Estar perante vocês é uma grande honra. O Holocausto enche a nós, alemães, de vergonha. Me curvo perante as vítimas. Me curvo perante os sobreviventes e todos aqueles que os ajudaram a sobreviver.
Este ano, Israel celebra seus 60 anos. São 60 anos lutando pela paz, 60 anos da construção de um país, 60 anos absorvendo imigrantes. Como já disse mais de uma vez, a Alemanha aprova a idéia de dois Estados com fronteiras pacíficas. A nação judaica de Israel e a nação palestina de nome Palestina. Temos consciência de que isto exigirá força e concessões dolorosas. Estabilidade na região não interessa apenas a vocês. Estabilidade também afeta a Alemanha e a Europa.
Não cabe ao mundo provar que o Irã busca uma arma nuclear. É ao Irã que cabe provar que não procura. Se o Irã não aceitar isto, a Alemanha apoiará novas sanções. Se o Irã obtiver armas nucleares, as conseqüências seriam perigosas.
É aqui, neste lugar, que quero enfatizar: todo governo alemão e todo chanceler anterior a mim teve um compromisso especial, uma responsabilidade particular alemã, pela segurança de Israel. Esta responsabilidade histórica é parte da política de meu país. Isto quer dizer que para mim, como chanceler da Alemanha, não há negociação possível que comprometa a segurança de Israel.
Angela Merkel, chanceler alemã, agora há pouco, no Knesset. É a primeira governante alemã a discursar perante o parlamento de Israel.
256 Comentários até agora ↓
1 Darwinista // 18/March/2008 às 15:58
Jogou pra galera. Mas não disse, em minha opinião, nada de errado. Acho que a nação alemã tem que assumir sim todos os compromissos que Merkel relatou.
2 Guilherme // 18/March/2008 às 15:59
À Alemanha não cabe outro papel. Ainda que mantenha essa política por séculos, não irá se redimir do fez.
3 fariseus // 18/March/2008 às 16:12
Vai nessa…
4 Zé // 18/March/2008 às 16:16
Merkel é uma política de fibra, forte, mas que jogou poticamente; essas palavras vão ecoar até quando? “60 anos buscando a paz?” Por favor né…. abaixo mesmo neste blog temos o relato doloroso do dia-a-dia dos palestinos.
5 Luiz // 18/March/2008 às 16:17
Vindo de uma chanceler alemã, e especialmente com as posições políticas dessa, nada de novo ou surpreendente.
Afinal de contas, é o mínimo que a Alemanha pode fazer e dizer.
6 Barba Negra // 18/March/2008 às 16:17
Ao réu, no caso os iranianos, o ônus da prova.
Jogou para a galera, como disse o Darwinista.
7 R.C.N.T - Alguem // 18/March/2008 às 16:22
Angela Merkel ainda dá um caldo he he he.
Compromisso especial com Israel ? rsrsrs éssa é boa .
Belo discurso , pena que não há como fazer paz em Israel sem pedir permissão ao Eua .
Como agilizar a paz em Israel se os Eua querem a guerra ?
8 Quasimodo // 18/March/2008 às 16:23
PD, não gostei do título.
Fazer média é fácil, difícil é encarar o problema palestino de frente e dizer: Matança não leva a lugar nenhum, não deu certo. Vamos tentar de outro modo.
9 Rachel // 18/March/2008 às 16:31
É, PD, também fiquei impressionada com o título que vc usou. Tá meio forte, sabe?
10 R.C.N.T - Alguem // 18/March/2008 às 16:31
Agora cá entre nós > Que Exercito bem treinado esse de isrrael hem . Os caras são bons demais .
Exemplo de tática = Exercito urbano de Israel .
David Ben Gurion > Um Exemplo de comandante estrategista militar .
11 R.C.N.T - Alguem // 18/March/2008 às 16:49
Pedro Doria > você é socialista ?
Vc é Judeu ?
Ultima > Você tem irmã com nivel intelectual igual ao seu e que deseje se casar ?
12 Aschpimmel // 18/March/2008 às 16:49
Não se pode julgar uma história inteira levando em conta apenas um período dela. Fico chocada com certos comentários rasos que leio sobre a Alemanha. É a história contada por tupiniquins. Esses que sabem bem da matança e exploração feita pelos portugueses aos africanos. O que fizeram com os escravos, ninguém leva em conta. Bando de coronéis invejosos.
13 R.C.N.T - Alguem // 18/March/2008 às 16:54
Aschpimmel > Voce quer se casar comigo ?
14 R.C.N.T - Alguem // 18/March/2008 às 16:55
Aschpimmel
Concordo estamos sendo superficiais demais .
Pq vc não coloca aqui uma matéria que nos faça voltar no tempo e refletir com remorços o nosso passado ?
15 Darwinista // 18/March/2008 às 16:56
Aschpimmel,
Você se refere a quem, exatamente, quando fala de coronéis invejosos?
Vem cá, você não é revisionista não, é?
16 R.C.N.T - Alguem // 18/March/2008 às 17:01
Aschpimmel > seja bem vinda a este blog . Aqui vc fica informada das mudanças politicas, militares e economicas do mundo > querendo ou não kkk .
17 Aschpimmel // 18/March/2008 às 17:03
Darwinista,
Não sou revisionista não. E você, é escravocrata?
18 Jåµë§ ßønd™ // 18/March/2008 às 17:03
-= … sob certa ótica, eu concordo.
Alemães fizeram atrocidades. Não a Alemanha.
Pelo menos, não de hoje.
19 Aschpimmel // 18/March/2008 às 17:06
R.C.N.T - Alguem ,
Danke, já faço isso… Aprendo muito aqui.
20 Darwinista // 18/March/2008 às 17:08
Asch,
Obviamente que não. Tirou isso de onde, meu filho?
21 Aschpimmel // 18/March/2008 às 17:10
James Bond,
Perfeito seu comentário.
22 Rachel // 18/March/2008 às 17:12
Ixi. Ó o clima pesando…
23 Aschpimmel // 18/March/2008 às 17:13
#20
Ô meu pai…
24 Kurtz Dircksen // 18/March/2008 às 17:15
E o clima vai pesar mais ainda quando esta traidora voltar pra casa.
25 Darwinista // 18/March/2008 às 17:16
James #18,
Entendo seu ponto de vista. Porém, a nação alemã é formada pelos alemães de ontem, de hoje e de amanhã. Ninguém em sã consciência imputa os erros do passado aos cidadãos do presente. Mas o Estado que cometeu um erro grave pode e deve demonstrar, sempre que possível, que rejeita esse erro e não pretende repeti-lo.
Vai dizer que você não achou legal o pedido de desculpas que o atual primeiro-ministro australiano pediu aos aborígenes?
26 Aschpimmel // 18/March/2008 às 17:16
Tschüss!
27 Darwinista // 18/March/2008 às 17:17
Asch,
Ô meu pai o que? Responda o que lhe perguntei sem evasivas.
28 Elias // 18/March/2008 às 17:29
PD,
Acho que uma parte do pessoal não entendeu a ironia do título.
No mais, palavras sensatas as da chanceler alemã.
Um sopro de serenidade sempre cai bem, quando se trata de um assunto que costuma ser debatido com a mesma racionalidade de uma torcida organizada.
Para quem não sabe, a Alemanha talvez seja, isoladamente, o país que mais contribui financeiramente para a Autoridade Nacional Palestina.
A Alemanha (Ocidental) também é o país que mais seriamente promoveu seu ajuste de contas com o passado anti-semita. A léguas da Áustria, por exemplo, para ficar por aqui.
Ou seja: são belas palavras, mas, em se tratando de quem fala e do quê se fala, não são apenas palavras.
29 Jåµë§ ßønd™ // 18/March/2008 às 17:32
-= Eu vejo a coisa da seguinte forma, Senhores…
… achei forte, não só o título, como também a afirmação de que a Alemanha nunca irá se redimir.
Acredito que é OBRIGAÇÃO da Alemanha honrar com seus erros do passado e GARANTIR que isso nunca se repita em seu território e, um ótimo PLUS, seria o de se torbar LÍDER no combate a qualquer foco de manifestações iguais ultraterritoriais iguais.
Mas… nunca criar um estado de cercaneio em sua moralidade e - odeio ser clichê, mas… - soberania.
A Alemanha (de hoje) não pode tomar decisões que influenciam o seu povo baseados em rabo preso pelos erros de gente que levou seus sonhos loucos pro túmulo.
Malcomparando, guardando-se devidas proporções, é como ser obrigado a aturar ou se dobrar a toda e qualquer desejo/afirmação tola vinda de um amigo só porque ele te arranjou um emprego.
Rabo preso, mesmo que “moral”, cria rancor.
Rancor leva ao ódio.. e o ódio, vocês sabem, leva ao lado negro da força.
30 Jåµë§ ßønd™ // 18/March/2008 às 17:35
-= Darw… um pedido de desculpa cheio de má vontade também, né?
Tipo “tava fazendo nada, resolvi fazer uma média e pedir desculpa praquele povinho alí”.
31 Darwinista // 18/March/2008 às 17:36
A Alemanha (de hoje) não pode tomar decisões que influenciam o seu povo baseados em rabo preso pelos erros de gente que levou seus sonhos loucos pro túmulo.
Mas James, você acha que isso ocorre? Eu não vejo onde.
32 Darwinista // 18/March/2008 às 17:37
James #30,
Não sei, pode até ter um pouco de má vontade, mas não acho que seja cheio de. O trauma da segunda guerra ainda deve calar fundo na alma do povo alemão…
33 anrafel // 18/March/2008 às 17:39
Certíssimo na questão da segurança de Israel, no estabelecimento dos dois estados, na dívida que a Alemanha tem com Israel. Mas cuidado com aquela licença jurídica de que o Irá é que deve provar que não está comentendo um delito internacional. Ali ao lado a aplicação dessa “jurisprudência” foi o início de uma trágica farsa.
34 Mr X // 18/March/2008 às 17:40
Somo-me aos que não entenderam a “ironia” do título… (?)
Acho até que deve ter havido algum erro aí na tradução do alemão, língua cheia de duplos sentidos e palavras quilométricas.
A Merkel está certa em apoiar Israel, um pouco menos em dar dinheiro aos palestinos. Não esqueçam que foi também em Munique, na Alemanha, que os palestinos mataram atletas israelenses…
No mais, pedir desculpas é bonito, mas não adianta nada depois que a m. foi feita.
Quem é que vai pedir desculpas pela bomba nuclear que jogarem em Tel Aviv/NY/Ryhad e/ou Paris?
35 Darwinista // 18/March/2008 às 17:40
Aliás, só pra deixar claro James, quando eu disse o “jogou pra galera”, me referia ao fato da Merkel estar no Knesset…
36 Clara // 18/March/2008 às 17:42
Também não gostei do título. Porque essa atitude foi digna, de assumir responsabilidades, pelo passado e pelo futuro de Isael. Isso não é se curvar, nào é uma atitude de humilhação, pelo contrário, é uma atitude que merece reconhecimento e consideração.
37 Jåµë§ ßønd™ // 18/March/2008 às 17:45
-= Darw… tava falando da Austrália, quando me referi ao pedido de desculpas…
38 Darwinista // 18/March/2008 às 17:47
James,
Desculpe, entendi errado. Mas agora fiquei curioso, o que te fez detectar a má vontade?
39 Clara // 18/March/2008 às 17:50
“Alemães fizeram atrocidades. Não a Alemanha.”
Darwinista, discordo. A responsabilidade da Alemanha é total, é de Estado. Não há como o país e seu povo fugir desse passado, nem eles tentaram. No entanto o presente se percorre e o futuro se constrói.
40 Darwinista // 18/March/2008 às 17:52
Clara,
Na verdade que escreveu isso foi o James (#18). Minha opinião está no comentário #25.
41 Jåµë§ ßønd™ // 18/March/2008 às 17:54
-= Darw… eles dizimaram os caras há muito mais tempo e só agora cederam à pressão e resolveram admitir o erro?
É como o Papa pedir desculpas pela Inquisição só agora só pra fazer firula…
… opa.. ele fez. :-)
42 Darwinista // 18/March/2008 às 17:56
Entendi James… E faz sentido…
Minha opinião é que tinha sido uma coisa bem legal, mas tenho que ser coerente. Quando a Igreja Católica faz esses mea-culpas com séculos de atraso, eu penso “Que bando de hipócritas!”. Logo…
43 Mateus // 18/March/2008 às 18:00
Só acho um absurdo ela inverter a presunção de inocência para obrigar o Irã a provar que não está fazendo bombas atômicas. Tudo bem que o Irã não é uma pessoa, mas “culpado até que se prove o contrário” é um absurdo.
Sobre os judeus, os alemães tinham mais era que ficarem calados, nem pra pedir desculpas eles tem cacife não.
Abraços
44 Jåµë§ ßønd™ // 18/March/2008 às 18:01
-= Clara
Eu acredito que Alemães , governando a Alemanha, cometeram atos indizíveis e os novos governantes tem que ser responsáveis e esmagar qualquer foco de pensamento nazista que possa durar entre seu povo.
Agora, a não ser que tenha sobrado alguém da velha guarda no parlamento, o Estado atual ter que viver pedindo desculpas a cada 5 minutos e pisar em ovos ao tomar decisões que envolvam o povo israelense (até mesmo decisões sobre a Palestina, por exemplo, que interessam ao povo de Israel) pode ser prejudicial e imparcial.
E algumas pessoas podem ver isto com maus olhos. Estou analisando pelo lado psicológico da coisa.
No mais, eu já disse no meu terceiro parágrafo, o que acho que a Alemanha deve ser responsável.
45 Jåµë§ ßønd™ // 18/March/2008 às 18:02
-= CORRIGINDO: “…pode ser prejudicial e ser visto como PARCIAL”.
46 Travis Bickle // 18/March/2008 às 18:03
Belo discurso, um jogo político. Alemanha reconhece e assume o seu papel histórico. É a primeira nação da Europa hoje e se não fosse Pearl harbour, estaria dominando o mundo de mãos dadas com os Eua.
La Realpolitik goes on.
47 Clara // 18/March/2008 às 18:05
Desculpa a confusão, Darwinista.
48 Jåµë§ ßønd™ // 18/March/2008 às 18:05
-= Adendo:
Agora só falta o Japão pedir desculpas pela chacina que promoveu na China. Essa eu quero ver!
49 Darwinista // 18/March/2008 às 18:05
Mateus,
Porque os alemães não tem cacife nem pra pedir desculpas?
50 Darwinista // 18/March/2008 às 18:07
Clara, sem problemas. :-)
James #48, compra uma poltrona bem confortável pra esperar sentado… :-)
51 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 18/March/2008 às 18:19
jogou contra a galera, pois a galera é toda contra |Israel
52 Clara // 18/March/2008 às 18:22
James, a Alemanha terá que carregar esse fardo, assim como os sobreviventes desse genocídio e seus descendentes.
Não acho que a lemanha peça desculpas a cada 5 minutos, isso seria uma trivialização inaceitável.
O discurso foi feito numa ocasião inédita e num momentum polítco em que tal discurso cabia e cabe perfeitamente. E ainda mandou um recado explícito ao Irã. Foi perfeito.
53 Jåµë§ ßønd™ // 18/March/2008 às 18:23
-= hahahahahahahaha… Clara… you’re devilish…
54 Clara // 18/March/2008 às 18:24
Quis dizer Alemanha, faltou o A inicial…
55 Jåµë§ ßønd™ // 18/March/2008 às 18:24
-= Clara…Quanto ao seu último parágrafo, acho que os motivos foram exclusivamente esses.
O
56 Jåµë§ ßønd™ // 18/March/2008 às 18:26
-= … o que, acho eu, é toda a raiz do problema. Motivos políticos.
Porque, vamos ser sinceros, o Papa não queria dar desculpas porra nenhuma na verdade, nem o governo Australiano, nem o Japão quer dar… que dirá os EUA por Hiroshima…
57 Clara // 18/March/2008 às 18:27
James, if you say so…
58 josef mario // 18/March/2008 às 18:27
Companheiros de esquerda, maoístas e bolivarianos
Eu, josef mario, devo dizer que esta declaração da companheira angela merkel é um incentivo inconsequente ao sexo anal, ou seja, é uma apologia a viadagem, boiolice, pederastia e homossexualidade. Como todos estão cansados de saber, este negócio de ficar se curvando na frente dos outros é coisa de viado.
Muito obrigado
59 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 18/March/2008 às 18:32
Fora do tema — PD
60 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 18/March/2008 às 18:36
Fora do tema — PD
61 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 18/March/2008 às 18:37
Fora do tema — PD
62 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 18/March/2008 às 18:37
cite = syti
63 Elias // 18/March/2008 às 18:47
Chesterton,
Tentei estabelecer uma conexão entre seu comentário # 61 e o tema do post.
Tomando por base o que disse o companheiro josef mario, imagino que, cheia de esperança lúbrica e toda molhadinha, a Regina Duarte venceu o medo e se curvou diante do Suplicy, que… CRÁU!
Foi isso?
64 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 18/March/2008 às 18:50
o tema do post não era a Alemanha?
65 Burn the Witch! // 18/March/2008 às 18:51
O discurso da Merkel é importante, mas o gesto mais corajoso e bonito foi feito por Willy Brandt se ajoelhando no memorial do Gueto de Varsóvia. E Brandt foi combatente do exército norueguês e era antinazista.
Na Spiegel tinha uma matéria que estimava em 200 mil o número de alemães que trabalharam diretamente na engrenagem do Holocausto. Um bom número deles eram austríacos. Outros 200 mil de outras nacionalidades, muitos deles ucranianos, também participaram. Não são os 80 milhões de súditos do Reich, mas não importa: o Holocausto começou na Alemanha e ponto.
66 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 18/March/2008 às 18:53
Fora do tema — PD
67 Chesterton-Dracul- El Cid, o irado // 18/March/2008 às 19:04
fui punido, arghh
68 AlceuCG // 18/March/2008 às 20:04
Aqui no meu estado (Mato Grosso do Sul) as nações Guaranis, Terenas, Kadwéos e outras, foram dizimadas pelos espanhóis (faz alguma diferença a época na qual aconteceu o genocídio?), e até o presente momento nenhum espanhol se desculpou ou assumiu a culpa pelo crime. Qual a diferença entre um índio Guarani e um Judeu? Essa Merkel é uma pobre coitada que treme de medo da grande mídia e dos grandes bancos…
69 Mordechai Cano // 18/March/2008 às 21:02
Se dobrar e pouco.
Falar e barato. Na alemanha o nazismo continua vivo.
Quantos trabalhavam nao sabemos, temos uma idea. O que sim temos certeza e que TODO o povo alemao sabia o que estava acontecendo.
70 Mordechai Cano // 18/March/2008 às 21:07
Clara
o lance do Iran tam mais uma conotacao do que apens a nuclear.
Hitler cansou de pregar o exterminio dos Judeus e ninguem disse nada ( nem nos).
Hitler avisou com todas as letras que iria acabar com os Judeus da europa e nenhum pais se levantou contra isso.
Hoje, p presidente do Iran, a cada duas semanas va em publico e diz exatamente a mesma coisa, sem que, mais uma vez, nenhum pais do mundo diga nada.
Parece que ninguem escuta.
71 Uli Weinbrecht // 18/March/2008 às 21:13
Esse discurso da Angela Merkel näo tem nada de surpreendente.
É um discurso que reflete bem a politica externa alemä atual.
Porém creio que também reflete o grande trauma na alma alemä, que é a questäo do Holocausto e do nazismo. É uma profunda culpa e vergonha que näo sei se um dia irá acabar.
Essa culpa leva a exageros como o do entäo Presidente Johannes Rau que declarou uma vez näo sentir orgulho em ser alemäo…
Pedir desculpas é uma atitude muito nobre e correta. Creio que os alemäes tem mesmo que pedir desculpas ( o que alias já fizeram diversas vezes), mas daí a ficarem eternamente complexados vai uma diferenca.
Me chamou a atencäo também o fato de 5 parlamentares israelenses terem boicotado o discurso em funcäo dele ser proferido em língua alemä. Ora, o que a língua alemä tem a ver com os crimes cometidos há mais de 60 anos? Queriam que a Angela Merkel discursasse em chines ou o que?
72 H.R.P. Mané!Reloaded! // 18/March/2008 às 21:15
O Brasil é o país com a maior concentração de renda do mundo fora dois paisecos da Africa…..
Na américa latina ,fora o Brasil ,o segundo concentrador é o Chile!!!!!!???????
Acredita irmão!!??
ONU!
O DEM e PSDB se arvoram o direito de ser oposição!
Cara….as estatisticas provam…..do Itamar, via FHC, via Collor, o Brasil perdeu 06 milhões de empregos fixos…….depois veio o Lula…….
Aí vem Mr.X, Chester e até os Biba de Kid e Modedor de Carai! e o Antonio M!
Defensores do Consenso de QWashington e do André F…….
EEEEEEEEEE…..
O megachato, conforme a oposição, com a palavra!
73 Harun al-Rachid // 18/March/2008 às 21:19
Palavras, palavras, nada mais que palavras.
74 Harun al-Rachid // 18/March/2008 às 21:22
Israel desculpou-se pelo que está relatado no Livro de Josué?
75 H.R.P. Mané!Reloaded! // 18/March/2008 às 21:22
Muito chato ,ainda se falar em Hitler e seus subordinados(monstruosos !)…..e os campos de concentração dos de palestinos?
Não contam??????
Hitler foi um monstro!
E os ISRAELENSES?
SÃO O QUE?????
E os pilotos que se recusam a bombardear lares palestinos inocentes????????
VIVA DEUS!
VIVA OS HOMENS DE BOA VONTADE!!!!!!!!!!
76 Mordechai Cano // 18/March/2008 às 21:23
ULI
ela fala ingles e sabe que em Israel fala-se muito mais ingles do que alemao. Tenha a certeza que ela nao fala em alemao com o bush.
77 H.R.P. Mané!Reloaded! // 18/March/2008 às 21:29
Ô asunto chato esse …e recorrente…campos de concentração nazistas….os israelenses os copiaram com modernidade e malicia!
Está dando certo….todo mundo jura que a mortandade palestina é justificável…….
AH! doce hipocrisia e ironia!
E gente morta sem piedade!
78 Uli Weinbrecht // 18/March/2008 às 21:36
Mordechai Cano
O normal na diplomacia é que Chefes de Estado ou de Governo facam seus discursos na sua língua nativa. Essa implicancia que alguns israelenses parecem ter contra a língua alemä é injustificável. Nada tem de racional…
79 Andre Fucs // 18/March/2008 às 22:33
Uli,
Visto de fora parece implicância mas no fundo trata-se apenas de política interna descarada. A corja do Likud e National Union jogando para a galera com uns parafusos a menos. :-)
80 Truta // 18/March/2008 às 22:44
Merkel e os europeus deveriam sim parar de se curvar ao lobby do petroleo arabe e pressionar os arabes a aceitar a existencia de Israel e a cessar com o terrorismo( e suporte ao mesmo).
Como querer que Israel faça paz com quem nem reconhece seu direito de existir e o ataca diariamente com misseis(kassam, grad, katiusha)??
Cronologia:
2005: Israel desocupa Gaza.
2005/06/07/08: Hamas e Cia lançam misseis diariamente.
2008: Israel revida.(ja era tarde…)
81 Prøftël // 18/March/2008 às 22:47
Vem cá, se não me engano os ingleses foram vítimas de ataques terroristas antes da criação do Estado de Israel.
Pediram desculpas à Inglaterra?
Muitos dos então considerados terroristas foram do alto escalão israelense.
Perguntinha cretina mas creio que procede.
82 Moisés // 18/March/2008 às 22:52
Piada, né!
60 anos lutando pela paz??!!
60 anos expulsando os habitantes nativos, o povo palestinos, que foi obrigado a sair de lá por causa do terror sionista!! Aldeias e vilas completamente destruídas, plantações queimadas, gente assassinada!!!
Vai fazer média, assim, lá na…!!
83 Andre Fucs // 18/March/2008 às 23:42
Proftel,
A perguntinha é cretina e não sinceramente não procede.
Os ingleses eram uma força colonialista no oriente médio combatidos por todos exceto os fantoches árabes que eles colocaram no poder (Iran, Arábia Saudita, etc etc etc etc). Por sinal poucos dos fantoches que eles colocaram no poder conseguiram permanecer no comando.
Isso para não lembrar que os Ingleses aplicavam a pena capital nos terroristas capturados.
Já os alemães, assunto em questão mataram 6 MILHÕES, repetindo, 6 MILHÕES de pessoas, muitas delas cidadãs alemãs.
Ops
:-)
84 Alex // 18/March/2008 às 23:44
Currupaaaaco, Currupaaco,
Alex gosta Moisés.
Alex gosta Moisés.
Alex papagaio melhor que Moisés, Alex sabe contar!
Currupaaaaco
Currupaaaaco
85 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 0:00
Moises
e verdade, expulsamos todos os arabes durante 60 anos, mas fomos incompetentes, tem ainda 1,2 milhoes de arabes morando em Israel, com cidadania Isralense.
Moises, da para ser menos burro????
86 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 0:01
Andre fuucks
Quero te lembrar que dentre os 6 milhoes de vitimas Judias, 1,5 milhoes foi de criancas de 12 anos ou menos.
87 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 0:04
Proftel
NAo eram terroristas, eram um exercito formado na clandestinidade que combatia o colonialismo ingles. Muitos deles tinham combatido na segunda guerra ao lado dos ingleses na brigada Judaica.
Terrorismo e jogar foguetes sobre populacaoes civis.
88 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 0:05
Alias e a inglaterra que deveria perdir desculpas ao Judeus pelo trato que nos deram quando eles dominavam a palestina.
89 Andre Fucs // 19/March/2008 às 0:12
Alguns usuários comentaram sobre o ônus da prova no caso do Irã.
A situação é um pouco mais complicada do que a superficial leitura legal apresentada.
O resumo poderia ser apresentado da seguinte forma. Dentro de um leitura Realista(*), todo país tem direito à desenvolver suas armas nucleares, assim como todos os demais países em condições de atacar têm o direito de transformar esse potencial adversário em cinza radiotiva. Nessa leitura Realista, não há ordem e frente ao caos sobrevive o mais forte. Ganhos relativos e um jogo de soma zero. Um Estado prospera diante da perda dos demais.
O Realismo naturalmente tem lá os seus problemas e daí surge o Idealismo e suas vertentes. O que vemos hoje representado na ONU é o neo-liberalismo institucionalista, onde a paz mundial é garantida por acordos mútuos e voluntários entre Estados e organismos são criados para garantir esses acordos. Os ganhos passam a ser absolutos e “todos ganham”. O neo-liberalismo institucionalista também tem lá os seus problemas e um dos principais consiste justamente em “estados trapaceiros”, Estados que fazem parte dos acordos mas não os cumprem, foi o caso da Coréia do Norte e dizem alguns, é o caso do Irã.
Ao assinar o NPT o Irã (até então governado pelo Shah) fez uma troca. O NPT garantia ao país desenvolver a energia nuclear sem ameaças externas desde que o fizesse em acordo com as salvaguardas do NPT. Fato é que o Irã falhou nos últimos 18 anos a reportar boa parte de suas atividades, não honrando o acordo que assinara.
Alguns irão corretamente dizer que a AIEA vem fazendo inspeções constantes no programa nuclear iraniano, há porém de considerar o seguinte: As inspeções da AIEA vem sendo muito criticadas serem muito lentas e pior, cobrir apenas o período de atividades referentes aos anos de silêncio do regime iraniano.
Os senhores leitores jamais deveriam se esquecer de que as centrífugas utilizadas no Irã foram fornecidas pelo círculo do Dr “Átomo” Khan do Paquistão e que justamente lá por 2003 - quando o Irã supostamente encerrou sua pesquisa em armas nucleares - o regime iraniano estava sendo bombardeado com acusações de envolvimento no bazaar do Dr. Khan.
É minha opinião de que a AIEA jamais poderia ser presidida por apenas uma pessoa por tanto tempo. O atual presidente não parece ser a pessoa mais isenta do mundo, seja por ideologia política, seja por vaidade.
Jamais se esqueçam de que um Irã nuclear não é ruim para Israel, é ruim para o mundo, visto que será o golpe de misericórdia do já enfraquecido NPT. Eu particularmente não vejo com muita alegria em mundo onde ainda mais países ganhem acesso à armas nucleares.
90 R.C.N.T - Alguem // 19/March/2008 às 0:21
Morte aos direiteiros !
91 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 0:21
Andre
Po andre, o ira quer desemvolver fontes alternativas de energia para quando o petroleo deles acabar dentro de 3 mil anos.
Muito previdentes.
esses caras querem e a bomba atomica e assim que a tiverem a usarao contra Israel.
92 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 0:22
Pessoal
vou dormir, boa noite
93 R.C.N.T - Alguem // 19/March/2008 às 0:25
Malfadado Mordedor > O mundo todo possui armas nucleares .
Quem não tem pode comprar uma a preço de banana .
Nossos malditos visinhos Norte americanos possuem muitas > Isso tambem faz deles uma ameaça para o mundo não é mesmo ?
94 Andre Fucs // 19/March/2008 às 0:45
Alguem,
Faz. Justamente por isso um sujeito chamado Klaus Fuchs fez questão de espionar o programa nuclear Inglês/Norte Americano em favor dos Russos…
Há, pelo menos até o momento, uma grande distância entre o perigo que representam as bombas americanas e russas e aquelas de um país como o Paquistão. Imagine só se cada país africano tivesse a própria?
95 R.C.N.T - Alguem // 19/March/2008 às 0:53
Imagine só se cada um destes paises ja não tem pelomenos uma .
Agora que vc imaginou > acredite nisso pq é verdade.
Qualquer um pode ter uma nuclear .
96 Dino 5,4 % // 19/March/2008 às 2:21
Se curva, não se curva, que conversa sem sentido. Essas misuras todas é só para convencer aos israelenses se conformarem com a merrequinha de 60 bilhões de euros que a Alemanha pagou a titulo de indenização as vitimas do holocausto. O problema é que, os caras querem mais e querem aposentadoria alemã de quebra, e o negocio está saindo caro para a Alemanha, daí ela foi lá passar um pouco de mel na boca da rapaziada… Será que a Alemanha já acertou suas dividas com os ciganos e com outros povos trucidados? Ahhh eles não tem lobby? Então não se trata de “justiça”, é só uma simples troca…
97 Atolô // 19/March/2008 às 2:30
O estado israelense nunca admitiu a existência de armas nucleares em seu solo. Nem mesmo é signatário do Tratado de Não-Proliferação Nuclear. Por isto nem é fiscalizado pelo IAEA.
Se não fosse o primo do “Mordecai Cano”, o Sr. Mordechai Vanunu, o mundo não teria qualquer informação a respeito do programa nuclear israelense.
“Israel could potentially have produced a few dozen nuclear warheads in the period 1970-1980, and is thought to have produced sufficient fissile material to build 100 to 200 warheads by the mid-1990s. In 1986 descriptions and photographs of Israeli nuclear warheads were published in the London Sunday Times of a purported underground bomb factory at the Dimona nuclear reactor. The photographs were taken by Mordechai Vanunu, a dismissed Israeli nuclear technician. His information led some experts to conclude that Israel had a stockpile of 100 to 200 nuclear devices at that time.
By the late 1990s the U.S. Intelligence Community estimated that Israel possessed between 75-130 weapons, based on production estimates. The stockpile would certainly include warheads for mobile Jericho-1 and Jericho-2 missiles, as well as bombs for Israeli aircraft, and may include other tactical nuclear weapons of various types. Some published estimates even claimed that Israel might have as many as 400 nuclear weapons by the late 1990s. We believe these numbers are exaggerated, and that Israel’s nuclear weapons inventory may include less than 100 nuclear weapons. Stockpiled plutonium could be used to build additional weapons if so decided.”
Se um país tem tratamento diferenciado no cenário internacional, que outros tenham. Independente da volatilidade desta busca armamentista.
98 Andre Fucs // 19/March/2008 às 3:10
Atolô,
Nenhuma informação? Ué, eu podia jurar que o reator de Dimona foi fornecido pela França. :-)
Diga-se de passagem, deixando de lado a famosa ambiguidade nuclear israelense, toda a sua argumentação é uma baboseira só. Te digo porque:
- Israel não está sozinho em relação a não ser signatário do NPT. Índia e Paquistão estão no mesmo barco sendo que os dois realizaram testes.
- o NPT jamais ofereceu e nem se dispõe a oferecer tratamento igualitário aos participantes. Apenas como menção denro do NPT China, Russia, França, UK e EUA gozam do status de países com armas nucleares enquanto o resto não.
No mais eu acho lindo que o pessoal “da paz” se predisponha a jogar o tratado no saco. Fazer o que né?
99 Andre Fucs // 19/March/2008 às 3:23
ops, faltou um item ali no meio.
- o suposto desenvolvimento de um programa nuclear por parte de Israel dá-se, segundo algumas fontes norte-americanas, já na década de 50. E é meio que tido como consenso a posse de armas nucleares antes do lançamento do NPT em 1968.
100 Dos Pesos... // 19/March/2008 às 3:30
Nom entendi… Israel pode ter sus bombitas… Iran, nom… Israel e confiavel… Iran, nom… Israel e um estado pacifico… Iran, nom… Israel e vitima… palestinos, nom…
Eso es imparcial? Honestidad intelectual?
101 Andre Fucs // 19/March/2008 às 4:14
Nom entendi…
vou ali encarar um Dreher…
102 confetti e o momento gelado* // 19/March/2008 às 5:02
dr andré e o azedume …))
103 confetti e o momento gelado* // 19/March/2008 às 5:05
uli weinbrecht, unicos comentarios lucidos e correspondendo à realidade !
104 Mr X // 19/March/2008 às 5:29
You know, eu acho incrível que pessoas realmente achem que não há diferença entre bombas nucleares na mão dos EUA (ou, vá lá, Israel) e nas mãos dos aiatolás malucões do Irã.
Ou melhor: acho que essas pessoas sabem sim a diferença, mas como seus “inimigos mentais” são justamente Israel e EUA, vilões do mundo, na sua visão simplista e ignorante acreditam que o “outro lado” precisa se armar. Evidentemente, medem as conseqüências apenas em termos abstratos, jamais reais. O que um Irã atômico realmente iria representar não lhes concerne.
É como o blogueiro americano de esquerda que li o outro dia, dizendo que os EUA deveriam ser invadidos “para aprender uma lição”. Quer dizer, o otário estava torcendo para bombas caírem sobre ele mesmo, para sua família ser morta, tudo para que o governo americano “aprendesse uma lição” e “ficasse mais pacífico” (é debatível o fato de que após uma invasão alguém ficasse mais pacífico, mas é a lógica da esquerda).
É como o pastor do Obama pedindo para “Deus amaldiçoar a América”…
É como o europeu ateu com white liberal guilt lutando pelos “direitos” dos fndamentalistas islâmicos…
É como o perfeito idiota latino-americano querendo mais guerrilhas, mais seqüestros, mais explosões…
Esse masoquismo, não é minha praia não.
105 Andre Fucs // 19/March/2008 às 6:06
bom dia pra você também confetti.
do lado de cá continuamos às suas enormes contribuições ao debate. :-)
106 confetti e o momento gelado* // 19/March/2008 às 6:13
chose, caiu da cama ???ou chegando da balada ?
dr andré, sempre imitado, nunca igualado no azedume ! beijos
107 Andre Fucs // 19/March/2008 às 6:15
imitado?
:-)
108 confetti e o momento gelado* // 19/March/2008 às 6:16
dr andré, ja tou tirando as plantinhas do meu balcon da hibernaçao….a primavera ta chegando !))
by the way, respondi sobre massive ali naquele open dead da semana passada…vc leu ?
109 confetti e o momento gelado* // 19/March/2008 às 6:16
kkkkk ! kidding…inimitavel
110 ROFL // 19/March/2008 às 6:31
Caralho PD, esse blog roda roda e nao passa uma semana sem falar de Israel.. FALA SERIO!
Coisa chata isso.
111 Andre Fucs // 19/March/2008 às 6:34
Confetti,
O Mr. X não vai pra balada pois isso é coisa de comunista drogado safado.
Li agora seu post do massive attack resposta no open do C Clarke
112 H.R.P. Mané!Reloaded! // 19/March/2008 às 8:59
O Modedor de Carai é ainda pior que o RAY e o Australiano juntos…….
Israel precisa ser parado!!!!!!
113 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 9:07
Mr X
eles nao entendem o que e uma bomba atomica nas maos de um governo responsavel e a mesma coisa nas maos de malucos.
Com esse conceito idiota, todos os paises do planeta devraiam ter a sua ” bombinha”..imagina so, uma bombinha nas maso do chavez, outra nas maos das farcs, outra com ofeidel.. que belo planeta
114 Prøftël // 19/March/2008 às 9:12
Andre Fucs #83 & Mordechai Cano #87:
Quer dizer então que há dois tipos de terrorismo pra vocês.
Intão tá….
Creio que o HRP e o Surf estão certos quando falam sobre os palestinos…
115 Prøftël // 19/March/2008 às 9:15
Mordechai Cano #88:
As Farc então são a mesma coisa, o governo Colombiano deve pedir desculpas?
Ah, a Inglaterra também deve pedir desculpas ao Ira né?
Ôw, a Itália às Brigadas Vermelhas.
Intão tá…
116 DE SACO CHEIO // 19/March/2008 às 9:19
Pedir desculpas por 63 anos.. e os próximos que virão, provavelmente. Bom, nobre, muito bom.
Mas se os meus inimigos me pedissem 0,0001% das desculpas que a Alemanha já pediu a Israel, já dar-me-ia por satisfeito…
Bom, já sei que vou me aborrecer, vão me censurar, ou dar uma resposta “elegante”, ou um sermão, ou me xingar, mas que se dane…
PS.: 5 deputados do Knesset saíram da sessão em protesto porque Merkel falou em alemão…PQP…
117 H.R.P. Mané!Reloaded! // 19/March/2008 às 9:20
Então tá!
Nem tente argumentar com eles……
São como mulher contrariada….sempre está certa…….AHAHAHAHAHAH……..
118 H.R.P. Mané!Reloaded! // 19/March/2008 às 9:21
Saco…….também TÔ de saco cheio dessa malta!!!!!
119 Andre Fucs // 19/March/2008 às 9:27
Proftel,
Eu acho que você ainda não entendeu o fio da meada. A Alemanha nunca pediu desculpas por terrorismo. Quem tratou de enfiar terrorismo nesse post foi você…
O caso da Alemanha é genocídio rapaz…
se você não vê isso quem sou eu para dizer qualquer coisa, não é mesmo?
120 Prøftël // 19/March/2008 às 9:33
Andre Fucs, uai, desculpas são desculpas, os motivos podem ser diversos mas, são desculpas.
Se for assim, um Estado só vai pedir desculpas por alguma coisa se assar uma minoria né?
Pensa bem, só um genocídio é motivo pra se pedir desulpas?
Pô, até o Papa tá pedindo desculpas por aí…
Aprendi mais uma, putz.
121 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 9:35
Proftel
terrorismno e lancar fogueres sobre a populacao civil.
Terrorismo e atacar escolas, bares e restaurantes.
Terrorismo e sequestrar pessoas, assassinar estudantes, atirar em ponto de onibus.
O menachem begin e a orgaanizacao dele nunca fizeram nada disso.
122 Andre Fucs // 19/March/2008 às 9:35
o Papa foi um ótimo exemplo… pelo que mesmo ele pediu desculpas? Ahhh sim… pelos abusos (leia-se tortura e extermínio de infiéis pela inquisição), certo?
123 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 9:39
Proftel
para nos, os alemaes podem enfiar as desculpas onde couber.
Nao queremos desculpas nem palavras de arrependimento. Nao acreditamos nisso, e se nao formos vigilantes e fortes alguem tentara novamente nos eliminar.
A visita dessa mulher e irrelevante e em nada ira mudar os fatos. A alemanha nao vira em socorro de Israel se estivermos novamente em perigo de eliminacao.
124 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 9:42
E o papa???
durante seculos queimaram em praca publica milhares de pessoas e torturaram milhoes, tudo devidamente documentado.
A inquisicao espanhola foi exclusivamente contra os judeus, quem nao foi exulpso moreu ou teve que se converter, e seculos depois vem um papa e diz..”oops, desculpe “” e esta tudo bem???
Nao queremos desculpas de ninguem, nenhuma desculpa mudara os fatos.
125 Caramuru Goldstein // 19/March/2008 às 9:45
companheiros socialistas, irmãos bolivarianos e camaradas kibbutznikim,
Eu Caramuru Goldstein devo alertá-los que esse companheiro Mordechai “dá no” Cano não é judeu porra nenhuma, sendo provavelmente mais uma das infinitas personalidades de meu filho bastardo, Josef Mario.
Fosse esse tal de Mordecueca suja Cano judeu ele saberia que o perdão e o arrependimento são pedra fundamental da religião judaica e a essência de Yom Kippur.
126 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 9:46
Entao profetel
vamos falar claro, certo????
Ela desculpou-se porque quiz, ninguem pediu e o que ela disse nao teve relevancia alguma. Hoje,. um dia depois nem sequer e noticia dos jornais de Israel.
127 Prøftël // 19/March/2008 às 9:47
Bom Mordechai:
” “Os sionistas, então, desencadearam sistematicamente uma onda de atentados terroristas atacando, em diversas cidades da Palestina, as forças britânicas e outros alvos, como carros de polícia, estradas de ferro, ônibus, pontes e a refinaria de petróleo em Haifa. Em 22 de julho de 1946, com a aprovação de Ben Gurion (um dos principais líderes políticos do movimento sionista), fizeram explodir em Jerusalém o King David Hotel, matando cerca de 90 pessoas e ferindo 58. […] Os ataques terroristas, porém, não cessaram e, na noite de 09 de abril de 1948, militantes da Etzel e elementos de outro grupo (Stern) cercaram a vila de Deir Yasin e mataram 254 árabes, a maioria velhos, mulheres e crianças, e feriram mais de 300.” (pág. 159)”
Tá aí o seu terrorismo “diferenciado”.
128 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 9:49
Menachen Begin foi terrorista??
Nao, ele foi um grande estadista , foi primeiro ministro de Isrel.
129 Prøftël // 19/March/2008 às 9:49
Ah, tem mais, se não faz diferença, que não aceitem mais ajuda financeira da Alemanha.
130 H.R.P. Mané!Reloaded! // 19/March/2008 às 9:50
Mordecai……gostei desse seu ultimo post….voce mostrou sua verdadeira cara.
Falou bem alto que não se importa com os outros…..isso é o que vejo em voces em Israel….a impáfia de achar-se superior, desnecessitados da ajuda dos outros e despreocupados com os destinos da humanidade….é um caminho perigoso , mas pelo menos voce admite isso…….viverão custe o que custar….buscarão seus objetivos custe o que custar……há outros povos que tentaram isso por séculos….só pensando em si….e encontraram a decadencia……não perceberam que a humanidade é uma só….que o planeta é de todos….hoje mesmo os EUA, a China e quem sabe depois algum outro cego, tentam e tentarão só cuidar de seus objetivos e necessidades…sem se importar com o resto…..e seus atos dão no que dão…Guerra no Iraque, Afeganistão, o Tibet sendo arrazado, o Sudão estuprando moças não árabes, e os traficantes dominando a Mangueira com a cumplicidade do usuários de cocaina no RIO….
Todos procurando salvaguardar seus interesses…..e a humanidade caminhando de lado e empobrecendo…em espirito e moral…..
Belo mundo esse de voces!
131 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 9:50
Manchem begin e o gupo dele nunca teve o apoio de arabes ricos, nunca foi armado por paises com petroleo e mesmo assim botou os ingleses para correr.
Ate nisso Judeu e competente.
132 H.R.P. Mané!Reloaded! // 19/March/2008 às 9:51
Proftel….nem pelé faria uma jogada como essa Gol de placa!
133 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 9:51
Profetel
poderias dizer que a ajuda financeira que a alemanha da a Israel????
134 Andre Fucs // 19/March/2008 às 9:53
Proftel,
Você poderia passar a fonte do livro?
135 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 9:54
Profetel
embora discordemos, tenho muito repsieto pelos seus comentarios.
Nao acredito qur voce seja mais um chutador , portanto deve estar mais bem informado do que eu. POR FAVOR ME DIGA QUAL A AJUDA FINACEIRA QUE A ALEMNAHA DA A ISRAEL.
136 H.R.P. Mané!Reloaded! // 19/March/2008 às 10:00
A AJUDA FINANCEIRA vem de bancos que não cobram dividas de Israel na Europa e nos States….na ajuda militar inesgotável por parte dos EUA….no compartilhamento de tecnologia americana com Israel, com sucessivos aportes bancarios , via investidores sem maiores compromissos com lucratividade(muito suspeito),,,,,e vai por aí afora….Israel anualmente por mais de década tem uma balança de exportação/importação altamente deficitária…….estranho pacas……..há mais….mas não vale a pena ficar argumentando ….só os camelos ouvemmmmmm
137 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:03
Profetel
Se quiser mais um pouco de literatura antisemita, sugiro ler os protoclos dos sabios de Sion.
Tambem tem um monte de sites e blog neonazis onde podera ler mais informacoes equilibradas a respeito dos Judeus.
138 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:04
HMP loaded
desculpa cara, a conversa esta alguns pontos acima do teu nivel.
depois, quando isto cair na sacanagem , eu te respondo.
139 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:05
Profetel
ESTOU A ESPERA DE QUE VOCE NOS INFORME DA AJUDA FINANCEIRA QUE A ALEMNAHA DA A ISRAEL.
140 Prøftël // 19/March/2008 às 10:07
André Fucs:
http://www.textolivre.com.br/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=3313&Itemid=37
Mordechai:
“Grupos judeus consideram ‘inaceitável’ oferta de indenização pelo Holocausto”
Que digam “tudo bem, não queremos nada mesmo”.
141 Prøftël // 19/March/2008 às 10:08
Aqui há mais sobre indenização:
http://www.irohin.org.br/onl/clip.php?sec=clip&id=1898
142 Mr X // 19/March/2008 às 10:09
Caros amigos,
Aviso a todos que, graças aos acordos realizados na surdina com o Dr. Khan e seus amigos líbios e paquistaneses, bem como uma pequena assistência de agentes do regime de Pyongang, tudo sob a égide da ONU e o apoio entusiasmado de Mohammed El-Baradei, agora também eu, Mr. X, possuo uma bomba nuclear.
Portanto, não provoquem!
143 Darwinista // 19/March/2008 às 10:13
Se quiser mais um pouco de literatura antisemita, sugiro ler os protoclos dos sabios de Sion.
Mordecai, você deve ser a única pessoa alfabetizada do mundo que ainda acredita nessa farsa.
144 H.R.P. Mané!Reloaded! // 19/March/2008 às 10:17
Mordecai……voce vai longe,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,mas cuidado com o abismo!
EEEEEEEEEEE Chama! o resgate que o cara tá sangrando !!!!
AH! C 143….Mordecai …voce mereceu!!!!
145 Prøftël // 19/March/2008 às 10:20
Mordechai, o livro sugerido não me convenceu, assim como já fui seminarista, frequentei sinagogas, estive em algumas mesquitas, cultos evangélicos, centros de umbanda, missas na Igreja Ortodoxa, também procuro encontrar onde você e outros aqui justificam tanta superioridade perante reles mortais.
Israel sempre tem razão, é discriminado e vítima.
Pô, assim não dá.
Não é bem por aí que a coisa rola.
Nem parece que já formaram um Estado, ainda há na consciência coletiva a sensação de diáspora, a ausência de território.
Peraí, andem com as próprias pernas e parem com isso.
146 Andre Fucs // 19/March/2008 às 10:21
Proftel,
Entendi. A fonte portanto é um artigo cujo título é “Israel: um Estado Terrorista” citando um livro de Moniz Bamdeira “Formação do Império Americano”
Fenomenal. Fonte melhor impossível.
Em todo caso… saiba que o número conflita com estudo Acadêmico publicado pela universidade palestina de Bir Zeit, a qual apresenta o número em não mais de 120.
Dá uma lida em http://pqasb.pqarchiver.com/jrep/access/443719361.html?dids=443719361:443719361&FMT=ABS&FMTS=ABS
147 Andre Fucs // 19/March/2008 às 10:22
Proftel,
precisando, vejo se imprimo pra PDF e te mando.
148 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:24
Vamos entao aos fatos.
60 anos atras Israel nao existia, hoje e a unica democracia do oriente medio, e o pais onde as pessoas vivem melhor do que todos os outros paises da regiao.
Israel, em 60 anos tornou-se um dos maiores exportadores do mundo de tecnologia de computadores.
Inventou o sistema de irrigacao por gotejamento que permite cultivar no deserto, sendo que Israel hoje exporta ate sucos de frutas para varios paises do mundo.
Apesar de ter 60% do orcamento comprometido com a defesa, o crecimento de Israel em 2007 foi de 7%, mais do que o crecimento do que todos os paises arabes e mais do que o crecimento do Brasil.
Com tecnologia propria adaptou e melhorou equipamentos de guerra tendo hoje fabrica de avioes que produz, dentre oitras coisas, o Kfir, aviao de caca Israelense.
O tanque de guerra Merkavah e um exemplo da ingeniosidade e talento dos Israelenses. De longe e o melhor blindado que existe no oriente medio.
Ganhou todas as guerras porvocads pelos vezinhos. Na primeira delas a populacao total de Israel era de 5
600 mil habitantes enquanto os exercitos inimigos contavam com mais de 2 milhoes de soldados.
Israel , em 60 anos de historia ja foi agraciado com 5 premios nobel em diversas areas, o Brasil com 400 anos de historia nao ganhou nehum. A china com 5 mil nao ganhou nenhum.
Israel e a unica sociedade tolenate do oriente medio, sendo que no nosso pais cristaos, muclmanos e Judeus vivem sem incidentes ( da parte nossa), coisa que nenhum pais do oriente medio toleraria. Igrejas sao queimadas me gaza e recentemente um bispo catolico foi assssinado no irake.
Israel foi incomptente na limpeza etnica da qual e acusad0 pelos tolos. sendo que no pais moram 1.2 milhoes de arabes muculmanos que os Judeus, aparentemente jogaram debaixo do tapete ai nves de botar no lixo.
israel trabsforu desertos em jardins, areias em canteiros .
As areias do mar de gaza eram as principais formcedores de ortiufrutigranjeiros de Israel. em maos de palestinos ja nada existe. conseguiram destruir num ano o que os Judeus fizeram em 30.
Essa e a razao do sucesso de Israel.
149 Andre Fucs // 19/March/2008 às 10:24
Nem parece que já formaram um Estado, ainda há na consciência coletiva a sensação de diáspora, a ausência de território.
Coisa a qual ocorre também com:
Armênios, Libaneses, Chineses…
ai ai ai… dá-lhe!
150 Dino 5,4 % // 19/March/2008 às 10:27
Proftel como eu disse no comentário #96 realmente não se trata de desculpas e sim de dinheiro, como o morde-meu-cano mesmo falou o que eles querem não é desculpa é dinheiro. Quanto à atitude do morde-meu-cano de não perdoar, ir contra os princípios judaicos, lembre-se que o que menos temos por aqui são seguidores do judaísmo religião, e sim um amontoado de sionistas raivosos. No mais a história continua a ser reescrita pelo Sr morde-meu-cano…
“A inquisição espanhola foi exclusivamente contra os judeus”
Vejamos o que diz a História:
Tinham eles já grande influencia durante o governo dos reis visigodos; e foram eles que abriram as portas da Espanha aos mouros; e sob o domínio dos Ommeiadas gozaram de uma prosperidade, a que só no século XII os Almohades conseguiram por termo. Voltando novamente a Castela, puderam reaver a sua influencia dominadora. O seu sistema de comércio e as grandes usuras, que exigiam, foram a causa de ruína para muitas fortunas. Assacavam-lhes além disto crimes horrendos, assim como também maior facilidade para reproduzirem e propagarem a peste negra, que nos fins do século XIV infestou grandemente os povos; com o que se suscitaram contra eles inúmeras perseguições, sob o peso das quais se viram obrigados a optar ou pelo batismo ou pela morte.
Sendo que os muçulmanos que tinham ocupado a península ibérica foram tanto ou mais perseguidos que os judeus…
151 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:27
Andre fucks
kurdos, bascos, tibetanos, normandos…..po..tem tanta gente que sao relamente uma nacao e ninguem fala deles.
152 *Tia* // 19/March/2008 às 10:27
É incrível que o maior judeu que já viveu na terra, Jesus, tenha dito: “Todas as coisas, portanto, que quereis que os homens vos façam, vós também tendes de fazer do mesmo modo a eles.”
153 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:30
resumindo
Nao queremos desculpas e nao pediremos desculpas.
Pronto, o que esta feito, feito esta. Nos nos preparamos para que o que aconteceu nunca mais de repita e nunca se repetira.
ESTOU AINDA A ESPERA QUE O PROFETEL ME INFORME QUAL A AJUDA FINANCEIRA QUE ISRAEL RECEBE, RECEBEU OU RECEBERA DA ALEMANHA.
154 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:32
Andre Fucks
estas citar um anstissemita e dados dos palestinos.
Poderias ser um pouco mais….imparcial??? existe alguma organizacao independente que possa provar que esse massacre existiu??? existem registros???
155 confetti e o momento gelado* // 19/March/2008 às 10:33
é a primeira vez que vejo alguém pedir pro doc ser “mais imparcial” !! kkkkk
156 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:34
E ISSO QUE SEMPRE ACONTECE.
DESAVISADOS, IGNORANTES OU MAL INBTENCIONADOS DIZEM QUALQUER BOBAGEM E DEPOIS SE RECUSAM A DAR EXPLICACOES.
EU PECO NOVAMENTE AO PROFETEL QUE ME INFORME DA AJUDA DA ALEMANHA A ISRAEL.
157 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:34
Prezada Tia
o maior Judeu esta ainda por nascer.!!!!!
158 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:36
Darwinista
pena que voce ainda nao entende gozacoes finas.
159 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:38
As bobagesn sao tao ridiculamente exageradas e descaradas que mandei o profetel ler os protocolos, assim ele se evita o trabalho de falar bobagens que nao consegue explicar.
160 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:40
e confetti
nao vejo o mitivo para a gargalhada histerica.
Tem gente que nao consegue ser 100% imparcial, embora tentem, d’ai pedir para ser mais um pocuo imparcial.
bom se achou mesmo graca p0de rir,, e o seu direito.
161 H.R.P. Mané!Reloaded! // 19/March/2008 às 10:41
iiiii a comparação com o Brasil foi super emblemática!…..depois quer ser levado a sério …Mordedor….por qué no te callas….05 Nobels?
Sim….partilhando conhecimento dos EUA!….em Universidades americanas!
Exercito vencedor …com armas americanas!!!!!!
Balança comercial altamente deficitária!…..ÔTA impáfia……e os ouvidos sempre sujos e moucos!!!!
Por fim….Kifir?????
PQP…..a eletronica toda made in USA!
….Voces estão certos….nós é que estamos errados…..longa jornada a vossa……!!!!
162 Darwinista // 19/March/2008 às 10:42
Mordecai,
Com todo o respeito, considerando a qualidade de sua escrita, eu nunca iria mesmo perceber uma ironia sua.
163 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:43
HRP reloaded.
premios nobel dqados a cidadaos Isrelesnes que moram em Israel.
Se fores contar os nobel dados a Judeus que moram em outros paises, entao e mais de 20.
164 Prøftël // 19/March/2008 às 10:43
Fucs, no calor do debate fui no google mesmo, na próxima procuro outra fonte desculpe aí.
Mordechai:
A expressão “ajuda financeira” é generalizante, respondi aí no #141.
Essa indenização é sempre questionada, sempre há uma reivindicação maior, outro questionamento outros “mas, faltou isso…”, uma bola de neve financeira que se me parece nunca suficiente.
165 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:44
Darwinista
entendo ,a minha escrita e tao ruim quanto a sua capacidade de compreensao de ironias.
166 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:46
Profetel
Indenizacao as vitmas do holocausto e seus descendentes NAO E AJUDA A ISRAEL.
INDENISACAO nao e ajuda e pagamento por algo que e devido.
Os Judeus nao somente perderam a dignidade e as vidas, mas perderam verdadeiras fortunas nas maos dos alemaes e o que os sobrevivenets querem e a devolucao de parte do que foi roubado.
ISSO NAO E AJUDA A ISRAEL
Mostre que he um homem digno e epeca desculpas.
167 H.R.P. Mané!Reloaded! // 19/March/2008 às 10:46
Tia….Jesus….ensinou-nos as mais sábias formas de estabelecer o reino de Deus na terra….compaz, boa vontade, amor ao próximo, dando a outra face, fazendo caridade ( no seu mais amplo significado), sendo coerente com o que prega, sem julgar, e estando sempre pronto a relevar! e muito mais de beleza e sabedoria…….a turma aí não entende isso…..e como disse o Mordedor….para eles ainda estar para vir…….o espiritismo explica bem esse meninos…..
168 Prøftël // 19/March/2008 às 10:46
Ah, Andre Fucs #146, quer dizer que de 250 presuntos pra 120 presuntos há diferença né?
Se eu matar um cara vou me sentir menos culpado se matar 20 vou me sentir mais culpado né?
Intão tá.
169 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:49
Em tempo
Todos estao esquencendo que, quando da formacao do estadode Israel e posterior primeira derrota dos arabes na primeira guerra da independencia, Milhares de judeus da siria, libano, e ogito foram obrigados a deixar tudo o que tinham nesses paises e mandados a forca para o novo estado de Israel.
Nao somente ouve limpez etnica, da qual NINGUEM fala, mas ouve roubo de propriedades e dinheiro.
170 H.R.P. Mané!Reloaded! // 19/March/2008 às 10:50
Comentário 166….voce não se manca cara?
Voce é ridiculo!
Não se mancou que os caras que tem um pouco de cerebro estão te ignorando?
Fica uns dias longe do blog que voce não está agradando…….papel ridiculo só com “SEMANCOL”!!!
Se manca cururu da palestina!
171 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:51
Proftel
mostre um unico documento serio mprvando que essa massacre existiu. que nao e mais um sabra e chatila reeditado.
172 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:52
Profetel
Indenizacao as vitmas do holocausto e seus descendentes NAO E AJUDA A ISRAEL.
INDENISACAO nao e ajuda e pagamento por algo que e devido.
Os Judeus nao somente perderam a dignidade e as vidas, mas perderam verdadeiras fortunas nas maos dos alemaes e o que os sobrevivenets querem e a devolucao de parte do que foi roubado.
ISSO NAO E AJUDA A ISRAEL
Mostre que he um homem digno e peca desculpas
173 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:55
Bom
tendo em vista que os que inventam nao conseguem uma provazinha de que a invecao e real, vou daar uma saidinha.
Se quiserem nos encontraremos de novo.
Dou um tempo a todos para irem a fontes serias que possam provar as bobagens que estao escrevendo.
174 Dino 5,4 % // 19/March/2008 às 10:57
Interessante que antes dos EUA entrarem naquele “antro do mal” chamado Iraque, não havia casos de assassinatos de católicos, diga-se de passagem, inclusive judeus lá viviam.
Interessante essa mania de todos os povos agredidos de maneira paulatina, agirem de forma mais ou menos irracional. Quanto ao “vigor” de Israel, não esqueça que boa parte dos cientistas hoje em Israel, vieram daquele país “terrível” que “oprimia os judeus”, chamado URSS. E outros fazem suas pesquisas em conjunto com os patrões. No mais, não se esqueça que apesar de ter um IDH bastante alto, o PIB de Israel e menor que o do…Chile.
175 Prøftël // 19/March/2008 às 10:57
Mordechai, vou te contar uma coisa, depois de 10 anos trabalhando no Meio Ambiente pedi as contas numa quarta-feira, na segunda-feira seguinta já estava lecionando.
Muita gente me chamou de babaca por não reivindicar o “Salário Desemprego” (que era uma graninha boa, mais do que percebo hoje em dia com 2 empregos) que era direito mas, minha consciência dizia que como já estava trabalhando não deveria reivindicar esse direito.
Assim encaro essas indenizações, à época foi feito um levantamento, refeito posteriormente e acrescentados os que não estavam no primeiro (uns parentes do lado da mãe do meu pai(Bochnia se não me engano), receberam da Alemanha indenização.
Nunca procurei saber nem minha consciência permitiria reivindicar algo que já foi resolvido e, não me parece que há de parte dos muitos descendentes dos guetos essa mesma percepção.
Por todo o elencado acima, não vejo razão para pedir desculpas à V.Sa. nem a ninguém.
176 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 10:58
mane reloaded
e isso que me confude do cristianismo.
Por um lado mo cara mada nao reajir e numa outra citacao evangelica ele diz..
” eu vim por pai contra filho e irmao contra irmao”
“” quem a ferro mata a ferro merrera”"”
“” quem nao esta comigo esta contra mim”"”
po.. que exemplo de tolerancia!!!!!
O cristo NUNCA trabalhou, nao cosntituiu familia, nunca se manifestou contra a injustuca, nunca falou contra as guerras, nunca falou contra a escravidao, a condicao da mulher etc.
177 Mordechai Cano // 19/March/2008 às 11:00
Profetel
nao sei como tu encaras indenizacao, mas devolver dinheiro roubado nao e porra de ajuda nenhuma, e devolver a porra da grana roubada.
Tu saiu do teu empreg