Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

A China como ela se vê 3: Hegemonia mundial

March 21st, 2008 · · 46 Comentários

Na visão de Yang Yi, um almirante na Marinha chinesa dentre os principais pensadores da estratégia do país, os EUA estão em vantagem militar e cercam a China. A vantagem não é dada pela quantidade ou modernidade de armas. Os EUA não precisam disso porque o cerco é muito mais sutil – está no argumento. Sempre que a China procura modernizar ou ampliar seu poderio militar, de presto ela é apresentada como ameaça. E o mundo compra esta idéia. Para Yi, a impressão de que a China é uma ameaça militar acaso decida se armar é o maior obstáculo de sua política externa.

Este é o terceiro e último post baseado no artigo de Mark Leonard na Prospect. Leonard é autor de What does China think?, à venda na Amazon dos EUA e do Reino Unido. O assunto de hoje é a relação da China com o resto do mundo.

Hoje, o pensamento hegemônico – embora não unitário – na China passa ao largo das opiniões de Yi. A palavra de ordem é quanli, equivalente ao soft power norte-americano. A diplomacia do país busca ações que vendam a idéia do ’sonho chinês’ em oposição ao americano. Daí que, enquanto os EUA falam de mudança de regime pelo mundo, Beijing defende o respeito à soberania dos países. A mensagem que querem passar é que a China representa crescimento econômico, soberania política e respeito às leis internacionais. A idéia é: a China ouve outros países. E é esta China que aceita o papel de mediadora em conversas com a Coréia do Norte ou o Irã.

Este é um ponto de vista particularmente defendido pela ‘nova esquerda’ do país. Gente como Yi representa o equivalente aos neo-conservadores e estes recorrem aos antigos pensadores da terra propondo um novo projeto. Há, dizem eles, dois tipos de influência. Wang é a influência do rei. O rei lança uma influência benigna ao longe; no outro lado está Ba, o ’senhor feudal’. Ele impõe pela força seu comando. Na antiguidade, propõem Yi e Yan Xuetong, a China aplicava tanto um quanto o outro. Para os vizinhos imediatos, Ba; para os países mais distantes, Wang.

Por enquanto, a China está empenhada em parecer conciliadora. Enquanto a Rússia não perde uma chance de provocar os EUA, a China se desvencilha de conflitos. Quando, na ONU, o Conselho de Segurança estava embrenhado na questão de ir ou não à guerra contra o Iraque de Saddam Hussein, os chineses se calaram, permitindo aos russos e franceses que vocalizassem a oposição. Na questão dos direitos humanos, a China permitiu que os países muçulmanos se levantassem contra regras mais rígidas. Conseguiu o resultado que queria sem se expor ao desgaste. O resultado desta política é o seguinte: Em 1995, os EUA venceram 50,6% das votações na Assembléia Geral da ONU; em 2006, apenas 23,5% delas. George W. Bush não ajuda, evidentemente. Mas para aproveitar a fraqueza do inimigo carece esperteza. Em 95, a China venceu 43% das votações; em 2006, 82%.

Habilidade no jogo diplomático não quer dizer que a China vença o jogo de percepção – e este é o centro do argumento do almirante Yi. Ao promover o respeito à soberania de todas as nações, o cada um faz o que achar melhor, lava cinicamente as mãos perante o genocídio de Darfur, no Sudão.

A África é muito importante para a China. Em 2007, o país criou uma Zona de Economia Especial que engloba o continente. Seu modelo de crescimento está sendo implantado em vários bolsões pelo continente. Com o dinheiro chinês, a África dá as costas para o FMI e o velho sistema internacional. Tem crescido a partir de investimentos maciços. Estradas de ferro e indústrias, obras de infra-estrutura, surgem onde antes só havia miséria. O agrado à África dá de volta à China petróleo, produtos, influência. Não vem sem custo: a impressão de que há um imperialismo em curso e, principalmente, de que a China não liga para as piores aberrações. À China, tudo vale.

Não é que com os EUA seja diferente. Apenas que o almirante Yi está certo. No jogo de percepções, ainda há um longo caminho a percorrer. A crise da última semana, no Tibete, só mostra duas coisas: o fato de ser uma ditadura e, portanto, simplesmente ignorar as questões de direitos humanos persistem sendo o maior obstáculo ao ingresso da China no universo das superpotências.

Tags: China

46 Comentários até agora ↓




  • 1 aiaiai // 21/March/2008 às 8:14

    Já disse aqui que morro de medo da China…é muita gente, com cultura diferente, se resolverem atacar vai ser um fuzuê!

  • 2 confetti // 21/March/2008 às 8:14

    VIVA O TIBET LIVRE !

    BOYCOTT JO !

  • 3 confetti // 21/March/2008 às 8:17

    “sempre que a china procura modernizar ou ampliar seu poderio militar de presto ela é apresentada como uma ameaça”

    a china E uma ameaça !

  • 4 confetti // 21/March/2008 às 8:21

    nao forçosamente militar, mas é uma ameaça economica destabilizadora, é uma ameaça à propria sobrevivencia de mother earth com sua poluiçao monstruosa, é uma ameaça ideologica com sua economia de mercado nascente !

  • 5 confetti // 21/March/2008 às 8:27

    penultimo paragrafo do post, excelente ! a tal ameaça economica destabilizadora ja esta em curso na africa : as empresas brasileiras e francesas ja foram chutadas de la…pergunte à eles quanto custou esse chute….

  • 6 Prøftël // 21/March/2008 às 9:17

    Primeiro Taiwan, enquanto não for resolvida essa questão os EUA continuarão a boicotar os chineses militarmente.
    Africa para os chineses representa o quintal onde ficará a horta, no fundo é comida que eles querem, sem área de plantio não rola, montar umas indústrias por lá faz com que a população se concentre em áreas urbanas, “enxuga” o campo. Interesse no petróleo em menor escala, outros minérios de interesse também há.
    De resto, continuarão assim, “comendo pelas bordas”.

  • 7 Pax // 21/March/2008 às 9:40

    Bem, sentado no banquinho da escola, hoje recolhi os três textos e os reli, devagar.

    E essa é a palavra chave do conjunto, devagar, mas que se vai ao longe. O primeiro texto fala dos experimentos democráticos, ou, em outras palavras, menos ditatoriais. O segundo fala dos experimentos com livre mercado, abrindo aqui e acolá. O terceiro fala do poder militar que come o mingau pelas beiradas.

    Sim, lá as coisas andam devagar mas andam. No somatório das três análises, andam pra frente. E pelo tamanho, com impacto significativo no contexto global.

    A priori gosto. Com pé atrás, mas gosto.

    Restaria, no meu entender, um “wrap up”, ou sejam um fecho: como fica o rearranjo mundial com essas mudanças todas? China, Russia, Índia, México, Canadá, Brasil, UE e nosso império se desgastando?

    Quem se atreve?

    África, fica fria, África, você é o próximo continente.

  • 8 confetti // 21/March/2008 às 9:49

    bom dia painho !
    “devagar” é uma palavra que atualmente pode ser usada pra tudo, menos pra china ! de 4 anos pra ca, a acelerada foi tanta que ninguém esta conseguindo prever mais nada….

  • 9 confetti // 21/March/2008 às 9:50

    africa proximo continente!! como gostaria de te acreditar….(

  • 10 Pax // 21/March/2008 às 10:00

    confettinha, leia com calma, em nenhum momento falei de crescimento econômico, falei do que falam os três textos: regime de governo, sistema econômico e poderio militar…

  • 11 confetti // 21/March/2008 às 10:04

    eu li com calma pax….vc disse ” la as coisas andam devagar”….discordei….:-D

  • 12 H.R.P. Mané!Reloaded! // 21/March/2008 às 10:06

    A china aplicando na África causa espanto….quando para mim só é o obvio….ninguém liga para aquele continente…..
    Até por preconceito, mas os chineses sabem que potencialmente aquele mundão é um mar infinito de oportunidades…. Espero que a China seja ponto de partida para o libertar definitivo da Africa da fome e da miséria .

  • 13 Burn the Witch! // 21/March/2008 às 10:15

    E Taiwan? Nada?

  • 14 Pax // 21/March/2008 às 10:24

    Discordo da sua discordância, confetti. Se você ler os três textos, verás que nada se fala em velocidade nas mudanças estruturais.

  • 15 confetti // 21/March/2008 às 10:28

    adoro discordar de vc painho ! ))
    eu nao estou falando no “texto” …estou falando em “realidade”…na china atual nada é “devagar”…

  • 16 fariseus // 21/March/2008 às 11:14

    Apenas os USA têm direito de se armar. O resto do mundo que se contente em viver sendo ameaçado de invasão se não seguir a cartilha americana.

  • 17 fariseus // 21/March/2008 às 11:24

    A China esta agindo estrategicamente ao investir na Africa que tem potencialidades. O continente abandonado é o unico do mundo em que não tem a maléfica influencia americana. Bem que a america latina dos tempos atuais - Chavez, Evo, Correia, kishner, Lula, etc. - está conseguindo sair da eterna posição de subserviencia. Excetuando, claro, os eternos lambes sacos do império que gostam da posição.

  • 18 H.R.P. Mané!Reloaded! // 21/March/2008 às 11:34

    Os chineses estão espantando as OAS e Odebrechts da África….finalmente!

  • 19 fariseus // 21/March/2008 às 11:35

    Lula é um sabio. E o PIG ainda criticava Lula por suas viagens a Africa. Deus queira que seja a vez da Africa. Mas não se esqueçam do Brasil e suas inumeras potencialidades . Como Delfim vaticinou, o Brasil é o ultimo peru da ceia de natal. Vamos ter que controlar o dinheiro que migrará para cá. Os incomodados que se retirem é um direito deles insatisfeitos pegarem o aeroporto internacional mais proximo. Os que ficarem usufuirao da bonança e da opulência que fatalmente virão.

  • 20 fariseus // 21/March/2008 às 11:42

    Gostaria de saber, o USA é signatario do Tratado de não proliferação de armas nucleares? O pior é a cara de pau de impedir outros países de ter acesso a energia nuclear e a bomba atomica. E a midia mundial repetir. O USA pode, os outros, não. Verdadeiro monopolio da verdade absoluta.

  • 21 Guilherme // 21/March/2008 às 11:46

    Assunto complicado, esse da China. Eu precisaria ler na íntegra o que esse Mark Leonard escreveu, pra compreender direito (embora o PD me pareça um excelente condensador de textos).
    Mas a China realmente é diferente de tudo a que estamos acostumados. Os padres portugueses (”chinólogos”) levaram 30 anos pra começar a entender o idioma e traduzi-lo para o Português (parece que o mandarim tem uma estrutura “musical”, onde uma mesma palavra pode ter cinco, seis significados diferente, conforme o tom em que é pronunciada).
    Quanto a essa expansão para os lados da África, isso não me surpreende. Apenas um quinto da área chinesa é agricultável. Mas por outro lado, eles parecem não ter amarras (ou escrúpulos, não sei) quando se trata de pesquisas científicas. E a pesquisa de clonagem , dentro de alguns anos, vai começar a transformar completamente a agricultura, e alimentos passarão a ser produzidos em fábricas. Grandes áreas não serão mais necessárias a esse fim.

  • 22 fariseus // 21/March/2008 às 12:26

    Há 2 mil anos, Jesus, divino e profeta, amaldiçoava: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas. Sois sepulcros caiados, formosos por fora e por dentro cheios de ossos mortos e de toda sorte de imundície. Por fora, pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.”

    Muitos séculos depois, o inglês H.G. Wells (1866-1946), sábio e profeta, também sabia e também amaldiçoava:

    “Sobre a cabeça de cada um de nós pesa a maldição ancestral de 50 milhões de assassinatos.” Serão os profetas loucos? Paulo Ronai lembra o francês Boris Vian (1920-1959), poeta, teatrólogo e trompetista, tão jovem profeta do absurdo:

    “Os profetas estão sempre errados de terem razão.”

  • 23 Zé Bush // 21/March/2008 às 14:31

    well….e quem pode garantir que a influencia chinesa será mais benéfica que seus antecessores americanos, europeus e russos? Em que a China será melhor?

    Teremos uma era de influencia chinesa no mundo, isso é inegável. Mas será um “imperialismo” como outro qualquer, my friends. Predador até o último grão. Talvez até mais feroz e tacanho que seus antecessores, pois será movido a resultados imediatos. Cadê o resultado da influencia russa na África? E o resultado da influencia americana?

    Estamos falando de bilhões de bocas para serem alimentadas. Se depender da China a África nunca sairá da miséria, como sonham alguns. A maioria dos “países” africanos ainda vegeta na pré-agricultura e pastoreio. Alguns tem enormes riquezas minerais, mas nunca terão tecnologia nem capital para explorá-las. Viverão de pires na mão diante da China. Com a China investindo alto em países como Uganda ,Tanzania , Zaire e Congo, o negócio será predação explícita.

  • 24 confetti // 21/March/2008 às 14:32

    zé bush, yess

  • 25 confetti // 21/March/2008 às 14:34

    oligarquia africana, dura de exterminar, ladroes seculares do povo e das riquezas !

  • 26 Zé Bush // 21/March/2008 às 14:48

    well…o que mais me comove é ver o pessoal acreditando piamente que os chineses serão “bonzinhos” na África. Investirão (aliás, já investem) bilhões em exploração mineral a troco de que? Vão depredar o meio-ambiente africano como já liquidaram rios e regiões inteiras lá mesmo na China.

    Os países africanos, na sua maioria tribos governadas por ditadores fantasiados de marechal, não terão opção nem poder de barganha para impor regras e metas. Lá campeia a corrupção atávica, o logro e o desmando. O que a China já está fazendo na África é um neo-colonialismo maroto. Rapinagem igual a russos e americanos.

  • 27 Dom Casmurro Patriarca // 21/March/2008 às 15:03

    Zé Bush (Pois é, o Bush é mesmo um zebu),

    ninguém é ingênuo de achar que os chineses serão bonzinhos.
    Mas há uma grande diferença entre invadir e bombardear e miscigenar e fazer investimentos.
    Os norte-americanos sempre agiram no sentido de manter o atraso na América Latina.
    Os chineses investem alto na África e se miscigenam.
    Se estão lucrando?
    É ótimo que lucrem.
    Mas os africanos por certo sairão beneficiados também e muito.

  • 28 confetti // 21/March/2008 às 15:12

    os chineses estao “trocando” petroleo e outras matérias primas “contra” estradas, escolas, hospitais, etc…ainda bem que alguns politicos africanos sao esforçados….mas vao abocanhar tudo sim !((

  • 29 Dino 5,4 % // 21/March/2008 às 15:15

    Pois é… Sabe o cowboy que saca primeiro? Pois é a China sacou primeiro… As potencias imperialistas queriam deixar a África em um estado de letargia permanente, entre a miséria e as ditaduras corruptas, ficariam intocadas como deseja o Zé Bucheta, como reserva de commodities para a escassez vindoura, mas erraram o calculo, a China sacou primeiro, está investindo pesado, investindo em infraestrutura coisa que nunca foi feito pelos colonizadores, a sabedoria chinesa, em oposição ao colonialismo brutal que quer tomar espaços através de guerras, está levando o avanço tecnológico onde só havia atraso… Não por acaso os que são contra, são os mesmos que preferem um Tibet atrasado, teocrático…Mas ainda é tempo de tomar a seguinte medida… Espernear…

  • 30 Truta // 21/March/2008 às 15:17

    Conhece este, PD?

    http://www.newsmax.com/navrozov/

    Lev Navrozov, este russo radicado nos EUA, é um grande especialista em China e nos seus “perigos e ameaças”.

    Recomendo.

  • 31 Dom Casmurro Patriarca // 21/March/2008 às 15:40

    Vou relembrar aqui o que disse o companheiro Caco no seu relato sobre Angola:
    “Os chineses foram os últimos a desembarcar por aqui, mas já formam o maior contingente. Ninguém sabe ao certo, mas dizem que já são mais de 600.000 deles espalhados pelo país – dá algo como 3% da população. Trabalhando em turnos que causam inveja pela velocidade das obras e disposição para trabalhar 24 horas por dia e sete dias por semana. E, num fenômeno esperado, começaram a se integrar à sociedade de forma tão forte que a primeira geração de crianças sino-angolanas já começa a dar seus passos.”

  • 32 Gerson B // 21/March/2008 às 16:40

    Concordo 100% com o comentário 26 do Zé Bush.

    Será que alguem acredita que a China será melhor que os outros dominadores? Só enquanto puder tirar vantagem sem violência direta, usando só a manipulação.

    Uma imagem interessante sobre as olimpíadas da China:
    http://charges.uol.com.br/bobagens/pequim.jpg

  • 33 H.R.P. Mané!Reloaded! // 21/March/2008 às 16:45

    Sabe o Zé Bush é coerente com sua linha de pensamento diária aqui no blog….sempre defendendo os interesses ocidentais…..lembrou até que os chineses vão arrazar o equilibrio ecologico da África, destruindo matas, esgotando reservas e sujando a agua…….eu já vi esse filme antes….um século atras era assim que os europeus e norte americanos faziam, lá na África!!!!……depois largaram mão e com o advento da SIDA/AIDS fugiram espantados…..Os chineses estão lá em Angola, com maquinas e mão de obra construindo cidades e represas….infraestrutura para desenvolvimento de mercados internos e educação da população….recebem em contra partida mercados para inundarem com seus bens de consumo…..não vejo as coisas como o ZÉ!
    Mas pode ser….o que não pode ser é a África ficar jogada as traças como estava….e sua população morrendo na fome , na miséria e na cegueira do analfabetismo e da falta de oportunidades……
    E fatalismo cronico mata viu Zé!!!!!?????

  • 34 ~Matias // 21/March/2008 às 17:08

    Pedro Doria… Apareça :^P

  • 35 Mordechai Cano // 21/March/2008 às 17:15

    Prezado fariseus

    quero lhe informa que esa frase por voce ciata e atribuida ao meu paisano jesus e uma das porvas que os evangelios nao foram escritos pelos evangelistas Judeus. Teriam este sido escritos por gregos, porque???dentro de muitas outras coisas, JUDEU NUNCA CAIOU OU BRANQUEOU SEPULCROS, O Judaismo nunca se procupou cm a beleza de uma sepultura.
    O costume de cair ou branquear sepulcros pertence a cultura GREGA.

  • 36 H.R.P. Mané!Reloaded! // 21/March/2008 às 17:29

    Aliás….graças a Deus…..que Jesus existiu e fez o que fez…..agora se tem burrão que não consegue entender suas mensagens…o que é que eu posso fazer…..desenhar?????

  • 37 Carlos Magno // 21/March/2008 às 18:57

    Vai ser engraçado daqui a alguns anos ver-se os negões tipo zulus; uns de cabelos encaracolados e olhos puxados, outros de cabelos lisos e tez meio amarelada, meio pardo, sei lá.

    Vai ter baixinhos e grandões, de olhos puxados ou abertos. Uma zorra étnica, uma nova subraça ou ramo étnico.

    Penso como o Mané, talvez seja essa a hora da África. Mão de obra e natureza rica têm pra deixar chinez esfregando as mãos o dia inteiro.

    O problema como sempre é o imperialismo.

  • 38 Carlos Magno // 21/March/2008 às 18:59

    Correção: chinês.

  • 39 Guilherme // 21/March/2008 às 19:49

    Mistura de chinês com negro, deve ficar parecido com mistura de índio com negro. Cafuso. Dá uns negões de olho meio puxado, e cabelo encaracolado.

  • 40 Zictor // 21/March/2008 às 20:40

    Alou, pessoal!

    Desculpem ter estado ausente das discussões sobre a China, mas tenho andado ocupado e é desanimador começar a postar quando existem 200 posts!!

    Bem, acho que vou ler o artigo original, parece muito bom.

    Há uma questão, a do nacionalismo chinês, que não foi abordada pelo texto. Eu acho que nenhuma análise da China é completa sem abordar o novo nacionalismo que tem tomado força desde o final dos anos 90.

    Eu escrevo sobre isso mais tarde, agora vou a um Torneio de Tai Chi Chuan, torcer pelos meus colegas.

  • 41 Dino 5,4 % // 21/March/2008 às 20:40

    Carlos Magno, você já ouviu falar em Madagascar? Dê uma olhada neles…Este é o resultado da mistura.

  • 42 Dino 5,4 % // 21/March/2008 às 20:48

    Dizem as más línguas que os chineses já haviam cruzado os 7 mares em embarcações de mais de 300 pés quando os ibéricos ainda nem sabiam como construir uma caravela. Pena que os eunucos acabaram com a folia das navegações, podíamos ter sido “descobertos” pelos chineses, hoje a população do Brasil, já teria explodido, do jeito que brasileiro gosta de sexo… Imaginem comendo com 2 pauzinhos… hahahahaha

  • 43 Alba // 21/March/2008 às 21:02

    Zictor,

    Realmente fez falta. Alguém que saiba decifrar um pouquinho que seja do mundo chinês e com o seu talento, sempre faz falta. :)

    Acho que é cedo para uma opinião definitiva, mas é inegável que o PCC pegou a coisa nos dentes, e está promovendo mudanças bem controladas. Não querem que aconteça o que houve na URSS.

    Quanto à imagem internacional, enquanto não tiverem (desculpem o cinismo) a máquina de Róliúde a trabalhar por eles, a coisa vai andar mais vagarosamente.

  • 44 Pax // 21/March/2008 às 21:11

    Zictor, depois se você puder contar o que é um torneio de Tai Chi eu agradeço. Nunca soube que existisse.

  • 45 Junior Martim // 22/March/2008 às 2:11

    A China não é a primeira a colocar os pés no continente africano, como todos sabem, mas resta saber se será um dos ultimos.
    O problema é que o buraco negro chamado Africa já ameaçou a prosperidades dos que por ali se aventuraram, inclusive os que tinham boa intenção, por tanto a necessidade de prospectar novas terras, e o excesso de grana são uns dos principais pontos que empurram a China para lá, se não, não se arriscariam. Não digo prospectar pensando apenas economicamente ou politicamente, mas tb quando a civilização em si.

  • 46 T.T. Cricket // 22/March/2008 às 12:33

    A China é uma ditadura. Toda ditadura é uma ameaça. Ponto.

Leave a Comment