Antonio M // 4/April/2008 às 13:47

    Me enquadro mais na filosofia da Nhé…..

  • 71 Darwinista // 4/April/2008 às 13:50

    Ora X, você sabe muito bem quem é a direitada, os direitosos, os direitistas, a direitude do Weblog.

    Quer ver só? Vou pedir pro HRP listar todos os nomes que pra ele fazem parte do bloco direitoso.

    Manda ver, Romeu.

  • 72 Darwinista // 4/April/2008 às 13:51

    Eu também sou do grupo da Nhé!

    aliás, eu ficaria do lado dela de qualquer jeito…

    ;-)

  • 73 Mr X // 4/April/2008 às 13:52

    Fora do tema — PD

  • 74 Nhé! // 4/April/2008 às 13:54

    Aos meus aliados da vã filosofia não-aliada um carinho especial.

  • 75 Chesterton // 4/April/2008 às 14:14

    darwinista, 13, que espécie de idiota é você?

  • 76 Joao Mello // 4/April/2008 às 14:14

    Fora de tópico — PD

  • 77 Darwinista // 4/April/2008 às 14:18

    Chest,

    A espécie de idiotas que faz perguntas. Que não aceita passivamente o que cretinos como você querem nos fazer acreditar.

    By the way, você não respondeu aos três pontos que eu listei.

  • 78 Pedro Doria // 4/April/2008 às 14:24

    Henrique, mas eu não quero censurar o ex-brigadeiro. Pelo contrário. Estou ampliando a divulgação de suas idéias.

    No Brasil de hoje, é só um velhinho excêntrico, um reacionariozinho daqueles, das antigas, que fica ali caricaturalmente de dedo em riste ameaçando derrubar a República. Houve o tempo em que esse tipo de gente dava medo. Hoje é pra achar graça…

  • 79 confetti // 4/April/2008 às 14:33

    Fora do tema — PD

  • 80 Barba Negra // 4/April/2008 às 14:33

    Darwin, sobre o brigadeiro Ivan Frota digo que ninguém do governo rebateu nenhuma de suas informações sobre a Amazônia. Ele tem razão quanto à degeneração das instituições em marcha neste governo (existem fartos exemplos do desprezo de Lula pelos poderes da República). Ele tem razão quando diz que este governo é fraco e só está de pé pela força da sua “caridade” (com os miseráveis e com os políticos e alguns empresários do país). Ele tem razão quando vê e nos alerta sobre o perigo da perda de autonomia da nação. Ele tem razão quando fala sobre a impunidade que os grupos paramilitares brasileiros tipo MST, LCB, Via Campesina e outros recebem por parte das autoriddes e das FFAA. Discordo quando ele ameaça com uma volta de um regime de exceção. ´Só não dispenso a ajuda dos militares e de outros setores comprometidos com a democracia quando chegar o momento de combatermos o totalitarismo que se aproxima a galope.

  • 81 confetti // 4/April/2008 às 14:34

    pd vai me deletar tb né….tant pis…((

  • 82 Darwinista // 4/April/2008 às 14:37

    Só não dispenso a ajuda dos militares e de outros setores comprometidos com a democracia quando chegar o momento de combatermos o totalitarismo que se aproxima a galope.

    Com todo o respeito Barba, esse frase tem cheiro, gosto e aparência de 1964…

  • 83 confetti // 4/April/2008 às 14:39

    PD, censa ai com um offzinho de pedido : nao vamos comemorar martin luther king ? tou igual o moisés com daniel barenboim….)))

  • 84 Mr X // 4/April/2008 às 14:42

    Defende terrorista sim, confetti. Esse fdp matou gente e tem que responder à justiça italiana. Cadeia pra ele! Porque querem protegê-lo?!!?!?!

  • 85 confetti // 4/April/2008 às 14:44

    ……..

  • 86 Mr X // 4/April/2008 às 14:45

    E não é fora de temaaaa!

    Battisti é um terrorista dos anos 60!!

    Tais “anos de chumbo”!

    E o Barba tem razão, fizeram picuinha com uma frase do artigo, mas não contestaram nenhuma das informações…

  • 87 Mr X // 4/April/2008 às 14:47

    Confetta,
    Pensa um pouco aqui comigo, se ele fosse um mero assaltante e assassino sem ideologia, seá que alguém o defenderia?

  • 88 Mr X // 4/April/2008 às 14:49

    E se ele é escritor, que escreva da prisão, oras. Estar preso nunca impediu ninguém de escrever…

  • 89 Antonio M // 4/April/2008 às 14:49

    E o Achille Lolo? Escapou mesmo, para sempre ?!?!

  • 90 Mr X // 4/April/2008 às 14:49

    Fora do tema - PD

    (ação preventiva)

  • 91 confetti // 4/April/2008 às 14:52

    eu queria te ver na italia durante os anos de chumbo….

  • 92 confetti // 4/April/2008 às 14:52

    fora do tema - PD

    açao preventiva

  • 93 Barba Negra // 4/April/2008 às 14:56

    Pois é, Darwin. Mas o cerco está se fechando por todos os lados. Conhece aquela técnica para caçar porcos-do-mato onde se coloca espigas de milho próximo à trilha deles. Faz-se isto por alguns dia até que eles se habituem a se alimentar destas espigas. E vc só de campana acompanhando. Passo seguinte coloque um tapume e ponha mais espigas . É preciso cuidado para não obstruir as correntes de vento que carregará o cheiro do milhos aos porquinhos. Seguramente eles continuarão a vir todas as noites se alimentar neste local. E assim, gradativamente, coloque mais dois tapumes e as espigas deixando uma abertura para os porcos-do-mato comam a isca. Quando eles estiverem bem confortáveis com este procedimento monte o 4o. tapume num sistema como uma porteira. Coloque as espigas. Espere a porcada chegar. Quando todos estiverem dentro do cubículo, feche a portinhola.
    Estes são os dias que vivemos no Brasil hoje. Só não os vê os tolos e os cúmplices.

  • 94 Darwinista // 4/April/2008 às 14:58

    Bom, como não sou cúmplice de nada, devo ser um tremendo tolo, porque pra mim isso tudo me parece muito paranóico…

  • 95 Nhé! // 4/April/2008 às 14:58

    Ou os mortos de fome, Barba.

  • 96 Barba Negra // 4/April/2008 às 14:59

    …só não os vêem… Errata

  • 97 Darwinista // 4/April/2008 às 14:59

    E, não custa lembrar, a paranóia ajudou a criar o golpe de 64.

  • 98 Mr X // 4/April/2008 às 15:00

    Itália durante os anos de chumbo? Lá quem aprontavam eram os guerrilheiros, confetta! E as Brigate Rosse continuam por aí… Claro que quase irrelevantes… Mas enfim…
    http://it.wikipedia.org/wiki/Brigate_Rosse

  • 99 Barba Negra // 4/April/2008 às 15:01

    Omissão e submissão são formas de cumplicidade.

  • 100 Darwinista // 4/April/2008 às 15:03

    Ok Barba, vamos desenvolver melhor essa história, se você topar.

    Como deixar de ser omisso e submisso nesse caso a que você se refere, e que eu confesso ainda não entendi direito?

  • 101 confetti // 4/April/2008 às 15:04

    justamente chose… cesare era estudante e contestava…ele nao matou ninguém, isso nunca foi provado !!

  • 102 Daniel Soares // 4/April/2008 às 15:06

    BN #80. Contesto as informações. Não acho que as instituições da República estejam em degeneração. Que atentado o governo cometou contra as instituições? O que é ser forte se um governo fraco dem 60% de aprovação? É por causa da esmola? Eu diria que apenas em parte. Não tem 60% da população brasileira recebendo bolsa família. O governo Lula é tão legítimo como foram os governos FHC, Itamar e Collor (sim, apesar de ter se tornado maldito, era um governo constitucionalmente eleito. E foi constitucionalmente defenestrado, diga-se)

  • 103 confetti // 4/April/2008 às 15:07

    vc anyway associa esquerda com terroristas…vai dormir chose

  • 104 Chesterton // 4/April/2008 às 15:07

    77, vá se informar primeiro, depois se discute. Ou vocë é idiota ou se faz de idiota com outros propósitos.

  • 105 Barba Negra // 4/April/2008 às 15:11

    Darwin, desculpe-me, mas o que vc não entendeu direito?. O que coloco se refere às iniciativas e ao modus operandi do governo. Totalitárias por essência.

  • 106 nada será como antes // 4/April/2008 às 15:13

    A direita, em dia ensolarado, só vê as sombras.

  • 107 Alba // 4/April/2008 às 15:13

    Que conversa estranha. Farc como iguais ao PCC?

    Por mais que as Farc tenham degenerado, ainda vejo uma situação muito diferente.

    E, Barba, que “totalitarismo avança a galope”? É mais uma teoria da conspiração?

  • 108 nada será como antes // 4/April/2008 às 15:15

    A economia brasileira está radiante , como há trinta anos não se via.

    E a direita quer enxergar alguma crise.

  • 109 Daniel Soares // 4/April/2008 às 15:15

    Chamar o governo Lula de totalitário, pra mim, é a mesma coisa que chamar o governo Bush de fascista. Nem o regime militar brasileiro foi totalitário. Totalitários foram Hitler, Stalin, Mao, Pol Pot… Este governo é no máximo caudilhesco. E as instituições estão aí de pé. O Congresso e os tribunais superiores funcionam.

  • 110 Barba Negra // 4/April/2008 às 15:17

    Daniel Soares, vamos lá.
    Quando digo degeneração das instituições falo sobre o processo que ocorre quando as normas que determinam o formato e regem o funcionamento institucional são pervertidas por uma prática política que se utiliza instrumentalmente dessas estruturas para obter vantagens ou para alcançar resultados que não têm a ver com a sua natureza ou propósito original, constituinte ou fundante.
    A corrupção e outros comportamentos políticos pervertidos degeneram as instituições, ou não? Na ‘Era Lula’, tal degeneração vem se dando, para além da corrupção, com a transposição de uma lógica partidária privada – baseada em critérios de maioria e minoria – para dentro das instituições públicas. Com o avanço de tal processo degenerativo, das instituições tende a restar apenas a casca, a dinâmica formal, a liturgia, a ritualística. Tudo a ver com um aparelhamento em escala sem precedentes em nossa História.
    Assim, por exemplo, vamos ver se me faço claro a vc Daniel, se o partido oficial logrou fazer maioria em um ente Estatal qualquer, seja um órgão da administração, uma empresa pública, um tribunal ou uma agência reguladora, as decisões dessas instituições que interessam politicamente ao governo já estarão tomadas de antemão, cabendo apenas, ao ente em questão, fazer a encenação de praxe para validar o que já estava decidido.

  • 111 Antonio M // 4/April/2008 às 15:17

    “PCC negociou com quadrilha boliviana ligada às Farc - 30/03

    Um relatório apreendido pelos policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), em poder do tesoureiro da facção criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC), Wagner Roberto Raposo Olzon, o Fusca, revela que o grupo estabeleceu negociações com traficantes bolivianos ligados às Farc.

    São quatro páginas escritas à mão em que Olzon conta detalhadamente a missão na Bolívia. De acordo com o relatório, o PCC acertou a entrega de 50 a 70 quilos por mês do cocaína. O preço acertado foi de US$ 2 mil por quilo, mais R$ 1,5 mil de frete para cada “peça” transportada até São Paulo. …”

    Muito mais semelhantes do que entende nossa vã-filosofia……

  • 112 Mr X // 4/April/2008 às 15:18

    confetti,
    Não compete à Justiça italiana decidir se ele matou ou não? E não à francesa, e muito menos à brasileira?

    No mais, parece que o PT replica o “ame-o ou deixe-o” dos anos 70…

  • 113 Antonio M // 4/April/2008 às 15:19

    “…A economia brasileira está radiante ,…”

    A economia mundial, a alguns anos, please .E o Brasil vem surfando nessa onda….

  • 114 nada será como antes // 4/April/2008 às 15:20

    Barba Negra,

    Ou você não sabe o que é totalitarismo, ou está olhando para outro país.

    No Brasil, os poderes funcionam de forma independente, com exceção da oposição, que tenta , de todas as maneiras, manietar o executivo. E o judiciário, volta e meia, busca o papel legislativo.

    O poder executivo, fonte necessária de regimes totalitários, age estritamente conforme a norma constitucional.

    Onde está, então, o totalitarismo ?

  • 115 Elias // 4/April/2008 às 15:27

    Esse papo de que estão ensinando “idiomas estrangeiros” aos índios brasileiros é conversa de quem não tem o que fazer.

    Só um idiota tentaria tamanho disparate. Só quem nada sabe de Amazônia fala esse tipo de besteira.

    Há 5 séculos, os jesuítas já sabiam que, para bem se comunicar com os indígenas, melhor aprender o idioma deles. Até porque os mais letrados têm mais facilidade de aprender o idioma estranho.

    A menos que o brigadeiro esteja se referindo ao cacique Sérgio Tembé.

    Mas esse aí fala tupi, português, francês, inglês…

    Burrice paquidérmica pensar que os estrangeiros estão tentando ocupar a Amazônia para se apoderar das riquezas da região.

    Eles já estão se apoderando dessas riquezas, o quanto querem, como querem e quando querem, sem o ônus militar, político e financeiro de uma ocupação.

    Só uma anta não sabe disso.

    E é bom que se diga que a ditadura militar contribuiu como ninguém para que isso acontecesse.

    Vai o brigadeiro dizer que não sabe?

  • 116 nada será como antes // 4/April/2008 às 15:27

    Antonio M (112),

    A economia mundial, nos últimos 30 anos, teve vários momentos de aceleração. Em todas as ocasiões, a economia brasileira permaneceu estagnada.

    Você já deu várias provas de que, na economia, não entende quase nada. São os fundamentos atuais que explicam o que ocorre.

  • 117 Darwinista // 4/April/2008 às 15:28

    Barba #105,

    Eu concordo que determinadas ações desse governo tem um viés totalitário. Mas daí a achar que o Estado de direito corre perigo, acho que vai longe demais. Não há mais clima institucional pra esse tipo de coisa aqui no Brasil.

  • 118 Daniel Soares // 4/April/2008 às 15:28

    Todos os governos aparelharam estatais no que tange aos cargos de confiança. Quando o ACM caiu em desgraça no fim do governo FHC, cairam do ministro das minas de energia a funcionários de segundo escalão da Cepisa (estatal de energia do Piauí, que havia sido federalizada). Corrupção é sinal de degeneração sim. Mas eu não acho que esteja piorando. No máximo, o governo do PT tem muito amadores que praticam corrupção com incompetência. Quanto aos tribunais, o presidente só interfere diretamente nas indicações dos tribunais superiores. Porque é essa sua função constitucional.

  • 119 Darwinista // 4/April/2008 às 15:29

    Chest #104,

    E eu que achei que você tinha melhorado hein, Chest. Mas você volta a usar o velho método de baixar o nível e não responder o que se pergunta quando fica sem argumentos…

  • 120 Barba Negra // 4/April/2008 às 15:34

    O problema é que, ao montar aparatos ilegais de poder na própria Presidência da República, técnicas TOTALITÁRIAS esse pessoal “atravessou o corguinho” (como se diz lá no interior de Minas).

    Para ficar só nos megaescândalos, o caso Waldomiro-Dirceu foi a primeira evidência. O mensalão, a segunda. A quebra do sigilo do caseiro Francenildo, a terceira. A produção do falso dossiê contra Serra, urdida por homens da cozinha do presidente, a quarta. E agora veio a quinta: a investigação, sem nenhuma denúncia ou fato determinado, dos gastos oficiais com Ruth e Fernando Henrique Cardoso para produzir um novo dossiê com o qual o governo pretendia chantagear a oposição ou impedir que ela requeresse legalmente a investigação das -aqui, sim, fartas- evidências de uso criminoso dos cartões corporativos da Presidência por familiares ou auxiliares diretos de Lula.

    Quando Lula bate de frente como o presidente do STF, quando desdenha das funções e atribuições do Congresso, quando anula e sucateia as roças de Defesa, quando usa a máquina do governo para fazer propaganda eleitoral, ainda que enganosa, quando lança sua baba irada contra os poucos que se atrevem a lhe fazer oposiçaõ jogando tudo na máxima de que ” vcs querem estragar aquilo que está dando certo”, está trilhando o cminho do diatdor que leva tudo com sua mão de ferro.

    Há ou não há um padrão em marcha para degeneração das instituições e perpetuação do poder?

  • 121 Daniel Soares // 4/April/2008 às 15:36

    A teoria da conspiração é velha. Por volta de 1997/8, a emenda da reeleição tinha acabado de ser aprovada. Fernando Henrique surfava em altos índices de aprovação e era favorito para ser reeleito em primeiro turno. Sérgio Motta falava em 20 anos de poder para o PSDB. Lembro de cartas nos jornais falando que “em 2010 FHC entreguista se reelegerá pela quinta vez e a Amazônia será transformada no Ianomamistão tutelado pelos EUA”. Pois bem, deu no que deu. Agora tem gente no PT achando que vai ficar no poder por 20 anos… e gente achando que é sério.

  • 122 nada será como antes // 4/April/2008 às 15:39

    Barba,

    Se você responder ao que escrevi no # 113, verá que seu comentário # 119 é meramente interpretativo.

  • 123 Alba // 4/April/2008 às 15:40

    Daniel Soares,

    Eu ia escrever quase exatamente a mesma coisa (120). Ainda bem que você me poupou o trabalho! :))

    Salve, Elias!

  • 124 Antonio M // 4/April/2008 às 15:46

    “Em todas as ocasiões, a economia brasileira permaneceu estagnada…”

    Sim, desde 1986 peincipalmente. Lembra-se do que fez Sarney e Collor. Muita merda e a coisa melhorou a partir de 1994 com o plano Real. Poderia ter sido bem melhor mas, foi bem melhor do que se Lula tivesse ganho em 1989 ou 1992 pois não eram críticos ferrenhos do plano Real? Que estava todo errado? MAs assumiram e deram continuidade a um plano que pelo menos pôs o país nos trilhos. Foi só continuar tocando a locomotiva. E poderiam fazer bem melhor do que estão fazando.

    Então, iriam fazer do Brasil um Haiti e provaram a partir de 2001 que nunca tiveran plano de governo, plano econômico. Apenas de poder pois foi chegar lá, continuar o que estava estabelecido e correr para o abraço.

    Mercadante, Suplicy, Lula, Maria da Conceição Tavares, Delfim Neto, Sarney e Collor. Esses que não entendem de economia ……

    Mas o PD vai retirar mesmo…..

  • 125 Marcos Araújo // 4/April/2008 às 15:55

    César Maia………é de pasmar como o carioca é capaz de eleger - e reeleger, minha gente! -escroque dessa laia. E vereadores, deputados e governadores também; todos, com raríssimas exceçoes, dentre os piores, senao os piores, do Brasil, com exceçao talvez da quadrilha do Pará, Acre e Maranhao. Até dá a parecer que o carioca é um sado-masoquista folgado, tropicalista esculachado da estirpe de um Macunaíma. Deve ser o calor…ou as beldades da Help (Josef Mario?)

    E viva a dengue, que já se espalha pra todo lado, é de graça e disponível para todos, sem exceçao de cor ou raça! Democracia é isto aí.

    Êta prefeito bao este, né? Como cuida bem do Rio de Janeiro e seus habitantes, cidade outrora maravilhosa, há 30 anos - ou mais - decadente. Hoje cercada e asfixiada por mais de 1 000 favelas. Boa e competente planificaçao urbana é isto aí; o mais é perseguiçao dos desafetos políticos!

    Esta epidemia de dengue, denunciada no mundo inteiro como exemplo da incompetência de nossos politiqueiros nacionais e locais, bem vale uma reeleiçao triunfante do alcaide e do Cabralzinho, né? Deviam, se já nao o fazem, se juntar ao Mulla e trabalhar duro (pelo menos uma vez na vida, pois nao mata) para impor uma emenda constitutional arrombando as portas para um 3°, e 4° e - quem sabe e porque nao? - um 10° mandato.

    O Brasil já tem um serviço de saúde comparável ao dos países escandinavos, assim afirmou o Mulla algum tempo atrás. E tem mané joao que acredita. E mande dengue, que o povao-gado agüenta o tranco!

    Perguntinha chata: Cumé que o carioca consegue se mirar no espelho sem se envergonhar?

  • 126 nada será como antes // 4/April/2008 às 15:58

    Antonio M,

    Para sua informação, a economia brasileira entrou em pane desde a crise do petróleo de 1973.

    No final daquela década, ainda na ditadura, a inflação já era grande e não havia como pagar sequer o serviço da dívida pública (externa e interna).

    A superinflação do período de Sarney foi resultado da herança ditatorial , que gerou descontrole das contas através da política permanente de transferências de verbas, via subsídios e incentivos, para as elites industriais, latifundiárias e, conseqüentemente, às financeiras.

    O plano real, que você insiste em reputar aos bicudos tucanos, é fruto de negociação com o sistema financeiro e, ironicamente, seus fundamentos não foram observados, conforme se percebe com a análise da crise cambial havida, bem como o país de joelhos ante o FMI, na época de FHC.

    Ao contrário do que vc diz, o governo de Lula não segue a política do governo anterior, especialmente na área fiscal, pois os superavits primários em ascenção permanente é que garantem a sustentação atual, inexistente no período dos bicudos.

  • 127 nada será como antes // 4/April/2008 às 16:01

    Marcos Araújo (124),

    Tratei exatamente dessa questão no meu blog, ontem.

  • 128 Cláudio Melo // 4/April/2008 às 16:05

    O Projeto Jari, do Daniel Ludwig foi tentando quando, mesmo? Durante os governos civis ou um pouquinho antes. no tempo do vovô Frota?

  • 129 JB da Silva // 4/April/2008 às 16:07

    esse cesar maia é um tremendo fanfarrao, mal justifica o post…

  • 130 Daniel Soares // 4/April/2008 às 16:08

    Contribuindo aos comentários sobre economia com dados. Exclusivamente falando de crescimento econômico:

    Sarney (1985/1989) - Média: 4,3% Melhor: 7,8% (1985) Pior: -0.06 (1988)
    Collor (1990/1992) - Média: -1,3% Melhor: 1,0% (1991) Pior: -4,3% (1990)
    Itamar (1993/1994) - Média: 5,0% Melhor: 5,3% (1994) Pior: 4,7% (1993)
    FHC (1995/2002) - Média: 2,3% Melhor: 4,4% (1995) Pior: 0,04% (1998)
    Lula (2003/2007) - Média: 3,8% Melhor: 5,7% (2004) Pior: 1,15% (2003).

  • 131 JB da Silva // 4/April/2008 às 16:12

    apesar de nao gostar do figura ai eu concordo com o marco aurelio garcia. perguntaram se o prefeito do rio estava sendo irresponsavel ao politizar a crise da dengue, marco aurelio respondeu “cesar maia é irresponavel em tudo que faz”(ou fala)…

  • 132 Cristiano // 4/April/2008 às 16:18

    Não tenho dúvidas que o Cesar Maia é um boçal malandro, a minha opinião, que eu livremente expresso, é que ele deveria ser enjaulado.

    Sobre a ANNCOL, o buraco é mais embaixo. è por ali que as FARC se comunicam com o mundo. Em setembro do ano passado o governo colombiano fez um pedido formal para que tirassem o site do ar. E tiraram por um tempo, mesmo sendo lá na Suécia, antro da liberdade .
    Eu acho que quando uma força terrorista pronuncia seu ponto de vista é um paradoxo. Terrorista não deveria ter direito à existência, quem sequestra pais, filhos, mães e filhas por até 10 anos deveria levar chumbo. O problema é que continuam funcionais, se expressando, o que não aconteceria se o Estado competente aniquilasse a força anti-social, esse é o paradoxo. São organizações criminosas que não deveriam existir, mas que não podemos privar de expressão, certo?
    Porque então prisioneiros não tem telefones em suas celas (em tése)? As FARC são consideradas ilegais pela comunidade internacional, porque deveria ser diferente?
    Mas isso não importa mesmo, a divergência pode ter direito à livre expressão, quando incomoda é só “switch-off”, né? Não é assim que Israel faz, boicotando a Al Jazeera? Ou até quando são bombardeados “acidentalmente” pelos americanos em certo ponto?

  • 133 Marcos Araújo // 4/April/2008 às 16:18

    Que pôrra de “economia brasileira radiante” é esta, que cresce (marco passo, diria, sendo caridoso) a 3%-4% ao ano? O Brasil está estagnado há mais de 3 décadas.

    Além disso, a dívida externa quem está pagando é a classe média (18-20% da populaçao), que sufoca com tanto impôsto e taxas (óia as taxas bancárias aí!) exorbitantes. E que certamente também pagará a dívida interna. E o que é mesmo que ela recebe de volta desses governinhos de merda? Dengue, violência endêmica, serviços de saúde e educaçao pífios, infraestruturas em total descalabro, e tabefes na cara!

  • 134 Antonio M // 4/April/2008 às 16:20

    “…o governo de Lula não segue a política do governo anterior …”

    Háháháhá !!!!

    De novo e em especial para você:

    “16/11/2005 - Palocci elogia Lula, FHC, Itamar e Sarney

    …O ministro da Fazenda Antonio lembrou as medidas econômicas dos últimos décadas e fez um elogio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva “pela sua coragem política”. Também citou os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco e José Sarney. “Os ganhos da política econômica foram resultado dos esforços de mais uma década do país”, afirmou. Palocci fala aos senadores durante sessão da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

    Sobre o presidente Lula, o ministro afirmou que teve coragem de manter uma política econômica contrária ao que pregava apesar dos custos políticos. O elogio mais longo foi feito ao antecessor tucano, com referências específicas à implantação do câmbio flutuante e das metas de inflação. …”

    Agora dirá NSCA : - Palocci não entende de economia !!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsr!!!!!!

    De novo !!! “… manter uma política econômica contrária ao que pregava…”"”

    rsrsrsrsr!!! E eu que não entendo !!!! srsrsrsrsr1!!!

  • 135 Marcos Araújo // 4/April/2008 às 16:22

    Daniel Soares no 129: Isto é crescimento, cara? Nao dá nem para aborver, com emprêgos, um quarto dos milhoes jovens que entram no mercado de trabalho a cada ano. Só O Itamar merece algum -pouco - elogio.

    O que é mesmo que você quer provar com estes dados - pode explicar?

  • 136 Dalborga // 4/April/2008 às 16:27

    esquerda brasileira:

    a maior inimiga da liberdade e dos valores democraticos.

  • 137 Antonio M // 4/April/2008 às 16:28

    O governo Lula é continuista. Já oerguntei várias vezes o que foi que o governo Lula criou na área econômica, oOriginal de seu partido e ninguém respondeu. É continuismo e fim.

    Parei para não ser cortado pelo PD. Se já não retirou. E não adianta falar mesmo, precisam reverberar o discurso fovernista por obrigação….

  • 138 Daniel Soares // 4/April/2008 às 16:34

    Eu não tentei provar nada. Eu só contribuí com dados para o debate. Cada um interpreta como quiser. Só não dá pra dizer que o Brasil está estagnado há 20 anos. Não está. A renda per capita cresceu, em termos reais, 30% de 1985 pra cá. Só que a maior parte desse butim não veio pra gente da classe média, daí a sensação de estagnação. Interpretando os dados, eu diria que no governo Sarney, a maior parte dos anos foi de crescimento. Com descontrole orçamentário e inflacionário. Nos dois anos do Itamar, crescimento forte. E em 1993 as contas públicas ainda eram uma zona e aquele ano teve inflação de mais de 2000%. No governo FHC o crescimento era baixo e o país tinha enorme vulnerabilidade externa. Mas as contas e as instituições econômicas foram reorganizadas. No Lula a vulnerabilidade externa diminuiu (mas não acabou…) e o crescimento baseado em mercado interno tendo novos horizontes e nichos pra preencher com o aumento da renda da classe C (quem tá dizendo isso, essa semana, é a Veja, não eu). Mas isso é uma análise reducionista de comentário de blog.

  • 139 nada será como antes // 4/April/2008 às 16:35

    Antonio M,

    Como sempre, a qualquer palavra minha, você corre atrás das tarefas de copiar e colar.

    Economia não se analisa por pronunciamentos políticos perante o Congresso !

    Economia se analisa pelas práticas e dados efetivos.

    Você não imagina que um ministro se dirija ao Congresso, coalhado de bicudos e pefelistas, com ataques ao governo anterior deles, não é ?

    Arrume argumentos. Isso foi tudo que você conseguiu ?

    Volte e faça a lição direitinho.

  • 140 Antonio M // 4/April/2008 às 16:36

    NSCA, você quer ser mais realista do que a realidade……

  • 141 nada será como antes // 4/April/2008 às 16:39

    Você é quem nega o óbvio.

  • 142 Antonio M // 4/April/2008 às 16:48

    “CLÓVIS ROSSI

    O errado que funcionou - 23/12/2007

    Dias antes de Antonio Palocci ser defenestrado da Fazenda, pelo escândalo do caseiro, cruzei em Londres com Guido Mantega, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
    O então presidente do BNDES aproveitou uma rodinha de jornalistas para fazer um comício de exaltação incontrolável dos resultados da política econômica. Terminado o comício, fiz uma observação casual, mas com a rude franqueza habitual: “Quer dizer que está dando certo tudo o que vocês [economistas do PT] passaram a vida dizendo que estava errado?”.
    Mantega deu um sorriso amarelo, e a rodinha se desfez, porque chegava Lula para a sua palestra a empresários britânicos e brasileiros. Palestra de sempre, que já ouvi umas 500 vezes, a primeira delas da boca do general Ernesto Geisel, na mesma Londres, em 1976. É o samba-exaltação dos feitos do governo de turno. …..”

    Nem o Mantega nega o óbvio! contibuismo! E ele é economista nénão !???!?!?!?

    Obviamente que você é mais realista do que a realidade tanto que criou a sua própria….

    E vou continuar colando como uma referência a fonte pois, não roubo as coisas dos outros….

  • 143 Maria // 4/April/2008 às 16:53

    Cesar Maia está certo. Essa leniência com asFARC precisa acabar.

    A pobre Ingrid que o diga.

  • 144 Felipe Lima // 4/April/2008 às 17:10

    PD, PD… Quando aparecer o primeiro maluco com o site Viva Hitler - Por Uma Nova Alemanha não quero ver chororô!

  • 145 nada será como antes // 4/April/2008 às 17:28

    O dia em que texto jornalístico se transformar em fonte confiável, será o do fechamento das universidades e instituições de pesquisa científica.

    Texto de “ouvi fulano dizer”…))))))))))

    Vai fazer a lição outra vez.

  • 146 Pedro Doria // 4/April/2008 às 17:31

    Felipe Lima: sou a favor de publicar e vender livremente Os protocolos dos sábios do Sião.

    Permitindo que as coisas mais estúpidas do mundo sejam ditas às claras é mais fácil deixar evidente sua estupidez. A proibição é que cria mistério e seduz.

    É como nosso velhinho Ivan Frota. Ele é livre para falar as maiores atrocidades. Nem a direita tem coragem de corroborar. Fica sozinho em sua ridiculez.

  • 147 Antonio M // 4/April/2008 às 17:49

    “…O dia em que texto jornalístico se transformar em fonte confiável, será o do fechamento das universidades e instituições de pesquisa científica. ..”

    O que uma pessoa que pensa assim, vem fazer em um blog que é de um jornalista ?!?!?!?

  • 148 Renato // 4/April/2008 às 17:51

    Felipe Lima, se vc procurar na internet provavelmente vai achar vários sites desses por aí. Essa proibição é apenas em alguns países, nos EUA por exemplo eles falam livremente.

  • 149 nada será como antes // 4/April/2008 às 17:54

    Antonio M,

    Comento, aqui, os textos que Pedro Doria apresenta à discussão.

    Veja bem : “apresenta”.

    Se os textos de PD fossem fontes, da forma que você costuma apresentá-las, isto é, como palavras e ponto final, o próprio Pedro não os colocaria para discussão. Ele ditaria a “verdade” e fim !

    Entendeu, nick envergonhado ?

  • 150 nada será como antes // 4/April/2008 às 18:06

    Boa noite. Compromissos.

  • 151 Cláudio Melo // 4/April/2008 às 18:39

    Significado de continuísmo: Doutrina ou manobra política tendente à perpetuação, no poder, de uma pessoa ou de um grupo. “in” dicionário Aurélio. Versão eletrônica.

    Pois bem, em relação à política econômica não há continuismo. O termo não se aplica.

    Se afirmação é de que há continuidade, tudo bem. Pode-se até concordar ou discordar, ou nem uma coisa nem outra.

    Continuidade administrativa ou econômica em relação às coisas boas, que dão certo, é obrigação dos governos que sucedem.

    Talves esse estranhamento em relação ao Plano Real e alguns fundamentos econômicos que não foram interrompidos seja decorrência de uma época, que espero a ela nunca retornarmos, em que cada governo que sucedia tentava reinventar a roda.

    Lembro-me de uma charge do Millor da época em que o colega do Frota, Figueiredo, era presidente: ambientada na plánície de Gizé, milhares de trabalhadores laborando na construção das pirâmides quando chega um mensageiro munido de um papiro e grita: PAREM TUDO! MUDOU A EQUIPE ECONÔMICA DO GOVERNO!

  • 152 SergioSikera // 4/April/2008 às 18:45

    Certamente PD textos como este do brigadeiro não devem ficar escondidos, por isso a dica. Mas não deixa de ser triste que uma associação de engenheiros (gente esclarecida, espera-se) da maior empresa do país, abrigue em seu site este desafio às instituições democráticas justamente no aniversário do golpe de 64!

  • 153 Dino 5,4 % // 4/April/2008 às 19:04

    O tempo passa, o tempo voa, e poupança Bamerindus continua numa boa… É sério que vocês estão debatendo sobre esse excremento que tentou dar golpe dentro do golpe quando era da ativa e foi defenestrado?

    “brigadeiro Ivan Frota, candidato a presidente da República pelo PMN, em 1999 -, o Movimento Nativista acusa o presidente Fernando Henrique Cardoso de pôr em prática um projeto entreguista e, no velho estilo moralista da direita, insinua o golpe militar. “O povo espera que as Forças Armadas legalmente constituídas acolham seu apelo de liderança quando falecem aos três Poderes condições morais para fazê-lo”, afirma manifesto do grupo.
    Capitão da reserva do Exército, o deputado Jair Bolsonaro (PPB-RJ) tenta se destacar no coro da direita: “Estamos chegando a um ponto em que não vamos conseguir fugir da guerra civil. Precisamos de um regime de autoridade”. Mas a direita militar não fala sozinha. O discurso da linha dura pela deposição de Fernando Henrique”

  • 154 SergioSikera // 4/April/2008 às 19:14

    Já com relação a ANNC o Cristiano no 132 levanta uma questão pertinente. Teria por exemplo o CV direito de manter uma assessoria de imprensa com site na internet para defender seus pontos de vista? E se eles lançarem uma campanha na rede para transformar o tráfico de drogas em contravenção penal ao invés de crime, devemos aceitar em nome da livre expressão? Acho que não.

  • 155 Linda // 4/April/2008 às 19:46

    Sérgio, vc acreditou que as FARC são as mantenedoras do tráfico?
    Olhe aqui uma entrevista na direitoba Época, com o marido da Ingrid Betancourt, onde diz que o Uribe não quer negociar:
    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG82864-6013-515,00-URIBE+QUER+UM+TERCEIRO+MANDATO+E+A+UNICA+QUE+PODE+CONCORRER+COM+ELE+E+INGRI.html

  • 156 Linda // 4/April/2008 às 19:49

    Não acredito que a Ingrid vá ter forças para concorrer contra o Uribe. O negócio é que ela pode abrir a boca e ir contra o 3º mandato. Foi ótimo para Uribe o assassinato de Reys, aquele que negociava, que resolveu internacionalizar a discussão da crise colombiana. A morte da Ingrid na selva será a cereja no bolo.

  • 157 Felipe Lima // 4/April/2008 às 19:52

    Bom, “Os protocolos” são falsos, mas fazem de fato a cabeça de muita gente avoada por aí.

    Dino, uma correção, se me permite: quem tentou dar o golpe dentro do golpe foi o Silvio Frota.

  • 158 Ricochete // 4/April/2008 às 19:55

    Linda, com licença, mas quem seqüestrou a Ingrid foram as FARC. Se os terroristas são tão humanistas assim, podem soltá-la agora se quiser. Já. Uribe não tem nada com isso.

  • 159 Dino 5,4 % // 4/April/2008 às 20:02

    Felipe, obrigado pela correção, mas a moral da história permanece… Quem se mistura com porcos… Acham o canalha interessante porque ameaça o Lula, esquecem que ele é a favor mesmo é de uma ditadura militar…

  • 160 Guilherme // 4/April/2008 às 20:16

    Barba Negra (#110)

    Quando um partido político chega ao Poder, ele procura ocupar tidos os espaçosoperacionais do poder. É assim em qualquer lugar. E levar pra dentro desses espaços a sua ideologia, seu programa de governo.
    Agora, se o PT não tem uma ideologia definida, não tem um programa de governo, não tem quadros preparados pra ocupar esses espaços, é outra história.
    Se fossemos parlamentaristas, já teríamos derrubado esse Governo há tempos. Mas no jogo presidencialista, o jeito é esperar. E lutar/torcer para que os pr´ximo a chegarem lá sejam melhores.

  • 161 SergioSikera // 4/April/2008 às 20:40

    Tá bom. Já que o marido da sequestrada falou que as FARC está morrendo de vontade de soltar a ex-senadora e é o presidente Uribe que não deixa, vou acreditar. O que mais? Coelho da Páscoa, Papai Noel? Quanto a relação do tráfico com as FARC, você está enganada. Não acredito que elas sejam a mantenedora do tráfico. É o contrário, o tráfico que sustenta as FARC.

  • 162 Daniel Soares // 4/April/2008 às 21:00

    Veja como é o mundo. Há dez anos, direto do túnel do tempo:
    “Para o brigadeiro, FHC não tem condições morais, políticas e psicológicas para tomar decisões importantes no Brasil. “Suas decisões estão viciadas pelo interesse eleitoral. Estamos à deriva. O Brasil precisa de pessoas sérias”. Mesmo após tantas críticas, o presidenciável do PMN disse que o Brasil tem alternativas, e estas passam necessariamente pela redução dos juros, fortalecimento dos salários dos trabalhadores e fixação do Real no seu “devido nível cambial”.

    Ivan Frota foi saudado pelos vereadores Amilton Gomes (PPB), Durval Ferraz (PT), Nelson Martins (PT) e Francisco Lopes (PCdoB). Todos parabenizaram as palavras fortes do candidato. Disseram acreditar que haverá segundo turno nas eleições de 4 de outubro e que o brigadeiro será um forte aliado contra FHC.”

  • 163 H.R.P. Mané Reloaded!!! // 4/April/2008 às 21:50

    Os dois dias fora daqui foram …..magnificos…a fascistada continua a mesma!

  • 164 Papaleguas Paputin // 4/April/2008 às 22:48

    é verdade Linda as drogas cruzam a Amazônia pela região dominada pelas FARC mas a guerrilha não tem nada a ver com isso!!!!!!

    A culpa é dos traficantes transformistas que se disfarçam de onça pintada e assim conseguem passar desapercebidos.

  • 165 Barba Negra // 4/April/2008 às 22:48

    Ih, Mané, já voltou?

  • 166 Mr X // 5/April/2008 às 2:29

    Linda,

    Não sei de onde você tira suas “incríveis” informações (Granma?), mas o Reyes não era “aquele que negociava”, era o nr. 2 das FARC, líder do Secretariado só abaixo do “Tirofijo”, autorizava seqüestros e operações militares, e era um dos membros mais antigos do movimento.

  • 167 fariseus // 5/April/2008 às 11:06

    Ilegal seu Cesar Maia é o que o senhor está fazendo à cidade do Rio de Janeiro e sua população.

  • 168 fariseus // 5/April/2008 às 11:08

    Linda, terceiro mandato para Uribe? O que o PIG disse de Uribe sobre essa tentativa de golpe? E os direitobas daqui?

  • 169 fariseus // 5/April/2008 às 11:29

    Ivan Frota deve entender que o governo segue a ótica capitalista Se o governo impedir que estrangeiros adquiram glebas de terras na Amazonia vão acusa-lo de ser contra a globalização. Acusarão de dinossauro nacionalista e por fim de querer o retorno do comunismo, por ser contra a propriedade privada sem limites de extensão.

    O brigadeiro deve se lembrar que no governo neoliberal de FHC por pouco eles não doaram as forças armadas americana a base de Alcântara, estrategicamente localizada para lançamento de foguetes, bem como de ladinho da Amazonia. Alias não me sai da cabeça que aquele acidente foi sabotagem. A Condolezza Rice na ultima vez que esteve no Brasil já defendeu a flexibilização das fronteiras. A Colombia, que recebeu 5 bilhoes em armamento, a mando dos USA já esta flexibilizando com a desculpa de cassar narcotraficantes. Igualzinho no Iraque que foi invadido para instalar a democracia. A ameaça vem do IMPERIO, a historia demonstra isso. e os cegos não querem ver. A historia se repete como farsa. Os impérios sempre pegam o que querem a força. Para o maior imperio belico que o mundo já viu, se impor pela força é facil. Principalmente, quando tem como oponente as forças armadas com membros com soldos aviltados e armamentos propositadamente sucateados, sem força para resistir á ameaças.

  • 170 Linda // 5/April/2008 às 14:57

    Papaleguas Paputin # 164 - Desculpe-me, pensei que os colombianos tivessem elegido Uribe para presidente e, ainda pensei mais: o tráfico de drogas deveria ser combatido pelo Estado. Não sabia que estava entre as tarefas de Marulanda… Será que já avisaram para ele desta nova função?

  • 171 Linda // 5/April/2008 às 15:08

    Mr X, o problema é complexo. Já discutimos várias vezes isto aqui. Até o governo francês declarou que negociava com Reys. A mesm