O Brasil como ele é
Às vezes, a conversa política fica difícil. Não era assim, passou a ser. Polarização não me incomoda pessoalmente. Mas polarização artificial, polarização inventada onde ela não existe, sim. E parte do público politizado, interessado em política, está sendo usado como massa de manobra.
Não há diferenças entre os planos de governo do PT e do PSDB. Ambos apostam na mesma política monetária. Ambos têm a mesma política social baseada em bolsas de renda mínima com contrapartidas. Ambos têm a mesma falta de projeto futuro para o Brasil.
Do ponto de vista de projeto de governo, a diferença entre PSDB e PT é mais ou menos como a diferença entre Hillary e Obama. Ou seja: quase nenhuma, de filigranas. Representam ambos, no Brasil, o mesmo que o New Labour inglês de Tony Blair representa, o que os New Democrats de Bill Clinton representaram. São as mesmas idéias.
PT e PSDB têm diferenças de história. Em seus núcleos duros, um dos partidos tem base sindical e o outro na elite de centro-esquerda paulista. Coisa equivalente existe dentro do Partido Democrata norte-americano. Há os democratas da Nova Inglaterra e há o poder interno das Unions. Não faz qualquer sentido que PSDB e PT sejam partidos diferentes. Mas são. Acaso o Brasil fosse lógico, faria sentido uma aliança PT-PSDB no governo e uma oposição DEM-PL. Ou vice-versa. Mas a lógica nós a abandonamos faz tempo.
O que realmente separa tucanos e petistas são os projetos pessoais de poder de seus líderes. Isso não enobrece ninguém. Há ódios, raivas, cálculo, esperteza – coisas da política. E parte da imprensa ingênua ou espertamente compra isso como se fosse diferença política de fato. Nesta toada, rusgas de alguns políticos, as várias brigas internas em governos, as histórias de corrupção que ambos têm, vão sendo alimentadas. O público é iludido. Usa-se a tática do inimigo externo – velha como a Sé de Braga. Para distrair o eleitor de meus problemas, que se jogue a culpa no outro, que fique bem disfarçado aquilo que realmente importa.
Enquanto isso, a imprensa tem um problema. Há uma mudança tecnológica em curso que dificulta a vida. Revistas vendem menos. A polarização, a incitação ao ódio, serve para vender revista. Serve para atrair leitores de blog. Mas que ninguém tenha dúvidas: imprensa ainda é um grande negócio que faz muita gente muito rica. E esta é uma segunda briga que rola em paralelo.
A Igreja Universal do Reino de Deus é o novo grande concorrente nesta disputa. Tem um canal de televisão que está crescendo. Terá um jornal diário. Tem um projeto político-partidário. Está mais influente na vida brasileira e quer seu espaço. Está preparada para um conflito. Do outro lado, os jogadores correntes deste mercado, nas tevês e jornais, também estão armados. Quem aumentará audiência? Quem perderá? Quem terá mais poder no final? Quem terá mais dinheiro?
Por causa da Internet, as grandes empresas de telecomunicação que emergiram da privatização de Sérgio Motta entraram no negócio da imprensa. Foi um movimento natural: a princípio, não havia nada em português na web e era preciso dar material de leitura para que as pessoas usassem o serviço. Hoje, virou negócio: há influência para exercer sobre um grande público e há dinheiro para ganhar.
A maneira como grandes negócios são conduzidos não é bonita. Há um emaranhado que envolve laços políticos, bancos, o peso que o governo tem por conta dos fundos de pensão. É muito dinheiro o que levantam as grandes telecoms. Ninguém envolvido neste jogo é inocente.
Empresas jornalísticas vivem de venda direta aos leitores e, principalmente, publicidade. O governo – qualquer governo – usa a verba que tem para beneficiar quem lhe interessa. Grupos com interesses próprios usam a imprensa para melhorar suas chances na política. Alguns veículos, em troca de gordas verbas publicitárias, se dispõem a atacar o inimigo de seu amigo. É uma máquina complexa com muitas variáveis, um jogo muitas vezes complicado de alcançar. As fidelidades de um dia no dia seguinte são outras. Mas não é jamais ideologia que está em jogo neste troca-troca de alianças e inimizades. É poder e é dinheiro.
Antonio Carlos Magalhães costumava dizer que existem três tipos de jornalista. Um quer emprego. Outro quer dinheiro. O terceiro quer notícia. Assim, ele continuava, o político que souber diferenciar pelo olho um jornalista do outro sempre se dará bem. Ele tinha toda razão: é como somos. Controlava os três grupos como um mestre.
Não existe uma guerra ideológica na imprensa brasileira. Não existe uma guerra ideológica no Brasil. Não há polarização. Finge-se uma polarização para disfarçar empresas e grupos que têm interesses. E ainda existem os mesmos três tipos de jornalistas. Diferenciar um do outro requer bom olho.
Enquanto a disputa pelo poder de fato no Brasil rola, o leitor é ludibriado com uma briga ideológica inexistente.
Ainda sobre o assunto:
- De como José Dirceu intermediou
a relação Brasil-EUA No Valor Econômico, via Sérgio Leo: O ex-ministro José Dirceu virou um interlocutor privilegiado do governo americano no primeiro mandato... - Bali, Aquecimento Global e
EUA e Brasil como vilões São duas as histórias para serem contadas a respeito da reunião da ONU para discutir o aquecimento Global, que terminou... - O Brasil que existe, o Brasil que poderia existir Li comentários de todo tipo a respeito do post, ontem, sobre a reportagem da revista Cambio. Nas redações dos grandes...
- O Brasil de Lula e Fernando Henrique Se bem que o Brasil em alta é uma pauta à parte. Já é tempo de tratar do efeito...
- Urnas eletrônicas nos EUA e no Brasil Clive Thompson, veterano repórter de tecnologia – e, nesta seara, um dos melhores – é o autor de uma longa...



MAQUINA ESTATAL
esse loteamneto existe em qualquer governo
vai existir sob qualquer partido
só acabara
QUANTO FOR TUDO PRIVATIZADO
Cano, 291,
essa é apenas a sua opinião particular.
80% (oitenta por cento) dos brasileiros não pensam assim, graças a Deus, Alá e também Jeová.
prezado colega Fabio,
vou ser ironico:
“O Estado precisa sair desta pasmaceira e impor, sobre o mercado, a vontade da maior parte do povo brasileiro.”
-e este exatamente o problema com o estado. E opressor por natureza (o leviata). Nao queremos ninguem impondo nada em cima de nos. Queremos liberdade economica, menos imposto, menos burocracia, mais empreendedorismo…
Em quem voce confia mais? um mercado regido por milhoes regulado na pratica pelas demandas populares ? ou num grupo de burocratas iluminados (dirceus e delfins da vida) decidindo o futuro de milhoes?
Ray,
Não é difícil… durante quase todo o século passado o Brasil cresceu a taxas significativas.
Parte de nossa elite acreditava que seríamos um Império…
A receita é a mesma experimentada por TODOS os países desenvolvidos:
- Juros baixos
- Câmbio Valorizado
- Alto investimento público
É assim que funciona.
China e India estão fazendo isso…
Nós, estagnados nos últimos 15 anos, fazemos o contrário… subdesenvolvimento eterno será o resultado.
PRIVATIZAÇÃO
eu defendo não porque o PT esta no poder
se o PSDB estivesse no poder
minha posição seria a mesma
eu defendo porque acredito
CREIO
não é questão de certo ou errado
apenas eu sinceramente acho o melhor para
qualquer economia ou pais
o fabio passos deve ter sido ministro da economia da antiga ALBANIA
aquele milagre economico
Cano, 298,
realmente falamos linguagens bem diferentes.
Você, pelo jeito, é um ardoroso adepto da seita evangélica, cujo deus são os norte-americanos e seus métodos, através dos Bushs da vida etc.
Seja feliz, meu amigo.
Joao,
O Estado é chefiado por um representante eleito pelo povo.
O mercado é dirigido por megacorporações que não dão a mínima para o cidadão.
Eu confio em quem pode trazer prosperidade e justiça…
Não tenho porque enaltecer lucros pornográficos de parasitas, enquanto a sociedade agoniza sem saúde, educação, segurança…
joão mello
grande post
estado MENOR
cidadão MELHOR
menos estado é MAIS
as coisas se acomodam naturalmente
as pessoas é que devem fazer o estado
e quando saem do controle,ai sim,entra o estado
sim…vez por outra as coisas saem do controle
e isso é normal
Fabio,\
tu nao entendeu amigao??
os juros sao pautados pelo banco central de acordo com as necessidades de pagamentos imediatos.
O grande problema e que a maquina adminiustrativa aumetou estupidamente durabte o governo do PT, fazendo com que as necessidades de caixa rapido do estado sejam a cada ano mariors.
O MERCADO NAO DITA PORRA DE JUROS ALGUM, QUEM DITA OS JUROS E O GOVERNO DO PRESIDENTE LUAL.
well….por serem iguais, PT e PSDB nunca serão aliados, tá na cara. Sabem o motivo? Porque sai mais barato cooptar PMDB,DEM e outras arapucas de aluguel para “governar”. Sai mais barato “combinar” um apoio político em troca de cargos, comissões e verbas para obras. Lucra o freguês , satisfaz o cliente e consegue-se crescer em troca de umas migalhas para os aliados. Política no Brazil é isso: dá um pouquinho aqui, cala a boca ali e vai levando nos peitos. É pouco!
dom asmurro patrirca virgem e martir.\
como o meu belo nome o diz eu sou judeu, gracas a D-EUS!!!!!!!!!
e sim admirador fanatico do sistema de politoco e economico que se aplica nos estados unidos.
Ray,
Não se preocupe… você é inofensivo e vai poder continuar especulando. Toda sorte do mundo. Sinceramente.
Agora… esta farra de levar R$150bi/ano. Isto tem de acabar. Está fazendo muito mal ao Brasil.
É a principal causa de nosso subdesenvolvimento endêmico.
15 anos de fracasso… por que insistir no erro?
É preciso que o Estado imponha, sobre o mercado, os interesses do povo brasileiro.
amigos
o papo esta otimo
tenho que sair
uma abraco aos que ficam
Ray,
Perca alguns minutos de seu precioso tempo e veja uma boa proposta para reduzir ao máximo a possibilidade de contágio da nossa economia pela crise crise do subprime. Gostaria de ouvir sua opinião:
http://negociosetc.wik.is/Soluções_para_evitar_que_a_economia
Sim, o presidente e eleito pelo povo…e deve governar para o povo, por isso mesmo deve gerar um ambiente PRODUTIVO no pais, que atraia INVESTIMENTOS e EMPREGOS de modo que o POVO que o elegeu tenha CONDICOES MATERIAIS MAIS DIGNAS. Isso passa por um mercado forte e o estado tem que ser regulador.
Claro que o estado tem que ser ativo em certas areas como saude, seguranca e educacao…e reguladro em outras de modo que os contratos sejam cumpridos e permita a criacao de um clima propicio de investimentos para o mercado.
Se as empresas nao lucrarem e nao forem ricas quem voce acha que vai pagar o seu salario? quem vai abrir empresas? investir em novas tecnologias?
Mordechai Cano meu patricio
as pessoas amam odiar a america
faz parte do show
da ibope
nem um canalha como bush é capaz de minar a HISTORIA da democracia americana
quando eles enfrentam dificuldades
os maluquinhos ja trombetam o apocalipse
a america é um imperio
SIM
ele um dia vai acabar
SIM
todo imperio acaba
mas nehum de nós estaremos vivos para ver a queda
graças a america vivemos em liberdade
livres do cominismo e do nazismo
presidentes incompetentes passam
a HISTORIA prevalece
“qualquer coisa que nao for lucrativa deve ser abandonada, seja pela iniciativa privada ou pelo estado.”
É isso aí, Cano, a essência do capitalismo.
Filhos são lucrativos?
Uma bela casa é lucrativa?
Um bom passeio é lucrativo?
As melhores coisas da vida não são lucrativas.
E as mulheres só são boas quando dão de graça.
fabio passos
voe esta culpando os sistema finaceirom pelso desclabaros do governo, e nao quer entender.
Se O governo tivesse uma maquina administrativa enxuta, se nao gastasse muito mais do que arrecada, os juros seriam da ordem de 5 % ao anos e nao 5% ao mes.
O Brasil tem uma economia que poderia, sem problema algum trabalhar com esse nivel de juros, masa enqaunto ouver um governo que deice gastr bilhoes…NA BOLSA ESMOLA, por exemplo, de algum cu tem que sair sangue ( desculpe a expressoa chula).
Os chamados prigramas sociais do governoi custam dinheiro e o giverno tem que pagar, como paga??? pegando grana no mercado a traves da elevacao da taxa de juros.
SE NAO ENTENDEU DESTA VEZ, DESENHOS ESTAOS DISPONIVEIS.
Mordechai,
Não seja ingênuo… os banqueiros financiaram campanhas exatamente para garantir o controle do BC e da política econômica.
É assim que funciona.
Henrique Meirelles é o fantoche do mercado controlando a política econômica… e consequentemente a divisão da riqueza.
Os lucros pornográficos dos banqueiros não é acidente.
É uma opção política que os grupos hegemônicos do PT e do PSDB aceitaram.
Felipe Pugliesi
não esta abrindo esta aparenedo oque vai abaixo
Solu
From $1
Table of contents
(There is currently no text in this page
sobre a crise dos subprime…que hj estão longe de ser apenas crise dos subprime,eu respondo a essa pergunta 20 vezes por dia…
1 minuto e dou uma resumida
abraços
fabio,
E importante para qualquer economia FORTE ter bancos fortes. Todas as economias desenvolvidas os tem.
lucro nao e pecado mais. Usura. Isso acabou na epoca da inquisicao.
dom casmurro patriarca virgem e martir.
tudo e lucrativo, sem duvidapsto que tudo esta relcioanado com o mercado.
eu tenho filhos e tenho que comprar fraldas, creminho por rabinho, chupetas, mamadeiras…enfim, sao extremanente lucrativos.
eu tenho que ser competente para ter e bancar filhos.
Casa sim e muito lucrativa e todos os que trabaham debveriam ter condicios de comprar uma, se as empresas forem solidas e fortes e nao houve internvencao do estado poderao oagar salarios a niveis que os trabalhadores tenham a casa propria.
Isso nao pdoe se programa social, tem que ser fruto do trabalho .
Nada melhor que um bom passeio para pegar no trabalho de forma eficiente.
Passieo tambem e lucrativo.
Fabio Passos,
E vc sabe por que eles aceitaram? Porque não queriam reduzir/cortar os gastos públicos. Se o estado fizer um corte de 3% do PIB nas contas públicas não precisará mais pegar din din no mercado financeiro e como consequência os juros despencam no dia seguinte… É isso aí. Já viu político topar diminuir as mamatas?
Mordechai,
Não adianta lutar contra a realidade.
A conta é 7% do PIB… R$150bi/ano.
Esta rapina do erário, promovida por especuladores parasitas, é singular.
Faz idéia do que significaria este dinheiro, abocanhado por rentistas, caso investido pelo Estado em educação, saúde e infra-estrutura?
É o caminho para o desenvolvimento.
fabio passos
desculpe esse filme de conspiracao sordida nao vi.
RAy
manishmah, chaver…kol besseder????
Felipe,
Estes caras não brincam em serviço… não abrem mão dos privilégios sem luta. Quem quer perder uma boquinha de R$150bi/ano sem risco? Banqueiro não é bobo…
É a sociedade que precisa reagir. Os políticos são representantes dos interesses que os financiam.
Sem pressão da sociedade não haverá mudança.
Continuaremos subdesenvolvidos e comendo nas mãos do mercado.
fabio
nao e rapina alguma
e so o governo para de gastar o que nao tem para obter ganhos politicos.
e so ter um governo responsavel, coia que o lula nao e.
Grana sofre os efeitos da oferta e da procura, se tiver algum tomando mais do que existe, com certeza custara muito mais.
Porque achas que osmjuros nos usa sao de 5% ao ano???? porque nao tem um governoi maluco querendo dar tudo de graca para todo mundo, porque no fial a conta tem que ser paga.
Fabio Passos,
Garanto que se o Estado cortasse os 3% do PIB e não pegasse mais din din no mercado financeiro, os rentitas iriam investir em outras modalidade de aplicação. Mas para isso, o Estado precisa fazer a sua parte. A cupla não é dos rentistas, mas dos nossos políticos, aí incluindo PT, Lula, PSDB e o “diabo aquático”… Todos eles, essa súcia de mal-intencionados que exploram a boa fé de cidadãos inocentes e desinformados sobre o fuincionamento do mercado, como vc.
CRISE DA ECONOMIA AMERICANA
resumo do resumo UMA METAFORA
PARTE1
o paul comprou um apartamento no começo dos anos 90 por 300.000 dolares,financiado em 30 anos
em 2006 o apartamento do paul passou a valer 1 milhão de dolares
ai veio um banco e perguntou pro paul se ele não queria uma grana emprestada…algo como 800.ooo dolares,dando seu apartamento como garantia..
ele fez uma nova hipoteca
o paul se achando esperto aceitou o emprestimo
e pegou os 800.000 dolares e….
CONTINUA
O primeiro que comentou estava certo! Você provocou! Alguns tópicos:
Se a verba de publicidade (só do governo federal) fosse só para quem interessa, o governo Lula não teria gastado um centavo com algumas publicações, você sabe que há alguns parâmetros e que se não perfeitos são minimamente respeitados ( a não ser quando dados saõ inflacionados, mas aí estamos no terreno das conspirações, delicioso, por sinal)! Sei que o que você quer é dizer que o Mino Carta quer influenciar as pessoas para que elas comprem a Carta Capital (seu comentário sobre o jogo para a platéia) de forma a engrossar a verba de publicidade! Bom, se é essa idéia, só nos resta a inveja (que golpe publicitário!).
PT e PSDB não são a mesma coisa! A mentalidade estatística dos tucanos é algo assustador! “Menino, eu vi!” Não sei se os petista na administração também são assim (acho que sofrem de um outro mal, a falta de profissionalismo, mas é terreno do achismo ) .
Agora, partindo para o terreno do poético, as bravatas de solidariedade são lindas e melancólicas, mas são o melhor da vida! Vai…PD, dá uma inveja danada, não é?!
fabio
eu concordo contigo no sentido de que e muita grana que se paga pelo papel moeda, mas voce culpa as pessoas erradas.
O maior tomador de dinheiro no brasil e o governo, e quem fixa as taxas de juro e o governo.
PODERIAS ME DIZER SE A CEF E O BB TEM JUROS MAIS BARATOS?????
Fabio Passos,
Acho que estamos concordando em algo…
Como mudar isso? vc tem alguma proposta. O PT nunca vai fazer essa “revolução” e nenhum outro partido parece disposto a isso…
Concordo com a “igualização” dos partidos. Há tempos falo disso. É tudo farinha do mesmo saco.
Não há um projeto para o país, senão vejamos:
1 - Qual é o projeto estrutural para Educação? Um que coloque o povo brasileiro efetivamente numa situação diferenciada perante os desafios sociais, econômicos, ambientais, tecnológicos e políticos do século XXI? Não há. Nem PSDB nem PT meteram a mão na grande carência brasileira. Por quê? Porque não querem mudar nada, querem fazer o jogo do poder da forma que sabem, com a corrupção desgovernada e escancarada, onde com fisiologismos e canalhices sem tamanho se faz o que quer com a casa do povo, o Congresso. E o Congresso é eleito pelo povo que é educado por professores que ganham salário mínimo, salário de fome. Olhe para o salário dos professores da rede pública e verás se há um governo decente. Sempre. Isso se repete nos Estados e Municípios. Engato no item 2.
2 - Onde se vê investimento político numa reforma política? Em partido algum, em lugar algum. Há um monte de jogos de cena, mas não se quer mudar o jogo canalha que é jogado. Ele é farto pra quem tá em campo. Pra todos, por sinal, sejam da posição ou oposição.
3 - Polarização: essa é boa, principalmente porque pega gente inteligente, bem formada. E saem repetindo chavões políticos e tendo visões distorcidas da triste realidade, com discurso de doutor, mas uma cegueira de cavalo de carroça com antolhos nos arreios. O tal do Fla x Flu só serve ao poder.
4 - Os blogs políticos são os veículos novos dessa mesmice Leopardiana. Pelo menos esses que estão em moda, Mino, PHA, RA etc.
5 - Onde está a mobilização social? Não há. A sociedade civil brasileira de hoje é fantoche. E fantoches não realizam. São manipulados. Aí caímos nessa arapuca de poder, onde uma desgraça de raça tomou de assalto o bem público para o interesse privado e espúrio.
Sinto falta de estadistas assim como sinto falta de blogs políticos isentos e influentes, e sinto falta de uma classe média politizada e mobilizada, pois, quer queiramos ou não, a classe média é geradora de mudanças e formadora de opinião. E aqui há uma fatia dessa classe. E o que vemos desanima. É sempre a mesma cantoria: O meu corrupto é melhor que o teu.
Mordechai,
Eu já percebi que você não viu… não é de todo culpa sua.
Vamos dizer que o assunto realmente não é muito discutido na mídia…
De qualquer forma, é assim que funciona o jogo em todo o planeta. Deste jogo saem nações prósperas e outras subdesenvolvidas e colonizadas.
A lástima é que os grupos hegemônicos do PSDB e do PT aceitaram o mercado como dono do Brasil.
Felipe
e se ele fiszesse isso como e que ia pagar os funcioanrios do PT??
Moderdechai:
Isso não é problema nosso, certo? Temos apenas de tirar os caras de lá. O problema é semelhante ao Iraque de Saddam Hussein: não temos quem pôr no lugar…
CRISE DA ECONOMIA AMERICANA PARTE2
uma metafora
com os 800.000 dolares o nosso paul
vendo que imoveis não paravam de valorizar
comprou 3 casas em contrução
dando com entrada nas 3 casas algo como 400.000 dolares
a diferença…400.000 dolares que o nosso paul recebeu do banco..
ele gastou
comprou carro novo(alemão) pra ele
deu um carro para cada filho(japones)
e com o resto do dinheiro comprou tv de plasma de 636 polegadas
43 notebooks
1634 cuecas
tudo financiado
tudo a credito
e a esposa do paul se sentindo rica
sentou o dedo no cartão de credito
continuA
Ray e Mordechai,
Vejam minha proposta em:
http://negociosetc.wik.is/Soluções_para_evitar_que_a_economia
Não sou político e não procuro votos. Soluções existem, mas este políticos não querem saber delas…
Vou jantar e retorno em breve…
Felipe,
Há dissidentes dentro do PSDB e dentro do PT.
Há políticos no PMDB, PDT, PL, PSOL que sabem de cor sobre o que acontece… e o que precisa ser feito.
Temos de acompanhar e escolher aquele que assumir compromisso de defender um Brasil independente… nas últimas eleições sequer foi discutido o tema.
Alckmin desautorizou Nakano e Lula corroborou Meirelles…. o mercado já havia vencido antes do segundo turno.
CRISE DA ECONOMIA AMERICANA PARTE3
e la estava o paul e sua familia
se sentindo ricos
em agosto de 2007 começaram a correr boatos que os preços dos imoveis estavam caindo
as casas que o paul tinha dado entrada e estavam em construção
cairam vertiginosamente de preço
e não tinham liquidez
MILHOES TIVERAM A MESMA IDEIA DO PAUL
tinha casa pra vender como nuncanahistoriadaquelepais
refinanciar a propria casa e usar o dinheiro para comprar outras casas e revender com lucro
facil….parecia facil
só que todo mundo teve a mesma ideia ao mesmo tempo
as taxas que o paul pagava começaram a subir(sim..as taxas eram POS FIXADAS)
e o paul percebeu que seu investimento em imoveis
se transformaria num desastre
continua
Pax,
O projeto do Brasil é navegar a deriva sob o julgo da mão-invisível.
15 anos de fracasso… e continuamos a deriva. E insistem que este é o caminho…
Tem de ligar o motor e escolher um bom timoneiro.
A pergunta tem de ser feita ANTES das eleições:
Quem financia este candidato?
PAx,
Quase gostei do post,
MAs acho qu eo discuro de “farinha do mesmo saco”, do desencanto com a politica servem a 2 interesses:
1) aos desgostosos com a democracia
2) aos petistas (pra quem se elegeu com o discurso da etica , contra a corrupcao e hoje depois de toda a roubalheira adotam o discurso do eu fiz mas voce tambem fez, ou todos sao iguais. Isso e muito oportunista ora.
discordo dessa visao. Existem diferencas programatcas e ideologicas entre politicos, nem todos sao corruptos (talvez o seu candidato o tenha desiludido).
O jovem tem que ter utopia sim, a utopia do possivel, tem que sonhar sim. Como ja dizia o poeta espanhol machado “caminhante nao existe o caminho, caminho se faz ao caminhar”.
Parabens a todos que se esgoelam neste post por manterem a chama de um pais melhor acesa. Discordando ou nao.
o paul foi aguentando as prestaçoes
da sua casa refinanciada
das 3 casas que ele comprou,como milhoes de compatriotas,para revender
as prestaçoes dos carros
das cuecas
dos notebooks
da tv de plasma
e do cartão de credito
aí as casas que o paul comprou para revender ficaram prontas…
e ele tinha que pagar uma grande parcela
só que neste momento o nosso paul achava que ja teria revendido as 3 casas
mas não haviam compradores
e os que havia só pagariam um preço muito menor que o paul havia pago
o paul se danou
começou a não pagar os bancos
as hipotecas
da casa que ele morava e das 3 casas que ele havia comprado como investimento
os bancos ficaram sem receber de milhoes de PAULS
CONTINUA
CRISE AMAERICANA
o nosso paul optou pela sobrevivencia da familia
e tentou renegociar com os bancos
que não quizeram acordo
o paul esntregou aos bancos as 3 casas que comprou como investimento
perdendo tudo que tinha investido
o paul quebrou e ele e sua familia pararam de consumir
continua…
OS BANCOS
CRISE AMERICANA OS BANCOS
milhoes de pauls deixaram de pagar aos bancos os emprestimos que hviam feito baseado nos preços dos imoveis
os bancos haviam transformado os emprestimos de milhoes de pauls em titulos negociaveis
esses titulos passaram a ser negociados com valor de face
com a inadimplencia dos pauls…
essses titulos começaram a valer PÓ.
BILHOES E BILHOES EM TITULOS PASSARAM A NADA VALER.
e esses titulos estavam disseminados por todo o mercado
principalmente nos bancos americanos…mas tambem em bancos europeus e ate asiaticos
CONTINUA
João
É que você não está contando as aposentadorias…. e aumento já estava previsto pelo Bresser…quanto aos cargos comissionados o aumento substantivo é mais nas estatais, no executivo foi praticamente pra atender a demanda dos novos ministérios e secretarias especiais. Aí vale a discussão: é importante ter sercretaria de igualdade racial, da mulher etc e se é como deve o seu funcionamento? E pra atender a demanda de novos problemas na sociedade? O que se deve fazer? Como terceirizar essas questões? O presidente da FINEP deve ter o salário de R$20.oo0,oo? Pois é o parlamento devia opinar sobre essas questões…mas não faz!!
A questão dos cartões é outra coisa…. na verdade é má administração das unidades gestoras que por incrível que pareça é composto na sua maioria por funcionários concursados. Mas a imprensa e até os deputados querem pegar o zé mané que comprou alpistre pros canários do CNPq. Na verdade é que o dinheiro que não foi gasto naquele ano volta pro tesouro…aí eles correm pra gastar em vários absurdos. O dinheiro não tem dono e não há fiscalização decente nas Cisets, TCU e CGU.
Fabio Passos,
Partidos? Nenhum deles tem programa. Ou melhor todos têm o mesmo programa. Gozar do fundo partidário e barganhar suas emendas. Levar uma graninha para seu curral e fazer com que a empresa de seu “amigo” ganhe aquela licitação para fazer aquela obrinha que estava na emenda…
Quais são os nomes? Não vejo nenhum estadista entre eles…
Há radicais - como era o Lula e outros que estão aí - que pregam a manutenção de empresas estatais e o Estado Senhor, inchado e perdulário, com muitas tetas para mamar - ou melhor só para eles mamarem. É isso que tem por aí… Ou vc acredita em duendes, papai noel e coelhinho da páscoa?
CRISE AMERICANA OS BANCOS
reparem que os imoveis eram as garantias dos emprestimos
mas esses emprestimos foram feitos baseados num preço de mercado desse imovel
preço que despencou
um emprestimo foi feito baseado num imovel avaliado em 500.000 dolares
e de repente passou a valer 300.000 dolares
e mesmo pelos 300.000 não haviam compradores
OS PREÇOS DOS IMOVEIS ERAM UMA BOLHA
um ciclo que não se sustentava
como os esquemas de piramide
especulação pura
a inadimplencia dos milhoes de pauls
atingiu fortemente os bancos americanos
que perderam centenas de bilhoes de dolares
era a farra do credito facil
um dia acaba
acabou
continua
joao mello -
Não sou desgostoso com a democracia, vejo-a como um regime de governo que tem virtudes e defeitos, mas não vejo outro regime melhor por aí, então é com ela mesmo que devemos continuar, na minha opinião.
Sim, me decepcionei com o PT, mas não a ponto de achar o PSDB melhor. Como disse, ambos querem as benesses do poder a priori e não são agentes das mudanças estruturais que tanto precisamos. Aliás, andamos órfãos.
Sim, também, há que se ter esperança, utopia, e paciência, muita paciência. Mas um pouco mais de diligência não nos faria mal algum.
E, ligando uma coisa à outra, blogs podem fazer uma parte desse caminho. Acredito nisso. Já é realidade alhures.
CRISE AMERICANA
com a inadimplencia dos milhares de pauls
os bancos pararam de emprestar
por medo de não receber
os pauls pararam de consumir porque não tinham credito
mesmo quem não devia dinheiro
não conseguia credito nos bancos
quem tinha credito não queria dinheiro emprestado
o medo de perder o emprego
fez a economia travar
recessão é SENTIMENTO
É MEDO
e mesmo quem pode
para de consumir
continua
com O PIOR PESADELO E O FED
Penso que o discurso pela construção da utopia, do dia que virá, com todo o respeito, é coisa de imbecil. Só um idiota acrecitaria nessa conversa fiada de ‘frases de efeito’ que mais lembram o descerebrado companheiro Mao. Essa bosta de conversa sobre utopia atende a dois interesses: dos imbecis que vem a este post para vomitar cultura de almanaque; e dos bostejantes amadores que se dispõe a apalaudir qualquer atoleimado que repita um Neruda da vida.
“Quem poderia imaginar que os bancos americanos, que sempre viveram do dólar pintado sem lastro, da especulação e da espoliação das economias do mundo inteiro, iriam apodrecer tão de repente e escorrerem pelos ralos de Wall Street, obrigando o tesouro americano a jogar bilhões, trilhões de dólares para tentar impedir outro desastre como o de 1929?
Os próprios americanos, seus escribas e fariseus hipócritas, da imprensa deles e da dos outros, como a nossa, já não entendem nada:
1 - “O impensável está se tornando inevitável. O banco Bear Stearns tem uma reputação repugnante, mas o Fed (Banco Central dos Estados Unidos) correu para salvá-lo, temendo um colapso que causaria pânico nos mercados” (Paul Krugmann, do “New York Times”, no “Globo”).
2 - “Os bancos correm muitos riscos para fazer muitos lucros. Então é muito justo que sofram um pouco, quando há uma crise” (John Williamson, economista, pai do “Consenso de Washington”, no “Globo).” SEBASTIÃO NERY TRIBUNA DA IMPRENSA
Frases do artigo do Delfim e do Soros também simboliza um pouco isso: “Os bancos e agências de risco viraram alquimistas transformando cocô em ouro e vendendo para otários”. Delfim Netto sobre a crise financeira nos EUA, Folha de SP 23-01. “Os mercados foram relegados aos seus próprios sistemas (…) as autoridades deviam saber que os mercados não necessariamente se corrigem”, George Soros. Na América eles costumam dizer, “Nós somos o que nós fazemos”. Já o escritor Latino-Uruguaio, Eduardo Galeano disse:”Nós somos o que fazemos, mas somos principalmente, o que fazemos para mudar o que somos”.
Pedro,
o que me entristece é que os donos do poder sempre serão os mesmos.
nos resta espernear, nós que exergamos alguma coisa.
mas temos poucos votos.
a maioria do povo não tem acesso a informação,
assiste à tv e aos seus noticiarios, continua cega.
nada que discutimos aqui chegará à grande midia.
guerreamos uma guerra perdida!?
gritamos e não somos ouvidos.
ao final das contas, o que conta mesmo é o dinheiro e quem tem dinheiro tem voto.
Talvez o maior acesso à internet mude esta situação.
eu entreguei os pontos.
sei que nao vou deixar um pais melhor para os meus filhos.
O pior é que, neste momento, está em curso a maior negociata desde as privatizações… o debate é claramente interditado pela grande mídia, e neguinho achando que isto é polarização artificial…
Parece até que nem moram no Brasil…
querida rosaclara,
Aposentadorias previstas pelo Bresser? hun?
nao minha querida, o aumento e no numero de funcionarios ATIVOS mesmo (nao os aposentados) . O que acho que voce quis dizer e que esse aumento de 20% de funcionarios ativos tera uma peso ainda maior contando os encargos e aposentadorias daqui a decadas, piorando ainda mais o ROMBO dos COFRES PUBLICOS.
Quanto ao aumento dos cargos comissionados (indicacoes politicas, nepotismo, apadrinhamento) obvio que foi dos ministros e de altos cargos de estatais; estes orgaos compoe o nucleo duro do governo. Nao entendi a “justificativa” do aumento. O governo deveria coibir quando nao suprimir e desencorajar esse tipo de gasto do dinheiro publico do seu imposto, da dona maria da conceicao e o meu. E desrespeito. Mas se voce acha isso natural…paciencia….mais uma diferenca entre pt e psdb. ; )
Eles insistem em cometer os mesmos erros que levaram a bancarrota o mercado financeiro americano. “as autoridades deviam saber que os mercados não necessariamente se corrigem” george Soros. Vingança do comunismo? Ainda nã se deram conta de que o fim do comunismo, levaria ao fim o capitalismos. Pelo visto, a Historia não acabou, quem viver verá…
Fariseu
diversos gvernos brasuleiros tambem botaram bilhoes para socorrer bancos em dificuldades so que ano sei qual o ralo pelo que escuou a gran…tam dez os ralos da avenida paulista???
fariseu, tu e melodramatico. Qualuqer pais do mundo iria em socorro de bancos em perigo. Em cuba nao existe esse problema. Nao ha bancos.
CRISE AMERICANA FINAL
o fed começou a trabalhar de forma ardua
começou a reduzir fortemente as taxas de juros
e as taxas de emprestimo interbancarios
o fed tambem começou a injetar bilhoes de dolares no mercado..provendo liquidez
o governo bush lançou um plano de ajuda a economia sob forma de devolução de parte do imposto de renda pago,visando incrementar o consumo.
porem essas açoes levam meses para surtir efeitos praticos..
essas açoes foram corretas…e ate esse momento(agora)não e possivel afirmar que os EUA estao TECNICAMENTE em recessão
o fed trabalhava..o mercado ficava atento..e as familias esperançosas
ate que semana passada o impensavel aconteceu
o PIOR PESADELO PARA UMA ECONOMIA ACONTECEU
crise bancaria…
correntistas correndo para sacar suas economias
boataria geral
panico
e um dos grandes bancos da america,o bear stearns, iria amanhecer a segunda feira ultima,QUEBRADO,insolvente.
no domingo o fed,de forma inedita,FEZ um emprestimo ao bear,apoiado pelo jp morgan chase,para que o banco não quebrasse
depois disso o bear foi vendido para o jp morgan´por 2 dolares por ação
ha um ano elas valiam 160 dolares
durante essa semana dezenas de boatos voltaram a acontecer sobre quebra de bancos
a bola da vez seria o lehman brothers…
é um bancão
e assim o mercado e as pessoas seguem sem saber oque nos espera na proxima segunda feira
oque começou com o paul
hj afeta o mundo inteiro
a coisa pode estar apenas começando
só o tempo dira
fim
Fariseu
de duas uma, ou voce nem desconfia a razao da crise de liquidez no mercado americano ou voce mora em venus.
Todos os erros cometidos sao novos, nao ha porcaria de repeticao de erro nenhum. Quem e burro e Brasileiro, que elege lula 2 vezes. Americano nao repete o mesmo erro.
CRISE AMERICANA
É só realização de lucro.
É a grana se assentando como um vidro cheio de água e areia que é balançado e colocado a descansar.
Ray
na realidade se voce analizar a situaao friamente, nao exite nada alem de uma ” possivel ” crise de cnfianca por parte dos comsumidores.
esa crise de confianca e que levou a venda ( doacao diria eu) do Bear and Stern.
Os depositarios , com medo de que os seus depositos seja levados pela crise da qual todos falam mais ainda nao se concretizou, podem fazer a coisa muito mais dificil na corrida para pegar o cash depositado.
em tempo, a mesam situacao esta aconetcendo an europa e, dizem as mas linguas, na china.
Mordechai:
Americanos elegeram Bush filho duas vezes, hehehehe!!!
tou indo
ate amanha se der..
um abraco a todos
felipe
e fizeram muito bem, ele nunca disse que nao saiba de nada, que foi traido.,
Mas não existe só este tipo de cagada… Talvez no fundo ele saiba as próprias cagadas e por isso desconversa de outra forma… Ou vc acha que ele não fez nenhuma?
Mordechai,
Até entendo sua condescência com o Bush, afinal Israel deve muito a ele…
Felipe, mordecai, lembram da Enron?
O Estado brasileiro é muito pequeno.
O Estado precisa crescer e oferecer mais infra-estrutura e serviços: Portos, aeroportos, rodovias, usinas, saneamento básico, hospitais, escolas, universidades… é assim que um país supera o subdesenvolvimento.
Tolice reclamar que as contas públicas não estão bem… quando ~20% da arrecadação. 7% do PIB(!) é gasto em pagamento de juros.
Não é difícil entender… quem define os juros é um preposto do mercado financeiro… quem lucra com estes juros é o mercado financeiro.
Estes caras governam o Brasil. Definem a sua própria taxa de remuneração. É uma aberração.
É e assim que funciona faz 15 anos…
Enquanto não acabar a submissão aos interesses do mercado, não vai melhorar… seja PT, PSDB, PMDB, etc…
“andrea // 20/Março/2008 às 17:11
quando eu vejo esse papo de que tudo é igual, tudo é a mesma coisa, eu só lembro do boris casoy…”
Não são iguais, andrea… alguns são tão ruins quanto, outros são péssimos… e ainda há os indescritíveis, os inacreditáveis e os inenarráveis… uns procurando superar outros nos piores defeitos… acredite se quiser… ou acredite em duentes e quetais… tá valendo, gata…
Laroiê!
Bom, já dizia minha avó, “quem fala muito dá bom dia a cavalo”.
Nunca vi o Pedro Doria aparecer tantas vezes comentando num post.
Interessante a
historinha do
RAY, gostei e
acho que é por
aí que a coisa
se desenvolveu, ganância
demais bota
os caras na
lona.
Os outros comentários não li direito, dei uma passada d’olhos, pintou um serviço e eu encarei.
:-)
Albita, beijos, data vênia.
Morde o cano e desencana, sujeito estranho.
fhc foi uma etapa necessaria….preparou, experimentou….
Sim, experimentou, mas disse que não tragou.
Uma boa noite a todos e cascudos nos direitobas.
Estou sem palavras, cheguei tarde demais… maldição.
Surf,
:)))) E saindo de vez!
Oi Alba!
:-)
Surf, bão?
:-)
Estava conversando com a patroa durante a janta (hoje não é sexta mas foi pizza mesmo), em 73 estava com 11 anos, lembrei da cara do meu pai quando falou sobre o petróleo, preço subindo e que a coisa ia feder (não necessáriamente com essas palavras), na garagem 3 carros novos e a casa em reforma.
Ele é precavido, não se deu mal como muitos amigos com a crise que na seqüência deu cabo de muita gente.
Lembrei também da crise do Japão, motivo muito parecido com esse de hoje, imóveis financiados supervalorizados.
Sei não, creio que a história se repete e, dessa vez em grande proporções.
:-/
Fabio Passos,
O Estado brasileiro é muito pequeno com 35 ministérios e mais de 100 mil cargos de confiança? É muito pequeno com CEF e BB, para que esta rendundância? É muito pequeno com 5.561 municípios e gastando com vereadores mais do que gasta com a saúde? Veja a previdência do setor público: responde por 80% do déficit previdenciário mesmo tendo apenas 4% dos aponsentados… Pesquise um pouco mais e depois me conte se continua achando o Estado barsileiro pequeno. Vc está confundiondo carência de infra-estrutura com Estado. Além disso, observe o seguinte: o assistencialismo não pode ser um fim em si mesmo sob pena de se transformar no cabresto eleitoral do século 21. Onde estão as reformas estruturais modernizadoras que colocará o país no rumos da justiça social verdadeira e do desenvolvimento econômico? Qual é mesmo a agenda do governo petista?
Ah, uma das primeiras coisas que meu pai fez foi vender o Dodge Charger RT (71, novim) e o Opala, comprou um fuscão e depois um chevette.
kkkkkkk rsrsrsrsrsrs
:-)))))
Proftel, Memento me chama. De crise brasileiro entende.
sr. Felipe, pegue os dados da OIT sobre gastos funcionalismo publico/pib, depois me escreva dizendo qual o lugar do Brasilem comparação com outros países avançados. Não vale o Japão, que tem um PIB desgraçado de grande em relação a população. Pense no tamanho desse brasil e veja se é um estado inchado. Não se convencendo pode ler o Wanderley Guilherme dos Santos.
Procure saber o que é DRU.
Felipe,
O Estado brasileiro é diminuto.
O Estado precisa investir em nossa depauperada infra-estrutura: Portos, rodovias, ferrovias, aeroportos, usinas…
O Estado precisa investir em saneamento básico, urbanização de favelas, hospitais, escolas, universidades…
O Estado precisa assumir sua responsabilidade histórica como motor do desenvolvimento e da justiça social.
É a regra seguida por TODOS os países independentes que hoje são desenvolvidos.
É a regra que está levando imensa prosperidade a China, India e demais países emergentes com crescimento vigoroso.
É a regra que NÃO seguimos por imposição dos países ricos…
São 15 anos de estagnação econômica produzida pelo neoliberalismo… é tempo suficiente para reconhecer o fracasso e mudar.
Surf, lembranças minhas e da patroa à Memento.
Bom descanso aí.
:-)
Olha o que eu falo do “abraço de afogado”:
“Em editorial publicado nesta quarta-feira, o diário americano Washington Post pergunta o que vai acontecer se o Fed (Banco Central americano) fracassar e não tiver recursos suficientes para ajudar os bancos e evitar uma crise ainda maior no mercado, depois da decisão anunciada no fim-de-semana de ajudar o banco de investimentos Bear Stearns. ”
É isso.
Será que não tem um bico pra mim por lá?
kkkkkk rsrsrssrs
:-)))))
É o Estado quem deve interferir e até determinar as variáveis macroeconômicas pelas quais deve funcionar o mercado.
Entregue a gestão econômica ao mercado… e vai ficar sem uma pena no rabo!
O mercado financeiro governa o Brasil, pois é seu preposto - Henrique Meirelles - quem define as variáveis macroeconômicas elementares:
Juros e Câmbio.
Sabemos o quanto isto nos custa: R$150bi/ano. 7% do PIB.
E a conta não acaba aí.
São 15 anos de estagnação… para que os especuladores façam uma farra de lucros pornográficos em um país de famintos.
Sabe o que pode vir pela frente?
Primeiro, desemprego, empresas diminuindo produção.
Depois, grandes conglomerados virando pó, a tal “diversidade nos investimentos” tão bunita no papel provavelmente vai por água abaixo, não tem experiência profunda nos diversos ramos que administram, tentarão cobrir o rombo de uma empresa com o parco lucro de outra e aí a vaca vai prô brejo (os que tiverem visão venderão logo o excedente e se fixarão no principal, de qualquer forma não haverá quem queira comprar prejú na certa).
A chinezada que tá com grana vai entrar forte no mercado norteamericano comprando a preço de banana o que encontrarem pela frente (da mesma forma que fábricas compradas na época da recessão foram trazidas pra cá).
Na crise de 29 muito dono de hotel ficou com mico e coveiro com grana extra.
Se continuarem tentando salvar banco agora não vai ter grana pra sair do buraco tão cêdo.
Podem também inventar de apertar o butão e mandar tudo prô saco com uma nova guerra (motivo não importa nem precisa, é só prá esquentar a economia mesmo né?)
Na melhor das hipóteses eles imprimem papel moeda, inflacionam a coisa e fica tudo por isso mesmo (de novo).
hehe.
Fabio Passos, de boa, você deve estar na faixa dos 25/30 anos né?
Vejo crise nessa porra de país desde a década de 70, não vem com essa de que são só 15 anos não.
O Brasil cresce por osmose já faz tempo.
:-/
Lendo a maioria dos comentários ao interessante texto do PD, talvez o ideal, como muitos já opinaram, seja um discurso de união civilizada num Projeto de Brasil. E quando perguntarem aos militantes dessa idéia se somos de esquerda ou direita, responderemos simplesmente: “Sou de centro - centrado na Justiça”, dentro do mais abrangente e universal conceito possível de justiça, individual e coletiva.
Ser centrado na justiça significa não ser contra ou a favor uma determinada idéia só porque ela pertence a um rótulo ideológico. Significa analisar cada questão em si, no que ela se refere ao bem-estar tanto do indivíduo quanto da coletividade. Um não pode se sobrepor ao outro, desde que todos se vejam como iguais (essa história de raças já está superada), desde que ninguém se sinta superior a ninguém, desde que todos lembremos que somos igualmente seres humanos tripulantes da mesma espaçonave chamada Terra, desde que tomemos consciência da grave situação de nosso planeta (e estamos todos nesse mesmo barco - se afundar, todos afogaremos juntos).
Vendo-nos assim, trataremos de trabalhar, os homens e mulheres de bem, para resolver problemas que nos afetam a todos: a miséria, a violência, o desemprego, as drogas, a falta de saúde e de educação de qualidade, a corrupção, etc.
Charles Handy, no livro “Repensando o futuro”, faz um ensaio onde vê o Capitalismo e o Solialismo como duas forças complementares. Ele diz que o Capitalismo tem um bom método, mas não dispõe de uma causa (a busca incessante do lucro tende a ser destruidora), quando o Socialismo preenche esta lacuna: tem a causa justa da igualdade, mas não possui um método (vide as experiências da história).
Penso que o diálogo entre as correntes desenvolvimentistas do PSDB e do PT, desde que dentro de um Projeto de Nação, são um bom começo de mudança para o país, já que para mim o governo Lula representa um período de transição para algo novo em nossa história.
Quanto à idéia de Handy, acredito que está nessa linha de discussão “esquerda” x “direita”.
Interessante Sidarta.
Como será que faz a China independente?
“…Não há a menor possibilidade de abrirem dessa condição de eles controlarem a sua moeda. Eles perceberam claramente que algumas coisas são centrais para o país ter um desenvolvimento de mais longo curso. Primeiro é o sistema financeiro, sobre o qual o Banco Central da China tem um controle quase absoluto. Os bancos são estatais. O crédito é do estado.
As receitas em moeda forte são todas do Estado.
É tudo do Estado. O comércio exterior também é regulado. Não importa se eles afrouxam ou se eles apertam, se eles tornam as regras mais restritas ou menos estritas. Mas isso são eles que controlam. O resto é história. Isso de que a taxa de câmbio é determinada pelo mercado, lá, não funciona. Eles controlam, porque controlam o sistema de crédito, controlam a posição dos bancos, vendida ou comprada, em moeda estrangeira. Eles deixaram valorizar um pouco, porque a inflação começou a pegar. Deixaram valorizar a moeda. E se precisar eles voltam a desvalorizar de novo. Ali o problema do controle não é saber se valoriza ou desvaloriza, é um problema de quem controla o quê.”
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2693428-EI6609,00.html
No Brasil fazemos o contrário:
Permitimos que os banqueiros, através de um preposto - Henrique Meirelles - definam o quanto vão ganhar… os banqueiros!
Proftel,
Até a crise do petróleo crescemos durante 50 anos a taxas impressionantes.
Quase fomos o que a China é hoje… uma nova potência. Ficamos na promessa.
Kissinger foi enfático:
“Não permitiremos um novo Japão abaixo do equador”… falava do Brasil.
15 anos é representativo do momento em que abdicamos de um projeto de país desenvolvido. Aceitamos a posição de eterna colônia produtora de matérias-primas…
Quando uma organização religiosa como a IURD tem ambições politico-partidárias é um verdadeiro perigo. Não vejo como confiar em uma organização de imprensa que é fruto das ambições de onipresença de um bispo.
Uma igreja cujo poder é fundado no dinheiro extorquido do povo por meio de uma retórica religiosa radical, que se aproveita da miséria intelectual de uma sociedade abandonada, cheia de medos e que mal entende os princípios da democracia, é um grande perigo.
A religião radical é maligna, o poder religioso é um câncro que corrói o pensamento livre com seus tentáculos, sufocando o maravilhoso universo da possibilidade, da dúvida, da contestação. Da democracía.
democracia
Cristiano,
Eu abomino padre. Religião é veneno.
Mas quando assisto Record News… eu não tenho dúvida que é muito melhor que a Globo.
Quem sabe a rede pública de TV surpreende positivamente e além de boa programação, com debates e pluralidade… consegue uma boa audiência?
Ok, serei o tricentésimo nonagésimo sexto a comentar.
Por alguma razão, no Brasil não é considerado de bom tom elogiar muito entusiasmadamente nos comentários o texto de um post.
Mas preciso dizer: os primeiros parágrafos, sobre PT, PSDB e DEM, são de uma lucidez comovente. É impressionante como o embotamento nas nossas inteligências nos impede de ver o óbvio: PT e PSDB têm o mesmíssimo programa de governo. Um país normal teria dois grandes partidos: um social-democrata e um liberal-conservador.
Eu apenas me pergunto até que ponto a inexistência dessa aliança PT-PSDB não acaba funcionando como uma estratégia (involuntária, que eu não estou aqui para teorias conspiratórias) de vitória assegurada de um projeto único. É como se, nos EUA, as eleições fossem sempre disputadas por Democratas e Democratas-do-B, e os Republicanos fossem relegados à condição de terceira força, sem aspirações reais ao poder.
De toda forma, seria maravilhoso que a nossa política fosse feita mais em cima de projetos e idéias do que em cima de personagens, bravatas e gostos idiossincráticos. É isso o que torna tão enfadonha a discussão política brasileira…
O resto do texto, admito, não sou capaz de avaliar.
[]s!
Concordo que a Record News é um pouco melhor, mas o fato de ser um domínio do Reino de Deus é indigesto… tanto que não assisto.
Também torço por uma TV pública de qualidade, programação pioneira, mas pra isso precisam conquistar los corazones…e esquivar os campos minados que as iniciativas globais e de Jesus cultivam pra acabar com o sonho.
Antes que eu pudesse dizer dimetilaminofenildimetilpirazolona, 397 comentários!
Tudo já foi dito. Desisti.
Para que a profecia do primeiro comentário…
…se concretize via Clara.
PD, não concordo com a frase feita do ACM e me surpreende que você a sustente. Não é tão simples como o coroné pensava.
Sim, todo mundo quer um emprego, toda pessoa quer ter uma razão de viver, alguns são mais ambiciosos que outros, querem mais dinheiro. A terceira classe que “quer notícia” é uma tristeza. Essa classe impera, mas não deveria. Jornalista não deveria querer notícia. Deve querer consequências, isso sim. A qualidade desssas consequências é que determinarão o tamanho do jornalista, o que nos leva à quarta categoria de jornalistas: o bicho político. A melhor de todas. Todo jornalista deveria ser politico, articular pelo bem comum.
putz, 401 coments ! #1, acertei na mosca !
mas acho que o post ainda nao parou…vou arriscar palpite …..500 ?)))
exu 353 ((( desprezo mais fora de proposito o seu….
373kkk, ele tragou sim ! so que o lance tava malhado, puta bad trip…
nao entendo nada de politica brasileira, mas passar de itamar à lula sem o “intervalo” fhc teria sido impossivel …nao estariamos onde estamos ! e com certeza, “estamos” avançando digam o que disserem ! o brasil agora é bankable…inch’allah !
queria especificar tbm que quando disse que a “descentralizaçao” francesa era exemplar, nao estava falando do governo de sarkozy ! a descentralizaçao começou mesmo antes da “era” mitterrand e consiste sobretudo em dar mais poder às regioes desvinculando-as da capital, com impostos locais que revertem tbm localmente ! viu dom cp, nao defendo partidos, mas se tivesse que optar, seria de esquerda toda, esquerda, o lado do coraçao !
( se dracula estivesse ai me dava tiro! hehehe)
otimo post..
unicos defeitos: é óbvio (apesar das reações que causa)…e precisa avançar, radicalizar dizendo:
nao ha mais politica; nao ha governo, congresso, eleições: isso é so mau teatro para a TV enganar o povo fazendo de conta que “democracia” e “participação popular” ainda tem algum sentido. Toda a politica e os politicos é apenas fachada para interesses das coporações e são remunerados pra isso, como titeres. Porque o obvio é sempre o mais dificil de ser entendido???
Fabio Passos,
Acho que concordamos em quase tudo. Exceto nisso: somos nós mesmos os responsáveis pelas nossas mazelas. Não outros países. São nossos políticos que mantém as amarras do Estado, com uma dívida de 50% do PIB e déficit público orçamentário da ordem de 3% do PIB. O Estado precisa de reformas para que ganhe capacidade de investimento para fazer tudo isso que você diz, com o que concordo. Entretanto, a forma como nossos políticos conduzem as finanças públicas não deixa espaço para fazer o que é preciso fazer. Veja uma proposta interesante em:
http://negociosetc.wik.is/Soluções_para_evitar_que_a_economia
Acho que não dá para tratarmos as finanças públicas com espírito embuído de ideologia. A matemática não tem ideologia. Os princípios de Lucca Pacciolli se aplicam a estados capitalistas e a Estados socialistas: para todo débito deve haver um crédito. Enquanto não for equacionada a questão orçamentária no Brasil,não teremos nem desenvolvimento nem justiça social. Ninguém aqui pode ser contra medidas emergenciais para aliviar a pobreza em nosso país. Mas é preciso mexer na estrutura que perpetua essa pobreza. E isso este governo que se diz socialista não está fazendo nem de longe. Utiliza-se da mais nefasta fisiologia para ir fazendo sua demagogia, como outros que vieram antes. Creio que o Estado precisa se concrentrar no que é essencial: educação, saúde, segurança pública, deve incentivar e financiar iniciativas que promovam a infra-estrutura, mas tem coisas que pode deixar para a iniciativa privada. Por que precisa administrar aeroportos? Veja a corrupção na Infraero e as distorções que acabam provocando graves acidentes, quando recursos são mal-aplicados. Ora o Estado brasileiro é mal administrado. É corrupto. Tem muitos ralos que podem ser fechado. A coisa pública pode ser asministrada com muito mais seriedade. O nível dos serviços oferecidos pelo Estado está muito aquém daquele que é oferecido por países que tem carga tributária muito menor do que a nossa, comparativamente ao PIB. E neste ponto, RELEVAÇÕES CORÂNICAS, só posso concluir que a fonte - da qual nunca ouvi falar - ou defende privilégios ou manipula estatíticas para sustentar o que qualquer brasileiro minimamente informa sabe: o nosso Estado é um estelionato. Talvez você não conheça outros países para ver a diferença gritante. Ou está falando dos serviços públicos essênciais, que sim, precisam de incremento, como por exemplo a segurança pública. Vc sabia que o contingente humano de TODAS as polícias do Brasil é menor do que o contingente humano das empresas de segurança privada? Isso mesmo existem mais segurança privada do que policiais em nosso país. E por que isso acontece? Muita corrupção política; o Estado perdeu-se de sua finalidade. Só não vê quem não quer…
Globo x Iurd???
que tem de novidade na velha guerra de gangsters por territorio??? ou de traficantes por bocas de fumo?? é apenas a disputa pelos corações e mentes (e dinheiro) dos descerebrados que a mesma TV lobotomizou…isso tb nao é ovio??
Globo x Iurd???
que tem de novidade na velha guerra de gangsters por territorio??? ou de traficantes por bocas de fumo?? é apenas a disputa pelos corações e mentes (e dinheiro) dos descerebrados que a mesma TV lobotomizou…isso tb nao é ovio??
Os partidos podem ser os mesmos, suas idéias as mesmas, mas o tratamento dado pela mídia é totalmente diferente. Aqui em Minas, pega o jornal Estado de Minas e olha o tratamento que eles dão ao Lula e ao Aécio. Críticas ao Aécio? Zero. Ao Lula? Até de ser idêntico ao Hugo Chávez ele já foi chamado, por causa do referendo na Venezuela sobre a mudança na Constituição que um deputado do PT quer propor aqui no Brasil.
Como diria PHA, o PIG passa a mão na cabeça dos tucanos.
A estrategia da propaganda nazista Goebbeliana era igualzinha…a mentira e repetida a exaustao ate se tornar “verdade”.
PT e PSDB nao sao nem um pouco iguais. Tem divergencias profundas programaticas. Um dos mais gritantes sao as privatizacoes, visao de estado, imposto, reformas do estado e as agencias reguladoras.
O pt se elegeu com projeto de poder mas nao projeto de pais e entao simplesmente passou a administrar a estrutura da maquina publica deixada pelo seu antecessor FHC sem entretanto dar continuidade ao processo de modernozacao do estado brasileiro com reformas e privatizacoes. Ou seja, paramos no tempo.
Com a volta ao poder dos tucanos em 2010 (Jose Serra ou Aecio) a agenda modernizadora do pais voltara a entrar na pauta.
saudacoes,
eu
Alias o pt sem lulla nao existe. O seu candidato pras proximas eleicoes (Dilma) nao fica nem em terceiro lugar nas pesquisas (dilma esta em quinto). Sem a dilma a chance de chegar em terceiro aumenta.
Ae Pedro, arrebentou! Disse tudo o que estava no ar e muitos fingiam não perceber. O PT continuou a política fiscal-monetária do PSDB (com um pouco mais de frouxidão, é verdae, que ninguém é de ferro) e o PSDB continuará o Bolsa Família (porque ninguém ali é burro…). E fica a classe média pseudo-politizada comprando a briga (e revistas e jornais…) de um lado e de outro. Enquanto isso, os jornalistas que querem dinheiro, os banqueiros orelhudos e os futuros candidatos enchem as burras de dinheiro (em alguma conta no exterior, of course) e pavimentam seu caminho para o poder. E assim caminha a humanidade, pelo menos em um certo país ensoralado do cone sul…
mas nao desistem da falsa hipotese fascista do “sao todos iguais”….Pois nao o sao!
a pergunta que nao quer calar e se sao ingenuos mesmo ou se so acordaram agora para a hegemonia tucano-petista.
Quem imaginaria que um pais que mal saiu de uma ditadura seria govenado pelo psdb e pelo pt…
Nao comprem a critica cinista colegas! continuem lutando por um pais com menos corrupcao, negociatas e mais rico.
O reto e radicalismo do spetralhas desiludidos ou coisa de pstu mesmo…
enquanto as don docas ficam fazendo masturbacao intelectual aqui o governo petralha continua a tungar o bolso dos brasileiros aumentando impostos como “nuncaantesnessepaiz”…
Receita bate novo recorde em fevereiro: R$ 48,1 bi
Sentiu um beliscão no bolso? É o fisco. Em fevereiro, a arrecadação de tributos federais cresceu 10,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Coletaram-se notáveis R$ 48,144 bilhões. Trata-se de um recorde. Mais um.
Marta relaxa em vôo para Paris e passageiros gozam
O repórter Lauro Jardim relata o seguinte :
“Não foi exatamente tranqüilo o início do vôo 455 da Air France que na terça-feira passada decolou de São Paulo para Paris. A responsável pela trepidação foi Marta Suplicy, que ia para a China, com escala em Paris. Ao embarcar, o casal Marta e Luis Favre relaxou e decidiu não passar pela revista de bagagem de mão feita por raios X. Os Favre furaram a fila da Polícia Federal. Vários passageiros se revoltaram. Marta respondeu que, no Brasil, para as autoridades não valem as exigências que recaem sobre os brasileiros comuns. Os passageiros não relaxaram com a explicação. Continuaram a reclamar, mesmo com todos já embarcados. Deu-se, então, o inusitado: o comandante do Boeing 777 saiu do avião, chamou a segurança e disse que não decolaria até que todos os passageiros passassem suas bagagens de mão pelo raio X. Marta Suplicy deixou seu assento na primeira classe (Favre estava na executiva) e dignou-se fazer o que o comandante pediu. Nesse instante, os passageiros ‘relaxaram e gozaram’.”
Os Tentáculos Burocráticos
Rodrigo Constantino
“A burocracia tem o Estado em seu poder: ele é sua propriedade privada.” (Karl Marx)
Há praticamente uma unanimidade nas reclamações referentes ao aparato burocrático, com a exceção talvez dos próprios burocratas. Todos sabem que a burocracia é ineficiente, lenta e coloca inúmeras barreiras no livre agir dos indivíduos. Qualquer um que depende dos serviços de uma repartição pública já experimentou na pele esta ineficiência burocrática. Não obstante, os tentáculos da burocracia parecem crescer a cada ano, asfixiando várias áreas da sociedade. Tentando explicar este aparente paradoxo, Ludwig von Mises escreveu um livro chamado Bureaucracy, em 1944. A seguir, veremos os principais pontos do autor.
A palavra burocracia costuma ser associada a algo ruim, mas poucos realmente definem seu sentido. Existem duas formas de se administrar um negócio: movido pelo lucro ou através de determinadas regras selecionadas. O lucro é justamente o mecanismo de informação que possibilita o cálculo racional nas tomadas de decisões sobre o uso dos fatores de produção escassos. O lucro irá informar que determinado bem é mais demandado pelo público consumidor, assim como o prejuízo informa que determinado produto não é muito desejado. Sem o lucro e a livre formação de preços através do mercado, o cálculo racional é inviável. Algum outro critério terá que ser utilizado.
Praticamente ninguém defenderia o uso do sistema racional de preços e busca pelo lucro para administrar um departamento de polícia. Entende-se que são outras as prioridades desta função, ainda que seu custo possa ser medido através do orçamento necessário para sua manutenção. Mas um bom departamento de polícia não é aquele que gera bom lucro, e sim aquele que executa bem sua tarefa de proteção dos direitos individuais, mantendo afastados os marginais. Por este motivo, os departamentos de polícia são um exemplo claro de um caso onde o modelo de gestão tem que ser burocrático. Ou seja, uma série de normas previamente definidas precisa valer, e os subalternos devem segui-las, respeitando a hierarquia e obedecendo as regras. A burocracia em si não é o mal. Ela é necessária em certas funções, justamente nas funções básicas que cabem ao governo.
Aqueles que condenam a burocracia erram o alvo, pois estão atacando um sintoma, não a causa do mal. Esta está na mentalidade socialista que predomina em muitos lugares. Quando muitos idolatram o Estado, encarando-o como uma panacéia para todos os males, a centralização de poder é inevitável. Quando a cultura da sociedade condena, por ignorância ou inveja, a busca pelo lucro, resta apenas o método burocrático para gerir os negócios. Se os eleitores defendem o controle de preços como meta do governo, uma quantidade indefinida de limites deve ser fixada para vários preços diferentes. A burocracia terá que crescer muito. O autoritarismo será uma conseqüência inevitável, pois um enorme poder arbitrário foi delegado aos burocratas. A tendência natural da burocracia será sempre lutar para concentrar mais poder e mais recursos, até porque não há meios econômicos racionais de julgamento adequado de suas funções. Quando uma empresa não está agradando o consumidor, isso logo aparece nos seus balanços contábeis. Nada parecido existe no modelo burocrático. A perda de liberdade que se segue com o aumento da burocracia é fruto do sistema político.
Capitalismo liberal significa iniciativa privada, soberania dos consumidores, já que as empresas sobreviventes serão justamente aquelas que atenderem melhor a demanda. Socialismo, por outro lado, significa controle total do governo sobre as esferas da vida privada, a supremacia completa do governo sobre os indivíduos através de um planejamento central. Não há acordo entre ambos, tampouco existe a possibilidade de uma mistura adequada. E é justamente o credo socialista que possibilita o crescente aparato burocrático. Muitos socialistas, curiosamente, detestam os atuais burocratas e políticos, mas idolatram a abstração “Estado”, acreditando que burocratas clarividentes e honestos irão cuidar de tudo e todos. Esquecem que burocratas são seres humanos em busca dos próprios interesses também. Criticar a burocracia e deixar de lado a mentalidade coletivista que permite seu gigantismo é fútil. A tendência em direção à rigidez burocrática é um resultado da intervenção do governo nos negócios. Desejar o fim e reclamar do único meio possível para atingi-lo é no mínimo contraditório, se não esquizofrênico.
A burocracia em si não é perversa nem boa. Ela é um método de gestão que deve ser aplicada em certas esferas da atividade humana. Para cuidar das tarefas básicas do governo, o aparato burocrático é necessário. O que muitos atualmente consideram perverso não é a burocracia, mas a expansão da esfera da vida a qual a gestão burocrática é aplicada. Essa expansão é o resultado inevitável da progressiva restrição da liberdade individual. As pessoas culpam a burocracia, mas o que elas realmente têm em mente são as medidas que levam ao modelo socialista. Quando cabe ao governo cuidar do povo, decidir o preço dos produtos, regular cada negócio, fornecer serviços dos mais diversos possíveis, proteger empregos e indústrias, determinar a taxa de juros, resolver como o pão será vendido, e mais uma enorme gama de metas, é impossível não surgir um enorme aparato burocrático, que irá asfixiar a iniciativa privada. Esse resultado independe da qualidade dos burocratas, na maioria das vezes. O próprio modelo burocrático funciona assim. A sociedade ficará totalmente engessada pela burocracia. Não há como ser diferente se a mentalidade socialista predomina.
Nenhum progresso significativo pode ser esperado numa sociedade muito burocrática. A mentalidade burocrática passa pela obediência de normas estabelecidas. A grande virtude de um burocrata é ser um fiel aplicador das regras. Um pioneiro, por outro lado, é justamente aquele que desafia as regras, a crença comum, o modelo estabelecido. As inovações americanas não foram fruto do acaso, assim como a completa estagnação das nações socialistas também não. Quando o governo se mete demais nos negócios, ele paralisa a iniciativa privada que possibilita o progresso. Não há como ser diferente.
No fundo de toda a defesa fanática pelo planejamento central e socialismo, existe freqüentemente a consciência da própria inferioridade e ineficiência. O homem que está ciente de sua incapacidade de enfrentar a competição ridiculariza esse “louco sistema competitivo”. Aquele incapaz de servir seus vizinhos através de trocas voluntárias deseja governá-los. Todo socialista assume que o planejamento central adotado será o seu próprio. No entanto, a competição jamais deixará de existir. Ela pode mudar sua forma, mas nunca desaparecer. No mundo burocrático do socialismo, a competição será por cargos e promoções definidas pelo centro do poder. Em vez de ter que satisfazer a demanda dos consumidores para lucrar, os burocratas terão que trocar favores, agradar os seus superiores. No capitalismo, as pessoas competem oferecendo produtos melhores e mais baratos. Na burocracia, o método é a bajulação dos poderosos.
Em resumo, a burocratização da sociedade é apenas uma característica particular de sua socialização. A questão central, portanto, é: capitalismo ou socialismo? Até os socialistas condenam o excesso de burocracia, sem se dar conta de que sua utopia leva necessariamente a isso. A solução para este mal está no abandono, através da razão, dessas fantasias socializantes. Para cortar os tentáculos burocráticos, limitando a burocracia à sua esfera mínima adequada, o único caminho é o capitalismo liberal.
O mais divertido é assistir aos malabarismos retóricos da petistada em negação.
Cuidado para não ler as “escrituras” e continuar cultuando dogmas de uma “religião”…
Uma pequena explicação de Chomsky sobre o mundo real…
“LMD — Você é classificado na categoria dos anarquistas ou dos socialistas libertários. Na democracia, tal como você a concebe, qual seria o lugar do Estado?
Chomsky — Vivemos neste mundo, não em um universo imaginário. Então, neste mundo, existem instituições tirânicas, que são as grandes empresas. É o que há de mais próximo das instituições totalitárias. Elas não têm, por assim dizer, que prestar qualquer esclarecimento ao público ou à sociedade. Agem como predadoras, tendo como presas as outras empresas. Para se defender, as populações dispõem apenas de um instrumento: o Estado. Mas ele não é um escudo muito eficaz, pois, em geral, está estreitamente ligado aos predadores. Há, no entanto, uma diferença que não se pode negligenciar: enquanto, por exemplo, a General Electric não deve satisfações a ninguém, o Estado deve regularmente se explicar à população.
Quando a democracia tiver se alargado ao ponto em que os cidadãos controlem os meios de produção e de troca e participem no funcionamento e na direção do conjunto em que vivem, então o Estado poderá, pouco a pouco, desaparecer. Ele será substituído por associações voluntárias sediadas nos locais de trabalho e de moradia.”
http://diplo.uol.com.br/2007-08,a1852
Em um mundo em que 200 megacorporações são donas de 30% da riqueza produzida no planeta… só o Estado pode se contrapor ao totalitarismo privado.
O Brasil abaixou as calças para o capital financeiro. Foi e está sendo depenado… com total apoio da grande mídia.
É preciso reagir.
Os apologistas do lucro deveríam repensar… porque defender o lucro de megacorporações que não dão a mínima para eles? E são estas megacorporações que estão destruindo o planeta… prá ganhar dinheiro.
Chomsky…
“LMD — Em um de seu livros, você comenta a frase de Milton Friedman “ter lucro é a própria essência da democracia”…
Chomsky — A bem dizer, as duas coisas são de tal forma contrárias que não há sequer comentário possível. A finalidade da democracia é que as pessoas possam decidir suas próprias vidas e fazer as escolhas políticas que lhes concernem. A realização de lucros é uma patologia de nossas sociedades, associada a estruturas particulares. Em uma sociedade decente, ética, a preocupação com o lucro seria marginal. Tome como exemplo meu departamento universitário, no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Lá, alguns cientistas trabalham duro para ganhar muito dinheiro. Mas são considerados um pouco marginais, um pouco perturbados, quase casos patológicos. O espírito que anima a comunidade acadêmica é, antes, o da descoberta, a um só tempo por interesse pessoal e para o bem de todos.”
A classe média critica o Estado, mas é o mercado financeiro quem lhe arranca até as últimas penas do rabo.
R$150bi/ano é o que o mercado abocanha da sociedade.
veja é a revista dos indigentes intelectuais.
Meu Deus……que chatice cronica….algum pTista pegou ele por tras!!!!!
dos gafittes de Paris no maio/68..”de quem diz que direita esquerda e direita são a mesma coisa nada sei…so que, certamente não é de esquerda”…
“A classe média critica o Estado, mas é o mercado financeiro quem lhe arranca até as últimas penas do rabo.”…
a questão Fabio é que no nosso caso, do Brasil, mercado financeiro e estado são pleonamos…
Bernardo sabe o que fala.
E já passou da hora de a sociedade retomar o que é seu…
PD, espertamente ou ingenuamente estas plagiando o atual mote do PSDB, como fosse uma constatação sua, a troco de que? Se, acredito eu, que não penses de si próprio ser dos dois tipos de jornalista que descrevestes como venais, a troco de que estas repassando como seu um pensamento criado pela propaganda psdbista? Que tal mote seja propagado pelo PSDB que se vê derrotado antes de entrar em campo é compreensível, se criticarem a política econômica estarão criticando a própria política econômica, se partirem para a critica da parte social serão destroçados pelos indicadores positivos do atual governo, o que resta a fazer é propagar a idéia do “somos iguais politicamente”, mas somos melhores. Fica a pergunta Sr. Doria: Se o governo FHC tivesse sido grandioso e os petistas utilizando-se de política semelhante, tivessem feito um governo pífio, será que mesmo assim alguém incluído aí você, teriam coragem de posicionar algum tipo de semelhanças entre os dois, ou seria espertamente valorizadas as diferenças?
Não distinguir que houve um “indireitamento”, em quase todos os partidos, tendo o PSDB abandonado o passado de social democracia de suas origens, espaço este ocupado pelo PT, não levar em consideração que uma política de assistência restrita como a anterior que era feita apenas como fachada de fins eleitoreiros, em comparação com a atual política de inclusão social, em que temos programas de eletrificação rural, prouni, fome zero, bolsa família, políticas de alcances gigantescos. Fingir que tudo isso é igual, que não há nada de novo acontecendo no país, quando até o The Guardian acredita que sim. Não é nem esperteza nem ingenuidade é má fé.
A polarização é normal em todo o mundo. Não vejo um problema nisso. Partidos podem parecer iguais - e neste caso PD está certo, embora com uma diferença aqui e outra ali. Mas espero que cada um tome o seu rumo. Se for pra juntar tudo num só é melhor chamar o Hu Jintao pra governar o Brasil. De partido único o governo chinês entende mais do que a gente.
Nao me canso de espantar com a quantidade de professor Pangloss que aparece por aqui…esse Ricochete então é o maior de todos…
a unica novidade que acontece no brasil e a institucionalizacao da corrupcao pelo governo federal. E sem duvida o gov. mais corrupto da hisotria democratrica do brasil…seu parametro de comparacao nao e FHC mas sim collor que alias caiu por muito menos.
Alem disso existem as constantes ataques as instituicoes democraticas brasileiras; judiciario, legislatuivo, executivo, imprensa livre….ja tentaram passar lei pra censurar imprensa etc…mas nao conseguiram …brasil nao e venezuela!
lulla so nao e igual a chavez nao porque nao quer; mas porque nao pode. A democracia e as instiuicoes democraticas estao muito mais enraizadas no brasil que por la.
Tentativas entretranto e que nao faltaram. Se crescendo a 5% lulladrao ja quer governar sem os poderes legislativo e judiciario mas por decreto imagina se o brasil crescece que nem na ditadura a 20%….lulladraao ja teria baixado o AI-5!
Quando eu era simpatizante do PT (graças a Deus eu melhorei), ficava irritadíssimo quando lia notícias de jornais brasileiros e estrangeiros que diziam que a pobreza estava diminuindo do governo FHC. Hoje o governo Lula colhe esses frutos. E teve a sabedoria, reconheço, de seguir COM A MESMA POLÍTICA ECONÔMICA do governo anterior. E ainda contou com a sorte (pro bem do país e pro nosso bem) de pegar o mercado mundial em relativa calmaria nesses cinco anos. O governo Lula fez um ajuste ou outro e a coisa está caminhando. Não seria diferente se José Serra tivesse vencido em 2002. O que importa é que até aqui acabou a fase das mágicas em economia (mágicas muito queridas pelos populistas de sempre e por parcela do PT, diga-se, que era adepta do ‘rompimento com o capital financeiro internacional’, nas palavras da ex-petista Heloísa Helena, o que significaria nosso rebaixamento à Albânia em termos econômicos.). Falta apenas enxugar mais o estado. A pobreza ainda existe, o país tem sérios problemas de educação (sempre os últimos nos exames internacionais), em saúde (epidemia de dengue - que é um problema federal também ou o Ministro Serra não foi apelidado de ‘Ministro da Dengue’ pelos adversários? Assim sendo, para mantermos a coerência, o título deve ser estendido ao ministro Temporão; filas em hosptais - que estão longe da perfeição apregoada pelo presidente Lula), mas a economia parece melhorar (ainda bem), e as outras melhorias poderão vir junto. O resultado você só vê depois de um longo tempo. Na democracia é assim, como já dizia Hayek, as coisas demoram mais tempo pra acontecer, mas a prosperidade acaba chegando. Sem aventuras. Tanto de um lado (o PT) quanto do outro. E a prosperidade poderá ser um mérito dos dois partidos. Não é táo ruim.
Todo mundo sabe que as bases do brasil moderno foram estruturadas pelo grande estadista FHC que tirou o brasil da mega-inflacao, moratoria externa, calotes, desconfianca para dar credibilidade a este pais….esses petralhas sao umas hienas, alimentam-se da carne deixada e ainda reclamam.
FHC já entrou prá história como um dos piores presidentes do Brasil. Talvez o pior…
Um entreguista… lixo histórico.
Lula é um conservador.
Tanto PSDB quanto PT praticam uma política econômica ultra-direitista fanática.
Uma aberração. Motivo de chacota internacional.
O Brasil pratica a completa submissão aos interesses dos países ricos. Esta sendo depenado.
Permanecerá pobre e subdesenvolvido se não superar este modelo…
João Mello e Cláudio Leitão… puro JN e revista veja… lugar comum.
http://www.estado.com.br/editorias/2008/03/21/eco-1.93.4.20080321.68.1.xml
”Brasil está sendo vítima de cassino internacional”
Heiner Flassbeck: economista-chefe da Unctad; Para o ex-secretário de Finanças da Alemanha, a valorização do real resulta da especulação com os juros altos no País…
Acorda classe média.
O Brasil é motivo de chacota internacional… está sendo deoenado.
Warren Buffett:
Em… Como se Depena um Frango!
“Que ações o que, o negócio do século é títulos públicos brasileiros!”
Outrora “Negócio da China”
Agora… “Negócio do Brasil”
“A política da pasmaceira em relação à nossa economia tem consagrado a mais perversa tendência depois de um século de prosperidade: a semi-estagnação…”
Ruptura já!
“Os resultados ruins não são colhidos da árvore da vida, da fatalidade, mas da fragilidade da política macroeconômica, hostil à produção e aos investimentos. Não tenham dúvida: a fatalidade, no que diz respeito aos povos, quase sempre conta a história de um erro, quando não de uma covardia…”
Uma covardia cometida a 15 anos atrás!
Vendidos! Entreguistas!
“Mas entre a estagnação e a estabilidade, o país parece ter preferido as duas. Em nome desta produz-se aquela; em nome da virtude, acabamos escolhendo o vício. É vital para o Brasil… …a ruptura desse ciclo, que é também intelectual, de ambições modestas e fracassos “bem sucedidos” em relação ao crescimento econômico…”
Ruptura já!
“…o vertiginoso aumento das remessas de lucros das empresas estrangeiras aqui instaladas e dos investimentos de empresas nacionais no exterior, recursos que se vão a fim de criar empregos lá fora, mostra que não falta poupança ao Brasil para aumentar sua capacidade produtiva e seus empregos – o que falta são oportunidades lucrativas de investimento, espantadas pela pior combinação de juros e câmbio do mundo…”
Pior combinação de juros e câmbio do mundo!
Acorda classe média…
“Sou filho de uma época de incertezas (…) Uma época em que o comércio, a agricultura e a indústria, crescendo e gerando empregos, tinham prestígio, eram mais importantes do que as cirandas financeiras e as especulações dos rentistas que desfrutam as monumentais margens de arbitragem ensejadas pelos juros siderais…”
Reduzam os juros siderais!
Entreguistas!
o PT é criação da ditadura militar, através da CIA e o SNI, para barrar os comunistas. Nao sou eu quem diz: é o proprio Lula em entrevista ao Pasquim2000, jornalecco chapa branca criado pelo ziraldo na epoca do primeiro mandato do grande timoneiro.
o PT é criação da ditadura militar, através da CIA e o SNI, para barrar os comunistas. Nao sou eu quem diz: é o proprio Lula em entrevista ao Pasquim2000, jornalecco chapa branca criado pelo ziraldo na epoca do primeiro mandato do grande timoneiro.
Depois do post 415 a discussão é entre os que tem raiva do PT por alguma razão…chatissssssssse pura! O interessante seria ter visto os pontos de aproximação que são muitos.
No meu setor posso dizer que o governo FHC avançou e o governo Lula também está avançando também..mas longe do ideal e mesmo do possível. Agora reconheço que grande parte ainda acha que politica é “terra arrasada” e aí vai ladrão, vendido etc..heranças do sec. XX..tenho fémdeus que avançaremos e será no poder local ou de comunidades e redes que coisa vai pegar. Por exemplo se o mosquito é municipal, estadual ou federal é da época do O.+ porque ainda não estava claro …passados 100 anos já se sabe a culpa é do prefeito em primeiro lugar..depois os outros….e assim caminhamos e quem não tiver paciência devia ir a luta ou estudar mais…se esforçar sempre como dizia a mãe do Obama!!
Depois de um dia de descanso verifiquei que a CONFETTI tinha razão. Passou dos 400 comentários com sobra. A ingênuidade política continua (talvez a falta de argumento ou a falta de prática de admitir o acerto dos outros e os nossos próprios erros dificultem um pouquinho o diálogo). PD, um beijo. (depois de tanta pancada e algumas injustiças).
Incrível a questão da inteligência emocional - As pessoas sequer conseguem entender o que foi escrito. Entende-se o que quer e pronto.
Mais 2 professor Pangloss…a fauna ta crescendo.
Mais 2 professor Pangloss…a fauna ta crescendo.
Mais 2 professor Pangloss…a fauna ta crescendo.
Dino 5,4% — é claro que há algo acontecendo de novo no país. É o resultado de 14 anos de governo PT-PSDB. Ou vc acredita que tudo começou quando Lula chegou à presidência?
Não há nada de novo debaixo do sol…
FSP 13/08/2006
“FOLHA - Se ele ou o Alckmin for eleito, para o sr. tanto faz?
SETUBAL - Não tem diferença do ponto de vista do modelo econômico. Eu acho que a eleição do Lula ou do Alckmin é igual.
FOLHA - Os dois são a mesma coisa?
SETUBAL - Os dois são conservadores. “
Como começa…
“A prestação de contas dos candidatos à Presidência da República Geraldo Alckmin e Lula comprovam o que todo mundo já suspeitava. Segundo a Justiça Eleitoral, os bancos foram os maiores financiadores, repassando a soma de R$ 10,5 milhões para cada um dos candidatos.
O valor idêntico da “doação” para ambas as campanhas faz lembrar a notória frase do banqueiro Olavo Setúbal que, pouco antes das eleições, disse que “tanto faz” quem ganhasse. O Itaú, banco de Setúbal, foi o maior doador do ramo, com R$ 3,5 milhões.”
Como termina…
“Lucro do Bradesco em 2007 chega a R$ 8 bilhões e bate recorde”
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u367455.shtml
“Lucro do Itaú em 2007 fica em R$ 8,474 bi e bate novo recorde”
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u371563.shtml
“Lucro dos bancos brasileiros é o dobro dos americanos
Em média, bancos brasileiros lucraram 14,55% em relação ao patrimônio líquido; já os americanos tiveram rentabilidade de 7,36%”
http://www.bonde.com.br/bondenews/bondenewsd.php?id=458&dt=20070814
“A constituição de um dos mais modernos sistemas bancários do mundo, acompanhado de lucros vultosos no Brasil, não decorre do fortalecimento das engrenagens da economia nacional. Trata-se de mais uma anomalia que, entre outras, tem sido responsável pelo aparecimento de algumas ilhas que vêm sendo reproduzidas há mais tempo no arquipélago do Brasil”
Pochman