Pedro Doria | Weblog

um pouco do mundo, todos os dias

pedrodoria.com.br header image 2

A diferença que blogs podem fazer

March 17th, 2008 · · 108 Comentários

Dica do Marcelo Estraviz

Tags: Blogosfera

108 Comentários até agora ↓




  • 1 confetti // 17/March/2008 às 8:53

    nao somente blogs ! fotos tiradas com celular tbm tem mudado a face da imprensa…foto-jornalismo amador, imediato, menos comprometido com produçoes editoriais…
    nos atentados abordados no video, fizeram a diferença

  • 2 tipuri // 17/March/2008 às 8:53

    eita! tks! devo informar que o video é um remix feito por um amigo meu de madrid: david de ugarte, que todos deveriam conhecer, por seu profundo estudo das redes distribuídas e autos do livro “el poder de las redes” que vocês podem baixar aqui:www.deugarte.com/gomi/el_poder_de_las_redes.pdf

    abraços a todos e um especial a você, Dória!

    tipuri,

    estraviz

  • 3 Pax // 17/March/2008 às 9:05

    O que consegui ver até agora, 10%, é ótimo. Esse meu link e meu travante computador ainda me deixarão louco, ou me obrigarão a voltar pras cidades. Bem, acho melhor ficar louco mesmo.

  • 4 Nat // 17/March/2008 às 9:07

    Os blogs também ajudaram em outra coisa. Alguns portais jornalísticos agora têm uma coluna para o leitor mandar sua reportagem. Um amigo outro dia viu um assalto horroroso que terminou em um incêndio embaixo da sua janela, filmou tudo e foi publicado no portal do Terra Notícias.

    É um avanço…

  • 5 H.R.P. Mané!Reloaded! // 17/March/2008 às 9:26

    Atletas alemães e franceses começam movimento por boicote as Olimpiadas!
    iiiiii…….

  • 6 Pax // 17/March/2008 às 9:28

    Essa é a grande mudança de paradigma, onde eu enxergo, Nat, ou seja, você passa de somente receptor para emissor também, ao poder informar e comentar. A partir daí você passa a se envolver muito mais.

    O palco é uma cachaça. E todos subimos no palco com essa mudança. É a chave do vício, da fidelização. A Nat é um personagem, o Pax outro, e todos os colegas daqui são cada um seu personagem. Adoramos quando recebemos uma resposta à uma opinião, nos ofendemos quando agredidos, ficamos lisonjeados com um elogio e tudo mais, agredimos quando queremos e tudo mais. Até nos apaixonamos por personagens. Tal qual um artista e um jornalista que sente prazer em ser lido ou visto. Além disso há a criação das comunidades. E o ser humano é coletivo mais que individualista, gosta de gente a priori, gosta de companhia, gosta de estar num grupo, de fazer parte de alguma coisa. Desde que o mundo moderno nos impeliu a ficarmos mais em casa, seja pela violência ou pela comodidade, sentimos falta de outros, e aí encontramos uma saída para essa carência com o advento da comunicação facilitada pela web.

    Essa não é uma opinião que pari do nada, nem tenho a pretensão de que seja boa ou completa, mas começou na discussão que o Estadão promoveu sobre os blogs naquele quiprocó da campanha que chamava blogueiros de macacos repetidores, ou parecia chamar. Lá estive por me interessar pelo assunto, por ser um participante dessa onda como comentarista dos blogs que gosto.

  • 7 Prøftël // 17/March/2008 às 9:54

    Pax, tô contigo nesse #6, só acrescentaria duas coisas:

    1- Nem todos são anônimos, eu, Monsores e outros são facilmente localizáveis e devidamente identificados.

    2- Blog aglutina pessoas com alguma afinidade conceitual que, em não havendo o cyberespaço dificilmente se encontrariam. O que a Confetti chama de “vício” (e concordo) se dá justamente porque no dia-a-dia não encontramos pessoas próximas com esse requisito (afinidade).

    :-)

  • 8 Prøftël // 17/March/2008 às 9:55

    Ah Pax, mais uma coisa, creio que a maioria aqui é formadora de opinião em seus grupos na vida real.

    :-)

  • 9 nada será como antes // 17/March/2008 às 9:57

    Pax,

    Ótima síntese, o seu comentário (6).

    Desenvolver seu texto possibilita uma monografia sociológica ou, pelo menos, sobre recepção crítica, na esfera literária.

    Suas despretensiosas intervenções são, posso garantir, um desperdício de talento. Parabéns!

  • 10 Mr X // 17/March/2008 às 10:19

    O melhor dos blogs, além da instantaneidade e de permitir a qualquer cidadão, do Tibet à Colômbia, mostrar o que de fato acontece sem o filtro venenoso da mídia, são o contato com os leitores, que podem corrigir ou atualizar a própria informação, e a criação de comunidades que se formam em torno a certos blogs.

    Muito além do blog do PD, observe-se que cada blog tende a gerar sua própria comunidade, nas quais há comentaristas que fazem comentários tão ou mais pertinentes e interessantes do que os do próprio blogueiro. Um exemplo clássico é o Josef Mario comentando na Carla Rodrigues.

  • 11 Ricardo Cabral // 17/March/2008 às 10:43

    Goestei, a reportagem é mesmo bem redonda, mas me detenho numa das observações do Manuel Castells sobre a blogosfera, que é

    “… a combinação de tecnologia e mudança cultural, mudanças nas pessoas … e que passa sobretudo pela idéia de que ‘não quero que me controlem, quero a minha mensagem individual, quero receber mensagens de pessoas em que possa confiar’ e, portanto, combina-se com o fenômeno mundial que se caracteriza pela desconfiança em relação aos meios de comunicação tradicionais, desconfiança das instituições políticas… “

    Não sou tão otimista como o Castells ou mesmo como o Pierre Levy, outra figura muito citada em relação a essas transformações proporcionadas pela internet. Aliás, acho que não sou tão otimista quanto os meus companheiros comentaristas aqui mesmo do Weblog. Vejo a mídia tradicional se adaptando, mesmo que devagar, e vejo tb as megacorporações com o mesmo poder e influência de antes (se não maior), talvez apenas explorando com mais freqüência e habilidade os novos canais de comunicação com o cidadão comum.
    A tal desconfiança sistemática, que me parece saudável, tb não garante muita coisa. Claro que vemos mais situações como as descritas na reportagem (os blogs e: 11 de setembro, atentados de Madri e Londres, eleições na Ucrânia, a atual situação do Tibete…), o que é ótimo. Mas continua existindo um fenômeno que os psicólogos sociais norte-americanos (e a galera de administração finanças) chamam de “viés de disponibilidade”, que diz respeito à tendência de acreditarmos que algo ocorre com mais freqüência pela facilidade com que lembramos de exemplos.
    [E nesse caso, dou um exemplo: qual a principal causa mortis no Brasil? Muitos por aqui diriam: fome, violência urbana, acidentes de automóvel… Todos errariam. Em termos gerais, continuam sendo as doenças cardiovasculares. E por que o equívoco? Porque em relação às 3 primeiras opções, temos notícias diárias, muitas delas impactantes, afetivamente falando, e por isso ficam mais tempo em nossa memória. Daí acreditamos que devam ocorrer com mais freqüência, o que nos leva a mega-freqüentes erros de avaliação]
    Por outro lado, damos muito crédito a informações vindas de testemunhas e pessoas próximas do que à probabilidade de que esse algo venha a ocorrer. Isso ajuda tremendamente o marketing viral — e sua versão ancestral, a fofoca —, mas por mais absurda que seja a informação, ela se espalha…
    Enfim, essa combinação de “fatores mais do que humanos” não me deixa tão esperançoso quanto às revoluções de que se fala. Mudanças, sim, não sou cego a ponto de negá-las. Só que em inúmeros aspectos continuamos parecidos aos homens das cavernas, especialmente a partir daqueles que começaram a dominar a linguagem…

  • 12 confetti // 17/March/2008 às 10:54

    seu r.c. ja disse que te amo nao disse ? putz, derruba mesmo…melhor, piora tudo…kkkk

  • 13 confetti // 17/March/2008 às 10:55

    viés da disponibilidade, almoçei com ele hj

  • 14 confetti // 17/March/2008 às 10:56

    ele tava na pressa, nem deu direito, mas falou “eu so penso em voce…so penso em voce…so penso em voce….mas conheço muita gente!”

  • 15 Ricardo Cabral // 17/March/2008 às 11:06

    Confetti, vc é uma das pessoas que me faz rever esse meu ceticismo… :-D

  • 16 flávia // 17/March/2008 às 11:16

    ótimo o vídeo!
    e não é só a informação, a notícia. O blog é tb um novo fenômeno literário. cada um é um jornalista mas é também um escritor. Descontado, peneirado, o lixo, há pérolas raras, verdadeiros talentos despretenciosos (outros nem tanto).
    Há talentos literários, artísticos, sociológicos, humorísticos, filosóficos, antropológicos…
    Pax, vc é um deles. Na primeira visita aqui a gente já vê! Vc é maravilhoso! E não é o único…

  • 17 Prøftël // 17/March/2008 às 11:32

    Blog é o PX de antigamente.

    :-)

  • 18 Jåµë§ ßønd™ // 17/March/2008 às 12:05

    -= Eu fiz parte da “Linha Cruzada” … aqueles números que todo mundo ligava ao mesmo tempo, e as linhas cruzavam… o povo organizava encontros em shoppings… a tarde toda fazendo nada e falando de graça em orelhão…

    … eu devia ter uns 14, 15 anos…

    Isso aí foi uma transição do PX, idos dos anos 70/80 para o BBS e a internet… se não me engano.

  • 19 revelações corânicas // 17/March/2008 às 12:09

    Caro Pax, vc. dessa vez escreveu alguma coisa que gostei. Muito agradecido.

  • 20 confetti // 17/March/2008 às 12:11

    painho bombando ! yes yes yes ))

  • 21 confetti // 17/March/2008 às 12:15

    ah, flavia painho é meu, vc pode curtir, mas so de longe ta ? e aquele carinha ali na porta com o sorriso, o outro de oculos sujo, aquele sentado ali na rede, também sao meus !
    tem que ficar vigiando minhas coisas… né pax….kkk

  • 22 DLeh Silva 10.000 A.C. // 17/March/2008 às 12:39

    Sobre o comentario de numero 6(pax) e 7(prof), gostaria de acrescentar…e o meu caso deve ser o único, ainda sobre o assunto relacionado as motivações do “uso” do blog como forma de expressão:

    Em um ambiente opressor (trabalho), uso o blog para poder compartilhar, o direito inalienável de expressão, e fuga (temporária) de uma realidade conflituosa.

    Como no trecho de texto extraído abaixo:

    “Parabenizo aquele que não se dobra ao assédio moral de certos grupos de trabalho, que só sabem bajular e nada têm a acrescentar de bom para a equipe, que só se preocupam com pequenos expedientes ,com fofocas e picuinhas e falam mal de tudo e de todos”

    Sempre, devemos manter nossa dignidade e enfrentar o cinismo e a opressão, não importando as consequências.

    http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=11682

  • 23 H.R.P. Mané!Reloaded! // 17/March/2008 às 12:40

    Bom….esse mundinho virtual é multiplo ,multifacetado….mas a fidelização das comunidades pode viver ao lado do carater informativo e do bom dialogo e até da discordancia total….por isso eu gosto de ler tudo de todos…..só ganho em experiencia e informação.
    E …é bem m verdade, logo que quero, volto a realidade do dia a dia.

  • 24 Alguem // 17/March/2008 às 12:51

    Flávia vc quer se casar comigo ?

  • 25 Alguem // 17/March/2008 às 12:52

    Confet vc é mulher ?

  • 26 confetti // 17/March/2008 às 12:54

    nao, sou uma fada…pode fazer um pedido, mas um so…..

  • 27 Alguem // 17/March/2008 às 12:58

    Flávia > Voce será a primeira dama revolucionária comigo .

  • 28 Alguem // 17/March/2008 às 12:59

    Depois tomaremos o poder neste país . rsrs

  • 29 Alguem // 17/March/2008 às 13:00

    Só um pedido ?

    Então lá vai > Se case comigo confet . rsr

  • 30 H.R.P. Mané!Reloaded! // 17/March/2008 às 13:01

    PÔ Confetti!
    Segundo pedido em tres dias…..fora os convites pornograficos do PAX!
    Tá com a bola toda!

  • 31 Alguem // 17/March/2008 às 13:03

    Tudo bem chaga de besteiras .

    Espera > só mais essa .

    Terra da vida .
    Um sucrilho no formato do Estado americano de Illinois foi colocado a venda no site de leilões eBay, segundo o diário USA Today. Na segunda-feira, os lances já haviam superado os US$ 100.

    » Veja fotos do sucrilho leiloado

    No site, o vendedor diz que o sucrilho de aproximadamente 5 cm x 3,5 cm, foi retirado de uma caixa da cereais Kelloggs. Ele garante ainda que o “produto” não sofreu alterações. Uma foto mostra o sucrilho ao lado de uma moeda de 1 centavo.

    Quatro candidatos disputam o sucrilho. O vendedor promete entrega gratuita ao vencedor, mas não explica como fará para que o minúsculo Illinois não se esfarele.

  • 32 Alguem // 17/March/2008 às 13:06

    Reloaded > Éssa confetti faz qualquer radical revolucionario romantico (como esse povo me xinga ) faz qualquer um ficar doido .

    Ela é D+

  • 33 confetti // 17/March/2008 às 13:09

    hr, meu horoscopo do dia esta dizendo ” cuidado com escolhas, tudo que brilha nao é ouro”….))

    alguém, casa ca flavia…

  • 34 confetti // 17/March/2008 às 13:10

    convites pornograficos de painho ? ta delirando hr…pax so me fala de amor e tesao…

  • 35 Alguem // 17/March/2008 às 13:16

    HAHAHAHA > O PAX ? HAHAHAHAHA

    Pax = hminusculo

  • 36 H.R.P. Mané!Reloaded! // 17/March/2008 às 13:18

    Confetti….hummmmmm …o cara é sexo explicito puro!
    EEEEEEE…..

  • 37 Alguem // 17/March/2008 às 13:22

    Poxa > levei um fora e estou profundamente magoado com vc Cofetti .

    Esta terrivel dor > a qual tu me fazes sofrer , me tirou até a sede de mudanças ( Revoluções radicais pacíficas esquerdistas ) .

    Tô deprê .

  • 38 flávia // 17/March/2008 às 13:23

    Hehe. Que moça ciumenta…
    Alguém, confetti, não se preocupem nem se assanhem; o interesse é meramente intelectual
    …por enquanto…

  • 39 confetti // 17/March/2008 às 13:25

    flavia )))

  • 40 H.R.P. Mané!Reloaded! // 17/March/2008 às 13:28

    Essa nossa comunidade mutante está um barato hoje…..só falta o fofoqueiro do bem…caro Darwin!

  • 41 confetti // 17/March/2008 às 13:39

    darw da aulas segunda pela manha…ta chegando em minutos…tou com falta dele

  • 42 confetti // 17/March/2008 às 13:39

    pd abre open ai….ta longe aquele ultimo…

  • 43 flávia // 17/March/2008 às 13:40

    Confetti, eu escolho meus pretendentes.
    te cuida…

  • 44 Alguem // 17/March/2008 às 13:40

    Dawin ? Esse cara é um mala, muito turrão .

    Flávia > Então vc aceita o meu pedido de casamento ?

    Um casorio intelectual e físico sim .

  • 45 Barba Negra // 17/March/2008 às 13:41

    Os guardiões da Internet livre estão ainda muito longe de terem poderes suficientes para parar o poder dos Governos dos maiores países.
    Terrorismo, pornografia infantil, ameaça às indústrias culturais e outros cibercrimes são as causas públicas para a vigilância atual da Internet. Por trás das boas intenções, tanto ditaduras como democracias vigiam mensagens de correio eletrônico particulares, criam listas oficiais de utilizadores, condicionam o acesso à Internet, perseguem e prendem jornalistas e ativistas pelos direitos humanos, monitoram os blogs, etc.
    Ou seja, a despeito do deleite de participar das comunidades virtuais e dos blogs com todas as virtudes já comentadas, ainda temos que caminhar muito para que tenhamos garantias para a liberdade de expressão.
    O peixe pode morrer pela boca.

  • 46 confetti // 17/March/2008 às 13:41

    flavia nao preciso me cuidar…cuidam de mim….))

  • 47 aiaiai // 17/March/2008 às 13:44

    Prøftël disse em 17/Março/2008 às 9:54

    “Pax, tô contigo nesse #6, só acrescentaria duas coisas:

    1- Nem todos são anônimos, eu, Monsores e outros são facilmente localizáveis e devidamente identificados.”

    Não sei não…como é que eu te localizo? Quando clico no seu nick cai sempre numa página de erro. Não to de sacanagem, é sério. O Monsores eu não sei, nunca tentei. O Mr X cai num blog totalmente anônimo, idem para o chest…
    acho todo mundo meio anônimo aqui

  • 48 flávia // 17/March/2008 às 13:48

    Alguem cuide da confetti, ela gosta.
    vc não queria casar com ela (tb?)?
    Vc ia bem, mas ficou com cara de sobra… eu tenho outra cara!
    Gosto de escolher e ser ecolhida. pisou na bola…

  • 49 flávia // 17/March/2008 às 13:49

    pelojeito, confetti vc tinha lido certo: virou mesmo “bobagem inédita”…

  • 50 confetti // 17/March/2008 às 13:50

    flavinha, nao precisa se preocupar comigo ta…deixe que eu olho por minhas coisas e elas por mim…
    nao vai caminhar hj ?

  • 51 confetti // 17/March/2008 às 13:51

    pd abre um open pq o outro ta longe pra caramba…a gente fala sem parar, offzando o tema…)

  • 52 Pax // 17/March/2008 às 13:55

    Bem, voltei agora da rua, querendo ler meus colegas sobre o tema e, óbvio, o que teriam achado do meu comentário, ratificando a tese do vício do palco (aplausos? vaias?). Agradeço imensamente os elogios, claro (até do Surfando/Revelações, deve ser engano ou alguém escreveu no lugar dele pra me sacanear), mas provoco também:

    Ok, temos um vício, maravilha porque parece um vício saudável (sic), mas porque somos tão agressivos aqui? É um corolário (vale ver o que significa a palavra) muito interessante.

    De um lado formamos a tal comunidade, somos emissores, personagens, subimos no palco, nos inebriamos com a tal da cachaça e aí saímos no tapa. Porque mesmo?. Sim, é natural discordar e discutir, mais ainda, é bom demais, mas da forma exagerada e na porradaria que acontece aqui é estranho pacas.

    Sim, o Botafogo é melhor que o Flamengo e os flamenguistas não gostam disso, o PT tá tendo mais sucesso que o PSDB e a turma antipetismo tá muito incomodada, mas ambos são corruptos iguais, como o Botafogo e o Flamengo são times do coração também. Política é torcida de futebol “like” na maiorida das vezes, como já ouvi de dois bons jornalistas que conheço, mas a gente não sai no tapa por conta do futebol, não somos “holligans”, quer dizer, escrevendo agora me ocorreu: Seremos Holligans Internauticos? É esse nosso tesão? O meu espero que não.

    Fico sempre me perguntando sobre essas duas verdades que encontramos, uma a do vício que nos faz tomar nossa dose toda manhã e no resto do dia, e a outra, nossa necessidade frequente de enfiar a mão na cara do outro. Ou, pelo menos, para alguns mais rábicos e belicosos.

    Ps.: sim nada será como antes acredito que há uma boa tese para ser desenvolvida.
    Ps2.: sim Flávia, escrever é um tesão, quisera ter esse dom. Sei que tento, mas não tenho, assim como para música e poesia. O Pedro Doria, flamenguista surubeiro, tem. Isso é um diferencial do seu blog, assim como a credibilidade que tenho por ele e o leque de assuntos que ele aborda, excetuanmdo-se aqui a moça às segundas que ele decepciona com frequencia pra quem gosta de um bemtelhinho.

  • 53 aiaiai // 17/March/2008 às 14:06

    Esse aqui - http://www.idelberavelar.com - (biscoito fino…) tá fazendo diferença, embora seja muito atleticano para o meu gosto.

    O post dele hoje sobre as Farc é uma chamada para o debate, acerca do terrorismo e da subserviência da nossa imprensa.

    http://www.idelberavelar.com/archives/2008/03/o_crime_internacional_de_uribe_as_farc_e_o_respeito_as_fronteiras_nacionais.php

    Vale a leitura.

  • 54 flávia // 17/March/2008 às 14:07

    kkkkk
    sim, confetti, caminho sempre. mais tarde hj. Eu me cuido. não se preocupe, tb.
    não fique braba (brava, se nao estiverem no sul) sou (quase) inofensiva.
    Pax. gosto das suas participações aqui. Gosto do que vc diz. Nao coloco em escalas nem em comparações. Elogios: agüente!

  • 55 Darwinista // 17/March/2008 às 14:10

    Salve viciados!

    Uma boa tarde, mesmo pros que estão debaixo do dilúvio de Sampa.

    Salut confetti!

    HRP, fofoqueiro do bem foi ótimo! Não entendi, mas foi ótimo!

    Proftel, Pax, nada, Ricardo, Monsores, quem mais tiver por aí, abraços!

  • 56 flávia // 17/March/2008 às 14:11

    aiaiai
    já visitei hj o biscoito. e já li. Muito esclarecedor.
    Vale acompanhar a cobertura das eleições americanas. é um exemplo do o post do PD, sobre detalhes que não aparecem no Jornal Nacional.
    Mas o papo aqui, se não é mais animado, é mais divertido…

  • 57 confetti // 17/March/2008 às 14:13

    darwo ! :-*

  • 58 H.R.P. Mané!Reloaded! // 17/March/2008 às 14:17

    aiaiai…..grande dica…o Idelber foi realmente definitivo!
    E , por tabela espancou as teses ridiculas do MR.X……foi direto ao ponto!
    E o assassinato de Reyes não duvide não , teve o propósito que o Idelber tão bem descreve.

  • 59 Jåµë§ ßønd™ // 17/March/2008 às 14:30

    -= Pax… qualquer dia desses você terá de provar suas acusações contra o Pedro Doria… você vive insultando-o com a alcunha de Flamenguista Surubeiro.

    Não sei como ele aguenta isso.

    Porque, oras, que provas você tem de que ele seja Flamenguista?!

  • 60 Jåµë§ ßønd™ // 17/March/2008 às 14:31

    -= Salve, Darwinista!

  • 61 Darwinista // 17/March/2008 às 14:32

    Vou falar pra vocês, nunca tinha visto algo tão baixaria nesse blog quanto os comentários do post aí do lado…

  • 62 Darwinista // 17/March/2008 às 14:33

    Salve, grande James!

    Já comprou a garrafa de vinho pro PEDENC?

  • 63 Ricardo Cabral // 17/March/2008 às 14:34

    Faço coro com aiaiai e com o HRP Mané. Um ótimo post do Idelber, nem um pouco maniqueísta, atento a todos os atores do conflito.

  • 64 Ricardo Cabral // 17/March/2008 às 14:36

    Boa tarde pra vc também, Darw!

  • 65 confetti // 17/March/2008 às 14:38

    rc, aquele mme reve la no open foi pra vc…alguns pensaram se apoderar…hehehe

  • 66 Jåµë§ ßønd™ // 17/March/2008 às 14:40

    -= Sabe que a garrafa está a um preço “a-qui-cessível” na Lidador?!
    Acho que vou comprar duas.

  • 67 Darwinista // 17/March/2008 às 14:47

    Pax,

    Fiquei pensando se posso me considerar um Hoolligan internético. E conclui que sim, dependendo das circunstâncias.

    Como qualquer ser humano normal, também sou movido a paixões. E são elas que ajudam a ditar nosso comportamento em um blog.

    Por exemplo, eu vejo esse espaço que tenho aqui como uma boa oportunidade pra tentar mostrar pra outras pessoas a importância da pesquisa com células-tronco. E sei que, nesse caso, posso acabar tendo uma atitude Hoolligan, se eu não me cuidar.

    Enfim, se esse for o nosso tesão, acho que ele só é estimulado em certas circunstâncias…

  • 68 Darwinista // 17/March/2008 às 14:48

    Boa James!

  • 69 Barba Negra // 17/March/2008 às 14:57

    Darw #61, concordo com vc quanto ao nível dos papos naquele post.

    Outro dia, um amigo comentou comigo que não conseguia entender porque as pessoas vivem tão “armadas”. Ele não se referia ao porte de armas brancas ou de fogo, mas aos espíritos armados, desses que andam pelas ruas ou dirigem seus carros cheios de pedras na mão, com olhar ameaçador; chutando cães e gatos; distribuindo mau humor e agressividade; incapazes de reagir positivamente mesmo a um sorriso de bebê.

    Refleti bastante sobre o que ele disse, procurando analisar meu próprio comportamento. De fato, há dias que a paciência sai de férias ou se quer sumir do mapa, fechar para balanço… Ninguém é de ferro! Até as personalidades mais equilibradas e santas têm seus momentos de tolerância zero.

    O problema não é o extravasar, mas sim como se extravasa! Tem a ver com a pressão sofrida e a capacidade de suportá-la, controlá-la ou ignorá-la, sem respingar magma para todo o lado.

    Mas, voltando à queixa de meu amigo, parece existir tanta desconfiança e prevenção entre as pessoas, que, às vezes, até manifestações de boa educação e cortesia são mal-recebidas.

    Desde adolescente sempre tive o hábito de ceder lugar, em meios de transporte coletivos, ou passagem para crianças, idosos, grávidas e mulheres em geral. Uma vez, ao fazê-lo para uma jovem, recebi dela o seguinte comentário: “Mas que atitude machista”!

    Esse tipo de espírito armado, preconceituoso por princípio, também desconfia de ajuda gratuita, honestidade, franqueza e bondade; tem medo de receber e fazer perguntas; faz de conta que não ouve, olha para o lado e pensa: “Xiii… Esse cara está com segundas intenções…”.

    Infelizmente, o cotidiano das cidades confirma que, em muitos casos, isso é verdade. A população se divide em gatos escaldados e lobos em pele de cordeiro. O resultado é que as pessoas estão perdendo a sensibilidade e até a humanidade.

    Francamente, é impossível viver o tempo todo numa redoma! Isso consome muita energia, esgota, faz envelhecer mais cedo! Quem persiste nesse padrão de vida acaba virando mais um na estatística da solidão das cidades, ou forma mais uma tribo ou gueto.

    Praticar cortesia: dizer bom dia a um subalterno ou superior; ceder passagem ou lugar a quem tem necessidades especiais; sorrir, respeitar e dialogar é a melhor forma de prevenir e combater o mau humor e a depressão, próprios ou dos outros. E não pense que fazer isso é um sinal de fraqueza. Fraco - e imbecil - é quem faz uso desnecessário ou irracional de inteligência ou força para amedrontar inocentes, mostrar que manda ou simplesmente “manter a fama de mau”.

  • 70 confetti // 17/March/2008 às 15:03

    barba o individualismo é a tendencia desse inicio de século…temos que repensar todos os codigos de convivencia social….

  • 71 revelações corânicas // 17/March/2008 às 15:03

    É o que dizem, não se pode elogiar… Lá vem o chororô de botafoguense depois do créu. Explico, prezados ambulantes da kombi alvi-negra, o Mengão não pode ganhar o campeonato no segundo turno. Tem que ter uma final para enriquecer a Gávea. Boas tardes.

  • 72 revelações corânicas // 17/March/2008 às 15:06

    Barba, num tendi essa de vc. se fazer de bonzinho. Queria ver vc. bem educado, dar bom dia para o presidente Lula. eu tenho que manter minha fama de bom, o que me custa um sacrifício muito maior.

  • 73 Darwinista // 17/March/2008 às 15:07

    Excelente texto Barba! Concordo inteiramente com ele.

    Percebi o aumento dessa desconfiança e espírito armado quando da minha volta pra São Paulo após 16 anos. Quando saí daqui, era muito comum que aqueles que estavam sentados no metrô ou ônibus se oferecessem pra carregar bolsas, sacolas e quetais das que estavam em pé. E a gentileza era prontamente aceita.

    Desde minha volta tentei isso por três vezes, e nas três as pessoas recusavam, fazendo um olhar desconfiado. Nunca mais tentei.

    Agora, quanto à triste conversa do post ao lado, acho até que poderia se encaixar nesse assunto que você abordou. Mas eu tendo a achar que, na verdade, é criancice mesmo.

  • 74 Barba Negra // 17/March/2008 às 15:10

    Confetti, vc está falando do mau individualismo, do individualismo competitivo. Existe uma fórmula moral razoável que é o viver e deixar viver. Ela traduz bem a idéia de que a liberdade de um termina quando começa a do outro; eu vivo, sem reparar na vida dos outros, mas também deixo o outro viver do jeito dele. Então podemos ser individualistas sem prejudicar um ao outro. Acontece que hoje isso não parece ser mais possível. Eu vejo no outro alguém que ameaça minha liberdade e pode me prejudicar. Aí sai de cena o individualismo relativamente sadio e entra o egoísmo. Vivo e não deixo o outro viver. Muita gente pensa assim hoje.

  • 75 Barba Negra // 17/March/2008 às 15:13

    Surf, existe uma diferença entre ser bom e ser bobo.

  • 76 confetti // 17/March/2008 às 15:19

    falou barbicha, concordo !…esse individualismo penso que veio da necessidade de se “proteger” do “outro”…na europa é uma realidade : cada um por si, cada um em sua casa trancado à 7 chaves …na frente do computer, se iludindo com escapatorias !
    o inverno que dura meses favorece essa atitude de circular em lugares fechados, protegidos, inviolaveis ; a politesse fria praticada em lugares publicos, nao permite comunicaçao…é uma parede !
    nao estou me queixando, nem exemplificando…sao constataçoes sociologicas…

  • 77 Barba Negra // 17/March/2008 às 15:30

    Confetti, há mais de 20 anos Gille Lipovetsky denunciava que um vazio,sem tragédia nem apocalipse, passava a reger o mundo atual.

    Intelectuais acometidos de senilidade precoce, militantes do insignificante protestaram com veemência, mas o jovem filósofo tinha razão.
    Giles preconizava um combate à frivolidade imperante, à apatia, à indiferença, tanto mais que a sedução havia tomado lugar à convicção.

  • 78 confetti // 17/March/2008 às 15:32

    tava falando de lipovetsky mesmo barba ! nao sabia q vc conhecia…)

  • 79 Jåµë§ ßønd™ // 17/March/2008 às 15:33

    -= Até parei para dar uma olhada no que está acontecendo no famigerado post, já que estão citando tanto.

    Nada mais é do que a praga dos últimos anos; é culpa da maldita inclusão digital….

  • 80 confetti // 17/March/2008 às 15:34

    gilles l. ja introduziu essa idéia d individualismo no empire de l’ephemère…vc leu ?

  • 81 confetti // 17/March/2008 às 15:36

    bem ficou meio besta dizer “nao sabia q vc conhecia”…desculpe…quem nao conhece né barba ? )))

  • 82 Barba Negra // 17/March/2008 às 15:39

    Apenas referências. Estava lendo alguma coisa de Virgílio (Geórgicas) e tinha uma citação sobre Giles e daí fui atrás. Mas não lí nenhuma obra completa.

  • 83 revelações corânicas // 17/March/2008 às 15:43

    Continuo achando que europeu morre de tédio por falta do que fazer. O estado do bem-estar europeu tem seus absurdos. Conheço um casal de franceses, em que a mulher está desempregada anos, pois é mais vantajoso receber o seguro em casa e recusar os empregos, especialmente os que ela acha que devem ser coisa de imigrante.
    Bom=bobo??? Pode ser uma questão de consciência. Mas é bom não ser muito bonzinho, vide Dogville, maior sucesso nesse blog.
    Fiquei com pena da descrição do cotidiano da Confetti. Tadinha.

  • 84 confetti // 17/March/2008 às 15:47

    tenho alguns livros dele, dou uma leitura randomica de temps en temps…é facil e evidente, me agrada ! outro sociologo que costumo ouvir com atençao é michel maffesoli…tenho “vagabondages initiatiques” que fala tbm de valores “flutuantes ” de nossas sociedades…desse individualismo sem escolha que temos assimilado
    virgilio né….pode crer…kkk

  • 85 Barba Negra // 17/March/2008 às 15:55

    Surf, também sou fã de Dogville.. Sinceramente não creio que o que vemos em Dogville seja tão diferente da realidade atual. O filme assusta porque é verosímil. Marca porque nos revemos nas personagens mesmo não o querendo.

  • 86 Barba Negra // 17/March/2008 às 15:55

    Vou almoçar. Volto logo

  • 87 revelações corânicas // 17/March/2008 às 15:58

    Putz, cara mais pessimista com a humanidade… Bom, pessimismo é sua marca e do Tuim das Mortes.

  • 88 Mr X // 17/March/2008 às 16:05

    a) Anônimo é a vovozinha, eu sou o Mister Équis, muito prazer

    b) O Idelber, já visitei seu blog, fraquinho, como todo esquerdista, ele é um panaquinha que acredita em teses panacas, defende terroristas em nome da luta “contra o imperialismo e a opressão”, no fundo pensa o mesmo que 90% dos otários que só se informam pelo Jornal Nacional e se acha o grande revolucionário, pfff

    c) mané falando em minhas “teses ridículas”? Vindo desse “nazistão” (Fucs, 2004, p.127) parece-me elogio…

    d) esse negócio de segurar a mochila e bolsa dos outros não rola mais, se não for alguém que te quer roubar é um terrorista!

    e) acho que o Barba tem razão, tem incivilidade e agressividade demais neste mundo! Vamos maneirar! Abrace-mo-nos todos!

    ;-)

  • 89 revelações corânicas // 17/March/2008 às 16:09

    Falar em pessimismo, o cobertor do FED começou a encolher. Disse no final do ano passado (baseado em analistas sérios) que isso não passaria de março. A minha dúvida é a capacidade de resistência da economia brasileira. Se pensarmos em outro momento de crescimento com crise externa, foi o “milagre” do Médici/Geisel. Resultou em endividamento, já que o barril de petróleo subiu às alturas e o crédito minguou. Contratamos empréstimo a taxas elevadas para tocar as obras grandiosas na época e hoje justificadas (Itaipu). Será que a Petrobrás e a Eletrobrás (importância estratégica dessas estatais nessas horas é que faz toda a diferença em relação aos entusiastas da privatização) subsidiariam essa crise e o mercado interno amordeceria o impacto dela? Se pensarmos no “milagre”, a resposta é que isso tem fôlego curto e preço elevado. Gastem seus dólares!

  • 90 revelações corânicas // 17/March/2008 às 16:10

    Tudo bem, Mr X, mas dá para abraçar sem o punhal nas costas?

  • 91 revelações corânicas // 17/March/2008 às 16:11

    Sobre individualismo e aparecer na multidão, isto é Guy Debord.

  • 92 Mr X // 17/March/2008 às 16:14

    Não, agora falando sério, desejo a todos:

    PAZ
    GENTILEZA
    AMOR
    CARINHO
    leiam meu blog
    COMPANHEIRISMO
    AMIZADE
    ALEGRIA
    SINCERIDADE

  • 93 Mr X // 17/March/2008 às 16:15

    Será que a propaganda subliminar funcionou?

    Punhal nas costas? Qual punhal, jaca? Eeu, punhal?!?

    Sou mais um tresoitão mesmo.

  • 94 Rachel // 17/March/2008 às 16:18

    Cadê os habituês do blog??

    o.O

  • 95 revelações corânicas // 17/March/2008 às 16:19

    Ué, não somos habituês? Será que vc. errou de blog?

  • 96 Ricardo Cabral // 17/March/2008 às 16:22

    Mr. X (#88 b), analise com atenção o post do Idelber sobre as Farc. Se quer ser ouvido, discorde direito, sem meras palavras de ordem, ora. Desconstrua os argumentos dele. Se conseguir fazer isso direito, passo a discordar menos de você. Pode não ser um grande incentivo, reconheço, mas acrescento que prometo deixar mais comentários no seu blog…

  • 97 Barba Negra // 17/March/2008 às 16:56

    Baton na cueca do Rafael Correa.
    O portal colombiano Notícias24 publicou reportagem em que aparece seu ministro da Segurança trocando umas idéias com o falecido number Two.

    http://www.noticias24.com/actualidad/?p=12905

  • 98 Mr X // 17/March/2008 às 16:58

    Rick,

    Só porque você pediu, li o post do Avelar. Perdi meu tempo, como sempre que tento ler coisas escritas por esquerdistas brasileiros. Poderia fiskear tudo, mas fiskeio só alguns pontos aqui:

    Nelsinho Motta – a quem conheço, admiro e quero bem – abusa dos xingamentos às Farc e dá um espetáculo de desconhecimento do tema, ao perguntar-se as Farc não pretenderiam tomar o poder e instalar um governo “bolivariano”. Como alguém pode escrever uma coluna sobre o tema no maior jornal brasileiro e não saber que as Farc jamais reinvindicaram qualquer referência ao “bolivarianismo”?

    O “bolivarianismo” seria melhor chamado de “bovinismo”, é apenas um eufemismo para “socialismo”, ou, no caso, um governo ao estilo de Hugo Chávez. Pouco ou nada tem a ver com Simão Bolívar. A crítica de Avelar é implicância besta, afinal, é óbvio que as FARC não usariam tal palavra, por sinal, o que é “bolivarianismo” segundo o Idelber?

    A recente popularidade de Uribe se apóia na diminuição real dos índices de violência, que tem um conjunto de causas: a legalização dos paramilitares (que passam assim a contar com os recursos do estado e já não recorrem tanto ao assassinato), a reinserção do M-19, o trabalho comunitário inovador de prefeituras como a de Bogotá e, inclusive, opções táticas recentes das próprias Farc, que têm perfeita consciência do seu isolamento.

    Blablablá. Um bebê bonito tem muitos pais, um bebê feio é órfão. É claro que é a linha-dura do Uribe a maior responsável pela queda na violência, bem como suas políticas em relação ao paramilitariso. Colocar entre as causas da diminuição a própria estratégia das FARC, é muita cara de pau.

    o que caracterizou tradicionalmente as Farc nunca foi o ato terrorista no sentido clássico, como a bomba em lugares públicos. Não são incapazes desses atos, mas o que os marca é a trajetória que vai do combate guerrilheiro à paulatina incorporação de métodos do banditismo.

    Acho sempre engraçado quando fazem esta distinção entre “grupo guerrilheiro” e “grupo criminoso comum”. Às vezes são até os mesmos que, por um lado, dizem que as FARC “abandonaram a ideologia e agora são só um bando de criminosos comuns”, mas, pelo outro, se recusam a admitir que sejam tratados como criminosos comuns, falando em sua “luta política” ou querendo que sejam “força beligerante”. Na verdade, é muito simples, não há contradição alguma: as FARC são um grupo revolucionário marxista, e os grupos revolucionários usarão o que for preciso, conforme o momento - banditismo, terrorismo, até capitalismo se for o caso.

    Será que é muito difícil perceber que o assassinato de Reyes tem muito pouco a ver com o combate ao “terrorismo” e tudo a ver com impedir que Hugo Chávez capitalize politicamente com a negociação para a libertação de reféns?

    Será que é muito difícil perceber quetem a ver com as duas coisas, que são, na verdade, a mesma? Combater Hugo Chávez, aliado e apoiador das FARC, É IGUAL a combater o “terrorismo”, isto é, as FARC.

    Por que o jornal O Globo, em editorial, se refere como “base” a um acampamento de onde jamais havia saído nenhuma operação militar?

    Hã… Esta aqui, realmente, é tão idiota que nem merece resposta. Em tempos de guerra assimétrica, eu diria que é até de uma ignorância atroz.

  • 99 Barba Negra // 17/March/2008 às 17:02

    O portal Notícias24 é venezuelano e não colombiano como disse.

  • 100 Mr X // 17/March/2008 às 17:03

    Devo corrigir-me: as FARC usaram sim, diversas vezes, a palavra “bolivarianismo”.

  • 101 Ricardo Cabral // 17/March/2008 às 17:18

    Mr. X, estou atrasado, corro para dar aula. Depois volto para “analisar a tua análise”. Afinal de contas, ter que concordar com você em função de uma espécie de “aposta” não dá, né? Se for o caso, para não embolar ainda mais este post, transfiro a resposta para o open, combinado?

  • 102 confetti // 17/March/2008 às 17:35

    chose, pra mim vc é o supra sumo da gentileza e do cinismo ! kk

  • 103 surfando na jaca dançante // 17/March/2008 às 19:21

    Como denunciou o bolivariano, que está se apresentando no Kiss, com seu 30 cm de língua, essa mulher gosta mesmo é de um direitoba casca grossa.

  • 104 surfando na goiabeira do Gabeira // 17/March/2008 às 19:58

    Prezados, a quem interessar fugir da polarização Gabeira e Crivella:
    O deputado federal Chico Alencar (PSOL) lançou na tarde desta segunda-feira, na sede do diretório regional do partido, sua pré-candidatura à prefeitura do Rio de Janeiro. Na entrevista coletiva, que durou mais de uma hora e contou com a presença de militantes do partido e da presidente nacional da legenda, a ex-senadora Heloísa Helena, Alencar fez críticas ao atual prefeito, César Maia, a quem chamou de “prefeito virtual”.

    “Na verdade, mais do que economista, o prefeito César Maia é um malabarista dos números”, disse o pré-candidato ao referir-se ao boicote do IPTU. “Ele (César Maia) falou que a perda com o não pagamento do imposto foi irrisória, de apenas R$ 7 milhões. Ele omite, espertamente, que a expectativa de receita era muito maior”.

    ALENCAR LANÇA CANDIDATURA
    Pré-candidato ataca César Maia
    Chico Alencar descarta aliança com Lula
    Segundo Alencar, o Rio de Janeiro é “uma cidade em crise”. Ele apontou a educação como uma das prioridades de uma eventual administração sua. “A lei determina que 25% dos impostos arrecadados pela prefeitura devem ir para a educação. O atual prefeito só aplicou 17%.”

    Alencar citou a urbanização da cidade como outro ponto de sua campanha. Afirmou que não será o síndico que cuida somente da cobertura, comparando a cidade a um condomínio, e saiu em defesa das comunidades carentes do Rio. “Eu discordo dessa idéia de que a favela seja um problema de segurança. Foi uma solução habitacional que o povo encontrou”.

    Alianças
    Chico Alencar afirmou que o PSOL tem conversado com o PCB e o PSTU para buscar apoio à sua candidatura. No entanto, o pré-candidato descartou qualquer aliança com PC do B, PDT e PT. “Estes partidos não estão no nosso campo de alianças porque fizeram uma opção pelo projeto Lula”.

    Alencar disse que não terá adversários pessoais durante a campanha, na qual “as idéias é que vão brigar muito”. Sobre sua relação com os governos estadual e federal, ele foi categórico ao dizer que não pode haver subordinação. “Não queremos boa relação. Queremos uma relação republicana autônoma”, explicou.

  • 105 Alba // 17/March/2008 às 20:00

    Boa notícia, surf!

  • 106 H.R.P. Mané!Reloaded! // 17/March/2008 às 21:59

    Alencar e Gabeira no PSDB?
    iiiiiiiiiiii……Puta mer…..pior só o PSDB do Paraná! Com Alvaro Dias, a BIBA! histérica!….já o PSDB de Sampa é o manicomio geral!….esse voces não podem deixar continuar a governar o Brasil!
    Ele vai detonar nosso país de novo!

  • 107 Prøftël // 17/March/2008 às 22:14

    Cheguei agora, fui socorrer uma amiga do trampo, modem torrado, quebrou minha rotina.

    aiaiai:

    Seguinte, a maioria dos confrades e confreiras trocam e-mail com regularidade, há um Open onde você encontrará a maioria dos endereços, coisa e tal, é só procurar.
    Se quizer o meu, fala, coloco no Open aí em cima (esse post creio que vai micar logo).

    :-)

  • 108 surfando na jaca bibliográfica // 17/March/2008 às 22:23

    Romeu, o Chico Alencar é do PSOL, não faz frente com tucano, mas acho esse ódio ao PT um tanto bobo. Já comentei no open.

Leave a Comment